síndrome de down - seminário de biologia celular e molecular

17
Seminário de Biologia Celular e Molecular ANOMALIAS CROMOSSÔMICAS Síndrome de Down Síndrome de Williams Síndrome de Klinefelter EQUIPE: APRENDIZES DO SABER MIRAÍMA, 18 DE JULHO DE 2013

Upload: phenrique23

Post on 29-Jun-2015

600 views

Category:

Education


3 download

DESCRIPTION

Anomalias Cromossômicas: Síndrome de Down

TRANSCRIPT

Page 1: Síndrome de down - Seminário de Biologia Celular e Molecular

Seminário deBiologia Celular e

MolecularANOMALIAS

CROMOSSÔMICASSíndrome de DownSíndrome de Williams

Síndrome de Klinefelter

EQUIPE: APRENDIZES DO SABERMIRAÍMA, 18 DE JULHO DE 2013

Page 2: Síndrome de down - Seminário de Biologia Celular e Molecular

Síndrome de Down

Recebe o nome em homenagem a John Langdon Down, médico britânico que descreveu a síndrome em 1862. A sua causa genética foi descoberta em 1958 pelo professor Jérôme Lejeune, que descobriu uma cópia extra do cromossoma 21. É o distúrbio genético mais comum, estimado em 1 a cada 1000 nascimentos.

Page 3: Síndrome de down - Seminário de Biologia Celular e Molecular

Síndrome de Down

Síndrome de Down ou Trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pela presença de cromossomos 21 extra total ou parcialmente.

Ocorre ao acaso durante a divisão celular do embrião. É uma síndrome que atinge todas as etnias.

Page 4: Síndrome de down - Seminário de Biologia Celular e Molecular

Síndrome de DownA síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal. Geralmente a síndrome de Down está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial. É geralmente identificada no nascimento.

Page 5: Síndrome de down - Seminário de Biologia Celular e Molecular

Síndrome de Down

Pessoas com síndrome de Down podem ter uma habilidade cognitiva abaixo da média, geralmente variando de retardo mental leve a moderado. Um pequeno número de afetados possui retardo mental profundo.

Page 6: Síndrome de down - Seminário de Biologia Celular e Molecular

CaracterísticasMuitas das características comuns da síndrome de Down também estão presentes em pessoas com um padrão cromossômico normal. Elas incluem a prega palmar transversa (uma única prega na palma da mão, em vez de duas), olhos com formas diferenciadas devido às pregas nas pálpebras, membros pequenos, tônus muscular pobre e língua protrusa.

Page 7: Síndrome de down - Seminário de Biologia Celular e Molecular

Características

Page 8: Síndrome de down - Seminário de Biologia Celular e Molecular

CaracterísticasOlhos amendoados;Uma prega palmar transversal única; Dedos curtos;Fissuras palpebrais oblíquas;Ponte nasal achatada;Língua protrusa (devido à pequena cavidade oral);Pescoço curto;Pontos brancos nas íris conhecidos como manchas de Brushfield;Uma flexibilidade excessiva nas articulações;Defeitos cardíacos congênitos; Espaço excessivo entre o hálux e o segundo dedo do pé.

Page 9: Síndrome de down - Seminário de Biologia Celular e Molecular

Causas

A trissomia consiste na presença de três (e não dois, como seria normal) cromossomas de um tipo específico num organismo

Page 10: Síndrome de down - Seminário de Biologia Celular e Molecular

Causas

A trissomia 21 (também chamada trissomia do 21) é a causa de aproximadamente 95% dos casos observados da síndrome, com 88% dos casos originários da não-disjunção meiótica no gameta materno e 8% da não-disjunção no gameta paterno. Neste caso, a criança terá três cópias de todos os genes presentes no cromossomo 21.

Page 11: Síndrome de down - Seminário de Biologia Celular e Molecular

Porque nascem crianças com essa síndrome?

A idade da mãe influencia bastante o risco de concepção de bebê com esta síndrome: em idade de 20 é de 1/1925, em idade de 25 é de 1/1205, em idade de 30 é de 1/885, em idade de 35 é de 1/365, em idade de 40 é de 1/110, em idade de 45 é de 1/32 e aos 49 de 1/11. As grávidas com risco elevado de ter um filho afetado por esta síndrome devem ser encaminhadas para consultas de aconselhamento genético, no âmbito das quais poderão realizar testes genéticos (como a amniocentese).

Page 12: Síndrome de down - Seminário de Biologia Celular e Molecular

Pequeno histórico

O termo foi referido pela primeira vez pelo editor do The Lancet, em 1961. Era, até a data, denominado como mongolismo pela semelhança observada por Down na expressão facial de alguns pacientes seus e os indivíduos oriundos da Mongólia. Porém, a designação mongol ou mongolóide dada aos portadores da síndrome ganhou um sentido pejorativo e até ofensivo, pelo que se tornou banida no meio científico.

Page 13: Síndrome de down - Seminário de Biologia Celular e Molecular

Pequeno históricoNa Segunda Guerra Mundial, pessoas com qualquer tipo de deficiência (física ou mental) foram exterminadas pelos nazistas, no programa chamado Aktion T4.

Atualmente, estima-se que entre 91% e 93% das crianças detectadas com Síndrome de Down antes do parto sejam abortadas.

Em portugal, quando a doença é detectada nos fetos, 95% dos pais optam por uma interrupção voluntária da gravidez.

Page 14: Síndrome de down - Seminário de Biologia Celular e Molecular

Expectativa de vidaDevido aos avanços da medicina, que hoje trata os problemas médicos associados à síndrome com relativa facilidade, a expectativa de vida das pessoas com síndrome de Down vem aumentando incrivelmente nos últimos anos.

Page 15: Síndrome de down - Seminário de Biologia Celular e Molecular

Tratamento

Vários aspectos podem contribuir para um aumento do desenvolvimento da criança com síndrome de Down: intervenção precoce na aprendizagem, monitorização de problemas comuns como a tiróide, tratamento medicinal sempre que relevante, um ambiente familiar estável e condutor, práticas vocacionais, são alguns exemplos.

Page 16: Síndrome de down - Seminário de Biologia Celular e Molecular

Aprendizagem

O preconceito e o senso de justiça com relação à Síndrome de Down no passado, fez com que essas crianças não tivessem nenhuma chance de se desenvolverem cognitivamente, pais e professores não acreditavam na possibilidade da alfabetização, eram rotuladas como pessoas doentes e, portanto, excluídas do convívio social.

Page 17: Síndrome de down - Seminário de Biologia Celular e Molecular

Seminário deBiologia Celular e

MolecularANOMALIAS

CROMOSSÔMICASSíndrome de DownSíndrome de Williams

Síndrome de Klinefelter

EQUIPE: APRENDIZES DO SABERMIRAÍMA, 18 DE JULHO DE 2013