10denovembro2012 oexpresso

16
O EXPRESSO www.slideshare.net/jornaloexpresso E-mails: [email protected] [email protected] Confira nesta edição encarte: REGIONAL R$ 1,50 CRUZ ALTA - RS | Sábado e Domingo | 11 e 12 de novembro de 2012 | Ano 16 | Edição nº 788 Cruz Peregrina chega à Cruz Alta Brigada Militar abre concurso salva-vidas temporários | PÁGINA 05 | PÁGINA 03 | PÁGINA 12 | PÁGINA 12 Cavalgada do Cooperativismo Acidente na Presidente Vargas deixa motociclista ferido

Upload: jornal-o-expresso

Post on 30-Jun-2015

466 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 10denovembro2012 oexpresso

o expressowww.slideshare.net/jornaloexpresso E-mails: [email protected] [email protected]

Confira nesta edição encarte:

R E G I O N A L

R$ 1,50CRUZ ALTA - RS | Sábado e Domingo | 11 e 12 de novembro de 2012 | Ano 16 | Edição nº 788

Cruz Peregrina chega à Cruz Alta

Brigada Militar abre concurso salva-vidas temporários

| PÁGINA 05

| PÁGINA 03

| PÁGINA 12

| PÁGINA 12

Cavalgada do Cooperativismo

Acidente na Presidente Vargas deixa motociclista ferido

Page 2: 10denovembro2012 oexpresso

2 Jornal o expresso | Sábado e Domingo, 10 e 11 de novembro de 2012

(55) 3303-5995

Vinculado a:O EXPRESSOAdministração, Assinaturas, Publicidade e Redação:Rua João Manoel, 810 - CEP: 98005-170 - Centro - Cruz Alta-RS

E-mails: [email protected] / [email protected]

CNPJ: 92.930.171/0001-38

Responsável Técnico:JornalistaDr. Assis Brasil Soares FilhoRegistro nº:15.893/RS Diagramação e Artes:Odilar ZillmannEditora Chefe:Sônia GaiCirculação:Todos os sábadosImpressão:Cia de Arte - Ijuí

Os artigos assinados são de inteira responsabilida-de de seus autores, não representando necessa-riamente a opinião deste jornal.

ABS PUBLICIDADE E REPRESENTAÇÕES LTDA

Responsável Técnico:JornalistaDr. Assis Brasil Soares FilhoRegistro nº:15.893/RSDiagramação e Artes:Odilar ZillmannEditora Chefe:Sônia Gai

opINIÃoProfº Claudino Albertoni

PENSAMENTOS ESPARSOS SOBRE VIDA POLÍTICA

S anto Agostinho, a propósito da im-portância do Poder Judiciário, decla-rou: “Na ausência da justiça, o que é o

poder constituído senão pilhagem organizada”? Nada mais real do que o cenário que presen-

ciamos nestes últimos tempos com relação ao julga-mento do mensalão no Supremo Tribunal Federal. A mais alta corte de justiça da República é a respon-sável para manter a dignidade dos outros poderes. Sem esse direcionamento constitucional sob a vigi-lância do Supremo Tribunal é difícil acreditar que a ambição de poder não leve a falcatruas.

Não saberia dizer se é verdadeira a seguinte declaração do Presidente Getúlio Vargas: “Me-tade dos meus homens de governo não é capaz de nada, e a outra metade é capaz de tudo”. Esse presidente sabia das coisas. Era de fato um ho-mem do povo e não interpretava. Afirmava com conhecimento do cenário que o envolvia.

A minha geração e também algumas mais re-centes viveram o tempo da ditadura ou nasceram naqueles anos. A maior parte da população bra-sileira só tem conhecimento de ouvir falar ou de estudos históricos. Interessante é que a ditadura é parecida em qualquer parte do mundo. Umas são violentas. Nenhuma ditadura é pacífica. Alguns decifraram em poucas palavras o seu significado. O italiano Alberto Moravia definiu assim: “A dita-dura é um estado em que todos têm medo de um e um tem medo de todos”. O espanhol Enrique Jar-diel Poncelo foi mais ameno na definição: “Ditadu-ra é o sistema de governo no qual o que não está proibido é obrigatório”. Eis porque, creio, as novas gerações precisam se preocupar quando o avanço do poder sinaliza sorrateiramente para essa linha que, aliás, é uma tendência. Só as gerações que vi-veram na ditadura sabem o que é isso. Mahatma Gandhi dizia que há bastante no mundo para as necessidades do homem, mas não para sua cobiça. O poder é muito cobiçado. Planos para perpetua-ção no poder sob qualquer pretexto, são contrá-rios ao pensamento democrático.

O filósofo alemão Friedrich Nietsche dizia que “um político é alguém que divide as pessoas em dois grupos: os usáveis e os inimigos”. Talvez não seja assim tão semelhante aos dias atuais. Mas o escritor Oscar Ameringer, também ale-mão, afirmava: “Política é a arte de obter votos dos pobres e dinheiro dos ricos, prometendo a cada grupo defendê-lo contra o outro”. O cená-rio atual é mera coincidência.

Uma definição genial e que se enquadra perfei-tamente no alvoroço político partidário, é do nos-so Machado de Assis: “... esse negócio de política é como a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nun-ca falta um companheiro que nega, um companhei-ro que trái, um companheiro que esbofeteia”.

Enfim, celebramos o dia da proclamação da república. Dizemos que somos uma república de-mocrática. Precisamos avançar mais na prática dos princípios democráticos. A República Fede-rativa do Brasil poderá ser de fato uma república democrática se não se deixar poluir por ideolo-gias autoritárias ainda presentes no planeta e com destaque na América Latina.

BAILE DA PRENDA JOVEMO patrão do CTG-RODEIO

DA SAUDADE Marino e a patroa Débora, e demais com-ponentes da diretoria estão ulti-mando os preparativos para re-ceber as belíssimas jovens que se apresentarão a sociedade gaúcha nos salões do CTG pela primeira vez, com seus pais, familiares e dançarão a valsa gaudéria com

seus pares (Peões).O fandango da Prenda jovem

estará sendo animado por um exce-lente conjunto campeiro, que dará um “Show” a todos que comparece-rem hoje (10-11) logo mais a noite, a partir das 21horas.

Os CTGs- coirmãos e a socie-dade de nossa cidade e região esta-rão prestigiando este grande baile.

Festa da Primavera

A Escola Municipal de E.F. Carlos Gomes, realiza neste sábado (10), das 14h às 18h a ‘Festa da Primavera’ com apre-sentações dos alunos das Séries Iniciais, escolha da Rainha da Primavera, pescaria, salada de frutas e iguarias para a ocasião.

A comunidade escolar está convidada a participar.

Page 3: 10denovembro2012 oexpresso

Jornal o expresso | Sábado e Domingo, 11 e 12 de novembro de 2012 3

Nossa Velha Nova Cruz Alta

Alfredo Roeber - [email protected]

www.unimedplanaltocentralrs.com.br/cruz-alta

PRAÇA DO GINÁSIO

RUA PINHEIRO MACHADO

RUA JÚLIO DE CASTILHOS

Década de 1960 - Ao fundo funcionavaum mini-zoológico

Década de 1950

Hoje

1952

Hoje

Hoje

Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude chega a Cruz Alta

A Cruz Peregrina, um dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece

pela primeira vez no Brasil em 2013, chega a Cruz Alta neste domingo, 11 de novembro. O símbolo será recep-cionado em Banjamim Nott e logo depois desloca-se até o Momento de Nossa Senhora de Fátima, em carreata, onde haverá uma grande celebração para festejar a esta-dia da cruz em solo manauara.

A Cruz Peregrina permanece em nossa cidade até às 14 horas, quando segue para a cidade de Soledade. A programação da Jornada Mundial da Juventude em Cruz Alta, até a terça-feira, 13 de novembro.

História da Cruz da JMJA Cruz da JMJ ficou conhecida por diversos no-

mes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo papa João Paulo II aos jo-vens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.

A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um sím-bolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a rece-beu, em nome de toda a juventude foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço em Roma. Estasforam as palavras do Papa naquela ocasião:

“Meus queridos jovens, na conclusão do Ano San-to, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbo-lo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”. (Sua San-tidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 2004).

Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Le-varam a cruz ao Centro São Lourenço, que se converte-ria em sua morada habitual durante os períodos em que ela não estivesse peregrinando pelo mundo.

Desde 1984, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mun-do, através da Europa, além da Cortina de Ferro, e para locais das Américas, Ásia, África e agora na Austrália, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. Em 1994 a Cruz come-çou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do pais sede de cada JMJ internacional, como um meio de prepara-ção espiritual para o grande evento.

Programação: Dia 11/11 em Cruz Alta19:00 – chegada a localidade de Benjamim Nott e logo de-

pois deslocamento até o monumento de Nª Srª de Fátima20:30 – missa de acolhida da Cruz e Ícone22:00 – Show com as bandas locais e apresentações

artísticas23:30 – saída da caminhada luminosa até a Catedral

(cada um levar a sua vela enfeitada ou tocha para a caminhada)

00:15 – chegada a Catedral00:30 – início da vigília06:30 – encerramento da

vigília07:00 – Grupos dos dife-

rentes movimentos perma-necem em oração

12:15 – Missa de envio na Catedral

14:00 – saída para Soledade

15:30 – Passagem por Espumoso com carreata pela cidade.Dia 12/11 em Soledade17:00 – Chegada Pórtico entrada de Soledade18:00 – Inicio da Caminhada até a Igreja Matriz19:30 – Celebração Eucarística20:00 – Inicio do Show – apresentações artísticas.23:00 – Vigília na Igreja.Dia 13 de novembro03:30 – Celebração de entrega da Cruz para diocese de

Cachoeira do Sul.04:00 – Entrega da Cruz e Ícone de Nossa Senhora

Page 4: 10denovembro2012 oexpresso

Jornal o expresso | Sábado e Domingo, 10 e 11 de novembro de 20124

Alunos da Escola Margarida Pardelhas realizam Seminário

EXAME DA ORDEM

Os alunos do 1º ano do Ensino

Médio Politécnico da Es-cola Margarida Pardelhas realizou nesta sexta-feira, 09 de novembro, o Semi-nário Integrado.

Intensa programa-ção, foi desenvolvida com grande participação de escolas de Cruz Alta, onde tiveram expostos

cerca de 40 projetos. Os temas apresentados fo-ram: Lixo Eletrônico, A importância da coleta se-letiva para a cidade, Ener-gia Elétrica, Animais em Extinção, Poluição dos Rios e Lagos, Radioativi-dade no meio ambiente, Alimentação Saudável, Música, Cruz Alta nossa Terra, Rio e matas cilia-

res, Desastres Naturais, Medicamentos vencidos, Lixo hospitalar, Circulos ingleses, Energia Sus-tentável, Reciclagem de pneus, Aquecimento Glo-bal, Reciclagem de lixo e reaproveitamento de água, Poluição do ar e Re-ciclagem e customização de roupas e acessórios, Poluição Sonora.

Assembleia Legislativa homenageia BM pelos 175 anos da CorporaçãoOAB divulga lista de aprovados

na segunda faseNa tarde de quar-

ta-feira (7/11), na Assembleia Legisla-tiva, durante o período do Grande Expediente, a Brigada Militar foi ho-menageada pelo depu-tado Márcio Biolchi, por ocasião dos 175 anos de existência da Corpora-ção, data que será cele-brada no próximo dia 18 de novembro.

Em seu pronuncia-mento, o parlamentar dissertou sobre aspectos históricos da instituição e também destacou a atua-

ção da Corporação nos dias atuais. “En-tre todas as polícias militares do País, não há similar corporação que se com-pare à nossa Brigada, herdeira que é da cultura militar, no que tange a assumir e preservar de modo permanente seus grandes alicerces: o respeito irrestrito à hierarquia e à disciplina”, disse.

Fizeram parte ainda da homena-gem os deputados Cassiá Carpes, Miki Breier, João Fischer, Gerson Burmann, Jorge Pozzobom, Jeferson Fernandes, Raul Carrion e Maria Helena Sartori. No mesmo ato, também foi realizada a entrega de medalhas da 53ª Legislatura a integrantes da BM, e a Banda de Mú-sica da Brigada Militar executou a Can-ção da BM.

Prestigiaram a homenagem o che-fe da Casa Militar, coronel Leandro Ri-beiro Fonseca, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Rober-to de Abreu, o subprocurador-geral de Justiça, Ivory Coelho Neto, o defensor público-geral do Estado, Nilton Leonel Arnecke Maria, o secretário estadual adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, o chefe da Polícia Civil, Ra-nolfo Vieira Júnior, e os representantes do Comando Militar do Sul, general-de-

brigada Luiz Carlos Rodrigues Padilha, e do Comando do 5º Distrito Naval, tenente Veronica Santos, entre outras autoridades civis e militares.

Da tribuna, o deputado Biolchi res-saltou a participação da Brigada Militar em batalhas históricas como a Guerra do Paraguai, a Revolução Farroupilha e a Revolução Federalista. Lembrou ainda que, mais recentemente, a corporação atuou como Exército de Estado, prote-gendo o Palácio Piratini e o governador Leonel Brizola durante o Movimento da Legalidade, em 1961. Registrou ain-da a personalidade do coronel Afonso Emílio Massot, patrono da Brigada Mi-litar. Logo mais, destacou as atividades realizadas atualmente pela Corporação, desde as ações de polícia ostensiva e de bombeiros, até iniciativas como o Proerd (Programa Educacional de Re-sistência às Drogas e à Violência), en-tre outras. O parlamentar finalizou suas palavras citando números sobre a atuação da Corporação: nos primeiros nove meses deste ano, foram atendidos 2.407.935 chamados, o que equivale a 8.788 atendimentos por dia. No mes-mo período, foram efetuadas 112.831 prisões pelos policiais militares.

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou, na manhã de quin-

ta-feira (08), a lista dos aprovados na segunda fase do Exame de Ordem de 2012. O concorrente que desejar entrar com recurso sobre o resultado pode fazê-lo até o próximo domingo, de acordo com o edital.

A prova prático-profissional foi aplicada no dia 21 de outubro em todo o país. Foram considerados aprovados aqueles que obtiveram nota mínima 6 no exame. A relação traz os nomes dos aprovados na seguinte ordem: seccional de inscrição, cidade de re-alização das provas, número de inscrição e nome do candidato por ordem alfabética.

Confira a lista no site da OAB:www.oab.org.br/arquivos/resultado-preliminar-

2-fase-geral.pdf

Page 5: 10denovembro2012 oexpresso

Jornal o expresso | Sábado e Domingo, 11 e 12 de novembro de 2012 5

Natal Solidário da BMA guarnição da

Brigada Militar engajada com os seg-mentos da Sociedade de Cruz Alta promove o Natal Solidário este ano o evento será realizado no dia 08 de dezembro de 2012, a partir das 14 horas e trinta minutos às

18 horas na Escola Maria Bandarra Westphalen no Bairro de Fátima.

O evento esta sendo organizado pela guar-nição da Brigada Mili-tar através do CRPO/AJ que contará com o apoio de diversos seg-mentos da sociedade. As quais já agradece-mos a parceria firma-da e contamos com o apoio de todos.

A organização do evento estará angarian-do recursos nos seg-mentos da sociedade, sendo que a entidade que estiver disposta a colaborar poderá entrar em contato com o Co-

mando Regional atra-vés do telefone 3324-7600 para destinar as doações de brinquedos e mantimentos.

No dia do evento serão oferecidas diver-sas atrações tais como: distribuição de cachorro quente, pipoca, refri-gerante, para os estu-dantes daquele educan-dário. Também serão realizadas oficinas.

As guarnições dis-ponibilizarão brin-cadeiras tais como: transporte nas viaturas passeio a cavalo, brin-quedos infláveis, ofici-nas de trânsito, leitura, e outras brincadeiras.

Cavalgada do Cooperativismo

Dentro das co-memorações

pelo Ano Internacio-nal das Cooperativas, o Sescoop/RS, com apoio do Sicredi, promoverá a Cavalgada do Coopera-tivismo – Caminhos do Padre Theodor Amstad. O objetivo é mostrar a importância do coo-perativismo para o de-senvolvimento do Rio Grande do Sul e incen-tivar a intercooperação

entre os diferentes ramos, através do resgate da rota percorrida pelo Padre Theodor Amstad.

Imigrante suiço, Amstad foi o responsável pela fundação da pri-meira cooperativa de crédito no Brasil, em 1902, na cidade de Nova Petrópolis. Com duração de 22 dias, a Cavalgada passará por 21 municí-pios, saindo de Cerro Largo, no dia 07 de novembro, e chegando a Porto Alegre em 29 de novembro.

Comandados pelo cavaleiro e can-tor nativista Elton Saldanha, os par-ticipantes serão recepcionados com palestras e shows nas comunidades por onde passarem e, posteriormente, estarão em um documentário que será gravado durante todo o percurso. “O registro servirá de fonte de pesquisa para quem buscar informações sobre a rota que o padre Theodor Amstad percorreu realizando suas atividades pastorais”, diz Vergilio Perius, presi-dente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

Nas comunidades onde ainda houver sinais da passagem do imigrante sui-ço, serão plantados dois pinheiros em alusão ao símbolo do cooperativismo.

Na segunda-feira, 12 de novembro, o grupo da cavalgada passará por Boa Vista do Cadeado e na terça-feira (13) estarão em Cruz Alta. A recepção aos ca-valarianos em Cruz Alta será em frente à Prefeitura Municipal às 16hs e contará com a presença de autoridades, repre-sentantes de cooperativas e entidades tradicionalistas. Em seguida o grupo se-guirá para o Parque de Exposições onde será realizada uma série de atrações: Às 19hs palestra com Rudi Borghetti, com o tema “A história do tradicionalismo gaúcho – tradição e cultura” no audi-tório do sindicato rural e; às 21hs show na praça de alimentação com o grupo Buenas e M’Espalho com Shana Mul-ler, Cristiano Quevedo, Ângelo Franco e também com o cantor e cavaleiro El-ton Saldanha. O show é aberto ao pú-blico e a entrada é franca.

Page 6: 10denovembro2012 oexpresso

Jornal o expresso | Sábado e Domingo, 10 e 11 de novembro de 2012CARROS

ESPECIAL - JORNAL O EXPRESSO - SÁBADO E DOMINGO, 03, NOVEMBRO DE 2012

6

Dia do Diretor de EscolaEDITAL DE CASAMENTO

Quem souber algum impedimento acuse-o na forma da lei.

Cruz Alta, 9 de novembro de 2012.Rui Fontana - Oficial

• MARCELO ANDRÉ FREITAS e DEISE CRISTIANE PEDROTTI LEAL• JOB TADEU MACHADO e JÉSSICA ANDRESSA ARAUJO DA SILVA• PEDRO HENRIQUE MÜLLER AMORIM e JOSIANE CARLA MOREIRA GUIMARÃES• MARCELO CHAVES SANTOS e BRENDA CRISTINA DA SILVA DA SILVA• PAULO TIAGO RAMBO e LUISA MORAES DE OLIVEIRA• DOUGLAS SÁVIO JUNGES e MÔNICA MARTHA MALLMANN• JULIANO CABRAL MÜLLER e LARISSA SOARES VARELA• JOÃO BATISTA FERREIRA SILVA e JOSIANE DIVANUZE ALBUQUERQUE• MARCELO DE SOUZA MARTINS e ANDREIA REIS PIERINE

CARTORIO DO REGISTRO CIVIL

nº 046/2012Nesta segunda-feira, 12

de novembro, comemo-ramos o Dia do Diretor de Esco-la. Esse profissional é o principal responsável pelo bom funciona-mento, organização e adminis-

tração das atividades do colégio. Os diretores tem muita responsa-bilidade, e dividir-se em dez para dar conta do recado: precisam incentivar os professores, aten-der os pais, alunos e servidores,

zelando pela qualidade do ensino e pela harmonia da comunidade escolar.

O Jornal O Expresso ouviu a opinião de algumas diretoras e vi-ces de Escolas de Cruz Alta.

Vera Weber – Diretora Escola Margarida Pardelhas“ Eu estou a treze anos na direção da Escola, en-

tão, para falar do Dia do Diretor é um orgulho, sendo uma das escolas mais antigas de Cruz Alta. Esse será o 13ºano de comemoração ao nosso dia aqui no Mar-garida. Nunca passou nenhum dia sem a lembrança dos meus colegas. Hoje, trabalhamos com uma equipe coesa, contando com 60 professores aqui na escola e 25 funcionários”.

Marlene – Vice-diretora CIEP“Por ser uma Escola Especial, o papel de diretora é

marcante. Sempre comemoramos a data com trabalho dos alunos, onde todos participam, uma homenagem diferente. No dia, as aulas acontecem normalmente, na

Vânia Maria Oliveira de Freitas – Diretora NEEJA“ O dia do diretor é comemorado todo o dia,

claro que especialmente no dia 12 fazemos uma confraternização diferenciada, sem alterar nada na grade de ensino. O momento é de reflexão e ver o que pode ser mudado para melhor na escola, no papel de diretora. Entre professores e funcio-nários somos em 29 pessoas”.

Marlene – Vice-diretora Escola Dom Antônio Reis“ Eu como vice-diretora acho que o papel de

diretora é muito importante, porque o diretor é a alma da escola, pois ele tem que resolver e tomar decisão em tudo que acontece na escola. O dia 12 é um dia normal de aula, o que acontece são homena-gens na hora do intervalo”.

Marinês Rubin Bergoli – Diretora Escola Venâncio Aires“ Neste dia sempre é feita uma homenagem du-

rante ao intervalo. Para nós é um dia normal de tra-

balho, apenas para ser lembrado. O Dia do Diretor é todos dirigindo com determinação, responsabi-lidade e comprometimento diante dos desafios expostos. A Escola possui 49 professores e 23 funcionários”.25 funcionários”.

hora do recreio nos reuni-mos, onde é servido uma merenda especial entre os 24 professores”.

Page 7: 10denovembro2012 oexpresso

Jornal o expresso | Sábado e Domingo, 11 e 12 de novembro de 2012

RECONHECIMENTO

São muitos casos de figuras que deram muito de seu tra-

balho, de sua dedicação ao conjunto comunitário que, quando de trans-ferência para outras localidades, não recebem o manifesto da gra-tidão pelo realizado. Entre tantos, vale citar o caso da notável mestra e artista Gioconda Oliveira, que, em sua atividade na terra natal, deixou registros fartos do sentido de cola-boração que emprestava a todas as iniciativas positivas, mormente no setor cultural e educacional. Dona de um espírito criativo dos maio-res, não se furtava a colaborar com as iniciativas culturais e sociais. Foi mestra do período inicial da Escola Annes Dias e foi incansável no pe-ríodo do término dos arranjos das salas, trabalhando, com suas cole-gas, em regime intensivo.

No início, a escola realizava espetáculos artísticos de bom gosto e beleza, sendo um deles efetuado no amplo palco do Clube Interna-cional, com cenário especialmente desenhado por Gioconda e execu-tado pelo artífice seu Castilhos. Na época o Clube da Av. General Câ-mara dispunha de espaçoso palco, com bonito pano de boca, caixa de teatro, ceramins, bastidores e espa-ço para o ‘Ponto’. Naquele teatro se apresentaram grande companhias teatrais e artistas de fama, como cantores, ilusionistas e outros. Com as reformas e teatro desapareceu.

Sempre disponível, em 57, quando uns jovens sonhadores pro-jetaram a Boate Beguin, foi de sua autoria o projeto de decoração do local que foi considerado um doa mais bonitos e luxuosos do estado. Nos movimentos do teatro ama-dor sua participação foi saliente na construção dos cenários, por ela de-senhados e no auxílio de bastidores no dia da estreia do Grupo Joracy Camargo que encenou, na Cultura Artística, o clássico do teatro nacio-nal, “Deus Lhe Pague”. E sempre atuando no sentido da colaboração graciosamente. Professora destaca-da foi convidada para exercer suas funções na Secretaria de Educação do Estado. Lá ela realizou trabalho exponencial, inclusive organizando e comandando o ‘Trem da Cultura’, uma composição ferroviária que

percorreu o Estado, passando por Cruz Alta e aqui permanecendo vá-rios dias para visitação popular.

No entanto, quando Giocan-da se transferiu para a Capital, não recebem como deveria, uma homenagem de despedida de seus conterrâneos. Só os mais antigos foram no seu bota-fora na estação ferroviária.

Somente seu nome foi fixado para a posteridade, por iniciativa do então prefeito. Dr. José, que na inauguração da Casa de Cultu-ra, deu o nome da mestra à sala de exposições. Na homenagem estava ela presente, isso no ano de 1987, no dia 19 de setembro. Um ano depois, em dezembro, entregava ela a alma ao Criador, em Porto Alegre, tendo seu corpo sido transladado para a terra na-tal e velado na sala que leva seu nome na Casa de Cultura.

A valorização da chamada ‘pra-ta da casa’ não tem sido uma cons-tante e os exemplos tem sido múlti-plos, no decorrer dos anos.

OS TEATROS

Em outros tempos, o movi-mento teatral teve muito

viço em Cruz Alta. Eram incontá-veis os grupos de amadores que atuavam como amplo repertório. Além das companhias nacionais que seguidamente se apresenta-vam, primeiramente no Theatro Carlos Gomes, e, depois, nos cines-teatros Ideal e Rex.

Além do Internacional, outras entidades dispunham de palcos, como o Circulo Operário, a União Operária, a Recreativa Ferroviária, a Igreja Metodista, a Cultura Artís-tica, além de apresentações de tea-tros ambulantes como o Biduca e o Politeama Oriente, que realizavam amplas temporadas. No entanto, com as modificações havidas, não existe mais nem um palco disponí-vel na cidade. E vale lembras, ain-da, o palco do Cine Rio, onde foram encenados espetáculos teatrais, como uma comédia de autoria de Sergio Jockymann, jornalista que passou sua infância aqui.

FINAL

No mais é o verão se aproxi-mando e para aliviar o ca-

lor ‘uns que outros’ bem dosados.

7

Curso Técnico e Superior gratuito

Quem deseja in-gressar num

curso técnico ou supe-rior gratuito deve ficar atento aos prazos do processo seletivo 2013 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec-

nologia do Rio Grande do Sul – IFRS Câmpus Ibirubá. As inscrições abrem dia 09 de novem-bro e podem ser feitas até 07 de dezembro. O instituto está oferecen-do vagas nas seguintes modalidades:

* Cursos Integrados ao Ensino Médio (para quem concluiu o ensino fundamental): Técnico em Agropecuária; Técni-co em Mecânica e Técni-co em Informática;

* Cursos Subsequen-tes (para quem já concluiu o ensino médio): Técnico em Mecânica e Técnico em Eletrotécnica;

* Cursos Superiores: Licenciatura em Mate-mática e Tecnólogo em Produção de Grãos.

As inscrições devem ser feitas pela internet, através do site www.ibiruba.ifrs.edu.br. As provas serão aplicadas dia 16 de dezembro, em dois turnos: pela ma-nhã os candidatos aos cursos técnicos reali-zam a prova objetiva a partir das 8h30min; às 13h30 min ocorrem as provas para os cursos superiores. Nesta últi-ma modalidade serão aplicadas questões ob-jetivas e uma redação.

Page 8: 10denovembro2012 oexpresso

8 Jornal o expresso | Sábado e Domingo, 03 e 04 de novembro de 2012

Gente em Jornal o expresso | Sábado e Domingo, 10 e 12 de novembro de 20128

Destaque

Promotor Dr. ANDRÉ

COELHO e esposa den-

tista Dra. LAURA COE-

LHO, presenças simpáti-

cas em eventos sociais.

LARISSA BECK GARDIN comemorou aniversário dia 7 de

novembro, cerca-da pelo carinho do

esposo CLEBERSON, filhos FILIPE e JÚLIA e

demais familiares.

JUALIANO DA SILVA, Prefeito eleito em 2012, e es-posa DENISE presenças marcantes na comemora-ção do Dia do Funcionário Público, no CTG Querên-cia da Serra.

GLADIS DARONCO e o filho FELIPE DARON-CO da Glasil Material Elétrico, com linda novidades para em-belezar sua casa nes-te final do ano.

Cel. PAULO AN-TONIO BRIGNOL PACHECO, Cmdt. da EASA e esposa KÁTIA participam da sociedade com elegância.

OSCAR FINSTER, re-cebeu muitos cum-primentos da esposa e filhos, dia 07 de novembro, pelo seu aniversário.

Page 9: 10denovembro2012 oexpresso

Jornal o expresso | Sábado e Domingo, 11 e 12 de novembro de 2012 9

Cruz Alta com temperatura de deserto

A onda de calor e tempo seco foi

predominante no Rio Grande do Sul durante a semana, onde mais precisamente na quar-ta-feira, 07 de novem-bro, os termômetros em Cruz Alta registram a temperatura de 35ºC.

A baixa umidade do ar registrada na ci-dade deixou as pesso-as em alerta, chegando em 12%, considerada umidade comparável a de deserto.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade do ar ideal é acima de 60%. Abai-xo dos 30%, é preciso atenção especial, com menos de 20% é esta-do de alerta e abaixo dos 12% é considerado estado de emergência.

Nossa equipe registrou durante a semana, a foto logo acima, onde os raios solares demonstra-vam-se em grande in-tensidade.

Miss Universo Infantil 2012 é gaúchaEla tem apenas 12

anos, mas já esco-lheu o caminho que quer seguir pelo resto da vida. Apesar da pouca idade, a gaúcha Mirella Scheeffer, vencedora do Miss Univer-so Infantil 2012, não hesi-ta ao sonhar com o futuro: quer ser atriz. A afinidade com o mundo da fama vem desde os primeiros

anos de vida. Aos cinco, a menina já desfilava pela casa com as faixas de miss que Pâmela, a irmã mais velha, havia conquistado.

“Desde pequena, eu via os con-cursos adultos na TV e sonhava com aquilo. Botei na minha cabeça que queria ser uma princesa”, contou ao G1 a adolescente, eleita Miss Uni-verso Infantil em um concurso no Peru, realizado no fim de outubro.

O que era apenas imaginação se tornou realidade há três anos. Antes de chamar a atenção dos olhares internacionais, a gaúcha conquistou outras sete faixas. Em 2009, ela venceu o concurso de Miss Novo Hamburgo, cidade onde nasceu, na Região Metropo-litana de Porto Alegre. Não parou de concorrer desde então.

Audiência PúblicaA Câmara Municipal de Vereadores de Cruz Alta

através da Comissão de Finanças e Orçamento, realiza na quarta-feira, 14 de novembro, às 09 horas, no Ple-nário da Câmara Municipal, a Audiência Pública, onde será analisado o Projeto de Lei que ‘Estima a receita e fixa a despesa do Município de Cruz Alta para exercí-cio financeiro de 2013 – Orçamento’, conjuntamente com o Poder Executivo e segmentos da comunidade.

Page 10: 10denovembro2012 oexpresso

10 Jornal o expresso | Sábado e Domingo, 10 e 11 de novembro de 2012

( Folclore, Tradição, Chasques e outras Gauderiadas)

ANGELINO ROGERIO • [email protected]

A RAINHA DO ACORDEÓN

Dia desses, por acaso, encontrei-me com nossa maior artista cruz-altense. Um encontro casual e rápido. Seu

inconfundível sorriso e sua fala mansa ainda são a característica dessa mulher forte. Mulher gaúcha.

Longe dos holofotes, dos palcos e da mídia, hoje é uma senhora com vida e rotina normal. Muitos já ouviram falar, mas quem não a conhece, não sabe quem foi e quem é JEANETTE COSTA.

Pois essa pioneira da música gaúcha foi uma das maiores artistas de seu tempo. Eu era menino ainda, quando a conheci num baile no CTG Galpão da Boa Vontade lá na velha Palmeira. Meu pai era gaiteiro, era seu admirador e gostávamos de ouvir Jeanette brilhar no programa “Grande Rodeio Coringa” da Rádio Farroupilha de Porto Alegre, que hoje teria muito mais audiência que o “Fantástico” da Globo.

Seus discos vendiam muito, as rádios tocavam suas canções, e Jeanette cada vez mais fazia sucesso graças a seu enorme carisma e um talento invejável.

O meio musical, nos anos 60, era predominantemente masculino. Então, imagine quanto deve ter sido difícil uma mulher conquistar seu espaço, no meio de tanta competitividade e preconceitos. Pois prá Jeanette Costa isso não deve ter sido problema porque talento e personalidade nunca lhe faltaram.

Dona de uma prodigiosa técnica, dominava

seu instrumento como poucos. A gauchada teve que se render a essa gigante do acordeón. Era lindo de ver aquela mulher gaúcha, com jeito de índia missioneira, se impor nos palcos e nas telas da TV que iniciava no RS.

Esteve ao lado de grandes artistas como Teixeirinha, Gildo de Freitas, José Mendes, Os 3 Xirús, Os Araganos, Os Bertussi...levou o nome de Cruz Alta por todo o Rio Grande e estados do sul, e ganhou o Brasil com seu vasto repertório e suas belíssimas e bem arranjadas canções.

Seus dedos ágeis deslizavam com maestria nas teclas de sua famosa acordeona branca, e encantavam plateias por onde tocava. Vaidosa e elegante, além de sempre bem pilchada e carismática, trazia lindos anéis em seus dedos, que só aumentavam a magia de seus fás: - “Seus dedos parecem que nem se mexem, de tão rápidos..!!!” -”Nossa, sua mão esquerda é mais rápida nos botões que nos teclados”..

Dona de rara sensibilidade musical, essa exímia gaiteira ganhou reconhecimento em todo Brasil. Aqui no Rio Grande do Sul, foi eleita “A Rainha do Acordeón”, superando outra grande artista chamada Mary Terezinha, parceira do grande Teixeirinha. E assim passou a ser conhecida até hoje, para nosso orgulho.

Com Nelson, seu companheiro de vida e estrada, entraram para a história da música gaúcha como a dupla NELSON e JEANETTE. Eram admirados, cortejados, tinham fã-clube e levavam alegria e diversão por onde passavam.

Mas o tempo passa. Mudam conceitos musicais, os grandes artistas são esquecidos. Muitos são sacrificados pela própria mídia, hoje incansável na procura de retorno financeiro rápido, nem que para isso seja preciso criar ídolos de barro.

Por isso é que temos hoje em dia essa onda de “Revival”, esse conceito de renascimento, de resgate de coisas do passado. Artistas importantes, que fizeram história e servem de exemplo, estão voltando depois de longa aposentadoria e - pasmem - fazendo tanto ou mais sucesso que em sua época.

Vejam o “tendéu” que tem sido os shows do beatle Paul McCartney, Roger Waters, do Pink Floyd, Robert Plant do Led Zeppelin... Aqui no Brasil, também vários artistas ressurgiram, o mais famoso deles um tal de “Reginaldo Rossi”, mas o destaque vai para Helena Meirelles, uma instrumentista do Mato Grosso que ressurgiu aos 68 anos e ganhou o mundo.

Então, alguém duvida que JEANETTE COSTA, a Rainha do Acordeón, poderá vir a ser, de novo, um grande sucesso?

Alguns canais alternativos e rádios estão resgatando nossa grande artista, graças a Deus.

Assisti emocionado uma apresentação sua e essa grande mulher merece todo apoio para voltar e mostrar aos jovens de agora seu enorme talento.

Jeanette ainda tem muito a nos ensinar com sua experiência extraordinária. Sua musicalidade e seu estilo estão mais “modernos” que nunca, essa artista tem uma qualidade rara: é AUTÊNTICA...!

Vai aqui uma dica: um projeto bem profissional, comprometido e sério, pode projetar artisticamente a “Rainha do Acordéon” novamente. Um bom produtor musical, escolha de repertório, músicos selecionados e muito ensaio podem resgatar para a fama essa gaúcha pioneira e divulgar nossa cidade por aí afora.

Devemos esse tributo para nossa querida acordeonista e cantora Jeanette Costa.

Vou continuar aqui apoiando, desejando muito sucesso e sempre aplaudindo minha grande artista.

DataNome Idade

Cartório de Registro CivilÓBITOS

SALETE DOS SANTOS DOBRACHINSKIEDELTRUDES SILVEIRA CASTROJOÃO ANTONIO RAMOSEDELMIRA DANIEL DA SILVAMARIA DA PASCHOA VERIATOSUELY VERIATO DE MOURALOURDES NATALINA JOVELI COLVEROEGON ARNO ARTMANNLUIZ CARLOS GERMANOIRMA DE FÁTIMA DOS SANTOS GRZECHOEZINSKICLAUDETE DE FÁTIMA BARROS DA ROSAMÁRCIA REGINA NUNES DA SILVACELSO ADRIANO DE SOUZA PAULANILSA SCHNEIDER BILLIGCONCEIÇÃO CEZAR DA SILVEIRAJULIO FERNANDES DA LUZGENY QUARTIERI DA CÂMARANOEMIA MARIA MARTINS DE SOUZAOSMAR TRAUTMANN

02/11/201207/11/201208/11/201206/11/201231/10/201205/11/2012

08/11/201207/11/201205/11/2012

05/11/2012

08/11/201201/11/201203/11/201205/11/201204/11/201205/11/201206/11/201208/11/201209/11/2012

499585958372

668264

42

553960899887738773

Cruz Alta, 1 de novembro de 2012.

Page 11: 10denovembro2012 oexpresso

Jornal o expresso | Sábado e Domingo, 11 e 12 de novembro de 2012 11

Zuleika Edler • Cultura • Arte • Atualidades • Dicas

• Moda • Curiosidades“A persistência é o caminho do êxito”. Chaplin

HoróscoponovA: 13/11 a 20/11

Áries 21/03 a 20/04

Touro 21/04 a 20/05

Câncer 21/06 a 21/07

Leão 22/07 a 22/08

virgem 23/08 a 22/09

Libra 23/09 a 22/10

Escorpião 23/10 a 21/11

Sagitário 22/11 a 21/12

Capricórnio 22/12 a 20/01

Aquário 21/01 a 19/02

Peixes 20/02 a 20/03

Momento importante para rever sua filosofia de vida, crenças, ideais e conceitos. Em questões relacionadas a estudos deverá ter paciência.

Questões relacionadas ao trabalho pedem reavaliação. Momento de re-pensar como tem se organizado no cotidiano e de que modo isso é sau-dável ou não.

Deverá estabelecer uma comunicação mais clara com quem ama. E evitar se sentir o dono da verdade. Até 26 de novembro reavaliações importantes de vida, especialmente afetivas.

Em questões que envolvem família, lar e viagens perceberá que as coisas tenderão à lentidão. Uma bela opor-tunidade de repensar antigas certezas e verdades.

Até 26 de novembro deverá rever a sua forma de se comunicar e de se ex-pressar. Retorno de antigas situações envolvendo irmãos ou pessoas próxi-mas. Reavalie.

Questões financeiras, ou que envol-vem estudos e viagens em ritmo mais lento. Reconsideração sobre o que é valioso e sobre como tem expressado talentos e lidado com finanças.

Revisão e reconsideração, tendência que durará até o dia 26 de novembro. Muito a ser repensado. Deverá ter pa-ciência, pois as coisas tendem a fluir com menos naturalidade.

Momento que favorece o autoconhe-cimento e uma percepção mais espiri-tualizada da vida. Retorno de antigos questionamentos e situações. Tenha um outro olhar sobre elas.

Reflexões sobre como se sente ou não pertencendo a certos grupos. Re-considere. Mercúrio retrógrado indica que estudos, viagens e papéis podem passar por atraso.

Retomada de estudos ou conheci-mentos pode ser útil à carreira. Rea-valie e aprofunde. Reavaliações sobre o que considera fator de crescimento no trabalho. Seja paciente, pisciano.

Gêmeos 21/05 a 20/06Coisas tendem a fluir mais lentas e com alguns entraves, especialmente nas relações. Momento de reavaliar os conceitos que têm sobre parcerias.

Mercúrio fica retrógrado e é impor-tante repensar sobre o que você con-sidera valioso. Importantes questões envolvendo taxas, impostos e investi-mentos devem ser revistas.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2012

BANCO 17

CGTENVELOPE

OLHARARMUAILOPLABAIXO

SACABRILSIRIAMABRUXAARROGARPAACOARNOSSORICRÃSAPALMOFADA

ASASINAS

À (?): semter o que

fazer

Braço,em inglês

Redução;queda (depreços)

Serviço deAtendimen-to ao Clien-

te (sigla)

Crustáceoapreciadoem sopas

Mulher queamamenta

criançaalheia

Mulherque faz

feitiçarias

Arma comque seatiramflechas

Implorar;suplicar

Tamanhopequenode ca-misas

Vergas;sarrafos

Classe (?):elite eco-nômica

(?)marítima,faixa dolitoral

Quepertencea todos

(?) Fran-cisco,

cidade dosEUA

1.000, emalgarismosromanos

Tecla deáudio em

TVs

Sorte;destino

(pl.)

Criarbolhas na

pele

Que vem depois,a estaçãode tremseguinte

(?)-delta,corte decabelo

Espécie de travesseiro

paraenfeite de

sofás

Contem-plar

Interjeiçãomineira

Filtrar(o café)Sadios;

saudáveis

O 4º mêsSinais de envelhe-cimento

Laborató-rio (abrev.)

Fúria;raiva

O oposto do"aplauso"

Sinhá(bras.)

Sílaba de "germe"

Na parteinferior

(?) Gomes,político

Nele é indi-cado o CEP

Estruturasque defen-

dem oorganismo

contrainfecções

I

R

A

3/arm — san — sap. 5/ripas. 7/empolar.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2012

BANCO 3

FUPTGRADATIVO

OFERECERDICAMT

FENOANSIARAROSND

GERALUSEPDARES

ROLOAPTORIFURORTCALOV

PAIOLLEEGLEINT

MEIAIDADE

Notíciadada emprimeira

mão

Ajustar oinstru-mento

Nome daletra "T"

Impostopago pelocomércio

(sigla)

Sobreme-sa geladade confei-

tarias

Informa-ção nova eútil (gír.)

Em + as(Gram.)

É elimina-do atravésda dedeti-

zação

Utilize;empregue

(?) Gil, apresenta-dor da TV

Dar uma(?): inspe-

cionar;examinar

Em (?)de: em

defesa de

Cilindropara

esticarmassa

Formatodo

martelinhodo médico

Peleendurecida

pelosapato

Fim, eminglês

Depósitode armasde fogo

É desobe-decidapelo

bandido

NatáliaThimberg,

atriz

Períodoentre a

vida adultae a velhice

Progres-sivoDar;

exibir

Cessa omovimento

Enfeitado

Alimentodo cavaloEscassos;incomuns

Violência

Goma;grude

Rita (?),cantora

Idem(abrev.)

Disse

Que estápreparado

Aflição;angústia

Oi

Doar;presentear Estudei o

texto

3/end. 4/feno — rolo. 5/furor — paiol.

Solução anterior

Caminhar é bom!O exercício é uma ótima opção para muitas

finalidades e para todo tipo de “esportista”, desde os iniciantes até os adeptos mais antigos.

Fazer caminhada também melhora a auto-estima. Os hormônios liberados durante o exercício provocam uma sensação de bem-estar.

Por que a ferradura é um símbolo de sorte? Na Grécia do século IV, a

ferradura era considerada um amuleto poderoso. Primeiro porque era feita de ferro, um elemento que os gregos acreditavam proteger contra todo mal. Além disso, a forma lembrava a Lua, em crescente, símbolo de fertilidade e prosperidade. Os romanos também adotaram o talismã grego e passaram a crença aos cristãos. Estes, por sua vez, creditaram

a superstição a São Dunstan de Canterbury, ferreiro inglês. Segundo a lenda, Dunstan teria colocado ferraduras no próprio demônio e somente as retirou depois de ouvir a promessa de que nunca mais se aproximaria do objeto. A tradição manda

colocar a ferradura no alto da porta. Mas sempre com as pontas viradas para cima, senão

a sorte vai embora.

Quindão do Papai

HORA DOLANCHE

INGREDIENTES: 4 ovos inteiros; 2 gemas;

400 g de açúcar ; 1 coco, médio e ralado;1 colher (sopa) de manteiga ou margarina

MODO DE PREPARO:Misture todos os ingredientes,

cuidadosamente sem bater. Coloque em uma forma (de preferência, com furo no meio) untada com manteiga e polvilhada com açúcar.

Pré - aqueça o forno e asse em banho - maria por 40 minutos ou até ficar dourado por cima.Para retirar o quindão da forma, segure - o virado para baixo, ainda morno.

Solte a borda delicadamente, com uma faca fina.

Prepare os pés para o verão

A chegada dos dias quentes faz com que muitas

mulheres queiram colocar os pezinhos para fora. Mas será que os seus pés estão bem cuidados, sem frieiras, unhas encravadas, ressecamento, micoses e calos? É bom ficar atenta para não evidenciar

pés descuidados em sandálias da última estação - nem elas fazem milagres.

Na hora do corte não adianta arredondar as pontas para ficar bonitinho. O que vale mesmo é ter pés saudáveis e com unhas retas para não encravar, além de usar tesouras e alicates limpos.

No dia-a-dia, secar os pés antes de sair por aí previne micoses e frieiras. O uso de hidratantes é mais do que bem-vindo para conquistar pele de seda, assim como o de esfoliantes uma vez por semana.

Se tiver problemas com calos e calosidades, não perca tempo e procure um especialista. Os calos e calosidades indicam que a área está recebendo maior pressão.

Por que é impossível fazer cócegas no próprio corpo?

CURIOSIDADE...

Pessoas são incapazes fazer cócegas no próprio corpo (propositalmente) porque o cérebro prevê seus mo-

vimentos antes que eles aconteçam, excluindo a sensação de perigo e pânico que provoca as cócegas. Quando alguém nos cutuca, o corpo reage, tornando-se tenso. Já quando tocamos o próprio corpo, ele não demonstra reação. Algumas pessoas nunca o contraem pelo toque de outros e portanto não sen-tem cócegas. Resultados de pesquisas feitas por um grupo de cientistas da Universidade de Londres indica que o cerebelo é o responsável pelo monitoramento dos movimentos, impe-dindo a reação.

Page 12: 10denovembro2012 oexpresso

12 Jornal o expresso | Sábado e Domingo, 10 e 11 de novembro de 2012

Acidente deixa motociclista ferido

Na quinta-feira, 08 de novembro, às 12h30min, uma guarnição da BM, deslocou-se até a Rua Presidente Var-gas, onde atendeu uma ocorrência de trânsito com lesões corporais envol-vendo os seguintes veículos: Citroen Ixsara, Placas MVE 0017 e a motocicle-ta Honda CG 125 Fan Placas ITR 3922,

vindo o condutor do Citroen quando ao estacionar o veículo abalroou a referida motocicleta, onde o condutor da mes-ma apresentou lesões e foi encaminha-do ao hospital São Vicente de Paula. Foi confeccionado Termo Circunstanciado e agendado comparecimento no Juiza-do Especial Criminal.

Brigada Militar abre concurso para salva-vidas temporários

No dia 1º de novem-bro começou a seleção de 600 salva-vidas civis temporários (SVCT) da Brigada Militar (BM). Os selecionados vão atu-ar na Operação Golfinho 2012/2013. As inscrições devem ser feitas até 20 de novembro pelo site da BM: www.brigadamilitar.rs.gov.br.

É necessário ter En-sino Fundamental Com-pleto, ter entre 18 e 40 anos, estar em dia com obrigações eleitorais e militares, não ter sofrido nenhuma condenação cri-minal com pena de prisão e não ter sido reprovado no mesmo processo sele-tivo em anos anteriores

por motivo disciplinar.Das 600 vagas, 360 estão no Litoral Norte, 100

no Litoral Sul e 140 em balneários no interior. Os can-didatos passarão por exames médicos e físicos com etapas em Porto Alegre, Santa Maria e Pelotas.

Os aprovados receberão capacitação de 7 a 27 de dezembro em Tramandaí e Rio Grande (para os que vão atuar no mar) e em Porto Alegre e Pelotas.

Os SVCT recebem, durante o contrato, o sa-lário mínimo regional, com 100% de acrésci-mo por risco de morte, vales-refeição e auxílio-transporte.

Page 13: 10denovembro2012 oexpresso

Jornal o expresso | Sábado e Domingo, 11 e 12 de novembro de 2012 13

INFORMA:

Painéis do projeto “Empreendedorismo nas Escolas” são organizados pela ACI Jovem

Organizar a formatação dos painéis do projeto “Empre-

endedorismo nas Escolas” foi um dos objetivos da reunião promovida pela ACI Jovem de Cruz Alta no dia 05 de novembro.

Durante a reunião foram apro-vadas as datas em que os painéis se-rão realizados nas escolas, que terá a apresentação de cases de empreende-dores do município.

Segundo o presidente da ACI Jo-vem, Jaques Ratke, “a apresentação de exemplos aos jovens através do case de empreendedores, que passaram por vários momentos até serem bem suce-didos, é uma forma de estimulá-los a serem futuros empreendedores”, disse.

A reunião contou com a presença do coordenador do curso de Adminis-tração da Unicruz, professor Carlos Eduardo Tavares. Ele considera que o projeto é de extrema importância para o município, pois procura difun-dir o tema para as pessoas que irão desenvolver diversas atividades na sociedade no futuro.

“Entende-se que o empreendedo-rismo é um comportamento, que pode

ser desenvolvido pelas pessoas. Um instrumento de transformação da so-ciedade, pois, entre as características do empreendedor encontra-se a criati-vidade e inovação. Nesse contexto, dis-seminar esta temática para os jovens estudantes do ensino médio torna-se uma oportunidade de interação entre as suas realidades e os desafios futuros de uma sociedade que precisará cada vez mais de pessoas com este perfil”, destacou o professor.

O projeto “Empreendedorismo nas Escolas” é desenvolvido com os estudantes do Ensino Médio das Es-colas Estaduais e Particulares do mu-nicípio de Cruz Alta em parceria com a Unicruz e tem como finalidade pro-mover a formação básica em empre-endedorismo para estes jovens.

Aos interessados em conhecer o trabalho desenvolvido pelo departa-mento jovem da ACI Cruz Alta, as reu-niões acontecem às segundas-feiras nas dependências da entidade e são abertas àqueles que queiram se enga-jar nos projetos e assuntos referentes ao empreendedorismo e desenvolvi-mento do município.

Dilma cria Ministério das Micro e Pequenas Empresas

A Câmara aprovou na quarta-fei-ra (7) projeto que cria a Secreta-

ria Especial de Micro e Pequena Empresa, que terá status de ministério. A proposta segue para votação no Senado. Esse será o 39º ministério a integrar a Esplanada.

Segundo cálculos de integrante do governo, a criação da nova pasta terá um impacto de R$ 7,9 milhões no Orça-mento do próximo ano.

Ao todo serão criados 68 cargos de comissão, ou seja, que não precisam de concurso público para ser ocupado. Do to-tal de cargos, um será destinado ao futuro ministro e outro ao secretário-executivo, o segundo na hierarquia da pasta.

A proposta foi aprovada por 300 vo-

tos a favor, 45 contra e uma abstenção. No plenário, integrantes da oposição se posicionaram contra ao que chamaram de “cabide de emprego para aliados”.

A criação do novo ministério é uma promessa de campanha da presidente Dilma e sua aprovação ocorrer a um mês do final da disputa das eleições mu-nicipais de outubro.

A nova pasta terá competências relacionadas à formulação de políticas e diretrizes de apoio à microempresa, à empresa de pequeno porte e ao seg-mento do artesanato. Atualmente, as políticas de apoio ao segmento são con-duzidas pelo Ministério do Desenvolvi-mento, Indústria e Comércio Exterior.

Em Cruz Alta foi criada a AMPE (Associação de Micros e Pequenos Empresários) onde reúnem-se todas as terças-feiras, a partir das 20h, onde tratam das situações do dia-a-dia

e na troca de ideias para elaboração de projetos em beneficio da classe.

Page 14: 10denovembro2012 oexpresso

14 Jornal o expresso | Sábado e Domingo, 10 e 11 de novembro de 2012

STF determina apreensão de passaportes de condenados do mensalão

O ministro Joa-quim Barbosa, do

Supremo Tribunal Federal (STF), relator do processo do mensalão, determinou a apreensão dos passapor-tes dos 25 condenados. Ele também proibiu os réus de se ausentarem do país sem prévia autorização da Cor-te. O Tribunal está na fase de dosagem das penas de cada um dos condenados, tendo definido parcialmen-te mais de 25 anos para ex-sócio de Marcos Valério.

Ao tomar a medida, Barbosa atendeu a um pe-dido do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que temia fuga de réus para escapar da prisão. Ele fez o pedido após ser informa-do de uma viagem do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato para a Itália.

No despacho, Joaquim Barbosa fez críticas a alguns réus que, segundo ele, têm

tido comportamento incompatível com a con-dição de condenados. De acordo com o relator, alguns dão a impressão de serem pessoas fora do alcance da lei. “Em atitu-de de manifesta afronta a este Supremo Tribunal Federal, qualificaram como ’política’ a árdua, séria, imparcial e trans-parente atividade juris-dicional a que vem se de-dicando esta Corte, neste

processo, desde o dia 2 de agosto último”, afirmou.

Ele destacou que, independentemente do regime de cumprimento das penas que será de-terminado para os réus, a aplicação da lei e a fase de execução do julga-mento “dependem da circunstância de o acusa-do estar no interior das fronteiras nacionais”. De acordo com o relator, a legislação processual pe-

nal brasileira prevê várias medidas cautelares que podem ser aplicadas pe-los juízes no curso da ação penal como alternativa à prisão preventiva dos condenados. Ao final do julgamento, o procurador quer que o STF determi-ne a prisão imediata dos réus. Mas a tendência do tribunal é mantê-los sol-tos até que sejam julgados eventuais recursos.

A expectativa é de

que a Corte fixe penas severas para os conde-nados. A sinalização dis-so é que o operador do esquema, o publicitário Marcos Valério Fernan-des de Souza, recebeu penas cuja soma ultra-passa 40 anos. A soma das punições impostas ao ex-sócio dele Ramon Hollerbach já chegou a 25 anos.

Roberto Gurgel Joaquim Barbosa

MP lança campanha ‘Conte até 10’

Conte até dez antes de sucumbir à raiva e par-tir para a violência. Essa é a mensagem da campanha lançada nesta quinta-feira pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que tem o objetivo de sen-sibilizar para a prevenção de homicídios cometidos por impulso. Segundo o órgão, o foco é conscientizar a po-pulação para evitar atitudes e reações contra a vida em situações de conflito.

A campanha traz lutadores famosos, como Ander-son Silva e Júnior Cigano, do MMA, e os judocas Sarah Menezes, campeã olímpica em 2012, e Leandro Guilhei-ro, duas vezes campeão olímpico. Os atletas não cobra-ram cachê para participar da campanha.

Em parceria com o Ministério da Educação (MEC), uma cartilha educativa que tem como objetivo orientar professores sobre como tratar o tema da violência em sala de aula. O material será distribuído em todo o Bra-sil a partir de 2013. Também serão promovidos eventos regionais em escolas públicas.

Page 15: 10denovembro2012 oexpresso

Jornal o expresso | Sábado e Domingo, 11 e 12 de novembro de 2012 15

Rua Andrade Neves, 900Fones: 3322-5390, 9629-9908 e 8145-3010

FILIAL: Santa Maria Faixa Velha de Camobi RS 509 Nº 8305 - FONE 55 9918 6251

PORTAL SUL IMÓVEISVenha nos visitar deixe seu patrimônio conosco garantimos transparência e o melhor negócio.

Temos assessoria Jurídica. Crec

i/RS 3

7.181

AREAS RURAIS PARA VENDA CRUZ ALTA-RS-105 há 600 sacas de soja 1+3 pagamentos sem benfeitorias.-50 há para venda +15 para arrendo 550 sacas de soja

1+2pagamentos 15 sc arrendo p/há sem benfeitorias.-340 há 500sacas o há com benfeitoria condições a combinar.IACAPETUM-RS -420 há area padrão alta produtividade 320 sacas de soja avista p/

há ou 400 sacas 1+2 PAGAMENTO.CAPÃO DO CIPO-RS-350 há 450 sacas e arrenda 250 há a 10 sacas com benfeitoria entr.

Mais 4 pagamentos prox do asfaltoTUPANCIRETÃ-RS-120 há vende 800 arrenda o restante em um quadro só venda 450

sacas de soja há 15 sacas o arrendo e condições á combinar.SAlTO DO JACUI-RS-1020 há á 450 sacas o há fazenda belíssima completa condições

a combinar.SÃO BORJA-RS -500 há completa para venda e arrenda 500 região de mercedes

condições a combinar.SANTIAGO-900 HÁ com sede estrutura completa 10 mil o há planta 770há

entrada mais 3 pagamentos.-280 há sem sede para lavoura planta 250 há valor 280 sacas belís-

sima propiedade 1 entrada mais 4 pagamentos-420 há á 10 mil o há 4 pagamentos completa arrenda 940 há á 6

sacas os primeiros dois anos depois 8 sacas por 10 anos o arrendo ou mais.GIRUA-Vende 700 há á 370 sacas por há á 110 km de cruz alta completa

condições a combinar. -Vende 205 há á 500 sacas 4 pagamentos e arrenda 160 há 10 sacos

a 4 km com benfeitoriaPALMEIRA DAS MISSÕES-RS EM BREVE TEREMOS 8 MIL HÁ PARA VEN-

DA EM VARIOS TAMANHOS TERRA DE ALTA PRODUÇÃO CONSULTE-NOSVARIAS AREAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL REGIÃO DE

SANTA MARIA-RS AREAS NA REGIÃO DE MATO GROSSO-MT AINDA VARIAS AREAS NA REGIÃO DE CANARANA-MT CONSULTE-NOS...

IMÓVEIS URBANOS PARA VENDA - CASA NA RUA ANDRADE NEVES PROXIMO MONUMENTO LENDA

DA PANELINHA CONSULTE-NOS.- CASA NA RUA SÃO PAULO PROXIMO DA ESCOLA BAIRRO CONCEI-

ÇÃO VALOR 350 MIL-APARTAMENTO PONCHE VERDE COBERTURA 240 MIL-APARTAMENTO EDIFICIO JADE 180 MIL GRANDE.-APARTAMENTO NO CENTRO NA PROCOPIO GOMES NOVO 200 MIL.

CHACARA-A 2 KM DA CIDADE 6 HÁ COM BENFEITORIA BOA LOCALIZAÇÃO

VALOR 160 MIL.TERRENOSPROXIMO

- TERRENO 22X22 TODO MURADO NA XAVANTES 100 MIL.- TERRENOS PROXIMO DA EASA BARBADA.

Arte Sesc promove 1ª Mostra de Teatro Infantil em Cruz Alta

A partir de hoje, 10 de novembro, Cruz Alta vai se transformar em palco para as artes cênicas infantis. Com o intuito de oportunizar a adultos e crianças o acesso a variados espetáculos, o Arte Sesc – Cultura por toda parte promove a 1ª Mostra de Teatro Infantil do Sesc Cruz Alta. O evento vai movimentar a cidade nos dias 10, 17 e 24 de novembro com grandes atra-ções teatrais gratuitas focadas no desenvolvimento do imaginário infantil.

As apresentações serão sempre aos sábados às 17h, no Sesc (Av. Venâncio Aires, 1507 – Salão de Eventos). Integram a programação da Mostra os es-petáculos: “Os Saltimbancos”, do Grupo Máschara; “A Princesa engasgada”, do Grupo Makki; e “O Mundo dos Brinquedos”, do Grupo Turma do Dionísio. Con-fira a programação completa abaixo.

Mais informações poderão ser obtidas pelo tele-fone (55) 3322-7040.

Prêmio dos melhores Parlamentares 2012Aconteceu em Bra-

sília, na última quinta-feira (8), a edição 2012 da festa de premia-ção da revista Congresso em Foco, que anualmen-te condecora os políticos com mais destaques do país. Na ocasião, o len-dário Bob Dylan foi ho-menageado por dois dos parlamentares mais po-pulares do Brasil, o sena-dor Eduardo Suplicy (PT-SP) e o deputado Tiririca (PR-SP).

Acompanhados pela banda Móveis Coloniais de Acaju, os políticos sol-taram a voz na canção “Blowin’ In The Wind“, um dos vários hinos de protesto assinados por Dylan. De acordo com o portal UOL, antes do due-to, Tirica cantou as mú-sicas “Florentina” – que é de sua autoria – e “Como Vovó Já Dizia“, um dos hits de Raul Seixas.

Durante a soleni-dade, Tiririca faturou o prêmio de parlamentar que melhor representa

a população no Congresso. Já Suplicy, por sua vez, foi eleito o parlamen-tar que mais de destaca pela defesa da democracia no Brasil.

Page 16: 10denovembro2012 oexpresso

16 7X MAIS PUBLICIDADE informa a previsão do tempo

Aqui nasce sua publicidade.

Jornal o expresso | Sábado e domingo, 10 e 11 de novembro de 2012.

sÁBADo:

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Mín.: 20ºCMáx.: 30ºC

DoMINGo:

Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Mín.: 18ºCMáx.: 27ºC

seGUNDA:

Sol com muitas nuvens de manhã e panca-das de chuva à tarde. À noite a chuva pára.

Mín.: 16ºCMáx.: 26ºC