05dejunho oexpresso

8
SÁBADO, 05 DE JUNHO DE 2010 • ANO 14 • Nº 672 [email protected] [email protected] www.slideshare.net/jornaloexpresso 1 ,50 R$ O EXPRESSO Festa do Corpo e Sangue de Cristo Lançamento da 30ª Coxilha Nativista - ÚLTIMA - PÁG. 03

Upload: jornal-o-expresso

Post on 11-Jul-2015

559 views

Category:

Technology


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: 05dejunho oexpresso

SÁBADO, 05 DE JUNHO DE 2010 • ANO 14 • Nº 672 •[email protected]@comnet.com.br

www.slideshare.net/jornaloexpresso 1,50R$

O EXPRESSOFesta do Corpo e Sangue de Cristo

Lançamento da 30ª Coxilha

Nativista

- ÚLTIMA

- PÁG. 03

Page 2: 05dejunho oexpresso

2 O EXPRESSO SÁBADO, 05 DE JUNHO DE 2010

(55) 3303-5995(

Vinculado a:O EXPRESSOABS PUBLICIDADE E REPRESENTAÇÕES LTDA

Administração, Assinaturas, Publicidade e Redação:Rua João Manoel, 810 - CEP 98005-170 - Centro - Cruz Alta-RS

E-mails: [email protected] / [email protected]

CNPJ: 92.930.171/0001-38

Responsável Técnico:Dr. Assis Brasil Soares FilhoRegistro Profissional: nº 0064/99

Editora Chefe:Sônia Gai

Circulação:Todos os sábadosImpressão:Cia de Arte - Ijuí

Os artigos assinados são de inteira responsabilida-de de seus autores, não representando necessa-riamente a opinião deste jornal.

OPINIÃOProfº Claudino Albertoni

84

55

52

81

33

87

59

93

107

53

Data IdadeNome

Cruz Alta, 04 de junho de 2010.

Car tório de Registro Civil

ÓBITOSROBERTO RIBAS DA ROSAJOSÉ DOS SANTOSAIRTON DILL JARDIMVALDESNEI LOPES DA SILVAMARIA CARNEIRO ROSSETOIRACEMA BERMANN DOS SANTOSELVIRA DOS SANTOS PERESCLAUDIO KICHVIVALDINO ANTONIO GUIMARÃESDORALINA BELMONTE DA SILVALEOPOLDO DA SILVA PEDROTTIPAULINA FERRETO DA SILVEIRAHEITOR SILVEIRA FERNANDEZNADIR VIEIRA DRUMMHELMA BELZADÃO CARLOS MELLO DA ROSAJORGE ANTONIO LOPESNEUSA PRATES DE MELLOVICTOR D’AMICO TEIXEIRA DIESEL

28/05/1029/05/1030/05/1031/05/1022/05/1001/06/1001/06/1002/06/1002/06/1002/06/1003/06/1003//06/1003/06/1004/06/1003/06/1003/06/1003/06/1004/06/1023/05/10

77776948817857668577677969658983874318

AMBIÇÃOA convivência mistura-se a muitos contrastes con-

forme a visão que as pessoas têm da realidade. Tudo depende de como se interpreta.

Observando os acontecimentos percebe-se que as metas imediatistas são o lugar comum. A nossa cultura é materialista e consequentemente valoriza tudo o que satisfaz essa preferência. A fama, o sucesso, o prestígio, a riqueza, a glória, são desejos que embriagam as pesso-as, cegando-as para valores diferentes, mais profundos e muito mais duradouros.

Creio que todos nós estamos envolvidos nessa cultu-ra do prazer a qualquer custo, levando-nos a usar todos os meios para conseguir o que queremos nesse nível material e hedonista.

Basta que acompanhemos de perto os meios de co-municação, os programas de televisão, bem como tudo o que se anuncia nos meios modernos como as imagens, a fotografia, a escrita, o cinema, as revistas, os jornais e ou-tros similares, para ver que os esforços são focados para o que nos dá prazer.

Por causa disso muitos abdicam de suas tendências pessoais, do gosto por fazer algo, para atingir as benesses da propaganda. Quando se dão conta do rumo que toma-ram percebem que não era bem isso que desejavam. Fazer o que se tem prazer de fazer nem sempre nos traz fama, dinheiro e prestígio, principalmente porque não é isso que a sociedade valoriza.

Não raro, pessoas de destaque em suas atividades perdem o rumo e não encontram sentido em sua vida. Aca-bam agindo de forma mecânica e repetitiva por força de exigências externas ou por funções assumidas. Na verdade gostariam de fazer outra coisa.

Sempre falamos que são as necessidades que nos go-vernam. Olhando a fundo o histórico de nossa vida per-cebemos que nossas ações são de fato comandadas pelo que precisamos para ter um mínimo de satisfação. Briga-mos muito pelo dinheiro, pelos ganhos materiais. A voz do povo nos diz que isso não é tudo, mas que ajuda bastante ninguém duvida. Diz ainda a interpretação popular que o dinheiro não traz felicidade, mas que ajuda, ajuda. Não é em vão que o povo usa essas expressões. Certamente mui-tos exemplos de infelicidade por causa do dinheiro e da riqueza povoam o histórico das comunidades. Quantas ve-zes ouvimos histórias de pessoas que tem tudo o que se oferece em conforto material e, no entanto, são infelizes com problemas de outro nível.

A nossa ambição nos leva a querer sempre mais e faz com que esqueçamos de buscar respostas para o que so-mos, de onde viemos e para onde vamos. Ficamos cegos diante da realidade que nos rodeia. Ignoramos o tempo. Ficamos com o coração empedernido porque sufocamos todo e qualquer sentimento que possa nos humanizar.

A ambição nos ilude. Ignoramos o que é viver com qualidade. Não sabemos o que é estilo de vida. Com o pas-sar do tempo as lições serão cada vez mais sérias, mais duras, causando repercussões mais profundas na vida presente.

Em qualquer situação, seja qual for o rumo, a direção que tomamos, a profissão que temos, os bens que acumu-lamos, é fundamental elencar valores, priorizar objetivos, metas, para que se possa ser feliz. O equilíbrio dependerá da simbiose que fazemos do sentido de nossa existência humana e do que esperamos para o inexorável transcen-dente.

A ambição em geral não é suficiente para satisfazer o desejo de realização pessoal. As aparências quase sempre enganam e podem provocar muitas frustrações. Sejamos, pois, precavidos.

Renovação de Crédito Educativo prorrogada

Os acadêmicos da Universidade de Cruz Alta que possuem subsídios da Filantropia, Progra-ma Universidade para Todos- ProUni e APLUB podem encaminhar sua renovação até dia 15 de junho. O processo deve ser feito na Secretaria Acadêmica, junto ao Campus Universitário, das 8h às 11h30min, das 14h às 17h30min e das 19h às 22h30min.

Mais informações no Setor de Crédito Edu-cativo ou pelo telefone (55) - 3321-1572.

CORPUS CHRISTI NA CAPITALNeste ano, a Festa de

Corpus Christi em Porto Alegre esteve integrada a programação dos Cem Anos de Solidariedade. A programação, no dia de 3 de junho, iniciou às 14 horas no Anfite-atro Pôr -do Sol com a missa presidida pelo ar-cebispo da Capital Dom DaDeus Grings. Após a

celebração aconteceu a caminhada com o Crís-to Eucarístico, seguindo até a Prainha do Gasô-metro, onde realizou-se momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. A celebração contou com a presença do arcebispo de Brasília, Dom João Aviz, que fez a pregação em sintonia com o tema do Congresso Eucarísti-co Nacional, e condenou a pedofelia praticada por alguns menbros da Igre-ja Católica, que devem serem punidos rigorosa-

mente pela justiça dos homens e por Deus, pois infelizmente isso vem acontecendo em todos setores da sociedade e muitas vezes não são tão grande assim, mas a grande imprensa pare-ce que tem interesse em destacar esta calamidade moral com maior ênfase. É lamentável.

Para a Festa de Cor-pus Christi todas as pa-róquias da arquidiocese foram convidadas por Dom Dadeus para traze-rem suas caravanas com motivações que lem-brassem o compromisso com a eucaristia, parti-lha e a solidariedade. O que foi atendido pois o s Serviços de Caridade e as Pastorais Social de cada Paróquia e comu-nidades trouxeram seus símbolos que identifica-ram suas ações junto aos pobres e necessitados.

foto

s: E

vand

ro O

livei

ra /

PMPA

EDITAL DE CASAMENTO nº 22/2010

Quem souber algum impedimento acuse-o na forma da lei.Cruz Alta, 04 de junho de 2010

Rui Fontana - Oficial

• JULIO CESAR SILVA DORNELLES e EDILEUZA MORAES DE OLIVEIRA;

• GILCEMAR PATILHA DO PRADO e GRACIELA MORAES DA SILVA

CARTORIO DO REGISTRO CIVIL

Page 3: 05dejunho oexpresso

3O EXPRESSOSÁBADO, 05 DE JUNHO DE 2010

30ª COxILHA NATIvISTALançamento estadual reuniu músicos que marcaram a história do Festival

O lançamento es-tadual da 30ª

edição da Coxilha Nativis-ta, em Porto Alegre, na segunda-feira, dia 31 de maio, reuniu músicos que marcaram a história do Festival.

Martin Coplas, que fez show na primeira edi-ção do Festival, João de Al-meida Neto, Dante Ramon Ledesma, Cristiano Que-vedo e Jorge Freitas foram alguns dos músicos que subiram no palco do Res-taurante Vitrine Gaúcha cantando no lançamento daquele que é o festival na-tivista mais antigo do Rio Grande do Sul sem sofrer interrupção. Além deles Leonardo Diaz Morales, Edison Macúglia e Tiago Quadros formaram o time de músicos que abrilhan-tou a noite.

Ayrton dos Anjos, Marcos Borghetti, Pedro Figueiredo, Santiago Neto, Fabiana Lamaison, Lenin Nuñes e Doroteo Fagun-des também marcaram presença no evento que contou com a participação quase 200 pessoas, do pre-feito Vilson Roberto Bastos dos Santos e do secretário de Cultura Alex Della Méa, entre outras autoridades. Durante a tarde as pren-das da Coxilha Nativista visitaram diversos veículos de comunicação e entre-

garam o convite oficial ao deputado estadual Elvino Bohn Gass, representando a presidência da Assem-bléia Legislativa.

O prefeito destacou o esforço da Administração Municipal para fazer des-ta edição do Festival uma das que fiquem na história. “Por tratar-se da 30ª edi-ção, com a previsão de uma programação de oito dias, estamos unindo esforços para realizarmos um gran-de Festival com o envolvi-mento de várias entidades e da população em geral”,

afirmou ele que ressaltou a importância do papel da Comissão Social da Coxilha que não medes esforços para o sucesso do evento.

A 30ª edição da Coxi-lha Nativista ocorre de 24 de julho a 31 de julho. As inscrições podem ser fei-tas através do site www.coxilhanativista.com.br

Neste sábado, dia 5 de junho, a partir das 21h será feito o lançamento regional do Festival no CTG Querência da Serra, em Cruz Alta, com baile do Conjunto Os Paisanos.

Page 4: 05dejunho oexpresso

O EXPRESSO SÁBADO, 05 DE JUNHO DE 2010 4 Gente em

DestaqueSÁBADO,

05 de JUNHO de 2010

Militares Superiores e esposas, por ocasião das comemorações do 179º Ani-versário do ‘Grupo Humaitá’.

ELIZABETH FONTOURA DORNELLES, Reitora da Unicruz e equipe de Co-municação, no lançamento do Vestibular de Inverno, terça-feira (01).

Dr. ROBERTO WES-TPHALEN ETCHE-GOYEN e SILVANIA MORAES nas horas de folga, aprovei-tam o convívio com os filhinhos JÚLIA e LÉO.

LEANDRO e CA-ROLINE ROTH, satisfeitos com a participação das cruzaltenses presti-giando sua loja que dispõe dos últimos lançamentos de bijuterias e acessó-rios. Na foto, com o filhinho DAVI.

Autoridades e sociedade mar-caram presença no lançamento estadual da 30ª Coxilha Nati-vista, em Porto Alegre, segunda-feira (31) à noite, no Restaurante Vitrine Gaúcha. Neste sábado (5), a partir das 21h, acontece o lan-çamento regio-nal do Festival no CTG Querên-cia da Serra, em Cruz Alta, com baile animado pelo Conjunto Os Paisanos.

ÂNGELA BONAT-TO RAUBER, e sua mãe LÚCIA, proprie-tárias de loja no Cal-çadão, receberam os últimos lançamen-tos da moda outono/inverno que vale a apena conferir.

Page 5: 05dejunho oexpresso

O EXPRESSOSÁBADO, 05 DE JUNHO DE 2010

Nossa Velha - Nova Cruz Alta 5

Alfredo Roeber – [email protected] / www.unimedplanaltocentralrs.com.br/cruz-alta

Estação RodoviáriaMesmo com o transporte fer-

roviário em alta, em meados do Século XX, precisamente em 1946, a melhora das estradas e a maior po-pularização do transporte coletivo ro-doviário fez com que nossa primeira Estação Rodoviária fosse criada. Em-bora bastante restrito inicialmente, o serviço logo se ampliou, havendo li-nhas para 15 de Novembro, Pejuçara, Carazinho, Passo Fundo e, uma vez por semana, para Porto Alegre.

Até 1947 funcionou na esquina da Pinheiro Machado com Av. Gene-ral Osório, onde hoje funciona a Caixa Econômica Federal. Posteriormente foi para a Av. Venâncio Aires, onde hoje

fica a Igreja Luterana. Em 1957 foi para a esquina da Av. General Câmara com Mariz e Barros, hoje loja de materiais de construção.

Somente em 1973, na admnistra-ção do então prefeito Antônio Carlos Gomes Nunes, a nova , ampla, moder-na e necessária Estação Rodoviária, denominada de Tiradentes, foi cons-truída. Em 1974 foi seriamente afetada por um vendaval, mas 2 anos depois, após reforma, foi reinaugurada.

Por muito tempo a rodoviária foi co-nhecida no Brasil inteiro por expôr, em sua frente, um avião caça-bombardeio original da Segunda Guerra Mundial, que hoje encontra-se no Rio de Janeiro.

Avião Segundo prédio

Terceira prédio Prédio atual

O Coprel Ecologia é um projeto de

responsabilidade social, desenvolvido pela Coo-perativa de Energia. Du-rante toda a sua história, ela vem realizando, vários programas de cunho so-cial e ambiental. Em 2005, buscando uma alternativa para tentar colaborar, den-tro de sua área de ação, com a preservação das APPs – Áreas de Preser-vação Permanente criou o projeto Coprel Ecologia, auxiliando assim, na pre-servação da vegetação, na diminuição da emissão de gás carbônico na atmos-fera e, na preservação da água potável.

Para a realização desse Projeto, a Coprel conta com a parceria das Prefeituras Municipais e, também, de agricultores cooperantes. A coopera-tiva faz a distribuição e

o acompanhamento do plantio das mudas. As prefeituras, através das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, são res-ponsáveis pela busca de pessoas interessadas no plantio, em áreas de recu-peração de matas ciliares.

Para garantir um ín-dice maior ainda de so-brevivência das mudas de árvores, a Coprel disponi-biliza assessoria técnica de um engenheiro flores-tal, para auxiliar e tirar dúvidas dos municípios e dos produtores, visando facilitar o trabalho.

Em 2009, foram dis-tribuídas 50.000 mudas de árvores nativas para 22 municípios. No dia 28 de maio os responsáveis de cada município participa-ram de uma reunião, na Coprel, para apresentação dos relatórios do plantio com o índice de sobrevi-

vência das mudas de ár-vores. “Em 2009, alcança-mos um índice de 73,44% e, este ano, chegamos a 81,4%. Um número sen-sacional que comprova o empenho de todos no su-cesso deste projeto”, res-salta engenheiro florestal, Nelson Nicolodi.

O presidente da Co-prel, Jânio Vital Stefa-nello, reforça que para 2010 serão distribuídas 60.000 de árvores na-tivas. “Estas ações de-monstram a nossa pre-ocupação com o meio ambiente, com o desen-volvimento sustentável e com o futuro das pró-ximas gerações. Temos o desafio de colaborar para que possamos dei-xar um planeta melhor aos nossos filhos. É, com certeza, um traba-lho cooperativo em be-nefício da natureza”.

Coprel Ecologia: Um trabalho cooperativo em benefício da natureza

Page 6: 05dejunho oexpresso

6 O EXPRESSO SÁBADO, 05 DE JUNHO DE 2010

ESPAÇO JURÍDICO

Dr. Marcos Adriano Vargas

Mesmo sem previsão legal, é possível conceder pensão a universitário até os 24 anos

Por unanimidade, os Desembargado-

res da 21ª Câmara Cível do TJRS entenderam que deve ser concedida pensão a es-tudante universitário até que ele complete 24 anos, mesmo sem previsão em lei municipal. Para os ma-gistrados, a prorrogação é cabível porque a educação é um direito fundamental, além de dever do Estado e da família, garantido pela Constituição Federal.

O recurso foi apresen-tado pelo Ministério Público contra decisão da Juíza da

Comarca de São Luiz Gonza-ga, Gabriela Dantas Bobsin, que condenou o Município de Bossoroca a restabelecer a pensão por morte da mãe do autor a partir da data de cessão dos pagamentos, em fevereiro de 2006. O MP alegou que a Lei Municipal nº 928/91 determina que são beneficiários, na con-dição de dependente, ape-nas os filhos menores de 18 anos ou inválidos.

Na avaliação do relator do recurso, Desembargador Genaro José Baroni Borges, apesar de a Lei Municipal de Bossoroca não prever extensão do benefício pre-videnciário ao filho não-inválido até os 24 anos,

enquanto estudante de en-sino superior, outras legisla-ções contêm essa ressalva. Citou, como exemplos, o regime jurídico dos servi-dores públicos da União (Lei nº 8.112/90), a lei que trata do Imposto de Renda (Lei nº 9.250) e a legislação referente ao Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (Lei nº 7.672/82).

O magistrado salien-tou que a educação é direi-to de todos e dever tanto do Estado quanto da famí-lia. Lembrou ainda que é considerado um direito so-cial, elevado ao nível dos direitos fundamentais e relacionado com o princí-

pio da dignidade humana, também segundo a Cons-tituição. Enfatizou que a pensão previdenciária tem o objetivo de suprir a falta do provedor e, portanto, se faz lógico que o sistema ampare o dependente até os 24 anos, proporcionan-

do a oportunidade de que ele conclua sua formação universitária.

Afirmou que, mesmo não havendo, no caso do autor, previsão legal para a prorrogação do benefício “a teoria dos direitos fun-damentais (...) recomenda

a superação do positivismo jurídico para introduzir ou reintroduzir a ideia de JUS-TIÇA.” Dessa forma, negou o apelo do Ministério Público, sendo acompanhado pelos Desembargadores Arminio José Abreu Lima da Rosa e Marco Aurélio Heinz.

COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA ECOLOGIA E DO MEIO AMBIENTE

O Comando da Artilharia Di-

visionária da 3ª Divi-são de Exército, AD Brigadeiro Gurjão, co-memorou no dia 2 de junho, o Dia Interna-cional da Ecologia e do Meio Ambiente. Uma formatura foi realizada no Campo de Instrução

de Cruz Alta (CICA), com a presença de mi-litares das Guarnições de Cruz Alta e Ijuí, oportunidade em que foram plantadas 60 mudas de árvores das espécies araucária e flamboyant. O evento contou, ainda, com a participação de alunos

e professores da Escola Municipal Intendente Vasconcelos Pinto. A data, comemorada em todo o mundo no dia 5 de junho, foi escolhida pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, reali-zada em 1972, em Es-tocolmo, na Suécia.

Instalação da 4ª vara Cível continua sendo discutidaFoi realizada

na última se-mana, uma reunião na Câmara Munici-pal com as Vereado-ras Sônia De Bortoli, Bebeta e Vereador Ademar Guareschi, integrantes da Comis-são Especial que trata sobre a instalação da 4ª Vara Cível em Cruz Alta juntamente com o Presidente da OAB de Cruz Alta Adautro César Santos. O obje-tivo é dar andamento

a Audiência Pública que reuniu represen-tantes dos municípios

que fazem parte desta comarca.

Segundo o Presi-

dente da OAB, a idéia é dar mais agilidade a esse processo. “É um desejo do Judiciário e também da comuni-dade, pois atualmente o Foro comporta cer-ca de 8.000 processos para cada Juiz e esse andamento torna-se impossível, dificul-tando a agilidade da tramitação. Funda-mentando a reivin-dicação baseada na estrutura física que o Foro apresentando, comportando sim a criação da 4ª Vara Ci-vil”, explica. A comis-são está no aguardo de alguma manifes-tação do Tribunal de Justiça.

Page 7: 05dejunho oexpresso

7O EXPRESSOSÁBADO, 05 DE JUNHO DE 2010 • Cultura • Arte • Atualidades • Dicas

• Moda • CuriosidadesZuleika EdlerFrase: ‘Fácil é desfrutar a vida a cada dia. Difícil é dar o verdadeiro valor a ela’.

HoróscopoLUA: Cheia 14/05 a 20/05

SÁBADO - 05 DE JUNHO DE 2010

Áries 21/03 a 20/04

Touro 21/04 a 20/05

Gêmeos 21/05 a 20/06

Câncer 21/06 a 21/07

Leão 22/07 a 22/08

Virgem 23/08 a 22/09

Libra 23/09 a 22/10

Escorpião 23/10 a 21/11

Sagitário 22/11 a 21/12

Capricórnio 22/12 a 20/01

Aquário 21/01 a 19/02

Peixes 20/02 a 20/03

Não é hora de ficar argumentando, mas de colocar a mão na massa e fazer o melhor de si.

O final do mês indica a importân-cia de você estar plenamente cons-ciente do propósito da sua vida.

Faça um mergulho mais profundo no interior de si mesmo e busque pelo mais necessário e mais importante.

Agora será importante não estancar o movimento na direção da intensifi-cação da vida social através da partici-pação em comunidades.

Hora de deixar tudo claro nas suas relações e parcerias, para que nada fique confuso.

Neste momento você tem tudo para encontrar soluções incrivel-mente objetivas e perspicazes.

Existe o risco de você agora querer se ver livre das obrigações ou come-çar a fazer mudanças.

Você agora deve manter o foco nos seus objetivos, concentrado. Evite ce-der aos desejos e impulsos.

O dia está pedindo que evite se distrair e se concentre ao máximo na rotina e nos afazeres.

Hoje será importante seguir à risca o que vem planejando e evitar qualquer forma de dispersão.

Agora será importante não fanta-siar demais e manter o foco na suas re-ais necessidades, tendo praticidade.

Que você seja bastante seletivo em relação às pessoas e os ambientes com os quais irá se envolver.

Comentando Desejar votos de...

Coisas do dia-a-dia

Ovos cozidos?

Meu recadinho:

vamos fazer uma cappuccino?

Quando precisamos fazer uma entrevista para conseguir um emprego, é bom lembrar-mos de certas regras que são indispensáveis, mas não só nesta ocasião.

Chegar mascando chicle-tes ou falar com alguém en-quanto masca chicletes, é im-perdoável.

Usar frases feitas, não é o indicado.

Organizar nossas ideias, para que os erros gramaticais não destruam ou atrapalham a nossa entrevista e estraguem com a nossa imagem.

Ler, ler muito. Boas leitu-ras são fontes inesgotáveis de informações, com elas procu-remos tirar nossas duvidas.

Cuidar da nossa postura é uma dica importante. ‘Postura ereta ao sentarmos demonstra-

rá que somos pessoas otimis-tas’.

Fala sem medo, com cla-reza, não impor ideias, respei-tar limites.

Palavras que jamais pode-remos esquecer:

• Obrigada (se for mulhe-res, homem diz obrigado), • Desculpe, • Por favor, • Com licença, fazem parte de uma boa educação.

E pessoa bem educada já conta pontos a seu favor.

O verbo desejar traz consigo a mesma conotação do substantivo ‘votos’.

Limite-se a desejar felicidades ou transmitir votos de felicidades.

O certo é não cometer excesso com as palavras não é mesmo?

- Nunca experimente receitas em ocasiões espe-ciais. O resultado pode não ser o esperado.

Num jantar com uma variedade de pratos, devem ser oferecidos vinho branco ou tinto.

Ao cozinhar ovos, coloque um punhado de sal na água para que a vasilha não escureça.

Mais vale o necessário caro do que o desnecessário ba-rato. Lembre-se disso quando for efetuar suas compras.

• 1 lata (pequena) de leite em pó instantâneo, • 2 colheres (sopa) de choco-late em pó instantâneo, • 1 lata (100g) de café solúvel, • a mesma medida (100g) de açúcar.

Peneire tudo 3 vezes e guarde em um vidro bem fechado. Na hora de servir, tire a quantidade de pó de-sejado e acrescente então água fervida bem quente.

17 anos e 8 meses. É o que tinha Pelé, o campeão mais novo, quando disputou a final, da Copa de 1958.

16 anos e 11 meses, é a idade do jogador mais jovem ir para a copa, o brasileiro Edu, do Santos, convocado para 1966. (Revista Super Interessante)

Copa do Mundo

Page 8: 05dejunho oexpresso

SÁBADO, 05 DE JUNHO DE 2010 8 O EXPRESSO 8ÚLTIMASÁBADO

05 DE JUNHO DE 2010

HOJE:Min.: 9ºCMáx.: 16ºC

DOMINGO:Min.: 3ºCMáx.: 16ºC

SEGUNDA:Min.: 3ºCMáx.: 18ºC

Sol com algumas nuvens. Não choveSol com algumas nuvens. Não choveSol com algumas nuvens. Não chove

Fonte: www.climatempo.com.br

LANÇADO O vESTIBULAR DE INvERNO DA UNICRUz

A Universidade de Cruz Alta apresentou, oficial-mente, na terça-feira (1°), a Campanha do Vestibular de Inverno da Instituição. O evento aconteceu no Centro de Convivência Universitária, com a presen-ça da Reitoria da Instituição, imprensa, acadêmicos e comunidade externa.

Nesta edição do concurso, que acontece dia 03 de julho, o slogan do Vestibular é “O seu Olhar no Mun-do”, com o apelo voltado “às várias possibilidades de multiplicação das oportunidades de mercado” que o acadêmico tem ao ingressar na Unicruz. A Campanha tem como modelo a acadêmica do Curso de Jornalis-mo, Naima Teixeira, que já atuou como modelo foto-gráfica no exterior, em Milão, e que prepara-se para trabalhos na Grécia.

Na ocasião, a Reitora, Elizabeth Fontoura Dor-neles deu as boas-vindas aos presentes e destacou a importância de toda a comunidade acadêmica contri-buir em mais este Vestibular. Elizabeth também res-saltou a respeito da produção da Campanha, que há sete edições é feita, desde a concepção, produção até as filmagens, inteiramente dentro da Instituição pela equipe do Núcleo Integrado de Comunicação.

A noite seguiu com a animação Banda Gaitaço Urbano. O repertório variado e a irreverência da Ban-da cruzaltense agradaram os presentes que lotaram o Centro de Convivência.

Festa do Corpo e Sangue de Cristo

A celebração do Corpo e do

Sangue de Cristo, Fes-ta do pão e da partilha, reuniu fiéis católicos para tão significativa comemoração.

Às 15 horas, na Ca-tedral do Divino Espíri-to Santo, foi celebrada

uma missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Frederico Heimler e co-celebrada pelos pa-dres Edson Menegazzi e Antonio Marcos Fabris, da Catedral, e Magnus da Silva Camargo, da Matriz de Fátima. Na homilia, Dom Frederico,

em sua reflexão bíblica, enfatizou que a Eucaris-tia é compromisso e par-tilha, como no Evangelho de Lucas que apresenta a multiplicação dos pães. Jesus acolheu a todos, ensinando o caminho da superação por meio da doação e da partilha, que-rendo acabar com o egoís-mo e o individualismo.

Celebrar a Festa do Corpo de Deus é celebrar a Eucaristia em sua memó-ria, nos comprometendo com a solidariedade e a co-

munhão, enfim, o que Jesus realizou a sua vida toda.

Após a missa, seguiu a procissão pela avenida Venâncio Aires, com ora-ções, cantos e reflexões em três paradas, onde o Bispo Diocesano realizou a ben-ção aos participantes com o Santíssimo. Ao chegar na Matriz de Nossa Senhora de Fátima, culminou o ato reli-gioso com uma pequena re-flexão, benção final e envio.