revista juntos #48

20
48 Informativo Coca-Cola FEMSA Brasil ano 7 | junho e julho de 2013 04 08 AçúCAR NA MEDIDA CERTA SAIBA COMO CONSUMIR E GANHAR ENERGIA SEGURANçA NO TRABALHO E NO TRâNSITO Porque o importante é voltar pra casa FLAVIO GIL ROCHA, Repositor da UO Pampulha (MG): trabalha sem acidentes há seis anos na empresa COPA DO MUNDO COCA-COLA LEVA 100 AMIGOS PARA VER OS JOGOS DO TORNEIO NESTA EDIçãO, GANHE UM TABULEIRO SOBRE SEGURANçA E BRINQUE COM A SUA FAMíLIA!

Upload: pedro-marques

Post on 01-Apr-2016

226 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista Juntos, da Coca-Cola Femsa Brasil, Edição 48. Matéria de capa, segurança no trabalho e no trânsito.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Juntos #48

nº 48

Informativo Coca-Cola FEMSA Brasil ano 7 | junho e julho de 2013

04 08AçúcAr nA medidA certASaiba como conSumir e ganhar energia

SegurAnçA no trAbAlho e no trânSitoPorque o importante é voltar pra casa

Flavio Gil Rocha,Repositor da Uo Pampulha (MG): trabalha sem acidentes há seis anos na empresa

coPAdo mundococa-cola leva 100 amigoS para ver oS jogoS do torneio

neStA edição, gAnhe um tAbuleiro Sobre SegurAnçA e brinque com A SuA fAmíliA!

Page 2: Revista Juntos #48

2 reviSta juntoS

Porque o importante é voltar pra casa.

Page 3: Revista Juntos #48

3 reviSta juntoS

editorial

Quando falamos em segurança, temos de considerar tudo que esse termo abrange: segurança pública, que nos defende da violência nas ruas; segurança no trabalho, que permite realizar as atividades sem colocar a nossa saúde em risco; e segurança no trânsito, que garante o nosso direito constitucional de ir e vir.

Para tanto, o comprometimento com a segurança é também de responsabilidade de cada indivíduo, que avalia os riscos e respeita os limites com o objetivo de diminuir as chances de sofrer qualquer tipo de acidente que possa causar danos a ele, à sua família e a terceiros.

No topo das prioridades da coca-cola FEMSa, está a preocupação com a segurança de seus colaboradores, pois, assim, a companhia possuirá ferramentas para alcançar bons resultados e os profissionais desenvolverão as suas atividades em um ambiente seguro, com a garantia de que irá voltar para a sua casa e para a sua família.

Pesquisas recentes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apontam que 40% das pessoas que se envolvem em acidentes de trânsito não escapam da morte, e a companhia trabalha para que seus colaboradores não façam parte dessa estatística. além disso, o Brasil é o 2º país em vítimas fatais em acidentes de moto, um número alarmante.

Diante desse item de primeira necessidade, a coca-cola FEMSa realiza campanhas de conscientização para mostrar os riscos que cada atividade pode apresentar. Nosso Sistema de administração de Se-

gurança e Saúde ocupacional (SaSSo) é o programa de orientação para os cuidados da saúde e segurança nas fábricas.

a empresa realiza os chamados Diálogos Diários de Segurança e Saúde (DDS) com o propósito de esclarecer dúvidas, alertar sobre o uso dos Equipamentos de Proteção individual (EPis) e apresentar dados e estatísticas a respeito de acidentes de trabalho.

Promovemos ainda campanhas de conscientização sobre segurança no trânsito e comporta-mento seguro, apresentando dados e dicas para dobrar a atenção dos colaboradores e

alertá-los acerca de todos os tipos de perigos aos quais estamos expostos em nosso dia a dia, mesmo dentro de nossas casas.

Dessa maneira, garantir informação e conhecimento, com treinamento adequado e orientação, são as alternativas encontradas para que, juntos, possamos reduzir cada vez mais os índices de acidentes de trabalho. Para nós da coca-cola FEMSa, o mais importante é voltar para casa.

abraço,

Gustavo LópezDiretor de operações Brasil

VoltAr PArA cASA com SegurAnçA

Page 4: Revista Juntos #48

4 reviSta juntoS

embaixadores coca-cola femSA

AçúcAr nA medidAcertAingrediente fAz PArte doS 10 AlimentoS mAiS conSumidoS no mundo e tem imPortAnte PArticiPAção no funcionAmento do orgAniSmo

“o açúcar presente em nossas bebidas pode ajudar a fornecer a quantidade de carboidratos que

precisamos para obtermos a energia necessária para o desempenho nas diversas atividades diárias.”

Édipo Rosa Oliveira,Técnico de Segurança do Trabalho / Uo contagem (MG)

“o açúcar é um dos principais insumos da nossa fábrica. um ingrediente que dá corpo aos nossos produtos, sabor e fornece importante valor energético aos consumidores.” Diego Franca Santos,coordenador Produção / Fábrica Belo horizonte (MG)

Page 5: Revista Juntos #48

5 reviSta juntoS

o açúcar começou a fazer parte da rotina alimentar das pessoas a partir do século 17, quando a mercadoria se tornou mais aces-sível – mas também era bem diferente de como é nos dias atuais. hoje, esse ingre-diente pode ser considerado uma fonte de energia para o corpo humano, no entanto, seu uso em excesso ou sua falta pode causar danos à saúde. Segundo a Food and Drug administration (FDa), nos Estados Unidos, o caminho mais adequado é simplesmente equilibrá-lo com um dieta balanceada.

AçúcAr nAS bebidAS. Pode?

além da hidratação básica, as bebidas ado-çadas com açúcar também podem fornecer o “combustível” de carboidrato, isto é, a energia para atividades diárias. Todas as

bebidas têm seu lugar em uma dieta bem equilibrada. as bebidas gasosas podem ajudar a saciar a sede e a fornecer ao corpo as necessidades de fluidos diárias, mas elas não devem ser os únicos líquidos consumidos. o que mais importa é que a dieta inclua nutrientes de uma variedade de alimentos e bebidas, combinado com a prática de exercí-cios físicos permanente.

alguns nutricionistas alertam que, retirar por completo o açúcar da alimentação pode causar o efeito contrário ao que se espera, e, em vez de diminuir as calorias, a pessoa passa a ingerir, de forma exagerada, outros alimentos calóricos, na intenção de substituir o doce.

Fontes: coca-cola company, Dietary Guidelines for americans – 2005 e Food and Drug administration (FDa)

É verdade que os açúcares e ado-çantes das bebidas podem provo-car diabetes?Não. o consumo de adoçantes e açúcares contidos nas bebidas não causam diabetes. a doença ocorre quando o corpo não pode produzir ou utilizar adequadamente a insuli-na, um hormônio produzido pelo pâncreas. a insulina permite que as células do corpo usem a energia obtida com a quebra dos carboidratos, como a do açúcar. o comitê consultivo da Dietary Guidelines for ame-ricans, guia nutricional dos EUa de 2005,

realizou estudos e não encontrou nenhuma relação entre a ingestão de hidratos de car-bono, incluindo açúcares das bebidas, com o desenvolvimento da diabetes, quando consumidos moderadamente.

Quanto de refrigerante e/ou açúcar eu posso consumir por dia?como todos os alimentos e bebidas, os re-frigerantes devem ser apreciados com mo-deração, como parte de uma variedade de opções para a hidratação, acompanhado por uma dieta equilibrada e estilo de vida

fisicamente ativo. a quantidade consumida depende das necessidades de energia e de cada nível de atividade física.

É a grande quantidade de açúcar nas que bebidas que provoca a hi-peratividade em crianças?o açúcar das bebidas não causa hiperativi-dade em crianças. Desde 1920, os cientistas têm testado, extensivamente, as teorias que tentam relacionar as bebidas açucaradas com a hiperatividade e não encontraram ne-nhuma ligação entre si.

SAibA mAiS!

“Açúcar é muito delicioso, quando associado ao refrigerante, o prazer é ainda maior, por ajudar na hidratação, matando a sede e nos dando energia.”

José Carlos Marcelino, Especialista de Produção / Fábrica Jundiaí (SP)

Page 6: Revista Juntos #48

6 reviSta juntoS

conheçA um Pouco dA inSPirAção de cAdA umA dAS embAlAgenS comemorAtiVAS:

Sabores

o refrigerAnte mAiS Antigo do mundo mAntém SuceSSo de mAiS de doiS SéculoS; embAlAgenS comemorAtiVAS celebrAm A dAtA.

Poucas marcas podem comemorar 230 anos, privilégio do refrigerante mais antigo do mundo, Schweppes, que, este ano, cel-ebra mais um aniversário. Para celebrar esse marco, uma série de latas comemorativas, inspiradas nos momentos mais marcantes da história do produto, que é consumido no mundo inteiro há mais de dois séculos e continua atual para o paladar dos consumi-dores mais exigentes.

“Schweppes é uma marca tradicional, com um DNa sofisticado que não abre mão da inovação. ao longo da trajetória da marca, é possível perceber um tom bem humorado e provocativo em sua comunicação, que é atual e ao mesmo tempo valoriza a sua his-tória”, destaca Julia Galli Salgado, coorde-nadora de categorias, Jurubatuba (SP).

Para saber todas as

curiosidades que

envolvem o refrigerante

mais antigo do mundo,

acesse a página da marca

no Facebook

fb.com/schweppesbrasil.

Tônica: em 1783, a Schweppes surgiu e passou a ser comum entre as pessoas mais chiques. Reconhe-cida como uma bebida elegante, sofisticada e especial, o próprio rótulo da época indicava The Gentlemen’s choice, que significa a Escolha do cavalheiro.

Citrus: a vida ao ar livre e nos ba-nhos de sol que passaram a fazer sucesso a partir dos anos 1930, período em que as famílias mais sofisticadas começaram a sair da cidade e procurar regiões de praia para aproveitar as férias.

Grape Fusion: o grito de ordem dos anos 1950 era sofisticação, charme e cuidado com a aparên-cia. os cartazes da época eram

inspirados na delicadeza e nos traços ingênuos da princesa Grace Kelly, um dos maiores ícones de beleza da daquela década.

Tônica light: as embalagens tra-zem as icônicas pin-ups, mulheres com silhuetas marcadas, roupas provocantes e atitude de menina distraída que invadiram a publici-dade da década de 1960 e estam-pavam os cartazes do bebida.

Club Soda: 1980 é considerada, por muitos, como a década mais divertida por causa dos brinque-dos, games, cores e penteados exuberantes que dominavam as pistas de dança que eram febre nesse período.

“Schweppes é uma bebida única com um sabor incomparável e inconfundível há merecidos

230 anos no topo da categoria.”

Ângelo de Jesus Caldeira,operador de Enchedora / Fábrica campo Grande (MS)

“Além de sofisticada e refrescante, é uma bebida de extrema qualidade que comemora 230 anos no mercado.”

Joyce Garcia Viana,aprendiz / Uo Três lagoas (MS)

Page 7: Revista Juntos #48

7 reviSta juntoS

“Foi muito gratificante conquistar essa posição no ranking do projeto.

Trabalhar para alcançar um mérito e ser reconhecido por isso é muito im-

portante. Saber que a empresa investe e valoriza as conquistas desse pro-

jeto, que vem dando certo, é muito bom. Como prêmio, ganhamos um

churrasco para reunir a equipe e comemorar mais esse sucesso.”Marcelo de Souza Assis,Executivo de Vendas / UO Janaúba3º colocado no ranking de março

Preço Justo

cocA-colA com “Preço JuSto” no Ponto de VendAAumentAr Volume e fidelizAr clienteS São oS mAioreS benefícioS do ProJeto

Executar corretamente o preço ao consu-midor dos produtos da coca-cola FEMSa é o grande desafio do Preço Justo. o uso da Tabela Polarizada, ferramenta funda-mental para o sucesso do projeto, possibili-ta a relação em que todos saem ganhando, desde o cliente até o consumidor final, que consegue adquirir os produtos do portfólio por um preço atraente.

“Praticando o Preço Justo ao consumidor, o PDv fideliza os clientes que se sentem segu-ros em pagar o preço correto por um produ-to da coca-cola FEMSa. Para a equipe de vendas, é uma ferramenta para alavancar o volume e aumentar o Índice de Execu-ção”, destaca amanda Tsuruda, Executiva de Marketing canais.

após três meses de implementação, a com-panhia alcançou uma evolução positiva em relação à correta utilização da Tabela Polari-zada e melhorou os índices de conformida-de de preço nas embalagens participantes.

Esse saldo foi conquistado com o apoio dos colaboradores e a companhia sabe reco-

nhecer esse comprome-timento. Exemplo disso é a plataforma de in-centivos chamada Esse cara sou eu, em que são realizadas premia-ções àqueles que atin-gem as metas. além disso, mensalmente, o projeto Preço Justo destaca os melhores vendedores, Executivos e Gerentes.

No início do projeto, um dos principais de-safios do projeto foi convencer os clientes de que todos poderiam ganhar com essa nova ferramenta. “a adesão ao projeto nós já conquistamos, daqui para frente, temos que buscar um número maior de clientes cobertos com o Preço Justo, continuar tra-balhando forte nessas par-cerias, levar o benefício ao consumidor e aumentar as vendas”, ressalta Eduardo vasques, Gerente Regional de vendas e operações.

“Para alcançar essa meta, o relacionamento que desenvolvi com os clientes

no PDV foi fundamental. Apresentando os benefícios, mostrei a eles que a

correta execução do preço pode aumentar as vendas deles também. Além

disso, foi fantástico receber o reconhecimento da companhia. A gente fica

em campo e pensa que a empresa não sabe do seu trabalho, mas ela acom-

panha e reconhece quando eles aparecem.”

Edielson Donizete de Menezes,

Vendedor / UO Campo Grande

1º colocado no ranking de março e abril

“é importante para o consumidor não pagar preços abusivos. e também é para a marca, pois assim garante uma identidade e acaba atingindo vários públicos com o valor correto.”

Amanda Silva,analista de Rh / corporativo Jurubatuba (SP)

Page 8: Revista Juntos #48

mArcA lAnçA múSicA oficiAl do eVento e Promoção que PremiArá conSumidor (Só não VAle colAborAdor e fAmiliAr) com umA centenA de ingreSSoS; VeJA como Você Pode AcAbAr indo tAmbém

leVA 100 AmigoS PArA Ver o brASil nA coPA

copa do mundo

8 reviSta juntoS

“São duas paixões incomparáveis compartilhadas em mais de 200 países.”

Athila Vinicius de Oliveira Silva,Prospector canal / Uo Juiz de Fora (MG)

“quando nos referimos a coca-cola e futebol, estamos falando de duas preferências nacionais, misturando a emoção que o futebol proporciona com o sabor mágico desse refrigerante.”

Danilo Leite Barbieri, ajudante operacional / Uo itaporã (MS)

Page 9: Revista Juntos #48

Gaby AmarantosNascida e criada na periferia de Belém (Pa), bairro do Jurunas, Gabriela amaral dos Santos já cresceu com a música. Suas origens são de uma família de sambistas, na qual desde pe-quena já cantava e dançava nas rodas de samba. hoje, a can-tora é considerada a rainha do technobrega, ritmo que caiu no gosto do brasileiro e, agora, pre-tende ganhar o mundo.

Monoblococonsagrado por incorporar di-versos ritmos e estilos musicais à batida do samba, o Monobloco foi idealizado em 2000 e, hoje, está entre os grupos brasileiros que contabilizam o maior nú-mero de apresentações durante todo o ano.

9 reviSta juntoS

a copa do Mundo no Brasil em 2014 tem tudo para colocar o País na história do fute-bol. E, como é comum para os brasileiros, toda festa é levada com música. Por isso, a coca-cola está lançando a promoção Cante e leve todo mundo para a Copa do Mundo da Fifa 2014*.

a ideia da campanha é premiar um ganhador que poderá escolher até 100 amigos para ver um jogo do Brasil na copa do Mundo. E o conceito de participação é muito simples, basta cantar um trecho da música oficial da coca-cola para o evento, Todo Mundo, e publicar no site da promoção. Depois disso, é só pedir a ajuda dos amigos para compar-tilharem o link e começar a torcer.

“Mesmo sem poder participar oficial-mente da promoção, os colaboradores da

coca-cola FEMSa têm muitas chances de ganhar, é só divulgar essa promoção en-tre os amigos, para que eles possam se candidatar e torcer para ele ser um dos 100 escolhidos caso um amigo ganhe. o objetivo dessa promoção é aumentar o número das vendas da bebida até a copa e deixar a marca em evidência na mídia”, explica luciano Sá, Gerente de copa do Mundo, Jurubatuba (SP).

a promoção vai até 31 de outubro de 2013, e a versão original do hino será lançada no dia 15 de setembro no palco do Rock in Rio, interpretada por Gaby amarantos e pelo Monobloco. além disso, o rapper norte--americano Stephan fará uma versão globalizada, que será tocada no mundo inteiro.

Fotos: Divulgação

* De acordo com o regulamento da promoção, não é permitida a participação dos colaboradoresda Coca-Cola FEMSA, nem de seus familiares mais próximos.

“o maior evento esportivo juntamente com a bebida mais vendida do mundo, tudo a ver!”

Adriano Freitas de Medeirosassistente Fiscal / corporativo cSc (SP)

Page 10: Revista Juntos #48

10 reviSta juntoS

VidA Sem Acidente

capa

conheçA o olAborAdor que nuncA Se enVolVeu em AcidenteS de trAJeto ou trAbAlho meSmo rodAndo 100 km diárioS de moto: “PreciSAmoS ter umA ViSão diferente Sobre A noSSA frAgilidAde”

Tanto dentro da empresa como no caminho de ida e volta para o traba-lho, as situações que colocam o tra-balhador em risco são consideradas acidentes de trabalho. De acordo com o relatório do Ministério da Pre-vidência Social, só em 2011 foram registrados no iNSS cerca de 711 mil acidentes do trabalho, número 1,6% maior que o ano anterior.

Dirigir com atenção, pensando sem-pre na própria segurança e na dos outros motoristas pode ser uma das atitudes que previnem os acidentes ocupacionais, uma vez que é consi-

derado acidente de trabalho qualquer situação que coloque a vida e a segu-rança do colaborador em risco a partir do momento em que ele deixa a sua residência em direção ao trabalho.

Medidas simples como verificar as condições do veículo, respeitar os limites de velocidade, usar cinto de segurança e capacete podem salvar uma vida, além disso, seguir corre-tamente as instruções de segurança e usar os Equipamentos de Proteção individual (EPis) dentro do local de trabalho diminuem consideravel-mente o risco de acidentes.

“é primordial voltarmos para casa inteiros para vermos nossas famílias. Por isso, a segurança deve estar presente

em todas as áreas em nosso trabalho.“

Ivonaldo Dias de Medeiros, Técnico de operações / Fábrica Jundiaí (SP)

“utilizo corretamente os ePis e também oriento os meus colegas de trabalho sobre a importância dos equipamentos de segurança durante o trabalho.”

William da Silva da Cruz,operador / Fábrica campo Grande (MS)

Page 11: Revista Juntos #48

1996 2010

1.421

13.452

CRESCIMENTO

DE 846,5%CRESCIMENTO

DE 58,7

7,57,14,64,23,732,52,52,42

ParaguaiBRASILTailândiaColômbiaChipreCoreia do SulSanta Lúcia (Caribe)Costa RicaVenezuelaCroácia

(por cada 100.000 habitantes)

OS DEZ MAIS

O Brasil é o 2º país em vítimas fatais de acidentes de moto.VÍTIMAS FATAIS

MOTO COMPARAÇÃODE MORTES CAUSADAS

POR ACIDENTES

75%das vítimassão homens

40% têm entre 21 e 35 anos

O perigo no trânsito condena à morte cerca

de 40% das pessoas que se envolvem

em acidentes.

40%

A VIOLÊNCIA NO TRÂNSITOTRADUZIDA EM NÚMEROS

11 reviSta juntoS

a coca-cola FEMSa se preocupa com a segurança de seus colaboradores dentro e fora da empresa, e, por isso, desenvolve campanhas de conscientização, por meio do Sistema de administração de Saúde e Segurança ocupacional (SaSSo), e realiza, os Diálogos Diários de Segurança e Saúde (DDS). “Realizamos treinamentos e campa-nhas de conscientização em todos os nossos canais de comunicação interna, e ainda contamos com o papel ativo dos nos-sos líderes que por meio de seu compromisso visí-vel e demonstrado com a segurança e saúde de pessoas consolidam nos-sa cultura de promoção da saúde e segurança, estimu-lando continuamente o compor-tamento seguro na empresa”, destaca amanda Rocha, Gerente de SaSSo.

“A pessoa que está em perigo não sabe que está se arriscando”

o Repositor da Unidade operativa Pampu-lha (MG) Flavio Gil Rocha, 36 anos, traba-lha na coca-cola FEMSa há seis anos. ca-sado e com três filhos, ele se preocupa com a sua saúde e sua segurança, pois, para ele

o mais importante é voltar para casa. acompanhe, a seguir, o depoi-

mento desse colaborador que nunca se envolveu em

acidentes de trabalho ou de trajeto.

“O mais importan-te é saber que vou

voltar para minha família. Percorro 112 km

de moto todos os dias, mas como sei dos perigos que a moto represen-

ta, não costumo passar de 80 km/h, evito

andar entre os carros e prefiro dar uma volta maior para chegar ao meu destino a ter de enfrentar vias muito movimentadas. acredito que nun-ca sofri um acidente porque ando dentro dos limites que estabeleci para mim. Uso o capacete sempre com a viseira abaixada, para proteger a cabeça e os olhos. Manter a moto revisada também é muito importan-te, é o meu meio de transporte e o que eu puder investir em segurança eu vou investir. ao sair na rua, as pessoas precisam ter uma visão diferente sobre a sua fragilidade. Na coca-cola FEMSa, trabalho em alturas de até 2 metros para manuseio de embalagens de vidro. Por isso, preciso ter cautela e cons-ciência do que eu estou fazendo e sempre usar os Equipamentos de Proteção individu-al (EPis). Normalmente, a pessoa que está em perigo não sabe que está se arriscando. além de zelar pela minha segurança, meu papel também é orientar todos por aqui.”

Fonte: Waiselfisz, Julio Jacobo. Mapa da Violência 2012. Os novos padrões da violência homicida no Brasil. São Paulo, Instituto Sangari, 2012.

motocicleta carro

Page 12: Revista Juntos #48

12 reviSta juntoS

com fábricas na américa latina e no Sudoeste asiático, a coca-cola FEMSa possui um extenso portfólio de bebidas que atende diretamente às necessidades dos consumidores dessas localidades – algumas delas bem diferentes do que é conhecido pelo brasileiro. a Revista Juntos fez uma seleção de produtos e curiosidades que faz sucesso no portfólio da coca-cola FEMSa. confira:

Portfólio

fAntA Pomelo e refrigerAnte de torAnJA: AS curioSidAdeS do Portfólio em outroS PAíSeScocA-colA femSA oPerA em noVe PAíSeS lAtinoS e nAS filiPinAS e, Por iSSo, SeuS ProdutoS APreSentAm cArActeríSticAS diStintAS – Atendendo conSumidoreS dAS mAiS diferenteS culturAS

ArgentinAos argentinos gostam bastante da Fanta Pomelo, feita a partir da fruta de mesmo nome, muito comum no país. outra bebi-da que faz sucesso por lá é o refrigerante crush, que foi lançado em 1916 nos EUa e foi a sensação no Brasil nos anos 1950.

colômbiAJá os colombianos preferem o refrigerante Premio, em embalagens que vão desde a garrafinha de 178 ml até a PET 3 litros, e o Kola Román, bebida criada em 1865 em car-tagena (co) e considerada assinatura da cos-ta do caribe colombiano. a Fanta Manzana e o refrigerante Quatro, único com o sabor de toranja, fruta que é a mistura da pomelo com a laranja, são as escolhas do público que gosta dos sabores cítricos. outra curiosidade é água mineral Brisa, versão colombiana da crystal, e seu diferencial são as embalagens em saquinhos de 350 ml, 600 ml, 3,5 litros e 5,5 litros. Eles também têm a água mineral Manantial em seu portfólio.

filiPinASUma exclusividade dos filipinos é o refrige-rante Royal Tru, nos sabores Royal Tru-Da-landan, Royal Tru-Uva, Tru-laranja e Royal Tru-limão. Entre os energéticos, a bebida Sa murai é sucesso garantido, disponível nos sabores morango e ginseng, em lata 250 ml e garrafa 390 ml.

“temos de respeitar a cultura de cada região, principalmente as pessoas.”

Sandro Katufico Uryu,Encarregado de operações / Uo campo Grande (MS)

“A coca-cola femSA se preocupa em ter o produto certo no lugar certo, que é fundamental para a satisfação de nossos clientes.”

Jonas Leme de Sousa, analista industrial / Fábrica Jundiaí (SP)

Page 13: Revista Juntos #48

13 reviSta juntoS

méxicoNo país de origem da companhia, algumas das bebidas preferidas derivam da maça, por isso o sucesso com o Manzana, refrige-rante sabor maça, e o Sidral Manzana, feito a partir de suco da fruta e submetido a pro-cessos de pasteurização. Entre o público jo-vem, o refrigerante Beat é muito apreciado, ele possui uma cor escura e um acentuado sabor com cafeína. Para os consumidores que buscam outro estilo de bebida, o Fres-ca, versão mexicana do refrigerante Quatro, é uma boa opção com sabor de toranja, comum no México. outro refrigerante im-portante é o Delaware Punch. Uma curio-sidade mexicana é que, a água mineral ciel também é vendida em lata e na categoria sucos, Del valle possui o sabor açaí, sensa-ção por lá.

Você conhece A Pomelo e A torAnJA?

a pomelo, também conhecida como cim-boa ou laranja-natal, é uma fruta cítrica nativa do Sudeste asiático, incluindo a Ma-lásia, e pode pesar até 2 kg, considerada a maior fruta cítrica do mundo e muito apre-ciada nos países latino-americanos.

Já a toranja ou toronja é uma fruta cítrica híbrida, que resultou do cruzamento do pomelo com a laranja. Este fruto também é conhecido pelos nomes de jamboa, gra-pefruit, laranja-melancia, pamplemussa, la-ranja vermelha e laranja-romã.

VenezuelAalém do hit, variação da bebida que conhe-cemos como Fanta aqui no Brasil, os vene-zuelanos apreciam uma bebida chamada chinotto, que é a versão para a nossa Sprite e do refrigerante de cola Frescolita. a Neva-da sabores é uma bebida refrescante, adoci-cada e com leve sabor cítrico, um deles é o flor da Jamaica, bem exótico mas habitual entre os venezuelanos.

“Além de podermos entrar em culturas diversificadas, acabamos adequando as características regionais aos nossos produtos e portfólio, conquistando assim novos públicos.”

Emily Ballerini,analista de Rh / corporativa Jurubatuba (SP)

Page 14: Revista Juntos #48

14 reviSta juntoS

clima

noVo PlAno de SAúdeAgrAdA em mgcomo reSultAdo dA PeSquiSA de climA, emPreSA SubStitui oPerAdorA de SAúde em minAS gerAiS

conhecer a opinião dos colaboradores, medir o nível de satisfação interna e diag-nosticar os pontos fortes e fracos da or-ganização são alguns dos propósitos da Pesquisa de clima. E foi por meio dela que os colaboradores de Minas Gerais e seus familiares puderam se beneficiar com a troca da operadora e do plano de saúde.

o novo plano de saúde oferecido pela Unimed tem cobertura para diversas es-pecialidades, como cardiologia, Derma-

tologia, Endocrinologia, Ginecologia, or-topedia, Pediatria, entre outras. Em Belo horizonte (MG), a operadora possui mais de 14 mil médicos, oito hospitais pró-prios e 527 credenciados, 18 Unidades de Pronto atendimentos próprias, 2.029 clínicas credenciadas, 1.014 laboratórios e está presente em 94% dos municípios de Minas Gerais.

outro diferencial é o serviço domiciliar, no qual as mães recebem a visita de uma en-

fermeira para orientações e informações que facilitam o dia a dia dos primeiros me-ses de vida do bebê.

“A mudança do Plano de Saúde melhorou muito em relação ao plano anterior. Agora, contamos

com agilidade no atendimento, além de uma variedade de clínicas.”

Patricia Paulina dos Santos,ajudante operacional / Fábrica Belo horizonte (MG)

“o plano proporciona mais segurança para nós que somos colaboradores e para toda a família, auxiliando desde o processo de gravidez até problemas de saúde do dia a dia.”

Antônio Frederico Pimenta Arifa da Silva,operador / Fábrica Belo horizonte (MG)

Page 15: Revista Juntos #48

15 reviSta juntoS

licençA-mAternidAdePASSA PArA 180 diAS nA cocA-colA femSA

Este ano, as colaboradoras da coca-cola FEMSa poderão usufruir de uma novidade que tem a ver com o momento mais marcante na vida delas, a maternidade. a partir de agora, a mamães terão 180 dias de licença-maternidade, 60 dias a mais do que deter-mina a lei. com essa ampliação, a companhia se enquadra no programa Empresa cidadã, do governo federal.

“Trabalho na coca-cola FEMSa desde fe-vereiro de 2007 e, para mim, a mudança no plano de saúde foi muito significativa, pois me garante qualidade de vida e tran-quilidade para a minha família. Minha gravidez foi tranquila, porque fui muito bem assessorada, o atendimento pré-natal e durante o parto da luiza foram excelen-tes e o plano de saúde fez toda a diferença. além disso, após o nascimento dela, recebi a visita de uma enfermeira para auxiliar nos primeiros meses de vida da minha pequena e foi fantástico.”

Tatiani Corcini Magalhaes, coordenadora de Recursos humanos / Regional centro (MG)

“a mudança do plano de saúde foi muito boa, apesar de termos ficado pouco tempo com o plano anterior, por causa do tempo de empresa do meu marido, o novo plano tem muitos benefícios. Durante a minha gravidez, fui bem atendida e fiz todos os exames, com acompanhamento e atenção. Durante o parto da Emilly, ocorreu tudo bem e fiquei bastante tranquila.”

Marly Gomes dos Santos,Esposa de vanderley Eustáquio da Silva, XXXXX / Uo contagem (MG)

Tatiani e sua filha, a pequena luiza de três meses

“hoje é possível ser atendido em qualquer parte do brasil e agendar as consultas pela internet. com o antigo plano,

não tínhamos essas opções.”

Karine Vaz,assistente de Marketing / Fábrica Belo horizonte (MG)

“estou muito satisfeito com o novo plano de saúde, pois consigo marcar minhas consultas pela internet, melhorando assim a minha qualidade de vida.”

Manasses de Figueiredo Soares,operador Empilhadeira / Uo Montes claros (MG)

Page 16: Revista Juntos #48

GIVA

NILD

O D

IAS D

E SOU

ZAVolante M

otorista – entregadorU

O Cam

po Grande (M

S)

ALEXSA

ND

ER BORBO

TOCentroavanteM

ecânico de Manutenção

Fábrica Campo G

rande (MS)

LEAN

DRO

AN

DRA

DE N

UN

ESVolanteO

perador de ProduçãoFábrica Cam

po Grande (M

S)

EDIM

AR PA

IXÃO

VolanteM

ecânico de Manutenção

UO

Campo G

rande (MS)

FLAVIO G

OM

ES DA

SILVAM

eia Atacante

Motorista

UO

Campo G

rande (MS)

LUIS LA

URO

CORO

NEL

Lateral EsquerdoO

perador de EnchedoraFábrica Cam

po Grande (M

S)

VALD

EIR DO

S SAN

TOS

CentroavanteO

perador de EnchedoraFábrica Cam

po Grande (M

S)

LAIO

NS JA

ND

IR AM

ORIM

Goleiro

Operador de Produção

Fábrica Campo G

rande (MS)

JULIO

CÉSAR D

OS SA

NTO

SM

eia Atacante

Operador de Produção

Fábrica Campo G

rande (MS)

WILLIA

M D

A SILVA

DA

CRUZ

Lateral Direito

Operador de Produção

Fábrica Campo G

rande (MS) REN

ATO PEREIRA

GREG

ÓRIO

Lateral Direito

Operador de Produção

Fábrica Campo G

rande (MS)

CLAU

DIO

ARG

UELH

OZagueiroO

perador de Empilhadeira

UO

Campo G

rande (MS)

LEAN

DRO

CALEG

ARI

CentroavanteSupervisor de O

peraçõesFábrica Cam

po Grande (M

S)

JOEL PEREIRA

DA

SILVATécnicoTécnico de M

anutenção Fábrica Cam

po Grande (M

S)

16 reviSta juntoS

eStrelA Verm

elhA

(mS)

cAm

Peão

dA

coPA

de eSPo

rteSc

onheça quem são os jogadores e o que fazem

os colaboradores deste time.

copa de esportes 2013

Na foto, o tim

e de futebol campeão de 2012

faz pose minutos antes do jogo final

Page 17: Revista Juntos #48

17 reviSta juntoS

Dona de uma história curiosa, Fanta foi lançada na alemanha, na década de 1940, durante a Segunda Guerra Mun-dial. o nome Fanta nasceu a partir de um concurso realizado entre os colaborado-res da fábrica alemã, que tinham o desa-fio de usarem a imaginação – phantasie em alemão – para batizar o novo produ-to. assim, o vendedor Joe Knipp sugeriu o nome Fanta, inspirado pela palavra tema do concurso.

o primeiro sabor com a marca Fanta foi o de malte, já o laranja, que é o mais conheci-do e distribuído mundialmente, foi lançado somente em 1955 pela coca-cola italiana.

No Brasil, além da qualidade, o produto é referência no mercado de refrigerantes nos sabores laranja e uva. E, em 2012, essa família de sucesso ganhou mais um integrante de peso, com o lançamento de Fanta Maracujá, um sabor inovador que já caiu no gosto dos brasileiros.

“a comunicação de Fanta mostra como a bebida pode deixar os momentos muito mais divertidos. No ano passado, a marca lançou a campanha Manifesto, mostrando porque a diversão é tão importante para o adolescen-te, incentivando sua criatividade e autocon-fiança”, ressalta Julia Galli Salgado, coorde-nadora de Marketing, Jurubatuba (SP).

além disso, Fanta possui um portfólio am-plo, oferecendo uma embalagem ideal para cada ocasião de consumo.

diVerSão combinA com fAntA

A bebidA que entende o Público JoVem oferece trêS SAboreS diferenteS em embAlAgenS ideAiS PArA todoS oS momentoS

conheça + Promova

Page 18: Revista Juntos #48

Além dA remunerAção, cAdA colAborAdor tem um AdicionAl inVeStido PelA comPAnhiA, que chegA A SomAr quASe 91% A mAiS que o SAlário todoS oS meS.

quAnto Se inVeSte em um colAborAdor?

investimento

“Trabalho na empresa desde 1996 e todos os benefícios são muito bons. o plano de saúde me ajuda muito.”

Eduardo Cavalcante,operador de Empilhadeira da Uo Jurubatuba (SP)

Plano de saúde

Vale-refeição (para colaboradores sem refeitório)

Vale-alimentação

Vale-transporte

Brinde de aniversário

Kit escolar (para colaboradores com filhos em idade escolar)

Kit de Natal

Seguro de vida

INSS

FGTS

Férias

PPR (Programa de Participação nos Resultados)

13º salário

+61% em encargos

salariais

+30% em benefícios

18 reviSta juntoS

Page 19: Revista Juntos #48

19 reviSta juntoS

curtas

PublicAção bimeStrAl PArA oS colAborAdoreS dA cocA-colA femSA brASil

coordenação coca-cola FEMSaPresidência Divisão Sudamérica: John Santa MaríaDiretoria de Recursos humanos Sudamérica: Francisco Martinez colungaDiretoria Geral de operações Brasil: José Ramón Martínez Diretoria de Recursos humanos Brasil: Rogério MoraesGerência de Desenvolvimento Social e laboral:césar ortiz

comunicação interna e cultura organizacional coca-cola FEMSa Brasil contato: [email protected]

Responsáveis: Marcela cardoso, Diogo Ruic e Rafael Kopko (KoFBR), Nataly Reynaud (Planta campo Grande), Milene oliveira (Planta Belo horizonte), Ricardo caldas (Planta Jundiaí), Rafael Prado (SP), Fernanda amorim, Patricia lima e Sheila Martins (interior)

Jornalista Responsável/Edição de Textos: Rejane carvalho (MTB 46.024)

Redação e Reportagem: letícia de Freitas

Projeto Gráfico e Diagramação: fmcom

Fotos: arquivo empresa e Gustavo lovalho (capa)

Page 20: Revista Juntos #48