09defevereiro2013 oexpresso

16
www.slideshare.net/jornaloexpresso - E-mails: [email protected] / [email protected] O EXPRESSO CRUZ ALTA - RS | Sábado e domingo | 09 e 10 de fevereiro de 2013 | Ano 17 | Edição nº 797 R$ 1,50 Será a volta da Fenatrigo? Escolas de samba trabalham em ritmo acelerado - ÚLTIMA A HECATOMBE NUCLEAR Por Germano Schwartz - PÁG. 15 Prédio do antigo Hospital de Fátima causa preocupação - PÁG. 09 - PÁG. 13 - PÁG. 12 Concurso abre 74 va- gas para professores na 9ªCRE

Upload: jornal-o-expresso

Post on 30-Jun-2015

1.223 views

Category:

Documents


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: 09defevereiro2013 oexpresso

www.slideshare.net/jornaloexpresso - E-mails: [email protected] / [email protected]

o expressoCRUZ ALTA - RS | Sábado e domingo | 09 e 10 de fevereiro de 2013 | Ano 17 | Edição nº 797 R$ 1,50

Será a volta da Fenatrigo?

Escolas de samba trabalham em ritmo acelerado

- ÚLTIMA

A HECATOMBE NUCLEAR Por Germano Schwartz - PÁG. 15

Prédio do antigo Hospital de Fátima causa preocupação

- PÁG. 09

- PÁG. 13

- PÁG. 12

Concurso abre 74 va-gas para professores

na 9ªCRE

Page 2: 09defevereiro2013 oexpresso

2 Jornal O EXPRESSO Sábado e domingo, 09 e 10 de fevereiro de 2013.

(55) 3303-5995

Vinculado a:O EXPRESSOAdministração, Assinaturas, Publicidade e Redação:Rua João Manoel, 810 - CEP: 98005-170 - Centro - Cruz Alta-RS

E-mails: [email protected] / [email protected]

CNPJ: 92.930.171/0001-38

Responsável Técnico:JornalistaDr. Assis Brasil Soares FilhoRegistro nº:15.893/RS Diagramação e Artes:Odilar ZillmannEditora Chefe:Sônia GaiCirculação:Todos os sábadosImpressão:Cia de Arte - Ijuí

Os artigos assinados são de inteira responsabilida-de de seus autores, não representando necessa-riamente a opinião deste jornal.

ABS PUBLICIDADE E REPRESENTAÇÕES LTDA

Responsável Técnico:JornalistaDr. Assis Brasil Soares FilhoRegistro nº:15.893/RSDiagramação e Artes:Odilar ZillmannEditora Chefe:Sônia Gai

opINIÃoProfº Claudino Albertoni

E-mail: [email protected]

DataNome Idade

Cartório de Registro CivilÓBITOS

JOSÉ SILVEIRAGLADY MEIRELLES BRAGAEDWINO BRATZANALIA DA SILVA FERREIRANELCI PINTO ALMEIDAOLI TOSSINVALKIR PACHECOARMINDA BIRGEIER COLVEROMARIA JOSEFINA LONGHI SOARES

08/02/201204/02/201202/02/201201/02/201203/02/201204/02/201221/10/197906/02/201207/02/2012

707281856670217273

Cruz Alta, 08 de FEVEREIRO de 2013.

É CARNAVAL

EDITAL DE CASAMENTO

Quem souber algum impedimento acuse-o na forma da lei.

Cruz Alta, 08 de FEVEREIRO de 2013.Udo Wegener - Oficial Designado

CARTORIO DO REGISTRO CIVIL

nº 006/2013* ROBERTO ZANCANARO e GLORIA TERESINHA RODRIGUES DA SILVA* PAULO CÉSAR ABELLO DE ALMEIDAe MARCIA ELENA SOMAVILA DOS SANTOS* DEIVIDI ROVEDAe ELISANDRA SILVEIRA ARAUJO* PATRICK DA SILVA SCHULZe DAIANE ALVES BUENO* LUCAS EVANDRO DE LIMA TONELLIe CRISTIANE BECK DA ROSA* RÔMULO ZANON DE BORTOLIe ANA LUIZA VENDRUSCULO* ANTONIO CARLOS MATHIAS DA SILVAe LÚCIA TEREZINHA ROGINQUE DE MOURA* FERNANDO JOSÉ LESKE DO NASCIMENTOe JOANITA SORAIA RODRIGUES REIS* ALEX LUCAS MACIEL MENESESe VIVIAN LAÍS BARCELOS DA SILVEIRA.

O carnaval é a festa profana mais tra-dicional de nosso país. É uma festa coletiva, caracterizada como a folia

de Momo. É uma festa nos três dias que antece-dem o início da quaresma. Nos costumes medie-vais o carnaval era uma festa popular na qual os cristãos consumiam a carne porque na cultura des-ses povos significava também, com o início da qua-resma, o adeus à carne. A abstinência de carne na quaresma era rígida e severa para os cristãos. Com o tempo essa exigência se tornou mais flexível.

Na história do carnaval se verifica que as fes-tas carnavalescas se revestem de características próprias, segundo o lugar em que ocorrem. São fa-mosos os carnavais de Nice, de Veneza, de Roma, de Florença, de Nova Orleans e do Brasil. No Brasil o modo de festejar o carnaval é característico em cada região. No Rio de Janeiro o mais importante do carnaval são os bailes de salão e o desfile das escolas de samba. Em Salvador, na Bahia, o carna-val é de rua ao som de trios elétricos e ao som rit-mado de blocos afro-brasileiros. Em Pernambuco, sobretudo em Olinda e no Recife o que predomina são os blocos de frevo e maracatu.

O carnaval foi introduzido no Brasil provavel-mente no século XVII com o nome de entrudo. A história nos conta que esse carnaval consistia num folguedo alegre, mas violento. As pessoas atiravam nos outros o que tivessem à mão: água, pó, cal, bar-ro, tinta. O entrudo prevaleceu até que apareces-sem objetos menos agressivos como o confete, a serpentina e o lança perfume. Depois disso o carna-val foi sendo renovado através dos tempos, surgin-do muitos bailes e cordões carnavalescos. Segundo os registros históricos “foi a partir do ‘abre-alas’ da maestrina Chiquinha Gonzaga, que a folia passou a ser animada por composições especialmente ela-boradas para ela: são a marcha-rancho, o samba, a marchinha, a batucada e o samba-enredo no Rio de Janeiro e o frevo em Pernambuco”.

A história do carnaval faz parte dos usos e cos-tumes do povo brasileiro, de norte a sul. Em cada região são conservadas características locais. A festa, porém, se reveste da mesma alegria e en-tusiasmo. São festas profanas em que a música do carnaval predomina em cada recanto.

No carnaval muitos querem fugir de sua rea-lidade, gastando toda a energia possível nos fol-guedos e no comportamento extravagante em especial no exagero da bebida alcoólica e no culto ao hedonismo sem restrições. As festas modernas, os carnavais são carregados de atitudes absurdas cujas consequências nem sempre trazem boas lembranças.

Se existe algo que possa servir de reflexão nes-se período é o cuidado com a saúde e a valorização da vida. Isso sim está acima de qualquer folguedo.

Aproveitar o carnaval significa fazer um re-cesso prazeroso do trabalho e dos compromissos inerentes à vida profissional. É sempre útil parar, pausar, interromper a corrida desenfreada do nos-so tempo e procurar sair da rotina, fazendo outras coisas que não resultem em cansaço, dívidas e ar-rependimento. Que o carnaval seja bom e prazero-so para todos.

* * V E N D E - S E * *** Uma cama de solteiro em MDF cor tabaco;

duas estantes em MDF uma verde e a outra tabaco; Um expositor/balcão na cor tabaco; Um fogão a gás de 4 bocas em ótimo estado.

Tratar: Loni Alves - 3322.2378 / 9203.8376.Rua Barão do Rio Branco, 824 (portão amarelo)

** Kadet GL ano 96, com alarme, trava e vidro elétrico. Ótimo estado. Tratar pelo tele-fone: (55) 8144.6600 com Samuel.

** Vendo Corsa Wind 96, cor prata, gasoli-na. Tratar com Marisa, fone: 3322 9209

TERTÚLIA LIVRE

Novo administrador do Parque

Acontece neste domingo (10), encontro de amigos, a partir das 10 horas na BARRACA

CRUZ ALTA do Neront, enfrente a antiga hípica.O almoço, churrasco, de carne de Ovelha e gado

e saladas estará a disposição toda a comunidade que gosta de ouvir música gaúcha e tomar uma cerveja bem gelada, estarão presentes vários gaiteiros, trova-dores e terá a transmissão e apresentação do progra-ma de VOLMAR CAMARGO transmitido pela Rádio POPULAR 107 , todas as manhãs.

Francisco Orlando de Abreu, ( Chico ABREU ) esta administrando o Parque Integrado de

Exposição de nossa cidade, com projetos de melhorias, para acolher a comunidade em eventos.

Page 3: 09defevereiro2013 oexpresso

3 Jornal O EXPRESSOSábado e domingo, 09 e 10 de fevereiro de 2013.

Alfredo Roeber - [email protected]

www.unimedplanaltocentralrs.com.br/cruz-alta

Nossa Velha Nova Cruz Alta

# CALÇADÃO

# ESPORTE CLUBE GUARANY

# POSTO DO INSS

1969

Hoje

1942

Hoje

Déc. de 70

Hoje

Campanha da Fraternidade 2013Dia 13 de feverei-

ro, quarta-feira de Cinzas, acontecerá o lançamento de mais uma edição da Campanha da Fraternidade (CF), com o tema será “Fraternida-de e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).

Em Cruz Alta, o lançamento acontece às 9h30min, na sala 6 da Catedral do Divino Espí-rito Santo.

O objetivo geral da CF é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando ca-minhos para seu pro-tagonismo no segui-mento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e

na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cul-tura da vida, da justi-ça e da paz.

A primeira Cam-panha foi realizada na arquidiocese de Natal em abril de 1962, por iniciativa do então administrador apos-tólico, dom Eugênio de Araújo Sales. O ob-jetivo era fazer uma coleta em favor das obras sociais e apostó-licas da arquidiocese. A comunidade rural de Timbó, no municí-pio de Nísia Floresta (RN), foi o lugar onde a campanha ocorreu, pela primeira vez.

Cursos de auxiliar de RH e eletricista

Estão abertas as ins-crições até o dia 18 de fevereiro, para os cursos de auxiliar de RH e ele-tricistas, que fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cursos serão ministrados nas dependências do Ser-viço Nacional de Apren-dizagem Industrial (SE-

NAI), com turmas nos turnos da manhã, tarde e noite.

Os interessados em se inscrever devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento So-

cial (Rua Venâncio Ai-res, 1304), das 08h às 12h e das 13h30min às 15h30min, ou então, no CRAS Comunidade Mãe.

Número de vagas e critérios:

- Auxiliar de RH = 25 vagas para turmas no turno da manhã e tarde. Ter no mínimo 16 anos, Ensino Fundamental completo e estar inserido no Cadastro Único.

- Eletricista = 16 va-gas para os turnos da tar-de e noite. Idade mínima de 18 anos.

Page 4: 09defevereiro2013 oexpresso

4 Jornal O EXPRESSO Sábado e domingo, 09 e 10 de fevereiro de 2013.

QUADRILHA CONSEGUE “TRAPACEAR” POLÍTICOS EM BRASÍLIA

Os leitores não vão acre-ditar, mas o fato é verdadeiro. Vejam que até nossos repre-sentantes do mais alto esca-lão não estão ilesos de golpes e ludibriações.

Nosso parlamento, com-posto por pessoas idôneas, sérias e preocupadas em de-

fender a sociedade brasilei-ra, na “ingenuidade” e bem intencionados em ajudar o povo caíram na conversa de malfeitores que só pensam em tirar vantagens das pes-soas de “Bem”.

Que achou?Parlamentares foram le-

sados sem discriminação, por “Super Ladrões”, que consegui-ram trapacear até os represen-tantes do povo.

É lamentável o que acon-teceu não acham ?

Leia o texto abaixo, extra-ído G1.com, se você não leu ou assistiu nos canais de TV.

Polícia do Senado desarticula grupo que dava golpes em parlamentares

A Polícia do Se-nado informou nesta quarta-feira (5) ter desarticulado uma quadrilha que aplicava golpes em senadores e deputados federais. Segundo a polícia, os integrantes da qua-drilha se passavam por parlamentares e ligavam para um de-putado ou senador pe-dindo ajuda, alegando uma necessidade ur-gente, informando o número de uma conta bancária para deposi-tar o dinheiro.

Só nos últimos dois meses, a quadri-lha teria extorquido pelo menos R$ 20 mil de deputados e sena-dores. As primeiras denúncias chegaram no final do mês de de-zembro. O grupo, for-mado por quatro pes-soas, tinha como base Alagoas e Sergipe e dois suspeitos já pres-taram depoimento.

Elas não foram presas porque não houve flagrante. Assim

que for concluída a in-vestigação, a polícia en-caminhará as informa-ções para o Ministério Público, que poderá de-nunciar os envolvidos à Justiça por estelionato.

Segundo Pedro Carvalho, chefe da Po-lícia do Senado, o golpe era semelhante ao do sequestro relâmpago. “Alguns [parlamenta-res] caíram no golpe, tanto no Senado quan-do na Câmara. O golpe se parece muito com aquele golpe do seques-tro-relâmpago. Eles deram uma roupagem diferente para o golpe”, disse Carvalho.

No Senado, a po-

lícia informou que menos de 10 senado-res foram enganados, sem mencionar quais caíram; o número de deputados não foi in-formado. Segundo a polícia, nem todos os parlamentares que re-ceberam a ligação de-ram dinheiro.

O senador Benedi-to de Lira (PP-AL) rela-tou que um integrante da quadrilha ligou para a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) pedindo dinheiro em seu nome.

“O cara do outro lado dizendo que es-tava quebrado numa estrada, que era meu amigo, que me conhe-

cia, e que estava ten-tando me localizar. E queria que a senadora depositasse na conta dele R$ 1,2 mil para ele pagar o conserto do carro e sair da es-trada. Ela confiando nesta conversa, fez o depósito”, disse Lira.

Vítima do golpe, Ana Amélia Lemos contou que a quadrilha entrou em contato com seu gabinete pedindo dinheiro para auxiliar o filho do senador Be-nedito de Lira, que estaria precisando de ajuda em Porto Ale-gre. A equipe da sena-dora chegou a sacar o dinheiro, no valor de R$ 1.650 e entregou para um integrante da quadrilha.

Logo que soube que era golpe, a se-nadora comunicou a polícia do Senado. A senadora ainda sofreu mais uma tentativa de golpe. “Outro dia toca no meu celular, ai eu já falei que não ia cair outra vez neste golpe”, disse a senadora.

Senadora Ana Amélia Lemos foi uma das vítimas do golpe

Inscrições para o Projeto Geração Futuro

O Sistema Fecomércio-RS segue neste ano promoven-do ações em prol da melhoria na qualidade de vida da po-pulação. E quem sai ganhando com mais uma iniciativa do Sesc em Cruz Alta são as crianças da cidade, que podem ser inscritas para o Projeto Geração Futuro. Nele, pequenos com idade entre 6 e 12 anos têm acesso a atividades esportivas, culturais, recreativas e educativas. Tudo isso com o acompa-nhamento integral de profissionais treinados. As inscrições estão abertas e são limitadas a filhos de trabalhadores do co-mércio e empresários com Cartão Sesc/Senac.

As atividades do Geração Futuro 2013 serão di-vididas em dois grupos com horários diferenciados para faixas etárias diferentes, o que auxilia na qualidade do atendimento e na oferta de vagas. A primeira turma, que atenderá crianças de 6 a 8 anos de idade, acontece em to-das as terças-feiras e quintas-feiras, das 8h30 às 11h30. E a segunda, para crianças de 9 a 12 anos, será realizada durante todas as quartas-feiras e sextas-feiras, das 8h30 às 11h30. Em ambos os grupos as crianças participam de atividades esportivas, culturais, recreativas e educativas no Sesc Cruz Alta (Avenida Venâncio Aires, 1507).

O Geração Futuro Sesc disponibiliza acompanha-mento integral de profissionais em todas as atividades. Além de participar de oficinas lúdicas, educativas, cultu-rais, de cidadania e de jogos esportivos, a garotada recebe orientações sobre os cuidados com a saúde. O projeto tem como finalidade promover lazer e investir no futuro das próximas gerações. Informações sobre taxas de inscrição podem ser obtidas pelo telefone (55) 3322-7040.

Saiba quem se enquadra na categoria Comerciário: Enquadram-se como comerciários aqueles que atuam no comércio atacadista, supermercados, farmácias, casas lo-téricas, hotéis, restaurantes, ensino particular (colégios, autoescolas e faculdades), bibliotecas, museus, cinemas e teatros privados, academias, clubes recreativos, empresas jornalísticas, empresas de produções artísticas e produção em geral, e de hospitais, laboratórios e clínicas. Para fazer a matrícula no Sesc na categoria de Comerciário, basta apre-sentar RG, CPF, carteira de trabalho, contracheque e com-provante de residência - de água, luz ou telefone fixo.

Page 5: 09defevereiro2013 oexpresso

5 Jornal O EXPRESSOSábado e domingo, 09 e 10 de fevereiro de 2013.

O resultado da 2ª edição do Vestibular de Verão da Uni-

cruz já esta disponível. As matrícu-las dos aprovados iniciaram já nesta quarta-feira (06) e vão até o dia 19 de fevereiro. Para realizar o procedimento, os aprovados devem se encaminhar a Secretaria Acadêmica da Unicruz, lo-calizada no Campus Universitário nos horários de atendimento da instituição que são: manhã das 8h às 11h30mim e tarde das 14h às 17h30min.

Nos dias 11 e 12 e na manhã do dia 13 de fevereiro, não haverá aten-dimento em decorrência do feriado de carnaval . A Instituição volta a atender na tarde da Quarta-Feira de Cinzas, a partir das 14h.

Lista dos AprovadosADRIANO ALVES AVILAADRIANO JOSE JANTSCHALEXSSANDER ROBERTO DALLABRIDA PRAGERALINE PATRICIA DE QUADROSAMANDA MARCHIONATTIANA CAROLINI COSTA DE OLIVEIRAANDRESSA HUPPES LUFTANDRESSA RODRIGUES MACHADOBÁRBARA DA SILVA OLIVEIRABEATRIZ PEREIRA VARONESBIBIANA FACCIN MANTOVANIBRENDA BREGAGNOLO BERNARDOBRENDA CRISTINA DA SILVA DA SILVABRENDA DA SILVABRUNA FERNANDES PFEIFERBRUNA MARCELI DE LIMA POLLBRUNO MARCOS COELHO DE MOURACALLEBY BERBERT MARIANO RIBEIROCAMILA KAIPERCAMILA SANTOS TABORDACARINA DALLA ROZA DOS SANTOSCARLOS EUGÊNIO DOS SANTOS GÜTTLERCAROLINY SAGGIN BOTTEGACLÁUDIA SEVEROCRISTINA LUTZ DA SILVADAIZA QUEVEDO PORTELADANIELA SEVERO DOS SANTOSDANIELE SHAIANE HABOWSKIDANIELI GRACIELA SCHALLEMBERGER

DANIELI MARIA RODRIGUESDANIELLE RECK GUISSODARCI ROMARIO JUNIOR MONTAGNERDENISE DE AMORIM FACCHIDIEGO OSCAR HIBNERDIMITRI VASCONCELLOS PONSONIDIMITRIUS MARCELUS MAYER DE OLIVEIRADIOGO RODRIGUES MALHEIROSDRIELI NETO PIGATTOEDSON DA SILVA DUTRAEDUARDA VASCONCELOS PIRESELEMAR BARBOSAÉLISSON JOSÉ ORSOLINÉLLEN GOMES DE ANUNCIAÇÃOEMERSON PEGORARO ROESLEREMILENE RIBEIRO RABELLOERICA STEFANY PIMENTA FIGUEIRAFABIANE LAGASSEFABIANO BANDEIRA MERCAUSFABIO EVANDRO MALDANERFELIPE DE SOUZA ALMEIDAFELIPE JOSÉ LUDWIGFERNANDA DE FÁTIMA FREDIFERNANDA JUÇARA PAKULSKI DE OLIVEIRA PAIVAFRANCIELE FREITAS MAIDANOFRANCINE SEVERO DO NASCIMENTOGABRIEL BRESSAN TECHIOGABRIEL DA SILVA MORCELLIGABRIEL DUTRA DA COSTAGABRIEL GOMESGABRIELA GAMAGABRIELA DA SILVA PADILHAGABRIELA NORONHA TOLEDOGABRIELE WASCHBURGER LUNARDIGABRIELLA RUBIN NUNESGELIANE APARECIDA SPETHGIANLUCA LINASSI ALONSOGILDO DE CAMPOS CORREAGIORDANA SALVADORIGIOVANI FAGUNDES PATIASGISELE RAASCHGUSTAVO DE MELLO PADILHAHARLEI RAFAEL DE OLIVEIRAHEITOR DARCI TOLEDO MORAESHISYS FERNANDES PINTOIAGO ERNESTO PIASETZKIIRANA QUEVEDO PEREIRAJANINE CABRAL PINHEIROJARDELI MACHADOJAYNE LARA LEALJEFERSON DOS SANTOS PEREIRAJÉSSICA MARIA DE LIMA CORDEIRO

JÉSSICA PEREIRA DA SILVAJÉSSICA SAPATA DE CASTROJÉSSICA VALÉRIA SCHERER MARTINSJOÃO ARTHUR FRELING FRANCOJOÃO MARCOS DE OLIVEIRA SANTOSJOÃO MORAESJORDANA TIRLONI DA SILVAJORGE LUIZ VIANA JUNIORJOSIANE CABRAL PINHEIROJOSIANE CHEILA SCHMIDJOSIELE ROCHA D’AVILAJULIA GRACIELI BREUNIG BONATTOJULIANE JUNGKARINA BREGLEC CHIUZAKAROLINE MACEDO TORMESLARISSA CAMARGO PEREIRALAURA FAGUNDES PATIASLETÍCIA FRASSON MARTINSLOIARA DE MELO NUNES DA SILVALUAN LUDVIG LOPESLUANA DE SOUZA LEALLUANA HAMERLUANA TAINÁ RODRIGUESLUCAS CÂMPARA DOS SANTOSLUCAS RAIMUNDO RAUBERLUCIELI BARTSCH ZANOSOLUIZA DA ROSA VIDALMAIKI SILVA DE MELLOMARCELO MELO WERNERMARCIANI MARTINS WITTERMARIA CAIANE COSTA FERNANDESMARIA VICTORIA AYUB LOPESMARIANE ALINE VENTURINEMARIELE ASSIS BENACHIOMARILIA MELLO DE OLIVEIRAMARJORYE TAYLINE MANFRINMARLUCY POLLIANA LOSEKANNMATHEUS DE AGUIAR FERREIRAMATHEUS DOS SANTOS MARTINSMATHEUS HERMES NEUMICHELE PAULINE KLEINMICHELE WESCENFELDERNANDRIA SCHERERNAYARA SOARES DEMÉTRIONELSON OTVIANO SCHMIDTNICOLI AMARAL KOCHNUBIA DE FATIMA BARBOSA VIOLAPABLO NUNES CARIJOPAMELA SCHWALBERTPATRICIA EMELY RODRIGUES DE SOUZAPATRÍCIA TASSINARI DE MELOPEDRO OSVALDO DE MORAES STEFFANELLO

PRISCILA SACHT JASKERAFAEL WASCHBURGER LUNARDIRAFAELLA MEINENRÔMULO VARGAS WEGENERRONALDO DOS SANTOS MACHADOSABRINA SORES PEREIRASAMANTHA VIEIRASCARLATI ROSA DE OLIVEIRASIMONE CRISTIANE NUNES LEALSIMONE DA SILVA DUARTESONIA MARA SILVA DOS SANTOSSUELEN VERMAN PEREIRATACIANE CALISTROTEIXEIRATAVIANE SCHMITZTAYNARA BEATRIZ PFEIFERTHAINÁ BASTOS SILVEIRATHAIS BLANK DA SILVATHAÍS ROCHA DOS SANTOSTUIRA BRIGNONI MARTINSVANESSA GARBINIVANESSA VIEIRA DA SILVAVINÍCIUS DE ANUNCIAÇÃO DA SILVAVITOR ZANCAN SEGALAVITÓRIA DA ROSA LORENZONIWILLIAM DOS SANTOS FERREIRAYASMIM GRANDO PRETTOYOHANNA HANNAH DONATO

Para fazer a matrícula são neces-sários os seguintes documentos:

• Histórico Escolar do Ensino Médio – 02 (duas) vias originais;

• Comprovante de Inscrição do Con-curso Vestibular 2013/2ºEdição;

• Documento de Identidade (fotocó-pia frente/verso);

• Registro civil de Nascimento ou Ca-samento (fotocópia);

• CPF do Titular ou responsável e do Aluno (fotocópia frente/verso);

• Título de Eleitor e Prova de estar em dia com as obrigações eleitorais (fo-tocópia);

• Certificado de Reservista;• Comprovante de Residência;• 01 (uma) foto 3x4 atual. Mais informações pelo telefone (55)

3321 1599 ou www.unicruz.edu.br.

Listão dos aprovados na segunda edição do Vestibular de Verão da Unicruz

Intercambista da Unicruz participa de congresso em Bilbao

A acadêmica do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Cruz Alta e intercambista pelo Programa Ciência Sem Fronteiras na Universi-dade de Barcelona - Es-panha, Lígia Keller está participando do IV Con-gresso de Biodiversidade e I Congresso Ibérico de Biodiversidade. O even-to está acontecendo em Bilbao, na Espanha, até sábado (09). Na Univer-sidade espanhola a estu-dante da Unicruz realiza estágio no Laboratório de

Ecologia Evolutiva, Comportamento e Conservação da Biodiversidade

Page 6: 09defevereiro2013 oexpresso

6 Jornal O EXPRESSO Sábado e domingo, 09 e 10 de fevereiro de 2013.

Zuleika Edler • Cultura • Arte • Atualidades • Dicas

• Moda • Curiosidades“Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo.”

Nova: 10/02 a 17/02

Áries 21/03 a 20/04

Touro 21/04 a 20/05

Câncer 21/06 a 21/07

Leão 22/07 a 22/08

Virgem 23/08 a 22/09

Libra 23/09 a 22/10

Escorpião 23/10 a 21/11

Sagitário 22/11 a 21/12

Capricórnio 22/12 a 20/01

Aquário 21/01 a 19/02

Peixes 20/02 a 20/03

Momento de se alinhar com uma verdade interior. Anseio de um algo mais, que pode estar relacionado a uma viagem ou conhecimento.

Momento de se alinhar com uma verdade interior. Anseio de um algo mais, que pode estar relacionado a uma viagem ou conhecimento.

Cuidado com a tendência, a exces-so de idealizações ou expectativas emocionais. O momento favorece a superação de antigos problemas.

Cuidado com atitudes de vitima, complexos de culpa, de inferioridade. Deverá compreender o significado de afeto incondicional em suas relações.

Cuidado com distração, esqueci-mento e falta de concentração. Se sente inspirado. Excelente momen-to para atividades em que criar.

Tendência a supervalorizar os sentimentos, podendo levar a decepções, ilusões. Momento que favorece a execução de pro-jetos criativos.

Conceda-se um tempo para con-templar, refletir, para valorizar o que se passa interiormente. A casa pode servir como um refúgio.

Importância do que está ocorrendo com pessoas próximas. Cuidado com mal-entendidos. Momento interes-sante para refinar a sensibilidade.

Evite transações financeiras que aparentem ser sedutoras, mas não tenham lastro real. Desenvolva os seus talentos sensíveis. O momen-to favorece a criatividade.

A lógica cede espaço à imaginação, à inspiração, à percepção da realidade sutil, pisciano. Mais vale agora a lingua-gem não-verbal, os gestos afetuosos.

Gêmeos 21/05 a 20/06Percepção dos sinais e sincronicida-des. Percepção de um chamado vo-cacional. Espiritualidade e projetos sociais se tornam mais importantes.

Percepção das energias e situa-ções que envolvem as amizades, os grupos, as instituições. A força está agora numa dimensão sutil, na sensibilidade e intuição.

Solução anterior

** HORA DO LANCHE **O CALDEIREIROMaçã de chocolate

INGREDIENTES:• 500 g barra de chocolate ao leite fracionada (harald);

• 12 maçãs médias; • Coco, confete, granulado ou chocolate branco (para polvilhar); • Palito de churrasco; • Papel lami-nado.

MODO DE PREPARO1. Pique a barra de chocolate em pedaços, coloque no

micro-ondas, de 30 em 30 segundos até derreter. 2. Lave as maçãs e seque bem e espete um palito de churrasco em cada uma. 3. Em seguida mergulhe no chocolate derretido e pol-vilhe a seu gosto com granulado, ou coco ou com uma colher afunde no chocolate branco (o processo é o mesmo do choco-late ao leite), deixando cair na maçã já banhada no chocola-te, fazendo rabisco. 4. Coloque no papel alumínio (para não agarrar). 5. Como o chocolate é fracionado não precisa levar na geladeira, seca em torno de 10 minutos.

Ria Se Quiser...Sobrinha sincera

A tia vira-se para a Mariazinha e per-gunta:

- O que você vai fazer quando for gran-dona como a tia?

- Um regime, tia!

Dicas CozinhaQuando não precisa usar todo o creme de leite,

congele-o em forminhas de gelo. Depois, coloque os cubos em sacos de plásticos e guarde-os no freezer. Os cubinho podem ser adicionados diretamente a pratos salgados ou sobremesas quentes.

Deixe suas unhas de molho por 1 minuto em um copo com água morna e 2 colheres (chá) de vinagre, an-tes de aplicar o esmal-te para que ele dure mais e você fique com as unhas perfeitas por mais tempo.

Beleza

Um caldeireiro foi contratado para consertar um enorme sistema de caldeiras de um navio a vapor que não estava funcionando bem. Após escutar a descrição feita pelo engenheiro quanto aos problemas e de haver feito umas poucas pergun-tas, dirigiu-se à sala de máquinas. Olhou, durante alguns instantes, para o labirinto de tubos retorci-dos. A seguir, pôs-se a escutar o ru-ído surdo das caldeiras e o silvo do vapor que escapava. Com as mãos apalpou alguns tubos. Depois, cantarolando suavemente só para si, procurou em seu avental algu-

ma coisa e tirou de lá um pequeno martelo, com o qual bateu apenas uma vez em uma válvula vermelha. Imediatamente, o sistema inteiro começou a trabalhar com perfeição e o caldeireiro voltou para casa.

Quando o dono do navio re-cebeu uma conta de R$ 2.000,00 queixou-se de que o caldeireiro só havia ficado na sala de máquinas durante quinze minutos e solicitou uma conta pormenorizada.

Eis o que o caldeireiro lhe enviou:Total ................: R$ 2.000,00Martelada ..........: R$ 0,50Onde martelar ....: R$ 1.999,50

Page 7: 09defevereiro2013 oexpresso

7 Jornal O EXPRESSOSábado e domingo, 09 e 10 de fevereiro de 2013.

Page 8: 09defevereiro2013 oexpresso

8 Jornal O EXPRESSO Sábado e domingo, 09 e 10 de fevereiro de 2013.

Gente em

O Secretário de Cultura e Turismo JULIO FERREIRA, esta otimista com o su-cesso do Carnaval 2013, a grande festa do povo, que escolheu ontem (Sexta-fei-ra) no Ginásio Municipal a escolha da Rainha Inter-muncipal do Carnaval.

Destaque

Grande expectativa nos salões dos Clubes Internacional Cultural e Recre-

ativo e Arranca para receberem nos dias 08-09-10 e 11 seus associados e

clubes co-irmãos para as 4 noites burlescas, certamente lotarão.

WILSON HOFFMEISTER JUNIOR e esposa LAURITA FERNADES

HOFFMEISTER casal Presidente do Arranca.

CARLOS ROBERTO RAMOS DE OLIVERA (Beto) e esposa IANDARA

casal Presidente do Internacional.Dr. GILSON VIEGAS e esposa GABRIELA sempre preocupados em tratar todos seus

amigos com muita cortesia ele em seu escritório de Advocacia e ela coordenando o

Conselho Tutelar em nossa cidade. Na foto o casal com as filhas.

Prestigiando os eventos sociais e esportivos de nossa cidade JU-LIO CESAR BISSO FILHO , LUIS EDU-ARDO FRANTZ e DANILE MALESKI FRANTZ.

EGON RICK chefe dos Escoteiros do Grupo “Erico Verís-simo”, e atualmente Juiz Leigo do T.M.A ( Tribunal De Media-ção e Arbitragem), participa de muitos encontros, valorizan-do a sociedade. Na foto, com sua esposa ANA LUCIA RICK.

Page 9: 09defevereiro2013 oexpresso

9 Jornal O EXPRESSOSábado e domingo, 09 e 10 de fevereiro de 2013.

Antigo Hospital de Fátima causa preocupação

O estado de a b a n d o n o

do antigo Hospital de Fátima está causando preocupação e medo para as pessoas que

moram próximo ao lo-cal. Para quem passa por ali o mau cheiro é muito forte, além das rachaduras e infiltra-ções que o prédio está

apresentando. Pois os moradores de rua também estão uti-lizando o local para abrigo e banheiro.

Os moradores pedem providências e não sabem a quem recorrer, pois a es-trutura encontra-se em péssimo estado de conservação. De acor-

Volta dos banheiros na praça

A Prefeitura Municipal de Cruz Alta, através da Secretaria de Obras realizou na tarde do dia 04 de fevereiro, a reabertura dos banheiros da Praça Municipal. Os banheiros estavam fechados para reforma e em péssimas condições de uso. Com a iniciativa da Secretaria de Obras, a população po-derá voltar a utilizá-los.

Porém, na manhã de quinta-feira (07), a equipe do jornal O Expresso constatou que os mesmos estavam fechados, assim a população não pode utilizar os sanitários, fazendo falta, já que próximo há uma parada de ônibus com gran-de fluxo de pessoas.

do com eles nos dias de chuvas é pior.

Segundo Jurandi-ra Bueno, que é dona de um estabelecimento comercial (Buffet de Ca-chorro-Quente) há mais de 15 anos em frente ao antigo hospital, seus clientes diminuíram em função da situação. “O pessoal invade o local e fica no corredor, sendo

constrangedor para os clientes que usam meu estabelecimento, pois olham para lá e se depa-ram com estes morado-res olhando aqui para dentro. Assim eles não tem aquela segurança que tinham antes, já que era o movimento de hospital e hoje esse prédio abandonado dentro de nossa cida-de”, diz ela.

O Hospital está fe-chado desde fevereiro de 2009, e foi rematado em um leilão pelo pro-prietário do grupo das Farmácias São João.

Page 10: 09defevereiro2013 oexpresso

10 Jornal O EXPRESSO Sábado e domingo, 09 e 10 de fevereiro de 2013.

( Folclore, Tradição, Chasques e outras Gauderiadas)

ANGELINO ROGERIO* • [email protected]

Um Carnaval Diferente

Todo ano é sempre igual. Desde que me conheço por gente, a indiada prepara o

espírito, o bolso e o esqueleto para os festejos de Momo. Conheço poucos que não gostem do carnaval ou do feriado de carnaval.

Uns adoram desfilar nas escolas de samba, outros nos clubes e salões, outros tantos aproveitam os cinco dias para viajar, acampar, pescar, descansar.

O carnaval é uma data sagrada para os foliões, não tem quem não “arraste o sapatinho” numa boa batucada, ou que não fique “vidrado” na televisão vendo as mulatas mostrarem “o que é que a baiana tem”...

Ninguém quer saber se o carnaval existe desde o ano 500 A.C., que foi criado pelos Gregos, que os Romanos popularizaram a festa na Europa, que Veneza tem um dos mais famosos carnavais que se conhece.

Todo mundo quer se divertir, até esquecem do período de “penitência e privação” da quaresma, por séculos respeitado e cumprido, mas hoje visto sem muita seriedade. Os tempos são outros.

As pessoas, em especial os jovens, aproveitam o carnaval prá se divertir, prá brincar, espantar a tristeza, serem mais felizes pelo menos nos três dias de folia, alguns até abandonam o trabalho prá entrar de cabeça na festa.

Eu mesmo curti muito os carnavais do Clube Internacional, me derretia pingando suor à noite inteira, ao som da banda do saudoso mestre Vidal.

Na terça-feira, a festa acabava no chafariz da Praça da Prefeitura, quando emendávamos acordados até a tarde prá brincar no “Carnaval d’ Água”.

Pois este ano as coisas vão ser diferentes. Não há clima de festa neste carnaval.

Todos os gaúchos ainda estão consternados com a tragédia de Santa Maria, a alegria de Momo foi sufocada pela dor. É um sentimento geral e solidário, a gente sente essa comoção em todos os lugares, em todos os lares.

Este ano o carnaval vai ser mais acanhado, as marchinhas e frevos vão ter um som abafado nas ruas e salões.

Mas, apesar de tudo, certamente alguns Pierrôs e Colombinas vão passar por cima da tristeza, jogar confetes e serpentinas na dor, abraçar todo mundo em nome da alegria, esta sim a essência que sempre caracterizou a maior festa popular do planeta.

A vida é sinônimo de alegria, e tem que continuar.

Aqui na terrinha, o nosso carnaval de rua foi alterado, a data foi adiada, a igreja com razão se manifestou contrária, afinal, isso quebra uma tradição católica milenar.

Carnaval fora de época já acontece em muitos lugares, o de Uruguaiana, por exemplo, é conhecido nacionalmente. O que importa é a alegria.

Só que alegria e fé precisam andar juntas. Cada uma no seu ritmo.

O samba, às vezes, carece de uma oração. * Advogado, Músico e Compositor

5º Regional de vôlei de areia

Acontece nos dias 16 e 17 de fevereiro, no Clu-be Arranca, a 5ªRegional de vôlei de areia.

Conforme a organizadora do evento, Elaine Oliveira, este ano a organização está disponibilizando uma pre-miação bem atrativa.

Até o momento estão confirmadas no evento es-portivo, equipes de toda a região e estado e inclusive de Santa Catarina.

Page 11: 09defevereiro2013 oexpresso

11 Jornal O EXPRESSOSábado e domingo, 09 e 10 de fevereiro de 2013.

A GANÂNCIA DO ESTADO MERAMENTE ARRECADADOR E O CRIME COMETIDO POR PROPRIETÁRIOS E AUTORIDADES DE TODAS AS ESFERAS....

* Por Luiz Lenio Gai [email protected]

Impossível qualquer pessoa de mínimo bom senso poder con-

cordar ou mesmo entender o que acon-teceu em Santa Maria na Boate Kiss, onde morreram centenas de jovens.

Daquilo que se lê e se ouve de concreto mesmo é o velho jogo de empurra. Bombeiros dizem não serem culpados nem responsáveis, Prefeitura e Estado também não são culpados e os proprietários mesmo presos declaram inocência (repetindo o que já foi dito, certamente o Bispo é o culpado).

Como tudo vai acabar? Já sabemos. Na maior pizza da história Gaúcha.

Vejam que o Alvará estava venci-do de longa data. Os bombeiros “inge-nuamente” alegam não serem os culpa-dos. Mesmo caminho leva a Prefeitura de Santa Maria alegando inocência. E assim todas as autoridades se isentam de qualquer culpa.

Não hesitaram em receber qual-quer espécie de impostos e taxas devi-das pela malfadada boate. Mesmo as-sim funcionava irregularmente.

A última noticia é de que a União vai cobrar o atendimento realizado pelo SUS de quem for declarado culpado (novamente a voracidade do estado em arrecadar) a notícia no mínimo é uma infâmia.

Para que melhor se aquilate a vo-racidade ARRECADATÓRIA dos Po-deres Públicos vale lembrar algumas

de suas atuações arrecadadoras, sim, meramente arrecadadoras.

Somente para argumentar, ima-ginemos que o IPVA do seu veículo vence no dia 30 de junho. Neste dia o contribuinte vai até a agência bancá-ria e recolhe seus imposto e as demais obrigações. (IPVA, SEGURO EVEN-TUIAL MULTA ETC). Como visto pagou no prazo indicado no vencimen-to final e assim EM TESE poderá tran-sitar por qualquer via brasileira. LEDO ENGANO. O Senhor tem consigo os documentos que comprovam o efetivo pagamento na data aprazada, só que aos olhos da Brigada Militar (policia Esta-dual Federal etc.) estes comprovantes de nada valem e seu veículo será retido até que apresente o CERTIFICADO DE REGISTRO E LICENCIAMEN-TO DE VEÍCULO, que leva de 5 a 10 dias para ser remetido ao contribuinte.

Mesmo caso é aplicado no que diz respeito ao Extintor de Incêndio veicu-lar. Os fiscais das rodovias tanto Esta-duais como Federais são super ciosos quanto à validade daquele pequeno ex-tintor, que raros motoristas lembram-se de sua validade, até porque jamais apagará um incêndio em veículos com grandes proporções e somente a ele acarretará danos indenizatórios. Mais uma vês seu veículo será retido. Quan-tidade de multas e desconforto de famí-lias nem se fala, impressão que se tem,

é de que policiais não têm nem senti-mento nem família. SENTIMENTOS EXISTEM APENAS PARA JUSTIFI-CAR A FALTA DE FISCALIZAÇÃO EM CASAS NOTURNAS, BOATES ETC.

Para não ser mais extenso, vale o mesmo para o exagero das aplicações de multa por radar. Como exemplo, vale citar que na minha cidade (Cruz Alta) onde a velocidade máxima é de 50 km/h. fui multado por trafegar à 51 km/h. em uma avenida composta de dois declives e dois aclives em ambos os sentidos da mesma. (MULTA, MAIS PONTOS NA CNH ERTC).

Os amigos devem estar pensando o que tudo isso tem haver com O CRI-ME COMETIDO EM SANTA MARIA COM TANTOS JOVENS MORTOS.

É SIMPLES, e agora se compro-va definitivamente a IMENSURAVEL GANÂNCIA ARRECADATÓRIA DE NOSSOS DIRIGENTES E AUTO-RIDADES ( aqui se aplica a todos os marajás deste Pais independente se do legislativo executivo e demais deten-tores de elevados salários a custo do povo que ganha salário mínimo).

Mesmo pagando o IPVA no prazo legal o veículo não pode transitar até que receba seu DUTI. ENTRETANTO A BOATE KISS PODE FUNCIONAR COM A CHANCELA DOS BOM-BEIROS E MAIS DA PREFEITURA

COM SEUS ALVARÁS VENCIDOS A BASTANTE TEMPO. O SEU VEÍCU-LO NÃO PODE TRANSITAR CASO O SEU EXTINTOR EMBORA FUN-CIONANDO, MAS VENCIDO DE POUCOS DIAS DEVE SER RETIDO INDEPENDENTEMENTE DE SER SEU DONO O ÚNICO RESPONSÁ-VEL POR BEM QUE É SEU.

Vejam agora. A Boate Kiss não tinha Alvará de funcionamento, não tinha Alvará dos Bombeiros não tinha extintores devidamente carregados, não tinha sinalização adequada para a saída de seus freqüentadores, não ti-nha portas de saídas alternativas como manda a lei entre tantas outras irregu-laridades, ainda assim não se tem no-tícia de quaisquer penalidades aplica-das. No entanto os automóveis fonte inesgotável de arrecadação não escapa da PREDATÓRIA GANÂNCIA DOS MUNICIPIOS ESTADO E UNIÃO. SÓ FALTOU PARA A BOATE AL-VARÁ PARA MATAR JOVENS.

SE POSSÍVEL REFLITAM E PENSEMOS O QUE NÓS POVO PO-DEREMOS FAZER.

* Advogado OABRs 12.310.Ex-Presidente da OABRs Cruz Alta

Ex-Conselheiro da OAB de Cruz Alta.Ex-Conselheiro da Seccional da OABRS

Ex-Presidente Judicial da Fundação Unicruz de Cruz Alta

Ex Reitor Judicial da Unicruz de Cruz Alta.Entre outros cargos exercidos comunitariamente

Segunda edição do bicicletaço

Marcado para o dia 24 de fe-vereiro, a segunda edição do

bicicletaço, promovido pela Associação dos Funcionários da Unimed Planalto Central – RS, que tem como objetivo uma pedalada descontraída pelas ruas de Cruz Alta, assim proporcionando um dia saudável aos funcionários e

seus familiares.A saída do evento será em frente

à Unimed, às 9h30min, percorrendo diversas ruas da cidades chegando no Ginásio Municipal. Durante o percur-so, por motivo de segurança, uma am-bulância do SOS Unimed acompanhará os participantes.

Critica e Autocritica

Page 12: 09defevereiro2013 oexpresso

12 Jornal O EXPRESSO Sábado e domingo, 09 e 10 de fevereiro de 2013.

A FENATRIGO VOLTARÁ A EXISTIR?

É do conhecimen-to público que

o PARQUE INTEGRA-DO DE EXPOSIÇÕES foi completamente abando-nado pela Prefeitura Mu-nicipal nos dois últimos mandatos, em especial neste último. A única área que permaneceu conservada foi a da pro-priedade do SINDICATO RURAL, onde permanece sua direção. No mais, á si-tuação é do mais comple-to abandono. Para piorar, o último prefeito em seus últimos dias de mandato, instalou como se fosse o dono do Parque (área da Prefeitura) onde fun-cionava o acampamen-to da Coxilha Nativista um grande numero de indígenas retirando-os da casa de “passagem” e colocando no Parque de Exposições. O que torna completamente incom-patível com a realização da Feira.

Durante os dois úl-timos mandatos não foi realizada nenhuma Fei-ra. Daí o completo aban-dono.

A reportagem do Jornal Expresso tem in-formações seguras de que tudo indica que nes-te ano a Fenatrigo será realizada. Um grupo de pessoas ligadas a Prefei-tura, ao Sindicato Rural, a Câmara de Vereadores, Reitoria da Unicruz, ex Presidentes de outras Feiras mais representa-ções de entidades que sempre se identificaram com a Fenatrigo, têm se reunidos seguidamente capitaneados pelo Presi-

dente do Conselho Dire-tor da Fenatrigo, Dr. Luiz Lenio Gai estudando a melhor forma de realizar uma Feira identificada com a cidade e com suas

potencialidades. O novo Estatuto da Feira está praticamente pronto o que regulará o funcio-namento da Feira. Este Estatuto trará grandes

modificações e não mais permitirá que problemas velhos que acompanha-ram as Feiras até então sejam repetidos.

Vamos torcer para que tudo de certo e que todas as Entidades em especial que as partes proprietárias do Parque Integrado (Sindicado, Prefeitura e Cooperativa Agropastoril) SE INTE-GREM EFETIVAMEN-TE, NA REALIZAÇÃO DA FENATRIGO/2013, fazendo valer, a denomi-nação de PARQUE INTE-GRADO DE EXPOSIÇÕES DE CRUZ ALTA.

Parque terá que passar por muitas reformas para receber a Feira. Como noticiamos em

edições anteriores o local está em completo abandono.

Cruz Alta escolhe

representante para o Garota

Verão

Após o acontecimento da tragédia em Santa Maria os desfiles da etapa municipal do Ga-

rota Verão 2013 que aconteceriam no dia 27 de ja-neiro, foi transferido. O evento aconteceu na quarta-feira, 06 de fevereiro, no Clube Arranca, onde Cruz Alta escolheu sua representante para o concurso.

A escolhida neste ano foi Martyna Escobar, 16 anos, 1,73m de altura e manequim 36. Vencer a eta-pa municipal, para Martyna, é um passo a mais para a realização do sonho, já que a vencedora da etapa estadual ganha um contrato com a agência Joy Mo-dels Management.

A final acontece em Capão da Canoa, no dia 2 de mar-ço, quando apenas 30 candidatas sobem na passarela.

Page 13: 09defevereiro2013 oexpresso

13 Jornal O EXPRESSOSábado e domingo, 09 e 10 de fevereiro de 2013.

A CARTA

As festas momescas adiam muitos assuntos, eis que se forma ambiente de alienação do real. O país – também cognominado de ‘País do Carnaval’ passa a adiar os assuntos sérios para depois do tríduo. Na Capital Federal, às margens do Lago Paranoá, ‘cessa tudo o que a antiga musa canta, que um poder maior se levanta’. Os no-bres legisladores avionam para suas famosas ‘bases’ a fim de confraterni-zarem com seus eleitores, porque, sa-bem eles, que ‘quem não é visto não é lembrado’. E dele apertos de mão e tapinhas nas costas do sempre corte-jado eleitor que, de dois em dois anos, mantém o arcabouço de vantagens para os que sabem lidar com as mas-sas ditas populares.

Portanto, tudo retoma os trilhos depois da quarta-feira de Cinzas. O período, atualmente, é aproveitado pelos mais abonados, para viagens de recreio, preferencialmente para os agradáveis ambientes da orla maríti-ma, ou, então, nos privilegiados pa-noramas da serra ou as águas termais. O que diminui a população urbana.

Portanto, a publicação da Carta Aberta será efetuada após a império efêmero de Momo I e Único, quando a rescaldo do período será feito. A Pu-blicação vai ser de alto interesse geral, tendo em vista os assuntos enfocados na epístola, assuntos de conhecimen-to restrito e relacionados com fatos deveras importantes ocorridos tem-pos atrás e que foram providencial-mente enviados para a Ilha de Ostras. Mas que serão revividos, por incorpo-rados a acontecimentos de ressonân-cia comunitária.

Nada melhor que, depois da bur-lescada, enfrentar relatos que são de importância no contexto geral. De-pois do Carnaval, a seriedade volta a imperar, diziam no passado, ‘as bra-sas, apesar de recoberta pela cinza, continuam viva’.

HOMENAGEMNos desfiles carnavalescos que

ocorrerão no próximo sábado, a Es-cola de Samba Unidos de São José, a tradicional escola a Capoeira e da saudosa Almerinda, estará prestando homenagem a Comunicação, com en-redo intitulado ‘A Fantástica Evolução dos Meios da Comunicação’. Enredo fascinante que deverá abordas o de-senvolvimento do setor, através dos tempos.

Serão homenageados integrantes desses meios da comunidade, entre eles, o Decano da Imprensa Cruzal-tense, que foi distinguido com um atencioso convite.

FANTASIASNum passado já distante, o bai-

les carnavalescos se destacavam pelas fantasias as mais variadas. Na época uniformes, batinas e trajes exóticos lotavam os salões, e, no Clube prin-cipal, o traje para os bailes burlescos era gala ou fantasia. Nos bailes infan-tis era feito um concurso de fantasias, quando um júri especializado escolhia as melhores fantasias dos pequerru-chos. Também, em certa época, se rea-lizavam concursos de fantasias . Com o passar do tempo, as fantasias foram desaparecendo, até se transformarem, apenas, um trajes sumários.

E, atualmente, o grande destaque é para os ditos preservativos. No noti-ciário oficial, ‘A Voz do Brasil’ foi noti-ciado que o governo estará distribuin-do, neste Carnaval, Oitenta Milhões de ‘camisinhas’ para os foliões. Fim de uma era e início de outra.

PROGRAMANa Rádio Cruz Alta, todas as

sextas, no programa Ponto Crítico, comandado por João Veríssimo, vai ao ar ‘Histórias Viva’, com relatos de histórias de Cruz Alta , inclusive dos carnavais do passado.

FINALNestes dias, tudo é em ritmo de

burlescada, com o enfrentamento da realidade na cinzenta quarta-feira. E no decorrer ‘uns que outros’ bem do-sados, para evitar resfriados.

Concurso abre 74 vagas para professores em Cruz Alta

A Secretaria Esta-dual da Educa-

ção publicou hoje Edital de Concurso Público para o provimento de 10 mil vagas em todo o estado. Para a 9ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede aqui em Cruz Alta, serão oferecidas 74 vagas.

As inscrições iniciam no dia 27 de fevereiro e se-guem até dia 13 de março e devem ser feitas exclusi-vamente pela Internet, no Formulário Eletrônico de Inscrição específico, dispo-nível no endereço http://www.fdrh.rs.gov.br.

As taxas de inscrição variam conforme a esco-laridade: R$ 129,70 para o cargo de professor que exija nível de escolaridade superior; e R$ 56,87 para o cargo de professor que

exija nível de escolaridade médio. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito até o dia 14 de março, por meio de boleto bancário.

O concurso é para provimento de vagas com

jornada de trabalho de 20 horas semanais. O Edital e os anexos com infor-mações mais específicas podem ser consultados no site da FDRH, no en-dereço http://www.fdrh.rs.gov.br.

Seguem abertas as inscrições do concurso do Detran

Seguem abertas as inscrições do concurso pú-blico do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul, o Detran. Serão 216 vagas e forma-ção de cadastro de reserva, em cargos de nível mé-dio e superior. Os salários vão de R$ 1.578,22 a R$ 4.456,93. As inscrições seguem até o dia 18 de feve-reiro. A prova objetiva acontecerão, dia 7 de abril em Porto Alegre. Os cargos de nível superior são para técnico superior administrativo nas áreas de admi-nistração, engenharia civil, estatística e secretariado executivo, técnico superior em trânsito nas áreas de administração, análise de sistemas, engenharia ci-vil, engenharia mecânica e medicina, e técnico su-perior.

As vagas de nível médio são para auxiliar técnico nas áreas de informática, mecânica e redes de com-putadores, e assistente administrativo operacional. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de feve-reiro pelo site www.fundatec.org.br. A taxa é de R$ 56,88 para nível médio e de R$ 129,69 para nível superior.

A prova objetiva será aplicada no dia 7 de abril, em Porto Alegre. Ainda haverá prova de títulos para os cargos de nível superior.

Page 14: 09defevereiro2013 oexpresso

14 Jornal O EXPRESSO Sábado e domingo, 09 e 10 de fevereiro de 2013.

Conversa com a Presidenta

Coluna semanal da Presidenta Dilma Rousseff

Obs.: Leitores nos enviem suas perguntas para:E-mail: [email protected] / [email protected]: 3303-5995

Kátia Velar de Oliveira, 37 anos, au-xiliar de escritório de Santo André (SP) – Ganho R$ 998,00 e pago um aluguel de R$ 450,00. Gostaria de saber o que devo fazer para me cadastrar no pro-grama Minha Casa, Minha Vida, pois sobra muito pouco pra poder sustentar minha filha e pagar outras despesas.

Presidenta Dilma – Kátia, no programa Minha Casa, Minha Vida, as famílias com renda mensal de até R$ 1.600, como é o seu caso, não pagam entrada e não comprometem mais de 5% da renda com as prestações, pois o governo federal completa o pagamen-to. Para a sua renda, a prestação não pode ultrapassar R$ 49,90. Cada mu-nicípio é responsável por cadastrar e selecionar os beneficiários, de acordo com critérios estabelecidos pelo Go-verno Federal. Procure a prefeitura da sua cidade para fazer o seu cadastro, que é gratuito. As famílias com ren-da entre R$ 1.600,00 e R$ 5.000,00 devem procurar diretamente as insti-tuições financeiras do programa (Cai-xa e Banco do Brasil), para solicitar o financiamento. Para a faixa de renda entre R$ 1.600,00 e R$ 3.275,00, o subsídio é de até R$ 25 mil e os juros são menores que os de mercado. Na faixa de renda entre R$ 3.275,00 e R$ 5.000,00, pode ser financiado até o valor total do imóvel, com ju-ros também subsidiados. Desde o lançamento do Minha Casa, Minha Vida, em 2009, até 31/12/2012, já foram entregues 1,05 milhão de moradias e mais 1,2 milhão já estão contratadas. Até o final de 2014, va-mos contratar mais 1,1 milhão de mo-radias, para realizar o sonho da casa própria de milhões de brasileiros.

Anderson de Vargas Hummel, 16 anos, estudante de Belém (PA) – Como funciona o Sisu? Todos os estu-dantes são obrigados a fazer?

Presidenta Dilma – Anderson, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), permite a seleção automática dos can-didatos às vagas das instituições pú-blicas de ensino superior a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esse sistema informatizado torna mais democráti-co o acesso à educação superior, pois permite que os alunos que tenham interesse em fazer um curso superior concorram, de forma gratuita, a vagas em todo o Brasil, com um único exa-me, o Enem. A inscrição é feita exclu-

sivamente pela internet, no endereço http://sisu.mec.gov.br/. Há dois pro-cessos seletivos por ano, no início de cada semestre. O estudante pode se inscrever em duas opções de curso, na ordem de sua preferência, e pode mudá-las até o término das inscri-ções, mas só poderá matricular-se em um curso. O candidato também esco-lhe se concorrerá às vagas de ampla concorrência, ou às vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) ou de outras políticas afirmativas. O sistema seleciona auto-maticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, na quan-tidade das vagas disponíveis, de acor-do com suas notas no Enem e eventu-ais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus). Na primeira edição deste ano, Anderson, o Sisu ofereceu 129.319 vagas — 18% a mais em rela-ção a 2012 — em 3.752 cursos.

Rafael Moraes Vilela, 29 anos, consultor de vendas em Governador Va-ladares (MG) – Presidenta Dilma, a informatização do sistema tributário brasileiro diminuiu a sonegação e au-mentou a arrecadação. Com essa nova realidade, incentivos como a redução de IPI poderiam se estender a outros impostos ou até mesmo tornar a alí-quota vigente hoje definitiva?

Presidenta Dilma – Rafael, te-mos reduzido tributos para estimular o investimento, a produção e o empre-go, e também para baixar a carga de impostos para toda a população. Em 2012, desoneramos R$ 45 bilhões, e neste ano a previsão é de mais R$ 40 bilhões. Nos setores de automóveis, linha branca e em móveis, painéis e afins, reduzimos temporariamente o IPI para incentivar o consumo num momento de vendas fracas que ame-açavam empregos. A mesma desone-ração foi dada aos materiais de cons-trução e prorrogada até dezembro de 2013. Caminhões e bens de capital tiveram desoneração permanente. Também se tornou permanente a redução do imposto de renda dos caminhoneiros e do imposto de renda cobrado sobre a participa-ção nos lucros (PLR) e dos encargos previdenciários sobre a folha de pa-gamentos de 40 setores, e em breve serão 42. Ampliamos ainda faixas de enquadramento do Simples e do microempreendedor individual (MEI), com redução dos tributos para pequenas e micro empresas.

Nova direção técnica temporária do Hospital São Vicente de Paulo

A partir deste domingo, 10 de fevereiro, a direção técnica do

Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta ficará sob responsabilidade do Dr. Paulo Ricardo Moreira.

A mudança ocorre em virtude das férias do então diretor técnico Dr. João Pedro Cunha Calçada que desde 2011

responde pelo cargo.O Dr. Paulo Ricardo Moreira é ne-

frologista e atua como diretor técnico da Unidade de Terapia Renal do HSVP e assumirá a direção técnica do Hospi-tal até o dia 28 de fevereiro, data em que o Dr. João Pedro Cunha Calçada retorna ao cargo.

STF derruba lei que proibia cobrança de assinatura básica

de telefone no RSO Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou na

quinta-feira (7), duas leis estaduais — uma do Rio Grande do Sul e outra de Mato Grosso do Sul — que tratavam de telefonia. Os ministros reafirmaram que a discussão sobre telecomunicações é restrita à esfera federal. No caso do Rio Grande do Sul, o Supremo declarou inconstitucional lei de 2012 que proibia a cobrança da assinatura básica de telefone

fixo e móvel. A norma en-traria em vigor em 18 de fevereiro.

A lei de Mato Grosso do Sul, de 2011, proibia a prescrição de créditos de telefones pré-pagos. Os dois casos foram ana-lisados de forma cautelar, ainda sem decisão de méri-to. Um projeto que proíbe a cobrança de assinatura básica de telefone tramita na Câmara dos Deputados desde 2001. Atualmente, o projeto aguarda criação de comissão temporária na Mesa Diretora.

Page 15: 09defevereiro2013 oexpresso

15 Jornal O EXPRESSOSábado e domingo, 09 e 10 de fevereiro de 2013.

O SUICÍDIO DA RAÇA PURA :Devemos pois reconhecer que a pretensa raça pura não

foi assassinada, mas sim cometeu suicídio coletivo. A morte de todos os varões em idade núbil ocorreu porque aceitaram morrer nas geladas estepes russas, isto sem recorrer ao exemplo da retirada napoleônica, ou ao exemplo da rendição de Von Paulus. E a morte dos jovens em idade pré-núbil ocorreu porque aceitaram morrer na batalha de Berlim, e isto em defesa de um simples bunker, pois o demônio já fugira para a Argentina.

Dessa forma, face à completa ausência de genes masculinos, a solução adotada consistiu na mistura dos genes da raça pura feminina com os genes dos soldados americanos, ingleses, franceses e russos. Opção esta inarredável, entre o desaparecimento total ou a permanência terrena dos genes femininos, também então ameaçados de extinção total. Ademais, os casadoiros ocidentais adotaram a nova cidadania, o que não ocorreu na porção oriental, onde as casadoiras foram obrigadas a adotar a cidadania alheia. Procedimentos inversos, mas realmente visando sempre impedir o total desaparecimento da suicida raça pura.

A HECATOMBE NUCLEAR :Não resta dúvida de que a hecatombe nuclear ainda

não ocorreu pelo simples fato de que a sede e origem das três primeiras guerras mundiais permanece ainda agora como nação desarmada e desnuclearizada. Mas permanece vivo, e totalmente vivo o sonho de domínio europeu, agora através da quarta guerra mundial, materializada na guerra econômica, a qual hoje assola e devasta países como Portugal, Espanha,Itália e Grécia.

Sob o comando do mesmo intuito (o domínio europeu através da unificação econômica) a nação desarmada e desnuclearizada, servindo como títere e testa-de-ferro de sua outrora inimiga napoleônica (esta sim fortemente armada e nuclearizada), instala na Europa o mesmo e idêntico terrorismo anterior, embora desta vez sem morticínios. Mas o objetivo (o que se reitera) continua o mesmo: o domínio da Europa, agora economicamente, e a futuro territorialmente.

Não resta dúvida pois que a Europa sediará o início da quinta guerra mundial : a hecatombe nuclear, da qual poucos, muito poucos sobreviverão.

FALA POR METÁFORAS :Conforme notícia de última hora, Deus convocou

Leonardo da Vinci e disse-lhe :- Leonardo, da última vez em que te convoquei para

falares comigo (estás lembrado?) lamentei que não tivesses pintado a Baía de Guanabara, a obra-prima entre as obras-primas que construí no Universo. Pois hoje novamente a ti convoquei, por estar muito feliz.

- Majestade Suprema, Vós sois o protótipo da felicidade, e estais sempre muito feliz. Que acontecimento tão invulgar pode acarretar tamanho aumento em Vossa felicidade, hoje visível no brilho invulgar de Seus olhos e no Seu sorriso tão amplo?

- Pois é, Leonardo. Avalie se não é o caso de estar eu tão feliz. Finalmente, minhas criaturas prediletas reconheceram minha obra, e elevaram a Baía de Guanabara a Patrimônio da Humanidade. Fiquei chateado que a notícia chegou aqui com tamanho atraso. Mas vieram lágrimas a meus olhos. Como estou feliz! É o maior sinal de que meus filhos, a final, reconheceram publicamente o valor e a beleza invulgar de minha grande obra prima. Garanto a ti, Leonardo, que ainda não conheces o universo inteiro, tal como eu conheço. Nada existe ali de tão belo, de tão maravilhoso e de tão magnificente. Isto pode parecer vaidade, mas não é. Chame-a de orgulho do Criador, pois a Baía de Guanabara é o meu Orgulho pessoal, que agora, finalmente todos reconheceram.

E Deus, após um pequeno e silencioso intervalo, assim continuou:

-Chamei-o para dar também uma segunda notícia. Vou mandar à Terra um novo Leonardo da Vinci, que se chamará, digamos, Leonardo da Silva. Ele nascerá no Rio de Janeiro, será o Leonardo redivivo, e pintará a Baía de Guanabara, que assim ficará eternamente imortalizada na tela. Mas não

A HECATOMBE NUCLEAR A 5ª GUERRA MUNDIALGermano schwartz

O FANATISMO PESSOAL:

Três fotos históricas comprovam o real intuito do mesmo demônio (antes travestido como o inquisidor dominicano Kraemer e seu “Malleus Maleficarum”, e posteriormente travestido como o austríaco naturalizado

Hitler e seu “Mein Kampf).. O primeiro, com fundamento na loucura coletiva auto-intitulada Santa Inquisição, agia queimando na fogueira milhares de mulheres, as quais acusava de feiticeiras. O segundo, agia instaurando o Mito da Raça Pura, isto através da implantação de idêntica loucura coletiva, mas agora via fanatismo pessoal.

São dois livros, do mesmo autor, com nomes e épocas diversas, mas objetivos idênticos. No Malleus, busca-se o genocídio da raça feminina, enquanto que no Mein Kampf busca-se o genocídio da raça masculina. Assim, na era da Inquisição, o extermínio de mulheres contou-se aos milhares (a loucura era tamanha que até Joana D’Arc acabou queimada na fogueira), enquanto que na Segunda Guerra o extermínio de homens atingiu a cifra de várias dezenas de milhões. O difícil (e muito difícil mesmo) consiste em entender como a nação que gerou luminares tais como Leibniz, Beethoven e Einstein (entre centenas e centenas de outros) tenha chegado a tal ponto de barbárie e degradação, ao cultuar dois loucos e suas assassinas loucuras, assassinatos estes a que serviu de cego instrumento. Cinquenta milhões de vítimas só na Segunda Guerra, ante o que a tragédia de Santa Maria (com todo o respeito) soa minúscula.

AS DUAS PRIMEIRAS FOTOS :A primeira foto a que nos referimos representa o

demônio trafegando em automóvel à frente da uniformizada juventude hitlerista, que, de braços levantados e gritando sua abominável saudação, comprova que todos os jovens ali reunidos estavam mesmo dispostos a morrer pelo demoníaco ente que cultuavam. Realmente, a hipnose juvenil!

Vejamos agora a terrível dimensão do poder do diabo: a segunda foto mostra a cena ocorrida na abertura dos jogos de Berlim, quando a multidão que lotava o estádio levantou-se maquinalmente, e alçando o braço direito gritou sua fanática saudação. Ali comprova-se, extreme de dúvida, que todo o alucinado povo daquela nação estava também disposto a morrer pelo mesmo demoníaco ente que então fanaticamente cultuava. Realmente, uma hipnose coletiva!

A FOTO IMPUGNADA :A terceira foto, entretanto, gerou e ainda gera muita

polêmica: na realidade, são três representações, cuja veracidade permanece contestada:

- a primeira mostra o uniformizado Von Hindenburg, com um vazio a seu lado direito.

- a segunda mostra Hitler com um vazio a seu lado esquerdo.

- a terceira, mostra Von Hindemburg posando ao lado esquerdo de Hitler.

Sem dúvida, essa última foto consiste em representação forjada por Goebbels, pois Von Hindenburgh sempre recusou-se a posar ao lado do adversário, a quem combateu com todas as suas forças, eis que, evidentemente, já pressentia o abismo sem fundo para o qual sua nação convergia.

A polêmica reside portanto nas duas primeiras representações. Qual foi a utilizada por Goebbels para essa montagem propagandística: Hindenburg maquiado ao lado de Hitler, ou Hitler maquiado ao lado de Hindenburg? A seguir, a ilustração elucidativa:

fiques com inveja: o novo Leo será tu mesmo. Prepare então tua bagagem, e rumo à Terra, pois nascerás de novo, e agora no berço esplendido da Grande Nação, que te acolherá com o mais acendrado orgulho. Boa viagem, Leonardo. E rumo ao Rio de Janeiro, e à Baía de Guanabara.

Obrigado, Majestade Suprema -respondeu Leonardo. Cumprirei essa maravilhosa missão com todas as minhas forças, e com todo o orgulho de quem, agora, nascerá no Rio de Janeiro. Na realidade, esse é o mesmo orgulho de todo o povo da Grande Nação, que agora vê reconhecido como Patrimônio da Humanidade seu maior patrimônio territorial. Vou repetir então a alegria de Vossa Majestade Suprema: pois vou ter a suprema alegria de nascer junto à Vossa Grande Obra Prima.

A IRA DIVINA :

Entretanto, imediatamente após a saída de Leonardo (pois no Paraíso o tempo não existe), entra o Arcanjo Gabriel e exclama:

- Majestade Suprema, duas notícias: uma boa, e a outra terribilíssima. A primeira: Leonardo da Silva já nasceu. Mas a segunda hesito em dá-la: explodiu uma bomba de hidrogênio sobre a Guanabara, e outra sobre Brasília. Nada, nada restou.

Ao ouvir tais notícias, a frustração de Deus foi imensa.-Isto é pura obra do demônio – exclamou Ele,

desconsolado. Temos que reconstruir totalmente a Baía de Guanabara, e vai ser para já! Porque isto é vingança de Lucifer, pois já deve saber que voltei atrás em minha anterior idéia de perdão: já decidi que após a eternidade, ele deverá continuar no inferno. Ademais, para ele, já criei um oitavo círculo, bem pior que a soma de todos os anteriores, onde ele será jogado após a eternidade. De outra banda, reconstruir Brasília representa problema para o Nyemeier: convoque-o pois, e de imediato, para essa missão.

E rapidamente prosseguiu:-Vou de imediato reconstruir a Baía de Guanabara,

inclusive porque, no Corcovado, existe uma estátua de meu Filho, mui Querido e Amado. Mas, em relação ao restante, o problema não é meu. Para isso, dei ao ser humano o dom do livre arbítrio, Se ele quer destruir a si próprio através de uma guerra nuclear (sua quinta guerra em menos de cem anos) o problema é dele, e não meu. O fato é que não pensamos nem prevenimos tragédia, até que aparece uma, e de inopino. Ademais, tragédia por tragédia, seus autores costumam, de alguma maneira, restar posteriormente incluídos entre as próprias vítimas. “Finita quaestio”, pois. A hecatombe nuclear será obra do ser humano (e não obra de eventual castigo divino), eis que dotei-o de livre arbítrio. Se o ser humano, a quem criei com extremo cuidado e carinho quiser cometer suicídio, o problema é dele. Repito: o possuidor de livre arbítrio sela e selará seu próprio destino.

PANORAMA ATUAL DOS ARSENAIS NUCLEARES:

Existem atualmente mais de 30.000 ogivas nucleares em estado de permanente e alto alerta, distribuídas entre EUA, Rússia, Reino Unido, França, China, Israel, Índia, Paquistão, e sem dúvida futuramente entre a Coréia do Norte e o Irã.

O fato de que os Estados Unidos mantenham a Alemanha e o Japão, além de desarmados também sob o garrote nuclear, representa uma primeira segurança contra a hecatombe nuclear. Entretanto, a possibilidade de um confronto nuclear, matematicamente representada pela combinação de grande número de outros fatores (além da posse de armamento nuclear), ascende a tal magnitude que afasta qualquer análise prévia, pois transforma essa possibilidade em verdadeiro sorteio de megassena. Em consequência, o critério mais válido para o cálculo combinatório dessa probabilidade reside no afastamento da possibilidade de surgimento de outro Kraemer ou de outro Hitler. Em consequência, os esforços para a prevenção da tragédia final concentram-se na derrubada de ditadores e assemelhados, os quais, através do fanatismo pessoal, possam vir a encarnar o mesmo demônio que ingressou na Terra utilizando os dois corpos acima referidos. Essa política de prevenção tem dado bons resultados, tal como comprova o noticiário da imprensa. Ademais, permanece o perigo de que, agora, o demônio reincorpore travestido de mulher.

Entretanto, eis o que nos importa: ao lado das duas nações desarmadas e desnuclearizadas, existe o segundo mundo, também desnuclearizado, entre os quais nós incluímos. Em consequência, existe um problema: por não dispormos de ogivas atômicas, não escaparemos da condição de vítimas inertes da quinta guerra mundial (a hecatombe nuclear).

Page 16: 09defevereiro2013 oexpresso

16 Jornal O EXPRESSO Sábado e domingo, 09 e 10 de fevereiro de 2013. Jornal O EXPRESSOÚLTIMA Sábado e domingo, 02 e 03 de fevereiro de 2013.

Fonte: www.climatempo.com.br

CARNAVAL 2013

Para proporcionar um bom car-naval de Rua em Cruz Alta, o

que já é tradicional, as escolas de samba trabalham em ritmo acelerado. O dever de casa é a confecção de fantasias e car-ros alegóricos, sendo que as agremia-ções estão com as tarefas intensificadas nos próximos dias, já que o desfile acon-tece de 22 a 25 de fevereiro.

O Jornal O Expresso esteve no Par-que Integrado de Exposições, onde os pavilhões estão servindo como barra-

cões das escolas, e o trabalho está sen-do levado a sério, onde os carnavalescos trabalham dia e noite para deixar tudo pronto para levar o melhor no Sambó-dromo Mestre Vidal.

As escolas estão tomando as medidas necessárias para fazer uma festa segura, cumprindo as exigên-cias passadas pelo Corpo de Bom-beiros, sendo que uma delas é ter no mínimo dois extintores em cada carro alegórico.

Cruz Alta escolhe corte do Carnaval Regional

Horário especial de Carnaval

A Secretaria de Turismo Municipal e a Liga das Escolas de Samba de Cruz Alta (LESCA) realizaram na noite de ontem, 09 de fevereiro, a escolha da Rainha e Princesas Intermunicipais do Carnaval, e também Rainha e Princesas Gay Inter-municipais 2013.

O concurso de Fantasias foi nas categorias: Originalidade Infantil, Originali-dade Adulto, Luxo Infantil, Luxo Masculino e Luxo Feminino.

Até o final desta edição não tivemos o resultado dos vencedores.

Nesta segunda-feira de Car-naval, vários departamen-tos devem ter horário dife-

renciado. Alguns, não irão nem realizar atendimento, como é o caso dos bancos e de algumas lojas do comércio (aquelas que trabalharam a mais na época de fim de ano).

Comércio:O comércio local, não abre na se-

gunda-feira (11). Isso porque será com-pensado o horário trabalhado a mais durante o fim do ano passado.

Bancos:O atendimento encerrou na sexta-

feira (08) e só retorna na quarta-feira de cinzas (13), a partir do meio dia. O

atendimento na quarta-feira, então, será das 12h às 15h.

Ônibus: Durante toda a segunda-feira (11),

as linhas operam no modo “Corujão”. Ou seja, um ônibus por linha. Saiba os itinerários no site da empresa www.transportefátima.com.br.

UnicruzConforme previsto no Calendário

Acadêmico a Universidade de Cruz Alta terá recesso de Carnaval na próxima segunda-feira (11) e terça-feira (12), não haverá expediente na Instituição na Quarta-feira de Cinzas pela manhã, retornando o atendimento na quarta à tarde, a partir das 14h.

ACI participa do 2º Meeting de Executivos da Federasul em Osório

INFORMA:

Executivos de mais de 20 Associações Comerciais do RS estiveram reunidos no Centro Empresarial de Osório, no dia 1º de fevereiro, para realização do 2º Meeting de Executivos das entidades filiadas à Federasul. Esses encontros são itinerantes e acontecem paralelo a progra-mação de reuniões de diretoria da Federasul. Durantes as reuni-ões são tratados temas de inte-resse comum às entidades e são apresentados cases destaque de boas práticas, além da promoção de integração e troca de experi-ências entre os executivos.

O momento de integração fortaleceu o evento onde to-dos puderam colaborar com seu conhecimento e também

tirar dúvidas sobre os modelos apresentados. Para o próximo encontro ficou definido como pau-ta os temas Comercial e Marketing das entidades.

Da ACI Cruz Alta participaram os colabo-radores Luciane Zeidler e Ruy Ferreira, os quais consideram de extrema

importância o assunto abordado para as enti-dades, já que foi possível trocar experiências e per-ceber as diferentes reali-dades das associações no diz respeito as catação de recursos. Além disso, adaptar alguns métodos a realidade da entidade cruzaltense.