guia março 2011

32

Upload: sesc-rio-preto

Post on 25-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Guia de programação do SESC Rio Preto no mês de março de 2011.

TRANSCRIPT

Page 1: Guia Março 2011
Page 2: Guia Março 2011
Page 3: Guia Março 2011

ÍNDI

CE ANIMERP

4CINEMA E VÍDEO

8MÚSICA

10

TEATRO

13ARTES PLÁSTICAS

14LITERATURA

15

INTERNET EMULTIMÍDIA

16TRABALHOSOCIAL COMIDOSOS

17CRIANÇA

18

NATUREZA EMEIO AMBIENTE

20TURISMO SOCIAL

21ESPORTE

22

SERVIÇOS

28GUIA

29

Legendas:l Trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado e dependentes n Usuário inscrito e dependentes, estudantes, menores de 18 anos, professores da rede pública municipal, estadual e federal, maiores de 60 anosu Inteira

Horário de funcionamento:terça a sexta: 13h às 22h. Sábados, domingos e feriados: 9h às 19h.

datas especiais / marçocarnaval:5, 6, 7 e 8/3: 9h às 19h.9/3: unidade fechada.feriado 19/3: 9h às 19h.

Page 4: Guia Março 2011

4

• • •

Sushis, origamis, animês, mangás... quem nunca se deparou com estas

palavras, tão familiares a ao mesmo tempo de uma cultura tão distante e distinta. Essas são manifestações po-

pulares e artísticas ligadas às tradições que fazem parte da cultura japonesa,

que mostra ao mundo o quão universal e contemporânea são as suas peculiari-

dades, presentes na moda, nas artes, na língua, na culinária, na tecnologia, no entretenimento, nos produtos e nas

idéias dos japoneses. O SESC Rio Preto traz uma parte dessa cultura tão influente no mundo todo. Abertura: 12 e 13. Sábado e domingo.

#música_shows

megadriver Banda brasileira dedicada à criação de versões heavy-metal dos temas dos maiores clássicos dos vídeo-games, considerada a criadora do Game Metal.12. Sábado. 16h. Na Lanchonete.

n’rocks Formada em 2006, com o nome de ANiRoX, a banda se destacou nos eventos de cultura jovem japonesa tocando o melhor do estilo J-Pop e J-Rock. 12. Sábado. 17h30. Na Lanchonete.

#música_vivência

animekê Muito popular nos eventos de Animês, o Animekê é uma versão do karaokê, porém as músicas selecionadas são apenas temas de Animês.12 e 13. Sábado e domingo, 12h.No Ginásio de Esportes.

#expressão_palestras

moda Pop Japonesa Com Angélica de Brito Panice.

Lolitas, Kogal, Ganguro. Conheça estas e outras tendências da moda jovem japonesa. 12. Sábado. 14h. No Teatro.

mundo cosplay Com Cleber Trevisani Cantos e Pedro da Cunha Guerreiro.

Conheça o fantástico mundo dos cosplayers: materiais utilizados para confecção das roupas, a interpre-tação e o incentivo de se fazer um cosplay, e várias outras informações. 12. Sábado. 15h30. No Teatro.

#cinema e vídeo_exibição

animês Conhecido no mundo inteiro, o de-senho animado no estilo japonês ou Animê, é um dos principais símbolos culturais no Japão. 12. Sábado. 10h e 17h. 13. Domingo. 10h. No Teatro.

imagens: divulgação

Megadriver

Page 5: Guia Março 2011

5

• • •

#expressão_bate-papo

eventos de animê e mangá: mitos e Verdades Com a organizadores e ex-organizadores dos eventos AnimeSeason, AnimeSpirit e AnimeKun.

Troca de informações e experiênciassobre a organização de eventos relacionados a Animê e Mangá em São José do Rio Preto. 12. Sábado. 12h. No Teatro.

#expressão_vivências

cosplay Apresentação livre de cosplayers de Rio Preto e região. 13. Domingo. 15h30. No Ginásio de Esportes.

mesas de rPG Com Felipe Pacca.

Entre nesta aventura por mundos desconhecidos e imaginários, guiando seu herói nesta grande jornada.12 e 13. Sábado e Domingo. 10h.No Ginásio de Esportes.

#artes plásticas e visuais_oficinas

origami Com Maria Regina Costa Schultz.

Desvende os mistérios desta técnica oriental de reproduzir objetos e ani-mais com simples folhas de papéis. 12. Domingo. 10h. No Ginásio de Esportes.

#expressão_vivências

Live actionCom Felipe Pacca.

Lutar contra dragões, desbravar novos mundos ou simplesmente encarnar a vida de seu personagem favorito. Isto é o Live Action, jogo no qual você interpreta um personagem em aventuras emocionantes. 12 e 13. Sábado e domin-go. 14h30. No Ginásio de Esportes.

card GamesCom Felipe Pacca.

Traga o deck de seu card game preferido e venha se divertir com mesas reservadas especialmente para jogadores de Card Games. 12 e 13. Sábado e domingo. 10h às 18h30. No Espaço de Jogos.

área fanzine Fanatic magazine é uma revista editada por um fan. Trata-se de uma publicação despretensiosa, eventualmente sofisticada no aspecto gráfico.12 e 13. Sábado e domingo. 10h às 18h. No Ginásio de Esportes.

Princípios Básicos do mangá Com Letícia de Macedo Raymundo.

Aprenda os princípios básicos deste estilo japonês de desenho. 13. Domingo. 10h. No Ginásio de Esportes.

imagens: divulgaçãoilustração: Marcelo Kojima

Page 6: Guia Março 2011

6

• • •

#multimídia_vivência

Games Jogue, movimente-se e divirta-se com jogos de Nintendo Wii e Xbox. 12 e 13. Sábado e domingo. 12h às 17h. No Ginásio de Esportes.

#corpo e expressão_demonstração

artes marciais Com Instituto Vianna de Artes Marciais.

Apresentação de técnicas desta tra-dição oriental milenar e da famosa Dança do Leão.13. Domingo. 16h30. No Ginásio de Esportes.

#corpo e expressão_vivências

Para Para dance Para Para Dance é um estilo de dança muito praticada pelos jovens japoneses na qual predominam os movimentos da parte superior do corpo. 12. Sábado. 12h. No Ginásio de Esportes.

Batalha campalCom Grupo Batalha Campal.

Muito comum nos eventos de Animês, a Batalha Campal é uma simulação de uma batalha no estilo medieval

utilizando espadas de espuma. 13. Domingo. 12h.No Ginásio de Esportes.

taikôCom o Grupo Hatsumi Taikô.

Taikô, ou tambor em japonês, é um ins-trumento que expressa sentimentos de alegria, ira, tristeza ou prazer. Acredita-se que esta tradição é uma forma de se comunicar com os antepassados. 13. Domingo. 17h30. No Ginásio de Esportes.

#multimídia_oficina

mangá Vetorial Com Angélica de Brito Panice.

Crie desenhos no estilo mangá pelo computador utilizando o software vetorial Inkscape. 13. Domingo. 12h.Na Sala de Internet Livre.

imagens: divulgaçãoilustração: Marcelo Kojima

Page 7: Guia Março 2011

7

• • •

A N I M E R PA T I V I D A D E S D E E X T E N S Ã OA partir de março, as atividades do programa Animerp passam a acontecer todos os meses. Confira a programação deste mês:

#ambientação

no teto: animêProjeção de imagens de dese-nhos japoneses. 1 a 31/3. Terça a sexta, 13h15 às 21h45. Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h45.Na Sala de Internet Livre.

#vídeo

curta na tela: amVExibições de curtas de AMV (Anime Music Videos). 12, 15, 19 e 22. Terças. 17h15. Sábados. 15h15. Na Sala de Intenet Livre.

#oficina

Kusudama confecção de móbile de origem japonesa usando dobradu-ras de papel e feixes de fios coloridos. 19 e 20. Sábado e domingo. 14h30. Na Sala de Expressão Artística.

#oficina

toy artum brinquedo feito com a pro-posta de misturar design, moda e conceitos da arte comtem-porânea. Seu conceito nasceu no Japão nos anos 1990 e se tornou um universo novo na arte contemporânea.22 e 29. Terças, às 16h15.Na Sala de Internet Livre.

#oficina

mangás Com Letícia de Macedo Raymundo.

Aprenda os princípios básicos deste estilo japonês de desenho. 18 e 25. Sextas. 16h.Na Sala de Expressão Artís-tica.

#oficina

mangá Vetorialcrie desenhos no estilo mangá pelo computador utilizando o software vetorial inkscape. 17. Quinta. 16h15.Na Sala de Internet Livre.

imagens: divulgação

Page 8: Guia Março 2011

8

• • •

CINEMA E VÍDEO

S A L A S E S C D E C I N E M AExibição de filmes de diferentes países e contextos sociais e de importantes festivais

realizados no mundo com o intuito de aproximar o público destas produções e propiciar a discussão em torno da arte cinematográfica.

Quintas, às 20h. No Teatro. Grátis.Verifique a classificação indicativa.

este mês:

cinema em foco: naZifaSciSmoNo mês de março, a SalaSESC de Cinema exibe um ciclo de filmes que abordam o nazifascismo, com o objetivo de apresentar ao

público uma oportunidade de reflexão e debate acerca de um acontecimento tão marcante na história da humanidade. Na última quinta-feira do mês, dia 31/3, haverá um bate-papo com o poeta, escritor e professor do Ibilce/Unesp Márcio Scheel

que comentará aspectos relevantes de cada filme exibido, além de discutir com o público a representação do nazi-fascismo pelo cinema e sua importância na compreensão deste processo histórico.

arquitetura da destruiçãoProjeção em DVD. Gênero: Documentários. Direção: Peter Cohen. Suécia: 1992, 121 min. Narração de Bruno Ganz.

A trajetória de Hitler, e de alguns de seus mais próximos colabora-dores, com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em tornar-se artista, tendo produzido várias gravuras, que posteriormente foram utilizadas como modelo em obras arqui-tetônicas. Destaca-se ainda a importância da arte na propagan-da, que, por sua vez, teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo em toda a Alemanha. Filme ganhador do prêmio especial da 16ª Mostra Internacional de São Paulo. Dia 3

Vincere Exibição em 35mm. Gênero: Drama. Direção: Marco Bellocchio. Itália/França: 2009, 128 min.

Há um segredo na vida de Benito Mussolini (Filippo Timi): uma mulher, Ida Dalser (Giovanna Mezzogiorno), e um filho, Benito Albino, que nasceu, foi reconhecido, e em seguida renegado. É uma página negra da história da Itália, ignorada na biografia oficial do Duce. Quando Ida conhece Mussolini em Milão, ele é um fervoroso socialista que pretende orientar as massas contra a igreja e a monarquia. Ela acredita nele e em suas ideias, e vende tudo o que tem para financiar Il Popolo d`Italia, um jornal que Mussolini funda para ser o núcleo do futuro Partido Fascista. Quando a Primeira Guerra Mundial irrompe, ele se alista no Exército e desaparece. Dia 10

#exibição de filmes

imagens: divulgação

Vincere

Page 9: Guia Março 2011

9

• • •

CINEMA E VÍDEO

S A L A S E S C D E C I N E M Acinema em foco: naZifaSciSmo

Quintas, às 20h. No Teatro. Grátis.Verifique a classificação indicativa.

minha Quase Verdadeira História Projeção em DVD. Gênero: Comédia. Direção: Dani Levy. Alemanha, 2007, 91 min.

Pela primeira vez o cinema alemão caçoa daquele que foi um dos maiores vilões da história moderna da humanidade, Adolf Hitler. Nessa comédia sem freios, o tirano ordena a Goebbels que procure um ator para ensaiar com ele o discurso do Ano Novo de 1945, que convoca os alemães para a última ofensiva. Ironicamente, o ator é Adolf Gruen-baum, um prisioneiro judeu de um campo de concentração. Aos poucos a situação vai se invertendo. Hitler passa a ser dominado por Adolf, que consegue tirar do führer confissões inesperadas. Dia 24

amém Projeção em DVD. Gênero: Drama. Direção: Costa Gavras. França / Alemanha / Romênia / EUA : 2002, 132 min.

Durante a 2ª Guerra Mundial, um oficial da SS, desenvolve um produto para tornar mais eficiente a limpeza de tanques Seu produto, porém, é utilizado para matar os judeus nos campos de concentração. Horrorizado, ele procura o jovem padre Ricardo Fontana que, sendo de família influente, poderia solicitar a interferência do Papa Pio XII para impedir o genocídio dos judeus. Nessa trama se desenrola toda a saga desses dois jovens, um movido pela culpa outro pela consciência e toda a intensa luta para salvar milhões de judeus. Dia 17

#exibição de filmes

imagens: divulgação

Minha Quase Verdadeira História

Arquitetura da Destruição

#bate-papo

o nazi-fascismo no cinema Com Márcio Scheel, professor de Teoria da Literatura da UNESP/Ibilce.Dia 31

Page 10: Guia Março 2011

10

• • •

S O N O R AApresentações de estilos diversos, com o objetivo de divulgar e

estimular a cena musical independente.Quartas, às 21h30. Na Lanchonete. Grátis.

Los cocineros (Argentina) Gênero: pop latino. Mara Santucho (voz), Andrés Clifford (voz/ guitarra/ trompete), Fonsy Denaro (baixo) e

Nicolás Arrieta (bateria/ percussão).

Um dos grupos mais populares da cidade de Córdoba, Argentina, encontrou sua identidade na fusão da rumba, rock, cumbia, bolero, cuarteto, ska e outros ritmos latinos. Desde a sua formação em 2001, dei-xam claro em seu repertório, que não existe receita sem experimentação. Dia 2

mariamadame Sorocaba - SP. Gênero: MPB/Rock. Júlio Moura (voz), Gustavo Marques (violão/gui-tarra), Léo Ortega (contrabaixo), Tiago Giovani (teclado/piano) e Bruno Barros (bateria).

A banda apresenta um trabalho que extrai o máximo de cada músico em timbres e interpretações, dando forma a um repertório com novas percepções de artistas como Chico Buarque, Chico Science e Nação Zum-bi, Ed Motta, Seu Jorge, Jorge Ben Jor, Vanessa da Mata, Sandra de Sá, Los Hermanos, Mutantes, bem como nomes do jazz como Jamie Cullum e Herbie Hancock. Dia 16

Joe filisko (EUA) Gênero: Blues. Com Joe Filisko (gaita) e Igor Prado (violão).

O harmonicista norte-americano é uma das autoridades na gaita diatônica. Além de músico, é um conceituado professor e reconheci-damente o melhor customizador e luthier de gaitas do mundo. Uma de suas especialidades são os shows em duo em que toca a gaita acustica e resgata a sonoridade dos anos 1930 e 1940. Dia 23

#shows

MÚSICA

trupe chá de Boldo São Paulo - SP. Gênero: MPB. Com Guto Nogueira (percussão); Marcos Ferraz “Mumu” (saxofone); Pedro “Gom Gom” Manesco (bateria); Rayrai Galvão (trompete, clarinete e gaita); Gustavo Ramus “Cabelo” (guitarra e cavaquinho); Gustavo Simões “Gallo” (violão e voz); Tomás Bastos (guitarra); Rafael Wer-blowsky (percussão); Felipe Botelho (baixo); Leila Pereira (voz); Cecilia Góes (voz); Julia Valiengo (voz).

Formada por um coletivo de jovens estudantes de arquitetura, a Trupe reúne influências musicais que vão de Itamar Assumpção à Roberto Carlos e de Jorge Mautner à Sidney Magal, passeando pela Tropicália e os Novos Baianos. Dia 30

imagens: divulgação

Page 11: Guia Março 2011

11

• • •

Zeca Barreto

Tia Tuka

MÚSICA

T A R D E S M U S I C A I SIntervenções musicais que apresentam músicos de Rio Preto e região. Além de interpretar clássicos e

sucessos já conhecidos do grande público, encontram espaço para mostrar trabalhos autorais.Domingos, às 17h. Na Lanchonete. Grátis.

tia tuka Gênero: Pop/rock.

Mesmo com poucos elementos, a banda possui musicalidade completa e versátil e repertório que mixa pop, rock, MPB e jazz melody. Dia 6

evandro Liberacci Project trio Gênero: Pop/rock.

Trio rio-pretense formado por Evandro Liberacci no vocal e bateria, Cris Ventura no vocal e guitarra e Leonardo no baixo. Traz repertório composto por classicos do pop/rock, reggae e MPB, entre eles Descobridor dos 7 mares, de Tim Maia, Pais Tropi-cal, de Jorge Benjor, Blue Eyes de Elton John, Have You Ever Seen The Rain de Credence Clearwater Revival. Dia 13

Gravíssimo Gênero: vários.

A mistura de trombone, contrabaixo e bateria dão forma às sonoridades e nuances instrumentais bastante diferenciadas, que fazem parte da proposta do Gravíssimo, formado por João Pazzini (contrabaixo), Dejair Ro-dolfi (trombone) e José Augusto (ba-teria). O grupo cria um cenário onde as mesclas de linguagens individuais se fundem em um caldeirão sonoro guiado por melodias consagradas, em uma miscelânea de vivências pessoais, e de vertentes e influências musicais bastante diversificadas. Dia 20

#shows

as musas das Letras com Zeca Barreto Gênero: MPB.

O intérprete e compositor abre seu repertório para as canções que exaltam o universo feminino e que tem nas letras o nome das musas que inspiraram os grandes compositores, entre eles, Chico Buarque, Tom Jobim, João Bosco, Ataulfo Alves entre outros. Músicas como Luiza, Jade, Ai que saudade da Amélia e Iolanda são alguns dos sucessos que compõe o show. Dia 8

Sombalanço O grupo rio-pretense formado há 8 anos apresenta repertório inspirado em artistas renomados como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Cartola, Almir Guineto, Noel Rosa, entre outros. Dia 27

imagens: divulgação

Page 12: Guia Março 2011

12

• • •

MÚSICA

#shows

megadriver Atividade integrante do especial Animerp.

Leia a sinopse na página 2.12. Sábado. 16h. Na Lanchonete.Grátis.

n’rocks Atividade integrante do especial Animerp.

Leia a sinopse na página 2.12. Sábado. 17h30. Na Lanchonete.Grátis.

#vivência

animekê Leia a sinopse na página 2.12 e 13. Sábado e domingo, 12h.No Ginásio de Esportes.Grátis.

#shows

Gafieira JaZZ Com Hamleto Stamato. O pianista, compositor e arranjador Hamleto Stamato apresenta seu mais recen-te trabalho, “Gafieira Jazz”. No estilo samba-jazz, o trio formado por Hamleto (ao piano), Augusto Matoso (baixo) e Erivelton Silva (bateria) é reforçado por Paulinho(trumpete), Widor Santiago (sax) e Roberto Marques (trombone). No repertório, canções como “Samba de Uma Nota Só” e “Desafinado” (Tom Jobim / Newton Mendonça), “Tema da Academia” e Com Salsa” (do próprio Hamleto), “Mas que Nada” (Jorge Benjor) e “A Night in Tunisia” (Dizzy Gillespie / Frank Paparelli), entre outras. 4. Sexta. 21h. No Teatro. Grátis. Retire seu ingresso a partir das 20h.

Leia a sinopse do programa na página 2.

imagens: divulgação

Megadriver

Page 13: Guia Março 2011

13

• • •

TEATRO

C E N A A B E R T APrograma de apresentações e encontros que privilegiam as

experimentações e pesquisas sobre o fazer teatral.

E X E R C Í C I O T E A T R A LExperimentações que têm como

objetivo o desenvolvimento técnico/artístico e a pesquisa da

linguagem cênica.

RIO PRETO EM CENAApresentações de espetáculos produ-

zidos por grupos de São José do Rio Preto e região. O programa propõe a troca de experiências e conheci-

mentos entre artistas, técnicos e produtores, além de incentivar a in-vestigação de linguagens no âmbito

do fazer teatral. Apoio: Associart.

#espetáculo

as folhas do cedro Com Helio Cicero e Companhia Teatral Arnesto nos Convidou. Texto e Direção de Samir Yazbek. Elenco: Helio Cicero, Daniela Duarte, Douglas Simon, Gabriela Flores, Mariza Virgolino, Rafaella Puopolo e Marina Flores.

Narrado pela filha de um casal de imigrantes libaneses, o espetáculo conta a história de uma mulher de meia idade que, por meio de sua memória e imaginação, revisita suas raízes, à procura de sua identida-de, tendo como pano de fundo a construção da estrada Transama-zônica. Para esta obra, o diretor, filho de imigrantes libaneses, buscou inspiração em sua ascendência, bem como na história de várias famílias de imigrantes libaneses e de outras nacionalidades.19. Sábado. 20h30. No Teatro.l R$2,00 n R$4,00 u R$8,00

#workshop

dramaturgia em movimento A partir de 16 anos. Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. Com Samir Yazbek, dramaturgo e diretor teatral.

O workshop apresenta estudos de conceitos básicos de dramatur-gia, abordando as mais variadas correntes estéticas e ideológicas, culminando nas possibilidades da dramaturgia contemporânea. Samir Yazbek consolidou sua forma-ção com Antunes Filho, no Centro de Pesquisa Teatral (CPT) do SESC SP. É autor de “O Fingidor” (Prêmio Shell/99 de melhor autor), “A Terra Prometida” (entre os dez melhores espetáculo de 2002, segundo o jornal O Globo) e “As Folhas do Cedro” (Prêmio APCA 2010 de melhor autor), entre outras. 18, sexta, 19h às 22h. 19, sábado, 10h às 13h. 20, domingo, 14h às 17h. No Teatro.Grátis.

#espetáculo

Vingativa Com a Ciacômica Teatro de Bonecos.

Duas lagartas, por ciúmes, se separam de forma dolorosa. No decorrer, arre-pendida, uma delas parte em busca de seu amor e durante essa busca passa por cenas corriqueiras do mundo dos insetos e animais. Espetáculo com 20 bonecos em cena, inspirado nas situa-ções cômicas dos desenhos animados dos anos 1980 e 1990. 11. Sexta. 20h30. No Teatro.l R$2,50 n R$5,00 u R$10,00

#workshop

confecção de Bonecos A partir de 14 anos. Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. Com João Guerreiro, criador dos bonecos do espetáculo “Vingativa”.Na Sala de Expressão Artística. 12 e 13. Sábado e domingo. 10h.Grátis.

imagens: divulgação

Page 14: Guia Março 2011

14

• • •

ARTESPLÁSTICASE VISUAIS

E X E R C Í C I O D O O L H A R

Atividades de ampliação de conhe-cimentos e sensibilização sobre as

artes plásticas e visuais.

desenho de Perspectiva A partir de 18 anos.Com Vladimir Munhoz, artista plástico. Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. dando continuidade à lingua-gem do desenho, durante os meses de março, abril e maio a proposta será trabalhar com a técnica da perspectiva, possi-bilitando a criação de diversos ambientes e o exercício da percepção visual. A partir do dia 10.Quintas. 19h30. Na Sala de Expressão Artística.Grátis.

E X P R E S S Õ E SConhecimento e a prática de diversas

técnicas de produção das artes plásticas, visuais e artesanais.

design de objetos A partir de 16 anos.Com Antônia Spina, artesã e arte-educadora. Material Incluso. Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. criação de objetos como forma de expressão artística, utilizan-do materiais recicláveis. 12, 19 e 26. Sábados. 16h30. Na Sala de Expressão Artística.l R$2,50 n R$5,00 u R$10,00

#oficinas

origami Com Maria Regina Costa Schultz.

Leia a sinopse na página 2. 12. Domingo. 10h. No Ginásio de Esportes. Grátis.

Princípios Básicos do mangá Com Letícia de Macedo Raymundo.

Leia a sinopse na página 2. 13. Domingo. 10h. No Ginásio de Esportes.Grátis.

Leia a sinopse do programa na página 2.

imagens: divulgação

Page 15: Guia Março 2011

15

• • •

LITERATURA

B E M L I D OAnálise e interpretação das obras

selecionadas para os vestibulares de universidades públicas.

IDEIASCiclos de discussão referentes a temas contemporâneos que suscitem a reflexão

crítica sobre a sociedade e o sujeito, o papel da arte e a produção artística em seus aspectos estéticos e sociais na construção de uma sociedade cidadã e

democrática. Participação de diferentes profissionais, pesquisadores e artistas.

artes Visuais: Processos de criação Inscrições na Central de Atendimento. Vagas limitadas. Com Aguinaldo Gonçalves, professor de Pesquisa e Teoria Literária da Unesp.

Reflexão sobre o processo de criação artística em suas diferentes atuações, os caminhos percorridos pelos artistas de Rio Preto e região e suas novas direções. 22. Terça, às 19h30.No Teatro. Grátis.

“auto da Barca do inferno”de Gil Vicente Com o Prof. Waldemar Rodrigues Pereira Filho, doutorando em Letras, área de concentração em Teoria e História da Literatura, do IEL/UNICAMP. Vagas limitadas.

A obra representa o juízo final católico de forma satírica e com forte apelo moral. O cenário da história é uma es-pécie de porto, onde estão duas barcas: uma comandada pelo diabo, que tem como destino o inferno e a outra comandada por um anjo, que tem como destino o paraíso. Eles estão a espera das almas, que após um breve julgamento, seguirão para seu destino. 15. Terça. 19h30. No Teatro.Grátis. Retire seu ingressos a partir das 18h30.

E S P A Ç O D E L E I T U R AOs matriculados no SESC têm à disposição um acervo de livros que inclui obras dos mais diversos autores, para consultar e emprestar por até uma semana. Terça a sexta, 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h30. Na Sala de Internet Livre.

novas aquisições:

obras de Gabriel García marquesEscritor, jornalista, editor e ativista político colombiano. Recebeu o Nobel de Literatura de 1982, por sua obra. Foi responsável por criar o realismo mágico na literatura latino-ameri-cana. Viajou muito pela Europa e vive atualmente em Cuba, onde luta contra o câncer. Em 1 de abril de 2009 declarou que se aposentou e não pretende escre-ver mais romances.No espaço de leitura do SESC, estão disponíveis dois de seus mais célebres li-vros: “Cem Anos de Solidão” e “O Amor nos Tempos do Cólera”.

imagens: divulgação

Page 16: Guia Março 2011

16

• • •

LITERATURA

H I S T Ó R I A S E L E T R I N H A SEspaço para leitura, contação de histórias e brincadeiras literárias.

Venha ouvir, contar e criar histórias.

em abril:conhecendo o escritor: francisco marques (chico dos Bonecos) Um bate-papo com o escritor, cantador e inventor de histórias Francisco Marques. Neste encontro o educador falará sobre a experiência de escrever e transformar as palavras em brincadeiras.15/4. Terça 15h. No Teatro. Grátis.

as Brincadeiras das Histórias Com Chico dos Bonecos. Direcionada a professores, educadores e demais interessados. Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.a partir do livro “muitos dedos: enredos”, de francisco marques (chico dos Bonecos), será apresentado aos educadores diferentes formas de trabalhar os textos na sala de aula e as possibilidades de desdobrá-los em outras formas de expres-são. 23 e 24. Quarta e quinta. 19h.Na Sala de Uso Múltiplo. Grátis.

curta Histórias nas escolas Com a Cia Forrobodó de Teatro e Cultura Popular.

Narrações de algumas de histórias tiradas do livro “Muitos Dedos: En-redos”, de Francisco Marques (Chico dos Bonecos)”. 29, 30 e 31. Terça, quarta e quinta. 14h. Em diversas escolas da cidade.Grátis.

INTERNET E MULTIMÍDIA

I N T E R N E T L I V R EEspaço aberto ao público de todas as idades, com computadores ligados à rede

mundial. Além de oficinas, cursos e intervenções com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre o universo digital.

Utilização mediante apresentação do cartão de matrícula do SESC. É possível realizar até 3 agenda-mentos de 30 min. Aos não matriculados é permitido até 2 agendamentos de 30 min.

Há também um computador exclusivo para pesquisa rápida de 15 min.Terça a sexta, 13h15 às 21h45.

Sábados, domingos e feriados, das 10h15 às 18h45. Grátis.

Stop motion Não recomendado para menores de 12 anos. Com instrutores da Internet Livre. Vagas limitadas. Inscrições no local.

Técnica de animação feita com equipamentos de filmagem, como máquina de filmar, fotográfica ou computador, que utiliza diversos materiais, como massinha, para criar personagens, cenários, entre outros.17, 24 e 31. Quintas. 16h. Na Sala de Internet Livre. Grátis.

imagens: divulgação

Page 17: Guia Março 2011

17

• • •

T R A B A L H O S O C I A L C O M I D O S O STrabalho Social com Idosos é um programa do SESC de educação informal que visa à promoção da cidadania, bem-estar e desenvolvimento cultural

por meio do conviver com arte, esporte, práticas corporais, reflexões sociais, dentre outras atividades. A programação é gratuita e destinada às pessoas

acima de 60 anos.

#cursos

Passos e compassos Atividades voltadas à expressão corpo-ral por meio da linguagem da dança. Este mês: Dança de Salão Com Marco Antonio dos Santos, professor.

Atividade física que estimula o convívio social. Até 28/4. Terças e quintas, às 14h. Na Sala de Expressão 2.

cores da Vida Com Antonia Spina, artesã.

O fazer artístico como processo da expressão individual e coletiva a partir de práticas e reflexões. Este mês: Arte do LixoCriação e produção de objetos artesanais e artísticos por meio da transformação de materiais recicláveis.Até 27/4, quartas, às 16h30. Na Sala de Expressão Artística.

aBc da WebMódulo 1. Em andamento. Inscrições encerradas. Orientações dirigidas voltadas ao público iniciante. Duração: 3 meses. 2, 16, 23 e 30. Quartas, às 15h30. Na Sala da Internet Livre.

#bate papo

Saúde e envelhecimento Reflexão e esclarecimentos sobre cuidados cotidianos para o envelheci-mento saudável. 16, quarta, às 14h. No Teatro.

Viver na cidade: a conquista da dignidade Humana Bate-papo sobre a situação atual do atendimento à pessoa idosa na cidade de Rio Preto com representan-te da Secretaria da Saúde.30, quarta, às 14h. No Teatro.

encontro mensal Espaço aberto para o diálogo, troca de ideias, propostas de atividades e informações relacionadas ao Trabalho Social com Idosos. 25, sexta, às 16h30. Na Sala de Uso Múltiplo.

#aula aberta

3ª na WebNavegação livre com orientações para dúvidas básicas sobre uso do computador. 1, 15, 22 e 29. Terças, às 15h30. Na Sala da Internet Livre.

TERCEIRAIDADE

cursos esportivosConfira as opções de cursos espor-tivos para maiores de 60 anos na página 21.

#oficina

criação de blogs: Histórias que eu contoOrientações para criação de blog para a Terceira Idade. 18 e 25. Sextas. 15h30.Na Sala da Internet Livre.

SESC GERAÇÕES

iniciação ao canto coral Com Patrícia Carla Holmos, regente.

Prática que proporciona a convivência dos participantes e promove benefícios para a saúde por meio de exercícios vocais, respiração e relaxamento.Quintas, das 15h30 às 17h.Na Sala de Uso Múltiplo.

imagens: divulgação

Page 18: Guia Março 2011

18

• • •

CRIANÇA

S E S C C U R U M I MPrograma socioeducativo voltado para crianças de 7 a 12 anos. As atividades

do Programa Curumim visam o desenvolvimento integral por meio de atividades lúdico-pedagógicas que valorizam a afetividade, a cooperação,

a autonomia e as relações sociais, integradas ao conhecimento. As crianças frequentam o Programa Curumim duas vezes por semana, vivenciando

diferentes linguagens artísticas, cultura digital, meio ambiente, saúde, físico-esportivas, entre outras, indispensáveis ao desenvolvimento infantil. As atividades são desenvolvidas de maneira dinâmica e cooperativa,

valorizando a livre expressão das crianças e a vivência de experiências de participação e cidadania.

Turma de terça e quinta, das 14h às 17h30. Turma de quarta e sexta, das 14h às 17h30.

o meu, o seu e o nosso...Neste semestre, o programa Curumim propõe uma reflexão sobre relações humanas, cidadania e sociedade. Serão desenvolvidas atividades que permitam às crianças o autoconhecimento, o reconhecimento do outro e do ambiente e a convivência com as diferenças buscando o real significado de “o meu, o seu e o nosso...”

Neste mês:

tem curumim na rede Atividades lúdicas e de integração com o objetivo de aproximar as crianças das utilidades e novidades do universo digital, por meio do uso de computadores. Quintas e sextas, às 14h15. Na Sala de Internet Livre.

encontro de Pais encontro com os pais das crianças inscritas no Programa curumim (novos inscritos e rematriculados). 30. Quarta. 19h30. No Teatro.

integração Realização de atividades de inte-gração entre o Programa Curumim e todos os setores da unidade, possibilitando o reconhecimento dos funcionários e das funções que exercem.

Golfe alternativoAdaptação do golfe tradicional para um espaço alternativo com materiais inusitados.

crieatividadesEspaço para criar uma atividade coletiva em qualquer área: esportiva, recreativa ou artística, onde o que importa é usar a criatividade.

imagens: divulgação

Page 19: Guia Março 2011

19

• • •

T E A T R O P A R A C R I A N Ç A SA programação tem como objetivo incentivar o contato do público infantil com a linguagem cênica,

estimulando a imaginação e a criatividade das crianças. Todos os meses, diferentes companhias apresentam espetáculos do seu repertório.

Domingos, às 15h30. No Teatro. Grátis.Retire seu ingresso a partir das 14h30.

#espetáculos

CRIANÇA

folia da tribo Com a Cia da Tribo (São Paulo - SP).

folia da tribo é um show teatral carnavalesco, no qual seis atores/músicos tocam, cantam e dançam os carnavais dos quatro cantos do Brasil. Nossa folia tem Zambiapunga (BA), Cavalo Marinho (PE), Jaraguá (ES), Fofões (MA), Papangu (PE) e muito mais! Dia 6.

canoa, minha canoa Com a Cia Bola de Meia (São José dos Campos - SP).

À beira de um riacho, entre uma música e outra, dois peixinhos: Peixita e Peixoto, contam a história de amor entre Ritinha e Pedro, o pescador. De forma interativa, o espetáculo aborda temas como meio ambiente, qualidade da água e a cultura popular. Dia 13.

rodas e Brincadeiras cantadas Com a Cia Bola de Meia (São José dos Campos - SP).

O show musical e interativo é resultado do Livro com o CD Rodas e Brincadeiras Cantadas da Cia Cultural Bola de Meia de São José dos Campos/SP. No palco estão vários ar-tistas entre músicos instrumentistas, atores e grupo vocal. O espetáculo é todo permeado com advinhas, trava-línguas e histórias cantadas e também são utilizados bonecos e situações cênicas durante as músicas. Dia 20.

contadores de causos Com a Cia Bola de Meia (São José dos Campos - SP).

A comédia se traduz em alegria ino-cente, em coisas simples do cotidiano do homem caipira. Esse é o espírito de “Contadores de Causos”: de uma mala encantada saem histórias do saci, da onça, do burro, da galinha e do boi. Os ritmos regionais lembram calango, catira e dança de São Gonçalo. É um espetáculo interativo em que o público é convidado a ajudar Creonice a proteger a galinha carijó, a dançar a catira e a cantar uma moda de viola. Dia 27.

imagens: divulgação

Page 20: Guia Março 2011

20

• • •

CRIANÇA

Boneco de olinda Criação de personagens da cultura popular de Pernambuco utilizando papéis e tecidos coloridos. 7 e 8. Segunda e terça (carnaval). 14h30. Na Sala de Expressão Artística.

O F I C I N A S D E C R I A T I V I D A D EPara crianças de 7 a 12 anos. atividades recreativas direcionadas ao público infantil, com o objetivo de incentivar o aprendizado e a

criatividade.

Jogo da memóriaConfecção de jogo da memória utilizando como tema a história do carnaval.5 e 6. Sábado e domingo.14h30. Na Sala de Expressão Artística.

Golfe alternativo Adaptação do golfe tradicional para um espaço alternativo com materiais inusitados. 26. Sábado. 14h30. No Ginásio de Esportes 1.

marcador de Livro confecção de marcador de livro utilizando a técnica de dobradura. 27. Domingo. 14h30. Na Sala de Expressão Artística.

NATUREZAE MEIO

AMBIENTE

M E I O A M B I E N T E : M E U A M B I E N T Eencontros, oficinas e atividades com o objetivo de promover o

diálogo sobre questões ligadas ao meio ambiente e a educação para a sustentabilidade.

Sustentabilidade: Verdades e mitosVocê é nosso convidado para um bate-papo descontraído sobre o conceito de sustentabilidade e as informações mais divulgadas a respeito do tema. Na Sala Uso Múltiplo.31. Quinta. 19h30. Grátis.

imagens: divulgação

Kusudama Confecção de móbile de origem japonesa usando dobraduras de papel e feixes de fios coloridos. 19 e 20. Sábado e domingo. 14h30. Na Sala de Expressão Artística.

Page 21: Guia Março 2011

21

• • •

TURISMOSOCIAL

V I A J E C O M O S E S CA rede SESC oferece aos seus matriculados a possibilidade de provar novas e inesquecíveis experiências. Todas as viagens in-

cluem acompanhamento de guia credenciado pelo ministério do Turismo, transporte em ônibus padrão turismo, seguro viagem e passeios conforme o roteiro. Informe-se sobre nossas excursões e programe com qualidade e segurança suas férias.

Terça a sexta, 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados. 9h às 18h30. Na Central de Atendimento.

aGuaS de Lindoia (SP)

De 26 A 27/3/2011Hospedagem com pensão completa no Hotel Guarany e visita à cidade de Monte Sião.

Conhecida como Capital Termal do Brasil, Águas de Lindóia está ao norte do Estado de São Paulo, a 7 km da fronteira com Minas Gerais, em uma ramificação da Serra da Mantiqueira, com 945 metros de altitude média. A cidade ganhou fama pela ação terapêutica de suas águas e soube se modernizar preservando a tranqüilida-de de suas ruas.

BertioGa (SP)

De 4 a 10/5/2011Hospedagem no Centro de Lazer e Férias-SESC Bertioga.

Pensão completa.Inscrições para participação no sorteio do dia 23/03: 14h às 15h. Sorteio às 15h15.

conSerVatÓria (rJ)

De 12 a 15/5/2011Pensão completa.

Cidade dos Seresteiros e Trovadores. No dia 14/5, acontece o Festival Sílvio Caldas.Inscrições para participação no sorteio do dia 24/03: 14h às 15h. Sorteio às 15h15.

ouro Preto (mG)

De 20 a 25/4/2011Hospedagem com meia pensão no Hotel SESC Estalagem Minas Gerais. Visita à Mariana e Congonhas do Campo. Passeios Inclusos.

Decretada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1980, maior representante do Barroco no Brasil, Ouro Preto se destaca por suas ladeiras, ruas sinuosas e uma atmosfera que inspira história, arte e cultura o tempo todo. Sorteio: 22/3.

caLdaS noVaS (Go)

De 16 A 20/3/2011Pensão completa. Hospedagem no SESC Caldas Novas.

imagens: divulgação

Page 22: Guia Março 2011

22

• • •

crianÇaS e adoLeScenteS

esporte criança 7 a 12 anos. Modalidades esportivas aplicadas de forma lúdica e descontraída, com o objetivo de exercitar o corpo e a cidadania. Início das aulas em março.Terças e quintas, às 14h30.lnGrátis

futebol Society7 a 9 anos. Terças e quintas, às 17h.No Campo Soçaite. lnGrátis

tênis de Quadra 10 a 12 anos. Quartas e sextas, às 17h. Na Quadra Externa. lnGrátis

iniciação à nataçãomódulo i De 7 a 12 anos. Adaptação ao meio líquido e iniciação ao aprendizado dos nados crawl e costas.Terças e quintas, 15h30. No Parque Aquático. lR$15,00 nR$30,00

iniciação à nataçãomódulo iiDe 7 a 12 anos. Continuidade ao aprendizado dos nados crawl e costas.Quartas e sextas, 15h30. No Parque Aquático. lR$15,00 nR$30,00

C U R S O S E S P O R T I V O SVagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.

O SESC oferece aos matriculados diversos cursos esportivos e de expressão corporal, direcionados para todas as idades. Escolha sua modalidade

preferida, faça sua inscrição e venha experimentar todos os benefícios das atividades físico-esportivas.

Para matricular-se é necessário apresentar atestado médico para este fim.

Legenda de valores:l Trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado e dependentes n Usuário inscrito e dependentes

ESPORTE

imagens: divulgação

Page 23: Guia Março 2011

23

• • •

ESPORTE

terceira idade

C U R S O S E S P O R T I V O SVagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.

Leia a sinopse ao lado. Para matricular-se é necessário apresentar atestado médico para este fim.

Acima de 60 anos.

Grátis para inscritos no programa de trabalho Social com idosos.

alongamento erelaxamento Exercite-se nessa aula ao som de ritmos variados. Quartas e sextas, às 15h30. Na Sala de Expressão 2.

Ginástica Para idososAula realizada em grupo, com acessórios como halteres, mini cama elástica, bolas, entre outros, para aprimorar a resistência e a força, deixando a musculatura mais definida. Terças e quintas, às 15h30. Quartas e sextas, às 16h30.Na Sala de Expressão 2.

esportes para idosos Esportes como vôlei, basquete, handebol, entre outros.No Ginásio de Esportes 2. Quartas e sextas, às 14h30.

Pilates de Solo Método que tonifica e alonga a musculatura corporal e colabora para o realinhamento postural, integrando corpo e mente.Quartas e sextas, às 15h30. Na Sala de Expressão 2.

dança de Salão Exercite-se com os movimentos da dança de salão. Terças e quintas, às 14h. Na Sala de Expressão 2.

Hidroginástica Exercícios realizados na água que melhoram a capacidade aeróbia, a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral. Terças e quintas, às 16h30.No Parque Aquático.

YogaEnfatiza a boa postura corporal, a posição correta da coluna vertebral, o controle da respiração, além de exercícios de concetração e relaxamento. Terças e quintas, às 15h30 e às 19h. Quartas e sextas, às 18h30 e 19h30.

imagens: divulgação

Page 24: Guia Março 2011

24

• • •

ESPORTE

C U R S O S E S P O R T I V O S Leia a sinopse na página 20.

Para matricular-se é necessário apresentar atestado médico para este fim.

JoVenS e aduLtoS

Basquete misto A partir de 13 anos.Terças e quintas, às 19h. No Ginásio de Esportes 2.lnGrátis

tênis misto A partir de 13 anos. Terças e quintas ou quartas e sextas, às 20h. Na Quadra Externa.lnGrátis

Vôlei misto A partir de 13 anos. 13 a 15 anos:Terças e quintas, às 17h30. A partir de 16 anos:Terças e quintas, às 20hNo Ginásio de Esportes 2.lnGrátis

natação A partir de 13 anos. Adaptação ao meio líquido e iniciação ao aprendizado dos nados crawl e costas. Quartas e sextas, às 19h. No Parque Aquático. l R$15,00 nR$30,00

Handebol 13 a 17 anos. Quartas e sextas, às 15h30.No Ginásio de Esportes 1. lnGrátis

Badminton misto A partir de 13 anos. Quartas e sextas, às 20h.No Ginásio de Esportes 1.lnGrátis

dança de SalãoA partir de 13 anos.Terças ou quintas, às 20h.Na Sala de Expressão 2.lR$18,00 nR$36,00

futsal misto A partir de 13 anos. Quartas e sextas, às 18h30.No Ginásio de Esportes 1.lnGrátis

imagens: arquivo sesc

Page 25: Guia Março 2011

25

• • •

ESPORTE

Ginástica multifuncional A partir de 12 anos. Prescrição individualizada de exercícios aeróbios, realizados com o apoio de aparelhos e de exercícios integrados de força, equilíbrio e agilidade.Terças e quintas ou quartas e sextas. Horários: 7h / 9h / 16h / 17h30 / 19h30. Sábados, domingos e feriados: 10h às 15h. Na Sala de Ginástica Multifuncional. lR$25,00 nR$50,00

alongamento e relaxamentoA partir de 13 anos. Aula em grupo com acessórios que auxiliam o desenvolvimento corporal e postural.Quartas e Sextas, às 8h.Na Sala de Expressão 2.lR$25,00 nR$50,00

Ginástica com acessórios A partir de 13 anos. Aula realizada em grupo, com acessórios como halteres, mini cama elástica, bolas, entre outros, para aprimorar a resistência e a força, deixando a musculatura mais definida. Terças e quintas, às 8h e19h.Na Sala de Expressão 2. lR$25,00 nR$50,00

Hidroginástica A partir de 15 anos. Exercícios realizados na água que melhoram a capacidade aeróbia, a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral. Terças e quintas, às 16h30. No Parque Aquático.lR$15,00 nR$30,00

Yoga A partir de 13 anos. Enfatiza a boa postura corporal, a posição correta da coluna vertebral, o controle da respiração, além de exercícios de concentração e relaxamento. Terças e quintas, às 15h30 e às 19h. Quartas e sextas, às 18h30 e às 19h30. Na Sala de Expressão 2.lR$25,00 nR$50,00

Pilates de Solo A partir de 13 anos. Método que tonifica e alonga a musculatura corporal e colabora para o realinhamento postural, integrando corpo e mente.Terças e quintas, às 20h. Quartas e sextas, às 19h.Na Sala de Expressão 1.lR$25,00 nR$50,00

imagens: arquivo sesc

curSoS JoVenS e aduLtoS (continuação)

torneio de futsal masculinoSegmento automobilístico futsal masculino.a partir de 16 anos. 10 a 31. Terça a sexta, 19h30. No Ginásio de Esportes 1 e 2. Grátis.

torneio de futebol Society a partir de 16 anos. Para tra-balhadores das empresas do comércio de bens e serviços. 10 a 31. Terça a sexta, 19h30.No campo de Society. Grátis.

S E S C E M P R E S APrograma que tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do comércio e

serviços, por meio da conscientização para a importância de zelar pela própria qualidade de vida, esti-mulando o acesso e a participação em atividades físico-esportivas, culturais e de educação para saúde.

#torneios

Page 26: Guia Março 2011

26

• • •

Grade de curSoS eSPortiVoScurSo idade terÇa Quarta Quinta SeXta SáBado dominGo

Gin. multifuncionala partir de 12 anos

7h/9h/16h/17h30/19h30

7h/9h/16h/17h30/19h30

7h/9h/16h/17h30/19h30

7h/9h/16h/17h30/19h30

10h às 15h 10h às 15h

alongamento e rel. a partir de 13 anos - 8h - 8h - -

Gin. com acessórios a partir de 13 anos 8h e 19h - 8h e 19h - - -

Hidroginástica a partir de 15 anos 16h30 - 16h30 - - -

Yoga a partir de 13 anos 15h30 e 19h 18h30 e 19h30 15h30 e 19h 18h30 e 19h30 - -

Pilates de Solo a partir de 13 anos 20h 19h 20h 19h - -

Basquete misto a partir de 13 anos 19h - 19h 9h30 - -

Badminton misto a partir de 13 anos - 20h - 20h - -

dança de Salão a partir de 13 anos 20h - 20h - - -

futsal misto a partir de 13 anos - 18h30 - 18h30 - -

Handebol 13 a 17 anos - 15h30 - 15h30 - -

natação a partir de 13 anos - 19h - 19h - -

tênis de Quadra (niciação)

10 a 12 anos - 17h - 17h - -

tênis misto a partir de 13 anos 20h 20h 20h 20h - -

Vôlei misto (iniciação) 13 a 15 anos 17h30 - 17h30 - - -

Vôlei misto a partir de 16 anos 20h - 20h - - -

esporte criança 7 a 12 anos 14h30 - 14h30 - - -

futebol Soçaite 7 a 9 anos 17h - 17h - - -

iniciação à natação módulo 1

7 a 12 anos 15h30 - 15h30 - - -

iniciação à natação módulo 2

7 a 12 anos - 15h30 - 15h30 - -

alongamento e relaxamento

a partir de 60 anos - 15h30 - 15h30 - -

Gin. com acessórios a partir de 60 anos 15h30 16h30 15h30 16h30 - -

esportes para idosos a partir de 60 anos - 14h30 - 14h30 - -

Pilates de Solo a partir de 60 anos - 15h30 - 15h30 - -

dança de Salão a partir de 60 anos 14h - 14h - - -

Hidroginástica a partir de 60 anos 16h30 - 16h30 - - -

Page 27: Guia Março 2011

27

• • •

confira as informações e valores nas páginas 15, 16 e 17.Grade de curSoS eSPortiVoS

curSo idade terÇa Quarta Quinta SeXta SáBado dominGoGin. multifuncional

a partir de 12 anos7h/9h/16h/

17h30/19h307h/9h/16h/

17h30/19h307h/9h/16h/

17h30/19h307h/9h/16h/

17h30/19h3010h às 15h 10h às 15h

alongamento e rel. a partir de 13 anos - 8h - 8h - -

Gin. com acessórios a partir de 13 anos 8h e 19h - 8h e 19h - - -

Hidroginástica a partir de 15 anos 16h30 - 16h30 - - -

Yoga a partir de 13 anos 15h30 e 19h 18h30 e 19h30 15h30 e 19h 18h30 e 19h30 - -

Pilates de Solo a partir de 13 anos 20h 19h 20h 19h - -

Basquete misto a partir de 13 anos 19h - 19h 9h30 - -

Badminton misto a partir de 13 anos - 20h - 20h - -

dança de Salão a partir de 13 anos 20h - 20h - - -

futsal misto a partir de 13 anos - 18h30 - 18h30 - -

Handebol 13 a 17 anos - 15h30 - 15h30 - -

natação a partir de 13 anos - 19h - 19h - -

tênis de Quadra (niciação)

10 a 12 anos - 17h - 17h - -

tênis misto a partir de 13 anos 20h 20h 20h 20h - -

Vôlei misto (iniciação) 13 a 15 anos 17h30 - 17h30 - - -

Vôlei misto a partir de 16 anos 20h - 20h - - -

esporte criança 7 a 12 anos 14h30 - 14h30 - - -

futebol Soçaite 7 a 9 anos 17h - 17h - - -

iniciação à natação módulo 1

7 a 12 anos 15h30 - 15h30 - - -

iniciação à natação módulo 2

7 a 12 anos - 15h30 - 15h30 - -

alongamento e relaxamento

a partir de 60 anos - 15h30 - 15h30 - -

Gin. com acessórios a partir de 60 anos 15h30 16h30 15h30 16h30 - -

esportes para idosos a partir de 60 anos - 14h30 - 14h30 - -

Pilates de Solo a partir de 60 anos - 15h30 - 15h30 - -

dança de Salão a partir de 60 anos 14h - 14h - - -

Hidroginástica a partir de 60 anos 16h30 - 16h30 - - -

Page 28: Guia Março 2011

28

• • •

assessoria técnica Para empresas do comércio de bens e serviços. Informações no Setor de Programação.Terça a sexta, 13h30 às 21h30. Sábados, domin-gos e feriados,10h15 às 18h30.

central de atendimentoInformações, emissão de cartão de matrícula, inscrições para cursos, venda de excursões e passeios do programa de Turismo Social e ven-da de ingressos para shows e espetáculos.Terça a sexta, 13h15 às 21h30. Sábados, domin-gos e feriados, 9h15 às 18h30.

Lanchonete Oferece produtos variados com o objetivo de con-tribuir para uma alimentação saudável. Opções de lanches quentes e naturais, saladas e pratos.Terça a sexta, 13h15 às 21h45. Sábados, domin-gos e feriados, 10h15 às 18h45.

Locação de Ginásio e campo SocietyPara práticas de futebol society, futsal, vôlei, basquete, badminton e handebol. Informações na Secretaria da Programação.Terça a sexta, 13h15 às 21h30. Sábados, domin-gos e feriados, 10h15 às 18h30.

Parque aquáticoTrajes permitidos: somente sunga, sungão, maiô, biquíni ou sunquini não transparentes. Uso exclusivo para matriculados no SESC. Exame dermatológico obrigatório. É necessário um cadeado para a guarda dos pertences nos armários dos vestiários. A entrada de meninos no vestiário feminino e de meninas no vestiário masculino só é permitida para menores de 5 anos, acompanhados dos pais ou responsável maior de 18 anos. Terça a sexta, 3h15 às 21h. Sábados, do-mingos e feriados, 9h15 às 18h30.

avaliação clínicaExame realizado por um médico com a finali-dade de averiguar se uma pessoa está apta ou não à prática de exercícios físicos.Adquira seu tíquete na Central de Atendimento e agende seu horário de exame. Leve o ticket e o cartão de matrícula atualizado ao médico responsável.Terça a sexta, das 14h às 18h. 20h30 e 21h. Sá-bados, 17h às 18h30. Na Sala Médica.R$ 20,00 (comerciário e dependentes matricu-lado no SESC). R$ 40,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes). Terça a sexta, 13h15 às 21h45, sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h45.

odontologiaClínica Odontológica equipada com 4 consultó-rios e aparelho de Raio-X Panorâmico. Serviços de clínica geral com enfoque para prevenção das doenças bucais, tratamento restaurador, trata-mento de canal, extrações simples e alguns tipos de prótese. Todos os procedimentos são executa-dos por profissionais qualificados, seguindo os padrões de higienização e biossegurança. Aten-dimento exclusivo a comerciários matriculados e seus dependentes, maiores de 6 anos.Terça a sexta: 13h às 17h e 17h30 às 21h30. Sábados:9h às 13h e 14h às 18h.Agendamentos na Central de Atendimento.

mesa BrasilCriado em 1994, o Programa Mesa Brasil SESC São Paulo é exemplo de uma ação social revestida fortemente pelo compromisso educativo. Seu principal objetivo é minimizar simultaneamente o desperdício de alimentos e a insegurança alimentar e nutricional, principalmente por meio da ação educativa. Segunda a sexta, 8h às 17h.

exame dermatológicoExame de pele realizado por um médico, que tem como objetivo manter as condições de higiene e saúde, evitando riscos de contaminações cutâneas aos frequentadores do Parque Aquático. É obrigatório e deve ser renovado a cada 6 meses. Você pode realizar o seu exame na Unidade do SESC Rio Preto (confira horários e valores abaixo) ou com qualquer outro médico habilitado perante ao Conselho Regional de Medicina (CRM). O atestado médico dermatológico deverá conter a data de emissão e identificação do emissor, com assinatura, carimbo e número de registro no CRM. Adquira seu ticket nos caixas da Lanchonete ou Central de Atendimento. Dirija-se à Sala Médica trajando somente sunga, sungão, maiô, biquíni ou sunquini não transparentes. Apresente o ticket e o cartão de matrícula atualizado ao médico responsável.Terça a sexta, 18h30 às 20h15. Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 12h e das 13h30 às 16h30. R$ 18,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes).R$ 9,00 (comerciário e dependentes matri-culado no SESC). Matriculados até 12 anos incompletos estão isentos da taxa de Exame Dermatológico.

empréstimo de materialEmpréstimo de jogos, raquetes, bolas, etc. Mediante apresentação do cartão de matrí-cula.Terça a sexta, 13h15 às 21h30.Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h30. Na Catraca da Piscina.

SERVIÇOS

imagens: divulgação

Page 29: Guia Março 2011

GUIA

ATIVIDADES PERMANENTES:_biblioteca: Espaço de Leitura, de 1 a 31/3. Terça a sexta, 13h15 às 21h30, sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h30

_exposição: No Teto: Animê, de 1 a 31/3. Terça a sexta, 13h15 às 21h45, sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h45

1 • terÇa_Terceira Idade: 3ª na Web, 15h30

2 • Quarta_show: Los Cocineros, 21h30

3 • Quinta_filme: Arquitetura da Destruição, 20h_Curumim: Tem Curumim na Rede, 14h15

4 • SeXta_Curumim: Tem Curumim na Rede, 14h15_show: Gafieira Jazz, 21h

5 • SáBado • CARNAVAL_oficina: Jogo da Memória, 14h30

6 • dominGo • CARNAVAL_oficina: Jogo da Memória, 14h30_teatro para crianças: Folia da Tribo, 15h30_show: Tia Tuka, 17h

7 • SeGunda • CARNAVAL_oficina: Boneco de Olinda, 14h30

8 • terÇa • CARNAVAL_oficina: Boneco de Olinda, 14h30_show: Zeca Barreto, 17h

9 • Quarta • fecHado

10 • Quinta_Curumim: Tem Curumim na Rede, 14h15_curso: Desenho de Perspectiva, 19h30_filme: Vincere, 20h

11 • SeXta_Curumim: Tem Curumim na Rede, 14h15_espetáculo: Vingativa, 20h30

12 •SáBado_ANIMERP: RPG, 10h_ANIMERP: Card Games, 10h_ANIMERP: Animes, 10h e 17h_ANIMERP: Área Fanzine, 10h às 18h_oficina: Confecção de Bonecos, 10h_ANIMERP: Origami, 10h_ANIMERP: Games, 12h às 17h_ANIMERP: Animekê, 12h_ANIMERP: Para Para Dance, 12h_ANIMERP: Eventos de Animê e Mangá: Mitos e Verdades, 12h_ANIMERP: Moda Pop Japonesa, 14h_ANIMERP: Live Action, 14h30_ANIMERP: AMV, 15h15_ANIMERP: Mundo Cosplay, 15h30_ ANIMERP: Megadriver, 16h_oficina: Design de Objetos, 16h30_ANIMERP: N’Rocks, 17h30

13 • dominGo_ANIMERP: RPG, 10h_ANIMERP: Card Games, 10h_ANIMERP: Animes, 10h_ANIMERP: Área Fanzine, 10h às 18h_oficina: Confecção de Bonecos, 10h_ANIMERP: Princípios Básicos do Mangá, 10h_ANIMERP: Games, 12h às 17h_ANIMERP: Animekê, 12h_ANIMERP: Mangá Vetorial, 12h_ANIMERP: Batalha Campal, 12h_ANIMERP: Live Action, 14h30

_ANIMERP: Cosplay, 15h30_teatro para crianças: Canoa, Minha Canoa, 15h30_ANIMERP: Artes Marciais, 16h30_Evandro Liberacci Project Trio, 17h_ANIMERP: Taikô, 17h30

14 • SeGunda • fecHado

15 • terÇa_Terceira Idade: 3ª na Web, 15h30_Curta na Tela: AMV, 17h15_Bem Lido!: Auto da Barca do Inferno, 19h30

16 • Quarta_Terceira Idade: Saúde e Envelhecimento, 14h_oficina: As Brincadeiras das Histórias, 19h_show: Mariamadame, 21h30

17 • Quinta_Curumim: Tem Curumim Na Rede, 14h15_oficina: Stop Motion, 16h_ ANIMERP: Mangá Vetorial, 16h15_oficina: As Brincadeiras das Histórias, 19h_curso: Desenho de Perspectiva, 19h30_filme: Amém, 20h

imagens: divulgação

divulgação_Amém

divulgação_Animerp_Cosplay

Page 30: Guia Março 2011

30

• • •

18 • SeXta_Curumim: Tem Curumim Na Rede, 14h15_Terceira Idade: Criação de Blogs - Histórias Que eu Conto, 15h30_ANIMERP: Mangá, 16h_workshop: Dramaturgia em Movimento, 19h

19 • SáBado_workshop: Dramaturgia em Movimento, 10h_oficina: Kusudama, 14h30_ANIMERP: AMV, 15h15_oficina: Design de Objetos, 16h30_espetáculo: As Folhas do Cedro, 20h30

20 - dominGo_workshop: Dramaturgia em Movimento, 14h_oficina: Kusudama, 14h30_teatro para crianças: Rodas e Brincadeiras Cantadas, 15h30_show: Gravíssimo, 17h

21 • SeGunda • fecHado

22 • terÇa_Terceira Idade: 3ª na Web, 15h30_ANIMERP: AMV, 17h15_ANIMERP: Toy Art, 16h15_palestra: Processos de Criação, 19h30

23 • Quarta_show: Joe Filisko, 21h30

24 • Quinta_Curumim: Tem Curumim Na Rede, 14h15_oficina: Stop Motion, 16h_curso: Desenho de Perspectiva, 19h30_filme: Minha Quase Verdadeira História, 20h

25 • SeXta_Curumim: Tem Curumim Na Rede, 14h15_Terceira Idade: Criação de Blogs - Histórias Que eu Conto, 15h30_ANIMERP: Mangá, 16h_Terceira Idade: Encontro Mensal, 16h30

26 • SáBado_oficina: Golfe Alternativo, 14h30_oficina: Design de Objetos, 16h30

27 • dominGo_oficina: Marcador de Livro, 14h30_teatro para crianças: Contadores de Causos, 15h30_show: Sombalanço, 17h

28 • SeGunda • fecHado

29 • terÇa_especial: Curta Histórias nas Escolas, 14h_Terceira Idade: 3ª na Web, 15h30_ANIMERP: Toy Art, 16h15

30 • Quarta_Terceira Idade: Viver na Cidade - A Conquis-ta da Dignidade Humana, 14h_especial: Curta Histórias nas Escolas, 14h_Curumim: Encontro de Pais, 19h30_show: Trupe Chá de Boldo, 21h30

31 • Quinta_especial: Curta Histórias nas Escolas, 14h_Curumim: Tem Curumim Na Rede, 14h15_oficina: Stop Motion, 16h_curso: Desenho de Perspectiva, 19h30_bate-papo: Sustentabilidade - Verdades e Mitos, 19h30_bate-papo: O Nazifascismo no Cinema, 20h

GUIA

divulgação_As Folhas do Cedro

divulgação_Trupe Chá de Boldo

Page 31: Guia Março 2011
Page 32: Guia Março 2011