informativo crea-sc - fevereiro/março 2013

12
CREASC Ano 12 - Edição nº 86 - Fevereiro/Março/2013

Upload: crea-sc-creasc

Post on 07-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informativo CREA-SC - Fevereiro/Março 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo CREA-SC - Fevereiro/Março 2013

CREASC Ano 12 - Edição nº 86 - Fevereiro/Março/2013

Page 2: Informativo CREA-SC - Fevereiro/Março 2013

CREASC Ano 12 - Edição nº 86 - Fevereiro/Março/2013

Grandes metas e conquistas nortea-ram a gestão do Eng. Agr. Raul Zucatto, como a implantação do Planejamento Estratégico, a modernização da Fiscali-zação com a aquisição da frota própria de veículos e a realização de importan-tes eventos - a 68ª SOEAA – Semana Oficial da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, última semana com a pre-sença dos Arquitetos no sistema. Foi com muita honra que exerci o cargo de 1º Vice-Presidente na gestão do Zucatto.

Parabenizamos aos ex-presidentes, conselheiros, diretores regionais, inspe-tores, funcionários, dirigentes de enti-dades de classe e instituições de ensino, empresas do setor tecnológico e profis-sionais que ajudaram e ajudam a escre-ver a história deste Conselho.

Iniciamos em 2012 mais um capí-tulo desta bela trajetória, numa ges-tão que trará com certeza muitas ino-vações e principalmente a marca da superação, onde cada meta atingida será fruto do forte trabalho de todos os nossos colaboradores e da dedicação desta administração. Contamos com a parceria de todos.

A matéria de capa traz uma reflexão sobre o papel dos profissionais e do Conselho na elaboração e fiscalização dos projetos de prevenção contra incên-dios no estado. Temos que nos compro-meter com essa questão, valorizando a responsabilidade técnica na elaboração e aprovação destes projetos.

Um abraço,

Eng. Civil e de Seg. do TrabalhoCarlos Alberto Kita XavierPresidente do CREA-SC

INSTITUCIONAL

Prezados (as) profissionais,

Esta é uma edição especial. Estamos comemorando 55 anos de atuação

do CREA-SC e não poderia deixar de des-tacar o papel do Conselho neste período para a valorização das profissões da área tecnológica e o desenvolvimento econô-mico e social do estado.

Podemos ressaltar diversas passa-gens como os desafios e a luta pela im-plantação do CREA em Santa Catarina, desmembrando-o do Conselho da 8ª Região – CREA-RS, graças à determina-ção do 1º presidente, Eng. Civil Celso Ramos Filho e de um grupo de profissio-nais da época.

A construção da sede atual do CREA--SC em 1978, na gestão do Eng. Mec. Car-los Calliari, bem como as políticas de va-lorização profissional na gestão do Eng. Civil Paulo Wendhausen e a valorização da comunicação durante o mandato do Eng. Eletric. Edison Macedo, também fo-ram destaques na história do Conselho.

A busca pela solidez e modernização do Conselho foram metas cumpridas pelo Eng. Agr. Oly de Carvalho em seu man-dato, assim como o fortalecimento das Entidades de Classe e a implantação de programas de Educação Continuada mar-caram a gestão do Eng. Civil Wilson Lang.

Durante o mandato do Eng. Eletric. Luiz Roberto Glavam a eleição para presidente do CREA-SC foi totalmente informatizada e na gestão do Eng. Civil Rogério Novaes o Conselho completou 45 anos, executando um projeto de re-cuperação da memória da Entidade.

O aumento do número de fiscais, o lançamento de novos serviços como o CreaNet e a Ouvidoria, a criação da Caixa de Assistência dos Profissionais no Esta-do foram algumas das marcas da admi-nistração do Eng. Civil Celso Ramos Fon-seca. Nesta gestão assumi meu primeiro mandato como conselheiro na Câmara de Engenharia Civil, em 2002.

Carta do Presidente

DIRETORIAEng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita XavierPresidente Eng. Agr. Felipe Penter1º Vice-Presidente Eng. Civil João de Oliveira 2º Vice-Presidente Tec. Agrop. Fabiano Floriani Garcia 1º Secretário Tecnol. Eletromec. Claudemir Rogério Oldoni2º Secretário Eng. Eletric. Hélio Rohden3º SecretárioGeol. Rodrigo Del Olmo Sato1º Tesoureiro Eng. Civ. Sergio Augusto Becke 2º Tesoureiro

COMITÊ EDITORIALEng. Civil Luiz Henrique Pellegrini Eng. Eletric. Hélio RohdenJorn. Claudia de OliveiraJorn. Patricia FrancalacciJorn. Adriano Comin

ASSESSORA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃOJorn. Claudia de Oliveira (MTB/SC 00536/JP)

JORNALISTA RESPONSÁVELJorn. Patrícia Francalacci (MTB/SC 01016/JP)

REDAÇÃOJorn. Adriano Comin (MTB/SC 02114/JP)Jorn. Claudia de Oliveira (MTB/SC 00536/JP)Jorn. Patricia Francalacci (MTB/SC 01016/JP)

COLABORAÇÃOMilton ForteAna Paula LopesFernanda Vanhoni

DIAGRAMAÇÃODesigner Gráfica Larissa Pavan

FOTO DE CAPAShutterstock/Bizroug

CONTATO COM A REDAÇÃOTelefone: (48) 3331-2044 / [email protected]

IMPRESSÃO/TIRAGEMCOAN Gráfica / 35.000 exemplares

2

O informativo é uma publicação do CREA-SC dirigida a todos os profissionais registrados. Artigos assinados não são de responsabilida-de do CREA-SC.Endereço: Rodovia Admar Gonzaga, 2125 - Itacorubi Florianópolis-SC - CEP: 88034-001 Fone/Fax: (48) 3331-2000 / (48) 3331-2009 www.crea-sc.org.br / [email protected] Ouvidoria: 0800-481166

Este informativo recebe apoio da Mútua Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA.

Page 3: Informativo CREA-SC - Fevereiro/Março 2013

CREASC Ano 12 - Edição nº 86 - Fevereiro/Março/2013

No dia 17 de março de 2013 o CREA-SC completa 55 anos.

A comemoração ocorre em sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado dia 14.03 às 19 horas, sugeri-da pelo Dep. Estadual Reno Caramori com a presença de ex-presidentes, conselheiros, inspetores, deputados federais e estaduais, presidentes de CREAs e de entidades de classe, co-laboradores e profissionais do Siste-ma. Durante o evento serão home-

CREA-SC comemora 55 anos de história

INSTITUCIONAL 3

nageados os dez ex-presidentes do Conselho e lançada a 4ª edição do Catálogo Empresarial do CREA-SC.

Dia 14.03 o CREA também reali-za o 5º SEINSP – Seminário Estadu-al de Inspetores, o 3º Encontro de Presidentes de Entidades de Classe e 3º Encontro dos Dirigentes do Creajr-SC.

“Durante cinco décadas e meia a atuação do CREA-SC foi norteada por uma conduta ética e transpa-rente, priorizando sempre a fisca-lização do exercício profissional, a segurança e a qualidade de vida da população”, destaca o presidente do Conselho, Eng. Civil e de Seg. do Trabalho Carlos Alberto Kita Xavier. “Agradecemos e parabenizamos a todos os que ajudaram a construir esta bela história”.

Em seu segundo ano de man-dato, o engenheiro trabalha pela consolidação de projetos relevantes rumo à transformação do CREA-SC em uma instituição de excelência no estado e no país, entre eles a im-plantação do Programa ISO 9001,

21.03.58 à 08.10.1973

Eng. Civ. Celso Ramos Filho – Fundação, implan-tação e expansão do CREA em Santa Catari-na, desmembrando-o do Conselho da 8ª Região – CREA-RS.

11.06.90 à 31.12.96

Eng. Civ. Wilson Lang – Fortalecimen-to das entidades de classe e implantação de programas de Educação Continuada.

09.10.1973 a 31.12.1978

Eng. Mec. e Met. Carlos Calliari – Construção da sede em 1978, com o apoio dos CREAs do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

01.01.97 à 31.12.99

Eng. Eletric. Luiz Roberto Glavam – Aperfeiçoamento do processo eleitoral com a realização de uma eleição totalmente in-formatizada, exemplo para todo o País.

01.01.79 à 31.12.81

Eng. Civ. Paulo Wendhausen – Implantação de po-líticas de valorização profissional, quando o estado batia recorde em número de novos cursos de engenharia.

01.01.00 à 31.12.05

Eng. Civ. Celso Ramos Fonseca – Aumento do número de fiscais e inspeto-rias, implantação do CreaNet e Ouvidoria, criação da Mútua Caixa de Assistência dos Profissionais.

01.01.82 à 31.12.87

Eng. Eletric. Edison Macedo – Valorização da comunicação e de publicações técnicas, levando ao conheci-mento da população a atuação do Conselho em todo o Estado.

09.01.03 à 01.04.04

Eng. Civ. Rogério Novaes – Resgate da história e da memória do Conse-lho, bem como das entidades de classe, foram ações impor-tantes.

01.01.88 à 10.05.90 - Eng. Agr. Oly de Carvalho – Moderni-zação das atividades e a busca por uma maior solidez.

01.01.06 à 31.12.11 Eng. Agr. Raul Zucatto – Implanta-ção do Planejamento Estratégico; ART 100% Eletrônica e frota própria de veículos da fiscalização; criação do Programa CREAjr-SC.

Gestões que superaram desafios

Exemplar do jornal O Estado, de 20 de março de 1958 noticia fundação do CREA-SC.

Profissionais reunidos em 1957 discutem debatem sobre fundação do Conselho: Da E p/D: Colombo Salles, Wilson Pereira, Annito Petry, Victor Fontes, José Bessa, Luis Felipe Gama D’Eça, Hamilton Scha-efer, Álvaro Camargo, Paulo Whendausen, Celso Ramos Filho (1º Presidente) e Raul Bastos.

o Projeto de Sustentabilidade e a valorização dos profissionais e dos colaboradores. O estreitamento da relação com empresas da área tec-nológica e Instituições de Ensino são prioridades em sua gestão, além da digitalização dos processos nas Câmaras Especializadas.

Acervo CREA-SC

Acer

vo C

REA-

SC

Page 4: Informativo CREA-SC - Fevereiro/Março 2013

CREASC Ano 12 - Edição nº 86 - Fevereiro/Março/2013 CAPA

Prevenção contra incêndios

A situação brasileira em relação à prevenção con-tra incêndios após a catástrofe de Santa Maria-

-RS, em janeiro deste ano, mostrou-se completamente deficiente. Entretanto, Santa Catarina possui uma das melhores normas - Decreto Estadual 4909/1994 - e é um dos Estados onde há mais exigências na regularização, no entanto, ainda há situações de risco em todos os mu-nicípios, o que levou o governo do Estado a se mobilizar para soluções. Segundo dados do Corpo de Bombeiros Militares, este ano cerca de 2000 ocorrências de incên-dio aconteceram no Estado até fevereiro, uma média de 100 por Batalhão. No ano passado, somente na ca-pital, foram registradas 384 ocorrências em edificações, ou seja, mais de um incêndio por dia em Florianópolis, sendo 60% deles nas unifamiliares, justamente onde o serviço de fiscalização é dispensado pela legislação.

Como principais causas dos incêndios nas edificações o CBMSC identifica a ‘ação humana indireta’, além dos agentes físicos - utilização de chama aberta de modo in-conveniente em cozinhas, quartos, etc; e em seguida os

4

fenômenos termoelétricos, especialmente sobrecarga, sobretensão e o contato imperfeito.

Por sugestão do Conselho, a Secretaria da Casa Civil convocou um grupo de trabalho, composto por repre-sentantes do órgão, do CREA, Corpo de Bombeiros Mili-tares, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Voluntários e Fe-deração Catarinense de Municípios (Fecam). Este grupo se reuniu por várias vezes e sugeriu algumas mudanças no Decreto, que serão enviadas à Assembleia Legislati-va. Uma delas prevê mais rigor na fiscalização de estabe-lecimentos abertos ao público.

“A atuação do grupo de trabalho foi fundamental para a consolidação das propostas que atualizam alguns artigos do Decreto 4909/94. Agora, os parlamentares catarinenses vão analisar e decidir sobre a aprovação das alterações sugeridas”, comenta o Secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, destacando a atuação do CREA e dos profissionais neste sentido: “Todo embasamento técnico tem que vir dos profissionais do CREA-SC, que têm o conhecimento necessário para a elaboração dos

CREA-SC ressalta a importância da responsabilidade técnica e integra grupo que sugere mudanças na legislação estadual

Necessidades previstas num projeto de prevenção contra incêndio:• Alarme de Incêndio • Conjunto de Extintores • Detectores de Fumaça• Iluminação de Emergência • Rede de Hidrantes • Saídas de Emergência• Sinalização de Abandono de Área • Sistema de Chuveiro Automático (Sprinkler) • Central de Gás Canalizado • Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas – SPDA• Dimensionamento da Capacidade de Lotação

OBS.: Em Santa Catarina os pro-jetos técnicos são exigidos de acor-do com a ocupação das edificações, dos riscos existentes e do tamanho da área física e nos mesmos deve constar a localização precisa dos componentes, das características técnicas dos equipamentos, da de-manda de água e demais dispositi-vos pertinentes à prevenção contra incêndios.

O CREA-SC solicita as respecti-vas ARTs dos projetos (elaboração e execução) de acordo com o di-mensionamento de cada projeto, os quais passarão pela aprovação no Corpo de Bombeiros.

Por Patrícia FrancalacciColaboração Eng. Agr. e de Seg. Trab. Nelton Baú

Page 5: Informativo CREA-SC - Fevereiro/Março 2013

CREASC Ano 12 - Edição nº 86 - Fevereiro/Março/2013 CAPA 5

projetos de prevenção e orientação, nos processos de construção e fisca-lização”.

“O CREA-SC está à disposição do Governo do Estado para visto-riar, junto ao Corpo de Bombeiros e outros órgãos públicos, as condi-ções físicas e o sistema preventivo de incêndio de locais com grande concentração de pessoas”, diz o presidente do Conselho, Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier, ressaltando que é essencial que os profissionais da engenharia façam parte da equipe técnica do CBMSC, pois são capacitados para atuar no processo.

O Cel. Pedro Antônio da Silveira, Diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros, concorda. “É muito importante o preenchimen-to das vagas de engenharia pre-vistas em nosso quadro de pessoal por meio de concurso público”, diz, lembrando “ser imprescindível a in-tegração do trabalho de fiscalização entre o CBMSC e o CREA”.

“É destes profissionais que vem todo o conhecimento a cerca das obras a serem edificadas e mesmo daquelas que já estão em funciona-mento. É graças ao trabalho dos en-genheiros que temos a implemen-tação prática do que está previsto em norma nas edificações e proje-tos preventivos contra incêndio”.

O Coronel afirma ainda que é preciso esclarecer de maneira trans-parente aos profissionais aquilo que desejamos receber como informa-ção para aprovação de um projeto”.

O presidente Kita cita a importân-cia de criar leis federais que obriguem a manutenção predial das edifica-ções, a exemplo das leis municipais de Balneário Camboriú e Rio do Sul.

Para o Assessor da Presidência do CREA-SC e representante no Grupo de Trabalho do Governo, Eng. Agr. e de Seg. do Trabalho Nelton Luiz Baú, a segurança nas edificações, princi-palmente nos projetos preventivos

contra incêndio, sempre tem fica-do em segundo plano.

“Se não hou-vesse a obriga-toriedade para se conseguir o alvará do Corpo de Bombeiros, com certeza isto seria deixado de lado na grande maioria das edi-ficações. Este é um problema cul-tural brasileiro”, diz. “Tal questão já vinha sendo debatida nas reuniões nacionais das câmaras especializa-das de Engenharia de Segurança do Trabalho do Confea, inclusive com proposta aprovada para readequa-ção dos projetos de prevenção con-tra incêndio e pânico”, continua.

“Nas edificações novas, as téc-nicas de engenharia e materiais modernos ajudam a minimizar os riscos. É preciso utilizar as tecnolo-gias ‘antichamas’ disponíveis, como materiais não combustíveis, retar-dantes ao fogo ou não propagantes, além de adequar as construções an-tigas à nossa realidade”, frisa Baú.

“Outra questão importante é promover treinamentos para o cor-reto uso dos sistemas preventivos disponíveis”, pontua.

Atuação do CREA - O CREA-SC está presente nas discus-sões para melhorar a situação exis-tente no Estado, mas não se isenta de suas responsabilidades, fiscali-zando o exercício profissional. Os profissionais do sistema, que tem na sua formação competência para elaborar e executar estes serviços, são habilitados e fiscalizados pelo Conselho.

Como dados estatísticos da fis-calização em geral, em 2012 a equi-pe de 65 fiscais do Conselho per-

Audiência com o governo debate o assunto: Adv. e Eng. Eletric. Claude Pasteur Faria (E), Procurador Jurídico do CREA; Eng. Agr. e de Seg. do Trab. Nelton Luiz Baú, Assessor da Presidência do CREA--SC; Nelson Serpa , Secretário Casa Civil e Eng. Civil e de Seg. do Trab. Carlos Alberto Kita Xavier, presidente do Conselho (D).

Clau

dia d

e Ol

iveira

correu mais de 700 mil quilômetros no Estado e realizou cerca de 60 mil visitas.

Além de colaborar com sugestões para a norma, o CREA-SC, durante os trabalhos normais de fiscalização, in-forma e orienta os estabelecimentos sobre as exigências legais para ma-nutenção e operação dos edifícios e respectivas instalações, verificando nos documentos referentes aos al-varás a participação de profissionais legalmente habilitados.

Os estabelecimentos devem exi-gir a ART – Anotação de Responsa-bilidade Técnica dos prestadores de serviços. A mesma deve ficar dispo-nível para a fiscalização do Conselho e também aos seus frequentadores. (veja box na página 4 com os ser-viços relacionados à prevenção que requerem ART).

Quanto à responsabilidade pro-fissional e emissão das ARts, é im-portante o acompanhamento da execução dos projetos por parte dos profissionais responsáveis, evitando problemas e acidentes futuros.

Normas – Além das normas re-gulamentadas pelo Decreto Estadual 4909/1994, existem as Normas Regu-lamentadoras do Ministério do Tra-balho, como a NR-23 da Lei 6514/77 e Portaria 3.214/78, que tratam da Prevenção contra Incêndios.

Page 6: Informativo CREA-SC - Fevereiro/Março 2013

CREASC Ano 12 - Edição nº 86 - Fevereiro/Março/2013

Eng. Agr. Rosicler Vanti é eleita Coord. Adjunta da Comissão Nacional de Ética

ISO 9001

ÉTICA NA ENGENHARIA

6

A Coordenadora da Comissão de Ética do CREA-SC, Eng. Agr. Rosicler Maria Vanti foi eleita Coordenadora Adjunta da Comissão Nacional de Ética para 2013, durante o Encontro de Representantes do Sistema, reali-zado em Brasília nos dias 18 a 22.02. A Coordenadora Nacional é a Eng. Civil e de Seg. do Trab. Ingrid Cosme, do CREA/RN.

Na ocasião foi traçado o plano de trabalho, que tem como principais metas a uniformização da atuação das Comissões Estaduais, o fortale-

cimento da divulgação de temas éticos para os profissionais do sis-tema, a busca por maior aproxima-ção com as Instituições de Ensino e o treinamento continuado das equipes técnicas que assessoram as Comissões.

Brasília também sediará o Semi-nário de Ética de 3 a 5 de abril, e o CREA-SC a 2ª reunião ordinária da Comissão Nacional, de 15 a 17 de maio em Florianópolis.

“Importante registrar a elogiada atuação da gestão 2012, pelo Eng.

Eletric. José Antônio Latrônico Filho e o Técnico Agrícola Luiz Menezes Vargas, do CREA-RS, bem como, a assessoria técnica do CREA-SC, representada pela Adv. Márcia Coutinho e Felipe Dutra”, destaca a coordenadora Rosicler. Acesse o novo Código de Ética Pro-fissional no link da Comissão de Éti-ca do CREA, em www.crea-sc.org.br.

O CREA-SC está implantando o Programa de Qualidade ISO 9001, uma das metas da atual gestão visando a excelência pro-fissional e tecnológica do Con-selho. A primeira etapa foi con-cluída e envolveu a definição dos procedimentos de controle de documentos e registros, não conformidade, auditoria interna e POPs operacionais. Além disso, foram estabelecidos os objeti-vos e a política da qualidade.

A próxima etapa inicia no final de março, quando aconte-cem reuniões nas inspetorias e treinamento com os funcionários e responsáveis visan-do colocar em prática os procedimentos necessários à implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). “Vamos divulgar a política e os objetivos da qualidade e demonstrar onde e como a mesma será aplicada no

dia a dia dos colaboradores”, es-clarece o Adm. Rafael Leal, coor-denador do programa junto ao Núcleo de Gestão da Qualidade e à Assessoria de Planejamento e Gestão do CREA-SC.

Para o presidente do CREA--SC, o Eng. Civ. e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier, a implantação do SGQ é um dos caminhos para aprimorar o re-lacionamento do Conselho com os profissionais, empresas e sociedade. “O CREA está com-prometido em prestar serviços visando à melhoria contínua de

seus processos e procedimentos e o aprimoramento de seus colaboradores. Esperamos que cada um faça a sua parte e busque utilizar as ferramentas do SGQ para o aperfeiçoamento contínuo do seu trabalho e da quali-dade dos serviços prestados à sociedade.”

Inspetorias recebem treinamento para implantação do Programa de Qualidade

Presidente do CREA assina contrato com empresa Cer-tificadora Learn Business: Superintendente do CREA, Eng. Civil Luiz Henrique Pellegrini (E); Adm. Rafael Leal, Coord. do Núcleo de Gestão da Qualidade; Leonardo Basílio, representante da empresa e Adm. Renata Kre-mer, Coordenadora da Assessoria de Planejamento e Gestão do CREA-SC.

Adriano Comin

Coord. Nacional Engª Civil e de Seg. Trab. Ingrid Cosme (E), Coord. Adjunta, Engª Agr. Rosicler Maria Vanti e Ex-Coord. Nacional Eng. Eletric. José Antônio Latrônico Filho.

Claudia de Oliveira

Page 7: Informativo CREA-SC - Fevereiro/Março 2013

CREASC Ano 12 - Edição nº 86 - Fevereiro/Março/2013

Valorize a área tecnológica catarinense: vote em profissional candidato!

INSTITUCIONAL 7

O Plenário elegeu no dia 18.01 a Diretoria do CREA-SC Ges-

tão 2013 e os novos coordenadores das câmaras especializadas. Tam-bém foram compostas as comissões permanentes e especiais, entre elas a de Valorização Profissional, Ética, Acessibilidade, Meio Ambiente, Edu-cação e Atribuição Profissional.

A coordenação da eleição foi realizada pelas conselheiras Engª. Civil Silvia Santos; Engª. Sanit. Amb. e Seg. Trab. Fernanda Maria de Felix Vanhoni e Engª. Mec. Sandra Apare-cida Ascari.

Estavam presentes o Presidente do CREA-SC, Eng. Civil e Seg, Trab. Carlos Alberto Kita Xavier; o Presi-dente do Confea, Eng. Civil José Ta-deu da Silva; o Presidente da Mútua, Eng. Agr. Cláudio Pereira Calheiros; o 2º Vice-Presidente do Confea, Eng. Civil e Mec. Júlio Fialkoski; o Diretor Financeiro da Mútua, Tec. Edif. Lino Gilberto da Silva; o Cons. Fed. Luis Eduardo Castro Quitério; o Coord. do Colégio de Diretores Re-

O CREA-SC realiza dias 27 e 28.06 em Florianópolis o 11º CEP – Con-gresso Estadual dos Profissionais, com o tema central Marco legal: Competência Profissional para o Desenvolvimento Nacional. Serão promovidos oito macroencontros (veja ao lado), onde os profissionais vão sugerir propostas e moções so-bre o tema, e eleger os delegados regionais para o Congresso Estadu-al. O primeiro acontece dia 2.05 em Mafra. Entre os eixos temáticos estão Formação e Exercício Profissional; Organização do Sistema; Integração Profissional e Social; e Inserção Inter-nacional. O 8º CNP - Congresso Na-cional de Profissionais acontece em

Eleita nova Diretoria do Conselho Gestão 2013gionais do CREA-SC, Eng. Civil Aberlar-do Pereira Filho e o Diretor Regional da Mútua-SC, Eng. Agr. Luiz Carlos Coelho. e o 1º Secretário.

Durante a reu-nião foi assinado o convênio entre o CREA-SC e a Mútua para complementa-ção da previdência privada - Tecnoprev dos colaboradores do CREA-SC.

Seminário de Conselheiros - No dia 17.01 o CREA realizou o 7º SEC - Seminário Estadual de Conselheiros e a posse dos 28 novos membros do Plenário e dos coordenadores regio-nais do CDER – Colégio de Entidades de Classe Regionais. O evento teve como objetivo a capacitação e a in-tegração dos representantes com as atividades desempenhadas nas Câ-

Diretoria 2013: Tecnol. Eletromec. Claudemir Rogério Oldoni (E), 2º Sec.; Tec. Agrop. Fabiano Floriani Garcia, 1º Sec; Eng. Civil João de Oliveira, 2º Vice-Presidente; Eng. Agr. Felipe Penter, 1º Vice-Presidente; Eng. Civ. e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier, Presidente; Eng. Eletric. Hélio Rohden,3º Sec; Geol. Rodrigo Del Olmo Sato,1º Tes. e Eng. Civ. Sérgio Augusto Becke, 2º Tes.

Adriano Comin

maras Especializadas, por meio de palestras sobre legislação, tramita-ção de processos e ética profissional. Em 2013 o Plenário está composto por 83 conselheiros, sendo 54 de en-tidades de classe de nível superior, 12 das entidades de nível médio e 17 das instituições de ensino superior.

Gramado/RS de 9 à 13.09 durante a realização da 70ª SOEA – Semana Oficial da Engenharia e Agronomia.

Planalto Norte: 02/05 - Mafra Inspetorias de Canoinhas e Rio Negrinho e Escritórios de Mafra, Porto União e São Bento do Sul (7 delegados).Litoral Norte: 03/05 - Joinville Inspetorias de Jaraguá do Sul e Joinville (15 delegados).Oeste: 21/05 - Chapecó - Inspe-torias de Chapecó, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste e Xanxerê e Escritório de Palmitos (13 delegados).

Programe-se: 11º Congresso Estadual dos Profissionais Macroencontros regionais iniciam dia 2 de maio

Vale do Rio do Peixe: 22/05 - Videira - Inspetorias de Caçador, Joaçaba e Videira (11 delegados).Planalto Serrano: 23/05 - Lages - Inspetorias de Curitibanos, Lages e São Joaquim (8 delegados).Sul: 05/06 - Criciúma - Inspetorias de Araranguá, Criciúma e Tubarão (12 delegados).Grande Florianópolis: 06/06 - Florianópolis - Inspetoria de Floria-nópolis e Escritório de São José (15 delegados).Vale do Itajaí: 07/06 - Itajaí Inspetorias de Blumenau, Brusque, Itajaí e Rio do Sul e Escritório de Timbó (15 delegados).

Page 8: Informativo CREA-SC - Fevereiro/Março 2013

CREASC Ano 12 - Edição nº 86 - Fevereiro/Março/2013

O reajuste de 9% no salário mínimo a partir de 1º de janeiro de 2013, elevou o salário mínimo dos pro-fissionais de nível superior do sistema Confea/Crea para R$ 5.763,00, sendo o cálculo sobre 8,5 SM, con-forme a Lei 4.950A/66. O CREA-SC tem investido em ações importantes buscando a valorização profissio-nal como a fiscalização de obras públicas e a ocupa-ção de cargos técnicos por profissionais legalmente habilitados, além do cumprimento do salário mínimo profissional.

“Para debater a valorização profissional é neces-sário compreender a importância que as profissões do sistema representam para a sociedade,” afirma o presidente do CREA-SC, Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier. Para ele, a prática da engenharia é inerente ao seu desenvolvimento, conceito não mais concebível sem uma visão sustentável.

EXPRESSAS8

Conselho assina convênio de acessibilidade com Procuradoria da República

O presidente do CREA-SC, Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier assinou em fevereiro o con-vênio de cooperação com o Pro-curador Chefe da Procuradoria da República no Estado, Dr. Marcelo da Mota visando estabelecer uma ação conjunta de fiscalização do cumprimento das normas de aces-sibilidade nas edificações públicas, conforme estabelece o Decreto Fe-deral 5.296/04. O Conselho indicará ao MPF uma relação dos profissionais habilitados para a prestação do servi-

Salário Mínimo Profissional é de R$ 5.763,00 em 2013

Conselheiros do CREA-SC foram eleitos coordenado-res nacionais adjuntos durante a primeira reunião na-cional das câmaras especializadas, realizada na sede do Confea em Brasília, de 19 a 22.02. A Engª. Sanit. e Seg. Trab. Fernanda Maria Felix Vanhoni para Câmara de En-genharia de Segurança do Trabalho; Engª. Mec. e Seg. Trab. Sandra Aparecida Ascari – Engenharia Industrial; Eng. Agrim. Paulo Fernando Squizzato – Engenharia de Agrimensura.

Também foram compostos os comitês e grupos de trabalho do Colégio de Presidentes para 2013. O pre-sidente do CREA-SC fará parte do Comitê Executivo da CIAM - Comissão de Agrimensura, Agronomia, Arqui-tetura, Geologia e Engenharia para o Mercosul; Comitê Gestor do Programa de Desenvolvimento Sustentável – PRODESU e dos GTs: Pensar a Semana Oficial da En-genharia e da Agronomia; Rede Nacional de Segurança e Tecnologia em Desastres; Assistência Técnica Pública.

Conselheiros do CREA-SC são eleitos coordenadores nacionais adjuntos

GT de tramitação de processos do IPUF tem participação do CREA-SC

O CREA-SC passou a integrar um GT criado pelo IPUF – Instituto de Pla-nejamento Urbano de Florianópolis, com participação do Sinduscon, Secretaria Municipal de Desenvolvi-mento Urbano, ASBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquite-tura e CAU. O objetivo é a agilização e padronização da tramitação dos processos do Instituto. A primeira

ço. A Procuradoria da República participará da fiscalização preven-tiva em parceria com o CREA-SC e outros órgãos públicos.

Cabe ao Conselho fiscalizar os empreendimentos e obras para ve-rificar a participação de profissionais habilitados na aplicação das nor-mas legais, bem como encaminhar à Procuradoria e ao Ministério Pú-

blico Federal relatórios detalhados das fiscalizações que constatem descumprimento às normas, além de indicar profissionais para palestras de divulgação e treinamento.

reunião aconteceu no dia 29/01 e en-tre as sugestões estão: elaboração de uma cartilha esclarecendo ao profis-sional o grau de exigências cabíveis/check list; consulta de viabilidade com mapa do sistema viário para faci-litar a tramitação; divisão dos projetos por categoria – casas/condomínios/comerciais; definição de cronograma de reavaliação dos alvarás.  

Prof. Dalmo Vieira Filho (E), Presidente do IPUF, Presidente Kita, Presidente do SINDUSCON, Hélio Bairros e Superintendente do Conselho, Eng. Civ. Luiz Henrique Pellegrini.

Presidente Kita e Proc. Marcelo da Mota assi-nam convênio visando à acessibilidade nas edi-ficações públicas

Claudia de Oliveira

Clau

dia d

e Ol

iveira

Page 9: Informativo CREA-SC - Fevereiro/Março 2013

CREASC Ano 12 - Edição nº 86 - Fevereiro/Março/2013 9EXPRESSAS

CREAjr-SC

Aprimorar a comunicação e a gestão da informação e apro-ximar os estudantes das entida-des de classe serão alguns dos projetos desenvolvidos pelo Programa CREAjr-SC em 2013. As comissões acadêmicas reu-niram-se nas regionais para discutir as ações do ano. No dia 19.02, o encontro aconteceu em Blumenau, onde os acadêmicos apresentaram como propostas a organização de campanhas sociais de reciclagem de lixo eletrônico e arrecadação de li-vros. No dia 20.02, foi realizada a constituição da Comissão Aca-dêmica Regional de Joinville, onde Sérgio Forte Ramos Filho, do curso de Engenharia Elétrica, foi eleito Coordenador Regional.

A Comissão Acadêmica Esta-dual (CAE) reúne-se em Floria-nópolis, no dia 14.03, para defi-nir o planejamento estratégico para 2013. No dia 15.03, será realizada a cerimônia de posse dos Membros Dirigentes Gestão 2013, no auditório do Conselho, seguida de um treinamento.

CREAjr-SC define planejamento estratégico para 2013

O Conselho e a EBGE – Editora Brasileira de Guias Especiais lançam no dia 14/03 a 4ª edição do Catálogo Empresarial do CREA-SC. A solenidade integra as comemora-ções dos 55 anos do Conselho em Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado.

A publicação é editada em versão impressa e virtual por meio de convênio entre o CREA-SC e a Editora, sem ônus algum para o Conselho, divulgando as empresas registra-

das e fornecedores anunciantes da área tecnológica catarinense.

CREA-SC e EBGE lançam 4ª edição do Catálogo Empresarial

Conselheiro federal de SC é eleito vice-presidente do Confea

O CONFEA homenageia anualmente os profissionais, empresas, entida-des de classe e instituições de ensino que se destacaram na área da Enge-nharia e Agronomia, concedendo a Medalha do Mérito e a inscrição no Livro do Mérito Nacional. Em 2013, a data limite para indicação de profissionais e/ou empresas ao CREA-SC é 31.03. Já o prazo para o CREA-SC remeter as indicações ao CONFEA é 12.04, com a análise da Comissão do Mérito e apro-vação do Plenário do Conselho. As indicações devem estar acompanhadas dos documentos, justificativa, curriculum vitae do indicado e formulários que constam na Resolução nº399/95.

Prazo para indicações da Medalha e Livro do Mérito Nacional até 31.03

No dia 23.02 o Conselheiro Federal catarinense, Eng. Civil, Mec. e Seg. Trab. Julio Fialkoski foi eleito por unanimidade para vice-presidência do Confea. Na oportunidade foram compostos o Conselho Diretor, as cinco Comissões Permanentes e as duas Especiais e seus coordenadores. “Vamos manter o diálogo com os profissionais, promovendo um mutirão de traba-lhos até o CNP, quando vamos colher propostas de todo o Brasil para forta-lecer o Sistema”, afirmou.

O presidente do CREA-SC, Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier prestigiou a formatura dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção da UNIPLAC, em Lages, no dia 16.02. O presidente foi o patro-no da 1ª turma de Engenharia Civil. Em seu pronunciamento falou sobre a importância deste profissional como agente de desenvolvimento nacio-nal e dos desafios da carreira. “A responsabilidade nas atividades profissio-nais independe do tamanho do projeto, obra, empreendimento ou serviço executado”, pontuou destacando que “a engenharia participa diretamente em mais de 75% do PIB – Produto Interno Bruto do país, gerando desenvol-vimento, preservação ambiental, segurança alimentar, milhões de empregos e a inserção do país no mercado internacional”.

Presidente do CREA-SC prestigia formatura de Engenharia da Uniplac

Divulgação UNIPLAC

Presidente do CREA junto a turma de Engenharia Civil da Uniplac.

Page 10: Informativo CREA-SC - Fevereiro/Março 2013

CREASC Ano 12 - Edição nº 86 - Fevereiro/Março/2013

Page 11: Informativo CREA-SC - Fevereiro/Março 2013

CREASC Ano 12 - Edição nº 86 - Fevereiro/Março/2013 11

A construção civil é sem dúvida uma das principais atividades para alcançar o desenvolvimento econômi-co e social dos centros urbanos, porém, traz significa-tivos impactos ambientais, seja pelo grande consumo de recursos naturais ou alteração da paisagem, e prin-cipalmente, pela quantidade de resíduos gerados. O trabalho multidisciplinar dos profissionais do sistema é essencial para conciliar a atividade com um desenvolvi-mento mais próximo possível do sustentável.

De acordo com as resoluções 307/2002, 431/2011 e 448/2012 do Conama, os Resíduos da Construção Civil - RCC dividem-se em quatro categorias:

Classe A – Reutilizáveis ou recicláveis como agregados: a) Construção, demolição, reformas e reparos de pavi-

mentação e de outras obras de infraestrutura, inclusive so-los provenientes de terraplanagem;

b) Construção, demolição, reformas e reparos de edifi-cações: componentes cerâmicos, argamassa e concreto;

c) Processo de fabricação e/ou demolição de peças pré--moldadas em concreto produzidas nos canteiros de obras;

Classe B – Resíduos recicláveis para outras destina-

Resíduos na Construção Civil

SAIBA TUDO SOBRE

ções: plásticos, papel, papelão, metais, vidros, madeira, gesso, etc;

Classe C – Resíduos para os quais não foram desen-volvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem ou recuperação;

Classe D – Resíduos perigosos oriundos do processo de construção, tais como tintas, solventes, óleos e ou-tros, ou aqueles contaminados oriundos de demolições, reformas e reparos de clínicas e instalações industriais, bem como telhas e demais objetos e materiais que con-tenham amianto ou outros produtos nocivos à saúde.

A construção civil em geral, por gerar resíduos peri-gosos, enquadrados como Classe D, possui uma grande responsabilidade técnica e ambiental no sentido de ge-renciar estes resíduos sem prejuízo ao meio ambiente. Os chamados “bota-fora” destes resíduos em locais que não sejam preparados e licenciados pelo órgão ambien-tal para recebimento, causam danos ambientais irrever-síveis. O CREA-SC através do Projeto de Sustentabilida-de possui um Plano de Gerenciamento de Resíduos, na qual também estão englobados os RCC eventualmente gerados em reformas, construções ou ampliações.

Por Eng. Sanit. e Amb. Fernanda Maria Felix Vanhoni - Coordenadora Câmara Especializada de Engª. Seg. Trab.

Page 12: Informativo CREA-SC - Fevereiro/Março 2013

CREASC Ano 12 - Edição nº 86 - Fevereiro/Março/2013