revista juntos #49

20
49 Informativo Coca-Cola FEMSA Brasil | ano 7 | setembro e outubro de 2013 08 14 COCA-COLA É NA GELADEIRA Veja como participar dessa promoção COCA-COLA PERFEITA Projeto ensina como servir o refrigerante para obter o máximo de sabor Wilamar Lima, Operador da Fábrica Jundiaí (SP), foi promovido recentemente CHEGOU A HORA DE DAR A SUA OPINIÃO PESQUISA DE CLIMA ACONTECE EM OUTUBRO NAS UNIDADES DA COCA-COLA FEMSA

Upload: pedro-marques

Post on 01-Apr-2016

242 views

Category:

Documents


16 download

DESCRIPTION

Revista Juntos, da Coca-Cola Femsa Brasil, edição 49. Matéria de capa: Pesquisa de Clima.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Juntos #49

nº 49

Informativo Coca-Cola FEMSA Brasil | ano 7 | setembro e outubro de 2013

08 14COCA-COLA É NA GELADEIRAVeja como participar dessa promoção

COCA-COLA PERFEITAProjeto ensina como servir o refrigerante para obter o máximo de sabor

Wilamar Lima, Operador da Fábrica Jundiaí (SP), foi promovido recentemente

CHEGOU A HORA DE DAR A SUA OPINIÃOPESQUISA DE CLIMA ACONTECE EM OUTUBRO NAS UNIDADES DA COCA-COLA FEMSA

Page 2: Revista Juntos #49
Page 3: Revista Juntos #49

Editorial

UMA EMPRESA

COM A SUA CARAExpectativa. É assim que nos sentimos em todos os anos de Pesquisa de Clima e não seria diferente agoraem 2013, em que estaremos abertos para ouvir a opinião dos nossos mais de 13 mil colaboradores distribuídospelas unidades da Coca-Cola FEMSA. Essa é uma iniciativa conjunta do Grupo FEMSA para avaliar as melhorias e oportunidades dentro da nossa companhia. Por isso, a sua participação é fundamental. Com as respostas, será possível medir o nível de satis-fação interna; diagnosticar os pontos fortes e fracos da organização; traçar metas para otimizar a gestão in-terna – alinhada aos objetivos estratégicos da Coca-Cola FEMSA –; e formular planos de ação para construir um ambiente de trabalho cada vez melhor. A pesquisa acontece em outubro. Cada unidade terá um aplicador, pessoa responsável por distribuir o questionário e zelar pelo sigilo das respostas. Depois disso, todo o material será enviado ao Corporativo do México e uma equipe dedicada ao tema fará a compilação dos dados. O seu chefe ou superior nunca irá saber o que você respondeu, mesmo porque, você não se identificará. Fique tranquilo, é hora de sabermos o que pensa sobre a nossa empresa de forma ética e segura. A última pesquisa, que foi realizada em 2011, norteou uma série de ações em nosso benefício, com reformas estruturais, aquisição de equipamentos e novas tecnologias, além de ações para a qualida-de de vida dos colaboradores e de suas famílias. Os colaboradores da Fábrica Belo Horizonte (MG), por exemplo, hoje têm um novo plano de saúde, assim como todos que trabalham nas UOs do Estado de Minas Gerais possuem também novos mobiliários; na Fábrica Campo Grande (MS), ti-vemos reformas e melhorias no serviço de alimentação; já no Macro CD (SP), a conquista fica por conta do novo refeitório; sem falar do Corporativo Jurubatuba (SP) que recebeu reformas rele-vantes e adequações de acessibilidade. Para fechar, o Acampamento de Jovens, a distribuição de cortesias para shows e jogos e a divulgação constante do PPR são exemplos que tocam todos os colaboradores, em todas as unidades da Operação Brasil. Por tudo isso, o seu olhar atento ao responder à pesquisa, reconhecendo aquilo que melho-rou, é especialmente importante. São esses resultados que irão nos ajudar a direcionar recursos e esforços da maneira correta para cada unidade. Vamos juntos, líderes e cola-boradores, aplicar os planos de ação e ver mudanças bastante significativas acontecendo gradativamente até a próxima pesquisa, em 2015. Lembre-se: organize o seu tempo e participe. O processo de preenchimento da avalia-ção será muito simples. Você gastará apenas alguns minutos, que terão grande efei-to futuramente. A sua opinião é fundamental para uma Coca-Cola FEMSA 100%!

Conto com a sua participação.

Um abraço,

Rogério MoraesDiretor de Recursos Humanos Brasil

3 REVISTA JUNTOS

Page 4: Revista Juntos #49

Embaixadores Coca-Cola FEMSA

LIGHT OU DIET, VOCÊ SABE A DIFERENÇA?PARA APROVEITAR TODOS OS BENEFÍCIOS DAS BEBIDAS LIGHT OU DIET, É IMPORTANTE SABER QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DE CADA UMA E VER QUAL SE ENCAIXA MELHOR AO QUE VOCÊ PRECISA

Presente em mais de 35% dos lares brasileiros, os produtos light e diet estão, cada vez mais, inseridos na rotina alimentar de muitas famílias, mas, ainda assim, resta uma dúvida: qual a diferença entre eles?

A palavra diet vem do inglês, significa dieta e é aplicada na alimentação com restrição de nutrientes, como carboidrato, gordura, proteína ou sódio. Já o termo light significa que o alimento tem baixo ou reduzido valor energético ou nutricional.

“A criação do Espaço Bem-Estar foi uma grande melhoria. Outra mudança importante, foi na academia que possui

bons equipamentos e ambiente agradável.”

Aline Dodorico, Assistente de Recursos Humanos / Fábrica Jundiaí (SP)

“A principal melhoria é em relação ao espaço, temos um ambiente maior e salas próprias para atendimento a fornecedores, reuniões internas, entre outros.”

Gabriel Ramos,Assistente de Manutenção / Fábrica Jundiaí (SP)

Page 5: Revista Juntos #49

5 REVISTA JUNTOS

FIQUE ATENTO À ESCOLHAEscolher o refrigerante ideal é uma questão que depende de diversos fatores. Para os diabéticos, a opção deve ser o diet, uma vez que essas pessoas precisam controlar a sua glicemia (nível de açúcar no sangue). Quem deseja con-trolar o peso, as duas opções, diet ou light, podem ser utilizadas, já que ambas possuem baixas calorias ou são isentas.

ALIADOS DA BALANÇAVários estudos têm revelado que os adoçantes de baixa caloria, utilizados em bebidas light, podem ajudar a controlar o peso e estão asso-ciados a dietas saudáveis. A Food and Drug Administration (FDA), órgão governamental dos EUA responsável pelo controle dos alimentos, determinou que comidas e bebidas de baixa caloria desempenham um papel posi-tivo no controle de peso. Portanto, podem ser uma ferramenta valiosa para conter o consumo de calorias.

BEBIDAS TRADICIONAIS BEBIDAS LIGHT BEBIDAS DIET

Indicado para pessoas sem risco cardiovascular, diabetes ou sobrepeso.

Indicado para quem deseja diminuir o consumo de açúcar, gordura ou outro nutriente presente na versão original.

Recomendado para pessoas que querem reduzir a ingestão de algum nutriente presente na versão original. Se for isento de açúcar, pode ser consumido por diabéticos.

CALORIAS 149 kcal 0 kcal 0 kcal

AÇÚCAR 37 g 0 g 0 g

GORDURA 0 g 0 g 0 g

SÓDIO 18 mg 49 mg 27 mg

A Coca-Cola utiliza uma grande variedade de ingredientes para adoçar as bebidas, al-guns com calorias e outros não. A FDA reco-nhece os ingredientes utilizados como segu-ros para a saúde dos consumidores.

Além disso, para saber exatamente a com-posição de cada bebida, seja ela light ou diet, uma dica importante é ficar atento ao rótulo do produto. Nele, estão todas as in-formações nutricionais e de calorias. Assim, é mais fácil entender se determinada bebi-da pode ou não contribuir com o seu obje-tivo, seja ele um problema de saúde ou apenas a meta de emagrecer.

COMPARE E FAÇA A SUA ESCOLHA:

PARA ENTENDER MELHOR!Diet: isento de algum nutriente presente na versão tradicional do produto. No caso dos refrigerantes, trata-se da isen-ção de açúcares e podem ter diversas formulações para se adequar a diferen-tes dietas ou indivíduos com alguma doença específica.

Light: apresenta redução de, no mínimo, 25% de algum nutriente comparado ao produto convencional. Essa redução pode ser de gordura, calorias, açúcar ou outro ingrediente. Em refrigerantes, essa diminuição ocorre com a substituição do açúcar por um adoçante artificial, redu-zindo as calorias.

“A reforma no refeitório melhorou o atendimento e, além dos novos equipamentos, temos novas opções de pratos

como o Bem-estar e o Chef Gourmet.”

Ivair Aparecido Rosa,Analista Industrial / Fábrica Jundiaí (SP)

“O nosso ambulatório está de cara nova, com um espaço adequado para atender com satisfação os colaboradores.”

Israel Guitarrari,Especialista de Produção / Fabrica Jundiaí (SP)

Page 6: Revista Juntos #49

6 REVISTA JUNTOS

Coletivo Coca-Cola

MAIS CHANCES DE TRABALHO E CONFIANÇA NO FUTUROPROJETO QUE PREPARA JOVENS PARA O PRIMEIRO EMPREGO BUSCA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL POR MEIO DA GERAÇÃO DE VALOR COMPARTILHADO

Na Coca-Cola FEMSA, uma das premissas que norteiam a companhia é a preocupa-ção com a comunidade. Prova disso, é o Coletivo Coca-Cola, um projeto que busca a transformação social em larga escala, com geração de renda, valorização da au-toestima e capacitação profissional, princi-palmente, de jovens e mulheres.

Trata-se de uma iniciativa da Coca-Cola Brasil, realizada em parceria com o Instituto Coca-Cola e os engarrafadores, por meio de ações em ONGs de regiões carentes do Brasil. A capacitação é dividida em sete mo-dalidades de aprendizado: varejo, logística, empreendedorismo, reciclagem, artes, eventos e, em breve, área rural.

Jovens de 15 a 25 anos, que estudam ou já concluíram o Ensino Médio, participam de aulas teóricas, práticas e interativas em uma infraestrutura com salas equipadas, compu-tadores e educadores qualificados, com

orientações que vão desde como montar um currículo e se preparar para uma entre-vista, até dicas importantes sobre o merca-do de trabalho.

O projeto começou na companhia em 2009, com apenas três coletivos em São Paulo e dois em Pernambuco e, já naquela época, 750 jovens se formaram no progra-ma e 225 conseguiram um emprego. Hoje, já existem 450 unidades no Brasil e a Coca-Cola FEMSA se destaca como o maior engarrafador em nú-mero de Coletivos, com 34, além de ser a responsável por desen-volver, em conjunto com o Instituto Coca-Cola, estratégias para ampliar a quantidade de jovens capacitados. Ao todo, o

Coletivo Coca-Cola já formou mais de 35 mil jovens. “O projeto está consolidado e é realizado com credibilidade e confiança. Uma iniciativa sólida que possui perspecti-vas muito bem definidas”, afirma Robson Lima, Chefe de Inovações e Coletivo.

A dinâmica é simples, “capacitando o jo-vem, ele aumenta a renda da família

“As melhorias de segurança e saúde representam um grande avanço para a unidade, principalmente na preparação

e atendimento a emergências, qualificando os brigadistas.”

Leomar Teodoro de Souza,Técnico de Segurança do Trabalho / Fábrica Campo Grande (MS)

“A melhoria no ambiente, com faixas e sinalizações, oferece maior segurança no trabalho, protegendo a integridade física das pessoas e evitando acidentes.”

Denício Lima Lopes,Operador de Empilhadeira / UO Eloy Chaves (SP)

Page 7: Revista Juntos #49

7 REVISTA JUNTOS

e, consequentemente, eleva o comércio, amplia as transações na comunidade, e faz crescer o consumo. Então, todo mundo ga-nha. É isso que chamamos de valor compar-tilhado”, explica Robson.

Uma pesquisa verificou que o programa amplia em 20% a confiança do jovem no seu futuro. E, para cada pessoa empregada, a renda familiar aumenta em 50%. Isso se traduz em mais consumo e na melhora do comércio da região, gerando valor compar-tilhado para toda a cadeia envolvida. É esse o objetivo do projeto, movimentar de forma sólida a economia da região, promovendo o consumo consciente, a geração de empre-gos e o aumento da qualidade de vida das pessoas. “É muito gratificante contribuir com o desenvolvimento de tantas pessoas e saber que o meu trabalho está transforman-do a vida de famílias inteiras”, comenta Maria Aparecida Falcão, Coordenadora de Coletivo e Relacionamento com Associa-ções e Sindicatos.

Consolidado como um dos programas de re-ferência em responsabilidade social, a iniciati-va recebe o apoio de Muhammad Yunus, economista e banqueiro de Bangladesh (Índia), ganhador do prêmio Nobel da Paz, em 2006. Além disso, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) criou a disciplina Negócios com Impacto Social, que introduz esse conceito vinculado à perspectiva das empresas se re-inventarem, criando valor para a sociedade. “O Coletivo Coca-Cola demonstra que é possível criar um impacto social positivo com retorno financeiro, simultaneamente”, des-taca Edgard Barki, professor com Mestrado Profissional em Gestão Internacional da FGV.

“Participar do Coletivo Coca-Cola me ajudou a amadurecer e a criar expectativas reais sobre o meu futuro. O projeto contribui para direcionar os jovens a decidir sobre a sua vida e a ter coragem para enfrentar o mercado de trabalho. Minha vida mudou completamente depois dessa experiência. Hoje, tenho uma profissão, sou reconhecida pelo meu trabalho e quero crescer ainda mais.”

Bruna Aparecida Pereira, Jovem Aprendiz na área de On Premise da Coca-Cola FEMSA

26 COLETIVOS COCA-COLA EM SÃO PAULO

8 COLETIVOS COCA-COLA EM MINAS GERAIS

“Com a revitalização feita na unidade, hoje, temos um local de trabalho com qualidade para desenvolver cada

vez melhor nossas atividades.”

Kátia Aparecida Gonçalves dos Santos,Assistente Administrativo / UO Santos (SP)

“O Índice de Atos Seguros (IAS) passou a ser tratado com mais dedicação e responsabilidade por todos, focando ainda mais na segurança dos nossos colaboradores.”

Rogério Nogueira de Castro,Encarregado de Produção Supripack / Fábrica Campo Grande (MS)

Page 8: Revista Juntos #49

Injetar talentos na empresa como forma de gerar crescimento e atingir os objetivos de negócio. Essa é a finalidade do Programa de Trainees Coca-Cola FEMSA, que, em paralelo, proporciona desen-volvimento diferenciado aos candidatos selecionados por meio da realização de projetos estratégicos para o negócio.

No Brasil, 12 nomes foram classificados para fazer parte do time Coca-Cola FEMSA e vão desenvolver projetos de alto impacto na or-ganização para promover melhorias. “O trainee ingressa em uma área específica e permanece ao longo de 18 meses, com a possibili-dade de conhecer e desenvolver um projeto em outro país, de acordo com o desempenho e os resultados dele”, explica Mariana Hardman, Analista de Planejamento de Recursos Humanos Brasil.

Entre os aprovados, está Gabriela Miranda, nova trainee em Recur-sos Humanos Brasil, na área de Remuneração. Para ela, participar desse programa tem um significado muito especial para a sua carrei-ra. “Ser trainee demonstra uma opção por um desenvolvimento

profissional intenso e, aqui, recebemos a chance de nos desenvol-vermos profissionalmente de forma acelerada e com uma visibilida-de estratégica”, destaca.

De acordo com Mariana, por meio do programa, será possível ofe-recer aos novos trainees um aprendizado com consistência e acom-panhamento de profissionais competentes e motivados a compar-tilhar conhecimentos.

Programa de Trainees

POSSIBILIDADE DE EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL É UM DOS DIFERENCIAIS DO PROGRAMA DE TRAINEES COCA-COLA FEMSACOM MAIS DE 100 MIL INTERESSADOS NO HOTSITE E MAIS DE 17 MIL INSCRITOS, 40 TRAINEES FORAM APROVADOS PARA ATUAR NA ARGENTINA, BRASIL, COLÔMBIA, MÉXICO E VENEZUELA

Parte dos trainees que foram selecionados entre os 17 mil inscritos

8 REVISTA JUNTOS

Page 9: Revista Juntos #49

Preço Justo

QUANTO VOCÊ PAGA POR UMA COCA-COLA?

PAGAR R$ 2 EM UMA LATA DE COCA-COLA PODE ATÉ PARECER UM SONHO PARA MUITOS, MAS, PARA O PROJETO PREÇO

JUSTO, ESSA SITUAÇÃO JÁ ESTÁ SE TORNANDO REALIDADE

Você sabia que a Coca-Cola FEMSA sugere aos pontos de vendas (PDV) que uma latinha de

Coca-Cola (350 ml) custe apenas R$ 2,50 em São Paulo e só R$ 2 em Minas Gerais e Mato Grosso do Sul? No entanto, esses não são os preços praticados no comércio em geral e é por isso que o projeto Preço Justo foi desenvolvido.

A ideia é incentivar os donos de padarias, lanchonetes e estabele-

cimentos, que vendem pro-dutos da Coca-Cola FEMSA,

a praticarem o Preço Justo, cobrando um valor ade-quado ao que o consumi-

dor pode pagar e aumen-tando os seus resultados como empreendedor.

Para mostrar que o projeto é vantajoso tan-to para o PDV quanto para os consumido-res, a força de vendas foi treinada para ne-gociar e oferecer um desconto especial aos PDVs que praticarem o preço sugerido aos consumidores. “O principal argumento é mostrar aos donos do PDV que, cobrando um valor que o consumidor consiga pagar, consequentemente, ele fideliza clientes e vende mais”, explica Alexandre Badke Andrian, Coordenador de Marketing.

O objetivo é permitir que mais pessoas consumam produtos de qualidade sem pagar um valor muito elevado e, nos esta-belecimentos onde já é praticado o Preço Justo, fica fácil se refrescar com al-gum item do portfólio Coca-Cola FEMSA. “Nossa meta não é impor nada aos PDVs, mas queremos mostrar a eles como pode ser importante essa estratégia para otimi-zar os resultados”, destaca Alexandre.

* Preços sugeridos referentes aos canais: bar, lanchonete, restaurante e padaria da Diretoria Tradicional, com base no mês de junho de 2013.**O preço ao consumidor varia dependendo da região de SP.

SP MG MS

Coca-Cola PET 2 litros R$ 6 R$ 5,50 R$ 5

Fanta PET 2 litros R$ 4,50 R$ 4,50 R$ 4

Coca-Cola lata 350 ml R$ 2,50 R$ 2 R$ 2

Coca-Cola KS 290 ml (vidro)** R$ 1,50 ou R$ 2 R$ 1,50 R$ 1,50

TABELA PREÇO JUSTOPreços sugeridos ao consumidor

9 REVISTA JUNTOS

Page 10: Revista Juntos #49

10 REVISTA JUNTOS

Capa

PESQUISA DE CLIMA:

CONSTRUINDO A EMPRESA COM A SUA CARAEM OUTUBRO, A COCA-COLA FEMSA IRÁ REALIZAR MAIS UMA PESQUISA DE CLIMA E, PARA COMEMORAR AS MELHORAS OBTIDAS A PARTIR DA ÚLTIMA AVALIAÇÃO FEITA EM 2011, A REVISTA JUNTOS SEPAROU ALGUNS DOS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS CONQUISTADOS COM A SUA PARTICIPAÇÃO

Entre todas as melhorias realizadas em cada unidade, algumas mudanças atingiram todos os colabo-radores da Coca-Cola FEMSA, como o retorno do Acampamento de Jovens; a distribuição de cortesias para shows, jogos e eventos que atingiu mais de 2,4 mil pessoas apenas em 2012; e o novo modelo para o Programa de Participação nos Resultados (PPR), com garan-tia de 60%, independentemente dos resultados.

Além disso, foi possível perceber a reestruturação dos canais de Comunicação Interna e as oportunidades de crescimento profissional oferecidas pelo Recrutamento Interno – mais de 900 colaboradores foram promovidos em 2012.

CSC (SP): reestruturação do ambiente, adequações salariais e promoções, prática do sistema de Job Rotation, alimentação saudável no lanche da tarde oferecido pela Heineken, ciclo de palestras, integração dos novos colaboradores e revisão do layout Heineken.

Jurubatuba (SP): reformas no espaço físico, nas estações de trabalho, pintura, substitui-ção dos carpetes e instalação de ar-condicio-nado, além de investimentos em acessibilida-de para pessoas com deficiência física.

Jundiaí (SP): nova infraestrutura inclui aca-demia, atendimentos com fisioterapeutas, nutricionistas, assistência social e Plantão Medservice. Foram entregues também novo vestiário feminino, área de lazer, salas para PCM, Supervisores e Recursos Humanos e os Quiosques de RH.

Campo Grande (MS): investimentos em treinamentos e capacitação, novos equipamentos de segurança, sala da Brigada de Emergência e instalação do Quiosque de RH.

Belo Horizonte (MG): mudança no plano de saúde, que agora é da Unimed. Houve ainda a instalação de robôs na Produção, o Plantão de RH e a inovadora tecnologia para a equipe de Controle de Estoque, que agora conta com a ferramenta Pocket, para agilizar o processo de conta-gem dos produtos.

Mogi das Cruzes (SP): atendimento de fisioterapia, nova ambulância e instalação do Quiosque de RH.

“Os cursos oferecidos e a construção da sala de treinamento na Produção foram melhorias muito

importantes na unidade.”

Paulo Daniel Rosa,Encarregado de Produção / Fábrica Campo Grande (MS)

“As acessibilidades foram um passo essencial para o aumento das inclusões na Coca-Cola FEMSA.”

Maria Clarete Silva Marques,Analista de RH / Corporativo Jurubatuba (SP)

CORPORATIVOFÁBRICAS

Page 11: Revista Juntos #49

11 REVISTA JUNTOS

As Unidades Operativas de Minas Gerais foram beneficiadas com a renovação do mobiliário, mudança no plano de saúde – que passou a ser da Unimed –, mais segu-rança com o sistema de proteção da infor-mação, placas de procedimentos básicos e sistema de controle de acessos.

Em Mato Grosso do Sul, foram feitas refor-mas na infraestrutura das unidades, instala-ção das novas placas de sinalização e a aquisição de impressoras multifuncionais, contadores de cédulas e copiadoras. A UO Três Lagoas ganhou um galpão na área de Carga, Descarga e Estacionamento e as equipes de Distribuição obtiveram novos carrinhos. As salas de treinamento recebe-ram cadeiras novas e todas as UOs ganha-ram novos mobiliários. Outra novidade, é a entrega dos kits de primeiros socorros e de emergência ambiental.

No Itaim Paulista, além da revitalização dos vestiários e da sinalização de seguran-ça, chegaram os novos Quiosques de RH. Além disso, as áreas de Conferência e Distribuição ganharam novos computado-res e a Operação passou a contar com um armário para o armazenamento dos mate-riais de limpeza.

Eloy Chaves recebeu melhorias como re-cadastramento dos usuários do vestiário e manutenção do local, reforma dos hi-drantes e revitalização da sinalização de solo, pintura dos limitadores de cami-

nhões no pátio, pintura e sinalização do guarda-corpo da nova sala de conferên-cia, indicação de limite de velocidade e faixas de pedestres.

Nas Unidades Ipiranga e Cosmópolis, fo-ram instalados os novos Quiosques de RH. Outra melhoria aconteceu nos refeitórios das Unidades de Cosmópolis, Santos e Caraguatatuba, que foram reformados. Macro CD e UO Jurubatuba passaram por grandes reformas nos refeitórios, vestiá-rios e ambientes de trabalho, agora mais modernos e organizados.

“Ser promovido é uma alegria, mas requer novas responsabilidades. Com um ano de empresa, consegui essa promoção, que é muito importante para o meu crescimento profissional.”

Wilamar LimaOperador / Fábrica Jundiaí (SP)

“Fui promovido em abril deste ano e, com esse reposicionamento, estou aprendendo novas atividades. Além disso, minha família vibrou comigo por causa dessa conquista.”

Vinicius CalistoVendedor / UO Cosmópolis (SP)

“Sempre tive o interesse de crescer dentro da família Coca-Cola FEMSA. Isso foi possível quando meu supervisor me indicou para a vaga de Operador de Empilhadeira. O meu desempenho contou muito para isso se tornar realidade.”

Adailton SousaOperador de Empilhadeira / UO Macro CD (SP)

TERRITÓRIO SPINTERIOR MS

INTERIOR MG

“O Recrutamento Interno, em 2012, me concedeu a oportunidade de participar de um Processo Seletivo Interno

e, hoje, faço parte da Equipe do CSC RH Jacareí.”

Érica Paixão,Assistente de Recursos Humanos / CSC Jacareí (SP)

“Depois que veio o robô, foi bacana demais. Antes, a gente batia as caixas na mão. O robô facilitou e melhorou o trabalho que ficou mais rápido e eficiente.”

Cristiano Florindo de Souza,Operador de Produção / Fábrica Belo Horizonte (MG)

Page 12: Revista Juntos #49

POR QUE A REFPET

MAIS LEVES

Quando as embalagens

RefPET de 2 litros foram

lançadas, em 1992,

pesavam 126 gramas. Hoje,

elas são produzidas com

apenas com 106 gramas

e 98 gramas.

CONTROLE DE QUALIDADEEssa segunda geração de retornáveis possui um rigoroso controle de qualidade, que avalia,

por exemplo, a quantidade de hidrocarbonetos presentes na

embalagem e inspeção total em garrafas vazias.

RÓTULOS MAIS MODERNOSO processo de rotulagem térmica,

chamado heat transfer, permite que

a impressão seja mais nítida e ainda

proporciona outras opções de cores

em relação ao procedimento de

silk-screen que era utilizado antes.

EMBALAGEM SUSTENTÁVELEm condições ideiais de lavagem da embalagem, elas podem ser reutilizadas por até25 vezes.

BAIXO CUSTO

DE FABRICAÇÃO

O custo de compra por unidade

está menor e isso permite suprir

o consumo crescente dessas

embalagens com um

planejamento antecipado

de demanda.

PREÇO MAIS ACESSÍVELAs embalagens retornáveis saem bem mais em conta para o consumidor final, que paga mais barato pelo produto.

CRESCIMENTO E FIDELIZAÇÃOA RefPET possibilita um crescimento

sustentável promovido pela dinâmica de retorno da embalagem e fidelização dos clientes.

COMÉRCIO COM MAIOR FLUXO DE CLIENTESA embalagem retornável aumenta o fluxo de consumidores no ponto de venda, seja por novos clientes ou por incremento de frequência

de visita no local.

É UM BOM NEGÓCIO?

MAIOR VOLUME PARA A COMPANHIASinônimo de crescimento sustentável, a RefPET permite aumento do volume da companhia e fideliza a base consumidora.SEM PARAR

A Fábrica Jundiaí (SP) possui a maior linha

de produção de RefPET do mundo: são

cerca de 27.500 garrafas por hora.

Armazém Vertical

Um projeto inovador e com uma tecnologia ainda pouco comum no Brasil, assim é o projeto Armazém Vertical da Fábrica Jundiaí (SP). Trata-se de uma estrutura de oito an-dares e três módulos de 8.640 posições cada, totalizando 25.920 posições de pallets de produtos acabados, armazenados de maneira completamente automatizada.

A construção foi desenvolvida com tecnolo-gia de ponta e irá permitir um crescimento importante para a planta. O projeto está em fase de testes e funciona com apenas um dos três módulos, desde julho deste ano, com 6.800 posições. “Estamos prepa-rando os colaboradores com treinamento adequado e a expectativa é colocar o arma-zém em operação com a capacidade total até o fim deste ano”, comenta Lígia Moraes de Campos, Gerente de Projetos Linhas e Eletromecânica.

A novidade irá facilitar o trabalho de estoca-gem, otimizando o tempo e as condições de trabalho. “O Armazém Vertical foi pensado

com um sistema que facilita na hora de arma-zenar os produtos, com esteiras e elevadores que levam os pallets para as posições deter-minadas e, quando for necessário tirá-los para o transporte, basta acionar os coman-dos para que os pallets sejam trazidos de volta”, explica Claudemir Santos da Cunha, Supervisor de Operações.

O projeto irá trazer inúmeros benefícios para a companhia, como economia com o aluguel de galpões para armazenamen-to de produtos, logística para o transpor-te da fábrica até esses locais, além da possibilidade de operar com todas as li-nhas nos períodos de maior demanda, como no verão.

Segundo Lígia, os chamados armazéns inte-ligentes têm recebido investimento em al-gumas plantas da Coca-Cola FEMSA, mas um projeto com essa magnitude é pioneiro na Fábrica Jundiaí e a expectativa é levar essa solução para outras plantas da compa-nhia futuramente.

NOVO SISTEMA PERMITE A ESTOCAGEM EM ATÉ 26 MIL POSIÇÕESARMAZÉM VERTICAL, ESTRUTURA COM OITO ANDARES E TECNOLOGIA DE PONTA, IRÁ AUMENTAR A CAPACIDADE DE ESTOQUE DA FÁBRICA JUNDIAÍ

“No novo Armazém Vertical, apenas indicamos com um tablet de quais produtos iremos precisar. O próprio armazém, de forma automática, irá descer os pallets que pedimos.”

André Luiz de Melo,Operador de Empilhadeira /

Fábrica Jundiaí (SP)

“Já fizemos uma série de trabalhos para toda a operação se adequar ao novo armazém. Estamos adaptando as máquinas para que os pallets saiam perfeitos e tudo funcione da melhor forma possível.”

Leandro Desidério,Técnico de Manutenção Eletrônica /

Fábrica Jundiaí (SP)

“O novo plano de saúde é mais seguro por ter cobertura nacional, o que me deixa mais tranquilo quando viajo de

férias com a minha família.”

Ueldes Oliveira Firmino,Operador de Xaroparia / Fábrica Belo Horizonte (MG)

“Este ano, o nosso PPR está muito mais transparente e mensurável, com os indicadores reais de nosso negócio.”

Luís Gustavo Caporal Feres,Analista de Recursos Humanos / Fábrica Belo Horizonte (MG)

CURIOSIDADE 25 mil pallets = 12 milhões de garrafas ou 80 milhões de latas (350 ml)

12 REVISTA JUNTOS

Page 13: Revista Juntos #49

POR QUE A REFPET

MAIS LEVES

Quando as embalagens

RefPET de 2 litros foram

lançadas, em 1992,

pesavam 126 gramas. Hoje,

elas são produzidas com

apenas com 106 gramas

e 98 gramas.

CONTROLE DE QUALIDADEEssa segunda geração de retornáveis possui um rigoroso controle de qualidade, que avalia,

por exemplo, a quantidade de hidrocarbonetos presentes na

embalagem e inspeção total em garrafas vazias.

RÓTULOS MAIS MODERNOSO processo de rotulagem térmica,

chamado heat transfer, permite que

a impressão seja mais nítida e ainda

proporciona outras opções de cores

em relação ao procedimento de

silk-screen que era utilizado antes.

EMBALAGEM SUSTENTÁVELEm condições ideiais de lavagem da embalagem, elas podem ser reutilizadas por até25 vezes.

BAIXO CUSTO

DE FABRICAÇÃO

O custo de compra por unidade

está menor e isso permite suprir

o consumo crescente dessas

embalagens com um

planejamento antecipado

de demanda.

PREÇO MAIS ACESSÍVELAs embalagens retornáveis saem bem mais em conta para o consumidor final, que paga mais barato pelo produto.

CRESCIMENTO E FIDELIZAÇÃOA RefPET possibilita um crescimento

sustentável promovido pela dinâmica de retorno da embalagem e fidelização dos clientes.

COMÉRCIO COM MAIOR FLUXO DE CLIENTESA embalagem retornável aumenta o fluxo de consumidores no ponto de venda, seja por novos clientes ou por incremento de frequência

de visita no local.

É UM BOM NEGÓCIO?

MAIOR VOLUME PARA A COMPANHIASinônimo de crescimento sustentável, a RefPET permite aumento do volume da companhia e fideliza a base consumidora.SEM PARAR

A Fábrica Jundiaí (SP) possui a maior linha

de produção de RefPET do mundo: são

cerca de 27.500 garrafas por hora.

RefPET

“O refeitório melhorou muito. Tem mais espaço, mesas e estufas novas. Além disso, a comida

fica quente por mais tempo.”

Otacílio Nunes,Auxiliar de Almoxarifado / Fábrica Belo Horizonte (MG)

“Depois da reforma, a disposição dos alimentos no refeitório melhorou bastante. Ficou mais espaçoso e ágil servir a comida. Com isso, ganhamos tempo na hora do almoço.”

Adailton Geraldo Cordeiro Santana,Op. de Empilhadeira e Manobrista / Fábrica Belo Horizonte (MG)

13 REVISTA JUNTOS

Page 14: Revista Juntos #49

1º PASSO – posicione o copo Coca-Cola contour sobre a mesa. O seu desenho foi feito especialmente para oferecer a experiência ideal de degustação.

2º PASSO – coloque as duas pedras de gelo dentro do copo. Essa quantidade é ideal para manter a temperatura da sua bebida.

3º PASSO – despeje o refrigerante no copo contour até o limite da parte mais estreita, para que o gás seja conservado.

4º PASSO – antes de beber, sinta o aroma e as bolinhas de gás para ter uma experiência completa de Coca-Cola e aproveite!

Coca-Cola Perfeita

SAIBA COMO É SERVIDA UMA COCA-COLA PERFEITA

Quem ama Coca-Cola sabe que o simples gesto de colocar a bebida no copo está rodeado de rituais. Todas as festas em família ou mo-mentos marcantes estão acompanhados pelo refrigerante. Mas será que você sabe como é servida corretamente a bebida para extrair o máximo de sabor e prazer que ela pode oferecer? Descubra agora todos os detalhes e elementos essenciais de uma Coca-Cola perfeita.

VOCÊ SABIA QUE A TEMPERATURA, A QUANTIDADE DE GELO E ATÉ A FORMA DE SERVIR PODEM CONTRIBUIR PARA UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA DE SABOR DE UMA COCA-COLA? APRENDA AGORA O PASSO A PASSO!

PROJETO COCA-COLA PERFEITA

Assim como existe a maneira ideal de servir um bom vinho ou tirar um chope com o colarinho na medida certa, há também a forma perfeita de servir uma Coca-Cola. Partindo desse conceito, a Coca-Cola FEMSA Brasil lançou o Projeto Coca-Cola Perfeita com exclusi-vidade para 30 restaurantes de alto padrão da cidade de São Paulo, polo gastronômico do País. A ideia conse-gue unir o prazer de degustar uma Coca-Cola na sua forma mais aprimo-rada, ao charme de consumi-la na gar-rafa de vidro, um ícone para os aman-tes da marca.

Coca-Cola na garrafa contour de vidro: a tradicional garrafa contour potencializa a experiência de tomar uma Coca-Cola a partir do momento que ouvimos o som da tampinha sendo aberta. Além disso, o vidro de-mora mais para interagir com o líquido, e isso significa que a garrafa conserva melhor o gás da bebida. Copo Coca-Cola contour: inspirado nas formas da garrafa, o copo pos-sui a base mais estreita, para reter o gás, e é mais aberto na boca, para proporcionar a sensação das bolinhas de gás no rosto, além de liberar com facilidade o aroma da bebida.

Temperatura de 3º C: especialistas em Coca-Cola afirmam que 3º C é a temperatura máxima ideal para servi-la, uma vez que bebidas gaseifica-das perdem o gás conforme a temperatura vai subindo.

Dois cubos de gelo: gelo picado derrete muito rápido e a água acaba interferindo no sabor original. Dois cubos de gelo levam mais tempo para derreter e mantêm a bebida gelada até o fim.

14 REVISTA JUNTOS

Page 15: Revista Juntos #49

15 REVISTA JUNTOS

1º PASSO – posicione o copo Coca-Cola contour sobre a mesa. O seu desenho foi feito especialmente para oferecer a experiência ideal de degustação.

2º PASSO – coloque as duas pedras de gelo dentro do copo. Essa quantidade é ideal para manter a temperatura da sua bebida.

3º PASSO – despeje o refrigerante no copo contour até o limite da parte mais estreita, para que o gás seja conservado.

4º PASSO – antes de beber, sinta o aroma e as bolinhas de gás para ter uma experiência completa de Coca-Cola e aproveite!

10 anos de Coca-Cola FEMSA Brasil

COLABORADOR DA FÁBRICA BH VENCE CONCURSO

“Quando entrei na Coca-Cola FEMSA, aconteceu tudo de uma vez, o emprego e o nascimento do meu filho Fabrício. Eu estava desempregado durante a gestação da minha esposa e morávamos em Caeté (MG), ela vinha e voltava todos os dias pra trabalhar e vivíamos de aluguel. Tive algumas ofertas de emprego, mas nenhuma interessante. Em setembro, fui chamado para participar da seleção na Coca-Cola FEMSA. Passei na primeira entrevista e, em 3 de outubro de 2003, fiz a última etapa. O que marcou esse dia foi ser contratado pela empresa que eu queria, na mesma hora em que meu filho nascia.

O parto estava marcado para o mesmo dia da entrevista na parte da manhã. Fiquei com medo de estar ansioso e atrapalhar a entrevista. Quando me aprovaram, ao final da entrevista, falei que meu filho estava nascendo naquele instante. Não lembro quem foi a recruta-dora, mas ela me liberou e queria até pagar um táxi pra eu chegar mais rápido. Ali, descobri que a família era importante para a Coca-Cola FEMSA. Sai rápido da entrevista e fui para a maternida-

de, cheguei lá e vi os dedinhos perfeitos e graças a Deus tudo tinha dado certo.

Quando a revista chegou em casa, a Jane, minha esposa, disse que tínhamos de contar a nossa história. Achei que podia ga-nhar por vários fatores: nossas dificuldades, o nascimento do Fabrício, os 10 anos da Coca-Cola FEMSA no Brasil e os meus 10 anos como colaborador e estar aqui hoje. São 10 anos com muitas histórias pra contar. De todos os prêmios que ganhei trabalhando aqui, esse é o maior de todos, não pelo valor fi-nanceiro, mas pelo reconhecimento da minha história aqui dentro. Foi muito gratificante.

Ainda não sei o que esperar da viagem. Estou balançado, mi-nha ficha ainda não caiu, mas quero aproveitar bastante e curtir com a minha família e proporcionar a eles momentos inesquecíveis. A Coca-Cola FEMSA e nossos 10 anos vão ficar marcados para o resto da minha vida, com certeza.”

Sandro e seu filho Fabricio: nascimento do filho no mesmo dia da contratação, há 10 anos atrás

Sandro Assis, Assistente Administrativo, estava desempregado e foi contratado no mesmo dia em que seu filho nasceu, há 10 anos. Para ele, uma viagem com acompanhante para o México como prêmio “é um reconhecimento pela minha história aqui dentro”. Confira abaixo o depoimento do Sandro para a Revista Juntos e saiba porque ele foi o ganhador do concurso que elegeu a melhor história de conquista!

Page 16: Revista Juntos #49

Praça Saudável

“Hoje, podemos contar com as melhorias dentro do nosso refeitório, nos dando mais conforto

em nossos horários de alimentação.”

Marco Antônio Borges Araújo Lopes,Conferente / UO João Monlevade (MG)

“A sala da de reembalagem da Remessa ficou excelente, a sala ficou apresentável, tornando-se um cartão postal do nosso setor.”

Fernando Gonçalves da Cunha,Operador de Empilhadeira / UO Campo Grande (MS)

PRAÇA SAUDÁVEL:

PROMOVENDO A SAÚDE E A QUALIDADE DE VIDA INICIATIVA LEVA AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA O BEM-ESTAR

Assuntos que envolvem estilo de vida sau-dável, bem-estar, alimentação adequada e atividades físicas na medida certa são cada vez mais comuns. E, é por isso que o Projeto Zero, iniciativa da Coca-Cola FEMSA, vem criando e trabalhando o tema de diver-sas formas. “Uma dessas ações é a realiza-ção da Praça Saudável – que compõe a Praça da Cidadania –, e oferece informa-ções e serviços à comunidade, por meio de dicas nutricionais, orientações sobre quali-dade de vida e atividades físicas, influen-

ciando colaboradores, familiares e a comu-nidade com programas de educação nutricional e exercícios físicos, possibilitan-do uma vida mais leve, saudável e ativa”, destaca Andrea Souza Silva, Gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade.

E o programa já teve dois momentos impor-tantes, um em Itabirito (MG), nos dias 19 e 20 de outubro de 2012, quando cerca de 300 participantes assistiram a uma palestra sobre qualidade vida e realizaram uma ca-

minhada; e em 2013, com as edições da Praça da Cidadania, realizadas em Belo Horizonte, Itabirito, Jundiaí, Sumaré e Mogi das Cruzes. Ao total, foram mais de 22 mil atendimentos realizados, com foco em saúde, nutrição, atividade física e bem-estar. “Com esse programa, podemos mostrar que pequenas mudanças diárias fazem uma grande diferença para a saúde das pes-soas”, finaliza Andrea.

Atividades que promovem o estilo de vida saudável influenciam colaboradores, familiares e comunidades

16 REVISTA JUNTOS

Page 17: Revista Juntos #49

PARCERIA DIVERTIDAA mais recente conquista da área foi a parce-ria com o Hopi Hari, parque de diversões lo-calizado em Vinhedo, interior de São Paulo. A partir de agora, o local irá comercializar os produtos do portfólio Coca-Cola FEMSA. O novo acordo vai contribuir para o au-mento do volume de vendas, já que os produtos são de consumo imediato, prin-cipalmente água e sucos, além de fortale-cer a imagem das marcas e uma nova ex-periência ao consumidor.

ALIANÇAS IMPORTANTES EM MINAS GERAIS

Em julho, a área de On Premise de Minas Gerais conquistou dois importantes resul-tados para a companhia. O primeiro foi a inauguração de uma nova casa exclusiva em Belo Horizonte, o Rutger Motors Music Bar. Um conceito diferente de bar cerve-jeiro da região de Pampulha, em que os amantes de carros e motos antigos, apre-ciadores de boa música e cerveja de qualidade encontram tudo isso em um único lugar. O local tem contrato com a Coca-Cola FEMSA para comercialização de Heineken e bebidas do portfólio. Outra vitória, foi a grande virada que a companhia conquistou. O bar Butiquim da Esquina, em Belo Horizonte, cliente da concorrência por sete anos, conhecido por seu tira-gosto diferenciado, pela transmissão de jogos de futebol importantes e por seus clientes fiéis, fechou uma parceira exclusiva e, agora, oferece os produtos da Coca-Cola FEMSA.

On Premise

ON PREMISE, ATENDIMENTO ESPECIAL PARA CLIENTES ESPECIAIS

UM DOS CANAIS MAIS RENTÁVEIS DA COMPANHIA, A ÁREA ATENDE CLIENTES ESTRATÉGICOS PARA A EMPRESA E GARANTE UMA ASSOCIAÇÃO POSITIVA COM AS MARCAS DO PORTFÓLIO

Clientes que fecham grandes contratos ou que possuem uma elevada deman-da por produtos da Coca-Cola FEMSA, como as redes de fast food, bares no-turnos e lojas de conveniência, necessi-tam de uma equipe especial para reali-zar o atendimento. Na companhia, esse time é formado pelos colaborado-res de On Premise.

Restaurantes frequentados por forma-dores de opinião, localizados em re-giões privilegiadas e com bastante movimentação também são os perfis

atendidos pela área, que realiza desde o atendimento por televendas até o contato pessoal loja a loja, incluindo material de divulgação diferenciado, com o intuito de oferecer promoções específicas e manter um relacionamen-to mais próximo e eficiente com mais de 7 mil clientes.

De acordo com Marco Luiz Lekecinskas, Gerente Regional de Clientes Especiais, recentemente, em São Paulo, a área passou por uma reestruturação opera-cional e, agora, realiza um atendimen-

to próximo, no qual o representante vai até o estabelecimento e tira o pedido do cliente. “Antes da mudança, o representan-te fazia uma visita no local, mostrava as no-vidades, mas não retirava o pedido”, diz. Dessa maneira, o colaborador tem mais au-tonomia para apresentar novidades, promo-ções e benefícios e, consequentemente, in-fluenciar na compra. Com essa mudança, a companhia prevê um crescimento de 30% no volume em apenas seis meses.

“A reforma no asfalto da Bodega e de todo o pátio da UO, onde tínhamos vários buracos, melhorou

muito. Nossa unidade ficou de cara nova, bem mais organizada, limpa e bonita.”

José Marcos Peniche,Encarregado de Operações / UO Lavras (MG)

“A máquina de contar cédulas foi uma grande melhoria, pois, com ela, identificamos notas falsas com mais facilidade e agilizou muito o processo de fechamento de caixa do motorista.”

Anastácio José dos Santos,Caixa / UO Itaporã (MS)

17 REVISTA JUNTOS

Page 18: Revista Juntos #49

Conheça & Promova

CERVEJA DOS AMIGOS É A PEDIDA CERTA!

COM NOVA RECEITA E EMBALAGENS MAIS MODERNAS, A GELADA REFORÇA O SEU CONCEITO DE SER A CERVEJA IDEAL PARA BRINDAR ÀS BOAS AMIZADES

Assim como uma amizade verdadeira, Bavaria é autêntica e singular, uma cerveja repleta de personalidade, formulada a partir de ingredientes de qualidade para proporcionar uma experiência única de sabor leve e refrescante.

Lançada em 1877, é uma das cervejas mais antigas e apreciadas do Brasil. A versão tradicional é preparada com maltes selecionados entre os melhores do mundo e 100% de lúpulos aromáticos, provenientes da região da Bavaria, na Alemanha.

Desde 2012, a marca empenha-se para reforçar o seu conceito de ser a cerve-ja dos amigos e está ganhando cada vez mais relevância no mercado brasileiro.

Para estreitar o laço com o seu púbico-alvo – amigos e apreciadores de música sertaneja –, a marca lançou, este ano, a Uai Lata, em parceria com dupla Jorge & Mateus. A cerveja dos amigos ganhou embalagens com imagens da dupla, além de um código no lacre, que permite o acesso a conteúdos exclusivos dos artistas, como músicas inéditas, entrevistas e shows. “Apostamos em uma campanha ori-ginal, para trazer exclusividade aos consumidores e aproximá-los da marca”, des-taca Natalia Bernardes Santos, Executiva de Marketing Categoria Cerveja KOFBR.

Bavaria Pilsen está disponível em todo território nacional nas embalagens lata 350 ml, garrafa retornável 600 ml e latão 473 ml.

“Nós motoristas estamos com uma frota renovada que permite ter mais segurança

e agilidade nas entregas.”

José Gomes de Alencar,Motorista Entregador / UO Três Lagoas (MS)

“A construção de rampas para conferência dos caminhões evitou a subida nas baias, prevenindo acidentes e lesões dos conferentes.”

João Souza da Cruz,Operador de Empilhadeira / UO João Monlevade (MG)

18 REVISTA JUNTOS

Page 19: Revista Juntos #49

19 REVISTA JUNTOS

Curtas

O DIA DA FAMÍLIA ESTÁ CHEGANDOO maior evento de integração da Coca-Cola FEMSA está chegando, repleto de surpresas e, claro, muita diversão e integração para toda a família. A festa é um dos eventos mais tradicionais da companhia e acontece todos os anos em dezembro. Aguarde!

PUBLICAÇÃO BIMESTRAL PARA OS COLABORADORES DA COCA-COLA FEMSA BRASILCoordenação Coca-Cola FEMSAPresidência Divisão Sudamérica: John Santa MaríaDiretoria de Recursos Humanos Sudamérica: Francisco Martinez ColungaDiretoria Geral de Operações Brasil: José Ramón Martínez Diretoria de Recursos Humanos Brasil: Rogério MoraesGerência de Desenvolvimento Social e Laboral:César Ortiz

Comunicação Interna e Cultura Organizacional Coca-Cola FEMSA Brasil

Contato: [email protected]

Responsáveis: Marcela Cardoso e Diogo Ruic (KOFBR), Nataly Reynaud(Planta Campo Grande), Adam Carvalho (Planta Belo Horizonte), Ricardo Caldas (Planta Jundiaí), Rafael Prado (SP), Patricia Lima e Sheila Martins (Interior).

Jornalista Responsável/Edição de Textos: Rejane Carvalho (MTB 46.024)

Redação e Reportagem: Letícia de Freitas

Projeto Gráfico e Diagramação: fmcom

Fotos: Arquivo empresa e Marcelo Justo (capa)

ACAMPAMENTO DE JOVENS:SUCESSO GARANTIDO!Quando todos os canais de comunicação da Co-ca-Cola FEMSA começaram a anunciar o Acam-pamento de Jovens 2013, a expectativa tomou conta das crianças e dos adolescentes, filhos dos colaboradores. O evento, realizado em São Pau-lo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, foi reple-to de diversão, aventura, aprendizado e várias histórias inesquecíveis.

PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS (PPR)Quer saber como tem sido o seu desempe-nho? Acompanhe todos os detalhes que são divulgados periodicamente nos canais de comunicação da sua unidade e fique por dentro. O PPR é um benefício garantido pela Coca-Cola FEMSA e oferece até 60% independemente dos resultados.

ACUMULADOR DE TÍTULOS NO CARATÊLeonardo da Silva Zeller é filho do colaborador Klass Zeller, Operador da Fábrica Jundiaí (SP), e gosta de acumular títulos no caratê. Ele tem apenas 14 anos e já é campeão paulista na modalidade, e, em ju-lho deste ano, conquistou a meda-lha de bronze no campeonato bra-sileiro, disputado em Joinville (SC). Leonardo é faixa roxa e treina caratê há mais de 5 anos. Segundo seu pai “vale qualquer esforço para a gente ver o sonho do filho sendo realizado”.

NOVA OPERAÇÃO

A Coca-Cola FEMSA assinou um acordo no qual integrará as operações da Spaipa S.A. Indústria Brasileira de Bebidas às suas no Brasil. A Spaipa é uma en-garrafadora fundada em 1995 e, atualmente, opera em 336 cidades no Estado de São Paulo e 399 municípios no Estado de Paraná, incluindo Curitiba. Atende diariamente 17 milhões de con-sumidores, por meio de 6 mil colaboradores que trabalham em quatro fábricas e sete centros de distribuição. No momento, a aquisição está sujei-ta às aprovações governamentais do Conselho Administrativo de Defesa Econômica Brasil (Cade) e da Coca-Cola Company, portanto, Spaipa e Coca-Cola FEMSA continuam a operar separada-mente. Concluindo essa fase, passará a integrar os territórios da companhia no Brasil.

Page 20: Revista Juntos #49

20 REVISTA JUNTOS

Sp192_anuncio_juntos 23cm x 28cmcdr

terça-feira, 27 de agosto de 2013 09:42:48