30dejunho2012 oexpresso

16
REGIONAL www.slideshare.net/jornaloexpresso | [email protected] | [email protected] O EXPRESSO R$ 1,50 CRUZ ALTA - RS | Sábado e domingo | 30 de junho e 01 de julho de 2012 | Ano 16 | Edição nº 770 | Cruz Alta recebe 15 mil doses da vacina contra a gripe A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu da 9ª Coorde- nadoria Regional de Saúde (CRS) o comunicado de que serão dis- ponibilizadas à região pertencen- te a 9ª CRS, 30 mil doses da va- cina contra a gripe, sendo 15 mil para Cruz Alta. Segundo a secretária mu- nicipal de Saúde, Natália Ivone Steinbrenner, as doses que prote- gem contra três tipos de vírus In- fluenza, incluindo o H1N1, serão disponibilizadas a toda a comu- nidade e não somente aos grupos prioritários, possibilitando que mais pessoas sejam imunizadas. Estima- se que na quarta-feira às vacinas já estejam disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, Estratégias de Saúde da Famílias e Centro de Saúde da Mulher e da Criança, que atenderá das 8h às 20h.

Upload: jornal-o-expresso

Post on 30-Jun-2015

1.055 views

Category:

Documents


10 download

TRANSCRIPT

Page 1: 30dejunho2012 oexpresso

R E G I O N A Lwww.slideshare.net/jornaloexpresso | [email protected] | [email protected]

o expressoR$ 1,50CRUZ ALTA - RS | Sábado e domingo | 30 de junho e 01 de julho de 2012 | Ano 16 | Edição nº 770 |

Cruz Alta recebe 15 mil doses da vacina contra a gripe

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu da 9ª Coorde-nadoria Regional de Saúde (CRS) o comunicado de que serão dis-ponibilizadas à região pertencen-te a 9ª CRS, 30 mil doses da va-cina contra a gripe, sendo 15 mil para Cruz Alta.

Segundo a secretária mu-nicipal de Saúde, Natália Ivone Steinbrenner, as doses que prote-gem contra três tipos de vírus In-fluenza, incluindo o H1N1, serão disponibilizadas a toda a comu-nidade e não somente aos grupos prioritários, possibilitando que mais pessoas sejam imunizadas. Estima-se que na quarta-feira às vacinas já estejam disponíveis nas Unidades

Básicas de Saúde, Estratégias de Saúde da Famílias e Centro de

Saúde da Mulher e da Criança, que atenderá das 8h às 20h.

Page 2: 30dejunho2012 oexpresso

2 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 30 de junho e 1º de julho de 2012

(55) 3303-5995

Vinculado a:O EXPRESSOAdministração, Assinaturas, Publicidade e Redação:Rua João Manoel, 810 - CEP: 98005-170 - Centro - Cruz Alta-RS

E-mails: [email protected] / [email protected]

CNPJ: 92.930.171/0001-38

Responsável Técnico:JornalistaDr. Assis Brasil Soares FilhoRegistro nº:15.893/RS Diagramação e Artes:Odilar ZillmannEditora Chefe:Sônia GaiCirculação:Todos os sábadosImpressão:Cia de Arte - Ijuí

Os artigos assinados são de inteira responsabilida-de de seus autores, não representando necessa-riamente a opinião deste jornal.

ABS PUBLICIDADE E REPRESENTAÇÕES LTDA

DataNome Idade

Cartório de Registro CivilÓBITOS

ARIOVALDO DA SILVA FRANCISCO RICARDO RODRIGUES JASSON BATISTA ALMEIDA CARMEM PORTO ALEGRE DOS SANTOS NAIR DOS SANTOS IVO GONÇALVES MOREIRA JOÃO CARLOS PEREIRA CAMPOS DIRCEU DE OLIVEIRA VAZ FELIPE LEMES OLIVEIRA GLADI CRUZ BARBOSARENATO ZANELALEONILDA SCHULZWALTER GECKELEROSVALDO GUILHERME BRÜB ARANHA ALTAIR DOS SANTOS TEIXEIRA FORTUNATO MARTINS DE LIMA JACY MEDEIROSZELI ANHAIA DE OLIVEIRA CARLOS AUGUSTO HAAS

24/06/201224/06/201224/06/201226/06/201226/06/201226/06/201227/06/201227/06/201227/06/201227/06/201228/06/201228/06/201228/06/201229/06/201229/06/201229/06/201229/06/201229/06/201229/06/2012

82946176595942582792688083697696888361

Cruz Alta, 29 de junho de 2012.

USOS E COSTUMES

opINIÃoProfº Claudino Albertoni

É curioso olhar o que acontece no meio do povo durante sua caminhada. As gerações herdam práticas que se repetem no tempo.

Há muitas coisas que se renovam constantemente, mas nunca fogem de sua raiz. O que se verifica é que se bus-cam meios para qualificar, melhorar e facilitar a convi-vência na família e na sociedade. É um campo de muita criatividade onde se manifestam as mais fantásticas criações da ciência fruto da inteligência dos cientistas que se renovam a cada geração.

Os fenômenos naturais acontecem e, de acordo com os ciclos sazonais, mudam as paisagens e as sen-sações, as atitudes e o jeito de viver. É a natureza que comanda as iniciativas econômicas e sociais. Os usos, conforme a disponibilidade oferecida pela natureza, determinaram costumes centenários. A humanidade, conforme a situação geográfica, apresenta usos e costu-mes diferentes, com respeito às origens nacionais.

Em nosso país as festas juninas estão cada ano mais movimentadas e repletas de símbolos, que já fa-zem parte do folclore nacional. Os três santos festeja-dos em junho , isto é, Santo Antonio, São João e São Pe-dro fazem parte das raízes do cristianismo trazido pelos descobridores. O destaque maior sempre foi São João.

Conforme nos relata o Correio Riograndense no “Sabe-Tudo” do dia 20 de junho, é graças a São João Batista que a fogueira é o mais tradicional símbolo das festas juninas. Ela remete ao nascimento do Santo. Foi com uma fogueira que Isabel avisou Maria de Nazaré do nascimento de seu filho João Batista. Por isso, no início essas festas eram denominadas de joaninas. Só mais tarde é que passou a se referir ao mês de junho.

No Brasil, a festa junina foi introduzida pelos jesu-ítas portugueses, no século XVI. Os índios a receberam muito bem. Eles identificaram os rituais das festas de São João aos seus rituais sagrados, realizados também em torno do fogo. Para os jesuítas foi uma forma de aproximar os índios da religião católica.

Com o tempo muitos elementos da cultura brasi-leira, como a dança, os alimentos e as canções foram agregados à celebração junina. Atualmente ela é uma das mais fortes expressões do folclore nacional. É in-teressante notar que os brasileiros importaram a fes-ta, mas não o cardápio que tem origem nos alimentos dos indígenas e dos agricultores e variam conforme a região onde é realizada a festa. Assim, as normas que regulam as festas de carnaval, baseiam-se nos usos e costumes do povo.

É importante dizer que os usos e costumes acabam influindo decisivamente na formulação das leis consti-tucionais e no conteúdo dos códigos. Tudo se funda-menta nos direitos fundamentais do homem. A razão porque se clama por justiça, por respeito à vida e por atendimento igualitário nas repartições públicas, nos consultórios, ambulatórios e hospitais, nas instituições educacionais e na prática da religiosidade é inerente aos usos e costumes das famílias e das relações sociais.

A cultura popular engrandece e consagra as rela-ções sociais que identificam os povos e caracterizam as nações com suas características quanto às virtudes, qualidades, cultura, convivência, objetivos e capaci-dade de realização em todos os campos. São os usos e costumes. É bom se perguntar: por que tenho determi-nadas convicções e atitudes?

EDITAL DE CASAMENTO

Quem souber algum impedimento acuse-o na forma da lei.Cruz Alta, 29 de junho de 2012.

Rui Fontana - Oficial

• JOÃO CRISPIM DE MELO NETO e CHEILA DIONÍSIO DE MELLO • ADEL LUIZ LOPES e MARLENE OLIVEIRA MORAES • EDUARDO MARQUES MAURENTE e DAIANE VALÉRIA VOLOSKI• CARLOS ALBERTO PORTELLA DA SILVA e CLAUDIA DOS SANTOS MARTINS• LUÍS ANDRÉ RODRIGUES CARDOSO e CAROLINE SUELEN DOS SANTOS COSTA

CARTORIO DO REGISTRO CIVIL

nº 25/2012

Novo Gerente do Banrisul

Assumiu há 30 dias a gerência geral do Ban-risul de Cruz Alta Décio Petry, natural de Cam-pinas das Missões, que estava exercendo ativi-dades na agência da cidade de Três Passos.

Segundo Décio a cidade é muito boa, aco-lhedora. Juntamente com sua esposa Bernade-te, e o dois filhos Guinther e Caiane Petry, estão gostando muito da terra de Erico Verissimo.

Formatura dos Juízes Mediadores

Arraiá no Margarida

Festa Junina na Escola Carlos Gomes

Na próxima sexta-feira, 06 de julho, será realiza-da a formatura dos Juízes Mediadores do Grupo de Estudos e Seccional de Cruz Alta. O evento acontece às 20 horas, no Salão Nobre da Universidade de Cruz Alta (Unicruz) – Centro. Vinicius da Luz, Presidente da Comissão Constituinte do TMA/RS – Seccional Cruz Alta enviou ao Jornal O Expresso, gentil convite.

A Escola Margarida Pardelhas promove sábado, 7 de julho, o arraiá da Escola. Os alu-nos do Ensino Fundamental estão auxiliando e colaborando para a realização do evento, e juntamente com os professores convidam a co-munidade para participarem desta festa.

A Escola Municipal Carlos Gomes, realiza dia 07 de julho, a partir das 14 horas, a tra-dicional Festa Junina com pescaria, tendas de doces e salgados e apresentações dos alunos. Vale a pena conferir!

Page 3: 30dejunho2012 oexpresso

Jornal o expresso | Sábado e domingo, 30 de junho e 1º de julho de 2012 3

HOJE

HOJE

Alfredo Roeber - [email protected]

www.unimedplanaltocentralrs.com.br/cruz-alta

Nossa Velha Nova Cruz Alta

Graças à arte da fotografia tornamos possível o Projeto Nossa Velha - Nova Cruz Alta,

trazendo de volta instantes da cidade congelados no tempo que, não fosse ela, se perderiam para sempre.

Neste trabalho homenagearemos a fotografia que, mesmo com a invenção de novas tecnologias de ima-gem, jamais ficará ultrapassada. PARTE I

A FOTOGRAFIA EM CRUZ ALTA

A FOTO AO LADO É SU-POSTAMENTE A MAIS ANTIGA DA CIDADE, REGISTRANDO A SE-NHORITA QUITÉRIA VERÍSSIMO MOTTA, FILHA DO PORTUGUÊS CAETANO PEREIRA DA MOTTA .

NA OCASIÃO, ELA PARTI-CIPAVA DO BAILE DE PASSAGEM DA VILLA DA CRUZ ALTA À CA-TEGORIA DE CIDADE, EM 26 DE JUNHO DE 1879.

ASSIM, PODEMOS TAM-BÉM DEDUZIR QUE O PRIMEIRO “FOTÓGRAFO” DE CRUZ ALTA TENHA SIDO SEU PAI.

AS DUAS FOTOS ACIMA SÃO SUPOSTAMENTE AS MAIS AN-TIGAS DA PAISAGEM DA CIDADE, TIRADAS ENTRE 1878 E 1884.

SÃO DESCONHECIDOS OS PRIMEIROS FOTÓGRAFOS A RE-GISTRAREM IMAGENS DE CRUZ ALTA, MAS PROVAVELMENTE FORAM FORASTEIROS.

Servidores Judiciários permanecem em greveOs servidores do

Poder Judiciá-rio do Rio Grande do Sul entraram em greve na quarta-feira (27). A enti-dade contesta uma pro-posta de reajuste salarial de 2,25% apresentada pelo Tribunal de Justiça do estado (TJ-RS).

Segundo Estefânia Oliveira, Oficial Escre-vente, a proposta ofe-recida pela presidência do Tribunal não atende com as reinvindicações. “O que queremos é a reposição das perdas históricas que ultrapas-saram 46%, bem como a fixação de data base,

plano de carreira, jorna-da de trabalho, auxilio alimentação digno e o provimento de mais de 1800 cargos, sendo estas para contribuírem para desafogar os cartórios, assim refletindo em agi-lidade no andamento dos processos e melho-ra da qualidade de vida dos servidores. Hoje os servidores são obriga-

dos a almoçar no local de trabalho, trabalhando da manhã até a noite, o que gera adoecimentos e afas-tamentos constantes”, en-fatiza Estefânia.

Os servidores estão organizados para cum-prir o que determina a legislação, que prevê que pelo menos 30% do atendimento siga funcionando.

Chá da Vovó

Será realizado no dia 22 de julho, o tradicional Chá da Vovó, promovido pela Liga Femini-na de Combate ao Câncer, na Igreja Luterana (ao lado da Câmara de Ve-readores). O evento inicia a partir das 15h30min, sendo que os cartões po-dem ser adquiridos ao valor de R$ 10,00 com as voluntárias da Liga.

Page 4: 30dejunho2012 oexpresso

4 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 30 de junho e 1º de julho de 2012

Gente em4 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 30 de junho e 1º de julho de 2012

Destaque

A pequena VERÔNI-CA SOARES, foi levada à Pia Batismal dia 03 de junho, na Catedral do Divino Espírito San-to. Os pais MATTEO e KELLY e os padrinhos ROBSON e VICENZA estavam muito emocio-nados com o aconteci-mento. Também felizes os avós paternos Dr. GERSON e BERNARDE-TE BAIOTTO SOARES.

Realizada na noite de quarta-feira, 27 de junho, a divulgação das músicas selecionadas para ir ao palco da 32ª Coxilha Nativista e 28ª Coxilha Piá. O evento contou com a participação da comunidade local e músicos nativistas, no Mr. Jack Pub.

Este ano a Coxilha acontece de 25 a 28 de julho, no Ginásio Municipal.

Divulgação das músicas 32ª Coxilha Nativista

Posse do RotaryOs Rotarianos de Cruz Alta realizam na noite de sexta-feira, 22 de junho, na

Boate do Clube Internacional, a cerimônia de posse dos novos Rotarianos:Humberto Dauve Brandenburg e esposa Eliana, Rotary Erico Verissimo; José

Vilmar Robaina da Jornada e esposa Rute, Rotary Cruz Alta e Jocélia Boufleur Stoffel, Rotary Anna Terra.

Page 5: 30dejunho2012 oexpresso

Jornal o expresso | Sábado e domingo, 30 de junho e 1º de julho de 2012 5Prioridades do Orçamento 2013

serão escolhidos na segunda-feiraNa segunda-

feira, 04 de julho, os gaúchos definirão, os proje-tos prioritários para investimento no Orçamento Estadu-al do ano de 2013, onde a população elege os projetos prioritários a nível local e regional.

Os cruz-altenses poderão escolher, entre 14 demandas locais, quatro pro-jetos prioritários, e mais, dentre cinco opções, duas de-mandas estratégi-cas, com impacto regional. Qualquer cidadão que pos-sua título eleitoral poderá participar do processo.

O processo do Orçamento 2013 na região do Alto Ja-cuí, haverá diver-sos pontos de vo-tação pela cidade, inclusive urnas am-bulantes e visitação diretamente às casa, nos bairros.

As urnas fixas fi-carão em pontos de grande circulação de pessoas, sobretu-do órgãos públicos, como Prefeitura Municipal e Câma-ra de Vereadores. Diversas entidades são parcerias dos ór-gãos governamen-tais para a Votação de Prioridades, en-tre elas, o Corpo de Bombeiros, Polícia

Civil, Brigada Militar e UAMCA.

Além das urnas a população poderá votar pela internet, através do Portal da Participação (www.participa.rs.gov.br).

Em Cruz Alta, ocorreram Audiência Regional, assembleias municipais e Fórum dos Delegados, esco-lhidos nas assembleias. Esse fórum foi respon-sável pela triagem dos projetos que constarão na cédula, agrupando demandas relaciona-das e selecionando as mais importantes.

Festa de Santo Antônio

A Associação Beneficente Santo Antô-nio realiza no domingo, 8 de julho, a Tra-dicional Festa em Honra de Santo Antônio, que tem por objetivo angariar recursos para a manutenção dos Idosos assistidos pelo Asilo Santo Antonio.

Festejos populares acontecerão durante todo o dia, com a venda de churrasco, bebi-das, cucas, pães e quermesse. À tarde, às 15 horas Missa com a distribuição de pãezinhos bentos. Participe!

Page 6: 30dejunho2012 oexpresso

6 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 30 de junho e 1º de julho de 2012

AS FESTAS

O mês de junho está chegan-do ao fim, mês que em ou-

tros tempos, por aqui, era o mês de grandes festas comemorativas aos santos, chamados de ‘Santos de Ju-nho’. Começava com a homenagem ao ‘Santo Casamenteiro’, Santo An-tonio, no dia treze, com a noite de doze se enchendo de fogueiras, fo-guetes e muitas guloseimas. Inclusi-ve, há muitos anos, havia uma grande festividade de aniversário que reunia um seleto grupo para os festejares.

Depois, vinha o dia das gran-des comemorações, o dia de São João. A noite da véspera, vinte e três, era plena de atividades fes-tivas, com fogueiras em todos os cantos da cidade, balões colorindo os céus, foguetes enchendo a escu-ridão da noite com cores vivas, e, como não podia faltar, o célebre ‘Casamento Caipira’. Certa feita, no início de suas atividades, a saudosa Escola Técnica de Comércio, que surgiu pelo idealismo de um grupo de professores, liderados por José Dell’Aglio, Heitor Silveira Netto, Pedro Gomes Nunes, entre outros, organizaram uma festa junina com um grande baile caipira no ‘Clube da Mocidade’. Foi na véspera de São João e foi organizado um des-file caipira saindo da sede da Esco-la, na frente da Padaria Progresso, descendo pela Rua do Comercio, indo até a Praça General Firmino e finalizando no Clube Internacional. O desfile era composto por charre-tes, aranhas, carroças, jardineiras e outros veículos de tração animal. O centro do desfile eram os noivos que, no clube, participariam da ce-rimonia nupcial. No desfile, o pa-dre, o escrivão, o juiz, testemunhas e demais participantes. Na chegada ao clube, foi um foguetório tremen-do, o que causou apreensão aos or-ganizadores, eis que, ao lado, exis-tia um posto de gasolina. A estação de rádio, recém inaugurada, estava transmitindo o acontecimento, e, quando começou o foguetório, o locutor Leonel Silveira, que junto com Francisco Puppo e Amilcar Bohrer, foram os pioneiros da lo-cução, pedia aos participantes que cuidassem ao soltar os fogos, pelo

perigo que representava o deposito de gasolina ao lado. Mas tudo cor-reu bem a festa foi um sucesso.

O ENCERRAMENTO

Os festejos eram encerrados com as comemorações de

São Pedro, na noite de vinte e oito. Data que também era dedicada a São Paulo. Menos intensas as comemora-ções também marcavam os santos do mês. Muitas músicas típicas saudavam as datas, e, uma delas, muito cantada e gravada por Alvarenga e Ranchinho, dizia: “Noites frias tão frias de junho/ Os balões para o céu vão subindo / Entre as nuvens aos poucos sumindo / Envoltos em tênue véu / Os balões de-vem ser com certeza / As estrelas aqui deste mundo / E as estrelas do espaço profundo / São os balões lá do céu”.

A CORRIDA

Lá pelo final da década de trinta inicio de quarenta, existia um

grande jornal diário local, que perdu-rou até os anos cinquenta. Era a ‘Folha da Serra’, de propriedade do jornalista Prado Jr., uma das mais brilhantes pe-nas que engalanou o jornalismo local. O jornal ‘Folha da Serra’, que circulava em todos os municípios vizinhos, ins-tituiu uma corrida de resistência de-nominada ‘Corrida da Fogueira’ que se realizava na véspera de São João. A característica da prova era que além de resistência, era uma prova de obstácu-los. Permeando o trajeto, eram feitas fogueiras em toda a largura da rua, que deveriam ser ultrapassadas pelos com-petidores. A corrida se iniciava na sede da ‘Folha da Serra’, na Andrade Neves e percorria amplo trajeto, no centro e em locais como a famosa ‘Capoeira’, onde, na frente da Padaria Cigana, ha-via uma fogueira para ser ultrapassada. Na frente do Clube Comercial outras fogueiras e a final na frente do jornal. O público acompanhava roda a prova e no final uma multidão aplaudia os vencedores. A garbosa Banda de Mú-sica do 8º RI, executava belos dobra-dos, entusiasmando o público. Com o correr do tempo a prova se findou, mas deixou recordações.

FINAL

Sem pinhão, sem quentão, sem fogueira e sem festas, trans-

correram as datas dos santos de junho. São frutos da época.

Reunião para prestação de contas dos partidos

Na tarde desta sexta-feira, 29 de ju-nho, realizou-se no Fórum, uma reunião promovida pela Jus-tiça Eleitoral com os partidos políticos sobre prestação de contas para as elei-ções deste ano.

Assim como aconteceu na reunião do dia 15, o Juiz Elei-toral Ricardo Tjäder e a Chefe do Cartó-rio Eleitoral, Vera Wanderlei estiveram repassando aos par-

tidos e candidatos orientações sobre a legislação eleitoral, as normas e cuida-dos no momento da

prestação de contas exigido a todos os candidatos a prefeito e vereador, indepen-dentemente de serem

eleitos ou não.O registro dos can-

didatos deve ser feito até o dia 05 de julho, no Cartório Eleitoral.

Page 7: 30dejunho2012 oexpresso

Jornal o expresso | Sábado e domingo, 30 de junho e 1º de julho de 2012 7

Por: Dr. Matteo Baiotto Soares e Dr. José Gerson Soares

Dr. José Gerson da Rosa SoaresCirurgião-Dentista

Nas colunas anteriores, abordamos a importância da boca e suas estruturas, tanto do ponto de vista anatômico,

fisiológico e psicológico, como integrantes essenciais no SORRISO, ou seja, na ESTÉTICA FACIAL, na MASTIGAÇÃO empreendendo importante papel no SISTEMA DIGESTÓRIO e ainda essencial para o perfeito funcionamento do APARELHO FONADOR, responsável pela FALA e pela perfeita articulação das PALAVRAS. Isto, por si só, já demonstra suficientemente a importância da boca como um todo, para a harmonia psico-social do individuo, tornando-a, como de fato é, inseparável do resto do corpo, devendo ser centro de nossa atenção em cuidados diários. Cuidados estes que visem não só a manutenção e integridade de suas estruturas, bem como a saúde em geral, pois sem duvida alguma ela é uma das portas de entrada da saúde ou de moléstias.

Hoje a boca não pode mais ser tratada isoladamente, sem que se considere a relação estreita e inseparável da saúde bucal e o que acontece com o restante do organismo. Recentemente o periódico BRITISH MEDICAL JOURNAL, publicou estudos relacionados a placa bacteriana ( que se forma nos dentes), relatando que esta pode aumentar os riscos de morte prematura causada por câncer, em até 80 %. Encontramos ainda na literatura especializada, inúmeros trabalhos, estudos e relatos que estabelecem conexões entre as infecções que ocorrem na boca com problemas cardiovasculares, diabetes, obesidade, câncer, osteoporose, até parto prematuro e bebes abaixo do peso, entre outros.

Além de uma possível predisposição de origem familiar agravada pelo acumulo de alimentos na superfície junto ao colo dos dentes e espaços interdentários, aos quais agregam-se bactérias, forma-se o que se chama de Placa Bacteriana. Esta uma vez não removida, ao longo do tempo provoca a inflamação das gengivas caracterizadas pela tumefação e sangramento que se não tratada, progressivamente atinge os tecidos periodontais( ao redor dos dentes), destruindo os ligamentos e provocando reabsorção óssea e ao longo do tempo a conseqüente perda de dentes. Caracterizando em um primeiro momento a Gengivite, que ao agravar-se progressivamente, causa a Doença Periodontal. Devido a esse estado inflamatório, bactérias ali alojadas, se espalham pelo corpo, tanto pela via digestória (quando são engolidas), quanto pela circulação sanguínea, causando um desequilíbrio no organismo. E, quando algumas dessas bactérias que são comuns e fazem parte da flora natural da boca, atingem o coração, especificamente o tecido endocárdico, o resultado é uma endocardite infecciosa, doença que acomete o coração e pode levar a óbito.

Segundo a Cirurgiã-Dentista, Juliana Pasti Villaba que é organizadora do livro Odontologia e Saúde Geral (Editora Santos) que une ao total 29 profissionais da área de saúde e abordando profundamente este mesmo tema, afirma “Cada vez mais estudos apontam que muitas condições sistêmicas podem ser causadas ou ter seu quadro clínico agravado em decorrência de doenças bucais”.

Acredita-se que 90% da população mundial têm ou teve Gengivite e que cerca 30% têm Doença Periodontal. Para manter a boca livre das bactérias no mínimo é preciso escovar os dentes e usar o fio dental. Recomenda-se ainda consultas semestrais ao Cirurgião-Dentista, com realização de exames mais apurados. Outros instrumentos auxiliam na maior proteção, como, por exemplo, a escova interdental. Esta, quando houver espaço, é mais eficaz que o fio dental para limpeza entre os dentes. Existe também a escova de Uni-tufo, que costuma ser indicada para pacientes que têm doenças periodontais, como um complemento à escova comum. Consultar o seu Cirurgião-Dentista a cada seis meses ajuda a evitar inflamações nas gengivas e identificar outra manifestações bucais diferentes do normal, pois estas podem estar relacionados com outras doenças sistêmicas

Em face do exposto, resta-nos o cuidado diário com a saúde bucal, da mesma forma que fazemos com outros órgãos de nosso corpo. Com toda a certeza, Ela, a BOCA faz parte DO TODO. Com toda a certeza as alterações na saúde bucal, causam prejuízos e sofrimento a todo o organismo, tanto de ordem fisiológica como psicológica. Resta-nos, a prevenção.

Pensem nisso, e até breve...

Associação dos Micro e Pequenos Empresários“Tendo por objeti-

vo principal apoiar os Micro e pequenos em-presários de Cruz Alta e colabor no aprimora-mento dos produtos e serviços, fortalecendo o empreendedorismo e no desenvolvimento da economia”, a Asso-ciação dos Micro e Pe-quenos Empresários de Cruz Alta reativou as atividades, desde 29 de maio, num pri-meiro encontro na ACI, ficando deliberada a primeira Reunião para o dia 13/06, que ocorreu na própria sede da Associação, junto ao Centro de Convergên-cia na “Viação Férrea” de nossa cidade.

Nesta reunião compareceram poucos asso-ciados, com uma certa timidez pois não acredi-tavam na reativação como vem acontecendo.

Com maior participação nos encontros, e o entusiasmo dos colegas associados, sen-tiram a necessidade da reativação dos traba-lhos em grupo, sendo que na terça-feira (26-06) foi realizada a terceira reunião com um bom número de participantes. No encontro foi lida a “ATA” e logo em seguida composta a diretoria para biênio 2012/13 ficando deli-berado o valor de R$ 15,00 para a contribui-ção mensal dos associados.

A nova diretoria ficou composta:Presidente: CLAUDERIO MALDENER Vice-Presidente: NERONT DA ROSA,1º Secretário : MARCOS COSTA

2º Secretário : ROGER MACUGLIA1º Tesoureiro: PAULO C. SANTOS2º Tesoureiro: ROVILSON A PEREIRAConselheiros Fiscais: 1º DIRCEU PITAN2º SÉRGIO CORREA3º CRISTIANO SOUZA CORREAProcurador Jurídico:ASSIS BRASIL SOARES FILHOConselho Deliberativo : SERGIO TEIXEIRA JUNIORCARLOS BENDERMARIA EDNA SANTANASuplente do Conselho Deliberativo:ASSIS BRASIL SOARES FILHOSuplente do Conselho Fiscal :TEREZINHA VIANA BLENDESMARIO EMILIO LESEApós a posse dos novos dirigentes ficou

marcada a próxima reunião para o dia 10 de julho (terça-feira), com primeira chama-

da às 19:30 horas, no mesmo local, para tratar de diversos assuntos, entre ou-tros a realização de um jantar festivo de posse que ocorrerá dia 17-07, para con-vidados especiais e para os Micro e Pe-quenos Empresários compartilharem e conhecerem a soli-dez da Associação agora reorganizada.

Page 8: 30dejunho2012 oexpresso

8 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 30 de junho e 1º de julho de 2012

Page 9: 30dejunho2012 oexpresso

Jornal o expresso | Sábado e domingo, 30 de junho e 1º de julho de 2012 9

Page 10: 30dejunho2012 oexpresso

10 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 30 de junho e 1º de julho de 2012

( Folclore, Tradição, Chasques e outras Gauderiadas)

ANGELINO ROGERIO • [email protected]

AS FOGUEIRAS DE SÃO JOÃO

Barbaridade, dia 24 de junho passou meio “ba-tido”, pouca gente lembrou que era dia de São

João, e dia de cumprir a tradição de pular fogueira, sol-tar balão e fogos de artifício e enlouquecer a cachorrada da vizinhança com foguetório e gritaria da piazada.

Essa tradição herdada dos portugueses, era vene-rada e respeitada por todos e suas crenças, simpatias e superstições eram passadas de geração a geração. Lem-bro das festas juninas da escola, onde as professoras pre-paravam um “arraiá” característico e todos se vestiam “à rigor” para o evento. Era lindo de ver a festa caipira, todos parecendo “jeca tatú”, com bigodinho pintado à carvão, um dente pintado de preto, calça à meia-canela e com remendos do joelho ao fundilho. As meninas eram um encanto, com seus vestidos de babados coloridos e suas lindas tranças emoldurando o rosto pintado de en-carnado com sardas pretas.

O casamento caipira era esperado com ansiedade, o texto era decorado com esmero, e a apresentação pú-blica era um prêmio prá gurizada que se virava prá ser um bom ator. Depois tinha a dança da “quadrilha”, que se estendia tarde a fora, reunindo no final atores, dan-çarinos e o público...era, enfim, um acontecimento!

A gente passava meses preparando a festa de São João. Cada rua tinha uma turma e era uma rivalida-de sadia fazer a maior fogueira, enfeitar a rua com bandeirinhas, fazer os docinhos e soltar mais fogue-tes. Quem tinha melhores condições, claro, comprava

“bombinhas” de tudo que é tipo, do “traque” ao rojão, e o tal “buscapé” causava alvoroço roçando as pernas da indiada que pulavam mais que pipoca na panela.

Como essa tradição também está se perdendo, esse ano, na noite de São João, muita gente deve ter pulado fogueira pelo facebook. E pela tal “rede so-cial” deve ter comido pinhão e pipoca de tudo que é jeito, bolo de toda espécie, quentão com vinho fran-cês, chileno e paraguaio. Tem gente que faz questão de colocar tudo que faz no “face”, então aquilo vira uma enciclopédia.

A gente se virava como podia e valia tudo prá festa de São João. Os matos e terrenos baldios ficavam “pela-dos”, a gente trazia qualquer graveto ou galho de árvore prá fogueira. Prá substituir o buscapé, se usava “Bom-bril” amarrado num barbante e aquele tróço incendian-do soltava fagulhas luminosas incríveis.

Comprar “bombinha” custava muito caro, então a gurizada ia até as oficinas mecânicas buscar pe-dras de “carbureto” prá fazer bomba. O método era simples e barato. Colocava uma pedrinha numa lata, se cuspia nela, fechava e deixava fermentar. Era um estrondo só, parecia um morteiro, um míssil. Tem gente jurando que viu lata voando e caindo por Ijuí, Panambi e Ibirubá.

E tinha as “simpatias” tradicionais que eram ensi-nadas com muita seriedade pelos mais velhos. Lembro de uma. Minhas tias, minha irmã e suas amigas pula-vam a fogueira com uma faca de cozinha na mão e a cravavam no caule da bananeira dos fundos lá de casa. No dia seguinte ao retirar a faca, tinha uma letra grava-da, um rabisco qualquer, que era a inicial do nome do moço com quem iriam se casar. Acredita?

Pois, quem deixou passar o dia de São João em branco teve mais uma chance, na sexta-feira, dia 29, que é dia de São Pedro. Valeu a fogueira da imagina-ção, a fé e a crença de cada um, o importante é ter um santo protetor.

Até acreditar na boa intenção de Santo Antonio, o casamenteiro, que passou despercebido também dia 13 de junho.

Porque hoje em dia, é preciso muito mais que crenças e simpatias para as crises que enfrentamos. Tem gente caminhando em brasa de fogueira e se es-quivando de buscapé todos os dias e quadrilha é o que mais se vê por aí.

Page 11: 30dejunho2012 oexpresso

Jornal o expresso | Sábado e domingo, 30 de junho e 1º de julho de 2012 11

Zuleika Edler • Cultura • Arte • Atualidades • Dicas

• Moda • Curiosidades“Os estudiosos nos dizem: felicidade é partilhar experiências, entender o outro, amar de coração puro.

Está na hora de sorrir, de superar e inaugurar um mundo novo”.

HoróscopoCrescente: 27/06 a 03/07

Áries 21/03 a 20/04

Touro 21/04 a 20/05

Câncer 21/06 a 21/07

Leão 22/07 a 22/08

Virgem 23/08 a 22/09

Libra 23/09 a 22/10

Escorpião 23/10 a 21/11

Sagitário 22/11 a 21/12

Capricórnio 22/12 a 20/01

Aquário 21/01 a 19/02

Peixes 20/02 a 20/03

Tome cuidado com a tendência a um excesso de expectativas ou de idealiza-ções. Você tem se questionado sobre valores e relacionamentos.

Atenção com a tendência à melancolia e à dependência. Ensinamento de maturidade emocional. Aprendizado de lidar com suas próprias carências e insuficiências.

Há uma grande diferença entre aper-feiçoamento e perfeccionismo. Saiba discernir, nativo de Leão. Aconte-cimentos testam a sua fé, crenças e sonhos.

Cuidado com a tendência a um excesso de severidade, de cobrança ou de perfec-cionismo. Evite exageros e julgamentos equivocados em questões profissionais.

Esta semana é muito importante para você. Entraves e dificuldades tendem a diminuir. Muitas têm sido as reavalia-ções nos relacionamentos, no afeto, no que é essencial.

Tendência a um excesso de expecta-tivas emocionais pode levar à desilu-são, escorpiano. Questões afetivas e que envolvem recursos compartilha-dos melhorarão a partir de amanhã.

O contato entre Júpiter e Netuno in-dica que deve evitar falsas expectativas e idealizações. Você tem sido testado nos relacionamentos. Muitas reavalia-ções e reflexões têm ocorrido.

Atenção com excessos que possam ser prejudiciais à saúde ou ao trabalho, nativo de Capricórnio. Perceba as suti-lezas, o que está por detrás das aparên-cias. Sensibilidade.

Evite misturar questões afetivas e financeiras. Pode haver incerteza quanto ao que valoriza. Uma nova energia nas questões afetivas tende a se mostrar a partir de amanhã.

O dia favorece lógica, objetividade e discernimento em suas relações inter-pessoais. O foco está em relações de trabalho e no aprimoramento emo-cional e nos relacionamentos.

Gêmeos 21/05 a 20/06 Atenção com excessos envolvendo vida pessoal e profissional. Não crie falsas expecta-tivas. O planeta do amor e dos relacionamen-tos encerrará o movimento retrógrado.

Vênus está encerrando o movimento retrógrado. Nasce uma nova percep-ção de seus valores. Evite excesso de indulgências no que diz respeito às fi-nanças. Expanda a visão sobre valores.

É BOM LER

Hora do Lanche!

Você sabia...

Dica Cozinha

É Bom Lembrar

Supere-se a cada novo dia

Quadradinho de chocolate com biscoito e cereja

É necessário ter persistência, dedicação e coragem para en-frentar as dificuldades e não se deixar levar pelas intrigas.

Vez ou outra, é preciso mudar a cabeça, os conceitos, e parar de pen-sar somente naquilo que pode dar errado. Tudo isso nos faz crescer. Perseverança é fundamental: ela reforça a certeza de que a gente é muito mais forte do que qualquer maldade das pessoas que torcem contra o nosso sucesso.

Sim, há dias em que você se sentirá exausta, mas o importante é não desistir nunca. Nessa hora, vale desacelerar um pouco, ir com mais calma, porém jamais parar ou retroceder. Dê um passo de cada vez. Assim, você perceberá que a vitória é a soma das conquistas de todos os dias.

Ria Se QuiserAmigo da onça

Alberto liga para um amigo:- Asdrúbal, venha me ajudar! Tô preso!- Tá preso? Mas o que você fez, cara?- Eu não fiz nada! Juro!!!- Ah, então, eu não vou, não!- Não vem?! Por que não?- Ué... Se estão prendendo quem não faz nada, vão me pren-

der também!

... que a qualidade da pro-teína do ovo é a mais alta entre todos os alimentos? Ele ainda é uma rara fonte de vitamina D.

Ao aquecer man-teiga para fri-

turas ou refogados evite que ela queime juntando a panela algumas gotas de óleo.

Ingredientes:• 250g de chocolate ao leite para cobertura picado • 200g de

manteiga • 1 colher (sobremesa) de conhaque • ¼ de xícara (chá) de cerejas em calda picadas • 100g de biscoito maisena picado.

Modo de fazer:1. Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria

ou no micro-ondas. 2. Misture o conhaque, as cerejas, o bis-coito e coloque em uma assadeira de 11cmx28cm. 3. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 3 horas. 4. Desenfor-me sobre uma superfície lisa e corte em quadrados pequenos. 5. Decore com cerejas.

Dica: Substitua o biscoito maisena por champanhe ou de aveia.

O serviço à francesa é recomendado para até doze pessoas.

Page 12: 30dejunho2012 oexpresso

12 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 30 de junho e 1º de julho de 2012

ELEIÇÕES 2012A semana foi mo-

vimentada na política de Cruz Alta, onde os partidos realizaram suas convenções mu-nicipais e coligações.

• Ademar Guareschi (PT) e Bebeta (PCdoB) serão candidatos a prefeito pela coligação PT, PCdoB, PDT, PTB e o PRB.

• Cleberson Gardin (PSB) e Sônia de Bortoli (PSDB) oficializaram a candi-datura e farão parte da coligação PSB, PSDB, PSD, DEM, PPS e PSC.

• Juliano Silva (PMDB) e Moacir Marchesan (PP) candidatos à Prefeitura Municipal pela coligação PMDB, PP, podendo ter o apoio do PR que realiza sua convenção hoje(30).

Page 13: 30dejunho2012 oexpresso

Jornal o expresso | Sábado e domingo, 30 de junho e 1º de julho de 2012 13Projeto Observatório Social é

apresentado em reunião da ACI

O Projeto Observatório So-cial foi apresentando na

reunião ordinária da ACI desta se-gunda-feira, 25, pelas Coordenado-ras dos cursos de Direito e Ciências Contábeis da Unicruz Professora Raquel Souto e Professora Lucia-na Pieniz, Vice-presidente da OAB Luis Fernando Nunes de Amaro e Presidente do Conselho Regional dos Contabilistas Josélia Stoffel e Nair Giacobbo de Lima. De acordo com o projeto um dos objetivos do Observatório Social é atuar como organismo de apoio à comunidade para pesquisa, análise e divulgação de informações sobre o comporta-mento de entidades e órgãos públi-cos com relação à aplicação dos re-cursos, ao comportamento ético de seus funcionários e dirigentes, aos resultados gerados e a qualidade dos serviços prestados.

Segundo Luis Fernando Nunes de Amaro, o Observatório foi cria-do principalmente para fiscalizar o bom uso do dinheiro público. “ Essa é uma organização civil e a co-

munidade pode colocar em prática a lei da transparência e a lei do acesso à informação. Desde a Constituição de 1988, já foi colocada a necessidade de fiscalizar a transparência na gestão pública do Brasil. Na verdade isso é uma construção democrática que em 2009 tivemos a Emenda Constitucio-nal denominada Transparência Bra-sil, onde regulamentou estes disposi-tivos da Constituição Federal e agora tivemos a Lei de Acesso à Transpa-rência. Por essa Legislação qualquer cidadão pode solicitar informações”, enfatiza Luis Fernando.

O Observatório Social vai moni-torar as licitações desde a publicação dos editais até o acompanhamento na entrega dos produtos ou serviços. O monitoramento das licitações inclui um importante trabalho de divulga-ção dos editais às empresas locais nos respectivos ramos de atividade.

O Presidente da ACI, Manoel Emerson Cezar de Souza, garantiu que a entidade já é parceira do Ob-servatório Social e que com certeza vai integrar o grupo de trabalho.

Passagens mais caras

As passagens de ônibus interestaduais e internacionais te-rão reajuste de 2,7% a partir deste domingo, 1º de Julho. O aumen-to foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terres-tres (ANTT) e divul-gado no Diário Oficial da União.

O reajuste, previs-to em contrato e au-torizado anualmente,

se aplicará a passa-geiros de linhas que percorrerem mais de 75 quilômetros. Estão isentos do aumento o transporte rodoviário interestadual e inter-nacional semiurbano de passageiros, com distância de até 75 km. O reajuste neste caso será determina-do em um ato especí-fico da ANTT.

Page 14: 30dejunho2012 oexpresso

14 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 30 de junho e 1º de julho de 2012

Conversa com a Presidenta

Coluna semanal da Presidenta Dilma RousseffLuzinete Ribeiro, 26 anos, empregada

doméstica do Recanto das Emas (DF) – Te-nho asma e ouvi dizer no rádio que o governo vai dar de graça os remédios para quem tem esse problema. Como faço para pegar o meu medicamento e onde devo ir?

Presidenta Dilma – Luzinete, des-de o dia 4 de junho, o Sistema Único de Saúde, o SUS, já distribui gratuita-mente, em todo o país, três remédios para asma, por meio do Programa Saúde Não Tem Preço. Esses remé-dios estão disponíveis em qualquer uma das 20 mil farmácias do progra-ma Aqui Tem Farmácia Popular e em outras 555 unidades do governo, em mais de 3,2 mil municípios. No Dis-trito Federal, existem 333 farmácias credenciadas e uma da rede própria onde você pode retirar de graça os remédios para asma. Basta levar sua receita médica dentro do prazo de validade – que pode ser do SUS ou de médico particular – junto com um documento com foto e o seu CPF. Es-peramos diminuir o número de inter-nações por asma. Os medicamentos para asma, Luzinete, se somam aos que já eram distribuídos gratuitamen-te para hipertensão e diabetes, que foram retirados, somente em maio deste ano, por 4,2 milhões de pesso-as. Com o Saúde Não Tem Preço, aju-damos a todos os brasileiros a fazer seu tratamento de forma continuada, sem interrupção, independente de sua renda, evitando internações e o agravamento das doenças.

Antônio L. dos Santos, 32 anos, comer-ciante em Ponta Grossa (PR) – Minha irmã se mudou para a região de Foz do Iguaçu. Fiquei apreensivo. O que o governo está fazendo para aumen-tar a segurança na fronteira e, com isso, impedir a entrada de armas e de drogas? Dá para colocar os militares para fazer isso?

Presidenta Dilma – Antônio, para aumentar o controle e a segurança em nossas fronteiras, lançamos, em 2011, o Plano Estratégico de Fronteiras. Ele integra nossas Forças Armadas e os órgãos de segurança pública da União e dos Estados para reprimir crimes fronteiriços, com base na Operação Sentinela, liderada pela Polícia Federal, e na Operação Ágata, pelas Forças Ar-madas. As ações realizadas pelas duas operações já desarticularam 42 quadri-lhas transnacionais, prenderam 7,5 mil pessoas em flagrante, apreenderam 170 toneladas de drogas, 7 milhões de

pacotes de cigarros contrabandeados, 650 quilos de explosivos e mais de R$ 7 milhões em notas. Só na Operação Ágata, atuaram mais de 27 mil milita-res, 8 mil deles na Região Sul, incluindo Foz do Iguaçu. Nessa região de fron-teira, o plano prevê também o Projeto Beira-Foz, de urbanização da margem brasileira do Rio Paraná entre a Ponte da Amizade e a Hidrelétrica de Itai-pú, com bases náuticas, aumentando a segurança na área. Vamos também ampliar o contingente da Polícia Fe-deral e da Polícia Rodoviária Federal para intensificar o policiamento e os trabalhos de investigação. E vamos re-passar R$ 150 milhões aos onze esta-dos fronteiriços, para que estruturem suas ações de segurança.

Ana Helena S. Silva, 53 anos, dentis-ta em Feira de Santana (BA) – O que uma pessoa deve fazer para que um pequeno projeto cultural de músi-ca, de dança ou de teatro receba recursos? Muitas vezes as pessoas que fazem cultura têm que tirar do próprio bolso.

Presidenta Dilma – Ana Helena, o governo federal possui diversos programas de apoio às artes, como os editais Myriam Muniz (teatro) e Klauss Vianna (dança), abertos anu-almente pela Funarte (Fundação Na-cional de Artes) para interessados de qualquer parte do país, e que, em 2011 destinaram R$ 12 milhões para o teatro e R$ 6 milhões para a dança. Em julho, serão lançados editais nas áreas de teatro, dança, circo, música e artes visuais. Para a música popu-lar, o Ministério da Cultura criou o Prêmio do “Centro de Música da Fu-narte”. Os recursos desses programas provêm do Fundo Nacional de Cultu-ra, que em 2011 aplicou cerca de R$ 200 milhões, inclusive em parceria com estados e municípios. Os edi-tais podem ser consultados nos sites http://www.funarte.gov.br e http://www.cultura.gov.br/site/categoria/editais-ministerio-da-cultura/. O can-didato deve inscrever seu projeto no Sistema de Apoio à Lei de Incentivo à Cultura (SalicWEB), em www.cultura.gov.br. Outro instrumento disponí-vel, principalmente para projetos de maior porte, é o de incentivo fiscal, que permite a pessoas físicas e em-presas abater do Imposto de Renda o valor total ou parcial do patrocínio. Em 2011, esse mecanismo propor-cionou mais de R$ 1,2 bilhão em in-vestimentos culturais.

Obs.: Leitores nos enviem suas perguntas para:E-mail: [email protected] / [email protected]: 3303-5995

TSE autoriza candidatura de ‘contas-sujas’ nas eleições

Matrícula dos aprovados no Sisu

O Tribunal Superior Eleitoral liberou a can-didatura de políticos que tiveram rejeitada a prestação de contas da campanha de 2010. O TSE aceitou, por qua-tro votos a três, o pedi-do de 14 partidos para anular sentença ante-rior da própria corte. O ministro Dias Toffoli desempatou a votação. Com isso, os chamados contas-sujas poderão concorrer nas eleições municipais de outubro.

Os ministros decidi-ram que a desaprovação

das contas não é im-pedimento para obter a quitação eleitoral, ou seja, basta apresentar a prestação. Se hou-ver a comprovação de que as quitações foram

forjadas pelos candi-datos, a contabilidade será considerada não-prestada. Neste caso, os concorrentes serão afastados do pleito pela Justiça Eleitoral.

O prazo para que os aprova-dos realizem as matrículas nas instituições de ensino segue até o dia 9 de julho. Para o segundo semestre foram oferecidas 30 mil

vagas, disputadas pelos estudan-tes que participaram do Enem de 2011. A lista está disponível no site do Ministério da Educação. Nesta edição, mais de 642 mil estudan-

tes se candidataram para disputar as va-gas disponíveis. A se-gunda chamada será divulgada no dia 13 de julho, com período de matrículas entre 17 e 18 do mesmo mês. Quem não for sele-cionado em nenhuma das duas chamadas poderá participar de uma lista de espera que será utilizada pe-las instituições para preencher vagas re-manescentes. O can-didato interessado em participar da lista de espera deverá fazer essa opção no próprio site do Sisu entre os dias 13 e 19 de julho.

Page 15: 30dejunho2012 oexpresso

Jornal o expresso | Sábado e domingo, 30 de junho e 1º de julho de 2012 15

Profº Edi Barbosa*

* Especialista em Treinamento Esportivo e Detecção de Talentos, Técnico de Atletismo e Futebol.

ESPORTECircuito Regional de

Corridas de RuaAssim como

foi realizado nas cidades de Santo Ângelo e Cerro Lar-go, Cruz Alta sedia neste domingo, 1º de julho, a terceira etapa do Circuito Regional de Corridas de Rua. O evento deve reunir competidores de toda a região, assim, além de ser um incentivo a introdução do espor-te no cotidiano, faz uma integração entre atletas de diversas ci-dades do Rio Grande do Sul.

A saída da pro-va será às 9h30min, na frente do Ginásio

Municipal, sendo que o trajeto é o mesmo feito na Rústica do Trabalhador, apenas com um acréscimo, onde os atletas irão

até o final da Av. Xa-vantes, em frente a Escola Gabriel Annes da Silva. O percur-so terá um total de 9,7km.

Com Zé Roberto e Fábio AurélioA expectativa do Grêmio com a estreia de Zé Roberto

e Fábio Aurélio é alta. A experiência e a qualidade dos dois reforços promete ser um acréscimo importante para que a equipe possa buscar o principal objetivo na temporada, que é uma vaga na Libertadores 2013. Mas no pensamen-to do atacante Kleber, com o ingresso dos jogadores no time, o Grêmio está na briga pelo título do Brasileirão.

INÉDITO!!! DOBRADINHA CRUZALTENSE NOS 1500 METROS DO TRÓFEU BRASIL EM SP OS ATLETAS CRUZALTENSES FABIANO PEÇANHA E LUTIMAR ABREU PAES, GANHARAM DE FORMA SENSACIONAL OS 1500 METROS RASOS NESTA QUINTA FEIRA NO IBIRAPUERA EM SÃO PAULO . Fabiano Peçanha iniciou seus treinamento ainda menino na pista do antigo 17º Batalhão de Infantaria com seu pai Jorge Peçanha na década de 90, quando terminou o tempo de Sargento temporário Peçanha se mudou para Panambi e posteriormente para Santa Cruz aonde reside até hoje, Fabiano Peçanha já possui vários títulos de Campeão Brasileiro nos 800 e 1500 metros mas o que aconteceu quinta feira no estádio de atletismo do Ibirapuera é inédito na história do esporte cruzaltense “ Fabiano Peçanha

Campeão e Lutimar Abreu Paes Vice Campeão nos 1500 metros rasos” Lutimar também iniciou seus treinamentos em Cruz Alta sob a orientação do Professor Edi Barbosa de 2000 á 2008, e também treinou na pista da EASA por mais de 6 anos, observamos que os dois estão no topo do atletismo nacional. O fabiano Peçanha já está com índice para as olimpíadas, Lutimar esteve falando conosco esta semana e nos disse que vai correr para tentar o índice no sábado de manhã quando fará a semi-final dos 800 metros. 10;30! Domingo teremos outra grande participação dos cruzaltenses na final dos 800 metros ás 11.05 da manhã! VAMOS FAZER UMA CORRENTE POSITIVA PARA OS NOSSOS ATLETAS!! Col Nº CBAt Atleta Nasc. Clube Tempo Ptos

1 509 8308 Fabiano Peçanha 5/6/1982 E.C. Pinheiros 3.46.31 13

2 525 27256 Lutimar Abreu Paes 14/12/1988 E.C. Pinheiros 3.46.68 8

3 20 31381 Fabio Teixeira Andrade Vieira de Resende Queiroz

8/3/1988 CLA DELFOS 3.47.05 6

4 620 24967 Leandro Prates Oliveira 2/2/1982 SYMAP 3.47.42 5

5 703 0 Ivãn Lópes CHI 3.47.63 0

6 438 15391 Andre Alberi de Santana 29/6/1980 BM&F Bovespa 3.47.91 4

7 450 23202 Jean Pierre Campos Ferrugem

3/11/1987 BM&F Bovespa 3.49.08 3

8 707 0 Mauricio Valdivia CHI 3.49.22 0

9 144 24931 Ioran Fernandes Etchechury 24/1/1993 PROCEMPA/SOGIPA 3.49.79 2

10 30 30119 Itamar Silva do Carmo 28/8/1982 ASTCOM 3.50.11 1

11 764 34692 Israel da Silva Baffa 2/12/1989 ORCAMPI UNIMED 3.51.44 0

12 636 20998 Eder Uillian Oliveira da Silva

27/7/1985 ORCAMPI UNIMED 3.54.01 0

Obs: 400m - 59.72 - 703 800m - 2.04.85 - 703 1200m - 3.05.76 - 438

INÉDITO!!! DOBRADINHA CRUZALTENSE NOS 1500 METROS DO TRÓFEU BRASIL EM SP

OS ATLETAS CRUZALTENSES FABIANO PEÇANHA E LUTIMAR ABREU PAES, GANHARAM DE FORMA SENSACIONAL OS 1500 ME-TROS RASOS NESTA QUINTA FEIRA NO IBIRAPUERA EM SÃO PAULO .

Fabiano Peçanha iniciou seus trei-namento ainda menino na pista do anti-go 17º Batalhão de Infantaria com seu pai Jorge Peçanha na década de 90, quando terminou o tempo de Sargento temporá-rio Peçanha se mudou para Panambi e posteriormente para Santa Cruz aonde

reside até hoje, Fabiano Peçanha já pos-sui vários títulos de Campeão Brasileiro nos 800 e 1500 metros mas o que aconte-ceu quinta feira no estádio de atletismo do Ibirapuera é inédito na história do esporte cruzaltense “ Fabiano Peçanha Campeão e Lutimar Abreu Paes Vice Campeão nos 1500 metros rasos”

Lutimar também iniciou seus trei-namentos em Cruz Alta sob a orientação do Professor Edi Barbosa de 2000 á 2008, e também treinou na pista da EASA por mais de 6 anos, observamos que os dois estão no topo do atletismo nacional.

O fabiano Peçanha já está com ín-dice para as olimpíadas, Lutimar este-ve falando conosco esta semana e nos disse que vai correr para tentar o índi-ce no sábado de manhã quando fará a semi-final dos 800 metros. 10;30!

Domingo teremos outra grande participação dos cruzaltenses na final dos 800 metros ás 11.05 da manhã!

VAMOS FAZER UMA CORRENTE POSITIVA PARA OS NOSSOS ATLETAS!!

ESCOLA FEMININA DE O FUTEBOL!! GOL MIL ( CAMISA DEZ) GAROTA DE OURO

O Gol Mil lança em Cruz Alta à pri-meira escola especificamente feminina para formação de atletas no futebol.

Com estrutura qualificada com gra-mado sintético de excelente qualidade.

Sob a coordenação do Professor Edi Barbosa, especialista em treinamento es-portivo e técnico de futebol.

O Professor Edi estará implementan-do todos os seus conhecimentos com uma metodologia alegre e com muita qualidade para ensinar os fundamentos técnicos e tá-ticos da iniciação como processo de apren-dizagem ao aperfeiçoamento para desen-volvimento de performance e rendimento.

Segundo o professor a prática do fute-bol apresenta inúmeros beneficios principal-mente para praticantes do sexo feminino.

Desenvolvimento de coordenação

motora, lateralidade, equilibrio dinamico melhorando os aspectos psicomotores.

Melhora das capacidades aeróbicas e anaeróbicas melhorando o condicionamen-to físiológico e muscular.

Melhora também a auto-estima atra-vés da alegria do jogo e da realização de etapas que ampliam a capacidade e desen-volvimento de habilidades com a bola.

Auxilia no combate ao sedentarismo, a obsidade e a depressão.

A jovem que pratica esporte e futebol é muito mais alegre e saudavel vai lidar melhor com suas dificuldades.

Venha voce também traga suas ami-gas e prepare-se para dar o seu show !!

Desperte a craque que está em voce o brasil precisa revelar novos talentos para o futebol feminino, acredite no seu potencial!!

Pedido negadoA desembarga-

dora da 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça Mylene Maria Michela negou o pe-dido de reabertura do Beira-Rio para jogos e eventos. Além deste caso do torcedor, o In-ter tem um pedido de liminar no TJ e tam-bém aguarda decisão para hoje. Segundo Ministério Público, as obras representam risco aos torcedores.

EUROCOPA!!Alemanha era favorita porém com muita garra na marcação e uma excelente

desempenho de Buffon no gol a Itália surpreende com o grande Baroteli, que com oportunismo e qualidade fez os dois gols da Azurra, a Itália sempre cresce nas competições e com certeza a final entre Espanha e Itália será um grande jogo que se definirá nos detalhes, onde qualquer uma das seleções pode vencer.

Page 16: 30dejunho2012 oexpresso

16 Jornal o expresso | Sábado e domingo, 30 de junho e 1º de julho de 2012

CENTRO DE PINTURAS informa a previsão do tempo

De mais vida a sua vida.

PREVISÃO DO TEMPO:Ao longo desta segunda-feira mais

chuva é prevista para grande parte do Sul do Brasil. Principalmente no Paraná, há risco para chuvas intensas durante a tarde e a noite, que podem acumular volumes muito elevados. A situação é de alerta para o Estado.

Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Sol com muitas nuvens durante o dia.

sÁBADo:Mín.: 19ºCMáx.: 23ºC

seGUNDA:Mín.: 18ºCMáx.: 23ºC

DoMINGo:Mín.: 19ºCMáx.: 24ºC

VENDE-SE BELA CASACasa medindo 670m², sete quartos, uma suíte, piscina e quiosque para festas, área de pátio 3200m², poço artesiano, caixa d’água. Toda gradeada, com escada e sacada. Sala de jogos.

Tratar: 3303-5995

A Assembleia Legislativa gaúcha é apontada pela ONG Transparência Brasil como a mais transparente entre as Assembleias estaduais. Pioneira, entre os parlamentos, na implementação do sistema de

acesso à Informação Pública, vem disponibilizando, desde 2005, em seu site tudo o que acontece na Casa - e você pode acessar do seu

computador, ou solicitar na Sala Transparência da Assembleia Legislativa. No primeiro dia de vigência da nova Lei de Acesso à

Informação, a Assembleia Legislativa gaúcha já cumpria integralmente a nova legislação. Por isso, informe-se, questione, participe.

www.al.rs.gov.br/transparencia

Férias escolaresAs férias de inverno das esco-

las da rede Estadual e Municipal de educação acontecem do dia 16 a 27 de julho. Na rede estadual de 16 a 20 de julho, acontece a forma-ção dos professores, momento em

que aproveitam o recesso na últi-ma semana. Na rede municipal, as férias são apenas para as escola de Ensino Fundamental, já que a Educação Infantil faz o seu reces-so somente no mês de janeiro.