16deabril oexpresso

12
OEXPRESSO [email protected] www.slideshare.net/jornaloexpresso Sábado e domingo, 16 e 17 de abril de 2011 | Ano 15 | nº 710 R$ 1,50 “Senhor, proteja- me de todo mal, de todas as pesso- as de má fé, e que toda energia nega- tiva que chega até mim se transforme em amor!” Os ventos que às vezes tiram algo que amamos, são os mesmos que trazem algo que aprendemos amar... Por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado e sim, aprender a amar o que nos foi dado, pois tudo aquilo que é real- mente nosso, nunca se vai para sempre. LITIANE PILAU CERVI * 15-10-1988 + 11-04-2011 Convite MISSA DE 7º DIA DE FALECIMENTO Os familiares de convidam para MISSA DE 7º DIA DE FALECIMENTO a realizar-se domingo (17) de abril, às 18horas, na Catedral do Divino Espírio Santo. Comércio confiante para as vendas de Páscoa Programação da Semana Santa PÁG. 07 PÁG. 11 Associação Cruz Alta Futsal jogará em casa neste sábado A equipe cruzal- tense que re- presenta Cruz Alta, nesta temporada na Série Prata do Campeonato Gaúcho de Futsal, fará seu segundo jogo na competição, neste sábado (16), desta vez em casa, contra a equipe do Palestra de Erechim, no Gi- násio Municipal de Espor- tes, a partir das 20 horas e 30 minutos. Após ter joga- do muito bem em Ciríaco, onde conseguiu um empa- te, a equipe de Cruz Alta pretende buscar a vitória com o apoio do público que pretende lotar as dependên- cias do Ginásio Municipal de Esportes de Cruz Alta. Segundo os membros da diretoria da ACAF – Cruz Alta Futsal “sábado é a grande noite para que os cruzaltenses possam ver novamente uma partida de futsal profissional em Cruz Alta, isso depois de muitos anos. Deixamos o convite para que a torcida cruzal- tense compareça em mas- sa, no dia 16 de abril, às 20 horas e 30 minutos, no Ginásio Municipal de Es- portes de Cruz Alta, para buscarmos a vitória”. Lojistas esperam maior movimentação neste final de semana

Upload: jornal-o-expresso

Post on 30-Jun-2015

991 views

Category:

Documents


13 download

TRANSCRIPT

Page 1: 16deabril oexpresso

[email protected]/jornaloexpresso

Sábado e domingo, 16 e 17 de abril de 2011 | Ano 15 | nº 710 R$ 1,50

“Senhor, proteja-me de todo mal,

de todas as pesso-as de má fé, e que toda energia nega-tiva que chega até mim se transforme

em amor!”Os ventos que às vezes tiram algo que amamos, são os

mesmos que trazem algo que aprendemos amar...Por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado e sim,

aprender a amar o que nos foi dado, pois tudo aquilo que é real-mente nosso, nunca se vai para sempre.

LITIANE PILAU CERVI

* 15-10-1988+ 11-04-2011

ConviteMISSA DE 7º DIA DE

FALECIMENTO

Os familiares de

convidam para MISSA DE 7º DIA DE FALECIMENTO

a realizar-se domingo (17) de abril, às 18horas, na Catedral do Divino Espírio Santo.

Comércio confiante para as vendas de Páscoa

Programação daSemana Santa

PÁG. 07

PÁG. 11

Associação Cruz Alta Futsal jogará em casa neste sábado

A equipe cruzal-tense que re-

presenta Cruz Alta, nesta temporada na Série Prata do Campeonato Gaúcho de Futsal, fará seu segundo jogo na competição, neste

sábado (16), desta vez em casa, contra a equipe do Palestra de Erechim, no Gi-násio Municipal de Espor-tes, a partir das 20 horas e 30 minutos. Após ter joga-do muito bem em Ciríaco,

onde conseguiu um empa-te, a equipe de Cruz Alta pretende buscar a vitória com o apoio do público que pretende lotar as dependên-cias do Ginásio Municipal de Esportes de Cruz Alta.

Segundo os membros da diretoria da ACAF – Cruz Alta Futsal “sábado é a grande noite para que os cruzaltenses possam ver novamente uma partida de futsal profissional em Cruz Alta, isso depois de muitos anos. Deixamos o convite para que a torcida cruzal-tense compareça em mas-sa, no dia 16 de abril, às 20 horas e 30 minutos, no Ginásio Municipal de Es-portes de Cruz Alta, para buscarmos a vitória”.

Lojistas esperam maior movimentação neste final de semana

Page 2: 16deabril oexpresso

Sábado e domingo, 16 e 17 de abril de 2011 2 Jornal O EXPRESSO

(55) 3303-5995(

Vinculado a:O EXPRESSOABS PUBLICIDADE E REPRESENTAÇÕES LTDA

Administração, Assinaturas, Publicidade e Redação:Rua João Manoel, 810 - CEP: 98005-170 - Centro - Cruz Alta-RS

E-mails: [email protected] / [email protected]

CNPJ: 92.930.171/0001-38

Responsável Técnico:Dr. Assis Brasil Soares FilhoRegistro Profissional: nº 0064/99Diagramação e Artes:Odilar ZillmannEditora Chefe:Sônia GaiCirculação:Todos os sábadosImpressão:Cia de Arte - Ijuí

Os artigos assinados são de inteira responsabilida-de de seus autores, não representando necessa-riamente a opinião deste jornal.

OPINIÃOProfº Claudino Albertoni

EDITAL DE CASAMENTO nº 15/2011

Quem souber algum impedimento acuse-o na forma da lei.Cruz Alta, 15 de abril de 2011

Rui Fontana - Oficial

• EVANDRO ADEMIR PRATES DOS SANTOS e MARGARETH LUTZ MIGLIAVACCA

• LUÍS MARCELO HENZ e ADRIANA DE FÁTIMA MARTINS DO NASCIMENTO

• EDUARDO HAHN DRUMM e MARLI DOS SANTOS

• RONALDO DIAS DE FREITAS e LÚCIA HORTENCIA DOS SANTOS

CARTORIO DO REGISTRO CIVIL

DESCARRILAMENTO

Data IdadeNome

Cartório de Registro Civil

ÓBITOSROSA MARIA SILVA DE MOURAMARIA AUGUSTA PADILHA DE LIMAANTONIO ROBERTO DE LIMAADÃO RODRIGUES TEIXEIRAJOÃO SOLAR DEBECH DINIZBARBARA SAMANTA MESQUITA DE OLIVEIRAEDISON OLIVEIRAJOSÉ LUIZ PEDROSO DA ROSALYDIA MARTINS DO ROSARIOLENOAR DA SILVA MAIDANAANDRÉA BATISTA DOS SANTOSADÃO DA SILVACLOMIRO FERREIRACHAIANE NORONHA DA ROSALAURA VERGINIA PEREIRA CASTRO

08/04/1109/04/1109/04/1109/04/1110/04/11

10/04/1111/04/1112/04/1112/04/1113/04/1114/04/1113/04/1114/04/1114/04/1115/04/11

4276585978

29725784802978921852

Cruz Alta, 15 de abril de 2011.

OAB/RS 73.010

Na vida há estágios diferentes, etapas que sur-preendem as mais seletas mentes. Em nível pessoal não há diferença para as surpresas

dos estágios da vida. É muito difícil conviver com as limi-tações No fundo imaginamos que somos poderosos domi-nadores. Não raro somos jogados fora dos trilhos. Temos muita dificuldade de lidar com os tombos, com os descarri-lamentos ao longo da vida.

Isso significa que estamos sujeitos a crises existen-ciais, isto é, períodos mais ou menos nebulosos, sofrimentos inesperados, dúvidas cruciais. É a oportunidade de aflorar o poder da escolha. Deus nos deu esse poder: a liberdade. É um dom essencial que nos possibilita desenvolver atitudes de acordo com o entendimento e a consciência.

Na sociedade moderna há muitos questionamentos que colocam a humanidade em alerta. Se para uns a vida no pla-neta é banalizada, para a maioria a preservação das condições que favoreçam a vida é uma atitude constante.

Parece estar se esvaindo a pretensão de instituições reli-giosas e outras de serem donas da verdade sobre a vida no pla-neta. Deus é a única verdade. A ciência, quanto mais se apro-funda, mais se aproxima da verdade suprema que é Deus.

O orgulho humano fica estraçalhado a cada fenômeno da natureza. A ciência explica. O homem não controla e fica desnorteado, descarrilado. A magnitude do universo misterioso, o tempo, o imponderável derrubam o orgulho humano e a presunção de poder.

A grande preocupação de preservar a vida no plane-ta é, principalmente, descobrir quais as atitudes humanas que favorecem a vida, qualificando-a, e quais as que a pre-judicam, impedindo-a de se desenvolver.

A campanha da fraternidade propõe um tema de gran-de repercussão: cuidar da vida no planeta, descobrin-do o que a faz gemer e sofrer. Não é novo esse tema. Os cientistas alertam para os perigos que corremos se mantivermos essa atitude de menosprezo pela vida, sua grandeza e seu significado. As religiões também cum-prem o seu papel. Orientam os homens de boa vontade, levando-os à compreensão de que a vida está aqui, na nossa casa, na nossa comunidade, na nossa cidade, na parcela do planeta que é o nosso país.

Conforme o período de vida as pessoas são levadas a to-mar atitudes diferentes. Um comportamento muito comum é fazer as coisas, absurdas às vezes, e achar que isso quem tem que resolver é o futuro. Para muitos não interessa se o todo vai sofrer. É o egoísmo e o individualismo que leva à incompreen-são da magnitude da vida no planeta.

Não é de estranhar, pois, se descarrilamos de re-pente e ficamos sem saída. Como colocar as coisas nos trilhos novamente é o desafio da humanidade hoje. Não é pouco o que tem de ser feito. É muito grande o trecho de trilhos torcidos e inutilizados. As crateras e os bura-cos abertos pelas bombas e pela radiação devem levar o homem a uma reflexão profunda e responsável porque tudo envolve a vida no planeta.

Ato Solene 1º Arrancadão de Rolimã:

Aulas particulares de matemática

Para Ensino Fundamental e Médio. Trata com Profº Jorge. Fone: 3324.2463.

Avenida Xavantes, 835

Inscrições já podem ser realizadasAs crianças, adolescentes e adultos que queiram

participar do 1º Arrancadão de Rolimã, já podem fazer suas inscrições na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, de segunda à sexta, das 12:00 às 18 horas, nos fundos do Ginásio Municipal de Esportes ou na Loja de Peças - Antonio Megatom, na Plácido de Castro. O evento acontecerá no dia 22 de maio de 2011, a partir das 14 horas, na Avenida Plácido de Castro, abaixo da Rodoviária de Cruz Alta.

Conforme a servidora pública, Gladis Regina, “através deste evento estamos resgatando uma brincadeira antiga, objetivando mostrar esta atividade histórica para os mais novos, onde adultos e crianças poderão interagir”.

Segundo o Secretário Municipal de Esporte e La-zer, Fernando Cossettin “a expectativa é que tenhamos um grande número de inscritos, uma vez que ouvimos muitos comentários, a respeito do evento, inclusive da-queles que já estão montando os carrinhos de rolimã, com muita empolgação”.

A Câmara Municipal de Cruz Alta realiza Ato So-lene, em homenagem aos Militares que participaram de missão de paz da ONU, no exterior, a realizar-se na Sessão Ordinária, nos espaços do Pequeno Ex-pediente e Comunicação de Liderança, do dia 18 de abril, às 20horas, no Plenário da Câmara Municipal.

Page 3: 16deabril oexpresso

Sábado e domingo, 16 e 17 de abril de 2011 3Jornal O EXPRESSO

Conversa com a Presidenta

Coluna semanal da Presidenta Dilma Rousseff

Obs.: Leitores nos enviem suas perguntas para:E-mail: [email protected] / [email protected]: 3303-5995

Cleriston Alan Santos, 25 anos, em-presário de Campinas (SP) – Quando o governo federal irá estimular de fato os peque-nos empresários, cobrando menos impostos e investindo em crédito acessível?

Presidenta Dilma – Nós temos plena consciência da importância das micro e pe-quenas empresas, que empregam, sozinhas, quase a metade da mão de obra no Brasil. Tanto que decidimos criar a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, que terá status de ministério e será vinculada diretamente à Presidência. O órgão vai facilitar em muito a formulação de políticas de apoio – que, aliás, já existem. Em 2006, com a aprovação da lei que instituiu o Estatuto Nacional da Micro-empresa e da Empresa de Pequeno Porte, o setor foi fortemente beneficiado. A lei esta-beleceu estímulos para acesso ao crédito, ao mercado, à tecnologia e criou o Simples Na-cional, que unifica oito tributos. A lei garante também que as compras do setor público, de até R$ 80 mil, devem ser feitas exclusivamen-te das micro e pequenas empresas. Resultado: considerando as vendas apenas para o gover-no federal, o faturamento do setor subiu de R$ 3,8 bilhões, em 2005, para R$ 15,9 bilhões, em 2010. O crescimento foi de 318%. Des-taco também que o aumento real da renda no país foi um estímulo para toda a economia, incluindo o setor das micro e pequenas em-presas. E mais: na semana passada, nós come-moramos a marca de 1 milhão de trabalhado-res que aderiram ao programa Empreendedor Individual e passaram ter inscrição no CNPJ, a emitir nota fiscal, e a contar com toda a pro-teção da Previdência Social.

Felipe Castro B. dos Santos, 24 anos, economista, Pequim (China) – Vivo em Pe-quim há dois anos, como mestrando em polí-ticas públicas. Quais são os seus planos para aperfeiçoar a representação brasileira na Chi-na? E que medidas serão tomadas para am-pliar a cooperação bilateral sino-brasileira?

Presidenta Dilma – Felipe, nossa em-baixada em Pequim já é uma das maiores do Brasil. E, nos últimos anos, inauguramos um consulado em Cantão e renovamos o consulado de Xangai. Neste momento, estou visitando o país, em uma das primeiras viagens que faço ao exterior como presidenta. A China já é, desde 2009, o nosso maior parceiro comercial. Quere-

mos reciprocidade, isto é, aumentar o acesso a produtos brasileiros no mercado chinês, exportar produtos com maior valor agregado. A China é o país que mais investe no Brasil e trabalhamos para aumentar a participação de nossas empre-sas no desenvolvimento econômico chinês. As parcerias devem ser estreitadas em várias outras áreas, como, por exemplo, em ciência, tecnolo-gia e inovação, bem como no campo espacial e de defesa. Temos muitos interesses em comum e atuamos de forma articulada no cenário in-ternacional, em fóruns como o G-20, o grupo dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China) e do BASIC (Brasil, África do Sul, Índia e China). O Brasil e a China estabeleceram entre si – e es-tamos aprofundando – uma parceria estratégica de grande envergadura.

Maria das Graças G. da Silva, 48 anos, cabelereira de Abreu e Lima (PE) – O que será feito para combater o desem-prego em nosso país?

Presidenta Dilma – Vamos prosse-guir com as medidas que vêm apresentando ótimos resultados quanto à redução do desem-prego. O índice atual está em torno de 6%, um dos mais baixos da história. A criação de novos empregos com carteira assinada foi de quase 15 milhões no governo passado e, no primei-ro bimestre deste ano, já bateu novo recorde histórico: 448 mil. O estímulo ao crescimento tem sido vital para a geração de novos postos de trabalho. Foram várias iniciativas, inclusive os altos investimentos em obras de infraestrutura energética, logística e social-urbana, que se es-palham por todo o país. Com as obras do PAC 2, incluindo o programa Minha Casa Minha Vida, com o início da exploração do pré-sal e com a realização dos maiores eventos esporti-vos do planeta – a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016 – aumentará ainda mais a necessidade de mão de obra. Em alguns setores já existem mais vagas que candidatos qualificados para preencher. É por isso que vamos investir ainda mais no ensino, tanto nas universidades e esco-las técnicas quanto nos planos nacionais de qua-lificação. Para aumentar a reinserção dos bene-ficiários do Seguro Desemprego no mercado, lançamos recentemente o portal Mais Emprego (http://maisemprego.mte.gov.br). Com o site, que atenderá todos os estados até o final do ano, vamos integrar informações de vários órgãos e facilitar a vida de quem precisa de emprego.

Estacionamento Rotativo e Cidade Digital

Duas licita-ções para obras aguar-

dadas pela população es-tão marcadas para abril. No dia 19 de abril será licitada a empresa que implantará em Cruz Alta o Estacionamento Rotati-vo. O projeto que envolve várias quadras na região central da cidade englo-ba os seguintes trechos: Rua Pinheiro Machado, entre a Domingos Veris-simo e Coronel Pillar; Avenida General Osó-rio, entre Venâncio Ai-res e General Câmara;

Rua Presidente Vargas, entre Venâncio Aires e General Câmara; Rua João Manoel, entre Ve-nâncio Aires e General Câmara; Rua Andrade Neves, entre Pinheiro Machado e General Câ-mara; e Rua General Câmara, entre João Ma-noel e General Osório.

Outra importante li-citação ocorre no dia 20 quando será escolhida a empresa vencedora para a instalação do projeto Cidade Digital um inves-timento da Administra-ção Municipal no valor

de R$ 300 mil oriundos de emenda parlamentar do ex-deputado federal Beto Albuquerque (PSB) com a articulação do ex-vereador Luiz Noé Soares e contra partida Administração Munici-pal de R$ 26 mil. O pro-jeto prevê a instalação de quatro torres, e propõe o acesso à internet banda larga, promovendo a in-clusão digital da popu-lação em 100% da área urbana.

Além destas, três outras licitações tam-bém estão com datas definidas para abril que são para aquisição de veículos da Secretaria Municipal de Educa-ção (6/4), construção do Posto de Saúde da Família (PSF) situado no bairro de Fátima (12/4), investimento de R$ 200 mil vindo de emenda parlamentar do deputado federal Hen-rique Fontana (PT) e mais R$ 90 mil de con-tra partida da Adminis-tração e iluminação pú-blica (13/4).

MUNICÍPIO

Page 4: 16deabril oexpresso

Sábado e domingo, 16 e 17 de abril de 2011 4 Jornal O EXPRESSO

Vantagens dos Trabalhadores Municipais estão sendo extintas pela atual Administração

ESPAÇO JURÍDICO

Dr. Marcos Adriano Vargas

Ministro concede cautelar para que filhos visitem pai na prisão

O ministro Gilmar Mendes, do Supre-

mo Tribunal Federal (STF), assegurou a M.G.S., que cumpre pena de 39 anos de reclusão no Rio Grande do Sul, o direito de receber a visita de seus dois filhos, de dez e onze anos. O pedido foi formulado em medida caute-lar em Habeas Corpus (HC 107701) impetrado pela defe-sa do preso, que teve a auto-rização negada nas instâncias ordinárias e no Superior Tri-bunal de Justiça. A medida, porém, aplica-se somente aos dois filhos, enquanto o pedi-do pretendia alcançar tam-

bém três enteados. A Vara das Execuções

Criminais da Comarca de Por-to Alegre adotou, ao rejeitar o pedido, o fundamento de que, apesar do vínculo, as crianças estariam sendo expostas, “sem nenhuma garantia, a um am-biente que não lhes é próprio”, podendo trazer prejuízos à sua formação psíquica, que deve ser preservada. O entendimen-to foi mantido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, para o qual o ingresso de crianças no ambiente prisional afrontaria as disposições pro-tetivas do Estatuto da Criança e do Adolescente (artigos 18 e 70). Para o STJ, o pedido não era compatível com a via do habeas corpus, “que visa ga-rantir a liberdade do cidadão

e, no caso, não há qualquer violação ao direito de ir e vir do paciente”.

A Defensoria Pública da União, ao impetrar o HC no Supremo, alegou que a proibição de visita dos filhos interfere na liberdade do preso e configura, sim, constrangi-mento na liberdade de loco-moção, também, dos filhos e dos enteados, “uma vez que os priva de irem até o lugar onde o pai deles está”. Sendo assim, é cabível o pedido por meio de habeas corpus.

Em seu despacho, o mi-nistro Gilmar Mendes observa que a questão do direito do réu ao contato com seu advogado e com a família vem sendo examinada pelo STF há bas-tante tempo. “Aliás, o direito à

visita é assegurado pela Lei de Execuções Penais (artigo 41, inciso X)”, afirma o ministro, para quem a visita representa medida adequada à ressociali-zação do preso.

Gilmar Mendes cita o parecer do Ministério Público do Rio Grande do Sul, que

informa que a Superintendên-cia de Serviços Penitenciários (Susepe) do estado, que regu-lamenta os procedimentos de ingresso de visitantes nos esta-belecimentos prisionais, exige, em relação às crianças meno-res de 12 anos, a comprova-ção de parentesco e vínculo

familiar com os apenados. Por isso, a manifestação do MP foi favorável à visita dos filhos, mas contrária à dos enteados, de cinco e 12 anos, filhos da atual companheira de M. “É nítida a ausência de elementos que justificam e comprovam o vínculo familiar”.

A Diretoria do SIMCA che-gou a conclusão de que as vantagens dos tra-

balhadores Municipais estão sendo extintas pela atual administração “nunca se viu algo igual, começou com a reforma administrativa e não sabemos onde isso vai parar, todo dia temos novidades, sempre para prejudicar os servidores”.

A vantagem do auxílio alimen-tação está previsto na Seção VI da Lei Complementar nº 004/95 – Es-tatuto do Servidor Público Municipal, sendo regulamentado pela Lei Muni-cipal nº 992/2002, alterada pela Lei Municipal nº 1.463/2006.

O Jornal O Expresso conver-sou com o Presidente do Sindicato dos Municipários de Cruz Alta-SIMCA, João Vanderlei Vieira, que recebeu no final da tarde dia 5 de abril, o Ofício nº 025/2011, datado de 23 de março de 2011 da Procuradoria Jurídica do Município, que trata sobre os novos critérios para o pagamento do auxílio alimentação “o prefeito mu-nicipal determinou em seu despacho que informasse ao SIMCA da decisão que estava tomando e inclusive com re-messa de cópia das manifestações das assessorias, o que só veio a ocorrer no dia 13 p.p.”

Após análise minuciosa da documentação da Prefeitura Municipal, não resta dúvida que a nova interpretação é de interesse administrativo e não de legalidade, evidencia-se, quer pela nota de esclarecimento da PROJUR, quer pelos Pareceres recebidos dos órgãos de Assessoria, que não há nenhuma ilegalidade no pagamento de auxílio alimentação para servidores em atividade.

De acordo com a nota de esclarecimento a Administra-ção Municipal vale-se da decisão do Tribunal de Justiça para a retirada da vantagem dos servidores municipais, o que passaremos a esclarecer, diz João.

Após determinação contida no Parecer 153/10-PJ e a manifestação do SIMCA, foi encaminhado pedido de orien-

tação e de novos pareceres à dois órgãos de consultoria na cidade de Porto Alegre, sendo que o primeiro expedido pela Dallagnol Advogados Associados, houve a manifestação de forma conclusiva com o seguinte teor: “Dessa forma, entendemos cor-reta a manifestação da Procuradoria do Município no sentido de pagamento do vale-alimentção após a vigência da Lei nº 1.463/2006, apenas aos servidores em efetivo exercício das funções”, lei essa da atual administração. Já o pa-recer da DPM concluiu: “Não obstasse nossa interpretação, na mesma linha da manifestação pela Procuradoria do Município e neste item manifestada expressamente, para solver terminan-temente a controvérsia, pondo fim à

possibilidade de novas demandas judiciais, recomendamos a edição de lei municipal de natureza interpretativa, de iniciati-va do Prefeito, fazendo expressamente constar que a expres-são “em atividade” a que alude o art. 1º da Lei Municipal nº 992/2002, na redação da Lei Municipal nº 1.463/06, significa necessidade de serviço real, prestado pelos servidores nos seus respectivos locais de trabalho, excluindo as hipóteses de licenças e outros afastamentos, mesmo quando as legislações as consideram como de efetivo exercício”.

Verifica-se que as duas conclusões emitidas pelos órgãos de consultorias mantêm o pagamento de auxílio alimentação para os servidores em efetivo exercício da função. A DPM foi mais abrangente, inclusive, recomendou ao Prefeito Munici-pal a edição de lei municipal, onde definiria novos critérios para evitar o pagamento do auxílio alimentação, onde deve-ria estar expresso a necessidade de serviço real, excluído-se as hipóteses de licenças e outros afastamentos, mesmo quando as legislações as consideram como efetivo exercício. As documentações expedidas pelas assessorias fizeram aná-lise genérica, onde tratou sobre servidores “em atividade” e na “inatividade”, e sobre a ADI 700008575698,24/Civil, que em nada excluiu os servidores em atividade, no exercício de

seus cargos ou empregos públicos.O Tribunal de Justiça condenou

o Município de Cruz Alta a pagar o Auxílio Alimentação a servidora licen-ciada por motivo de afastamento para tratamento de saúde com a seguinte decisão “Neste sentido, como tam-bém se viu, havia previsão expressa na lei local acerca do pagamento de auxílio-alimentação a celetistas licen-ciados por motivo de saúde, mesmo tendo em vista seu caráter indeniza-tório, dispositivo este que vigeu até a edição da LM nº 1.463/2006. Assim

sendo, ainda que o entendimento estão esboçado pelo Tri-bunal Pleno amolde-se à compreensão que tenho sobre o tema, não há como dele se valer na época em que vigente o art. 1º , “b”, da LM nº 992/2002, prevalecendo a opção do legislador municipal de conceder o vale-alimentação nessa circunstância específica, sob pena de afronta ao princípio da legalidade, repriso. Desta forma, segue inalterada a sen-tença no ponto em alcançar o vale-alimentação, a contar de outubro de 2004, nos termos do art. 1º, “b”, da LM nº 992/2002.” Ora, se o Tribunal de Justiça condenou o Mu-nicípio a pagar o Auxílio-Alimentação até a edição da LM nº 1.463/2006, lei de autoria da atual administração, que retirou esta vantagem dos servidores celetistas, ao mesmo tempo fica evidenciado pela decisão do TJ que não há ne-nhuma ilegalidade quando houver previsão expressa em lei local para a sua concessão.finaliza o Presidente do SIMCA.

De acordo com o artigo 53 da Lei Complementar 004/95, define quais são as possibilidades legais que o servidor poderá afastar-se do exercício das atribuições do seu cargo no serviço público municipal. Os demais afasta-mentos são considerados como efetivo exercício, devendo perceber todas as vantagens do cargo, como se nele es-tivesse, exemplo, licença saúde, licença gestante, licença prêmio, entre outros.

A Direção do SIMCA destaca que o Município de Cruz Alta está sendo Governado por um Sindicalista, que sempre lutou pela garantia dos direitos dos trabalhadores bancários. Acreditamos, que há possibilidade legal para reverter essa decisão de cortar o auxilio alimentação, que o Executivo de-verá trabalhar pela manutenção do direito e não pela sua retirada, o Prefeito Municipal pode fazer mais pelo servidor, desde que assumiu vem tirando direitos históricos criados pelos prefeitos passados que só perdemos na sua adminis-tração entre eles, incorporação da FG, Medalhas de Bronze, Prata e Ouro, Prêmio Assiduidade, Avanço de 10% sobre o básico (percentual não aplicado no básico da LC 0042/08) e agora a retirada do auxílio alimentação e só não perdemos os adicionais de 15% e 25% e os avanços de 10% que iria para 3%, graças ao Poder Legislativo que fez emendas su-pressivas garantindo tal direito.

Concluímos, dizendo que se o Tribunal de Justiça na decisão proferida na matéria questionada deu provi-mento ao direito ao auxílio alimentação para servidores celetistas, até a edição da Lei Municipal nº 1.463/2006, entendemos que essa vantagem pode ser devolvida, bas-ta o Prefeito Municipal encaminhar projeto de lei fazendo essa regulamentação, devolvendo o que ele mesmo tirou quando enviou projeto para a Câmara que originou a Lei Municipal nº 1.463/2006. Os demais servidores do quadro tem essa garantia assegurada pelo Estatuto, uma vez es-tando em atividade e em efetivo exercício do cargo, o que está acontecendo por essa administração é analisar a lei com forma de prejudicar o trabalhador, pois, se fosse para beneficiar estaria procurando formas para manter, mas acreditamos que isso ainda é possível, finaliza João.

Page 5: 16deabril oexpresso

Sábado e domingo, 16 e 17 de abril de 2011 Jornal O EXPRESSO 5

HoróscopoLUA: CRESC. 11/04 a 17/04

• Cultura • Arte • Atualidades • Dicas

• Moda • CuriosidadesZuleika EdlerFrase: “Noventa por cento da nossa felicidade depende unicamente da saúde. Com ela, tudo se torna uma fonte de pra-

zer. Sem ela, ao contrário, nenhum bem do mundo, seja qual for, é desfrutável”. (Arthur Schopenhauer)Áries 21/03 a 20/04

Touro 21/04 a 20/05

Câncer 21/06 a 21/07

Leão 22/07 a 22/08

Virgem 23/08 a 22/09

Libra 23/09 a 22/10

Escorpião 23/10 a 21/11

Sagitário 22/11 a 21/12

Capricórnio 22/12 a 20/01

Aquário 21/01 a 19/02

Peixes 20/02 a 20/03

Os aprendizados mais importantes agora ocorrem por meio das ações, nativo de Áries. Autoconfiança para trilhar novos caminhos. Oportunidades de ampliar os horizontes.

Excelente momento para o progresso profis-sional, se você ousar novas atitudes e ativida-des. Período que ressalta o seu caráter pioneiro, de desbravador, de iniciador, canceriano.

O Sol, regente leonino, está conjunto à Jú-piter sinalizando impeto expansionista. Pro-gresso associado à inovação e ao pioneirismo. Oportunidades em estudos e viagens. Experi-ências e ensinamentos importantes.

Oportunidades de negócios. Mas evite exces-sos que possam comprometer as finanças. Pes-soas com quem você se relaciona podem estar numa fase de mudanças e de crescimento.

A conjunção entre Sol e Júpiter no signo de Áries favorece a expansão nos relacionamentos librianos. Se lida com clientela, poderá aumentá-la. Ensinamentos sobre a arte de se relacionar.

Dia que favorece a percepção dos conhecimen-tos que levam à expansão no trabalho. Quer fazer mais e melhor, escorpiano. Viagens podem fazer parte do trabalho. Busca de um novo sentido e significado para as suas atividades e interesses.

Júpiter, o planeta regente sagitariano, está con-junto ao Sol, indicando expansão. Energia de con-quista, de aventura, de expansão. Mas evite exage-ros e mau julgamento das situações. Crescimento associado a novas experiências emocionais.

É possível que os capricornianos se sintam mais cidadãos do mundo e queiram viajar. Per-cepção de que o mais importante crescimento é interior. Ampliação da noção de lar. Impor-tantes ensinamentos emocionais.

Favorecimento para cursos, concursos, viagens, comunicação e contatos, nativo de Aquário. Aspectos educacionais e cul-turais enfatizados. Mais movimentação e dinamismo no dia-a-dia.

Oportunidade de utilizar o que você possui de uma nova maneira, nativo de Peixes. Crescimento material depende de conhecimento. Mas evite exageros que comprometam as finanças.

Gêmeos 21/05 a 20/06Excelentes oportunidades de crescimento, vin-

culadas às amizades e aos grupos, geminiano. Favorecimento para estudos, cursos, viagens e tudo o que expanda os seus horizontes.

Muitas coisas estão ocorrendo interiormen-te e são a semente de uma nova vida, taurino. Aprendizados espirituais sobre o que é fator de crescimento. Momento de preparação a uma nova etapa de desenvolvimento.

É BOM LER: O príncipe peru

Um príncipe real enlou-queceu e pensava ser um peru. Sentia-se

compelido a se sentar nu em-baixo da mesa, bicando ossos e pedaços de pão, como uma ave. Os médicos reais desistiram da esperança de algum dia curá-lo de sua loucura, e seu pai, o rei, sofria muito com isso.

Um sábio então apareceu e disse: - Eu vou curá-lo.

O sábio se despiu e se sentou nu sob a mesa ao lado do Prín-cipe, pegando com a boca miga-lhas e ossos.

-Quem é você? Perguntou o príncipe. – o que você esta fa-zendo aqui?

-E você retrucou o sábio. –O que está fazendo aqui?

-Sou um peru - disse o príncipe.Eu também sou um peru-res-

pondeu o sábio.Eles se sentaram juntos as-

sim por algum tempo, até se tornarem bons amigos.

Um dia, o sábio fez um si-nal para que os servos do rei lhe jogassem duas camisas. Ele disse ao príncipe:

O que faz você pensar que um peru não pode vestir uma camisa? Você pode vesti-la e ainda continuar sendo um peru. - com isso, os dois vestiram as camisas.

Depois de algum tempo, o sábio fez outro sinal para os servos e eles jogaram para ele duas calças. Do mesmo modo que antes, ele disse:

-O que você pensar que não pode ser um peru se usar calças?

O sábio continuou dessa ma-neira até os dois estarem com-pletamente vestidos.

Ele então fez outro sinal, e serviram lhes a comida que se comia em cima da mesa.

Novamente, o sábio disse:-O que faz você pensar que deixa-rá se ser um peru se comer boa comida? Você pode comer o que quiser, e ainda assim ser um peru! - E ambos comeram.

Finalmente ele disse:- O que faz você pensar que um peru precisa se sentar debaixo da mesa? Até mesmo um peru pode se sentar à mesa.

O sábio continuou assim até o príncipe ficar completamente curado.

Anis? Quer dizer que além de charmosa você é uma líder natural.

Cereja? O aroma perfeito para as detalhistas e batalhadoras.

Laranja? É a escolha das mu-lheres modernas, divertidas e que têm carisma.

QuEM MAnDA poR úlTiMoNão há dúvida de que os

homens sempre dão a última palavra:

“Sim, querida”.

ÓCulos- Doutor, creio que preciso de

óculos.- Definitivamente, senhor.

Isto é um banco...

Seu aroma preferido é...

Ria Se Quiser

Hora do Lanche!

Cuidado ao vestir...

Meu Recadinho:

SAúDE: Melancia é uma boa frutaA melancia tem grande

quantidade de potássio, que é ótimo para a limpeza de potássio, que é ótimo para a limpeza dos rins, e muitos antio-xidantes, que ajudam a mantê-los saudáveis. Além disso reduz a quantidade de ácido úrico, no sangue, diminuindo o risco de cálculo renal.

O maior ‘engordador’ de roupas é o caimento, o que define se a peça está justa, larga, repuxando aqui ou apertando aco-

lá. O caimento ideal é quando a roupa acompanha o desempenho do seu corpo ficando um pouco soltinha, sem colar nem sobrar demais.

Quando você for capaz de abençoar silenciosa-

mente todas as pessoas e fazê-lo amorosa e indiscriminadamente, você encontrará uma cura rápida para o problema da ambição. Em lugar de sentir-se pouco à vonta-de na presença de determinadas

pessoas ou de uma multidão, você se sentirá bem. Por quê? Porque você estará atraindo a Graça para si mesmo. Oscar Wilde percebeu isso quando disse: “ Não pode-mos buscar o amor. Ele nos chega espontaneamente quando damos amor aos outros.” - Paul Brunton

TRuFA DE CHOCOLATE DA PALMIRINHAingredientes:• 500g de chocolate meio

amargo picado em pedaços pe-quenos • ½ lata de creme de leite sem soro • 100g de manteiga sem sal (em tem-peratura ambiente) • 1 co-lher (sopa) de conhaque • 500g de chocolate ao leite para a cobertura, picado em pedacinhos.

Modo de fazer:Derreta o chocolate meio

amargo em banho-maria, junte o creme de leite e mexa bem. Acrescente a manteiga e o co-nhaque, misture e leve à geladei-ra por 24 horas. Modele bolinhas, formando as trufas e retorne à geladeira por mais uma hora. Derreta o chocolate da cobertura em banho-maria, passe nas bo-linhas e gele de novo. Só tire da geladeira ao servir.

• Para derreter o chocolate em banho-maria, espere a água es-quentar antes de colocar o reci-piente sobre ela.

Importante: não deixe o líquido ferver.• Tome cuidado ao mexer. Se cair

água no chocolate, ele endurece.• Com uma espátula, bata bem

o chocolate derretido, para que ele não perca o brilho e esfrie mais rápido.

OBSERVAÇÃO:

Isto deixa você gorda!

Page 6: 16deabril oexpresso

Sábado e domingo, 16 e 17 de abril de 2011 6 Jornal O EXPRESSO 6 Sábado e domingo, 16 e 17 de abril de 2011.

ZÉ BRANDRÃO e NEOLANGE CULAU BRAN-DÃO, presenças comunicativas, nas noites da cidade.

ANTONELA BERTEI CHIOCHETTA comple-tou dia 20 de março seu 1º aninho, sendo homenageada com uma linda festa, em Tu-cunduva, onde reside. Os pais MICHEL e SABRI-NA BERTEI CHIOCHETTA receberam os avós VAL-DIR e ELISABETA SPADER CHIOCHETTA e CLEONE BERTEI de Cruz Alta e con-vidados de várias cidades do Estado, para cantarem o “Parabéns a Você” à fofi-nha ANTONELLA.

Ten. Cel. PAULO ROBER-TO DA ROSA DUARTE, Comandante do Comando Regional de Polícia Osten-siva do AltoJacuí recepcio-nou a sociedade cruz-alten-se e regional com o Baile da Comenda ‘Alto Jacuí’, ontem (15) à noite, no Clube Inter-nacional. O evento revestiu-se de muitas homenagens à personalidades que pres-tam relevantes serviços à comunidade.ANALICE FUMAGALLI

DUARTE, muito simpática e elegante foi perfeita anfi-triã ao lado do esposo.

Dando continuidade ao processo de desenvolvimento educacional, esta agendado para segunda-feira (18), a troca de nome e logomarca da Escola Santa Mônica para FAC-CENTRO. A data será compartilhada com todos os alunos da Escola e marcada por uma fase de maiores e melhores realizações. Na foto: EVELISE DOBLER - Gerente Comercial, Dr. RUI PA-DILHA RAMOS e CECÍLIA PERLIN - Administradores e VONI MARIA DOBRACHINSKI - Diretora.

BIANCA GREFF CONRAD com-pletou 17 anos na quarta-feira, 13 de abril, rece-bendo com cari-nho os parabéns da mãe ANA, do papai JOÃO e da mana JULIA.

Gen. Bda. JOSÉ CAIXETA RI-BEIRO, Comandante da Artilha-ria Divisionária da 3ºDivisão de Exército – AD Brigadeiro Gurjão, realiza dia 19 de abril, solenida-de militar em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro, às 10 horas, em frente ao QG AD/3. Na foto, com a esposa PATRÍCIA.

EDUARDO HER-TER e JULIANA HERTER, satisfei-tos com a aceita-ção da empresa no ramo de esqua-drias e aberturas em alumínio, com alto padrão de aca-bamento. Na foto, com o filho CAUÃ.

Page 7: 16deabril oexpresso

Sábado e domingo, 16 e 17 de abril de 2011 7Jornal O EXPRESSO

pRoGRAMAÇÃo DAs pARÓQuiAs pARA sEMAnA sAnTA

Diocese de Cruz Alta fará parte da Arquidiocese de santa Maria

Paróquia da Catedral do Divino Espírito Santo

Paróquia Nossa. Sra. do Rosário de Fátima

Paróquia Imaculada Conceição de Cruz Alta:

Dia 17 – Domingo de RamosDevolução Envelopes

Campanha da Fraternida-de 2011 – Dia Nacional de Coleta da Solidariedade09h – Procissão de Ra-

mos – saída do Santíssi-ma, Asilo Santo Antônio e Supermercado Vincensi10h – Missa18h – Missa e Confissões

na CatedralDia 20 – Quarta-Feira 19h – Missa Benção dos

Santos ÓleosDia 21 – Quinta-Feira 19h – Lava PésDia 22 – sexta-Feira 15h – Celebração da Pai-

xão19h – Via-Sacra – Procis-

são em redor da Praça Dia 23 – sábado. 20h - Vigília PascoallDia 24 – Domingo de

pascoa 8h – Missa10h – Missa18h - Missa

Dia 17 – Domingo de Ramos8h – Missa de Ramos – Bênção dos Ramos, saída

do Instituto Annes Dias e Capela Perpétuo Socorro.9h – Missa19h – MissaDia 21 – Quinta-feira santa19h – Missa do lava-pésDia 22 – sexta-feira santa15h – Celebração da PaixãoDia 23 – sábado santo19h – Vigília PascalDia 24 – Domingo de páscoa9h - Missa

Dia 17 de abril - Domingo de Ramos8:30h, Celebração com Bênção dos Ra-

mos; início na Praça, seguindo procissão até a Matriz Conceição.TRíDuo pAsCAl: • 21 de abril, Quinta Feira Santa, às

19:30, celebração. Após Vigília. • 22 de abril, Sexta Feira Santa, celebra-

ção às 15h.• 23 de abril, Sábado Santo, celebração

às 19:30h.• 24 de abril, Páscoa da Ressurreição,

celebração às 8:30h.

RELIGIÃO

Para melhorar os atendimentos das Dioceses do Rio Grande do Sul, foi criada nesta semana

mais três arquidioceses no Estado, de-signadas para Bagé, Santa Maria e Passo Fundo. Isto porque o Estado tinha ape-nas uma arquidiocese, em Porto Alegre, que deveria acompanhar todas as dioce-ses do RS.

Segundo o Bispo Diocesano de Cruz Alta, Dom Frederico Heimler, o Vatica-no criou mais três arquidioceses. “Nas dioceses que foram criadas as arquidio-ceses, havia Bispos, passando a serem Arcebispos. Estes terão que acompanhar as dioceses que fazem parte da arqui-diocese. As dioceses de Cruz Alta, Santo Ângelo, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul e Cachoeira do Sul farão parte da arqui-diocese de Santa Maria. Assim, poderão trabalhar mais em conjunto, discutindo e solucionando as questões levantadas rapidamente. Há dois anos Cruz Alta também aderiu ao seminário de Santa Maria”, diz o Bispo.

Com a criação da Arquidiocese em Santa Maria, poderá ser partilhado entre as cidades os pequenos proble-

mas que cada uma das dioceses tem. “As arquidioceses levarão as questões levantadas para Brasí-lia, que se necessário for, enca-minhará para o Vaticano. Agora os trabalhos das dioceses serão agilizados, e assim nos sentimos mais valorizados e responsáveis”, finaliza Dom Frederico.

Page 8: 16deabril oexpresso

Sábado e domingo, 16 e 17 de abril de 2011 8 Jornal O EXPRESSO

( Folclore, Tradição, Chasques e outras Gauderiadas)ANGELINO ROGERIO • [email protected]

MAS, BÁH!...

É Páscoa...No Linke Su-

p e r m e r c a d o s , como tradição, a Empresa investe em decoração e eventos de integra-ção com clientes e a comunidade.

Os persona-gens Linkoelhos fo-ram criados e aper-feiçoados durante os anos. Hoje eles tem até música própria e, fazem a

festa nos 3 endereços dos Supermercados além de parti-ciparem da visita à escolas e entidades.

No Linke da Cândido Machado alunos da Escola Ve-nâncio Aires tem exposto trabalhinhos, num espaço deno-minado “Cantinho da Criança”. Parabéns ao Linke Super-mercados pela iniciativa que vai além do comércio, como também, a comemoração desta importante data com a realização de atividades educativas e de fundo social.

“Barbaridade!..”

Essa expressão típicamente gaúcha faz parte do nosso vocabulário, do nosso dia-a-dia e é uma coisa tão comum

que passa despercebida a noção de seu sentido no universo da nossa língua pátria.

Embora não seja tão usual, pelo menos os gaudérios mais soltos das patas usam a expres-são prá tudo que é acontecimento: “Mas tá frio uma barbaridade!”, “Choveu uma barbaridade”, “Mas que barbaridade!”... e por aí vai. A gauchada aprende desde pequenininho. Pelo menos os que nascem aqui no interior. Soa meio estranho no inicio, mas depois a gente vai se acostumando. Pois imagine prá quem não é nativo, chegar aqui nos pampas e se deparar com nosso linguajar próprio, o“gauchês”. Vai sofrer uma barbaridade! Mas a despacito vai se aquerenciando, entrando “nos eixos”, se aculturando no más. Por via das dúvidas, caso seja necessário, temos “Dicionário Gaúcho”, “Vocabulário Campeiro”, ferramentas básicas para os viventes não se apertarem na hora de conhecer “nossa lingua”. E quem escutar os programas de rádio aqui da terrinha vai sair pós-graduado pois temos locutores que são mestres no nosso linguajar campeiro.

Pois “Barbaridade” talvez seja uma das ex-pressões gaúchas mais conhecidas. Só não deve ser confundida com “barbárie”, isso é coisa de gente não civilizada. Nem com ação de “bárba-ros”, aqueles povos nômades do norte da Europa

que eram os grandes inimigos dos romanos. “Bar-baridade” significa uma expressão de surpresa, espanto, inconformidade. Até um certo exagero. Mais ou menos um “não é possível”, “puxa vida”, “que coisa absurda”.

É uma marca tão forte dos gaúchos que virou até nome de conjunto musical, o TCHÊ BARBARIDADE, hoje um grupo de enorme su-cesso. O batismo foi lá no “Bar Baridade” um bar e restaurante campeiro que foi referência no gênero em Porto Alegre na década de 80.

Mas tem sua história na música também. A “Dupla Mirim” do grande gaiteiro Albino Mani-que (hoje Os Mirins) lançou uma música nos anos 60 chamada “BARBARIDADE” e fêz enorme su-cesso no Brasil todo. Dizia assim o refrão: “Bar-baridade, isso é bom que mete medo e se mete medo é bom, isso é bom barbaridade”

Porém, o mais impressionante e muitos não sabem é que a expressão “BAH !...” é uma abreviação de “barbaridade”. A gurizada da cidade (principalmente os da capital) sem-pre foram resistentes ao regionalismo, mas por fim adotaram o termo e hoje ele nos identifica onde quer que se vá. É prático,simpático e nos dá uma identidade própria que só perde mesmo prá o nosso sotaque sulista.

E qualquer cristão de outras paragens que se achegue por aqui, sempre arrisca pronunciar um “BÁH” na sua conversa. Pode ser uma forma de interagir e se sentir à vontade. Ou quem sabe

amenizar o sotaque da região de onde veio e se “entreverar” de vez com a gauchada.

Mas Bah, Tchê!....

Page 9: 16deabril oexpresso

Sábado e domingo, 16 e 17 de abril de 2011 Jornal O EXPRESSO

Alfredo Roeber - [email protected]

www.unimedplanaltocentralrs.com.br/cruz-alta

Nossa Velha Nova Cruz Alta

Prédios de interesse histórico - cultural da cidade de Cruz Alta

PARTE 04

9

QuARTEL 29º G.A.C.

AVENIDA PADRE PACHECO, 100 - CONSTRUÇÃO 1909

AVENIDA SATURNINO DE BRITO, S/N - CONSTRUÇÃO 1930

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGuA

CASA ANNES - BuENO

CASA ANTÔNIO AuDINO

CASA AITA

RUA PINHEIRO MACHADO, 822 - CONSTRUÇÃO 1884

RUA VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA, 408 - CONSTRUÇÃO 1910

RUA PINHEIRO MACHADO, 1198 - CONSTRUÇÃO 1922

Escolas públicas terão filosofia em 2012A filosofia vai voltar, na prática,

para o conteúdo curricular dos alu-nos de ensino médio, depois de 47 anos fora dos currículos das escolas de educação básica no país. No ano que vem, as escolas da rede pública receberão pela primeira vez, desde a ditadura, livros didáticos da disciplina para orientar o trabalho dos professo-res. Foi o regime militar que baniu a filosofia das escolas.

Em 2008, uma lei trouxe de volta

a filosofia e a sociologia como disci-plinas obrigatórias para os estudantes do ensino médio. A professora Maria Lúcia Arruda Aranha ensinava filosofia em 1971 quando a matéria foi extinta pelo governo militar. Hoje, é uma das autoras dos livros que foram seleciona-dos para serem distribuídos aos alunos da rede pública pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático).

Ela avalia que o país “demorou demais” para incluir as duas discipli-

nas novamente entre as obrigató-rias e ainda falta “muito chão” para que elas sejam ministradas da forma adequada. Ainda faltam professores formados na área já que, por muito tempo, não havia mercado de traba-lho para os licenciados e a procura pelo curso era baixa. Em 2009, 8.264 universitários estavam matriculados em cursos superiores de filosofia 78 vezes menos do que o total de alunos de direito.

Estados e municípios terão de pagar o piso nacional para professores

O Supremo Tribunal Federal (STF) confir-mou a constitucionalidade da lei do piso nacional para professores da rede pública

e determinou que ele deve ser considerado como ven-cimento inicial. A legislação, sancionada em 2008, foi ainda naquele ano contestada pelos governadores de Mato Grosso do Sul, do Paraná, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e Ceará. O valor atualizado que deve

EDUCAÇÃO

Muitas vezes são pro-fissionais formados em outras graduações como história ou geografia que assumem a tarefa. Os livros didáticos devem ajudar a orientar os docentes no en-sino da filosofia.

A história da filoso-fia, as ideias dos principais pensadores como Platão, Kant e Descartes, servem de base para ensinar aos jovens conceitos básicos como ética, lógica e políti-ca. Mas Maria Lúcia ressal-ta que é muito importante conectar o conteúdo com a realidade do aluno para que ele “aprenda a filosofar”.

ser pago pelos estados e municípios aos docentes em 2011 é de R$ 1.187,14.

No julgamento, os ministros rejeitaram por 8 votos a 1 uma ação na qual a lei era contestada pelos gover-nos dos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará. Dentro e fora do plenário, manifestantes comemoraram votos favoráveis ao piso batendo palmas. Os argumentos contrários re-cebiam vaias. Com isso, o protocolo da Corte foi que-brado várias vezes durante o julgamento.

Ao contrário do que alegavam os governadores, o STF concluiu que a lei está de acordo com a Cons-tituição Federal, que prevê a valorização da profissão. O Supremo rejeitou a alegação de que a União teria invadido competências dos estados e dos municípios para tratar da remuneração de seus servidores.

Para a maioria dos ministros, a lei regulamentou um artigo da Constituição segundo o qual uma lei federal fi-xaria o piso salarial nacional para professores. O objetivo seria valorizar os profissionais da educação. “O piso está vinculado à melhoria da qualidade do ensino”, afirmou durante o julgamento o ministro Ricardo Lewandowski. “Não há nenhuma inconstitucionalidade no fato de a União ter estabelecido por lei esse piso”, disse.

Page 10: 16deabril oexpresso

Sábado e domingo, 16 e 17 de abril de 2011 10 Jornal O EXPRESSO

CRÍTICAAUTOCRÍTICA

&• a.b.s. fº

EsCoTisMoO escotismo é o

maior movimento de jovens do mundo, no qual meninos e meninas nas mais diversas faixas etárias desenvolvem, na forma de um grande jogo, as virtudes, o caráter, a personalidade e a boa ci-dadania. Com um progra-ma pedagógico adequado a cada faixa etária, ativi-dades de sede, acampa-mentos, aventuras como, rafting, rapel, jornadas e uma série de outros even-tos possibilitam aos jovens o total desenvolvimento de

suas potencialidades físi-cas, afetivas, sociais, es-pirituais, intelectuais e de caráter. O Grupo Escoteiro “Erico Veríssimo, atual-mente composto 48 jovens entre meninos e meninas estando localizado, junto as dependências do 29º GAC a Rua Padre Pache-co, Bairro de Fátima, está com as inscrições abertas para 2011. A participação é sempre voluntária, sen-do a idade mínima para ingresso de 7 anos (alfa-betizado), não tendo limite máximo nem discriminação

de raça, religião ou sexo. Lobinhos, para jovens

de 7 a 11 anos, que for-mam a Alcateia. Escotei-ros são jovens de 11 a 15 anos que formam a Tropa Escoteira. Seniores e guias são jovens de 15 a 18 anos que formam a Tropa Sê-nior e Pioneiros. Jovens de 18 a 21 ano formam a Clã Pioneiro. Atividades todos os sábados, das 14:15 às 17:15 horas. Informações pelos fones 81174993 / 81375432/ 99652912, Es-coteiros, sempre alerta, melhores cidadãos.

Comandante do 29º GaC-aP assumiu como presidente de honra do Grupo Escoteiro Erico Verrismo – 64º/Rs

O Comandante do 29º GAC AP, Ten Cel Art Cláudio Vasconcelos San-tos, aceitou convite da Diretoria do Grupo Esco-teiro Erico Verissimo-64°/RS e recebeu o título de Presidente de Honra da Unidade Escoteira, em reunião ocorrida recen-temente no Gabinete do Comandante.

Na reunião o Fundador do Grupo Escoteiro e atual Diretor Pre-sidente, Chefe Escoteiro Egon Rick, que também é sargento do Exército, acompanhado do Dirigente Institu-cional Sr. Darci Kaiper, e do Diretor Técnico Chefe Escoteiro Alexandre Rodrigues Costa, fez a entrega de Diploma alusivo ao Título e do Len-ço Escoteiro do Grupo, bem como informou o Comandante do 29º GAC AP dos projetos e das necessi-dades do Grupo Escoteiro para o Biênio 2011/2012.

SOCIEDADE ENFERMA

Oportunista nº 1

FEIRA no Rio, de que?

Após os acontecimentos ocorridos no Rio de Janeiro, ficou constatado que nossa sociedade está doente diante dos reflexos é inquestionável que precisa de uma mudança nos valores apresentados pelos governan-tes, é a degeneração genética do ser humano sem ética para avaliar os semelhantes que são comparados com os animais, que podem ser exterminados em qualquer esquina, sem qual-quer impunidade. Onde impera a hipocrisia e as mentiras, políticos hipócritas, leis fracas e excessivamente tolerantes, ausência de con-trole da natalidade, fortemente influenciadas, pelos planos de assistencialismo gratuito e in-centivo ao sexo sem responsabilidade moral pelo governo cotidianamente, distribuindo preservativos e ainda copiando modelo da so-ciedade norte-americana, por diversos meios (internet, música) hábitos alimentares, libera-lismo e tantos outros, tudo em nome do mo-dernismo global, onde os valores são o “ter” e não o “ser” o consumismo e as vaidades, além do forte armamentismo, indiscriminado sem qualquer controle tanto na venda quanto na aquisição clandestina que campeia os jovens( só na idade) marginais, que praticamente nas-cem manuseando as armas, perigosas e drogas em suas casas.

Bem sabemos com a chegada do século XXI, o mundo vem sofrendo mutações umas para melhor outras pior, é normal o Univer-

so, está girando, pois ele já passou por mi-lhares de modificações , mas nós não. “Só os cabelos que mudaram “. Estamos vivendo e vivenciando uma verdadeira decadência dos valores, morais, éticos, cristãos e comporta-mentais dos costume é exibição sem limites do corpo, má educação, a prostituição oficia-lizada, do exacerbado aumento da criminali-dade, das favelas e vilas e bairros margina-lizados sem controle da natalidade, um mal necessário. Crianças hoje, marginais e assas-sinos amanhã, culpa de quem? Obviamente do governo, que pouco faz para controlar o aumento destes inocentes que vêem ao mun-do desordenadamente e não conseguem se tornarem pessoas de bem.

Logicamente tudo influencia os bons exemplos familiares, bem como de nossas autoridades representativas (políticos), um dia estão de um lado com uma opinião e logo em seguida já mudam em favor de seus interesses. Até pessoas de bem trocam suas opiniões muito rapidamente, assim o fazem pessoas mais sociáveis. Faz parte.

Disse uma vez “Rui Barbosa”“De tanto ver triunfar as nulidades, de

tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”

Volta como sempre à vitrine o decano da política e espertalhão Sarney. Este sena-dor apesar de saber que sua proposição já foi discutida em 2005, sem êxito, agora pretende novamente realizar novo referendo sobre o desarmamento, pois quem entrega suas armas é gente de bem e quanto a venda também te-nho a mesma opinião formada.

Simplesmente o Sarney quer entrar na carona da tragédia ocorrida na escola do

Realengo, no Rio de Janeiro. Más ao con-trário da decisão soberana do eleitorado, o poder público dificultou ainda mais o di-reito “do homem de bem” de adquirir uma armas de fogo, num flagrante desrespeito ao resultado do referendo. Essa é uma prova de que a democracia no Brasil não passa de discurso, pois, independentemente da von-tade da sociedade, a ma elite política faz o que bem entende.

Aconteceu recentemente naquele estado a Feira Internacional de Armamentos, promo-vida por um dos maiores fabricantes de armas de fogo “Taurus”, para quem ? Certamente para que bandidos, população, jovens estudan-tes militares e corruptos, visitarem e tenham conhecimentos dos novos “mísseis” mortais lançados no mercado, Veja que desproposito,

diante de tantas calamidades horríveis atenta-dos contra a pessoa. Esta feira deve ser con-testada, concordam... Que os fabricantes destas “jóias” fatais, possam promover seus produtos através de vendas dirigidas aos órgãos federais, estaduais e municipais com a devida autoriza-ção das Policias responsáveis pela segurança do país e porque não do desarmamento.

Page 11: 16deabril oexpresso

Sábado e domingo, 16 e 17 de abril de 2011 11Jornal O EXPRESSO

CRECI 37943

abertura da competição acontece neste domingo

VENDE-SE

Voluntários da Pátria, 374 - Sala:01 - F.: 3303-5770 / 9681-9186

APTO - END. TRAVESSA JuLIO TIM - 2 quartos, 1suite, sala e sala de jantar, coz, banh, area de serv, garag ---------- R$ 135.000,00APTO–ED.SANTIAGO DE COMPOSTELA(Voluntátios da Pa-tria 374)-2 quartos,1suite,coz,sala,area de serv,garag ----- R$ 160.000,00APTO- ED.PLANALTO ( centro) - 3 quartos, 2 salas, cozinha, area de serviço, sem garagem ---------------------------------------- R$ 90.000,00PREDIO DOIS ANDARES (Bairro S. Miguel) - 3 qts, coz, sala, banh, area de serv. terreo c/ sala com., banh,garag -- R$ 110.000,00CASA DE ALVENARIA- ( Bairro Jardim América- Rua Pedro Bo-nini 322) - 2 quartos, sala/varanda/banheiros, cozinha grande, chur-rasqueira, piscina, garagem ----------------------------------- R$ 270.000,00CASA - Rua Frei Avertano (Bairro de Fatima) - 3 qtos,coz, sala,area de serv, lareira,garagem,churr.salão de festa ------------- R$ 60.000,00CASA DE ALVENARIA – Rua Cel. Melo ( B. São Miguel) - 300 m² de area, terreno com 800 m².----------------------------- R$ 200.000,00 SOBRADO (todo reformado) – Bairro São Miguel - Rua Cel.Melo - 12 comodos, 2 salão de festa,garagem p/ 2 carros---- R$ 320.000,00SOBRADO - Rua B. Rio Branco (Prox. Star Video Locadora) - 10 comodos, 3 banh ,salão de festa , gar p/ 2 carros ------- R$ 350.000,00CASA - Voluntários da Patria ,2 quartos , suite, sala, coz, 2 banhei-ros, 2 garagens ---------------------------------------------------- R$ 250.000,00CASA –Rua Gabriel de Carvalho (Bairro Petrópolis II)2 quartos,sala/varanda,1 suit, 2 banh, churr, garag/ p2 carros ------- R$ 135.000,00 CASA DE ALVENARIA- João Manoel- (diagonal ao colégio Ve-nancio Aires) - 2 quaros, 1 suite, sala, varanda, cozinha, banh, area de serv, 1 apto. no fundo --------------------------------------- R$ 90.000,00CASA ( B. BONINI l) - Rua N. S. Auxiliadora- 4 quart,sala, coz ,2 wc, area de serv, gar. p/ 2 carros c/churrasqueira -------- R$ 90.000,00CASA Rua Cariri ( Boa Parada – ) – 3 Qts, Sala/Varanda,Cozinha, Area /Seviço - Passa CEF ------------------------------------- R$ 70.000,00

ALuGA-SEAPTO- ( Ed.Continente – Centro) 2 quartos, 1 suite,cozinha, area de serviço, disp,garg,gas central, elevador ---------------------- R$ 1.200,00APTO- ( Pinheiro Machado - Centro - Prox.BB) 4 quart, sala/var, area de serv, banheiro, coz, sem garagem ---------------------- R$ 600,00SALA COMERCIAL – 400 m² (Duque de Caxias Prox. a Auto Panambi ------------------ R$ 2.500,00APTO- Ed. Bisso( Borges Do Canto 166) 2 Quart, Sala, Coz, Banh, Area De Serv, Com Box + Cond -------------------------------- R$ 450,00CASA DE ALVENARIA -Rua Pedro Sessegolo 698( Bairro Gobbo). 3 Quart, Sala/Var, Coz, Banh, Area de Serv, S/ Gar---------R$ 350,00SALA COMERCIAL (Procópio Gomes) 40 m² ----------- R$ 330,00

TERRENOSRua Guilherme Costa(B. S. Miguel lado Posto de Saude) -- R$ 30.000,00Rua Rodrigo Cambara (B. Jardim Petropolis) --------- R$ 12.000,00

ROUBOS - ASSALTOS -

SEQuESTROS E MORTESpor Serafim de Lima Filho *

Para as pessoas que já passaram dos 70 anos, época em

que, à tarde, se podia sentar à frente da sua residência, conver-sar com os vizinhos e tomar um chimarrão, tranquilamente, a fase de insegurança pela qual a socie-

Comércio confiante para as vendas de páscoa

Passado o Carnaval, a Páscoa entra em cena

como uma das principais festas anuais do mundo. A celebração essencialmente cristã, ao longo do tempo, teve incorporada à sua história símbolos como os ovos de chocolate. Esses ele-mentos têm feito a felicidade de consumidores e comerciantes, que visam o lucro e a satisfação com a venda e consumo de cho-colates no período.

Com os preços próximos dos praticados em 2010, os co-merciantes optaram em dimi-nuir a margem de lucro em cima dos produtos para não prejudi-carem as vendas e contentar os consumidores. As variações ocorreram porque algu-mas marcas praticaram os mesmos valores do ano passado, enquanto outras aumentaram os preços e diminuíram o tamanho de alguns ovos. Mesmo assim, o comércio está confiante e se preparou para data. Aguardam agora para maior movimentação no final de semana que antecede a Páscoa. A máxima dos lojistas é que “brasiliero deixa tudo para última hora”. Por isso ovos, caixas de bombons e cestas não vão

faltar.O produto mais pro-

curado continua sendo os ovos de Páscoa, seguido pelas tradicionais caixas de bombons e cestas pron-tas. A cada ano a indústria procura investir nos ovos de chocolate, trazendo ino-vações em seus formatos e agregando imagens de conhecidos personagens infantis. Como explicam muitos lojistas, os ovos de personagens são uma com-pra dos filhos, pois são os que atraem os olhos e di-recionam os pedidos, afe-tando o bolso dos pais, pois

são mais caros.O preço de um ovo com brinde chega a ser quase

quatro vezes maior que um ovo sem brinde, segun-do dados do Instituto Brasileiro de Defesa do Con-sumidor (Idec). Ovos grandes - entre 500g e 1 quilo - também entram na lista dos mais procurados para o consumo. As caixas de bombons também se confi-guram como presentes de última hora preferidos, e alguns estabelecimentos ofertam formas diferentes

VENDE: TERRENOS• 3 Terrenos na Rua Nicacio de morais sta Terezinha I medindo

15x 42,50 valor 30 mil cada,• Terreno na Rua Dr woltier medindo 948m² Barbada 90 mil.• Terrenos na rua Pinheiro Machado medindo 11x50 barbadão, 150 mil.• Terreno na Rua Rio Grande Do Norte um lote inteiro na Santa

Terezinha II no alto e plano barbadão 50 mil.• Terreno medindo 24x58 Rua Pe Antonio costa com Pe Conigo

Mauá R$ 55 mil. Terrenos no Bairro Jardim Petropolis vários tama-nhos apartir de 18 mil• Terrenos Bairro santa Terezinha I medindo 13,20x95 25 á 30 mil.AREAS RURAIS:• Santa Maria :420 há campo pra agricultura 4.500 o há com sede

3 pgtºs.• São Lourenço Do Sul: 430 há sendo 300 para lavoura restante

gado consulte.• Garruchos: 100 há campo pecuária valor 5 mil o há.• Garruchos : 86 há campo pecuária valor 5 mil o há. • Garruchos: 414 há com sede 350 lavoura restante pra gado 5.500 há.• Garruchos: 1200 há toda pra lavoura de soja com sede 5.800 há.• Cruz alta: Saída p/ ijui 60 há toda para soja, 550 saco por há 3 pgtºs.

APARTAMENTOS:• Edificio Santa Tecla 2 Quartos demais dependencias 160 Mil, • Edificio Ana Terra 2 Quartos Demais Dep. 110 Mil,S/ Gar,• Edificio Bisso 3 Quartosdemais Dependencias 220 Mil,• Edificio Vang Gohg 3 Quartos Demais Dependencias 220 Mil,• Edificio Major Toribio 2 Quartos Demais Depe. S/ Gar 145 Mil,• Edificio Bibiana Cobertura Consulte• Edifico Ponche Verde Cobertura Consulte • Em Santa Maria Centro Ap 3 Quartos No Centro 220 Mil• Em Santa Maria Centro Ap 2 Quartos 165 Mil• Em Santa Maria No Centro Ap 3 Quartos 185 MilCASAS:• Rua Treze De Maio, 3 Quartos Demais Dependencias110

Mil.V.Rocha• Rua São Jorge , 3 Quartos, Bonini 55 Mil• Rua Barão Do Rio Branco, 500 Mil 3 Pagamentos”Bela Moradia”

Centro• Rua Presidente Vargas,3 Quartos 180 Mil Centro• Rua Andrade Neves, 350 Mil CentroCHÁCARA: Saída p/Boa Vista do Cadeado, 6ha, c/sede, galpão +

casa + luz + água segura R$ 130mil.

de comercialização, como enfeitar a própria caixa e acrescentar alguns itens de escolha do freguês. Assim como procura por barras de chocolate para produção de ovos caseiros. O preço acessível atrai os consumi-dores, uma vez que é mais barato do que o chocolate produzido e embalado na indústria. Outro produto de boa procura, são as famosas “casquinhas de plástico” para completar com doces, amendoins, balas e afins.

dade passa, nos dias atuais, é estonteante e amedrontadora.O título desta crônica nos mostra que o aumento vertigi-

noso da população do país, o afastamento dos trabalhadores da agricultura do seu local de produção, o avançar da po-breza na camada de menor poder aquisitivo e a falta de uma melhor escolaridade, especialmente a de cunho profissional, entre outros quesitos, dá a entender ser a razão primordial do aumento da criminalidade em nosso meio.

A situação não fica somente nos itens acima referi-dos. O caso é muito mais sério. Veja-se, por exemplo, fato do problema dos roubos e dos assaltos à mão armada que ocorrem de forma constante em nossas cidades. O pior de tudo isso é que, na maioria das vezes, esses eventos são efe-tivados por meliantes fortemente armados e, com a morte vil das pessoas ordeiras e trabalhadoras junto a esse terrí-vel contexto deve-se salientar o caso dos armamentos e das munições de todo tipo que, de uns tempos para cá, proli-feram por todos os cantos das cidades, especialmente nas periferias, com toda a certeza vindos contrabandeados de países limítrofes.

Em tudo isso, causa tristeza e preocupação uma cer-ta inércia das partes encarregadas do controle da entrada desses materiais, e de reprimir, com mais assiduidade, que os assaltantes e ladrões fiquem soltos, atacando, roubando e matando pessoas corretas, ordeiras e que produzem pela melhoria da nação.

Há quem diga que estamos vivendo um tempo caótico, em especial os idosos, que são esperados na frente de ban-cos, nos dias de seu pagamento e, quando chegam na via pública, são atacados e roubados. Outro caso é que pessoas com idade mais avançada, não mais andam em determina-dos locais, já conhecidos pelos assaltos, e, cair da noite, recolhem-se suas residências, se fecham e não mais saem, por causa da insegurança.

Portanto, é urgentíssimo que as autoridades constituídas atentem para tudo isso, debatam e procurem encontrar um meio de, senão resolver, pelo menos amenizar essa gritante situação !

--------------------------------* Escritor - sócio da ARI 2926

Page 12: 16deabril oexpresso

Sábado e domingo, 16 e 17 de abril de 2011 12 Jornal O EXPRESSOúLTIMA

Sábado e domingo,16 e 17 de abril 2011

SÁBADO: DOMINGO: SEGUNDA:DOMINGO:SÁBADOMín.: 13ºCMáx.: 22ºC

Mín.: 12ºCMáx.: 25ºC

Mín.: 13ºCMáx.: 26ºC

Sol com algumas nuvens. Não chove. Sol com algumas nuvens. Não chove. Sol com algumas nuvens. Não chove.

PREVISÃO DO TEMPO:

6ª Conferência Municipal do idoso

prefeito participa de almoço com a comunidade indígena

de Cruz Alta

A admin i s t ra ção municipal, através

da secretaria municipal de Desenvolvimento Social, realizou quinta-feira (14), a 6ª Conferência Munici-pal do Idoso. A atividade teve início às 9h, no Salão Social da Igreja Nossa Se-nhora de Fátima.

A 6ª Conferência Municipal do Idoso é o foro para a análise, ava-liação e deliberação da política do idoso na res-pectiva instância político-administrativa, com a participação de todos os segmentos da sociedade e tem por objetivo geral propiciar a reflexão e a discussão sobre o tema central intersetorialida-de como estratégia na

garantia dos direitos da pessoa idosa.

Foram abordados os eixos: programas, pro-jetos, ações e serviços; participação e controle social; gestão e financia-mento.

A programação in-cluiu duas palestras pela parte da manhã. A pri-meira foi proferida pela presidente do Conselho Municipal do Idoso de Canoas, Selene Vargas, com o tema: “A interse-torialidade na garantia dos direitos da pessoa idosa: uma responsabili-dade de todos nós - a ex-periência de Canoas-RS”. A segunda foi ministrada pela secretária municipal de Planejamento, Luiza

Cristina Carpovinsky Pie-niz, com o tema: “Possi-bilidades de intersetoria-lidade nas ações voltadas ao envelhecimento entre secretarias municipais”. Pela manhã, cerca de 100 pessoas comparece-ram ao evento.

Durante a tarde os participantes foram divi-didos em três grupos de trabalho. O objetivo da atividade foi identificar e avaliar os avanços na implementação das deli-

berações da última Con-ferência, reorientando e redefinindo as priorida-des. No final, cada gru-po entregou à Comissão de Sistematização um relatório, contendo as propostas prioritárias, as quais compuseram o do-

cumento discutido e apro-vado na Plenária Final.

A Mesa de Honra foi composta pelo prefeito municipal, Vilson Roberto Bastos dos Santos; reito-ra da Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Elizabeth Fontoura Dornelles; vice-prefeito municipal, Antônio Edson Cabral de Oliveira; secretária municipal de de-senvolvimento Social, Gicé-lia Carvalho; e presidente do Conselho Municipal do Idoso, Gil Abreu Silveira.

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, ofereceu ontem (15) um almoço, alusivo ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril. A confraternização ocorreu no Salão da Comunidade Bom Pastor (rua Oscar Brenner, 518, bairro Brum I), e foi destinado aos índios que estão de passa-gem por Cruz Alta e são assistidos pela secretaria.

Cerca de 80 índios compareceram ao almoço. Na ocasião foi servido churrasco, arroz, saladas e sobre-mesa. Havia máquina de bolhas e cama elástica para entretenimento das crianças.

O prefeito municipal, Vilson Roberto Bastos dos Santos, almoçou com os indígenas e acompanhou as brincadeiras das crianças. “É muito gratificante, enquan-to gestor municipal, participar de ações como essa, que demonstram respeito e valorizam o povo indígena, tão presente hoje, em nosso município”, enfatiza ele.

Atualmente, cerca de 100 índios encontram-se no município. O Poder Executivo oferece a eles uma Casa de Passagem e barracas e disponibiliza ainda, água e eletricidade gratuitamente, bem como, encaminha-os ao atendimento de saúde, quando necessário.