texto - síndrome de down

26
MUTAÇÕES SÍNDROMES HUMANAS

Upload: biologia-galois

Post on 20-Jun-2015

1.787 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Texto - síndrome de Down

MUTAÇÕES

SÍNDROMES HUMANAS

Page 2: Texto - síndrome de Down

SÍNDROME DE DOWN

Recentemente, pude testemunhar duas situações interessantes sobre Síndrome de Down. Primeiro, ao ver uma gravação em estúdio de uma das maiores bandas de rock que conheço, a canadense Rush, deparei-me com o trio Lee-Lifeson-Peart tocando sua célebre “Close to the heart” com uma ajuda inusitada: um portador da síndrome nos vocais e no violão. É claro que a voz marcante de Geddy Lee sobressaía entre todos, mas estava aquele fã cuja origem desconheço. E mandou bem. Eu o invejo.

Page 3: Texto - síndrome de Down

Outro momento interessante está sendo um livro que leio. Chama-se “O guardião de memórias”. Nele, Kim Edwards narra brilhantemente um dilema de arrepiar. Um médico ortopedista tem sua esposa em trabalho de parto em meio a uma madrugada cheia de neve. Às pressas, conduz a futura mamãe para o consultório dele e lá, sua assistente o ajuda a dar a luz àquela criança. Era um menino saudável. Enquanto a enfermeira tomava os primeiros cuidados com o recém-nascido, a gestante reclamava de dores, novas dores. O jovem doutor volta-se para a esposa e percebe que há uma segunda criança. Gêmeos. É uma menina – portanto gêmeos dizigóticos – mas com um perfil inconfundível: manchas esbranquiçadas na íris, olhos repuxados, prega epicântica (uma pele que vai da raiz do nariz até a parte interna da sobrancelha), o dedão afastado dos outros dedos, nariz achatado. Trata-se de Síndrome de Down. Em atitude decidida, o médico pede para que a enfermeira leve a criança para uma espécie de abrigo médico. Para a esposa, ele diz que foram gêmeos, mas a menina não resistiu...

Page 4: Texto - síndrome de Down

FEIÇÕES TÍPICAS

(caucasianos)

Page 5: Texto - síndrome de Down

DIFERENÇAS ÉTNICAS

Page 6: Texto - síndrome de Down

A síndrome de Down (em homenagem ao médico inglês John Langdon Down) é, comumente, uma aneuploidia. Trata-se de um distúrbio genético derivado de pequenas variações numéricas em torno do número esperado de cromossomos para a espécie. No caso em questão, o indivíduo apresenta 47 cromossomos, em vez de 46. O cromossomo extra pertence ao tipo 21, sendo assim, os portadores apresentam a trissomia do 21. Existem possibilidades mais raras para a origem da síndrome como a de uma mistura de células normais e trissômicas (mosaicismo) e casos em que o portador tem 46 cromossomos, mas uma mutação de outro tipo – estrutural – faz com cromossomos acrocêntricos de tipos diferentes troquem pedaços formando uma aberração não-declarada no número final de cromossomos (translocação robertsioniana). Esses pacientes têm muitos problemas, particularmente de natureza mental e cardíaca. Também apresentam problemas digestivos, infecção de ouvido recorrente, disfunções tiroidianas. A expectativa de vida é menor que a de portadores de cariótipo normal.

Page 7: Texto - síndrome de Down

Retardo mental.

Defeitos cardíacos.

Disfunções da tireóide.

Otites.

Malformações gastroenterológicas.

Hipotonia.

Baixa imunidade celular.

Tendência à obesidade.

Page 8: Texto - síndrome de Down

2n=6

n=3 3n=9 2n-1=5 2n+1=7 2n+2=8

haploidia triploidia monossomia trissomia tetrassomia

EUPLOIDIAS ANEUPLOIDIAS

Page 9: Texto - síndrome de Down

TRISSOMIA DO 21

NÃO-DISJUNÇÃO NA MEIOSE I

Page 10: Texto - síndrome de Down

TRISSOMIA DO 21

NÃO-DISJUNÇÃO NA MEIOSE II

Page 11: Texto - síndrome de Down

TRISSOMIA DO 21

NÃO-DISJUNÇÃO NA MITOSE

Page 12: Texto - síndrome de Down

MOSAICISMO

Page 13: Texto - síndrome de Down

TRANSLOCAÇÃO

Page 14: Texto - síndrome de Down
Page 15: Texto - síndrome de Down
Page 16: Texto - síndrome de Down

É uma criação difícil, é inegável. Porém, muitos deles apresentam considerável capacidade social e até podem engajar no mercado de trabalho. Podem se tornar sim, adultos com certa independência e acima de tudo, podem amar. E ser amados. Viver, direito de todos (?).

Page 17: Texto - síndrome de Down

Há como antecipar ao problema? Sim. Exames pré-natais podem dar o diagnóstico. Ultra-sonografia (translucência nucal), exames de sangue e amniocentese. Não formas de corrigir o problema. O erro genético está disseminado ao longo do corpo. O direito sobre a vida do concepto é litigioso. Pode-se abortar? No Brasil, não. Na França, sim. Nos Estados Unidos, depende do Estado. Dados americanos mostram que 85% das mães quando sabem da síndrome optam pelo aborto. É um dilema ético que se arrasta por muitas bandeiras...

Page 18: Texto - síndrome de Down

Os portadores masculinos da síndrome são estéreis enquanto as mulheres portadoras são 50% delas férteis. A chance dela engravidar de um novo portador é de 50% uma vez que fará metade de seus gametas com o cromossomo 21 extra. Hora de impedi-las de engravidar? Só falta essa!

Page 19: Texto - síndrome de Down

Fatalidades. Apesar do problema estar mais focado em mulheres com mais de 35 anos, a maioria dos portadores surgem de gravidezes de mães com menos idade que isso, devendo-se ao fato de que as gravidezes são muito mais comuns nessa faixa etária. E os portadores são culpados das irregularidades das meioses e (raramente) das mitoses? Pode-se interferir impunemente sobre os fatos e eliminar os portadores da face do planeta autorizando o aborto global nessas condições?

Page 20: Texto - síndrome de Down

Achei muito bom o rock do Rush com seu convidado ilustre. Muito bom. Estou pedindo bis.

Page 21: Texto - síndrome de Down

VIDA, AMOR ou ÉTICA???

Page 22: Texto - síndrome de Down

Anomalias Cromossômicas:Anomalias Cromossômicas:

•Sexuais – Síndrome de Klinefelter: Cariótipo Sexuais – Síndrome de Klinefelter: Cariótipo 44A + XXY .44A + XXY .

Aspecto masculino, braços e pernas longas, pouco pêlo, esterilidade e problemas mentais.

Page 23: Texto - síndrome de Down

Anomalias Cromossômicas:Anomalias Cromossômicas:

•Sexuais – Síndrome de Turner: Cariótipo 44A Sexuais – Síndrome de Turner: Cariótipo 44A + X0 .+ X0 .

Aspecto feminino, baixa estatura, geralmente estéril, pescoço curto e largo.

Page 24: Texto - síndrome de Down

Anomalias Cromossômicas:Anomalias Cromossômicas:

•Autossômicas – Síndrome de Down: Trissomia Autossômicas – Síndrome de Down: Trissomia do cromossomo 21 .do cromossomo 21 .

Baixo QI, baixa estatura, prega transversal contínua na palma da mão, face achatada, dentição irregular, prega no olho, mão e dedos curtos, ausência de

uma falange no dedo mínimo.

Page 25: Texto - síndrome de Down

Anomalias Cromossômicas:Anomalias Cromossômicas:

•Autossômicas – Síndrome de Patau: Trissomia Autossômicas – Síndrome de Patau: Trissomia do cromossomo 13 .do cromossomo 13 .

Surdez, cegueira e polidactilia, expectativa de vida de três anos.

Page 26: Texto - síndrome de Down

Anomalias Cromossômicas:Anomalias Cromossômicas:

•Autossômicas – Síndrome de Edwards: Tris-Autossômicas – Síndrome de Edwards: Tris-somia do cromossomo 18 .somia do cromossomo 18 .

Cabeça pequena e alongada, pescoço curto, pés defeituosos, expectativa de vida de um ano.