15demaio oexpresso

8
SÁBADO, 15 DE MAIO DE 2010 • ANO 14 • Nº 669 [email protected] [email protected] www.slideshare.net/jornaloexpresso 1 ,50 R$ O EXPRESSO PARIATO OU DIGNIDADE (V) - PÁG.05 - PÁG.02 - PÁG.03 Inaugurada reformas do Asilo Santo Antônio - PÁG.04 Ana Amélia Lemos participa de debate em Cruz Alta Tarso Genro visita nossa cidade

Upload: jornal-o-expresso

Post on 29-Jan-2018

1.104 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 15demaio oexpresso

SÁBADO, 15 DE MAIO DE 2010 • ANO 14 • Nº 669 •[email protected]@comnet.com.br

www.slideshare.net/jornaloexpresso 1,50R$

O EXPRESSOPARIATO

OU DIGNIDADE (V)

- PÁG.05 - PÁG.02 - PÁG.03

Inaugurada reformas do Asilo Santo Antônio

- PÁG.04

Ana Amélia Lemos

participa de debate em

Cruz Alta

Tarso Genro visita nossa cidade

Page 2: 15demaio oexpresso

2 O EXPRESSO SÁBADO, 15 DE MAIO DE 2010

(55) 3303-5995(

Vinculado a:O EXPRESSOABS PUBLICIDADE E REPRESENTAÇÕES LTDA

Administração, Assinaturas, Publicidade e Redação:Rua João Manoel, 810 - CEP 98005-170 - Centro - Cruz Alta-RS

E-mails: [email protected] / [email protected]

CNPJ: 92.930.171/0001-38

Responsável Técnico:Dr. Assis Brasil Soares FilhoRegistro Profissional: nº 0064/99

Editora Chefe:Sônia Gai

Circulação:Todos os sábadosImpressão:Cia de Arte - Ijuí

Os artigos assinados são de inteira responsabilida-de de seus autores, não representando necessa-riamente a opinião deste jornal.

OPINIÃOProfº Claudino Albertoni

Data IdadeNome

Cruz Alta, 14 de maio de 2010.

Car tório de Registro Civil

ÓBITOSUMEO TSUKITAJOSSOÉL PIRES DA SILVAMARINO SOARES ARANCEJOÃO CARLOS ANTUNES PORTELLALINDEMBERG ALVIM BORGESMARIZA LUIZ DE SOUZALUÍS ANDRÉ DE OLIVEIRA DIASLUCIANO ALVEZ PAZOSMAR MARTINS DOS SANTOSNILDA DOS SANTOS

08/05/1008/05/1008/05/1009/05/1010/05/1011/05/1012/05/1013/05/1014/05/1014/05/10

97543283744833275568

A SERVIÇO DA PALAVRAO 44º dia mundial das comunicações que é

celebrado pela Igreja Católica no dia 16 de maio, dia da Ascensão do Senhor, apresenta um tema de grande relevância nos dias atuais: “Os meios de comuni-cação a serviço da Palavra”.

É um tema de interesse geral e de fundamental impor-tância para o mundo, para a humanidade que se comunica pela palavra. Embora os meios de comunicação priorizem a imagem, o impacto da fotografia, o filme que roda na me-mória das pessoas, elas vêm identificadas pela palavra que lhes dá a devida classificação no rol da importância.

A fisionomia, o rosto, a aparência de cada pessoa e dos fenômenos da natureza, todos os dias, são interpre-tados e descritos pela palavra do comunicador, do espe-cialista, do expert em levar a toda a comunidade, pela palavra, as maravilhas dos fenômenos, bem como a dra-maticidade dos acontecimentos.

A mensagem de Bento XVI ao mundo faz um apelo, principalmente aos ministros de sua Igreja que aprovei-tem com sabedoria as singulares oportunidades ofereci-das pela comunicação moderna, que desconhece frontei-ras, tendo um poder imenso de difusão.

O zelo pela Palavra que é o significado do termo usa-do pelas igrejas cristãs, evangelização, é algo ainda pouco compreendido, pois essa Palavra, expressando a verdade, a justiça, a dignidade e a fraternidade, precisa ser muito bem divulgada para se fazer ouvida por todos.

A “ágora” moderna, a praça pública do nosso tempo, passa necessariamente pela palavra, pelos meios de comu-nicação e pela intensidade das mensagens. A história nos mostra que a palavra sempre foi a arma mais poderosa na divulgação do sentimento do povo. Isso os teimosos da co-municação o faziam afixando seus versos nas praças públicas onde muitos acorriam para ver o que estava acontecendo pelas palavras dos poetas e críticos. Não raro, poderosos go-vernantes montavam suas patrulhas para arrancar os carta-zes das praças e prender seus autores, censurando a divulga-ção de idéias. Infelizmente, no continente americano, ainda hoje certos títeres, tentam com a força, silenciar os meios de comunicação, tirando do povo a diversidade de pensamento. Felizmente a comunicação não tem fronteiras e, mesmo cen-surando implacavelmente os comunicadores de seus países, o pensamento moderno voa como o vento e faz com que os pensadores, os comunicadores, os escritores, os pregadores lancem ao mundo as idéias que mexem com as relações da sociedade moderna. Os pensamentos são como as folhas le-vadas pela ventania e que vão caindo em qualquer lugar, em qualquer espaço, fertilizando a Palavra.

Há que ter um cuidado muito especial com a Pala-vra, pois a Palavra é comunicação. A Palavra é ensina-mento. A Palavra é luz. A Palavra é esperança. Por que temer a Palavra se a Palavra é amor?

Na sua passagem pelo mundo dos homens, Jesus le-vantou a voz e disse: “Eu vim ao mundo como luz, para que todo o que crê em mim não fique nas trevas. Se al-guém ouve as minhas palavras e não as cumpre, não sou eu que o julgo, pois não vim para condenar o mundo, mas sim para o salvar” (Cf Jo 44-50).

A Palavra, nesta nova aliança que o Messias veio anun-ciar aos homens, tem como característica fundamental: o amor. Por isso deve ser anunciada com intensidade para que o mundo em sua fantástica diversidade, a ponha em prática para desenvolver a fraternidade entre os homens e a paz uni-versal. Que a humanidade se incline e se emocione com a Palavra, fazendo a experiência do seu encantamento.

PARIATO OU DIGNIDADE (VI)

• Nosso agradecimento ao EXPRESSO pelo apoio propor-cionado a esta campanha.

O CAMINHO:Rondon disse: “Antes mor-

rer, matar nunca”. E foi assim, de peito aberto, que desbra-vou e conquistou o território sobre o qual os Aposentados/Pensionistas construíram a Grande Nação. Por isso, ele é o Herói da Pátria. E o Sena-dor Pai(m) dos Aposentados trilha a mesma senda; pacifi-camente, mas sem recuos, e sempre com os olhos voltados para o objetivo final: a total e completa redenção espiritual, moral e econômica dos Apo-sentados/Pensionistas.

O FOSSO:O mergulho no fosso da in-

dignidade já perdura por qua-se vinte anos, e aprofunda-se aceleradamente, a ponto de levar os Aposentados/Pensio-nistas não só ao pariato como também ao desamor próprio, o que representa algo de pro-fundamente grave, a ponto de merecer providências ime-diatas, sob pena de censura da História ao vigente Estado Democrático de Direito. Pois tal protelar comprovará que o Estado considera os Aposen-tados/Pensionistas apenas um incômodo e dispendioso fardo que carrega por obriga-ção impositiva

a ser descartada na opor-tunidade primeira.A SEGREGAÇÃO DA CLASSE :

Entretanto, o martírio não é só individual, mas de toda uma classe, o que precisa ser considerado, e com urgência.

*Germano SchwartzO permanecer da presente si-tuação (ainda mais agravada por caricatas manifestações econômico/ministeriais, a demonstrar publicamente o menosprezo do Estado que seus autores representam) já ultrapassou todo e qual-quer limite de aceitabilidade, por malferir afrontosamen-te o basilar preceito da dig-nidade da pessoa humana introdutoriamente pregado na vigente Constituição. Ne-cessário, portanto, que se passe, e desde logo, da teoria à prática, através não só de um imediato e novo ADCT-58, como também da instauração de homenagens permanentes aos Construtores da Nação.

Fácil, extremamente fácil o repousar sobre os louros que os Aposentados/Pensionistas colheram, e depois acusá-los de quebradores da Nação e ambiciosos por 70% em lu-gar de 7%. Ou então taxá-los de impertinentes. Difícil po-rém é trabalhar arduamente a favor deles, para engrande-cer ainda mais a Nação.

A RECUPERAÇÃO DA DIGNIDADE :

Completaram-se recente-mente dezoito anos da fatí-dica queda do ADCT-58, sem que nenhuma providência eficaz fosse tomada por par-te do Estado para ao menos tentar sanear a gravíssima violação ao dispositivo cons-titucional que prega o res-peito à dignidade da pessoa humana, eis que nesses qua-se dois decênios a dignidade dos Aposentados/Pensionis-tas foi aceleradamente viola-da e malferida. Urgente pois a transformação do Dia dos Aposentados (24 de Janeiro) em feriado nacional ao porte de 21 de Abril, 7 de Setembro e 15 de Novembro, isto não só como homenagem a Eloy Chaves, mas também a todos os Aposentados/Pensionis-tas. À Nação e ao Estado (am-bos devedores), cabe quitar não só sua dívida material através da integral recupera-ção de seu poder aquisitivo

via novo ADCT-58; mas tam-bém pagar sua dívida espiri-tual, pois aqui já não se trata apenas de poder aquisitivo, e sim de recuperação integral de uma dignidade malferida e menosprezada. E, para tan-to, necessário a formação do querer, estado de espírito este basilar para a reconquista da dignidade e do amor próprio, que existem ainda intactos na alma dos Aposentados/Pen-sionistas apenas graças a seu amor pelo que foi construído através de um trabalho dedi-cado e constante

A MEDIDA PROVISÓRIA :Aposentados e Pensionis-

tas, vede que a vossa Guara-rapes já demonstra indícios de vitória, embora a extinção do Fator Previdenciário possa servir como arma em contrá-rio. Ademais, dois índices ma-cularam a Medida Provisória do vosso reajuste (7% e 7,7%); mas a Câmara diligentemente aprovou os 7,7%, prestando assim mais uma homenagem à soberana Justiça ao posicionar-se democraticamente em favor da maioria dos deputados.

Acresce que toda a impren-sa nacional, antes arredia e silente, hoje diariamente pu-blica notícias sobre vosso rea-juste, demonstrando-se intei-ramente favorável ao mesmo, o que comprova a crescente conscientização a respeito da gravidade do pariato que tan-to vos aflige. Agora, qualquer tipo de recuo é inaceitável. E lembrai que a vitória que se aproxima é apenas parcial. Entretanto, qualquer derrota na verdade representará para a base adversária uma autên-tica vitória de Pirro, ante o clamoroso desgaste concei-tual que sofrerá e dificilmen-te recuperará. Já o contrário sucede à base aliada, extre-mamente favorecida ante os Aposentados/Pensionistas, cada vez mais convencidos da vitória no trilhar da senda aberta pelo Senador Pai(m)

A MÁCULA INDELEVEL:E não se trata aqui apenas

e unicamente de recuperação de poder aquisitivo. A cou-sa vai muito mais além, pois supera e de muito o simples recuperar, eis que a pecha de párias já atinge as fronteiras do amor-próprio malferido e a consequente perda do res-peito dos próprios familiares. Ademais, não cabe ao Estado somente pagar a dívida mate-rial. Acima de tudo, persiste o dano moral e a conseqüente divida imaterial também a pagar, e isto através do reco-nhecimento público e efetivo do vigente desrespeito à clas-se, com admissão de culpa e medidas efetivas para sanear o mau trato, isto por atos po-sitivos consistentes no efetivo reconhecimento de que os Aposentados/Pensionistas são e foram os reais Constru-tores da Nação.

Avante, pois também sois os heróis da Pátria, e vosso Pai(m) luta denodadamente por vós. Não esmorecei: após esta batalha, tereis posição e terreno firmes para o prosse-guimento da luta pela recu-peração de vossa dignidade ofendida,e que precisa ser novamente achada. Pois não podeis subir à última morada deixando para vossas espo-sas, filhos, netos e bisnetos essa imagem de párias que tanto vos macula e a todos entristece.

A DERRUBADA DO FA-TOR PREVIDENCIÁRIO :

Após Guararapes, for-mou-se e consolidou-se o espírito da nacionalidade. Da mesma forma, após a pre-sente batalha, firmar-se-á e consolidar-se-á o espírito de vossa dignidade. Entre-tanto, a investida da Câmara contra a cidadela do Fator Previdenciário (a já famosa lei do Charuto) representa arma de dois gumes, que, no entanto, poderá trazer para vosso lado um precioso alia-do: os ainda desorganizados Aposentandos, já intoxica-dos pela cruel fumaça espar-gida por essa lei.

Page 3: 15demaio oexpresso

3O EXPRESSOSÁBADO, de 15 MAIO de 2010

Nós, gaúchos,estamos vivendoum novo Brasil.O Governo Federal, em parceria com o estado e os municípios, investe em programas sociais que geram mais oportunidades e melhoram a vida no Rio Grande do Sul.

www.confiancanobrasil.gov.br

NOVAS ESCOLAS TÉCNICAS FEDERAIS

Ana Amélia Lemos participa de debate em Cruz Alta

Na quinta-feira, 13 de

maio, a jornalista Ana Amélia Lemos esteve no Sindicato Rural onde proferiu palestra sobre o agronegócio.

Participaram do evento o Deputado Estadual, Pedro Wes-tphalen, prefeitos, pre-sidentes de sindicatos, autoridades , produto-res da região e a co-munidade em geral.

O encontro pro-moveu o debate em torno do futuro do agronegócio.

Na ocasião foram salientadas as ques-tões pertinentes a agri-cultura e pecuária, também foi discutido sobre o endividamento agrícola, embora este ano tenha transcorri-do uma safra normal o problema persiste, pois o passivo agríco-la ainda é muito gran-de. Outro assunto em pauta na ocasião foi a questão ambiental, bem como a falta de política agrícola para a cultura do trigo.

Os produtores sa-lientaram a insatisfa-ção dos mesmos para com o governo em re-lação ao setor primeiro da economia.

A pré-candidata ao sena-do Ana Amélia Lemos, após o almoço acompanhada das lideranças e o Deputado Pe-dro Westphalen, andaram pelos calçadões cumprimen-tando amigos, e ainda dirigiu-se para visitar a Cooperativa CCGL e Bunge, onde foi re-cebida por suas direções, se-guindo em viagem seu roteiro pela região.

Page 4: 15demaio oexpresso

O EXPRESSO SÁBADO, 15 DE MAIO DE 2010 4

A Associação Beneficiente Santo Antônio, inaugurou dia 14 de maio, as re-formas e remodelações das instalações dos Dormitórios Masculino e Feminino, utilizados pelos idosos que são assistidos pelo Asilo.

D. Jacó Roberto Hilgert, Bispo Emérito e orientador espiritual daquela casa, celebrou atos de bênçãos às me-lhorias, valorizando o trabalho incansável dos Vicentinos, Irmãs Reli-giosas, Funcionários e Colaboradores que de-dicam seus serviços vo-luntários à instituição.

Jorge Bronzatti, presidente do Asilo, agradeceu a presença das autoridades, amigos e colaboradores, regis-trando com satisfação o empenho de todos para tornar àquela casa mais acolhedora.

A Escola de Aperfeiçoa-mento de Sargentos das Armas (EASA), realizou Solenidade de Conclusão do Curso de Sargentos 1ºTurno-2010, quinta-feira (13).

O Coronel Luiz Augusto Cris-tovão Liotti, Comandante da Es-cola, cumprimentou os conclu-dentes e familiares, enfatizando a importância do curso para o crescimento profissional e pesso-al do militar.

Após cerimônia militar, hou-ve coquetel de recepção às au-toridades convidadas, familiares e formandos, num momento de confraternização.

Gente em DestaqueSÁBADO,

15 de MAIO de 2010

Page 5: 15demaio oexpresso

O EXPRESSOSÁBADO, de 15 MAIO de 2010 5

Nossa Velha - Nova Cruz Alta

No início do Século 20 Cruz Alta já contava com agências ban-

cárias. O primeiro grande banco a se instalar por aqui foi o Banco da Provín-cia, em 1906. Logo vieram o Banco Pe-lotense, em 1918, e o Banco Nacional do Comércio, em 1919, na qual traba-lhou nosso Erico Veríssimo na década de 1920 . Esses 3 bancos genuinamen-te gaúchos ajudaram a impulsionar o desenvolvimento de Cruz Alta e do Rio Grande. Porém crises no setor nas dé-cadas seguintes os levaram à sérias di-ficuldades. O Banco Pelotense faliu no início da década de 1930, sendo incor-porado ao recém criado BERGS, hoje Banrisul. Em 1973 houve fusão entre o Banco da Província e o do Comércio, formando o Banco Sulbrasileiro. Em 1985 este se fundiu com o Banco Ha-bitasul, formando o Banco Meridional que, em 1997, foi vendido ao grupo es-panhol Santander. Foi o capítulo final, e triste, do monopólio gaúcho no setor bancário do RS. Hoje somos represen-tados apenas pelo Banrisul.

Porém, ao meu ver, o fato mais triste foi a demolição dos prédios his-tóricos do Banco Pelotense (1976) e da Província (1982). O do Banco do Comércio continua em pé, imponente como sempre!

|__________ Banco Pelotense

|___________ Banco Comércio

|________ Banco da ProvínciaAlfredo Roeber - [email protected]

www.unimedplanaltocentralrs.com.br/cruz-alta

Pré-candidato Tarso Genro esteve em Cruz Alta

A noite de quinta-feira, dia 13 de maio, foi de mobilização para o Partido dos Trabalhado-res, o pré-candidato ao governo do Estado pelo PT, Tarso Genro, esteve visitando Cruz Alta.

Tarso Genro chegou à Coo-perativa Central Gaúcha Limi-tada – CCGL, por volta às 17h, onde foi recebido pela direção e por um grupo de produtores cooperados, ouviu propostas e visitou a fábrica da CCGL. E logo após se dirigiu a Coceagro.

A noite, participou de cole-tiva com a imprensa e plenária

no Clube Internacional, junto as lideranças regionais, movimen-tos sociais, sindicatos, entidades de classe, e sociedade civil como um todo, debatendo ideias para o Rio Grande do Sul crescer e recebendo propostas para elabo-ração de seu plano de governo. O ex-ministro recebeu propostas e ouviu as mais de 20 entidades representadas os por mais de 400 presentes, além da comunidade em geral e demais lideranças par-tidárias da região. As propostas apresentadas demandam acerca do crescimento do Rio Grande

do Sul, investimentos às empre-sas públicas estaduais, educação, segurança, valorização dos ser-vidores e combate à corrupção. “Unindo todos os segmentos da sociedade, dialogando e cons-truindo, todos juntos, a acelera-ção do desenvolvimento se dará também no Rio Grande do Sul. Queremos ver o Rio Grande no ritmo de crescimento sustentá-vel, igual ao do Brasil.”, avaliou Tarso Genro.

Ao fim da plenária, os presen-tes participaram de um jantar servi-do pelo restaurante do clube.

Page 6: 15demaio oexpresso

6 O EXPRESSO SÁBADO, 15 DE MAIO DE 2010

ESPAÇO JURÍDICO

Dr. Marcos Adriano Vargas

Banco condenado a indenizar por restrição indevida após entrega do bem financiado

O Banco Panameri-cano S.A. terá que

reparar em R$ 10 mil o dano moral causado a cliente por ter inscrito o nome dele em cadastros de inadimplentes mesmo após ter recebido de volta - amigavelmente - o bem financiado.

O cliente adquiriu uma motocicleta median-te financiamento junto ao Banco Panamericano, cuja sétima parcela e as subse-quentes não foram pagas, o que resultou em transação

entre as partes para a de-volução amigável do bem. Contudo, o banco realizou o leilão da moto, sem pres-tar contas ou informações ao autor sobre eventual saldo e restringiu o seu crédito publicamente.

Em primeiro grau, o juiz Leandro da Rosa Fer-reira - da comarca de Mar-celino Ramos (RS) - julgou improcedente o pedido indenizatório, o que levou o autor a apelar ao TJRS, onde a 10ª Câmara Cível acolheu a sua postulação.

O relator, desembar-gador Túlio de Oliveira Martins, observou que o acordo celebrado pelas partes expressamente pre-viu que, se o preço apurado na venda da motocicleta não fosse suficiente para quitar o débito do autor, este continuaria obrigado ao pagamento da quantia em aberto. Porém, o Banco Panamericano - em apenas três dias após a venda do bem - informou a susposta dívida à Serasa, sem antes dar ciência ao cliente sobre

o débito remanescente.Pelo corrido, enten-

deram os julgadores que há responsabilidade obje-tiva do réu pela inscrição indevida do autor em ca-

dastro de inadimplente, sendo presumível o dano moral sofrido. Segundo o relator, “os transtornos sofridos pelo demandan-te, a aflição e o desequilí-

brio em seu bem-estar, fu-giram à normalidade e se constituíram como agres-são à sua dignidade.”

O acórdão transitou em julgado.

Encontro de Militares da Reserva da Guarnição de Cruz Alta

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

CONHEÇA O EXÉRCITO BRASILEIRO NA INTERNET

O 29º GAC AP e a comissão organizadora do evento tem o prazer de convidar todos os militares da reserva e esposas para o Encontro de Militares da Re-serva da Guarnição de Cruz Alta. O encontro ocorrerá no dia 15 de maio, sábado, no 29º GAC AP, ao valor de 10,00 com a bebida não incluída. O encontro con-ta com a seguinte programação: Formatura às 10:30h, em seguida exposição de material, apresentação da Banda de Música da AD/3 e almoço ao meio-dia. Convites disponíveis para aquisição com a comissão organizadora ou a Seção de Relações Públicas do 29º GAC AP, até o meio-dia desta sexta-feira.

A página traz os aspectos julgados mais sig-nificativos sobre o Exército Brasileiro, com o ob-jetivo de abrir suas portas para o conhecimento do público, revelando sua interação com a Na-ção Brasileira, à qual serve e da qual faz parte. Este é o seu Exército.

15 Maio- Cap Donaldo Leal de Andrade,EASA16 Maio - 3º Sgt José Juci Alves Lino, 29º GAC AP 3º Sgt Clovis Eri de Lima, 29º GAC AP17 Maio - 1º Sgt Evandro Felden, BCAD/318 Maio - 3º Sgt Elizeu Ferst Pereira, EASA19 Maio - 3º Sgt Matheus Sotero Delgado Luz, 29º

GAC AP20 Maio -2° Sgt Itamar Leske, BCAD/3.Aos aniversariantes da semana, os cumprimentos

do Comando da AD/3 e os votos de muitas felicida-des, em nome de todos os militares da Guarnição de Cruz Alta.

Aviso sobre o CICAO Campo de Instru-

ção de Cruz Alta é pro-priedade pública da União sob a administração do Exército Brasileiro, ten-do como finalidade prin-cipal o adestramento de tropas militares. Existem áreas no interior do CICA que contém engenhos fa-lhados (granadas que não explodiram) enterradas no solo e que poderão ex-plodir ao serem tocadas, causando sérios riscos às pessoas das proximida-des. Algumas medidas de segurança preventivas fo-ram tomadas para evitar acidentes, como a demar-cação das áreas, patrulha-

mento e divulgação Dentro da área do

CICA é expressamente proibido a caça e a pesca, bem como, a entrada de pessoas não autorizadas.

Aquelas pessoas que circulam indevidamente no interior do CICA po-derão ser presas em fla-grante delito por estarem praticando crime militar por invasão de área sob administração militar, sem autorização, defini-do no Código Penal Mili-tar. In verbis.

Art. 302. Penetrar quartel, estabelecimento militar ou em outro lugar sujeito à administração

militar, por onde seja de-feso ou não haja passa-gem regular, ou iludindo a vigilância da sentinela ou de vigia:

Pena – detenção, de seis meses a dois anos, se o fato não constitui crime mais grave.

Assim, para escla-

recer a comunidade dos riscos e da responsabili-dade criminal, o Coman-do da AD/3 emitiu esta nota informativa, com o intuito de orientar e alertar sobre a proibição do ingresso de pessoas estranhas no Campo de Instrução de Cruz Alta.

Um Exército composto de homens e mulheres, brasilei-ros de todos os can-tos do País, repre-sentantes genuínos de nosso povo.

O endereço para visitar a página do Exército Brasileiro é www.exercito.gov.br.

Page 7: 15demaio oexpresso

7O EXPRESSOSÁBADO, de 15 MAIO de 2010 • Cultura • Arte • Atualidades • Dicas

• Moda • CuriosidadesZuleika EdlerFrase:As almas infelizes envelhecem cedo. (Camilo Castelo Branco)

HoróscopoLUA: Cheia 14/05 a 20/05

SÁBADO - 15 DE MAIO DE 2010

Áries 21/03 a 20/04

Touro 21/04 a 20/05

Gêmeos 21/05 a 20/06

Câncer 21/06 a 21/07

Leão 22/07 a 22/08

Virgem 23/08 a 22/09

Libra 23/09 a 22/10

Escorpião 23/10 a 21/11

Sagitário 22/11 a 21/12

Capricórnio 22/12 a 20/01

Aquário 21/01 a 19/02

Peixes 20/02 a 20/03

Compreenda a importância dos sentimentos, da familia, da fé e de tudo aquilo que implique numa vi-são subjetiva, emocional, espiritual.

Energia astrológica interessante para contatos, com a percepção da preciosidade neles contida. Harmo-nização entre você e as pessoas.

Favorecimento para negócios e para a percepção do que tem real valor. E que não se traduz exclusivamente no aspecto mate-rial, mas no valor emocional de algo.

A Lua continua em seu signo e hoje está em contato com Júpiter, sinali-zando um sentimento de abundância, que é riqueza espiritual. Os horizontes cancerianos estão se ampliando.

Os momentos de solidão podem ser também momentos de comu-nhão, onde você percebe que nin-guém está sozinho, pois estamos espiritualmente interligados.

Interessante momento para dar uma nova perspectiva ao tema rela-cionamento, algo que a Astrologia vem alertando aos virginianos.

Trabalho não é apenas uma forma de sustentação material, mas emo-cional. O trabalho feito com amor e sensibilidade estimula a evolução. É como um alimento à alma.

Enfatize as emoções, a sensibiidade, a criatividade e o sentimento de familiarida-de, mesmo com pessoas que estejam longe. Talvez seja justamente por meio delas que você encontrará um amparo emocional.

Júpiter, o planeta regente sagitaria-no, está em contato com a Lua, indican-do um dia que enfatiza o sentimento de abundância e de generosidade. Isso naturalmente atrai oportunidades.

Agradeça as pessoas que estão em sua vida, pois com elas você compartilha ensinamentos e expande horizontes. Há muitos desafios nos relacionamentos.

Possibilidade de realização de bons negócios, desde que você esteja atento à intuição e à sensibilidade. Isso leva à prosperidade e ao progresso .

O planeta Júpiter, em movimento pelo seu signo, está hoje em contato com a Lua, simbolizando bençãos, oportunidades e crescimento.

Corra Mais Riscos! É bom saber...

Hora do Lanche?

Quer congelar pêssegos?

Onde usar?

Sobras de creme de leite

O poder dos óleos

Ria se Quiser...

Rir é arriscar-se a parecer tolo.Chorar é arriscar-se a parecer sentimental.Estender a mão aos outros é arriscar-se a se en-

volver.Mostrar os seus sentimentos e expor à sua hu-

manidade.Expor suas idéias e sonhos diante do povo é ar-

riscar a sua perda.Amar é arriscar-se a não ser amado.Tentar é arriscar-se ao fracasso.Mas os riscos têm que ser corridos.A pessoa que não arrisca nada, não faz nada,

não tem nada e quase nunca chega a ser coisa al-guma.

Quem não arrisca pode até evitar o sofrimento e o pesar, evitar ser molestado, evitar certas preo-cupações, mas não pode: aprender, sentir, mudar, crescer, viver e amar.

Quem não ri, jamais entenderá o valor de um sorriso.

Quem nunca chorou, não sabe o sabor das lá-grimas.

Quem nunca estendeu a mão, jamais entenderá o calor de outra mão apoiando-se na sua, jamais en-tenderá a segurança e o conforto que este gesto traz.

Corra mais riscos, não sacrifique a sua liberdade individual, não seja um escravo de você mesma.

É preciso fazer para poder entender.

Toda a receita traz sempre a tem-peratura para o certos cozimentos. O problema é quando seu forno não tem a marcação em graus Celsus. Para ter uma referência tenha em mão a ‘Tabela de Referência’ que a revista Bons Fluídos preparou para os seus leitores:

3 tabletes de fermento fresco, • 3 colheres (sopa) de açúcar, • 100g de margarina, • 1 e ½ xícara de sal, • 5 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo, • 400g de chocolate.

Cobertura:1xícara(chá) de açúcar de confei-

teiro, • 2 colheres (sopa) de leite

De 80 a 120°C – morno (estufa)De 140 a 150°C – bem baixo 160°C – baixoDe 170 a 190°C – moderado-médioDe 200 a 220°C – forte-altoAcima de 220°C – bem forte-bem alto.

Modo de preparar:Numa tigela grande, misture o fer-

mento com o açúcar. Reserve.Dissolva a margarina no café e mis-

ture o fermento ‘reservado’. Acrescen-te os ovos e o sal e misture a farinha de trigo, aos poucos, até obter uma massa homogênea. Faça bolinhas de massa e recheie-as com pedacinhos de chocolate. Coloque-as em uma as-sadeira untada e enfarinhada e deixe dobrar o volume. Leve ao forno prea-quecido a 200°C até dourar.

Misture bem os ingredientes da cobertura e pincele os pãezinhos ainda quentes.

Eu RESPONDO!Na mesa, onde colocar os

copos para o Champagne?A taça para o champagne

deverá ficar atrás dos ou-tros copos, ao centro e um pouco a direita.

Lembre: Os pêssegos não devem ser congelados com os caroços.

Cardamomo – Semente esbranquiçado com peque-nos grãos cinzentos de aroma forte e doce, deve ser moída antes do seu uso. Serve no preparo de partos típicos in-dianos, picles, pães e biscoi-tos, e também em doces, prin-cipalmente de maçã.

Se for o que vem em lata, coloque o restante em um re-cipiente bem seco, tampe e le-ve-o à geladeira.Pode ser usado ou guardado por 2 dias.

“Jasmim” – indicado em to-dos os casos de doenças psicos-somáticas. Produz a sensação de otimismo, confiança e euforia.

O dentista do hospício aten-de um paciente que tinha extraí-do um dente no dia anterior:

- Então? Seu dente parou de doer?

- Sei lá! O senhor é quem ficou com ele.

Alguém perguntou?

Page 8: 15demaio oexpresso

SÁBADO, 15 DE MAIO DE 2010 8 O EXPRESSO 8 8ÚLTIMASÁBADO

15 DE MAIO DE 2010

HOJE:Min.: 13ºCMáx.: 24ºC

DOMINGO:Min.: 15ºCMáx.: 23ºC

SEGUNDA:Min.: 12ºCMáx.: 22ºC

Chuvoso durante o dia e a noiteSol com algumas nuvens. Não chove Sol com algumas nuvens. Não chove

Fonte: www.climatempo.com.br

Implantes carga imediata

A colocação de implante é

indicada quando a raiz do dente está estragada exigindo sua extração, ou quando já se perdeu o dente. O implante é feito de material que adere ao osso e alguns com a superfície trata-da aumentam em até quatro vezes a área de contato com o osso. Os implantes dentários não têm contra indicação e nele são envolvidas duas etapas definidas, a cirurgia para a colo-cação do parafuso de titânio no osso e a outra etapa é a colocação do dente sobre o implante.

Os implantes de carga imediata são tra-tamentos ultra-moder-nos que permitem aos

pacientes colocar o im-plante e os dentes pro-visórios após a cirurgia e já no mesmo dia sair do consultório com um sorriso totalmente novo! Mas isso depen-de de alguns fatores a serem analisados pelo dentista e varia de pes-

soa a pessoa.

Também vai interferir muito a qualidade óssea do paciente. Se forem colocados cinco implantes ou mais de uma única vez, é necessária a espera de 72 horas. O osso é uma base muito importante para a colocação do im-plante, porém também no caso de não haver quantidade suficiente disponível, enxertam-se ossos com uma téc-

nica moderna chamada Bio Engenharia Huma-na, as quais geram ex-celentes resultados.

Após a colocação do implante é funda-mental continuar ob-servando cuidados com a higiene e manu-tenção, pois os tecidos que os protegem estão

sujeitos a infecções se placas bacterianas se acumularem. Em processos adianta-dos pode ocorrer até

a perda do implante. A escovação é indispen-sável devendo-se in-clusive utilizar fios ou fitas dentais e também produtos para enxa-guar a boca, ajudando na prevenção das cá-ries e combatendo o mau-hálito.

Dr. Diovano TrevizaniCRO-RS 16212

DÓLAR: • Comercial:

• Paralelo:R$ 1,7760

SOJA: R$ 32,50MILHO: R$14,00TRIGO: s/preço

COTAÇÃO DE MERCADO

R$ 1,8100

14/05/10