$ydoldomr 'ldjqyvwlfd 0(gr - curso e colégio anchieta · ciências humanas e suas tecnologias...

24
2. º SEMESTRE CIêNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS VOLUME 2 3 a . SéRIE DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Upload: phamnguyet

Post on 14-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

2.º SEMESTRE

CiênCias humanas

e suas

teCnologias

VOLUME 2

3a. SéRiE

DIST

RIBU

IÇÃO

GRA

TUIT

A

AvaliaçãoDiagnóstica 

 do  E M2012

2 3a. série – Volume 2 - 2º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Questão Geografia1

Alternativa: E

A Terra apresenta vários movimentos em torno do Sol e em torno de si própria. As fases da Lua são conse- quência direta da iluminação do Sol sobre a superfície desse satélite natural. Já a tábua de marés é consequên-cia da ação direta da força gravitacional da Lua exercida sobre a Terra.

Competência de área 6: Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade 26: Identificar em fontes diversas o proces-so de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.

Questão História2

Alternativa: C

A) Incorreta. Esparta adotava uma organização política oligárquica, não democrática, de modo que governa-va essa polis apenas um grupo de pessoas ligado à oligarquia militar espartana.

B) Incorreta. Após as reformas de Péricles, a democra-cia direta foi a forma de governo adotada em Atenas, não a democracia representativa descrita no texto, de modo que os considerados cidadãos poderiam par-ticipar do espaço público ateniense, o que excluía as mulheres, os menores, os escravos e os estrangeiros.

C) Correta. O texto descreve a democracia representa-tiva, aproximando-o da estrutura política brasileira, visto que, no Brasil, não participamos diretamente das funções políticas do Estado, exceto nossos repre-sentantes eleitos para compor cargos do Executivo e Legislativo federal, estadual e municipal.

D) Incorreta. As coortes portuguesas, instituição que encontra similares em outros reinos europeus, eram reuniões periódicas em que o rei prestava e fazia consulta a representantes de determinados grupos sociais na Idade Média. Desse modo, o rei dava res-posta a problemas levantados por esses grupos, nor-

malmente gerando uma decisão que serviria como orientação legal futura no reino. Dessas reuniões, não participavam representantes de todos os segmen-tos sociais, tampouco se promoviam eleições para escolher os que dela participavam, mas a burguesia começou a ser incluída em meados da Baixa Idade Média quando sua importância econômica se tornou evidente. Não são instituições propriamente demo-cráticas, pelo menos não no sentido de democracia representativa presente no texto transcrito.

E) Incorreta. A cidadania era inexistente nos reinos abso-lutistas, pois cabia ao súdito a obediência irrestrita ao monarca, sendo-lhe vedada a crítica às ações de seu governo. A grande maioria da população não partici-pava dos quadros funcionais, administrativos, do reino, sendo esse um privilégio legado a membros do clero e da nobreza. Dessa forma, além de não escolher seu governante, geralmente identificado como revestido por Deus de poder, a população não dispunha de par-ticipação efetiva no espaço público, sequer via repre-sentação política. O máximo de abertura aos diversos segmentos sociais ocorria quando o rei reunia órgãos consultivos para verificar a opinião dos representantes dos segmentos sociais em relação a uma determinada política que pretendia adotar. Como as decisões desses conselhos não tinham caráter deliberativo, não obriga-vam a autoridade real a obedecer-lhes.

Competência de área 5: Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade 24: Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.

Questão Filosofia3

Alternativa: D

A) Incorreta. O príncipe não poderia tomar toda e qual-quer atitude, apenas as que contribuíssem para sua manutenção do poder. Ao tomá-las, deveria conside-rar que, posteriormente, seria julgado pelo povo. Essa consciência o impedia de tomar atitudes impensadas.

3Ciências humanas e suas tecnologias

Avaliação Diagnóstica EM 2012

B) Incorreta. Embora Maquiavel desvincule Ética e Polí-tica, esse filósofo não defende a imprudência como uma boa maneira de se manter no poder, até por-que, de acordo com ele, o príncipe seria julgado pelo povo, e uma atitude impensada não seria bem vista pelos seus súditos.

C) Incorreta. Maquiavel é o filósofo que desvincula Ética e Política, colocando que, para se manter no poder, o príncipe deveria tomar atitudes estratégicas, porém não necessariamente éticas.

D) Correta. A frase “Os fins justificam os meios” é inter-pretada como se qualquer atitude do príncipe fos-se justificada para que ele se mantivesse no poder, quando, na verdade, ele deveria considerar as apa-rências. O texto questiona essa interpretação.

E) Incorreta. Maquiavel foi um filósofo do âmbito da Po-lítica.

Competência de área 3: Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e eco-nômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade 15: Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da História.

Questão Sociologia4

Alternativa: E

A) Incorreta. Enquanto o item erroneamente indica uma diversificação, o texto do enunciado afirma que hou-ve uma padronização das referências temporais e espaciais causada pela ampla conectividade contem-porânea.

B) Incorreta. O texto do enunciado usa a ideia de show como uma metáfora para assinalar as condições da globalização. Neste item, verifica-se a capacidade de o aluno perceber exatamente que a ideia de show é ape-nas uma metáfora para caracterizar a realidade atual.

C) Incorreta. Sabe-se que a globalização é, de fato, um condicionante do aumento das desigualdades entre as nações. Porém, não é este o foco do texto do enun-ciado. Portanto, um item correto perante a realidade

da globalização, mas não de acordo com o argumen-to abordado nesta questão.

D) Incorreta. Novamente, sabemos que a produção de tecnologias digitais e eletrônicas, de maior valor agregado, é um fator produtor da hegemonia econô-mica de algumas poucas nações atualmente. Porém, não é esta realidade da globalização que o texto do enunciado levanta. Assinalar como incorretos itens desta natureza, que afirmam verdades, porém, não destacadas no enunciado e comando da questão, contribui para o aluno perceber a multiplicidade dos fenômenos propriamente sociológicos.

E) Correta. O texto assinala uma das principais caracte-rísticas do mundo contemporâneo que o conceito de globalização almeja descrever: a disseminação das tecnologias de comunicação tende a promover uma padronização das referências temporais e espaciais, outrora tão múltiplas e diversas quanto a quantidade de culturas existentes.

Competência de área 4: Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade 17: Analisar fatores que explicam o impac-to das novas tecnologias no processo de territorialização da produção.

Questão Geografia5

Alternativa: B

A distância real (aferida no terreno) será de 1 500 m, ou seja:

E = d/D

1/25000 = 6/D

D = 6 x 25000

D = 150000 cm, ou, 15 km

Competência de área 2: Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade 6: Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.

4 3a. série – Volume 2 - 2º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Questão História6

Alternativa: B

A) Incorreta. O documento se refere à sobrevivência do Império Romano do Oriente, mais tarde conhecido como império Bizantino, diante das invasões bár-baras e não do Império do Ocidente, com sede em Roma.

B) Correta. Justiniano foi responsável por empreender a expansão territorial do império Bizantino alcançando a Península Itálica, a Península Ibérica e o norte da África. Na política interna, destacou-se por fazer um governo marcado por pesados impostos, pela pre-sença de uma burocracia centralizada e por grandes gastos militares. Na organização interna, incentivou a feitura de uma compilação do Direito Romano, co-nhecida como Corpus Iuris Civilis, composto por qua-tro partes: o Código (as leis romanas desde o século II), as Novelas (as leis criadas durante seu governo), as Institutas (uma espécie de manual de estudos jurídi-cos relativos ao Digesto) e o Digesto (comentários dos juristas romanos às leis).

C) Incorreta. Embora o Imperador faça menção ao Senhor Jesus Cristo, trata-se mais de uma prática protocolar em um documento oficial do que um atestado de submissão ao poder da Igreja, enfraquecida institucio-nalmente com a queda do Império Romano e subme-tida ao imperador no Oriente, visto que o governante bizantino tinha a prerrogativa de interferir não apenas no quadro funcional da Igreja, mas nos dogmas que ostentava como fundamentos da fé cristã.

D) Incorreta. O desenvolvimento da parte oriental do antigo Império Romano seguiu outro rumo, pois não sucumbiu às invasões germânicas, de modo a con-seguir manter uma economia baseada em intensas relações comerciais. A alternativa tenta sobrepor um processo histórico que ocorreu no Ocidente à Histó-ria do Oriente Medieval, pois a centralização do poder e a administração da justiça pelo governo é um sinto-ma da crise do sistema feudal da Europa Ocidental.

E) Incorreta. Durante praticamente toda a Idade Média, a principal fonte do direito foi o costume, situação

que começou a mudar apenas durante a Baixa Idade Média, com a retomada dos estudos do Corpus Iuris Civilis nas Universidades Medievais, resultando na adoção gradativa da lei como principal fonte jurídica para a regulamentação dos reinos. A fonte enfatiza a lei porque essa foi importante fonte do direito duran-te o governo do imperador bizantino Justiniano.

Competência de área 3: Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e eco-nômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade 12: Analisar o papel da justiça como insti-tuição na organização das sociedades.

Questão Filosofia7

Alternativa: C

A) Incorreta. René Descartes afirmava que os sentidos não ofereciam um caminho seguro para o conheci-mento. Para ele, apenas a razão conduz ao conheci-mento.

B) Incorreta. Para o racionalismo, é justamente a razão que fornece um caminho seguro para o conhecimento.

C) Correta. A ilusão de ótica ilustra o fato de os sentidos serem passíveis de dúvida, e o texto defende a crença na atividade intelectual, no ato de pensar como prin-cípio fundamental para a aquisição de um conheci-mento sólido. Ambas as posições condizem com o racionalismo, corrente filosófica que René Descartes defendeu.

D) Incorreta. A teoria da Iluminação Divina não é defendida por Aristóteles, mas por Agostinho, filósofo medieval.

E) Incorreta. Não se consegue definir com clareza quais são os elementos que compõem a imagem, por se tratar de uma ilusão de ótica. Isso leva à teoria de que os dados vindos dos sentidos nem sempre são claros e absolutamente confiáveis. Ao observar a imagem, o aluno deverá perceber que essa ilusão é justamente o que exemplifica as teses do racionalismo.

Competência de área 1: Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

5Ciências humanas e suas tecnologias

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Habilidade 4: Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

Questão Sociologia8

Alternativa: C

A) Incorreta. O item estaria correto se ele afirmasse que houve uma consolidação da economia capitalista, e não socialista.

B) Incorreta. Os acordos de Bretton Woods são de natu-reza eminentemente econômica. As decisões milita-res que formaram a OTAN, a aliança à qual o item se refere, são tomadas em outros contextos.

C) Correta. Os acordos de Bretton Woods, diminuindo as barreiras ao comércio internacional e advogando pela proteção jurídica aos trabalhadores, deu condi-ções para a formação de uma interdependência eco-nômica entre países capitalistas que foi fundamental para o sucesso dos Estados Unidos na Guerra Fria.

D) Incorreta. Ao contrário: o fascismo foi completamen-te eliminado enquanto uma opção política fora da Europa. Já neste continente, após Bretton Woods, somente Espanha e Portugal mantiveram regimes autoritários.

E) Incorreta. Este item avalia a percepção do aluno acer-ca das mudanças econômicas acontecidas após a Se-gunda Guerra Mundial. O liberalismo clássico foi re-visto a partir da Crise de 29 e dos conflitos da Guerra e deu lugar ao Estado de Bem-Estar Social, um regime capitalista que, sim, almeja abolir leis protecionistas, mas, ao contrário do que o item afirma, está solida-mente fundado na defesa dos trabalhadores perante o capital.

Competência de área 2: Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade 7: Identificar os significados histórico–geo-gráficos das relações de poder entre as nações.

Questão Geografia9

Alternativa: D

A Terra está subdividida em placas tectônicas e grande parte da formação do relevo terrestre foi estabelecida por tal processo interno. Como processo externo de for-mação do relevo, destaca-se a ação das águas correntes, as quais possuem grande capacidade de transporte de material sedimentado.

Competência de área 6: Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos..

Habilidade 29: Reconhecer a função dos recursos na-turais na produção do espaço geográfico, relacionando--os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.

Questão História10

Alternativa: D

A) Incorreta. Para referir-se a esse modelo de trabalho compulsório, o texto deveria elencar como caracte-rísticas a não remuneração do trabalho, a ausência de liberdade de ir e vir por parte do trabalhador em função de ser visto como uma propriedade de seu senhor, que poderia comercializá-lo a qualquer mo-mento.

B) Incorreta. Para descrever essa modalidade de traba-lho, o texto deveria ter destacado a liberdade contra-tual que funda a relação trabalhista e a remuneração ao trabalhador pela venda da força de trabalho.

C) Incorreta. O texto descreve uma forma de organização do trabalho, não o vínculo de fidelidade estabelecido entre os membros dos grupos sociais privilegiados na Idade Média, relação esta conhecida como feudo-vassálica – ou de suserania e vassalagem – marcada pela concessão de benefícios e proteção por parte do suserano ao vassalo, que, em troca, jurava-lhe fide-lidade e se propunha à prestação do serviço militar quando este fosse necessário.

D) Correta. O texto refere-se à servidão, nome que se dava à organização do trabalho no interior dos feu-dos, caracterizada pelo direito do uso da terra por parte do camponês desde que esse assumisse o compromisso de ceder parte de sua produção ao proprietário da terra, bem como prestasse outros

6 3a. série – Volume 2 - 2º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

serviços como forma de tributo devido a seu senhor. Como o próprio texto informa, o servo estava ligado à terra, de modo que não poderia abandoná-la e sua condição era hereditária.

E) Incorreta. O texto não descreve a mita, pois esta foi uma instituição pré-incaica utilizada como uma ver-são espanhola de trabalho compulsório durante a colonização. Era a obrigação de envio pelas aldeias de trabalhadores para as minas. Estes deveriam tra-balhar durante uma semana e descansar duas, sendo liberados ao final de um ano, de modo que somente poderiam ser novamente convocados decorrido o prazo de sete anos desde a última prestação do ser-viço. Poderiam levar sua família para as minas e de-veriam receber salário e suas despesas deveriam ser pagas pelos espanhóis. É classificada como trabalho compulsório porque os salários eram muito baixos, provocando o endividamento dos mineradores junto às tiendas, que lhes vendiam os produtos de subsis-tência a preços abusivos, de modo que não poderiam abandonar a mina antes de quitarem a dívida.

Competência de área 4: Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade 18: Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais.

Questão Filosofia11

Alternativa: B

A) Incorreta. A moral é caracterizada pela presença e obedência às leis. De acordo com ela, o sujeito não pode ignorá-las e agir guiado apenas pelas escolhas individuais.

B) Correta. A moral é caracterizada por leis que se ba-seiam em valores citados no item: o bom, o justo, o correto. Portanto, atitudes corruptas são contrárias ao conceito de moral.

C) Incorreta. Agir moralmente significa respeitar, e não transgredir as leis. A moral visa o interesse social, não somente o individual, como proposto no item.

D) Incorreta. Transgredir as leis, além de ser contra o con-ceito de moral, torna mais difícil o desenvolvimento social.

E) A moral está fundamentada em valores que são con-trários ao que o item propõe: o bom, o justo e o cor-reto para a sociedade.

Competência de área 3: Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e eco-nômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade 15: Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da História.

Questão Sociologia12

Alternativa: A

A) Correta. Essa é uma questão interpretativa. No texto do enunciado, quando o autor afirma que os jornalis-tas contribuem para transformar a veiculação de no-tícias em verdadeiros espetáculos, ele está chamando a atenção para o fato de que a formação de opinião isenta está comprometida. Afinal, o próprio jornalis-ta estaria mais preocupado em transformar a notícia em um produto fácil de ser assimilado pelas massas, em um entretenimento, do que em cobrir os eventos de maneira crítica e reflexiva. Sendo assim, é preciso perceber que o argumento do autor assinala que os meios de comunicação exacerbadamente tecnoló-gicos são a causa para este jornalismo que mais se parece com publicidade no mundo contemporâneo.

B) Incorreta. O texto do enunciado não faz qualquer menção à necessidade de regulamentação do jorna-lismo, tampouco a benefícios escusos que jornalistas obteriam.

C) Incorreta. Ao contrário: é exatamente a imparcialida-de da imprensa que estaria comprometida.

D) Incorreta. Para o autor, o problema não é o desprepa-ro técnico, mas a maneira como se concebe o jorna-lismo no mundo contemporâneo.

E) Incorreta. A crítica do autor é feita ao jornalismo e não aos agentes e aos eventos sociais que a imprensa cobre.

7Ciências humanas e suas tecnologias

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Competência de área 4: Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade 20: Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecno-logias à vida social e ao mundo do trabalho.

Questão Geografia13

Alternativa: A

No clima tropical semiárido, quase não há formação de nuvens, face à baixa umidade relativa do ar. Em decor-rência da irregularidade da circulação das massas de ar, o período chuvoso é bastante irregular com vários perí-odos de estiagem prolongada. Por apresentar essa bai-xa pluviosidade durante boa parte do ano, percebe-se que as condições de sobrevivência humana são pouco favoráveis, principalmente no que se refere à atividade agropecuária. Como consequência, nota-se uma baixa densidade demográfica na região abrangida pelo clima semiárido, apresentando poucas e pequenas proprieda-des que subsistem próximo aos poucos e raros cursos d’água.

Competência de área 6: Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos..

Habilidade 29: Reconhecer a função dos recursos na-turais na produção do espaço geográfico, relacionando--os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.

Questão Geografia14

Alternativa: D

De acordo com o texto extraído do Censo IBGE/2011, os serviços de saneamento básico oferecidos na Região Norte (coleta de esgoto, manejo de resíduos sólidos e abastecimento de água potável) estão muito aquém dos mesmos serviços prestados na Região Sudeste do País.

Competência de área 6: Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade 29: Reconhecer a função dos recursos na-turais na produção do espaço geográfico, relacionando--os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.

Questão História15

Alternativa: A

A) Correta. O feudalismo entrou em declínio desde o mo-mento em que o aumento demográfico, ocorrido entre os séculos XI e XIII, desencadeou substanciais transfor-mações na organização política, social e econômica dos reinos medievais, tais como o Renascimento Comercial e Urbano, o surgimento da burguesia, grupo social que não se enquadrava nas clássicas funções dos estamen-tos sociais e o fortalecimento do poder do rei, de modo que a crise do século XIV pode ser interpretada apenas como um conjunto de fatores que agravaram significa-tivamente as transformações que levariam à adoção do sistema capitalista nos Estados europeus modernos.

B) Incorreta. O início do declínio do sistema feudal re-monta ao século XI, a partir dos efeitos gerados pelo aumento demográfico resultante da cessação das guerras de conquista no século IX e no consequente período de paz vivenciado ao longo do século X.

C) Incorreta. Os documentos históricos comprovam a incidência da Peste Negra em várias regiões da Eu-ropa, bem como a diminuição da população e a con-sequente queda de produção e fome generalizada, de modo que são fatores de crise do feudalismo que podem ser generalizados aos diversos reinos que compõem a Europa Ocidental no século XIV.

D) Incorreta. A fome e a peste assolaram os vários gru-pos sociais que compunham os reinos medievais, embora aquela castigasse mais os camponeses.

E) Incorreta. Os textos não abordam a guerra como fator de significativa diminuição demográfica no século XIV, responsável pela intensificação da crise do siste-ma feudal de produção.

Competência de área 3: Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e eco-nômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

8 3a. série – Volume 2 - 2º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Habilidade 11: Identificar registros de práticas de gru-pos sociais no tempo e no espaço.

Questão História16

Alternativa: E

A) Incorreta. Não eram intensas as relações comerciais entre os feudos durante o apogeu do feudalismo. O comércio passou a ser atividade de significativo vulto nos reinos europeus a partir do século XI, período em que o feudalismo começa a entrar em decadência.

B) Incorreta. Embora o Consulado do Mar seja uma instituição criada pela autoridade régia, expressa a tentativa de controle do comércio praticada por rei-nos medievais, na transição da Idade Média para a Moderna.

C) Incorreta. A intenção da autoridade régia espanhola não era interromper o comércio, senão regulamen-tá-lo, com o fim de dar segurança às relações co-merciais e viabilizar a cobrança de impostos sobre essas atividades.

D) Incorreta. A regulamentação do comércio promovida pelo referido documento não pretendia promover a liberdade de comércio, mas criar regras rígidas para conduzir as atividades comerciais de modo seguro e que gerasse proventos à autoridade régia. É antes um símbolo de intervenção do Estado na economia do que propriamente regras oriundas de instituições privadas que promovam a liberdade de comércio.

E) Correta. O movimento cruzadista foi responsável pela reabertura das rotas comerciais entre Oriente e Ocidente, promovendo a intensificação das relações comerciais entre essas regiões. Nesse contexto, a cria-ção do Consulado do Mar servia para que este elabo-rasse regras que assegurassem as relações comerciais referendadas.

Competência de área 3: Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e eco-nômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade 11: Identificar registros de práticas de gru-pos sociais no tempo e no espaço.

Questão Filosofia17

Alternativa: C

A) Incorreta. Aristóteles afirmava existirem quatro cau-sas, e não uma única causa. Deus, sendo o primeiro motor imóvel não se caracterizava como a causa úni-ca, mas como a causa final comum a todos os seres.

B) Incorreta. Para Aristóteles, tudo advém de quatro, e não de uma única causa. A causa final é uma, mas não a única de um objeto.

C) Correta. O item apresenta as quatro causas aristotéli-cas: a material, ou seja, o barro, elemento que consti-tuirá o vaso; a formal, que é a forma do objeto, carac-terizada pela forma que o vaso ganha aos poucos; a eficiente, que gera o movimento para confecção do vaso, no caso, as mãos do oleiro; e a final, que cor-responde à finalidade do objeto, representada pela imagem do vaso acabado.

D) Incorreta. Aristóteles não caracteriza Deus como agente criador, mas como o primeiro motor imóvel, ou seja, aquele que coloca as coisas em movimento sem se mover. Segundo o filósofo, Deus apenas atraía os seres, que seriam aperfeiçoados por meio de im-pulsos de causas eficientes.

E) Incorreta. O conceito aristotélico de causa não se res-tringe ao de causa eficiente, devendo ser entendido como “o que e como as coisas são”, “por que e para que elas existem”.

Competência de área 1: Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade 4: Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

Questão Filosofia18

Alternativa: B

A) Incorreta. O princípio de identidade aristotélico afirmava que o modo de ser de cada coisa, ou a sua essência, per-manecia idêntico, não mutável, como o item propõe.

B Correta. O princípio de não contradição afirma o que o item propõe: uma coisa não pode, ao mesmo tem-po, existir e não existir, ser e não ser.

9Ciências humanas e suas tecnologias

Avaliação Diagnóstica EM 2012

C) Incorreta. O princípio do terceiro excluído afirma justamente que só existem duas, e não três possibili-dades para a existência de um objeto: o triângulo só pode ser ele, ou o contrário dele, não havendo uma terceira possibilidade.

D) Incorreta. De acordo com o princípio de não contra-dição, independentemente do ponto de vista do es-pectador, uma coisa não pode ser e não ser ao mes-mo tempo.

E) Incorreta. O item com a resposta correta demonstra a possibilidade de utilizar o triângulo para exemplificar um dos princípios lógico-ontológicos do pensamen-to aristotélico.

Competência de área 1: Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade 4: Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

Questão Sociologia19

Alternativa: D

A) Incorreta. O texto do enunciado aponta para uma dissolução dos vínculos jurídicos entre trabalhadores e empresas, e não para o aprofundamento, como o item afirma.

B) Incorreta. Tal diálogo, próprio dos processos produti-vos toyotistas, não é estipulado no modelo de tercei-rização do trabalho.

C) Incorreta. Sim, houve um aumento do desemprego na medida em que o processo produtivo se meca-nizava. Porém, como solução, defende-se o aprofun-damento da especialização do trabalho, produto da educação, e não uma terceirização das relações tra-balhistas.

D) Correta. A flexibilização das relações trabalhistas é uma realidade nas relações produtivas do capitalismo contemporâneo. Contudo, nos embates políticos e ideológicos, fica claro que são as empresas que mais se interessam por ela, por baratearem o custo do tra-balho e facilitarem a mobilidade do capital.

E) Incorreta. De fato, a especialização do trabalho é

um fenômeno importante nas relações produtivas do capitalismo contemporâneo. Porém, a terceiriza-ção baseia-se fundamentalmente no barateamento do trabalho, enquanto a especialização o encarece. Portanto, há uma oposição entre o item e o texto do enunciado.

Competência de área 4: Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade 18: Analisar diferentes processos de produ-ção ou circulação de riquezas e suas implicações socio-espaciais.

Questão Sociologia20

Alternativa: E

A) Incorreta. O item faz menção aos jornais, tal como o texto do enunciado fez inicialmente. Porém, a susten-tabilidade não se realiza estabelecendo uma censura à imprensa. Além de ser uma decisão que age con-tra a democracia, é preciso lembrar que o cerne da questão midiática está na maneira de as pessoas rea-lizarem seus consumos e não na maneira de a mídia divulgar as publicidades.

B) Incorreta. Embora alivie o problema da mobilidade urba-na, essa medida, no fim das contas, só adia sua resolu-ção. É preciso ter em mente que o texto do enunciado não está criticando nossas vias urbanas, e, sim, a maneira como nos locomovemos na cidade. Em outras palavras: o problema para o autor é o carro e não a rua.

C) Incorreta. Novamente, um item que fere a cidadania, pois restringe o direito de ir e vir. Este item está incorreto, pois sua proposta vai contra a natureza do conceito de ações sustentáveis, ou seja, transformar a cidade, sem-pre plural, diversificada e aberta, em um espaço de res-peito ao ambiente e ao coletivo social como um todo.

D) Incorreta. Talvez essa resolução diminua o consumo de combustíveis e, consequentemente, o consumo de automóveis. Porém, mais uma vez, essa solução resolve apenas as consequências do problema, mas não o problema em si.

10 3a. série – Volume 2 - 2º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

E) Correta. Questão simples que avalia a capacidade de o aluno perceber a multiplicidade das variáveis que determinam a noção de sustentabilidade. Em um co-mando que privilegia a aplicação de ações sustentá-veis, a questão pede que o aluno perceba no texto do enunciado as duas realidades sociais que são objeto do argumento do autor. Ou seja, mais do que avaliar se o aluno sabe do que se trata a sustentabilidade, a questão exercita sua capacidade de manusear esse conhecimento em termos práticos.

Competência de área 6: Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade 30: Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas.

Questão Geografia21

Alternativa: B

Competência de área 6: Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade 29: Reconhecer a função dos recursos na-turais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.

Questão História22

Alternativa: E

A) Incorreta. A soberania não reflete apenas a firmação da autonomia do poder régio diante do papado e do império, mas também das forças políticas que con-corriam internamente com o poder do rei, como os senhores laicos e eclesiásticos.

B) Incorreta. A alternativa está incompleta, pois a con-cepção de soberania não se referia apenas à sobrepo-sição política do rei aos senhores laicos e eclesiásticos de seu reino, mas também à autonomia do governo estatal diante do império e do papado, instâncias de pretenso poder universal na Europa Ocidental.

C) Incorreta. Ainda hoje os Estados recorrem ao con-ceito de soberania para justificar sua independência

diante de outros Estados e para assegurar a ordem e a paz no interior de suas fronteiras.

D) Incorreta. A soberania foi importante conceito jurídi-co-político que determinava a autonomia dos Esta-dos face às esferas de poder externas que competiam com o poder do rei na transição do feudalismo para o capitalismo, de modo que auxilia na consolidação dos Estados Nacionais Modernos, processo que re-monta ao início do período moderno da História.

E) Correta. A concepção de soberania estatal refere-se tanto à autonomia do Estado diante de outros Esta-dos, como à sobreposição de seu poder sobre forças políticas internas com o objetivo de promover a or-dem e a pacificação do Estado.

Competência de área 3: Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e eco-nômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade 12: Analisar o papel da justiça como insti-tuição na organização das sociedades.

Questão Filosofia23

Alternativa: E

A) Incorreta. Kuhn acreditava que uma nova teoria vinha do rompimento com o paradigma anterior e não de sua continuação.

B) Incorreta. O item apresenta dois erros: primeiramente, o texto não afirma que houve uma complementação, mas uma revolução entre as teorias e, em segundo lugar, Kuhn não defende a tese da complementação, mas a do rompimento com a teoria anterior.

C) Incorreta. Um novo paradigma resulta de revoluções e, justamente por isso, ele cria tensões e crises no mundo científico.

D) Incorreta. Ao contrário do que o item coloca, Kuhn foi um Filósofo da Ciência. Além disso, a relação entre seu pensamento e o texto se estabelece por meio da tese da revolução científica gerada pela mudança de paradigma.

E) Correta. De acordo com Kuhn, uma nova teoria sem-pre aparece devido à crise resultante das anomalias

11Ciências humanas e suas tecnologias

Avaliação Diagnóstica EM 2012

da teoria anterior, provocando uma ruptura, e, por conseguinte, uma revolução nos paradigmas cientí-ficos.

Competência de área 1: Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade 4: Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

Questão Sociologia24

Alternativa: C

A) Incorreta. De acordo com o texto do enunciado, o in-divíduo tem a liberdade de ser indiferente, mas não de se ver livre das consequências da política em sua vida. Portanto, este item exige do aluno uma com-preensão mais ampla de “liberdade em relação às consequências”. Ademais, quando o texto afirma que não é possível sermos “apolíticos”, ele está dando to-das as condições para o aluno marcar esse item como incorreto.

B) Incorreta. O texto é categórico: ninguém é obrigado a participar da política. Mas também é bem claro ao afirmar que a presença da política em nossas vidas não é uma questão de escolha.

C) Correta. Questão complexa que exige sofisticada ca-pacidade de interpretação e reflexão. O argumento do autor estabelece que, sim, temos a liberdade de sermos indiferentes em relação à política, mas isso não faz com que as consequências das decisões po-líticas não nos afetem. Ou seja, a Política concerne a todos, independentemente dos gostos e vontades. A ética exige que saibamos dessa implicação de modo que possamos participar da vida pública de maneira mais virtuosa, informando-nos e posicionando-nos publicamente perante as questões sociais.

D) Incorreta. Ao contrário, a relação do argumento do autor é inversa ao estabelecido pelo item: quanto menos pessoas se interessam pela política, mais po-der os políticos profissionais ganham.

E) Incorreta. Se a política está necessariamente impli-cada na vida de todos os indivíduos, então, a liber-dade de um não acaba na liberdade do outro, como

essa frase popular afirma. Afinal, se eu participo da política, debatendo e deliberando sobre as decisões sociais, eu necessariamente estou decidindo como a liberdade do outro pode se manifestar no mesmo co-letivo social ao qual eu pertenço. Desse modo, pode- -se entender a política como espaço no qual todos deliberam sobre a liberdade de todos. Para João Ubaldo Ribeiro, o problema é que, por ignorância ou apatia, nem todos estão interessados em decidir o que fazer com as liberdades individuais. Muitos, cons-ciente ou inconscientemente, aceitam que uns pou-cos decidam o que fazer com as liberdades de todos.

Competência de área 5: Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade 23: Analisar a importância dos valores éti-cos na estruturação política das sociedades.

Questão Geografia25

Alternativa: E

Os Estados Unidos negaram-se a ratificar o Protocolo de Kyoto, de acordo com a alegação do ex-presidente Ge-orge W. Bush de que os compromissos acarretados por tal protocolo interfeririam negativamente na economia norte-americana.

Competência de área 6: Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade 30: Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas.

Questão Geografia26

Alternativa: D

A Região Sudeste tem a maior densidade demográfica do Brasil. Concentra os grandes centros urbanos do País (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte). Conhecida como a “terra das oportunidades”, além de sua popula-ção economicamente ativa, recebe inúmeros habitantes de outras regiões e até de outros países.

12 3a. série – Volume 2 - 2º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Competência de área 2: Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade 8: Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.

Questão História27

Alternativa: D

A) Incorreta. A postura dos europeus em relação aos indígenas americanos não foi marcada, geralmente, pela alteridade, ou seja, pela tentativa de compreen-der como esses povos significavam o mundo, mas pela interpretação de seus costumes conforme os valores europeus, equivocando-se quanto aos cos-tumes alheios, condenando-os ou simplesmente ignorando-os. Essa postura rendeu aos nativos a mais variada gama de violência praticada pelos europeus, desde a exploração de sua mão de obra de maneira compulsória à perda de seus costumes em favor da adoção dos costumes dos colonizadores.

B) Incorreta. O clero e a nobreza concebiam a riqueza como sinônimo de propriedade de terra durante a Alta Idade Média, mesmo em períodos posteriores, em que o sistema feudal encontrava-se em crise. Isso porque, no interior de um sistema baseado na agri-cultura de subsistência, a terra era a condição basilar para se produzirem os gêneros para a sobrevivência e dela ser dono significava a possibilidade de utilizar a mão de obra servil e dela receber seus proventos pela concessão de seu uso. Logo, o clero e a nobreza, que participam dessas relações materiais como senhores na relação de servidão, tinham uma visão semelhan-te sobre o que constitui a riqueza no período, o que não exemplifica a tese exposta no texto.

C) Incorreta. Os europeus consideravam-se cultural-mente superiores aos africanos e imbuíam-se de uma missão civilizadora, cujos benefícios serviam para esconder ideologicamente a diplomacia do canhão que de fato utilizavam para invadir esses territórios

e submetê-los à sua exploração. Sem dúvida, essa é uma postura que se coaduna com o argumento do texto, mas a alternativa, tal como construída, nos convida a pensar em europeus que reconhecem o valor da cultura dos povos africanos e se dispõem a com eles dialogar, entendendo-os na sua singulari-dade e aprendendo a partir desse contato cultural, o que não corresponde à realidade.

D) Correta. De fato o projeto de catequização se apro-xima da ideia do texto, já que evangelizar significava ignorar ou desprezar a experiência religiosa indígena em detrimento de uma religião e de um Deus que os europeus consideravam o único verdadeiro. Ao im-por sua visão de mundo ao indígena, promove vio-lento processo simbólico de aculturação.

E) Incorreta. Criada como ciência no século XIX, a Antro-pologia dedicava-se ao estudo das diferenças culturais apresentadas entre os diversos povos, contudo, no pe-ríodo, acabou servindo para destacar o outro (não eu-ropeu) como exótico ou como culturalmente inferior ao europeu, como atesta o evolucionismo unilinear, cujo principal representante foi Edward Tylor.

Competência de área 1: Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade 4: Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

Questão História28

Alternativa: C

A) Incorreta. A decisão judicial mantém o feriado evan-gélico criado, comparando-o a feriados estipulados por razões semelhantes, como os católicos, enten-dendo-o como um símbolo de tolerância religiosa, não o contrário.

B) Incorreta. Como o próprio texto informa, a instância responsável pela promulgação de norma que estipu-la um feriado é o Poder Legislativo, não a Igreja.

C) Correta. A decisão de assegurar a validade do feriado evangélico foi justificada como um ato de promoção da tolerância religiosa no Brasil.

13Ciências humanas e suas tecnologias

Avaliação Diagnóstica EM 2012

D) Incorreta. Não é dever, tampouco direito, do Estado brasileiro laico interferir nas regras de funcionamen-to de instituições religiosas, mas cabe a ele julgar ações promovidas por essas instituições, caso elas venham a ferir direitos assegurados aos cidadãos brasileiros.

E) Incorreta. Atualmente, o Estado brasileiro é soberano, de modo que cabe a ele dirimir os conflitos sociais e criar regras de obediência geral. Assim, a Igreja, como qualquer outra instituição social, embora seja com-posta por regras próprias, não pode ferir os direitos constitucionalmente assegurados pelo Estado.

Competência de área 1: Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade 3: Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.

Questão Filosofia29

Alternativa: E

A) Incorreta. Ao observar a charge, constata-se que as mulheres não estão sendo convencidas por um ar-gumento de autoridade. Elas estão sendo coagidas, demonstrando medo e insegurança

B) Incorreta. As mulheres não estão apresentando uma atitude ameaçadora.

C) Incorreta. A atitude das mulheres sugere um apelo à piedade (Argentum ad Misericordiam), no entanto, o governante não se rende a ele.

D) Incorreta. O político não demonstra respeito pela causa. Pelo contrário, sua atitude sugere desprezo.

E) Correta. Na charge, observa-se o uso da força (Argu-mentum ad Baculum), falácia caracterizada por ame-açar o interlocutor. Essa ameaça é bilateral, mulheres x político. No entanto, a atitude do representante do governo é mais ameaçadora, pois ele está pisando nas mulheres, demonstrando desprezo pela causa.

Competência de área 3: Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e eco-nômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade 14: Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre si-tuação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.

Questão Sociologia30

Alternativa: B

A) Incorreta. Segundo o texto do enunciado, a televisão democratiza informações, mas não resolve desigual-dades.

B) Correta. Para resolver essa questão, basta uma leitura cuidadosa e atenta do texto e dos itens. Contudo, o interessante deste exercício é o conteúdo com o qual ele trabalha. Muito se fala que, no Brasil, a televisão é um agente de mascaramento da realidade, produ-tora de ideologias e manipulações e reprodutora de estereótipos. Ora, esquece-se de que a televisão tam-bém é um poderoso instrumento de democratização das informações em um país tão marcado por um Estado autoritário, implícita ou explicitamente. Essa perspectiva mais positiva sobre a televisão é o foco dessa questão.

C) Incorreta. De acordo com o texto, a televisão quebra o poder dessas instituições ao invés de mantê-los.

D) Incorreta. Esse item está bem distante de qualquer argumento estabelecido pelo texto do enunciado.

E) Incorreta. Democratização das informações não é sinônimo de homogeneização das opiniões. A te-levisão oferece a informação, porém, a maneira de elas serem recebidas e assimiladas é tão diversificada quanto o próprio Brasil.

Competência de área 5: Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade 21: Identificar o papel dos meios de comu-nicação na construção da vida social.

Questão Geografia31

Alternativa: E

14 3a. série – Volume 2 - 2º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

De acordo com a Lei 4.771, (de 15 de setembro de 1965, da Presidência da República) as chamadas APP têm a se-guinte função:

“Área protegida nos termos dos arts. 2.º e 3.º desta Lei, coberta ou não por vegetação nativa, com a função am-biental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.”

O Novo Código Florestal prevê que as APP componham a reserva legal, ou seja, a área da reserva legal diminuiria.

Os ambientalistas defendem a reserva legal como um benefício também para a agricultura brasileira. Já os pro-dutores rurais resistem à exigência de deixar uma parte da propriedade intocada.

Competência de área 6: Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade 26: Identificar em fontes diversas o proces-so de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.

Questão Geografia32

Alternativa: A

De acordo com o IBGE, o estado do Mato Grosso detém a liderança nacional de gado de corte, com 12,67% do total do País, ultrapassando o efetivo de bovinos do Mato Gros-so do Sul (12,09%) e conquistando a liderança nacional.

Competência de área 6: Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade 29: Reconhecer a função dos recursos na-turais na produção do espaço geográfico, relacionando--os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.

Questão História33

Alternativa: D

A) Incorreta. A Guerra dos Emboabas ocorreu em Minas Gerais, entre 1708 e 1709, no princípio da exploração

de metais preciosos na região. Ocorreu em função da hostilidade entre os milhares de colonos que migra-vam para a região com o fim de explorar o ouro e os bandeirantes paulistas, que julgavam ter direitos ex-clusivos de exploração da região, pois foram eles que encontraram as jazidas de metais preciosos na região. Desse modo, não foi causa da referida intensificação fiscal promovida por Portugal, empreendida quase quatro décadas depois do evento como resposta à diminuição na arrecadação de impostos na década de 40 e 50 do século XVIII.

B) Incorreta. O Alvará não abranda a fiscalização, mas a intensifica, estipulando um valor fixo para o quinto e instituindo a derrama como processo de execução de dívidas tributárias.

C) Incorreta. Era comum, por parte da Coroa, a captação da riqueza colonial por meio de tributos que incidiam sobre as atividades econômicas desenvolvidas por colonos em solo brasileiro, de modo que não foi um método específico voltado à exploração mineradora.

D) Correta. A fixação do valor do quinto resultou da cons-tatação, por parte da coroa, da diminuição na extração do ouro e, consequentemente, do imposto arrecada-do. O fato foi interpretado como excessivo desvio do metal por meio do contrabando, da sonegação. Com o fim de garantir ao menos uma quantia anual, a Co-roa portuguesa fixou em 100 arrobas a quantia do im-posto devido a Portugal pelas Comarcas que se dedi-cavam à extração do metal e estabeleceu a derrama como processo de execução de dívidas geradas pelo não cumprimento da obrigação tributária. A situação era interpretada pelos colonos como excessivo abuso por parte da coroa, fato que gerou a conspiração co-nhecida como Inconfidência Mineira.

E) Incorreta. Um dos métodos preventivos utilizados pela Coroa seria a criação de estradas oficiais por onde o ouro deveria ser transportado de Minas Gerais ao litoral, de modo a evitar o contrabando do metal precioso.

Competência de área 2: Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

15Ciências humanas e suas tecnologias

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Habilidade 8: Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico- -social.

Questão História34

Alternativa: B

A) Incorreta. O objetivo dos compositores não é enfati-zar o caráter católico da cultura brasileira, mas preci-samente a diversidade religiosa, visto que Ave Maria é equiparada a entidades de outras religiões.

B) Correta. Ao equiparar Nossa Senhora à Iemanjá, o au-tor relembra método de resistência cultural praticado por africanos, que associavam santos às suas divinda-des, os orixás, de modo que pudessem permanecer cultuando-os, apesar da imposição da fé católica pro-movida pelos colonizadores portugueses.

C) Incorreta. O Brasil não teve um passado marcado pela tolerância religiosa, a julgar pelo processo de acultu-ração a que foram submetidos escravos africanos e indígenas durante o Período Colonial. Tampouco a primeira Constituição Brasileira, de 1824, propagava o irrestrito direito de liberdade de culto e de crença, já que os permitia apenas na seara privada, enquanto a religião católica era elevada à condição de religião oficial do império.

D) Incorreta. A generalização da figura de Deus e de Ave Maria nas canções se presta a defender a ideia de que representam entidades cultuadas em diversas religi-ões presentes no Brasil.

E) Incorreta. As liberdades de crença e de culto já são direitos assegurados pela Constituição Federal brasi-leira, de modo que as canções servem antes como manifestações que propagam o ideal de diversidade e tolerância religiosa.

Competência de área 1: Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade 1: Interpretar historicamente e/ou geogra-ficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

Questão Sociologia35

Alternativa: D

A) Incorreta. A disseminação de tecnologias de comu-nicação também produz desigualdades. Portanto, é muito improvável que situações como a descrita no texto do enunciado não existirão mais.

B) Incorreta. Nada mais aviltante à cidadania do que a afirmação estabelecida por este item. Aceitar o tra-balho escravo como um mal necessário? Um preço a pagar pela globalização? Obviamente que não: é pre-ciso realizar esforços para empreender a globalização da maneira mais humana possível, mesmo como uma utopia.

C) Incorreta. Este item desconsidera todo o aspecto eco-nômico e migratório da questão para se concentrar somente nas questões culturais.

D) Correta. A questão coloca em debate as desigualda-des e desumanidades produzidas pela globalização. A importância de exercitar esse conteúdo reside no fato de que a globalização, muitas vezes, é vista so-mente pelo seu lado positivo, ou seja, a intensificação do fluxo de pessoas, produtos e capitais gerados pela disseminação de tecnologias. Ora, é preciso também perceber que a globalização reproduz desigualda-des em escalas local, regional e internacional, dando margem para que situações de trabalho escravo, tais como a descrita no texto do enunciado, apareçam.

E) Incorreta. A globalização não está estimulando pos-tos de trabalho em países como Bolívia e Peru. Além disso, o que se observa atualmente é um aumento do deslocamento de pessoas de países pobres para países emergentes, como Brasil, Índia, África do Sul e China.

Competência de área 2: Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade 8: Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico- -social.

16 3a. série – Volume 2 - 2º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Questão Geografia36

Alternativa: C

A Revolução de 1930, promovida por Getúlio Vargas, afastou do poder do Estado oligarquias tradicionais que representavam os interesses agrário-comerciais. Getúlio Vargas adotou uma política industrializante, a substitui-ção de mão de obra imigrante pela nacional. Essa mão de obra era formada no Rio de Janeiro e em São Paulo em função do êxodo rural (decadência cafeeira) e dos movimentos migratórios de nordestinos. Esse desenvol-vimento ocorreu principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, definindo a grande concentração espacial da indústria, que perma-nece até hoje.

Competência de área 6: Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade 28: Relacionar o uso das tecnologias com os impactos socioambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.

Questão Geografia37

Alternativa: B

A Divisão Internacional do Trabalho provoca desigual-dades. Os países emergentes ou em desenvolvimento adquirem as tecnologias a preços altos, enquanto os produtos exportados não podem competir no merca-do internacional. Visando diminuir os impactos sobre a macroeconomia, são oferecidos benefícios fiscais para as indústrias multinacionais gerarem empregos diretos e indiretos em sua produção, dando início a uma eco-nomia local.

Competência de área 2: Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade 7: Identificar os significados histórico-geo-gráficos das relações de poder entre as nações.

Questão História38

Alternativa: A

A) Correta. O rompimento do Pacto Colonial por meio da abertura dos portos é fato que contribuiu para o pro-cesso de independência do Brasil, pois fortaleceu as elites locais ligadas à produção de gêneros e ao comér-cio internacional, que viriam futuramente a pressionar Pedro, Príncipe Regente do Reino Unido a Portugal e Algarves, a proclamar a autonomia política do Brasil.

B) Incorreta. O fato foi assim interpretado por alguns historiadores, entretanto é majoritário o entendimen-to de que a abertura dos portos resultou da pressão inglesa junto à corte portuguesa, bem como do fato de esta necessitar romper o Pacto Colonial para que pudesse controlar o comércio de produtos de todas as colônias que compunham o Império Ultramarino português.

C) Incorreta. Os valores das tarifas cobradas sobre a im-portação de produtos foi modificada com os tratados comerciais de 1810, que estabeleciam a cobrança de 16% para produtos oriundos de Portugal, 24% para mercadorias vindas de outras nações e de apenas 15% para as mercadorias inglesas, de modo que favo-reciam o comércio de produtos ingleses no mercado consumidor interno brasileiro.

D) Incorreta. A abertura dos portos às nações amigas poderia representar a inserção do Brasil no sistema capitalista de produção europeu uma vez que a liber-dade de comércio poderia ter promovido o incentivo à produção manufatureira. Contudo, qualquer ini-ciativa nesse sentido foi prejudicada com o advento dos tratados comerciais firmados com a Inglaterra após apenas dois anos do decreto de abertura dos portos, pois esses tratados estabeleceram vantagens comerciais significativas para a Inglaterra, permitindo a entrada de produtos desse país com uma cobrança irrisória de tributos alfandegários, resultando na co-mercialização a preços competitivos de produtos in-gleses no mercado consumidor brasileiro e inibindo a produção manufatureira local.

17Ciências humanas e suas tecnologias

Avaliação Diagnóstica EM 2012

E) Incorreta. O decreto permitia o comércio com nações que guardassem uma relação pacífica com Portugal, o que, a princípio, se restringiu à Inglaterra, mas que, com o passar do tempo, incluiu outros países.

Competência de área 2: Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade 8: Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico- -social.

Questão História39

Alternativa: E

A) Incorreta. De fato, a tarifa simbolizou a revogação de anteriores tratados que beneficiavam o comércio de produtos ingleses no Brasil, como os tratados de 1810, que estipulavam baixas taxas alfandegárias para os produtos oriundos desse país. O fato gerou retaliações da Inglaterra, que se concretizaram sob a forma do de-creto chamado Bill Aberdeen, que permitia à marinha inglesa a interceptação e apreensão de navios que es-tivessem praticando o tráfico de escravos no Atlântico. Ademais, os ingleses ocupavam a região mais tarde conhecida como Guiana Inglesa desde o século XVI, tornando-a oficialmente sua colônia no início do sécu-lo XIX, quando conseguiram anexar colônias anterior-mente pertencentes à Holanda.

B) Incorreta. A tarifa propiciou o primeiro surto indus-trial no Brasil, pois promoveu o redirecionamento de capitais antes investidos na compra de escravos para as nascentes manufaturas, que fabricavam produtos de difícil obtenção no mercado internacional em fun-ção dos altos impostos que sobre eles incidiam.

C) Incorreta. O objetivo de Alves Branco era aumentar a receita oriunda da importação de produtos, não era interromper o comércio com outras nações.

D) Incorreta. A Lei Eusébio de Queirós, que proibia o tráfico de escravos africanos para o Brasil, foi reflexo do decreto britânico chamado Bill Aberdeen, que per-

mitia à marinha inglesa a apreensão de navios que praticassem o tráfico negreiro no Atlântico.

E) Correta. A tarifa Alves Branco provocou uma retalia-ção inglesa consubstanciada na formulação da Bill Aberdeen, lei que permitia à marinha inglesa a in-terceptação de navios que praticassem o tráfico de escravos no Atlântico. A pressão inglesa resultou na criação da Lei Eusébio de Queirós, no Brasil, em 1850, que proibiu o tráfico de escravos africanos para o Brasil. A diminuição do tráfico de escravos africanos propiciou o redirecionamento dos investimentos do capital, que seria destinado a comprá-los, para outras atividades, como as manufaturas que fabricavam os produtos de difícil obtenção em função do aumento das determinações da tarifa Alves Branco.

Competência de área 2: Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade 7: Identificar os significados histórico-geo-gráficos das relações de poder entre as nações.

Questão Geografia40

Alternativa: D

Uma grande corrida armamentista pelos blocos forma-dos pelos Estados Unidos e URSS deu origem à “Paz Ar-mada”. Enquanto houvesse um equilíbrio bélico entre as duas potências, a paz estaria garantida, pois haveria o medo do ataque inimigo. Nesse contexto, surgem dois blocos militares cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros: A Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN (USA e aliados) e o Pacto de Varsóvia (URSS e aliados).

Competência de área 3: Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e eco-nômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade 15: Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da História.

18 3a. série – Volume 2 - 2º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Questão História41

Alternativa: D

A) Incorreta. Thatcher foi a primeira e única mulher a ocu-par o cargo de primeira-ministra até hoje, mas o de-tentor desse título exerce a função executiva no reino inglês, não legislativa como sugere a alternativa.

B) Incorreta. Margaret Thatcher foi a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra, mas não foi a primeira pessoa a exercê-lo na Inglaterra, pois esse cargo já existe desde o estabelecimento da Monar-quia Constitucional Parlamentarista como forma de governo na Inglaterra, cujo início remonta aos efeitos da Revolução Gloriosa durante o século XVII.

C) Incorreta. A Inglaterra permaneceu uma Monarquia Constitucional Parlamentarista após a ascensão polí-tica de Thatcher.

D) Correta. Thatcher representou a política neoliberal inglesa, consubstanciada no enxugamento do papel do Estado de modo a não permitir excessiva interfe-rência deste na economia.

E) Incorreta. Líder do Partido Conservador, Thatcher re-presentou a defesa de princípios neoliberais no go-verno da Inglaterra, assim como Reagan no governo dos Estados Unidos.

Competência de área 1: Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade 3: Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.

Questão Geografia42

Alternativa: A

Protecionismo alfandegário consiste basicamente em: aumento da carga tributária sobre a importação de gê-neros agrícolas e manufaturados; criação de diversas re-gras e normas para a entrada de produtos estrangeiros; utilização de subsídios para baratear os produtos nacio-nais. Este mecanismo, considerado desleal pela OMC, visa amparar o polo industrial do país importador.

Competência de área 3: Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e eco-

nômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade 15: Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da História.

Questão Geografia43

Alternativa: E

A globalização também produz seus efeitos colaterais. Para existência de um bloco econômico, a premissa bá-sica é a divulgação fidedigna dos números da economia.

Competência de área 3: Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e eco-nômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade 15: Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da História.

Questão História44

Alternativa: D

A) Incorreta. A charge se refere à política do café com leite, mas essa aliança política entre a elite paulista e a mineira articulava-se em torno da escolha do cargo máximo do Poder Executivo.

B) Incorreta. A charge se refere à política do café com lei-te, ademais a política dos governadores era um arran-jo entre o presidente da República e os governadores dos estados, que, em troca de apoio e do esforço em formar uma bancada estadual do Poder Legislativo fa-vorável ao presidente, recebiam a promessa de que o presidente não interferiria nos assuntos dos estados.

C) Incorreta. A charge representa a política do café com leite, entretanto essa passou a ser adotada apenas após a República da Espada, depois de longo pro-cesso de articulação das oligarquias paulista (que se organizaram rapidamente elegendo os três primeiros presidentes civis) e mineira (que passou a ser repre-sentada no Poder Executivo federal apenas a partir do governo de Afonso Pena, em 1906).

19Ciências humanas e suas tecnologias

Avaliação Diagnóstica EM 2012

D) Correta. A charge retrata o sistema de alianças entre as oligarquias de Minas e de São Paulo para a ocupação alternada do cargo máximo do Poder Executivo fede-ral, que foi denominada política do café com leite.

E) Incorreta. O coronelismo é termo que designa a es-trutura política do nível municipal durante a Repú-blica Velha, na qual o coronel exercia uma forma de clientelismo sobre a população mais pobre de modo a influenciar, de maneira fraudulenta, a predileção política dessas políticas, formando um curral eleito-ral, que utilizava para negociar com o governador em troca de benefícios.

Competência de área 5: Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade 23: Analisar a importância dos valores éti-cos na estruturação política das sociedades.

Questão História45

Alternativa: B

A) Incorreta. O New Deal foi a expressão utilizada para designar a política econômica estadunidense para contornar a crise econômica de 1929. Vigorou entre os anos de 1933 e 1939 e foi responsável pelo fim do capitalismo liberal e pela adoção de uma política intervencionista com o fim de salvaguardar o sistema capitalista, especialmente alicerçada nas assertivas do economista John Maynard Keynes, que defendia a preservação do mercado consumidor com a inje-ção de renda no sistema. Apesar de ser um ícone de estratégia de manutenção do sistema capitalista, não foi responsável diretamente pelo agravamento das tensões que culminaram com a construção do muro de Berlim, em 1961, cuja responsabilidade pode ser atribuída aos efeitos do Plano Marshal.

B) Correta. O desdobramento da Alemanha em duas na-ções, durante a Guerra Fria, ocorreu em virtude da ri-validade entre Estados Unidos e União Soviética e do alargamento de sua influência nos países europeus, o que incluía a Alemanha. Este país recebeu muitos

investimentos oriundos do Plano Marshal, o que im-pulsionou a União Soviética a impor um bloqueio terrestre à cidade de Berlim, território alemão sob domínio soviético desde o final da Segunda Guerra Mundial. O impasse continuou com o abastecimen-to da cidade via área feito pelos países capitalistas do Ocidente. A situação resultou na cisão do territó-rio alemão e na criação de dois Estados, em 1949: a República Federal da Alemanha, de influência capi-talista; e a República Democrática Alemã, de orien-tação socialista. Desde a separação, era comum, na cidade de Berlim, um intenso fluxo migratório de alemães da parte oriental para a ocidental, o que motivou o governo da Alemanha Oriental a iniciar a construção de um muro, em 1961, separando con-cretamente os dois lados da cidade.

C) Incorreta. O muro foi construído pela Alemanha Oriental e objetivava separar concretamente os dois lados da cidade para impedir a fuga de pessoas do lado oriental para o lado ocidental da cidade.

D) Incorreta. Elaborada por Leonid Ilitch Brejnev, líder soviético de 1964 a 1982, a referida doutrina foi responsável pela expansão dos princípios do co-munismo e pela submissão dos países comunistas sob ameaça de invasão militar. A partir de 1985, du-rante o governo de Mikhail Gorbachev, deu-se iní-cio à modernização econômica e a democratização do sistema político soviético, levados a cabo pela perestroika – que enfatizava a concessão de maior autonomia a empresas estatais e estímulo a negó-cios familiares – e pela glasnost, que estabelecia li-berdades políticas e direitos individuais. A abertura do regime soviético motivou as manifestações po-pulares que levaram à queda do dirigente stalinista da Alemanha Oriental, Erich Honecker, e à queda do muro de Berlim, em 1989.

E) Incorreta. Os principais representantes dos blocos capitalista e socialista, respectivamente, os Esta-dos Unidos e a União Soviética, empenharam-se em uma corrida armamentista principalmente pelo controle e desenvolvimento da tecnologia bélica nuclear. As tensões entre os dois blocos foi deno-minada de Guerra Fria, porque, apesar do desenvol-

20 3a. série – Volume 2 - 2º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

vimento bélico, as duas nações não entraram numa guerra direta. O que não quer dizer que guerras não foram travadas com a influência e o apoio desses países, como, por exemplo, a Guerra da Coreia. Des-se modo, ao afirmar que de fato esse foi um mo-mento marcado pela ausência de conflitos militares, a alternativa está errada.

Competência de área 2: Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade 8: Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no en-frentamento de problemas de ordem econômico-social.

Anotações

21Ciências humanas e suas tecnologias

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Anotações

22 3a. série – Volume 2 - 2º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Anotações

1A

E

C

B

D

24A

E

C

B

D

13A

E

C

B

D

36A

E

C

B

D

2A

E

C

B

D

25A

E

C

B

D

14A

E

C

B

D

37A

E

C

B

D

3A

E

C

B

D

26A

E

C

B

D

15A

E

C

B

D

38A

E

C

B

D

4A

E

C

B

D

27A

E

C

B

D

16A

E

C

B

D

39A

E

C

B

D

5A

E

C

B

D

28A

E

C

B

D

17A

E

C

B

D

40A

E

C

B

D

6A

E

C

B

D

29A

E

C

B

D

18A

E

C

B

D

41A

E

C

B

D

7A

E

C

B

D

30A

E

C

B

D

19A

E

C

B

D

42A

E

C

B

D

9A

E

C

B

D

32A

E

C

B

D

21A

E

C

B

D

44A

E

C

B

D

23A

E

C

B

D

45A

E

C

B

D

11A

E

C

B

D

34A

E

C

B

D

8A

E

C

B

D

31A

E

C

B

D

20A

E

C

B

D

43A

E

C

B

D

22A

E

C

B

D

10A

E

C

B

D

33A

E

C

B

D

12A

E

C

B

D

35A

E

C

B

D

GABARITO

GABARITO

AvAliAção DiAgnóstiCA Do EM 2012 – 3.ª sÉRiE – volUME 2 – 2.º sEMEstRECiÊnCiAs HUMAnAs E sUAs tECnologiAs

nome da escola: _______________________________________________________________

Aluno(a): _____________________________________________________________________

série: ______________________ turma: ___________________________________

Data: ______________________ Assinatura: ________________________________