$ydoldomr 'ldjqyvwlfd 0(gr - educacional - …ªncias da natureza e suas tecnologias 3...

24
CIêNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS VOLUME 2 2 a . SéRIE . SEMESTRE DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Upload: ngonga

Post on 09-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CiênCias da natureza

e suas

teCnologias

VOLUME 2

2a. sériE

2º. sEMEsTrE

DIST

RIBU

IÇÃO

GRA

TUIT

A

AvaliaçãoDiagnóstica 

 do  E M2012

Dados Internacionais para Catalogação na Publicação (CIP)(Maria Teresa A. Gonzati / CRB 9-1584 / Curitiba, PR, Brasil)

© Editora Positivo Ltda., 2012

Diretor-Superintendente Ruben Formighieri

Diretor-GeralEmerson Walter dos Santos

Diretor EditorialJoseph Razouk Junior

Gerente EditorialMaria Elenice Costa Dantas

Gerente de Arte e IconografiaCláudio Espósito Godoy

Supervisão EditorialMargil Feller

Coordenação EditorialSolange Gomes

AutoriaAnna Thereza Santos Ferreira (Biologia)Fabio Nicolau dos Santos Carneiro (Física)Wellington Ferreira Ribas (Química)

IlustraçãoCesar Stati

CapaRoberto Corban Foto: ©2001-2009 HAAP Media Ltd/Ana Labate

Projeto gráfico e editoraçãoExpressão Digital

Pesquisa iconográficaIlma Elizabete Rondenbush

ProduçãoEditora Positivo Ltda.Rua Major Heitor Guimarães, 17480440-120 – Curitiba – PRTel.: (0xx41) 3312-3500Fax: (0xx41) 3312-3599

Impressão e acabamentoGráfica Posigraf S.A.Rua Senador Accioly Filho, 50081310-000 – Curitiba – PRFax: (0xx41) 3212-5452E-mail: [email protected] em 2012

[email protected]

F383 Ferreira, Anna Tereza SantosAvaliação diagnóstica do EM 2012 : 2a. série : ciências da natureza e suas tecnologias: 2º. se-

mestre / Anna Tereza Santos Ferreira, Fábio Nicolau dos Santos Carneiro, Wellington Ferreira Ribas ; ilustrações Cesar Stati. – Curitiba : Positivo, 2012.

2v. : il.

AlunoISBN 978-85-385-5744-9

1. Ensino médio – Currículos – Avaliação. 2. Biologia. 3. Física. 4. Química. I. Carneiro, Fabio Nicolau dos Santos. II. Ribas, Wellington Ferreira. III. Stati, Cesar . IV. Título.

CDU 373.5

AvAliAção DiAgnósticA Do EM 2012ciÊnciAs DA nAtUREZA E sUAs tEcnologiAs

2a. série – volume 2 – 2°. semestre

Caro(a) Aluno(a)!

Esta avaliação objetiva diagnosticar as competências e habilidades que você desenvolveu até a presente etapa de sua escolarização, bem como aproximá-lo(a) das exigências das provas oficiais ao final do Ensino Médio. Por isso, as questões estão formatadas em cadernos, no estilo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), dis-tribuídas por eixos de conteúdos. Ao final de cada caderno, há um cartão-resposta que deve ser devidamente preenchido.

Leia as orientações abaixo:1. Este CADERNO DE QUESTÕES contém 45 questões do Eixo Ciências da natureza e suas tecnologias, englobando

as seguintes áreas: Física, Química e Biologia.2. Registre seus dados no CARTÃO-RESPOSTA que se encontra no final deste caderno. 3. Após o preenchimento, registre sua assinatura no espaço próprio do CARTÃO-RESPOSTA com caneta esferográ-

fica de tinta preta.4. Não dobre, não amasse, nem rasure o CARTÃO-RESPOSTA. Ele não poderá ser substituído. 5. Para cada uma das questões objetivas, são apresentadas cinco opções, identificadas com as letras A, B, C, D e E.

Apenas uma responde corretamente à questão.6. No CARTÃO-RESPOSTA, marque, para cada questão, a letra correspondente à opção escolhida para a resposta,

preenchendo, com caneta esferográfica de tinta preta, todo o espaço compreendido no círculo. Você deve, portanto, assinalar apenas uma opção em cada questão. A marcação em mais de uma opção anula a questão, mesmo que uma das respostas esteja correta.

7. Fique atento ao tempo determinado por sua escola para a execução da avaliação.8. Reserve os 30 minutos finais para marcar seu CARTÃO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcações assinaladas no

CADERNO DE QUESTÕES não serão considerados nessa avaliação.9. Quando terminar a prova, entregue ao professor aplicador este CADERNO DE QUESTÕES e o CARTÃO-RESPOSTA.10. Durante a realização da prova, não é permitido:

a) utilizar máquinas e/ou relógios de calcular, bem como rádios, gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espécie;

b) ausentar-se da sala de provas levando consigo o CADERNO DE QUESTÕES e/ou o CARTÃO-RESPOSTA antes do prazo estabelecido;

c) agir com incorreção ou descortesia com qualquer participante do processo de aplicação das provas;d) comunicar-se com outro participante, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma;e) apresentar dado(s) falso(s) na sua identificação pessoal.

2 2a. série – Volume 2 - 2º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Questão 1

Depois da descoberta, na década de 60, de que a mi-tocôndria continha seu próprio DNA (DNAmt), dois avanços principais se seguiram: a sequência de DNAmt humano foi publicada em 1981 e em 1988 foram rela-tadas as primeiras doenças relacionadas com mutações desse DNAmt. Foram ainda identificados vários genes nucleares que são fundamentalmente importantes para a homeostase mitocondrial e, quando estes genes são alte-rados, causam doenças mitocondriais herdadas de forma monogênica.

As mitocôndrias estão intimamente envolvidas na ho-meostase celular. Elas executam um papel fundamental no metabolismo da energia celular, produzindo ATP através da cadeia respiratória.

Disponível em: <http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?id_materia=3279&fase=imprime>. Acesso em: 16 jan. 2012.

Com base no texto sobre herança gênica e biologia celu-lar, assinale a alternativa correta.

A) Caso uma mulher tenha uma doença relacionada a mutações no DNAmt e este esteja presente nas cé-lulas germinativas, há grande probabilidade de seus filhos terem a mesma doença.

B) Considerando que os espermatozoides são células móveis que possuem grande quantidade de mito-côndrias, pode-se afirmar que tanto as mitocôndrias quanto o DNAmt herdado provêm destas células.

C) Por se tratar de células eucariontes, tanto o ovócito II quanto os espermatozoides possuem mitocôn-drias e, portanto, ambos fornecem mitocôndrias à prole.

D) As mitocôndrias são autossuficientes e indepen-dentes de moléculas produzidas pela célula, pois possuem seu próprio DNAmt, produzindo, dessa forma, todas as moléculas necessárias para seu me-tabolismo.

E) Mutações no DNAmt das mitocôndrias dos esperma-tozoides irão ser transferidos à prole. Com isso, diver-sas doenças relacionadas às mitocôndrias poderão ser desenvolvidas.

Questão 2

Embora os televisores de LCD e LED sejam mais moder-nos e práticos, os antigos televisores de tubo, mais vo-lumosos e largos, continuam a ser utilizados, gerando, muitas vezes, a necessidade de usar um suporte para ins-talá-los. Um técnico de instalação é requisitado para fixar o suporte de um televisor de 20 kg na parede, utilizando apenas um único parafuso que será inserido na direção do segmento de reta AB. Em C há apenas um suporte de borracha (sapata) que ficará pressionado contra a parede.

Par

ede

A B

C

D

Dados: a parede vertical e plana; AB e CD horizontais;

distância de C até D = 50 cm;

distância de AB até C = 10 cm.

Ao selecionar um parafuso com resistência adequada para instalar o suporte conforme o manual, o técnico deve levar em conta que a força solicitada ao parafuso é

A) igual ao peso do televisor.

B) independe do peso do televisor, uma vez que o pon-to de fixação está alinhado com o ponto de apoio C.

C) ao menos 10 vezes menor que o peso do televisor.

D) 5 vezes maior do que o peso do televisor.

E) infinitamente maior do que o peso do televisor, o que impossibilitará a instalação.

3Ciências da natureza e suas tecnologias

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Questão 3

O mol é definido como a quantidade de matéria de um sistema que contém tantas entidades elementares quantos são os átomos contidos em 0,012 kg de carbo-no 12. Quando se utiliza a unidade mol, as entidades ele-mentares devem ser especificadas, podendo ser átomos, moléculas, elétrons, outras partículas ou agrupamentos especiais de tais partículas. Assim como o quilograma é uma quantidade padrão da grandeza massa, o mol é uma quantidade padrão da grandeza quantidade de matéria.

Em relação às informações do texto, analise as proposi-ções a seguir:

I. 6,02.1023 é o número de partículas existentes em 1 mol de substância química.

II. 1 mol de chumbo e 1 mol de ferro contém diferentes números de átomos.

III. Para se calcular a quantidade de matéria com base no número de partículas, é necessário conhecer a Cons-tante de Avogadro.

IV. 1 mol de ácido sulfúrico contêm 1,204 . 1024 átomos de hidrogênio.

V. 1939K e 19

40K apresentam o mesmo número de nêu-trons.

São corretas as proposições

A) I, III e IV.

B) II, III e V.

C) I, II e V.

D) I, III e IV.

E) II, IV e V.

Questão 4

Para que um equilibrista mantenha-se na corda bam-ba, um operário caminhe sobre uma viga bi apoiada ou ainda uma pessoa atravesse um córrego sobre um tronco, algumas condições físicas devem ser atendidas. Em relação ao centro de massa (CM) e ao centro de gra-vidade (CG), equilíbrio estático ou dinâmico, analise as

afirmativas a seguir e assinale a correta do ponto de vista físico.

A) Se a linha de ação da força resultante está aplicada a uma distância d relativa ao centro de massa de um corpo rígido, essa força não causará efeito de rotação nesse corpo.

B) Considerando um corpo rígido seccionado exata-mente em seu CM, esse plano dividirá o corpo em duas partes que sempre contêm massas iguais.

C) CM é o lugar geométrico no qual se aplica toda a for-ça peso.

D) CG é o lugar geométrico no qual se concentra todo o peso de um corpo, ou seja, é o ponto de aplicação da força peso.

E) Não é possível localizar o centro de gravidade CG em um corpo rígido.

Questão 5

Um laboratorista dispõe de duas soluções aquosas A e B, com as seguintes indicações em seus rótulos:

Solução A

NaNO3

Solução B

Ca(NO )3 2

Dirigindo-se à bancada do laboratório, realizou a seguin-te sequência:

1. Em um frasco colocou 60 mL da solução A.

2. A este frasco misturou 20 mL da solução B.

3. Agitou a solução mistura.

Após agitação da mistura, é correto afirmar que a con-centração de íons nitrato em mol/L é igual a

A) 0,001.

B) 0,003.

C) 0,05.

D) 0,1.

E) 0,175.

4 2a. série – Volume 2 - 2º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Questão 6

A fermentação do leite é feita em muitos países no mundo, por diferentes métodos, resultando em vários pro-dutos de leite fermentado, sendo o iogurte o mais comum e também o mais consumido. Os produtos variam, consi-deravelmente, em composição, sabor e textura, de acordo com a natureza dos micro-organismos fermentadores, do tipo de leite e do processo usado na fabricação.

Disponível em: <www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11141/tde-16072002-150013/publico/ adriana.pdf>. Acesso em: 16 fev. 2012.

Com relação ao processo de fermentação, assinale a al-ternativa correta.

A) Leveduras são micro-organismos que realizam fer-mentação lática para fabricação de bebidas fermen-tadas, produtos chamados de probióticos, sendo de-nominadas de lactobacilos vivos.

B) A diminuição do pH do leite pelo ácido lático produzi-do pelas bactérias no processo de fermentação coagu-la o leite por desnaturar as proteínas presentes nele.

C) O processo de fermentação necessita fundamental-mente de gás oxigênio, caso contrário os micro-orga-nismos morrem por não produzirem energia.

D) Apenas as bactérias realizam o processo de fermenta-ção, sendo largamente utilizadas nas indústrias para produção de alimentos, como as bebidas fermentadas.

E) No processo de fabricação de iogurtes, leveduras rea-lizam fermentação alcoólica produzindo, entre outras substâncias, o gás carbônico que confere a textura do produto.

Questão 7

A ilustração a seguir representa uma pessoa em uma si-tuação de equilíbrio. Observe-a.

600 N

Sabendo que essa pessoa estava posicionada exata-mente no meio do andaime e que o dinamômetro da esquerda registrava 600 newtons, pode-se afirmar que a massa total do andaime mais a da pessoa em questão corresponde a

A) 60 kg.

B) 120 kg.

C) 600 kg.

D) 1 200 kg.

E) 3 600 kg.

Questão 8

Etanol

Produzido por meio da fermentação de amido e de outros açúcares, em especial da cana-de-açúcar, o etanol, também chamado de álcool etílico, é um biocombustível altamente inflamável e incolor, sendo muito utilizado em automóveis. Essa substância é renovável, pois sua matéria--prima é obtida pelo cultivo de plantas.

O etanol pode ser obtido da cana-de-açúcar, do milho, da beterraba, da mandioca, da batata, etc. A matéria-prima é submetida a uma fermentação alcoólica, com atuação do micro-organismo Sacchromyces cerevisiae. Porém, a cana é a mais utilizada, pois apresenta maior produtividade.

O Brasil se destaca no cenário global como sendo o país com tecnologia mais avançada na fabricação de eta-nol. A produção mundial desse combustível é da ordem de 40 bilhões de litros – o Brasil é responsável pela fabricação de 15 bilhões de litros. No país, a cada tonelada de cana--de-açúcar, são produzidos 66 litros de álcool e 700 a 800 litros de vinhaça.

Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/etanol.htm>. Acesso em: 6 fev. 2012.

Ao entrar em contato com a pele humana, à medida que evapora, o álcool etílico produz a sensação/percepção de frio. A evaporação desse álcool está representada pela reação abaixo:

H3C – CH2 – OH(ℓ)→ H3C – CH2 – OH(g)

Com base nessas informações, é correto afirmar que

A) essa reação absorve calor da vizinhança (a pele), pois é espontaneamente endotérmica.

5Ciências da natureza e suas tecnologias

Avaliação Diagnóstica EM 2012

B) essa reação cede calor, uma vez que, ao evaporar, a pele cede seu calor.

C) o valor da entalpia dessa reação será sempre negati-vo e isso provoca a sensação de frio.

D) a entalpia do reagente é maior que a do produto, sendo o frio a percepção desse fato.

E) o frio está associado à percepção fisiológica e inde-pende da termodinâmica da reação.

Questão 9

Parasitas foram disseminados acidentalmente por re-giões que antes não eram encontrados, em virtude das migrações humanas e animais. Associados aos primeiros hominídeos e acompanhando suas migrações desde a Pré--história, estão diversas espécies de parasitas.

Nesse aspecto, as pesquisas em paleoparasitologia, ramo da paleopatologia que estuda os parasitas em ma-terial arqueológico ou paleontológico, vem discutindo o povoamento das Américas a partir dos achados parasitoló-gicos em coprólitos (fezes mumificadas) e em corpos mu-mificados. Achados apontam a presença de ovos de anci-lostomídeos (Nematoda) em coprólitos humanos datados de 7230 ± 80 anos atrás, encontrados no Sítio Arqueoló-gico do Boqueirão da Pedra Furada, no Piauí, apoiando a teoria de migrações marítimas humanas, oriundas da Oce-ania para a América do Sul em períodos pré-colombianos. Outras verminoses, como a filariose, também migraram de outros continentes para o Brasil. Como é o caso da esquistossomose que aqui chegou trazida pelos escravos na época da colonização.

Tribos indígenas ainda são dizimadas pela gripe no Brasil. A esquistossomose africana, introduzida durante o Período Colonial, tornou-se endêmica e, mais recente-mente, a dengue e a AIDS foram introduzidas.

Disponível em: <http://www.fumdham.org.br/fumdhamentos7/artigos/1%20marcia% 20chame%20e%20cia.pdf>. Acesso em: 16 fev. 2012. (Adaptado).

Com relação ao texto e à parasitologia, assinale a alter-nativa correta.

A) Os povos nativos das Américas não eram afetados por doenças. Estas foram, aos poucos, introduzidas pelos europeus na época da colonização, dizimando as populações nativas.

B) A dengue é uma doença endêmica no Brasil, visto que registros fósseis indicam a presença dessa doença em povos nativos desde os tempos pré-colombianos.

C) As bactérias e os vírus não são considerados espécies exóticas invasoras, visto estarem presentes em todas as regiões do mundo.

D) A esquistossomose africana tornou-se endêmica no Brasil apenas pelo fato deste platelminto encontrar um hospedeiro intermediário compatível, no qual ocorre o desenvolvimento do miracídio em larvas cercárias.

E) Verminoses, como a filariose, podem deixar ovos pre-servados nas fezes dos hospedeiros, servindo para remontar as migrações humanas pelo nosso conti-nente.

Questão 10

Em uma aula de Ciências, a professora explica os três tipos de alavanca, ilustrando seus principais pontos. O fulcro (ponto de apoio), força resistente e força potente, veja a seguir:

• INTERFIXA: O fulcro situa-se entre a força potente e força resistente.

• INTER-RESISTENTE A força resistente situa-se entre o ponto de aplicação da força potente e o fulcro

• INTERPOTENTE: O ponto de aplicação da força potente situa-se entre o ponto de aplicação da força resistente e o fulcro.

Cada aluno tem disponível em sua carteira os seguintes materiais: cola, durex, estilete, tesoura, pinça, cartolina, lapiseira, régua e grampeador.

A professora pede que cada aluno selecione uma ala-vanca interpotente, uma interfixa e uma inter-resistente, nessa ordem. O aluno que fez a seleção correta foi

A) João, pois selecionou a pinça, a tesoura e o grampea-dor.

B) Pedro, pois selecionou a lapiseira, o durex e a cola.

C) Maria, pois selecionou a cartolina, a tesoura e o estilete.

6 2a. série – Volume 2 - 2º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

D) Joana, pois selecionou a tesoura, o grampeador e a pinça.

E) Júlia, pois selecionou a pinça, o grampeador e a cola.

Questão 11

O que são bebidas isotônicas e qual sua finalidade?

As bebidas isotônicas foram desenvolvidas para repor líquidos e sais minerais perdidos pelo suor durante a trans-piração, assim, previnem a desidratação e melhoram o de-sempenho esportivo.

Isotônico: significa que a composição desses líquidos apresenta uma concentração de moléculas semelhante aos fluidos do nosso corpo e, portanto, podem ser incorpora-dos e transferidos para a corrente sanguínea.

Disponível em: <http://proferibas.blogspot.com/2007/11/importncia-dos-isotnicos.html>. Acesso em: 22 mar. 2012.

Um rótulo de uma bebida isotônica apresenta a seguinte composição:

TABelA NUTRIcIONAl

cADA 100 ml cONTém

Calorias 30 kcal

Carboidratos 7,5 g

Proteínas 0,0 g

Lipídios 0,0 g

Sódio (Na+) 56,25 mg

Potássio (K+) 15,0 mg

Cloreto (Cℓ–) 52,5 mg

Fibra alimentar 0,0 g

Com base nas informações, analise as seguintes propo-sições:

I. O solvente utilizado na bebida é a água.

II. Em 200 mL de bebida, há 7,5 g de carboidratos.

III. Em 0,5 L de isotônico, encontram-se dissolvidos 281,25 mg de sódio.

IV. A concentração de carboidratos é igual a 0,075 mg/mL.

V. A massa total de íons positivos no isotônico é igual a 123,75 mg.

São verdadeiras as proposições

A) I, III e IV.

B) III, IV e V.

C) II, III e V.

D) I, II e IV.

E) I, II e V.

Questão 12

Em uma aula de Fisiologia, foi realizado o seguinte expe-rimento relacionado ao sistema digestório humano:

• a enzima da secreção de um órgão foi isolada, purifi-cada e distribuída em três tubos de ensaio. No tubo 1, foi colocado um pedaço de batata esmagada em so-lução de pH 8; no tubo 2, foi colocada manteiga em solução de pH 8; e, no tubo 3, foram colocados peda-ços de carne em solução de pH 2.

• os três tubos foram mantidos por 6h à temperatura de 36°C.

Ao final do experimento, ocorreu digestão apenas no tubo 2.

A respeito do resultado do experimento, pode-se afirmar que

A) a enzima em questão é a lipase, produzida pelo pân-creas e liberada no duodeno.

B) como ocorreu a digestão de lipídios, o objeto de es-tudo é a bile produzida no fígado e responsável pela digestão de óleos e gorduras.

C) a enzima em questão é produzida pela vesícula biliar que está presente na bile e é responsável pela diges-tão de óleos e gorduras.

D) as moléculas que sofreram digestão são proteínas, visto que a manteiga, como derivada do leite, é rica nessas moléculas.

E) o órgão que produziu a enzima em questão é o estô-mago que secreta o suco gástrico com a enzima pep-sina, que, por sua vez, é responsável pela digestão de gorduras.

7Ciências da natureza e suas tecnologias

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Questão 13

Duas adolescentes foram convidadas para uma festa. Empolgadas com o evento, iniciam os preparatórios uma semana antes já em conversa pelo MSN. Leia a seguir um trecho da conversa entre as adolescentes.

Andressa diz (15:11:07 PM)

aí guria, será que o Paulinho vai estar por lá?

Giovana diz (15:11:15 PM)

... aaaa... acho que sim, ele foi convidado.

Giovana diz (15:11:23 PM)

... até porque vai ser um luau e, como e na praia e ele adora surfar, acho que não vai perder a oportunidade de ir.

Andressa diz (15:11:37 PM)

Como ??... na praia ??... vixe eu já comprei um sapato novo de salto fino pra ir... não sabia que era na areia... rs rs... que droooga.

Giovana diz (15:11:45 PM)

... hahahahaha ... mas vc pode ir, só que vai ficar afun-dando teu salto toda hora... hahaha...

Andressa diz (15:11:57 PM)

Hahaha... pooois é... bom, vou ver o que faço... beijos falamos depois !!)

Giovana diz (15:12:10 PM)

Beeeijos, amiga, até mais!

Na conversa das duas adolescentes, ficou perceptível que ambas conhecem uma importante relação da Física. Essa relação tem como base o fato de

A) o peso ser diretamente proporcional à gravidade do planeta local.

B) a força resultante ser proporcional à aceleração a que um corpo está sujeito.

C) os corpos permanecerem em equilíbrio, podendo esse ser estático ou dinâmico.

D) a pressão ser inversamente proporcional à área de contato.

E) a pressão hidrostática depender da profundidade a que um corpo está sujeito.

Questão 14

O ácido perclórico (HCℓO4) de pH igual a 1 é mais forte que o ácido hipocloroso (HCℓO), que tem ação desin-fetante e oxidante no tratamento da água, conforme a equação HCℓO H+ + CℓO–. O ácido hipocloroso a4 . 10–5 mol/L apresenta grau de ionização de 2,5% e a 25ºC a sua constante de ionização é igual a 2,5 . 10–8.

Assinale a alternativa que indica quantas vezes o ácido perclórico é mais forte que o ácido cloroso.

A) 102 vezes = 102.

B) 103 vezes = 103.

C) 104 vezes = 104.

D) 105 vezes = 105.

E) 106 vezes = 106.

Questão 15

A inseminação artificial é uma prática muito utilizada no agronegócio. Seu objetivo é garantir a transferência das melhores qualidades dos genitores para a prole. O me-lhoramento genético, baseado na seleção de indivíduos com maior desenvolvimento ponderal, rendimento de carcaça, produção leiteira, melhor conversão alimentar e precocidade sexual, possibilita o aumento da produti-vidade, tanto de carne quanto de leite. Assim, a eficiente multiplicação de animais superiores proporciona maior retorno econômico da atividade pecuária. Um pecuaris-ta que cria gado da raça Nelore Padrão (corte), gastou alguns milhares de reais em uma dose de sêmen de um touro premiado chamado de Andy, e a utilizou para in-seminar uma matriz de alto padrão do rebanho. Um erro ocorreu na hora do nascimento da prole e três bezerros foram misturados entre duas ninhadas de matrizes di-ferentes. Para identificar os genitores foi realizado um exame de DNA.

8 2a. série – Volume 2 - 2º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Bezerros

Matriz Fêmea ANDY 1 2 3

Sobre esse exame, assinale a alternativa correta.

A) Os bezerros 1, 2 e 3 são filhos da matriz e de Andy, visto que todos apresentam algumas faixas de DNA correlatos.

B) Todos os bezerros são filhos de Andy.

C) Os bezerros 1 e 2 são filhos tanto de Andy quanto da matriz fêmea.

D) Os bezerros 2 e 3 não são filhos da matriz fêmea, visto que faltam algumas bandas de DNA entre eles.

E) Os bezerros 2 e 3 são filhos tanto de Andy quando da matriz de alto padrão do rebanho.

Questão 16

O termostato é um dispositivo que pode ser usado para ligar ou desligar um determinado aparelho elétrico de acordo com certa temperatura de operação. Existem aparelhos em que se pode encontrar o termostato: ferros elétricos, lençóis elétricos, secadores de cabelo, aquece-dores de ar, entre outros. O dispositivo consiste em duas barras feitas de metais diferentes que, ao serem aqueci-das, podem fechar ou abrir o circuito, dependendo da função em cada aparelho.

AB AB

(a) (b)

Observando a figura e com base em seus conhecimen-tos sobre dilatometria, assinale a alternativa correta.

A) As barras constituintes do dispositivo devem ser fei-tas do mesmo material.

B) A dilatação das barras do termostato é predominan-temente superficial.

C) A barra se curva pelo fato de as hastes A e B estarem sujeitas a temperaturas diferentes.

D) As barras devem ser constituídas de materiais dife-rentes, sendo o coeficiente de dilatação linear de A menor do que o coeficiente de dilatação linear de B.

E) As barras devem ser constituídas de materiais dife-rentes, sendo o coeficiente de dilatação linear de B menor do que o coeficiente de dilatação linear de A.

Questão 17

Para realizar um experimento durante uma aula prática de Química, um professor necessita de uma solução de ácido nítrico de pH igual a 4. Essa solução deve ser pre-parada pela diluição de uma alíquota de outra solução de ácido nítrico presente na bancada do laboratório, cujo pH é igual a 2.

Para tanto, qual deve ser o volume de água a ser adicio-nado à alíquota de solução de pH igual a 2 para se obter 1 L de solução de pH igual a 4? (Considere o ácido nítrico 100% ionizado).

A) 9 mL.

B) 90 mL.

C) 900 mL.

D) 990 mL.

E) 9 900 mL.

Questão 18

Dica agroecológica

A criação de minhocas – vermicompostagem – é uma alternativa para aproveitamento de resíduos (tanto de origem vegetal como animal) que normalmente são encontrados nos arredores das casas. A vermicompos-tagem possibilita a produção de material orgânico rico

9Ciências da natureza e suas tecnologias

Avaliação Diagnóstica EM 2012

em humus, de alta qualidade e baixo custo, pois todo o material necessário pode ser obtido na propriedade. O humus de minhoca pode ser usado em hortas, pomares, jardins ou vasos de flores. No processo de decomposição do material, as minhocas exercem um importante papel como aceleradoras da decomposição, disponibilizando nutrientes.

Disponível em:<http://www.emater.tche.br/docs/agroeco/revista/n2/12-dica.htm>. Acesso em: 15 jan. 2012.

A produção do material orgânico citado no texto ocorre devido ao sistema digestório da minhoca que é

A) completo, com as glândulas verdes e função excre-tora.

B) incompleto, pois apresenta boca e papo para arma-zenar alimentos, e moela para triturá-los, porém não apresenta ânus.

C) completo e apresenta a tiflossole que aumenta a ab-sorção intestinal e permite a eliminação da matéria orgânica.

D) incompleto, com digestão extracelular e enzimas di-gestivas que atuam na cavidade intestinal.

E) completo, com glândulas coxais que atuam na diges-tão e na excreção.

Questão 19

O filme Fahrenheit 451, do Diretor François Truffaut, lan-çado em 1966, representa um futuro obscuro em que todos os livros passam a ser proibidos. Nesse retrocesso cultural, as opiniões próprias são consideradas antisso-ciais e hedonistas e o pensamento crítico é mal visto e até punido. No filme, os bombeiros passam a ser incine-radores de livros. O titulo Fahrenheit 451 foi muito bem pensado, pois corresponde à temperatura de combus-tão sofrida pelos livros. A temperatura relativa ao título do filme, nas escalas Celsius e Kelvin, podem receber respectivamente os valores

A) 232 °C e 505 K.

B) 232 °C e 600 K.

C) 272 °C e 600 K.

D) 272 °C e 632 K.

E) 300 °C e 632 K.

Questão 20

O vidro é sólido ou líquido?

Alguma vez você já ouviu essa indagação? É uma dú-vida que está perturbando os antigos conhecimentos que tínhamos sobre o vidro, que até então era conhecido como sendo um objeto no estado sólido. Mas qual a verdadeira forma do vidro: sólida ou líquida?

Já sabemos que o vidro é um material inorgânico que possui a sílica como elemento básico. O procedimento de preparo dos vidros consiste em aquecer um líquido até al-tas temperaturas e, depois, resfriar este líquido até a tem-peratura ultrapassar o ponto de congelamento, tornando--o rígido antes que a solidificação tenha início.

Observe que o que ocorre é um supercongelamento desse líquido. Esse fenômeno se dá por resfriamento brus-co a temperaturas muito abaixo do ponto de congelamen-to. Quando um líquido chega a esse ponto, sua viscosidade torna-se muito alta, adquire maior dureza, rigidez e forma constante, ou seja, ele se torna semelhante aos sólidos.

Para ser sólido o vidro teria que apresentar estrutura cristalina definida, o que não é o caso, pois não possui es-trutura microscópica periodicamente organizada. É o que chamamos de sólido amorfo, ou seja, um líquido com vis-cosidade enorme. Relatos já afirmaram que o vidro escorre se baseando nos vitrais das catedrais antigas, onde existe uma diferença de grossura no topo e na base dos citados vitrais. Mas não existe uma confirmação científica sobre este acontecimento.

Disponível em: <http://www.brasilescola.com/quimica/o-vidro-solido-ou-liquido.htm>. Acesso em: 6 fev. 2012.

De acordo com estimativas, cada vez que um copo de vidro é levado aos lábios, cerca de 9 átomos de silício são arrancados no atrito com a língua, isso representa uma massa aproximada de

(Considere: M.M. silício: 28,0 g/mol)

A) 3,5 x 10–22 g.

B) 4,2 x 10–22 g.

C) 4,8 x 10–22 g.

D) 2,8 x 10–23 g.

E) 3,5 x 10–23 g.

10 2a. série – Volume 2 - 2º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Questão 21

Barcos de pesca chegam quase na área de banhistas na praia de São Conrado

RIO – Quatro embarcações de pequeno porte chega-ram bem próximas à Praia de São Conrado, na Zona Sul do Rio, nesta semana. Segundo as normas brasileiras de navegação, os barcos deveriam estar a 200 metros da areia pelo menos. O flagra foi feito pelo leitor Carloman Maia, que enviou fotos para o Eu-Repórter, a seção de jornalis-mo participativo do GLOBO.

[...]Para alertar sobre irregularidades de navegação, a Ca-

pitania dos Portos disponibiliza o Disque-Denúncia CPRJ (2233-8412) e o e-mail da ouvidoria (ouvidoria @cprj.mar.mil.br).

Além da proximidade com a costa, o leitor Carloman Maia afirma que os pescadores estavam atrás de sardinhas, peixes valiosos no mercado entre novembro e março, pe-ríodo de defeso da espécie, quando a pesca é proibida, de acordo com o Ibama e o Ministério da Pesca e Aquicultura.

“É um absurdo esses barcos pescando quase na areia da praia, para onde as sardinhas fogem na tentativa de so-breviver”, comenta o leitor Maia. Disponível em:<http://pescasubrj.com/teste/outras-noticias/barcos-de-pesca-chegam-quase-na-area-de-

banhistas-na-praia-de-sao-conrado.html>. Acesso em: 12 jan. 2012.

O órgão que auxilia as sardinhas a fugirem dos pescado-res para sobreviver é

A) o ouvido interno, responsável pelo equilíbrio.

B) o da visão, pois permite que elas focalizem claramen-te os objetos próximos.

C) o olfato, que, por ser bem desenvolvido, é capaz de detectar odores pela quimiorrecepção das células lo-calizadas nas narinas.

D) o sensorial, típico dos peixes ósseos denominado li-nha lateral.

E) formado pelo conjunto de canais sensitivos ligados a pequenas ampolas, situadas na cabeça e ao redor da boca, as ampolas de Lorenzini.

Questão 22

Ao projetar uma ponte, uma das preocupações dos engenheiros é a dilatação dos seus componentes. Afi-nal, a maior parte da matéria-prima usada para cons-truí-la é metálica e, quando submetida a variações de temperaturas,está sujeita a grandes variações de dimen-sões. A ponte Manaus-Iranduba tem aproximadamente 3 km de extensão. Em uma manhã a temperatura em Manaus estava em torno de 32°C; no final da tarde, em virtude das chuvas, a temperatura caiu para 17°C. Com base nos dados a seguir, assinale a alternativa que se re-fere ao comprimento final, em metros, da ponte do início da manhã até o final da tarde. (O coeficiente de dilatação linear médio do aço é 11,0 x 10-6ºC–1.).

A) 2,95. C) 2999,50. E) 3000,50.

B) 29,50. D) 3,50.

Questão 23

O polietileno (ou polieteno) tem fórmula geral (–CH2–CH2–)n, é um polímero de alta produção mundial e economicamente viável, daí o motivo de seu uso em larga escala. A polimerização do etileno (ou eteno) dá origem a polietileno de alta densidade (PEAD) ou polie-tileno de baixa densidade (PEBD). Por ser um polímero macio e flexível, o PEBD é escolhido para compor emba-lagens de filmes plásticos para cobrir alimentos, de saco-las de supermercado, de sacos para lixo, etc. Determine a massa molar do polietileno, sabendo que 1,75 gramas desse polímero, quando dissolvido em 25g de solvente, causa um abaixamento de 0,51º C no pon-to de congelamento do solvente puro. (Dado: constante crioscópica do solvente: Kc = 5,10 ºC/molal)

A) 28 g/mol.

B) 56 g/mol.

C) 175 g/mol.

D) 350 g/mol.

E) 700 g/mol.

11Ciências da natureza e suas tecnologias

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Questão 24

A estrela-do-mar, a bolacha-do-mar e o ouriço-do-mar são encontrados em costões rochosos e na areia. Em muitas praias, eles estão desaparecendo pela contami-nação, alteração climática e depredação.

São características desses animais:

I. pele revestida por carapaça, o que lhes possibilita maior segurança contra os predadores.

II. hábitat exclusivamente marinho.

III. animais deuterostômios, triblásticos, celomados e sem segmentação no corpo.

IV. simetria radial (pentarradiada) nos adultos.

V. superfície do corpo com espinhos, pedicelárias e pápulas.

Estão corretos os itens

A) I, II, III e V. C) I, III, IV e V. E) I, II e V.

B) II, III, IV e V. D) III e IV.

Questão 25

Uma notícia publicada no site do G1 relata que a cida-de do Rio de Janeiro ocupa a oitava posição no ranking das mais elevadas temperaturas do País em 2012, ultra-passando a medida obtida em 23 de fevereiro de 2010, quando a cidade havia registrado a incrível marca de 41,2ºC.   As temperaturas no Rio de Janeiro costumam ser muito altas durante o verão, mas geralmente frentes frias vindas do Sul avançam pelo Sudeste e se dissipam próximo ao estado da Bahia. Nos últimos meses, a atua-ção do El Niño foi responsável por dissipar essa frente fria ainda em São Paulo, fazendo com que as temperaturas se mantivessem altas no estado do Rio de Janeiro, se-gundo o meteorologista Hamilton Carvalho, do Inmet.

Analisando as informações acima, é possível afirmar que

A) a maior temperatura registrada em 2012 no Rio de Janeiro foi de 41,2ºC.

B) as frentes frias vindas do sul do País são responsáveis por reduzir a temperatura no estado do Rio de Janei-ro, isso justifica a temperatura de 41,2ºC medida em 23 de fevereiro de 2010.

C) caso um turista americano estivesse no Rio de Janeiro no dia 23 de fevereiro e convertesse a temperatura para o sistema americano, encontraria um valor de 106,2ºF.

D) segundo o meteorologista Hamilton Carvalho do In-met, as chuvas contribuíram para o aumento da tem-peratura no Rio de Janeiro.

E) a ação do El Niño acarretou a formação de frentes frias, aumentando a temperatura no Rio de Janeiro.

Questão 26

A partir de 1854, o Rio de Janeiro passou a ser uma das primeiras cidades do mundo a ter iluminação com gás. O processo era baseado na reação de carvão incandescente e no vapor-d’água, produzindo uma mistura gasosa de-nominada “gás d’água” ou gás azul, conforme a equação:

C + H O CO(g) + H(S) 2 (V) 1000 C 2(g)o →

O gás d’água era estocado em reservatórios e chegava às casas por meio de uma rede de tubulações. Continuou sendo utilizado como combustível doméstico até 1967, quando foi substituído por gás derivado do petróleo.

Sendo conhecidas as entalpias das reações:

C(s) + ½ O2(g) → CO(g) ∆H = – 110 kJ/mol

C(s) + O2(g) → CO2(g) ∆H = – 394 kJ/mol

H2(g) + ½ O2(g) → H2O(g) ∆H = – 242 kJ/mol

Pode-se afirmar que

A) a formação do gás d’água é um processo exotérmico.

B) a entalpia da reação de conversão de CO(g) a CO2(g) é igual a +284 kJ/mol.

C) a entalpia do produto é maior que a dos reagentes na reação de formação do CO2(g) a partir de seus consti-tuintes.

D) a entalpia da reação de obtenção do gás d’água a partir de carbono sólido e vapor-d’água é igual a +132 kJ/mol de monóxido de carbono e gás hidro-gênio formados.

E) a reação de formação da H2O(g) é um processo de ab-sorção de calor.

12 2a. série – Volume 2 - 2º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Questão 27

Em muitas doenças, a proporção de indivíduos infecta-dos sem sinais ou sintomas clínicos (doença subclínica) pode ser bem maior do que a proporção de indivídu-os que apresentam sintomas clínicos (doença clínica). Por não apresentarem manifestações definidas, essas infecções não são, de início, clinicamente diagnosticá-veis. Entretanto, as infecções sem sintomas clínicos são importantes do ponto de vista epidemiológico e, de-pendendo da doença, esta fase pode ser de alta trans-missibilidade. A figura a seguir apresenta a metáfora do iceberg, ou seja, para determinadas doenças, tal como em um iceberg, grande parte da história natural fica sub-mersa. Este modelo representa a relação existente entre o número de indivíduos infectados, sem e com sinto-mas clínicos.

Doença clínica

Doença subclínica

Infecção

NEVES, David Pereira et al. Parasitologia humana.11. ed. São Paulo: Atheneu, 2005. p. 3.

A doença que apresenta claramente essas 3 fases é a

A) AIDS.

B) malária.

C) esquistossomose.

D) cólera.

E) pneumonia.

Questão 28

Considere as seguintes situações:

I. A parte interna de uma geladeira mantém-se resfria-da devido ao fato de o congelador estar posicionado na parte superior.

II. Uma lareira é construída na parte inferior de uma sala para aquecer de forma mais eficiente o ambiente em que está.

III. Durante o processo de fervura, uma corrente se for-ma no interior de uma panela contendo água.

O processo de troca de calor predominante nas três situ-ações citadas é a

A) irradiacão.

B) convecção.

C) radiação.

D) dilatação.

E) reflexão.

Questão 29

A água oxigenada (H2O2) decompõe-se em água e oxi-gênio, como mostrado nesta equação:

H2O2(aq) H2O(ℓ) + O2(g)

Em um sistema fechado, mediu-se a pressão do oxigênio em função do tempo de reação. Os resultados obtidos estão representados neste gráfico:

Pre

ssão

de

O2

(atm

)

Tempo de reação (segundos)

150 300 450 600 750 9000,0

2,0

4,0

6,0

13Ciências da natureza e suas tecnologias

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Com base nessas informações, julgue as proposições se-guintes:

I. Após 450 segundos, o sistema entra em equilíbrio.

II. A velocidade de decomposição da água oxigenada aumenta ao longo do processo.

III. Nesse sistema, quando o equilíbrio é atingido, coexis-tem as espécies H2O2, H2O e O2.

É(são) correta(s) somente a(s) proposição(ões)

A) II e III.

B) I e II.

C) I e III.

D) I.

E) III.

Questão 30

Fatores ligados à população humana

As modificações ambientais produzidas pela atividade humana têm papel fundamental na cadeia epidemiológica, favorecendo a proliferação dos moluscos (dispersando as espécies, criando novos hábitats, como valas de irrigação, ou poluindo com matéria orgânica as coleções aquáticas, etc.) e, principalmente, promovendo a infecção dos mes-mos através do nefasto sistema de descarga de instalações sanitárias nas coleções aquáticas peri domiciliares.

NEVES, David Pereira et al. Parasitologia humana.11. ed. São Paulo: Atheneu, 2005. p. 199.

O texto apresenta o relato de que a ação do ser humano no ambiente pode ocasionar

A) poluição química, permitindo o aumento da popula-ção de moluscos.

B) disponibilidade ao aumento de casos de esquistosso-mose.

C) mais casos de ascaridíase, devido à contaminação do solo.

D) redução dos moluscos, devido à infecção causada pela deposição de descarga das instalações sanitá-rias.

E) formação de valas de irrigação onde se concentram os parasitas que contaminam diretamente o ser hu-mano.

Questão 31

Com base em projeções, os ambientalistas têm estuda-do a situação do clima em nosso planeta e estão cada vez mais assombrados com os resultados obtidos. Sobre as alterações climáticas, é correto afirmar que

A) a diminuição da temperatura média nos grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, é responsável pelo aumento da chuva ácida.

B) o aumento da velocidade dos ventos nos centros ur-banos é provocado pelas chuvas recorrentes em todo o País.

C) o aumento das temperaturas médias nos grandes centros urbanos é causado pelo aumento da polui-ção do ar.

D) o aumento da concentração de chuvas é causado pela impermeabilização do solo nos centros urbanos.

E) a diminuição da temperatura média do ar é conse-quência da impermeabilização do solo.

Questão 32

Alguns medicamentos são consumidos na forma de comprimidos efervescentes. Essa efervescência, respon-sável pela produção de gás carbônico, decorre da reação (abaixo representada) entre a substância ativa e de um bicarbonato (HCO3

–).

HA(aq) + HCO3–

(aq) → A– + H2O(ℓ) + CO2(g)

Em uma aula prática de Química, o professor utilizou esse fato do cotidiano para demonstrar a influência de certos fatores na velocidade de reação. Inicialmente, lis-tou os procedimentos a serem feitos:

I. pediu que os alunos cronometrassem o tempo de dissolução de um comprimido efervescente inteiro em um copo de água natural (25ºC).

II. o experimento deveria ser repetido usando um com-primido inteiro, em um copo de água gelada (8ºC).

III. na terceira etapa do experimento, recomendou que utilizassem um comprimido triturado na forma de pó, em um copo de água natural (25ºC).

14 2a. série – Volume 2 - 2º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Água natural100 mL25 oC

Água natural100 mL25 oC

Água gelada100 mL

8 oC

l lllll

Foi gasto um tempo maior no(s) experimento(s)

A) I.

B) II.

C) III.

D) I e II.

E) I e III.

Questão 33

A mudança das condições produz muito mais ve-zes uma variabilidade indefinida do que definida, e a primeira goza provavelmente de um papel muito mais importante que a segunda na formação das nossas raças domésticas. Esta variabilidade indefinida traduz-se por inúmeras pequenas particularidades que se não podem atribuir, em virtude da hereditariedade, nem ao pai, nem à mãe, nem a outro parente afastado. Diferenças consi-deráveis aparecem mesmo por vezes nos filhos da mesma ninhada, ou em plantas nascidas de grãos provenientes da mesma cápsula.

DARWIN, Charles. A origem das espécies. 1. ed. São Paulo: Martin Claret, 2004. p. 78.

O conceito trazido pelo texto acima está relacionado à Genética, pois faz referência

A) à seleção natural.

B) à origem das espécies a partir de um ancestral co-mum.

C) à variabilidade gênica em decorrência da reprodução sexuada.

D) à sobrevivência dos mais adaptados.

E) à lei do uso e desuso.

Questão 34

Já foram encontrados cerca de 490 planetas extrasso-lares: Gliese 581g também fica surpreendentemente perto do nosso Sistema Solar, “apenas” 20 anos-luz. É quase nada em termos astronômicos – como comparação, o diâmetro da Via Láctea é calculado em 100 mil anos-luz. No entan-to, não existe hoje tecnologia para uma eventual viagem ao planeta. O “irmão da Terra” foi descoberto por cientistas ligados ao Lick-Carnegie ExoplanetSurvey, que há 11 anos observam a estrela Gliese 581. Até hoje, já foram encontra-dos cerca de 490 planetas extrassolares, mas quase todos são do tipo gasoso, semelhantes a Júpiter ou ainda maiores.Disponível em: <http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/mundo/noticia/2010/09/planeta-semelhante-a-terra-e-

descoberto-por-cientistas-3058119.html>. Acesso em: 3 mar. 2012.

Um objeto cúbico de 8 m3, encontrado em um desses 490 planetas extrassolares, será trazido à Terra para aná-lises científicas. Dentro da sonda, a temperatura está em torno de 20ºC. Na Terra, esse objeto será colocado em uma câmara aquecida a 120ºC até atingir o equilíbrio térmico. Considerando que, após atingido o equilíbrio, esse cubo passa a ter um volume de 8,05 m3. Com base no texto e na situação descrita, pode-se afirmar que

A) Gliese 581g situa-se a 100 mil anos-luz de distância do nosso sistema solar.

B) a dilatação do cubo equivale a 10% de seu volume total.

C) o diâmetro da Via Láctea equivale, em anos-luz, ao dobro de distância de Gliese 581 em relação ao nosso planeta.

D) o coeficiente de dilatação volumétrico do material que forma o cubo vale 6,25 . 10–5 ºC–1.

E) o coeficiente de dilatação linear do material que for-ma o cubo vale 6,25 . 10–5 ºC–1.

Questão 35

Um sistema constituído de solução aquosa de Cr O aq2 72

( )−

(laranja) e CrO aq42

( )− (amarela) está em equilíbrio, confor-

me a equação química:

Cr O + H O2 7(aq)2-

2 (I)�⇀�↽�� 2 24

2CrO Haq aq( )− ++

15Ciências da natureza e suas tecnologias

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Sobre esse equilíbrio, foram feitas as seguintes conside-rações:

I. adição de solução de um monoácido forte suficiente para deslocar o equilíbrio deixa a solução com colo-ração laranja mais intensa.

II. adição de solução de monobase forte suficiente para deslocar o equilíbrio deixa a solução com coloração amarela mais intensa.

III. inserindo-se um catalisador adequado ao sistema desloca o equilíbrio, fazendo com que a solução te-nha uma coloração amarela mais intensa.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões)

A) I e II, apenas.

B) I e III, apenas.

C) II e III, apenas.

D) II, apenas.

E) I, II e III.

Questão 36

Um polvo não é em nada parecido com um camun-dongo e ambos são um tanto diferentes de um carvalho. No entanto, em sua química fundamental são bastante uniformes e, em particular, os replicadores, que possuem os genes, são basicamente o mesmo tipo de molécula em todos nós – de bactérias a elefantes. Somos todos máqui-nas de sobrevivência para o mesmo tipo de replicador – moléculas de DNA – mas há muitas maneiras de viver no mundo e os replicadores construíram uma ampla gama de máquinas para explorar estas maneiras. Um macaco é uma máquina que preserva os genes em cima das árvores, um peixe é uma máquina que os preserva dentro d’água. [...] O DNA trabalha de maneira misteriosa...

DAWKINS, Richard. O gene egoísta. Tradução de Geraldo H. M. Florsheim. Belo Horizonte: Itatiaia, 2001. p. 89.

Em seu livro, O gene egoísta, Richard Dawkins apresenta a possibilidade de sermos uniformes em relação à química fundamental e principalmente ao DNA, poisA) todos os seres vivos apresentam os mesmos nucleo-

tídeos distribuídos em uma mesma quantidade de cromossomos.

B) diferimos em bases nitrogenadas, mas apresentamos a mesma sequência de nucleotídeos que os outros seres vivos.

C) apresentamos os mesmos nucleotídeos, mas somos diferentes pela quantidade e pela sequência destes na formação dos cromossomos.

D) somos iguais nas bases nitrogenadas, mas diferimos nos nucleotídeos, formando diferentes cromosso-mos.

E) apresentamos DNA com bases nitrogenadas A – T – G e C, enquanto que os demais apresentam T – A – G e C.

Questão 37

A usina hidrelétrica de Paulo Afonso III, instalada no Vale do São Francisco, possui quatro unidades gerado-ras acionadas por turbinas, com potência unitária de 198 550 kW, totalizando 794 200 kW. Sendo o desnível entre a entrada da água na tubulação e a sua saída para rotacionar as turbinas igual a 100 m, pode-se concluir que a vazão aproximada da água, em m3/s, que aciona cada gerador vale

(Considere: dH2O = 1 g/cm3)

A) 1,9855 m3/s.

B) 19,855 m3/s.

C) 198,55 m3/s.

D) 1985,5 m3/s.

E) 19855 m3/s.

Questão 38

O diagrama de energia para a reação de combustão do carbono é apresentado a seguir:

H

– ΔHC + O 2

CO 2

Energia de Ativação (EA)

Caminho da reação

Considere que, inicialmente, o carbono esteja em forma compacta, depois, seja transformado em um pó muito

16 2a. série – Volume 2 - 2º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

fino, e, em seguida, a mesma reação de combustão seja realizada. Com base nesse pressuposto, é correto afirmar que

A) a reação será mais rápida, com modificação no perfil da curva.

B) não haverá modificação no perfil, mas os valores de EA e ∆H serão alterados.

C) a reação será mais rápida, sem modificação no perfil da curva.

D) haverá alteração no perfil sem mudança em EA e ∆H.

E) a reação será mais lenta com diminuição da energia de ativação.

Questão 39

O açaizeiro, por ser espécie alógama (originária de cruzamentos), com ampla ocorrência na Amazônia Con-tinental, apresenta grande variação de tipos para os mais diversos caracteres de interesse, como precocidade, produ-tividade de frutos, rendimento de polpa e época de produ-ção. Os vários tipos de açaizeiro foram definidos de acordo com a coloração de frutos, formas de inflorescências e ca-chos, número de frutos por ráquila e diâmetro dos estipes. A partir dessas características resultaram, entre outras, as denominações de açaí-roxo ou preto, açaí-branco, açaí- -açu, açaí-espada e açaí-sangue-de-boi.

O uso de cultivares adaptadas às diferentes condições de clima, solo e sistema de produção é o princípio funda-mental para a obtenção de incrementos de produtividade e de qualidade de qualquer vegetal.

Disponível em: <http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Acai/SistemaProducaoAcai_2ed/paginas/sp1.htm>. Acesso em: 25 jan. 2012.

Ao citar as características dos diferentes açaís, o texto se refere

A) ao genótipo.

B) ao fenótipo.

C) à homozigose.

D) à heterozigose.

E) ao cariótipo.

Questão 40

1

2

34

5

Analisando os frascos representados e considerando que todos os recipientes possuem o mesmo volume e estão completamente cheios do mesmo líquido, pode-se afir-mar que, entre todos os frascos representados, a pressão hidrostática é maior no frasco

A) 1.

B) 2.

C) 3.

D) 4.

E) 5.

Questão 41

O poder calorífico de uma substância combustível pode ser definido como a quantidade de calor liberada por quilograma de material queimado.

Considere a tabela a seguir com os seguintes combus-tíveis:

cOmBUSTível mASSA mOlAR(g.mOl–1)

cAlOR lIBeRADO(kJ . mOl –1)

Metano 16 900

Etano 30 1 500

Etanol 46 1 400

Butano 58 2 920

Gasolina 114 5 500

17Ciências da natureza e suas tecnologias

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Entre os combustíveis apresentados, aquele que possui o maior poder calorífico é

A) metano.

B) etano.

C) etanol.

D) butano.

E) gasolina.

Questão 42

Em cinco dias, águas-vivas causam 6 mil acidentes

A grande incidência de acidentes com águas-vivas no litoral do Paraná vem surpreendendo os banhistas e as au-toridades de saúde do estado, que iniciaram um trabalho de coleta e análise dos animais para tentar identificar as causas da concentração dessa espécie na costa paranaense. Em apenas cinco dias, da última sexta-feira até o fim da tarde de ontem, 5 714 casos foram registrados. O número representa 73% do total de ocorrências nesta temporada de verão: desde 16 de dezembro de 2011, foram 7 784 acidentes com águas-vivas em todo o litoral.

Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/verao/conteudo.phtml?tl=1&id=1216384&tit=Em-cinco-dias-aguas-vivas-causam-6-mil-acidentes.

Acesso em: 26 jan. 2012.

Com base no texto, os acidentes com águas-vivas de-vem-se

A) à interferência da cadeia alimentar.

B) ao aumento de animais na orla.

C) aos ataques desse molusco.

D) às queimaduras provocadas pelos cnidoblatos.

E) à alergia causada pelos coanócitos.

Questão 43

Analise a seguinte explicação:

Por que o gelo flutua?

Porque, por ser gelado, ele precisa se aquecer. Então, ele vai para a parte de cima dos líquidos para poder ficar mais perto do Sol.

Com base na análise da explicação sobre esse fenôme-no, é correto afirmar que

A) o gelo realmente flutua porque é gelado, sendo essa a melhor explicação física para o fenômeno.

B) como o gelo se posiciona na parte superior, o mesmo tem densidade superior à da água.

C) o gelo sobe pelo processo de condução, assim, ele se aquece com a luz proveniente do Sol.

D) o gelo permanece flutuando, pois existe uma diferen-ça entre a densidade do gelo e a da água.

E) quando estiverem na mesma temperatura, o gelo e a água sempre terão a mesma densidade.

Questão 44

O pH tem uma importância muito grande nos proces-sos de laboratório, da indústria e dos organismos vivos. Usando-se substâncias chamadas indicadores, pode-se avaliar de forma simples o pH de uma solução.

O indicador ácido-base alaranjado de metila tem in-tervalo de viragem (mudança de coloração), conforme mostra esta figura que indica a cor em função do pH:

3,1

Vermelho Amarelo

3,4pH

As figuras a seguir, apresentam soluções de uma mono-base forte e suas concentrações:

10-11 10-810-7 10-5 10 -3

(I) (II) (III) (IV) (V)

Quando são colocadas gotas do indicador em cada uma das soluções, ficará vermelha apenas a solução

A) I. C) III. E) V.

B) II. D) IV.

18 2a. série – Volume 2 - 2º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Questão 45

Uma das características da membrana plasmática é a semipermeabilidade seletiva, pois a célula seleciona as substân-cias que devem ser absorvidas ou eliminadas. Observe o esquema a seguir:

Dentro da célula

Fora da célula

Esse processo de transporte pela membrana é denominado

A) transporte ativo.

B) osmose.

C) difusão simples.

D) fagocitose.

E) difusão facilitada.

Anotações

19Ciências da natureza e suas tecnologias

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Anotações

20 2a. série – Volume 2 - 2º. semestre

Avaliação Diagnóstica EM 2012

Anotações

CARTÃO-RESPOSTA

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO EM 2012 – 2a. SÉRIE – VOLUME 2 – 2.º SEMESTRECIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Nome da escola: _______________________________________________________________

Aluno(a): _____________________________________________________________________

Série: ______________________ Turma: ___________________________________

Data: ______________________ Assinatura: ________________________________

1A

E

C

B

D

24A

E

C

B

D

13A

E

C

B

D

36A

E

C

B

D

2A

E

C

B

D

25A

E

C

B

D

14A

E

C

B

D

37A

E

C

B

D

3A

E

C

B

D

26A

E

C

B

D

15A

E

C

B

D

38A

E

C

B

D

4A

E

C

B

D

27A

E

C

B

D

16A

E

C

B

D

39A

E

C

B

D

5A

E

C

B

D

28A

E

C

B

D

17A

E

C

B

D

40A

E

C

B

D

6A

E

C

B

D

29A

E

C

B

D

18A

E

C

B

D

41A

E

C

B

D

7A

E

C

B

D

30A

E

C

B

D

19A

E

C

B

D

42A

E

C

B

D

9A

E

C

B

D

32A

E

C

B

D

21A

E

C

B

D

44A

E

C

B

D

23A

E

C

B

D

45A

E

C

B

D

11A

E

C

B

D

34A

E

C

B

D

8A

E

C

B

D

31A

E

C

B

D

20A

E

C

B

D

43A

E

C

B

D

22A

E

C

B

D

10A

E

C

B

D

33A

E

C

B

D

12A

E

C

B

D

35A

E

C

B

D

CARTÃO-RESPOSTA

2000.39145