02defevereiro2013 oexpresso

16
Nesta edição confira o encarte: www.slideshare.net/jornaloexpresso - E-mails: [email protected] / [email protected] O EXPRESSO CRUZ ALTA - RS | Sábado e domingo | 02 e 03 de fevereiro de 2013 | Ano 17 | Edição nº 796 R$ 1,50 A GUERRA DO CONTESTADO (II) Por Germano Schwartz - PÁG. 05 Escolha da Corte Intermunicipal do Carnaval 2013 TRANSFERIDA CAMINHA CRUZ ALTA Cruz Alta realiza homenagem aos mortos de Santa Maria - PÁG. 04 Cruz-altense na presidência da Assembleia Legislativa - PÁG. 09 Novas regras para mototáxi e motofrete - PÁG. 07

Upload: jornal-o-expresso

Post on 30-Jun-2015

466 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: 02defevereiro2013 oexpresso

Nesta edição confira o encarte:

www.slideshare.net/jornaloexpresso - E-mails: [email protected] / [email protected]

o expressoCRUZ ALTA - RS | Sábado e domingo | 02 e 03 de fevereiro de 2013 | Ano 17 | Edição nº 796 R$ 1,50

A GUERRA DO CONTESTADO (II) Por Germano Schwartz - PÁG. 05

Escolha da Corte Intermunicipal do Carnaval 2013TRANSFERIDA

CAMINHA CRUZ ALTA

Cruz Alta realiza homenagem aos mortos de Santa Maria

- PÁG. 04 Cruz-altense na presidência da Assembleia Legislativa

- PÁG. 09

Novas regras para mototáxi

e motofrete

- PÁG. 07

Page 2: 02defevereiro2013 oexpresso

2 Jornal O EXPRESSO Sábado e domingo, 02 e 03 de fevereiro de 2013.

(55) 3303-5995

Vinculado a:O EXPRESSOAdministração, Assinaturas, Publicidade e Redação:Rua João Manoel, 810 - CEP: 98005-170 - Centro - Cruz Alta-RS

E-mails: [email protected] / [email protected]

CNPJ: 92.930.171/0001-38

Responsável Técnico:JornalistaDr. Assis Brasil Soares FilhoRegistro nº:15.893/RS Diagramação e Artes:Odilar ZillmannEditora Chefe:Sônia GaiCirculação:Todos os sábadosImpressão:Cia de Arte - Ijuí

Os artigos assinados são de inteira responsabilida-de de seus autores, não representando necessa-riamente a opinião deste jornal.

ABS PUBLICIDADE E REPRESENTAÇÕES LTDA

Responsável Técnico:JornalistaDr. Assis Brasil Soares FilhoRegistro nº:15.893/RSDiagramação e Artes:Odilar ZillmannEditora Chefe:Sônia Gai

opINIÃoProfº Claudino Albertoni

E-mail: [email protected]

* Uma cama de solteiro em MDF cor taba-co; duas estantes em MDF uma verde e a outra tabaco; Um expositor/balcão na cor tabaco; Um fogão a gás de 4 bocas em ótimo estado.

Tratar: Loni Alves - 3322.2378/9203.8376.Rua Barão do Rio Branco, 824 (portão amarelo)

VENDE-SE

DataNome Idade

Cartório de Registro CivilÓBITOS

ABILIO FERNANDES GOIHERTA HORBACH KRUGLUÍS FERNANDO DE SOUZA BUENOOSVALDO FRANCISCO BOTELHOJORGE ARI DOS SANTOS MACHADOMÁRIO BATISTA ALVES DE FREITASGILBERTO CAPSSA BRENNERJACI MARISCO VIANASANTINA MARCOLAN CONSTANTINODARCILIA SEVERO DA COSTA

30/01/201329/01/201330/01/201331/01/201328/01/201327/01/201331/01/201326/01/201328/01/201330/01/2013

93852829537571714987

Cruz Alta, 01 de FEVEREIRO de 2013.

MINHA CONSCIÊNCIA, MINHA ORIENTAÇÃO.

Todas as comunidades estão inseridas no contexto dos festejos carnavalescos. Embora muitos não partici-pem das diversões proporcionadas pelas organizações afins, fazem do período um recesso do trabalho, bus-cando alternativas. Religiosos promovem retiros espiri-tuais, acolhendo grupos de oração. Famílias buscam as montanhas para descansar e outras as praias.

As interpretações do período são muito variadas. Há sempre aqueles que dizem que vale tudo. Tudo é permitido nas festas carnavalescas. Afogar-se na bebida não consegue isolar a realidade da vida. É o período em que mais aparece o relativismo ético. Diz-se que a arte carnavalesca está acima dos valores éticos. A sociedade aceita com tranquilidade. As religiões nem sempre estão de acordo com esses usos e costumes, principalmente pelos excessos de todos os tipos. A diversão é positiva e faz bem. Estimula para enfrentar a caminhada.

As festas carnavalescas transformaram-se num evento cultural conservado na melhor tradição do país e com grande repercussão turística. É extraordinária a criatividade artística dos carnavalescos, profissão mui-to valorizada pelas escolas e organizações vinculadas ao turismo. A participação popular é intensa em todos os estados do país, conservando tradições locais. Os pode-res públicos estimulam a realização, especialmente pelo cenário que o carnaval envolve.

Participando ou não dos bailes e desfiles de car-naval cada um saberá onde, quando e como participar. O conhecimento de suas limitações abrirá o caminho e ajudará a guiar os passos. Nisto temos muitos caminhos a trilhar. Todos nós buscamos os caminhos que nos dão satisfação e alegria. Escolher o caminho certo para não sofrer consequências desastrosas é mais difícil do que parece. O carnaval é um período em que se buscam os prazeres acima de tudo. É nessa linha de pensamento que procuro justificar o título deste texto.

A consciência é um bem, um dom individual, in-tocável. Nenhum poder exerce qualquer interferência na consciência do indivíduo. É a consciência que indica os caminhos a percorrer. Quanto maior a abrangência do conhecimento da realidade, a consciência será mais aguçada. Quando alguém comete desatinos, diz-se que a consciência desse indivíduo é rombuda.

A afirmativa de que muita coisa é feita incons-cientemente, é verdadeira. A expressão “ninguém em sã consciência poderia fazer tal coisa”, também é ver-dadeira. Ou então: “falei sem pensar”. Muitos agem sob efeito de drogas, de álcool, induzidos por terceiros, submetidos a verdadeiras lavagens cerebrais. Para che-gar a essa escravização do indivíduo é preciso isolar a consciência. Logo que a consciência aflora, a atitude se modifica. É a consciência que determina as concepções do indivíduo e a adesão a fundamentos éticos e morais.

É então que encontramos na essência de nosso ser esse dom inigualável: a consciência. É ela que indica es-colhas, direcionamento religioso, a fé, o seguimento de orientações éticas e morais, a compreensão da Palavra de Jesus, a crença e adesão ao amor que faz com que a vida valha a pena. O que dizer depois da tragédia de Santa Maria? Centenas de jovens foram ao lugar para dançar, cantar, divertir-se com amigos, namorar e vibrar com a vida. Sem julgar ninguém sabemos que os jovens encontraram ali pessoas que colocaram acima da vida a ganância, o lucro a vantagem. Agora não adianta jus-tificar. A dor permanece para sempre. Se a consciência ficou sufocada, o rigor da lei deve despertá-la. Por outro lado o nosso povo, as pessoas deste nosso país têm um dom muito especial, uma preciosa bênção de Deus: a so-lidariedade acima de todas as inconsequências.

A conclusão a que se chega é que tudo vai depender da consciência ética e moral dos indivíduos, direcionando seu comportamento. A consciência é a mestra da vida.

Clube Missioneiro

O Clube Missioneiro localizado na Vila Nova rea-liza todas as sextas-feiras, a partir das 14h, o Encon-tro da 3ª e Melhor Idade. Nos domingos, a partir das 14h30min, acontece a tradicional Domingueira Nota 10. De acordo com o presidente do Clube, Ademar Moreira da Costa, o clube está dentro dos padrões de segurança, onde já possui uma saída de emergência e estão trabalhando para melhorar a segurança das pes-soas que utilizam o nosso Clube. Nos próximos dias teremos a colocação de mais uma porta para saída de emergência. “Nossos extintores estão todos carrega-dos, e as luminárias de emergência estão em confor-midade com a lei”.

O clube serve também de local para os ensaios da Escola de Samba Imperatriz da Zona Norte, rea-lizados na área externa todas às noites. Para o pró-ximo dia 10 de fevereiro acontece o almoço festivo com encontro de gaiteiros.

Liga de Combate ao Câncer realiza brechó

Ontem (1º) e hoje (02), a Liga Feminina de Com-bate ao Câncer realiza mais uma edição do tradicional brechó.

O horário do ‘Torra-Torra’ será das 14h às 17h, com preços acessíveis, incluindo as roupas de inverno. O brechó acontece na Sede da Liga, em anexo ao Hos-pital Santa Lúcia.

Os valores arrecadados serão para aquisição de mate-riais e remédios para as famílias subsidiadas pela Liga.

EDITAL DE CASAMENTO

Quem souber algum impedimento acuse-o na forma da lei.

Cruz Alta, 01 de FEVEREIRO de 2013.Udo Wegener - Oficial Designado

CARTORIO DO REGISTRO CIVIL

nº 005/2013

• NORBERTO DA ROCHA ILHA e CLERI DA SILVA

• CLEBER ROSSANO MACIEL FAGUNDES e VANESSA BITTENCOURT.

3º Louvai ao Senhor de Boa Vista do Incra

No dia 09 de fevereiro, às 19h30min, acontece em Boa Vista do Incra a 3ª edição do Louvai ao Senhor, no Ginásio Municipal de Esportes, evento Evangélico onde quem canta, ou toca algum instrumento musical pode participar. A entrada é franca. Maiores informa-ções com Aldori Souza – 8445-9541.

Page 3: 02defevereiro2013 oexpresso

3 Jornal O EXPRESSOSábado e domingo, 02 e 03 de fevereiro de 2013.

Nossa Velha Nova Cruz Alta

Alfredo Roeber - [email protected]

www.unimedplanaltocentralrs.com.br/cruz-alta

A. Lopes e Cia

O antigo Comércio de Cruz Alta

Na primeira me-tade do século

XX, Cruz Alta era desta-que no cenário estadu-al, apresentando um de-senvolvimento além de sua época. Novidades encontradas em gran-des centros chegavam

Casa José Audino Filial

Luizi, Irmão e Cia

Casa José Audino Matriz

Comércio Pedro Bonini

Aita e Irmãos

aqui antes da maioria das cidades do interior do es-tado. Por isso, a cidade chegou a ser chamada de “a Paris dos pampas”. O comércio era rico e variado e pessoas de várias regiões aqui vinham fazer suas

compras, especialmente de iguarias. Abaixo, fotos de algumas famosas casas de secos e molhados da primeira metade do século passado.

Veja muitos outras casas do comércio antigo de Cruz Alta no endereço do projeto.

CARNAVAL 2013Transferida a Escolha da Corte Intermunicipal

Reunião define medidas de segurança

Em virtude do trágico acontecimento em Santa Maria, a Prefeitura Municipal de

Cruz Alta juntamente com os organizadores do Car-naval 2013, transferiram o evento que aconteceria hoje, 02 de fevereiro, a escolha da Corte Intermu-nicipal do Carnaval 2013 e também o concurso de Fantasias.

A nova data para realização do evento onde serão escolhidas a Rainha e Princesas do Carnaval, Rainha e Princesas Gay e o concurso de Fantasias, será na sexta-feira, 08 de fevereiro, no Ginásio Mu-nicipal de Cruz Alta a partir das 21h30min.

Na quinta-feira, 31 de janeiro,

o Corpo de Bombeiros de Cruz Alta, esteve reunido com os representantes das agremiações carna-valescas, Liga das Escolas de Samba de Cruz Alta e Secretaria de Turismo e Eventos, com a finalida-de de debater assuntos relativos à segurança e prevenção de sinistros nos eventos a serem re-alizados por ocasião do Carnaval 2013.

Foram acertadas me-didas preventivas a serem adotadas pelas Escolas de Samba:

- Os carros alegóricos se-

rão dotados de dois extinto-res de incêndio (Pó e Água);

- Será ministrado treinamento de manuseio dos extintores para repre-sentantes das Escolas;

- Colocação de itens de segurança nos bar-racões de confecção dos carros alegóricos;

- Nos eventos no Ginásio Municipal, serão informados ao público os procedimentos a serem adotados em casos de si-nistros, informando as sa-ídas de emergência, locali-zação de extintores, etc.

Também foram de-

batidos mais alguns itens em relação a prevenção de acidentes no sambódro-mo, onde o Corpo de Bom-beiros irá dar total preven-ção com viaturas e efetivo, bem como também no Gi-násio Municipal.

A guarnição do Cor-po de Bombeiros de Cruz Alta espera que, com es-sas medidas adotadas, os eventos relativos ao Carnaval em Cruz Alta transcorram com a maior segurança possível.

Page 4: 02defevereiro2013 oexpresso

4 Jornal O EXPRESSO Sábado e domingo, 02 e 03 de fevereiro de 2013.

CAMINHA CRUZ ALTAComunidade prestará homenagem aos mortos na tragédia em Santa Maria

Está marcado para este do-mingo, dia 3,

o “Caminha Cruz Alta – Em homenagem aos cruz-altenses e demais vítimas do incêndio em Santa Maria. A iniciativa é de um grupo de jovens amigos e tem o apoio da Câmara Municipal de Vereadores e do parla-mentar Everlei Martins. A ação tem o objetivo de gerar uma reflexão na cidade e apoiar as famí-

lias que perderam seus entes queridos. Por isso, serão distribuídos no local, balões na cor ban-ca, simbolizando a paz. “Desde que criamos o evento nas redes sociais, passa de mil o número de pessoas interessadas

em participar e isso nos comove, é a solidarie-dade cruz-altense”, diz Marcos Beber, um dos organizadores da ação.

O início da caminha-da está prevista para às 19h, em frente a Prefei-tura Municipal. O trajeto

segue pelo Calçadão, vai até a João Manoel, esqui-na da Rádio Cruz Alta, e continua percorrendo, no sentido da Padre Pa-checo até o Monumento de Fátima.

A organização pede aos participantes, que se

As matriculas dos classificados da segunda chamada do SISU

Mais de 20 municípios já cancelaram carnaval

Os candidatos classi-ficados pela segunda cha-

mada do programa Siste-ma de Seleção Unificada

(Sisu), devem procurar os campi para os quais se ins-creveram. As matriculas já começam a ser feitas no dia 1º, 4 e 5 de fevereiro. O horário da matrícula é das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30. Os con-vocados devem levar toda a documentação exigida para matrícula e para ga-rantia das vagas reserva-das pelo sistema de cotas, no caso de quem concor-reu a essas vagas, sob pena de terem suas matrículas indeferidas. Quem não foi selecionado nas duas pri-meiras convocações pode aderir à lista de espera, até o dia 8 de fevereiro, por meio da página do Sisu na internet:

www.sisu.mec.gov.br.

possível optem por usar camiseta branca. Já os demais objetos como ve-las, flores e lanternas fica a preferência de cada um. “A ação é solidária por isso toda a comunidade está convidada para orar e caminhar conosco. Não se trata de um evento re-ligioso, partidário ou sin-dical”, adianta Marcos.

Mais informações pelo telefone (55) 9131-8750, com Marcos.

O incêndio na boate Kiss em Santa Maria já provocou o cancelamento das festivi-

dades de Carnaval em 22 municípios no Rio Gran-de do Sul até o momento. Só na Região Central, onde ocorreu a tragédia que vitimou mais de 230 pessoas na madrugada de domingo (27), prefei-turas de 17 cidades já anunciaram que em 2013 o carnaval não ocorrerá.

Ainda na Região Central, duas cidades não defi-niram se adiam ou não as festas. Em Rosário do Sul, a definição só ocorrerá após o retorno do prefeito, que está em Brasília. O município de São Francisco de Assis também não anunciou uma definição. Em São Gabriel, as festas foram adiadas e ocorrerão en-tre os dias 22 e 24 de fevereiro.

Page 5: 02defevereiro2013 oexpresso

5 Jornal O EXPRESSOSábado e domingo, 02 e 03 de fevereiro de 2013.

A GUERRA DO CONTESTADO ( II ) A 5ª GUERRA MUNDIALGermano schwartz

O CONSELHO DE GUERRA:

Ao anoitecer do dia anterior à Batalha da Paz, e reunidos em Conselho de Guerra, os Comandantes Superiores de imediato tiveram vaza para manifestação pessoal:

O Comandante Operacional : Examinei cuidadosamente o plano de combate desenvolvido por nosso Comandante Estillac Leal, e reputo-o perfeito, tanto estratégica quanto operacionalmente. Portanto, aprovo-o na íntegra. Em tese: o entendimento rondoniano, transferido para o setor bélico, parece-nos em essência bastante viável. Mas trata-se aqui de uma visão totalmente inovadora, em que o inimigo não deve ser aniquilado, mas sim preservado e poupado, para transformar-se assim em futuro e precioso aliado. Esta já é a orientação superior, com o cerco do fanático Adeodato pelas colunas sul e norte. Ademais: ou enfrentamos Adeodato em nossas atuais posições, e sob severo risco de extermínio total (inclusive com a possibilidade de seu reforço bélico através da captura de nossos canhões e demais armamentos pesados), ou então adotamos a estratégia de Alexandre em Isso, principalmente através do uso do elemento surpresa. Declaro-me pois inteiramente favorável ao plano preconizado por nosso bravo Comandante Estillac Leal. Inclusive, já grafamos e copiamos a síntese operacional, a qual será agora imediatamente distribuída, para ciência de todos os comandantes subalternos, os quais deverão estar pessoalmente à frente de seus comandados, assim evitando qualquer desorientação da tropa, mesmo que eventual.

O Comandante Fabrício Vieira : Entretanto, há um problema : existe a possibilidade de que Adeodato mantenha seu flanco esquerdo voltado para o nordeste, visando assim a captura de nossos canhões. Nesse caso, e provavelmente, minha tropa montada, que cavalgará pela parte externa da formação, não terá tempo suficiente (apesar de cavalgarmos a galope), para cobrir a retaguarda das tropas do Comandante Potiguara, as quais estarão assim defrontando, e frontalmente, o cerrado fogo inimigo, com a certeza de elevadíssimas baixas. Ademais, será propiciado a Adeodato a fuga pelo sul, pois esse fanático assassino cavalga sempre à retaguarda de seus adeptos, nunca se expondo pessoalmente.

O Comandante Potiguara : Entretanto, se Adeodato conseguir fuga pessoal, terá duas oportunidades posteriores: ou render-se, ou então ingressar em guerra de guerrilha, para a qual já dispomos de uma preparo inicial. Ademais, tenho a certeza absoluta e a confiança inarredável de que minha tropa montada não hesitará em cumprir seu sagrado juramento de doar a própria vida pela Pátria. Ademais, tal como Alexandre, e de espada em punho, cavalgarei pessoalmente à frente de meus combatentes, para assim verem que também não hesito e nem hesitarei em cumprir o seu e também meu sagrado juramento.

O Comandante Estillac Leal : A intervenção do Comandante Fabrício Vieira foi oportuna e apropriada. Ademais, a fama de combatente intrépido que cerca o Comandante Potiguara já chegou a conhecimento de nosso Alto Escalão. Eu próprio vou imitar o seu exemplo, pois, no comando direto das forças a pé, irei à frente das mesmas, e quando volverem para a retaguarda, imediatamente passarei à nova frente, para demonstrar que não hesito e nem hesitarei em cumprir o também meu sagrado juramento.

O Capelão: Dessa forma, e em nome de Cristo, abençôo a todos, pedindo que Ele nos proteja, e em especial rogando para que haja o menor número possível de baixas, em ambos os lados.

O Comandante Estillac Leal : a tropa já está em repouso, à exceção de seus Comandantes diretos, os quais deverão agora ser perfeitamente instruídos sobre a necessidade de um perfeito entrosamento geral, em especial no momento da reversão, para que a mesma apareça como uma fuga para a retaguarda, e em debandada. Estarei pessoalmente à frente das tropas a pé, e assim determinarei o momento exato da reversão e enfrentamento de Adeodato, quando então as tropas montadas deverão possivelmente já tê-lo cercado pela retaguarda. Se os fanáticos hesitarem em render-se, três salvas de shrapnels cairão sobre o lago, e acabarão por convencê-los. Então, e com as bênçãos de Deus, ao combate! Vamos à luta, e sem temor! Alvorada silente às quatro da manhã, e início da marcha para o combate às seis da manhã. Muito obrigado a todos. E que o bom Deus sempre nos abençoe e proteja!

A FUGA DE ADEODATO :Realmente, confirmaram-se as previsões do

Comandante FabrÍcio Vieira: a ala norte de Adeodato investiu para apossar-se dos canhões, tentativa esta frustrada pelos fabricianos, que não puderam pois defender a tempo o flanco sul do comandante Poti: assim, exposto diretamente ao fogo inimigo, e nas investidas para deter a fuga de Adeodato, ocorreram 33 (a idade de Cristo) baixas em suas tropas. Mas, efetivamente, e após as convincentes salvas de shrapnels, a parte maior da tropa fanática, que já se achava cercada, acabou por depor as armas e render-se, e sem baixas. Falara o espírito de Rondon: não houvera uma terceira Canudos e nem uma segunda Irani, isto graças à sagacidade e formação profissional do Grande Herói Comandante Estillac Leal.

A GUERRILHA:Mas, com a fuga de Adeodato, começava a guerra de

guerrilha, esta sim extremamente sangrenta, de ambos os lados, e onde salientou-se novamente a bravura indômita do Comandante Poti, que após incontáveis enfrentamentos guerrilheiros acabou por penetrar no reduto Santa Maria, e obter sua rendição.

A guerrilha teve início logo após a batalha, quando então Adeodato passou a adotar táticas semelhantes às usadas pelos fanáticos de Irani. Revertera pois a situação, com consideráveis baixas de ambos os lados. Emboscadas se sucediam, mas que não impediram a investida do Comandante Poti em direção ao reduto. A violência passou a predominar, inclusive entre os próprios fanáticos, tendo Adeodato mandado matar vários de seus asseclas, a quem passara a responsabilizar pela perda da primeira batalha. Assim, e por sua própria ordem, foram mortos: Aleixo, alcunhado de “azar do reduto”, e o próprio Euzébio, o místico cognominado “evangelista da nova crença”. Foi o começo do fim. O povo, que já denotava cansaço e desilusão, ingressou em descrença mística. A final, em uma escaramuça, e com a morte de seu cavalo, Adeodato acabou aprisionado. Findara assim a segunda e última fase da Guerra do Contestado.

A MUDANÇA:Veja-se a mudança: a dinastia dos Ramos passou

do fanatismo místico de Adeodato Ramos para o legalismo e conservadorismo moderado que tanto marcaram os governos de Celso e Aderbal Ramos, conduzindo assim o Estado ao rumo e senda do progresso agroindustrial, principalmente através

do fortíssimo apoio proporcionado à vitoriosa colonização italiana na área do Contestado.

O SUCESSO DA COLONIZAÇÃO ITALIANA:Partindo do então gigantesco município de Cruz

Alta, os “oriundi” colonizaram o Contestado. Assim, ao atingir Joaçaba, dividiram-se: para Leste (Tangará e Videira) e para Oeste (Concórdia, Xapecó e São Miguel do Oeste) fundando e criando nessa área a primeira potência econômica daquele Estado.

LOUVOR A CRUZ ALTA:Nascido e criado em Videira, de colonização italiana,

desde o berço cresci sob a mística gaúcho/cruzaltense, cujos descendentes (repetimos) transformaram toda a área do antigo Contestado na atual magnificência sócio-econômica.

Essa mística da origem gaúcho/cruzaltense era ali permanentemente rememorada desde os bancos escolares. Registro aqui o fato, isto para a memória dos pósteros, e a fim de que esta matriarcal cidade possa ostentar com orgulho o título de “pilar da nacionalidade”, título este a que merecidamente faz jus, pois daqui partiu a migração para o Contestado, para o Mato Grosso do Sul e do Norte, para o Acre, e agora para o Gurguéia. Cruz Alta foi e ainda é o grande pólo irradiador da efetiva ocupação territorial da Grande Nação.

O GUARDIÃO DA ESPADA :Atualmente, somos o Guardião da Espada de

Fabrício Vieira, a qual mantemos exposta em uma parede de nossa sala (foto abaixo). Esta missão foi por ele confiada a meu pai (pois Luiz Fabrício era casado com sua irmã Edwirges Schwartz Vieira, minha mui amada Tia Mausi), e por meu pai a mim posterior e sucessivamente confiada, missão esta que pretendemos transmitir a nosso filho Dr. Germano André.

Após a queda do reduto Santa Maria, o Comandante Fabrício Vieira permaneceu na área, distribuindo títulos provisórios de posse de terra, os quais seriam posteriormente registrados nos cartórios de Curitibanos e Caçador. Após tal tarefa, acantonou com seu Regimento de Provisórios em Palmas-Pr. Posteriormente, nos idos de 1940, o então Presidente Getúlio Vargas dissolveu seu Regimento. Ele faleceu posteriormente na sua Fazenda Chapéu de Sol, após ter residido por quatro anos em Videira.

Luiz Fabrício Vieira e Mausi deram a seu filho homem o nome de Poti, em homenagem ao Comandante Tertuliano Potiguara.

Page 6: 02defevereiro2013 oexpresso

6 Jornal O EXPRESSO Sábado e domingo, 02 e 03 de fevereiro de 2013.

Zuleika Edler • Cultura • Arte • Atualidades • Dicas

• Moda • Curiosidades“Imagine uma história, acredite nela, faça acontecer e se prontifique a viver.”

HoróscopoMINGUANTE: 03/02 a 10/02

Áries 21/03 a 20/04

Touro 21/04 a 20/05

Câncer 21/06 a 21/07

Leão 22/07 a 22/08

Virgem 23/08 a 22/09

Libra 23/09 a 22/10

Escorpião 23/10 a 21/11

Sagitário 22/11 a 21/12

Capricórnio 22/12 a 20/01

Aquário 21/01 a 19/02

Peixes 20/02 a 20/03

Excelente dia para questionar seus hábitos e de que forma eles propi-ciam. Foco na capacidade de recupe-ração física e de habilidades.

Foco em qualidade, em discernimento, em fazer as coisas de forma primorosa. Questões que envolvem parentes e pes-soas próximas a você estão enfatizadas.

O dia favorece o aperfeiçoamento, a percepção do que é realmente válido e precioso. Negócios, trabalho, saúde e amizades são temas importantes do dia.

Busca de melhorias, de aprimoramen-to. Percepção do que é preciso sanar, curar. Não se disperse em inúmeras op-ções. Mantenha o foco e se aprimore.

Perceba a interrelação entre o corpo, a mente, as emoções e como isso se reflete na saúde. Dia positivo para re-solver pendências.

Dia interessante para perceber o po-der de materializar idéias, com pesso-as afins. Novas concepções sobre as emoções, a intimidade, sexualidade e negócios se formam.

Perceba como você vem reavaliando os conceitos e atitudes nos seus rela-cionamentos, sagitariano. O dia favo-rece as questões profissionais, agindo com eficácia e se aprimorando.

O dia pede foco no que é importante. Humildade, disciplina e aperfeiçoa-mento. O trabalho passará por uma expansão positiva a partir dos próxi-mos dias, nativo de Capricórnio.

Excelente momento para uma lim-peza que tem o intuito de sanar, de eliminar o supérfluo. Concentre-se no que precisa ser melhorado, aperfeiço-ado e transformado.

Um dia importante para perceber o que é preciso melhorar e curar nas relações e parcerias. Intensidade emocional que se manifesta nas relações e nas situações do-mésticas, pisciano.

Gêmeos 21/05 a 20/06Hoje o planeta Júpiter encerra o movi-mento retrógrado em seu signo. Muito foi repensado, revisto. Evite exageros, julgamentos, avaliações erradas.

Concentre-se no que você realmente quer, em termos pessoais e profissio-nais, taurino. Mais do que se dispersar em mil possibilidades, o momento pede concentração no essencial.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2013

A voltado diabinhomais encapetado

de todosos tempos!

pegando fogonas bancas!

© 2

013

Cla

ssic

Med

ia, L

LC.

BANCO 22

PTAMACIANTE

CRACHAAIRAREASAVDBACALICEECANTOR

UNTARANILSARAUENEPAREGAR

PROTONRDAVEAFETOVAMLII

CORREDORESCILOROTA

TEORIAEX

V

Cançãopara o

aniversa-riante

(?) Mara-vilha,

cantora evangélica

Cor dasfolhas das

árvores

Produtousado noenxague

de roupas

Cartão de identifica-ção do fun-

cionárioCampo deatuação

do goleiro(fut.)

Pequenocopo para

vinhosfinos

Cobrir otabuleirocom óleo

Lentonos movi-mentos

Recipien-te lacrado

após avotação

Festaliterárianoturna

Partículapositiva

do átomo(Fís.)

Glândulasexual

feminina

Molhar(as

plantas)

Conjunto de espéciesvegetais

Um dosprincipais

rios deSão Paulo

Necessi-dade

emocionaldo bebê

Alimentolíquido

preferidopelo urso

Saxofone(red.)

Quantidadede álcoolde umabebida

Mentira;conversa

fiada(bras.)

Ivan Ângelo, escritor

brasileiro

Forma dese referirao antigo

amor

LutajaponesaArtista co-mo Djavan

Embarcação quetransportava

escravos da Áfricapara o Brasil (Hist.)

(?) Nastácia, criaçãode Lobato

Ponto desaque

Proprie-dade rural

Substân-cia azulcorante

N

52, emromanos

Causa sofrimento

Os atletasque dis-

putam ma-ratonas

Animalcom

penas

Ar, eminglês

Sílaba de"vasto"

"Cabelo"do cavalo

PulaAna Néri,

enfer-meira

E N E

3/ace — air. 4/teor. 5/sarau. 6/lorota — próton.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2013

A voltado diabinhomais encapetado

de todosos tempos!

pegando fogonas bancas!

© 2

013

Cla

ssic

Med

ia, L

LC.

BANCO 13

ULANTAXIMETRO

PIBNARRARMCARIEBOPACOSAI

MESADASPOTURBRIOASBAIRROPARDOQUEM

CILIOTUTURSTEAR

SOPAPOTOAERARARM

INTERFONECLASSEMEM

3/mem — sir. 4/spot — tear. 5/amaro. 6/bairro — classe — órbita.

A respira-ção finaldo agoni-

zante

Gruposanguíneo

menoscomum

Controla ovalor da

corrida detáxi

ProdutoInternoBruto(sigla)

Compostogasoso

que respi-ramos

O vidro quenão permi-te a visi-bilidade

Dinheirodado aos

filhos

O (?): diz-se do

amante

Tijuca,Brooklyn

ouMorumbi

Compradopor mim

Local daprisão nocastelo

medieval

Palavrafinal deorações

À (?): aesmo

Preparara terrapara oplantio

Não;sequer

Elegância;refino

Quartanota

musical

(?) de Sá,coloni-zador

brasileiro

Retira-sedo localTítuloinglês

Feixe de luz (Inglês)

Cursofluvial

Máquinade tecer Dira (?),

atriz

Amor-próprioVento

brando

Relatar(um jogo)

Cadete(abrev.)

É evitadacom o uso

do flúorCasal

Santo (?), cidadenatal de Caetano

Aquilo que ainda nãofoi concluído

Raio(abrev.)Tapa;

bofetão

Ali; acoláO Saci sótem uma(Folcl.)

Aparelho paracomunicação entreos condôminos e aportaria do prédio

Trajetóriade um

astro noespaço

Ana (?), enfermeira

Tamanho de fotospara documento

Papelusado em embru-

lhos

Local deaplicaçãodo rímel Dinheiro

(gír.)

Quepessoa?

S A I

Solução anterior

HORA DO LANCHE

FICA A DICA

PARA QUEM NÃO SABE...

SAÚDE...

Panqueca americana

A roupa ideal

Como Limpar Azulejo

Suco para acelerar o metabolismo

Ingredientes:• 1 xícara e 1/4

de chá de farinha de trigo; • 1 colher de sopa de açúcar; • 3 colheres de chá de fermento em pó; • 2 ovos levemente bati-dos; • 1 xícara de chá de leite; • 2 colheres de sopa de manteiga derretida; • Pitada de sal; • Óleo para untar.

MODO DE PREPARO1. Misture em um recipiente a farinha, o açúcar, o

fermento e o sal. 2. Em outro recipiente misture os ovos, o leite e a manteiga. 3. Acrescente os líquidos aos secos, sem misturar em excesso. 4. O ponto da massa não deve ser muito líquido, deve escorrer lentamente. 5. Aqueça e unte a frigideira e coloque a massa no centro, cerca de 1/4 xícara por panqueca. 6. Fica muito gostoso comer com nu-tella, brigadeiro

Você sabe escolher a

roupa certa para ves-tir seu pimpolho? Na hora da compra avalia a peça pensando no conforto, na pratici-dade da roupa e na se-gurança da criança?

Se você compra uma roupinha achando o máximo e quando chega em casa o seu filho se recusa a vesti-la, não se preocupe, isso é normal. Afinal, escolher a roupa certa não é uma tarefa assim tão fácil!

** Você vai precisar ** - 1/2 xícara (chá) de vinagre branco; - 1/4 de xícara

(chá) de bicarbonato de sódio; - 1/2 de amônia em um litro de água.

** Como Preparar ** Misturar tudo muito bem e passar nos azulejos, pa-

redes e pisos sujos ou encardidos. Deixe agir por uns 10 minutos, depois lave normalmente com água e sabão.

Ingredientes:- ½ unidade de maçã vermelha, - ½ fatia fina de aba-

caxi, - ¼ pedaço pequeno de gengibre, - 1 colher (sopa) de hortelã, - 1 colher (sopa) de suco de limão, - 1 colher (chá) de chá verde folhas secas.

Modo de Preparo:Faça o chá verde, deixe esfriar e bata todos os in-

gredientes no liquidificador. Sirva a seguir.

COMENTÁRIO“A vida é a arte de encontros, embora haja tanto desencon-

tros nesta vida”.É preciso nos conectarmos mais uns com os outros.Exercitar a arte do encontro é acima de tudo, uma forma

de oportunidade de aprendermos com os outros novas idéias e dividir as que temos.

O bom e velho “bate-papo” é natural e faz tão bem a qual-quer pessoa.

Deixemos de lado por momentos, a televisão, a computador, as baladas, as compras, para deixar um tempinho para a família e os amigos.

Devemos aproveitar a oportunidade dos encontros que a vida nos proporciona para dizermos coisas que ainda não ti-vemos tempo de falar.

Seria bom que essas palavras fossem sempre especiais, boni-tas, de força e de fé.

A vida é a arte de encontros, então viva estes encontros com alegria e dê alegria aos outros!

Page 7: 02defevereiro2013 oexpresso

7 Jornal O EXPRESSOSábado e domingo, 02 e 03 de fevereiro de 2013.

MÊS

AUMENTA FROTA DE VEÍCULOS NOVOS

SEM TOLERÂNCIA

NOVAS REGRASCruz Alta tem crescimento de 6,5% de automóveis Para mototáxi e motofrete

entram em vigor hoje

Contran deixa Lei Seca ainda mais rigorosa

Incentivos adotados a partir de maio de 2012, como a redução do IPI, taxas de juros, margens

e liberação de compulsórios impulsionaram as vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil, que encer-rou 2012 acima do crescimento do PIB.

O ano de 2012 foi marcado por oscilações no se-tor automotivo Brasileiro. Alguns setores, como auto-móveis, comerciais leves, caminhões e motocicletas, necessitaram de intervenções do governo ao longo do ano passado. Como resultado, a comercialização de automóveis e comerciais leves cresceu acima do espe-rado no resultado de 2012, ampliando em 6,11% no comparativo com 2011, totalizando 3.634.421 unida-des vendidas. A redução do IPI foi fundamental para o crescimento destes segmento.

Em nosso município, o crescimento foi de 6,5%

na frota total de veículos, um volume de 29.139 veí-culos em 2012, contra 27.354 em 2011, um diferença de 1.785 veículos.

O segmento de automóveis, camionetes e utilitá-rios, representam 70% dos veículos emplacados no ano de 2012, um total de 1.261 veículos, confira a tabela destas vendas.

Tem mudanças na Lei Seca. A par-

tir de quarta-feira (30) a tolerância é zero. O Con-tran, Conselho Nacio-nal de Trânsito, definiu quais sinais deverão ser avaliados pelos agentes de trânsito para con-firmar a embriaguez de um motorista.

Basta um gole e o motorista já assume o risco de uma punição mais pesada.

A partir de agora, se o bafômetro marcar 0,05 miligramas de álco-ol por litro de ar ou mais é infração gravíssima, multa de quase R$ 2 mil e habilitação suspensa por um ano.

Se for igual ou su-perior a 0,34 miligramas de álcool por litro de ar, é crime. Além da multa, o motorista pode pegar de seis meses a três anos de

prisão.No exame de sangue,

o motorista será multado por qualquer concentra-ção de álcool, e pode ser preso se tiver mais que seis decigramas de álcool por litro de sangue.

As novas regras co-meçam a valer a menos de dez dias do Carna-val. O governo diz que, na prática, é tolerância zero para quem beber e dirigir porque os limites de tolerância são baixos demais. Representam só uma margem de erro para os resultados dos bafômetros.

“É proibido, 0%. As pessoas que ingerirem álcool e forem dirigir es-tão sujeitas à nova legis-lação”, afirma o ministro Aguinaldo Ribeiro.

Os relatos dos agen-tes valerão como prova contra os motoristas.

Entre os sinais aparen-tes, sono, olhos verme-lhos, soluço, vômito e cheiro de bebida.

O médico ressalta que os resultados podem variar de acordo com o sexo, peso e o metabo-lismo do motorista. Na dúvida, é melhor não arriscar. “Todos aqueles que fizerem uso de subs-tâncias que contenham álcool ou bebidas alcoóli-cas vão sofrer algum tipo de alteração, em maior ou

menor proporção”, afir-ma Marcello Caio.

A partir de hoje, 02 de fevereiro, os mototaxistas ou motofretistas, para exercer a profissão, precisarão passar por um curso obrigatório de pilotagem segura oferecido pelo Sest/Senat – Serviço Social do Transpor-te e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte e os Centros de Formação de Condutores (CFCs), onde serão ministradas aulas sobre segurança, ética, disci-plina, legislação de trânsito e vários outros temas. Na data, entra em vigor a legislação que regulamenta a profissão de motoboys que exige equipamentos de se-gurança e estipula novas regras, como idade mínima de 21 anos, carteira de habilitação na categoria “A” com validade de, pelo menos, dois anos, e atestado de an-tecedentes criminais. Os motoristas com mais de 21 pontos na Carteira Nacional de Habilitação – CNH não poderão mais atuar.

Segundo o Presidente dos Mototáxis de Cruz Alta, Rogério Miranda Portes, durante a semana acontece-ram reuniões na Prefeitura para debater esta questão. “Nós estávamos esperando por uma procura da atual Administração, achando que eles estavam por dentro da situação. Na reunião eles nos passaram que não sabiam destas novas adaptações. Com isso iniciamos a conver-sa para dar os primeiros passos para regulamentação da lei aqui no município. O Prefeito Juliano se mostrou bem interessado na causa, porque o município também falhou em não estar sabendo. Nós também nos acomo-damos e não procuramos eles para debater o assunto. Não vamos ter como conseguir cumprir dentro da data estipulada, e na reunião de sexta-feira(1º) ficou decidi-do que na segunda-feira(04) a Prefeitura apresentará um rascunho de lei municipal, para debatermos, a fim de terça ou quarta-feira realizar uma sessão extraordi-nária na Câmara de Vereadores para fazer uma vota-ção”, diz Rogério.

O curso obrigatório em um CFC de Cruz Alta, vai custar um total de R$ 350,00 para cada profissional. “Um CFC de Ijuí nos procurou para vir ministrar au-las aqui em Cruz Alta pelo valor de R$ 170,00, muito a baixo do valor local. A cidade hoje conta com mais ou menos 500 profissionais, mas com a regulamentação, acredito que vamos chegar ao máximo de 200. Se a lei municipal vir a nos ajudar, o profissional terá que fa-zer um investimento em torno de R$ 500,00 para estar apto a função. As motos terão que ter no máximo 10 anos de uso”, enfatiza Rogério.

Page 8: 02defevereiro2013 oexpresso

8 Jornal O EXPRESSO Sábado e domingo, 02 e 03 de fevereiro de 2013.

Gente em

A Sociedade local e regional, prestigiaram o jantar comemorativo ao 13º aniversário de cria-ção do 16º Batalhão de Policial Militar em nossa cidade, no dia 11 de janeiro, no Clube Inter-nacional onde o Maj. Credemir SOUZA da Silva e esposa foram os anfitriões da noite, ocasião em que o Major Souza respondia interinamente pelo Comando do Batalhão.

Destaque No dia 31 de janeiro, Maj PAULO RICARDO LIMA DO NASCIMENTO, Cmt do 16ºBPM, assumiu a função de Ajudante de Ordens do novo Presidente da Assem-bleia Legislativa, Deputado Estadual PEDRO WESTPHA-LEN. O Maj Paulo continua-rá lotado na Brigada Militar, mas ficará a disposição da Assembleia Legislativa exer-cendo as funções de Asses-sor no Gabinete Militar. O Cmt Paulo estava há 19 anos em Cruz Alta, tendo traba-lhado no 16ºBPM e CRPO/Alto Jacuí. Na foto, Maj. PAU-LO com sua esposa SIMONE FARIAS DO NASCIMENTO, que prestigiou a posse.

Dra. CARLA GARDANI e o esposo SERGIO CHARÃO felizes com a boa receptividade que vêm recebendo, o novo CEN-TRO DE ONCOLOGIA e HEMATOLOGIA de Cruz Alta, recentemente inaugurado junto ao Hospital Sta.Lúcia.

CARMEN GARDIN DOS SANTOS e CAROLINE GIACOBO, professoras da Univer-sidade de Cruz Alta e funcionárias da Unimed, prestigiaram a inauguração do Centro de Oncologia e Hematologia –COHCA. Em close especial com o Diretor Técnico do Hospital Santa Lúcia Dr. ROBERTO ETCHEGOYEN.

Dr. ANTÔNIO OLIVEIRA e esposa Dra. ÂNGELA CARPES OLIVEIRA ci-rurgiões dentistas com o filho Dr. ALEXANDRE CARPES OLIVEIRA, ulti-mando os preparativos para inauguração de uma ampla e moderna Clínica Odontológica.

FERNANDO SCARPELINI PEDROSO e esposa CLAUDIA sempre dispensam atenção às pessoas que lhe rodeiam. Com cortesia e distinção, são pre-senças simpáticas nos eventos.

Page 9: 02defevereiro2013 oexpresso

9 Jornal O EXPRESSOSábado e domingo, 02 e 03 de fevereiro de 2013.

NOVO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVAPedro Westphalen:“A política está no sangue”

Em seu terceiro mandato de de-

putado estadual, Pedro Westphalen (PP) assu-miu na tarde de quinta-feira (31) a presidência da Assembleia Legislati-va do Rio Grande do Sul. O médico ginecologista e obstetra, nascido em 19 de dezembro de 1950, em Cruz Alta, ficou entre os três deputados mais vota-dos no Estado na última eleição, com quase 73 mil votos. “Estou muito sa-tisfeito com o que faço”, assegura o parlamentar. “Nós, deputados, temos responsabilidades muito grandes. Temos funda-mental importância na consolidação democráti-ca. São 55 líderes eleitos para representar as suas regiões e, a partir do de-bate, fazer a construção de algo bom para o RS”, diz ele.

Segundo o parlamen-tar, ao assumir a presidên-cia, sua preocupação será a de dar condições aos parla-mentares de executarem os seus mandatos e dar conti-nuidade aos bons projetos em andamento na Casa. “Não quero ter uma marca, a não ser a de presidente de todos os deputados, dan-do condições a eles de tra-balharem”, declara. “Não quero cair na tentação de começar nada sem antes concluir o que começou dos bons projetos. Temos mui-to a fazer aqui na Casa, de-batendo com todos, transi-gindo quando tivermos

que transigir, mas também sendo firmes quando ti-vermos que ser firmes, em uma sinergia com os pode-res que eu julgo necessária e que, da nossa parte, será total e integral”, garante.

Legado familiarDe família tradicional

na política e na medicina do Rio Grande do Sul, Wes-tphalen teve nos pais, tios e avós os exemplos da vida pública que viria a seguir. “A política está no sangue”, afirma. Ele é neto de Hil-debrando Westphalen, um dos médicos pioneiros no Estado e deputado consti-tuinte em 1938. É primo do médico e ex-deputado estadual José Westphalen Correa, e tio, sobrinho e ir-mão de médicos.

Em 1976, formou-se em Medicina no Rio de Janeiro. Na faculdade, foi presidente de turma. Mais tarde, já trabalhando como médico em Cruz Alta, candidatou-se a prefeito daquele município, mas não foi eleito. “A derrota ensina mais que a vitória”, registra. Foram a dedicação à medicina e o seu envol-vimento com entidades e sindicatos ligados ao setor que o levaram a concorrer a deputado.Atuação na AL e no governo

No primeiro manda-to, para o qual foi eleito com 36 mil votos, o par-lamentar presidiu a Co-missão de Saúde e Meio Ambiente, auxiliando na reconstrução do IPE-Saúde, e integrou as co-

missões de Finanças, Pla-nejamento, Fiscalização e Controle, de Agricultura, Pecuária e Cooperativis-mo, de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tec-nologia, de Bioética e das Águas. Também foi rela-tor da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do Plano Plurianual (PPA) e da Comissão Especial das Células-Tronco. No segundo mandato, elei-to com 44 mil votos, foi membro titular da CPI do Detran e líder do governo Yeda Crusius.

Dois momentos que o parlamentar destaca na sua trajetória política fo-ram a atuação como secre-tário estadual de Ciência e Tecnologia, no governo Yeda Crusius, e como pre-sidente da Comissão Espe-cial que tratou do pedido de impeachment contra a governadora. “São dois momentos fundamentais na vida pública do Rio Grande do Sul, e vamos por muitos anos nos lem-brar desses momentos”, diz Westphalen.

Na última Legislatu-ra, na gestão do deputado Alexandre Postal (PMDB), Westphalen assumiu a 1ª Secretaria da Assembleia Legislativa. “Fiquei extre-mamente lisonjeado com a escolha da bancada do Partido Progressista para o cargo”, declara. “A 1ª Se-cretaria é o órgão que dá sustentação aos deputa-dos. É fundamental para o andamento dos trabalhos

na Casa, é uma responsa-bilidade, mas ao mesmo tempo, uma grande hon-ra”, completa. Também foi titular das comissões de Constituição e Justiça e de Segurança e Serviços Pú-blicos e integrou a Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo.

Em sua trajetória, recebeu o Prêmio Des-taque Médico Amrigs, Troféu Responsabilidade Ambiental, da Secretaria Estadual de Meio Am-biente, do Instituto de Proteção Ambiental Bor-boleta Azul. Em 2009, recebeu o Prêmio Honra ao Mérito da Odontologia Gaúcha e o Prêmio Perso-nalidade Política Estadual na 10ª Edição da Expodi-reto-Cotrijal.

Família e formaçãoPedro Westphalen é casado

com Lorene Westphalen e tem três filhos: Graziela, Mário e Camila. A mais nova, Camila, estuda me-dicina no Rio de Janeiro. O parla-mentar formou-se na Faculdade de Medicina de Teresópolis (RJ). É es-pecialista em Ginecologia e Obste-trícia, em Cirurgia Geral e Vascular e pós-graduado em Administração Hospitalar na PUCRS. Fez residên-cia médica nos hospitais Conceição e Lazzarotto. Iniciou sua vida pro-fissional no Hospital Santa Lúcia, em Cruz Alta e, em 1983, partici-pou da implementação do Progra-ma de Transplantes de Rins.

Sua atuação no setor da saúde não se restringe ao aten-dimento clínico e hospitalar. Ele foi um dos fundadores do siste-ma sindical dos hospitais do Rio Grande do Sul e do Sindicato dos Hospitais da Região da Serra e da Confederação Nacional de Saúde. Atualmente, é vice-presidente da Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul.

Page 10: 02defevereiro2013 oexpresso

10 Jornal O EXPRESSO Sábado e domingo, 02 e 03 de fevereiro de 2013.

( Folclore, Tradição, Chasques e outras Gauderiadas)

ANGELINO ROGERIO* • [email protected]

NO CORAÇÃO DA TRAGÉDIAS anta Maria fica no coração do Rio Grande.

Agora, vai ficar no coração do mundo.É quase impossível ficarmos alheios a tan-

ta dor, a tragédia da Boate Kiss abalou-nos to-dos. A televisão mostrou tudo em tempo real, o drama foi exposto, a catástrofe atingiu to-das as famílias, em todos os lugares, o horror foi compartilhado.

Eram cenas de filme que passavam dian-te dos olhos do mundo.

Imagens assim sempre me impressio-naram em filmes de guerra, em documen-tários e reportagens, mas jamais imaginei que um dia estaria num cenário parecido.

Naquele sábado, estávamos visitando meu filho que estuda na UFSM, e fomos acor-dados na madrugada por sirenes nervosas. Ele e seus amigos estavam num baile de formatura num clube da cidade e ligaram desesperados que a Boate Kiss estava pegando fogo e que havia mortos e feridos.

Em poucos minutos chegamos ao local, já cheio de gente tentando ajudar, ambulâncias e táxis socorrendo vítimas, cenas de desespero, perplexidade e dor.

Os bombeiros haviam isolado o local, mas o caos era terrível, todos tentavam ajudar. Pais chegavam desesperados, ligando ao celular, e em vão tentavam romper as barreiras, avançar, chegar mais perto do local, a esta altura totalmente devastado.

Alguém gritou que os hospitais precisavam ur-gente de médicos, enfermeiros, quem prestasse al-gum socorro...Quem não seria voluntário numa hora dessas? Quem não tentaria ajudar?

Como médica, a Janice se apresentou, e em se-guida me somei aos voluntários da saúde, indo ime-diatamente auxiliar os fisioterapeutas na desintoxi-cação, no apoio psicológico, na recepção aos feridos, no que era possível fazer.

Aí começou uma das experiências pela qual ja-mais imaginei passar. Foram horas difíceis e longas naqueles corredores do Hospital de Caridade, onde a solidariedade e o espírito humanitário de médicos, enfermeiros, psicólogos e tantos voluntários, serviam como lenitivo para amenizar aquele sofrimento.

Foi muito duro ver jovens bonitos e saudáveis agonizando, perdendo a vida, os sonhos e o futuro.

Não vou descrever detalhes, nem falar dos

horrores que vi, como fazem nas redes sociais, em respeito ao sofrimento e dor das vítimas e

parentes, vou tentar filtrar, amenizar o que presenciamos, mas foi duro, cruel, inimagi-nável.

Nosso trabalho não teve nada de heroi-co, fomos voluntários que, somado a tantos

outros, apenas fez um ato de generosidade no anonimato, tentando minimizar aquele

sofrimento... E quem não faria o mesmo?Se existe alguma recompensa que me-

reçamos é a alegria de saber que alguns daqueles que ajudamos estão bem, vão se salvar, seguir sua vida e seu destino.

Sou grato a meu Deus, por ter protegido nossos filhos dessa balada trá-

gica na Boate Kiss. Mas os responsáveis não devem ficar impunes, a sociedade tem a obrigação de exi-gir justiça e devemos ter leis mais severas, para que sejam cumpridas. Nossos jovens tem o direito de se divertir com segurança.

Até agora ainda me pergunto, porque está-vamos lá?...

Sei que vai ser difícil esquecer isso tudo, mas o tempo é uma graça divina que também cura e só nos resta fazer e pedir orações, paz e luz para todos aqueles anjos que não voltaram para suas casas.

* Advogado, compositor e músico.

Victor Dátria MacagnanEra um menino alegre, brincalhão, amigo e

muito responsável para um jovem de 21 anos.Era um garoto exemplar, cresceu sob os prin-

cípios de Virtude, Fraternidade e Companheirismo da Ordem DeMolay.

Morava há um ano em Santa Maria e estudava para ser Engenheiro Agrônomo.

Seu sonho foi interrompido na tragédia da Bo-ate Kiss, mas não apagou a luz de alegria e bondade entre seus “Irmãos”, “Tios”, seu mano e sua mãe.

Deixou seu sorriso para ser uma lembrança eterna, juntou-se a Jacques DeMolay e seus com-panheiros para nos protegerem .

Segue em paz, Vitão, meu nobre e bom “Ca-valeiro”!

Petrobras reajusta preço e gasolina fica mais cara

A Petrobras anunciou na noite de quarta-feira, 29, um aumento de 6,6% no preço da gasolina co-mum (Gasolina A) e de 5,4% no preço do óleo diesel nas refinarias da companhia em todo o país a partir da meia-noite do dia 30. Os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste, não incluem os tributos federais como a Contribuição de Inter-venção do Domínio Econômico (Cide) e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS. O último reajuste anunciado pela estatal para a gasolina ocorreu em 25 de junho do ano passado. No caso do óleo diesel, no entanto, a Petrobras voltou a anunciar um novo aumento de 6%, que passou a vigorar no dia 16 de julho de 2012, nas refinarias da estatal.

Page 11: 02defevereiro2013 oexpresso

11 Jornal O EXPRESSOSábado e domingo, 02 e 03 de fevereiro de 2013.

HSVP assina contrato com Secretaria Estadual da Saúde

Na manhã de quarta-feira (30/01) foi assinado o contra-

to estadual do Sistema Único de Saúde (SUS), através da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul com o Hospital São Vicente de Paulo. A con-tratualização prevê um aumento sig-nificativo no volume de atendimentos prestados pelo Hospital.

“Essa pactualização possibilitará o aporte de recursos como incentivo finan-ceiro, contribuindo assim, com a susten-tabilidade do H.S.V.P”, destaca o diretor financeiro João Vicente Martiny.

Para o recebimento desse incenti-vo, em contrapartida o Hospital deve alcançar metas quantitativas e qua-litativas definidas no contrato. “Para cumprir com as metas o Hospital vem desenvolvendo um plano estratégico que visa a modernização e a ampliação dos serviços prestados pela Instituição, bem como, a regionalização da saúde

na abrangência das 9ª e da 17ª Coorde-nadorias Regionais de Saúde, conforme estipulado pelo Ministério da Saúde”, ressalta o diretor executivo Osmar Ar-canjo de Oliveira.

O H.S.V.P atende de forma parti-cular e também diversos convênios, no entanto, são os atendimentos atra-vés do SUS que representam a maior demanda. Em 2012 aproximadamen-te 80% dos atendimentos prestados ocorreram através do Sistema Único de Saúde.

Na ocasião estiveram reunidos além dos dois diretores do Hospital São Vicente de Paulo, o coordenador da 9ª Coordenadoria Regional de Saú-de Marcos Luza, o chefe de gabinete do Secretário Estadual da Saúde Ciro Simoni, Fábio Rolim Medeiro e o chefe de gabinete do secretário estadual da saúde adjunto Elemar Sand, Antônio José Kramer.

INFORMA:

Núcleo feminino é convidado a participar da FederasulDesde que ini-

ciou efetiva-mente as atividades, a ACI Mulher vem articu-lando-se com mulheres de diversos segmentos do meio empresarial de Cruz Alta. As ações estão sendo planejadas em conjunto e ganhan-do cada vez mais rele-vância não só a nível municipal, mas também estadual.

Dessa forma, o pre-sidente da ACI Cruz Alta,

Manoel Emerson Cezar de Souza, participou da última reunião realizada pelo núcleo feminino no dia 30 de janeiro, para anunciar que a Federasul contemplou no seu Conse-lho Deliberativo, com uma vaga das 20 existentes, um membro da ACI Mulher.

Segundo o presi-dente, o convite foi feito pela vice-presidente de Integração da Federasul,

Simone Leite, que ficou impressionada com a re-articulação da ACI Cruz Alta em seus processos, como a participação fe-minina que vem se desta-cando. “Este convite é de extrema importância para o núcleo feminino que co-meça ganhando destaque não só a nível municipal, mas também estadual”, enfatizou Emerson, que também é vice-presidente da Federasul da região do Alto Jacuí.

Debora Becke Qua-resma, presidente da ACI Mulher, já convocou uma reunião com a diretoria executiva feminina para definir quem fará parte da Federasul. “Ficamos lisonjeadas com o convi-te e queremos que nosso trabalho seja reconheci-do, por isso, nosso obje-tivo é atuar de forma sé-ria e comprometida com as áreas cultural, social e

organizacional. Somos mulheres empreende-doras e com força de vontade para fazer as coisas mudar, como des-mistificar a cultura de que em Cruz Alta nada dá certo”, salientou.

A reunião do nú-cleo contou com a par-ticipação de várias mu-lheres atuantes como da sócia-proprietária do Canal 20, Maria Be-atriz Becker, que selou parceria entre o veí-

culo de comunicação e a ACI Mulher.

Também, duas no-vas empreendedoras de Cruz Alta participaram da reunião. A advogada Tatiana Facco de Borto-li que abrirá no início de março a loja número 1320 da Cacau Show no Brasil, e a enfermeira Angélica Dreher que será pioneira em uma Clínica de Enfer-magem no município.

Page 12: 02defevereiro2013 oexpresso

12 Jornal O EXPRESSO Sábado e domingo, 02 e 03 de fevereiro de 2013.

33ª COXILHA NATIVISTAEm reunião Vereador Mauro Reis destaca a volta do acampamento

Na semana que passou o verea-dor Mauro Reis esteve reuni-

do com o secretário de cultura e turis-mo Júlio Ferreira e o assessor especial do gabinete Juca Moraes onde conver-saram sobre alguns projetos que o vere-ador tem para a comunidade.

A primeira parte da conversa foi sobre a 33ª Coxilha Nativista, onde foi destacado o acampamento da coxilha “Gostaríamos de não somente ter o acampamento, mas sim ter uma matea-da, rodeio, apresentações de grupos de danças, fazendo assim uma integração com todas as entidades do meio”, enfa-

tiza o vereador.O secretário também ressaltou

a importância da participação do vereador nesse projeto, onde será um dos membros de uma comissão especial já que ele tem experiência no assunto. “A secretaria quer tra-balhar junto para que possamos rea-lizar um evento grandioso em nosso município e para todo o nosso Esta-do, já que o festival esta ininterrup-tamente há tanto tempo, ressaltan-do a importância da tradição. Não esquecendo que existe uma vertente seca na parte da Coxilha Piá e Piá

Taludo, já que Cruz Alta não produz mais estes artistas há algum tem-po”, ressalta o secretário.

Também foi conversado sobre uma coxilha estudantil, onde percorrerá as

escolas do município para que se possa ter uma nova geração de músicos para fomentar o festival.

Haverá uma próxima reunião no dia 4 de março.

20 anos da EASA terá Concurso Artístico

Neste ano a Esco-la de Aperfeiçoamento de Sargento das Armas (EASA) completa 20 anos de história em Cruz Alta. Para comemorar a data está realizando um

Concurso Artístico, que terá como ‘Os 20 Anos da EASA’.

Com o objetivo de incentivar as manifesta-ções artísticas, selecio-nando os trabalhos que

serão expostos no audi-tório e em outros espa-ços físicos da EASA.

Os artistas que quiserem participar do Concurso podem até duas obras de autoria própria e inédita, nas seguintes modalidades: Escultura, Aquarela, Óleo sobre tela, Dese-nhos em Carvão e Gra-fite, Acrílico sobre tela e sobre papel. As dimen-sões não poderão ultra-passar 110 cm, tanto de altura como na largura.

As inscrições se-guem abertas até o dia 22 de fevereiro, das 13h às 17h, na EASA. A ficha para inscrições estará à disposição dos interes-sados na Sessão de Rela-ções Públicas, ou no site www.easa.ensino.eb.br.

Os escritos devem levar suas obras na EASA entre os dias 25 e 28 de fevereiro. A pre-miação será:

1º lugar - R$ 1.500,00;2º lugar - R$ 1.000,00;3º lugar - R$ 500,00.As obras ficarão

expostas de 1º a 8 de março.

Page 13: 02defevereiro2013 oexpresso

13 Jornal O EXPRESSOSábado e domingo, 02 e 03 de fevereiro de 2013.

GILBERTO SOLANO DOS SANTOS RIBEIROCPF: 200.410.040-00Solicitamos o seu comparecimento nesta em-

presa imediato a fim de homologação da rescisão contratual visto o seu não comparecimento no prazo previsto.

Cruzauto Comércio de Veículos Ltda.CNPJ/MF: 86.965.209/0001-05

SINISTROO sinistro é designativo de

ocorrência de grande prejuízo material, como um incêndio de proporções. O que ocorreu, mi-úde, em várias partes da Provín-cia e do país. Por aqui, grandes sinistros assustaram a popula-ção, causando prejuízos de mon-ta. Um deles ocorreu no final do ano de 82, quando, a tardinha, uma loja de moveis e eletro do-mésticos, inaugurada a pouco e que ocupava o prédio onde, anos antes, havia funcionado a oficina da agência de automóveis de Al-berto Faccin, na Maurity (Pres. Vargas) na quadra do famoso ‘Mercadinho’ de Vicente e Fe-lisberto Luisi.

A tarde chegava ao final, com grande movimento na loja, quando irrompeu o incêndio violento. A correria foi grande e os ‘Soldados do Fogo’ chegaram logo, iniciando a luta contra as chamas que ameaçavam os pré-dios ao derredor, como o Cine Rex, cuja caixa de teatro fazia fundos com a loja. As chamas começaram a lamber a parte dos fundos do cinema, em cujo prédio funcionava, também, um café e restaurante. O pro-prietário do café, o seu Müller e família, em pânico, começa-ram a retirar moveis, máquina e utensílios do café e depositá-los na rua, prevendo que o si-nistro tomasse conta do prédio do cinema. – Mas a ação pronta e enérgica dos bombeiros con-seguiu debelar as chamas.

Registrou-se, porém, um fato muito triste. No prédio ao lado, onde hoje existia uma lan-cheria e que foi o Posto Texaco do seu Faccin, morava o Ourives Fiorello Benvenutti e sua esposa dona Conceição. Na época dona Conceição era viúva e quando o fogo irrompeu na loja vizinha, ela levou um choque profundo e sucumbiu na hora. Quando a ambulância chegou, a senhora que estava morta. O que chocou a comunidade.

Apesar da ação dos popula-res, pouca coisa sobrou da loja que fazia parte de uma rede de

estabelecimentos do ramo no Estado. – Provisoriamente pas-sou ela a funcionar em outro endereço, na Rua da Igreja (Ve-nâncio Aires) ao lado da Tipo-grafia Rossler. – Foi esse um dos grandes sinistros que assustou a população local.

RELATODeverá vir a público, dentro

em breve, um relato histórico, so-bre acontecimentos verificados, ao longo dos anos, nos setores que administram bens públicos. Muitos projetos foram planeja-dos com fins de progresso, mas que não colimaram os objetivos propostos. Entre tantos, um em-preendimento alardeado como propugnador de benefícios ge-rais, que, no frigir dos ovos, serviu para benefícios restritos a determinado setor. Que, por si-nal foi altamente beneficiado.

Ademais, o tal projeto, na re-alidade, se tornou um dos muitos elefantes brancos soltos no pas-to. E igualmente, um cobiçado ‘cabide-de-emprego’ que benefi-cia setores adredemente escolhi-dos. Tudo fazendo parte das con-fabulações que se desenvolvem nos porões de não fácil acesso. Porque, como é sabido, os porões são muito bem guardados.

SEGURANÇADevido a trágico aconteci-

mento, a segurança está sendo mencionada amiúde. Mas, aqui pela terra do Espírito Santo, foi item não muito observado. In-clusive nos salões que acolhem foliões, antigos e sem saídas de emergência. Esse era um item não muito observado em outros tempos, sendo que até os cine-mas não dispunham de saída de emergência e reuniam milhares de pessoas nas sessões. Ainda bem que não se registraram fa-tos graves.

FINALE, enquanto se espera o final

do horário maluco, nada melhor do que ‘uns que outros’ bem do-sados, para evitar resfriados. Até a próxima, com as revelações de uma ‘Carta Aberta’.

VESTIBULAR DE VERÃO UNICRUZSegunda edição do concurso acontece hoje

A Universida-de de Cruz Alta realiza

neste sábado (02), a se-gunda edição do Vesti-bular de Verão. A prova única de redação inicia às 16h com término previs-

to para às 19h, no Campus Universitário.TransporteA empresa de Transporte Coletivo Nossa Senhora

de Fátima disponibilizará ônibus para os vestibulan-dos de Cruz Alta.

Os veículos sairão da frente da Prefeitura, com itinerário pelas ruas General Câmara, Coronel Pilar e Venâncio Aires. Os horários já estão definidos: 15h, 15h15min e 15h20min. Ao final da prova, também haverá transporte coletivo para retornar do Campus Universitário.

Page 14: 02defevereiro2013 oexpresso

14 Jornal O EXPRESSO Sábado e domingo, 02 e 03 de fevereiro de 2013.

Conversa com a Presidenta

Coluna semanal da Presidenta Dilma RousseffUbiratã Fonseca Lima, 52 anos, radialista

de Posse (GO) – Presidenta, nosso mu-nicípio apresenta um alto índice de pessoas contaminadas pela doença de Chagas. As casas de barro da zona ru-ral são locais preferidos do inseto bar-beiro. Qual solução a senhora poderia apresentar para nossa população?

Presidenta Dilma – Ubiratã, a melhoria das condições habitacionais é essencial para o controle da doen-ça de Chagas, pois o barbeiro se aloja nas frestas de casas precárias, como as de pau-a-pique. Por isso o Minha Casa Minha, Vida também atua nas áreas rurais, onde já investiu R$ 1,4 bilhão desde 2009 para beneficiar 60,6 mil famílias, sendo 41,5 mil só em 2012. Em Goiás, a Caixa Econômi-ca Federal já realizou 1.536 contratos nessa modalidade. Famílias com ren-da anual de até R$ 15 mil podem ter financiamento com subsídio de até R$ 30,5 mil para a construção de sua casa ou de até R$ 18,4 mil para uma reforma. Famílias com renda acima de R$ 15 mil até R$ 60 mil também são financiadas, sem subsídio. Além disso, em 2012, a Fundação Nacional de Saúde, a Funasa, por meio do Pro-grama Melhoria Habitacional para o Controle da Doença de Chagas, desti-nou R$ 20 milhões para melhoria ha-bitacional, como reboco e pinturas, em áreas de grande infestação em 39 municípios de nove Estados. Para o seu município, serão destinados R$ 500 mil. Desde 2006, o Brasil inter-rompeu a transmissão pela principal ameaça domiciliar, o barbeiro Tria-toma infestans. E os três milhões de portadores da doença recebem gra-tuitamente o medicamento benzoni-dazol do Sistema Único de Saúde, o SUS. O Brasil é o único país produtor deste medicamento e exporta para outros que necessitam dele.

Joelmir Francisco Couto, 29 anos, analista de produção de Fortaleza (CE) – Como faço para conseguir o vale cultura? E qual é o valor? Tenho que me cadastrar?

Presidenta Dilma – Joelmir, a sua empresa precisa aderir, voluntariamen-te, ao programa, para você ter acesso ao Vale-Cultura. Poderão participar empresas públicas e privadas que de-clarem imposto de renda com base no lucro real. O benefício é de R$ 50 men-sais concedidos prioritariamente aos trabalhadores que recebem até cinco salários mínimos por mês, para gas-tar em cinemas, teatro, livrarias e ou-

tras áreas culturais. Ele foi criado para apoiar o acesso da população à cultura e é semelhante ao Vale Transporte ou ao Vale Refeição. Os beneficiários com renda de até cinco salários mínimos te-rão um desconto mensal máximo de R$ 5 no contracheque. Acima dessa renda, o desconto será progressivo, de R$ 10 a 45. A empresa poderá deduzir o custo do seu imposto de renda a pagar, limita-do 1% do imposto devido. As empresas e os produtores da área cultural inte-ressados em receber pagamentos com o Vale Cultura também deverão fazer sua adesão. O benefício será pago em um cartão magnético e não será per-mitida sua troca por dinheiro. Com o Vale Cultura, Joelmir, os trabalhadores terão mais acesso à produção cultural e os produtores terão um público maior para prestigiar as suas atividades.

Mensagem da Presidenta Dilma sobre a redução das tarifas de energia

elétrica

Caros leitores, desde o dia 24 de janeiro as tarifas de energia elétrica estão mais baratas. A redução foi de pelo menos 18% para os consumi-dores residenciais e de até 32% para a indústria, a agricultura, o comér-cio e os serviços (veja o percentual exato de queda, por concessionária, em http://www.aneel.gov.br/apli-cacoes/noticias/Output_Noticias.cfm?Identidade=6426&id_area=90 ). É uma redução concreta. Isso sig-nifica que as futuras atualizações ta-rifárias previstas nos contratos das distribuidoras incidirão sobre uma base menor, e não sobre a tarifa que vigorava antes do dia 24 de janeiro. Nós garantimos a diminuição mesmo para quem mora nos Estados atendi-dos por empresas que não aceitaram o acordo proposto pelo Governo. O barateamento da energia soma-se a outras medidas que já adotamos para baixar os custos das empresas e das famílias, ampliar o investimento, au-mentar o emprego e garantir mais crescimento para o país. Também continuamos trabalhando para dobrar, em 15 anos, nosso parque gerador de energia, que hoje é de 121 mil MW. Em 2013 colocaremos em operação 8,5 mil MW de capa-cidade nova de geração e 7,5 km de novas linhas. Portanto, temos e teremos energia das mais diversas fontes para assegurar o crescimen-to do Brasil, a redução das desi-gualdades regionais e a melhoria da qualidade de vida de todos.

Obs.: Leitores nos enviem suas perguntas para:E-mail: [email protected] / [email protected]: 3303-5995

Cursos telepresenciais na OAB Cruz Alta

A OAB Cruz Alta informa os advogados dos cursos dis-poníveis na OAB Subseção

de Cruz Alta no mês de FEVEREIRO / 2013.

Sistema de transmissão ‘ao vivo’ via satélite, sendo possível a remessa de indagações ao palestrante durante a exposição.

- As inscrições:Podem ser realizada diretamente

no site da AAPS através do site www.aasp.org.br

As inscrições deverão ser realiza-das em nome de pessoas físicas. Para obter Nota Fiscal Eletrônica ou recibo em nome de pessoas jurídicas, bas-ta solicitar ao atendente, no caso das

inscrições realizadas pessoalmente, ou ligar para o Serviço de Atendimento - (11) 3291 9200 -, no caso de inscrições realizadas pela internet, logo após o re-cebimento do e-mail de confirmação da inscrição.

O prazo para envio da Nota Fiscal Eletrônica é de cinco dias úteis, a con-tar da solicitação.

Podem ser realizadas pessoal-mente:

Local: na Sede da OAB Cruz Alta até o dia do respectivo Curso, sito à Rua João Manoel, 69 - Centro - Cruz Alta / RS - CEP 98005-170.

Maiores informações ligue para (55)3324.1633 ou mande e-mail para [email protected] ou [email protected]

Page 15: 02defevereiro2013 oexpresso

15 Jornal O EXPRESSOSábado e domingo, 02 e 03 de fevereiro de 2013.

ACAF 2013Mais um reforço para a

Série Prata

Contrato renovado com a Auto Panambi

Captando recursos para dis-putar a Série Prata 2013,

a ACAF firmou outro importante acerto publicitário. A empresa Auto Panambi renovou o contrato com a equipe de Cruz Alta, e pelo segundo

ano consecutivo está entre os patro-cinadores master. Em reunião com o sócio proprietário da Auto Panam-bi, Samuel Feldmann, dirigentes da ACAF formalizaram o acordo que vai até o final da temporada.

A direção da ACAF anun-ciou, a contratação do ala Julio Cezar Renz, de

25 anos. O atleta vem de Saudades/SC para compor o elenco da equipe de Cruz Alta. Julio Cezar estava atuan-do na AD Dray Futsal, que disputa a primeira divisão do campeonato cata-rinense. Conforme o cronograma de atividades da ACAF, os treinamentos começam em 13 de fevereiro.

Equipe de Cruz Alta participou de Seminário em Porto AlegreEquipe de Cruz Alta

participou de Se-minário em Porto Alegre Neste final semana a Secre-taria Municipal de Esporte, lazer e juventude (SMELJ) foi convidada pelo Mestre faixa preta de Jiu Jitsu e Muay Thai Luis Brito para participar do Seminário re-alizado pelo Instituto Gene-ral de Ensino na Academia Body One em Porto Alegre.

A SMELJ foi represen-tada pelo secretário João Cunha Lopes. O evento foi realizado para promover à educação através de ativida-des esportivas com ênfase nas práticas de Brazilian Jiu Jitsu, MMA, Judô, Boxe, Muay Thai e Wrestling por meio de cursos de inglês, artes marciais, segurança pública, laboratório tecno-lógico e interação com o es-tatuto da criança e do ado-lescente. E mais; promover intercâmbio com entidades científicas, de ensino e de desenvolvimento social, na-cional e internacional, bem como o desenvolvimento de estudos, pesquisas, desen-volvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações

e conhecimentos técnicos e científicos. Vai atuar per-manente, de maneira e for-ma eficaz junto aos órgãos governamentais, entidades civis, empresários e socie-dade em geral, posicionan-do-se pró ativamente na busca de ações que levam o desenvolvimento sus-tentável do Brasil, criando oportunidades para as pes-soas carentes através do esporte, segurança, cultura e educação, preservação do meio ambiente e criação de oportunidades para crian-ças e adolescentes. Segundo o Mestre Luis Brito deve-mos conscientizar governo e população sobre a impor-tância da educação e do es-porte como incentivadores de oportunidades e desco-bertas de novos talentos, incentivar, conservar a pre-servação de áreas naturais existentes, bem como atuar na recuperação de áreas na-turais degradadas.

O objetivo do Insti-tuto General de Ensino é promover reuniões periódi-cas, seminários e simpósios para o debate de quaisquer questões compreendidas nas finalidades básicas, in-

clusive identificando temas e questões controvertidas propondo estudo e sugerin-do soluções. João citou que o dever do cidadão é desen-volver programas de Edu-cação, Esportes, Segurança Pública, Privada, Cultura e Meio Ambiente realizando campanhas de conscien-tização para a população, através de terapias, cursos profissionalizantes, ofici-nas e alternativas de capa-citação. Salienta também que devemos propor crité-rios, sugestões para legisla-ções específicas no esporte integrado com a educação, visando a comunidade ca-rente e a expansão do es-porte nas escolas.

Page 16: 02defevereiro2013 oexpresso

16 Jornal O EXPRESSO Sábado e domingo, 02 e 03 de fevereiro de 2013.

Fonte: www.climatempo.com.br

Jornal O EXPRESSOÚLTIMA Sábado e domingo, 02 e 03 de fevereiro de 2013.

Aos 102 anos, seriedade, compromisso

e qualidade

Ao completar 102 anos de atividades, a Cotribá abre sua primeira filial da fábrica de rações consolidando a seriedade, o compromisso e a qualidade de

produtos oferecidos aos seus associados e clientes.

No dia 17/01, o segmen-to de Rações abriu sua

primeira filial da fábrica nas antigas instalações das Rações Extra/Estratégia Agrícola (em Tapera), já estando em operação a partir desta data.

A abertura oficial foi acom-panhada pelos conselheiros consultivos das áreas de ação da Cotribá em torno de Ibiru-bá, bem como pelos diretores presidente Celso Krug e vice-presidente/superintendente Enio Nascimento, pelo gerente da área de Varejo Marcelo De-bortoli, e pelos veículos de co-municação da região.

Marcelo explanou sobre a filial da fábrica em ter-mos gerais, sendo os detalhes operacionais explicados ao grupo pelo coordenador da Unidade em Tapera João Paulo Zdanski.

Os conselheiros fizeram uma visitação às instala-ções. O conselheiro Egon Neuland comentou “que as instalações estão em excelentes condições, sendo muito bom negócio para a Cooperativa”.

Marcelo, também médico e veterinário, ressaltou que a “qualidade nutricional das rações Cotribá é o dife-rencial de mercado e que, em razão disto, há uma gran-de demanda pelas nossas rações”.

O vice-presidente Nascimento explicou que a “aber-tura da primeira filial da fábrica é fruto da seriedade, da confiança e da qualidade de uma marca forte como é a Cotribá, construída ao longo dos 102 anos. É uma das ações do planejamento estratégico da Cooperativa até 2016, realizado em conjunto com os conselheiros, que

objetiva o crescimento e o fortalecimento da Cotribá no Projeto Segundo Século”.

O presidente Celso ressaltou o fato de que “com o aumento de produção de rações, a fábrica irá ab-sorver um volume maior de grãos que fazem parte das formulações, contribuindo, assim, com um in-centivo maior aos agricultores que produzem milho, soja, trigo, cevada e canola, e aos produtores de leite e de suínos da região”.

A fábrica irá produzir as mesmas linhas de rações que a matriz em Ibirubá. A produção será de 3 milhões de qui-los por mês, tendo capacidade para 4 milhões kg/mês.

Aniversário de 102 anosPara marcar a passagem do aniversário de 102

anos, a Cotribá organizou uma semana de campanhas que foram oferecidas a associados e clientes durante o período de 14 a 21/01.

Os negócios que se envolveram foram Farmácia Veterinária, Seção de Peças e Ferragens, e área Agrícola. Os Supermercados e os Postos de Combustíveis também participaram com um foco bem expressivo, pois durante 2012 desenvolveram em conjunto a Campanha Compra Premiada, que sorteou um carro zero quilômetro (Ford KA) no dia do aniversário da Cooperativa (21).

O ponto de apoio das promoções foi a participação de emissoras de rádio da região que, além da divulgação normal, realizaram diariamente em várias instalações da Cooperativa parte de sua programação ao vivo, mar-cando com muito dinamismo os 102 anos da Cotribá.

A abertura da filial da fábrica de rações fez parte da programação de aniversário, bem como da reunião anual do Conselho Consultivo realizada em 17/01.

Equipe do Supermercado de Ibirubá entregando o automóvel ao ganhador Vilmar Machado Alves

PREVISÃO DO TEMPO

UPA Cruz Alta

Para quem passa pela Avenida Venâncio Aires vê um grande e moderno prédio, onde restam apenas pequenos retoques para conclusão da construção. É a Unidade de Pronto Atendimento de Cruz Alta (UPA), que em breve, a comunidade cruz-altense terá a dis-posição um atendimento referência em urgência e emergência funcionando no período de 24 horas. A UPA terá capacidade de atendimento para 150 pesso-as diariamente, 1,5 mil no mês e 18 mil anualmente. No local irão trabalhar dois médicos, sendo um clíni-co geral e um pediatra em regime de 24h sempre de plantão, inclusive sábados, domingos e feriados.

Na Unidade será feito o acolhimento e classifica-ção de risco, todo atendimento médico de urgência e emergência, e uma infraestrutura que terá leitos de observação, sala de raio-X, sala de coleta de sangue para envio aos laboratórios.