sessão 1 - introdução à hst

16
Formação em HST Avaliação e controlo de riscos Trevo Azul Santarém Maio de 2015 Sessão 1 O que é a HST? Formador: Pedro Silva

Upload: pedro-silva

Post on 19-Dec-2015

30 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Definição de HST

TRANSCRIPT

Page 1: Sessão 1 - Introdução à HST

Formação em HST – Avaliação e controlo de riscos

Trevo Azul – Santarém

Maio de 2015

Sessão 1 – O que é a HST? Formador: Pedro Silva

Page 2: Sessão 1 - Introdução à HST

Enquadramento do Curso Segundo a Lei 102/2009 de 10 de Setembro, artigo 73º, o empregador é obrigado a organizar o serviço de segurança e saúde no trabalho de forma a garantir a prevenção de riscos profissionais e a promoção e vigilância da saúde dos colaboradores. Consoante a dimensão da empresa, recursos humanos existentes e o risco que a atividade comporta, o empregador pode optar por uma das seguintes modalidades: - Serviço interno; - Serviço comum; - Serviço externo. A higiene e a segurança são duas atividades que estão intimamente relacionadas com o objetivo de garantir condições de trabalho capazes de manter um nível de saúde e de segurança dos trabalhadores de uma empresa. Atualmente em Portugal existe legislação que permite uma proteção eficaz de quem integra atividades industriais, ou outras devendo a sua aplicação ser entendida como o melhor meio de beneficiar simultaneamente as Empresas e os Trabalhadores na salvaguarda dos aspetos relacionados com as condições ambientais e de segurança de cada posto de trabalho. Este curso é direcionado tanto a cargos de chefia, como a trabalhadores e tem como objetivo formar profissionais que participem de forma ativa para uma melhoria contínua das condições de trabalho nas empresas.

Page 3: Sessão 1 - Introdução à HST

Objetivos Pedagógicos Objetivos Gerais Este curso visa dotar os formandos com os conhecimentos necessários para gerirem as questões da Higiene e Segurança no Trabalho numa empresa, com a adopção de atitudes pró-ativas de segurança, num contexto de responsabilização individual e de interação com as equipas de trabalho, que permitam a melhoria das condições e da qualidade do trabalho e a diminuição de acidentes e doenças profissionais.

Page 4: Sessão 1 - Introdução à HST

Objetivos Pedagógicos Objetivos Específicos Em termos de competências específicas a adquirir, pretende-se que no final do curso os formandos sejam capazes de: - Identificar os riscos inerentes às suas atividades e postos de trabalho; - Implementar as melhores práticas de gestão de segurança, apostando numa atitude pró-ativa; - Atuar perante o sistema de Gestão da Prevenção, Segurança e Higiene do trabalho; - Identificar formas de prevenção, atuação e avaliação dos riscos profissionais; - Interpretar a informação nos rótulos dos produtos químicos e armazená-los de forma correta; - Utilizar os equipamentos de proteção coletiva e individual de acordo com a especificidade dos riscos a que estão expostos.

Page 5: Sessão 1 - Introdução à HST

Conceitos Gerais de Higiene e Segurança no Trabalho

O que é a Higiene e Segurança no Trabalho? A higiene e a segurança são duas atividades que estão intimamente relacionadas com o objetivo de garantir condições de trabalho capazes de manter um nível de saúde dos colaboradores e trabalhadores de uma Empresa. Segundo a O.M.S. - Organização Mundial de Saúde, a verificação de condições de Higiene e Segurança consiste na avaliação da Saúde do trabalhador, em que este conceito define "um estado de bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença e enfermidade ".

Page 6: Sessão 1 - Introdução à HST

Conceitos Gerais de Higiene e Segurança no Trabalho

A Higiene do Trabalho propõe-se combater, dum ponto de vista não médico, as doenças profissionais, identificando os fatores que podem afetar o ambiente do trabalho e o trabalhador, visando eliminar ou reduzir os riscos profissionais (condições inseguras de trabalho que podem afetar a saúde, segurança e bem estar do trabalhador). A Segurança do Trabalho propõe-se combater, também dum ponto de vista não médico, os acidentes de trabalho, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer educando os trabalhadores a utilizarem medidas preventivas. Para além disso, as condições de segurança, higiene e saúde no trabalho constituem o fundamento material de qualquer programa de prevenção de riscos profissionais e contribuem, na empresa, para o aumento da competitividade com diminuição da sinistralidade.

Page 7: Sessão 1 - Introdução à HST

Conceitos Gerais de Higiene e Segurança no Trabalho

Podemos então afirmar que: • A Segurança no Trabalho Previne os riscos associados aos Acidentes de Trabalho; • A Higiene no Trabalho Previne os riscos associados ao Ambiente de Trabalho. Em suma o conceito de Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho diz respeito a todas as circunstâncias e fatores que afetam o bem-estar de todos os trabalhadores, incluindo os temporários, prestadores de serviços, de visitantes e de qualquer outra pessoa que se encontre no local de trabalho.

Page 8: Sessão 1 - Introdução à HST

Definição de acidente de trabalho

Segundo a Lei n.º 98/2009 de 04 de setembro, considera-se acidente de trabalho: “Todo aquele que se verifique no local e no tempo de trabalho, produzindo lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte redução na capacidade de trabalho, ou de ganho, ou a morte”. • “Local de Trabalho ”: Todo o lugar em que o trabalhador se encontra ou deva dirigir-se em virtude do seu trabalho em que esteja, direta ou indiretamente, sujeito ao controlo do empregador; • “Tempo de Trabalho”: Além do período normal de trabalho, o que precede o seu início, em atos de preparação ou com eles relacionados e o que se lhe segue, e ainda as interrupções normais e forçosas de trabalho. • “Lesão Corporal”: é qualquer dano produzido no corpo humano, seja ele leve, como, por exemplo, um corte no dedo, ou grave, como a perda de um membro. • “Perturbação Funcional”: é o prejuízo do funcionamento de qualquer órgão ou sentido. Por exemplo, a perda da visão, provocada por uma pancada na cabeça, caracteriza uma perturbação funcional.

Page 9: Sessão 1 - Introdução à HST

Definição de acidente de trabalho

• “Doença profissional”: são aquelas que são adquiridas na sequência do exercício do trabalho em si. • “Doenças do trabalho”: são aquelas decorrentes das condições especiais em que o trabalho é realizado. Ambas são consideradas como acidentes do trabalho, quando delas decorrer a incapacidade para o trabalho. Um funcionário pode apanhar uma gripe, por contágio com colegas de trabalho. Essa doença, embora possa ter sido adquirida no ambiente de trabalho, não é considerada doença profissional nem do trabalho, porque não é ocasionada pelos meios de produção.

Page 10: Sessão 1 - Introdução à HST

Definição de acidente de trabalho

• “Doença profissional”: são aquelas que são adquiridas na sequência do exercício do trabalho em si. • “Doenças do trabalho”: são aquelas decorrentes das condições especiais em que o trabalho é realizado. Ambas são consideradas como acidentes do trabalho, quando delas decorrer a incapacidade para o trabalho. Um funcionário pode apanhar uma gripe, por contágio com colegas de trabalho. Essa doença, embora possa ter sido adquirida no ambiente de trabalho, não é considerada doença profissional nem do trabalho, porque não é ocasionada pelos meios de produção.

Page 11: Sessão 1 - Introdução à HST

Definição de acidente de trabalho

Contudo, se o trabalhador contrair uma doença ou lesão por contaminação acidental, no exercício da sua atividade, temos aí um caso equiparado a um acidente de trabalho. Por exemplo, se um técnico de manutenção se queimar ao manusear um produto químico, por exemplo a encher uma tinha de redutor de pH, isso é um acidente de trabalho. Noutro caso, se um trabalhador perder a audição por ficar um longo período de tempo sem proteção auditiva adequada, submetido ao excesso de ruído, gerado pelo trabalho executado por um martelo pneumático, isso caracteriza igualmente uma doença de trabalho.

Page 12: Sessão 1 - Introdução à HST

Definição de acidente de trabalho

Se formos procurar no dicionário podemos então definir um acidente como um acontecimento inesperado, imprevisto ou casual que resulta num dano ou lesão corporal, prejuízo ou ruína. Em Higiene e Segurança no Trabalho é importante definir a diferença que há em “dano”, porque este pode ser um dano corporal (lesão ou doença) ou material (estrago). Assim sendo, um acidente pode causar uma lesão corporal, perturbação funcional, doença ou a morte do trabalhador, no entanto, um incidente não causa um dano corporal mas pode causar danos materiais. Torna-se tão importante prevenir os acidentes como os incidentes porque um incidente pode levar ao acidente!

Page 13: Sessão 1 - Introdução à HST

Definição de acidente de trabalho

Page 14: Sessão 1 - Introdução à HST

Definição de acidente de trabalho

A lesão corporal ou perturbação funcional pode fazer com que o trabalhador fique incapacitado para o trabalho, levando-o ao absentismo, ou seja à sua ausência no local de trabalho. Neste caso estamos perante uma situação de acidente com afastamento, que pode ser definido como uma incapacidade temporária, ou permanente (parcial ou total). - A incapacidade temporária é a perda da capacidade para o trabalho por um período limitado de tempo, após o qual o trabalhador retorna às suas atividades normais. - A incapacidade parcial e permanente é a diminuição, por toda vida, da capacidade física total para o trabalho. É o que acontece, por exemplo, quando ocorre a perda de um dedo ou de uma vista. - A incapacidade total e permanente é a invalidez incurável para o trabalho.

Page 15: Sessão 1 - Introdução à HST

Causas e Consequências dos Acidentes de Trabalho

Os acidentes, em geral, são o resultado de uma combinação de fatores, entre os quais se destacam as falhas humanas, falhas materiais e falhas organizacionais. Vale a pena lembrar que os acidentes não escolhem hora nem lugar. Podem acontecer em casa, no ambiente de trabalho e nas inúmeras locomoções que fazemos de um lado para o outro, para cumprir nossas obrigações diárias. Quanto aos acidentes do trabalho o que se pode dizer é que grande parte deles ocorre porque os trabalhadores se encontram mal preparados para enfrentar certos riscos. Os pontos que se seguem apresentam, de uma forma resumida, as principais causas dos acidentes de trabalho. A) Causas Humanas • Stress (cansaço, distrações); • Falta de interesse (desmotivação); • Incumprimento das regras de segurança (negligência); • Ingestão de álcool e drogas. • Falta de informação e formação dadas aos trabalhadores.

Page 16: Sessão 1 - Introdução à HST

Causas e Consequências dos Acidentes de Trabalho

B) Causas Materiais • Ausência de planos de manutenção de máquinas e equipamentos; • Mau estado de conservação dos materiais e equipamentos. C) Causas Organizacionais • Ausência de sinalização de segurança; • Desorganização do espaço de trabalho; • Má avaliação dos riscos associados à tarefa ou ao local de trabalho; • Falta de informação e formação dadas aos trabalhadores.