$ydoldomr 'ldjqyvwlfd 0(gr · b) correta. de fato, desde os primeiros anos de explo-ração...

24
1. º SEMESTRE CIêNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS VOLUME 1 2 a . SéRIE DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Upload: tranthuy

Post on 14-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: $YDOLDomR 'LDJQyVWLFD 0(GR · B) Correta. De fato, desde os primeiros anos de explo-ração colonial o pau-brasil foi extraído e vendido na Europa, de acordo com a lógica mercantilista

1.º SEMESTRE

CiênCias humanas

e suas

teCnologias

VOLUME 1

2a. SéRiE

DIST

RIBU

IÇÃO

GRA

TUIT

A

AvaliaçãoDiagnóstica 

 do  E M2012

Page 2: $YDOLDomR 'LDJQyVWLFD 0(GR · B) Correta. De fato, desde os primeiros anos de explo-ração colonial o pau-brasil foi extraído e vendido na Europa, de acordo com a lógica mercantilista

2 2a. série – Volume 1 - 1º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Questão 1

Alternativa: B

A) Incorreta. O pau-brasil foi explorado desde o Período Pré-Colonial brasileiro e permaneceu sendo extraído mesmo depois de Portugal ter intensificado a produ-ção agroexportadora a partir de 1530.

B) Correta. De fato, desde os primeiros anos de explo-ração colonial o pau-brasil foi extraído e vendido na Europa, de acordo com a lógica mercantilista da política econômica dos Estados europeus moder-nos. Portanto, o decreto não trouxe nenhuma nova determinação legal, apenas compilou as leis que regulamentavam a exclusividade de exploração do pau-brasil pela Metrópole.

C) Incorreta. O decreto não proibia a exploração do pau-brasil, apenas determinava o monopólio real so-bre essa riqueza de modo a organizar a exploração da madeira devidamente autorizada pelo rei. Além dis-so, nem a Coroa e nem os colonos que efetivamente exploravam a Colônia se preocupavam com o possí-vel fim dessa espécie.

D) Incorreta. O alcance do decreto foi muito mais abran-gente do que uma possível restrição de exploração a colonos espanhóis. Ao proibir qualquer exploração sem a autorização expressa da Coroa, o rei reiterava o domínio metropolitano sobre as riquezas coloniais, especialmente aquelas que eram alvo de exploração ilegal, como o pau-brasil, sobretudo pelos franceses.

E) Incorreta. Filipe III, em razão da União Ibérica, tornou-se também rei de Portugal e sua autoridade política poderia tratar de quaisquer modalidades de exploração colonial empreendidas no Brasil, não ape-nas do pau-brasil.

Competência de área 2: Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade 9: Comparar o significado histórico-geo-gráfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.

Questão 2

Alternativa: CA) Incorreta. O autor afirma o contrário expressamente

no primeiro parágrafo, quando informa que essa con-cepção de sociedade influenciou a formação social das colônias americanas.

B) Incorreta. A finalidade da teoria não era salientar a igualdade entre os grupos sociais para garantir a eles um tratamento igualitário por parte do poder políti-co, mas, sim, destacar a naturalidade de suas diferen-ças como forma de legitimar os privilégios de alguns grupos em detrimento de outros.

C) Correta. A teoria que equiparou o funcionamento da sociedade ao do corpo humano tinha como objetivo legitimar as diferenças sociais e garantir privilégios ao clero e à nobreza dos Estados europeus ocidentais modernos.

D) Incorreta. Apesar de o indígena ter sido visto como diferente pela Igreja, esta construiu, ao longo do Pe-ríodo Colonial, uma doutrina que proibia a escravi-dão dos nativos por entendê-los como portadores de alma e aptos à evangelização.

E) Incorreta. Apesar do grande poder econômico que adquiriu ao longo da Idade Moderna, a burguesia não era um grupo social privilegiado, uma vez que seu status social equiparava-se ao do camponês, res-tando-lhe a central obrigação de sustentar os Estados europeus por meio do pagamento de tributos.

Competência de área 3: Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e eco-nômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.Habilidade 15: Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da História.

Questão 3

Alternativa: A

No texto, fica evidente o crescimento da população agrícola do Brasil no período de 1960 a 1980, exceto na

Page 3: $YDOLDomR 'LDJQyVWLFD 0(GR · B) Correta. De fato, desde os primeiros anos de explo-ração colonial o pau-brasil foi extraído e vendido na Europa, de acordo com a lógica mercantilista

3Ciências humanas e suas tecnologias

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Região Sudeste. Nesse período, o Brasil deixa de ser um país agrário, pois mais da metade da população passou a residir nas cidades, tornando-se um país essencialmente urbano.

Competência de área 4: Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade 19: Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.

Questão 4

Alternativa: B

O espaço urbano, representado pela cidade, apresenta-se repleto de problemas de ordem socioeconômica, am-biental, espacial e política, os quais geram os conflitos citados no texto. As cidades abrigam os governos e as sedes de grandes empresas, que, juntos, correspondem aos principais agentes de tomada de decisão em rela-ção à organização do espaço urbano. Portanto, as solu-ções aos conflitos causados pelos problemas urbanos partem dos setores político e econômico das próprias cidades.

Competência de área 2: Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade 9: Comparar o significado histórico-geo-gráfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.

Questão 5

Alternativa: E

A) Incorreta. Sócrates e Platão acreditavam que as pai-xões deveriam ser submetidas à razão, pois apenas a razão conduziria o ser humano à virtude, ao bem agir.

B) Incorreta. Sócrates e Platão acreditavam que o sujeito deveria submeter suas emoções à razão para se tor-nar virtuoso.

C) Incorreta. A relação entre o agir e as paixões humanas foi objeto de estudo dos dois filósofos.

D) Incorreta. Platão coloca a razão em primeiro plano, afirmando que as emoções devem ser submetidas a ela. Dessa forma, o sujeito agiria conforme a virtude.

E) Correta. Os dois filósofos acreditavam que o agir ins-tintivo, baseado nas paixões humanas, não conduzia o sujeito à virtude, dificultando a busca pelo bem.

Competência de área 1: Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade 4: Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

Questão 6

Alternativa: C

A) Incorreta. A consciência ambiental deve ser conside-rada ética, pois a consciência da preservação do pla-neta está relacionada às gerações futuras e ao bem comum, elementos fundamentais nessa área do pen-samento filosófico.

B) Incorreta. A preservação do ambiente tem papel fun-damental na vida humana, pois dele dependem a preservação das espécies e o equilíbrio ecológico. O fato de essa questão estar ligada ao ser humano, às suas relações com o mundo e com os outros, já inclui a iniciativa no âmbito da ética.

C) Correta. A preocupação com o bem comum é um aspecto fundamental a ser considerado quando se avalia uma atitude como ética.

D) Incorreta. A produção de sacolas afeta o ambiente e, por conseguinte, as pessoas que habitam o planeta. Buscar a preservação ambiental demonstra preocupação com o bem-estar geral, aspecto fundamental da ética.

E) Incorreta. Os três aspectos citados na questão têm relações com a ação ética.

Competência de área 6: Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade 30: Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas.

Page 4: $YDOLDomR 'LDJQyVWLFD 0(GR · B) Correta. De fato, desde os primeiros anos de explo-ração colonial o pau-brasil foi extraído e vendido na Europa, de acordo com a lógica mercantilista

4 2a. série – Volume 1 - 1º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Questão 7

Alternativa: A

A) Correta. O texto é explícito na descrição do trabalha-dor como mero instrumento do processo produtivo, portanto completamente alheio à reflexão crítica e à criatividade.

B) Incorreta. Pelo contrário, o trabalho, tal como descrito no texto, reduz a capacidade intelectual do trabalhador.

C) Incorreta. O trabalhador obedece e não decide nada acerca da produção. Portanto, sua autonomia inexiste.

D) Incorreta. Apesar de o texto não tratar da relação en-tre trabalhador e patrão, é uma consequência lógica depreender do argumento que a relação entre eles subsiste desigual, como sempre foi no capitalismo.

E) Incorreta. O trabalhador realiza uma única e mesma função constantemente, ou seja, trata-se de um em-pobrecimento das tarefas manuais.

Competência de área 4: Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade 20: Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecno-logias à vida social e ao mundo do trabalho.

Questão 8

Alternativa: B

A) Incorreta. Ambos os textos não tratam de diferenças de habitação de acordo com a cor dos moradores.

B) Correta. Segregação espacial urbana de acordo com a renda é o tema da questão.

C) Incorreta. Apesar de o primeiro texto abordar a tran-quilidade dos condomínios fechados, o segundo não aponta para a violência nas favelas.

D) Incorreta. Novamente, um item que remete ao sen-so comum, mas não aos textos da questão, pois ne-nhum deles trata de diferenças habitacionais de acor-do com o planejamento urbano dos países.

E) Incorreta. A polícia não é citada em nenhum dos dois textos.

Competência de área 6: Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade 27: Analisar de maneira crítica as intera-ções da sociedade com o meio físico, levando em consi-deração aspectos históricos e(ou) geográficos.

Questão 9

Alternativa: C

A) Incorreta. O documento é um dos forais que conce-dem uma capitania hereditária a um donatário. Con-tudo, o sistema administrativo denominado Capita-nias Hereditárias era descentralizado, pois transferia a particulares o dever de colonizar com seus próprios recursos. Concedia-lhes significativa liberdade jurídi-co-administrativa no território sob sua administração, a qual deveria ser dirigida à defesa e à exploração econômica da colônia.

B) Incorreta. O segundo documento é o regimento que regulamenta o Governo-Geral, não as Capitanias He-reditárias.

C) Correta. O primeiro é um foral, documento respon-sável pelo estabelecimento de direitos e deveres que devem ser observados no interior de uma Capitania Hereditária, enquanto o segundo documento esta-belece a centralização administrativa no Brasil a partir da criação do Governo-Geral.

D) Incorreta. Enquanto o primeiro documento refere-se às Capitanias Hereditárias, o segundo estabelece o Governo-Geral.

E) Incorreta. Os dois documentos referem-se ao esta-belecimento de sistemas administrativos no Brasil. O primeiro estabelece as Capitanias Hereditárias, o se-gundo estabelece o Governo-Geral, objetivando de-fender militarmente o território brasileiro e estimular sua exploração econômica.

Competência de área 3: Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e eco-nômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Page 5: $YDOLDomR 'LDJQyVWLFD 0(GR · B) Correta. De fato, desde os primeiros anos de explo-ração colonial o pau-brasil foi extraído e vendido na Europa, de acordo com a lógica mercantilista

5Ciências humanas e suas tecnologias

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Habilidade 12: Analisar o papel da justiça como insti-tuição na organização das sociedades.

Questão 10

Alternativa: A

O fato de o capital comercial estar subordinado ao ca-pital industrial provoca uma dependência do setor ter-ciário (comércio e serviços em geral) em relação ao se-tor secundário (indústria). Isso pode ser observado nas áreas urbanas, onde as indústrias fazem surgir uma série de atividades ligadas ao comércio e ao setor de serviços. Quanto maior for o desenvolvimento industrial de uma região, maior será a oferta de serviços em geral.

Competência de área 4: Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade 18: Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais.

Questão 11

Alternativa: D

A) Incorreta. Ao contrário do que a questão afirma, o utilitarismo baseava-se no princípio de utilidade. Seu valor máximo era a felicidade geral.

B) O utilitarismo não é imediatista, pois, ao medir um prazer, não considera apenas a sua utilidade imedia-ta. Os critérios que utiliza para efetuar essa medida são justamente a duração e a longinquidade do prazer.

C) Incorreta. O utilitarismo não afirma que se deve dedi-car todo o tempo ao trabalho para produzir coisas úteis. De acordo com esse princípio, deve-se agir de modo a contribuir para o bem-estar do maior número possível de pessoas.

D) Correta. Para os utilitaristas, a produtividade não é um critério para avaliar a utilidade de uma ação, pois ela deve ser avaliada pelo potencial que apresenta no sentido de contribuir para a felicidade geral, benefi-ciando o maior número possível de pessoas.

E) Incorreta. Ao contrário do que é defendido na ques-tão, o utilitarismo baseia-se em ações úteis para o bem da sociedade. O avanço científico representa, nesse caso, algo que contribui de algum modo para o bem-estar geral.

Competência de área 1: Compreender os elementos culturais que constituem as Identidades.

Habilidade 4: Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

Questão 12

Alternativa: D

A) Incorreta. Há dois erros neste item: primeiro, a afirma-ção de que a divisão do trabalho intelectual e braçal está extinta e, segundo, a afirmação de que o traba-lhador brasileiro se qualificou nas últimas décadas.

B) Incorreta. No Brasil nos últimos anos, não houve redução drástica da jornada de trabalho, muito me-nos aumento do tempo de lazer do trabalhador.

C) Incorreta. Apesar de o número de carteiras assinadas no Brasil contemporâneo ter aumentado, é um erro afirmar que a contratação regulamentada abarca a totalidade dos trabalhadores nacionais.

D) Correta. A flexibilização das relações trabalhistas, tal como o texto aponta, teve como principal consequ-ência o aumento do trabalho informal em suas diver-sas manifestações.

E) Incorreta. Ao contrário, a flexibilização das relações trabalhistas enfraqueceu os sindicatos nacionais, diminuiu a renda do trabalhador e dissolveu alguns direitos garantidos pela CLT de Vargas.

Competência de área 4: Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade 18: Analisar diferentes processos de pro-dução ou circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais.

Page 6: $YDOLDomR 'LDJQyVWLFD 0(GR · B) Correta. De fato, desde os primeiros anos de explo-ração colonial o pau-brasil foi extraído e vendido na Europa, de acordo com a lógica mercantilista

6 2a. série – Volume 1 - 1º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Questão 13

Alternativa: A

A) Correta. A abolição da escravidão não estava entre as mudanças propostas pelos conjurados, pois muitos deles eram proprietários de escravos e desejavam permanecer explorando essa mão de obra, o que denota a marginalização social a que estavam sub-metidos os escravos no Período Colonial. Os efeitos dessa marginalização perduram no Brasil contempo-râneo a ponto de estimular o surgimento de polí-ticas afirmativas que objetivam minimizar os danos históricos provocados pela escravidão na grande parcela da população brasileira composta de afro-descendentes.

B) Incorreta. De fato, uma das reivindicações da elite mi-neradora local era a criação de uma universidade, não para a educação formal de escravos, mas, sim, para o aprimoramento intelectual da elite, especialmente motivada pelo crescimento do movimento iluminista na Europa.

C) Incorreta. Primeiramente, a defesa da implementação de manufaturas contrariava decisão oficial do gover-no português que proibia sua existência em território colonial brasileiro, o que não quer dizer que essa pro-dução contaria com a organização do trabalho livre feito por escravos. Finalmente, a discriminação que vitima afrodescendentes no Brasil não se restringe às dificuldades de acesso ao ensino superior, mas se es-praia no usufruto de outros direitos, como, por exem-plo, o acesso a determinados cargos, já que muitas vezes são alvo do preconceito que não lhes permite a ascensão profissional.

D) Incorreta. De fato a criação de uma república era uma reivindicação da Conjuração Mineira, entretanto, por se tratar de uma conspiração liderada pela elite local escravista, a futura conquista não estenderia a cida-dania aos africanos escravizados, já que nem mesmo a abolição era pregada pelos revoltosos.

E) Incorreta. O fato de dois documentos estarem inseri-dos em contextos históricos distintos não inviabiliza

a comparação entre eles e o estabelecimento de diferenças e semelhanças. Na questão, é possível es-tabelecer pelo menos uma relação muito clara entre o contexto colonial e o contemporâneo do Brasil: em ambos existe a discriminação em relação aos afro-descendentes, mesmo que esse ato seja considerado crime.

Competência de área 5: Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade 25: Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.

Questão 14

Alternativa: E

Entre outras situações, o texto expõe que a cidade de São Paulo está no topo da hierarquia urbana, devido à diversidade e modernidade dos setores secundário e terciário de sua economia. Por mais que a velocida-de no crescimento da indústria paulista venha dimi-nuindo − por causa do processo de desconcentração industrial que vem ocorrendo nas últimas décadas no Brasil −, a cidade de São Paulo constituiu elementos necessários para manter sua hierarquia dentro do ter-ritório nacional.

Competência de área 4: Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade 18: Analisar diferentes processos de pro-dução ou circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais.

Questão 15

Alternativa: B

A) Incorreta. Agostinho destacava a importância de di-recionar a vontade para a busca do bem. O mal, se-gundo ele, caracterizava-se pelo desvio do bem.

Page 7: $YDOLDomR 'LDJQyVWLFD 0(GR · B) Correta. De fato, desde os primeiros anos de explo-ração colonial o pau-brasil foi extraído e vendido na Europa, de acordo com a lógica mercantilista

7Ciências humanas e suas tecnologias

Avaliação Diagnóstica EM 2012

B) Correta. Como já expresso, Agostinho defendia que a liberdade de escolha era dada por Deus, possibilitan-do ao indivíduo a escolha do melhor.

C) Incorreta. Agostinho valorizava a escolha que dava prioridade ao espiritual sobre o material.

D) Incorreta. Ao tratar da liberdade de escolha nas ações humanas, Agostinho teve por objeto de estudo a ética.

E) Incorreta. Não é Deus, mas o homem quem escolhe, por meio do livre-arbítrio, o que lhe é dado.

Competência de área 3: Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e eco-nômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade 11: Identificar registros de práticas de gru-pos sociais no tempo e no espaço.

Questão 16

Alternativa: E

A) Incorreta. Considerando que cidadania significa li-berdade e igualdade, o item está incorreto, pois, de acordo com o texto, os valores que a escola estimula nos alunos são opostos a esses.

B) Incorreta. O erro está na afirmação de que, no capita-lismo, a distribuição de renda é equitativa.

C) Incorreta. A relação capitalista do ser humano com a natureza é de predação e exploração, portanto bem distante da preservação sustentável.

D) Incorreta. A dinâmica migratória atual é do campo para a cidade, ou seja, o inverso do afirmado no item.

E) Correta. Por conformar os indivíduos de acordo com os valores sociais vigentes, a escola é uma institui-ção disciplinadora. Assim, sob a ótica da sociologia, a escola tem a capacidade de manter a normalidade social operante; tem, portanto, o poder de controlar a sociedade.

Competência de área 1: Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade 3: Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.

Questão 17

Alternativa: B

A) Incorreta. A notícia por si só denota que os brasileiros questionam a efetiva separação entre Estado e Igreja, uma vez que aquele mantém em edifícios públicos um símbolo que remete a uma possível predileção religiosa.

B) Correta. Da ação judicial e da ulterior decisão judicial descritas na notícia pode-se depreender que ainda existem resquícios simbólicos do passado brasileiro, em que a Igreja influenciava muito o poder público civil, fato que não é compreendido pelo poder públi-co como um atestado de parcialidade religiosa senão como um símbolo de tolerância religiosa.

C) Incorreta. O equívoco da alternativa está na afirma-ção de que a separação entre Estado e Igreja no Oci-dente ocorreu com a formação dos Estados Nacionais Modernos. É certo que os governantes dos Estados modernos na Europa trataram de circunscrever a atuação da Igreja às questões religiosas, mas muitos a utilizaram como uma instituição capaz de construir e retificar ideologias que fortalecessem o poder real, tal como a teoria do direito divino dos reis.

D) Incorreta. A notícia apenas deixa transparecer o argu-mento que justifica a presença de símbolos religiosos em edifícios públicos como resquício do passado, o que não descaracteriza o caráter laico do Estado brasileiro, pelo menos não de acordo com o entendi-mento judicial.

E) Incorreta. O Estado brasileiro é laico e manifestou-se por meio de decisão judicial, confirmando essa condi-ção e argumentando que a presença de símbolos reli-giosos em prédios públicos deve ser entendida como um incentivo à tolerância religiosa e não como defesa ou adesão por parte do Estado a qualquer credo.

Competência de área 1: Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade 3: Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.

Page 8: $YDOLDomR 'LDJQyVWLFD 0(GR · B) Correta. De fato, desde os primeiros anos de explo-ração colonial o pau-brasil foi extraído e vendido na Europa, de acordo com a lógica mercantilista

8 2a. série – Volume 1 - 1º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Questão 18

Alternativa: C

Segundo os dados dispostos no gráfico, a Região Sudes-te se destaca em número de habitantes residindo em regiões metropolitanas. No estado de São Paulo, só as regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas somam mais de 20 milhões de habitantes.

Competência de área 2: Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade 6: Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.

Questão 19

Alternativa: C

A) Incorreta. Aristóteles afirma que a felicidade é o fim último, algo que é desejado por si mesmo, sem vistas a outras coisas.

B) Incorreta. A ética aristotélica não aborda a questão da revelação, tendo sua base nas ações humanas. Segundo Aristóteles, toda ação visa a um fim, que constitui um bem, sendo o bem supremo a felicida-de, que é atingida pela prática da virtude.

C) Correta. Aristóteles afirma que todas as coisas que desejamos podem ser consideradas meios para se atingir um fim. Ele também afirma que existe um fim que é desejado por si mesmo, e todas as outras coisas são desejadas em vista dele. Esse fim é a felicidade.

D) Incorreta. Para Aristóteles, a felicidade não é algo secundário, ela é o objetivo maior das ações e da vida humanas.

E) No pensamento de Aristóteles, a felicidade é um bem em si mesma, ou seja, nada mais é desejado após a sua conquista. Ao contrário das paixões humanas relacionadas à carência, ela traz a plenitude.

Competência de área 3: Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e

econômicas, associando-as aos diferentes grupos, con-flitos e movimentos sociais.

Habilidade 11: Identificar registros de práticas de gru-pos sociais no tempo e no espaço.

Questão 20

Alternativa: CA) Incorreta. O gráfico não apresenta números sobre

escolaridade.B) Incorreta. Ao contrário, segundo o gráfico, quanto

mais qualificada a profissão, mais renda ela produz.C) Correta. Nas profissões de baixa qualificação e baixa

renda, há mais pretos e pardos.D) Incorreta. Uma simples leitura do gráfico basta para

perceber que pretos e pardos representam a maioria em profissões menos rentáveis.

E) Incorreta. O gráfico não trata de números sobre pre-conceito e discriminação. Por mais que o item levante uma provável verdade, as informações do enunciado não permitem sua validação no contexto específico da questão.

Competência de área 5: Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade 25: Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.

Questão 21

Alternativa: A

A) Correta. O liberalismo econômico apregoado por autores iluministas assentava suas premissas na não intervenção do Estado na economia, de modo a pro-piciar a livre produção, o livre comércio e a livre con-tratação. Tais premissas foram retomadas a partir da década de 70 do século XX, especialmente em razão dos efeitos da globalização, como a desterritoriali-zação das empresas e a fluidez do capital. Com isso,

Page 9: $YDOLDomR 'LDJQyVWLFD 0(GR · B) Correta. De fato, desde os primeiros anos de explo-ração colonial o pau-brasil foi extraído e vendido na Europa, de acordo com a lógica mercantilista

9Ciências humanas e suas tecnologias

Avaliação Diagnóstica EM 2012

algumas nações ocidentais passaram a pregar uma doutrina que “enxugava” o papel do Estado, o que culminou na criação de blocos econômicos e priva-tizações.

B) Incorreta. Da notícia se conclui que a intervenção econômica promovida pelos Estados Unidos acenava para uma mudança na ideologia econômica adotada por esse Estado, o neoliberalismo, porém a interven-ção estatal não descaracteriza o sistema capitalista de produção a partir da extinção da propriedade privada dos meios de produção.

C) Incorreta. O neoliberalismo, pregado principalmente a partir da década de 70 do século XX, retoma princí-pios basilares do liberalismo econômico, dos quais se destacam a pregação do livre comércio e a não inter-venção do Estado nas relações econômicas.

D) Incorreta. Depreende-se da leitura do texto que o auxílio econômico prestado pelo governo estaduni-dense, com o fim de evitar a quebra de duas gran-des agências hipotecárias, é estranho à orientação neoliberal da política econômica pregada pelos Estados Unidos.

E) Incorreta. A alternativa apresenta ideias contraditó-rias, pois, se o Estado controla totalmente as relações produtivas e comerciais, não adota o livre comércio como política econômica.

Competência de área 2: Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade 9: Comparar o significado histórico-geo-gráfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.

Questão 22

Alternativa: D

As enchentes são fenômenos naturais que ocorrem em períodos de chuvas intensas, principalmente em climas quentes e úmidos, como os que ocorrem na maior par-te do Brasil. Consistem no extravasamento das águas do

leito natural dos rios. As enchentes podem ser potencia-lizadas em áreas urbanas devido ao desmatamento, a impermeabilização do solo, a retilinização de rios e córre-gos, entre outros. A ocupação de áreas dentro do leito de extravasamento (fundos de vale) aumenta as perdas hu-manas e os danos materiais causados pelas enchentes.

Competência de área 6: Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade 27: Analisar de maneira crítica as intera-ções da sociedade com o meio físico, levando em consi-deração aspectos históricos e(ou) geográficos.

Questão 23

Alternativa: C

A) Incorreta. Espinosa afirma que o ser humano sempre sofre a ação de causas exteriores, e as afecções rece-bidas são responsáveis por aumentar ou diminuir sua potência de preservação e ação (conatus).

B) Incorreta. Espinosa afirma que certas afecções pro-duzem no sujeito bons sentimentos, aumentando o conatus. Ele as denomina paixões alegres.

C) Correta. As afecções geram paixões alegres ou tristes. Paixões alegres aumentam o conatus e, em oposição, paixões tristes diminuem o conatus.

D) Incorreta. Espinosa aborda questões relacionadas a Deus, mas sua ética trata principalmente do papel das paixões humanas.

E) Incorreta. Espinosa afirma que as paixões são natu-rais, pois o sujeito sempre sofre ações externas que despertam sentimentos alegres ou tristes, porém ele não afirma que se deve procurar ações que provo-quem paixões tristes.

Competência de área 1: Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade 4: Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

Page 10: $YDOLDomR 'LDJQyVWLFD 0(GR · B) Correta. De fato, desde os primeiros anos de explo-ração colonial o pau-brasil foi extraído e vendido na Europa, de acordo com a lógica mercantilista

10 2a. série – Volume 1 - 1º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Questão 24

Alternativa: C

A) Incorreta. Apesar de a suposição de corrupção ser factível, é incorreto afirmar que ela estabelece uma aliança entre o Estado e as organizações criminosas.

B) Incorreta. As organizações criminosas só oferecem a suposta segurança na base do controle repressivo das populações carentes e essa suposta segurança nunca é eficiente porque é ilegal.

C) Correta. O termo “poder paralelo” justifica-se na medi-da em que as facções criminosas estabelecem poder nas áreas urbanas onde o Estado não consegue cum-prir satisfatoriamente suas funções.

D) Incorreta. Inúmeras pesquisas demonstram que o controle de favelas por organizações criminosas é re-jeitado pela população desses locais.

E) Incorreta. De fato, o Estado elabora um discurso de eficiência na segurança, mas, na prática, sua ação é precária. Entretanto, de modo algum o Estado aceita o poder que as facções criminosas estabeleceram nas áreas urbanas.

Competência de área 5: Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade 21: Identificar o papel dos meios de comu-nicação na construção da vida social.

Questão 25

Alternativa: D

A) Incorreta. O processo pioneiro de superação da monarquia absolutista na Europa foi levado a cabo pelas revoluções inglesas do século XVII. No século XVIII, a Revolução Francesa teve semelhante senti-do e seus efeitos garantiram um movimento mais abrangente de superação dessa forma de governo,

cujo término se relaciona com as Revoluções Libe-rais que passaram a ocorrer a partir da década de 20 do século XIX.

B) Incorreta. A garantia de obediência do súdito ao rei, simbolicamente, derivava não apenas do caráter sa-grado de seu governo, mas também do vínculo de fidelidade a que estava submetido em relação à au-toridade régia.

C) Incorreta. Da leitura do trecho, conclui-se que a Igreja auxiliava no discurso legitimador da origem divina do poder do rei, mas não se colocava acima da autori-dade real, reforçando o caráter absolutista do poder régio.

D) Correta. Era comum a legitimação do poder régio na Idade Moderna alinhar-se à teoria do direito divino dos reis, segundo a qual a autoridade do rei derivava da vontade de Deus e que o rei era investido direta-mente por Deus do poder de governar, o que retirava da Igreja o papel de intermediadora entre Deus e o rei, como defendiam muitas teorias medievais.

E) Incorreta. A Espanha possuía, como qualquer Estado europeu moderno, resquícios do feudalismo, como, por exemplo, a manutenção de uma concepção estamental de sociedade, comum no período de transição para o feudalismo, como o foi a Idade Mo-derna. Isso não permite afirmar, entretanto, que a so-ciedade espanhola permanecia inalterada, de modo a sustentar uma sociedade idêntica à feudal, uma vez que era palco das transformações em curso nos Estados europeus modernos, como, por exemplo, a ascensão econômica da burguesia e a centralização do poder régio.

Competência de área 1: Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade 1: Interpretar historicamente e/ou geogra-ficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

Page 11: $YDOLDomR 'LDJQyVWLFD 0(GR · B) Correta. De fato, desde os primeiros anos de explo-ração colonial o pau-brasil foi extraído e vendido na Europa, de acordo com a lógica mercantilista

11Ciências humanas e suas tecnologias

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Questão 26

Alternativa: E

A) Incorreta. O livre comércio não era permitido pelos reinos europeus modernos, uma vez que controla-vam as atividades produtivas que ocorriam nos terri-tórios sob seu domínio.

B) Incorreta. A centralização administrativa é caracterís-tica essencial da política econômica intervencionista dos Estados europeus modernos, até porque a manu-tenção do aparato estatal dependia dos tributos que incidiam sobre as transações econômicas travadas no território correspondente ao reino e naqueles sob seu domínio.

C) Incorreta. O controle administrativo das relações de produção e das relações comerciais ocorria em todo o território do reino, inclusive nos territórios sob seu domínio.

D) Incorreta. Nos Estados modernos europeus, o contro-le das relações produtivas e das práticas comerciais incidia tanto sobre as relações produtivas no interior do reino quanto na regulamentação do comércio externo.

E) Correta. Numa monarquia absolutista moderna o rei detinha a centralização administrativa do reino, de modo que sua política econômica intervencionista se concretizava pela criação de regras de controle das atividades produtivas, que não eram apenas relativas às trocas de mercadorias intermediadas pela moeda, mas pelo estabelecimento de monopólios sobre a extração, o transporte, a produção e o comércio de mercadorias.

Competência de área 3: Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e eco-nômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade 11: Identificar registros de práticas de gru-pos sociais no tempo e no espaço.

Questão 27

Alternativa: B

O texto aponta que o problema alimentar da população brasileira está ligado a dois fatores básicos: o uso irra-cional do território, em relação à produção de alimen-tos; e aos hábitos alimentares deficientes, que geram deficiências nutricionais que variam de região para re-gião do país.

Competência de área 6: Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade 27: Analisar de maneira crítica as intera-ções da sociedade com o meio físico, levando em consi-deração aspectos históricos e(ou) geográficos.

Questão 28

Alternativa: A

Em todas as regiões do País, a produção de feijão se deve, entre outros fatores, à sua adaptação aos diferentes tipos de clima e de solos presentes no território. Desse modo, passou a compor a base da alimentação brasileira. A maior parte da produção é realizada pela agricultura familiar, com técnicas simples e poucos incentivos do governo.

Competência de área 4: Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade 18: Analisar diferentes processos de pro-dução ou circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais.

Page 12: $YDOLDomR 'LDJQyVWLFD 0(GR · B) Correta. De fato, desde os primeiros anos de explo-ração colonial o pau-brasil foi extraído e vendido na Europa, de acordo com a lógica mercantilista

12 2a. série – Volume 1 - 1º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Questão 29

Alternativa: D

A) Incorreta. Para Hume, uma ação é considerada cor-reta ou incorreta de acordo com o sentimento mo-ral; para Kant, somente a razão pode guiar o homem para uma ação moral.

B) Incorreta. Kant realmente afirma que as paixões não devem ser guias para as ações, mas Hume não defen-de essa teoria. Ao contrário do filósofo alemão, Hume acredita que o sentimento moral é responsável pela culpa diante de uma ação incorreta.

C) Incorreta. Para Hume, as paixões são guias das ações do sujeito. Kant, em oposição a ele, afirma que, para agir moralmente, não se deve seguir as inclinações, mas, sim, a razão.

D) Correta. Como já expresso na alternativa, para Kant, a razão é a faculdade de escolher o que é bom. Por isso, as ações humanas devem ser guiadas por ela. Hume afirma que as paixões também levam a um agir mo-ral, pois os sentimentos de benevolência, compaixão e altruísmo representam critérios para se avaliar as ações humanas.

E) Tanto Hume quanto Kant abordaram o conhecimen-to em suas obras; no entanto, como foi visto, ambos elaboraram também teorias sobre a ética.

Competência de área 1: Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade 1: Interpretar historicamente e/ou geogra-ficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

Habilidade 4: Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

Questão 30

Alternativa: C

A) Incorreta. Toda a primeira frase está correta, mas, na segunda frase, a afirmação de que os problemas dos pobres somente serão resolvidos pelos próprios po-bres torna a alternativa errada. É fundamental enten-der que a pobreza é um problema social, portanto só é passível de solução mediante ações da sociedade como um todo.

B) Incorreta. O rap e o hip hop são expressões artísticas da periferia, mas não são incentivadoras da crimina-lidade. A afirmação de que toda a população pobre está aliada a organizações criminosas também torna o item incorreto.

C) Correta. O item evidencia as diferenças sociais que a sociedade de consumo apresenta, corroborando o texto do enunciado. A desigualdade não é só econô-mica, mas também de cunho social e cultural.

D) Incorreta. O item é incorreto porque é contraditório. Se há a estigmatização da pobreza, deveria haver atrito e distanciamento entre as classes sociais, e não união, como o item afirma.

E) Incorreta. Não há nada de biológico ou genético nas causas da pobreza. Ela é, novamente, um produto so-cial e cultural do capitalismo.

Competência de área 5: Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade 25: Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.

Questão 31

Alternativa: E

A) Incorreta. Além de estabelecer uma relação histórica inexistente entre o contexto do trabalho infantil na In-glaterra e no Brasil, o item está incorreto porque o tra-balho infantil ainda não foi erradicado em nosso País.

Page 13: $YDOLDomR 'LDJQyVWLFD 0(GR · B) Correta. De fato, desde os primeiros anos de explo-ração colonial o pau-brasil foi extraído e vendido na Europa, de acordo com a lógica mercantilista

13Ciências humanas e suas tecnologias

Avaliação Diagnóstica EM 2012

B) Incorreta. Ao contrário, o desenvolvimento das má-quinas é um fator fundamental para se compreen-der o uso da mão de obra infantil tanto na Inglaterra como no Brasil.

C) Incorreta. Se as legislações fossem suficientes, o tra-balho infantil estaria erradicado.

D) Incorreta. O item está correto em relação à Inglaterra, mas está incorreto em relação ao Brasil.

E) Correta. O item congrega os dois principais fatores para a existência do trabalho infantil: o uso das má-quinas, somado ao fato de as legislações que prote-gem a criança não serem respeitadas ou porque não há a devida fiscalização.

Competência de área 3: Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, con-flitos e movimentos sociais.

Habilidade 14: Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre si-tuação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.

Questão 32

Alternativa: E

A) Incorreta. O autor considera grosseira a nudez osten-tada pelas mulheres indígenas e, em contrapartida, enaltece a beleza da mulher europeia, cujo compor-tamento no que diz respeito à vestimenta é por ele considerado mais atraente.

B) Incorreta. Apesar de considerar as mulheres indíge-nas tão formosas quanto as europeias, o autor deixa claro que as europeias são mais atraentes em função das roupas e enfeites que usam.

C) Incorreta. O segundo texto possibilita a compreen-são de que algumas pessoas, o autor Montaigne, por

exemplo, conseguiam relativizar seu olhar em rela-ção ao outro, mesmo no século XVI, período históri-co em que a postura comum era a de superioridade europeia em relação às culturas com as quais os eu-ropeus entravam em contato durante sua expansão marítima.

D) Incorreta. Apesar de o autor concordar que as mu-lheres indígenas são formosas, considera as mulheres europeias mais atraentes em função de seus costu-mes.

E) Correta. Jean de Léry expressa desapreço pela nu-dez grosseira das mulheres indígenas e considera as mulheres europeias mais graciosas precisamente por suas vestimentas, enquanto Montaigne afirma que o termo selvagens não é adequado para designar as populações do continente americano.

Competência de área 1: Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade 4: Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

Questão 33

Alternativa: A

Segundo os dados representados no gráfico, a produção de milho no Brasil obteve crescimento constante ao lon-go do período estudado. De 1950 a 2006, a produção cresceu cerca de 6 vezes, enquanto a área colhida ape-nas dobrou. Isso comprova que a área utilizada para o plantio não foi o fator determinante para o crescimento da produção.

Competência de área 2: Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade 6: Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.

Page 14: $YDOLDomR 'LDJQyVWLFD 0(GR · B) Correta. De fato, desde os primeiros anos de explo-ração colonial o pau-brasil foi extraído e vendido na Europa, de acordo com a lógica mercantilista

14 2a. série – Volume 1 - 1º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Questão 34

Alternativa: B

A) Incorreta. O propósito do samba-enredo é enfatizar o passado de marginalização a que o afrodescendente foi submetido, apesar de suas contribuições para a formação do Brasil. Ademais, o argumento de que os próprios africanos são responsáveis pela escravidão moderna carece de sentido quando a ele se contra-põe o sentido mercantilista da exploração colonial europeia e o aumento por ela gerado com a mão de obra escrava.

B) Correta. Uma estratégia de combate ao racismo e de inserção propositiva do afrodescendente na socieda-de brasileira é o resgate da identidade histórica dessa parte da população e de suas contribuições para a formação do Brasil, o que está presente na letra do samba-enredo.

C) Incorreta. Não se trata de negar o caráter de en-tretenimento do carnaval, mas já é tradição os sambas-enredo abordarem temas de projeção na-cional, criticando ou exaltando aspectos da cultura mundial e/ou brasileira.

D) Incorreta. As manifestações culturais, mesmo que transmitidas pelos veículos de comunicação em mas-sa, podem ser manifestos políticos, como é o caso do samba-enredo em questão, que enfatiza o valor do afrodescendente e sua inserção social no Brasil con-temporâneo.

E) Incorreta. Entre outras, a letra da música evidencia duas estratégias de promoção da inserção social dos afrodescendentes no Brasil: a política de cotas para o ingresso no ensino superior e a obrigatoriedade do ensino da História da África nas escolas.

Competência de área 5: Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade 25: Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.

Questão 35

Alternativa: D

Os subsídios agrícolas aplicados, sobretudo pelos paí-ses europeus e pelos EUA, diminuem as exportações de produtos de países subdesenvolvidos, como é o caso do Brasil, pois garantem maior produtividade a custos mais baixos. Além de garantir parte do consumo interno, os excedentes são comercializados a preços abaixo da con-corrência. Dessa forma, as commodities agrícolas de pa-íses como o Brasil, onde a prática de subsídios é menor, não conseguem competir com os produtos da agricultu-ra subsidiada no mercado internacional.

Competência de área 2: Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade 8: Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no en-frentamento de problemas de ordem econômico-social.

Questão 36

Alternativa: D

No Brasil, observa-se que, apesar de a área total ocupada pela agricultura familiar ser de apenas 24,30%, 74,40% do pessoal ocupado, ou seja, praticamente 3/4 do total, encontra-se nesses estabelecimentos, em uma relação inversa à agricultura não familiar. A agricultura familiar corresponde à maior parte dos estabelecimentos no Bra-sil, com 84,40% do total.

Competência de área 2: Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade 6: Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.

Page 15: $YDOLDomR 'LDJQyVWLFD 0(GR · B) Correta. De fato, desde os primeiros anos de explo-ração colonial o pau-brasil foi extraído e vendido na Europa, de acordo com a lógica mercantilista

15Ciências humanas e suas tecnologias

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Questão 37

Alternativa: D

A) Incorreta. Apesar do uso majoritário do trabalho compulsório indígena, os colonizadores espanhóis especialmente ligados às haciendas faziam largo uso da mão de obra negra africana.

B) Incorreta. Durante o Período Colonial, tanto no Brasil Colônia quanto principalmente nas colônias inglesas do sul, o escravo africano era juridicamente tratado como um objeto, ou seja, era vítima da marginaliza-ção de maneira institucionalizada.

C) Incorreta. O uso corrente da mão de obra escrava afri-cana ocorria nas plantations das colônias inglesas do sul, enquanto nas do norte o uso da mão de obra livre era mais comum.

D) Correta. O fim da escravidão nos Estados Unidos não pôs fim à segregação dos africanos, cujas ca-racterísticas raciais acentuaram-se ao longo do sé-culo XX pelo menos até a década de 60, quando avanços foram feitos com a atuação do movimento negro, do qual Martin Luther King foi o líder cen-tral.

E) Incorreta. A marginalização social do escravo africano deveu-se à associação de valores negativos aos seus traços fenotípicos, de modo que a segregação era também, senão principalmente, racial.

Competência de área 5: Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade 25: Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.

Questão 38

Alternativa: E

A tecnologia de biogás já existe há 15 anos na Ale-manha e aproveita o gás gerado pelos esgotos e o transforma em combustível limpo, possibilitando a redução no consumo de combustíveis fósseis e, con-sequentemente, das emissões de dióxido de carbono. Uma das maiores vantagens do biogás é a sua efici-ência em termos energéticos, pois um metro cúbico de biometano equivale a um litro de gasolina. A atual tecnologia possibilita que pequenas cidades com mais de 20 mil habitantes já possam utilizar o biogás de esgoto.

Competência de área 4: Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade 20: Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecno-logias à vida social e ao mundo do trabalho.

Questão 39

Alternativa: C

Nos últimos anos, investimentos federais têm sido fei-tos na área do sensoriamento remoto para ampliar a capacidade de cobertura de informações sobre a Ama-zônia. Essa medida visa à fiscalização desse bioma, inibindo principalmente a prática do desmatamento para o comércio madeireiro e a atividade agropecuária irregular.

Competência de área 4: Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade 19: Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.

Page 16: $YDOLDomR 'LDJQyVWLFD 0(GR · B) Correta. De fato, desde os primeiros anos de explo-ração colonial o pau-brasil foi extraído e vendido na Europa, de acordo com a lógica mercantilista

16 2a. série – Volume 1 - 1º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Questão 40

Alternativa: A

A paisagem corresponde ao conjunto de formas em de-terminado lugar em dado período de tempo. Para o geó-grafo Milton Santos, ela é construída permanentemente na convivência do antigo com o novo, apresentando, assim, elementos naturais e elementos construídos pela sociedade humana, o que pode ser constatado pela ob-servação da imagem. O predomínio de um desses ele-mentos depende de como o espaço geográfico é usado.

Competência de área 6: Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade 26: Identificar em fontes diversas o proces-so de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.

Questão 41

Alternativa: E

A) Incorreta. Desde o final da Idade Média, quando o Es-tado se sobrepunha à instituição católica, o pecado deixou de ser um ato punível pelo poder civil, salvo quando este agrega o ato considerado criminoso em sua legislação ou quando autoriza expressamente a Igreja Católica a praticar o julgamento e a conde-nação de pessoas, como ocorreu com o restabeleci-mento do Tribunal da Santa Inquisição em relação às pessoas suspeitas de heresia.

B) Incorreta. A sociedade estamental seria quase uma antítese da concepção lockiana de Estado, que par-te do princípio formal da igualdade de todos, o que contraria a fundamentação de privilégios de classe.

C) Incorreta. O pensamento de John Locke não contem-pla a defesa de direitos sociais. Apesar de partir do princípio da igualdade entre os seres humanos, inclu-sive para legitimar a origem contratual do Estado, o objetivo deste seria assegurar os direitos que os indi-víduos concretizassem por seu mérito.

D) Incorreta. Segundo o autor, os seres humanos de-vem se submeter ao juízo do Estado como principal mediador dos conflitos a partir do momento em que fundam a sociedade por meio da firmação do contra-to social.

E) Correta. A propriedade é um direito natural cuja pro-teção deve ser a principal tarefa dos governos, uma vez que estes foram instituídos para preservar e pro-teger os direitos naturais dos indivíduos.

Competência de área 5: Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade 23: Analisar a importância dos valores éti-cos na estruturação política das sociedades.

Questão 42

Alternativa: B

O mapa representado em 1:10.000 pertence à catego-ria escalar de cartas cadastrais ou plantas, que visam à representação de pequenas áreas, cidades, bairros, fa-zendas e conjuntos residenciais com elevado grau de detalhamento e de precisão. Pertencem a essa categoria as plantas urbanas, de grande utilidade para as autori-dades governamentais na administração (cadastramen-to) e planejamento urbano. São consideradas cartas de grande escala, comumente representadas entre 1:500 até 1:20.000.

Competência de área 2: Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade 6: Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.

Questão 43

Alternativa: D

A) Incorreta. Os fatores elencados na alternativa foram determinantes para o impulso da Revolução Indus-

Page 17: $YDOLDomR 'LDJQyVWLFD 0(GR · B) Correta. De fato, desde os primeiros anos de explo-ração colonial o pau-brasil foi extraído e vendido na Europa, de acordo com a lógica mercantilista

17Ciências humanas e suas tecnologias

Avaliação Diagnóstica EM 2012

trial inglesa, pois foram responsáveis pela disponi-bilização de grande contingente de trabalhadores, obrigado a trabalhar, por baixos salários, para as in-dústrias em desenvolvimento.

B) Incorreta. A produção manufatureira, principal forma de organizar a produção durante a Idade Moderna na Europa, entrou em declínio a partir da mecanização, principal característica da Revolução Industrial.

C) Incorreta. A alternativa explora apenas um dos fatores que levaram a Inglaterra a ser pioneira na Revolução Industrial. A ele se agregam o significativo acúmulo de capital empreendido por esse país durante a Ida-de Moderna; as abundantes jazidas de carvão e ferro existentes na Inglaterra, matérias-primas essenciais para o desenvolvimento da indústria; a existência de um mercado consumidor interno considerável para dar vazão à produção industrial; bem como o desen-volvimento da moral puritana, que valorizava o traba-lho como gerador de riquezas.

D) Correta. O puritanismo apregoava que o trabalho ho-nesto e a economia eram sinais de graça a riqueza, disseminando um conjunto de valores que incenti-vava não apenas as relações produtivas e comerciais, como o próprio trabalho desenvolvido nas indústrias.

E) Incorreta. Aos trabalhadores ligados à manufatura decadente somam-se os camponeses, que foram expulsos das terras comunais a fim de que nobres e burgueses ingleses pudessem se dedicar à domesti-cação de animais para produzir lã, matéria-prima es-sencial para as indústrias têxteis.

Competência de área 4: Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade 16: Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.

Habilidade 17: Analisar fatores que explicam o impac-to das novas tecnologias no processo de territorialização da produção.

Habilidade 18: Analisar diferentes processos de produ-ção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio espaciais.

Questão 44

Alternativa: D

A) Incorreta. O controle dos meios de produção ficava a cargo do empresariado capitalista, restando ao traba-lhador submeter-se ao regime de trabalho assalaria-do como meio de subsistência.

B) Incorreta. A divisão do trabalho se intensificou com a mecanização da produção, mas já existia nas produ-ções manufatureiras durante a Idade Moderna.

C) Incorreta. Não se trata de ênfase, uma vez que no princípio do século XX, como em períodos anterio-res, a salubridade do espaço de trabalho fabril não era preocupação dos empresários capitalistas, pouco sensíveis aos interesses dos trabalhadores e interes-sados, sobretudo, na manutenção de uma rentável produção.

D) Correta. As imagens representam o controle do tem-po como instrumento de domínio e o trabalho me-cânico do operário. A produção não podia parar e o trabalho remunerado era medido pela jornada de trabalho.

E) Incorreta. A linguagem cinematográfica tem como fonte primordial a imaginação, como qualquer fon-te ficcional. Contudo, em algumas produções, o enredo ficcional serve de pretexto para representar a realidade, como é o caso do filme Tempos mo-dernos.

Competência de área 4: Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade 20: Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecno-logias à vida social e ao mundo do trabalho.

Page 18: $YDOLDomR 'LDJQyVWLFD 0(GR · B) Correta. De fato, desde os primeiros anos de explo-ração colonial o pau-brasil foi extraído e vendido na Europa, de acordo com a lógica mercantilista

18 2a. série – Volume 1 - 1º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Anotações

Questão 45

Alternativa: C

A) Incorreta. O documento foi resultado da Revolução Gloriosa e trazia a gênese do regime político inglês, que firmava o Parlamento como principal órgão polí-tico, responsável pela formulação das leis, bem como dele se originava o primeiro-ministro, responsável pelo exercício do poder executivo.

B) Incorreta. O documento representou a derrubada da monarquia absolutista na Inglaterra, esvaziando o poder da autoridade régia e atribuindo o poder exe-cutivo ao primeiro-ministro, representante político escolhido entre os membros do partido com maior número votos.

C) Correta. O Parlamento se tornou o principal órgão político a partir da instituição da Monarquia Constitu-cional Parlamentarista e dele fazia parte a burguesia

inglesa, cuja ascensão permitiu a criação de políticas voltadas aos interesses desse grupo, como a concre-tização do liberalismo na Inglaterra.

D) Incorreta. O regime instituído pela Revolução Glo-riosa foi a Monarquia Constitucional Parlamentarista, forma de governo que esvaziava o poder de governar da autoridade régia inglesa e firmava a supremacia do Parlamento.

E) Incorreta. Os interesses da alta nobreza inglesa foram também feridos pelo advento da Declaração de Direi-tos, uma vez que esta estabelecia uma forma de go-verno que permitia a ascensão burguesa ao poder po-lítico, contrária à manutenção dos privilégios de classe.

Competência de área 1: Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade 1: Interpretar historicamente e/ou geogra-ficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

Page 19: $YDOLDomR 'LDJQyVWLFD 0(GR · B) Correta. De fato, desde os primeiros anos de explo-ração colonial o pau-brasil foi extraído e vendido na Europa, de acordo com a lógica mercantilista

19Ciências humanas e suas tecnologias

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Anotações

Page 20: $YDOLDomR 'LDJQyVWLFD 0(GR · B) Correta. De fato, desde os primeiros anos de explo-ração colonial o pau-brasil foi extraído e vendido na Europa, de acordo com a lógica mercantilista

20 2a. série – Volume 1 - 1º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Anotações

Page 21: $YDOLDomR 'LDJQyVWLFD 0(GR · B) Correta. De fato, desde os primeiros anos de explo-ração colonial o pau-brasil foi extraído e vendido na Europa, de acordo com a lógica mercantilista

21Ciências humanas e suas tecnologias

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Anotações

Page 22: $YDOLDomR 'LDJQyVWLFD 0(GR · B) Correta. De fato, desde os primeiros anos de explo-ração colonial o pau-brasil foi extraído e vendido na Europa, de acordo com a lógica mercantilista

22 2a. série – Volume 1 - 1º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Anotações

Page 23: $YDOLDomR 'LDJQyVWLFD 0(GR · B) Correta. De fato, desde os primeiros anos de explo-ração colonial o pau-brasil foi extraído e vendido na Europa, de acordo com a lógica mercantilista

1A

E

C

B

D

24A

E

C

B

D

13A

E

C

B

D

36A

E

C

B

D

2A

E

C

B

D

25A

E

C

B

D

14A

E

C

B

D

37A

E

C

B

D

3A

E

C

B

D

26A

E

C

B

D

15A

E

C

B

D

38A

E

C

B

D

4A

E

C

B

D

27A

E

C

B

D

16A

E

C

B

D

39A

E

C

B

D

5A

E

C

B

D

28A

E

C

B

D

17A

E

C

B

D

40A

E

C

B

D

6A

E

C

B

D

29A

E

C

B

D

18A

E

C

B

D

41A

E

C

B

D

7A

E

C

B

D

30A

E

C

B

D

19A

E

C

B

D

42A

E

C

B

D

9A

E

C

B

D

32A

E

C

B

D

21A

E

C

B

D

44A

E

C

B

D

23A

E

C

B

D

45A

E

C

B

D

11A

E

C

B

D

34A

E

C

B

D

8A

E

C

B

D

31A

E

C

B

D

20A

E

C

B

D

43A

E

C

B

D

22A

E

C

B

D

10A

E

C

B

D

33A

E

C

B

D

12A

E

C

B

D

35A

E

C

B

D

GABARITO

GABARITOAvAliAção DiAgnóstiCA Do EM 2012 – 2.ª sÉRiE – volUME 1 – 1.º sEMEstRE

CiÊnCiAs HUMAnAs E sUAs tECnologiAs

nome da escola: _______________________________________________________________

Aluno(a): _____________________________________________________________________

série: ______________________ turma: ___________________________________

Data: ______________________ Assinatura: ________________________________

Page 24: $YDOLDomR 'LDJQyVWLFD 0(GR · B) Correta. De fato, desde os primeiros anos de explo-ração colonial o pau-brasil foi extraído e vendido na Europa, de acordo com a lógica mercantilista