revista _rn 21 - 10abr15

40
Android iOS BAIXE O APP

Upload: revista-rn

Post on 21-Jul-2016

230 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 2: Revista _rn 21 - 10ABR15
Page 3: Revista _rn 21 - 10ABR15

Ana Cadengue Nelter Queiroz

Ramirez Fernandes

DESTAQUEIncidência de dengue aumenta mais de 217% no Rio Grande do Norte

POR ELASANA CADENGUESe o se...

ENTREVISTAJosivan Barbosa

GIRANDO DIZ Aí!

Proteja seus direitos

CapaAMADO RN

ACONTECEGenildo Costa lança “A Sombra da Gaivota”em Natal

05 #EDITORIAL

A fuga continua, campanheiros!

21 #TUITADAS

32 #TECNOLOGIA

36 #AGENDA

_rnA Revista _rn é uma publicação da BEEP! Comunicação

Rua Antônio Madruga, 2009 - NatalCNPJ. 18.559.813.0001-81

A Revista _rn não se responsabiliza por conceitos emitidos nos artigos assinados.

www.revistarn.com.br/revistawebrn /revista_rn /revista_rn 84 9143-6757

10Túlio Ratto

31Raildon Lucena

34Luis FaustoÀ flor da pele

Comentários

“Expressionismo alemão” será exibido em mostra de cinema no RN

22Rubens LemosTiro ao Álvaro

3 | 10 de abril de 2015 | _rn

26

confira

n° 21 | 10 de abril de 2015

28 29

19

12

20

1806

Chargista BritoNão gosto de política

24

17Sávio HackradtA última cartada

Page 4: Revista _rn 21 - 10ABR15
Page 5: Revista _rn 21 - 10ABR15

Na segunda-feira, 6, O Juiz de Execuções Penais, Henrique Baltazar, alertou em sua conta do Facebook sobre a continuidade equivocada do governo com a mesma política de segurança pública. Não é por falta de aviso de quem entende do riscado, inclusive previu o último “rebuceteio” ocorrido no sistema prisional do Rio Grande do Norte ocorrido no mês de março de 2015.

“Mais uma vez acontece o que eu avisei que aconteceria. Neste caso, avisei diretamente ao governador

Robinson, além de ter dito nas redes sociais. E se o governo do RN continuar com a mesma política de segurança a situação vai piorar.” E finaliza: “Vou repetir: o Estado não controla o interior dos presídios. Não basta reconstruir vagarosamente o que foi destruído. Ou o governo age com mais coragem e vontade, ou a situação de insegurança dos potiguares vai piorar e muito. Os problemas do sistema prisional repercutem em muito na segurança pública. Discurso não resolve o problema da insegurança pública. São necessárias ações”.

Desta vez, em Alcaçuz, na madrugada de segunda-feira, 6, fugiram mais de 30 detentos.

Mas é aquela coisa de gente despreparada ser como um bom torcedor de futebol: torce, torce, torce para que a partida termine e seu time vença.

Só torcer e rezar para que tudo que dê certo não dá, né?

Robinson olha em volta para saber se alguém o observa e disfarça com um olhar de songamonga fingindo que não é com ele.

A fuga continua, campanheiros!

EDITORIAL _rn

[email protected]

#opiniao

5 | 10 de abril de 2015 | _rn

Page 6: Revista _rn 21 - 10ABR15

ENTREVISTA JOSIVAN BARBOSA_rn

“Todos nós sabemos as consequências de uma gestão desequilibrada financeiramente. Não queremos isto para o nosso município”

Josivan Barbosa é graduado em Agronomia pela ESAM (atualmente UFERSA), doutor em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é secretário de Planejamento de Mossoró. Nessa entrevista, fala dos desafios e dos cortes enfrentado atualmente na segunda maior cidade do RN.

Qual o balanço das ações da Secreta-ria de Planejamento em 2015?

A Secretaria de Planejamento tem o desafio de equilibrar o Orçamento do Executivo Municipal com a conjuntu-

6 | 10 de abril de 2015 | _rn

Pref

eitu

ra d

e M

osso

Page 7: Revista _rn 21 - 10ABR15

JOSIVAN BARBOSA_rnra econômica do Governo Federal e do Governo do Estado do RN. Precisamos avançar no equilíbrio fiscal cuja condição é primordial para a garantia dos serviços públi-cos ao cidadão. Professor Josivan, o senhor já es-perava por essa situação de tanto arrocho em Mossoró?

Nós trabalhamos com a responsa-bilidade de iniciar a execução or-çamentária de 2015 adaptando-se à realidade da economia nacional. O ajuste de despesas está na pauta do Governo Federal e de Estados com economias robustas como Paraná, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. A situação é grave e o quadro é de recessão em várias regiões do país. Qual a maior dificuldade hoje?

A nossa maior dificuldade é com a redução dos repasses de recur-sos do Governo Federal e, tam-bém, com a queda nos repasses de Royalties. Mesmo com tantos cortes o Mos-soró Cidade Junina fica garanti-do?

O Decreto de ajustes de despesas e receitas publicado na semana pas-sada preservou os eventos que fa-zem parte do Calendário Oficial do Município. O Mossoró Cida-de Junina é um bom exemplo de evento que contempla inúmeras

oportunidades de negócios para pequenos e médios empresários, além de movimentar o turismo regional. A Mossoró que o prefeito Silvei-ra Jr. tem apresentado na propa-ganda é diferente da que vemos nas redes sociais mostrado pelos mossoroenses. Qual a Mossoró real na sua opinião?

A publicação do decreto mostra que o prefeito tem muita respon-sabilidade na gestão do município em todos os aspectos e em especial no equilíbrio fiscal. Todos nós sa-bemos as consequências de uma

gestão desequilibrada financeira-mente. Não queremos isto para o nosso município. Pelo contrário, as medidas são preventivas e ga-rantirão o pagamento dos salários em dia e o pagamento dos forne-cedores de serviços e produtos. Já foi noticiado que o seu nome seria a alternativa de Silveira Jr. para ser candidato em 2016 caso o entendimento da Justiça seja de que o prefeito já participou de um processo de reeleição. Como o se-nhor vê essa possível candidatu-ra?

O prefeito é candidato à reeleição e

7 | 10 de abril de 2015 | _rn

Pref

eitu

ra d

e M

osso

Page 8: Revista _rn 21 - 10ABR15

JOSIVAN BARBOSA_rnnós estamos trabalhando em sintonia com o seu projeto. Este é o nosso compromisso com o grupo. Os trabalhos na Secretaria de Planejamento exigem uma dedicação acima do que eu imaginava e gostaria de, independente, de qualquer situ-ação, continuar este projeto político que tem em Mossoró como líder o prefeito Silveira e em Natal o Gover-nador Robinson Faria e a Sena-dora Fátima Bezerra. No mo-mento o nosso único projeto é ajudar o prefeito e contribuir para que o cidadão mossoro-ense receba serviço público de qualidade. Com todos esses cortes o que mudou efetivamente no ser-viço prestado à população?

A recomendação do nosso pre-feito é com a manutenção dos serviços básicos, especialmente saúde e segurança e ampliação da recuperação das vias urbanas e rurais. As medidas não trarão prejuízo para estes serviços. Qual a perspectiva da secretaria para 2015?

Esperamos uma recuperação da economia do país com reflexos positivos na economia local e, consequentemente, aumento da arre-cadação fiscal tornando mais breve a suspen-são das medidas adotadas no último decreto. A Revista _rn deseja-lhe boa sorte.

8 | 10 de abril de 2015 | _rn

https://www.facebook.com/profile.php?id=100004108278538&fref=ts

Page 9: Revista _rn 21 - 10ABR15

9 | 10 de abril de 2015 | _rn

Page 10: Revista _rn 21 - 10ABR15

BESTEIRA BESTAO Estado passando por uma grande crise no sistema penitenciário e alguns prefeitos fazendo birra para que não seja construído uma unidade prisional em Ceará-Mirim, na Grande Natal. Participaram na segunda-feira, 06, de audiência com o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, os prefeitos de Ceará-Mirim, Extremoz, Taipu, Poço Branco, Maxaranguape, São Gonçalo do Amarante, Ielmo Marinho, Touros e São Miguel do Gostoso.

Mesquinharia e egoísmo. Claro que não pode fazer como Mossoró fez na vinda do presídio federal, que não pediu nenhuma compensação em troca.

A VOLTAO tenente Styvenson, o homem da Lei Seca, pediu o boné. Disse em carta que o apoio dado no governo de Rosalba para o trabalho que ele desenvolvia faltou no “Governo da Segurança” (dói quando eu rio com essa lorota). À noite do dia do

OH LAPA!O ator mossoroense Carlos José publicou em sua página do facebook (https://www.facebook.com/mossoroense) fotografia de um buraco – verdadeira cratera - na capital do Oeste potiguar. E sapeca: “Venha conhecer o marnovo ponto turístico de Mossoró, aqui na Av. Cunha da Mota, mermo no Centro da Cidade!”.

É, minha Mossoró já não é a mesma.

DIFÍCILNo início da semana o ITEP divulgou 22 homicídios durante o feriadão no RN. E o “governo da segu-rança” vai se trans-formando no do “Deus nos acuda”.

ASSALTOS “Essa questão de assalto em Mossoró nós vamos resolver!”, disse o governador em Mossoró na tarde de quinta, 9. Apois tá certo.

“Eu não fico”, de Styvenson, o governo da sofrência tirou um retrato ao lado do tenente, postou nas redes sociais que ele permanece e foi pra galera!!!

TÚLIO RATTO [email protected]

#opiniao #notas

10 | 10 de abril de 2015 | _rn

WALFREDO GURGELFalar em governo, o governador-enfermeiro ainda não deu expediente como prometido no maior hospital Walfredo Gurgel, o maior do Estado. E ele é doido para acompanhar a desolação de um povo que não vê a hora disso tudo mudar?

TARCÍSIO MAIAJá na visita que fez a Mossoró, ontem, 9, o governador disse “será feito pelo Tarcísio Maia em meu governo o

que não se fez em 10 anos”. Não sei como ele fará esse milagre,

pois desde que entrou, o desabastecimento do básico no Hospital é sentido e visível. 100

dias e o povo ainda sente aquela “inhaca” de rosas no ar.

Page 11: Revista _rn 21 - 10ABR15

É O QUÊ, HOMEM?A Prefeitura de Pau dos Ferros, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), está desenvolvendo um trabalho de readequação das propagandas veiculadas pelas agências de publicidade e anunciantes em território pauferrense.

Os anunciantes, de acordo com o decreto, têm dois meses para se adequarem.

O que achei curioso é que serão

EM GESTAÇÃONa quarta-feira, 8, na Assembleia Legislativa, perguntei ao deputado estadual José Dias (PSD) qual a avaliação que ele faz dos cem dias do governo Robinson Faria. O deputado pediu para que eu voltasse com essa pergunta quando fizesse seis meses. Para bom entendedor...

MATADOUROContinua morrendo gente, seres humanos, no Complexo da Matança em Mossoró. Obra que continua na embromação dos nossos insensíveis e desqualificados representantes. Cambada de desumanos.

ARENGABriga besta é a desses defensores do PSDB e PT nas redes sociais. Trocando um pelo outro eu não quero nem volta.

AGRADECIMENTOPara a nossa satisfação, a Revista _rn tem alcançado gradativamente a cada semana um maior número de leitores. Já somos mais de 2 mil semanalmente. Gosto de agradecer porque é uma batalha grande atrair novos leitores para o digital. Obrigado a todos.

SEM PIOUma coisa que ninguém pode dizer é que o governador não é um democrata. Seus principais assessores querem ver o cão a um petista na frente. Mesmo assim, a convivência, imagino eu, dos assessores com o líder do governo, Fernando Mineiro, senadora Fatima Bezerra e do pessoal dos cargos que o PT abocanhou no governo do RN, seja pacífica.

Basta uma olhada sem muita pretensão na timeline do Twitter que vocês verão a pimba de boi de vários assessores diretos de Robinson nos petistas. E os petistas de cá não dão um pio.

submetidos às exigências: Outdoors, painéis e luminosos, letreiros, balões e bolas, muros e fachadas, vitrines, e carrocerias de veículos automotores.

Carrocerias de caminhão? É isso, produção?

Pelas caridades... Já sei que essA aí da foto não passa pelo crivo da fiscalização.

TÚLIO RATTO _rn

_rn | 10 de abril de 2015 | 11

VOCÊ ACHA QUE O PT FICA NO GOVERNO ATÉ O FINAL? MINEIRO QUER SER PREFEITO E, LOGICAMENTE, CONTAR COM O APOIO DE ROBINSON. OU NÃO?Mesmo com a quebradeira no governo e com as ações desenvolvidas até agora, pífias, o PT necessita desse apoio. Entretanto, estamos a um ano das definições. Tudo pode acontecer. Inclusive nada.

RATTO, A COISA TÁ RUIM. E VAI PIORAR?Amigo, pelas caridades, e tem como piorar?

ODORICO JÁ TE PROCESSOU?Acho que não vai. Repercutiu muito mal o processo contra o jornalista natalense. Tiro no pé. Mas...

SE PERGUNTAR, EU RESPONDO!

WWW.FACEBOOK.COM/TULIO.RATTO

Page 12: Revista _rn 21 - 10ABR15

AMADO RN

CAPA da Redação [email protected]

12 | 10 de abril de 2015 | _rn

Page 13: Revista _rn 21 - 10ABR15

DIAS

CAPA _rn

13 | 10 de abril de 2015 | _rn

“Chegamos aos 100 dias do Gover-no com a sensação de que faremos das pedras do caminho o alicerce para a construção de um Governo sério e comprometido com o tra-balho e com os anseios do povo”. Com essas palavras o Governador Robinson Faria resumiu a chegada do centésimo dia do seu mandato, segundo material distribuído por sua assessoria.

Enquanto tentamos captar a men-sagem do caro governador, crises vão se amontoando e deixam a estressante sensação de que o go-verno passou os últimos 100 dias dedicado só a questões pontuais. Ou “apagando fogo”, como disse o líder do governo na Assembleia, deputado Fernando Mineiro (PT), ao analisar o início dessa gestão. “Cem dias de tentar reestruturar o Estado, resgatar a confiabilidade da sociedade. Acho que os passos foram dados nesse sentido”, expli-ca o parlamentar.

“Eu não vejo nada demais. Acho que deveria ter avançado em algu-ma coisa”, afirma o também depu-tado Raimundo Fernandes (PROS) corroborando a percepção popular de que algo mais deveria ter sido feito e de que o governo parece não estar preparado para os desafios há muito anunciados sobre a situação do Rio Grande do Norte.

Segundo o deputado Kelps Lima,

essa semana na Assembleia, o Rio Grande do Norte não vai colher o que não plantou e, neste momen-to, nada está sendo plantando pelo Governo. “A única coisa que a gen-te vê hoje é o governo apagar in-cêndios e agir em crises pontuais, mas sem um projeto macro eco-nômico, para que o RN tenha, nos próximos anos, instrumentos de desenvolvimento”.

Para os governistas, o momen-to não é de se fazer críticas, mas de união e sensibilidade entre os parlamentares. “Aos colegas que dizem que o governador não está preparado para governar, eu espe-ro que haja sensibilidade e respeito para com o governador e seus se-cretários”, recomendou o deputa-do Galeno Torquato (PSD).

Já Dison Lisboa, líder do partido do governador (PSD) na Assembleia, as dificuldades existem, mas não falta empenho, nem planejamento para resolver os problemas. “O Rio Grande do Norte acumula dificul-dades de toda ordem e não é fácil resolver um problema de décadas em apenas 100 dias. É injusto dizer que o governador não estava prepa-rado e que não tinha planejamento ou que está se limitando a apagar incêndios pontuais. Temos muito que comemorar no atual governo e é preciso registrar o empenho de Robinson Faria para resgatar a cre-dibilidade administrativa”, disse.

Mas, basta dar uma olhada em jornais ou em blogs para se perce-ber que o buraco é mais embaixo. Foram dois decretos de emergên-cia em menos de 100 dias, um na área prisional e outro por conta da seca. Inúmeras nomeações segui-das do que podemos chamar de ‘desnomeações’. Dizem que, inega-velmente, o setor do governo que mais trabalha é o do Diário Oficial. São muitas notícias sobre colapso em diversos setores, com destaque para a área da Saúde.

O mais preocupante, analisam al-guns, é que com todo um quadro de crise aguda, o governador Robin-son Faria parece não se dar conta da realidade e promete – sem ex-plicar como – melhorar tudo. Os hospitais terão outra ‘face’, a segu-rança será de dar inveja à nações europeias, escolas modelos, even-tos, tudo lindo, divino e maravi-lhoso. Há controvérsias, incontes-tável gestor.

O Ministério Público de Contas (MPC) entrou, essa semana, com pedidos de auditória no ITEP, na unificação dos fundos previdenci-ários do Estado e sobre o cumpri-mento dos limites de despesa com a folha de pessoal com manda a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O procurador-geral, Luciano Ra-mos, quer investigar suspeitas de que a unificação dos fundos e o

Page 14: Revista _rn 21 - 10ABR15

DIAS

O Governador vem demonstrando muita vontade de acertar, mas parece estar faltando uma estratégia forte para atacar os problemas de forma mais profunda.

O governo ainda está sendo avaliado. Acho que é pouco tempo para fazermos uma avaliação mais profunda. Acho que o governo está tentando dar respostas às necessidades da população. Embora, tenha enfrentado muitas dificuldades, sobretudo no sistema penitenciário, a onda de violência, as rebeliões, destruições, tudo que nós presenciamos, respondeu imediatamente a crise. O que acho é que deveria ter sido feito um planejamento antes de assumir o governo. Estamos atentos, é o nosso papel, acompanhando e fiscalizando.

Cem dias de tentar reestruturar o Estado, resgatar a confiabilidade da sociedade. Acho que os passos foram dados nesse sentido. Nós vivemos uma situação caótica e o governo passou esses cem dias apagando fogo e lançando as bases para buscar a recuperação do Estado.

100 dias de governo 100 efeito algum na vida do cidadão.

Avaliação de que se pegou um governo com grande dificuldade. Já se sabia. A hora em que os dois candidatos, que disputaram a última eleição foram para o pleito, sabiam das dificuldades que o governo do Estado estava passando. Nós temos problemas sérios e criticas em áreas nevrálgicas no Estado, como a Saúde e Segurança. Mas acredito, tenho esperança, sobretudo na determinação e vontade do governador. Sabemos que ele vem fazendo o que pode, usando toda a sua energia, conclamando a classe política do Rio Grande do Norte para que a gente possa sair dificuldade que ora vivemos. Sabemos que vivemos uma dificuldade nacional, uma dificuldade que se sente nos estados e municípios. Teremos um ano difícil e não se pode pensar diferente. Porém, acredito que passaremos por esta fase sem maiores traumas.

Eu não vejo nada demais. Acho que deveria ter avançado em alguma coisa. Já são cem dias e não avançou ainda. É preciso que a gente veja o décimo terceiro salário no mês de junho, está pertinho, se estão guardando esse dinheiro. O governo só tem esse mês de abril para retirar o dinheiro do IPERN. Só expectativas nesses seis primeiros meses. Expectativas, depois veremos o que vai acontecer.

Raimundo FernandesDeputado EstadualFernando Mineiro

Deputado Estadual

Kelps LimaDeputado Estadual

Márcia MaiaDeputada Estadual

Ezequiel FerreiraPresidente da Assembleia Legislativa do RN

Magno AlvesJornalista Mossoró-RN

Tá bom, pois já suplanta os quatro anos passados, principalmente o cumprimento do calendario de pagamento respeitando o aposentado.

Sílvia CrisantoNova Cruz-RN

CAPA _rn

14 | 10 de abril de 2015 | _rn

Page 15: Revista _rn 21 - 10ABR15

O governo tem o crédito da população nos seus primeiros 180 dias de gestão. Qualquer governo que não seja de continuidade. O RN, como quase todos os estados brasileiros, está passando por dificuldades financeiras, fiscais e tributárias. O governador tem demonstrado disposição de trabalho e vontade de encontrar o caminho para resolver as questões mais graves que nos perseguem há tempos. Esse é o ponto mais positivo do governo Robinson Faria.

Muito positiva, desde o primeiro dia de Governo Robinson Faria tem trabalhado de acordo com as expectativas das pessoas que querem o bem o Rio Grande do Norte (digo isto porque tem a turma que torce contra). Fez uma nomeação qualificada dos auxiliares, sopesando experiência com conhecimento acadêmico. Enfrentou desafios na segurança pública; melhorou a política salarial dos professores; está pagando em dias os servidores e aposentados; distribuição de sementes antes do período chuvoso entre tantas ações. Porém a que mais considero em importância foi o resgate da confiança creditícia do Governo com os mais diversos fornecedores.

DIAS

Carlos Augusto Deputado Estadual

Wober JúniorPresidente do PPS-RN

O governo ainda não mostrou serviços. Algumas medidas paliativas estão segurando as criticas mais ferinas. A fuga de 32 presos de Alcaçus demonstra a fragilidade na nossa Segurança Pública, que ele prometeu prioridade. A saúde tem piorado e o Walfredo Gurgel é o termômetro desse caos. A Educação só não entra em greve porque o sindicato é comandado pelo PT, que detêm a pasta. Mas, não houve avanços nenhum. Na cultura nem se fala... a FJA só o que faz é inchar a folha de pagamento, acomodando a companheirada, e a grana do orçamento não dá pra mais nada... Não há um calendário cultural para nosso Rio Grande sem Sorte.

Alex GurgelFotojornalistaNatal-RN

CAPA _rn

desequilíbrio fiscal estão ligados para promover o pagamento de despesas com a folha de pessoal de servidores ativos e inativos do estado.

Em sua coluna no Novo Jornal, o veterano jornalista João Batista Machado avalia que faltou ousa-dia ao governador. “Achamos que perdeu a oportunidade de fazer enxugamento na pesada e onero-

sa máquina oficial extinguindo e fundindo secretarias de Estado, além da redução eficaz de cargos comissionados”.

Já um analista político íntimo do poder e que pediu para seu nome não ser divulgado, diante das pri-meiras ações do governo e da for-ma como as coisas são colocadas, a situação do Rio Grande do Nor-te é mais que preocupante: “que-

ro estar enganado, mas esse go-verno se anuncia pior do que o de Rosalba”. Para esse cientista, Ro-binson Faria se perdeu ao não ter iniciado o governo já com nomes suficientes e com medidas sérias. “Ele ficou na comemoração e não planejou as políticas de governo”, complementa.

A gente espera sinceramente que não, amado RN.

Page 16: Revista _rn 21 - 10ABR15
Page 17: Revista _rn 21 - 10ABR15

o comando do jogo e vai tocar a bola e deitar e rolar no governo Dilma. Vai administrar o jogo até o fim e le-var o resultado para onde melhor lhe convier.

Ao entregar a coordenação política ao seu vice-presi-dente, Dilma cometeu um erro crasso. Não se nomeia quem não se pode demitir sem criar grande crise po-lítica. Imagine se, até o fim deste ano, a situação eco-nômica, política e social do Brasil piorar ainda mais e Dilma tiver que destituir seu vice-presidente da coor-denação política. Qual será o tamanho dessa crise?

Um presidente que não traz para si o comando da co-ordenação política está fragilizado. Dilma terceirizou a política e não terá como voltar atrás. Não tem apetite, não tem jogo de cintura, não tem paciência e acredita que basta ser uma boa gerente que os problemas serão resolvidos. E o pior para ela é que toda a fama que con-quistou de boa gerente, através do apoio de Lula, foi para a lata do lixo com uma rapidez da velocidade da luz.Por tudo isso, a última cartada de Dilma, en-tregando ao PMDB a comando político do governo, pode ser o início do seu fim .

Sávio Hackradt é jornalista.

[email protected]

_rn DA JANELA... Por Sávio Hackradt

Nem bem o jogo começou, a presidente Dilma faz uma me-xida da maior importância na sua equipe, tirando o PT, o seu partido, da coordenação política, substituindo-o pelo PMDB. Saiu o petista Pepe Vargas, entrou o peemedebista Michel Temer, nada mais nada menos do que o vice-pre-sidente da República. Uma mudança muito arriscada para quem está no começo do primeiro tempo de um governo de 4 anos, que está apenas em seu quarto mês.

Essa mudança na coordenação política do governo Dil-ma mostra o desespero de quem viu o seu time, no caso o PT, perdido dentro de campo. Esfacelado, o PT não mais responde às necessidades de Dilma no campo político. A coordenação política exige craques e o Partido dos Traba-lhadores só apresentou perna de pau para Dilma. É só ver o desempenho dos líderes do PT na Câmara e no Senado. Pífio.

Ao colocar o vice-presidente da República na coordenação política, Dilma abdicou da política e vai se dedicar apenas à gerência do governo. Aliás, foi com o perfil de boa gerente que Dilma ganhou a primeira eleição para presidente, sem nunca antes ter disputado nem cargo em condomínio. Foi o ex-presidente Lula que apresentou Dilma ao Brasil como a “mãe” do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e como a grande gerente que colocou os programas de seu governo em funcionamento. E o Brasil acreditou.

Eleita e reeleita, Dilma, em seu segundo mandato, com menos de trinta dias mostrou completo descontrole sobre o governo e total falta de apetite para a política.

Nessa altura do jogo, o PT é mero espectador dentro do campo. Sem motivação, seus jogadores estão abatidos. O PMDB velho de guerra, experiente, tarimbado, mesmo sem um grande preparo físico do seus jogadores, assumiu

A última cartada

17 | 10 de abril de 2015 | _rn

Page 18: Revista _rn 21 - 10ABR15

A madrugada começa a se encher de sons. Pássaros se preparam para trazer o sol. Mais um dia. Respi-re fundo, fique calma e vamos dominar o mundo. As redes sociais estão tranquilas. Sonolentas, diria. A cabeça meio enevoada pela noite não dormida não me deixa ter pensamentos muito claros. Bom, os dias de uma forma geral também não. O mun-do anda tão diferente. É o sinal dos tempos, dizem alguns. “O filho do Senhor está voltando”, bradam outros. Ouvi isso ainda ontem e num tom que não admitia discórdia. As pessoas se vestiram de ver-dades absolutas. Quase tenho pena do “se”, anda tão escanteado coitado. As certezas estão todas na moda, reinam absolutas. Fico a matutar o que serão de dias em que não existam diferenças. “O que se-ria do azul se não existisse o amarelo?”. A questão levantada sei lá por quem sempre me serviu para explicar discrepâncias. “Isolaram as diferenças e o que não é igual é ameaça”, diz uma psicóloga na TV explicando o que todo mundo já deve ter percebido. Plastificaram as pessoas. Gostaria tanto de saber por onde anda a tolerância. E rio sozinha lembran-

do de como gosto de frutas e legumes com forma-tos diversos, enquanto a maioria procura unifor-midades. Nunca fui maioria. Nem unanimidade. Dissonar às vezes pode ser música. Já pressinto que não serei entendida. E daí, perguntaria um peque-no que conheço bem. Pois é, e daí? Gosto dos meus ‘ses’ azuis e dos amarelos. Existem dias que eles amanhecem verdes, noutros que se mostram peri-gosamente vermelhos. Palavras me encantam. As pessoas pararam de sentir as palavras. Pior, para-ram de sentir as pessoas. Algumas, nem pessoas se sentem mais. Humanidade faz uma falta danada. Respiro fundo e começo a me alongar. O dia hoje promete e f lexibilidade nunca é demais. As pesso-as esqueceram isso também. Se a gente lembras-se das velhas historinhas infantis veria que viver não é tão difícil. Nem inf lexível. As palavras dos livros vibram em mim. Palavras são tão poderosas. Principalmente quando pronunciadas com todos os erres e esses. Gosto delas. Som, cores e sabores. Creiam, as palavras são coloridas. Assim como a vida, o mundo e as ideias. Bom dia!

POR ELAS Por Ana Cadengue | #cronica [email protected]

18 | 10 de abril de 2015 | _rn

Se o se...

Page 19: Revista _rn 21 - 10ABR15

PROTEJA SEUS DIREITOS Por Ramirez Fernandes_rnEditor do Blog www.protejaseusdireitos.blogspot.com.br | [email protected]

A rede China in Box não conseguiu impedir a empresa Detox in Box de

REFLEXÃO

“A lei é a condição fundamental da existência de todas as sociedades.”

(Rui Barbosa)

EXAME DE ORDEMAo criticar o PL 2.154/11 (que propõe o fim do exame da OAB), o advogado Andrey Cavalcante, presidente da OAB/RO, sustenta categoricamente que a extinção do exame é “uma verdadeira afronta à sociedade brasileira, especialmente dela as parcelas mais carentes, que encontram na qualificação dos profissionais colocados no mercado graças ao rigor dos exames, um alento para seus pleitos e a confiança de lhes ser assegurado e bem conduzido o acesso à justiça”.

CADASTRO DE INADIMPLENTES O juiz Federal convocado Marcelo Guerra, do TRF da 3ª região, determinou a retirada do nome de uma empresa do Serasa e a expedição de certidão positiva com efeitos de negativa. Para o magistrado, na ocorrência de fato superveniente, no caso, depósito - o qual suspende a exigibilidade do crédito tributário ou garante a execução fiscal -, “deve ser cancelada a restrição do Serasa, com exclusão do nome do devedor”.

“in Box”

ACORDO O MPF e o Google celebraram um acordo para encerrar uma ação de execução de multa por descumprimento de pedidos de informação sobre usuários suspeitos de praticar pedofilia. A multa foi aplicada porque a empresa demorou ou não forneceu algumas informações solicitadas dentro do TAC celebrado em 2008. Pelo acordo, o Google se comprometeu a doar R$ 1,5 mi a 18 instituições que protegem crianças.

IPIA 1ª seção do STJ definiu que os consumidores não precisam pagar IPI na importação de veículo para uso próprio. A decisão foi no bojo de processo com status de repetitivo. Em tempo: o STF analisa o tema no RExt 723.651, suspenso por pedido de vista do ministro Barroso, após o relator Marco Aurélio considerar constitucional a incidência do tributo.

TRATAMENTO MÉDICO O juiz de Direito Vitor Frederico Kümpel, da 27ª vara Cível de SP, determinou à Amil o custeio de exames, internações e medicamentos necessários ao tratamento de uma segurada diagnosticada com câncer. O magistrado verificou estarem presentes os requisitos para concessão da liminar e estipulou que a medida fosse cumprida em 48 horas.

utilizar a expressão “in Box” e o domínio “www.detoxinbox.com.br”. Ao negar o pedido, a juíza de Direito Renata Martins de Carvalho, da 39ª vara Cível de SP, considerou que os pú-blicos alvos das marcas não se confundem, pois “não é crível que alguém encomendaria um programa para desintoxicação do organismo acreditando ter encomendado comida chine-sa”.

19 | 10 de abril de 2015 | _rn

Page 20: Revista _rn 21 - 10ABR15

Convite do lançamento

ACONTECE DA REDAÇÃ[email protected]

Genildo Costa lança “A Sombra da Gaivota”

em Natal“O autorretrato de um cantador grossense”. É assim que o professor e compositor Genildo Costa define o seu livro “A Sombra da Gaivota – Fragmentos da palavra que não se fez verso” que será lançado na próxima sexta-feira, 17, na livraria Nobel, em Natal.

Terceiro livro do cantor que não se considera escritor, “A Sombra da Gai-vota” reúne textos sobre a vida do po-eta em Grossos e resgata a memória de suas vivências na cidade que tanto ama. “O livro vem coroar o trabalho que Genildo vem realizando nos últi-mos anos e nos mostra o pensamen-to poético e político do autor que nos habituamos a ver em forma de músi-ca e poesia, expostos no formato de crônica, de uma forma mais próxima do público”, diz o editor da Coleção Mossoroense, Caio César Muniz.Vencedor do prêmio literário “Rota

Batida” na categoria crô-nica, o livro contém poe-mas que foram acrescen-tados em sua formatação final. “É um apanhado da minha vida poética”, ex-plica Genildo Costa.

“A Sombra da Gaivota” tem prefácio de Francisco Emílio de Oliveira, ‘ore-lha’ pelo professor Antô-nio Renato e contracapa escrita por Geová Costa. A capa tam-bém traz outro grossense, o estudan-te Breno Alcântara de Souza, aluno da Escola Municipal Sagrado Cora-ção de Jesus, que fez a ilustração.

Neto, sobrinho-neto, filho e irmão de poeta, Genildo Costa carrega no sangue a poesia e o amor por Gros-sos, revelado em tudo o que escreve e canta. “Os dissabores e alegrias que

LIVRO

vivi”, diz.

Genildo Costa lança “A Sombra da Gaivota” a partir das 19h da sexta--feira, 17 de abril, na livraria Nobel, em Natal, e depois sai em viagem por outros estados levando na bagagem o que tem de melhor: a poesia e a can-ção de um homem que se orgulha de sua terra.

20 | 10 de abril de 2015 | _rn

Page 21: Revista _rn 21 - 10ABR15

TWEETS DA SEMANA_rn

AS TUITADAS DA SEMANA.INDIGNAÇÃO, REVOLTA E A

FALTA DE SENSIBILIDADE DOS NOSSOS GOVERNANTES.

CONFIRA:

SIGA-NOS NO TWITTER: http://twitter.com/revista_rn

21 | 10 de abril de 2015 | _rn

Page 22: Revista _rn 21 - 10ABR15

cujo seletor de canais parecia orelha de moleque danado, adulto aperta-va e torcia para que pudesse regular bem direitinho.

Sintonizados na Globo, papai mo-lhando a bigodeira nicotinada de lá-grimas, olhávamos o rostinho de Elis no caixão. Há mortos que dormem, outros franzem o cenho de impaci-ência e vontade de encerrar o velório e descer à cova. A expressão de Elis era de um sono de paz.

O que se ouviu de Elis Regina pelos dias e meses seguintes daquele 1982 com o agravante de ter sido ano elei-toral com o dono da casa candidato

Foi pouco tempo de convivência. Uma série de encontros em cumpli-cidade deliciosa. Elis Regina e Ado-niran Barbosa passeando pelas ruas boêmias cheias de casas antigas e cantinas do Bixiga, bairro sambis-ta de Velha Guarda de São Paulo. Se conheceram em 1965, Elis entrevis-tando Adoniran na TV Excelsior. Voltaram a se ver, para grudar de exuberância musical, depois que ela gravou Saudosa Maloca em 1978.

Ontem, jornais e portais, blogues e fenomenais dedicaram seus textos e ensaios aos 30 anos da morte da pimentinha de voz cristalina. Elis Regina se foi aos 36 anos, em 1982,

encantada como quando cantava Fascinação, uma música linda e tris-te, dessas de fazer menino distante de algum parente querido chorar de saudade.

Mesmo que a letra de Fascinação não combine com saudade fraterna, a melodia é de descompostura emo-cional. Motivo: a voz de Elis Regina, demarcação impossível de ser cal-culada, da distância, da tristeza, da vontade de se estar perto, do amor, essa palavra tão arquivada no me-morial dos sentimentos.

Na morte de Elis, todos ficamos de plantão em frente à velha Telefunken,

RUBENS LEMOS _rn #voz #sentimentos #moleque #diva

Tiro ao Álvaro

22 | 10 de abril de 2015 | _rn

Page 23: Revista _rn 21 - 10ABR15

a governador(teve 3 mil votos), foi equivalente ao tocar de hinos em igrejas.

Os discos de vinil, os velhos bola-chões esparramados pelo sofá, en-tendidos de MPB discutindo a ento-nação da voz cada vez mais bela de Elis Regina, sua partida precoce e a certeza inexorável de que a melhor intérprete brasileira “de qualidade” interplanetária nunca seria substitu-ída.

A melhor parte, para mim, se pas-sava quando a vitrola punha Elis e Adoniran Barbosa para cantar jun-tos. Incrível como aquele velhinho de voz rouca e vestido de branco me impressionou. Paixão à primeira au-dição.

A faixa “Tiro ao Álvaro” me anina-va em caráter especial. Uma poesia de simplicidade e eu sou adepto or-todoxo do simples, do sem frescuras. Palavras grafadas na letra e cantadas do jeito de corar erudito empolado: Frechada(Flechada), Táubua(Tá-bua), Automóver(Automóvel) , Re-vórver(Revólver) e o próprio Álvaro que não passava de um alvo, o peito condenado e sofrido do personagem da canção.

Tinha na época do colegial um pro-fessor enjoadíssimo(termo encon-trado para não responder por ho-mofobia) de Português que nos

humilhava com saber e petulância ao mínimo erro. Um colega paupér-rimo em concordância era sua víti-ma predileta.

Quando o menino brandia um ca-tastrófico “O pessoal fizeram uma festa”, o mestre magrinho e de ralo cavanhaque, vinha com o lápis que sempre mantinha preso à orelha e o chamava de analfabeto.

Nunca entendi um educador, pago para semear conhecimento, espraiar mau tratamento e destilar tanto hor-ror à humanidade. “Você é um burro incorrigível”. O menino, para deses-pero do mestre amargo, ou amargu-rado, apenas ria um sorriso lesado, de consentimento e cinismo.

Certo dia, venci minha inflexível ti-midez e cantei Tiro ao Álvaro, capri-chando nas lindas agressões ao idio-ma. Sentava na parte de trás da sala, como todo sonso, para colar com mais tranquilidade, olhar melhor as pernas das meninas, discutir sobre ABC e América. Continuei cantan-do Tiro ao Álvaro.

O professor magriço virou-se numa eletricidade que invejaria Thomas Edison. Enérgico também foi seu tom fanhoso: “Rubens Manoel! pare de cantar errado, essa música é um desserviço aos jovens, quem se dá o trabalho de ouvir alguém cantar táubua? É um absurdo!”.

Foi uma das primeiras expulsões de sala de aula de minha vida. Claro, entre o samba de Elis e Adoniram e o insuportável bedel cheio de arro-gância, escolhi a dupla cadenciada, charmosa, intensa de jovialidade. Tão entrosada que Adoniran mor-reu no mesmo ano, em solidarieda-de transcendental.

Pois tive que sair da aula e com orgu-lho. Justifiquei meu canto desafina-do: “É, professor. Realmente a mú-sica é ruim demais. Tão ruim que vende milhões de discos, faz muita gente feliz e vive sendo tocada no Chacrinha e no Fantástico. Bom é o senhor que não toca nem pandeiro e ganha dinheiro dando esbregue em menino sambudo.”

Ele exigiu a minha expulsão do co-légio onde estava desde quase bebê de colo. Chamaram meus pais. Ru-bão quis resolver na calçada, mas o professor desapareceu. A diretora, religiosa e rigorosa Irmã Fátima, pe-diu apenas que eu não incomodasse o rapaz.

O furioso terminou o ano letivo(me tirando décimos nas notas, de vin-gancinha) e tomou Doril ou desti-no, sumiu, para felicidade geral da malta. Irmã Fátima, creio, também apreciava Tiro ao Álvaro. Elis e Ado-niran eram de fé.

RUBENS LEMOS _rn #bolachao #vitrola #professor #desrespeitoso

Rubens Lemos Filhoé jornalista.

[email protected]

23 | 10 de abril de 2015 | _rn

Page 24: Revista _rn 21 - 10ABR15

24 | 10 de abril de 2015 | _rn

BRITO E SILVA _rn

Não discuto política, futebol e religião! Estou mouco de ouvir tais afirmações. Pois muito bem. Você que tem o prazer (quase sexual) em vomitar que não gosta de política, para sua surpresa lhe digo que existe quem goste, e diga mais: esses “mininus” Felipe Maia (DEM), Walter Alves (PMDB), Betinho Rosado (PP), Fábio Faria(PSD), Rogério (PSDB), gostam e, gostam muito, aliás, não sabem fazer outra

coisa. Por isso mesmo, acabaram de botar, sem cuspe, no fiofó de magote de gente, votando a favor da Projeto de Lei 4330, a chamada PL da Terceirização. Se amanhã o bocó perder o precioso emprego para um colega terceirizado ou ainda pior, for demitido e recontratado por uma empresa terceirizada, para exercer a mesma função ganhando um salário menor, dê graças as estes senhores e a você mesmo que não gosta

[email protected]

Não gosto de política

Page 25: Revista _rn 21 - 10ABR15

25 | 10 de abril de 2015 | _rn

Fé Quem tem fé – ou uma patrol - remove montanha. Parece que a ex-prefeita de Natal, Micarla de Souza, depois de depositar sua fé na religião evangélica, acaba de receber os dividendos. Ela disse ter sido curada de uma doença cardíaca. Bota fé. Andar com fé eu vou, a fé não costuma faiá...

Rodízio O Mister Robinson vai fazer rodízio de presos enquanto constrói novas unidades prisionais, beleza. Os presos também! Esta semana 32 fugiram do Alcaçuz, nosso “queijo suíço”.

PERGUNTAR NÃO OFENDE:E aí? Vai continuar votando no deputado que aprovou a

Terceirização?

BRITO E SILVA _rnde política.

Por falar em graças, o deputado José Dias (PSD), de mãos postas e joelhinhos no mármore frio do plenário da “assembleia deus nos acuda”, ora e reza para que seus pares o siga, em nome de Deus, na cruzada em favor do seu Projeto de Lei, que ratifica a imunidade fiscal aos templos religiosos do Estado. Isto é, a bendita mufunfa que entra nos cofres das “casas de deus” não serão taxadas, continuarão a não pagar impostos, em verdade vos digo: “Aleluia, farinha no prato(seu) e dinheiro na cuia (cofres dos templos)”. Amém!

Sei que vocês vão dizer que falei de política, religião e não abri o bico sobre futebol. Vou dizer o quê? Meu Botafogo foi campeão!

Page 26: Revista _rn 21 - 10ABR15

DESTAQUE Da Redaçã[email protected]

Em todos os recantos do estado, o quadro se repete, hospitais lotados de pacientes com a mesma reclama-ção: dores e febre. Alguns ainda apresentam manchas pelo corpo e muitos desconfiam que é o tal do “Chico Cunha”, apelido que febre Chikungunya ganhou por es-sas plagas. A temporada de viroses, com a chegada das chuvas, encontrou o RN com epidemia de dengue.

O cenário epidêmico foi decretado em função do au-mento significativo no número de notificações. Do iní-cio do ano até o dia 4 de abril, foram notificados 8.361 casos suspeitos de dengue no estado, o que representa um aumento de 217,06% em comparação ao mesmo pe-ríodo do ano passado. Do total de notificações, 857 ca-sos foram confirmados.

Os cinco municípios que mais notificaram foram Na-tal (2.094), Currais Novos (529), Parnamirim (457), Pa-relhas (431) e Mossoró (260). Quanto à incidência em dengue, 38 municípios apresentaram alta, 29 estão com média, 65 estão com baixa e 35 apresentaram incidên-

cia silenciosa.

Para ajudar no combate à dengue, a Secretaria Estadu-al da Saúde disponibiliza algumas ferramentas, como o Observatório da Dengue, site que permite um monitoramento mais eficaz dos focos do mosquito Ae-des aegypti, transmissor da doença, bem como dos ca-sos de dengue, por meio da denúncia da população e o Disque Denúncia 0800 281 4031.

O secretário da Saúde, Ricardo Lagreca, alerta que o con-trole da dengue é uma responsabilidade de todos e pede a ajuda da população. “É preciso que a população parti-cipe ativamente tanto na prevenção dos possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, quanto na denúncia desses focos, por meio do Disque Denúncia ou on line, por meio do Observatório da Dengue”.

O Programa Estadual de Controle da Dengue da Sesap chama a atenção para os cuidados com relação a possí-veis criadouros do mosquito, orientando para que a po-

Incidência de dengue aumenta mais de 217% no Rio Grande do Norte

EPIDEMIA

26 | 10 de abril de 2015 | _rn

Page 27: Revista _rn 21 - 10ABR15

“Chico Cunha”_rnA tal da “Chico Cunha”, como muitos se referem à febre Chikungunya ou Chicungunha é uma doença viral pa-recida com a dengue, transmitida por um mosquito co-mum em algumas regiões da África e que migrou para o Brasil e também pelo Aedes aegypti e o Aedes albopictus, mosquitos transmissores da dengue e da febre amarela.

O ciclo de transmissão da Chicungunha é mais rápido do que o da dengue. Em no máximo sete dias a contar do momento em que foi infectado, o mosquito começa a transmitir o CHIKV para a população que não possui anticorpos contra ele.

pulação fique alerta às me-didas de pre-venção, entre elas: manter as caixas d’água e outros re-cipientes de armazena-mento de água fechados; não deixar água acumula-da sobre a laje ou calhas;

SINTOMAS

Embora os vírus da febre chicungunha e os da dengue tenham características distintas, os sintomas das duas doenças são seme-lhantes.

Na fase aguda da chicungunha, a febre é alta, aparece de repente e vem acompanha-da de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). Esse é o sintoma mais característico da enfermida-de: dor forte nas articulações, tão forte que chega a impedir os movimentos e pode per-durar por meses depois que a febre vai em-bora.

Ao contrário do que acontece com a dengue (que provoca dor no corpo todo), não existe uma forma hemorrágica da doença e é raro surgirem complicações graves, embora a ar-trite possa continuar ativa por muito tempo.

Não existe transmissão entre pessoas. A úni-ca forma de infecção é pela picada dos mos-quitos infectados.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico depen-de de uma avaliação clínica cuidadosa e do resultado de alguns exames laboratoriais. As amostras de sangue para análise devem ser enviadas para os labo-ratórios de referência nacional.Casos suspeitos de in-fecção pelo CHIKV de-vem ser notificados em até 24 horas para os órgãos oficiais dos ser-viços de saúde.

TRATAMENTO

Na fase aguda, o trata-mento contra a febre chi-cungunha é sintomático. Analgésicos e antitérmicos são indicados para aliviar os sintomas. Pacientes com febre chikungunya devem evitar medicamen-tos à base de ácido acetil-salicílico (aspirina) ou que contenham a substância associada. Esses medica-mentos têm efeito anti-coagulante e podem cau-sar sangramentos. Outros anti-inflamatórios não hormonais (diclofenaco, ibuprofeno e piroxicam) também devem ser evita-dos.

Manter o doente em re-pouso e bem hidratado são medidas essenciais para a recuperação.

manter a lixeira fechada e não acumular lixo em lo-cais impróprios; colocar areia nos vasos das plantas, entre outras.

27 | 10 de abril de 2015 | _rn

Page 28: Revista _rn 21 - 10ABR15

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, participa nesta sexta-feira de uma audiência sobre a reforma política e o pacto federativo na Assembleia Legislativa do RN.

Três feriadões em menos de 30 dias não são para qualquer um não. Guenta!!

A Prefeitura de Pau dos Ferros tem desenvolvido um trabalho de readequação das propagandas veiculadas no município até em carroceria de caminhão.

As prefeituras de Pedra Grande e São Miguel do Gostoso vão construir o Memorial do Marco, para devolver o marco do descobrimento ao seu local de origem.

A inauguração da InterTv Costa Branca reuniu pela primeira vez após a eleição Robinson Faria e Henrique Alves num mesmo ambiente.

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial pelo Incentivo ao Gás Natural (Progás) foi prorrogado no RN.

Por falta de pagamento, a Cooperativa Médica anuncia parada das atividade nos hospitais Deoclécio Marques e Santa Catarina e SAMU metroplitano.

Dilma Rousseff já avisou aos municípios que 2015 será um ano de “vacas magras”.

Depois de muito mimimi, o tenente Eann Styvenson atendeu apelo do governador Robinson Faria e resolveu ficar no comando da Operação Lei Seca no RN. O midiático caso começou e terminou nas redes sociais e deixou muita gente perguntando se a lei só é cumprida por aqui se o grande Valentim estiver à frente.

SEM PRESSAO deputado federal, Rafael Motta (PROS), foi o único da bancada potiguar a votar contra o regime de urgência no projeto de lei das terceirizações. Antônio Jácome (PMN) se absteve. O regime de urgência permite que o projeto caminhe mais rápido, sem passar pelas comissões.

LUÍS GOMESO prefeito Nilsinho (PR), de Luís Gomes, esteve essa semana em Natal em busca de investimentos e parcerias para o município oestano. Empossado no dia 27 de março, após cassação dos titulares pela Justiça, Nilsinho encontrou os cofres da municipalidade completamente vazios e luta para colocar os salários em dia.

RAPIDINHAS

Midiáticos

ASSE

SSOR

IA

GIRANDO [email protected]

28 | 10 de abril de 2015 | _rn

Por Ana Cadengue

Page 29: Revista _rn 21 - 10ABR15

(IN) SEGURANÇA A Câmara Municipal de Parnamirim realizará no próximo dia 15 audiência pública sobre os problemas e possíveis soluções relacionadas à segurança pública no Município. A proposição é do vereador Gustavo Negócio (PSDC).

ELEIÇÕESDepois de ter o prefeito Marcos Luiz Pereira e a vice-prefeita Silvana Maria Garcia de Araújo cassados por captação ilícita de voto, o município de Pedra Grande realizará eleições neste domingo (12) para a escolha de novos gestores. Valdemir Valentim Soares Belchior (PSB) e João Felipe Damião Vitor (SD) concorrem à prefeitura. Estão aptos a votar 3.938 eleitores.

Enquanto as autoridades não fazem nada para resolver a vergonhosa situação do complexo viário da Abolição, em Mossoró – obra de milhões que se arrasta há anos e ergueu viadutos que não podem ser usados – , a população continua sendo penalizada. Hoje mesmo morreram duas pessoas, uma idosa e uma adolescente, que tentavam atravessar a BR de bicicleta.

SEM NEGÓCIODistribuindo publicidade em blogs locais e de Natal, a prefeitura de Mossoró vem tentando matar por asfixia financeira a mídia impressa da cidade. Os jornais mossoroenses estão há meses de pires na mão e já estudam medidas contra a municipalidade.

POIS DIGA!O vereador Marcos do PSOL decidiu mover uma ação contra o Portal No Ar e o repórter Dinarte Assunção, acusando ambos de dano moral contra ele, por publicar denúncia da cobrança de um “mensalinho” em seu gabinete. O vereador também quer que ninguém publique notícias negativas sobre ele.

SEMPRE ÀS ORDENSHá 24 anos guardando a presidência da Assembleia Legislativa, o incansável Ferreirinha continua impassível em seu posto.

DESCASO

ASSE

SSOR

IA

ANA

CADE

NGUE

GIRANDO _rn

29 | 10 de abril de 2015 | _rn

Page 30: Revista _rn 21 - 10ABR15

Grande comitiva do RN prestigiou a posse do desembargador Marcelo Navarro como presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

Prefeitura de Baraúna se comprometeu com o MPRN a realizar concurso público e também a disciplinar a cobrança de IPTU e ISS.

O deputado Gustavo Carvalho (PROS) solicitou ao Governo a implantação de Unidades da Unicat em João Câmara e Santa Cruz.

Para evitar esvaziamento e figurinha repetida, deputados querem disciplinar a fala dos colegas durante as sessões.

O Hospital de Jardim de Piranhas está sendo reformado pela Prefeitura e vem continuamente recebendo doações da comunidade. Camas, colchões, TVs...

Servidores municipais de Natal em greve pelo cumprimento da lei da data-base e o fim do pagamento do abono salarial.

O procurador de Justiça Paulo Leão foi eleito corregedor-geral do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para o biêncio 2015/2017.

O deputado estadual Jacó Jácome (PMN) defende passagem gratuita aos deficientes no transporte intermunicipal.

PASSEIODentro da programação do “Dia da Cidadania”, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental do Seridó (IDESA), os ciclistas de Caicó farão neste domingo um ato pela paz no trânsito, com um passeio do Arco do Triunfo ao Itans.

INVESTIGAÇÃO - O procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Luciano Ramos, pediu auditoria no Itep, na unificação dos fundos previdenciários do Estado e também sobre o cumprimento dos limites de despesa com a folha de pessoal com manda a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

LIMPEZAA URBANA está intensificando a limpeza na Zona Norte de Natal. A partir deste domingo (12), a Urbana intensifica a limpeza na Zona Norte de Natal com a realização de mutirões dominicais para coleta domiciliar de lixo, coleta de entulhos e poda, além de varrição, capinação e pintura de meios fios.

TENTATIVALançada essa semana, a Frente Parlamentar da Defesa Social e Enfrentamento à Violência na Região Metropolitana de Natal, que tem a presidência do vereador cabo Jeoás Nascimento (PCdoB), e pretende contribuir para a criação de um plano integrado entre os municípios que formam a chamada Grande Natal. Sucesso!!!

RAPIDINHASTCE

GIRANDO _rn

JURISPRUDÊNCIAO Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu suspender o pagamento de pensões vitalícias a ex-gover-nadores do Pará. O mesmo en-tendimento poderá ser aplicado em outras ações que contestam o pagamento a ex-governadores de outros estados.

PARTICIPEEnvie a notícia do seu mu-nicípio para [email protected] e participe da Revista _rn.

#jornalismoindependente #informaçãocomopinião

30 | 10 de abril de 2015 | _rn

Page 31: Revista _rn 21 - 10ABR15

“Sombras que Assombram”. Esse é o tema da Mostra de Cinema Expressionista da Alemanha, que está sendo realizada nas uni-dades do Sesc do Rio Grande do Norte entre 06 de abril e 15 de maio.

Além de Natal (06 a 10/04), a mos-tra será exibida em Caicó (13 a 20/04), São Paulo do Potengi (22 a 29/04), Nova Cruz (27 a 30/04), Mossoró (04 a 08/05) e Macaíba (11 a 15/05).

O público potiguar terá acesso a filmes raros como O Gabine-

te do Dr. Caligari (1919), A Últi-ma Gargalhada (1924), Nosferatu (1922) e Metrópolis (1927), além de um bate-papo com especialis-tas da área, inclusive este escriba que vos fala.

É uma oportunidade para os ci-néfilos conhecerem o movimen-to expressionista no cinema, que teve o seu auge em uma Ale-manha arruinada pela Primeira Guerra Mundial e se caracterizou pelo uso de imagens fantásticas e assustadoras e ao mesmo tempo pela exposição de uma sociedade imersa em um cenário desolador

e extremamente mecanicista.

Até hoje, os filmes do Expressio-nismo Alemão ecoam nas obras contemporâneas. Metrópolis, do diretor Fritz Lang, por exemplo, é considerada uma das primeiras grandes obras de ficção científi-ca, mostrando um futuro deso-lador e dominado por máquinas.

O renomado crítico de cinema Roger Ebert escreveu sobre Me-trópolis no livro “A Imagem do Cinema”. Segundo ele, a obra “fixou para o resto do século a imagem da cidade futurística, com o inferno do progresso da ciência e da fata de esperanças para a humanidade”.

Blade Runner – O Caçador de Androides, O Quinto Elemento e até a Gothan City de Batman são apenas alguns dos filmes que se inspiraram em Metrópolis.

Raildon Lucena é jornalista e cinéfilo | [email protected]

CINEMA & ETC Por Raildon Lucena_rn“Expressionismo alemão” será exibido em mostra de

cinema no RN

31 | 10 de abril de 2015 | _rn

Page 32: Revista _rn 21 - 10ABR15

TECNOLOGIA _rn #chrome #google #benevolente #semacesso

Numa constante procura de novas ofertas, a Google cria produtos que atacam áreas específicas e onde identifica as necessidades.

Surgiu, e ainda de forma não oficial, mais um novo serviço em que a Google vai trabalhar e que deverá ser lançando em breve.

Trata-se do GMeet, ou Google Meeting, proposta da empresa para salas de reuniões virtuais, e as primeiras imagens foram reveladas.

O que se sabe até agora sobre o Google Meet é que será dedicado a criar uma alternativa às salas de reuniões, oferecendo um modo de criar e gerir esse tipo de locais virtuais.

É aguardar pra ver.

A Proteste, associação que representa os consumidores, testou a duração da bateria de oito smartphones e cinco tablets ao longo de dois anos. Conclusão na disputa entre os celulares: a melhor bateria foi a do LG G Flex; a pior, do iPhone 5S.

Oh novidade!

A chegada do Compute Stick PC da Intel demorou, mas já está em pré-venda em alguns sites.

O computador em formato de pendrive está disponível em uma versão com o Windows 8.1 e outra com o Linux. O modelo com o sistema da Microsoft sai por U$ 150 dólares, enquanto que a edição com Linux tem valor de U$ 110 dólares.

Independentemente do sistema operacional, o Compute Stick vem com um processador quad-core Intel Atom, 2GB de RAM, 32GB de armazenamento e Wi-Fi

802.11b/g/n. Se conecta diretamente a uma TV ou monitor via HDMI, e pode ser plugado por meio uma de uma entrada Micro USB disponível na lateral. Traz também uma porta USB padrão, e Bluetooth 4.0 para conectar um teclado e mouse.

A Intel planejava lançar o Compute Stick em março, mas a loja Newegg está listando uma data de lançamento em 24 de abril para os dois modelos.

O Compute Stick promete ser o menor de todos.

Google vai lançar uma solução para reuniões online

Teste diz que bateria do iPhone é a que dura menos

PC em formato de pendrive da Intel começa a ser vendido por US$110

32 | 10 de abril de 2015 | _rn

Page 33: Revista _rn 21 - 10ABR15

TECNOLOGIA _rnFacebook Messenger direto no browser

Firefox para Android atinge a marca de 100 milhões de downloads

Downloads do Uber disparam após protestos de taxistas no Brasil

O Facebook investe de forma muito séria no Messenger e no seu serviço de mensagens instantâneas. Foi apresentada a nova plataforma dedicada a este serviço.

Depois de tornar o Messenger como uma plataforma de serviços e de aplicações, lançou agora um site dedicado exclusivamente ao messenger, onde podemos usá-lo de forma independente e sem precisar estar dentro da maior rede social da Internet.

No site, messenger.com, o utilizador tem acesso a todas as funcionalidades que tinha já na versão dentro do Facebook, mas agora de forma dedicada e independente.

A Mozilla anunciou nesta quinta-feira, 9/4, que o aplicativo do Firefox superou a marca de 100 milhões de downloads em aparelhos Android. Vale notar que esse número é referente aos downloads feitos pela loja oficial Google Play Store.

A versão do navegador para aparelhos com sistema do Google foi lançada em março de 2011. Ou seja, foram necessários cerca de quatro anos para atingir essa marca histórica.

E aí, qual navegador você usa no seu aparelho Android? Diga para a gente nos comentários abaixo.

O protesto dos taxistas de SP e outras cidades do Brasil também acabou tendo um lado positivo para o Uber, que viu seus downloads aumentarem até cinco vezes nesta quarta-feira, 8/4.

Segundo a empresa, os downloads aumentaram cinco vezes em São Paulo e Brasília e três no Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Vale notar que o aplicativo de transporte não revela quantos usuários ou motoristas possui no país.

Lançado por aqui em maio de 2014, o app é acusado de atuar de maneira ilegal no Brasil por associações de motoristas de táxi.

33 | 10 de abril de 2015 | _rn

Page 34: Revista _rn 21 - 10ABR15

Vivemos dias difíceis, sombrios.

Até diria que vivemos dias bicudos, espinhosos, perigosos.

Estamos todos à f lor da pele, sensíveis e conse-quentemente instáveis, com os nervos rasgando a carne, subindo a face e saltando aos olhos mes-mo à nossa revelia.

E como na música do Chico Buarque, vamos per-dendo o juízo, a razão, os limites.

A paixão extrema, fervorosa e incontrolável, pa-rece estar tomando conta dos nossos sentimen-tos, das nossas ações, dos nossos desejos e das nossas vidas.

E de tão fervorosa, a paixão esconde a razão, se confunde ódio e amor em frações de segundos e nos empurra a um fanatismo cego, egoísta e fac-cioso.

É o que vejo, o que sinto, o que percebo no dia--a-dia de todos e de cada um.

Nos jornais, nas redes sociais e em reuniões ami-

gáveis e familiares, todo mundo grita e ninguém tem razão. E se tem, quando a tem, tenta con-vencer e até a obrigar o interlocutor a concordar com o que ele diz, com o que ele pensa, com o que ele fala - a qualquer preço e seja a que custo for.

Assim, a democracia que pressupõe liberdade, livre pensar, vai se esfarelando. Porque o diálo-go se transforma em monólogo, em cale-se para me ouvir ou vice-versa.

E ai de quem ouse, atreva-se a exercer a sua von-tade, o seu arbítrio, a determinação das suas ideias e de seus pensamentos.

Será diminuído, reduzido, esmagado, ofendido.

É o que vem ocorrendo, para delírio e felicidade de alguns poucos - mas inf luentes -defensores dos tempos ditatoriais que pensávamos estar de-vidamente encerrado, enterrado.

É o que continuará acontecendo, e decerto se transformará numa praga irreversível, se insis-tirmos em ultrapassar os limites que inevitavel-mente acabarão traindo os nossos juízos.

À flor da pele

PINGA FOGO POR LUIS FAUSTO _rn

34 | 27 de fevereiro de 2015 | _rn

Page 35: Revista _rn 21 - 10ABR15

DECADÊNCIA

José Agripino Maia, o senador potiguar que até hoje não explicou o recebimento de uma propina de R$ 1 milhão no Rio Grande do Norte, vai descendo a ladeira numa rapidez impressionante. Sua voz foi abafada, suas opiniões já não são ouvidas e até o seu partido, o Democratas que ele preside, parece fadado a um encolhimento que precede o desaparecimento. Agora há pouco, o PTB disse não à possibilidade de fusão com os antigos (Arena, PDS, PFL...) defensores da ditadura. É o fim, pois. Cada vez mais próximo.

IMPUNIDADE – Mais uma semana e nada, nadica de se cobrar judicialmente dos tucanos pelos malfeitos escandalosos que os correligionários de Aécio Neves praticaram em São Paulo, Minas Gerais, Paraná. Seus bicos continuam impunes.

GOVERNO

Contam-me que hoje, sexta-feira, 10 de abril, o governador norte-rio-grandense Robinson Faria completa 100 dias à frente do Palácio Potengi. Mas não me contam, porque certamente não há o que contar, o que fez nesses 100 dias o pai do deputado Fabio Faria. Vamos esperar mais 100 dias, então. Quem sabe...

ALIADOS

Continuo sem entender a surpresa de alguns, especialmente dos jornalistas políticos tidos como experts no assunto, diante do rumo e do prumo que o PMDB está dando à sua ação em relação ao governo Dilma Rousseff. Quem não conhece a história do partido poderia até exclamativamente dizer “ai!”. Quem conhece, no

entanto, sabe que o PMDB sempre será o PMDB. Fiel apenas e somente aos seus interesses pouco ou nada republicanos.

SILVEIRINHA

Qual a última do prefeito mossoroense, o Silveirinha cada vez mais parecido com Odorico Paraguaçu? Soube que ele esteve em Brasília, andarilhando por alguns ministérios e principalmente por muitos gabinetes de parlamentares do Rio Grande do Norte. Foi pros finalmente ou ficou apenas nos entretanto?

TUCANOSAlguém tem notícia de algum tucano indiciado, investigado, preso ou perseguido por rombos e falcatruas que nem mesmo a grande imprensa consegue mais esconder?

#opiniao PINGA FOGO _rn

Luis Fausto é jornalista.

[email protected] 35 | 10 de abril de 2015 | _rn

Page 36: Revista _rn 21 - 10ABR15

15ª EDIÇÃO DO ESPETÁCULO “A PAIXÃO DE CRISTO”, SEXTA-FEIRA(10) E SÁBADO (11), A PARTIR DAS 19H, NO ESTÁDIO POTIGUAR ESPORTE CLUBE, PARNAMIRIM.

ZIZI POSSI – TEATRO RIACHUELO – 21H

LUAN CARVALHO, ANDRÉ LUVI E DJ GABRIEL SODRÉ - PEPPER’S HALL - 21H

100o04SEXTA-FEIRA

100104SÁBADO

EXPOSIÇÕES TEATRO DANÇA MÚSICA 36 | 10 de abril de 2015 | _rn

Page 37: Revista _rn 21 - 10ABR15

SAMBOSSAMBA + JAM DE ANIVERSÁRIO DE JOANA KNOBBE - BENDITAS BUTECO, PETROPÓLS – 20H

BENITO DI PAULA – TEATRO RIACHUELO – 21H

37 | 10 de abril de 2015 | _rn

Page 38: Revista _rn 21 - 10ABR15

ECO PRAÇA - ÁREA DE LAZER DO CONJUNTO PANATIS – A PARTIR DAS 8H - GRATUITO

MÚSICA, TEATRO, PALESTRAS, YOHA, SLACK LINE, OFICINAS E INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS

100204DOMINGO

14 DE ABRILTERÇA-FEIRA

EXPOSIÇÕES TEATRO DANÇA MÚSICA ARTESANATOCINEMA

ENVIE-NOS INFORMAÇÕES SOBRE O QUE VAI ROLAR NA SUA CIDADE

E PARTICIPE DA NOSSA AGENDA CULTURAL

[email protected]

38 | 10 de abril de 2015 | _rn

Page 39: Revista _rn 21 - 10ABR15

39 | 10 de abril de 2015 | _rn

Page 40: Revista _rn 21 - 10ABR15