revista _rn 41 - 28agosto15

30
Android iOS BAIXE O APP

Upload: revista-rn

Post on 23-Jul-2016

224 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 2: Revista _rn 41 - 28AGOSTO15
Page 3: Revista _rn 41 - 28AGOSTO15

BEM NA FOTOMaria Goretti

ACONTECECampanha contra a corrupção coleta assinaturas em todo o país

ESTADOLançamento Oficial do Grito dos Excluídos

CAPA

05 #EDITORIAL Rasteira aliada

16 #POR ELAS SULLA MINO Cartas de Ana

18 #TUITADAS

22 #GASTRONOMIA MARCELO MELO Food Truck

26 #AGENDA

_rnA Revista _rn é uma publicação da BEEP! Comunicação

Rua Antônio Madruga, 2009 - NatalCNPJ. 18.559.813.0001-81

A Revista _rn não se responsabiliza por conceitos emitidos nos artigos assinados.

/revistawebrn /revista_rn /revista_rn 84 99710-8888

8 Túlio Ratto

19 Ramirez Fernandes

15 Raildon Lucena

24 Luis Fausto

Pau torto

Pequenos detalhes

Concurso Público

Estreia de Narcos no Netflix

Chargista Brito Eu tenho a força

3

confira06Jório NogueiraO dono da casa

10

12

14 20

28AGOSTO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnSUMÁRIO

Page 4: Revista _rn 41 - 28AGOSTO15
Page 5: Revista _rn 41 - 28AGOSTO15

O Estado ganha um reforço para conquistar o investimento da Latam em um centro de conexões no Nordeste. Mas, não é o Rio Grande do Norte. É o Pernambuco.

A presidenta Dilma Rousseff na última quarta-feira (26) garantiu ao Senador Humberto Costa que a área da Força Aérea Brasileira (FAB) no Aeroporto do Recife será cedida ao governo do Estado.

A única pendência para que se bata o martelo seria a contrapartida do Estado para receber a área. A cessão da área para ser mais um instrumento na disputa pelo investimento

bilionário na Latam (fusão da brasileira TAM e a chilena Lan) no Nordeste e com isso o Pernambuco somaria mais pontos na frente do Rio Grande do Norte e Ceará.

Humberto Costa disse que o ministério da Defesa vem fazendo avaliações constantes para ceder o espaço, mas que essa garantia da presidente se torna mais uma vantagem de Pernambuco na competição pelo investimento bilionário da Latam em Pernambuco. “Agora, é ver como vai ser dada essa contrapartida, que pode ser em área em outra região de interesse da FAB, pode ser até no mesmo local e a cessão

seria parcial e também pode ser financeiro, caso seja de condição do governo do estado”, destacou o senador.

Já o governador Paulo Henrique Saraiva Câmara informou que não vai se posicionar sobre o assunto porque não tem informação oficial do Palácio do Planalto. Com relação à cessão de área militar no Aeroporto Internacional dos Guararapes, a FAB informou que o assunto está em análise no Comando da Aeronáutica. O prefeito de Recife, Geraldo Júlio, teve reunião com o ministro da Defesa, Jacques Wagner, na manhã desta quinta-feira (27) sobre o assunto, mas não comentou detalhes da reunião.

Eles estão se bulindo, correndo. Não fica só naquela coisinha de banner e torcida via redes sociais. Até porque o novo hub contará com investimentos de US$ 2 bilhões e uma geração de 10 mil empregos.

No início de setembro, saem os primeiros relatórios econômicos das consultorias internacionais contratadas pela Latam para avaliar os concorrentes. A decisão é prevista até dezembro e os aliados de Dilma no Rio Grande do Norte no Instagram, Twitter e Facebook ainda confiantes - mesmo após a rasteira aliada.

Rasteira aliada

[email protected]

yant

ourt

rave

l.com

.br

Publicidade do governo Robinson Faria para ‘encorajar’ a TAM

5

28AGOSTO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnEDITORIAL Opinião

Page 6: Revista _rn 41 - 28AGOSTO15

[email protected]

A Câmara Municipal de Mosso-ró vive dias de guerra. E não é só confrontos entre as bancadas de si-

tuação e oposição. A própria base aliada do prefeito Silveira Júnior (PSD) não sabe o que é paz. O res-

ponsável por minar todo o legisla-tivo mossoroense é o presidente da Casa, Jório Nogueira (PSD).

O também presidente da Federa-ção das Câmaras Municipais do RN (Fecam) comanda a Câmara de Mossoró como se fosse a casa dele (ou não), sem respeitar sequer o regimento interno. As sessões só são realizadas ou têm continuidade quando a pauta é do seu interesse. Caso contrário, Jório encerra os tra-balhos de forma autoritária e sem escutar os colegas vereadores. Bater boca com os parlamentares da oposição e, ultimamente, até da situação tem sido um compromis-so do presidente em todas as ses-sões. E sempre que é desafiado, ele tem se aproveitado da posição que ocupa no momento para mandar cortar o microfone dos seus oposi-cionistas e, até mesmo, encerrar as transmissões da TV Câmara.

O ambiente piorou desde que Jório teve a ideia de criar a Fundação Al-denor Nogueira, que leva o nome do seu pai, um ex-vereador de Mos-soró, para gerir a TV Câmara. A instituição foi contestada, primeiro, por criar 49 novos cargos comissio-nados e, depois, pela forma como seria administrada.

A oposição e um grupo de cinco vereadores da bancada governista defendiam a criação de um conse-lho para gerir a fundação, mas Jó-rio fincou o pé para acumular tam-bém a sua presidência.

6

28AGOSTO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnCAPA Da Redação

O dono da casaPresidente da Câmara de Mossoró se comporta como se fosse o dono do legislativo

Jório Nogueira

Por Magnos Alves

Page 7: Revista _rn 41 - 28AGOSTO15

Projeto desaparece

Uma emenda foi apresentada pelo vereador Heró Alves (PROS) crian-do um conselho para administrar a Fundação Aldenor Nogueira, mas, surpreendentemente, o projeto de-sapareceu da Câmara no dia em que seria votado, em 11 de agosto passado. Nessa sessão, Jório deu mostras da sua falta de respeito com os cole-gas e com a democracia. Diante do sumiço do projeto, ele encerrou os trabalhos mesmo com o plenário querendo votar a emenda com uma cópia protocolada na Mesa Direto-ra. Como o projeto não era do seu interesse, encerrou a sessão e man-dou desligar microfones e finalizar a transmissão da TV Câmara.

Foi o estopim para estourar a insa-tisfação com o presidente também na bancada governista. Os verea-dores Celso Lanches (PV), Alex do Frango (PV), Genilson Alves (PTN), Tassyo Mardony (PSDB) e Heró Al-ves se rebelaram contra Jório.

Somente no dia 21 de agosto, numa sessão extraordinária, e com uma manobra classificada de golpe pelo vereador Francisco Carlos (PV), Jó-rio colocou à emenda em votação e conseguiu se tornar também presi-dente da fundação. Ele aproveitou a ausência da bancada de oposição que participava da Marcha dos Ve-readores em Brasília e derrubou a emenda, contando inclusive com o apoio do autor do projeto, Heró Al-ves, que traiu o grupo de rebelados.

O sumiço do projeto vai virar caso de polícia. O vereador Tomaz Neto (PDT) informou que vai entrar com um pedido de investigação na Polí-cia Civil. “O projeto sumiu quando existia uma discussão para aprova--lo e só reapareceu quando a oposi-ção estava ausente da Câmara, em Brasília”, argumentou o parlamen-tar, acrescentando que tudo isso é muito estranho e precisa ser inves-tigado para ser esclarecido.

A oposição também vai entrar com ação na justiça para anular a sessão que tornou Jório presidente da fun-dação. Motivo seria a ilegalidade da convocação da sessão extraordi-nária por falta de quórum na ses-são ordinária em que ela foi convo-cada.

ElogiosJório Nogueira está lidando com o dinheiro público como se fos-se dele. E isso ficou bem claro durante um de seus pronuncia-mentos na sessão da última quar-ta-feira (26). Em bate boca com Lairinho Rosado (PSB), o presi-dente confessou que tinha corta-do a publicidade da Câmara para os veículos de comunicação da família do pessebista porque não recebia elogios. “Cliente a gente cuida, a gente não bate”, declarou Jório, reclamando das críticas e da falta de elogios pessoais no jornal da família de Lairinho. No enten-dimento do presidente, a impren-sa é paga com dinheiro da Câma-ra para fazer elogios a ele e não publicidade institucional.

DesequilibradoApós ter a sua participação no go-verno Silveira Júnior criticada por Jório, o PT divulgou nota em que afirma que o presidente da Câmara está desequilibrado emocionalmen-te. “O senhor Jório não só apresenta sinais claros de desequilíbrio, como não possui a mínima habilidade partidária, quer fazer críticas à ges-tão local e pra isso usa a dirigente do Partido dos Trabalhadores como escudo”, declarou o PT.

Para Francisco Carlos, o legisla-tivo mossoroense passa por um momento delicado, que causa pre-ocupação. “Havendo interesse do presidente da Casa tem sessão mes-mo sem quórum, mas quando não há a orientação é esvaziar o plená-rio”, critica.

Efeitos em SilveiraA arrogante e desastrosa gestão de Jório está tendo reflexo no já com-balido prefeito Silveira Júnior. Ele exigiu a expulsão de Celso Lanches da bancada governista como for-ma de conter os rebelados. O pre-feito atendeu, mas Alex do Frango, Genilson Alves e Tassyo Mardony exigem o retorno do colega e ame-açam adotar independência do go-verno se não forem atendidos. Por culpa de Jório, Silveira pode ver a sua bancada reduzida de 16 vere-adores para 12 e como o apoio dos vereadores do PMDB, Alex Moacir e Izabel Montenegro, tem data para expirar, o prefeito caminha para perder a maioria na Câmara de Mossoró.

7

28AGOSTO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnCAPA

Page 8: Revista _rn 41 - 28AGOSTO15

Os servidores da Saúde realizaram nesta quinta-feira (27) uma manifestação em frente ao hospital Regional Tarcísio Maia. Quase três meses que o governo empurra com a barriga a greve dos servidores, que também protestaram contra as ameaças que, segundo eles, vêm recebendo da diretoria do hospital.

O prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, está de malas prontas para deixar o DEM com rumo ao PSD, do deputado Galeno Torquato e Robinson Faria. Três vereadores do DEM seguirão o prefeito, que terá em 2016 Leonardo Rêgo — candidato de José Agripino — na disputa da prefeitura.

— Tirem ele da cela! – Gritou um agente penitenciário.

— Corra para a entrada. Estão lá no fundo com mais presos na mira – alertou o segundo agente.

Os estampidos ecoam. O silêncio segue.

Você saberia dizer quantos mortos no Sistema prisional do Rio Grande do Norte nos últimos dias?

O governador Robinson Faria, o que vive posando para fotos e preocupado com a legenda que sua assessoria vai colocar, talvez nem saiba. Muitos nas redes sociais já perderam a conta. Assim como nós.

Mas, Reginaldo sabia e sem querer estava lá, no olho do furacão. Foi um desses infelizes que cresceu no crime. Não teve oportunidade. Largou os estudos ainda na terceira séria primária, precisava ajudar a mãe. Mas, logo percebeu, que não seria tão fácil como imaginara. Não conseguia chegar em casa com dinheiro suficiente para ajudar no sustento dos seus quatro

irmãos.

Já o governador, que não sabe muito do quadro atual – pois os asseclas o impedem de ver comentários contrários ao seu governo – nasceu em berço esplêndido, vem de família abastada. Não se preocupou em dar “um prego numa barra de sabão”, diria Reginaldo, que nessa mesma época adentrara em um mundo que não tinha mais volta.

Enquanto Reginaldo já assaltava, o pequeno Robinson estudava em escola tradicional da capital. Quando Reginaldo foi preso pela primeira vez, o jovem Robinson já surfava nas praias maravilhosas da capital. Sentindo o frescor das águas da praia do Meio descendo-lhe pela franja.

— Ei, não pode fazer fotos aqui! – Disse uma agente da penitenciária, rodeada por um pelotão armado, com gás e balas que não eram de borracha.

A ordem, porém, chegou tarde. Ataulfo, que não quer ser identificado, ajustou o zoom

do celular e pimba: a foto de Reginaldo, de bruços, com a cabeça estraçalhada, já girava na maioria dos grupos do WhatsApp no Rio Grande do Norte. Desfigurado, sem legenda para tamanha brutalidade.

O governador, atolado em seu gabinete, cheio de trabalho, consultando sua assessoria para disparar uma nota à imprensa.

Reginaldo, recolhido ao Itep. Se tiver legista, amanhã será sepultado.

E o homem que passou 20 anos estudando para ser governador segue a sua vida, o seu governo. Deve conseguir dormir à noite.

8

Pequenos detalhes

Greve da Saúde

Mudança

28AGOSTO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnTÚLIO RATTO

Page 9: Revista _rn 41 - 28AGOSTO15

Verdadeira lambança, assim foi considerado por muitos a transferência dos presos de Alcaçuz para o presídio de Caicó. Um troca-troca desnecessário, segundo especialistas. As condições do presídio de Caicó é precária, a estrutura é tão deplorável, principalmente depois dos últimos motins, que foi preciso devolver alguns detentos transferidos de Alcaçuz no dia seguinte. 21 já voltaram para o clima ameno da grande Natal. Mas, como sempre dizem nesse governo: tudo foi minunciosamente planejado.

Todos de olho nos vereadores Genilson Alves (PTN), Tassyo Mardony (PSDB), Alex do Frango (PV) e Lucélio Guilherme (PTB) solidários a Celso Lanches depois da retaliação que este sofreu do prefeito de Mossoró Silveira Jr. e do presidente da Casa Jório Nogueira.

Tudo pode acontecer nos próximos dias, o que seria algo inédito na Câmara de Mossoró, a de um prefeito ficar sem a maioria. Se vier a acontecer, fica aquele ditado mossoroense do administrador conseguir “quebrar até a Coca-Cola” como vendedor.

O amigo e publicitário Rogério Pessoa (PMDB) assumiu nesta quinta-feira (27) a vereança em Extremoz depois da renúncia do vereador Cleyton. O senador Garibaldi Filho e o deputado estadual Hermano Morais prestigiaram a posse de Rogerinho, que passa para a da bancada de oposição ao prefeito Klauss Rêgo, também do PMDB.

“Começo minha palestra falando dele que é um especialista em enfrentar crises. Enfrentou uma eleição com apenas 18% das intenções de voto, sete ex-governadores vivos estavam contra ele, disputou contra um político com mais de 40 anos de carreira, 22 dos 24 deputados estaduais estavam contra ele, seis dos oitos deputados federais também eram adversários. Enfrentou uma crise insuperável e é hoje o governador do Rio Grande do Norte” - disse Paulo Henrique Amorim, no lançamento do Liquida Natal, nesta quinta-feira (27). O jornalista só esqueceu de dizer que crise é uma coisa e incompetência outra. E fazer milagres é coisa de Santo.

TúlioRatto

é chargista.

[email protected]

9

Comédia

Surreal

Surreal II

Ronda...

...Cidadã

Rogerinho

PHA

O governador Robinson Faria recebeu na quinta-feira (27) uma comissão de Parnamirim para discutir a implantação do Ronda Cidadã na cidade. O grupo formado por vereadores entregou ao governo uma lista com cerca de 13 mil assinaturas de moradores de 32 bairros do município pedindo a implantação do Programa. Nada para se comemorar, pois se for avaliar o programa já implantado na região onde Robinson mora, é um fiasco: assaltos e roubos todo Santo dia.

Aliás, basta uma pesquisa no Google sobre “Ronda do Quarteirão” - programa similar, do Estado do Ceará, para ficar ciente da frustração com os índices de criminalidade nas alturas. E olha que lá não fizeram apenas a maquiagem de remanejamento.

190r

n

28AGOSTO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnTÚLIO RATTO

Page 10: Revista _rn 41 - 28AGOSTO15

[email protected]

A conversa que põe menino para dormir e preenche o tempo dos fofoqueiros de plantão das redes sociais, é a forma como o prefeito de Natal Carlos Eduardo, usa sua fleuma diplomática para tratar de assuntos os quais não gosta e principalmente aqueles que lhes contrariam.

O inquilino do Palácio Felipe Camarão, tem seu perfil no mundo político do estado

reconhecidamente por se caracterizar como de pavio curto e pouca conversa. O prefeito tem arroubos de superpoderes misturados com síndrome de He-Man, - aquela personagem de desenho animado -, e a todo tempo diz em alto e bom som “eu tenho a força”.

O passado lhe condena. Apoquentado, visivelmente descontrolado soltando fogo pelas ventas, em

Eu tenho a força

BRITO E SILVA

10

28AGOSTO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

Page 11: Revista _rn 41 - 28AGOSTO15

PESADELOQuem não deve não teme, certo? Errado. Pelo menos é o que deixar transparecer a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, quando ameaça entrar na justiça para reaver documentos de deputados que foram apreendidos na Operação Dama de Espadas, que investiga desvios de dinheiro dos cofres das Casa do Povo. Porém, nos corredores vozes cavernosas soam e embalam sonhos (ou pesadelos) de deputados com o juiz Sérgio Moro.

DE FATOO Jornal De Fato está completando 15 anos de extensos serviços prestados à cidade de Mossoró e Região. Aliás, viva Mossoró e seu povo que têm como principal sustentação da liberdade, a sua imprensa: O Mossoroense com 142 primaveras, sendo o terceiro jornal mais velho da América Latina, o Gazeta do Oeste lambendo os 40 anos e o De Fato debutando.

Parabéns à toda equipe jornal caçula mossoroense, a labuta é árdua, sabemos, mas compensatória, disto, não temos dúvidas. Ao amigo César Santos: “de você não esperava menos”. “Simbora” para 30, 40, 50...Parabéns!!!

NEVERUol disse: “Youssef e Costa confirmam repasse de propinas a Aécio Neves e Sérgio Guerra”Uol desdisse: “Em CPI, Youssef e Costa citam repasse de propinas de estatais a tucanos”. Alguma dúvida?

PERGUNTAR NÃO OFENDE:Quem vai resgatar a naufragada (em lixo) Fortaleza dos Reis Magos?

outubro de 2013, se não fosse a turma do “deixa disso” teria ido às vias de fato com grevistas em frente a prefeitura de Natal. Dizem os entendidos do borogodó que este jeito meigo e afável de agir, lhe proporciona certas dificuldades de relacionamentos políticos, tanto é, que sofreu para catapultar um líder na Câmara Municipal, obrigando-se a devolver o vereador Raniere Barbosa - que tinha sido ungindo secretário -, para que pudesse liderar sua bancada na chamada “Casa do Povo”

Há menos de um mês, em crise do “Eu tenho a força”, sem saber que estava sendo filmado, uma declaração feita

para sindicalistas em seu gabinete de trabalho, de que teria engavetado um processo contrário a administração municipal, julgado no Tribunal de Justiça do Estado, se tornou viral nas redes sociais, deixando constrangido o povo e o próprio TJ/RN.

Agora, novamente de espada em punho evoca He-Man, prometendo massagear o mucumbu de blogueiro que noticiou quase R$ 100 mil em compra de balas, pirulitos, chocolates e pipocas feita pela prefeitura. “Aviso aos navegantes de mares procelosos: já estou com a ESPADA na mão”, despachou o prefeito pelo Twitter.

11

28AGOSTO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

Page 12: Revista _rn 41 - 28AGOSTO15

[email protected]

A sociedade está sendo chamada a conclamar o Congresso Nacional para a promoção de alterações es-truturais e sistêmicas necessárias para prevenir e reprimir a corrup-ção de modo adequado. É a cam-panha “10 Medidas contra a Cor-rupção”, lançada pelo Ministério Público Federal e que já conta com o apoio de diversos organismos em todo o país.

No Rio Grande do Norte, as lis-tas para coleta de assinaturas da campanha “10 Medidas contra a

Corrupção” já estão circulando e cada vez mais entidades declaram apoio à luta do MPF pela aprova-ção dos projetos de lei que podem ajudar no combate a um dos cri-mes que mais prejuízos traz à so-ciedade brasileira. Qualquer cida-dão pode participar, assinando as listas e até mesmo as imprimindo no site www.10medidas.mpf.mp.br e entregando nos pontos de coleta.

As unidades do MPF em Natal, Mossoró, Caicó, Assu e Pau dos Ferros vêm recebendo as listas,

assim como diversas entidades parceiras. Nos últimos dias se so-maram à campanha instituições como o Shopping Midway Mall; o América Futebol Clube; o Sindi-cato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/RN); a Diocese de Mossoró; a Federação Norte--rio-grandense de Atletismo; a As-sociação dos Surdos de Natal; e os Escoteiros de Natal.

Essas entidades se somam a apoios já confirmados, como os da Anamatra; Ministério Público do Estado; Justiça Federal; Amarn; Controladoria Geral do Município de Natal; Tribunal de Contas do Estado; Procuradoria Geral do Tri-bunal de Contas do Estado; Am-pern; o Movimento Articulado de Combate à Corrupção; e o Ministé-rio Público do Trabalho.

Estão também na luta pelas “10 medidas” o Rotary; o Conselho Regional de Medicina; a Arquidio-cese de Natal; a Sociedade Espírita de Pau dos Ferros; a Receita Fe-deral; a Igreja Adventista; a Igre-ja Batista; os sindicato dos Traba-lhadores da Justiça Federal e dos

ACONTECE

Campanha contra a corrupção coleta assinaturas em todo o país

12

28AGOSTO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

Page 13: Revista _rn 41 - 28AGOSTO15

ACONTECE

Servidores do MPU; a Igreja Matriz São João Batista de Assu; a Primeira Igreja Batista Regular de Assu; a Se-gunda Igreja Batista da Convenção do Assu; o Movimento de Mulheres do Seridó; a Diocese de Caicó; e o IFRN de Caicó.

Os representantes do Ministério Público Federal têm se reunido com mais entidades em todo o Brasil. O objetivo em nível nacional é coletar 1,5 milhão de assinaturas para que as 10 medidas sejam encaminhadas como projetos de lei de iniciativa popular, ao Congresso, possibilitan-do mudanças legislativas que aju-darão no combate à corrupção.

Pela legislação, as assinaturas para os Projetos de Lei de iniciativa po-pular devem ser encaminhadas fi-sicamente, não por meio digital. Segundo o artigo 61, §2 da Cons-tituição de 1988, regulamentado pela lei 9.709 de 1998, é permitida a apresentação de projetos de lei pe-los poderes Legislativo, Executivo e pela iniciativa popular. Neste últi-mo caso, a Constituição exige como procedimento a adesão mínima de 1% da população eleitoral nacional, mediante assinaturas, distribuídos por pelo menos 5 unidades federati-vas e no mínimo 0,3% dos eleitores em cada uma dessas unidades.

As 10 medidas:

1) Prevenção à corrupção, transparência e proteção à fonte de informação

2) Criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos

3) Aumento das penas e crime hediondo para corrupção de altos valores

4) Aumento da eficiência e da justiça dos recursos no processo penal

5) Celeridade nas

ações de improbidade administrativa

6) Reforma no sistema de prescrição penal

7) Ajustes nas nulidades penais

8) Responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa 2

9) Prisão preventiva para evitar a dissipação do dinheiro desviado

10) Recuperação do lucro derivado do crime

13

28AGOSTO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

Page 14: Revista _rn 41 - 28AGOSTO15

[email protected]

O Grito das(os) Excluídas(os) é tra-dição no 7 de setembro em Mosso-ró. Reunindo movimentos sociais, sindicatos e instituições da cidade e região, o Grito que, este ano, traz o tema “Que país é este que mata a gente, que a mídia mente e nos consome”, realizará uma progra-mação intensa de formação e mo-bilização nestas duas semanas que antecedem o ato público que acon-tece dentro do desfile cívico.

A partir do dia 27 acontecerão os chamados pré-gritos que são ati-vidades de formação, articulação e mobilização. Os primeiros pré--gritos serão Círculos de conversas nas praças e calçadas. De acordo com Carlos Antônio da Comissão Organizadora do Grito, os Círcu-

los de conversa serão momentos de trabalho de base fazendo a dis-cussão sobre a temática do Grito e de escuta da realidade local.

No dia 27 serão realizados dois Círculos de conversas na Lagoa do Mato. O primeiro às 16:30h na Praça da Pirâmide e o segundo às 17:30h na calçada de Socorro e Ari-mateia que fica em frente à escola Hermógenes Nogueira da Costa, na Av. Rio Branco. No dia 28, o círculo de conversa acontecerá no bairro Cidade Oeste às 20h.

Gilvaneide Filgueira, da Marcha Mundial das Mulheres, faz parte do Grito e está muito entusiasma-da com a ideia de levar as discus-sões dos movimentos sociais para

o bairro em que mora: “desde que vim morar neste bairro encontro muitas dificuldades e busco pen-sar e agir no coletivo. As pessoas usam a praça do bairro para fazer exercícios e acho que será impor-tante exercitar, além do corpo, este chamado que o Grito nos faz de pensar sobre o nosso país e ecoar as vozes das excluídas e dos exclu-ídos da sociedade”. Lançamento oficial do Grito das(os) Excluídas(os) será transmi-tido ao vivo pelo programa Espaço Lilás O lançamento oficial do Grito será dia 29 no pátio da rádio comuni-tária 93.7 no bairro Nova Vida. “A ideia é que haja um café da ma-nhã chamando a comunidade para fazer a participação interativa no programa Espaço Lilás, organiza-do pelo Grupo Mulheres em Ação, abordando principalmente a de-mocratização da comunicação e a fazendo a defesa da não redução da idade penal, contemplando a temática do Grito” diz Adriana Vieira da Marcha Mundial das Mulheres.

14

28AGOSTO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnESTADO

Lançamento Oficial do Grito dos Excluídos

Page 15: Revista _rn 41 - 28AGOSTO15

Narcos é a principal estreia da se-mana no Netflix

Hoje vamos falar de seriados. E, claro, não poderíamos deixar de comentar a principal estreia da se-mana: “Narcos”. A série que conta a trajetória do traficante colombiano Pablo Escobar, que está disponível a partir desta sexta-feira (28), no Ne-tflix.

Apenas a soma “Wagner Moura + José Padilha + Netflix = Narcos” já é motivo suficiente para você deixar a praia e o barzinho um pouco de

lado e ficar largadão no sofá, acom-panhando essa série que promete ser, no mínimo, explosiva.

Em dez episódios, o cineasta José Padilha conta como se formou o império do colombiano Pablo Esco-bar. A estreia de Narcos foi desta-que no New York Times e a atuação de Wagner “Capitão Nascimento” Moura vem sendo considerada pe-los críticos como “impressionante”.

Você que já conhece bem o ritmo de Tropa de Elite, pode aguardar vá-rios momentos dramáticos, alterna-

dos com cenas de tensão e ação ele-trizantes.

O Netflix, aliás, vem se destacando na produção de seriados excelen-tes. Só para citar alguns: House of Cards, que disseca os covis da po-lítica norte-americana; Demolidor, que faz jus ao personagem da Mar-vel com uma série #MotherFucker; e Sense 8, a redenção dos irmãos Wachowski.

Então, se você já acompanhou um desses seriados sabe bem que “Nar-cos” tem tudo para ser uma das boas produções desse ano de 2015. Tá esperando o que para começar a maratona?

Estreia de Narcos no

Netflix

Raildon Lucena

é jornalista e cinéfilo.

[email protected]

15

28AGOSTO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnCINEMA & ETC POR RAILDON LUCENA

Page 16: Revista _rn 41 - 28AGOSTO15

Querido Deus. Hoje é somente um desabafo. Nada tenho a lhe pedir e não tenho algo planejado. Sou Ana. Apenas uma pessoa, simples Ana, feito qualquer Maria, ten-tando abrir o baú com pequenas chaves que me cortam os dedos. O baú contém todos os segredos para amenizar a minha dor. Uma dor imensa e calma, feito o mar em

Cartas de Ana

POR ELAS

EscritoraSulla Mino

dias atípicos. Há neste baú sorri-sos discretos e facas afiadas. Qual chave mágica me guiará para sair deste sonho, deste punho fecha-do na face? Ela está escondida no molho discreto de pingente anti-go? As tentativas são diversas e constantes... E em cada amanhe-cer tenho tentado não ser tão eu. Estive tentando chorar, na verda-de e percebi o quão difícil é. Não é como brincar de teatro na frente do espelho, não é tão fácil quan-to parece. Gostaria de lacrimejar um pouquinho de todos meus ex-cessos daqui de dentro, expulsar uma parte aqui em mim que ma-chuca, me que faz perder o ar. Gos-taria de gerar um alívio discreto, controlável. Gostaria de desenca-dear de dentro de mim, todas as ideias tolas e tudo incrivelmente sinistro que me persegue. Tenho sido perseguida por esta tristeza e isto tem me assustado, parece não ter um fim. Sou ainda Ana, matuta tentando abrir a fecha-dura dos meus desejos, incertos.

Deus, me sinto tão fraca diante da possibilidade de me libertar. Por que tanto caminhar e no fim me atirar ao chão? Joelhos quebra-dos, rabiscados do asfalto negro. Que Ana estúpida agora existe em mim? Sinto que engulo lágrimas e embaraço cada vez mais meus atalhos em minha mente. Jogar as chaves fora? E minhas tentati-vas, foram em vão? Pergunto-me, me pergunto... Sufocada na pró-pria agonia, que nem pai ou mãe se importariam. Estive somente tentando chorar, e ainda aqui vir-gem, com fome e frio, tento chorar, como se um choro forte me fizesse acreditar numa outra história ou me tirar deste medo, deste apuro em abrir meu baú, meu medo. O jeito é rasgar de mim este sufocar macabro de uma criança perdida, uma moça mal dormida. Sinto-me agora um minuto, um momento tão curto, uma memória não de-finida, um fio em curto. O adeus acenado, a vida quebrada, a sau-dade infinita, o amor, um espírito, um voo rasante... Tudo é tão bem trancado, para uma alma apodre-cida não tomar. Tem uma razão merecida para a coruja me vigiar, adivinhar minha morte com o seu piar? Talvez. Querido Deus, estou com o baú no canto novamente, coberto com relva e flor. Cubro de amor e verso. Volto para o escuro e continuo na tentativa de chorar, desapertar este nó da garganta. Sou Ana, gladiadora nesta bata-lha que é viver, e misteriosamen-te uma escrava de mim mesma. E percebo francamente, que no fim das contas, nada basta e também não importa muito e que o meu baú com seus mistérios abrirá, so-mente com o tempo.

16

28AGOSTO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

Page 17: Revista _rn 41 - 28AGOSTO15
Page 18: Revista _rn 41 - 28AGOSTO15

UM GIRO PELOS PERFIS DO RIO GRANDE DO NORTE.

SIGA-NOS NO TWITTER: http://twitter.com/revista_rn

18

28AGOSTO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnTUITADAS DA SEMANA

Page 19: Revista _rn 41 - 28AGOSTO15

Alex

andr

o Gu

rgelEditor do Blog www.protejaseusdireitos.blogspot.com.br

“Se fosse necessário estudar todas as leis, não teríamos tempo

para as transgredir.”Johann Goethe

CONCURSO PÚBLICOA juíza Uefla Fernanda Duarte Fernandes, da Comarca de Areia Branca, condenou aquele Município a convocar uma candidata aprovada em concurso público para o cargo de professor polivalente, com atuação na Zona Rural, observados os requisitos previstos para sua efetivação, confirmando liminar anteriormente concedida.

APREENSÃO INDEVIDAA apreensão indevida de um veículo pelo Detran é indenizável por gerar abalo emocional ao motorista. Assim decidiu a juíza do 1° Juizado Especial Criminal e Fazenda Pública de Vila Velha (ES), Regina Maria Correa Martins.

DANO MORAL COLETIVOA JBS foi condenada em R$ 1 milhão por dano moral coletivo, por não pagar as horas extras relativas ao tempo de deslocamento gasto por seus funcionários. Decisão é da juíza da vara do Trabalho de Confresa/MT, Janice Schneider.

CARRO CLONADOO juiz Valdir Flávio Lobo Maia, da Comarca de Patu, determinou que o Detran/RN efetue a suspensão da cobrança da quantia de R$ 1.258,00 e expeça as guias necessárias ao emplacamento do veículo de um cidadão que possivelmente teve seu bem clonado por falsários, no ano de 2015, livres de encargos.

CERTIDÃO NEGATIVAO juiz Cícero Macedo, da 4ª Vara da Fazenda Pública, decidiu que a Prefeitura de Natal não pode exigir a apresentação da Certidão Negativa de Débitos junto ao INSS como condição para efetuar o pagamento de um serviço já prestado.

PRAZO PARA SEGURADORASO Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (20), o Projeto de Lei 2479/00, do deputado Ricardo Barros (PP-PR), que estipula o prazo máximo de 30 dias para as seguradoras pagarem indenização devida em razão de contrato de seguro. A matéria será enviada ao Senado.

ATO ADMINISTRATIVOOs atos administrativos devem ser executados de forma perfeita, caso contrário, justificam o pagamento de indenização, pois os danos morais são presumidos na parte prejudicada. Com isso, a 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região manteve sentença que condenou o Instituto Nacional do Seguro Social a reparar moralmente uma empresa de Chapecó (SC), incluída indevidamente no cadastro de acidente de trabalho. O acidente em questão ocorreu depois que o empregado deixou a empresa.

REFLEXÃO

UM GIRO PELOS PERFIS DO RIO GRANDE DO NORTE.

19

28AGOSTO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnPROTEJA SEUS DIREITOS POR RAMIREZ FERNANDES

RamirezFernandes

é advogado

[email protected]

Page 20: Revista _rn 41 - 28AGOSTO15

20

28AGOSTO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

As fotos foram disponibilizadas pela autora exclusivamente para a revista _rn e estão protegidas pela Lei dos Direitos Autorais, só podendo ser reproduzidas

com sua autorização expressa.

Maria Goretti

_rnBEM

NAFOTO

/goretti.mendonca.9

Maria Goretti de Mendonça Pare-des Machado, nasceu na região do Se-ridó há 64 anos. É casada, mãe e avó, bioquímica de formação, bancária de profissão e amante da fotografia.

Ainda trabalhando na Caixa fez seu pri-meiro curso de fotografia, o que a fez ficar ainda mais apaixonada.

“Acho que fotografar está no olhar de cada pessoa. Na sensibilidade do que se observa no momento”, disse.

Aposentada há cinco anos, gosta de via-jar e fotografar tudo que é belo. Jardins, praias, por do sol, animais... enfim, foto-grafar é um prazer, um hobby maravi-lhoso” finalizou.

“O Jardim de Keukenhof fica em Lisse, na Holanda, uma cidade perto de Amsterdam e é aberto ao público apenas oito semanas durante o ano. Visitar esse jardim é um sonho! Poder registrar tudo de belo que vemos é quase impossível.”

Page 21: Revista _rn 41 - 28AGOSTO15

21

28AGOSTO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnBEM NA FOTO

Page 22: Revista _rn 41 - 28AGOSTO15

ChefMARCELO MELO

Food Truck

GASTRONOMIA

Muita gente interessado em mon-tar um food truck me procura hoje em dia. Às vezes é pra perguntar o que fazer, que tipo de comida servir, outras é para perguntar so-bre pontos, como conseguir bons

lugares para vendas, uns até que-rem parar comigo, acreditam que se começarem sua experiência na rua seguindo os carros mais “co-nhecidos” vão ter sucesso. O que essa turma não sabe é que a fór-mula para ter sucesso no mundo da comida de rua não existe. Este é um negócio como qualquer ou-tro, sujeito aos riscos inerentes a qualquer empreendimento no ramo de alimentação, as suas sa-zonalidades e as suas característi-cas escravagistas, se é que posso chamar assim uma atividade que faz você acordar às 6 da manhã e ir dormir depois de meia noite respirando trabalho, 365 dias por ano.

Mas para aqueles que realmente desejam enveredar por este mun-do aqui vão oito dicas que eu con-sidero de ouro. Considerando, é

claro, que você é suficientemente inteligente para fazer um plano de negócios, procurar o Sebrae, abrir uma EI, etc, essas coisas que di-minuem o risco de quebrar antes de completar um ano.

Então lá vai!

Um – Trabalhe bem a sua marca, desde o início, nas mídias sociais. Ter carinho com seu público nas mídias sociais requer muito moni-toramento, esforço e criatividade, então dedique tempo a isto. Dois – Expanda seus fluxos de receitas. Você tem um carrinho de cachorro quente? Então porque não vender seus cachorros numa festa infan-til, ou escrever um livro de re-ceitas de cachorro quente, sei lá?! Três – mude! Mude tudo. Troque de local, mude o cardápio, desfaça e faça de novo de uma forma di-

22

28AGOSTO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

Page 23: Revista _rn 41 - 28AGOSTO15

ferente tudo que não está funcio-nando. Quatro – Faça parcerias com outros carrinhos. Aqui a má-xima que ninguém vence sozinho é perfeita. Dando opção aos seus clientes você garante mais visitas no seu ponto de venda, lembre-se, os clientes de food truck são múl-tiplos consumidores, ou seja con-somem de vários carrinhos em uma só visita. Cinco – Desenvol-va sua rede de relacionamentos. Participando de eventos e feiras, por exemplo, você leva sua mar-ca a um numero muito grande de pessoas sem muito esforço, só tem

que ir pra ponta do lápis pra ver se os custos valem a pena. Seis – Cobre o justo. Se você tem certeza que tem um bom produto, saiba cobrar por ele. A maioria das pes-soas tem medo de cobrar o que o seu produto vale, pela percepção do que elas acham que o clien-te está disposto a pagar e isso, pode ter certeza, é um tiro no pé. Sete – Invista no seu pessoal. Te-nha bastante critério na hora das contratações, pague o que é justo por pessoas comprometidas, es-teja disposto a treiná-las e tenha certeza de proporcionar um bom

ambiente de trabalho. O resultado aparece. Oito – Fortaleça a indús-tria. Você pode escolher olhar só para o seu mas pode ter certeza que esse tiro é nos dois joelhos, e com uma “doze” de repetição. Eu nunca me nego a dar um conse-lho e estou sempre disposto a aju-dar os amigos a melhorarem seus produtos com o conhecimento que adquiri durante a minha vida de cozinheiro. Tenho certeza que o pouco que faço termina refle-tindo positivamente no segmento como um todo e a longo prazo to-dos saem ganhando, inclusive eu.

23

28AGOSTO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

Page 24: Revista _rn 41 - 28AGOSTO15

Aprovado e reconduzido para um mandato de mais dois anos à fren-te da Procuradoria Geral da Repú-blica na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, numa sessão circense e non sense onde 13 dos 27 parlamentares inquiridores estão sendo investigados e/ou pro-cessados pela própria Procurado-ria, com o aval do Supremo Tribu-nal Federal, Rodrigo Janot, o atual ocupante do cargo, tentou sair bem na foto ao garantir que “pau que dá em Chico, dá também em Francis-co”.

Em outras palavras, Janot quis di-zer que a Justiça vale para todos, sem distinção alguma, e todos po-dem e devem submeter-se ao rigor da lei quando houver necessidade.

A frase colou, ganhou as manchetes daqui e dali, mas nesse caso espe-cífico não passa de uma frase sem efeito algum e verdade nenhuma.

Porque no Brasil, doutor Janot, e es-pecialmente na Procuradoria Geral da República, o pau que dá em Chi-co e deveria dar também em Fran-cisco está torto e só bate em uma direção.

E não é de agora, não.

Vem desde a década de 1990, ainda no século passado, essa justiça en-viesada, seletiva, programada.

Desde o tempo de Geraldo Brin-deiro, o procurador queridinho do então presidente Fernando Henri-

que Cardoso que ficou conhecido como engavetador-geral da Repú-blica, passando por Cláudio Fon-teles (uma múmia desapercebida), Antônio Fernandes Barros (o san-to protetor dos tucanos) e Roberto Gurgel (o gordinho caolho que só enxergava em uma direção).

Não deveria ser assim. Não pode-ria ser assim. Mas é, ao contrário do que disse – e certamente não pensa – o doutor Janot.

E os fatos estão aí, alguns ainda quentes e outros já congelados no freezer do esquecimento, para lem-brar-nos que o pau que dá em Chi-co poucas vezes dá em Francisco.

Como explicar – por exemplo - os 18 anos passados sem que o mensa-lão tucano, que começou em Minas Gerais e gerou o mensalão petista, seja julgado?

O próprio escândalo da Petrobras,

Pau torto

24

28AGOSTO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnPINGA FOGO POR LUIS FAUSTO

Page 25: Revista _rn 41 - 28AGOSTO15

responsável pela Operação Lava Jato, é contabilizado ape-nas e somente nos bolsos e nas contas de petistas, quando se sabe, porque os delatores assim contaram, que o presi-dente tucano Sérgio Guerra morreu mais rico tentando en-cobrir os malfeitos.

Em Minas Gerais, terra de Aécio Neves, o candidato presi-dencial derrotado por Dilma Rousseff, se sabe que houve desvios bilionários na saúde pública, que um aeroporto foi construído imoralmente em terras do então governador e que Furnas rendeu ao agora senador da República cerca de R$ 150 mil mensais em mesada. Há alguma investigação em curso, algum suspeito sob suspeita, alguém acusado atrás das grades?

E o que falar da Máfia da Cachoeira envolvendo o goiano – e tucano – Marconi Perillo, enrolado até o pescoço com o ex-senador democrata Demóstenes Torres? Como estão as investigações?

Em São Paulo e no Distrito Federal, descobriu-se um car-tel de metrôs comandado e orientado por governadores do PSDB, com prejuízos já contabilizados de meio bilhão de reais, mas até hoje, até agora, ninguém foi sequer indiciado.

A privataria tucana, que rendeu um devastador livro de Amaury Ribeiro Júnior, revelou desvios de quase R$ 150 bilhões de reais na era privatista de Fernando Henrique Cardoso. Está tudo lá, devidamente contabilizado e com-provado. Alguém da Procuradoria Geral da República se deu ao trabalho de ler a obra, de conhecer as denúncias, de abrir investigações e consequentemente processos?

E vejam que nem falei no escândalo da reeleição comprada de FHC, no esquema de doações eleitorais ilegais vindos da Pasta Rosa, do caso Sivam que abriu as fronteiras ama-zônicas do nosso país corrompendo ministros, parlamen-tares e assessores menos dotados do presidente da época, coincidentemente o mesmo Fernando Henrique Cardoso de tantos casos esquecidos e arquivados.

Pau que dá em Chico dá também em Francisco, doutor Ja-not?

Dá não, nunca deu.

O pau da Procuradoria Geral da República está torto há muitos anos e só bate em uma direção.

Enfim uma boa notícia vinda do gabinete de Fátima Bezerra, a parlamentar potiguar que ao trocar a Câmara pelo Senado ficou parecidíssima com os políticos minúsculos que rondam Brasília apenas pelos corre-dores ministeriais. Foi proposta por ela, e aceita pelo Senado, a realização de uma sessão em homenagem aos 100 anos de Djalma Maranhão – o ex-prefeito de Natal e ex-deputado federal que honra a história do Rio Grande do Norte.

Quer dizer que durou pouco, quase nada, a prisão de Rita das Mercês Reinaldo, a Ri-tinha da Procuradoria Geral da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte que por décadas exerceu um mandato que nun-ca teve e agora foi flagrada com a mão no pote público? Acha mesmo a Justiça po-tiguar que solta, livre, ela não mexerá os pauzinhos para reverter a situação e cons-tranger uma pá de gente que desde sem-pre esteve envolvida nas falcatruas? Quan-ta inocência, meu Deus... Ou a expressão seria outra, mais aguda e comprometedo-ra?

Tenho que admitir, vá lá. Por mais que se tente, se queira preservar e apoiar o gover-no da presidente Dilma Rousseff, fica difí-cil e quase impossível fazê-lo com as ideias malucas e estapafúrdias que pipocam de lá. Essa de recriar a CPMF, um imposto que nunca deveria ter existido, entra como hors concours na lista.

Homenagem

Já?

Desgoverno

Luis Fausto é jornalista

[email protected]

25

28AGOSTO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnPINGA FOGO POR LUIS FAUSTO

Page 26: Revista _rn 41 - 28AGOSTO15

26

21AGOSTO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

_rnagenda

2808SEXTA-FEIRA

ENVIE SUA PROGRAMAÇÃO [email protected]

Page 27: Revista _rn 41 - 28AGOSTO15

27

28AGOSTO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnAGENDA

2908SÁBADO

Hoje, amanhã e domingo na praia de Pipa

Roberta Sá estará em Pipa com a Sesi Big Band

Sexta (28/08)19:00 Bossa & Jazz Street Band - Av. Baia dos Golfinhos20:00 Show Bruna Hetzel - Pipa Park Estacionamento - Palco das Ondas21:00 Show Sesi Big Band Convida Roberta Sá - Pipa Park Estacionamento - Palco das Ondas22:30 Show Igor Prado Band - Pipa Park Estacionamento - Palco das Ondas24:00 Jam Session - Bakana Club

Sábado (29/08)10:00 Good Morning Jazz - Galeria Pipa Mar14:00 Oficina Sesc Literatura na Música - Galeria Pipa Mar14:00 Workshop Guitarra Blues com Igor Prado - Hotel Pipa Atlântico18:00 Bossa & Jazz Street Band - Av. Baia dos Golfinhos19:00 Show Novos Talentos Daniel Ribeiro - Pipa Park Estacionamento - Palco das Ondas20:00 Show DuSouto - Pipa Park Estacionamento - Palco das Ondas21:00 Show Wanda Sá Convida Mauro Senise - Pipa Park Estacionamento - Palco das Ondas22:30 Show Gallactic feat. Erica Falls - Pipa Park Estacionamento - Palco das Ondas24:00 Jam Session - Restaurante Golfinho

Domingo (30/08)10:00 Good Morning Jazz - Galeria Pipa Mar14:00 Workshop Sax com Mauro Senise - Hotel Pipa Atlântico17:00 Bossa & Jazz Street Band - Av. Baia dos Golfinhos17:30 Show Novos Talentos do RN Joana Knobbe - Pipa Park Estacionamento - Palco das Ondas18:30 Show Wallace Seixas Trio - Pipa Park Estacionamento - Palco das Ondas19:30 Show Quinteto da Paraíba - Pipa Park Estacionamento - Palco das Ondas21:00 Show Jai Malano & Igor Prado Band - Pipa Park Estacionamento - Palco das Ondas22:30 Jam Session - Pipa Beleza Resort

I LOVE CAFUÇÚ 3 - Edição “NA-NARA DO AMOR” com Dan Al-meida (Closy), Nello Boratto x Saymon (Coletivo Infecta), Cafo-naite, Jaiara Fontes(Residente), Kaya Conky +Bônus: Karaokê, Drinks no Chifre, 60 litros de Suco Gammy Free e muito mais. Data: 28 de AgostoHorário: 20hLocal: Casanova EcobarValor: R$10,00 à R$20,00

Page 28: Revista _rn 41 - 28AGOSTO15

28

28AGOSTO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rn

A Banda “Marinna & Faya Soul”, realiza seu show de lançamento dia 30 (trinta), de agosto às 15hs no Calçadão de Ponta Negra, em frente ao “Astral Sucos” com entrada franca!

De volta ao palco do Bosque Encena a banda Xaranga do Riso, formada por palhaços músicos e cantores que desde 1989 executa músicas infantis, fazendo um resgate das obras de Toquinho, Vinícius de Morais, Carequinha, Balão Mágico, Bia Bedran, da própria banda e outras de domínio público, proporcionando às crianças de todas as idades a oportunidade de relembrar ou conhecer o mundo da música infantil, raramente executadas nos meios de comunicação. Única banda infantil de palhaços do Nordeste, é formada por: Xaréu (percussão e voz) , Tamborete (voz), Algaroba (bateria), Cabeleira (teclado e voz), Catatumba (contabaixo) e a palhaça Priziaca (voz).

Bosque Encena - espetáculo para todas as idades!

Serviço:Espetáculo: Xaranga do Riso

Local: Anfiteatro Pau-brasil | Parque das DunasEnd: Av. Alexandrino de Alencar, s/nº - Tirol

Dia: 30 de Agosto (domingo)Hora: 10h

3o08DOMINGO

Page 29: Revista _rn 41 - 28AGOSTO15

29

28AGOSTO2015 _rn • www.revistarn.com.br _rnAGENDA

Page 30: Revista _rn 41 - 28AGOSTO15

30