polinfor março 2011

8
P.05 P.03 P.05 Cidades amigas dos idosos No âmbito do Projecto cIDADES Amigas das Pessoas Idosas, o IPCB, por intermédio da ESECB e ESALD, está já a realizar inquéritos no concelho de Castelo Branco com o objectivo de identificar os princi- pais problemas dos munícipes com mais de 55 anos. Educação Intercultural Na sequência de um Projecto de Investigação apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, as do- centes do IPCB/ ESE Maria Marga- rida Morgado e Maria da Natividade Pires desenvolveram trabalho que deu origem ao livro “Educação In- tercultural e Literatura Infantil. 8.º Poliempreende O IPCB apresentou, oficialmente, no dia 15 de Fevereiro, a 8ª edição do Poliempreende. Na presente edição, o IPCB introduziu novidades na coordenação e dinamização regional, com o envolvimento directo dos alunos na coordenação mediante a criação de um Conselho Consultivo. Talentos à solta Dois estudantes do IPCB, o violinista Tiago Santos, e o trompetista José Almeida, foram à audição final, no dia 6 de Março, de onde sairão os elementos que irão integrar a Orquestra de Jovens da União Eu- ropeia (OJUE) durante a temporada 2011/12. P.03;04 INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO www.ipcb.pt [email protected] Março 2011 Investigação no IPCB dá frutos Uma investigação em Robótica Médica que está a ser desenvolvida no IPCB/Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco (ESTCB) vai permitir, a breve prazo, aumentar a exactidão e precisão do procedimento cirúrgico na área da ortopedia. A investigação é uma aplicação robótica para a cirurgia ortopédica, nomeadamente para a Artroplastia de Substituição da Superfície da Anca, cujo projecto, de nome HIPROB, está a ser desenvolvido em parceria com o Instituto Superior Técnico e também com especialistas em Ortopedia. Já a investigação desenvolvida na área das telecomunicações rádio levou a que o Parlamento Europeu convidasse um docente do IPCB para que esclarecesse os eurodeputados sobre as frequências libertadas pela TV analógica e os desafios que se colocam à regulação das telecomunicações e possíveis soluções. Também na ESACB 85% dos trabalhos finais de mestrado são projectos de transferência de tecnologia entre o IPCB e as empresas. P.02

Upload: joaquim-marques

Post on 23-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Polinfor Março 2011

TRANSCRIPT

Page 1: Polinfor Março 2011

P.05P.03 P.05

Cidades amigas dos idososNo âmbito do Projecto cIDADES Amigas das Pessoas Idosas, o IPCB, por intermédio da ESECB e ESALD, está já a realizar inquéritos no concelho de Castelo Branco com o objectivo de identificar os princi-pais problemas dos munícipes com mais de 55 anos.

Educação InterculturalNa sequência de um Projecto de Investigação apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, as do-centes do IPCB/ ESE Maria Marga-rida Morgado e Maria da Natividade Pires desenvolveram trabalho que deu origem ao livro “Educação In-tercultural e Literatura Infantil.

8.º PoliempreendeO IPCB apresentou, oficialmente, no dia 15 de Fevereiro, a 8ª edição do Poliempreende. Na presente edição, o IPCB introduziu novidades na coordenação e dinamização regional, com o envolvimento directo dos alunos na coordenação mediante a criação de um Conselho Consultivo.

Talentos à soltaDois estudantes do IPCB, o violinista Tiago Santos, e o trompetista José Almeida, foram à audição final, no dia 6 de Março, de onde sairão os elementos que irão integrar a Orquestra de Jovens da União Eu-ropeia (OJUE) durante a temporada 2011/12.

P.03;04

INSTITUTOPOLITÉCNICODE [email protected]

Março2011

Investigação no IPCB dá frutosUma investigação em Robótica Médica que está a ser desenvolvida no IPCB/Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco (ESTCB) vai permitir, a breve prazo, aumentar a exactidão e precisão do procedimento cirúrgico na área da ortopedia. A investigação é uma aplicação robótica para a cirurgia ortopédica, nomeadamente para a Artroplastia de Substituição da Superfície da Anca, cujo projecto, de nome HIPROB, está a ser desenvolvido em parceria com o Instituto Superior Técnico e também com especialistas em Ortopedia.Já a investigação desenvolvida na área das telecomunicações rádio levou a que o Parlamento Europeu convidasse um docente do IPCB para que esclarecesse os eurodeputados sobre as frequências libertadas pela TV analógica e os desafios que se colocam à regulação das telecomunicações e possíveis soluções.Também na ESACB 85% dos trabalhos finais de mestrado são projectos de transferência de tecnologia entre o IPCB e as empresas.

P.02

Page 2: Polinfor Março 2011

empreender

02 POLINFOR

comunidade

IPCB no Encontro de Utilizadores de SIG O IPCB/Escola Superior Agrária de Castelo Branco (ESACB) esteve presente, uma vez mais, no Encontro de Utilizadores de Sistemas de Informação Ge-ográfica (EUE’11), que este ano decorreu nos dias 2 e 3 de Março, no Centro de Congressos de Lisboa.

A presença do IPCB/ESACB foi, novamente, na qualidade de parceiro aca-démico e a representação esteve a cargo da Comissão Científica do Curso de Mestrado em SIG, Cristina Alegria e Paulo Fernandez, e do Sector de Infor-mação Geográfica, José Massano Monteiro e Natália Roque.

Subordinado ao tema “Visão Unívoca”, a 9ª edição do Encontro de Utilizadores da Esri Portugal reuniu utilizadores das mais diversas áreas de negócio, para partilhar conhecimento no universo dos Sistemas de Informação Geográfica e dar a conhecer os mais avançados projectos realizados no último ano”.

No espaço de exposição do IPCB/ESACB foi feita a divulgação das actividades de ensino, investigação e serviços realizadas na área das Tecnologias de In-formação Geográfica, ao mesmo tempo que foi dado destaque aos trabalhos e projectos efectuados pelos alunos do mestrado em SIG. A delegação do IPCB/ESACB aproveitará ainda a oportunidade para divulgar, junto dos mais de mil participantes do EUE’11, o II Encontro de Sistemas de Informação Geográfica - Aplicações SIG em Recursos Agro-Florestais e Ambientais, que decorrerá no IPCB/ESACB, nos dias 19 e 20 de Maio.

Durante o evento alguns alunos da ESACB que frequentam os cursos de li-cenciatura e mestrado participaram nas actividades do dia 3 de Março, nome-adamente nas sessões técnicas de funcionalidades dos Sistemas de Informação Geográfica da ESRI e das empresas que aderiram à iniciativa.

O EUE foi organizado pela ESRI Portugal, empresa líder de mercado de Sis-temas de Informação Geográfica.

O IPCB apresentou, oficialmente, no dia 15 de Fevereiro, a 8ª edição do Poliempreende, um concurso de ideias de negócio no contexto dos Institutos Politécnicos (IP). Criado em 2003 pelo IPCB, e alargado depois ao IP da Guarda, mais tarde aos IP de Beja, Bragança, Portalegre e Tomar e, finalmente, em 2007, a todos os IP nacionais, a que se juntaram a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (Universidade. de Aveiro), as Escolas Politécnicas da Universidade do Algarve, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, a edição de 2011 do Poliempreende internacionaliza-se com a participação do IP de Macau.Trata-se de uma iniciativa vocacionada para os alunos e diplomados de todos os IPs, e tem como objectivo alargado promover uma sensibilização para os projectos de vocação empresarial, despertando competências de empreendedorismo e inovação.“Mais do que um fim”, o Poliempreende é, para José Carlos Gonçalves, Vice-presidente do IPCB e coordenador regional do concurso, “um meio para sensibilizar e motivar a academia para o empreendedorismo”.O Poliempreende destina-se a estudantes de graduação ou pós-graduação de escolas dos IP, com inscrição em vigor; diplomados de qualquer grau, por escolas dos IP; docentes dos IP, ou outros (os quais, por este facto, ficam impedidos de pertencer ao júri responsável pela apreciação das propostas), desde que integrando equipas constituídas maioritariamente por alunos e/ou diplomados.O Poliempreende encontra-se organizado em duas fases sequenciais, em que a primeira diz respeito ao Concurso Regional, coordenada localmente por cada Instituto Politécnico, e a segunda, relativa ao Concurso Nacional,

Produção AnimalNo dia 31 de Março, realizou-se na ESACB uma jornada técnica dedicada à Produção de Ruminantes subordinada ao tema “Novos Desafios na Produção Animal”. Com esta iniciativa pretendeu-se criar um momento de discussão e de troca de experiências entre agricultores, estudantes, técnicos, investigadores e outros agentes, portugueses e espanhóis, relacionados com o sector da produção animal e com a comercialização de produtos animais. A jornada técnica Produção de Ruminantes teve três sessões. As duas primeiras, trataram de aspectos mais directamente relacionados com a produção animal intensiva destacando-se a produção de leite de vaca e de pequenos ruminantes, sector com peso económico muito elevado na Região Centro, a alimentação e a sanidade animal. Em destaque estiveram, também, as questões ambientais associadas aos sistemas intensivos de produção. A terceira sessão foi preenchida com uma mesa redonda onde se discutiu o tema “Novos desafios na produção animal”.

Design de InterioresO IPCB/Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) teve patente, de 3 a 24 de Março, no Centro Comercial Alegro, em Castelo Branco, uma exposição de Design de Interiores. A mostra apresentou, à escala real, vários espaços domésticos - quarto, casa de banho, quarto de brincar e quarto de vestir -, cujo projecto foi desenvolvido pela aluna Carina Reis na unidade curricular de Design de Interiores II. O trabalho resultou de um exercício dado aos alunos para conceberem quatros espaços, com funcionalidades diferenciadas, destinados a integrar um evento expositivo e comercial no âmbito do Design de Interiores e Equipamento. O object ivo deste programa consistiu em conceber espaços inovadores, cénicos, reveladores de qualidades e valores simbólicos, que estimulassem reacções diversas por parte do público.

A exposição ocupou um rectângulo de 6m por 12m (72m2) e já foi apresentado na Feira Projecto-Casa que decorreu na Exponor, em Novembro de 2010.

coordenada pelo Instituto Politécnico responsável pela coordenação nacional que avalia os projectos vencedores das diversas edições regionais. A 8ª edição do concurso Poliempreende tem como entidade coordenadora nacional o Instituto Politécnico de Lisboa. A apresentação dos projectos e decisão será em Setembro, cabendo ao 1º prémio 10 mil euros, ao segundo 5 mil euros, e ao terceiro 3 mil euros.A nível regional, a equipa coordenadora do 8º Concurso Poliempreende é constituída por um docente de cada Escola: Marcelo Calvete (EST), Ana Cruz (ESG), Domingos Santos (ESE), Nuno Caseiro (ESA), Ana Fernandes (ESART) e Veronika Kozlova (ESALD), com apoio do CEDER (Cristina Bento).Na presente edição, o IPCB introduziu novidades na coordenação e dinamização regional com o envolvimento directo dos alunos na coordenação mediante a criação de um Conselho Consultivo. Este Conselho Consultivo é constituído por alunos das licenciaturas, bem como mestrandos e diplomados num total de 3 por Unidade Orgânica (num total de 18 elementos).Os alunos do Conselho Consultivo, para além de se pronunciarem sobre a estratégia organizativa da coordenação regional, dão parecer e participam na organização das actividades a realizar nesta edição.A dinamização do concurso será feita através de meios de comunicação baseados na web com enfoque nas redes sociais, nomeadamente com a criação um blogue regional, de uma página no Facebook, de uma página no Twitter e do envio de e-mails personalizados.No âmbito da edição regional, haverá duas sessões plenárias, abertas ao público em geral, com personalidades reconhecidas no mundo dos negócios e do empreendedorismo, e diversas iniciativas promovidas em cada Escola.

IPCB apresenta Poliempreende Regional

Page 3: Polinfor Março 2011

POLINFOR 03

“Empreender: ambição e/ou necessidade?”

O futuro das telecomunicaçõesA convite do Parlamento Europeu, o docente do IPCB/Escola Superior de Tecnologia Paulo Marques participou, no dia 1 de Março, em Bruxelas, num debate sobre o futuro das telecomunicações na União Europeia. Especialista na área das telecomunicações rádio, Paulo Marques foi convidado pela Vice-Pres-idente do grupo parlamentar S&D, Marita Ulvskog, a fazer uma intervenção focada nas frequências libertadas pela TV analógica. A intervenção decorreu na sede do Parlamento Europeu e realizou-se no âmbito de um painel – debate para o qual o grupo parlamentar S&D convidou quatro especialistas europeus em telecomunicações rádio com o objectivo de esclarecer os deputados eu-ropeus dos desafios à regulação das telecomunicações e possíveis soluções.

Estudos recentes apontam para uma aumento do tráfego das redes de telemóveis na Europa que poderá chegar até 14 vezes o tráfego actual em 2014. Para tal contribui a popularização dos “PDAs”, o desejo de conectivi-dade dos utilizadores e a chamada “Internet das coisas”. No futuro próximo a maioria dos dispositivos electrónicos, incluindo electrodomésticos, au-tomóveis, contadores da água e luz vão ter capacidade de comunicação e integrarem a Internet. Nas zonas densamente urbanas poderemos vir a ter mais de 6000 “smart phones” por km quadrado em 2014. Todos estes disposi-tivos sem fios precisam de frequências rádio (espectro) para comunicarem, donde se prevê uma falta de espectro para comunicações móveis futuras bloqueando o progresso da sociedade da informação. Por outro lado, o alar-gamento a uma Europa com 27 Estados membros acarreta mais desafios à gestão harmoniosa e eficaz do espectro nas zonas de fronteira entre países.

É com este cenário de fundo que o Parlamento Europeu está agora em fase de revisão do Programa para uma Política Europeia do Espectro.

Segundo o Professor Paulo Marques é um privilégio poder ter uma voz no debate politico ao nível Europeu, porque afinal é em Bruxelas que se de-cide muito do nosso futuro como cidadãos da sociedade do conhecimento.

Educação Intercultural e Literatura InfantilNa sequência de um Projecto de Investigação apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, as docentes do IPCB/ Escola Superior de Educação Maria Margarida Morgado e Maria da Natividade Pires desenvolveram tra-balho que deu origem ao livro “Educação Intercultural e Literatura Infantil. Vivemos num mundo sem esconderijos”. A sessão de apresentação do livro teve lugar no dia 10 de Março, no Auditório da ESE, e foi feita por Ángel Suárez, docente e investigador da Universidade da Extremadura da Red de Universidades Lectoras, à qual o IPCB também pertence.

A obra apresenta uma reflexão sobre as potencialidades de promoção da edu-cação intercultural através da literatura para crianças. Com um enquadramento teórico alargado, no âmbito dos estudos culturais, propõe de modo genérico que se repense a literatura infantil e o seu papel literário, sociocultural e edu-cativo nas sociedades, à luz das grandes transformações socioeconómicas das sociedades actuais e, em particular, que se tome consciência da necessidade de configurar práticas de interculturalidade pela leitura.

Misto de texto académico sobre a relação da literatura infantil com a educação intercultural e um manual a usar por professores do ensino básico sobre modos possíveis de “ler” as obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura para o 4º ano de escolaridade, de modo a contribuir para que os jovens leitores pensem de forma crítica sobre as suas realidades contemporâneas envolventes e desenvolvam a sua sensibilidade intercultural, esta obra oferece a possibilidade de conjugar duas formas de ler: uma mais académica e outra mais orientada para a prática situada de professores em contextos de sala de aula. Nela o leitor encontrará, na sua qualidade de investigador e/ou professor, pistas de reflexão e propostas de abordagem de obras de ficção infantil e juvenil que lhe permitirão actualizar os seus conhecimentos sobre a relação da educação intercultural com a literatura infantil.

I&D

empreender

Lutar, não desistir, inovar, desenvolver, criar valor de uma forma sustentável, arriscar, montar um negócio e não se ficar apenas pela intenção, olhar o fu-turo e ter pouco juízo, foram algumas das palavras e ideias mais repetidas no primeiro Seminário realizado no âmbito do 8º Poliempreende que teve lugar na ESECB, no dia 9 de Março. Subordinado ao tema “Empreender: ambição e/ou necessidade?” e perante um auditório cheio, a sessão contou com a presença de António Trigueiros de Aragão, administrador da empresa Fábricas Lusitana, de Alcains, João Carvalho, empresário têxtil e do sector dos vinhos (Quinta dos Termos), Miguel Muñoz, professor do ISCTE, e Soumodip Sarkar, professor da Universidade de Évora e considerado como um dos 100 especialistas mundiais na área do Empreendedorismo.António Trigueiros de Aragão falou da empresa que administra e que “lidera o mercado da produção e comercialização de farinhas de trigo para uso domés-tico, onde detém uma quota superior a 50% do mercado”. Criada em 1924, as Fábricas Lusitana Produtos Alimentares “mantiveram ao longo dos anos um pioneirismo latente assumindo-se como uma empresa moderna, dinâmica e ino-vadora”. Segundo António Trigueiros de Aragão, embora inicialmente a aposta tenha sido na produção – produzir para satisfazer o mercado - rapidamente a empresa adoptou outra atitude: inovar. Em 1942 a empresa inovava produzindo “farinha para crianças e doentes” e nos anos 50 a política da empresa já era dirigida para as necessidades do consumidor dando mais um passo inovador: “juntar levedura à farinha”.António Trigueiros de Aragão reforçou a ideia afirmando que a inovação é mesmo o “código genético das Fábricas Lusitana” e que os seus vectores de diferenciação são a “qualidade, inovação, comunicação e consistência”. Actualmente, as Fábricas Lusitana comercializam uma extensa e variada gama de produtos, que vão desde pão ralado a preparados para bolos entre muitos outros, sendo proprietária das marcas Branca de Neve, Espiga e Monte Branco O orador seguinte foi o empresário têxtil e vitivinícola João Carvalho que desde logo esclareceu os presentes que para se ser empreendedor é necessário ter “al-gum grau de loucura e de risco”. Para exemplificar a sua afirmação apresentou os casos das duas empresas que gere: a Fitecom e a Quinta dos Termos.

Instalada na zona industrial do Tortosendo e a funcionar há pouco mais de uma década, a Fitecom “é gerida pela mesma política interna de sempre: uma aposta na tecnologia de ponta, aliada à qualidade e ao design inovador. Líder desta realidade empresarial, João Carvalho, assume que o que distingue a Fitecom no sector têxtil é a “preocupação em apresentar sempre algo de novo capaz de cativar os clientes”. E isso é feito apostando na investigação, no design moderno e na qualidade.Embora tenha nascido apenas com cinco operários, a funcionar nas instalações de uma antiga fábrica, em 1999, a Fitecom dá o primeiro grande passo em ter-mos de crescimento ao mudar-se para as novas instalações no Parque Industrial do Tortosendo, onde abriu com equipamento moderno. Actualmente, com mais de 20 mil metros quadrados de área coberta e cerca de 200 funcionários, João Carvalho diz que mesmo assim ainda não estão a usar a capacidade produtiva da empresa na totalidade. A aposta na produção de vinhos foi “outra loucura”. Em 1993, João Carvalho herda a Quinta dos Termos. Decide meter mãos à obra começando por re-estruturar as vinhas. Em pouco tempo, a quinta passa a dispor de 55 hectares ocupados com vinha, o que a torna a maior da beira Interior. Tendo como preocupação fundamental a protecção da natureza, João Carvalho diz que na vinha não são usados herbicidas, tudo é feito para que se produzam vinhos deslumbrantes, divinamente encorpados e cheios. Miguel Muñoz, economista e professor do ISCTE, afirmou, na sua exposição, que Portugal é o país número um nas intenções de montar negócios (70% dos jovens dizem que gostariam de ter um negócio próprio) mas é aquele que apresenta menor percentagem (3%) de concretização desse propósito. Por isso, diz, que é necessário mudar a atitude e passarmos a “ser donos do nosso futuro, obter conhecimento e trabalhar, ouvir e acreditar, e finalmente, conquistar”.Para Soumodip Sarkar mais importante do que ínovar é aplicar uma ideia de uma nova forma, ser original e depois criar valor com isso. Assim, para este especialista em empreendedorismo, o melhor conceito de inovação “é a criação de valor sustentável. Quem sabe fazer cria valor, quem não sabe fazer ...”.

Page 4: Polinfor Março 2011

destaque

04 POLINFOR

Uma investigação em Robótica Médica que está a ser desenvolvida no IPCB/Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco (ESTCB) vai permitir, a breve prazo, aumentar a exactidão e precisão do procedimento cirúrgico na área da ortopedia. A investigação é uma aplicação robótica para a cirurgia orto-pédica, nomeadamente para a Artroplastia de Substituição da Superfície da Anca, cujo projecto, de nome HIPROB, está a ser desenvolvido em parceria com o Instituto Superior Técnico e também com especialistas em Ortopedia.A aplicação em desenvolvimento baseia-se na co-manipulação pelo cirurgião e robô da ferramenta de furação, baseada em informação obtida por ultra-sons. Segundo o coordenador do projecto, o investigador e professor do IPCB/EST Paulo Gonçalves, “aumenta-se assim a exactidão e precisão do procedi-mento cirúrgico actual, ficando este também menos invasivo. Actualmente, a furação da cabeça do fémur, para a colocação de um espigão para o reco-brimento da anca, é realizada de forma manual pelo cirurgião. Desta forma aumenta-se em muito a probabilidade do sucesso do procedimento cirúrgico.”.A equipa do IPCB/EST a trabalhar no HIPROB desde Outubro de 2010, é coorde-nada por Paulo Gonçalves e integra o docente Pedro Torres e os bolseiros de in-vestigação Nuno Catarino e Rui Carvalho. Entre outras fontes de financiamento, o projecto HIPROB conta com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Para o Presidente do IPCB, Carlos Maia, “este é um caso claro do recon-

IPCB desenvolve robô para cirurgiashecimento da capacidade instalada no Instituto Politécnico de Castelo Branco. É importante salientar que a concretização destes projectos ino-vadores resulta da transferência do conhecimento gerado na Instituição, por docentes da Instituição, e aproxima a cultura científica da cultura em-presarial. Neste caso numa área médica, mais concretamente da cirurgia orto-pédica, cuja actuação cada vez mais depende da evolução técnica e tecnológica. No campo cirúrgico, independentemente da área de intervenção, a pre-cisão é um factor fundamental para o sucesso, pelo que o aperfeiçoamento da técnica vai permitir a prestação de melhores cuidados de saúde à popu-lação. É o conhecimento ao serviço do bem-estar e da qualidade de vida das populações e da sociedade em geral”, refere ainda o Presidente do IPCB.A Robótica tem evoluído exponencialmente nos últimos anos sendo hoje em dia com-panhia de crianças e adultos, em actividades de lazer e trabalho diário. Na indústria são inúmeras as aplicações em Portugal e recentemente chegou à sala de operações de um Hospital em Portugal o robô comercial mais avançado do mundo, o DaVinci. Para Paulo Gonçalves, “em Portugal também se concebem aplicações robóticas na área médica em várias universidades do país e no Insti-tuto Politécnico de Castelo Branco em particular pelo que é um privilé-gio poder contribuir para o avanço da robótica em Portugal e que esse tra-balho, reconhecido pela FCT, possa ser realizado em Castelo Branco”.

Os trabalhos de projecto final realizados no âmbito dos Mestrados da ESACB têm vindo a contribuir para a resolução de problemas nas empresas da região. Esta é uma das principais conclusões da conferência sobre o tema “Apresentação e Divulgação dos Resultados dos Mestrados da ESACB” que o Conselho Técnico-Científico (CTC) realizou no dia 23 de Março. Com este encontro, o CTC da ESACB pretendeu dar a conhecer o trabalho que tem sido feito a nível da formação de 2º ciclo, o que está em funcionamento e o que foi proposto e está ainda em fase de apreciação pela Agência A3ES. Com o auditório cheio, docentes, alunos e elementos da comunidade

Apresentação de resultados dos Mestrados na ESACB

Uma semana cheia de palestras, workshops, exposições e concertos marcaram mais um Fórum ESART, que decorreu a partir do dia 14 de Fevereiro. A par-ticipação dos cursos de música na iniciativa foi a grande novidade deste ano. No lançamento de mais um Fórum ESART, o Presidente do IPCB, Carlos Maia, referiu que “com esta actividade pretende-se conciliar os aspectos pedagógicos com actividades abertas à sociedade”. “Trata-se de um evento que é capaz de fomentar a relação entre a escola e os agentes do merca-do, através da participação de especialistas que irão transmitir mais-valias aos nossos alunos”, referiu, também, José Raimundo, director da ESART.Rui Vieira Nery, ex-secretário de Estado da Cultura, José Nuno Martins, produtor de rádio e televisão, e o designer Pedro Mendes, abriram o evento.Ainda no dia 14 houve mais palestras com as presenças da pianista Mar-garida Pratz, do designer de informação Paul Mijksenaar (com trabalhos nos aeroportos de Amesterdão e Roterdão), do designer da Faculdade de Artes de Barcelona, Cristovão Pereira, e da designer de moda, Helena Car-doso. O primeiro dia do Fórum ESART terminou com um recital de ópera

Fórum ESART repete êxito de anos anteriores

O IPCB apresenta 32 cursos de licenciatura ao Concurso Maiores de 23 anosO Instituto Politécnico de Castelo Branco tem disponíveis 32 cursos de li-cenciatura para o Concurso Maiores de 23 anos. O prazo de inscrição para as provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos decorre de 1 de Março a 22 de Abril. A inscrição nas provas realiza-se directamente numa das seis Escolas (ESACB, ESART, ESECB, ESGIN, ESALD, EST) do IPCB onde funcione o curso que o candidato pretenda.Na página web do IPCB os interessados poderão consultar todos os dados

32 cursos ao Concurso Maiores de 23 anos

no Museu Tavares Proença Júnior. Nos dias seguintes, foi inaugurada a ex-posição de desenho, da autoria de José de Acilu y Gutiérrez, houve uma mostra de curtas-metragens, a realização de uma mesa redonda com in-tervenções do fotógrafo Jorge Molder, António Pita, Delfim Sardo e Nuno Cunha, e o concerto comemorativo dos 500 anos de Amato Lusitano pela Orquestra Sinfónica da ESART, sob a direcção do maestro Luís Carvalho. O Fórum ESART encerrou no dia 19 de Março com a inauguração da ex-posição “Magia da Polaroid”, do docente do IPCB/ESART, Raul Cunca.

referentes ao Concurso Maiores de 23 anos, nomeadamente informações so-bre os conteúdos das provas a realizar e leituras recomendadas, calendário e regulamento das provas.Para o Presidente do IPCB, Carlos Maia, “a disponibilização de vagas para este público ajuda a concretizar o compromisso do IPCB com a aprendizagem ao longo da vida, uma vez que através destas provas os candidatos, que não são possuidores da habilitação tradicional para aceder ao ensino superior, têm a possibilidade de demonstrar que possuem capacidade para o frequentar, con-stituindo uma oportunidade para os maiores de 23 anos poderem obter uma qualificação de nível superior”.

partilharam de propostas e experiências, tendo sido apresentados como exemplos dezanove projectos no âmbito dos mestrados em Fruticultura Integrada, Gestão Agro-Ambiental de Solos e Resíduos, Monitorização de Riscos e Impactes Ambientais, Sistemas de Informação Geográfica e Engenharia de Produção Animal que, de alguma forma, ilustram a ligação da Escola às empresas e o carácter profissionalizante das formações de 2º ciclo da ESACB. De acordo com o CTC da ESACB 85% dos trabalhos finais de mestrado são projectos de transferência de tecnologia entre o IPCB/ESA e as empresas.

Page 5: Polinfor Março 2011

POLINFOR 05

destaque

PERFILAugusto Trindade, 36 anos, natural de Paramos, Espinho, é considerado na área da música um “fazedor de talentos”. Nos onze anos que leva como docente do IPCB/ESART já levou inúmeros alunos seus a integrarem as maiores orquestras mundiais assim como a arrecadarem os primeiros lugares nos concursos nacionais e internacionais em que participam.Na primeira edição da Youtube Symphony Orchestra, Tiago Santos, aluno da classe de violino de Augusto Trindade, foi o único português a marcar presença. Dois anos depois, na segunda edição, foi a vez de Vasken Fermanian, outro talento moldado pelo professor do IPCB, mostrar em Sidney, o trabalho desenvolvido em Castelo Branco. Nos últimos anos, também a Orquestra de Jovens da União Europeia tem contado sempre com alunos seus, e a recente formada Orquestra da Universidade da Extremadura, recrutou sete violinistas da classe de Augusto Trindade.“Trabalho, fundamentalmente trabalho” é como o docente explica o êxito que tem tido com a formação dos seus pupilos. E o sucesso não lhe retira o empenho – “continuar a trabalhar cada vez mais e melhor” é o caminho que pretende continuar a trilhar. Mestre em Violino pelo Conservatório Estatal de São Petersburgo, onde esteve a expensas do Estado português por ter ganho uma bolsa do Ministério da Cultura, Augusto Trindade iniciou os seus estudos na Academia de Música de Espinho. Daí transitou para a Academia de Música de Paços de Brandão, onde concluiu o Curso Geral de Violino. A formação superior foi feita na Escola Superior de Música do Porto.Para além do “prazer” que lhe dá trabalhar talentos e do empenho que coloca no seu trabalho na ESART, Augusto Trindade pensa também na internacionalização da sua própria carreira. Depois de já ter sido solista em várias Orquestras, nomeadamente na Orquestra Estatal de São Petersburgo, e de ter estado na Turquia, Brasil e Espanha em projectos de formação e em performances individuais, o docente do IPCB vai, brevemente, estar em Fortaleza, Brasil, onde actuará com o seu aluno Vasken Fermanian.

No âmbito do Projecto cIDADES Amigas das Pessoas Idosas, o IPCB, por inter-médio da ESECB e ESALD, está já a realizar inquéritos no concelho de Castelo Branco com o objectivo de identificar os principais problemas dos munícipes com mais de 55 anos. Criado em torno do conceito “Cidades Amigas das Pes-soas Idosas”, concebido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Projecto cIDADES visa identificar os aspectos positivos e os obstáculos referentes a oito áreas estratégicas: Prédios públicos e espaços abertos; Transporte; Habitação; Participação social; Respeito e inclusão social; Participação cívica e emprego; Comunicação e informação; Apoio comunitário e serviços de saúde.Neste projecto, apresentado no dia 29 de Março, o IPCB está a trabalhar em parceria com a Câmara Municipal de Castelo Branco, que apoia e colabora na iniciativa, estando as duas instituições empenhadas em melhorar as condições que o município oferece aos seus munícipes, em particular aos mais velhos.Na ocasião, o Presidente do IPCB, Carlos Maia, referiu que o estudo visa “avaliar a percepção dos munícipes acerca das diferentes áreas estratégicas constituintes do questionário e identificar as barreiras e os aspectos positivos que o concelho de Castelo Branco oferece aos seus munícipes. Queremos, no futuro próximo ir ao encontro dos interesses e necessidades efectivas das pessoas mais velhas”.A coordenação e implementação do Projecto cidade no Município de Castelo Branco, que prevê a realização de 382 inquéritos junto da população do concelho com mais de 55 anos, vão ser efectuadas pela ESECB, através dos alunos do Curso de Serviço Social, e ESALD, através dos alunos dos Cursos de Enfermagem e de Fisioterapia, num total de 75 alunos.Durante a apresentação da iniciativa, os coordenadores do projecto convidaram os munícipes a empenharem-se na melhoria do espaço onde vivem, bem como todas as instituições do concelho que actuam na área do envelhecimento ou instituições sociais dirigidas à população com 55 ou mais anos. O Projecto cIDADES Amigas das Pessoas Idosas teve início em Junho de 2010 e já envolve mais de 100 instituições, nomeadamente 84 Câmaras Municipais, 14 Instituições do ensino superior e dezenas de outras organizações que trabalham directamente com a população idosa. Em Portugal, o Projecto cIDADES, é promovido pela Associação VIDA, é co-financiado pela Direcção Geral da Saúde e pela Fundação Calouste Gulbenkian e irá decorrer até Dezembro de 2011.

Cidades amigas dos idosos

A lista oficial ainda não foi divulgada, mas dois estudantes do IPCB/Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), o violinista Tiago Santos, e o trompetista José Almeida, foram à audição final, no dia 6 de Março, de onde sairão os elementos que irão integrar a Orquestra de Jovens da União Europeia (OJUE) durante a temporada 2011/12.As pré-eliminatórias decorreram em Fevereiro na Academia Nacional Superior de Orquestra, em Lisboa, e na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, no Porto, enquanto a derradeira audição se realizou no Porto, devendo os re-sultados ser divulgados pela Direcção-Geral das Artes durante o mês de Abril. Os músicos escolhidos participarão já na digressão de Verão. Eleito membro da OJUE nas duas temporadas anteriores, o violinista Tiago Santos, da classe de Augusto Trindade, está a um passo de integrar a formação juvenil pela terceira vez consecutiva, depois de ter sido o único português, em 2009, na estreia da Orquestra Sinfónica do YouTube, em Nova Iorque. Também José Almeida, aluno de António Quítalo e mestrando no curso de Música do IPCB/ESART está, de novo, na lista dos candidatos pré-aprovados. Natural de Cinfães e também com 22 anos, o trompetista é músico da Orquestra de Câmara Portuguesa, faz parte da lista de reforços da Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música, e colabora em diversas orquestras nacionais, leccionando ainda nos conservatórios de Viseu e Guarda e na Escola de Música de Belmonte.Orientada pelos maestros Vladimir Ashkenazy e Jaap van Zweden, a Orquestra de Jovens da União Europeia da temporada 2011/2012 arranca a 23 de Julho com uma residência em Grafenegg, cidade austríaca que acolhe a primeira actuação, a 6 de Agosto. Até dia 21, a OJUE passa por Amsterdão (Holanda), Bolzano (Itália), Kassel, Berlim e Rostock (Alemanha). Previstas estão inter-venções especiais a 9 de Maio em Londres, no Dia da Europa, e de 4 a 11 de Setembro no Festival de Música de Estugarda.

Talentos à solta

Page 6: Polinfor Março 2011

Academia

breves

Alunos e professores fazem formação nos PirinéusAlunos e professores do curso de Desporto e Actividade Física do IPCB/Escola Superior de Educação realizaram, de 10 a 13 de Janeiro, um curso intensivo de Ski/Snowboard na estação de Ski de “La Masella”, na Cerdanha, Pirenéus.A formação de quatro dias, com professores especializados; esteve enquad-rada no âmbito de um protocolo estabelecido entre o IPCB e a Universidade Autónoma de Barcelona. Através desta parceria, os alunos de ambas as insti-tuições participaram num “programa de formação que visa constituir-se como uma mais-valia profissional, procurando desta forma abrir novos campos de intervenção através do desenvolvimento de competências inerentes aos cursos de desporto e actividade física”.Os grandes objectivos do curso foram desenvolver em conjunto uma temática importante para a formação de ambas as Instituições na área da expressão e exploração físico-motora a partir dos desportos de ar livre e natureza; apren-der e desenvolver a prática do esqui e snowboard; perceber a importância das actividades de deslizamento na aquisição de padrões motores fundamentais relacionados com a equilibração; estabelecer contactos com colegas de outra Universidade no sentido trocar impressões sobre a formação em ambas as in-stituições para procurar entender outras lógicas de formação Superior.Com o intuito de melhorar a cooperação internacional, e as competências dos seus alunos, as instituições envolvidas estão já a preparar um novo programa a desenvolver no próximo ano lectivo, para os novos alunos que entrarem para o curso de Desporto e Actividade Física do IPCB/ESE, em 2012.

IPCB celebra Ano Internacional das Florestas...IPCB celebra Ano Internacional das FlorestasO IPCB/Escola Superior Agrária de Castelo Branco, em parceria com a Quercus, celebrou o “Ano Internacional das Florestas”, entre 21 e 25 de Março de 2011.O programa inclui exposições, palestras e muitas actividades que se realizaram no Parque Botânico da ESACB, na Quinta da Sr.ª. de Mércules. Jorge Palmeirim, docente da Faculdade de Ciências de Lisboa, foi um dos

Mecanização agráriaNo âmbito do programa de mo-bilidade internacional Erasmus, decorreu, no dia 23 de Fevereiro, na Escola Superior Agrária, uma conferência intitulada “Sistemas de optimización en mecanización agraria”. O colóquio teve como oradores os professores Mariano Suarez de Cepeda Martinez e Andrés Jose Garcia Diaz, da Universidad de Castilla-La-Mancha (Albacete, Espanha), que apresentaram uma aplicação informática desenvolvida pela equipa de trabalho.

Formação em CerasNo dia 5 de Março, decorreu na Es-cola Superior Agrária uma acção de formação em “Produção, Processa-mento e Comercialização de Ceras”. O curso teve como formadora Odete Gonçalves. No final da formação foi entregue um certificado de participação reconhecido pela DG-ERT – Direcção Geral de Emprego e Relação de Trabalho. A formação abordou diversos temas como o enquadramento legal, a biologia da abelha e a produção de cera, a caracterização química da cera, a tecnologia da cera, a importância da substituição da cera, equipamentos

para processamento de cera, preven-ção de traça no armazenamento da cera, aspectos práticos e avaliação da suspeita de adulterações.

Esta formação foi mais uma parceria entre a Meltagus – Associação de Apicultores do Parque Natural do Tejo Internacional e o IPCB/Escola Superior Agrária de Castelo Branco.

Eurocódigos EstruturaisTeve início no passado dia 28 de Janeiro, na ESTCB, os Cursos de Aplicação dos Eurocódigos Estru-turais. Neste módulo foi efectuada a apresentação do Eurocódigo 0, Eu-rocódigo 1 - Acções em Estruturas, Parte 1-1, Parte 1-3 e Parte 1-4 e os respectivos Anexos Nacionais que estabelecem as condições para a implementação destas normas em Portugal.

II Encontro de SIGNos dias 19 e 20 de Maio de 2011, irá decorrer nas instalações na ES-ACB o II Encontro de Sistemas de Informação Geográfica - Aplicações SIG em Recursos Agro-Florestais e Ambientais. Para o evento foram convidados diversos oradores pres-tigiados, nomeadamente, Duarte Carreira, da EDIA, Teresa Batista , da Comunidade Intermunicipal do

Alentejo Central, Nuno Bravo, da ARH Centro e Nuno Charneca, do LNEC.

Novos mestres na ESACBNo dia 24 de Janeiro, a ESACB passou a contar com uma nova Mestre em Engenharia Zootécnica. Nesse dia, Cândida Viegas Tavares prestou provas públicas com uma dissertação, subordinada ao tema “A condutividade eléctrica do leite na avaliação da sanidade do úbere de vacas leiteiras”.

Já técnica superior Manuela Martins Goulão concluiu, no dia 3 de Março, também em Engenharia Zootécnica, o grau de Mestre. A dissertação foi sobre a “Caracterização molecular de Listeria monocytogenes ser. 4b por Amplified Fragment Length Polymorphism “AFLP”.

Seminário de FisioterapiaNos dias 2 e 3 de Abril, decorreu na ESALD o II Seminário de Fisiotera-pia dedicado ao tema “Fisiotera-pia no Ciclo de Vida da Mulher”. Durante dois dias os participantes puderam assistir a um vasto con-junto de palestras e workshops e ver diversos fisioterapeutas convidados a executarem trabalhos práticos nos worshops.

Colheita de Sangue na ESTNo dia 17 de Março, estará presente na ESTCB uma Brigada de Colheita de Sangue, do Instituto Português do Sangue.

Novo doutor na ESART

“Música de tradição oral em Alcon-gosta, Alpedrinha, Casal da Serra, Castelo Novo, Louriçal do Campo, S. Vicente da Beira, Soalheira e Souto da Casa” é o título da tese de dou-toramento que o docente da ESART Miguel Carvalhinho apresentou na Universidade da Extremadura, em Cáceres. Segundo o novo doutor da ESART, “a linha de investigação se-guida prevê a recolha de canções de tradição oral, a edição em partitura e a sua difusão”.

P.11

palestrantes e falou do mundo fascinante dos morcegos lembrando que se comemora também o ano destes mamíferos voadores. A efeméride, instituída pela Convenção das Espécies Migratórias, pretende sensibilizar a sociedade para a importância da conservação dos morcegos, responsáveis por serviços essenciais aos ecossistemas e também para o Homem.Na semana de 21 a 25 de Março, os participantes puderam ainda assistir ao filme da BBC World, “Criaturas do Sobral”, filmado em Portugal, e aprender a fazer, com Jael Palha, um charco e povoá-lo de biodiversidade.

... e organiza “Dias de Campo” para o secundárioO IPCB/Escola Superior Agrária (ESACB) vai promover, de 4 de Maio a 15 de Junho, acções de formação para alunos do 10º ao 12º ano. Durante seis semanas, todas as quartas-feiras, os “Dias de Campo” assumem a forma de aulas de campo com formações em temáticas ambientais, agrárias, veterinárias e protecção civil ou aulas de laboratório. O objectivo das formações é sen-sibilizar os estudantes do ensino secundário para as temáticas consideradas prioritárias no contexto das actividades desenvolvidas na Escola Superior Agrária. Ao mesmo tempo pretende-se despertar o interesse dos jovens pelos temas abordados, fornecer-lhes a possibilidade de usufruírem dos espaços físicos da Quinta de Sra. de Mércules e ainda de serem formados por espe-cialistas. A inscrição nas acções de formação é gratuita e no final de cada uma será emitido o respectivo certificado. Estudo da morfologia e identificação de plantas (3h); Análise sensorial vs. química dos gostos básicos (2h); Descobrir os Sistemas de informação geográ-fica (3h); Infusões e tisanas (3h); Percurso de orientação (3h); 08/06 - Medição de árvores (3h); Conhecer a flora do iogurte (2h) serão os temas a abordar durante os “Dias de Campo”.

Exploração da ardósia no sector da construçãoNo dia 14 de Janeiro, realizou-se na ESTCB uma palestra intitulada “La explo-tación sostenible de pizarra para el sector de la construcción”. A conferência foi proferida por Javier Taboada Castro, Professor Catedrático da Universidade de Vigo, no âmbito da disciplina de Construção Sustentável, do 1º ano do curso de mestrado em Construção Sustentável. A palestra teve como objectivo analisar a sustentabilidade da exploração da

06 POLINFOR

Page 7: Polinfor Março 2011

FilmeO filme mostra os bastidores do mundo dos grandes negócios seguindo um ambicioso e jovem corre-tor da bolsa, Buddy Fox (Charlie Sheen), que sonha em conhecer o seu ídolo, Gordon Gekko (Michael Douglas) um milionário ganancioso e frio, que ignora os sentimentos quando se trata de negócios. Porém, Bud acaba por desco-brir que o preço a pagar por esta ascensão meteórica é demasiado alto, afectando não só a sua consciência, bem como o seu estilo de vida pois corre o risco de ir preso.

URLhttp://www.wikileaks.se/

WikiLeaks é uma organização transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia, que publica, no seu website, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis.

POLINFOR 07

ligações

Livro“O Príncipe” é provavelmente o livro mais conhe-cido de Maquiavel. Teve origem com a união de Juliano de Médici e do Papa Leão X, com a qual Maquia-vel viu a possibilidade de um príncipe finalmente unificar a Itália e defendê-la contra os estrangeiros, apesar de dedicar a obra a Lourenço de Médici II, mais jovem, de forma a estimulá-lo a realizar esta empreitada.

ÁlbumO primeiro tema vincadamente político (ainda que não fosse essa a sua intenção inicial) de José Afonso, editado em 1963 juntamente com Menino do Bairro Negro, As pombas, com música de Luís Pignatelli, e Canção vai... e vem. Tanto Os vampiros como Menino do Bairro Negro seriam, pouco tempo depois, proibidos pela Censura, originando a edição de outro EP, em que estes temas surgiam em versão instrumental.

ardósia como matéria-prima para o sector da construção, enfatizando o seu ciclo de vida, desde a sua exploração na pedreira, posta em obra, e em fim de vida, bem como a gestão dos resíduos. Neste ciclo, os consumos energéticos e os possíveis impactos ambientais foram também analisados.Javier Taboada Castro é doutorado em Engenharia de Minas pela Universi-dade de Oviedo, é Professor Catedrático do Departamento de Engenharia dos Recursos Naturais e Meio Ambiente, da Universidade de Vigo, e desde 1981 tem desenvolvido actividade profissional em diversas empresas dedicadas à exploração de recursos energéticos e de pedras para fins ornamentais e apli-cação na construção civil.

FACAB volta ao desporto universitárioNo sentido de tentar relançar a actividade desportiva no IPCB, foram con-seguidas as condições mínimas para que dois atletas pudessem participar no Campeonato Nacional Universitário de Judo, organizado pela Federação Aca-démica do Desporto Universitário, em parceria com a Federação Portuguesa de Judo e a Universidade Nova de Lisboa.Os atletas que representaram o IPCB foram Ricardo Louro, aluno do segundo ano do curso de Desporto e Actividade Física da ESECB e vice campeão na-cional de seniores na categoria de –100 Kg. e Filipe Marques, que frequenta o segundo ano do curso de Tecnologias de Informação e Multimédia da ESTCB, categoria -81kg.Embora os dois judocas sejam atletas assíduos em provas oficiais esta foi a sua primeira participação em provas universitárias. Ricardo Louro alcançou a medalha de bronze, tendo vencido dois combates nos quatro realizados. Já Filipe Marques conseguiu um honroso 7º lugar. Os atletas que representaram o IPCB fazem parte da Associação de Judo Clube União Albicastrense e são treinados por Abel Louro.

IPCB adere à iniciativa “Hora da Terra”O IPCB, através de uma parceria entre a ESACB, a sua Associação de Es-tudantes, e a Câmara Municipal de Castelo Branco, celebrou o evento a “Hora da Terra”. A iniciativa realizou-se às 20h30m do dia 26 de Março e constou de uma actuação “unplugged” da Estudantina Académica, à luz das velas, nas escadarias da Câmara Municipal de Castelo Branco. A essa hora, centenas de milhões de pessoas em todo o mundo também des-ligaram as luzes por uma hora para festejar a “Hora da Terra”.

VI Olimpo encanta Cine Teatro AvenidaA Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico de Lisboa foi a grande vencedora do VI Olimpo - Festival de Tunas Femininas de Castelo Branco, que decorreu no dia 26 de Março, no Cine Teatro Avenida. Organizado pela TAFIPCB – Tuna Académica Feminina do Instituto Politécnico de Castelo Branco, o festival apresentou quatro tunas a concurso (TFIST - Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico de Lisboa, Cientuna - Tuna Feminina de Ciências do Porto, Sadina – Tuna Feminina da ESE de Setúbal e Encantatuna - Tuna Académica Feminina da UBI) e ainda aTuna USALBI-Tuna da Universidade Sénior AlbiCastrense, Castra Leuca – Tuna Académica Masculina do IPCB e TAFIPCB, extraconcurso.Cientuna - Tuna Feminina de Ciências do Porto (melhor pandeireta), Encanta-Tuna , (segunda melhor tuna, melhor original, melhor porta-estandarte),Tuna Sadina - Tuna Feminina da Escola Superior de Educação de Setúbal (tuna mais tuna, melhor solista, melhor passa calles) e TFIST - Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico de Lisboa (melhor instrumental e melhor tuna), arrebataram os prémios a concurso.

Ano 6, n.º 30 | III série | Março de 2011 | Depósito Legal n.º 164771/01 | ISSN: 1645-166X | Distribuição gratuita | ©Propriedade: Instituto Politécnico de Castelo Branco, Av. Pedro A. Cabral n.º 12, 6000 084 Castelo Branco | Director: Carlos Manuel Leitão MaiaEditores Executivos: António Camões, Rui MonteiroEditores: Daniel Raposo, João Neves, Jorge Costa, Miguel Silveira | Conselho Redactorial: Celestino Almeida e Teresa Lupi (ESA), João Ventura e Jorge Almeida (ESALD), Ana Sofia Marcelo e Jorge Costa (ESART), Maria José Infante e Paulo Afonso (ESE), Fernando Paulico e Ana Cruz (ESG), Roberto Monteiro (EST), Sandra Silva (SAS).Projecto Gráfico: Daniel Raposo, João Neves | Paginação: Serviços gráficos do IPCB | Periodicidade: mensal | On-line.

A apresentação do “Programa de Inteligência Emocional para Crian-ças do Ensino Básico”, por parte de Juan Hermosell, da Universidad de Extremadura (UEx), e o lançamento do livro “Luzes e Sombras em tem-pos de Rupturas. Educação e Ética nos laços da (Pós) Modernidade” do docente do IPCB Ernesto Candeias Martins, marcaram a Jornada Inter-disciplinar que decorreu na ESECB, no dia 18 de Fevereiro.

Tendo como público-alvo os alunos das licenciaturas e mestrados do IPCB/ESE, a jornada teve início da parte da manhã com o colóquio “ A Inteligência Emocional no Ensino Básico. A aplicação do Programa Prático” apresentado por Juan

Hermosell e Isabel Romero, da UEx, cuja investigação será alargada a escolas dos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Sertã. Da parte da tarde Juan Hermosell abordou o tema “A Depressão In-fantil e as Necessidades Educativas Especiais: Análise de factores e a experiência nas Equipas de Apoio”.

Após o colóquio decorreu o lança-mento do livro “Luzes e Sombras em tempos de Rupturas. Educação e Ética nos laços da (Pós) Moder-nidade”, cuja apresentação esteve a cargo de Victor Toscano, da Escola Secundária Nuno Álvares de Castelo Branco e de António Teodoro, da Universidade Lusófona de Lisboa.

Inteligência Emocional

Page 8: Polinfor Março 2011