02dejulho oexpresso

12
OEXPRESSO [email protected] www.slideshare.net/jornaloexpresso Sábado e domingo, 02 e 03 de julho de 2011 | Ano 15 | nº 721 R$ 1,50 Cruz Alta terá lombadas eletrônicas e pardal | ÚLTIMA | ÚLTIMA | PÁG. 03 | PÁG. 11 Contemplados do Programa Minha Casa Minha Vida PDT realiza reunião em Cruz Alta VESTIBULAR DE INVERNO Prova acontece neste sábado O concurso será neste sábado, dia 02 de ju- lho, apenas com prova de redação, prevista para iniciar às 14h e terminar às 17h, no Campus Uni- versitário. São oferecidos os cursos de Administra- ção (40 vagas), Direito (40 vagas), Medicina Vete- rinária (40 vagas) e Tecnólogo em Gestão Pública (30 vagas). Além dos candidatos pelo processo de Vestibular, também realizam provas neste sábado, os cadidatos do convêncio da Unicruz com a Si- credi Planalto Médio, o Sicredi UPA. Confira horários de ônibus para o Campus Nesta edição encarte Relem- brando as Coxilhas Nativista | PÁGs. 06 e 07

Upload: jornal-o-expresso

Post on 30-Jun-2015

604 views

Category:

Technology


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: 02dejulho oexpresso

[email protected]/jornaloexpresso

Sábado e domingo, 02 e 03 de julho de 2011 | Ano 15 | nº 721 R$ 1,50

Cruz Alta terá lombadas eletrônicas e pardal

| ÚLTIMA

| ÚLTIMA

| PÁG. 03 | PÁG. 11

Contemplados do Programa Minha Casa Minha Vida

PDT realizareunião em

Cruz Alta

VESTIBULAR DE INVERNOProva acontece neste sábado

O concurso será neste sábado, dia 02 de ju-lho, apenas com prova de redação, prevista para iniciar às 14h e terminar às 17h, no Campus Uni-versitário. São oferecidos os cursos de Administra-ção (40 vagas), Direito (40 vagas), Medicina Vete-rinária (40 vagas) e Tecnólogo em Gestão Pública (30 vagas). Além dos candidatos pelo processo de Vestibular, também realizam provas neste sábado, os cadidatos do convêncio da Unicruz com a Si-credi Planalto Médio, o Sicredi UPA.

Confira horários de ônibus para o Campus

Nesta ediçãoencarte

Relem-brando

as Coxilhas Nativista| PÁGs. 06 e 07

Page 2: 02dejulho oexpresso

Sábado e domingo, 02 e 03 de julho de 2011 2 Jornal O EXPRESSO

(55) 3303-5995(

Vinculado a:O EXPRESSOABS PUBLICIDADE E REPRESENTAÇÕES LTDA

Administração, Assinaturas, Publicidade e Redação:Rua João Manoel, 810 - CEP: 98005-170 - Centro - Cruz Alta-RS

E-mails: [email protected] / [email protected]

CNPJ: 92.930.171/0001-38

Responsável Técnico:Dr. Assis Brasil Soares FilhoRegistro Profissional: nº 0064/99Diagramação e Artes:Odilar ZillmannEditora Chefe:Sônia GaiCirculação:Todos os sábadosImpressão:Cia de Arte - Ijuí

Os artigos assinados são de inteira responsabilida-de de seus autores, não representando necessa-riamente a opinião deste jornal.

OPINIÃOProfº Claudino Albertoni

AGIR SÓ POR AMOR

Data Idade

Cartório de Registro CivilÓBITOS

CARLOS ROMÁRIO AMARAL

DOS SANTOS

DARLA APARECIDA NUNES DE CASTRO

TEREZA BACCI LAMB

JURACY FRANTZ

ADÃO BITENCOURTE MACHADO

ELISÂNGELA DOS SANTOS MACHADO

TERESINHA PEREIRA MACEDO

OLMIRO PIMENTEL

SONILDA HOCH

TERESINHA LAUREANO

DE BRUM FERREIRA

ROSALINA RODRIGUES DOS SANTOS

JOÃO WILGES DE MEDEIROS

NELSON MASTELLA

LEOPOLDINA GONÇALVES DE OLIVEIRA

MERCHIDES FIUZA

24/06/11

26/06/11

26/06/11

26/06/11

26/06/11

26/06/11

27/06/11

27/06/11

27/06/11

28/06/11

28/06/11

28/06/11

29/06/11

30/06/11

01/06/11

21

50

63

78

69

35

71

88

79

72

83

91

54

76

86

Cruz Alta, 01 de julho de 2011.

EDITAL DE CASAMENTO nº 28/2011

Quem souber algum impedimento acuse-o na forma da lei.Cruz Alta, 01 de julho de 2011

Rui Fontana - Oficial

• JOÃO NUNES BECK JUNIOR e FERNANDA DE OLIVEIRA ESTIGARRÍBA

• GUILHERME RIBEIRO FALKEMBERG e ANDREIA JULIANA DE OLIVEIRA MARQUES

CARTORIO DO REGISTRO CIVIL

O mundo atravessa um tempo com gran-de carência de amor. É carente de amor como gratuidade e não como recompen-

sa. As reações de ódio e vingança, de indiferença e despre-zo, são características da ausência de amor.

É verdade que as atitudes humanas revelam o que está no coração. Nas andanças neste pequeno mundo, en-contramos pessoas que amam incondicionalmente. A mãe que resiste a todo o tipo de humilhação e continua prote-gendo o filho embora ele a martirize por causa da droga, nada recebe em troca. Quantos exemplos estão aí pelos caminhos. O amor da mãe está muito além do material. É da essência da extensão do amor de Deus. Age só por amor. Quando é só amor não depende de interrogações, de julgamentos sobre o comportamento certo ou errado, desta ou daquela opção ou adesão. É amor que irriga a serenidade, que vivencia a paz.

A estupidez humana não raro escraviza e cerceia a possibilidade de manifestação da gratuidade do amor, es-sência da vida. Quem ama supera todas as dificuldades pes-soais e sociais porque o amor cria espaços para que o outro possa se realizar como pessoa. O outro é o nosso pai, a nos-sa mãe, a nossa esposa, o nosso esposo, nossos filhos; são os nossos amigos, os nossos colegas de trabalho, os nossos irmãos na comunidade, os nossos vizinhos. Só o amor sem pretensões, sem cobrança, sem recompensa pode abrir ca-minhos para um relacionamento fraternal.

Há pessoas que viveram nos tempos modernos que tiveram um imenso e forte agir só por amor. As pessoas que estão caminhando por mais tempo no planeta tive-ram oportunidade de conhecê-las e ouvi-las. Vou recordar três delas que fizeram uma história de amor impressio-nante e incontestável. Dedicaram sua vida integralmente ao amor verdadeiro sem jamais ter cobrado da sociedade um reconhecimento.

João Paulo II teve como objetivo de vida servir a humanidade, acolher, abraçar, afagar o mundo todo com seu sentimento de amor e com a alegria refletindo seu olhar penetrante.

Madre Teresa de Calcutá suplantou todas as dificul-dades, problemas imensos, uma sociedade desumana, amando os desvalidos, os doentes, os abandonados, sem jamais ter perguntado como tinham chegado a tamanha pobreza. Todos precisavam de seu amor.

Irmã Dulce da Bahia, que foi capaz de mobilizar mui-tos de boa vontade a colocar-se a serviço de tantas crian-ças, jovens, adultos, idosos, doentes, e marginalizados da sociedade. O seu imenso amor, ninguém duvida, foi a gra-ça de Deus agindo por ela.

Se você tem dúvida sobre a grandeza da caridade, do amor que gera a vida, olhe para o lugar onde você vive e descubra quantas pessoas estão agindo por amor ao próxi-mo, sem pedir recompensa ou reconhecimento. Algumas instituições são vítimas de cabeças tacanhas e invejosas, tentando tumultuar a caridade que nasce de corações que agem por amor sem pedir nada em troca. Não se iluda. O bem, o amor desconcerta os maus.

O amor verdadeiro não está nas manchetes. Ele age no silêncio e nos ambientes discretos, despertando o sen-timento de alegria e o sorriso da graça que enche os seus corações. É tempo de abrir janelas e portas de nosso co-ração para que a brisa do amor o inunde e transmita a alegria da paz através do olhar sereno do ser humano que encontrou o seu lugar.

Brechó da Liga

Aniversário

Unidos do Beco

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Cruz Alta realizou ontem, 1º de julho, em sua sede o tradicio-nal ‘Brechó da Liga’.

Tendo como objetivo angariar fundos para manter o atendimento aos mais de 300 pacientes atendidos pela Liga, revertendo a arrecadação na compra de medica-mentos, leite, e custeio de viagem para tratamento dos mesmos em outras cidades.

Uma festa surpresa no Restaurante Anonymus Pub, foi comemorado na quinta-feira (30), à noite, o aniversá-rio de Valdir Albrecht “Xirú”.

Xirú recebeu os cumprimentos de amigos e o cari-nho de seus familiares.

A Escola de Samba Unidos do Beco realizou na noite de sexta-feira, 1º de julho, no Cine Rio (sede da Escola), a posse da nova diretoria, sendo eleito presiden-te Sr. Manoel, um dos fundadores da Escola.

Para este sábado, à noite, a Escola realiza uma sa-borosa feijoada, convidando a todos membros e simpa-tizantes para participarem. Os cartões podem ser adqui-ridos com a diretoria.

Page 3: 02dejulho oexpresso

3Jornal O EXPRESSOSábado e domingo, 02 e 03 de julho de 2011

Alfredo Roeber - [email protected]

www.unimedplanaltocentralrs.com.br/cruz-alta

Nossa Velha Nova Cruz Alta

Fundada em 1910 pelo italiano Giacomo Aita. Foi uma das mais fortes empresas comerciais de Cruz Alta. Basicamen-

te trabalhava com secos e molhados, comercializava cereais,bebidas, conservas e graxa deporco refinada.

Lojas Comerciais antigas

Cresceu tanto, que em pouco tempo seus grandes clien-tes eram de Pelotas e Bagé, passando a exportar para o Uruguai e Argentina.

Associou-se posteriormente com a firma Faccin e Cia de Cruz Alta e abriram filial em Panambi (Aita &Zavagna). A firma localizava-se em prédio próprio de dois pisos construído em1922, e outro ao lado (depósito), ambos na Rua Pinheiro Machado esquina Domingos Verissimo.

Contemplados do Programa Minha Casa Minha Vida

A Administração Mu n i c i p a l , através da Se-

cretaria Municipal de Ha-bitação de Interesse Social, juntamente com a Caixa Econômica Federal (CEF), realizou na manhã de sexta-feira (1), uma reunião com os contemplados do pro-grama Minha Casa Minha Vida da Vila dos Funcio-nários. O encontro iniciou às 9h, na Casa de Cultura Justino Martins.

Segundo o secretário de Habitação, Pedro Luiz Haag, todos os pré-selecio-nados em setembro de 2010 que estavam aptos com a do-cumentação foram avisados do encontro. “Pretendemos entregar as primeiras 78 re-sidências até o dia 20 de ju-lho”, afirma o secretário.

Na ocasião, foi reali-zado o sorteio estabelecendo as respectivas 78 residências dos moradores. O primeiro sorteio foi destinado aos ido-sos, tendo estes, prioridade

na localização das moradias, ficando todos na quadra mais próxima a parada de ônibus. No segundo momento, as famílias que possuíam filhos com até cinco anos de idade puderam escolher a residên-cia na quadra próxima à escola infantil. A última etapa do sorteio foi des-tinada aos demais benefi-ciados. Posteriormente os contemplados irão com-parecer junto à CEF para

a assinatura do contrato.De acordo com o ge-

rente regional de governos SR Norte-Gaúcha, Paulo César de Lima a CEF exige transparência no processo. “Esse sorteio comprova o comprometimento da Caixa em realizar um sorteio justo e claro”, ressalta ele.O pre-feito em exercício, Antônio Edson Cabral de Oliveira, destaca que ao todo são 96 famílias contempladas nesta

primeira etapa, sendo estas, 78 no bairro dos Funcio-nários e 28 no bairro Santa Helena. Ele ainda lembra que o total do programa prevê a construção de 371 residências, atingindo um investimento de quase R$ 10 milhões. “A Adminis-tração Municipal parabeni-za os contemplados e com-partilha este momento de felicidade. Aqui não só os sonhos de vocês se realizam, mas os de todos nós que lutamos por essa realidade, proporcionando uma me-lhor qualidade de vida para os cruzaltenses”, disse ele.

Também acompanha-ram o ato, o gerente geral da CEF Cruz Alta, Nelson Pedro Fuhr; dois analistas da Gilie PO; Ademar Guareschi, re-presentando a Câmara Muni-cipal de Vereadores; e Juarez de Lima, presidente do Conselho Municipal de Habitação.

Page 4: 02dejulho oexpresso

Sábado e domingo, 02 e 03 de julho de 2011 4 Jornal O EXPRESSO

JUSTA LEGEM*Conheça seus direitos

A ALIENAÇÃO PARENTAL

Marcelo Dias JaquesAdvogado - Especialista em Direito Público

*Justa Legem é uma expressão jurídica latina que significa “conforme a lei”. A coluna Justa Legem é uma iniciativa conjunta do Jornal O Expresso e Jaques e Ampolini - Advocacia e Assessoria Jurídica criada para trazer semanalmente à comunidade cruzaltense informações atualizadas sobre leis e direitos.

A Lei 12.318 de 26 de agos-to de 2010 dispõe sobre a alienação parental, exem-

plifica situações nas quais a mesma se faz presente e relaciona medidas a se-rem implementadas para inibir ou ate-nuar seus efeitos.

A alienação parental, conforme o artigo 2º da referida Lei, consiste na a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este.

Em outras palavras, a alienação parental nada mais é do que a situa-ção em que a criança é influenciada ou mesmo “treinada”, por quem detém a sua guarda, para que rompa os laços afetivos com um dos pais, criando forte sentimento de ansiedade e temor em relação a este genitor.

Dentre as situações relacionadas pela Lei que configurariam a alienação contra a criança ou adolescente estão: desqualificar ou desmerecer a pessoa ou a conduta de um dos pais, dificultar o contato com a menor ou o direito de visita, apresentar falsa denúncia contra o outro genitor ou mesmo mudar de domi-cílio para lugar distante sem justificativa e com a única intenção de dificultar a con-

vivência.Poderá o juiz ou mesmo a perícia

constatar outras situações que igualmen-te configurem a lesão quando da análise de cada caso, tendo em vista que prática de ato de alienação parental fere grave-mente o direito fundamental da criança ou do adolescente de convivência fami-liar saudável, além de prejudicar a reali-zação de afeto nas relações com o genitor e com o grupo familiar alienado.

Tais atos constituem abuso moral contra a criança ou o adolescente e des-cumprimento dos deveres inerentes à au-toridade parental ou decorrentes de tu-tela ou guarda, podendo ocasionar desde uma simples advertência formal, como também pena de multa, ou até mesmo a perda da guarda do menor.

Cabe lembrar que a alienação parental sem dúvida afeta o desenvol-vimento social e psicológico da crian-ça ou adolescente, podendo causar traumas irreversíveis como depressão, ansiedade, pânico, baixa auto-estima e também dificuldades de relaciona-mento quando adulto.

Não permita que a alienação paren-tal ocorra com seu filho. Não pratique a alienação parental contra seu filho. Pro-teja-o acima de tudo. Exija que ele faça parte de sua vida, mas também permita que ele mantenha laços afetivos com os demais familiares.

ACAF joga em Cachoeira do Sul neste sábado

Citadino de Futsal da 2ª Divisão

A equipe da ACAF - Associação

Cruz Alta de Futsal, que representa o município de Cruz Alta na série prata do Campeonato Estadual de Futsal, joga fora de casa, neste sábado, em Cacho-

eira do Sul, às 20 horas, contra a ACAFUTSAL. Segundo os integrantes da direção da ACAF “subi-mos algumas colocações e estamos entre os três pri-meiros do grupo. As últi-mas vitórias consecutivas,

com certeza incentivaram a equipe, mas sabemos que teremos muitas disputas intensas pela frente. Mais informações, fotos e videos da ACAF podem ser vistos no blog: www.esportecru-zalta.blogspot.com”.

Neste sábado, 2 de julho, tem rodada do Campeonato Cita-

dino de Futsal da 2ª Divisão, no Ginásio Municipal de Esportes.

A partir das 20 horas, onde ocorrem 3 jogos, LARANJA MECANICA X TRANS-PORTE FÁTIMA; VELEZ X TCHA LANCHES/ CONFEITARIA REJANE e AD SUMUS X X DA QUESTÃO.

Segundo o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Fernando Cossetin “este ano temos 59 equipes disputando esta competição, mostrando o quanto o fute-bol amador tem crescido em nossa cida-de. Mais informações sobre a competição podem ser obtidas, através do telefone 33211405 ou no blog www.esportecru-zalta.blogspot.com”.

Page 5: 02dejulho oexpresso

5Jornal O EXPRESSOSábado e domingo, 02 e 03 de julho de 2011

• Cultura • Arte • Atualidades • Dicas

• Moda • CuriosidadesZuleika EdlerFrase: “Valorize a sua beleza interior: o estado emocional reflete também na sua aparência.”.

HoróscopoLUA: Ming. 23/06 a 01/07

Áries 21/03 a 20/04

Touro 21/04 a 20/05

Câncer 21/06 a 21/07

Leão 22/07 a 22/08

Virgem 23/08 a 22/09

Libra 23/09 a 22/10

Escorpião 23/10 a 21/11

Sagitário 22/11 a 21/12

Capricórnio 22/12 a 20/01

Aquário 21/01 a 19/02

Peixes 20/02 a 20/03

Conversar, fazer contatos, freqüentar diferen-tes ambientes e agir com mais leveza é impor-tante. Observe a multiplicidade de situações que se colocam em seu caminho neste momento.

A passagem da Lua pelo signo anterior con-vida os cancerianos à reflexão e interiorização. Retornam agora antigas emoções e questões vinculadas à sexualidade e aos desejos.

Sociabilidade, participação em grupos e questões envolvendo empresas e proje-tos estão enfatizadas. Tenha um olhar di-ferente, múltiplo, versátil, sobre os seus sentimentos, nativo de Leão.

Contatos são muito importantes para as preten-sões profissionais. Comunique-se. Inteligência, co-municação e versatilidade são fundamentais neste momento. Considere possibilidades diferentes das habituais no que diz respeito à carreira.

Viagens podem trazer novas possibilidades para a vivência do afeto e dos relacionamentos. Não se restrinja a velhos paradigmas. Novas verdades surgem para abalar antigas crenças.

Percepção de sentimentos e desejos que an-teriormente estavam ocultos ou reprimidos. Favorecimento para uma nova forma de fazer negócios e de se expressar.

Dia em que Lua, Vênus e Marte estão no signo de Gê-meos, estimulando os contatos. Excelente momento para se abrir a uma nova forma de se relacionar, com outros pontos de vista. Tudo é uma questão de con-ceitos e eles estão se modificando radicalmente.

Necessidade de passar por um aprimoramen-to na forma de vivenciar emoções e relações. Perceber as falhas não significa se cobrar em demasia e perder a naturalidade. Momento que enfatiza as questões profissionais e tam-bém vinculadas à saúde e ao bem-estar.

O ciclo atual remete ao aprimoramento emocional que oportunize relações mais íntegras. Seja grato pelo que a vida tem lhe proporcionado. Você percebe a sua riqueza interior. Seus valores estão se sutilizando.

Você está ainda mais sensível que ha-bitualmente. E capta importantes sinais e mensagens, pisciano. O Sol em Câncer pede que nutra a sua criança interior, sem carências e dependências.

Gêmeos 21/05 a 20/06Momento em que você se abre a novas pos-

sibilidades na expressão de afeto e desejo. Perceba a multiplicidade de fatores atual-mente em jogo. Transformação de valores.

Momento que enfatiza a habilidade de lidar de forma diferente com o dinheiro e finanças. Uma flexibilização de seus valores pessoais é importante. Poderá mudar de idéia, taurino.

É Bom Saber

Beleza: Cabelo

Curiosidade

Comentando:Inveja Eu li que...Mel é uma delícia!

• Combate gripes, resfria-dos e dores na garganta. (01 colher de sopa pela manhã e outra à noite)

• Mel e canela em pó, pro-tege de infartos e reduz o co-lesterol.

...falta de exercícios influencia na for-mação de pedras nos rins.

Sedentarismo não faz bem para nin-guém. Mas se você for caminhar ou fazer alguma atividade física repo-nha o líquido gasto na transpiração, porque a falta de líquido favorece o surgimento de cálculos.

Hora do LancheBolacha de sucrilhos e chocolateInGredIenTes:• 2/3 xícara (chá) de margarina;

• 1/3 xícara (chá) de açúcar; • 1 ovo levemente batido; • 1 xícara (chá) de farinha de trigo; • 2 co-lheres (sopa) de chocolate em pó; • 1/3 xícara (chá) de coco ralado; • 1 xícara (chá) de sucrilhos leve-mente moído; • 1 colher (chá) de essência de baunilha; • Açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Na batedeira, bata a margarina e o açúcar, até obter uma mistura fofa. Adicione o ovo e volte a bater até obter um creme homogêneo. Adicione a farinha, o chocolate, o coco, o sucrilhos e a baunilha,

Saiba que maior o intervalo dentre as lavagens do cabelo,

aumenta a oleosidade e que pode le-var à caspa. Use produtos adequados.

Não durma com o cabelo mo-lhado, para evitar a quebra dos fios. Leve pela manhã de prefe-rência ou use secador, sempre lembrando que o vento deve vir de cima para baixo.

Este sentimento co-meça com a falta de consciência de nosso

brilho e valor. Essa sensação de deteriora ainda mais, trazendo desgosto ou pesar pela felicida-de de outra pessoa. “Existem aqueles que fazem tudo pelo sucesso e para serem admira-dos, enquanto outros se imagi-nam inferiores aos demais.

Os invejosos e os que vivem para ser invejados sofrem pelo mesmo motivo: ainda não ter encontrado a justa medida de sua identidade e seu poder pessoal.

Essa visão distorcida de si mesmo e dos outros minimiza as próprias qualidades e exacer-ba as alheias. Hoje neste mun-do onde vivemos num tempo de exageros em tudo, a busca incessante da fama, do suces-so, onde cultuamos demais o corpo, as grifes, a moda, nos preocupamos bem mais com as aparências, sentir inveja é qua-se um risco permanente. Subs-tituí-la por admiração abre a possibilidade de conquistarmos para nós as qualidades que en-xergamos apenas nos outros.

Se formos menos invejosos o mundo será melhor!

• Previne a anemia.• Acalma e combate a insônia.• Cura feridas e queimaduras.Crianças só a partir de um ano é que podem consumi-lo.- Nota: Sempre é bom consultar seu médico a respeito do que

pode ou não.

Por ter muitas sementes esse legume simboliza

abundância e fertilidade. Na antiga China, nas festas de casamento os noivos colocavam bebidas na casca da abóbora partida ao meio e brin-davam para atrair e união eterna.

(Revista Bons Fluídos)

misturando bem. Faça bolinhas com 1 colher (sopa) de massa e distribua em uma assadeira for-rada com papel-manteiga. Leve ao forno, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar levemen-te. Retire e deixe esfriar. Polvilhe o açúcar de confeiteiro e sirva.

FAÇA EXERCÍCIOS

Quando dizemos coisa que não devíamos dizer,

quando magoamos alguém, po-demos até pedir desculpas, mas não conseguimos mais voltar atrás e consertar o estrago que certamente fizemos e não con-seguiremos apagar a tristeza que nossas palavras causaram.

Por isso, antes de soltar pa-lavras ao vento, é melhor pensar bem na repercussão que elas po-dem ter.

Page 6: 02dejulho oexpresso

Sábado e domingo, 02 e 03 de julho de 2011 6 Jornal O EXPRESSO

Relembrando as Coxilhas Nativista

Page 7: 02dejulho oexpresso

7Jornal O EXPRESSOSábado e domingo, 02 e 03 de julho de 2011

Relembrando as Coxilhas Nativista

Page 8: 02dejulho oexpresso

Sábado e domingo, 02 e 03 de julho de 2011 8 Jornal O EXPRESSO

Conversa com a Presidenta

Coluna semanal da Presidenta Dilma RousseffMaurício Quichaba Silva, 25 anos, ele-

trotécnico de Brumado (BA) – Brumado, no sudoeste da Bahia, é um polo regional e ainda é carente de ensino superior. O que pode ser feito para descentralizar as universidades federais?

Presidenta Dilma – Maurício, nós con-cordamos plenamente com a necessidade de descentralização das universidades. Tanto que começamos a fazer esse trabalho já no governo passado. Desde 2003, criamos 14 novas universidades, das quais 10 são volta-das para a interiorização do ensino superior público. Criamos também 126 novos campi de universidades públicas, que hoje estão implantados em 230 municípios das 27 uni-dades da Federação. Com essas iniciativas, o número de vagas de ingresso nas universida-des federais, que era de 109 mil em 2003, subirá para 243 mil em 2012. Na Bahia, que conta com três instituições – Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Fe-deral do Recôncavo Baiano (UFRB) e Uni-versidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – o número de campi pulou de dois para nove, e essa expansão foi toda em ci-dades do interior. Estamos oferecendo mais oportunidades aos nossos jovens, em suas próprias cidades, ou em cidades vizinhas, o que está contribuindo para a redução das nossas desigualdades sociais e regionais.

José Aílton Nunes de Alencastro, 19 anos, agricultor de Araguatins (TO) – Qual é a política de seu governo de incentivo aos jovens que moram no campo, mas que têm poucas oportunidades de emprego?

Presidenta Dilma – O governo federal tem diversas ações voltadas para a juventu-de rural. Uma delas é o Pronaf Jovem, linha de crédito especial para o financiamento de projetos de agricultores familiares com até 29 anos de idade. O programa ajuda a desenvolver ações que geram renda, como projetos agropecuários, de turismo rural, artesanato e de pomares e hortas. No Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/2012, va-mos ampliar o limite de financiamento para esses projetos de R$ 10 mil para R$ 12 mil, com juros de 1% ao ano. Outra ação é a linha de crédito Nossa Primeira Terra, do Progra-ma Nacional de Crédito Fundiário, que fi-nancia a compra de terra por jovens da área rural com idades entre 18 e 28 anos. Todas essas ações são no âmbito do Ministério do

Desenvolvimento Agrário. Além disso, os jo-vens podem participar de outros programas, que são direcionados para todos os agricul-tores familiares, sem distinção de idade. É o caso do Programa Nacional de Fortalecimen-to da Agricultura Familiar (Pronaf), que con-ta com R$ 16 bilhões para o financiamento da safra 2011-2012, com juros que variam de 0,5% a 4,5% anuais.

Andressa Thomaz, 32 anos, fonoaudi-óloga de São Paulo (SP) – Todo ano a cena se repete: basta chover forte no Nordeste e milhares de pessoas são atingidas. O que o governo está fazendo para evitar a repe-tição anual dessa tragédia?

Presidenta Dilma – Andressa, nós esta-mos trabalhando em várias frentes com os governadores e prefeitos para evitar essas tragédias e, quando elas forem inevitáveis, para minorar o sofrimento da população. Por exemplo, vamos dividir com o governo de Pernambuco o custo de R$ 650 milhões para a construção de cinco barragens na bacia do Rio Una, para controlar a vazão das chuvas na região. Já assinamos, no mês passado, convê-nio para a construção das duas primeiras, que custarão R$ 65 milhões, sendo R$ 50 milhões do governo federal. O Ministério de Ciência e Tecnologia está desenvolvendo um sistema de monitoramento e alerta em áreas de risco, para fornecer essas informações à Secretaria Nacional de Defesa Civil, que coordenará as ações. Os programas habitacionais retirarão muitas famílias dos locais sujeitos a enchen-tes e deslizamentos de terra. A Secretaria Na-cional de Defesa Civil (SEDEC), do Ministério da Integração, está desenvolvendo estudos para criar cinco escritórios regionais, moder-nizando o Centro Nacional de Gerenciamen-to de Riscos e Desastres (Cenad) e treinando agentes dos estados e municípios. O objetivo é criar as condições para a evacuação, anteci-pamente, das pessoas em áreas de risco. No final de maio, a SEDEC realizou, pela primeira vez no Brasil, exercícios simulados de prepara-ção para desastres em Alagoas, Pernambuco e Bahia. E em abril, realizamos o Seminário Internacional de Defesa Civil, ocasião em que pudemos tomar conhecimento das melho-res práticas de prevenção em todo o mundo. Como você pode ver, estamos criando os ins-trumentos para reduzir drasticamente os pre-juízos materiais, e principalmente humanos, resultantes de desastres naturais.

Obs.: Leitores nos enviem suas perguntas para:E-mail: [email protected] / [email protected]: 3303-5995

Festa Junina do ‘Gato Preto’

No sábado, 25 de junho, o Bairro

Bonini II foi palco da tradi-cional festa de São João, idea-lizada por Cirilo José da Silva ‘Gato Preto’.

Uma das maiores Festas Juninas da região, além do entretenimento, promoveu o resgate cultural das festas juninas para cidade, onde crianças, jovens e adultos ves-tidos à caipira, brincaram e divertiram-se.

O “arraiá” teve apre-sentações dos tradicionalistas João Correntino, com seu conjunto musical os “Gaudé-rios do Sul” e a dupla Sertane-ja os “Garganta de Marfim”, da cidade de Ijuí.

O evento contou com a participação da comunida-de local e caravanas vindas de outras cidades, além da participação de lideranças políticas de nossa cidade, entre eles Pedro Westphalen e o pré-candidato a prefeito Dr. João Augusto Telles.

Page 9: 02dejulho oexpresso

9Jornal O EXPRESSOSábado e domingo, 02 e 03 de julho de 2011

VENDE :TERRENOS• 3 Terrenos na Rua Nicacio de morais sta Terezinha I medindo 15x 42,50

valor 30 mil cada,• Terreno na Rua Dr woltier medindo 948m² Barbada 90 mil.• Terrenos na rua Pinheiro Machado medindo 11x50 barbadão, 150 mil.• Terreno na Rua Rio Grande Do Norte um lote inteiro na santa Terezinha

II no alto e plano barbadão 50 mil.• Terreno medindo 24x58 Rua Pe Antonio costa com Pe Conigo Mauá R$ 55 mil. • Terrenos Bairro santa Terezinha I medindo 13,20x95 25 á 30 mil.AREAS RURAIS:• Iacapetum: vende 300 e arrenda 360 condições a combinar.• Tupãciretã: beira do asfalto 210 há sendo 180 de lavoura 350 sc p/ há

a combinar• Santa Maria :140 agora disponível +140 há ano que vem em maio cam-

po pra agricultura 4.500 o há com sede 3 pgtºs.• 409 há em Caçapava lavoura e pecuária estrutura montada r$ 3.700 o há.• São Gabriel: 263 há há sendo para lavoura c/ sede mangueira 8 mil o

há 1+2.• São Gabriel: vende 350 e arrenda + 450 barbada• JARI 650 Há lavoura e pecuária 30 km da cidade 200 sacas o há• Garruchos : 86 há campo pecuária valor 5 mil o há. • Garruchos: 414 há com sede 350 lavoura restante pra gado 5.500 há.• Garruchos: 1200 há toda pra lavoura de soja com sede 5.800 há.• Cruz alta: Saída p/ ijui 60 há toda para soja, 550 saco por há 3 pgtºs.• Varias areas em todas as regiões, confiraAPARTAMENTOS:• Edificio Santa Tecla 2 Quartos Demais Dependencias 160 Mil, • Edificio Bisso 3 Quartosdemais Dependencias 220 Mil,• Edificio Vang Gohg 3 Quartos Demais Dependencias 220 Mil,• Edificio Major Toribio 2 Quartos Demais Depe. S/ Gar 145 Mil,• Edificio Jeda, Ap 3 Q C/ Garagem Venancio Aires 200 Mil• Edifico Ponche Verde Cobertura Consulte • Em Santa Maria Centro Ap 3 Quartos No Centro 220 Mil• Em Santa Maria Centro Ap 2 Quartos 165 Mil• Aluga-Se Sala Comercial Presidente Esquina Com Barão Rio Branco R$ 1550,00VENDE-SE• RUA JANGO VIDAL, BARBADA 55 MIL• RUA PRESIDENTE VARGAS,3 QUARTOS 160 MIL CENTRO• CHÁCARA: Saída p/Boa Vista do Cadeado, 6ha, c/sede, galpão + casa +

luz + água segura R$ 130mil

Rua Andrade Neves, 900Fones: 3322-5390, 9629-9908 e 8145-3010

Escolha da nova diretoria do Nacional

Na segunda-feira, 27 de junho, houve no Esporte Clube Nacional uma As-sembleia Geral para eleição do con-

selho deliberativo e nova diretoria para o triênio 2011/2014.

Estiveram presentes

sócios e comunidade li-gada com o esporte lo-cal. A pauta da noite foi a Eleição do Conselho Deliberativo, onde foi eleito 60 conselheiros, as quais serão empossada em nova Assembleia que será ainda marcado, Elei-ção nova diretoria, Pres-tação de contas e Assun-tos gerais, sendo que foi reeleito para presidente Silvio Albrecht.

Após foi servido aos participantes uma deli-ciosa feijoada.

Page 10: 02dejulho oexpresso

Sábado e domingo, 02 e 03 de julho de 2011 10 Jornal O EXPRESSO

( Folclore, Tradição, Chasques e outras Gauderiadas)ANGELINO ROGERIO • [email protected]

COXILHA NATIVISTAPois está chegando a 31ª

Coxilha, que pelo jeito vai ser das mais alegres e fandangueiras. Pela diversidade de ritmos das músicas classificadas, temos certeza de que será um sucesso. Nas últimas edições predominaram as milongas, que não motivavam o público e tornavam as noites frias do ginásio enfadonhas e

melancólicas. Festival é sinônimo de alegria. Então, nada como vaneiras, chamamés, bugios e chamarras...e isso tudo vai ter esse ano.

Por isso a importância da escolha de jurados competentes e de organizadores comprometidos em fazer da Coxilha um evento alegre e de alto nível, dentro da

nossa realidade regional. Pelas classificadas, já temos uma ótima impressão do que será o festival este ano. Preparem a pilcha, chimarrão, pelego e o pala de lã. E disposição para figurar uma vaneirinha. A Coxilha, este ano, tem tudo pra ser um evento de todos os ritmos e prá todos os gostos. À la pucha..!!!!

11. Meu Amigo e seu Bragado – Letra: Lisandro Amaral / Melodia: Guilherme Collares e Lisandro Amaral

12. Nas Malas de Quem Regressa – Letra: Rodrigo Bauer Melodia: Carlos Machado

13. O Contrabandista –Letra: João Ari Ferreira Melodia: Nilton Ferreira

14. Pelos Olhos dos Meus Sonhos - Letra: Valdir Disconzi Melodia: Miguel Marques

15. Pra Minha Amada – Letra e Melodia: Jairo “Lambarí” Fernandes

16. Quando a Raiz Enfraquece – Letra: Jorge Nicola Prado Melodia: Arthur Bonilla

17. Vocação - Letra: José Carlos Batista de Deus e Eduardo Munhoz / Melodia: João Bosco Ayala e Luís Augusto Correa

18. Vovô não vai... – Letra: Carlos Dahmer, Dilceu Santos e Luis Carlos Jarutais / Melodia: Dilceu dos Santos

FASE LOCAL:1. A Terra Prometida -- Letra:

Luiz Onério Pereira Melodia: Marcelinho de Carvalho

2. Baile da Julia Preta – Letra e Melodia: Sérgio Matias

3. Cantares de Parceria – Letra e Melodia: Gabriel Moraes

4. Dessas Coxilhas – Letra: Jorge Nicola Prado / Melodia: Marcelinho de Carvalho

5. Espelhos da Alma – Letra: Carlos Machado / Melodia: Angelino Rogério

6. Mate com a Santinha – Letra e Melodia: Leandro Torres Ribeiro

7. Para Cantar na Primavera – Letra: Shaka Guerreiro e Antônio Valente / Melodia: Pedro Carvalho Jr.

8. Parando Rodeio – Letra: Jorge Luis Carneiro dos Santos e Sabani Felipe de Souza / Melodia: Adão Reis e Sabani Felipe de Souza

9. Rastro e Poente – Letra e Melodia: Beto Barcellos 10. Velho Fiscal da Vacina – Letra: Luciano Ferrera e

Rodrigo Martins Melodia: Rodrigo Martins

FASE GERAL 1. Arrasta a Enxada – Letra:

Binho Pires Melodia: Érlon Péricles e Elton Saldanha

2. A Senhora, O General e O Cavalo – Letra: Antônio Augusto Fagundes/ Melodia: Cristiano Quevedo

3. A Tapera Fala ao Andante – Letra e Melodia: Juliano Javoski

4. A Terra e o Missioneiro - Letra: Rodrigo Bauer Melodia: Ângelo Franco

5. Campeando Casamento –Letra: Marco Antônio Nunes Melodia: Halber Lopes

6. Coração de Madeira – Letra: Adriano Silva Alves Melodia: Cristian Camargo

7. Costeando um Rio de Fronteira –Letra: Martin Cezar Melodia: Alessandro Gonçalves

8. Do Pé da Cruz, às Estrelas!!! –Letra: Wilson Vargas Melodia: Sérgio Rosa

9. Em Nome dos Meus –Letra: Leonardo Borges Melodia: Luiz Cardoso

10. Estrada do Tempo – Letra e Melodia: Érlon Péricles

Page 11: 02dejulho oexpresso

11Jornal O EXPRESSOSábado e domingo, 02 e 03 de julho de 2011

.: Ascânio :.O enTerrO

O Acácio era um gaúcho pobre, que tinha um naco de terra à beira de

uma restinga. A sua casa era coberta de capim e piso de chão batido. Ao lado, havia um pequeno galpão onde guarda-va suas ferramentas e os aviamentos de montaria. Ali também tinha o borralho, onde mateava de madrugada. A bom-bacha de riscado era cheia de remen-dos. Calçava tamancos, quando lavava os pés para ir dormir. Vivia de changa nas vizinhanças, com o que sustentava a mulher e três filhos, sendo dois rapazo-tes e uma menina.

Um dia Acácio sentiu uma consu-mição no peito e em poucas horas es-tava morto. Foi velado na peça maior rancho, com a presença de poucos vizi-nhos. Tenho viva na lembrança os pre-parativos para o seu enterro. Coube ao meu pai, que não era carpinteiro, fazer a sua urna mortuária. Era inviável man-dar buscar um ataúde na cidade, por ser muito distante e o defunto não tinha haveres para pagar esta despesa.

Recordo que meu pai tirou uma porta do galpão, para servir de fundo do caixão. Arrancou umas taboas do mesmo local e com as mesmas fez as laterais e de-pois a tampa. Achei que o trabalho esta-va acabado, quando mandou buscar um pano escuro (deveria ter sido uma colcha) e com este pano puído revestiu o caixão.

Uma pequena carreta, tracionada por uma janta de bois, serviu de coche para a última jornada do Acácio até o cemitério. Meia dúzia de vizinhos o acompanhou até o campo santo, en-quanto a viúva carpia suas dores.

Ausente o pai, os guris “tomaram o freio nos dentes”. Pareciam obeceda-dos de tantas estripulias que faziam. A vizinhança era tolerante, em respeito à memória do Acácio e a viúva, que era uma senhora respeitada, mormente pela sua humildade e o esforço que fazia para suprir a ausência do marido.

Um dos filhos do Acácio se cha-

mava Tamares. Era o pior. Desaforado, maroto, desbocado, atrevido e bri-guento. Por ninguém tinha respeito. Parecia ter satisfação em se tornar de-sagradável, antipático.

Ocasionalmente, naquele rincão aparecia um benzedor, que também se dizia médium espírita. Promovia sessões de rezas e ministrava passes aos enfer-mos. O povo comparecia a estas sessões, pois “se bem não fazia, mal também não”. Certa feita, apareceu o benzedor no lugar, tendo designado uma residên-cia para fazer as suas prédicas. O recinto estava cheio. Homens, senhoras e crian-ças ocupavam a casa, quando avistaram o Tamares se aproximando. Era encren-ca na certa, mas como se tratava de um ambiente piedoso, trataram de ignorar a sua presença.

O médium convidou a todos para oração, que fechassem os seus olhos e elevassem o seu pensamento ao Cria-dor. Assim fizeram. Todos em silêncio. Foi quando se ouviu o Tamares soltar uma ventosidade. Aquilo não foi um pum, foi um estrondo. Os gases fétidos liberados deveriam ser o produto de três quilos de batata doce assada. Ato contí-nuo, os homens se levantaram indigna-dos. A molecada não disfarçava risinhos, levando beliscões das mães arreliadas.

Um dos presentes tomou um re-lho que estava pendurado no esteio do rancho e já se prestava a dar umas lam-badas no desaforado, quando o santo homem falou:

- Não se amofinem, pois foi o ca-peta que deixou o nosso meio!

Nesta altura, até o príncipe das trevas deve ter ficado contrariado com o insólito episódio, que lhe foi atribu-ído, muito embora o aroma expelido não fosse de enxofre.

Passados alguns meses, a viúva vendeu o seu trato de terras e sumiu no mundo, com os rebentos. Desta feita, a vizinhança tinha certeza que o capeta havia tomado outros rumos.

nÃO PerCA! É POr TeMPO deTerMInAdO.

Reunião do PDT

Sexta-feira (01) na sala do presidente do

legislativo e do PDT Ma-rino Marangon, reuniu-se a Executiva Estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT ) e a Executiva do Município, onde mantiveram longo diálogo entre as direções.

Participaram da reu-nião o presidente do Par-tido Romildo Bolzan Ju-nior, Deputado Estadual Gerson Burmann , ex-de-putado Federal Pompeu de Mattos, José Alvarez assessor do partido entre

outros do Diretório de nossa cidade, como o Ve-reador José Reis, Salvador, Aroldo, Andrei Lusa, As-

sis Brasil, Tarciso Macha-do e Paulo Oliveira.

Entre as pautas mais debatidas foi a próxima eleição de 2012, sendo que o partido está coeso para participar das majo-ritárias com canditos pró-prios, para prefeito, dos Pré-candidatos José Reis, Tarciso Machado e Mari-no Marangon. Qualquer um destes nomes poderá administrar Cruz Alta, rumo ao desenvolvimen-to, sendo também arti-culado alguns nomes de pré-candidatos a Verea-dores, que legislarão em nome do povo.

Page 12: 02dejulho oexpresso

Sábado e domingo, 02 e 03 de julho de 2011 12 Jornal O EXPRESSO SáBADO e DOmINgO, 02 e 03 de julho de 2011

PREVISÃO DO TEMPO:O frio continua no Sul do Brasil.

O dia amanhece com poucas nu-vens, faz bastante sol e o tempo fica firme em toda a Região, com temperaturas baixa no início da se-mana, com risco de geada.

SÁBADO:Mín.: 7ºCMáx.: 11ºC

DOMINGO:Mín.: 2ºCMáx.: 11ºC

SEGUNDA:Mín.: -2ºCMáx.: 10ºC

SOJA: R$ 39,00

MILHO: R$ 24,00

TRIGO: R$ 24,50

COTAÇÃO DE MERCADO

Sol com nuvens. Não chove. Sol com nuvens. Não chove.

Cruz Alta terá lombadas eletrônicas e pardal

VESTIBULAR DE INVERNO

na tarde de quinta-feira, 30 de ju-nho, em visita a

sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Cruz Alta, o prefei-to em exercício, Antônio Edson Cabral de Oliveira e o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Mario Sergio Oliveski, receberam a informa-ção de que Cruz Alta é um dos municípios gaúchos contempla-dos com três lombadas eletrôni-cas e um pardal.

A informação partiu do engenheiro do Dnit, José Antô-nio Echeverria, que em reunião durante a tarde com técnicos da

empresa responsável pela implantação dos equipa-mentos também definiu os locais para a instalação dos mesmos.

Segundo o prefeito em exercício, a reivindica-ção foi feita anteriormente pela Administração Mu-nicipal, após mapeamento das necessidades neste setor. “O prefeito Vilson Roberto Bastos dos Santos em 2009 já havia levado este pleito ao então diretor do Dnit Hideraldo Caron. Agora a notícia é motivo de felicidade para nós, pois Cruz Alta está no topo da lista para receber estes equipamentos que irão servir

de prevenção a aciden-tes de trânsitos”, explica Antônio Oliveira.

As lombadas ele-trônicas serão dispostas na BR 158, nos seguin-tes trechos:

- Entre os bairros Brum I e II

- Em frente ao Dnit (Trevo do Gauchinho)

- Entre o trevo da Ave-nida Plácido de Castro e da Avenida Saturni-no de Brito (próximo a John Deere)

O pardal eletrô-nico ficará localizado entre o viaduto da Bian-chini e o trevo da Aveni-da Santa Bárbara.

Segundo Eche-verria, a previsão para instalação dos equipa-mentos é de aproxima-damente 60 dias.

Horários de ônibus para o Campus neste sábadoA empresa N. S. de Fátima disponibilizará ônibus aos candidatos que

farão neste sábado (2) a prova do Vestibular de Inverno 2011 da Universidade de Cruz Alta. Os ônibus partirão às 12h30min, 12h45min, 13h e 13h15min

da frente da Prefeitura, passando pela Av. Ge-neral Câmara, Clube Internacional, Central de Passagens, Praça da Catedral, seguindo pela Av. Venâncio Aires até o Campus Universitá-rio. Retorno a partir das 17h.

Chuva a qualquer hora do dia/noite