tribuna do advogado de agosto de 2011

4

Upload: jornalismo-oab-oab-rj

Post on 10-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

tribuna do advogado

TRANSCRIPT

TRIBUNA DO ADVOGADO - EDIÇÃO REGIONAL - Agosto / 2011 - 2

OAB/NOVA IGUAÇUPres: Jurandir CeulinEnd: R. Humberto Gentil Baroni, 137.Centro - Cep: 26255-020. Tel: 2767-5912/Fax: 2768-9765. E-mail: [email protected] /[email protected]

OAB/DUQUE DE CAXIASPres: Geraldo Menezes de AlmeidaEnd: R. Ailton da Costa, 115/713

25 de Agosto - Cep: 25070-160Tel: 2771-3830 e 2771-2644. E-mail:[email protected] /[email protected]

OAB/SÃO JOÃO DE MERITIPres: Júlia VeraEnd: R. Defensor Público ZilmarDuboc Pinaud, 235. Vilar dos Teles.Cep: 25555-690. Tel: (21) 2651-1892e 2751-1241 Fax: (21) 2751-1941.

E-mail: [email protected] /[email protected]

OAB/MAGÉ(Guapimirim - Vila Inhomirim)Pres: Sérgio Ricardo da Silva e SilvaEnd: R. Domingos Belize, 250/101 -térreo Centro - Cep: 25900-000.Tel: (21) 2633-1497 e 2633-4330.E-mail: [email protected] /[email protected]

OAB/NILÓPOLISPres: José Carlos Vieira SantosEnd: R. Tancredo Lopes, 135 - CentroCep: 26526-050. Tel: 2791-4442 e2692-4956. E-mail:[email protected] /[email protected]

OAB/PARACAMBI(Japeri - Paulo de Frontin)Pres: Cleber do Nascimento Huais

End: Av. dos Operários, 307 - CentroCep: 26600-000.Tel: (21) 2683-2252E-mail: [email protected] /[email protected]

OAB/BELFORD ROXOPres: Abelardo TenórioEnd: Av. Joaquim da Costa Lima,1925 / loja A - São BernardoCep: 26165-385. Tel: (21)2661-3252 e 2758-0962

E-mail: [email protected] /[email protected]

OAB/QUEIMADOSPres: José BôfimEnd: R. Otília, 210 sala 203. Edifíciodo Fórum - Sala dos Advogados. VilaTinguá. Queimados. Cep: 26391-230Tel: 2663-2788.E-mail: [email protected] /[email protected]

TRIBUNA DO ADVOGADO - EDIÇÃO REGIONAL

OAB - Seção do Estado do Rio de Janeiro Av. Marechal Câmara, 150 - Tel: (21) 2730-6525

Repórteres:Renata Loback([email protected]) eCássia Bittar ([email protected])

Projeto gráfico:Victor Marques([email protected])

Diagramação:Flávia Marques([email protected])

Fotografia: Francisco Teixeirae Lula Aparício

Impressão: Walprint

Tiragem: 8.000 exemplares

Publicidade: Cássia Bittar([email protected])Tel: (21) 2272-2066

Depto de Jornalismo:Av. Marechal Câmara, nº 150 / 7ºandar - Castelo - Rio de JaneiroCEP: 22020-080. Tels:(21) 2272-2073 e [email protected]

Presidente:Wadih Damous

Diretor do DAS:Felipe Santa Cruz([email protected])

Chefe do Departamentode Comunicação:Cid Benjamin: MTB - RJ 13.338([email protected])

Editora:Amanda Lopes([email protected])

SEROPÉDICA

Nova Diretoria empossada

Presidente:

Fábio Luiz Ferreira

Vice-presidente:

Jacqueline Caetano do Canto Silva

Tesoureiro:

Marcus Vinicius Câmara de Oliveira

Secretária-geral:

Eliecir Gonçalves de Oliveira

Secretária-adjunta:

Naralice Antunes Prado Cabral

Suplente:

Roberto da Cruz Ferreira

PARCERIA TRIBUTÁRIA – Advogados especializados emDireito Tributário buscam colegas que não contam com essaespecialização para desenvolver parceria e atender clientes nessaárea. Defesa de execuções fiscais e atos de infração. David NigriAdvogados Associados. Tel: (21) 2220-2112. E-mail:[email protected]

O diretor do Departamento de Apoio às Sub-seções e presidente da Caixa de Assistência dosAdvogados do Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz,empossou a Diretoria da OAB/Seropédica no dia6 de julho. “A subsede de Seropédica estava liga-da à Subseção de Itaguaí, mas, há alguns anos,ouço argumentos sobre a necessidade de fazeresta separação. Por ser um município novo, comapenas treze anos, existem aqui uma série de ca-rências e a atuação da subseção, em parceria coma Seccional, poderá ajudar muito”, disse ele. “Va-mos incentivar o crescimento da região e a melhorianos serviços oferecidos aos colegas”, completou.

A cerimônia contou com a presença do presi-dente da OAB/Seropédica, Fábio Luiz Ferreira, dopresidente da OAB/Itaguaí, José Ananias de Olivei-

OAB/Seropédica

ra, e do conselheiro da seccional, Jonas Oberg Ferraz– ambos citados por Felipe como os grandes respon-sáveis pela criação da 59ª Subseção.

Fábio Ferreira, observado por Felipe, assina os documentos

Pelo aperfeiçoamentoda Justiça

Dentre os serviços públicosque caracterizam um país civi-lizado, a Justiça é dos mais im-portantes. Os cidadãos de umasociedade em que o Judiciárionão funcione a contento seveem diante de uma de duassituações indesejáveis: ou são

obrigados a recorrer a mecanismos extra-legais parafazer valer seus direitos; ou se conformam e aceitamcalados as injustiças.

Temos feito um grande esforço para contribuirpara a melhoria no funcionamento da Justiça – o queé de interesse do País, dos cidadãos em geral e dosadvogados, em particular. Muitas vezes temos namagistratura uma parceira nesse esforço. Outras,porém, somos obrigados a pressionar para que mu-danças e correções necessárias se tornem realidade.

Esta edição da TRIBUNA REGIONAL, voltada paraa Baixada Fluminense, destaca a situação dos JuizadosEspeciais Cíveis. Na página 3 é feita uma radiografia doI JEC de Duque de Caxias, um dos que estão em piorsituação. Basta dizer que lá se leva nada mais, nadamenos, que um ano para certificar um recurso.

Na página 4 o quadro retratado é semelhante, emreportagem que mostra as visitas da OuvidoriaItinerante a Nova Iguaçu, São João de Meriti, BelfordRoxo, Duque de Caxias, Queimados, Japeri eParacambi. Em cada visita foram ouvidos cerca de 40advogados. De novo — atesta o ouvidor-geral da OAB/RJ, Álvaro Quintão — as maiores queixas foram aomau funcionamento dos JECs.

Constata-se, assim, que os JECs, que visavam atornar a Justiça mais célere, estão sendo prejudicadospor não receberem a atenção devida por parte da dire-ção do Tribunal de Justiça. Não é de hoje que osjuizados especiais — por envolverem causas com umvalor menor e serem usados, na maioria dos casos, porcidadãos de menor poder aquisitivo — têm recebidoum tratamento de Justiça de segunda classe.

Quem perde com isso, mais até do que os advo-gados, é o estado de direito.

Wadih Damous - Presidente da OAB/RJ

TRIBUNA DO ADVOGADO - EDIÇÃO REGIONAL - Agosto / 2011 - 3

DUQUE DE CAXIAS

Advogados sofrem com morosidade nos JECs

Com claros problemas organizacionais, o I JEC,onde tramitam atualmente cerca de 18 mil proces-sos, precisou dividir sua carga com o II Juizado.Este, sozinho, já acumula 15 mil ações, recebendomais 1.500 novos processos por mês.

As conseqüências, segundo o presidente da Co-missão de Ética e Disciplina da OAB/Duque deCaxias, Geraldo Flávio Dias, são o sumiço de docu-mentos, a remarcação de audiências e a demorapara as publicações e juntada de petições.

“No II JEC, a situação é mais amena, mas a car-ga processual é muito grande para os dez funcioná-rios atuantes. Já no I, a estrutura do cartório é caóti-ca, com problemas que começam no atendimento econtinuam por toda a tramitação. Para se ter umaideia, os processos com recursos demoram mais deum ano para serem certificados”, disse Dias.

Segundo o presidente da subseção, GeraldoMenezes, grande parte dos problemas se deve àdesorganização do cartório do I JEC, resultante do

grande volume de processos. “Nem os funcionári-os aguentam a carga. A rotatividade dos serventuáriosque atuam aqui é muito grande”, reclamou.

O descontentamento também atinge os advoga-dos. Um exemplo é a colega Eliete Penteado, queespera a juntada de um recurso de 2009: “Está im-possível trabalhar nos juizados de Caxias. Está todomundo fugindo. Já tive um processo que desapare-ceu por um ano”, declarou.

A escrivã responsável pelo cartório do I JEC, Va-léria da Rocha Lima, não estava no juizado quandoa reportagem da TRIBUNA DO ADVOGADO RE-GIONAL visitou o local.

A morosidade nos juizados especiais

cíveis não é novidade para os

advogados da Baixada Fluminense.

Mas, para os cerca de 2.500 colegas

que atuam na cidade mais populosa

da região, Duque de Caxias, a

situação é ainda mais crítica.

Subseção querinstalação do III JEC

Espaço físico não é problema para a criação deum III JEC em Duque de Caxias. Uma sala com todaa estrutura necessária para seu funcionamento foientregue pelo então presidente do Tribunal de Justi-ça do Rio, Luiz Zveiter, há três anos.

Menezes lembra que já foram organizados doisabaixo-assinados reiterando ao TJ a necessidade daunidade. “Não se pode responsabilizar a OAB pelomau funcionamento dos juizados quando o TJ é queestá se mantendo em silêncio diante de várias denún-cias feitas por nós”, finalizou o presidente da subseção.

Foi inaugurada no dia 6 de julho a Sala dos Advogados

no Tribunal Regional do Trabalho de Nova Iguaçu.

Em visita à subseção local, Felipe destacou a

importância do projeto OAB Século 21.”Em

2007, reduzimos substancialmente o valor da

anuidade e, hoje, apesar de oferecermos mais

serviços, nossa anuidade continua sendo uma das

mais baixas do país”, disse ele. “Isso prova que o

dinheiro pago à OAB volta em forma de serviços

para os colegas”.

Na ocasião, a Diretoria da OAB/Nova Iguaçu

também inaugurou, na sede, uma galeria de ex-

presidentes. “É uma homenagem aos presidentes

que nos ajudaram a construir esses 45 anos de

história de nossa subseção”, disse o presidente

da 1ª Subseção.

Inauguradas sala no TRT e galeria de ex-presidentes NOVA IGUAÇU

A sala no TRT já estáem funcionamento

A advogada ElietePenteado espera a juntada

de um recurso desde2009. No detalhe, o

boleto emitido pelo JEC

Ouvidoria Itinerante percorrefóruns da Baixada Fluminense

Em julho, o projeto Ouvidoria Itinerante da OAB/RJ percorreu os fóruns da Baixada Fluminense paracolher críticas dos advogados e apurar a evolução dascomarcas da região desde a última visita, há três me-ses. Os ouvidores estiveram em Nova Iguaçu, São Joãode Meriti, Belford Roxo, Duque de Caxias, Queimados,Japeri e Paracambi, atendendo cerca de 40 colegas por dia.

Segundo o ouvidor-geral da OAB/RJ, Álvaro Quintão,o maior problema constatado nos primeiros atendimen-tos da Ouvidoria se repetiu na nova edição do projeto: omau funcionamento dos juizados especiais cíveis.

Para ele, o caso mais grave é o do JEC de São João deMeriti. “Lá, uma simples juntada de petição chega ademorar, em alguns casos, seis meses. Mandados depagamento também levam muito tempo para seremassinados”, contou Quintão.

Militante na unidade, o advogado Raimundo Perei-ra Filho reclamou: “O funcionamento do nosso juizadoé precário. Se o Tribunal de Justiça mandasse alguns

estagiários, pelo menos para fazer a juntada de peti-ção, a situação poderia melhorar um pouco”.

Presente durante o atendimento da Ouvidoria noFórum local, a presidente da 19ª subseção, Júlia Verados Santos, ressaltou a necessidade da instalação demais um juizado em São João de Meriti. “Já há umasala disponível para o novo JEC. Agora, vamos levar essepedido ao Tribunal de Justiça do Rio”, declarou.

Em Nova Iguaçu, JEC virtualtambém recebeu críticas

No andar destinado aos juizados especiais noFórum de Nova Iguaçu, a impressão é de caos. Corre-dores lotados de advogados que, dependendo do dia,esperam até três horas por suas audiências atrasadas.

De acordo com Quintão, muitos colegas procura-ram a Ouvidoria pra se queixar não somente dos atra-sos, mas também do tratamento dispensado pelosserventuários aos colegas. “Em alguns casos, as situa-ções beiram a falta de civilidade”, lamentou.

Outro problema é o III JEC da comarca, que, insta-lado em janeiro e funcionando de forma virtual, aindanão atendeu às expectativas. “Achamos que ia melho-rar, mas está até pior do que os JECs físicos. Além dafalta de estrutura e informação, há casos de compare-cermos à audiências e constatarmos que o réu nem foicitado”, ressaltou a advogada Mariana Borges.

O próximo passo da Ouvidoria será a elaboração derelatórios sobre as reclamações recebidas, que serãoencaminhados às comissões da Seccional responsáveis.

No mês de agosto, em comemoração ao Dia doAdvogado e à criação dos cursos jurídicos no Brasil,as subseções programaram diversas atividades.Veja os destaques abaixo.

Magé

20/08 – OAB Comunidade – A partir das9h, a subseção oferecerá orientação jurídicagratuita em Magé e nas comunidades dePiabetá, Fragoso, Praia de Mauá, Suruí eGuapimirim.

21/08 – A 14ª Caminhada dos Advogados deMagé terá início às 9h.

Nilópolis

8 a 12/08 – Semana de verificação dapressão arterial – Colegas poderão aferir apressão arterial, de 13h às 17h, no Fórum.

9 e 18/08 – No dia 9, a OAB/Nilópolispromoverá palestra sobre a Violência domésticaface ao gênero, com o promotor Adiel da SilvaFrança, a assistente social Jeane Pierre e adelegada Leila Goulart de Souza, a partir das18h30. Já no dia 18, o tema escolhido éPrincípios do Direito do Consumidor, que serácomentado pelo juiz Carlos Elias SilvaresGonçalves, também às 18h30.

Belford Roxo

10/08 – Palestra – As drogas: seu uso e assuas políticas públicas será o tema da palestrarealizada pela OAB/Belford Roxo, às 17h, noFórum. O convidado é o secretário-adjunto daOAB/RJ, Wanderley Rebello.

Queimados

4, 11, 18 e 25/08 – Na OAB/Queimados,haverá um ciclo de palestras, todas realizadasno Fórum, a partir das 18h. Dentre os temasescolhidos, estão Inversão do ônus da prova erepetição de indébito; Violência doméstica efamiliar – Medidas protetivas; O novo CPC –Aspectos relevantes. O destaque é a palestrasobre Habitação como forma de cidadania, queserá ministrada pelo prefeito de Queimados, MaxRodrigues Lemos.

Nova Iguaçu

06/08 – Caminhada da subseção noCalçadão de Nova Iguaçu, às 9h.

29/08 – Em palestra que começará às18h, o especialista Carlos Alberto Bastos vaiabordar o tema Análise documental de comprae venda de imóveis.

Subseções celebramMês do Advogado

No Fórum de Nova Iguaçu, ouvidores orientaram colegas

Ouvidora Evelyn Padilha recebereclamações dos advogados