revista ajorpeme (ed. 49)

28
Empreendedorismo, gestão e negócios para as micro e pequenas empresas E MAIS: Os desafios para integrar e reter profissionais da geração Y. p16 www.ajorpeme.com.br edição 49 | ano 9 | Fevereiro 2013 AJORPEME - Rua Urussanga n 292 - Bucarein - CEP 89202-400 - Joinville -SC - Juntos somos mais fortes! E MAIS: Jantar de Posse - Gestão 2013 - páginas 8 e 9

Upload: ajorpeme

Post on 08-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Revista da Micro e Pequena Empresa de Joinville e Região.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Ajorpeme (ed. 49)

Empreendedorismo, gestão e negócios para as micro e pequenas empresas

E MAIS: Os desafios para integrar e reter profissionais da geração Y. p16

www.ajorpeme.com.br edição 49 | ano 9 | Fevereiro 2013A

JORP

EM

E -

Rua

Uru

ssan

ga n

º 292

- B

ucar

ein

- CE

P 8

920

2-40

0 -

Join

ville

-SC

- Ju

ntos

som

os m

ais

forte

s!

E MAIS: Jantar de Posse - Gestão 2013 - páginas 8 e 9

Page 2: Revista Ajorpeme (ed. 49)

02

Índ

ice

.11Fale com a Ajorpeme

Comunicação

2101-4111 / [email protected]

Divulgação

2101-4140 / [email protected]

Eventos

2101-4154/ [email protected]

Financeiro

2101-4131 / � [email protected]

Instituto Ajorpeme

2101-4141 / [email protected]

Negócios

2101-4130 / [email protected]

Núcleos

2101-4154 /[email protected]

Pós-vendas

2101-4140 [email protected]

Recepção

2101-4100 / [email protected]

Uniajo

2101-4135 / [email protected]

27 Conheça as indicações da Biblioteca Ajorpeme

.04

.06

.08

.12

.14

.18Uniajo

Cursos EaD .21

Retrospectiva 2012 .22

Instituto Ajorpeme .25

Capa Você investe emmarketing digital?

Voluntariado Empresarial

Núcleos Retrospectiva 2012

Por que sou Associado?DAWO embalagens

SaúdeDescanso merecido

Apresentação da nova diretoria gestão 2013

Entrevista Gean Corrêa

.14

Empreendedorismo, gestão e negócios para as micro e pequenas empresas

www.ajorpeme.com.brwww.ajorpeme.com.br edição 49 | ano 9 | Fevereiro 2013

AJO

RPE

ME

- Ru

a U

russ

anga

nº 2

92 -

Buc

arei

n - C

EP

892

02-

400

- Jo

invi

lle -S

C -

Junt

os s

omos

mai

s fo

rtes!

E MAIS: Jantar de Posse - Gestão 2013 - páginas 8 e 9

Page 3: Revista Ajorpeme (ed. 49)

03

Ed

itoria

l

O projeto Empreendedor Individual, para 2013, contará com a forte parceria do Sebrae com a realização das ações avançadas e de atendimento às de-mandas deste segmento, com consul-

tas e treinamentos afins.Vamos avaliar os treinamentos da Uniajo para ofe-

recer cursos de qualidade e que atendam às atuais necessidades da classe empresarial, por entender que o treinamento é base para crescimento e sustentabili-dade dos negócios.

No campo da legislação, apresentaremos uma pro-posta de projeto para criação da “Lei Geral Municipal da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e do Empreendedor Individual de Joinville”, com o objetivo de estabelecer as políticas de incentivo fiscal, inovação tecnológica, formalização de empreendimentos, unici-dade de processo de registro, com a simplificação e uniformização para legalização e funcionamento das empresas e do empreendedor individual. O projeto, já em fase de elaboração, prevê a regulamentação de parcelamento de débitos relativo ao Imposto Sobre Serviços (ISS), a preferência nas aquisições de bens e serviços pelos órgãos públicos municipais, além de propor a criação do comitê gestor municipal, para dis-cutir como implementar as ações acima mencionadas.

A Ajorpeme cresceu e, portanto, necessitamos de uma sede nova, antigo sonho que poderá se transfor-mar em realidade com a conjugação de esforços des-ta diretoria e conselheiros, cujo grupo terá a missão de buscar um local e a melhor forma de aquisição deste novo espaço.

O Parque Empresarial Ajorpeme também está na pauta de 2013, sendo que a possível união do parque empresarial e tecnológico poderá ser uma excelente alternativa aos nossos associados que terão a opor-tunidade de inserir a cultura da constante inovação em seu produto, serviço ou processo.

No que diz respeito à ampliação dos benefícios

fiscais para garantir o justo tratamento diferenciado, nossa proposta será o pedido de parcelamento do Simples Nacional referente à competência do mês de dezembro em duas parcelas, a exemplo do ICMS es-tadual.

Os núcleos setoriais terão nosso apoio incondicio-nal para alcançar seus objetivos, pois tal proposta via-biliza a união do segmento, troca de experiência, plei-tos em comum gerando o necessário fortalecimento e crescimento empresarial.

Estaremos atentos às questões socioeconômicas de Joinville e região, participando dos encontros do Conselho das Entidades, do Conselho de Desenvol-vimento de Joinville - Desenville, do Fórum Estadual Permanente das Microempresas e Empresas de Pe-queno Porte do Estado de Santa Catarina, do Fórum Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, dentre outros eventos para bem representar os anseios e as necessidades desta importante classe empresarial ouvindo, sugerindo, apoiando.

Estas são nossas metas e nosso trabalho a ser de-senvolvido neste ano que se inicia.

Finalizo esse editorial com o pensamento de Gra-ciliano Ramos: “INSISTA, SONHE, PERSEVERE, MAS SOBRETUDO, ACREDITE. O HOMEM NÃO TERIA ALCANÇADO O POSSÍVEL, SE REPETIDAS VEZES NÃO TIVESSE TENTADO O IMPOSSÍVEL.”

Do discurso proferido pelo nobre Des. Ricardo Roes-ler gostaria de citar: “A MAIORIA DAS PESSOAS VIVE FÍSICA, INTELECTUAL OU MORALMENTE - NUM CÍR-CULO MUITO RESTRITO DO SEU POTENCIAL. MAS TODOS NÓS TEMOS RESERVA DE VIDA PARA UTILI-ZAR, COM AS QUAIS NEM SONHAMOS.”

Ouso dizer que na Ajorpeme nós sonhamos e de-senvolvemos as potencialidades diariamente!

E, neste ano não será diferente, pois a vontade de fazer acontecer é grande e muito trabalho nos aguar-da! Mãos à obra!

REVISTA AJORPEME - Informativo da Ajorpeme veiculado bimestralmente Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa. Rua Urussanga, 292, Bucarein, 89202-400, Joinville/SC Fone: (47) 2101-4100 - Site: www.ajorpeme.com.br E-mail: [email protected] Jornalista Responsável: Ana Karina Siqueira Dias (SC 1453 JP), Conselho Editorial: Daniel Henrique Moreira, Ademir Stepanavicius, Juliana Batista Seiler, Fábio Santana Corrêa, Vinicius Rockenbach. Textos: Ana Karina Siqueira Dias e Andrieli Pereira. Revisão: Juliana Batista Seiler.

Realizada a posse da Diretoria Executiva e Conselhos é hora de iniciarmos os trabalhos desta gestão. Para tanto, neste editorial vamos divulgar as ações pretendidas para o ano de 2013. O planejamento estratégico da Ajorpeme será nossa primeira ação para bem formatar, acompanhar e avaliar as nos-sas atividades ao longo do ano.

Projeto Gráfico LUCKcomm (47) 3029-4014Diagramação: Renã Santos Fotos: Fotolia, Adriana Machado e Arquivos Ajorpeme. Impressão: Gráfica Nacional (Joinville/SC). Tiragem: 4.000 exemplares. As matérias da Revista Ajorpeme podem ser reproduzidas à vontade, desde que citada a fonte e o autor. Os textos assinados não são de responsabilidade da Ajorpeme. A AJORPEME É CERTIFICADA COMO ENTIDADE DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL

Expediente

Início de ano, nova gestão, GRANDES DESAFIOS

Christiane Schramm

GuissoPresidente

da Ajorpeme

Page 4: Revista Ajorpeme (ed. 49)

tecnologia em embalagens///Trabalhando com

Atendendo cerca de 300 pequenas, médias e grandes empresas, a Dawo trabalha com tecnologia em embalagens e busca atender um mercado muito exigente

Associado à Ajorpeme há onze anos no mercado04

Po

r qu

e so

u a

sso

ciad

o?

Alceu de Miranda Junior é um jovem em-presário especialista em engenharia de plástico e com uma grande visão empresarial. Atua na área de polímeros

com desenvolvimento de embalagens flexíveis e desde 2003 resolveu, por situações do mercado, se aventurar na área de vendas técnicas, primei-ramente voltado para a área de polímeros, sendo representante em Santa Catarina de uma empresa paulista.

Em um encontro de negócios, a Dawo Tecno-logia em Embalagens, que era uma empresa já pronta mas sem planejamento de vendas, recebeu a missão de alavancar suas vendas. Com o pas-sar do tempo, foi verificando que este era um bom ramo dentro de Joinville, por ser um dos principais pólos industriais na região Sul, onde percebeu que a demanda era muito aquém do que imaginava e

resolveu apostar mais tempo nesse trabalho.Com um bom resultado em um período de tem-

po curto, foi então convidado a participar do qua-dro societário da empresa, sendo responsável hoje por toda área de compras e vendas, passando de representante à empresário.

A Dawo Tecnologia em Embalagens está há 11 anos no mercado de cartonagem, tendo dentro de Joinville e região um destaque principalmente no que diz respeito à prazo de entrega, mudando um pouco o histórico que as cartonagens vinham tendo. Sua matéria prima é o papel cartão que tem, além do seu caráter sustentável, versatilidade quanto aos tamanhos, formas e espessuras.

Atualmente com 15 funcionários e capacidade instalada de, aproximadamente, 12 mil caixas dia, atendem aproximadamente 300 empresas tendo como grandes clientes Oxford, Britania, NGPB, en-

Page 5: Revista Ajorpeme (ed. 49)

Empresa produz 12 mil caixas por dia

Spasso Corporativo: 25 anos de mercado

05

Trab

alh

and

o c

om

tecn

olo

gia

em

em

bal

agen

s

“Os resultados sempre são muito positivos para a nossa empresa quando estamos envolvidos em ações promovidas pela associação”

SAC Sicredi - 0800 724 7220 / Deficientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525. Ouvidoria Sicredi - 0800 646 2519.

sicredi.com.br

Participe das Assembleias Sicredi 2013 e ajude a decidir o futuro da sua cooperativa, o seu futuro e o da sua comunidade. Se você já é um associado, informe-se na sua unidade de atendimento. Se ainda não é, venha fazer parte do Sicredi.

Assembleias Sicredi 2013Quem pensa no futuro da sua cooperativa se encontra aqui.

Unidade de Atendimento AventureiroData: 18/02/2013

Unidade de Atendimento LesteData : 19/02/2013

Unidade de Atendimento NorteData : 20/02/2013

Unidade de Atendimento SulData : 21/02/2013

Unidade de Atendimento GaruvaData : 25/02/2013 Unidade de Atendimento CentroData: 26/02/2013 Unidade de Atendimento Itapoá Data : 27/02/2013 ASSEMBLEIA GERALData: 26/03/2013

200x80_Data.indd 1 20/12/12 19:18

tre outros. Com este mercado promissor e representativo

para a empresa, Alceu associou a Dawo na Ajor-peme. Segundo ele, a importância da associação para a Dawo foi de alavancar vendas. “Assumi-mos a empresa de antigos sócios com um maras-mo total em vendas e não tínhamos portas aber-tas nas empresas e até hoje ainda sentimos esse tipo de conduta dentro de Joinville, onde empresas compram de fora não dando oportunidade para empresas internas. Tivemos o conhecimento da Rodada de Negócios da Ajorpeme por intermédio do jornal da associação, e por ter nela relacionado grandes consumidores em potencial, resolvemos investir o que acabou dando certo, abriu-se nesse encontro várias portas, onde conseguimos ala-vancar as vendas”, ressalta.

Associados há mais de quatro anos, a empre-sa participa de todos os eventos realizados pela Ajorpeme voltados à venda, como a Rodada de Negócios e Café de Negócios. “Para este ano de 2013 pretendemos estar mais presentes dentro da associação e participar de núcleos. Os resultados sempre são muito positivos quando estamos en-volvidos em ações promovidas pela associação”, diz.

“A Rodada, como comentado anteriormente, foi de suma importância, pois com ela tivemos a oportunidade de apresentar a Dawo, principal-mente para empresas de grande porte onde a dificuldade era muito grande. Ainda olhando por outra ponta, nos intervalos entre uma conversa com possíveis clientes, o benchmarking é muito grande, onde temos um feedback positivo desta prática”,frisa.

O empresário Alceu ainda reforça que todo empresário de pequena, micro e média empresa deve apostar nos serviços da Ajorpeme, pois se o retorno não for o necessário, no mínimo estará au-mentando a sua gama de contatos, que é impor-tantíssimo no mercado globalizado e competitivo com o atual.

Page 6: Revista Ajorpeme (ed. 49)

06

Saú

de

U m lançamento recente do cinema nacional traz a história de uma empresária viciada em trabalho, que não consegue encontrar tem-po para descansar e curtir a família e acaba tendo um colapso du-rante a inauguração da franquia número 100 de sua loja. Longe de ser um assunto restrito às telonas, a falta de férias pode influenciar,

e muito, no desempenho do trabalho, por isso, é preciso se programar para, a cada ano, tirar um tempo para o merecido descanso.

“O período de férias será o momento de se renovar para voltar ainda mais dis-posto, com novas ideias, que consequentemente geram melhor desempenho profissional”, avalia Simoni Nery, do Núcleo de Atenção à Saúde da Unimed Joinville.

Quando o corpo é exigido, passa-se a trabalhar além de sua força mental e física, por isso, momentos de relaxamento aliados ao dia a dia também são im-portantes. Uma pesquisa realizada pelo Centro de Controle e Doenças da União Europeia descobriu uma forte relação da falta de férias com maiores riscos de ataques cardíacos.

Para aproveitar o período de descanso plenamente, Simoni ensina que o melhor a fazer é não ter horários a cumprir e esquecer todas as tarefas que está acostu-mado a realizar.

Desta forma, é imprescindível não anteder ligações de trabalho e se desligar completamente de suas funções enquanto estiver relaxando. “É interessante adiantar tudo que for possível nas semanas que antecedem às férias para que não surja nenhuma demanda enquanto estiver afastado e o período possa ser gozado sem preocupações”, finaliza Simoni.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unimed Joinville

CURTA OVERÃO SEMPREOCUPAÇÕES*

Alto poder

bactericida

é melhor, é mais barato

* Mantenha a água da piscina nas faixas ideais de Cloro Livre, pH e Alcalinidade, conforme recomendações na embalagem.

quiminorte.com.br(47) 3027-1454VISITE NOSSAS LOJAS: América,

Distrito Industrial, Iririú e Floresta.

Produto para piscinasde todos os tamanhos

“O período de férias será

o momento de se renovar para

voltar ainda mais disposto, com

novas ideias, que consequentemente

geram melhor desempenho profissional”

Page 7: Revista Ajorpeme (ed. 49)
Page 8: Revista Ajorpeme (ed. 49)

08

Mel

ho

res

Mo

men

tos

Jan

tar d

e P

oss

e

1. Prefeito Udo Döhler, Presidente gestão 20013 - Christiane Schramm Guisso e o Presidente gestão 2012, Gean Corrêa.

1 3

2 4

2. A Presidente com seu esposo Sandro Guisso e seus filhos Maria Eduarda Schramm Guisso e João Vitor Schramm Guisso.

3. Gilberto Boettcher, Presidente da Fampesc Marcio M. da Silveira, Presidente Christiane, Presidente do Instituto Ajorpeme, Roni Goulart Nunes e o empresário José Roberto Pereira.

4. A Presidente com o Governador Raimundo Colombo.

Confira mais fotos do eventono site da Ajorpeme: http://www.flickr.com/photos/ajorpeme/

Confira mais fotos do eventono site da Ajorpeme: http://www.flickr.com/photos/ajorpeme/

Page 9: Revista Ajorpeme (ed. 49)

09

Mel

ho

res

Mo

men

tos

Jan

tar d

e P

oss

e

6

5

9

8

7 10

5. Conselho Fiscal.

6. A Presidente entre o Superintendente do Sebrae, Sérgio F. Cardoso, seu esposo, Sandro Guisso e o representante do Sebrae Joinville, Jaime Dias Júnior.

7. Diretoria Gestão 2013.

8. Fábio Santana Corrêa recebendo a homenagem como Amigo da Ajorpeme do Presidente da Gestão.

9. A Presidente com o Deputado Estadual Darci de Matos.

10. Presidentes dos Núcleos Gestão 2013.

Page 10: Revista Ajorpeme (ed. 49)

12

Cap

a

Page 11: Revista Ajorpeme (ed. 49)

MARÇO• Os Núcleos Mulheres Empreendedoras, Trade Turístico, Comunicação e Eventos e Tecnologia participam do 1º Emprefest, em Blumenau;• Contábil participa da Campanha De-clare Certo promovido pelo Sescon de Santa Catarina.

ABRIL• Núcleo Trade Turístico recebe a visita do vereador James Schroeder para falar do novo projeto de lei para regulamen-tação do transporte executivo e turístico.

JULHO• Núcleo de Reparação Automotiva pro-move palestra de Educação Financeira.

AGOSTO• Restaurantes realiza a 8º edição da Noi-te da Categoria;• Advogados promove evento Advogado Solidário no bairro Morro do Meio;• Núcleo de Gestão e Pessoas promove a Palestra Vilão ou Mocinho abordando o tema Redes Sociais;• Núcleo de Educação Infantil realiza ca-pacitações em parceria com a Secretaria da Educação e promove homenagem ao Dia do Diretor;• Revendedores GLP faz reunião com o Sindicato Sintramico.

SETEMBRO• Contábil comemora 10 anos e lança cartilha do Simples Nacional;• Núcleo de Engenharia faz palestra so-bre nova Lei de Resíduos Sólidos.

OUTUBRO• Mulheres Empreendedoras promove Outubro Rosa na Ajorpeme.

NOVEMBRO• Advogados lança sua primeira revista Eletrônica - IPSIS LITTERIS.

JUNHO• Núcleo de Tecnologia participa da Ex-pogestão;• Trade Turístico firma programa de In-tercambio à Suíça.

MAIO• Imobiliário lança 1º Folhetim do Núcleo;• Restaurante promoveu a 1ª Noite de Massa;• Segurança participou da Missão Feira Exposec em São Paulo.

11

cleo

s

Com o objetivo de ter mais representatividade e praticar o associativis-mo, a Ajorpeme estimula a criação e qualificação

de núcleos na associação. Só no ano passado, três novos Núcleos Setoriais foram criados ajudando os setores a buscarem parcerias, divulgação das empresas e geração de negócios. Hoje, no total, a associação mantém 15 núcle-os setoriais que atendem a vários seg-mentos empresariais.

Durante o ano de 2012 foram reali-zadas cerca de 340 reuniões promo-vendo grupos de estudos, realizando desenvolvimento profissional, troca de idéias e representatividade para cada núcleo.

Destacamos que os núcleos realiza-ram inúmeras palestras com a presen-ça de renomados empresários e parti-ciparam de Feiras e Eventos sediados em Joinville e Região. Confira as prin-cipais ações realizadas em 2012 pelos núcleos:

Page 12: Revista Ajorpeme (ed. 49)

12

En

trev

ista

Após 12 meses à frente da presidência de uma das maiores e mais represen-tativas entidades de micro, pequenas e médias empresas e do empreendedor individu-al, Gean Marcos Dromboski Corrêa fala sobre o papel da associação, seu crescimento e fortalecimento ocorrido no último ano.

VIS

TA

TRE

Revista Ajorpeme - Como foi chegar à presidência da Ajorpeme?

Gean- Participo da Ajorpeme desde 2003 quando ain-da era Ajorpeme Leste. Fui Diretor de Núcleos, Presidente do Núcleo de Informática, Vice-Presidente de Comunica-ção e Marketing e Comercial por dois anos, Presidente do Instituto Ajorpeme e, após cinco anos de dedicação a Ajorpeme, assumi o desafio de ser Presidente da entida-de. Considero esta trajetória muito boa para chegar à pre-sidência com conhecimento em várias áreas e me sentir seguro para presidir esta entidade.

RA - Quais foram as suas principais ações rea-lizadas na Gestão 2012?

Gean- Na verdade, nenhuma ação é de uma única gestão. Mas posso destacar como uma conquista a articulação do Movimento Sul-bra-sileiro de Associações de Micro e Pequenas em Empresas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, onde passaremos a unir as forças dos três estados em prol do empresariado. Também é importante destacar que incluímos em nossas diretrizes estratégicas o Empreendedor Individu-al, reestruturação dos núcleos e tivemos gran-des conquistas internas como a qualificação dos colaboradores, melhoramento na estrutura tec-nológica e infraestrutura da associação e parti-cipação na mídia constante. Ainda nesta gestão conseguimos fortificar o caixa da entidade com um resultado financeiro inquestionável, que aju-dará nos projetos futuros que pedem para acon-tecer, como por exemplo, a nova sede.

RA - No seu ponto de vista, quais serão as ações que a futura presidente terá que dar conti-nuidade?

Gean- Trabalhar para a conquista de nova sede, viabilizar a criação do parque empresarial que está sendo estudado há mais ou menos dois anos e provavelmente será implantado nesta gestão de 2013. E, com certeza, dar conti-nuidade aos projetos já implantados, buscando novos benefícios, convênios para o crescimento e fortalecimento da associação.

RA - Em sua gestão, a associação teve uma forte atua-ção em temas relevantes para a sociedade. Essa é uma ten-dência que deve ser seguida?

Gean- Com certeza. Durante a gestão 2012 participamos e fomos reconhecidos pelo ente público em vários mo-mentos necessários e estratégicos para Joinville levando o nome da Ajorpeme como referência em representação. Já são 28 anos de dedicação aos associados e cada vez mais buscamos avançar nas conquistas dos pleitos dos empre-sários da nossa cidade e região. Além de uma participação ativa nos Conselhos que representamos a entidade, par-ticipamos em diversas reuniões estratégicas da cidade. Tivemos um papel relevante em várias ações como a LOT, que embora ainda não tenha sido aprovada, a Ajorpeme sempre esteve à frente. Também fomos favoráveis na vo-tação da PEC dos bombeiros, apoiamos os pleitos que rei-vindicava mais profissionais para compor o quadro efetivo da Policia Civil, implantação do ambulatório médico no pre-sídio, entre outros. Em conjunto com o Instituto Ajorpeme, participamos ativamente para conseguir o reparcelamento do Simples Nacional.

.................................................................................................................................................................................................................................................................................

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Gean Marcos DromboskiCorrêa

Page 13: Revista Ajorpeme (ed. 49)

A parceria com o programa Liberty Affinity oferece os melhoresserviços para cuidar do nosso maior bem: você.

A AJORPEME traz mais um benefíciopara seus associados.

Ligue e faça uma cotação do seu seguro: 47 3422-8894 | [email protected]

NOVIDADE

PIT: R-AFF-0081-13-2 ∫ MATERIAL: ANUNCIO_AJOPERME ∫ FORMATO: 13,25X20 CMPROPORÇÃO: 100% ∫ RESOLUÇÃO: 300 DPI ∫ DATA: 21/01/2013 ∫ AF: ARTHUR ZIGAIB

RESPONSÁVEL COMO VOCÊ

2013.01.22_R-AFF-0081-13-2_ANUNCIO_AJOPERME_13,25X20cm.pdf 1 1/22/13 11:09 AM

13

En

trev

ista

RA - O empreendedor individual foi uma das suas bandeiras durante a sua gestão. Como vê o crescimento deste segmento dentro da Ajor-peme?

Gean- Avalio que o Empreendedor Individual vai estar cada vez mais presente na Ajorpeme. Com a melhora do cenário econômico do país e a abertura de caminhos para atrair a formali-zação do empreendedor, a vocação para investir no próprio negócio tem encorajado mais pes-soas. Este ano a gestão terá o apoio do Sebrae onde irá contribuir e muito para alavancar as ações realizadas para esta nova realidade em-presarial que está em franco crescimento.

RA - Quais são os desafios que uma associa-ção de MPE enfrenta nos dias atuais?

Gean- São muitos desafios, mas é possível sintetizar em um único: trabalhar o tratamento diferenciado e favorecido para as micro e pe-quenas empresas. É necessário enfatizar que o tratamento diferenciado e favorecido não é apenas um pleito que deve ser amplamente tra-balhado mas, sim, uma lei que deve ser seguida e colocada em prática. Outro grande desafio é a obtenção de crédito para a manutenção e inves-timento na expansão da empresas e desburo-cratização que elas são submetidas desde sua constituição até seu encerramento.

RA - Qual será a sua contribuição para a Insti-tuição durante este ano (2013)?

Gean- Agora passo a fazer parte do Conselho Deliberativo onde escreverei mais algumas pá-ginas em minha história dentro da Ajorpeme e onde tenho certeza que aprenderei muito e, se possível, ensinarei algo. Também tenho como missão, auxiliar a Fampesc buscando novos ne-gócios e trabalhando o financeiro da Federação onde assumi o cargo de diretor financeiro para Gestão 2013-2015.

RA – - Finalizando a entrevista, deixe uma men-sagem para a presidente Christiane Schramm Guisso.

Gean- Deixo agora a responsabilidade para a nossa presidente Christiane que, há mais de 15 anos participa de nossa entidade, o papel de conduzir a Ajorpeme para o ano de 2013. Desejo o mesmo respeito e comprometimento que to-dos os colaboradores e diretores me deram, pois tenho certeza que com isto a presidente fará também uma excelente gestão.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

...........................................................................................................................

Page 14: Revista Ajorpeme (ed. 49)

estratégia de crescimento baseada no conteúdo digital. Segundo dados do Google, do percentual investido em mídia no Brasil hoje, somente 6% é di-recionado para marketing digital.

Um grande exemplo disso são os links patroci-nados do Google. Hoje em dia são feitas mais de 5000 pesquisas por segundo no google, totalizan-do mais de 12,9 bi de pesquisas por mês, e menos de 5% das empresas no Brasil investe em links pa-trocinados (AdWords).

Hoje em dia apesar do grande crescimento dos negócios presentes na internet, ainda há muito para fazer. Geralmente as empresas encaram como presença digital criar uma pagina no facebook e ter um site, o que não é verdade. A Mídia digital tem inúmeras ferramentas para serem usadas. “Ainda vemos muitas organizações com perfil no facebook, o que é ainda pior, pois o correto é fazer a fanpage. Isso mostra o quanto ainda se precisa evoluir em marketing digital”, ressalta Douglas.

Para o diretor da Luckcomm Design e Publicida-de, Vinicius Rockenbach, a junção do marketing digital com a publicidade tradicional se comple-tam e seu resultado só tende a crescer. “Hoje a LUCKcomm contratou uma agência especializada em marketing digital para nos atender em Google AdWords e é o que aconselhamos, procure uma agência digital que seja especialista no assunto pois o investimento acaba se pagando”, reforça Vinicius.

O Google AdWords hoje constitui a melhor for-ma de anunciar o produto/serviço de uma empresa com baixo custo de investimento. É possível pagar apenas R$ 0,02 (dois centavos) pela visita de um possível cliente em seu site. Nenhum outro tipo de mídia é capaz de proporcionar essa relação custo benefício.

O google é a maior ferramenta de busca que existe hoje no mundo e a mais usada. Pesquisas revelam que mais de 90% das pessoas quando vão comprar um produto ou serviço buscam informa-

Fazendo parte desde mundo digital, a internet possibilitou e criou uma publicidade com baixo in-vestimento possibilitando que uma empresa de pe-queno porte, com uma boa estratégia de marketing digital supere uma empresa de grande porte que não utiliza nenhum recurso digital. O que não pode ser deixado de lado é que para os negócios online alavancar as vendas em curto prazo, o projeto de marketing deve ser direcionado corretamente foca-do no público alvo.

O google é a maior ferramenta de busca que existe hoje no mundo e a mais usada. Pesquisas revelam que mais de 90% das pessoas quando vão comprar um produto ou serviço buscam informa-ções no google. Resumindo, se sua empresa não anuncia no google, você esta fora dessa estatística e não aproveita esse enorme mercado.

De acordo com o consultor da empresa WJW Google AdWords, Douglas Almeida, apenas 9% das empresas no Brasil usam um modelo digital de su-cesso comercial e 41% dessas empresas têm uma

O marketing digital está conquis-tando cada vez mais espaço no Brasil e já pode ser considerado uma rea-lidade dentro das empresas e para a sociedade. Cada vez mais empre-sários buscam se destacar na inter-net. O marketing em mídias sociais e nas redes de relacionamento como Facebook e Twitter são cada vez mais importantes para o relacionamento cliente-empresa e fortalecimento de marcas. A utilização da internet como estratégia de comunicação e de ven-das é fundamental e contribui para a velocidade nas relações comerciais e institucionais.

das pessoas quando vão

comprar um produto ou serviço

buscam informações

no google

90%

14

Cap

a

* * * * * * * *

* * * * * * * *

Page 15: Revista Ajorpeme (ed. 49)

Segundo o consultor da WJM, Douglas Almeida, existem vários motivos para se investir no google. Entre eles estão:

Campanha da concorrência mal feita ou inexistente

Muitos leigos realizam campanhas mal feitas, e existem poucos profissionais no mercado brasileiro que são realmente ca-pazes de realizar campanhas excelentes. O posicionamento do anúncio é determi-nado em função da qualidade da campa-nha e não somente pelo valor que se está disposto a pagar no clique. Uma campa-nha bem feita pode ter o anúncio na pri-meira posição pagando bem menos que um anúncio de um concorrente que ocupa a última posição. Muitas vezes a empresa não possui concorrente nenhum nos links patrocinados. Em virtude de se ter pou-co conhecimento ainda das vantagens do Google AdWords, muitas empresas não aproveitam as inúmeras vantagens de se anunciar no google.

Controle do orçamento para investirCom o Google você investe o quanto

quiser e de forma pré paga. É possível au-mentar, diminuir ou pausar o orçamento das campanhas a qualquer momento. Isso pode ser feito em minutos.

Retorno imediatoÉ muito comum em poucas horas já se

ter resultados surpreendentes como orça-mentos via e-mail, ligações e vendas dire-tas, no caso das lojas virtuais. Em qualquer outro tipo de mídia isso é mais difícil de acontecer.

Resultados mensuráveisO Google AdWords é um dos únicos

tipos de mídia que você pode mensurar de forma exata os resultados gerados por uma campanha. Há possibilidade de sa-ber quantos clientes vieram por causa do adwords e quanto se investiu exatamente para conseguir este número de clientes.

Porque investir em Google AdWords?

1234

ções no google. Resumindo, se sua empresa não anuncia no goo-gle, você esta fora dessa estatística e não aproveita esse enorme mercado. “Fizemos por exemplo uma pesquisa para um cliente do ramo de restaurantes e verificamos que apenas em sua cidade havia uma busca mensal de mais 3.000 pessoas por restaurantes naquela cidade em específico. Este cliente vai começar a aprovei-tar todas essas 3.000 pessoas sozinho, pois nenhum concorren-te seu investe em AdWords” exemplifica Douglas, da WJW.

Uma das empresas associadas à Ajorpeme, a WebTech Tec-nologia da Informação, buscou no ano passado investir na ferra-menta Google AdWords e se surpreendeu com o resultado. “Na WTTI Sistemas, o Google AdWords ajuda a dar destaque no pro-duto ou serviço oferecido pela empresa, sendo bem direcionado, diferente de outras mídias, onde a empresa divulga para várias pessoas, sendo que uma grande parte não tem interesse ou não é público alvo”, diz Victor Kochella, proprietário da empresa WTTI.

Segundo Victor, também diferente de outra mídia, o investi-mento na Google AdWords o retorno é rápido. “Divulgar o produto através do Google faz com que a minha empresa apresente para o cliente, no exato momento em que ele está procurando o pro-duto ou serviço, e não preciso do tempo para que o cliente enten-da o que estou oferecendo ou tenha a necessidade de adquirir o produto. Além disto, há a vantagem de poder integrar o site a fer-ramentas como por exemplo de chat para chamar o cliente para explicar melhor ou tirar dúvidas, acompanhando em tempo real os investimentos feitos nesta mídia”, destaca.

Se você é um empresário da pequena, micro e média empre-sa ou empreendedor individual, a dica que damos para iniciar na mídia digital é de ter um site bem planejado, conciso e objetivo. Realizar network constante que é essencial para um empreende-dor de sucesso e buscar contatos em ambientes informais possi-bilitando a geração de novas ideias, oportunidades de negócios e propagação do negócio. Explore diferentes canais de relacio-namento com os clientes, adote estratégias eficientes usando as ferramentas gratuitas existentes, provoque impacto gastando pouco e investindo no Google AdWords e facebook. Implante a cultura da mídia digital dentro da sua empresa. Leve sua marca para o cliente direcionado e anuncie de forma inteligente. Com-partilhe conteúdos que façam sentido e sejam úteis para o seu público alvo, não fique apenas falando de ofertas e conecte-se a outros empreendedores.

15

Mar

ketin

g D

igita

l

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Page 16: Revista Ajorpeme (ed. 49)
Page 17: Revista Ajorpeme (ed. 49)

S o l u ç ã o e m i m p re s s o s

Qualidade e tecnologia

Agilidade e precisão

Compromisso com o cliente

Compromisso com o meio ambiente

J o i n v i l l e - S a n t a C a t a r i n a

w w w . g r a f i c a n a c i o n a l . c o m

Utilização de papel proveniente

de madeira de reflorestamento

Certificação FSC

47 3145 3800

Page 18: Revista Ajorpeme (ed. 49)

S er voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento. É algo que contagia e propicia o crescimen-to das pessoas que se envolvem deliberadamente com a causa,

sem esperar algo em troca. Quanto mais as pessoas contribuem e se dedicam, mais aprendem e ao final saem muito mais for-talecidas. É nesse conceito que se encon-tra a principal motivação para o exercício do voluntariado: a satisfação. Desde 1984, quando foi criada, a Ajorpeme conta com 60 voluntários que formam Diretoria, Con-selho Deliberativo, Conselho Fiscal, Instituto Ajorpeme e Presidentes de Núcleos.

Motivados pela representatividade da classe empresarial e com o objetivo de agregar empreendedores, fortalecer seus negócios e lutar pela regulamentação do

Voluntariado Empresarial

A principal motivação para o exercício do voluntariado é a satisfação de ver os empresários da pequena, micro

e média empresa e os empreendedores individuais crescendo e ganhando destaque no mercado de

trabalho através de ações realizadas pela associação

é destaque na Ajorpeme

setor, os voluntários representam uma das maiores associações de micro, média e pequena empresas da América Latina. Hoje, a entidade tem representatividade em órgãos nas esferas municipal, estadual e federal graças, não só aos funcionários que trabalham diariamente na associação, mas aos voluntários que carregam o nome da Ajorpeme. “O voluntariado traz algo muito atípico, um sentimento inexplicável de dever cumprido. Às vezes, quando conseguimos algum pleito e paramos para analisar a dimensão disso, a emoção toma conta total. É uma pequena devolução de uma pequena parte pra sociedade daquilo que você estudou, acredita e deseja”, diz Carlos Eduardo de Souza, que já foi Vice-presidente de financeiro, patrimônio e administrativo em 2009, Diretor financeiro em 2010,

18

Vo

lun

taria

do

Em

pre

saria

l é d

esta

qu

e n

a A

jorp

eme

Page 19: Revista Ajorpeme (ed. 49)

comprometimento. “Penso que sempre que possível, deve-se procurar ser voluntário onde você se identifica com o que a entida-de ou organização desenvolve”. No caso de Maria Salete, por suas características profis-sionais e seu perfil empreendedor, ela conta que se identifica com a causa da Ajorpeme. “A Ajorpeme não é uma simples Associa-ção que defende os interesses econômicos dos empresários de Micro e Pequenas em-presas, ela desempenha um papel social muito importante a medida que defende e trabalha o fortalecimento de pequenos em-preendimentos”. A empresária já assumiu mais de 10 cargos na entidade desde 2004, entre eles, a presidência do Instituto Ajorpe-me, em 2007, e a presidência da Associa-ção, na gestão de 2009.

A atual presidente da Ajorpeme, Christiane Schramm, conta que a principal motivação é o modelo de gestão da asso-ciação: dinâmico, democrático e participati-vo. “As pessoas que a compõem também me motivam a fazer parte desta entidade”. Pela sua forte atuação, a Ajorpeme é co-nhecida e reconhecida por se posicionar em diversos temas, dentre eles: tributário, econômico e social. A presidente também destaca que nestes 15 anos de voluntariado na Ajorpeme, aprendeu que realizar signi-fica transformar ideias em ações, desafios em êxitos, intuições em verdades.

“O convívio dentro desta Universidade ‘prática’ permite que se amplie considera-velmente o nosso conhecimento empre-sarial e empreendedor. Além do mais, estar ladeado de pessoas positivas e com habili-dades tão distintas, nos impulsiona a ceder o nosso tempo com satisfação e felicida-de”, ressalta Joni Becker.

Além dos voluntários que compõem a di-retoria e conselhos da entidade, a Ajorpeme trabalha através do Instituto Ajorpeme com a Junior Achievement, onde, só em 2012, capacitou mais de 60 voluntários para a realização de programas educacionais. “O ser humano tem necessidades básicas: ser amado, ser reconhecido, ser útil, ser elogia-do e ser livre. Se são necessidades básicas pode-se supri-las todas em uma única ação, a do trabalho voluntário. A sensação de se fazer algo por outro e não apenas por você mesmo, contribuindo para um mundo mais justo e solidário, é muito gratificante. Além da realização pessoal, o trabalho voluntário contribui na grande maioria das vezes para suprir necessidades sociais pelo fraco ou nenhum investimento do poder público”, finaliza Maria Salete Rodrigues Pacheco.

Vice-presidente de comercial e comuni- cação em 2011 e Diretor de patrimônio em 2012.

A dedicação à entidade através do volun-tariado iniciou há quase 30 anos, quando a ideia surgiu de um grupo de microem-presários com o objetivo de criar um porta-voz de questões específicas do segmento e uma representação que consolidasse a força do setor. “Não foram raros os dias em que tivemos que largar os compromissos da empresa para nos dedicarmos aos as-suntos da entidade”, comenta Joni Marcos Becker, que é voluntário na associação desde 2002, quando assumiu o cargo de Diretor Administrativo Adjunto.

Contudo, uma regra de conduta sempre foi observada entre os voluntários: primeiro assegurar a sustentação e continuidade dos próprios negócios (empresas), para que elas possam continuar servindo de alicerce para a Associação. Por isso, a importância de dispor de várias lideranças dividindo este “fardo”. Uma vez que se tenha “no sangue” o espírito associativista, qualquer oportu-nidade que gera relacionamento, também divulga as vantagens de ser associado de uma entidade atuante, especialmente num círculo empresarial.

Segundo Maria Salete Rodrigues Pache-co, sócia da empresa Ativa Contabilidade, o trabalho voluntário, quando assumido, deve ser encarado com responsabilidade e

“Ninguém se compromete com algo que não acredita. A partir do momento que se passa a conviver num ambiente formado por lide-ranças empresariais de alta perfor-mance, passamos a nos contagiar e a ser estimulados a fazer parte deste grupo realizador. Não somen-te as causas relacionadas às MPEs, mas o fórum que se cria a partir da convivência e do estímulo entre as diversas lideranças, faz com que nos sintamos engajados e, ao mes-mo tempo, no dever de realizarmos a nossa parte neste processo, que é fazer valer o tratamento diferen-ciado às MPEs. Nossos negócios dependem diretamente deste tra-balho incansável e interminável”, Joni Becker.

19

Ple

itos

Page 20: Revista Ajorpeme (ed. 49)
Page 21: Revista Ajorpeme (ed. 49)
Page 22: Revista Ajorpeme (ed. 49)

22

Ajo

rpem

e em

dad

os

Jantar de Posse Gestão 2012 – 600 pessoas participaram da

solenidade de posse da nova diretoria da Ajorpeme. O evento foi realizado

na Sociedade Harmonia Lyra no dia 26 de janeiro.

Ajorpeme comemorou 28 anos – 700 pessoas passaram pelo Centro

de Eventos Sítio Novo para festejar o aniversário.

Com o objetivo de integrar entidade e comunidade, foram realizadas 3

Ações Avançadas na comunidade nos bairros Pirabeiraba, Costa e Silva e

Itaum, reunindo aproximadamente 300 pessoas.

Título de Utilidade Pública – No mês de março o Instituto Ajorpeme recebeu o certificado de Utilidade Pública em âmbito estadual.

Possibilitando 120 pequenas, micro e médias empresas a oferecer produtos e serviços para 36 grandes empresas de Joinville e região,

foram realizadas duas Rodadas de Negócios.Durante o ano a Ajorpeme realizou 11 edições do evento Café & Negócios com a participação de 231 empresas e 9 Noite de Negócios envolvendo 540 empresários.

Page 23: Revista Ajorpeme (ed. 49)

23

Ret

rosp

ectiv

a 2

012

Visita do Cônsul dos EUA - Em junho o cônsul para Assuntos

Econômicos do Consulado Geral dos Estados Unidos da América, Michael

Reffett, visitou a associação.

Cartilha Simples Nacional – O Núcleo Contábil lançou a Cartilha

Simples Nacional no jantar comemorativo aos 10 anos do Núcleo e em

outubro entregou para a Ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

A Ajorpeme apoiou a aprovação da PEC dos Bombeiros.

Em agosto foram realizadas cinco plenárias com os candidatos à Prefeitura com o objetivo de cada um apresentar suas propostas aos associados.

Empreendedor Individual – Com o objetivo de orientar e tirar dúvidas sobre legislação, contabilidade, marketing e finanças, a Ajorpeme iniciou no ano de

2012 o ciclo de capacitação e atendimento ao Empreendedor Individual.

A Universidade Corporativa da Ajorpeme promoveu 43 cursos e capacitou 619 participantes.

Manifesto Fampesc – Em outubro o presidente Gean e representantes da Fampesc entregaram à Ministra Ideli Salvatti, o Manifesto da Micro e

Pequena Empresa e do Empreendedor Individual.

O Instituto Ajorpeme em parceria com a Junior Achievement levou a educação empreendedora a 1200 jovens e capacitou mais de 65 voluntários.

Page 24: Revista Ajorpeme (ed. 49)

24

Cap

a

Page 25: Revista Ajorpeme (ed. 49)

E ducar para a sustentabilidade. Essa é a missão do Instituto Ajorpeme, desempenhada em 2012 atra-vés de vários projetos e em parceria com o setores públicos e organizações não governamentais.

O projeto Viva a Infância beneficiou 1.550 crianças em idade pré-escolar, possibilitando o acesso da mulher ao mercado de trabalho, o aumento da renda familiar, melho-ria da qualidade de vida e do desenvolvimento econômico da nossa cidade, sem falar na ocupação de vagas escola-res ociosas dos 30 Centros de Educação Infantil associados à Ajorpeme.

Em parceria com a Junior Achievement, o Instituto Ajorpeme levou a educação empreendedora para 1.200 jovens join-vilenses, graças ao apoio das empresas mantenedoras do projeto e dos mais de 65 voluntários, colaboradores e empresá-rios que doaram seu tempo, seus conhe-cimentos e sua experiência para inspirar jovens a empreender, proporcionando o desenvolvimen-to pessoal e preparando para o mercado de trabalho. O programa miniempresa voltou a acontecer em Joinville, na sede da entidade para filhos de associados. Nesse pro-grama, os jovens vivenciam na prática todas as etapas de um processo produtivo, desde a abertura da empresa, de-finição do produto, gestão de pessoas, marketing, vendas, tributação e por fim a apuração dos lucros.

O Instituto esteve presente em todas as Ações Avança-das da Ajorpeme, onde divulgou seus projetos e orientou as pessoas para o cuidado com o meio ambiente. Esteve envolvido em comitês e comissões do município, onde o desenvolvimento sustentável era o foco.

Segundo a presidente do Instituto Ajorpeme Gestão 2012, Luciana Assad Rupp da Silva, o principal desafio do Instituto Ajorpeme foi mostrar ao empresário da micro

e pequena empresa que o investimento em sustentabili-dade abre inúmeras oportunidades como o acesso a no-vos mercados, aumento de receitas, redução de custos, aumento da produtividade, redução de riscos, acesso ao capital, retenção de talentos e a melhoria da reputação e imagem da empresa.

“Estar na presidência do Instituto Ajorpeme foi um gran-de privilégio. Uma experiência ímpar na minha vida, na qual pude me desenvolver pessoal e profissionalmente,

através do exercício de competências que muitas vezes não temos a oportunidade de praticar no dia a dia. Liderança, trabalho em equipe e tomada de decisão são alguns exemplos. Ao representar o Instituto Ajorpe-me, representava também a maior associa-ção de micro, pequenas e médias empresas do Brasil, o que me deixava extremamente lisonjeada, pois percebia a grande força e re-presentatividade da entidade. Sou realmen-

te grata por ter evoluído como ser humano neste ano de 2012”, ressalta.

“Encerro este ano com muita tranquilidade e com a cer-teza que fiz o meu melhor, levando em consideração as limitações impostas pelo voluntariado”, finaliza Luciana.

Gestão 2013Segundo o presidente, engenheiro Roni Goulart Nunes,

a educação para a sustentabilidade é e continuará sen-do o principal foco do Instituto Ajorpeme. “Nesta gestão que estamos iniciando iremos dar continuidade ao projeto Viva Infância, manter os atuais mantenedores e ampliar os voluntários da Junior Achievement, montar uma turma e aplicar o projeto miniempresa no segundo semestre, trazer de volta o projeto Repensar e buscar novos projetos cami-nhando para o fortalecimento da instituição.

25

Inst

ituto

Ajo

rpem

e

faz balanço da Gestão e apresenta os planos para o ano

“Estar na presidência do Instituto Ajorpeme foi um

grande privilégio. Uma expe-riência ímpar na minha vida,

na qual pude me desenvolver pessoal e profissionalmente”,

Luciana.

Luciana Assad Rupp da Silva

Roni Goulart Nunes

Page 26: Revista Ajorpeme (ed. 49)
Page 27: Revista Ajorpeme (ed. 49)

A Ajorpeme disponibiliza em sua biblioteca mais de 160 livros nas áreas de vendas, � nanças, liderança, gestão, recursos humanos e empreendedorismo. Todo empresário associado e seus colaboradores podem emprestar livros na entidade gratuitamente.

Mais informações 2101-4100 ou [email protected]

Pipeline de Liderança – O Desenvolvimento

Sinopse: Os autores desenvolveram um modelo de seis passagens para entender as exigências de liderança neces-sárias em uma companhia inteira. Esse modelo, baseado no trabalho “Encruzilhadas críticas de carreira”, de Walter Mah-ler e Stephen Drotter, é chamado de “pipeline de liderança”.

Empresas fora de Série

Sinopse: IBM, Banco Real, P&G, Cemex, Omron e outras companhias relatam como � zeram para progredir com a ra-pidez e a criatividade de empreendimentos menores, geran-do resultados ao mesmo tempo em que contribuem para a esfera social. As histórias contadas pela Dra. Kanter revelam que as pessoas estão mais inclinadas a serem criativas quan-do as empresas onde trabalham valorizam a inovação para ajudar o mundo.

Como Chegar ao Sim

Sinopse: “Este livro oferece uma estratégia comprovada, concisa e detalhada para se chagar a acordos mutuamente aceitáveis em toda espécie de con� ito - quer envolvam pais e � lhos, vizinhos, empregadores e empregados, cliente e empresas, inquilinos e diplomatas.

BUSCA do UAU!

Sinopse: Em ‘A busca do Uau!’, Tom Peters quer dar ao leitor as palavras e as ferramentas para sobreviver a estes tu-multuados anos. Organizado em mais de 200 pensamentos e itens que estimulam à ação - desde a importância de limpar caminhões banheiros até conversas com ‘entrepreneurs’ que criaram mercados onde nada existia antes - este livro é um guia prático para tempos nada práticos, contendo estraté-gias e táticas necessárias para enfrentar estes novos tempos.

Page 28: Revista Ajorpeme (ed. 49)