informativo - março 2013

56
01 1 Março de 2013 Nossa Voz Informativo Ano 8 – Número 56 – Março de 2013 Distribuição Gratuita em revista Compartilhamos as realizações alcançadas com o apoio de quem abraça nossa causa. Edição Anual

Upload: instituto-meninos-de-sao-judas-tadeu

Post on 19-Feb-2016

256 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Instituto Meninos de São Judas Tadeu / Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus / Ano 8 - Número 56 - Março de 2013

TRANSCRIPT

  • 011Maro de 2013

    Nossa VozI n f o r m a t i v o

    Nossa VozNossa VozAno 8 Nmero 56 Maro de 2013

    Dist

    ribui

    o G

    ratu

    ita

    em revistaCompartilhamos as realizaes alcanadas com o apoio de quemabraa nossa causa.

    Edio Anual

  • 012 Maro de 201322 Maro de 2013

    pessoas do bem

    caminham conosco.

    Nossa misso s possvel se tivermos

    Junte-se a ns e contribua para a melhoria da realidade social de crianas, adolescentes e jovens.

    Preencha a ficha cadastral,que se encontra na pgina 52,e encaminhe para ns.

    que

    22 Maro de 2013

    (11) 5586-8666

  • Nossa Mensagem

    pessoas do bem

    caminham conosco.

    Ao escrever este editorial, que abre mais uma edio anual do Informativo Nossa Voz em revista; mergulhado no silncio que a ocasio requer devido ao gesto humilde da renncia de Bento XVI, agora na expectativa da escolha do novo sumo pontfice, e olhando para tantos feitos do IMSJT (Instituto Meninos de So Judas Tadeu) no ano de 2012, notrio concluir: tudo aqui resultado da confiana e da fora de cada um de vocs! Nossa comemorao encontra beleza e sentido ao celebrar as maravilhas realizadas por meio da caridade, a qual brota do mistrio pascal e de amor de Cristo, que doa sua vida para gerar vida plena. Assim voc, benfeitor, que, ao partilhar o que o amor sugere, gera mais vida ao prximo e assume a causa pela qual Jesus veio a este mundo: para que todos tenham vida (Jo 10,10).

    Precisamos ser testemunhas credveis e alegres do Senhor ressuscitado. Nessa inteno, a f o vrtice e a sntese da vida crist. A Sagrada Escritura assim a define: a f o fundamen-to da esperana, uma certeza a respeito do que no se v (Hb 11,1). como uma semente que precisa ser cultivada para que brote e produza bons frutos, porque a f, se no tiver obras, est completamente morta (Tg 2,17). Da a importncia do Ano da F conclamado pela Igreja. Ele deve ser celebrado de forma digna e fecunda por todos os fiis, pois nos leva, sobretudo, a redescobrir a beleza e a exigncia de uma f viva e compromissada.

    Esse compromisso tambm se espera dos jovens, dos quais aguardado o envolvimento na Jor-nada Mundial da Juventude, seja acompanhando de casa ou peregrinando at o Rio de Janeiro (RJ). momento de todos eles abrirem o corao para escutar o que Cristo deseja de cada um. Igualmente a Igreja quer ouvir os desejos dos jovens com seus carismas e seus dons. Ser um grande encontro de f, esperana e unidade. Sinergia, portanto, peculiar na construo do Reino de Amor. Digo como meu confrade pe. Zezinho,scj: eu creio na fora do jovem que segue o caminho de Cristo Jesus.

    Este ms de maro especial ao IMSJT (Instituto Meninos de So Judas Tadeu) por ter a fes-ta de seu patrono So Jos (19 de maro), que foi escolhido como patrono de nossa obra por causa de sua relevncia na vida de Jesus e na histria da salvao. Deus props a Jos a mais importante misso que j foi confiada a um homem: ser esposo da Virgem Maria e pai adotivo do Messias. Por isso o fato de o IMSJT estar sob seu patrocnio nos d a certeza de que temos um poderoso intercessor junto de Deus. Alm disso, So Jos para todos ns exemplo de f, de esperana e de confiana em Deus. Os evangelhos falam pouco sobre ele, no entanto, dizem tudo o que importante saber: Jos, seu esposo, era homem de bem (Mt 1,19) ou um homem justo. A ele pedimos neste ms: glorioso So Jos, rogai por ns!

    Para a Congregao dos Padres do Sagrado Corao de Jesus, 14 de maro tambm uma data importante, pois quando lembramos o aniversrio de nascimento de pe. Leon Dehon, nosso fundador. Ns, dehonianos, escolhemos este para ser o Dia Mundial de Orao pelas Vocaes Dehonianas, portanto, peo-lhe que se una a ns, rezando tambm nessa inteno.

    Dessa forma, est em suas mos nossa edio anual do Informativo Nos-sa Voz em revista. Espero que desfrute conosco de cada pgina, pois voc faz parte de nossa misso. Que Deus nos conceda a graa de caminhar com alegria na mesma caridade que levou Jesus a se entregar morte seu amor por ns. Feliz Pscoa, querido benfeitor!

    Padre Lorival Joo Back,scjDiretor do IMSJT

    Carssimo benfeitor,

  • Todos os direitos reservados. Permitida a reproduo desde

    que mencionado a fonte. As matrias assinadas so de

    responsabilidade de seus autores.

    Congregao dos Padres do Sagrado Corao de Jesus

    EXPEDIENTE

    A revista uma publicao anual do IMSJT.

    DiretorPe. Lorival Joo Back,scjJornalistas ResponsveisElisngela Borges MTb 51.973Bruno Loureno MTb 62.799Designer gr coRejane SouzaImpressoProl Editora Gr ca Ltda.

    Tiragem28.000Fale conosco:Envie sugestes, opinies, dicas para: [email protected] doaes: Bradesco - ag. 2818-5 | c/c 11.000-0Ita - ag. 0150 | c/c 73.410-1Instituto Meninos de So Judas TadeuAssociao Dehoniana Brasil MeridionalAv. Itacira, 2801 CEP.: 04061-003 Planalto Paulista So Paulo (SP)(11) 5586-8666Convnios:

    MISSAS E ATENDIMENTO RELIGIOSOMissas: Segunda a sexta-feira, s 10h Sbado, s 10h e 17h Domingo, s 10h, 12h e 17h30 Dia 21 missa em memria de pe. Gregrio, s 10h Dia 28 missa em honra a So Judas Tadeu,

    s 10h, 14h30, 17h e 20hAdorao: Quarta-feira, s 19h e missa s 20h Sexta-feira e sbado, das 9h s 10hBnos e con sses: Diariamente, das 10h s 18hBatizados e Casamentos: Informaes na recepo do IMSJT ou pelo

    telefone (11) 5586-8666.

    S U M R I O

    10Nosso

    Voluntrio

    4Nossa Histria

    6Nossa

    Espiritualidade

    8Nossa Gente

  • S U M R I O

    20Nossas Notcias

    12Nosso

    Convidado

    11Nossos

    Benfeitores

    10Nosso

    Voluntrio

    14Nossa Estrutura

    48Nossa Dica

  • 014 Maro de 2013

    Padre Gregrio Westrupp,scj(1909 - 1983)

    30 anos de falecimento

    014 Maro de 2013

    Nossa Historia

  • 015Maro de 2013

    Padre Gregrio Westrupp,scj(1909 - 1983)

    30 anos de falecimento

    Aps 33 anos frente do

    IMSJT (Instituto Menino

    s de So Judas Tadeu), pad

    re Gregrio

    faleceu aos 21 dias do m

    s de janeiro de 1983. Estav

    a com 74 anos de idade. In

    cansavel-

    mente, grande parte de su

    a vida foi dedicada ao pov

    o e s crianas atendidas

    pela ins-

    tituio. Com tristeza e pe

    sar, uma multido acomp

    anhou seu funeral. Aquel

    es que o

    conheceram sentiram a d

    or de v-lo partir, mas o q

    ue no sabamos talvez

    nem mesmo

    padre Gregrio que a

    s sementes que ele planta

    ra se fruti cariam em mu

    itas obras

    ao longo dos anos seguin

    tes, atendendo milhares d

    e crianas, adolescentes e

    jovens.

    Em ns, cam a saudade

    e sempre a certeza de que

    no cu ele continua a int

    erce-

    der ao Deus Bom por n

    ossa vida e nossa misso.

    Em ns, cam a saudade

    e sempre a certeza de que

    no cu ele continua a int

    erce-

    Um

    a histria d

    e amor e d

    oao

    Terzia DiasPadre Lorival Joo Back, scj

    Terzia D

    iasP

    adre L

    orival Joo Back

    , scj

    Acolher, amparar e educar crianas, adolescentes e jovens em situao de risco e de vulnerabilidade pessoal e social, a fim de que alcancem o pleno exerccio de sua cidadania e despertem-se para a

    responsabilidade social e a solidariedade humana.

    Padre Lorival Joo Back, scj dehoniano da Congregao dos Padres do Sagrado

    Corao de Jesus, gacho de Crissiumal e dcimo filho de Albrecht e Casilda Back. especialista em Psicopedagogia e sempre atuou em comunidades de vulnerao social. Dedicou os primeiros anos de seu sacerdcio na regio missionria Alto Alegre do Pindar (MA). Depois, trabalhou na Parquia So Jos de Americanpolis, em So Paulo (SP), onde foi proco por seis anos, e na coordenao das pastorais sociais da Diocese de Santo Amaro (SP). Desde 2005 diretor do Instituto Meninos de So Judas Tadeu. Neste livro, ele quis registrar com transparncia os fatos histricos e a bela experincia do amor de Deus testemunhada na vida de tantas pessoas generosas.

    Terzia Dias, nascida em Belo Horizonte (MG) em 1951, jornalista, a primeira dos seis filhos de Dimas e Clia da Silva Dias e me de dois filhos. Trabalha h

    muitos anos na imprensa catlica, tendo atuado na revista Famlia Crist, na revista IRaoPovo e, mais recentemente, como redatora do departamento de comunicao do Instituto Meninos de So Judas Tadeu. Ao escrever esse livro em parceria com o pe. Joo Back, ela pretendeu, sobretudo, mostrar como a bondade e a unio das pessoas podem construir uma sociedade mais justa, humana e solidria.

    Esta histria de vrias dcadas, regada por

    tantas lgrimas doloridas e iluminada por muitos sorrisos vitoriosos, fala

    por si mesma. Contudo, os autores, pe. Lorival Joo

    Back e Terzia Dias, deram palavras e nomes s pessoas e aos fatos, aos sentimentos e aos atos. E aqui est, como resultado, um lindo livro!

    Padre Mariano Weizenmann,scj

    O Instituto Meninos de So Judas Tadeu um osis singular, entre outros, que

    restaura a vida das crianas, adolescentes e jovens

    na cidade de So Paulo. Ele nasceu e vive como

    fruto da vida e da ao da Congregao dos Padres do Sagrado Corao de Jesus Dehonianos, que faz pelas

    crianas, adolescentes e jovens o que lhes negado

    pela sociedade e pelo Estado.

    Dom Tom Ferreira da Silva

    Nossa misso

    Amor restaurador Do lado aberto de Cristo na cruz, nasce o homem de corao novo(Padre Dehon fundador da Congregao dos Padres do Sagrado Corao de Jesus).

    Nossa mstica

    AmorGratuidade

    Solidariedade Fraternidade

    IntegridadeBondadeAcolhida

    ResponsabilidadeSinceridade

    GenerosidadeCidadania

    Nossos valores

    Capa-A_Historia_do_IMSJT-04.indd 1 15/02/2012 13:34:24

    Conhea mais lendo o

    livro:

    Uma histria de amo

    r e doao

    TEMPOS DE CONSOLIDA

    O

    (PARTE 6)

  • Nossa Espiritualidade

    de Aquino encontraram palavras complica-das para dizer a mesma verdade: entre as pessoas da Trindade existe uma pericrese. Traduzindo: uma ciranda de amor.

    por essa e outras que a f crist essencialmente solidria. Privatizar a f provoca uma asfixia na alma e mata o verdadeiro esprito religioso. O IMSJT (Instituto Meninos de So Judas Tadeu) tem se especializado em oferecer aos benfeito-res a oportunidade de exercitarem essa di-menso essencial da f. Quando voc parti-cipa desta comunidade solidria certo que o mais beneficiado no aquele que recebe sua caridade. Como j se disse, existe mais alegria em dar do que em receber.

    Infelizmente nem sempre fcil praticar uma solidariedade saudvel e segura. Voc para em um semforo e constrangido a dar uma moeda. Mendigos profissionais j foram flagrados em nossas ruas. Ao lado existem os verdadeiros carentes. Como dis-tinguir? preciso todo um trabalho profis-sional com a ajuda de assistentes sociais e outros profissionais para dar credibilidade. este um dos servios que desde o tempo do pe. Gregrio atrai os coraes solidrios para o IMSJT. Quando voc faz sua doao, no apenas um gesto social, humanitrio. um ato de f. uma forma de requalifica-o de sua vivncia religiosa.

    A partir da fica mais coerente rezar o pai--nosso. Percebeu? O Pai nosso! Em Jesus somos irmos. A orao que ele nos ensinou rezada no plural. prece de solidariedade. Mas se o Pai nosso e est no cu, o po tambm nosso e temos que conquistar cada dia com o suor de nosso rosto. Mas o

    Para algumas pessoas a religio uma op-o absolutamente pessoal e vivida na mais total intimidade. Muitos resumem sua f na relao Eu-Deus. Muitas canes insistem neste intimismo saturando de expresses como meu Deus, Deus bom pra mim, oh, meu Jesus. Esta apenas uma parte da autntica experincia religiosa. Alis, bom que se diga logo que a palavra religio tem uma de suas origens etimolgicas ligadas expresso latina re-ligare, ou seja, estabele-cer relao, comunho, solidariedade.

    O Deus da f judaica bem diferente da-queles deuses gregos que costumavam se isolar no alto do Olimpo. A cultura religiosa pag da antiga Roma colecionava deuses vaidosos, egocntricos e com algo de per-verso. No fundo eram projees das mis-rias humanas. Era o ser humano criando deus sua imagem e semelhana. A Reve-lao que encontramos na Bblia subverte essa ordem. Deus que imprime em ns a sua marca registrada: Faamos o ser hu-mano nossa imagem e semelhana. isso mesmo que encontramos nas primei-ras pginas da Bblia: Faamos.

    J ali temos uma insinuao daquilo que ficaria explcito no cristianismo e que professamos cada vez que fazemos o sinal da cruz. Deus Pai, Filho, Esprito Santo. Deus uma unidade plural. No solido. relao. Em sua mais profunda intimida-de, Deus solidariedade. O apstolo Joo disse isso em sua carta de modo to breve quanto completo: Deus amor. O filso-fo e telogo Santo Agostinho explicitaria isso dizendo que o Pai o amante, o Filho o amado e o Esprito o amor do Pai e do Filho. Telogos do calibre de Santo Toms

    01

    o amado e o Esprito o amor do Pai e do o amado e o Esprito o amor do Pai e do Filho. Telogos do calibre de Santo Toms Filho. Telogos do calibre de Santo Toms

    6 Maro de 2013

    F e solidariedade

  • po no meu. Tudo o que temos recebemos de Deus para administrar por um tempo. Um dia voltaremos para o Pai sem nenhum de nossos bens materiais. Levaremos apenas os tesouros que conseguimos depositar em nossa conta ce-leste por meio do bem que fizemos aos irmos. uma atitude inteligente de quem partilha seus bens aqui na terra, juntando tesouros no cu. O egosmo, convenhamos, uma atitude bem pouco inteligente, pois, se no bom ser pobre nesta terra, trgico ser pobre no cu.

    Joo Carlos Almeida (Pe. Joozinho,scj) religioso da Congregao dos Padres do Sagra-do Corao de Jesus, escritor, cantor e professor. doutor em Teologia, Educao e Espiritualidade.

    Pense nisso cada vez que vier ao IMSJT e viva a mstica da solidariedade. Quem d aos pobres empresta a Deus.

    017Maro de 2013

    F e solidariedade

  • Nossa Gente

    Apresentamos os trs fratres que residem temporariamente na comunidade religiosa do IMSJT e que ajudam na administrao da obra, no atendimento aos acolhidos, benfeitores, voluntrios e funcionrios, e na coordenao de algumas atividades. Frater uma palavra latina que significa irmo. Aquele que ingressa na Congregao dos Padres do Sagrado Corao de Jesus, antes de ordenar-se padre, passa por um longo caminho de preparao, a saber: Propedutico, Filosofia, Postulantado, Noviciado, Tirocnio, Teologia. Dessa forma, os futuros sacerdotes dehonianos recebem o nome de frater aps fazer a etapa do Novicia-do, professando os votos de pobreza, castidade e obedincia; e assim so chamados at ordenarem-se diconos. Todo frater, neste perodo de Tirocnio, encaminhado para uma comunidade religiosa, onde faz a sua experincia pastoral e congregacional.

    Chegou ao IMSJT no incio de 2012 e hoje responsvel pelo acompanhamento das ativida-des do NSE (Ncleo Socioeducativo Padre Gregrio Westrupp), do Recanto So Judas Tadeu e da Creche Padre Dehon/Ncleo Marisa. Antes de vir para a instituio, fr. Crispim tinha conhe-cimento da obra por meio do Informativo Nossa Voz, do site e de outros confrades que con-tavam com carinho da obra. Hoje, fazendo parte desta histria, a paixo, o carinho e a admi-rao pelo IMSJT s aumenta e faz-me, cada dia, trabalhar mais ainda, ao lado dos religiosos, dos funcionrios, dos voluntrios e benfeitores, em prol do crescimento da instituio, que se d, sobretudo, pela qualidade do trabalho realizado e oferecido ao povo que nos procura com bastante frequncia, explica. Para fr. Crispim, a misso do IMSJT reflete o que outrora foi idea-lizado pelo fundador da Congregao, pe. Dehon: combater as injustias sociais, propiciando queles que necessitam um desenvolvimento integral de sua dimenso humano-social-cristo. Nossa plena realizao (felicidade) nesta terra s acontecer por meio de nossas obras, de nossos gestos, isto , de nossas atitudes, fruto daquilo que alimentamos em nosso corao. A dedicao, a doao e a colaborao de inmeros benfeitores e voluntrios nesta obra algo para tomarmos como exemplo para nossas vidas. Mais admirvel ainda saber que muitas pessoas so impulsionadas para alm do pensamento cristo da caridade, finaliza.

    Frater Crispim Teixeira Nascimento,scj, natural de Santa Ins (MA), o quarto filho de uma famlia de sete irmos. Frequenta a Igreja Catlica desde menino e sempre foi envolvido nas pastorais e nos movimentos. Minha fam-lia no de tradio catlica, porm, lembro que eles sempre pediam para irmos missa na comunidade So Francisco de Assis, igreja mais prxima de casa, recorda. Contudo, o comprometimento na comunidade crist pos-sibilitou seu crescimento espiritual e seu ama-durecimento na deciso de entrar para o semi-nrio, em 2006.

    Nossos irmos de caminhada

    01

    dedicao, a doao e a colaborao de inmeros benfeitores e voluntrios nesta obra algo dedicao, a doao e a colaborao de inmeros benfeitores e voluntrios nesta obra algo para tomarmos como exemplo para nossas vidas. Mais admirvel ainda saber que muitas pessoas so impulsionadas para alm do pensamento cristo da caridade, finaliza.pessoas so impulsionadas para alm do pensamento cristo da caridade, finaliza.pessoas so impulsionadas para alm do pensamento cristo da caridade, finaliza.pessoas so impulsionadas para alm do pensamento cristo da caridade, finaliza.

    8 Maro de 2013

  • Desde 2011, fr. Cleiton est no IMSJT. Ele um caso especial, porque o tempo de Tirocnio compreende apenas dois anos, todavia, ao final do segundo ano os superiores da Congregao o solicitaram continuar por mais um ano, at o final de 2013. Fazer o Tirocnio aqui gratificante. Sinto uma alegria muito grande quando tenho a oportunidade de ver crianas que ao passar por esta obra saem reestruturadas para viver numa sociedade cheia de desafios. Maior beleza ainda ouvir de um adolescente que passou por esta casa dizer: eu fui muito feliz e bem acolhido nesta obra. Padre Dehon dizia: Um homem que pretende mudar a sociedade no pode ter ideias tmi-das. Esta frase resume nossa misso: servir sempre os que mais precisam, sem ter medo, narra.

    Veio para o IMSJT no incio de 2013. Sua primeira misso viver a vida fraterna em comuni-dade com os religiosos que residem na instituio e auxiliar nos atendimentos, porm, de forma mais direta, acompanhando a Creche Padre Gregrio Westrupp, a equipe de liturgia da Capela So Jos e a recepo. recompensador enxergar o amor restaurador de Cristo que se mani-festa nas pessoas que recorrem a esta instituio procurando de certa forma aliviar os fardos e sofrimentos do dia a dia, elucida. Frater Thiago analisa como belo o comprometimento dos ben-feitores e voluntrios, que se dispem de recursos financeiros e humanos para poder restaurar a sociedade e propiciar aos mais desfavorecidos uma oportunidade. A estas pessoas nosso muito obrigado, pois s podemos realizar tantos atendimentos porque contamos com a colaborao deles. Que Deus lhes pague!, conclui.

    Frater Thiago Caveriani,scj de So Pau-lo (SP). Com nove anos de idade comeou a participar dos movimentos e pastorais da Parquia Nossa Senhora de Ftima, no bairro Artur Alvim, Zona Leste da capital. Em 2007, aps perodo de discernimento vocacional, ingressou no Seminrio Propedutico da Congregao, na cidade de Terra Boa (PR).

    Frater Cleiton Guimares dos Santos,scj nasceu e foi criado no bairro de Americanpo-lis, na capital paulista. Aos 14 anos j pensava em ser padre, mas por falta de conhecimento e de algum que o acompanhasse, o desejo fi-cou adormecido. Depois dos 18 anos, quando comeou a participar ativamente na Parquia So Jos e foi indagado pelo proco que na poca era o pe. Joo Back,scj, atual diretor do IMSJT sobre doar toda sua vida sendo pa-dre, o questionamento voltou tona e a deci-so o levou para o seminrio no ano de 2005.

    01

    sociedade e propiciar aos mais desfavorecidos uma oportunidade. A estas pessoas nosso muito sociedade e propiciar aos mais desfavorecidos uma oportunidade. A estas pessoas nosso muito obrigado, pois s podemos realizar tantos atendimentos porque contamos com a colaborao obrigado, pois s podemos realizar tantos atendimentos porque contamos com a colaborao

    9Maro de 2013

  • Nosso Voluntario

    H dois mares na terra de Israel. Um de-les tem guas frescas e nele h peixes em profuso. rvores verdejantes espalham so-bre ele seus ramos e estendem suas razes sedentas para que elas possam beber as guas saudveis desse mar. Em suas praias as crianas brincam. O rio Jordo enche esse mar com gua cristalina das colinas. Os homens constroem seus lares prximo dele e os passarinhos, seus ninhos; e tudo aquilo que vida se alegra por ele estar ali.

    Saindo desse mar, o rio Jordo corre para o sul e desemboca em outro mar. Mas l no h o chapinhar de peixes nem o tremular de folhas, nem o cantar de pssaros, nem o riso de crian-as. O ar paira pesado sobre suas guas; nem homens, nem animais, nem aves delas bebem.

    O que faz que haja uma diferena to gran-de entre os dois mares? Certamente no o rio Jordo, pois ele descarrega em ambos a mesma gua boa e pura; no o solo onde eles esto; tampouco a regio a seu redor.

    Eis a diferena: o mar da Galileia recebe o Jordo, mas no o retm. Para cada gota que entra, h outra que sai. O receber e o dar esto perfeitamente equilibrados.

    O outro mar mais avarento, acumulando sua renda com ganncia. Ele no se deixa tentar por nenhum impulso generoso. Cada gota que recebe ele guarda.

    O mar da Galileia d e vive. O outro mar no d nada. Ele se chama mar Morto.

    Para o IMSJT, os voluntrios so como o mar da Galileia: desenvolvem um traba-

    lho de amor e solidariedade que so fon-te de inspirao para toda a humanidade.

    Em nome de todos os atendidos, expri-mimos nossa gratido a cada voluntrio que semeia o bem em nossa obra. Sin-tam-se enlaados em nossos braos!

    uma pessoa disposta a ajudar seu semelhante!

    Voluntrio:

    0110 Maro de 2013

  • Nossos Benfeitores FamliaIMSJT!

    Heloisa e Carlos Onishi, ca-sados h 36 anos, rezam o tero juntos todos os dias na Capela So Jos do IMSJT. A benfeitora Eliani Back

    Schumacher, de Iju (RS), e seu filho Rafael Back Schumacher. A benfeitora parabeniza o filho pelo aniversrio natalcio (05/04).

    Francisca G. Ortiz, benfeitora que frequen-temente participa das missas na Capela So Jos do IMSJT.

    Os benfeitores Dulce e Orlando Rodrigues, de So Paulo (SP), de-sejam felicidades filha Aimee Bayeux Rodri-gues pelo aniversrio natalcio (06/03).

    Zuleica Rota B. da Luz em visita ao Mausolu de Padre Gregrio Westrupp, na Capela So Jos do IMSJT.

    O benfeitor Adalberto Belluomini e sua esposa rika, de Florianpolis (SC).

    Benfeitor, participe desta seo enviando cartas e e-mails. Teremos o maior prazer em publicar sua mensagem e sua foto. Informativo Nossa Voz Departamento de Comunicao. Avenida Itacira, 2801 Planalto Paulista 04061-003 So Paulo (SP) ou [email protected]

    As publicaes sero feitas por ordem de chegada. Aguardamos sua participao!

    0111Maro de 2013

  • Nosso Convidado

    Como e quando o senhor chegou ao Orfanato So Judas Tadeu?

    Minha me trabalhava como empregada domstica e a patroa no admitia que ela nos levasse para o em-prego. Assim, ela me colocou no Orfanato So Judas Tadeu, que recebia meninos pobres, rfos de pai, de me ou de ambos, razo do seu nome. Fui aluno inter-no, sob a direo do pe. Gregrio Westrupp, no pero-do de 1953 a 1957. Da fui para o Seminrio de Corup, onde estudei no perodo de 1958 a 1962.

    Como era sua rotina?ramos uns 50 internos. Recebamos visitas uma

    vez por ms, sempre aos domingos, e no saamos de frias. Tudo no orfanato era bem organizado, sendo os trabalhos distribudos entre os alunos. Tnhamos ho-ras certas para ir para a cama, levantar, rezar, estudar, trabalhar, comer e brincar. Tambm fazamos passeios externos. Lembro-me do passeio ao Parque Zoolgico e ao circo, acho que era do Arrelia e Pimentinha.

    Daquela poca, quais recordaes mais o marcaram?

    Foi na instituio que fiz o curso primrio, admisso ao ginsio e aprendi datilografia com o professor Humberto Narbot, que era um voluntrio. Trabalhei com o pe. Herm-nio na tipografia e depois diretamente com o pe. Gregrio na portaria do Orfanato, agendando e recepcionando as visitas, e fui coroinha nas missas. A fbrica de velas, a sapa-taria, a tipografia e a datilografia, que ficavam dentro do Or-fanato, eram uma oportunidade nica que os alunos tinham de aprender algum ofcio. O pe. Hermnio era o responsvel pela banda de msica e pelo coral dos alunos. Lembro tam-bm do Teixeira, aluno interno mais velho de todos, que era o vigilante encarregado pelo pe. Gregrio de cuidar da disciplina, nas horas de recreio, de festas e de noite, nos

    dormitrios. Fazamos apresentaes nas datas festivas para os benfeitores e participvamos nas missas dominicais da Igreja Matriz de So Judas Tadeu (Igreja antiga) cantan-do os hinos sacros. Chegamos a fazer a gravao de um disco de 78 rpm na RCA Victor em Niteri, no Rio de Janeiro (RJ), com o nome artstico de Canarinhos de So Judas Tadeu, dado pelo pe. Gregrio e com o cantor Wilson Ro-berto, se no me engano. Lembro da dona Rosa, que cui-dava da cozinha e da rouparia e de outro senhor, acho que ele se chamava Irineu, que o pe. Gregrio dizia ser o fac totum, pois ele consertava tudo no Orfanato (parte eltrica, hidrulica, servios de pedreiro etc.). Lembro, tambm, das freiras que ajudavam o pe. Gregrio, mas, infelizmente, no sei precisar o nome delas e nem a Congregao. De tudo e de todos s tenho boas recordaes.

    Uma das maiores festas que aconteciam na casa era a de Natal...

    Lembro-me bem da festa de Natal! Era feita sempre por uma famlia de benfeitores, que o pe. Gregrio chamava carinhosamente de Famlia Cu. Infelizmente, no sei o nome dessa famlia. Mas todos os alunos adoravam essa festa e esperavam ansiosamente sua realizao, era a nos-sa preferida. Se algum representante dessa famlia ainda existir, gostaria que soubesse do carinho que o pe. Greg-rio e os seus alunos tinham por ela. Em nome de todos os ex-alunos dessa poca, muito obrigado!

    Como decidiu fazer uma experincia para ser padre?

    Por trabalhar com o pe. Gregrio e ser seu coroinha, fui atrado para o sacerdcio e resolvi ser padre. Pedi ao pe. Gregrio para me mandar para o seminrio. Dei-xei o seminrio a pedido de minha me, que sofrera um acidente no trabalho e no tinha quem cuidasse dela, pois, naquela poca, ela morava sozinha.

    Uma histria de Arnaldo Barbosa Moreira, natural de Salvador (BA),

    chegou ao ento Orfanato So Judas Tadeu em 1953, com seis anos de idade. Ele o protagonista de uma bonita histria: um ex-interno do IMSJT que se formou em Direito pela USP (Universidade de So Paulo) e se tornou Juiz Fe-deral do Trabalho. Casou-se, em 1970, com Benedita, com quem teve duas filhas, Thais e Camila. Hoje, aposenta-do da atividade jurisdicional, exerce a profisso com uma das filhas que tambm advogada, alm de ser benfeitor, nosso voluntrio prestando assistncia jurdica. Como av de trs netos, ele tem verdadeiras histrias para con-tar de sua vida, das quais, nessa entrevista, ele recorda com carinho os anos em que esteve na instituio.

    01

    bm do Teixeira, aluno interno mais velho de todos, que era o vigilante encarregado pelo pe. Gregrio de cuidar da disciplina, nas horas de recreio, de festas e de noite, nos disciplina, nas horas de recreio, de festas e de noite, nos o vigilante encarregado pelo pe. Gregrio de cuidar da disciplina, nas horas de recreio, de festas e de noite, nos disciplina, nas horas de recreio, de festas e de noite, nos

    12 Maro de 2013

  • 0113Maro de 2013

    Como define a presena da instituio na vida do senhor?

    Quando me perguntam o que ela e os padres deho-nianos significaram para mim eu respondo com sinceri-dade e emoo: Deus operou um milagre na minha vida quando o pe. Gregrio me aceitou no Orfanato e poste-riormente me encaminhou para o Seminrio de Corup. No sei o que teria sido da minha vida sem a educa-o e a formao que recebi nessas instituies dehonianas. Graas a elas me formei em Direito na USP (Largo So Franciso), fui advogado de empresa multinacional e Juiz Federal do Trabalho. Atualmente, voltei a advogar, juntamente com uma de minhas filhas, e, sempre que so-licitado, presto assistncia jurdica instituio, voluntariamente, alm de contribuir mensal e extraordinaria-mente para as obras do IMSJT.

    O senhor teve um irmo que infelizmente no entrou no Orfanato e veio a falecer ainda jovem...

    Minha me no conseguiu colocar meu irmo Aurelino, o Lelinho, no Orfanato em razo de sua idade, superior ao limite de 6/7 anos. O resul-tado dessa diviso foi que eu recebi a graa divina de ir para o Orfanato, enquanto que o Lelinho foi criado praticamente na rua, tendo concludo apenas o curso primrio. Ele no obteve sucesso em sua vida e morreu ainda jovem, vtima de um atropelamento. Seguramen-te, se o meu irmo tivesse entrado no Orfanato junto comigo, ele estaria vivo at hoje, com sucesso em sua vida, em razo do quanto aprendi no IMSJT.

    Sendo um ex-atendido pela instituio, de que maneira destaca a importncia da colaborao dos benfeitores?

    Quando eu entrei e no tempo em que eu perma-neci na instituio, ela dependia exclusivamente dos benfeitores. Tudo era pouco, mas o pe. Gregrio no desanimava e, em sua luta, foi conseguindo mais

    benfeitores, muitos deles (ou suas famlias) so fiis at hoje. Graas aos benfeitores a obra floresceu e deu preciosos frutos, tais como as creches, o abrigo

    etc., deixando de ser apenas um orfanato. Hoje o IMSJT recebe algum auxlio do poder

    pblico, mas a parcela maior de ajuda vem dos benfeitores, que se tornaram

    a mola-mestra do sucesso da obra.

    Acompanhando o IMSJT por tantas dcadas, como v a obra hoje?

    O atual diretor do IMSJT, pe. Lorival Joo Back, faz um bri-lhante trabalho, no posso deixar

    de louvar. Os frutos esto bem diante dos nossos olhos, mormen-

    te com a adequao do IMSJT ao ECA (Estatuto da Criana e do Adoles-

    cente). No DVD institucional que passa na recepo do IMSJT, os visitantes e os benfei-

    tores tomam conhecimento de tudo o que j foi feito. Parabns, pe. Joo Back!

    Quais palavras o senhor destina aos atendidos do IMSJT?

    Deixo a seguinte mensagem: assim como vocs, eu tambm fui aluno, na qualidade de interno. ra-mos muito pobres. Mas eu venci na vida e devo par-te desse xito a tudo que me foi ensinado no IMSJT. Confiem em seus mestres, dediquem-se com afinco aos estudos, aprendam tudo o que lhes for ensinado, no se desviem da formao crist que lhes for dada e sejam sempre gratos aos que os ajudarem, disso tudo depender o sucesso de suas vidas. Eu e tantos outros ex-alunos do IMSJT somos exemplos do bem que essa instituio representa para os jovens e para a sociedade.

    Eu venci na vida e devo parte desse xito a

    tudo que me foi ensinado no

    IMSJT.

    sucesso

  • 0114 Maro de 20131414 Maro de 2013

    Nossa

  • Maro de 2013Maro de 2013

    Retrospectiva2012

    Estruturaespecial

  • Nossa Estrutura

    Departamento administrativoForam retiradas as divisrias que existiam no local, criando um amplo espao de

    trabalho. As reas de Recursos Humanos e Voluntariado ganharam novas salas. O De-partamento de Comunicao integrou-se no mesmo espao que a Secretaria e o De-partamento Financeiro.

    Conhea as ltimas construes, reformas e adaptaes que

    fizemos para melhorar, cada vez mais, nossa obra.

    RecepoTotalmente ampliada e reestruturada,

    a nova recepo foi inaugurada no ms de maro, com a finalidade de atender e acolher da melhor forma todos os benfei-tores que frequentam a Capela So Jos e constantemente nos visitam.

    0116 Maro de 2013

  • Secretaria do NSETransferiu-se para um local espaoso

    com o objetivo de melhor acolher os aten-didos do NSE (Ncleo Socioeducativo Pa-dre Gregrio Westrupp) e seus familiares.

    Espao de lazer

    Foi construdo um novo espao de lazer todo coberto para as crianas da Creche Pa-dre Dehon/Ncleo Ma-risa, em So Bernardo do Campo (SP).

    0117Maro de 2013

  • Capela Me Rainha

    A Creche Padre Dehon/Ncleo Marisa ganhou uma capela destinada a momentos de oraes de funcionrios, atendidos, familiares e comuni-dade local. A Capela Nossa Senhora Trs Vezes Admirvel de Schenstatt, tambm conhecida como Me Rainha, foi projetada pela arquiteta Eliana Souto e inaugurada no dia 18 de outubro.

    Gruta de Nossa Senhora de

    Lourdes Recebeu azulejos no cho para facilitar a

    limpeza peridica, o que lhe deu mais beleza.

    01

    limpeza peridica, o que lhe deu mais beleza.

    18 Maro de 2013

  • Bazar de roupasObteve nova pintura, piso frio no cho,

    o balco de atendimento e as prateleiras foram remodelados e algumas roupas que ficavam em caixas foram todas distribudas em araras para facilitar a escolha do clien-te. Outra novidade do bazar que agora ele possui um provador.

    Fachada do IMSJT

    A frente da sede da obra recebeu textura grafiato e nova pintura.

    LavanderiaGanhou azulejos para con-

    ter mofos e o cmodo de ar-mrios recebeu piso cermico, substituindo os antigos tacos de madeira.

    01

    obra recebeu textura grafiato e nova pintura.grafiato e nova pintura.obra recebeu textura grafiato e nova pintura.grafiato e nova pintura.

    19Maro de 2013

  • 0120 Maro de 20132020 Maro de 2013Maro de 2013

    Nossas

  • 0121Maro de 2013Maro de 2013 2121Maro de 2013

    Retrospectiva2012

    Noticiasespecial

  • Em ritmo de fes-tana os atendidos do NSE (Ncleo So-cioeducativo Padre Gregrio Westrupp) e as crianas da Cre-che Padre Gregrio Westrupp e da Cre-che Padre Dehon/N-cleo Marisa curtiram o Carnaval em feve-reiro. Cada um com sua maneira festejou o dia com msica e descontrao.

    Carnaval alegria!

    Nossas Noticias

    0122 Maro de 2013

  • PscoaOs to esperados ovos de chocola-

    tes, doados pelos benfeitores, fizeram a festa da Pscoa de nossas crianas.

    Semana santa

    Os atendidos do NSE (N-cleo Socioeducativo Padre Gregrio Westrupp) participa-ram intensamente da semana que antecede a celebrao da Ressurreio de Cristo: re-presentaram os apstolos na missa de lava-ps e encena-ram a Paixo de Cristo.ram a Paixo de Cristo.

  • Por dentro do Airbus

    A ida ao Aeroporto Interna-cional de Cumbica, em Gua-rulhos (SP), para conhecer o Airbus A380, maior avio comercial de passageiros, foi um dos vrios passeios que os atendidos do NSE (Ncleo Socioeducativo Padre Gre-grio Westrupp) fizeram em 2012. Neste, que aconteceu em maro, eles ficaram des-lumbrados com a aeronave, que tem mais de 70 metros de comprimento e leva at 800 passageiros.

    Dia do CircoFazendo aluso ao mundo

    mgico dos circos, em maro os pequeninos da Creche Pa-dre Gregrio Westrupp mon-taram diversas maquetes que representaram o ambiente cir-cense.

  • Vamos brincar de ndio...

    Na comemorao do Dia do ndio, as Creches Padre Dehon/Ncleo Mari-sa e Padre Gregrio Wes-trupp aproveitaram para apresentar s crianas a cultura e os costumes ind-genas com msicas, pintu-ras e comidas.

    Conhecendo as profisses

    Na vspera do Dia do Traba-lho (1 de maio), as crianas da Creche Padre Gregrio Westrupp aprenderam sobre diversas profis-ses existentes e conheceram um pouco das tarefas de cada uma delas.

    0125Maro de 2013

  • Lazer no Recanto

    Ir para o Recan-to So Judas Tadeu diverso na certa para nossos atendi-dos. Todo semestre o passeio ao stio garantido s crianas e aos adolescentes do NSE (Ncleo So-cioeducativo Padre Gregrio Westrupp). Alm do lazer que o local proporciona, todos so presente-ados com uma vista maravilhosa.

  • Dia das MesAs mames, em maio, foram ho-

    menageadas pelos atendidos com espetculos de danas e msicas preparadas com muito carinho.

    0127Maro de 2013

  • Junho foi s festana! A Festa Junina de 2012 agitou o IMSJT e foi um grande sucesso

    pela quantidade de pessoas que compareceram. Em todos os do-mingos inmeras famlias prestigiaram o evento e nossas crianas nas apresentaes.

    Na Creche Padre Gregrio Westrupp e na Creche Padre Dehon/Ncleo Marisa tambm houve festividades juninas com os pequenos.

    0128 Maro de 2013

  • Visita ao Pacaembu

    As crianas e os adolescentes do NSE (Ncleo Socioeducativo Padre Gre-grio Westrupp) conheceram o Estdio do Pacaembu e o acervo do Museu do Futebol, em julho.

    Prmio Milton SantosPelo segundo ano consecutivo a Cmara Municipal de So Paulo consagrou o IMSJT

    com a meno honrosa do Prmio Milton Santos. um reconhecimento da importncia dos trabalhos sociais e culturais que nossa instituio presta na cidade.

    0130 Maro de 2013

  • Vdeo institucional

    Agora as obras sociais do IMSJT po-dem ser conhecidas por meio do vdeo institucional produzido voluntariamente pela famlia de Fbio Gastaldi (Jabuti-caba Filmes), ao longo de 2012. O v-deo encontra-se na recepo do IMSJT, no site e nas redes sociais. Veja abaixo algumas fotos de toda essa produo.

    VD

    EO I

    NS

    TIT

    UC

    ION

    AL -

    IN

    ST

    ITU

    TO M

    EN

    INO

    S D

    E S

    O J

    UD

    AS T

    AD

    EUFicha Tcnica:

    Vdeo InstitucionalNeste DVD, voc poder conhecer a misso do IMSJT (Instituto Meninos de So Judas Tadeu) este que, desde 1946, faz parte da histria da capital paulista. Graas ao empenho de inmeras pessoas, a instituio ganha propores cada vez maiores no atendimento crianas, adolescentes e jovens. Atravs das obras e inmeras atividades, o IMSJT lana na vida dos bene ciados sementes de valores humanos e cristos.

    Direo: Fabio GastaldiProduo: Carla MirandaFotogra a: Pascoal e Roberto MaguetaCmeras: Jean Veloso e Marcelo CamargoAssistente: Alex SandroEdio: Alexandre Sales e Leandro Velasco Roteiro: Bruno Loureno, Elisngela Borges e Terzia DiasCapa: Rejane Souza

    Produzido voluntariamente por Jabuticaba Filmes Idioma: Portugus / Legendas: Portugus, Ingls, Alemo e Italiano / Tempo total: 12:05 min / Ano: 2012Realizao: Departamento de Comunicao do IMSJT (Instituto

    Meninos de So Judas Tadeu)

    Vdeo Institucional

    Instituto So Tadeuadeuadeu

    Judas

    IIISSSSS JJudas udas Meninos de

    INSTITUTO MENINOS DE SO JUDAS TADEUAssociao Dehoniana Brasil MeridionalAv. Itacira, 2801 Planalto Paulista So Paulo (SP) CEP:04061-003CNPJ: 04.730.949/0010-99Fone: (11) 5586-8666www.imsjt.org.br [email protected]

  • Dia dos PaisPara festejar o Dia dos Pais, os pequeninos da Creche Padre Gregrio Wes-

    trupp e os atendidos do NSE (Ncleo Socioeducativo Padre Gregrio Westru-pp) presentearam os seus papais com belssimas apresentaes musicais.

    Para festejar o Dia dos Pais, os pequeninos da Creche Padre Gregrio Wes-trupp e os atendidos do NSE (Ncleo Socioeducativo Padre Gregrio Westru-pp) presentearam os seus papais com belssimas apresentaes musicais.

    ExpoCatlicaCom a participao da Con-

    gregao dos Padres do Sa-grado Corao de Jesus na 9 Feira Internacional de Carismas, Turismo, Educao, Livros e Arti-gos Religiosos, no ms de julho, o IMSJT esteve presente como obra social. Na oportunidade, foi lanado o livro do IMSJT Uma histria de amor e doao, e as crianas do NSE (Ncleo Socioeducativo Padre Gregrio Westrupp) apresentaram seus trabalhos aos visitantes. Padre Zezinho,scj e pe. Joozinho,scj tambm abrilhantaram o estan-de da Congregao.

    0132 Maro de 2013

  • Semana vocacionalO lema que padre Ubirajara da Silva

    Salazar,scj escolheu para sua ordenao sa-cerdotal (Eu sou a videira e vs os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Jo 15,5), foi tambm eleito para ser vivenciado com as crianas e com os adolescentes do IMSJT na semana dedicada s vocaes. A equipe vocacional, que tambm contou com os seminaristas do propedutico, preparou o tema com muito carinho e o trabalhou na semana que ante-cedeu a ordenao de pe. Ubirajara.

    0133Maro de 2013

  • No dia 8 de agosto o novo Go-verno Provincial da BSP (Provncia Brasil So Paulo), da Congregao dos Padres do Sagrado Corao de Jesus, tomou posse na celebra-o eucarstica que aconteceu na Capela So Jos do IMSJT. A nova equipe composta por pe. Mariano Weizenmann, Superior-Provincial; pe. Robson Rocha, secretrio; pe. Renato Kuhnen, tesoureiro; e pe. Marcelo dos Reis, pe. Eli Lobato, pe. Joo Back e pe. Heitor Rafael, conselheiros.

    Posse do novo Governo Provincial

    Novo sacerdote dehonianoAps um longo perodo de preparao e de servios prestados

    ao IMSJT, como frater e como dicono, Ubirajara da Silva Salazar,scj foi ordenado sacerdote no dia 4 de agosto, na Capela So Jos. O dia escolhido o mesmo em que a Igreja Catlica festeja So Joo Maria Vianney, o Cura dArs, patrono dos sacerdotes.

    01

    pe. Joo Back e pe. Heitor Rafael, conselheiros. pe. Joo Back e pe. Heitor Rafael, conselheiros.

    34 Maro de 2013

  • Romaria dos funcionriosNo ms de agosto os profissionais do IMSJT visitaram o Santurio Nacional de Aparecida,

    em Aparecida (SP). A romaria faz parte da formao espiritual que os funcionrios da instituio tm durante o ano. Nesse dia todos participaram de uma celebrao eucarstica e aproveitaram cada minuto para conhecer o maior santurio do Brasil.

  • Visita do Superior-Geral

    No ms de agosto, pe. Jos Ornelas,scj, Superior-Geral da Congregao dos Padres do Sagrado Corao de Jesus, e pe. Clau-dio Weber,scj, Conselheiro-Geral, visitaram o IMSJT. Na ocasio, as crianas atendidas de-monstraram um pouco das atividades que re-alizam na instituio; e pe. Ornelas ressaltou a importncia da obra social: Fico feliz porque percebo a harmonia no trabalho desenvolvido aqui. Segue o trabalho que pe. Dehon [funda-dor da Congregao] vislumbrava em sua po-ca com as crianas e com os adolescentes.

    Bienal do livroA 22 Bienal Internacional do

    Livro de So Paulo foi um dos lu-gares que os atendidos do NSE (Ncleo Socioeducativo Padre Gregrio Westrupp) visitaram no ms de agosto. O evento, que teve como tema Livros transformam o mundo, livros transformam pesso-as, reuniu os principais distribui-dores, editoras e livrarias do pas.

    Independncia do BrasilNo dia 7 de setembro os atendidos do IMSJT de-

    monstraram carinho e patriotismo: elaboraram cha-pu para simbolizar os soldados no grito da inde-pendncia, confeccionaram a bandeira do Brasil e cantaram o Hino Nacional.

    0136 Maro de 2013

  • Ofcio da Imaculada Conceio

    Em setembro, a TV Cano Nova esteve no IMSJT para gra-var a participao das crianas e dos adolescentes do NSE (N-cleo Socioeducativo Padre Gre-grio Westrupp) no Ofcio da Imaculada Conceio progra-ma que vai ao ar aos sbados e domingos. Nossos atendidos sur-preenderam-nos com quatro bo-nitas gravaes feitas no Espao Mdia e na Capela So Jos, que agora tambm podem ser confe-ridas na recepo do IMSJT.

    PrimaveraCom a chegada da primavera, na Creche Padre Dehon/Ncleo Marisa as professoras

    fizeram com as crianas uma pesquisa das flores da regio e, ao final, ensinaram-nas a plantar sementinhas.

  • Teatro na Creche

    A presena da Cia Pattica de Teatro na Creche Padre Dehon/N-cleo Marisa, no ms de setembro, fez as crianas darem muitas risa-das com a apresentao da pea Histrias de papel.

    Lanamentos de Uma histria de amor e doao

    O livro do IMSJT Uma histria de amor e doao, que foi lanado em novembro de 2011, chegou em 2012 segunda edio. Durante o ano ele foi lanado na Parquia So Jos, no bairro de Americanpolis e no Santurio So Judas Tadeu, localizado na avenida Jabaquara, em So Paulo (SP).

  • a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    Projeto de conscientizao

    No ms de outubro as crianas da Creche Padre Gregrio Westrupp participaram de um projeto de conscientizao sobre o meio ambiente e a alimentao. Elas plantaram sementinhas de verduras e de flores em vasos feitos de garrafas PET e acom-panharam todo o processo de crescimento.

    Museu da Lngua Portuguesa

    O passeio ao Museu, que fica na Estao da Luz, em So Paulo (SP), foi outro ponto de parada dos atendidos do NSE (Ncleo Socioeducativo Padre Gre-grio Westrupp) em 2012. Oportunidade de profundo conhecimento da lngua portuguesa.

    01

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    a b c d e

    f g h i j

    l m n o

    p q r s t

    u v x z

    39Maro de 2013

  • Todas as unida-des do IMSJT come-moraram o Dia das Crianas com muitas brincadeiras. Entre tantas opes, hou-ve futebol de sabo, pula-pula, touro me-cnico, pinturas no rosto, escorregador e bexigas modeladas, que fizeram a alegria dos pequenos. Sem dvida, foi um dia de muita diverso!

    Dia das crianas

    0140 Maro de 2013

  • Tnis de MesaAs aulas de tnis de mesa esto

    cada vez mais intensas no IMSJT. Durante 2012, os atendidos tiveram a oportunidade de participar de v-rios campeonatos que reuniram os melhores mesa-tenistas do Brasil. O professor voluntrio da ATEME (Academia de Tnis de Mesa) e ide-alizador do projeto, Osmir Tamura, o responsvel por essas grandes conquistas.

    Dia de piquenique

    O piquenique um tipo de lazer de que os pe-queninos da Creche Pa-dre Dehon/Ncleo Marisa adoram participar. Alm da creche ficar em um lo-cal exuberante, as crian-as, recebem frequente-mente visitas de tucanos, esquilos e vrias espcies de passarinhos.

  • Complexo DehonPadre Mariano Weizenmann,scj, Su-

    perior-Provincial da BSP (Provncia Brasil So Paulo) da Congregao dos Padres do Sagrado Corao de Jesus, esteve reunido com a comisso econmica no dia 29 de novembro de 2012, quando foi aprovado o projeto da construo da qua-dra de esportes, do estacionamento e de mais um prdio no ptio inferior do IMSJT.

    Programa Papo AbertoPadre Joo Back,scj, diretor do IMSJT, gravou em outubro sua participao no programa Papo

    Aberto, da TV Cano Nova. Ele foi convidado para falar sobre a presena da instituio na socie-dade. Na entrevista, o diretor contou um pouco de toda a histria do IMSJT, do idealizador e cons-trutor Padre Gregrio Westrupp, de todas as obras e oficinas desenvolvidas e abordou tambm os novos desafios. Essa bela participao pode ser assistida na recepo ou no site do IMSJT.

  • Primeira EucaristiaNo ms de dezembro, 41 crianas e adolescentes do NSE (N-

    cleo Socioeducativo Padre Gregrio Westrupp) comungaram pela primeira vez, depois de um ano de preparao. Aps a missa, presi-dida pelo diretor, pe. Joo Back,scj, todos se confraternizaram com um delicioso bolo preparado com muito carinho pelos catequistas.

    ONG Brasil

    O IMSJT mar-cou presena na quarta edio da maior feira de or-ganizaes sociais do pas, no ms de dezembro. A ONG Brasil um evento sem fins lucrativos, que tem por objeti-vo integrar os dife-rentes setores da sociedade e criar um ambiente de oportunidades.

    0143Maro de 2013

  • Festa de NatalO clima de confraternizao marcou o encerramento das atividades

    de 2012 em todas as unidades do IMSJT; momento este em que foram entregues as sacolinhas de Natal graciosidades doadas pelos ben-feitores. Confira a alegria estampada nos rostinhos de cada atendido.

  • Saldo Beneficente

    Esporadicamente o IMSJT tem promovido o Saldo Beneficente dos Bazares de Roupa e de M-veis para ajudar na manuteno das obras sociais. Todos tm sido sucesso de pblico e vendas.

    O IMSJT na Revista Famlia CristA Revista Famlia Crist (Paulinas) de janeiro de 2013 trouxe uma matria que deu

    nfase ao servio prestado no Abrigo So Judas Tadeu; concomitantemente foram abordados a forma como funciona um abrigo e o respaldo dado pelo ECA (Estatuto da Criana e do Adolescente). Para ilustrar a importncia desse lar provisrio na vida de muitas crianas e muitos adolescentes, contou-se a histria real de quatro irmos da casa, que, aps viverem quase dois anos abrigados, retornaram em dezembro de 2012 ao seio familiar.

    de muitas crianas e muitos adolescentes, contou-se a histria real de quatro irmos da casa, que, aps viverem quase dois anos abrigados, retornaram em dezembro de

    0145Maro de 2013

  • Padre Claudenir Gilberto R. dos Santos, scjParquia Santo Antnio Indianpolis (PR).

    Padre Gilberto Moiss Bohn Mittelstaed,scjParquia Trs Santos Mrtires das Misses

    Crissiumal (RS).

    Padre Cleiton Benedito da Silva,scjParquia Santo Antnio de Pdua

    Itutinga (MG).

    Padre Andr Luis Leme Marana,scjParquia do Senhor Bom Jesus Mineiros do

    Tiet (SP).

    Neossacerdotes que atuaram no IMSJTEm dezembro de 2012 e janeiro de 2013 foram ordenados quatro novos padres da Con-

    gregao dos Padres do Sagrado Corao de Jesus. Dois deles, aos finais de semana, fizeram pastoral em nossa obra social, os outros dois moraram na casa entre 2008 e 2009, no perodo do tirocnio.

    0146 Maro de 2013

  • Nmero real de atendidosNo ano de 2012 tnhamos a capacidade para atender 1.630 crianas,

    adolescentes e jovens, mas acabamos atendendo 1.726.

    Esse nmero o resultado do envolvimentode inmeras pessoas.

    Por isso, desejamos contar sempre com sua ajuda, que nos possibilita o aumento de crianas, adolescentes e jovens beneficiados.

    com voc, benfeitor, que construmos

    uma grande obra!

    0147Maro de 2013

  • 0148 Maro de 2013

    Prati cidade e saborem sua cozinha

    Torta holandesa falsaRendimento: 8 pores

    Tempo de preparo: 20minIngredientes:

    2 litros de sorvete sabor creme2 caixas de bombons de wafer (Bis) picados1 lata de leite condensado1 colher (sopa) de margarina4 colheres (sopa) de chocolate em p

    Modo de fazer:1. Numa panela, leve ao fogo o leite condensado, a margarina e o chocolate em p. Mexa at o ponto de brigadeiro mole.

    2. Forre uma travessa com os bombons picados. Por cima, coloque todo o sorvete. Com um garfo, faa furos no sorvete e cubra a torta

    com o brigadeiro ainda quente. Leve ao freezer por cerca de duas horas. Depois, s saborear! O creme de brigadeiro ir descer ao fun-do da travessa e os Bis no iro murchar. Fica uma delcia! Se desejar, pode decorar com raspas de chocolate ao leite.

    Nossa Dica

    0148

  • Frango empanadoRendimento: cerca de 8 pores

    Tempo de preparo: 30 minIngredientes:

    1 kg de fil de frango2 copos (americanos) de farinha de trigo2 copos (americanos) de leite2 ovos

    1 colher (sobremesa) de fermento em pSal, alho, cheiro-verde, cebola, leo e limo

    Modo de fazer:1. Faa um tempero batendo sal, alho, cheiro-verde, cebola, limo e um pouco de leo no liquidificador para

    passar nos fils de frango. O tempero a gosto, se no quiser fazer esse, pode usar outro de preferncia.

    2. Numa tigela, bata os dois ovos com um garfo, acrescente a farinha de trigo, o leite e uma pitada de sal. Mexa at ficar uma massa homognea. Por ltimo, adicione o fermento.

    3. Com o auxlio de um garfo, passe cada fil na massa e frite em leo quente.

    Salada tropicalRendimento: 10 pores

    Tempo de preparo: 20 minIngredientes:

    1 mao de agrio1 mao de rcula200 g de tomate seco250 g de kani 1 mangaCroutons

    Modo de fazer:Lave o agrio e a rcula e disponha-os como desejar numa travessa. Descongele os palitos de kani e desfie-os sobre os vegetais. Decore com tomate seco, fatias de manga e croutons a gosto. A sugesto temperar a salada no pr-prio prato com azeite e molho shoyu.

    Evanir Rossi Rodrigues coordenadora dos trabalhos da re-cepo do IMSJT.

  • Uma luz diferente se acende aqui em casa. o lume, a chama celeste

    do amor divino que se faz brilhar pelo corao dos prezados

    amigos e benfeitores, quando ele estende a sua mo generosa. Com a alma cheia de intensa gratido

    e sentindo o calor de tamanha bondade, Deus v o vosso benquerer e faz a beleza do

    amor florescer nos lbios e na luz do sorriso de pessoas boas como

    nossos benfeitores.

    Padre Gregrio Westrupp,scj(1909-1983)

    0150 Maro de 2013

  • Benfeitor,Re

    cort

    e a

    folh

    a

    FICHA CADASTRAL

    Benfeitor,Benfeitor,Re

    cort

    e a

    folh

    a

    FICHA CADASTRAL

  • Maro de 2013

    CADASTRO DE NOVO BENFEITOR

    Nome

    Data de nascimento / / Sexo M F

    Telefone Celular

    Endereo

    n

    Complemento Bairro

    Cidade

    Estado CEP

    E-mail

    Colabore espontaneamente, com quanto puder e quando quiser, utilizando-se do boleto bancrio que enviaremos mensalmente a

    voc juntamente com os nossos informativos atravs dos Correios.

    Preencha o cadastro e encaminhe para ns:- Av. Itacira, 2801 - Plto. Paulista - CEP.: 04061-003 - So Paulo (SP) - [email protected] ou deixe na recepo do IMSJT

    Recorte a folha

    Maro de 2013

    CADASTRO DE NOVO BENFEITOR

    Nome

    Data de nascimento / / Sexo M F

    Telefone Celular

    Endereo

    n

    Complemento Bairro

    Cidade

    Estado CEP

    E-mail

    Colabore espontaneamente, com quanto puder e quando quiser, utilizando-se do boleto bancrio que enviaremos mensalmente a

    voc juntamente com os nossos informativos atravs dos Correios.

    Preencha o cadastro e encaminhe para ns:- Av. Itacira, 2801 - Plto. Paulista - CEP.: 04061-003 - So Paulo (SP) - [email protected] ou - [email protected] ou - [email protected] deixe na recepo do IMSJT

    Data de nascimento / / Sexo M FData de nascimento / / Sexo M FData de nascimento / / Sexo M F

    Telefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone CelularTelefone Celular

    Complemento Bairro

    Estado CEP

    CADASTRO DE NOVO BENFEITORCADASTRO DE NOVO BENFEITOR

    Complemento Bairro

    Data de nascimento / / Sexo M FData de nascimento / / Sexo M F

    Recorte a folha

    CO

    NE

    CT

    E- SE

    COM OCOM OCOM O

    www.facebook.com/imsjt.digital

    www.flickr.com/imsjt

    www.twitter.com/imsjt

    www.youtube.com/imsjt

    www.imsjt.org.br

    VISITE NOSSAS PGINAS E DIVULGUE-AS ENTRE AMIGOS!

  • 013Maro de 2013

    CO

    NE

    CT

    E- SE

    COM OCOM OCOM O

    www.facebook.com/imsjt.digital

    www.flickr.com/imsjt

    www.twitter.com/imsjt

    www.youtube.com/imsjt

    www.imsjt.org.br

    VISITE NOSSAS PGINAS E DIVULGUE-AS ENTRE AMIGOS!

  • Maro de 2013

    SUA CONTRIBUIO PARA O INSTITUTO MENINOS DE SO JUDAS TADEU PODE SER FEITA NOS SEGUINTES BANCOS:

    BRADESCO Agncia: 2818-5 | Conta Corrente: 11.000-0ITA Agncia: 0150 | Conta Corrente: 73.410-1

    Uma obra construda

    por vrias

    mos!

    obraobraobraobra