revista _rn 14 - 20fev015

38
Issuu para Android Issuu para iOS BAIXE O APP

Upload: revista-rn

Post on 08-Apr-2016

235 views

Category:

Documents


13 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 2: Revista _rn 14 - 20FEV015

2 | 20 de fevereiro de 2015 | _rn

Page 3: Revista _rn 14 - 20FEV015

10 Túlio Ratto

13 Sávio Hackradt

Ana Cadengue

18 Tio Colorau

29 Raildon Lucena

34 Luis Fausto

FotografiaVendo o mundo com olhar fotográfico

Por ElasYASMINE LEMOSTudo de mim

ENTREVISTALAHYRE ROSADO NETOMossoró de muito oba-oba e pouca efetividade.

Girando

Capa SECA: navegando num mar de lágrimas

ESPECIALNatal se consolida como polo carnavalesco

Carnaval Multicultural

A cor do ano

Cinéfilos de Natal vão se reunir para acompanhar o Oscar

A hora do pesadelo

05 #EDITORIAL

Boquinhas famintas

11 #TUITADAS

20 #CHARGISTA BRITO

21 #ARTIGO

Só não vê quem não quer

32 #TECNOLOGIA

36 #AGENDA CULTURAL

Diz aí!

Cyrus Benavides

_rnA Revista _rn é uma publicação da BEEP! Comunicação

Rua Antônio Madruga, 2009 - NatalCNPJ. 18.559.813.0001-81

A Revista _rn não se responsabiliza por conceitos emitidos nos artigos assinados.

www.revistarn.com.br/revistawebrn /revista_rn /revista_rn 84 9143-6757

3 | 20 de fevereiro de 2015 | _rn

30

confira

n° 14 | 20 de FEVEREiro de 2015

26 27

14

22

1606

Page 4: Revista _rn 14 - 20FEV015
Page 5: Revista _rn 14 - 20FEV015

Começou o ano. Ano já velho, cheio de vícios de outrora. Mas, agora sim, ‘a porca torce o rabo’; ‘Primeiro o bucho, depois o luxo’. ‘o bicho vai pegar’;

Mas, ‘antes tarde do que nunca’. Né verdade?

Inúmeros adágios se encaixariam perfeitamente na abertura desse texto para retratar esse momento pós carnaval dos potiguares. Pois, agora, chegou o momento das cobranças - que serão muitas.

Vereadores já colocam as “cabeças de fora” nas redes sociais e partem para críticas aos administradores em suas respectivas cidades. Alguns deputados da oposição passaram o carnaval ensaiando discursos mais, digamos, calientes.

Nossa classe política está preocupada, com razão. O que se ver fluir bastante nesse já velho ano de 2015 é o trabalho do pessoal do Diário Oficial – e a nomeação de parentes e aderentes nos quatro cantos do Estado. Parentes em primeiro lugar, óbvio.

O risco de uma estafa é grande para esses ‘atualizadores’, pois as “boquinhas estão famintas”.

Historicamente, no geral, o primeiro ato do administrador ao chegar no poder é nomear a esposa para algum cargo pomposo. Não ficam de fora da lista as figuras da mãe, irmão, primo,

cunhado, tios, gatos, papagaios, cachorros...

No RN não é diferente. A nomeação de parentes para cargos públicos na plaga é inerente aos nossos caríssimos gestores. Seja em níveis estadual ou municipal. Ou em ‘cruzamentos.

No decorrer desses dias carnavalescos, surge mais uma premiação do PSD - Partido Social Democrático – para Mossoró, quando o prefeito Francisco José Jr. indica a sua mãe para a diretoria do Hospital Regional Tarcísio Maia.

É cam-pe-ão! É cam-pe-ão! Com todo respeito, senhoras e senhores, é fácil perceber que o prefeito está usando seu prestígio para empregar sua genitora.

É nepotismo? Não. É da sua conta? É. Você, nós pagamos por isso.

E quantas e quantas vezes pagamos caro demais sem pestanejar? Sequer um ai?

Vale lembrar que ‘na falta dum grito, morre um burro no atoleiro’.

Boquinhas famintas

EDITORIAL _rn

[email protected]

#opiniao

5 | 20 de fevereiro de 2015 | _rn

Page 6: Revista _rn 14 - 20FEV015

ENTREVISTA _rn

Lahyre Rosado Neto é vereador em seu segundo mandato na cidade de Mossoró-RN. Nesse bate papo, o edil comenta seu trabalho na Câmara, fala que espera ver cumpridas as promessas de campanha pelo governo estadual e avalia a administração do prefeito Francisco José Jr. Segundo o vereador, ‘apesar de contratos milionários com empresas, que até tem parentes dele como sócios, você observa que a saúde de Mossoró está um caos’.

Mossoró de muito oba-oba e pouca efetividade

THUA

N F

ÉLIX

6 | 20 de fevereiro de 2015 | _rn

LAHYRE ROSADO NETO

Page 7: Revista _rn 14 - 20FEV015

LAHYRE ROSADO NETO_rn

Como você analisa a gestão do vereador Francisco Carlos e o que espera de Jório Nogueira como presidente da Câmara de Mossoró?

Francisco Carlos deu muita vi-sibilidade à Câmara. Inegável. Entre outras, fez o debate para a reforma da Lei Orgânica. Re-almente a questão da visibilida-de foi grande. Porém, ele mesmo disse em entrevistas, que deixa-va um déficit de cerca de meio milhão de Reais para ser resolvi-do na nova gestão. Preocupante. Ainda estamos vendo do que se trata esse déficit; de que é esse saldo devedor, para unirmos for-ças com o presidente corrigindo os erros que por ventura exis-tam.

Você considera isso um proble-ma pequeno ou grande para que Jório desate esse nó – levando em consideração a estrutura da Câmara de Mossoró?

Um problema de meio milhão de Reais não é um problema peque-no. Independente do tamanho do orçamento: seja na prefeitura, seja na presidência da repúbli-ca. O problema é grande. Ago-ra, o mais importante é que haja transparência. Francisco Carlos, com relação à transparência to-mou uma atitude muito impor-tante: colocar no ar o Portal da Transparência. Na primeira vez em que Francisco José Jr foi presi-

dente da Casa ele prometia mui-to dar transparência, colocar no ar o Portal, mas nunca fez, nun-ca colocou. Nesse sentido, Fran-cisco Carlos, mesmo cumprindo um mandato tampão, colocou. Mas acho que seria importan-te Jório dar mais transparência, para que os vereadores e a so-ciedade possam contribuir com uma melhor eficácia no legisla-tivo municipal.

É histórico a interferência do poder executivo no legislativo. Em Mossoró, particularmen-te, já se viu prefeito(a) ‘ganhar’ apoios inclusive de opositores ferrenhos. O atual prefeito tem interferido na Câmara?

Francisco José Jr. foi eleito ve-reador em 2013 por uma coliga-ção. Antes mesmo de assumir o

mandato, ele já estava do outro lado – não sei lhe dizer se ele foi cooptado por Cláudia Regina ou se ele cooptou Cláudia Regina. Conseguiu vinte – dos vinte e um votos – para ser o presiden-te da Câmara naquele momento. Depois assumiu como prefeito interino. Nessa fase todos os ve-readores, inclusive eu, nos colo-camos à disposição para ajudar o município naquele instante. Passado a eleição suplementar, a oposição ficou com sete vereado-res e logo em seguida o presiden-te Francisco Carlos manifestou que também ficaria na oposição – mesmo tendo sido eleito presi-dente com o apoio de Francisco José. O fato é que hoje, os vere-adores do PMDB Alex Moacir e Izabel Montenegro foram para a base do governo. Nesse momen-to, na oposição: eu, Tomaz Neto,

7 | 20 de fevereiro de 2015 | _rn

Page 8: Revista _rn 14 - 20FEV015

LAHYRE ROSADO NETO_rn

Vingt-un Neto, Genivan Vale, Lucélio e Francisco Carlos. Dá pra fazer muito pou-co com esse número na oposição. A banca-da governista é comandada, liderada pelo soldado Jadson. Um vereador competen-te, que tem estudado bastante o regimen-to interno. Tem feito tudo da forma que o executivo deseja. Eficiente. Isso mostra a inf luência do prefeito. Mas, isso existe na Assembleia Legislativa, Câmara dos depu-tados... Se olhar, Robinson elegeu três de-putados estaduais, me diz quantos já estão do lado dele? Faz parte.

Como você analisa a gestão de Francisco José Jr.?

É muito oba-oba. Pouca efetividade. Há mais de um ano que o prefeito fala sobre a imagem de Santa Luzia e até hoje não foi colocado uma pedra sequer. O prefeito ado-ra falar sobre saúde, que está uma maravi-lha. Apesar de contratos milionários com empresas, que até tem parentes dele como sócios, você observa que a saúde em Mos-soró está um caos. Na Casa de Sáude Dix--sept Rosado, por exemplo, havia 90 leitos de obstetrícia. Hoje, depois da intervenção, só trinta funcionam. A prefeitura vem fe-chando UTI adulto e NEO. Veja o que vem acontecendo atualmente. O atendimento básico é muito ruim. O prefeito fala muito ter revolucionado Mossoró com a BIC, que é base integrada comunitária, que nem foi ideia dele, e sim de Cláudia Regina. E apesar de tanto oba-oba, 2014 foi o ano mais violen-to da história de Mossoró, o maior número de homicídios já registrado. Não se pode sair dizendo que está uma maravilha. Se olhar para a qualificação de mão-de-obra, para obras estruturantes... Por exemplo, no final do ano, a única obra que existia na ci-dade, além do tapa-buracos, era a calçada

8 | 20 de fevereiro de 2015 | _rn

Page 9: Revista _rn 14 - 20FEV015

LAHYRE ROSADO NETO_rn

do cemitério. Que inicialmente, tinha um orçamento de R$ 250 mil, passando para R$350 mil. Acho que precisa deixar de oba--oba, de demagogia e começar a trabalhar, pois a população está sofrendo com a falta de serviços.

E o governo de Robinson Faria?

Espero que ele cumpra o que prometeu. Que atenda os anseios da população. O Estado passa por sérias dificuldades e quem sofre com isso na verdade não é o governante, quem so-fre é o povo. Espero que Robinson possa ao menos cumprir o que prometeu na campanha política.

Qual o nome do grupo em 2016?

Já? 2016? Olha, o nosso gru-po vai participar da campanha. Não há definição de nome. Ain-da é cedo. Mas, o nosso grupo tem dois vereadores na Câmara, tivemos a mais votada em Mos-soró para deputado estadual e a mais votada pra federal, Larissa e Sandra, mostrando a lideran-

ça delas aqui na cidade. Infeliz-mente, devido a uma conjuntura no restante do Estado, elas não conseguiram renovar os man-datos, porém, em Mossoró, fo-

ram as mais votadas e nós te-mos certeza que participaremos da eleição de 2016. Os amigos que acreditaram nelas em 2014, claro, estarão conosco em 2016 também.

Circula nos jornais e blogues do

nosso Estado a notícia de um entendimento para 2016 entre o seu grupo para uma composição com o grupo da ex-governadora Rosalba Ciarlini?

Não existe. Olha, tem tanta coisa que a gente vê nesses blogues e jornais que não acontece... Na verdade, a gente sabe que quem gosta de política, quem escreve sobre polí-tica, quando está escasso de notícias, se especula. Não quero dizer que isso está errado. Não. Mas, o fato é que não houve re-aproximação, não houve conversas nesse sentido. E se tiver, a população vai saber porque acho que política tem que ser feita com muita transparência e honestidade. Então, se os grupos das deputadas Larissa e Sandra e o da

ex-governadora Rosalba re-solverem conversar, chegar a um entendimento, que para Mosso-ró seria melhor essa união, com certeza a população será ouvida, os amigos serão ouvidos, nos-sos eleitores serão consultados. Mas, até hoje nada nesse sentido ocorreu.

9 | 20 de fevereiro de 2015 | _rn

https://www.facebook.com/lairinhohttps://www.twitter.com/lairinho

Page 10: Revista _rn 14 - 20FEV015

FollowSiga o twitter da Revista _rn (@revistarn ) e tenha o seu tweet – destacado nas páginas da publicação. Estamos de olho.

CMMO presidente da CMM, Jório Nogueira, disse que os edis têm o compromisso de ajudar Mossoró. É justo.

MossoróA Câmara Municipal de Mossoró iniciou hoje os trabalhos legislativos em 2015 com leitura da Mensagem Anual do prefeito Francisco José Jr.

O prefeito do Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), deve estar todo ancho, feliz com o sucesso alcançado pelo Carnaval Multicultural – como denominou a prefeitura – para a folia de momo na capital. Sucesso absoluto nos polos. Ótimas atrações e shows tranquílos com a participação e engajamento maciço do povo.

Daqui, o nosso reconhecimento e o desejo que se ajuste no próximo ano a questão do horário. No polo Ponta Negra, por exemplo,

teve show com até uma hora e meia de atraso - único motivo da reclamação de turistas e dos próprios natalenses.

Outra coisa é o que diz respeito ao xixi. Banheiros químicos fazem falta – e muito - no trajeto dos blocos carnavalescos. Mijar no meio da rua é pra poucos corajosos. Além de sem vergonha e sebosos. Mas tem hora que não dá para suportar. O porco fala mais alto.

VergonhosoDa bandas de Mossoró, chega-nos a informação de que o tenente Styvenson ficou ‘de favor’ na casa de uma parente do chefe do Detran local e pagou do próprio bolso a alimentação nesse período de carnaval em que permaneceu na região com a fiscalização da Lei Seca. Não é possível que algo desse tipo ocorra em um governo que alardeou que essa gestão seria conhecida como a da segurança. Enquanto isso, o autor da frase, governador Robinson Faria (PSD), estava no Rio de Janeiro no bem bom. Folga merecida, né? Da Marquês de Sapucaí para o mundo.

Eu, não!Gostaria de avisar que eu não faço parte da lista de brasileiros que usaram contas secretas no HSBC da Suiça. Podem vasculhar. Mas, dizem, que aqui mesmo no RN, tem gente com o c... na mão – com medo que divulguem a lista.

Carnaval Multicultural

TÚLIO RATTO [email protected]

#opiniao #notas

10 | 20 de fevereiro de 2015 | _rn

Page 11: Revista _rn 14 - 20FEV015

TUITADAS _rn

SIGA-NOS NO TWITTER: @revista_rn

#redesocial #variados

11 | 20 de fevereiro de 2015 | _rn

Page 12: Revista _rn 14 - 20FEV015

12 | 20 de fevereiro de 2015 | _rn

Page 13: Revista _rn 14 - 20FEV015

A receita para o desmantelo está pronta: economia em declínio e as relações políticas entre governo e con-gresso no fio da navalha. É o receituário para tensão em todos os 365 dias do ano. É olhar para o horizonte e a cada dia ver um tom de cinza diferente.

O “petrolão”, ao atingir a maior empresa brasileira, a Petrobrás, e as maiores empreiteiras do país já fez um estrago sem tamanho. As empreiteiras que estão com seus principais dirigentes presos começaram a vender ativos e a demitir funcionários – alguns milhares já foram demitidos este mês de fevereiro pelas grandes empreiteiras que estão com suas obras públicas para-lisadas.

Por seu lado, o governo federal, acuado, não apresen-ta caminhos que possam resgatar a imagem da Petro-brás e não faz nenhuma iniciativa no sentido de, pelo menos, garantir investimentos mínimos que o Brasil precisa para avançar na sua infra-estrutura.

As projeções para o Brasil este ano pioram semanal-mente a uma velocidade absurda.

No meio desse vendaval na economia e na política, es-tamos todos nós; e ainda mais no centro estão os faná-ticos político-partidários, jogando pedras uns nos ou-tros, como se os argumentos e contra-argumentos de lado a lado apresentassem alguma solução para a grave crise que estamos vivendo. Mas as agressões mútuas não passam de manifestações de visões xiitas, sem em-basamento ou seriedade; são pernadas em uma guerra em que todos estão cegos atirando ao léu.

Por essas e outras, parece que cor de 2015 é mesmo cinza. E, a continuar nesse ritmo, esse tom pode até ficar mais escuro e piorar o ambiente econômico e po-lítico do país.

Cores e alegria só mesmo no carnaval. O cinza está tomando conta do horizonte do Brasil.

Sávio Hackradt é [email protected]

_rn DA JANELA... #crisegrande #desmantelo #vendaval #basta

13 | 20 de fevereiro de 2015 | _rn

Se no cinema a cor é cinza com os seus “50 tons de cinza”, fil-me que está levando milhares de pessoas em todo o mundo para as salas de projeção, na vida real, aqui no Brasil, parece que a cor do ano será também cinza. Pelo menos é o que se pode deduzir da política e da economia do país.

O ministro da fazenda, Joaquim Levy, disse em Nova York, essa semana, em reunião com empresários, que o Brasil não deverá ter um PIB positivo. Isso significa que vamos ficar sem crescer, portanto, sem gerar riquezas, empregos e de-senvolvimento. Um ano cinza, na melhor das hipóteses, com crescimento zero.

Na política, a cor que se apresenta também é cinza. O gover-no federal, perdido mais do que cego em tiroteio, conseguiu a proeza de perder toda a influência na Câmara dos Depu-tados, quando o PT, partido da presidente Dilma, ficou fora da mesa diretora daquela casa legislativa e deve ficar fora das principais comissões. O presidente da Câmara dos Depu-tados, deputado Eduardo Cunha, mesmo sendo do PMDB, partido que tem o vice-presidente da República, não demons-tra a mínima simpatia pelo governo da presidente Dilma.

A cor do ano

Page 14: Revista _rn 14 - 20FEV015

Seca: navegando num mar de lágrimas

CAPA da Redaçã[email protected]

14 | 20 de fevereiro de 2015 | _rn

Page 15: Revista _rn 14 - 20FEV015

A crise hídrica que assusta o país não é ne-nhuma novidade para os nordestinos. Com temperaturas elevadas e escassez e irregu-laridades de chuvas, o Rio Grande do Norte não foge à sina do semiárido quente e sabe muito bem que não basta rezar para se ter água farta. Bom, se não sabe, deveria.

Vivendo a pior seca dos últimos 100 anos, o que se vê por aqui é muito despreparo para lidar com as características da terra. Há muito usada como uma lucrativa e elei-toreira indústria, a estiagem desses últimos anos tem mostrado que não dá para brin-car com a natureza, nem com a vida de mi-lhares de pessoas. Com a falta de planejamento e má gestão de prefeituras e governos, o desmatamen-to e alterações climáticas, o pesadelo da falta de água já se faz sentir no cotidiano da maioria da população potiguar. Racio-namento, caminhões-pipa, apagões, pro-testos... Já deu para notar que esperar pela chuva não é solução.

Depois de uma passagem insípida, incolor e inodora à frente da Secretaria de Recur-sos Hídricos, o agora governador Robin-son Faria declarou recentemente que o que mais preocupa hoje é “o colapso da falta d’água”. Correndo atrás de um prejuízo pra lá de grande, Robinson se reuniu nessa quinta-feira (19) com reitores de diversas instituições de ensino superior e solicitou apoio para a construção de um Diagnósti-

co e Planejamento para os Recursos Hídri-cos do Estado.

“A falência hídrica no Brasil é um fato. Diante dessa situação, estamos tentando nos antecipar (sic) e é de extrema impor-tância que haja a participação das Univer-sidades nesse processo”, disse o governa-dor. Falar em antecipação a essa altura do cam-peonato parece brincadeira, mas não é. Os políticos parecem ter essa incrível capaci-dade de zerar sua responsabilidade a cada novo mandato ou nova posição no tabulei-ro do poder. Dessa forma, antigos governis-tas - hoje na oposição – cobram soluções e comissões para se estudar a seca, acompa-nhar ações e qualquer coisa que possa ren-der cinco minutos na mídia ou um punha-do de votos. Se der água, melhor ainda.

Com a maior parte de seus reservatórios secos ou com níveis absurdamente baixos, a maioria das autoridades só fala em ra-cionamento. Outros preferem cavar poços. Há os que falem em combater o desperdí-cio. Buscar soluções a longo prazo ou mes-mo uma feliz e profícua convivência com o nosso clima ainda parece meio utópico.

Sem água para beber, cozinhar ou tomar banho, com plantações e rebanhos destru-ídos pela seca, o povo observa seus gover-nantes navegarem a toda vela num verda-deiro mar de lágrimas.

“São José, rogai por nós!”.

_rn #crise #descerdopalanque #semagua #valei-mesaojose

15 | 20 de fevereiro de 2015 | _rn

Page 16: Revista _rn 14 - 20FEV015

POR ELAS Por Yasmine Lemos_rn

E você não me deixa livre, embora seu princípio seja a liberdade. As palavras, as próprias que me manda gritar, podem ferir e as que falam de amor podem assustar. E eu amasso e macero minhas dores e alegrias como se pisa na uva, a mesma do vinho, que saúda e traz saudade, que despe o corpo, acalenta o espírito e filtra meus sonhos, e meu riso solto é preso na dança da brincadeira de acreditar por querer ser feliz.

E você não me deixa, sou serva que sinto logo sua presença, você

poesia, que queima a garganta quando necessito explodir e da minha boca nada sai, só escrevendo consigo voar, e assim me quebro e lhe remonto, pois somos um, e das lágrimas também sou pranto de alegria.

E vem você me desafiar com a mesma força, porque todos os dias são seus, poesia. Talvez por me despir a alma, ouvir meus choros, sorrisos, gargalhadas soltas.

Guarda meus segredos mais secretos e joga no papel e me

expõe. Sua cumplicidade tão necessária e fajuta, preciso que você não fuja de mim.

Você é poesia, é papel , é pena que desliza pelo meu corpo,entre os dedos como corrente de energia que exorciza meus maus, que me traz todos os bens .

Se sou forte você se enfraquece, se sou frágil você se agiganta e me faz rasgar a máscara, a roupa ,a capa porque a poesia me quer e nela tudo de mim.

Tudo de mim

[email protected]

16 | 20 de fevereiro de 2015 | _rn

Page 17: Revista _rn 14 - 20FEV015

17 | 20 de fevereiro de 2015 | _rn

Page 18: Revista _rn 14 - 20FEV015

Erasmo Carlos é editor do blog do Tio [email protected]

Passei o carnaval nas cidades de Apodi, Itaú, Almino Afonso, Frutuoso Gomes e Governador Dix-sept Rosado. Em nenhuma das cidades flagrei cenas de violência. Quanto à blitz, vi uma na BR-405, entre Apodi e Mossoró. Três agentes da PRF, numa viatura, paravam motoristas por amostragem.

A gasolina na cidade de Governador Dix-sept Rosado está custando R$ 3,26 o litro. Nos últimos 15 anos é a primeira vez que o preço é inferior ao aplicado em Mossoró, onde o valor médio é R$ 3,40. Tal se deve à concorrência. Um terceiro posto de combustíveis se instalou na cidade e forçou a briga entre estes pelos clientes. Antes, os dois postos existentes aplicavam preços superiores aos de Mossoró. Com a competição, até sorteio de motocicleta

TIO COLORAU _rn

Deverá sair na próxima edição do Jornal Oficial do Município (JOM) a exoneração do jurista Paulo Linhares do cargo de diretor-presidente da PREVI-Mossoró. O substituto deverá ser o ex-vereador e empresário Renato Fernandes. O jurista Paulo Linhares está no PREVI-Mossoró desde sua inauguração, em agosto de 2012. Foi ele o responsável pela instalação do órgão. Com Renato Fernandes inicia um novo ciclo no instituto. Ele levará para o cargo a experiência que adquiriu nos vários setores públicos que já trabalhou.

Muita hipocrisia essa gritaria em torno da vitória da escola de samba Beija-Flor no carnaval de elite do Rio de Janeiro. Tudo porque a escola de Nilópolis homenageou a Guiné-Equatorial, um país comandado por um ditador. Ora, se for partir desta premissa, ninguém, em nenhum lugar do mundo, poderá elogiar o Brasil, um país dominado pela corrupção, onde políticos contribuem para pessoas morrerem em calçadas de hospitais e crianças passarem fome. A escola, pelo que vi, elogiou o país, não o governo. Além do mais, não há santos naquelas escolas de samba do Rio, redutos de bicheiros e contraventores.

Ocorrerá nos dias 01º, 02 e 03 de maio, em Itu-SP, o Tomorrowland, maior evento de música eletrônica do mundo. A primeira edição ocorreu na Bélgica, em 2005. Mais de cem artistas, entre estes o renomado David Guetta, se apresentarão para um público estimado de 60 mil pessoas/dia. Agora pergunto, com tanto alarde sobre falta de água, é mesmo prudente realizar este festival? Terá água suficiente para estas 180 mil pessoas? Curioso que há algumas semanas vi uma matéria na tevê focando a falta de água justamente

em Itu, dizendo que moradores das áreas mais altas da cidade já não estavam recebendo água nas torneiras. Sinceramente, não entendo.

está sendo oferecido. Que bem faz aos consumidores a concorrência. Em Mossoró, um cartel existente há décadas impede que os consumidores paguem preços mais justos pela gasolina. Eles adotam os preços que bem entendem.

#carafeitoabexiga #carnaval #cadeasagua

Page 19: Revista _rn 14 - 20FEV015

Pessoas se passando por servidores do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) estão ligando para as prefeituras e oferecendo a escavação de poços a preços bem baixos. Quatro prefeitos, no mínimo, procuraram o DNOCS para confirmar a oferta, mas o órgão informou que desconhece qualquer projeto neste sentido, que tudo indica se tratar de um golpe. A título de prevenção, o departamento enviou ofício a

todas as prefeituras do Estado informando que qualquer parceria para a perfuração de poços deve ser feita mediante as formalidades legais. Impossível que tal serviço seja acertado mediante um simples telefonema.

TIO COLORAU _rnNunca vi uma pessoa perder a fortuna e os bens tão rapidamente como o empresário Eike Batista. Dia desses ele posava em sua sala com um Lamborghini como decoração. Hoje, a imprensa já anuncia a data em que o carro irá à leilão. A mesma celeridade não é vista quando se trata de políticos e seus asseclas. Alguém aí se lembra se um móvel ou imóvel de político ter ido à hasta pública?

19 | 20 de fevereiro de 2015 | _rn

#enganadores #quebrado

Page 20: Revista _rn 14 - 20FEV015

Hit’s do carnavalOs entendidos do borogodó, atestaram que neste carnaval de 2015, os megas hit’s que bombaram nos salões, ruas e paredões de som, tiveram um apelo mais intelectualizado, com melodias bem estruturadas e letras poéticas dignas de Caetano Veloso, eis algumas delas:

A muriçoca soca, soca, soca, soca...A muriçoca pica, pica, pica, pica...

Outra grande concorrente para Hit Parade da

BRITO E SILVA _rn

Alguns políticos finesses da terra de Poti, passaram o reinado de Momo bem longe da gentalha. O deputado federal Felipe Maia, foi esticar os cambitos no lá nos cafundós do Judas. Um assessor do requintado mancebo, disse que o deputado teria errado o caminho da Redinha, onde se juntaria ao bloco Os Cãos e Baiacu na Vara para Grand Finale do carnaval de 2015, porém quando se conta, estava na Áustria ouvindo a Sinfonia nº40, de Wolfgang Amadeus Mozart na companhia de sua amada Natália Lagreca.

Por outro lado, o genro do Sílvio Santos, preferiu fazer várias selfies com o Pateta, em Orlando, nos Isteitis. Com sua bela Patrícia Abravanel, o deputado

federal, Fábio Faria, em um tour intelecto-cultural-pop-vanguardista passou dias no Disney World Park, atarefado com o pau de selfies, bem longe dos hit’s carnavalesco da terrinha.

O governador Mister Robinson, Ezequiel Ferreira (presidente da assembleia de deus nos acuda) e o prefeito de Mossoró, Francisco Silveira Júnior, devidamente acompanhados de suas respectivas esposas foram balançar os esqueletos lá pras bandas da Sapucaí, no Rio de Janeiro. Dizem que foi um pedido (expresso) da primeira dama estadual. Ela queria ver de pertinho o imperador de buchada de bode, o Zé Alfredo, da novela Império. Ave Maria, nam!

[email protected]

Billboard:

O cachorro lambe, o gato mia, a muriçoca pica...

RefrãoLambe, mia, pica, Lambe, mia, pica, Lambe, mia, pica...

ImpítimanAntes que eu me esqueça: Impítiman é meus zóvus!

Page 21: Revista _rn 14 - 20FEV015

ARTIGO Por Rinaldo Barros [email protected]

Os estudiosos explicam que há uma variação no clima da Terra provoca-da por um ciclo natural no Oceano Pacífico e no Atlântico. O oceano passa por fases em que está retiran-do energia da atmosfera e absor-vendo-a em suas águas profundas. Isso tem impacto em todo o plane-ta. Uma zona de alta pressão se for-ma no Atlântico e impede a entra-da das frentes frias, uma espécie de bloqueio atmosférico, impedindo a formação de nuvens de chuva.

Para complicar ainda mais, os mo-delos da Meteorologia não permi-tem mais fazer previsões confiáveis. As séries históricas não estão mais valendo.

Não adianta mais olhar os valores históricos e imaginar que continu-arão a se repetir.

Todavia, o descaso crônico com a ocupação e destruição de áreas de proteção ambiental, matas, margens de rios e topos de morros; pode ser explicado pelo baixo lucro eleitoral

de medidas preventivas e saneado-ras. Preservar o meio ambiente não dá voto.

O governo federal nunca esteve pre-sente antes, nem está presente du-rante e, provavelmente, não estará depois da tragédia; notadamente quando se trata de regiões habitadas por pobres, sem poder de pressão.

Fixemos nosso olhar na questão do sistema Cantareira, que abastece São Paulo.

Acreditem, na área do Cantareira, só restam 11% (onze por cento) da cobertura florestal. A água da chu-va bate no solo, escorre e evapora; não infiltra no solo para alimentar o lençol freático nem para alimentar as represas e nascentes. Constata-se um déficit de mais de 32 mil hecta-res de vegetação, protegida por Lei.

O descaso permitiu o desmatamen-to irregular, tanto nas margens dos rios quanto nos topos dos morros, onde estão as nascentes dos cursos

d’água.

Uma informação, apenas para com-parar: a cidade de Nova Iorque - onde não existe descaso - comprou áreas montanhosas na região dos manan-ciais próximos. Pagou bem para os fazendeiros da região reflorestarem e preservarem.

Hoje, Nova Iorque tem segurança no abastecimento hídrico.

Nem vou citar o exemplo de Israel que, no meio do deserto, tem água em abundância.

Mas, no patropi, o cenário é diferente. O Brasil está - sempre esteve - domina-do pelo improviso, pelo descompro-misso, pelo jeitinho, pela propaganda política enganosa, pelo instituto da re-eleição a qualquer preço, pela malan-dragem e pela corrupção destruidora de valores necessários à construção do futuro com dignidade.

Só não vê quem não quer: se a vege-tação estivesse lá, não faltaria água.

_rn

Só não vê quem não quer

21 | 20 de fevereiro de 2015 | _rn _rn | 20 de fevereiro de 2015 | 21

Page 22: Revista _rn 14 - 20FEV015

Frevos, marchinhas, sambas, axé, reggae, rock’n roll. Com uma mistura de ritmos e tribos, Natal mostrou que gosta de carnaval sim e se confirma como um excelente local para se curtir a festa. Dividido em polos, o Car-naval Multicultural promovido pela Prefeitura do Natal levou milhares de pessoas às ruas das Rocas, Ribeira, Redinha, Centro e Ponta Negra.

O sucesso foi considerado tão grande, que a prefeitura espera para os próximos dias um relatório sobre o im-pacto econômico da folia e já estuda novidades para o próximo ano, como um circuito de trios elétricos e a vol-ta do polo Alecrim.

Se a festa superou a expectativa de muitos, também dei-

ESPECIAL Da Redação Fotos: Cláudio Abdon_rn

FOLIA

[email protected]

Natal se consolida como polo carnavalesco

22 | 20 de fevereiro de 2015 | _rn

Page 23: Revista _rn 14 - 20FEV015

A escola Malandros do Samba foi a grande campeã do Carnaval em Natal. Com um enredo sobre Ali-ce no País das Maravilhas, a escola teve 118,5 pontos. Em segundo lu-gar ficou a Balanço do Morro, com 118,28 pontos, e em terceiro a Im-peratriz Alecrinense, com 108,12 pontos.

Como campeã, a Malandros do Samba receberá R$ 9 mil, e a se-gunda e a terceira colocadas, R$ 5 mil e R$ 3 mil, respectivamente. Seis escolas concorrem no grupo principal: Asas de Ouro, Império

do Vale, Malandros do Samba, Im-peratriz Alecrinense, Ferro e Aço e Balanço do Morro.

As tribos Tupi Guarany e Apaches já foram as campeãs nos grupos A e B das Tribos de Índios.

A escola Grande Rio do Norte ven-ceu no Grupo B com um total de 109,5 pontos e receberá R$ 6 mil em prêmio. A escola Confiança do Samba ficou em segundo lugar.As campeãs voltam à passarela do samba, na Ribeira, neste sábado (21) a partir das 20h.

ESPECIAL _rn

Campeãs do Samba

xou outros tantos decepcionados. Principalmente com a falta de in-formações sobre a programação dos blocos, como foi o caso da en-genheira carioca Sílvia Maria, que veio curtir o reinado de momo em Natal. “Estou hospedada aqui vizi-nho (polo Ponta Negra), mas nin-guém sabe dizer quais são os blocos que vão sair, nem qual o percurso e a gente fica perdido esperando al-guma coisa acontecer”, disse.

A ausência de informações não foi problema só dos turistas, era co-mum ver gente da terra procuran-

do saber quais eram as atrações da festa, além dos shows programados. “Carnaval não é só show. Cadê os blocos, as bandinhas?”, reclamava a estudante Vanessa Maria.

Os atrasos na programação, a ine-xistência de banheiros no percurso

dos blocos, a invasão de ambulan-tes e os longos períodos de silêncio em alguns polos não foram moti-vos para o comerciário Fábio Gal-vão desgostar da folia. “Natal final-mente tem carnaval e mesmo com problemas a festa está boa demais”, comemorava.

23 | 20 de fevereiro de 2015 | _rn

Page 24: Revista _rn 14 - 20FEV015

ESPECIAL _rn

A Secretaria de Estado da Segu-rança Pública e da Defesa Social (Sesed) apresentou na manhã des-sa quinta-feira (19) o balanço da Operação “Carnaval Mais Seguro 2015”, desenvolvida pelas Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombei-ros e Itep.

Os dados correspondem ao perío-do das 20h da sexta-feira (13) até às 6h da quarta-feira (18) e mostram que o número de crimes violentos e letais diminuiu 18,18% em rela-ção ao ano passado. O número de roubos e lesões corporais também tiveram reduções.

O Carnaval 2015 foi menos violen-to nas rodovias estaduais. De acor-do com o Comando de Polícia Ro-doviária Estadual (CPRE), houve uma redução de 31,40% no número de acidentes de trânsitos ocorridos nas rodovias estaduais durante o período do carnaval, se compara-do com o mesmo período do ano passado, passando de 86 acidentes em 2014 para 59 este ano. Deste número, 40 foram acidentes sem vítimas, 19 de vítimas com esco-riações e três com vítimas fatais.

O Corpo de Bombeiros realizou 146 atendimentos na Região Me-tropolitana de Natal e no interior

do Estado. Houve uma redução de 132% se comparado ao mesmo período no ano passado, quando foram registrados 339 atendimen-tos. No entanto, a Corporação re-gistrou um aumento de 271% no número de salvamentos aquáticos realizados nas praias. Em 2015 fo-ram 26 salvamentos no litoral e em 2014 foram apenas 7.

Durante a Operação Carnaval Mais Seguro 2015 foi empregado um efetivo de 5.656 policiais mi-litares na prestação de serviços de policiamento preventivo, ostensi-vo e de orientação do trânsito em Natal e no interior do Rio Grande do Norte. A PMRN garantiu um reforço extra no policiamento em cidades polos do interior do esta-do, como também em Natal, Par-namirim e nas praias dos litorais Sul e Norte.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também divulgou o balanço da “Operação Carnaval” nessa quin-ta-feira (19). Nos seis dias de folia, mais de 6.500 veículos foram fisca-lizados, 2.565 condutores fizeram testes de bafômetro e ocorreram 58 acidentes. O destaque, segundo a PRF, foi o registro de apenas três feridos graves e nenhuma morte nas rodovias federais do RN.

Carnaval é considerado tranquilo em todo o Rio Grande do Norte

24 | 20 de fevereiro de 2015 | _rn

Page 25: Revista _rn 14 - 20FEV015

25 | 20 de fevereiro de 2015 | _rn

ESPECIAL _rn

Page 26: Revista _rn 14 - 20FEV015

O Sindicato dos servidores do judiciário do Rio Grande do Norte (SISJERN) entrou com ação contra o Tribunal de Justiça (TJRN) exigindo a recondução dos 231 diretores de secretarias exonerados pelo presidente do TJ.

O Governo do Estado e o Movimento dos Atingidos e Atingidas pela Construção da Barragem de Oiticica assinaram nesta sexta-feira (20) termo de retomada das obras da Barragem de Oiticica, situada no município de Jucurutu.

Poucos políticos nas festas de carnaval espalhadas pelo RN. Em Natal, o prefeito Carlos Eduardo (PDT) circulou geral. A senadora Fátima Bezerra (PT) não parou um minuto e curtiu todos os dias em Natal e ainda visitou Caicó. O deputado estreante Carlos Augusto (PTdoB) esteve em Caicó, Frutuoso Gomes, Almino Afonso e Apodi.

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) se pronunciou na Assembleia sobre a seca que se alastra pelo RN e defendeu a implantação do projeto de gestão do sistema de integração dos recursos hídricos. “O acesso à água não é questão da natureza, mas da natureza política”, afirma.

A Uern elaborou e vai executar o projeto de restauração da mata ciliar do Rio Apodi/Mossoró, no trecho onde será construído o Central Park de Mossoró. Serão recuperados três hectares com replantio de oiticica, carnaúba e umarizeiro. O Central Park de Mossoró é um empreendimento de R$ 8 milhões e será construído pelo consórcio dos grupos A Construtora e WR Construções, numa área de 18 hectares. O local poderá abrigar shopping center, restaurantes, hotéis, flats e outros equipamentos que estimulem o turismo.

O prefeito de Ielmo Marinho, Bruno Patriota, comemora os bons resultados do carnaval na cidade, que ofereceu diversão para todos os gostos e idades.

GIRANDO [email protected]

DE VOLTA

RETOMADA

GESTÃO

PPP

FOLIA

ANDANÇAS

Por Ana Cadengue

BLOCOS

PLANTÃO

Tomba Farias (PSB), Márcia Maia (PSB) e Agnelo Alves (PDT) se uniram num bloco parlamentar. Mineiro (PT), Cristiane Dantas (PCdoB) e Souza (PHS) também formaram um bloco. Jacó (PMN), George Soares (PR) e Carlos Augusto (PTdoB) se organizaram também para ter voz no colegiado de líderes.

O Ministério Público Federal no RN (MPF) recomendou que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) desenvolvam um sistema de plantão que permita o pronto atendimento das decisões judiciais dirigidas às duas secretarias, nos fins de semana, feriados e inclusive em dias úteis, após o encerramento do expediente normal.

Page 27: Revista _rn 14 - 20FEV015

DIZ AÍ!

Outra que também circulou durante o reinado de momo foi a deputada federal Zenaide Maia (PR), que acompanhou o desfile dos tradicionais blocos e tribos de índios que percorreu as principais ruas de São Gonçalo.

Qual o grande desafio em comandar o PROCON? Atingir a plenitude do respeito ao Consumidor. Educar as Empresas. Conciliar os conflitos existentes em decorrência das relações de consumo.

O consumidor está consciente dos seus Direitos? A grande maioria sim. Prova disso é o número elevado das consultas e aberturas de processos junto aos órgãos do PROCON em todo o Estado do Rio Grande do Norte. Os cidadãos se amparam da proteção do Estado para lutar contra abusos e lesões. As reclamações oficiais aumentam diariamente como prova do acesso da população aos seus direitos, o exercício da cidadania e o conhecimento do Código de Defesa do Consumidor.

Qual o setor que mais recebe reclamação?Disparado, são as empresas de telefonia móvel e fixa. Esses dados são atestados pelo número de reclamações e abertura de processo no RN, usando o programa do SINDEC/Ministério da justiça. Logo em seguida, os campeões de reclamações são as empresas de TV por assinatura e grandes lojas de eletrodomésticos.

O Procon disponibiliza ao consumidor os nomes das empresas mais reclamadas no RN?Sim. Existe uma lista positiva e negativa das Empresas, com o número de reclamações solucionadas e não solucionadas, junto ao órgão. É papel do PROCON divulgar essa lista, para que os consumidores possam ter conhecimento da idoneidade das empresas.

Carreira política a vista?Não. Minha indicação é técnica. Tenho em vista colocar em prática os projetos que tornarão o PROCON/RN, como modelo para o Nordeste. Aumentar o número de conciliações e assim minimizar os prejuízos em relação aos consumidores prejudicados. Ajudar a tornar realidade, o desejo do Governador Robinson Faria, de fazer um RN melhor, em todas as suas áreas.

O diretor geral do PROCON/RN, Cyrus Benavides, fala-nos sobre os desafios desse importante instrumento do consumidor e da importância em cobrar os seus direitos. Clique aqui para mais informações sobre o Procon/RN.

Diz aí, Cyrus Benavides:

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) defende que o governo Robinson Faria (PSD) utilize os levantamentos e projetos apresentados dentro do Mais RN para alavancar a economia potiguar. O projeto, criado pelo tucano durante sua passagem pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, está sendo desenvolvido pela Federação das Indústrias (Fiern) e apresenta um diagnóstico da situação do

RN e aponta metas a serem atingidas nos próximos 20 anos.

ANDANÇAS 2

URGÊNCIA

MENORIDADE

ESTREIAO município de Caicó pode perder 5 milhões de reais do Banco Mundial para investimentos no Hospital Regional do Seridó se não resolver urgentemente a questão legal do terreno em que está construído e melhorar a estrutura física do hospital.

Enquanto Beto Rosado (PP) vai defender as vaquejadas na Câmara Federal, seu colega Walter Alves (PMDB) se comprometeu essa semana a lutar pela redução da maioridade penal para 16 anos para os crimes mais violentos como homicídios, latrocínios e estupros.

O vereador Jório Nogueira conduziu nesta sexta-feira (20) sua primeira sessão como presidente do legislativo mossoroense. Recebeu o prefeito Silveira Júnior para a leitura da mensagem anual.

GIRANDO _rnDESENVOLVIMENTO

Page 28: Revista _rn 14 - 20FEV015

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, precisa de um líder para chamar de seu. Alguém se habilita? Vigilantes patrimoniais do RN devem entrar em greve na próxima segunda-feira. Eles reivindicam vale alimentação. A APAE Mossoró completa 42 anos de atividade e vai comemorar com um “Jantar Solidário”. Será no dia 24 de março, às 19h30, no Requinte Buffet. A senha custa 40 reais. A primeira Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN, a Femptur-RN, será realizada nos dias 19 e 20 de março, no Centro de Convenções de Natal. O deputado Kelps Lima (SDD) propôs a criação de um fundo para planejamento e pagamento de diárias operacionais aos agentes de segurança. O site do governo do estado deixa a desejar em relação às atualizações. Ctrl + F5. Já o da Prefeitura do Natal poderia ter mais notícias. O prefeito de Parnamirim Maurício Marques está magoado com seu partido, o PDT. Diz que foi esquecido. O município de Parelhas realiza todos os sábados a Feira Agroecológica do PAIS que acontece a partir das seis horas da manhã no Mercado Público

RAPIDINHASGIRANDO _rnREVOGUE-SE O senador José Antônio Reguffe (PDT-DF) propôs emenda à Constituição permitindo a revogação de mandatos políticos. A PEC 8/2015 estabelece que qualquer eleitor teria legitimidade para ajuizar ação de revogabilidade de mandato político. Bastaria fundamentar o pedido no descumprimento de propostas e compromissos assumidos pelo eleito durante a campanha — desde que devidamente registrados junto à Justiça Eleitoral. A proposta está na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

CANDIDATO

CRÉDITO

APROXIMAÇÃO

PROCURA-SE

O atual Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Rinaldo Reis, vai buscar sua recondução ao cargo. A eleição está marcada para o dia 17 de abril.

O prefeito de Tibau, Naldinho, fez questão de destacar o reequilíbrio financeiro, a adimplência e o pagamento do funcionalismo em dia em sua mensagem anual ao legislativo.

O vereador Franklin Capistrano, presidente da Câmara de Natal, está estreitando relações com as instituições de ensino superior públicas e privadas para num futuro firmar parcerias em torno de projetos na área da educação, pesquisa e capacitação.

O ex-governador do Estado, Fernando Antônio da Câmara Freire, foi condenado a 13 anos e quatro meses de reclusão em regime fechado e 400 dias-multa pelo crime de peculato. O ex-vereador Pio Marinheiro de Souza Filho também foi condenado. De acordo com os autos do processo, Fernando Freire desviou recursos públicos mediante o pagamento de 83 cheques-salários em favor de 14 parentes e correligionários do então vereador Pio Marinheiro, contemplando-lhe interesses pessoais e político-eleitorais.

Page 29: Revista _rn 14 - 20FEV015

Os natalenses que curtem assistir bons fil-mes na telona do cinema (ou em casa) vão se reunir para acompanhar a cerimônia do Oscar, que será realizada no próximo do-mingo, 22 de fevereiro, a partir das 18h.

O evento, denominado I Encontro de Ci-néfilos de Natal, será realizado no Montana Café, localizado na Avenida Roberto Frei-re, CCAB Sul, Bloco 5. Na ocasião, serão promovidas discussões sobre a premiação e sorteios de brindes. O encontro é realiza-do através de uma parceria entre a página Vivo no Cinema e o blog cultural O Cha-plin, e deve reunir cerca de 200 pessoas.

Segundo Denis Peferpin, um dos organi-zadores do evento e coprodutor ao lado do saudoso Roberto Nunes de cinco edições da Virada Cinematográfica, o encontro será uma boa oportunidade para reunir pessoas que compartilham da mesma paixão pela sétima arte e, a partir disso, impulsionar a realização de novos encontros desse tipo na capital potiguar.

Quem vai levar a estatueta dourada de melhor filme numa das disputas mais acirradas dos últimos tempos?

Oito produções estão no páreo, mas as chances reais recaem sobre dois: Boyhood – Da Infância à Juventude, de Richard Linklater, e Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorân-cia), de Alejandro Gonzalez Iñarritu. O Oscar de diretor deve ser entregue a um desses dois cineastas.

Quem pode ameaçar Boyhood e Birdman é O Grande Hotel Budapeste, de Wes Anderson, caso haja uma divisão de votos que permita que outro filme abocanhe a estatueta, todavia as chances que isso aconteça são remotas.

Os demais indicados ao prêmio de melhor filme são: Selma - Uma Luta pela Igualdade; Sniper Americano; Whiplash - Em Busca da Perfeição; A Teoria de Tudo; e O Jogo da Imitação.

Entre os atores e atrizes temos algumas barbadas. Patrícia Arquette (Boyhood: Da Infância à Juventude) e J.K. Simons (Whiplash) são apostas certas para as categorias de atriz e ator coadjuvantes. Julianne Moore deve receber o prêmio de me-lhor atriz por sua interpretação em Para Sempre Alice, se bem que Rosamund Pike (Garota Exemplar) pode surpreender. Já para o prêmio de ator, Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo) e Michael Keaton (Birdman) despontam, com leve favoritismo para o intérprete de Stephen Hawking.

SERVIÇOI Encontro de Cinéfilos de NatalDia 22 de fevereiro, das 18h às 01h30No Montana Café (Av. Roberto Freire, CCAB Sul, Blc 5)

Raildon Lucena é jornalista e cinéfilo | [email protected]

CINEMA & ETC_rn #oscar2015

Cinéfilos de Natal vão se reunir para acompanhar o Oscar

E o Oscar vai para...

29 | 20 de fevereiro de 2015 | _rn

Page 30: Revista _rn 14 - 20FEV015

FOTOGRAFIA Por Alex Gurgel Fotos: AG Sued _rn

Tem uma câmera digital cheia de re-cursos e não sabe usá-los? Gosta de fotografia, mas suas fotos não ficam legais? Seus problemas acabaram. Em Natal, temos uma solução pra lá de “Tabajara”, uma formula para as pes-soas aprenderem a fazer fotos como profissionais, sabendo as técnicas corretas de composição e descobrin-do todos os recursos que a câmera fotográfica digital pode oferecer para ajudar na foto.

O Engenho de Fotos é uma escola de fotografia, situada em Natal, pionei-ra no Rio Grande do Norte no ensi-no e divulgação da fotografia. Há dez anos atuando em Natal no ensino da fotografia, o Engenho de Fotos está com matriculas abertas para curso básico, avançado, estúdio fotográfico

e flash dedicado, além do curso espe-cial de Adobe Photoshop Lightroom, uma poderosa ferramenta de edição de imagens.

O curso básico de fotografia vai iniciar no dia 28 de fevereiro, com aulas teó-ricas durante cinco sábados seguidos, das 10h00 às 12h00. As aulas práticas serão aos domingos e a turma será avisada no primeiro dia de aula. Nas aulas práticas, os alunos vão poder fotografar os pontos turísticos e his-tóricos de Natal, numa redescoberta da própria cidade com outro olhar.

Durante as aulas, o aluno vai estudar todas as técnicas de como fotografar viagens, arquitetura, paisagens, pôr--do-sol, fazer book de pessoas e crian-ças e muito mais. Vai aprender tam-

bém a utilizar os recursos da câmera digital para melhorar a fotografia, configurando a câmera para cada si-tuação, além de aprender a utilização correta do flash. O aluno vai também aprender a usar acessórios, como tri-pé e filtros, incrementando sensivel-mente o resultado final da fotografia.

Para aqueles que já estudam fotogra-fia, o Engenho de Fotos oferece o cur-so “Luz Criativa na Fotografia Avan-çada”, que é destinado para quem quer se aperfeiçoar na arte fotográfi-ca, aprendendo a fazer fotos mais ela-boradas. O curso avançado tem du-ração de 03 meses com aulas também aos sábados, das 14h00 às 16h00 e a maioria das aulas práticas será no fi-nal da tarde, aproveitando as derra-deiras luzes do pôr do sol.

Fazer um curso de Fotografia é a melhor maneira de aprender a fazer fotos de for-ma correta e rápida, além de adquirir conhecimentos de como tirar fotos como um profissional.

[email protected]

Vendo o mundo com olhar fotográfico

30 | 20 de fevereiro de 2015 | _rn

Page 31: Revista _rn 14 - 20FEV015

_rn

Poente sobre as dunas de Pititinga

A edição de imagens é o segundo momento da foto-grafia. Primeiro, tem que saber tirar uma boa foto. Depois, leva a fotografia para um programa de edi-ção de imagens, que pode ser o Lightroom ou o Pho-toshop. Esses são os dois mais famosos programas, mas há dezenas de programas espalhados pela in-ternet de graça para que possa melhorar a fotografia com mais brilho, preenchimento de luz ou fazer pe-quenos retoques.

Ninguém se engane e pense que os programas de edi-ção vão resolver todos os problemas de imperfeição na fotografia. Não adianta tirar uma foto cheia de de-feitos e querer melhorá-la na edição da imagem. Não vai dá certo. Enquanto estuda fotografia, a pessoa tem obrigação de acrescentar a edição e tratamento de imagens às disciplinas que devem ser estudadas para completar um entendimento em fotografia.A escola de fotografia Engenho de Fotos tem um cur-so especial de Adobe Photoshop Lightroom para fo-tógrafos amadores e profissionais. O curso de Ligh-troom já está com inscrições abertas e será realizado de 13 a 17 de abril, no período noturno. No final do curso, o aluno receberá um certificado de conclusão, além de muito conhecimento no prde edição de ima-gens, dominando todo o fluxo de trabalho digital das fotografias, antes de entregar aos clientes.

Muita gente termina um curso de fotografia, estudando desde o básico ao avançado, mas não tem oportunida-de para fotografar. Ou não tem incentivo de sair sozi-nho por aí clicando a natureza ou o fotógrafo tem medo de ser assaltado e ver seus equipamentos sumirem nas mãos de ladrões. Pensando em reunir uma galera que curte fotografia para praticar o dia inteiro, o Engenho de Fotos criou o “Engrenho na Estrada”.

Diferente de outras expedições fotográficas, o Engenho na Estrada é uma expedição com aulas, onde o fotógra-fo tem aulas de fotografia e exercícios específicos de luz, uma hora com velocidade baixa. Em outro momento, os fotógrafos combinam abertura do diafragma e velo-cidade do obturador, além da configuração do balanço de branco e pontos de focagem. O Engenho na Estrada é aberto à qualquer fotógrafo que queira participar e não somente aos alunos do Engenho.

SERVIÇO

Engenho de Foto – Escola de FotografiaRua Laranjeiras, 14 – Centro, Natal RNEngenho de Fotos em 30 segundos: www.youtube.com/watch?v=qIeGIjqE1vkSite oficial: www.engenhodefotos.com/Curta a fanpage: https://www.facebook.com/EngenhodeFotos?ref=hl

#curso #aprendaagora #engenho #experiencia

A imagem revelada digitalmente

Engenho na Estrada – expedições fotográficas

31 | 20 de fevereiro de 2015 | _rn

Page 32: Revista _rn 14 - 20FEV015

TECNOLOGIA _rn #oportunidadeimpar #relogio #Galaxy

A LG anunciou, na segunda-feira (16), um relógio inteligente que tem tela redonda e corpo feito em metal. O LG Watch Urbane será apresentado oficialmente durante a Mobile World Congress, uma mostra de tecnologia móvel que acontecerá em Barcelona, na Espanha, ao final de fevereiro.

O LG Watch Urbana terá o sistema Android Wear, uma versão modificada do Android presente em smartphones, que foi criada pelo Google com foco em dispositivos vestíveis, como os relógios. O gadget tem processador

Qualcomm Snapdragon 400 com clock de 1,2 GHz, 4 GB de memória interna e uma bateria com capacidade de 410 mAh. O aparelho estará disponível nas cores prata e dourado, mas nem preço nem data de lançamento foram divulgadas.

O novo relógio terá vedação contra entrada de água e poeira, e contará com sensores para medir os batimentos cardíacos dos usuários.

O smartphone Samsung Galaxy Edge Note será lançado no Brasil no próximo dia 25 de fevereiro.

O diferencial é o fato de possui uma espécie de tela lateral que exibe

notificações. É uma mistura de smartphone com tablet, o aparelho possui tela Super Amoled de 5,6 polegadas. Além disso, conta com um processador Qualcomm Snapdragon 805 e 3 GB de RAM.

Os fãs da série House of Cards tiveram a chance de assistir quase a terceira temporada inteira na quarta-feira, 11, quando a Netflix liberou por acidente 10 dos 13 episódios em seu catálogo de streaming.

Os capítulos do 27 ao 36 ficaram disponíveis por um breve período, mas logo foram tirados do ar.

Se você não deu a mesma sorte que ele e não conseguiu abrir a temporada a tempo, fique com o trailer dos próximos capítulos. Aqui!

LG anuncia relógio com corpo de metal e sistema Android

Smartphone Samsung Galaxy Note Edge chega ao Brasil em 25 de fevereiro

Netflix libera acidentalmente parte da terceira temporada de House of Cards

32 | 20 de fevereiro de 2015 | _rn

Page 33: Revista _rn 14 - 20FEV015

TECNOLOGIA _rn #rivalidade #talk

Embora o aplicativo Google Talk não esteja mais disponível para download - há algum tempo, inclusive - e a maioria dos usuários já tenha sido encaminhada ao Hangouts, o popular comunicador do Google ainda continua na ativa, mas só até o dia 23 de fevereiro.

Depois de ter estado durante anos dentro da

interface web do Google e do Gmail, o Google Talk ganhou popularidade entre os usuários de comunicadores instantâneos. A descontinuação do aplicativo, segundo o próprio Google, faz parte da política de desenvolvimento de softwares da empresa, que agora mira seus esforços na popularização em massa do Hangouts.

Enquanto o Google puxou o freio com o Google Glass, a Sony avança com a venda da versão para desenvolvedores do seu óculos de realidade aumentada SmartEyeglass.

A fabricante japonesa anunciou na terça-feira, 17,

Google Talk será encerrado no dia 23 de fevereiro

Sony prepara lançamento de rival do Google Glass por US$840

que irá lançar seus óculos compatível com Android por 840 dólares no início de março, mirando desenvolvedores e aplicações industriais antes de um lançamento comercial previsto para 2016.

O preço é um pouco mais da metade dos 1.500 dólares que o Google cobrava pela versão de “early adopter” do Glass antes de fechar as vendas finais do aparelho em janeiro.

Pesando 77 gramas, o gadget possui conectividade Wi-Fi e Bluetooth e pode obter dados de GPS ao se conectar com o smartphone. Ainda possui uma câmera de 3MP e sensores como acelerômetro e giroscópio.

O SmartEyeglass Developer Edition SED-E1 será lançado em 10 de março nos EUA, Japão e Europa – as vendas acontecerão por meio do site da Sony para desenvolvedores.

33 | 20 de fevereiro de 2015 | _rn

Page 34: Revista _rn 14 - 20FEV015

Sou um otimista.

E um sonhador, também.

E sou ainda, por mais que não alguns duvidem e até zombem de mim, um crédulo da primeira à última hora. Ardoroso, teimoso, fervoroso.

Creio em Papai Noel e Papai do Céu, por exemplo, assim como acredito piamente que falar em ET é rimar com FHC.

Não duvido de Deus, mas também não descarto o Diabo capeta e exco-mungado que paira sempre ao nos-so lado.

Confio no PMDB como enxergo as duas pernas do Saci Pererê.

Acho que a Justiça cumpre o seu pa-pel, tal e qual a escravidão foi extin-ta pela Princesa Isabel.

E sonho sempre, nunca desisto, vivo

e insisto em quimeras e devaneios que me transformam num Pequeno Príncipe tupiniquim resgatado em mim pela leitura distante de Saint--Exupéry.

É esquisito, eu sei, mas é verdade.

Ou quase verdade, que por aqui, no Brasil varonil, a terra de encantos mil, o sonho em excesso, a creduli-dade em atividade e o otimismo do impossível são tarefas árduas, às ve-zes impraticáveis, irracionais e in-suportáveis.

É como acreditar em amigos que preferem o veto ao voto, sonhar com um país onde se escreve o que se diz, confiar em patrão que dita a sua própria liberdade de expressão, esperar que a razão supere os capri-chos da emoção, dar a mão a um manco cidadão que mal enxerga o chão porque impreterivelmente está preso à embromação e à ilusão de uma verdade sem qualquer percep-

ção.

Aí o otimismo se esvai, os so-nhos desaparecem e a creduli-dade cândida, ingênua, já não se mantém e nem se sustenta.

E eu me sinto como aqueles per-sonagens de A Hora do Pesadelo, o filme B de terror Z que ganhou sete ou oito continuações graças ao maldoso e impagável Freddy Krueger. Se fechassem os olhos, mergulhando em seus sonhos, todos morriam nas mãos do fa-cínora tresloucado, endiabrado.

Alguns, acordados.

Outros, dormindo.

Alguém pode me beliscar, por favor?

PINGA FOGO _rn #opiniao

34 | 20 de fevereiro de 2015 | _rn

A hora do pesadelo

Page 35: Revista _rn 14 - 20FEV015

Cadê a novidade? Às vésperas de inaugurar o seu terceiro mês de mandato, o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, ainda não disse e muito menos mostrou as novidades que prometeu na campanha eleitoral. O que faz, como age, faz e age repetindo todos os governos de décadas passadas. Nem sequer cumpriu o compromisso de auditar as contas da sua antecessora, Rosalba Ciarlini, que goza de um imerecido descanso nas areias ocupadas de Tibau.

Não colou Joaquim Barbosa, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) que aposentou-se precocemente depois de reformar por 90 mil reais o banheiro do seu apartamento funcional e comprar com dólares inexplicáveis uma residência em Miami, tentou voltar à mídia com uma tuitada fora de hora e de ordem. No carnaval carioca, convidado pela Globo para acompanhar o desfile das escolas de samba, Barbosa criticou o ministro da Justiça e se auto-intitulou um “brasileiro honesto”. Ninguém acreditou, claro. Até Ricardo Noblat, o blogueiro global que dia sim e outro também espinafra o PT, os dirigentes do PT e o governo do PT, rebelou-se e escreveu que o ministro não o representa. Foi uma furada, pois. Tiro pela culatra.

Quem? Um doce de leite fresquinho, cremoso do começo ao fim, para quem acertar apostar e acertar no sócio oculto que há quase 30 anos é personagem vital, primordial, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Silêncio É vergonhoso o silêncio que a grande mídia faz em torno dos quase 10 mil brasileiros que mantinham ou mantém contas suspeitas no HSBC da Suíça. Nem uma palavra, sequer uma menção. Por onde andam os jornalistas investigativos que só ganham alguma notoriedade com os vazamentos seletivos da Polícia Federal? Esperando que os guardas suíços saiam da sua formação secular e abram

os braços para eles?

IlegalidadeE para não dizer que esqueci minha cidade, vá lá mais uma da impagável Mossoró.

Silveirinha, o prefeito

da cidade, está perto

de cometer mais um deslize que é uma

ilegalidade. Quer nomear Renato Fernandes para a presidência da

Previ, a autarquia previdenciária mossoroense, mesmo sabendo que o ocupante do cargo precisa ser advogado. Renato não é, nunca foi. Silveirinha vai arranjar um diploma de última hora para o amigo antigo que quer transformar em novo auxiliar?

PINGA FOGO _rn

Luis Fausto é [email protected]

35 | 20 de fevereiro de 2015 | _rn

Page 36: Revista _rn 14 - 20FEV015

DANÇA MÚSICA

2o02SEXTA-FEIRA

PEPPA PIG VOLTA ÀS AULASMUSICAL DA FAMÍLIA PIG EM TEMPORADA NO TEATRO DO PARQUE DA CIDADE NOS DIAS 21, 22 E 28 DE FEVEREIRO E 1º DE MARÇO – INGRESSOS DE 20 A 40 REAIS16H

BRUPO MAIS SAMBA E CÉZAR PAIVA

BOTEQUIM CARIOCA ARRETADOLAGOA NOVA

18H

2102SÁBADO

36 | 20 de fevereiro de 2015 | _rn

Page 37: Revista _rn 14 - 20FEV015

DANÇA MÚSICA

“O CHORO DE CAMILO” COM O MÚSICO CAMILO LEMOS INTERPRETANDO GRANDES AUTORES DA MÚSICA BRASILEIRA COMO CARTOLA, NOEL ROSA,

PAULO CÉSAR PINHEIRO, PAULINHO DA VIOLA, EDUARDO GUDIN, PIXINGUINHA E OUTROS MESTRES.

HOTEL IMIRÁ PLAZA – 19H30

SHOW DE OSWALDO MONTE-NEGROOSWALDO MONTENEGRO APRESENTA O ESPETÁCULO “3X4” – TEATRO RIACHUELO – 21H

JARDIM VAN DE VEM SEEVERS TRIO + NIKOLAUS HOLLER - SOM DA MATA, PARQUE DAS DUNAS – 16H30 – GRATUITO

COM TEXTO DE CÉSAR FERRARIO, O ESPETÁCULO “GUERRA, FOR-MIGAS E PALHAÇOS” CONTA A HISTÓRIA DE DOIS MILITARES, ÚL-TIMOS REMANESCENTES DE UM BATALHÃO DE COMBATE, QUE SE ENCONTRAM PERDIDOS EM UMA GUERRA. TEATRO RIACHUELO – 20H

2202DOMINGO

ENVIE-NOS INFORMAÇÕES SOBRE O QUE VAI ROLAR NA SUA CIDADE E PARTICIPE DA NOSSA AGENDA CULTURAL

[email protected]

37 | 20 de fevereiro de 2015 | _rn

Page 38: Revista _rn 14 - 20FEV015