27denovembro oexpresso

12
SÁBADO e DOMINGO, 27 e 28 DE NOVEMBRO DE 2010 • ANO 14 • Nº 694 • www.slideshare.net/jornaloexpresso | R$ 1,50 [email protected] O EXPRESSO CASA LAR CLAIR SEGATTO Endade connua sem verba da Prefeitura devido a denúncias --- Página 05 --- - Nossa Velha - Nova Cruz Alta --- Página 05 --- --- Página 04 --- Os Desfiles Municipais Assinado termo que viabiliza Banda Municipal O comércio local, principalmente os lojistas estão otimistas com o aumento das vendas Natalinas que se revestem de expectativas, para acolher seus clien- tes na escolha dos presentes. Notamos que a Prefeitura Municipal está procu- rando fazer sua parte, decorando os locais públicos, como a Praça General Fermino, a Prefeitura está toda iluminada e algumas partes do calçadão já vem re- cebendo pequenas decorações. Acreditamos que os comerciantes iniciam logo a decorar suas lojas. Até o momento está muito discreto, poucas lojas estão colaborando com a beleza Expectativas para o Natal e o espírito de Natal.

Upload: jornal-o-expresso

Post on 29-Jan-2018

672 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 27denovembro oexpresso

SÁBADO e DOMINGO, 27 e 28 DE NOVEMBRO DE 2010 • ANO 14 • Nº 694 •

www.slideshare.net/jornaloexpresso |

R$ 1,[email protected]

O EXPRESSO

CASA LAR CLAIR SEGATTO

Entidade continua sem verba da Prefeitura devido a denúncias

--- Página 05 ---

- Nossa Velha -Nova Cruz Alta

--- Página 05 --- --- Página 04 ---

Os Desfiles Municipais

Assinado termo que

viabiliza Banda Municipal

O comércio local, principalmente os lojistas estão otimistas com o aumento das vendas Natalinas que se revestem de expectativas, para acolher seus clien-tes na escolha dos presentes.

Notamos que a Prefeitura Municipal está procu-rando fazer sua parte, decorando os locais públicos, como a Praça General Fermino, a Prefeitura está toda iluminada e algumas partes do calçadão já vem re-cebendo pequenas decorações. Acreditamos que os comerciantes iniciam logo a decorar suas lojas. Até o momento está muito discreto, poucas lojas estão colaborando com a beleza

Expectativas para o Natal

e o espírito de Natal.

Page 2: 27denovembro oexpresso

Sábado e Domingo, 27 e 28 de novembro de 2010 2 Jornal O EXPRESSO

(55) 3303-5995(

Vinculado a:O EXPRESSOABS PUBLICIDADE E REPRESENTAÇÕES LTDA

Administração, Assinaturas, Publicidade e Redação:Rua João Manoel, 810 - CEP: 98005-170 - Centro - Cruz Alta-RS

E-mails: [email protected] / [email protected]

CNPJ: 92.930.171/0001-38

Responsável Técnico:Dr. Assis Brasil Soares FilhoRegistro Profissional: nº 0064/99Diagramação e Artes:Odilar ZillmannEditora Chefe:Sônia GaiCirculação:Todos os sábadosImpressão:Cia de Arte - Ijuí

Os artigos assinados são de inteira responsabilida-de de seus autores, não representando necessa-riamente a opinião deste jornal.

OPINIÃOProfº Claudino Albertoni

A PRÁTICA DA IGUALDADE

Data IdadeNome

Cruz Alta, 26 de novembro de 2010.

Cartório de Registro CivilÓBITOS

JOÃO ADOLFO OLIVEIRA DA SILVAEMILIA MARQUES PEREIRAMARIA JOSÉ SATTES MELLOMARCOS VARONE MONTEIROSANTA MARIA TUQUIELLOADÃO JOSÉ DE CAMPOSPAULO RÉGIS BORGESRENI PEREIRA GUILHERMANOWALTER POLYDORO PINTOMARIA CONCEIÇÃO RODRIGUES DA COSTAARIOLY MARTINS PEIXOTOABEGAR GOMES DE OLIVEIRAVALMIR SANTOS FAGUNDESNUBIA DALTROZO FUNCKVILMAR PERCHIMARÍ LOPES MATE

19/11/1020/11/1021/11/1021/11/1022/11/1023/11/1022/11/1022/11/1023/11/10

24/11/1024/11/1024/11/1025/11/1025/11/1025/11/1026/11/10

454975197952474585

76805541397267

EDITAL DE CASAMENTO nº 47/2010

Quem souber algum impedimento acuse-o na forma da lei.Cruz Alta, 26 de novembro de 2010

Rui Fontana - Oficial

• CLEITON MEIRELLES REICHERT e DAIANA VOLPATTO RITTER • LUIZ FERNANDO LIMA MULINARI e ANA PAULA MACIEL CORDEIRO • LEONARDO RAFAEL WIEBELING e CARLA LENI SCARANTTI REHFELD

CARTORIO DO REGISTRO CIVIL

• CARLOS EDUARDO DA SILVA e ANA LÚCIA FREITAS DA ROSA• DENIMAR DUTRA MACHADO e JULIANA DOS SANTOS GOULART • JULIO CÉSAR MESADRI PEZZETA e VANESSA OLIVEIRA DA SILVA

Somos companheiros de viagem neste planeta. A convivência humana exige que tenhamos o espíri-to da igualdade. A pregação da igualdade é muito

comum em períodos eleitorais. Todos querem uma sociedade mais igualitária. Sabe-se que a igualdade é um ideal utópico. Tanto é verdade que experiências de várias nações que se lançaram nessa aventura no século vinte, só conseguiram es-cravizar o povo. Em tempo partiram para o reconhecimento dos direitos fundamentais da pessoa, oportunizando a vivên-cia da liberdade e reconhecendo a história de seu povo, suas origens e seus ideais.

Evidentemente, os extremos são prejudiciais para qual-quer povo. A dominação de um só grupo, fatalmente leva à ditadura. As lições do mundo moderno estão aí para serem estudadas e para construir instrumentos que favoreçam os povos a buscarem oportunidades de vida mais plena de dig-nidade e segurança.

Não existe regime democrático de partido único. Para que uma democracia cresça em qualidade, reconhecimento e dignidade humana é fundamental que existam correntes de pensamentos, princípios filosóficos, doutrinas que interpre-tem a vida de forma diferente.

As correntes partidárias e religiosas são exemplos claros de que a liberdade de pensamento constrói o diferente e con-tribui para o desenvolvimento humano. Os poderosos, os go-vernantes, não são muito afeitos a reconhecer as diferenças. A imposição de uma linha de princípios tende a dificultar a vivência da liberdade.

A igualdade é um direito que não se respeita no mundo moderno. O não reconhecimento desse direito reduz as pes-soas a objetos de mercado em todos os sentidos.

Quem domina determinados setores costuma dizer: “você é livre para aceitar ou procurar outra alternativa”. É verdade. Acontece com todo mundo.

Não se deve duvidar da complexidade de uma construção social mais igualitária. É um longo caminho. As instituições públicas estão presas a sistemas que dificultam essa prática. Não é possível que um doente receba uma resposta do siste-ma de que poderá ser atendido daqui a um ano ou dois. Como explicar isso?

Entende-se que é obrigação do governo, sim, proporcio-nar situações de tratamento mais igualitários na saúde, na educação, na alimentação, na habitação, na vivência da dig-nidade humana. Não é nenhum favor ou bondade. É obriga-ção. Quem governa deve saber que a vida do povo, da nação, do estado, do município, precisa ser cuidada, protegida, dig-nificada. As famílias são o maior bem de uma nação.

A luta pela sobrevivência não é utópica. É uma realida-de escancarada tanto no campo como na cidade. Essa luta é muito estudada por alguns pensadores que consideram a marginalização do ser humano a mais cruel das discrimina-ções, pois não oportunizam uma vida digna. Não se trata de ter mais ou menos recursos. Trata-se de ter consciência de dignidade humana.

A igualdade se fundamenta na dignidade. Cada ser hu-mano, de qualquer classe social, precisa ser respeitado pela dignidade que o caracteriza. É difícil compreender essa qua-lidade e esse dom porque a sociedade tem o costume de con-siderar as pessoas com diferentes graus de dignidade.

Ninguém foge da igualdade humana inserida no tempo, apesar da convivência com o diferente.

Horário do comércio no período do Natal

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Cruz Alta –SINDILOJAS informa que,

após ampla discussão promovida pela entidade, envolvendo lojistas, trabalhadores, Sindicato dos Empregados no Comércio e ACI, foi acordado o se-guinte horário para o funcionamento do comércio lojista no período de Natal e final de ano.

•DIAS1,2,3,6,7,8,9,10,13,14,15,16- Manhã: 8:30 às 12h;- Tarde: 14 às 19h;• DIAS 17, 20, 21, 22, 23:- Turno único: 8:30 às 22h;• SÁBADOS:- 4, 11, 18:-Turno único: 8:30 às 18:00h; • DOMINGO (19/12):- Tarde: 17 as 21h;• DIA 24 (VÉSPERA DE NATAL):- Turno único: 8:30 às 18:00 hrs.• DIA 31/12 (6ª feira)- Manhã: 8:30 as 14h;- Tarde: fechado.• DIA 03/01/2011 (2ª feira)- Manhã: fechado;- Tarde: abertura a partir das 14h;

Festa da PrimaveraA Escola Municipal de Ensino Fundamental Car-

los Gomes realizará dia 04 de dezembro, sábado, a tradicional Festa da Primavera, a partir das 14 horas, com várias atrações e a coroação das rainhas Mirim, Infantil, Juvenil e Adulta. Participe!

SANTA MôNICA

Matrículas AbertasA Escola Santa Mônica esta com as matrículas

abertas para o Ensino Médio sendo este a 1ª, 2ª e 3ª série regular. As aulas acontecem de segunda a sexta no turno da manhã. E tem como objetivo a preparação diferenciada para o ENEM e Vestibulares das Universi-dades Federais; Aulas dinâmicas e criativas, Estimulo ao empreendedorismo através, orientação profissional e preparação para a vida, ótima localização e salas cli-matizadas e progressão parcial de 2 disciplinas.

Agende seu horário e conheça a nossa proposta pedagógica.

Informações: 3322 6746 ou pelo site: www.santa-monicaescola.com.br

Page 3: 27denovembro oexpresso

3Jornal O EXPRESSOSábado e Domingo, 27 e 28 de novembro de 2010

CASA LAR CLAIR SEGATTOEntidade continua sem verba da Prefeitura devido a denúncias

O QUE DIZ O COORDENADORO Jornal O EXPRESSO

esteve conversando com Regis Flogliato, Coorde-

resolvido esse impasse. Sentimos uma falta de maior apoio da sociedade em geral, porque é muito fácil aceitar e acreditar naquilo que ouvimos. As pessoas falam mal sem se quer conhecerem como é nosso trabalho. Nós es-tamos de portas abertas para receber qualquer interessado em conhecer o funcionamento da enti-dade, desde que seja res-

Vem acontecen-do muitas reu-niões na Justiça,

no sentido de esclarecer os fatos de denúncias de abuso sexual e maus tratos aos jovens em situação de vulnerabilidade da Casa Lar Clair Segatto. Para es-clarecer (atualizar) a co-munidade nesta questão, a Promotora Pública Janine Mocelin dos Santos, que atua na Promotoria da In-fância de Cruz Alta, esteve na Rádio Cruz Alta falando sobre o caso da Casa Lar.

Segundo ela, o CONDI-CA suspendeu o registro da Casa Lar Clair Segatto por entender que há irre-gularidades. “A Casa Lar fez esta semana o recurso de sua defesa, e isso será analisado pelo conselho, que até o final do ano terá mais uma reunião para es-tudar a viabilidade de re-novar o convênio. Ainda se o CONDICA entender que as irregularidades es-tejam sanadas, a renova-ção do convênio depende duma vontade política, pois o Prefeito escolherá se quer renovar ou não” diz a Promotora.

No momento o que existe é uma suspensão, mas os casos de acolhi-mento que aparecem, es-tão sendo encaminhados para a Casa. “O que me preocupa são as denúncias do CONDICA em relação a abuso dos jovens, e isso diz diretamente na minha atuação, que o Ministério Público está em fiscaliza-ção permanente não só da Casa Lar, mas de outras en-tidades. Se houvesse qual-quer indicativo de abuso, maus tratos e negligência em relação aos meninos, com certeza já teriam sido tomadas providências. Por se tratar de uma denún-cia pública, eu gostaria de deixar bem claro, que está sendo investigadas tais, pois já me perguntaram o que a Promotoria está fa-zendo, e a Promotoria fez o encaminhamento”.

Para o MP chegou uma denúncia anônima de que na Casa Lar os acolhidos estavam sofrendo abuso se-xual e maus tratos. “Ao che-gar a denúncia, foi enviada cópia para o Conselho Tu-telar, Polícia Civil e CON-DICA. Para a Polícia foi um pedido ao Delegado de que se durante as investigações houvesse algum elemento

que confirmasse o teor da denúncia anônima, a au-toridade policial deveria avisar imediatamente a Promotoria para que nós pedíssemos o afastamento dos gestores, mas isso não aconteceu. Ou seja, até agora essas denúncias não foram comprovadas. Não há nenhum processo judi-cial com pedido do fecha-mento da entidade e não houve nenhuma ordem do juiz para que a Casa não funcione. Pois o que real-mente aconteceu foi que houve somente a suspensão do registro do CONDICA, e a população pode ter confun-dido com o fechamento do local, o que não aconteceu”, diz a Promotora.

acolhidos pela entidade, dois deles oriundos do convênio de Prefeituras de outras cidades. Aqui ninguém pode ficar sem estudar, todos estão ma-triculados nas escolas Carlos Gomes, Gabriel Annes e Venâncio Aires”, diz o coordenador.

A Casa hoje quanto a subsídio e manutenção recebe doações de pesso-as, principalmente de rou-pas, cadastro no Banco de Alimentos, onde mensal-mente recebem alimentos e convênios com outras Prefeituras. “Nossa situa-ção é que estamos tendo algumas dificuldades fi-nanceiras, devido a sus-pensão da verba da Pre-feitura de Cruz Alta, por causa das denúncias que não procedem. Acredito que isso seja momenta-neamente e que logo seja

peitado a privacidade dos adolescentes internos”.

Antes de acontecer a denúncia a Casa Lar recebeu a visita da Pro-motoria e do Juizado da Infância e Juventude, no qual foi realizada uma fis-calização. “Após a visita recebemos um relatório exaltando a organização, o bom funcionamento da casa. Com o relatório te-mos a consciência que o trabalho está sendo exe-cutado da melhor manei-ra possível. O foco desde quando casa foi construí-da onde a tia Clair Segatto ainda era viva e participou do processo de construção foi de trabalhar sempre com os três princípios te-ologais: a fé, a esperança e o amor. Diante de todas as dificuldades é o que nos dá forças para continuar e não desistir”, finaliza Re-gis Fogliato.

A Casa Lar Clair Se-gatto é composta pelo Coor-denador Regis e mais seis colaboradores: Assistente Social – Raquel Camargo (está em licença materni-dade, ocupando seu lugar Silvana Letícia Froz); Mo-nitores – Julio Cesar Ci-prandi, Jonata Macagnan, Alex Julio da Silva, Thia-go Marques; Cozinheira – Santarém Andrade (Moa).

ELEIÇÕES UNICRUZReitoria é eleita com 89,91%A chapa 1 – Avante Unicruz foi a vencedora

no pleito que elegeu a Reitoria da Univer-sidade de Cruz Alta para os mandatos 2011-2013. A Comissão Eleitoral divulgou o resultado às 23h 34min desta quarta-feira (24) em meio à emoção dos componentes da chapa.

A chapa é composta pela Reitora, professora Eliza-beth Dorneles e tem a seguinte composição: Vice-reito-ra de Graduação: Sirlei de Lourdes Lauxen; Vice-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão: Cleia Rosani Baiotto e Vice-reitor de Administração: Fabio Dal-Soto.

A nova gestão da Unicruz recebeu 89,81% dos votantes. Votaram 168 professores, 150 funcionários e 889 alunos., num total de 1207 votos, Sendo que o voto dos professores tem peso de 65%, voto dos alunos de 15% e dos funcionários de 20%.

nador daquela entidade, o qual falou que a função da Casa Lar Clair Segatto é de acolhimento a meno-res (adolescentes) de 12 a 18 anos de idade, que se encontram em situações de risco ou vulnerabili-dade social. “Atendemos as necessidades básicas como educação, saúde, alimentação, vestuários, transporte, esporte e la-zer. Hoje temos 6 jovens

DIREÇãO DE CENTRO E COORDENAÇãO DE CURSO:

Direção de CentroCiências Sociais Aplicadas: José Carlos Severo Corrêa; Ciências da Saúde: Elbio Nallen Jorgens; Ciências Humanas e Comunicação: Antonio Escandiel de

Souza; Ciências Agrárias, Exatas e da Terra: José Luiz Tragnago.Coordenação de CursoAdministração: Carlos Eduardo Moreira Tavares;Agronomia: Nelson Neto; Arquitetura e Urbanismo: Marco Antonio Ribeiro Edler; Biomedicina: Janaina Coser;Ciências Biológicas: Valeska Martins da Silva; Ciência da Computação: Daniel Pezzi da Cunha; Ciências Contábeis: Taciana Mareth; Ciências Econômicas: Enedina Maria Teixeira da Silva; Comunicação Social: Fabiana Iser; Direito: Raquel Buzatti: Souto; Educação Física: Maria Denise Justo Panda; Enfermagem: Cristina Thum Kaefer; Farmácia: Carina de Carvalho Mion Garlet; Fisioterapia: Lia da Porciúncula Dias da Costa; História: Vânia Maria Oliveira de Freitas; Letras: Carla Rosane da Silva Tavares; Matemática: Maria Theresa Soares Schettert de Oliveira; Medicina Veterinária: Cristina Krauspenhar Rossato; Nutrição: Carolina Boettge Rosa; Pedagogia: Fátima Terezinha Lopes da Costa;Serviço Social: Isadora Wayhs Cadore Virgolin.

Page 4: 27denovembro oexpresso

Sábado e Domingo, 27 e 28 de novembro de 2010 4 Jornal O EXPRESSO

ESPAÇO JURÍDICO

Dr. Marcos Adriano Vargas

Paraguai recorre ao STF para integrar ações sobre impostos que envolvam Itaipu

Gen Div ODILSON SAMPAIO BENZlComandante da 3ª Região Militar

MINISTÉRIO DA DEFESAEXÉRCITO BRASILEIRO

COMANDO MILITAR DO SULCOMANDO DA 3ª REGIÃO MILITAR(Gov das Armas Prov do RS/1821)REGIÃO DOM DIOGO DE SOUZA

EDlTAL DE CONVOCAÇãOEXERCÍCIO DE APRESENTACÃO DA

RESERVA DO EXÉRCITO (EXAR) - 2010O Comandante da 3ª Região Militar convoca todos

os Oficiais e Praças transferidos para a reserva ou de-mitidos do serviço ativo sem perda de posto e patente, nos últimos cinco anos, para se apresentarem no EXAR - 2010 de uma das seguintes formas:

1 - Pela Internet, no endereço eletrônico: http://www.exarnet.eb.mil.br/ de 1° de dezembro 2010 a 31 de janeiro de 2011, por meio do EXAR.Net, exceção feita à 5ª e última apresentação, que deverá ser obrigatoriamente presencia.

2. Presencialmente, no período de 09 a 16 de Dezem-bro de 2010. das 08:00 às 17:00 horas, exceto sábado e domingo, nos seguintes locais: no endereço constan-te da CARTA DE CHAMADA: na Rua dos Andradas, 551 - 1º andar - salas 103/104, Porto Alegre-RS: nas Delegacias do Serviço Militar: nas Juntas de Serviço Militar ou em qualquer Organização Militar do Exérci-to Brasileiro. para os reservistas que não tenham rece-bido a CARTA DE CHAMADA ou que. tendo recebido não possam comparecer ao local indicado e os oriundos de outras Regiões Militares ou que estejam em trânsito na área da 3ª Região Militar (Estado do RS).

3. As apresentações dos Oficiais e Praças da Reserva Remunerada realizadas anualmente na Seção e nos órgãos pagadores de Inativos e Pensionistas são consideradas vá-lidas para o EXAR.

Porto Alegre-RS, 20 de setembro de 2010.

Assinado termo que viabiliza Banda Municipal

O Poder Executivo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Secreta-

ria de Cultura, juntamente com o Instituto Nova Vida – INNOVI – realizou está semana o ato de assinatura do termo de parceria para viabilizar a Banda Municipal.

De acordo com o prefeito Vilson Roberto Bastos dos Santos esta parceria visa oportu-nizar a crianças e jovens em estado de vul-nerabilidade social o acesso a arte, através da música, como uma forma de inclusão social e aprendizagem.

“Serão beneficiados crianças e adolescen-tes de 11 a 19 anos, alunos da escola Sonho de um Menino e atendidas pela rede de proteção do município, Centro de Referência em As-sistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CRE-AS), Apoio Sócio Educativo em Meio Aberto (ASEMA) e Conselho Tutelar, em um total de 60 crianças”, explica o prefeito.

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, dispo-

nibilizou recursos para aquisição de 18 escaletas, 15 estantes de metal, 1 kit de manutenção de clarinetas, totalizando mais de R$ 23 mil, custeando também as passagens de ônibus e lanche para as crianças. O restante dos instrumentos musicais que vão compor a banda serão disponibilizados pela Secretaria de Cultura.

O INNOVI está cedendo o professor para ministrar as aulas e é o autor do Projeto Innovando o Sonho de Um Menino, ca-

dastrado junto a Organização Não Governamental “Rede Parceria Social”, que conta com o apoio do Poder Executivo, da Funda-ção Mauricio Sirotsky Sobrinho e patrocínio do Grupo Gerdau, por meio da Lei de Solidariedade.

A Re p ú b l i c a do Paraguai a p r e s e n t o u

Reclamação ao Supremo Tri-bunal Federal (STF) na qual requer seja reconhecido seu direito de integrar, na quali-dade de diretamente interes-sada, as ações ajuizadas na Justiça por empresas presta-doras de serviço à Itaipu Bi-nacional que contestam a co-brança de tributos por parte do município de Foz do Igua-çu e pelo estado do Paraná.

O Paraguai argumenta que a cobrança de tributos municipais (Imposto sobre Serviços - ISS e Imposto

sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISSQN) e esta-duais (Imposto sobre Circu-lação de Mercadorias e Ser-viços - ICMS) viola a norma de isenção tributária prevista no Tratado de Itaipu, que concedeu à hidrelétrica um regime legal diferenciado.

Os pedidos judiciais for-mulados pelo governo para-guaio para ingressar no pólo passivo dessas ações, como assistente, foram indeferidos pelas Justiças estadual e fe-deral no Paraná.

Na reclamação, o gover-no paraguaio sustenta que a partir do momento em que apresentou petições nos au-tos dessas ações judiciais para delas fazer parte, os processos deveriam ter sido

remetidos imediatamente ao STF, o que não aconteceu. “Compete ao STF processar e julgar, originariamente, litígio entre Estado estran-geiro ou organismo interna-cional e a União, o Estado, o Distrito Federal ou o Ter-ritório, nos termos da alínea “e” do inciso I do art. 102 da Constituição da República Federativa do Brasil”, asse-vera o procurador-geral da República do Paraguai.

De acordo com o Tratado de Itaipu (artigo 12), às ope-rações relativas a materiais e equipamentos que a hidre-létrica adquira em qualquer dos dois países ou importe de um terceiro país para utilizá-los nos trabalhos de constru-ção da central elétrica, seus

acessórios e obras comple-mentares, não se aplicarão impostos, taxas e emprésti-mos compulsórios. O mes-mo ocorre com relação aos lucros da empresa binacional e os pagamentos e remessas por ele efetuados a qualquer pessoa física ou jurídica.

Na reclamação, o gover-no paraguaio pede liminar para que haja a imediata remessa dos autos de to-dos os processos judiciais ao STF (avocação), com a consequente suspensão de tutelas antecipadas ou li-minares que tenham sido

eventualmente concedidas. Há um pedido alternativo, no sentido de se determinar a imediata suspensão dos processos judiciais até que o mérito da reclamação seja julgado pelo STF.

O relator da reclamação é o ministro Celso de Mello.

Page 5: 27denovembro oexpresso

5Jornal O EXPRESSOSábado e Domingo, 27 e 28 de novembro de 2010

Nossa Velha Nova Cruz Alta

Desfiles Municipais

Cruz Alta já foi palco de inesquecíveis desfiles municipais. Aliás, na maioria das cidades brasilei-ras os desfiles já foram grandes acontecimentos. Se-manas e semanas antes deles já havia grande expec-tativa da comunidade. Era grande a mobilização das entidades civis, especialmente escolares, e milita-res. Ao contrário do que infelizmente ocorre hoje, a maiorias das pessoas queriam participar do evento, e aqueles que não eram “escalados”, juntavam-se a multidão que se aglomerava nas calçadas para as-sistir ao espetáculo. Era uma grande festa. Os maio-res desfiles da cidade eram o da Semana da Pátria, do aniversário municipal, o Farroupilha e o famoso Desfile da Mocidade, que reunia toda a juventude estudantil da época. Era o maior sucesso.

18 agosto

Alfredo Roeber - [email protected]

www.unimedplanaltocentralrs.com.br/cruz-alta

1959

1940

1967

1960

CRPO-Alto Jacuí recebe novas viaturas

Em 18 de novem-bro, por ocasião da solenidade

de comemoração dos 173 anos da Brigada Mi-litar, realizada na Aca-demia de Policia Militar em Porto Alegre, foram entregues pelo Exm° Sr Secretario de Segurança Pública 02 (duas) via-turas para o município de Cruz Alta, sendo 01 (uma) viatura Prisma, ano 2010, com recursos do Programa Estruturante, e 01 (uma) viatura S10, ano 2010, com recurso da Consulta Popular do ano de 2009, que foi aprovado pela comunidade através de votação.

E na data de 22 de novembro de 2010, no

Quartel da Brigada Militar de Cruz Alta, o Sr SELVINO FRANCO, Presi-dente do COMUDE (Conselho Muni-cipal de Desenvolvimento), e do Sr

JOSÉ CARLOS SEVERO CORRÊA, Secretário do COREDE (Conselho Regional de Desenvolvimento) do Alto Jacuí, fizeram a entrega das cha-

ves das referidas viatu-ras ao Comandante do 16º BPM, as quais serão empregadas no policia-mento ostensivo no mu-nicípio de Cruz Alta.

Além de Cruz Alta, os seguintes municípios que integram a área de ação do CRPO Alto Ja-cui, também foram con-templados com viaturas:

Novo Xingu, 01 (uma) viatura Vectra, ano 2010, com recurso da Consulta Popular do ano de 2009;

Palmeira das Missões: 01 (uma) viatura Vectra, ano 2010, com recurso da Consulta Popular do ano de 2009;

Pinhal: 01 (uma) via-tura Prisma, ano 2010, com recurso do Progra-ma Estruturante;

Page 6: 27denovembro oexpresso

Sábado e Domingo, 27 e 28 de novembro de 2010 6 Jornal O EXPRESSO

Gente em

Destaque

6 6 Sábado e Domingo, 27 e 28 de novembro de 2010

CAROLINE PEREIRA

PIRES, aluna do Tercei-

rão do Colégio Francisca-

no Santíssima Trindade,

participou da solenidade

de sua formatura ontem,

26 de novembro.Após, a formanda e os

pais WILMAR e MARA

e a mana CAMILA, re-

ceberam os convidados

para um coquetel no

Clube Arranca.

LOY NEWTON PILAU, Diretor da Rádio Cruz Alta, à frente do Gru-po Pilau de Comunicação, atua com responsabilidade e dedicação proporcionando aos ouvintes da cidade e região informações, boa música e entretenimento.

A Igreja Metodista de Cruz Alta, recebeu na segunda-feira (22) signi-ficativa homenagem do Legislativo Municipal, do Presidente Marino Marangon, pelos 110 anos de pre-gação Cristã em nossa cidade.

Na foto, um grupo de Metodis-tas que prestigiaram o evento na Câmara Municipal.

ELISABETH DORNELES foi reeleita Reitora da

Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) para o biê-

nio (2011/2013), recebendo os cumprimentos dos

colegas, alunos, amigos e familiares.

* GRACIELE DA COSTA SOARES, organizou com muito carinho o chá de fraldas, para o bebê que chegará brevemente e fará companhia ao maninho GIÁCOMO GAI SOARES FILHO.

** NILZA GAMBINI VIANA recebeu dia 24 de novembro, em sua residência fami-liares e amigas que lembraram da data e foram abraça-la pelo seu aniversário.

*** O Cantinho da Moda, de JANDIRA CERVI, com lindas novidades para o verão e sugestões de presentes para o Natal que vale a pena conferir.

~~ CURTAS ~~

““

Page 7: 27denovembro oexpresso

7Jornal O EXPRESSOSábado e Domingo, 27 e 28 de novembro de 2010

Qual a quantidade de necessária?

Não há uma fórmula para definir qual deveria ser a duração adequada de um bom sono noturno.

Acreditar que todas as pessoas necessitam da mesma quantidade de sono é tão absurdo quanto crer que cada uma deva ingerir a mesma quanti-dade de alimentos todos os dias. Podemos supor que sete horas e meia sejam uma média adequa-da. Sem dúvida, podemos afirmar que só uma ou duas pessoas em cem sintam-se bem com um sono de cinco horas somente uma pequena mino-ria precisa do dobro.

Cada indivíduo parece ter um apetite inato de sono, que provém de suas programação genética tan-to como a cor de seu cabelo, pele ou peso corporal.

Uma maneira simples de investigar sobre sua necessidade de sono é levantar todas as manhãs na mesma hora, não importando a hora em que foi deitar no dia anterior. Você está atordoado depois de cinco ou seis horas de sono? Talvez uma hora a mais lhe desse mais energia? Seria muito agregar duas horas? Se prestarmos atenção na linguagem de nosso corpo e respondermos essas perguntas re-lacionando as respostas às horas de sono, podere-mos determinar um hábito de sono adequado.

Outra alternativa válida é ter um diário de sono. Anote nele, durante uma semana, a que ho-ras vai deitar e que horas levanta; como se sen-tia ao deitar e quanto tempo levou para dormir. Depois, anote como se sentiu no dia seguinte. No final de cada semana, revise qual foi o dia em que se sentiu com maior energia e vitalidade. Contro-le quantas horas havia dormido no dia anterior e tome essa quantidade como o tempo máximo de horas que dedicará a dormir na próxima semana. Repita a metodologia e encontrará seu padrão.

Não existe uma fórmula para dormir menos e sentir-se bem depois. Mas pode ser uma questão de tempo.

A quantidade e qualidade de sono mudam

com sua idadeBEBê ADULTOS

VELhICEADOLESCENTE

Nos seis primeiros meses de vida, os bebês dormem até 18 horas por dia. Até os três meses, o sono quase sempre se inicia direto pela fase REM. O bebê tem em média oito horas de sono REM por noite. Na idade de dez anos, uma criança precisa de nove a dez horas de sono e não precisa mais do sono à tarde.

Na idade adulta, normalmente sete horas e meia fornecem um descanso adequado. Alcançamos a maturidade do sono perto dos 19 anos de idade. A necessidade diária da maioria dos indivíduos passa a ser de dormir oito horas. Porém, pesquisas mostram poucos os que conseguem cumpri-las. A média fica pouco acima de sete horas por dia.

Seis horas normalmente são su-ficientes. O passar dos anos não afeta somente a quantidade, mas também a qualidade do sono. Assim como da infância para a idade adulta o tempo de sono diminui em 50%, os períodos REM ficam menos profundos. Aos sessenta e cinco anos, a proporção de um sono profundo, para ambos os sexos, é a metade de quando se tem 25 anos. Uma pessoa saudável de setenta a setenta e cinco anos, com uma média de sete horas de sono, pode estar até 153 vezes próxima do Despertar Súbito, enquanto que em um mesmo período um jovem de vinte e cinco anos somente estará 10 vezes próximo ao Despertar Súbito.

A pré-adolescência é a época onde se goza do melhor descanso na vida de uma pessoa. Um pré-adolescente leva de cinco a dez minutos para dormir, dorme nove horas e meia e em 95% do tempo está imerso em um sono profundo e contínuo. Eles têm mais tendência à sonolência excessiva diurna. Dor-mir mais tarde e consequentemen-te atrasar o horário de acordar se deve a modificações dos ritmos biológicos, que recebem uma ajudi-nha das festas e do turbilhão hor-monal típico da puberdade.

SOnO

Page 8: 27denovembro oexpresso

Sábado e Domingo, 27 e 28 de novembro de 2010 8 Jornal O EXPRESSO

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

Calendário de Comunicação Social Cívico Militar

26/11/10 - Maj Alex Evandro Ciotta, EASA;26/11/10 - 3° Sgt José Cristovão Cavalheiros Lins, BCAD/328/11/10 - 2° Ten Kael Dos Santos Ferrugem, 29° GAC AP;29/11/10 - 2° Sgt Laércio Cadore, EASA;30/11/10 - 1° Sgt Ezequiel de Souza Bastos, EASA;30/11/10 - 2° Evandro Luis Sippert, 29° GAC AP;02/12/10 - Cap Simão Ouverney Eller, EASA.

Aos aniversariantes da semana, os cumprimentos do Co-mando da AD/3 e os votos de muitas felicidades, em nome de todos os militares da Guarnição de Cruz Alta.

24 Dia do Quadro Auxiliar de Oficiais (QAO)27 Intentona Comunista (1935). 28 Dia do Soldado Desconhecido da FEB -Dia Nacional

de Ação de Graças

Dia 24 de Novembro: Dia do Quadro Auxiliar de Oficiais

QAO - Uma carreira dedicada ao Exército

O Quadro Auxiliar de Oficiais (QAO) foi instituído no Exército Brasileiro pelo Decreto Presidencial nº 84.333, de 22 de dezembro de 1979, visando pro-porcionar às praças mais destacadas a possibilidade de ascensão ao oficialato. Seus integrantes submetem-se a uma rigorosa seleção, por meio da qual bus-ca-se valorizar os méritos pessoais e a experiência profissional.

O Quadro é heterogêneo, constitu-ído por oficiais oriundos de diversas qualificações militares, o que lhe con-fere riqueza de experiência no desem-penho funcional e a possibilidade de aplicação de conhecimentos adquiri-dos ao longo da carreira em múltiplas tarefas. O Oficial do QAO pode exercer as suas atividades em todas as Orga-nizações Militares da Força Terrestre, desempenhando funções nas áreas de Administração Geral, Saúde, Material Bélico, Música ou Topografia.

A serenidade profissional e emo-cional conquistada pela experiência, ao longo do tempo de serviço, aliada à diversidade de atividades desempe-nhadas, garantem, ao Oficial QAO, o cumprimento pleno e eficiente de suas atribuições. Há, também, o aconselha-mento tempestivo e versado aos mili-

tares mais modernos, constituindo-se, frequentemente, em paradigma de con-duta militar.

A acepção dessa data excede o cunho apenas comemorativo e vem dar ensejo à uma reflexão profunda sobre a relevância da atuação deste profissional, configurando um reco-nhecimento à dedicação, à lealdade, ao espírito de sacrifício e ao trabalho profícuo, oferecidos, ainda, na condi-ção de graduados.

O Patrono do Quadro Auxiliar de Oficiais é o Tenente Antônio João Ri-beiro. Nascido na Vila de Poconé, Província de Mato Grosso, em 24 de novembro de 1823, ingressou volunta-riamente nas fileiras da Força como sol-dado em 1841. Em 1860, ascendeu ao oficialato e foi designado Comandante da Colônia Militar de Dourados. Essa Organização Militar tinha a missão de vigiar a imensa fronteira brasileira em território mato-grossense.

Em 28 de dezembro de 1864, duran-te a Guerra da Tríplice Aliança, chegou à Colônia de Dourados a informação de que uma força inimiga se aproximava para atacá-la. O Tenente Antônio João, ao tomar conhecimento da aproxima-ção de uma força inimiga, de aproxima-damente 300 homens, determinou, que os poucos habitantes se retirassem para

lugar mais seguro, per-manecendo na Colônia um pequeno efetivo para resistir à invasão. Mesmo sabendo que o inimigo levava vantagem em ho-mens e material, que a re-sistência era impossível e que não havia tempo para solicitar reforço, Antônio João preparou-se para o combate sem hesitar. Informou aos superio-res sobre a situação, por meio de bilhete escrito a lápis, o qual continha a frase que se tornaria imortal – “Sei que morro, mas o meu sangue e o de

meus companhei-ros servirá de pro-testo solene contra a invasão do solo de minha Pátria”. Intimado a render-se, o bravo oficial optou por comba-ter e entregou a própria vida em defesa do Brasil..

O Comando da AD/3 para-beniza a todos os Oficiais do Quadro Auxiliar de Oficiais, bem como a todos que já estão na Reser-va Remunerada..

Page 9: 27denovembro oexpresso

9Jornal O EXPRESSOSábado e Domingo, 27 e 28 de novembro de 2010

HoróscopoLUA: Ming. 28/11 a 04/12

• Cultura • Arte • Atualidades • Dicas

• Moda • CuriosidadesZuleika EdlerFrase: “Faça-se silêncio nesta hora, minha mãe morreu.”. Áries 21/03 a 20/04

Touro 21/04 a 20/05

Gêmeos 21/05 a 20/06

Câncer 21/06 a 21/07

Leão 22/07 a 22/08

Virgem 23/08 a 22/09

Libra 23/09 a 22/10

Escorpião 23/10 a 21/11

Sagitário 22/11 a 21/12

Capricórnio 22/12 a 20/01

Aquário 21/01 a 19/02

Peixes 20/02 a 20/03

Um dia que favorece aprendizados e troca de experiências. Mente absorvendo novos conhecimentos.

Excelente dia para perceber seus recursos mentais, psicológicos, emocionais e finan-ceiros, taurino. Utilize o que sabe com inte-ligência. Valiosa troca de experiências.

A Lua está em seu signo e Mercú-rio, Marte e Sol em Sagitário, favo-recendo aprendizados e contatos.

Dia interessante para perceber os co-nhecimentos que compoem a base de seu trabalho e evolução. Conhecimen-tos envolvem não somente teorias.

Momento de cultivar a empatia, o afeto incondicional, mas também de superar carências e dependências.

Experiências compartilhadas com amigos e grupos estão estimuladas hoje. Diferentes idéias e pessoas, leonino.

A dualidade e a complexidade de certas situações requer que você este-ja aberto a idéias distintas das suas.

Quanto mais se sabe, mais se perce-be o quanto falta saber. Este é o apren-dizado atual, nativo de Escorpião.

Momento muito importante, véspe-ra de seu planeta regente retomar o mo-vimento direto, nativo de Sagitário.

Ênfase em conhecimentos e conta-tos que ajudam a aprimorar sua atuação profissional, nativo de Capricórnio.

Condições de estabelecer um di-álogo enriquecedor, estando atento ao que os outros tem a lhe dizer.

O foco está no incremento dos conhecimentos e contatos que possibilitem a você se desenvolver profissionalmente. Esteja recepti-vo a novas experiências.

Curiosidade

~~ Beleza ~~

Dica Saúde

Os cegos sonham?

Se até um colega aqui da Galileu, que é flamenguista, sonha com o título, por que não os cegos? A pergunta vem de uma confusão: costumamos ter sonhos mais

marcados por imagens, mas a ausência delas não significa o de-saparecimento das histórias que criamos durante o sono. Em li-nhas gerais, funciona assim: o inconsciente recupera referências recentes (imagens, toques, vozes, sabores ou cheiros) e dá outro sentido a elas quando você dorme. Quem nasceu sem ver nada, não tem nenhuma imagem para ser recuperada, daí audição, tato e olfato aparecem mais fortes nas histórias. Se a pessoa ficou cega depois, a tendência é que, com o tempo, forme menos ima-gens ao dormir. E mesmo quem não tem problema de visão pode sonhar apenas com vozes ou cheiro (é raro, mas acontece).

Revista Galileu

.:: Mãe ::.Naquele dia mãe, que o fiode tua vida na Terra foi cortado

morreu tudo, e um calafriotranspassou meu peito amargurado.

Vejo-te em rendas no caixão deitada.

Sinto que já nos separa uma saudade,

Fico indefesa, já não sei mais nada,

uma dor impiedosa o meu peito invade.

Mas a tua fé que te alimentoue te fez firme no vendaval mais

forteaos poucos te preparou

para os trâmites da morte.Saiste rezando desta vidaa fim de unir-te a Deus tão

poderoso,onde por curto encontrará

guarida,

o teu coração nobre e bondoso.Choramos essa ausência tristeSabíamos que não mais podias

ficar aqui, por isso partistedeixando-nos nessa agonia.

Como deixar-te ir, se não vou agora

Como ir, se sabes a falta que vais fazer

Queria ir contigo nesta horaSinto-me sem forças neste

entardecer.A morte é certa, a todos se

apresentade forma brusca, às vezes, ou-

tras lentamaltratado ao nos deixar cho-

rando.Segue em Paz, oh mãe, que eu

ficarei rezando.

Zuleika

Uma vez por semana, aplique um esfoliante.

Ele ajuda a manter os pés macios e sem rachadu-ras. Use calçados con-fortáveis e, se neces-sário, palmilhas de silicone. Se surgirem bolhas, rachaduras, coceiras ou alguma se-creção, procure um dermatologista.

• Para melhorar a insuficiência hepática: coloque no seu cardápio cenoura, chicória e alecrim.

• Cuidado com os tapetes: eles são reservatórios permanen-tes de ácaros e, por isso, devem ser lavados com frequência;

Page 10: 27denovembro oexpresso

Sábado e Domingo, 27 e 28 de novembro de 2010 10 Jornal O EXPRESSO

OAB/RS 73.010

CLAREAMENTO DENTAL

Um sorriso bo-nito ajuda no relacio-

namento social, confe-re uma aparência mais jovem e ajuda na esté-tica geral do individuo. O clareamento dental esta entre as principais iniciativas que podem conferir uma melho-ra na estética e o bem estar das pessoas. Um sorriso mais branco trás consigo a impressão de limpeza, juventude e beleza. Mas o que é o clareamento dental?

O clareamento den-tal é o procedimento que visa restabelecer a cor dos dentes, almejan-do um resultado o mais próximo possível da cor original. Existem mui-tos motivos para a alte-ração da cor do esmalte dos dentes. O consumo excessivo de café, vi-nho tinto, refrigerante de tipo cola, e chocolate podem causar esse escu-recimento. Tabaco, anti-bióticos, fluorose e trata-mento de canal também tem efeitos adverso sobre a coloração natural dos dentes. Traumatismos e condições genéticas também podem causar o escurecimento dos den-

tes. A idade é um fator que também contribui para essa alteração.

Atualmente, esse es-curecimento pode ser combatido com diversas técnicas de clareamento dental. O branqueamen-to pode ser consegui-do através da aplicação metódica de produtos ou a utilização de laser. Manchas causadas por alimentos, placa bacte-riana ou cigarros podem ser retiradas ou diminu-

ídas através de jato de bicarbonato de sódio, feito em consultório.

Dentes amarelados, com alteração de cor por tratamento de canal ou machas leves causadas por antibióticos podem ter sua cor restaurada através do clareamento com peróxido de hidro-gênio e a aplicação ou

não de laser. Em casos graves em que não se conseguem resultado com os métodos conhe-cidos, podem ser feitas restaurações especiais que recubram os dentes com materiais com a cor adequada.

O clareamento a laser utiliza um laser de argô-nio, peróxido de hidro-gênio é aplicado

Sobre os dentes e o laser logo em seguida. O efeito do laser é promo-ver uma liberação das moléculas de oxigênio do peróxido. O clareamento assim ocorre de forma mais rápida – um clare-amento a laser leva em media uma única sessão de uma hora e meia. Um tratamento convencional em consultório pode le-var até 3 semanas. Não é necessário o uso de mol-deiras e o laser é seguro para esse emprego, pois não gera calor.

De modo geral, man-chas amareladas e amar-ronzadas são clareadas mais facilmente do que manchas azuladas ou acizentadas. Restaura-ções e próteses não po-dem ser clareadas por laser, já que ele só age sobre o esmalte natural dos dentes.

Os preços variam muito conforme a téc-nica indicada, a experi-ência do dentista e sua especialização e, é claro, do grau de comprometi-mento da cor dos dentes do paciente.

O clareamento dental é o tipo de tratamento cujo resultado é fácil de avaliar em quem já fez – para sorrir e esperar um sorriso de volta.

DR. DIOVANO AUGUSTO TREVIZANI

Clínico Geral - CRO-16212

Page 11: 27denovembro oexpresso

11Jornal O EXPRESSOSábado e Domingo, 27 e 28 de novembro de 2010

Vende-se. Casa c/ 115m², cen-tral, próxima a Supermercado, Farmácia e Hospital. Com 8 peças grandes: 3q, cozinha e banheiro c/ cerâmica até o teto, possui vigas p/ construção de 2º piso. Paredes internas e exter-nas e tijolos de vidro. Pátio c/ lajotas, murado e gradeado, va-lor R$ 150mil. No mesmo pátio casa de alvenaria com 2 peças e banheiro, mais 2 canils. Nego-cia-se parte em dinheiro e saldo parcela-se ou aceita-se imóvel de menor valor em outro esta-do. Tratar fone: 9945-5589.

Vende-se casa de alvenaria com 40m², averbada com docu-mentos em dia. Rua: Marechal Floriano,nº247. Terreno 11x26. Valor de R$ 20.000,00, direto com o proprietário. Fone: 9135.1758.

VENDE-SE UMA CASA MISTA NA RUA CORONÉL MELLO. INTERESSADOS TRA-TAR PELO FONE 3324 3663.

VENDE-SE UMA CASA DE ALVENARIA, quatro QUARTOS, COM GARA-GEM E AREA DE SERVIÇO. VILA BRENNER EM CRUZ ALTA. SE ACEITA PROPOS-TA. INTERESSADOS,LIGAR PARA 91751224.

Vende-se 2 hectares de terra, próximo a cruz alta, divisa com os Casarim. interessados,ligar para 91274350.

Vende-se uma propriedade em boa vista do cadeado, em frente ao colégio municipal bvc. casa para comércio e moradia.2 ter-

renos.interessados ligar para 91267700.

VENDE-SE 13 HECTA-RES COM BENFEITORIAS, PRÓXIMO A BR 158 SAIDA PARA SANTA MARIA. IN-TERESSADOS LIGAR PARA 91192978.

VENDE-SE UMA CHÁCA-RA EM ARROIO BONITO, INTERIOR DE AUGUSTO PESTANA. Quatro HECTAR E MEIO, COM dois GALPOES E DEMAIS BENFEITORIAS. ACEITA-SE PROPOSTA.IN-TERESSADOS LIGAR PARA 91755671 OU 91791763.

VENDE-SE. Uma casa na Av. Presidente Vargas, 2041. Tratar com Moa: 3322-1268 / 8426-0325 / 9117-2981.

COMPRA-SE DE 2 A 10 HECTARES DE TERRA NO RINCÃO SANTA CATARI-NA. INTERESSADOS LIGAR PARA O FONE 91710690.

Vende-se. Terreno na Rua Ma-rechal Floriano Peixoto, ótima localização, próprio para finan-ciamento da Caixa Federal, me-dindo 13,20m x 18m. Valor R$ 16.000,00 – Direto com o pro-prietário. Tratar: 9135-1758.

Vende-se. Casa mista localizada na Rua Ricardo Fanfa, 186 – B. São José (nas proximidades do Cam-pus). Aceita-se carro de menor va-lor no negócio. Tratar: 9123-9572.

VENDO. Ótima residência, c/ suíte + 2 dormitórios, garagem p/ 2 veículos, quiosque, cozinha campeira e piscina, no B. Con-ceição/Bonini, R$95mil – Óti-

IMÓVEIS:

CLA$$IFICADOS Ligue: 3303-5995

ma residência, nova, c/ 3q, no B. Brum I, R$ 75mil e Ótimas residências, novas c/ 2q, no B. Brum I, R$ 55 mil. Construí-mos residências com excelen-te acabamento, de R$ 60 à R$ 90mil, em mini condomínio na Vila Brenner, Av. Venâncio Ai-res, 2538. Contatos com Heitor: 9107-3129.

Vendo.Casa de alvenaria na rua Domingos Veríssimo. Tra-tar com Paulo (9916.0725).

VENDE-SE TERRENO ME-DINDO 12X30, PRÓXIMO A ESCOLA TURIBIO VERÍS-SIMO. TRATAR COM SER-RA NA BORRACHARIA DO POSTO DOS MOTORISTA.FONE 91215726.

Gol 1.0, vermelho, c/ ar quen-te, ano 1996. Tratar: 9177-1071.

Corsa Wind ano 97. Tratar pelo fone: 9113-1161.

BARBADA – VENDE-SE UMA PAMPA INTEIRA DE PNEU E MOTOR, DOCU-MENTAÇÃO EM DIA. PRE-ÇO A COMBINAR.INTE-RESSADOS LIGAR PARA 91825033.NA LOCALIDADE DO BEIRA RIO BOA VISTA DO CADEADO.

Pop 100, ano 2010, finan-ciada, 8 parcelas pagas. Tratar fone: 9112-8162 ou 9618-5112.

VENDE-SE UMA CA-MIONET 78, F 4000, CAR-ROCERIA BOIADEI-RO EM BOM ESTADO, DOCUMENTAÇÃO EM DIA. PREÇO A COMBINAR.INTERESSADOS,LIGAR 91480704.

BARBADA – CORCEL II, ANO 79 – DOCUMENTA-ÇÃO EM DIA. INTERESSA-DOS LIGAR PARA 91670811 COM GILBERTO.

VENDE-SE UMA MOTO XLR, 99 – INTERESSADOS LIGAR PARA 91440410.

Gol 1.0, 16v, turbo, 2000/2001, preto, 4p, com-pleto, c/ alarme, interface e rodas 15”, carro lindo, muito conservado, valor R$ 17.900,00. Tratar fone : 3324-1384 ou 9169-3467.

Fox 2007/2007, 4p, cor grafite, c/ vidros e travas elétricas nas 4p, interface, ar quente, limpador e desembaçador traseiro, sensor de estacionamento, 25.000km, único dono. Carro em ótimo es-tado de conservação. Interessa-dos ligar para 3324-4108.

VENDE-SE UM FUS-CA ANO 86, COR BEGE, BOM DE PNEU, MO-TOR REVISADO E DO-CUMENTAÇÃO EM DIA. INTERESSADOS,TRATAR PELO FONE 91632823 EM CRUZ ALTA.

VENDE-SE UMA MOTO ML ANO 84 COR VERME-

LHA, DOCUMENTAÇÃO EM DIA. PREÇO A COMBI-NAR.TRATAR PELO FONE 91467900.

VENDE-SE – Peugeot ano 2001, c/ travas e vidros elétricos, ar con-dicionado, em ótimo estado, R$ 18.000,00 e Ford Ka ano 2004, c/ limpador e desembaçador traseiro, branco, entrada de R$ 10.000,00 + 26 parcelas de R$ 366,00. Tratar: 9118-4437 / 9165-2017.

Santana GL, ano 2001. Fone: 3324-3055/9993-6477 (Rosa).

Escort Europeu ano 1994, a álcool, em bom estado, valor R$ 8.000,00. Tratar pelo fone: 3324-4650.

Escort L, ano 1989. Com Da-niel (9143.0928).

Pick-up Montana, ano 2004. Tratar: 9964.5156(Evandro).

Corsa Super 1.0 MPFI, ano/modelo 1999, cor prata, c/ 84.000km, 2º dono, c/ ar-quen-te, película, alarme, trava elé-trica, som CD Pioneer e IPVA pago. Valor R$ 14.500,00 c/ o proprietário, fone: 9612-3411 ou financia-se e troca-se com a revenda, fone: 3322-1134.

Um gol 1.6, ano 2000. Tratar: 8419.2607 / 8428.3834 (Elenir).

Gol 1.0, ano 2006,flex, com-pleto, valor R$ 23.800,00. Tratar fone: 9176-6914.

Fusca ano 75, em bom estado, azul, valor R$ 2.800,00. Aceita-se troca por material de constru-ção. Tratar fone: 9141-1127.

Corsa ano 96, 4 bicos. Carlos (9991.7239).

Renault Twingo 94, super economico, carro em ótimo estado. Tratar: 8409.0423 ou 9171.4855.

VENDE-SE GOL 1.6,2OO6, PAUER, TOTAL FLEX, COM-PLETO, COR BRANCA E UM SCORT 96 BORDO, 2º ANO ORIGINAL COM APE-NAS 28 MIL KL. RODA-DOS. INTERESSADOS,LIGAR PARA 91633274,OU 3326 4240.

Gol quadrado, ano 94, cor ver-melho, valor R$ 9.000,00. Tratar pelos fones: 3322-7863 e 9148-3833 ou na Rua Dr. Couto, 308.

Procuro uma casa para morar (cuidar), que pague somente as despesas de água e luz. Nome Nair Ferreira, procurar na Rua Bras Caino, 49.

Precisando roçar seu terre-no com roçadeira, chame Luis pelo fone: 9159.4200.

Vende-se uma geladeira fost-free, marca Bosch, estado de nova. Fone: 9115-6018 (Milton)

Bicicleta de alumínio, com amortecedores na frente, pneus novos, cambio e caixa nova, banco com mola. Em ótimo estado. Valor R$ 120,00. Tratar com Samuel (8144-6600).

Uma cama box (R$ 300,00), balcão pia (R$200,00), uma ge-ladeira (R$ 150,00). Fone: 9188-0515 / 9655-7127 (Celso).

VENDEM-SE DOIS FOGO-ES A GÁS DE SEIS BOCAS. ÓTIMO ESTADO. INTE-RESSADOS LIGAR PARA 91588208.SEDE,BOA VISTA DO CADEADO.

VENDE-SE UMA ÉGUA IN-GLESA PURA. ANIMAL DE RODEIO.TOSTADA E COM AS 4 PATAS BRANCAS.INTERESSADAS,FALAR COM OLI PELO TELEFONE 91082938.

VENDE-SE UMA JUNTA DE BOIS MANSO, MESTI-ÇO ZEBÚ, VACAS E BOIS GORDOS E BOIS DE SOBRE ANO. INTERESSADOS LI-GAR PARA 96127912 FALAR COM JORGE EM BOA VISTA DO CADEADO.

COMPRA-SE UMA GOB-BI, OU UMA GRADE NI-VELADORA. INTERESSA-DOS EM VENDER,LIGAR PARA 91677780.

VENDE-SE 10 NOVILHOS E CINCO VACAS DE IN-VERNAR. INTERESSA-DOS TRATAR PELO FONE 91251740 NA LOCALIDADE DE FORMIGUEIRO BOA VISTA DO CADEADO.

VENDE-SE UMA ÉGUA. INTERESSADOS LIGAR PARA 91251740 NO RINCÃO DOS MACHADOS.

VENDE-SE UM KIT DE IRRIGAÇÃO COMPLETO. CAPACIDADE DA BOMBA 40 MIL LITROS HORA.15 BARRAS COM CANO DE 6 METROS E COM 10 BICOS EXPRESSOR.SERVE PARA IRRIGAÇÃO DIVERSAS.PODE SER TOCADA COM MOTOR ELÉTRICO OU TRATOR.INTERESSADOS FALAR COM VALMIR XA-VIÉR NO FAXINAL OU LI-GAR 91487411.

Plantadeira cinco linha, plan-tio direto. Tratar: 9164.4399 (Waldemar).

VENDE-SE UMA PLANTA-DEIRA E UMA GOB, INTE-RESSADOS, LIGAR PARA 91762311 OU 96565354.

BARBADA – VENDE-SE

UM TRATOR MASSEY, PERK 95, POR APENAS NOVE MIL REAIS. INTE-RESSADOS LIGAR PARA 91825096 NO BEIRA RIO EM BOA VISTA DO CADE-ADO.RECEBE GADO MAN-SO NO NEGÓCIO.

VENDE-SE UM TRATOR DOIT 55 – ÓTIMO ESTADO, PREÇO A COMBINAR. TRA-TAR PELO FONE 91630487 COM GERALDO FAGUNDES NA PONTE QUEIMADA.

VENDE-SE UMA COLHEI-TADEIRA NEW HOLLAND, MODELO 5050, ANO 85. IN-TERESSADOS FAZER CON-TATO PELO FONE 9617 5773 COM EVANDRO.

Caixa dutada, com um alto-fa-lante de 12’, marca Street Spyder. Ótimo estado. F.: 9655-7009.

Cortador de grama de fio, 800watts; Máquina de cortar gra-ma de rodinha; Máquina de fazer Krep’s Suiço; Freezer vertical 260 l, seis gavetas. Tratar:3303-5354/9159-4200 (Luiz).

Uma geladeira, com alto service. Tratar no fone: 3303-0605 (Leni).

VENDE-SE. Uma gaiola para hammester, uma estante rack, uma mesa p/ escritório com cadeira, um vídeo-cassete, um título patrimonial do Clube In-ternacional. Fone: 3322-2378 / 8413-3506, após às 18 horas.

Um cercado para bebê em es-tado de novo, com 3 meses de uso, na caixa, valor R$ 180,00. Tratar: 9624-9544.

Uma Pizzaria, em ótima locali-zação, clientela formada há mais de 4 anos, em 2 ambientes, com a melhor tele-entrega da cidade. Aceita-se carro no negócio. Fones: 3303-6935 ou 9157-4600.

Um freezer Prosdócimo de 01 tampa. Um uno ano 97, em bom es-tado. Fone: 9120-2309 (Rogerio).

Fogão a gás, 6 bocas. Fone: 3322-3597 (Edite).

Geladeira Consul 280litros. Pia cuba inox, nova. Fone: 3303-0605 (Sonia).

Vendo jogo de sofá ( 2 lu-gares + 3 lugares), 1 cama de mas-sagem e uma lareira. Tratar: 9142-8066 / 8127-4939.

Gratuito

AUTOMÓVEIS:

DIVERSOS:

Page 12: 27denovembro oexpresso

Sábado e Domingo, 27 e 28 de novembro de 2010 12 Jornal O EXPRESSO 12 Jornal O EXPRESSO 12 12 12 |ÚLTIMASÁBADO e DOMINGO

27 e 28 DE NOVEMBRO DE 2010 Sol com algumas nuvens. Não chove.Sol com algumas nuvens. Não chove. Nublado com chuva de manhã.

HOJE:Min.: 17ºCMáx.: 34ºC

DOMINGO:Min.: 19ºCMáx.: 32ºC

SEGUNDA:Min.: 18ºCMáx.: 26ºC

ganhe cupons

PDT gaúcho no governo Tarso Genro

O governador eleito Tar-so Genro confirmou na noite de quinta-feira (22)

os nomes de Afonso Motta e Kalil Seh-be, do PDT, no Gabinete dos Prefeitos e na Secretaria dos Esportes, respec-tivamente. O partido terá também o deputado estadual Ciro Simoni como responsável pela pasta da Saúde, con-forme foi anunciado na quarta(21).

O Jornal O Expresso entrevistou o Presidente do PDT de Cruz Alta, Tar-ciso Machado, questionando sobre no que irá refletir para Cruz Alta e região assim que assumir as secreta-rias. “Após a confirmação da composi-ção do governo Estadual onde o PDT participará, haverão reflexos tanto

na esfera estadual, quanto local. Aqui em Cruz Alta o Partido está bem orga-nizado e articulado com a executiva do RS, então, não haverá dificuldades na ocupação do espaço ao qual foi defini-do ao PDT. O diretório que escolherá os nomes mais preparados para ocupar as pastas locais.”, diz Tarciso.

A participação do PDT será de refor-çar a atenção do Estado para Cruz Alta. “Hoje o partido está completo e na cida-de está forte, pois temos a Presidência da Câmara Municipal. O partido está tranquilo, muito bem estruturado com maior número de filiados, certamente ocupará o espaço que merece”.

ELEIçõES MUNICIPAIS

Perguntado sobre as eleições muni-cipais, o Presidente diz que o Partido está aberto a qualquer aliança que vier a defender os princípios do PDT. “As defi-nições serão tomadas democraticamen-te com as demais lideranças do partido, sendo acolhida a melhor decisão, sem descartar nenhuma possibilidade. Com a composição junto ao Governo do RS há uma grande especulação aqui em Cruz Alta de uma possível composição com o PT local, mas no momento ainda é muito prematuro dizer que há essa co-ligação. Estamos aberto para uma alian-ça que venha de encontro aos cruz-al-tenses, principalmente daqueles menos favorecidos”, finaliza Tarciso.