revista _rn 32 - 26junho15

44
Android iOS BAIXE O APP

Upload: revista-rn

Post on 22-Jul-2016

221 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 2: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

2

Page 3: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

BEM NA FOTOBrunno Antunes

ESTADOGoverno determina retorno de servidores

ACONTECEDesapropriação de terrenodeve acabar na Justiça

DESTAQUE“Itismailaifi”, desenhista quer terminar trilogia autobiográfica

ENTREVISTAtárcio Fontenele

EVENTOSFestival Gastronômico Junino segue até o domingo na Praça Pedro Velho

CAPAAmAndA GurGelquer iGuAlAr sAláriode vereAdoresAos de professor

05 #EDITORIAL Mais segurança para o nosso belo quadro social

19 #POR ELAS ANA CADENGUE De volta ao começo20 #TUITADAS

24 ARTIGO RINALDO BARROS Grito de alerta (2)

40 #AGENDA

_rnA Revista _rn é uma publicação da BEEP! Comunicação

Rua Antônio Madruga, 2009 - NatalCNPJ. 18.559.813.0001-81

A Revista _rn não se responsabiliza por conceitos emitidos nos artigos assinados.

/revistawebrn /revista_rn /revista_rn 84 99710-8888

10 Túlio Ratto

21 Ramirez Fernandes

23 Raildon Lucena

34 Luis Fausto

Má-fé, intolerância e sacanagem

Os ‘filhos’ de Francisco

West Paradise

3 filmes

32 Ana Cadengue

Girando

26 Tio ColorauCartórios

3

28 30

35

16

06

confira

12

38

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnSUMÁRIO

Chargista BritoAmanda tenta “causar”

14

Page 4: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

4

Page 5: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

Falar sobre segurança pública do Rio Grande do Norte já virou rotina aqui nas páginas da _rn e em mais uma infinidade de jornais, blogues, portais...

Por mais que digam que os números estão abaixo dos apresentados no ano passado pelo governo anterior, a impressão que se tem é que aumentou em muito os crimes, como assaltos, roubos e assassinatos.

Temos certeza de que você tem um amigo, amiga, conhecido(a), que foi vítima

recentemente dessa onda terrível da insegurança. Ou não?

Para melhorar esse quadro caótico, e enquanto a questão da nomeação dos 824 convocados da PM não se resolve – a peleja é grande nos bastidores -, o governador Robinson Faria (PSD) assinou decreto determinando o retorno de policiais e bombeiros militares cedidos ao Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e Municípios.

A medida foi publicada

na quinta-feira (25) no Diário Oficial do Estado (DOE) e já está em vigor. Com isso, os policiais e bombeiros têm prazo de 30 dias para retornarem a sua corporação de origem, como determina o documento assinado também pela secretária de Segurança e Defesa Social, Kalina Leite, e pelo secretário de Planejamento e Finanças, Gustavo Nogueira.

A determinação não se aplica apenas se o Poder ou o órgão cessionário decidir por suportar, à conta dos seus orçamentos, o pagamento das remunerações dos policiais e bombeiros que estejam a sua disposição.

Para quem tem memória curta, algo do tipo ocorreu em 2013, quando o TJ-RN devolveu trinta policiais ao Comando Geral da Polícia Militar. À época, o desembargador Aderson Silvino estava presidente e disse que estava atendendo aos anseios da opinião pública sobre o excesso de militares à disposição de órgãos públicos e que fazia falta no policiamento ostensivo das ruas.

Daquele ano para cá você acha que algo melhorou algo?

Não. Não será esse decreto que vai imprimir um cenário de “governo da segurança”.

Mais segurança para o nosso belo quadro social

[email protected]

5

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnEDITORIAL Opinião

Page 6: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

“Nós, que gostamos do Centro, se não conseguirmos atividades e que

essas funcionem até mais tarde, aqui se transformará em um grande deserto. Aí teremos a certeza de que perdemos esse grande espaço para a

bandidagem”

Funcionário do sindicato dos Comerciários, Assessor da Federação dos Trabalhadores do Comercio, Tárcio Fontenele foi eleito por

aclamação ao cargo de presidente da SAMBA –Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e adjacências. Reduto da boemia natalense de um

passado não muito distante, a Samba tem como principal bandeira a revitalização do Centro Histórico da Capital potiguar.

No próximo dia 04 de julho você assume a SAMBA. Conte para os nossos leitores o que é a SAMBA?

É a Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e adjacências, que já vai

completar 21 anos de funcionamen-to. Criado no Bar do Nazi para dis-cutir exatamente as questões do Beco da Lama. Depois, tomou um novo rumo quando começou a inse-rir nesse contexto o Centro Históri-

co da capital. Hoje há um interesse muito grande com o Centro Históri-co. Não só na parte cultural, mas na questão de preservação.

Esses serias os maiores desafios da

6

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnENTREVISTA

Tárcio Fontenele

Page 7: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

SAMBA hoje?

Sim, como também a questão da violência no Centro Histórico. Por exemplo, na Praça João Maria, e não faz tanto tempo assim, você passa-va por aqui e via que estava cheio de velas acesas, as pessoas rezando. Hoje, por causa da violência, nin-guém tem coragem de ir lá. Trafi-cantes afastaram as pessoas da pra-ça. A praça André de Albuquerque está completamente abandonada. Não existe mais grama nem bancos. Acabaram com tudo. A Santa Cruz da Bica, no Baldo, também abando-nada. E ali é o Marco da Fundação da cidade do Natal. A gente tem que tentar recuperar, preservar. Outra coisa é a revitalização do Beco. O prefeito fez essa promessa na Cam-panha passada para a Direção an-terior e até agora não sinalizou, não existiu movimento para essa revita-lização prometida por Carlos Eduar-do. Recentemente, conversando com o presidente da Função José Augus-

to, Rodrigo Bico, reivindicamos o tombamento da Casa do Poeta Jorge Fernandes, que fica na Vigário Bar-tolomeu, que se encontra abandona. Que se crie a Casa de Cultura Jorge Fernandes. Vamos contar a Histó-ria dele e da poesia produzida aqui. Também, estamos tentando com a Fundação a possibilidade deles ce-derem o quintal do Museu Café Fi-lho, já que não utilizam para nada, para ser a Sede da SAMBA. Assim, poderíamos trabalhar com projetos sociais utilizando aquele local.

O caminho da SAMBA é de parce-rias e interferências políticas?

É. Já sentamos com o SEBRAE, da Fundação José Augusto, breve com a Assembleia Legislativa, Prefeitu-ra, Câmara Municipal e com o setor empresarial. Na tentativa de viabili-zar os projetos, coloca-los em práti-ca.

O Beco era reduto da boemia. Ain-

da existem boêmios hoje?

Ainda existe. De vez em quando an-dando pelo beco é possível encon-trar aquelas figuras que sempre fre-quentaram e permanecem fiéis ao clima do Beco. Pessoas tocando vio-lão, pandeiros. Não é raro chegar nos barzinhos do Beco, como em Naza-ré, e encontrar tocando, cantando... Ainda temos resquícios da boemia em Natal. Acho até que pela questão da violência isso acabou afastando essas figuras. Que já não podem an-dar à noite por aqui. Nós, que gosta-mos do Centro, se não conseguirmos atividades e que essas funcionem até mais tarde, aqui se transformará em um grande deserto. Aí teremos a certeza de que perdemos esse gran-de espaço para a bandidagem. Tem que ter movimentação nos bares, no comércio.

O que o Centro de Natal precisa urgentemente?

A segurança é o principal. Como também a conscientização de que é preciso recuperar o que está abando-nado. Praças, ruas... A questão tam-bém de estacionamento no Centro é terrível. Como nas grandes cidades, a nossa mobilidade é capenga. A de-manda é grande.

Tárcio, fale-nos dos projetos con-cretos da SAMBA, que você pre-tende continuar.

Olha, estamos tentado fazer um le-vantamento pra saber quantos even-

ANA

CADE

NGUE

7

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

Page 8: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

tos realmente a SAMBA tem. Fazendo isso, a pretensão é tocar esses even-to e criar outras coisas. Amanhã (27/junho), vamos inaugurar a Rádio Di-fusora no intuito de realizar debates. O primeiro será com fundadores da SAMBA e jornalistas. Vamos tentar passar o que foi realizado até aqui e o que podemos realizar daqui pra frente com relação ao Centro Histó-rico. O Carnabeco e o Prato do Mun-do são os dois principais eventos da SAMBA. Me perguntando quantos

eventos são ao todo eu não sei di-zer. Nem os ex-presidente sabem. Se perguntar a Dunga ele fala em um número. Assim como Augusto Lula dirá outro número. Dorian Lima também daria um outro número.

Na realidade a SAMBA deixou a sua atuação mais política e de preser-vação pela questão de promoção de eventos. Pelo menos em uma fase. E os dirigentes continuaram a re-alizar esses eventos com ou sem o apoio da SAMBA. Aconteceu isso?

Não. Todos tiveram apoio da SAM-BA.

Tipo, o Festival de Música do Beco?

Não. Ali era um evento de Do-rian Lima, não é da SAMBA. Uma coisa que a gente vai reto-

mar é a questão da cobrança. Va-mos cobrar. Não teremos aquela

linha de oposição contra o prefei-to ou situação, nada. Vamos criar

movimentos com essas cobran-ças que disse anteriormente, pedir para que a prefeitura olhe para o Beco.

Houve um tempo em que os políticos frequentavam mais o Beco. Acabou o ro-

mance ou só vem em época de elei-ção?

(risos) Não. Eles passam todos os dias de lado do Beco (A assembleia Legislativa é vizinha). Mas a gente vê de vez em quando um por aqui. Acredito quando retomarmos as movimentações eles apareçam mais. Sei que o vereador Hugo Manso vive aqui.

Quais os Heróis da Resistência Be-quiana?

Lourenço, A Meladinha, Pretinho, Nélio, Bardallos, Nazaré, esses es-tão há bastante tempo nessa luta. E muita gente boa que independente de onde mora aqui em Natal estão sempre presentes no Beco.

Presidente por aclamação. A que se deve isso?

Acho que isso aconteceu porque não conseguiram formar outra chapa. Posições diferente, divergências, no Beco ou em qualquer parte do Mun-do sempre existe. Mas a gente espe-ra, tem uma expectativa de muita mudança. Já estamos nessa luta. E tenho certeza de que até dezembro deste ano a diferença já seja sentida. Acredito muito nos nomes, na garra dessa nova diretoria.

8

/tarcio.fontenele

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnENTREVISTA

Page 9: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

SOBRAM FAMÍLIAS E PRECONCEITOHá mais famílias do que crianças em busca de adoção no Brasil. Por mais paradoxal que pareça a afi rmação, já que milhares de jovens ainda aguardam lares no país, ela é verdadeira, conforme apontam dados do Cadastro Nacional de Adoção, ligado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Apesar da procura ser maior do que o número de crianças prontas para adoção, a escolha de critérios prévios por parte dos pretendentes exclui grande parte das crianças. O Rio Grande do Norte segue a regra do restante do país e, para tentar mudar o cenário, a Assembleia Legislativa lança a campanha de conscientização e incentivo à adoção.

Segundo dados do CNA, o Brasil conta com 5.469 crianças e adolescentes à espera de adoção, enquanto há 32.276 famílias em busca de adotar um fi lho. Até o dia 15 de junho, o Rio Grande do Norte tinha 217 pretendentes à adoção, enquanto apenas 38 jovens estavam à disposição para receber um novo lar. “As famílias normalmente procuram meninas de até 5 anos e que sejam parecidas com eles. De modo geral, sempre se procuram crianças brancas e mais meninas do que meninos”, explicou a coordenadora de comunicação do Projeto Acalanto, Roberta Assunção.

Em Natal, onde estão 21 dos 38 jovens à espera de adoção no Rio Grande do Norte, os números estão na média nacional. Até o dia 15 de junho, não havia nenhuma criança com menos seis anos de idade à espera de adoção. Por outro lado, 18 têm mais de 11 anos e há somente uma de cor branca.

Para buscar a mudança deste quadro, a Assembleia Legislativa lançou a campanha “Amor Não Se Escolhe”, com o objetivo de estimular a adoção sem preconceito.

A ideia é para que os futuros adotantes não tenham critérios de escolha quanto à cor, idade, sexo e outras características físicas, que têm contribuído para o aumento na espera tanto de possíveis pais quanto de ‘candidatos’ a fi lhos.

Para incentivar a população a adotar crianças e adolescentes,

Cor e idade são fatoresexcludentes para adoção

ESPERAMPOR ADOÇÃO

NO BRASIL

3.076SEXO MASCULINO

8360 a 8 anos

4.6339 a 17 anos

11-1 ano

2.393SEXO FEMININO

as peças publicitárias serão veiculadas na TV, rádio, jornais, portais de notícia, redes sociais e em hotsite próprio (www.amornaoseescolhe.com.br). A campanha, que se inicia no setor de Comunicação da Assembleia, será expandida na Casa Legislativa, com debate sobre o tema através de audiências públicas e em plenário. Uma comissão de

servidores irá visitar casas de adoção e secretarias de assistência social em todo o Rio Grande do Norte.

Matéria especial: adoçãoNatal/RN, junho de 2015

SOBRAM FAMÍLIAS E PRECONCEITOHá mais famílias do que crianças em busca de adoção Há mais famílias do que crianças em busca de adoção Há mais famílias do que

no Brasil. Por mais paradoxal que pareça a afi rmação, já no Brasil. Por mais paradoxal que pareça a afi rmação, já no Brasil. Por mais paradoxal

que milhares de jovens ainda que pareça a afi rmação, já que milhares de jovens ainda que pareça a afi rmação, já

aguardam lares no país, ela é que milhares de jovens ainda aguardam lares no país, ela é que milhares de jovens ainda

verdadeira, conforme apontam aguardam lares no país, ela é verdadeira, conforme apontam aguardam lares no país, ela é

dados do Cadastro Nacional verdadeira, conforme apontam dados do Cadastro Nacional verdadeira, conforme apontam

de Adoção, ligado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). de Adoção, ligado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). de Adoção, ligado ao Conselho

Apesar da procura ser maior Nacional de Justiça (CNJ). Apesar da procura ser maior Nacional de Justiça (CNJ).

do que o número de crianças Apesar da procura ser maior do que o número de crianças Apesar da procura ser maior

prontas para adoção, a escolha do que o número de crianças prontas para adoção, a escolha do que o número de crianças

de critérios prévios por parte prontas para adoção, a escolha de critérios prévios por parte prontas para adoção, a escolha

dos pretendentes exclui de critérios prévios por parte dos pretendentes exclui de critérios prévios por parte

grande parte das crianças. O dos pretendentes exclui grande parte das crianças. O dos pretendentes exclui

Rio Grande do Norte segue grande parte das crianças. O Rio Grande do Norte segue grande parte das crianças. O

a regra do restante do país e, Rio Grande do Norte segue a regra do restante do país e, Rio Grande do Norte segue

para tentar mudar o cenário, a a regra do restante do país e, para tentar mudar o cenário, a a regra do restante do país e,

Assembleia Legislativa lança a para tentar mudar o cenário, a Assembleia Legislativa lança a para tentar mudar o cenário, a

campanha de conscientização Assembleia Legislativa lança a campanha de conscientização Assembleia Legislativa lança a

e incentivo à adoção.campanha de conscientização e incentivo à adoção.campanha de conscientização

Segundo dados do CNA, o Brasil conta com 5.469 Segundo dados do CNA, o Brasil conta com 5.469 Segundo dados do CNA,

crianças e adolescentes à espera de adoção, enquanto há 32.276 famílias em busca espera de adoção, enquanto há 32.276 famílias em busca espera de adoção, enquanto

de adotar um fi lho. Até o dia 15 de junho, o Rio Grande do Norte tinha 217 pretendentes 15 de junho, o Rio Grande Norte tinha 217 pretendentes 15 de junho, o Rio Grande

à adoção, enquanto Norte tinha 217 pretendentes à adoção, enquanto Norte tinha 217 pretendentes

apenas 38 Norte tinha 217 pretendentes

apenas 38 Norte tinha 217 pretendentes

jovens estavam à disposição à adoção, enquanto jovens estavam à disposição à adoção, enquanto apenas 38 jovens estavam à disposição

apenas 38

para receber um novo lar. jovens estavam à disposição para receber um novo lar. jovens estavam à disposição

“As famílias normalmente para receber um novo lar. “As famílias normalmente para receber um novo lar.

procuram meninas de até 5 anos e que sejam parecidas com procuram meninas de até 5 anos e que sejam parecidas com procuram meninas de até 5

eles. De modo geral, sempre se anos e que sejam parecidas com eles. De modo geral, sempre se anos e que sejam parecidas com

procuram crianças brancas e eles. De modo geral, sempre se procuram crianças brancas e eles. De modo geral, sempre se

mais meninas do que meninos”, procuram crianças brancas e mais meninas do que meninos”, procuram crianças brancas e

explicou a coordenadora mais meninas do que meninos”, explicou a coordenadora mais meninas do que meninos”,

de comunicação do Projeto explicou a coordenadora de comunicação do Projeto explicou a coordenadora

Acalanto, Roberta Assunção.de comunicação do Projeto Acalanto, Roberta Assunção.de comunicação do Projeto

Em Natal, onde estão 21 dos 38 jovens à espera de adoção no Rio Grande do Norte, 38 jovens à espera de adoção no Rio Grande do Norte, 38 jovens à espera de adoção

os números estão na média nacional. Até o dia 15 de junho, não havia nenhuma criança nacional. Até o dia 15 de junho, não havia nenhuma criança nacional. Até o dia 15 de junho,

com menos seis anos de idade à espera de adoção. Por outro lado, 18 têm mais de 11 anos e à espera de adoção. Por outro lado, 18 têm mais de 11 anos e à espera de adoção. Por outro

há somente uma de cor branca.

Para buscar a mudança deste quadro, a Assembleia Para buscar a mudança deste quadro, a Assembleia Para buscar a mudança

Legislativa lançou a campanha deste quadro, a Assembleia Legislativa lançou a campanha deste quadro, a Assembleia

“Amor Não Se Escolhe”, com Legislativa lançou a campanha “Amor Não Se Escolhe”, com Legislativa lançou a campanha

o objetivo de estimular a adoção sem preconceito. o objetivo de estimular a adoção sem preconceito. o objetivo de estimular a

A ideia é para que os futuros adotantes não tenham critérios A ideia é para que os futuros adotantes não tenham critérios A ideia é para que os futuros

de escolha quanto à cor, idade, sexo e outras características de escolha quanto à cor, idade, sexo e outras características de escolha quanto à cor, idade,

físicas, que têm contribuído para o aumento na espera tanto de possíveis pais quanto para o aumento na espera tanto de possíveis pais quanto para o aumento na espera

de ‘candidatos’ a fi lhos.tanto de possíveis pais quanto de ‘candidatos’ a fi lhos.tanto de possíveis pais quanto

Para incentivar a população a adotar crianças e adolescentes, Para incentivar a população a adotar crianças e adolescentes, Para incentivar a população a

Cor e idade são fatoresexcludentes para adoção

ESPERAMPOR ADOÇÃO

NO BRASIL

3.076SEXO MASCULINO

8360 a 8 anos

4.6339 a 17 anos

11-1 ano

2.393SEXO FEMININO

as peças publicitárias serão veiculadas na TV, rádio, jornais, as peças publicitárias serão veiculadas na TV, rádio, jornais, as peças publicitárias serão

portais de notícia, redes sociais veiculadas na TV, rádio, jornais, portais de notícia, redes sociais veiculadas na TV, rádio, jornais,

e em hotsite próprio (www.portais de notícia, redes sociais e em hotsite próprio (www.portais de notícia, redes sociais

amornaoseescolhe.com.br). e em hotsite próprio (www.amornaoseescolhe.com.br). e em hotsite próprio (www.

A campanha, que se inicia no amornaoseescolhe.com.br). A campanha, que se inicia no amornaoseescolhe.com.br).

setor de Comunicação da A campanha, que se inicia no setor de Comunicação da A campanha, que se inicia no

Assembleia, será expandida setor de Comunicação da Assembleia, será expandida setor de Comunicação da

na Casa Legislativa, com Assembleia, será expandida na Casa Legislativa, com Assembleia, será expandida

debate sobre o tema através na Casa Legislativa, com debate sobre o tema através na Casa Legislativa, com

de audiências públicas e em plenário. Uma comissão de de audiências públicas e em plenário. Uma comissão de de audiências públicas e em

servidores irá visitar casas de adoção e secretarias de assistência social em todo o Rio Grande do Norte.

Matéria especial: adoçãoNatal/RN, junho de 2015

Page 10: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

E que besteira mais besta foi a notícia da névoa que tomou conta da capital no dia de São João. Alvoroço em blogues contando a novidade, do cenário incrível, maravilhoso. Alguns até imaginaram que o mundo fosse acabar. Coisas de quem não conhece o interior do Estado, algo muito comum e até besta. Mas que deixa qualquer arigó rindo da cara desses homens e mulheres da cidade grande por tamanha admiração.

A adoção de crianças no Rio Grande do Norte foi tema de ampla discussão na Assembleia Legislativa, na quinta-feira (25).

A audiência pública debateteu o atual cenário no Estado e os motivos pelos quais tantas crianças ainda aguardam pela adoção. Pais de filhos adotivos, instituições ligadas à causa e representantes do Poder Público fizeram parte do debate.

Tema importante que merece a atenção de todos.

Temos São Francisco de Assis; O Papa Francisco, Francisco José de Goya y Lucientes (Goya); Johannes Franciscus Gijsbertus van den Berg (Johfra Bosschart); O grande ator Francisco Cuoco. O grande Rio São Francisco. Os Chico’s Buarque, Chico Mendes, e o saudoso pau pra toda obra Chico Anysio. Temos até os filhos de Francisco. E agora, estão querendo que nasça um Francisco diferenciado em Mossoró. Aguenta?

Na realidade, estão fazendo campanha antecipada na terra de Santa Luzia com uma historia de #EuSouMaisFrancisco.

Eu, hein?

NATAL ‘NEVOU’

ADOÇÃO

10

Os ‘filhos’ de Francisco

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnTÚLIO RATTO

Page 11: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

Tomou posse, em sessão especial na Assembleia Legislativa, o suplente Vivaldo Costa como deputado estadual. A partida de Agnelo abriu a vaga pro deputado conhecido como Papa-jerimum. Na posse, até o ex-deputado Carlos Augusto, marido da ex-governadora Rosalba Ciarlini veio prestigiá-lo. Por aí você deve imaginar a bondade deste homem…

Os apadrinhados politicos das áreas da segurança e saúde e que estavam cedidos a outros órgãos começaram a Guerra. O aiaiai está grande.

SOLUÇÃONa tarde da quarta-feira (24), os representantes das três entidades representativas do comércio de Mossoró se reuniram para discutir formas de preservação da Coleção Mossoroense, assim como todo o acervo da Fundação Vingt-un Rosado. Desta vez Getúlio Vale, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL), Oberi Penha, da Associação Cultural e Indústrial de Mossoró (ACIM), e Michelson Frota, do Sindicato do Comércio Varejista (SINDIVAREJO), acompanharam o chefe do executivo mossoroense, prefeito Francisco José Lima Silveira Júnior (PSD), em visita ao prédio onde funciona o Museu Municipal Jornalista Lauro da Escóssia.

A visita ao museu foi agendada depois que o prédio foi sugerido pelas entidades como adequado para abrigar os mais de 150 mil títulos que compõe toda a coletânea mantida pela Fundação Vingt-un Rosado, durante reunião com a secretária de Cultura de Mossoró, Isolda Dantas, realizada na última quinta-feira, dia 18.

A transferência do acervo já poderá ter início na terça-feira, 30.

Ótima notícia.

ASSEMBLEIAQUIPROCRÓ

Representantesse reuniram com o prefeito Silveira Jr.

www.revistarn.com.br

TúlioRatto

é chargista.

[email protected]

De Fa

to

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

Page 12: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

12

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

[email protected]

CAPA Da REDAÇÃO

Page 13: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

Depois do ‘cuscuz alegado’ no discurso durante audiência pú-blica sobre a educação, realizada na Assembleia Legislativa em 2011, de ter virado uma celebri-dade na internet, tv e imprensa e de ser a vereadora mais vota-da da história de Natal, Aman-da Gurgel continua ‘causando’. Para combater os privilégios dos políticos, a nobre edil promete apresentar, ainda este ano, um projeto de lei que iguala os salá-rios dos vereadores, secretários e do prefeito ao salário médio dos professores da rede pública de Natal.

“Não estou na Câmara Munici-pal para enriquecer. Atividade política não pode ser um tram-polim para subir na vida. Em todo o país, são absurdos os sa-lários dos políticos, completa-mente fora da realidade dos tra-balhadores”, critica a vereadora do PSTU.

Desde que assumiu o mandato em 2013, Amanda Gurgel nunca recebeu a remuneração integral de vereadora em Natal, que hoje é de R$ 17 mil. Ela continua rece-bendo o mesmo salário equiva-lente ao de professora das redes

municipal e estadual de ensino, no valor de R$ 3.680,00 e doa o resto para as lutas dos trabalha-dores e movimentos sociais no Brasil e no RN. “Não fui eleita para ter privilégios. Continuo vi-vendo como uma professora, não mudei de vida, não me adaptei aos privilégios dos políticos”, ex-plica Amanda.

Com uma atuação destacada na Câmara Municipal, sendo um dos parlamentares mais atuan-tes, o que muita gente quer saber é por que Amanda Gurgel não faz o contrário e propõe que o sa-lário dos professores seja iguala-do aos do prefeito, secretários e vereadores?

“Cuscuz alegado”Professora de português da rede de educação pública do Estado do Rio Grande do Norte, Aman-da Gurgel se tornou um fenô-meno midiático após falar numa audiência pública na Assembleia Legislativa, onde discorreu so-bre as dificuldades dos profes-sores no dia a dia – em sala de aula e fora dela – e sobre o tra-tamento secundário dado pelos governos ao longo dos últimos anos à educação. A forma como

a professora argumentou em de-fesa de seus colegas teve ampla repercussão nas redes sociais da internet, sendo noticiada nos mais renomados jornais do país.

No discurso proferido para os deputados estaduais e autorida-des presentes, Amanda criticou diretamente a política educacio-nal do governo e fez um apelo: “Parem de associar qualidade de educação com professor dentro de sala de aula. Porque não tem condição de ter qualidade em educação com professores tendo de multiplicar o que ganha tra-balhando em três horários em sala de aula”.

Amanda Gurgel denunciou que até o cuscuz que os professores comem nas escolas, da meren-da escolar, é ‘alegado’, já que, de acordo com o Ministério Públi-co, a merenda é para os alunos. E questionou: “Estão me colocando dentro de uma sala de aula com um giz e um quadro para salvar o Brasil? Salas de aulas superlo-tadas com alunos entrando com carteira na cabeça porque não têm carteiras nas salas. Sou eu a redentora do país?”.

13

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

Amanda Gurgel quer igualar salário

de vereadores aos de professor

CAPA

Page 14: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

14

[email protected]

2016 está quase dobrando a esquina, expondo suas fuças lembrando do pleito cívico. Os mesmos candidatos logo aparecerão nos vendendo o mesmo do mesmo. Postulantes a vereador e prefeito já passam sebo nos cambitos, fazem cross fit na língua, exercitam o olfato para essências aromáticas de cebola exaladas de suvacos, audição para não escutar seus adversários adjetivá-los com mimos, além de curso de paciência com algum guru tibetano, para poder abraçar e beijar menino catarrento, tudo em nome da democracia e bem

Amanda tenta “causar”

BRITO E SILVA

Page 15: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

15

ROLA“Ô Malafaia, vai procurar rola”, disse o jornalista Ricardo Boechat.

A MANDIOCA DE DILMANão sei porquê dessa besteira besta sobre, a mandioca da Dilma, quer dizer: a fala da Presidenta Dilma Lula da Silva sobre nossa mandioca. Ora, a mulher sapiens conquistou a mandioca desse país ou será que foi a mandioca desse país que conquistou a mulher sapiens? Sei lá...que porra essa! Tu sabe Mala?

PERGUNTAR NÃO OFENDE:Quando terá fim as obras do Viaduto do Baldo?

estar do povo.

Na próxima eleição terá candidato a gosto do freguês. Wilma de Faria já confirmou que será candidata até para “cantadora” de bingo da terceira idade, Carlos Eduardo diz que o osso é dele. Na verdade, já são 8 candidatos a prefeito de Natal, todos traçando a régua e compasso suas estratégias e engodos para nos darem um “L”. Promessas? As mesmas: trabalhar pela educação, saúde, segurança, transporte, além daquelas de fazer ponte até Fernando de Noronha, duplicar a BR 304, viaduto na Maria Lacerda.

Porém, uma matéria vem fazendo a festa da mundiça na hora do cafezinho, na Câmara Municipal de Natal, lavra do quengo da professora Amanda Gurgel(PSTU). Percebendo o

vídeo-tsunami que arrastou-a até um assento no parlamento municipal ter perdido força e o mar ficar “flat”, a vereadora tenta “causar”. Inspirada na campanha lançada pelo Esquerda Diário contra o salário exorbitante e os privilégios dos políticos – Um arremedo da Comuna de Paris-, ela faz pantim para provocar um maremoto com um projeto que iguala os salários dos vereadores, secretários e do prefeito ao salário médio dos professores da rede pública municipal.

Os professores já estão lascados do primeiro ao quinto, imaginem terem como iguais, de classe social, os políticos. Sei não, viu! Mas, em todo caso estou com a “fessora” Amanda e não abro nem para um trem carregado de dinamite com um doido fumando em cima.

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

Page 16: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

[email protected]

O chargista e desenhista Rodrigo Brum, carioca radicado em Natal, está querendo dar um ponto final na sua primeira trilogia de tiras au-tobiográficas “BRUMMMMM!!!”. Para isso, está com projeto no site Catarse para conseguir apoio

para publicá-las. “Dois livros de-pois, continuo com minha vidi-nha mais ou menos, trabalhando nas madrugadas, conservando gigantescas olheiras, ganhando safanões do meu editor e puxões de orelha da minha esposa (ou vi-

ce-versa), cultivando uma barri-guinha nada sexy, não entenden-do a existência dos cabelinhos no nariz e passando tantas horas na prancheta que não consigo um tempinho pra tentar ganhar di-nheiro”, diz Brum.

DIVU

LGAÇ

ÃO

16

“Itismailaifi”, desenhista quer terminar trilogia autobiográfica

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnDESTAQUE Da REDAÇÃO

Page 17: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

DIVU

LGAÇ

ÃO

17

Batizada como ITISMAILAIFI, o volume três da coletânea de tiras do Brum podem ser lidas sem ne-nhuma ordem cronológica ou um pré-conhecimento sobre o perso-nagem. “Cada tira tem vida pró-pria, e funciona do mesmo jeito se você ler uma ou ler mil. A única coisa que difere um livro do ou-tro é que em cada um eu procurei “puxar a sardinha” pra um deter-minado tema. No primeiro, com-pilei as tiras que falam um pouco mais do meu lado nerd, no segun-do, as tiras que falam um pouco mais da minha gravidez (sim, pai engravida)”, explica o chargista.

O livro manterá as mesmas carac-terísticas dos anteriores, com 100 tiras, distribuídas em 120 páginas + capa, no formato cheque (21 x 11 cm), P/B, impresso no couché bri-lho 90g e o bom humor de sempre.

Para apoiar o projeto, acesse o Catarse, uma plataforma de financiamento coleti-vo que vem ajudando muita gente a colo-car os seus projetos na rua. Ao financiar um projeto, você ganha o produto final e ainda recompensas. Caso a meta final não seja alcançada, você recebe seu dinheiro de volta.

Como recompensa, Brum está oferecen-do mais tirinhas. São livros e coletâneas em que participa, além de uma página de agradecimento no “Itismailaifi”. Você tam-bém pode virar personagem do livro e le-var adesivos ou botons com suas tirinhas ou, ainda, escolher divertidas canecas.

A meta inicial é de apenas R$ 3.700,00. Se for ultra-passada, todos os apoia-dores receberão, além das recompensas escolhidas, o curta TIJOLO, um prelú-dio da série de álbuns do O MENINO DA LAJE 8 - projeto, em parceria com o ilustrador Luiz Meira, de publicações anuais do per-sonagem, que estreará com o álbum CHANCE, em 2016.

Para apoiar o projeto, cli-que AQUI!

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnDESTAQUE

Page 18: Revista _rn 32 - 26JUNHO15
Page 19: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

Uns dizem que eles du-ram nove anos. Outros defendem que é a cada sete anos que a nossa vida muda. Não impor-ta. O que é importante mesmo é que eles exis-tem e são necessários. Os ciclos. Alguns nem se dão conta direito das mudanças que ocorrem, mas elas estão ali quase que como num eterno abrir e fechar de por-tas. De repente, você se dá conta de que certas

coisas não significam tanto ou não doem mais. Ou que certas pessoas não são assim tão imprescindíveis. Pode ser que perceba que abrir mão de uma ideia ou conceito não vá fazer assim tanta diferença. Tam-bém cai em si do que é fundamen-tal e do que não quer nunca deixar ir. Já que o tempo passa da mes-ma forma para todos, por que não escolher de que maneira você vai aceitar essa passagem? Envelhecer não é fácil. Mas, a única alternativa restante não está sequer em cogi-tação. Então, por que não deixar a vida ser? Conheço pessoas que têm tanto medo da velhice que vivem numa insana busca pela juventude. E tome creme e exercícios e proce-dimentos estéticos e milacrias para evitar a passagem do tempo. Inútil dizer que é inútil. Tá, também não precisa se largar. A vida exige um mínimo de cuidados. Se alongue, se movimente, se permita. Se permita amar sem esperar nada em troca. Se deixe amar sem ter que dar nada por isso. Ria muito. Cultive a huma-nidade. Dinheiro é legal, mas não é 100%. Deixe a música fazer par-te dos seus dias. Não importa qual, desde que ela exista. Dance muito, enlouqueça de vez em quando, se encha de amigos. Fundamental de verdade são as pessoas. Diferentes sim e complementares e instigan-tes e necessárias. Como os ciclos. Os momentos e a certeza, como di-ria o poeta, de que a força está o tempo todo em si. E é cantando ao amanhecer que eu volto ao come-ço. Tenha um bom dia!

“E o menino com o brilho do sol/Na menina dos olhos/Sorri e estende a mão/Entregando o seu coração/E eu entrego o meu coração/E eu entro na roda/E canto as antigas cantigas/De amigo irmão/As canções de amanhecer/Lumiar e escuridão (...)”. Gonzaguinha

De volta ao começo

19

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnPOR ELAS

[email protected]

JornalistaANA CADENGUE

Page 20: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

UM GIRO PELOS PERFIS DO RIO GRANDE DO NORTE.

SIGA-NOS NO TWITTER: http://twitter.com/revista_rn

20

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnTUITADAS DA SEMANA

Page 21: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

Editor do Blog www.protejaseusdireitos.blogspot.com.br

“Quando vou a um país, não examino se há boas leis, mas se as que lá existem

são executadas, pois boas leis há por toda parte.”

Montesquieu

West ParadiseO juiz da Oitava Vara Federal da Justiça Federal em Mossoró condenou a Construtora Paiva Gomes e a Caixa Econômica Federal a rescindirem o contrato de compra e venda de unidade imobiliária e ressarcirem um consumidor pelo atraso na entrega de um imóvel no Condomínio “West Paradise” na cidade Mossoró.

SEGURO DE VIDAA cláusula de seguro de vida que aumenta o valor do prêmio de acordo com a faixa etária do segurado só é abusiva quando imposta a pessoas com mais de 60 anos e que tenham mais de dez anos de vínculo contratual. A decisão é da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, que deu parcial provimento a recurso da Companhia de Seguros Aliança do Brasil apenas para limitar a declaração de abusividade da cláusula que prevê esse tipo de reajuste.

IPVAO credor fiduciário é solidariamente responsável pelo pagamento do IPVA, pois, durante o contrato, o veículo do devedor pertence à instituição financeira. Seguindo esse entendimento, a 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça negou recurso de um banco que pedia que o devedor fiduciante fosse reconhecido como único responsável pelo pagamento do IPVA por exercer efetivamente os atributos da propriedade.

PLANO DE SAÚDEO plano de saúde não pode recusar, sem apresentar justificativas plausíveis, material cirúrgico indicado pelo médico. Com esse entendimento, a 1ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal manteve sentença que condenou a SulAmérica Saúde a indenizar um segurado por não ter autorizado o material indicado para uma cirurgia na mandíbula. A condenação prevê a cobertura integral do procedimento, além do pagamento de R$ 5 mil a título de danos morais.

INFRAÇÕES TRIBUTÁRIASAo ignorar conduta do contribuinte em punições por infrações tributárias, o Fisco viola os direitos à ampla defesa e ao contraditório. Por essa razão, o artigo 136 do Código Tributário Nacional, se não for interpretado em conformidade com os direitos e garantias fundamentais, é inconstitucional.

REFLEXÃO

UM GIRO PELOS PERFIS DO RIO GRANDE DO NORTE.

Imóv

eis e

m M

osso

róW

ikipé

dia

21

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnPROTEJA SEUS DIREITOS POR RAMIREZ FERNANDES

RamirezFernandes

é advogado

[email protected]

Page 22: Revista _rn 32 - 26JUNHO15
Page 23: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

Hoje, quero compartilhar com vocês três filmes que vi recentemente!

EX MACHINA

Um jovem programador (Domhnall Gleeson) é selecio-nado para participar de um experimento científico onde poderá testar a capacidade de um robô com inteligência arti-ficial, criado pelo proprietário da empresa em que trabalha (Oscar Isaac).

O filme do diretor Alex Gar-land abre uma boa discussão sobre o tema ao mostrar o jogo de manipulações que é monta-do a partir desse mote. As re-ais intenções de cada peça des-se tabuleiro são reveladas por camadas.

A discussão moral sobre o po-der da criação da vida e a li-berdade inerente ao ser são alguns dos questionamentos que o filme aponta. E, quando pensamos que Ex Machina vai seguir um determinado cami-nho, a trama mostra a sua pro-fundidade com um desfecho sombrio e, ao mesmo tempo, revelador.

Avaliação:

A INCRÍVEL HISTÓRIA DE ADALINE

A premissa de A Incrível Histó-ria de Adaline é curiosa e chama a atenção. Após um acidente, uma mulher (Blake Lively) para de en-velhecer ficando com uma aparên-cia de 29 anos. As décadas passam e nada muda.

Com medo de se tornar um obje-to de estudo, ela continuamente foge e assume outra identidade. O filme mostra o dilema de uma pessoa que se sente fora do eixo natural e que não pode se envol-ver com ninguém em decorrência dessa sua capacidade.

A trama tinha potencial, mas não consegue se desenvolver bem. Fal-ta uma narrativa mais consistente diante do drama proposto. Lem-bra a temática de O Curioso Caso de Benjamim Button, de David Fincher. A conclusão é aquela típi-ca solução dos filmes preguiçosos, que apresentam um problema em busca do happy end. Desse jeito, A Incrível História de Adaline não faz jus ao título.

Avaliação:

CAKE - UMA RAZÃO PARA VIVER

Jennifer Aniston era uma das apos-tas para o Oscar de Melhor Atriz pela interpretação em Cake - Uma Razão Para Viver. Mas, não foi dessa vez que a Academia reconheceu o seu talento.

No Filme, ela é uma mulher traumati-zada que não consegue superar a mor-te do filho. Ela participa de grupos de auto-ajuda, todavia não se permite in-teragir; faz hidroterapia para minimi-zar as dores que sente, sem se esfor-çar para melhorar; não quer saber de compromisso sério, só relações passa-geiras; enfim, sofre de um tipo de le-targia e se entrega ao sofrimento e ao vício em drogas.

O filme tem um ar depressivo, a mor-te ronda toda a trama, sendo que nos seus momentos finais há um lampe-jo de esperança. O esforço de Jennifer Aniston é visível, neste veículo apenas regular.Avaliação:

Raildon Lucena

é jornalista e cinéfilo.

[email protected]

23

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnCINEMA & ETC POR RAILDON LUCENA

Page 24: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

ProfessorRINALDO BARROS

A pergunta que não quer calar é: “é possível combi-nar a sociedade complexa, urbanizada, que necessita de regulamentação e con-trole para sobreviver, com a liberdade individual? ”

A ficção da “sociedade de mercado autorregulada” que desmorona agora na Grécia, na Espanha e em outros países europeus, é resultado de um processo que vem de vários anos.

O que está em debate é, no fundo, que a socieda-de não fique como refém exclusivo do mercado, ou seja, que exista alguma forma de “intervenção so-cial” sobre o mesmo, de regulação: que, na escala de prioridades, a socieda-de venha antes que o mer-cado, e não o contrário.

Se agora, esta falácia da “sociedade de mercado au-torregulada” se fratura na

“...Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta; que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda...”CECÍLIA MEIRELES, in “Romanceiro da Inconfidência”

Grito de alerta (2)

ARTIGO

[email protected]

24

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

Page 25: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

Grécia e na Espanha, esse mo-vimento é resultado de um pro-cesso que vem de vários anos e de outros países.

O liberalismo/neoliberalismo dá mais um passo em direção ao colapso; como modelo orga-nizador da sociedade volta a evidenciar sua incapacidade de modo contundente.

Nisso consiste, a atual crise do capitalismo: a sucessão de “in-dignados” não faz mais do que

exibir o fracasso de sua propos-ta civilizatória, a inconsistência de seus princípios, a contradi-ção de suas instituições.

Todavia, é fundamental que as demandas de intervenção e re-gulação desta crise não se re-solvam autoritariamente; que se preserve os governos sob re-gimes democráticos de Direito.

Nunca é demais relembrar que, assim como o fascismo, o socia-lismo foi também um resultado

da incapacidade da economia de mercado em estabelecer liga-ções entre todos os países.

A Revolução de 1917, foi uma sa-ída imposta à Rússia mais pela situação mundial, do que pela convicção dos revolucionários vitoriosos. Prova disso é que o estabelecimento do socialismo em um só país era contrário à própria teoria marxista.

É, portanto, fundamental que se busquem soluções econômicas que preservem a Democracia, ainda que eivada de defeitos.

Este conhecimento deve ser algo similar ao conhecimento da morte.

Diante do inevitável, a solução é não gastar energias contra o impossível, mas usá-las para obter tudo o que seja positivo e realisticamente possível.

Para terminar, fica aqui um gri-to de alerta: a Democracia de-pende de uma sociedade civil educada e bem informada cujo acesso à informação lhe permita participar tão plenamente quan-to possível na vida pública da sua sociedade; depende de aces-so mais amplo possível a ideias, dados e opiniões não sujeitos a censura.

25

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

Page 26: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

TIO COLORAU POR ERASMO CARLOS FIRMINO

Desde o início do mês os cartórios começaram a ser assumidos pelos tabeliães aprovados no último concurso público realizado pelo Tri-bunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Muitos cartórios estavam há anos sob o comando de tabeliães não concursados, o que feria a Constituição Federal. O Rio Grande do Norte foi um dos últimos es-tados a regularizar a situação, atendendo assim uma determinação do Conselho Nacional de Justiça.

O Decreto nº 25.303/2015, pu-blicado na última quinta-feira (25) no Diário Oficial do Estado dá um prazo de 30 (trinta) dias para que policiais militares e bombeiros cedidos a outros ór-gãos retornem aos seus coman-dos de origem. Há cerca de 800 profissionais nesta situação, os quais receberam a notícia com certa surpresa. Há anos que se “ameaçava” tomar tal atitude, mas sempre a poeira baixava e tudo permanecia na mesma. Desta vez não há mais para onde correr. O que resta aos profissio-nais é se preparar para uma re-adequação, pois alguns estão há muitos anos sem desempenhar função efetivamente militar.

Os opositores do PT estão “lambendo a rapadura” para que o ex--presidente Lula da Silva seja preso. Estão procurando irregularida-des dele com lupas. A torcida neste sentido é grande. Toda semana aparece uma denúncia nova contra o ex-presidente. A última, veicu-

lada na Veja, é que a construtora Camargo Corrêa, envolvida no esquema do Petrolão, já teria dado R$ 4,5 milhões ao ex-presi-

dente, sendo R$ 1,5 milhão a título de contratação de pales-tras, e R$ 3 milhões a título de doações para o Instituto

Lula. É um valor muito alto, que sugere algo nebuloso, mas não há comprovação de nada. Assim, o homem segue livre e sem processos nas costas. Até quando não se sabe.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) começará nesta semana a circular o Brasil para se tor-nar mais conhecido. Os motivos para as visitas serão os mais diversos, mas a intenção é se apresentar para toda a população brasileira. O périplo começa por Manaus-AM. Aécio de-verá ser novamente o candidato tucano nas próximas eleições presidenciais.

A cidade serrana de Martins-RN sediará o 13º Festival de Fondue. O evento será entre os dias 31/07 e 02/08. Já tradicional, o evento leva anualmente centenas de pessoas para a cidade, a fim de degustar fondues, vinhos e chocolates, tudo no friozinho gostoso da serra.

Cartórios

26

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

Page 27: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

www.revistarn.com.br

Erasmo Carlos

é editor do blog do Tio Colorau

[email protected]

Mossoró será sacudida nas pró-ximas semanas com a divulgação em rede nacional de um grande esquema de desvio de dinheiro público, esquema este que vem sendo investigado há anos. Não posso revelar em qual esfera do poder ela se concentra, apenas que a investigação é na área de Saúde.

O presidente do Vas-co, Eurico Miranda, usa argumento de índio neste episódio envolvendo o lado das torcidas no Ma-racanã. Diz que a tor-cida do Vasco deve ficar do lado direito pois assim o é desde a inauguração do es-tádio. Fosse assim os índios eram donos de tudo em nosso país,

Se você ainda não assistiu, sugiro muito a série House of Cards, cuja terceira temporada encerrou em abril. A série traz o submundo da política, através das ações do congressista Francis Underwood, que usa métodos nada republicanos para conseguir seus objetivos. A tra-ma é recheada de chantagens, trapaças, corrupção, acordos espúrios, ou seja, tudo que acontece no submundo da política. Apesar de ser uma série americana, ela espelha a política brasileira com uma niti-dez ímpar.

pois eles estão aqui antes mes-mo da colonização. Esse argu-mento de Eurico não vale num estado democrático regido por leis e contratos.

Clíst

enes

Car

los

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

Page 28: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

28

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

As fotos foram disponibilizadas pela autora exclusivamente para a revista _rn e estão

protegidas pela Lei dos Direitos Autorais, só podendo

ser reproduzidas com sua autorização expressa.

FOTOGRAFIA Brunno Antunes

Brunno Antunes

_rnBEM

NAFOTO

/brunno.antunes.5

É uma série de fotos pensa-da em “brincar”, com as lu-zes do movimento da Cidade de Veneza, com a técnica de baixa velocidade e criando al-guns efeitos de “fantasmas”, e “risco n’ água” com o mo-vimento dos barcos cortando os canais veneziense. Veneza parece ser duas cidades, uma durante o dia com sua correi-ra diária de barcos, lanchas, navios, e até mesmo gôndu-las. E uma outra cidade quan-do chega a noite, com suas luzes, reflexos, musicas e can-tinas criando um maravilhoso clima romântico.

Luzes de Veneza

Page 29: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

29

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

Page 30: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

[email protected]

O Governo do Estado quer seus servidores de volta. Pelo menos é o que consta nos decretos publicados nessa quinta-feira (25) no Diário Oficial.

Assinado pelo governador Robin-son Faria (PSD), o decreto Nº 25.302 determina o retorno dos profissio-nais de saúde que integram o Qua-dro de Pessoal da Secretaria de Estado e da Saúde Pública (Sesap) cedidos aos poderes Legislativo, Ju-diciário, Ministério Público e Tri-bunal de Contas.

Os profissionais deverão retornar para o órgão de origem em prazo de 30 dias a partir da publicação do documento. O cumprimento do decreto ficará a cargo da Sesap que deverá providenciar o retorno dos profissionais de saúde aos órgãos em que se encontravam lotados an-tes da cessão. O decreto não se apli-

ca aos profissionais de saúde que estejam trabalhando em unidades municipalizadas de saúde ou cedi-dos para ocupar no órgão cargo de comissão cujas atribuições sejam comprovadamente de chefia, dire-ção ou assessoramento.

Já o decreto nº 25.303 define o retor-no de policiais e bombeiros milita-res cedidos ao Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público, Tribunal de Contas e mu-nicípios. Os militares têm prazo de 30 dias para retornarem a sua cor-poração de origem, como determi-na o documento assinado também pela secretária de Segurança e De-fesa Social, Kalina Leite, e pelo se-cretário de Planejamento e Finan-ças, Gustavo Nogueira.

Com a medida, cerca de 240 poli-ciais militares devem retornar aos seus comandos de origem. Segun-

do a Sesed, esse número pode di-minuir, devido aos casos de profis-sionais que estão para se aposentar e outros que foram afastados por motivos de doença. Quem não se apresentar pode ter o salário blo-queado.

Ao retornarem aos seus postos, os policiais serão submetidos a uma avaliação para averiguar se estão aptos para irem direto para os tra-balhos de rua ou se precisarão pas-sar por curso de nivelamento.

As instituições ainda não se mani-festaram sobre o assunto.

Sindicato diz que convocação é insuficiente

Para o Sindicato dos Servidores na Saúde-Sindsaúde/RN, a convoca-ção é insuficiente diante do enor-me déficit existente nos hospitais e

30

Governo determina retorno de servidores

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnESTADO Da REDAÇÃO

Page 31: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

unidades do estado, que hoje seria de, no mínimo, 3.416 servidores. O cálculo leva em conta o déficit até a última convocação de aprovados no concurso público de 2010 soma-do ao total de 1.416 exonerações, aposentadorias, vacâncias e faleci-mentos em 2014 até maio de 2015.

“Muitos aprovados chegaram a to-mar posse, mas deixaram o estado por causa da sobrecarga e da fal-ta de condições de trabalho, como medicamentos e insumos. No De-oclécio Marques, mais de 50 pro-fissionais de saúde recém nomea-dos deixaram o estado”, denuncia Simone Dutra, coordenadora-geral do Sindsaúde-RN.

A situação promete piorar. Segun-do outro levantamento fornecido pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) ao Sindsaúde, 2.778 servidores podem se aposentar ain-da neste ano. Ao todo, até o final do atual governo, 5.276 servidores da saúde têm previsão de aposen-tadoria, o que supera um terço da força de trabalho atual, em torno de 15 mil servidores.

Em greve há duas semanas, o Sind-saúde cobra o compromisso do governo de realizar um concurso ainda neste ano, além de garantir a convocação dos que foram aprova-dos em 2010 e que lutam na Justiça pela nomeação.

A Sesap prepara um relatório de Dimensionamento com o déficit em cada hospital e em cada catego-ria, a ser apresentado ao Sindsaú-de, como parte da negociação da greve.

_rn

Page 32: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

[email protected]

WORLDSKILL - O aluno Jackielyson André Ferreira Alves, do Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna (SENAI-Mossoró), que representará o Brasil na competição internacional de educação profissional, a Worldskills International, está em Louisville, Estados Unidos, de um simulado oficial de soldagem.

MUTIRÕES - O prefeito de Antonio Martins, José Júlio, vem provendo mutirões de cirurgias eletivas no município. Este ano, mais de 80 pessoas já foram beneficiadas. As cirurgias são realizadas todos os meses e beneficiam a população mais carente.

GOVERNADOR – O vice Fábio Dantas está governador do RN até este domingo (28). O titular, Robinson Faria, foi a Buenos Aires lançar um voo direto entre Natal e a capital portenha. Teve transmissão de cargo e tudo.

PHS - O presidente Nacional do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Eduardo Machado e Silva Rodrigues, estará em Mossoró neste final de semana, onde vai participar da plenária estadual da legenda e conhecer o Cidade Junina.

LIVROS - Articulação da CDL Mossoró, Associação Comercial e SindVarejo garantiu que o acervo da Coleção Mossoroense vá para o Museu Lauro da Escóssia, onde será disponibilizado para visitação pública.

FICA! - Decisão monocrática do desembargador Dilermando Mota, do TJRN, mantem o prefeito de Rafael Godeiro, Abel Belarmino de Amorim Filho, no cargo até o encerramento do processo que investiga suposto ato de improbidade, no que diz respeito à não aplicação do percentual mínimo dos recursos do FUNDEF na qualificação do pessoal do magistério.

32

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnGIRANDO POR ANA CADENGUE

AMOR NÃO SE ESCOLHE – “Adoção: Amor não se escolhe!” foi tema de audiência pública na Assembleia Legislativa. Na ocasião, o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira, propôs a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Adoção da Criança e do Adolescente.

Raya

ne M

aina

ra/A

ssec

omDIREITO DE IMAGEM - A Defensoria Pública do Rio de Janeiro obteve liminar que proíbe a divulgação de imagens de pessoas presas como suspeitas, a chamada “apresentação de presos”. Assim, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e as polícias ficam impedidas de convocar os veículos de comunicação e fazer a exposição dos presos, o que é considerado abuso de autoridade.

VOLÊI - Os ingressos para o amistoso entre as seleções de vôlei masculino de Brasil e Argentina começam a ser vendidos neste sábado (27) nas lojas Chilli Beans, Midway Mall, Natal Shopping, Norte Shopping e Praia Shopping, além da sede da AABB, e custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

Page 33: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

A Prefeitura de Natal convocou 117 aprovados em concurso público para os cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias.

A prefeitura de Luís Gomes contratou a Comperve da UFRN para a realização de concurso público.

Os servidores do município de Natal estão em greve e acampados em frente à prefeitura.

Mal foi empossado deputado estadual, Vivaldo Costa (PROS) anunciou que será candidato a prefeito de Caicó no ano que vem.

O deputado Albert Dickson (PROS) assumiu a vaga de Agnelo Alves na Comissão de Constituição e Justiça da ALRN.

O transporte escolar para a zona rural de Mossoró deve ser retomado no início de julho, após assinatura de convênio entre prefeitura e governo estadual.

Os procuradores do Estado continuam se articulando e pressionando o governo em busca de reajuste salarial para a categoria.

O município de Cerro Corá, na serra de Santana, se prepara para o seu Festival de Inverno, no início de agosto.

AÇÃO - O advogado Paulo Lopo Saraiva, professor Honoris Causa da UERN, propôs que a instituição entre com uma ação contra o Estado por descumprimentos do orçamento e para discutir os parâmetros da igualdade constitucional e a transparência do cálculo e da metodologia do teto.

ROUBO - Cerca de 150 metros de cabos de cobre e alumínio foram furtados da Ponte Newton Navarro, o que deixou parte do equipamento com as luzes apagadas. Só no ano passado, o roubo de equipamentos de iluminação pública gerou um prejuízo de pelo menos R$ 600 mil ao município de Natal, deixando ruas, avenidas e praças às escuras.

CORRIDA - Estão abertas as inscrições para a Corrida de Santana 2015. Quem desejar participar basta acessar os sites www.corridadesantanadecaico.blogspot.com.br ou www.acatletismo.com. A corrida será no dia 26 de julho, durante a Festa de Santana de Caicó. Mais informações: 99850-5980.

PARALISAÇÃO - Os guardas civis de Mossoró vão fazer uma paralisação de advertência nesta sexta-feira (26) no Mossoró Cidade Junina. A categoria aguarda que negociação salarial com a prefeitura.

SANTA RITAO Santuário de Santa Rita, em Santa Cruz, completa 5 anos nesta sexta-feira (26) e ganha de presente a iluminação do seu acesso. Será entregue com procissão.

HOMOFOBIA - O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, encaminhou ao STF um parecer que defende que a homofobia e a transfobia sejam classificadas como crime de racismo.

ESTALEIRO - O deputado Hermano Morais (PMDB) se recupera em São Paulo de cirurgia realizada nessa quinta-feira (25) nas cordas vocais.

Rapidinhas

SANT ANA - A 207ª Festa de Sant’Ana de Currais Novos, que acontece de 16 a 26 de julho, será lançada neste domingo (28) em frente à Igreja Matriz, logo após a missa.

Envie a notícia do seu município e participe da Revista _rn.

33

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnGIRANDO

Jorn

al d

e Ho

je

Page 34: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

O governo criou uma frente para ampliar e modernizar as centrais do Cidadão. Oremos!

O padre Reginaldo Manzotti vai se apresentar na Arena das Dunas no dia 8 de agosto para lançar o projeto Sintonia do Bem, da Rádio Rural de Natal.

O governador Robinson Faria decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), Dia de São Pedro.

Reunião da bancada federal com prefeitos para debater crise hídrica é adiada para 4 de julho em Caicó.

Pesquisa Consult/Marcos Dantas aponta que 43% dos parnamirinenses desaprovam gestão do prefeito Maurício Marques.

Os governadores do Nordeste voltam a se reunir dia 17 de julho, em São Luís/MA.

A tubulação da rede de abastecimento de água de Pau dos Ferros será substituída por uma com diâmetro de 60mm. Só vai ficar faltando a água...

Rapidinhas

PARABÉNS - Maior e mais antiga instituição pública de ensino superior do estado, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN completou 57 anos nessa quinta-feira (25). Com mais de 100 programas de pós-graduação e mais de 100 pedidos de patentes, registros e marcas, a instituição está presente em mais de 20 municípios do RN e de outros estados, por meio de cursos presenciais e a distância, contabilizando cerca de 42 mil alunos no ensino da graduação, da pós-graduação, na formação técnica e na educação infantil.

RECOMENDAÇÕES - O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) emitiu seis recomendações - às secretarias de Educação do Estado e do Município do Natal, ao Conselho Estadual de Educação e a três escolas particulares de Natal - para que seja respeitada a legislação atual e não se imponha limites ao número de alunos especiais nas turmas escolares.

INFOVIA - A FAPERN anunciou apoio ao projeto Seridó Digital, que prevê a criação de uma rede de comunicação de dados para interligar todos os municípios seridoenses, viabilizando a modernização da gestão pública e o fomento ao empreendedorismo.

"Sou um milagre da ciência. Hoje tenho apenas metade de mim. A outra metade os médicos já retiraram. Mas fiz um pacto com o Senhor Deus. Mesmo querendo ficar mais um pouco, apreciar suas belezas, curtir suas virtudes, serei o último a sair e a apa-gar a luz".

Agnelo Alves – Jornalista, deputado estadual, ex-senador e ex--prefeito de Natal e Parnamirim que faleceu no domingo (21) aos 82 anos em decorrência de uma infecção respiratória e das defe-sas baixas na luta contra um câncer de esôfago.

AnaCadengue

é jornalista

34

[email protected]

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

Arqu

ivo Tr

ibun

a do

Nor

te

GIRANDO

Page 35: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

Assinado pelo governador em exercício, Fábio Dantas (PCdoB), foi publicado na edição dessa quinta-feira (25) do Diário Oficial, o decreto que dá início ao proces-so de desapropriação do terreno vizinho ao Edifício Luciano Bar-ros, na rua Joaquim Fabrício, no bairro de Petrópolis.

O terreno, desejado pelo Tribu-nal de Contas do Estado para a construção de um estacionamen-to para a corte, deve acabar prota-gonizando uma acirrada disputa

judicial.

Segundo a comissão de morado-res do prédio, o decreto foi uma surpresa. Além disso, já existiria um projeto para a construção de uma área de lazer e ampliação do estacionamento do prédio, que seriam realizados no terreno em questão. “Esse planejamento sem-pre existiu. O que nos preocupa é que Governo do Estado jamais nos procurou para discutir sequer a venda do espaço. Nunca houve esse diálogo”, declarou uma mo-

radora à imprensa local.

O Governo do Estado emitiu nota afirmando que o pedido de de-sapropriação parte de uma soli-citação do TCE e a publicação do decreto é “um rito meramente pro-cessual e leva em consideração o interesse público da área em ques-tão”. A nota também explica que os recursos para a desapropriação serão de inteira responsabilidade do TCE, que já disponibilizou - em orçamento - a quantia de 900 mil reais para a empreitada.

De acordo com o decreto de de-sapropriação, após a declaração de utilidade pública os represen-tantes legais do TCE-RN poderão entrar no local. Contudo, somen-te após a consumação da desapro-priação ou a imissão da provisória de posse é que o terreno passará a ser administrado pelo tribunal.

Em março deste ano, a desapro-priação do terreno foi solicitada através de ofício assinado pelo pre-sidente do TCE, Carlos Thompson, ao governador Robinson Faria, e foi oportunamente assinada pelo vice Fábio Dantas que já declarou mais de uma vez que deseja uma vaga na corte que almeja o terre-no.

O vice-governador Fábio Dantas as-sumiu o cargo de governador nesta quarta-feira (24)

[email protected]

ACONTECE Da REDAÇÃO

Desapropriação de terreno deve acabar na Justiça

35

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

Trib

una

do N

orte

Page 36: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

As três palavras definem, retratam, o que está acontecendo por esses dias no Brasil brasileiríssimo.

Má-fé, intolerância e sacanagem.

Tudo junto, misturado.

Ações e reações diárias, quase per-manentes, vindas principalmen-te da grande mídia que não quer, não aceita, não tolera e não admite o governo petista que há 13 anos vem mudando este país.

Vale tudo, danem-se os bons cos-tumes.

A Folha de S.Paulo, por exemplo, que há tempos se transformou em porta-voz diário da direita mais reacionária que já se viu por aqui, perdeu de vez as estribeiras na in-cessante luta para culpar Lula e afastá-lo da vida política nacional.

Agora há pouco, em uma manche-te, estampou que um ex-diretor da Odebrechet “ligado a Lula” conti-

nuará preso.

O cidadão nada tem a ver com o ex-presidente da República, como se lê na matéria que a própria Fo-lha publica.

Não importa a verdade, foda-se a realidade.

Veríssimo, o Luiz Fernando, es-creveu sobre o tema e vale a pena citá-lo. O ódio ao PT, aos petistas, ultrapassa os limites.

Má-fé, intolerância e sacanagem

36

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnPINGA FOGO POR LUIS FAUSTO

Page 37: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

Abro aspas para o filho do Éri-co:

“A deterioração do debate po-lítico no Brasil é consequência direta de um antipetismo justi-ficável, dado os desmandos do próprio PT no governo, e de um ódio ao PT que ultrapassa a ra-zão. O antipetismo decorre, em partes iguais, da frustração sin-cera com as promessas irreali-zadas do PT e do oportunismo político de quem ataca o adver-sário enfraquecido. Já o ódio ao PT existiria mesmo que o PT ti-vesse sido um grande sucesso e o Brasil fosse hoje, depois de 12 anos de pseudossocialismo no poder, uma Suécia tropical. O antipetismo é consequência, o ódio ao PT é inato. O antipetis-mo começou com o PT, o ódio ao PT nasceu antes do PT. Está no DNA da classe dominante bra-sileira, que historicamente der-ruba, pelas armas se for preci-so, toda ameaça ao seu domínio, seja qual for sua sigla.

É inútil tentar debater com o ódio exemplificado pela reação à en-trevista do Jô e argumentar que, em alguns aspectos, o PT jus-tificou-se no poder. Distribuiu renda, tirou gente da miséria e diminuiu um pouco a desigual-dade social — feito que, pelo me-nos pra mim, entra como crédito na contabilidade moral de qual-quer governo. O argumento se-ria inútil porque são justamente estas conquistas que revoltam o conservadorismo raivoso, para o qual “justiça social” virou uma senha do inimigo.

Tudo isto é lamentável mas ir-relevante, já que o próprio Lula parece ter desesperado do PT. Se é verdade que o PT morreu, uma tarefa para investigadores do futuro será descobrir se foi suicídio ou assassinato. Ele se embrenhou nas suas próprias contradições e nunca mais foi visto ou pensou que poderia ser a primeira alternativa bem--sucedida ao domínio dos do-nos do poder e acordou um dia com um tiro na testa?”

Fecho aspas e vou ao site de Cynara Menezes, a Socialista Morena que escreve como gen-te grande.

“Em tempos de salva-se quem puder no jornalismo”, diz ela, “muita gente está descobrindo uma maneira de sobreviver e de ter algum sucesso na vida: virando um reaça feroz e pu-blicando barbaridades nas re-des sociais. Não, não é que os alpinistas de direita não sejam de direita de fato. Sim, eles são. Mas não custa exagerar para ganhar uns trocados, não é mesmo? Ainda mais quando se chega a certa idade e o que se tem pela frente é o ostracis-mo…”

É o que está ocorrendo neste país cada vez mais reacionário, perigoso.

Tem gente que não vê, não lê, não entende.

E é aí que mora o perigo...

Morreu o velho Neco, o Ag-nelo Alves que encontrei na Tribuna do Norte no meu começo jornalístico. Uma fi-gura simpática, interessante. Um jornalista de faro. Políti-co? Nem tanto. A esse perso-nagem eu tinha restrições.

Me impressiona, repito e rei-tero, o marketing faceboquia-no do prefeito mossoroense Silveirinha, o Odorico do Oes-te. Dia sim e outro também lá está ele, postando fotos e mais fotos de uma cidade de-verasmente bonita, asseada, linda de se ver e de se viver. Pura ficção, claro. Mas vai que cola...

Deputado federal sabe-se lá como, Rogério Marinho, tuca-no de bico grande, anda cus-pindo fogo contra o governo de Dilma Rousseff. Há alguns dias subiu a tribuna da Câma-ra para atacar a presidente pelo apoio e amizade à Vene-zuela, onde ele diz haver uma ditadura ferrenha. Tem me-mória curta, o gajo de Natal. Se fosse esperto, lembraria de seu avô Djalma que du-rante anos e anos serviu à di-tadura militar que existiu no Brasil.

Luis Fausto é jornalista

[email protected]

37

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnPINGA FOGO

Agnelo

Silveirinha

Rogério

Page 38: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

A praça Pedro Velho, mais conhe-cida como praça Cívica, em Petro-pólis, também pode ser chamada de praça das delícias. Até domingo (28), o logradouro está ocupado com o Festival Gastronômico Junino e oferece os sabores mais verdadeiros do Nordeste junino e as sonoridades que embalam as tradições musicais do período.

Das 18h até 0h, haverá variada pro-gramação para crianças e adultos, com muitas tendas de restaurantes para degustar e conversar, bares e quiosques com variado cardápio re-gional e também de outras culturas, oficinas e palestras ao vivo na Cozi-nha Show, coreto com muito forró pé de serra, apresentações de qua-

drilhas juninas e boa música local, e ainda uma tenda orgânica com pro-dutos da agricultura familiar para degustação e compras.

Nesta sexta (26), quem estará ani-mando o coreto são As Nordesti-nas e o cantor e compositor Fabiano Barbosa. No sábado 27, Arleno Fa-rias e banda traz sua cantoria nor-destina, seguido de Jaina Elne. O domingo tem Jarbas do Acordeon e Forró Meirão (formado por músicos do antigo Meirinhos do Forró).

Na praça, estarão com estandes os estabelecimentos da Cozinha da To-toia, Blackitchen, Cachaçaria Om-bak, Papillon, tenda dos vinhos e embutidos, Tenda dos drinques, Bar

294, A Cozinharia, Paçoca do Pilão, Ateliê Culinário da chef Ítala Selda, Edi do Aracajé, Mediterrâneo Bu-ffet, Mise en Place, Doceria Sweet cake, drinques, Ana Lima Tapioca-ria, Temakeria Go!, Curva do Ven-to, Empório Bonal, Leo dos Caldos e tenda de comida de milho, entre outros. Este ano, a produção plane-jou mais de um ponto para compra de pratos típicos de milho e doces locais.

O evento tem entrada franca e con-ta com patrocínio da Prefeitura do Natal pelo Programa Djalma Mara-nhão de Incentivo à Cultura, Uni-med Federação, Banco do Brasil, Natal Veículos/Espacial e Arituba Turismo.

Festival Gastronômico Junino segue até o domingo na Praça Cívica

[email protected]

GASTRONÔMIA

TRIB

UNA

DO N

ORTE

38

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnEVENTOS Da REDAÇÃO

Page 39: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

Cozinha Show

Este ano, o Festival Junino estreia sua Co-zinha-Show, uma tenda com ampla pla-teia onde serão realizadas várias oficinas gastronômicas. O chef Ângelo Medeiros, professor e pesquisador do Senac Barrei-ra Roxa, fará uma releitura moderna de um São João em família; a chef cozinheira Dona Adalva, do Paçoca do Pilão, vai en-sinar a fazer a famosa paçoca de carne de sol original que encantou chefs do mundo todo. A pesquisadora e chef Adriana Lu-cena promete mapear a história da cultura junina no Brasil, e a chef do Senac, Elizabe-th Assunção, vai ensinar modos de fazer a canjica de milho verde tradicional.

O chef Fernando Gomes da Eloi Chaves vai ensinar a preparar uma mousse de tapioca e crocante de castanha, e o casal Kize San-tos e Juliana Barros do Meu Barraco Bistrô, vão preparar Boteco de São João; Rodrigo Santana prepara um Baião de dois moder-no e o festival ainda recebe os top chefs , o uruguaio Francisco Gasteasoro Belzarena, e do francês François Schimitt, além de es-tudantes de gastronomia e técnicos do Se-nac/Barreira Roxa e UnP – Universidade Potiguar/Laureate. Este ano, o cerimonial da Cozinha-Show será do chef Gabriel Ca-milo.

As geleias artesanais da sabores nativos como mangaba e jaca; mel de abelha e cas-tanhas orgânicas; hortaliças cultivadas sem qualquer fertilizante químico ou defensivo industrial; e frutas regionais orgânicas de-sidratadas. Estes são alguns produtos dife-renciados produzidos pela agricultura fa-miliar no Rio Grande do Norte, que estarão em exposição. Representando essas igua-rias estão a Sabores da Vivenda (geleias nativas), Quinta Santa Rita (hortaliças), e as novidades Terra Firme (Mel e Castanhas orgânicas) e Sabor do Sol (frutas desidrata-das).

• SHOWSQuinta, 25:Das 18h a 0h: Forró NaManha, Raimun-do Flor e Forró Legal

Sexta, 26 :Das 18h a 0h: Fabiano Barbosa e As Nordestinas

Sábado, 27:Das 18h a 0h:Arleno Farias e Jaina Elne

Domingo, 28:Das 18h a 0h: Jarbas Do Acordeon e Forró Meirão (Meirinhos do Forró)

• PROGRAMAÇÃO GAS-TRONÔMICACozinha Show (oficinas e palestras ao vivo)

Dia 26 (sexta-feira)20h - Chef Kize Santos e Chef Juliana Barros: “Meu Buteco de São João”

21h30 - Chef Fernan-do Gomes (Eloi Chaves): “Mousse de tapioca ao caramelo e crocante de

castanha”

22h30- Chef Francisco Gasteasoro: “Oficina Sa-bor do Saber”

Dia 27 (Sábado)18h - Chef Adriana Luce-na: Palestra e oficina “Co-mida e Cultura Junina”

19h30 - Chef Rodrigo Santana: Oficina “Ver-são moderna do baião de dois”

20h30 Chef Ângelo Me-deiros: Oficina “Releitura contemporânea de um São João em Família”

22h - Chef François Schi-mitt: “Oficina La Minuta”

Dia 28 (Domingo)18h Oficina infantil com alunos de gastronomia do Senac: “Oficina Sur-presa”

20h – Encerramento ofi-cina especialChef Dona Adalva: “Paço-ca de carne de sol”

PROGRAMAÇÃO

39

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnEVENTOS

Page 40: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

40

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

_rnagenda

02606SEXTA-FEIRA

Page 41: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

Anjo45 Bar Café, Ribeira – 22h

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

2706SÁBADO

AGENDA

Page 42: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

42

26JUNHO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

2806DOMINGO

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte dá prosseguimento ao proje-to de incentivo à leitura “O Escritor vem ao Parque”, que acontece to-dos os domingos na biblioteca, a partir das 16 horas. E neste domingo (28), o Parque vai respirar poesia, amor e os leitores vão poder con-versar com a jornalista Glácia Marillac, que lançou seu primeiro livro “O Amor é...- 108 poemas para simplificar a vida” recentemente.

AGENDA

Page 43: Revista _rn 32 - 26JUNHO15
Page 44: Revista _rn 32 - 26JUNHO15

44