informativo março 2011

5
Informativo do Centro Educacional Dom Bosco e da Paróquia Santo Antônio - Joinville/SC - Março/2011 | Ano 1 | Nº 09 Na Quaresma, participe dos GBR's! Pág. 4 Fraternidade e vida no planeta Como temos cuidado da criação de Deus?

Upload: murilo-reinert

Post on 26-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Formação e informação

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo março 2011

Informativo do Centro Educacional Dom Bosco e da Paróquia Santo Antônio - Joinville/SC - Março/2011 | Ano 1 | Nº 09

Na Quaresma, participe dos GBR's! Pág. 4

Fraternidade e vida no planetaComo temos cuidado da criação de Deus?

Page 2: Informativo março 2011

2 3Presença Salesiana | Março/2011 Presença Salesiana | Março/2011

Um lugar onde a solidão bate longe. Este lugar é o Grupo de Jovens, um es-paço de amadurecimento da fé, conhe-cimento e valorização de si e do outro, descoberta da realidade e de atuação na comunidade.

Participe de um grupo de jovens. Co-nheça os grupos que fazem parte desta Paróquia:

Presença de todos Presença da juventudeExperiência Salesiana

Vamos viver com mais fraternidade

e mais vida!

Edito

rial

Ó Senhor, quão variadas são as vossas obras! (Sl 103,24a)

O Salmo 103, na Bíblia Católica, encaixa-se perfeitamente na reflexão que a Campanha da Fraternidade deste ano nos conduz a fazer. Enquanto o Salmo 102 exalta o próprio Deus, este louva a criação num quadro colorido e vivo. O Senhor de todas as coisas é glorificado por suas obras. O céu e as águas, os ventos (mensageiros de Deus) e os relâmpagos (mi-nistros do céu), as montanhas e vales, a lua e o sol, todos os animais, toda a criação é bendita neste salmo.

Em um mundo cada vez mais egoísta e robótico, sair de si mesmo e lançar um olhar sincero e contemplador a obra do Criador é cada vez mais raro. Não temos tempo (e muitas vezes nem vontade) de perceber as estrelas, os pássaros, o cair da chuva. E a cultura pós-moderna, em que vivemos, afir-ma que se não percebemos essas coisas é como se elas não existissem. Por isso, esquecemos de ver Deus na água que nos banha e sacia, no alimento que nos dá força, no ar que respiramos... Que tal voltarmos a perceber o amor do Senhor por nós na criação?

Aproveitemos a Campanha da Fraternidade deste ano para refletir sobre nossa atitude em relação à grande obra do Se-nhor. Mas não fiquemos só na reflexão e contemplação. Va-mos ousar o suficiente para assumir compromissos concretos de defesa e amor à criação divina, afinal, "grandes são as obras do Senhor, dignas de admiração de todos os que as amam" (Sl 110,2).

Pe. Severino Piccinini, SDB

AconteceuComunidade Nossa Senhora de Fátima está em obras!

Convite

Pres

ença

da J

uven

tude

Espaço de partilha e espiritualidadeNeste início de ano, procure um dos grupos de jovens da Paróquia e participe

Espaço para que você dê a sua opinião.

"O tema deste ano vem bem a calhar com a situação sofredora da mãe natureza. Já, há algum tempo, a criação geme e implora aos seus filhos para que a socorra. Mas como só nos preocupamos com o consu-mismo, ouvimos apenas o som de propagandas que abafam o som do apelo da natureza. Nós, como cristãos, devemos combater esse consumismo exagerado e proteger a natureza, começando nas peque-nas coisas, como deixar de jogar um simples papel de bala nas ruas. Pois se é nas pequenas coisas que Santa Terezinha se santificou, faça-mos também nós o mesmo. Vamos evangelizar, sendo testemunhas do amor de Deus, amando e salvando a natureza.”

"O que estamos fazendo com o jardim que Deus criou para nós? Nossa Mãe Terra geme de dor! O remédio para curar esta dor vai de-pender de nós."

Espontâneo

A comunidade mais jovem da Pa-róquia Santo Antônio inicia 2011 com um grande desafio: a construção do seu Centro Catequético e de Forma-ção Pastoral. Todos da Comunidade Nossa Senhora de Fátima uniram es-forços e, com a ajuda do dízimo, foi iniciada a obra.

Participe da comunidade! A Santa Missa é celebrada todos os sábados, às 19h, e na primeira sexta-feira do mês às 19h, em memória ao Sagrado Coração de Jesus.

O expediente comunitário funciona nas segundas e terças-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 18h, nas quartas--feiras, das 8h às 12h, e no primeiro e terceiro sábado do mês, das 8h às 12h.

Nagina Fernanda Campos

Tânia Regina Graciano

Campanha da Fraternidade

Queridos irmãos e irmãs em Jesus Cristo.

Deixo a todos, nesta edi-ção do jornal da Paróquia, uma mensagem de frater-nidade e de paz. Fraterni-dade e paz, “fraternidade e vida no planeta”, serão duas ideias muito divulgadas nes-te ano, e fundamentais para a nossa vida de cristãos. Ali-ás, não só neste ano.

Estamos rapidamente che-gando ao início da Quaresma. Que genial a ideia da Confe-rência Nacional dos Bispos do Brasil de propor uma campa-nha nacional alertando a to-dos os brasileiros e a todas as autoridades, quer em âm-bito nacional, como estadual e municipal, sobre a gravi-dade da destruição da na-tureza: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22). Todos nós, mesmo sem ter intenção disto, estamos aju-dando a destruir a natureza.

No dia 9 de março inicia-remos a Quaresma. É um tempo de reflexão e de con-versão. Em que podemos mudar nossos costumes pessoais ou familiares para poluir menos a nossa rua, a nossa cidade, o nosso bairro, os nossos rios?

A conversão, que somos convidados a viver durante toda a vida, mas especial-mente na Quaresma, consiste justamente nisto: mudar nossa vida para melhor, para o lado verdadeiramente bom que é viver de acordo com a propos-ta de Jesus na sua Palavra.

Peço a Deus que, por in-tercessão de Santo Antônio, derrame sobre todas as fa-mílias e sobre cada uma das crianças e cada um dos ado-lescentes, jovens, adultos e idosos a sua paternal e bon-dosa bênção.

Juventude também fala sobre coisa séria. Os jovens da Paróquia Santo Antônio partilham suas opiniões quando o assunto é a Campanha da Fraternidade e a vida no planeta.

“A qualidade de vida não sig-nifica exploração e riqueza para nós, cristãos, mas uma vida digna em comunidade, no qual cada um faz sua par-te para manter o ambiente

em que vivemos.”Rodrigo Buss

“Vivemos em um mundo onde cada pessoa possui seus va-

lores e, como consequência, suas atitudes. Porém, todo aquele que segue uma vida cristã reconhece a importân-

cia da preservação do meio ambiente, pois é assim que cui-

damos da vida que Deus nos deu com tanto amor.”

Karina Alves

“É horrível ter que dizer que a natureza, mais do que nunca, precisa da nossa ajuda. Ela nos manda avisos em forma de catástrofes. Então, de-vemos ter a consciência de

que somos nós que contribuí-mos para isso. E também temos

que fazer o máximo possível para melhorar nosso planeta.”

Viviane Zoreck

“Que direito temos nós, seres humanos, de destruir a natu-

reza? Por que achamos que somos mais importantes do que ela? Se alguém te ma-chucasse, você tentaria se

defender, certo? E não é dife-rente com a natureza. Todas es-

sas catástrofes naturais que estão acontecendo são exatamente uma forma de autodefe-sa do planeta. Se Deus nos criou e também o planeta, é para ambos vivermos em harmonia. Um necessita do outro para sobreviver. Preservando a natureza, você está salvando sua própria espécie.”

Alan Ricardo Rocha

“Devemos ter consciência que o planeta em que vivemos é único, um espaço dividido por todos os filhos de Deus. O meio ambiente tem que ser explorado de maneira a

garantir o sustento da atual e das próximas gerações. A mãe

natureza pode sustentar a todos, mas o que ela não consegue sustentar é a ganância do homem."

Jorge Henrique Peripolli

Matriz Santo AntônioGrupo de Jovens Dom BoscoDia: sábadosHorário: 18h às 20hLocal: Centro Educacional Dom Bosco, localizado na Rua Som-brio, 15, bairro SaguaçúContato: [email protected]* Este é um dos grupos mais tradi-cionais de Joinville e o mais anti-go da Paróquia. Sua criação foi no início da década de 70, em plena ditadura militar.

Movimento de Jovens Encon-tristas – MJEDia: sábadosHorário: 17h30 às 19h30Local: Sede do Movimento de Ca-sais Encontristas, localizada na Rua General Câmara, 258, bairro Bom Retiro

Grupo de Jovens São Domin-gos SávioDia: sábadosHorário: 17h30 às 19h30Local: Centro Educacional Dom Bosco, localizado na Rua Som-brio, 15, bairro Saguaçú

Comunidade Nossa Senhora Aparecida

Grupo de Jovens Nossa Senhora Aparecida – NSADia: domingosHorário: 17h às 19hLocal: Centro de Formação Nossa Senhora Aparecida, localizado na Rua Otto Nass, bairro Bom Retiro* Atualmente conta com 15 mem-bros, com idade mínima de 15 anos.

Comunidade Nossa Senhora de Fátima

Grupo de Jovens Jonac (Jovens Nascidos para Cristo)Dia: domingosHorário: 18h30Local: Salão da igreja, na rua Alex Holz, 420, bairro Jardim Kelly

Comunidade Cristo Bom PastorGrupo JMCs – Jovens Mergulha-dores de Cristo SenhorDia: sábadosHorário: 20h (após a Missa da Co-munidade)Local: na própria comunidade, loca-lizada Rua Deomar de Souza, bairro Jardim SofiaGrupo de Dança GauchescaDia: sábadosHorário: 9h30 às 11h30Local: na própria comunidade, loca-lizada Rua Deomar de Souza, bairro Jardim Sofia* Este é o grupo mais recente da Pa-róquia. Ele segue o exemplo do ora-tório de Dom Bosco.

O grupo de jovens JMC, da Comunidade Cristo Bom Pastor, realizou no dia 19 de fevereiro a primeira edição do Evangelizashow Ecumênico. Apresenta-ram-se no evento as bandas Direção (Igreja do Evangelho Quadrangular), Efata (Igreja Evangélica Luterana do Brasil), Almas da Canção e o Ministério de Música Marcas da Promessa (Igreja Católica Apostólica Romana).

O show fechou as atividades de um retiro de jovens, organizado pelo Grupo no bairro Jardim Sofia. O encerramento aconteceu com a celebra-ção da Santa Missa.

JMC realiza show ecumênico

Nota

s Cu

rtas

Jovens do Grupo MJE em retiro, no ano de 2010

Page 3: Informativo março 2011

4 5Presença Salesiana | Março/2011 Presença Salesiana | Março/2011

Presença de comunhão Presença da Família Salesiana

Em 1876, Dom Bosco fundou um dos ramos da família salesiana: a Associação dos Salesianos Coo-peradores (SSCC). Aprovada pela Santa Sé, ela possui personalidade jurídica, eclesiástica e pública, com sede em Roma.

O Salesiano Cooperador é um leigo que busca viver o espírito sa-lesiano nas situações cotidianas da vida e do trabalho. Forma com os fa-miliares uma Igreja Doméstica, con-tribui para o crescimento humano e cristão dos seus membros e, como leigo, difunde os valores do caris-ma salesiano no próprio ambiente.O centro e a síntese do espírito sale-siano são a “caridade pastoral” que moveu Dom Bosco. O Salesiano Co-operador tem, onde quer que esteja, a preocupação de educar e evan-gelizar explicitada no pensamento: “honestos cidadãos e bons cristãos”. Desenvolve sua atividade com sim-plicidade, otimismo, criatividade, vi-vência comunitária, espiritualidade eucarística e mariana.

Ele também está aberto a todas as formas de apostolado, mas cultiva como preferenciais: a catequese, a formação cristã, a animação de gru-pos, a assessoria aos movimentos juvenis e familiares, a colaboração em centros educativos e escolares, o serviço social entre os pobres, a comunicação social, o engajamento na pastoral vocacional, o trabalho missionário e dará uma especial atenção à participação nos conse-lhos tutelares, fóruns regionais e onde quer que se trate dos direitos da criança e do adolescente.

GBR: um jeito diferente de viver a Quaresma

Tempo NovoPastoral Você conhece

os Salesianos Cooperadores?

Família Salesiana

Os Grupos Bíblicos de Reflexão são uma ótima opção para quem deseja se preparar mais intensamente e em comunidade para a Páscoa do Senhor

Evangelizar: primeira e permanente missão da IgrejaParóquia prepara missionários para a etapa das visitações

As reflexões que os Grupos Bíblicos de Reflexão farão, ao longo da Quaresma e do Tempo Pascal, têm por objetivo fazer crescer em nós a certeza de que nossa vida faz sentido porque Jesus Cristo, nosso Senhor, morreu e ressuscitou. Ele está vivo! Com Ele, somos chamados a ressuscitar para uma vida nova.

Neste tempo litúrgico, os encontros dos grupos levam as pessoas a refletir sobre o valor fundamental do evangelho, que é “vida em pleni-tude”. Também é possível propor às pessoas um caminho quaresmal de conversão de suas atitudes, de adesão ao projeto de Deus, para a humanidade e para o universo, e de acordo com a sua vontade.

Todos os participantes de GBR são convidados a participar da Campanha da Fraternidade, através de uma reflexão profunda neste tempo quaresmal e ao longo do Livreto do Tempo Quaresma e da Páscoa que a Diocese disponibiliza.

As missões, como as de-mais atividades da Igreja, têm como principal objetivo levar Jesus Cristo a todas as pessoas, sem exceção. É uma experiência profunda e viva de Deus no coração das pessoas. E é um jeito novo de evangelizar. Missão é tempo de andar, de sair, de ser en-viado, de ajudar os outros a ver, de conhecer e de seguir Jesus Cristo, “Caminho, Ver-dade e Vida”.

O nosso Batismo nos põe em movimento. A nossa vida é para ser gasta em favor de nossos irmãos. Devemos as-sumir o mandato que Jesus nos deu: “Ide pelo mundo in-teiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” (Mc 16,15).

Em nossa Paróquia, há mais de um ano vem se de-senvolvendo um intenso

trabalho em preparação às missões, uma das principais fases do projeto diocesano do Triênio Missionário.

Neste ano, caminhamos para uma nova etapa: as vi-sitações. Nela, estão envol-vidas todas as pastorais, mo-vimentos e todo aquele que sentir no coração o desejo de anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo. Formaremos um grande mutirão missio-nário, para que Jesus Cristo seja mais conhecido, amado e seguido em toda a nossa

paróquia.Para que o objetivo das

missões seja atingido e para que visitemos o maior nú-mero possível de paroquia-nos, serão necessários 250 missionários das quatro co-munidades. A divisão ocorre da seguinte maneira: Matriz – 150; Nossa Senhora Apa-recida – 50; Nossa Senhora de Fátima – 25; Cristo Bom Pastor – 25 missionários.

Que Maria, a primeira dis-cípula missionária, nos ajude nesta missão!

Paróquia recebe Encontro de FormaçãoNo dia 12 de março, os Grupos Bíblicos das paróquias São Sebastião, São

Francisco de Assis e Santo Antônio se reunirão no Centro Educacional Dom Bosco para um encontro de formação. O evento inicia às 13h30 e será asses-sorado pelo Diácono Jesus. O tema será “A Missão do Animador”.

Segundo a coordenadora paroquial dos Grupos, 2011 é o ano das mis-sões. Por isso, “estar interligado com as paróquias e a diocese é importante para mostrar que não existem fronteiras para evangelizar e que devemos jun-tar forças e seguir a ordem de Jesus: ‘Ide, fazei discípulos! ’(Mt 28,19)”.

A missão é seguir os passos de Jesus Cristo, ao adotar seus valores e suas atitudes. “O grande desafio da missão evangelizadora, e de todos nós, é possibilitar aos homens e mulheres a viver a experiência de Deus. Missão é questão de amor. Nós que participamos de Grupos Bíblicos de Reflexão so-mos enviados a casas e ruas para evangelizar, criar novos grupos, para que todos experimentem esse Jesus que nos ama tanto”, explica a coordenadora.

Quer saber mais? Procure um animador na sua comuni-dade ou vá diretamente na secretaria paroquial. Não deixe de participar!

Lygia Mara Jaques

Missa abre atividades da Catequese na Matriz

Formação diocesana para a Pastoral do Dízimo

Teresinha Opelt e Marlene Hartkopf

Em janeiro, o carisma e a vocação evangelizadora da congregação estiveram em evidência na diocese com o Projeto Missionário Salesiano

Nota

s Cu

rtas

A Igreja Matriz Santo Antônio realizou uma Missa com bên-ção e envio das catequistas da Primeira Eucaristia, Perseve-rança e Crisma. A celebração que marca o início das ativida-des da Catequese aconteceu no dia 20 de fevereiro.

Presidida pelo pároco Pe. Severino Piccinini, SDB, a apre-sentação e o envio dos catequistas de Primeira Eucaristia e Perseverança foram realizados às 9h. Já o envio das cate-quistas da turma de Crisma ocorreu na Missa das 19h, presi-dida pelo vigário paroquial Pe. Andreas Tonon, SDB.

A Diocese de Joinville promoveu no dia 15 de fevereiro, na Catedral São Francisco Xavier, uma formação para as equipes que trabalham com a Pastoral do Dízimo. O evento contou com a assessoria do Pe. Cristovam Iubel, da Diocese de Guarapuava.

Mais de 2.500 participantes das Comarcas Sul e Norte de Joinville estiveram presentes na formação, entre eles, agentes da Pastoral do Dízimo, dos Grupos Bíblicos de Reflexão, cate-quistas, ministros da Comunhão, coordenadores dos Conselhos Pastorais e Finanças.

Via Sacra dos Grupos Bíblicos de ReflexãoHá nove anos, os Grupos Bíblicos de Reflexão da Matriz fa-

zem a via sacra no tempo de Quaresma. A comunidade é dividi-da em seis setores que se responsabilizam por cada sexta-feira. Os grupos seguem o livreto, disponibilizado pela diocese, para que todos possam viver mais intensamente momentos de refle-xão, recolhimento, jejum, conversão e penitência.

As reuniões para a via-sacra começam depois da Quarta--feira de Cinzas, toda sexta-feira, às 5h, até o dia 15 de abril. O primeiro encontro acontece dia 11 de março. “Acima de tudo, a quaresma deve nos ajudar a vermos a vida onde tudo já parece morto, a ter esperança, a alimentar a fé em um Deus capaz de fazer brotar a vida da própria morte”, conta a coordenadora pa-roquial dos GBR’s, Mari Braun.

Missionários da Matriz em formação, no mês de fevereiro

Animadores de GBR's em dia de formação na Paróquia

Page 4: Informativo março 2011

6 7Presença Salesiana | Dezembro/2010 Presença Salesiana | Dezembro/2010

Presença no mundo

Salesianos de todo o mundo são convidados a promover as vocações

Presença da salesianidade

Semana de Convivência Salesianidade Estréia 2011

O Instituto Joinvillense de Educação e Assistência realizou, de 7 a 11 de fevereiro, a Semana de Convivência com o retorno das atividades. Os alunos da obra social vi-venciaram momentos de oração e anima-ção realizados pelos educadores.

Na ocasião, o coordenador geral do Centro Educacional Dom Bosco, Ir. Aroldo, SDB, repassou os pontos mais importan-tes do regimento interno da instituição, se-guido da organização e divisão das turmas.

Neste semestre, os educadores recepcio-naram 160 novos educandos, além dos alu-nos que retornam às suas atividades. Reza-mos para que Dom Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora nos ilumine neste ano de 2011.

Foi uma surpresa para os educandos ver as novas instalações do CEDB. Todos aprovaram as melhorias fei-tas nas salas e nos labora-tórios. Alunos da instituição expressaram sua opinião sobre a reforma do centro educacional:

“Na minha o p i n i ã o , essa re-forma foi ótima para nós, edu-

c a n d o s . Com ela, me-

lho- rou os espaços, como o vestiário que facili-tou para os que moram lon-ge e precisam trocar de rou-pa. Nós, alunos do CEDB, ganhamos muito com a re-forma da instituição. Com a parceria do SESI, ainda ga-nhamos a oportunidade de aprender diferentes cursos.”

Adriano Borges, 17 anos, educando do Curso de Ser-viços Administrativos

“A refor-ma foi feita pensando realmente no bem e no con-

forto dos educandos .

Exemplo disto é a sala de dança que ficou melhor, com armários para guardar nossos pertences e também os vestiários que facilitaram a vida do aluno. Os laboratórios estão mais sofisticados e climatizados. Além disso, todos do CEDB se esforçaram para que tudo ficasse bem organizado para nossa chegada na ins-tituição. Agradeço a todos os educadores.”

Naiani Santos Telles, 17 anos, educanda do Curso de Serviços Administrativos

Notas Curtas

A Estreia do Reitor-mor para 2011 será um caloroso apelo para a Família Salesiana sentir a urgência e a necessidade de pro-por, aos jovens, a vocação sale-siana. “Eis o Cordeiro de Deus!... Que procurais?... Rabi, onde mo-ras?... Vinde e vede” (Jo 1,36-39) é o lema da mensagem do suces-sor de Dom Bosco.

Como já é tradição, na aber-tura da sessão plenária de verão do Conselho Geral dos salesia-nos de Dom Bosco, Pe. Pascu-al apresentou oficialmente o tema da Estreia. O Reitor-mor disse que “o tema da Estreia 2011 é um convite a ser para os jovens verdadeiros guias espirituais, como João Batista, que aponta Jesus aos seus discípulos dizendo "Eis o Cordeiro de Deus!’ (Jo 1,36)”.

Para o nono sucessor de Dom Bosco, a evan-gelização e as vocações são elementos insepará-veis. A capacidade de promover vocações, como destaca o próprio Reitor-mor, é “critério de auten-

A presença das máximas autoridades do país, à frente de milhares de jovens, sexta--feira, 18 de fevereiro, às 18h, hora local, o avião com relíquias de Dom Bosco, a bordo, chegou ao Timor-Leste. O início da peregrina-ção marca uma data importante para a Família Salesiana da região e representa um sinal de paz e esperança para toda a nação.

Depois de passar pelo Vietnã - enquanto no Japão outras preciosidades de Dom Bosco viajam guardadas em estátua de "vitroresina" - a urna de Dom Bosco retomou o seu caminho rumo à Ásia Oriental, a partir do Timor-Leste.

Antes de aterrissar em Dili, o avião que trazia a urna de Dom Bosco fez uma esca-la, não autorizada, em Kupang, Indonésia. Mas a vontade dos timorenses de ver Dom

No Timor-Leste, urna de Dom Bosco é sinal de paz e esperança

No dia em que celebramos a me-mória de São José, 19 de março, a Família Salesiana celebra o Dia do Salesiano Irmão. Na Presença Sale-siana de Joinville, o Ir. Aroldo Martins Filho é o grande homenageado, es-pecialmente no Centro Educacional Dom Bosco, onde ele é coordenador geral da Obra Social.

Ação apostólica dos salesianos irmãos

O salesiano irmão assume, em primeiro lugar, o papel de “educador” voltado, sobretudo, para a promoção integral da juventude e do povo que é tão carente materialmente e es-piritualmente. Ele assume funções diversas na área econômica, social e cultural, ao buscar uma melhor profissionalização. Assume ainda o compromisso na área catequética, litúrgica e missionária. Não realiza sua missão em nome próprio ou em bem próprio, mas sim em nome da Igreja e do compromisso com o mi-nistério pastoral, dando ao seu batis-mo uma expressão particular.

A ação apostólica do Salesiano Irmão é marcada pelo fato de que toda sua vida deve ser apostólica e, sobretudo, ligada ao “mundo do trabalho”, campo privilegiado da sua ação. O apostolado está fundamen-tado na consagração batismal e na confirmação. Sua realização práti-ca se dá por meio da consagração apostólica da profissão salesiana.

O Salesiano Irmão faz valer de sua missão através dos jovens pobres, dos ambientes carentes, do incentivo as vocações, dos povos não evan-gelizados e do mundo do trabalho. Logo, a missão apostólica do Irmão Coadjutor não está limitada a uma única função, mas solicita a um dina-mismo de tal forma que sua capaci-tação lhe dê meios de ir a qualquer lugar ou assumir qualquer função no melhor desempenho da missão.

Fonte: Salesianos do Brasil

Dia do Salesiano Irmão

Pe. Pascual apresentou oficialmente o tema da Estreia 2011 na sessão plenária de verão do Conselho Geral

Alunos falam sobre as melhorias no CEDB

Pais dos educandos participam de reunião

No dia 5 de fevereiro, os pais dos novos alunos do Centro Educacional Dom Bosco participaram de uma reunião para o início do ano letivo. O auditório da Obra Social ficou lotado de pais, que também conheceram as novas instalações e a fase final das reformas do bloco B.

Ir. Aroldo deu início ao encontro com um mo-mento da Palavra. Em seguida, ele colocou alguns tópicos importantes sobre o Regimento Interno da instituição. Ao final da reunião, os pais assinaram o termo de compromisso, através da efetivação das matrículas dos novos educandos do CEDB.

ticidade de uma boa evangelização”. O tema é um incentivo para não considerar

concluído os caminhos e os esforços gerados pela Estreia 2010 (“Senhor, queremos ver Jesus - À imitação de Padre Rua, como discípulos autên-ticos e apóstolos apaixonados, levemos o Evan-gelho aos jovens”).

No portal dos salesianos de Dom Bosco (www.sdb.org) está disponível uma breve apresentação do tema da próxima Estreia.

Bosco chegar, na própria terra, conduziu o Primeiro Ministro da República Democrática de Temor-Leste, senador Xanana Gusmão, a fazer uma intervenção direta. Com isso, no horário estimado, a Urna com as relíquias de Dom Bosco chegou a Dili, onde as máximas autoridades do país e, cerca de, 15 mil jovens a esperavam.

No dia seguinte, foi celebrada uma Missa especial para os estudantes, presidida pelo Visitador da Indonésia-Timor-Leste, Pe. João Paulino Gutierres. Dali partiu uma procissão até a Catedral da Imaculada Conceição, onde se fez uma histórica Concelebração Eucarísti-ca, celebrada por Dom de Silva e por outros 50 sacerdotes, com a presença de aproximada-mente 25 mil pessoas, em sua maioria jovens.

Educandos e educadores do CEDB homenagearam Ir. Aroldo em 2010

Page 5: Informativo março 2011

8 Presença Salesiana | Março/2011

Pe. Severino Peccinini é o novo pároco da Santo AntônioRumo aos 50 anos

Tomou posse, no dia 6 de fevereiro, o 11º pároco da Paróquia Santo Antô-nio, Pe. Severino Peccinini. O sacerdote passa a escrever a próxima etapa da história da igreja

A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Ivanor Macieski, que representava o Bispo Diocesano de Joinville, Dom Irineu Roque Scherer, e concelebrada pelos padres da presença salesiana da cidade.

Na celebração, Ir. Aroldo Martins Filho, SDB, apresentou o novo pároco ofi-cialmente à comunidade. Ao assumir o serviço de pároco, Pe. Severino fez solenemente uma nova Profissão de Fé.

Após a homilia, o novo pároco manifestou sua disposição em cooperar com a diocese, sempre em unidade, e cuidar da paróquia com zelo. Ele recebeu das lideranças diversos presentes que identificam a missão do pároco, como as chaves da igreja e do Sacrário e, ainda, uma camiseta da Articulação da Ju-ventude Salesiana (AJS), a qual representa o amor e a dedicação pelos jovens. Antes de encerrar a celebração, o sacerdote fez o Juramento de Fidelidade, cercado pelos irmãos da Comunidade Salesiana.

Antes de ser o pároco da Santo Antônio, o diretor da presença salesiana, em Joinville, e o diretor do Centro Educacional Dom Bosco (CEDB), Pe. Severino trabalhou, desde 1997, como pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, na Diocese de Ponta Grossa (PR). Seu lema sacerdotal é: “Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz!”.

Em mais uma etapa da história paroquial, o sacerdote também se torna diretor da presença salesiana de Joinville e diretor do CEDB

Padre Tercílio José Nardelli, SDBPároco - 1961 a 1962

Padre Lauro Venturi, SDBPároco - 1972

Padre Adriano Cemin, SDBPároco - 1980 a 1984

Padre Tercízio Paulo Odeli, SDBPároco - 1989 a 1996

Padre Renato dos Santos, SDBPároco - 2003 a 2008

Dom Antônio Possamai, SDBPároco - 1963 a 1972

Pe. Dante Domênico Cemin, SDBPároco - 1973 a 1979

Padre Tercílio José Nardelli, SDBPároco - 1985 a 1988

Pe. Isidoro paula da Silva, SDBPároco - 1997 a 2002

Pe. Gilson Marcos da Silva, SDBPároco - 2009 a 2010