boletim nós podemos sc - nº 28 - fevereiro 2015

12
BOLETIM INFORMATIVO - NÚMERO 28 - FEVEREIRO DE 2015 Santa Catarina em alerta. Surto da doença no Estado faz Aedes aegyp virar alvo de combate. Muito além da folia: Carnaval e igualdade de gênero Páginas 8 e 9 Doação incenvada: um chamado à responsabilidade local Página 10 Páginas 6 e 7

Upload: nos-podemos-sc

Post on 07-Apr-2016

219 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Informativo mensal do Movimento Nós Podemos Santa Catarina. Destaques: Santa Catarina em alerta por surto de dengue; Carnaval e igualdade de gênero; Doação Incentivada, um chamado à responsabilidade local.

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim Nós Podemos SC - Nº 28 - Fevereiro 2015

BOLETIM INFORMATIVO - NÚMERO 28 - FEVEREIRO DE 2015

Santa Catarina em alerta. Surto da doença no Estado faz Aedes aegypti virar alvo de combate.

Muito além da folia: Carnaval e igualdade de gênero

Páginas 8 e 9

Doação incentivada: um chamado à responsabilidade local

Página 10

Páginas 6 e 7

Page 2: Boletim Nós Podemos SC - Nº 28 - Fevereiro 2015

2 BOLETIM INFORMATIVO - N.28 FEVEREIRO DE 2015 NÓS PODEMOS SANTA CATARINA

ACOMPANHE

www.nospodemos-sc.org.br

/NosPodemosSC @8jeitos

@NosPodemosSC Nós Podemos SC

EDITORIAL

EXPEDIENTE

Consciência e ação já!

Este boletim é uma publicação do Movimento Nós Podemos Santa Catarina (MNPSC)

Secretaria Estadual - Instituto Primeiro PlanoRua João Pinto, 30 – Ed. Joana de Gusmão sala 803 Centro – Florianópolis/SCCEP 88010-420 • Fone (48) 3025-1079/[email protected]

EDIÇÃO E REDAÇÃO: Carine Bergmann

PROJETO GRÁFICO: Maria José H. Coelho

CAPA E DIAGRAMAÇÃO: Ana Oliveira

REVISÃO DE TEXTO: Ana Carolina Paci

REVISÃO DE CONTEÚDO: Regina May de Farias

CONSELHO EDITORIAL: Ana Maria do Vale Pereira (IVA), Ana Carolina Paci (FMSS), Cheila Zortéa (FMSS), João Batista Thomé (UNIVILLE), Márcia Battistella (SDS), Mario Correa de Sá e Benevides (Tractebel) Odilon Faccio(IPP) e Regina May de Farias.

Encaminhe suas sugestões: [email protected]: 2.000Gráfica:MG

Sabe aquele velho ditado que diz que ano só começa depois do Carnaval? Parece que 2015 chega para quebrar essa regra. O ano já está literalmente fervendo muito antes da festa pagã, e o que se sente é um verdadeiro clima de inquietação. Nas ruas e nas redes sociais, assuntos como Impeach-ment, aumento da gasolina, racionamento de água e de energia são os mais falados do momento. Acusa-se o Governo pela má gestão e fala-se muito sobre corrupção e escândalos. Será que a população pode fazer mais do que debater esses temas na mesa de bar?

Mais do que nunca, acreditamos que sim, as pessoas precisam se politizar. Não basta ir às ruas pedir para que a presidente caia. Quem entra no lugar? O que garante que a realidade muda? Só existe mudança se junto vier à conscientização de que cidadania e democracia não se exercem apenas nas urnas. É preciso participar da vida em comunidade, fiscalizar o que está sendo feito pelos políticos e também for-talecer as organizações da sociedade civil. É sobre essa importância da participação cidadã e a responsabilidade local que o artigo assinado pelo gerente executivo do ICom Anderson Giovani da Silva trata (P.10).

Devemos estar em alerta na questão política, mas também muito atentos a uma importante questão de saúde pública. A dengue, considerada um surto no Es-tado, levou a prefeitura de Itajaí a cancelar o Carnaval, com medo de uma iminente epidemia, e outras cidades já identificaram focos da doença. Mais uma vez, ação e consciência tornam-se indispensáveis, assim como a prevenção (p. 6 e 7). Boa leitura!

Page 3: Boletim Nós Podemos SC - Nº 28 - Fevereiro 2015

BOLETIM INFORMATIVO - N.28 FEVEREIRO DE 2015 3 NÓS PODEMOS SANTA CATARINA

NOSSA RIQUEZA

Aline Serafini, Coordenadora de Projetos Sociais da BAESA - Energética Barra Grande S/A.

Trabalhar voluntariamente com causas globais formidáveis. Tenho convicção de que juntos podemos fazer uma grande diferença e criar

a nossa própria realidade.

Na campanha, divulgamos os Objetivos do Milênio (ODM) para mais de 27 mil pessoas

via redes sociais. Empresas importantes se tornaram Embaixadoras: BRDE, BAESA e

Enercan, Univali, Portonave e Facisc. Além da seleção de 6 projetos sociais de Santa Catarina,

para melhorar os indicadores dos ODM. Os projetos ainda estão em andamento, em breve

vamos conhecer o resultado de cada um.

Participei ativamente da Campanha 8 Jeitos de Mudar o Mundo, trabalhando por dois anos no

planejamento, captação de recursos, divulgação, entre outras atividades.

O ser humano de nossa época se preocupa muito em ter e não em SER. - Filme Luci, 2014

AGENDA

No dia 10 de março os Embaixadores do Movimento Nós Podemos Santa Catarina vão se reunir para discutir ações em prol dos Objetivos do Milênio.

Até 31 de março estão abertas as inscrições para a primeira chamada anual do Edital de Apoio a Projetos no site www.fundacaogrupoboticario.org.br. Serão selecionadas iniciativas de conservação da natureza brasileira em todas as regiões do país.

Dias 25 e 26 de fevereiro a coordenação do Movimento Nós Podemos Santa Catarina estará reunida para definir as ações de 2015. A reunião que estava marcada para ocorrer nos dias 4 e 5 foi transferida para essa data.

Reunião Embaixadores

Prêmio ODM Brasil

Apoio a Projetos socioambientais

Planejamento

MOTIVAÇÃO

RESULTADOS

FRASE

AÇÕES

AR

QU

IVO

PE

SS

OA

L

Até 21 de março projetos vencedores do Prêmio ODM Brasil podem se inscrever na Chamada Pública 001/2014 da Caixa. Serão contemplados 10 projetos, que receberão até R$ 100 mil cada. http://goo.gl/uMOE07

MARÇO

Page 4: Boletim Nós Podemos SC - Nº 28 - Fevereiro 2015

4 BOLETIM INFORMATIVO - N.28 FEVEREIRO DE 2015 NÓS PODEMOS SANTA CATARINA

Fevereiro é o mês em que inicia o ano letivo na maioria dos

estados e municípios do país. Ansiedade à flor da

pele, rever os amigos e fazer novos. Mil histórias

das férias para contar e o desconhecido para

enfrentar. Pode ser a estreia na vida escolar, a troca de escola, ou a simples mudança de ano. Essas situações podem trazer angústia, euforia, curiosidade e insegurança.

Nesse momento, os pais e responsáveis têm um papel fundamental. Andrea Ramal, doutora em educação pela PUC-RJ e autora do livro “Como fazer do seu filho um sucesso”, afirma que é importante os pais manterem a tranquilidade e transmitirem

segurança. Ela destaca que os pais “precisam transmitir ao filho palavras que aumentem a sua motivação”, e sugere que algumas atitudes tomadas no início contribuem para o sucesso do ano escolar. Atitudes como organizar a agenda para que a transição férias - estudo seja feita de forma gradual e acompanhar as atividades escolares todos os dias.

A participação dos pais na educação escolar de seus filhos não pode ficar limitada apenas no período de início do ano letivo. É importante iniciar a relação antes mesmo do período escolar. Em entrevista à Revista Nova Escola, o sociólogo francês, Bernard Lahire afirma que a leitura de histórias para os filhos

desde pequenos contribui para melhor compreensão e aprendizagem da escrita no futuro. Ele acredita que a família tem o poder de dar o suporte necessário para o

sucesso e afirma que “esses momentos em que pais e filhos leem juntos são de cumplicidade, de partilha, de troca, de despertar o espírito de curiosidade da criança”.

Volta às aulas!

A participação dos pais na educação escolar de seus filhos não pode ficar limitada apenas no período de início do ano letivo. É importante iniciar a relação antes mesmo do período escolar.

E os pais com isso?

EDUCAÇÃO

Page 5: Boletim Nós Podemos SC - Nº 28 - Fevereiro 2015

25%

BOLETIM INFORMATIVO - N.28 FEVEREIRO DE 2015 5 NÓS PODEMOS SANTA CATARINA

Volta às aulas! O Ministério da Educação afirma que participar ativamente da vida escolar das crianças interfere positivamente na qualidade do ensino. O Movimento Todos pela Educação (TPE) concorda com essa ideia e

defende a participação das famílias e comunidade na vida escolar. Por isso, realizou em 2014 uma pesquisa sobre o perfil dos pais brasileiros, para dimensionar e mapear as atitudes e comportamentos dos responsáveis pelos

alunos, que impactam a relação das crianças e jovens com a escola. Segundo a pesquisa, o perfil considerado ideal, aquele em que o adulto é comprometido com a escola e próximo dos filhos, corresponde a apenas 12%.

Participar da vida escolar é um direito

perIil dos pais em relaCão a vida escolar de seus FIlhos*

O TPE dividiu pais e responsáveis de crianças e jovens de 4 a 17 anos em cinco diferentes perfis, de acordo com o vínculo com o aluno e o valor dado à educação.

perfIL 1 perfIL 2 perfIL 5

27%

12%

27%

19%

17%

ComprometidosGrupo formado por responsáveis que apresentam maior concentração de respostas que demonstram tanto atitudes relacionadas ao vínculo com o filho quanto à valorização da escola.

Acesse a pesquisa Atitudes pela Educação na íntegra.

Por QR code

perfIL 4perfIL 3EnvolvidosDiferenciam-se por ter mais respostas que demonstram atitudes relativas à valorização da escola do que vínculo com o filho.

VinculadosDestacam-se por ter mais respostas que demonstram atitudes relativas às vínculos com o filho do que a valorização da escola.

IntermediáriosApresentam uma média de respostas em ambas as dimensões, ora mais voltadas a valorização da escola, ora mais para o vínculo com o filho.

DistantesPerfil que apresenta os menores percentuais de respostas que demonstram tanto vínculo com o filho como valorização da escola.

Fonte: Pesquisa Atitudes pela Educação – Todos pela Educação.

*Foram entrevistados 2.002 responsáveis por alunos matriculados da Educação Infantil ao Ensino Médio, das redes públicas e privada de ensino, representando todas as regiões do país, incluindo áreas urbanas e rurais.

Valorização Valorização Valorização

ValorizaçãoVínculo Vínculo Vínculo

ValorizaçãoVínculo Vínculo

Page 6: Boletim Nós Podemos SC - Nº 28 - Fevereiro 2015

6 BOLETIM INFORMATIVO - N.28 FEVEREIRO DE 2015 NÓS PODEMOS SANTA CATARINA

Surto da Dengue coloca SC em alerta

SAÚDE

O ODM 6 trata de problemas sérios relacionados a doenças como a AIDS, a malária e outras, que podem levar ao óbito. No Brasil, o foco de atuação na meta B desse ODM é no combate à incidência de doenças transmitidas por mosquitos, como a Dengue. A doença é causada por um vírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. É uma doença infecciosa febril e considerada um dos principais problemas de saúde pública no mundo.

No País, segundo o Ministério da Saúde, no mês de janeiro deste ano, houve um aumento de 57% dos casos da doença em relação ao mesmo período em 2014. Em Santa Catarina, nos últimos três anos, o aumento no foco do mosquito transmissor

foi de mais de 860%. Em 2013, ano com o maior número de casos da doença até agora no Estado, foram 255 casos, uma média de 0,7 novos casos por dia. Em 2014, foram 69 casos no ano todo. No primeiro mês de 2015 foram contabilizados 60 casos, uma média de 1,9 casos por dia. Isso fez com que a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE) já considerar um surto da doença e iniciar ações de combate ao mosquito em todo o Estado.

O aumento do número de pessoas que

Até 2015, ter detido e começado

a reverter a propagação do

HIV/AIDS.

Até 2015, ter detido e começado a reverter a incidência da malária e de outras doenças

importantes.

Meta A Meta B

Metas do ODM 6

Page 7: Boletim Nós Podemos SC - Nº 28 - Fevereiro 2015

BOLETIM INFORMATIVO - N.28 FEVEREIRO DE 2015 7 NÓS PODEMOS SANTA CATARINA

Os sintomas da dengue são: febre,

dor de cabeça, dores musculares e nas articulações,

dor atrás dos olhos e manchas

vermelhas na pele.

FON

TE INFO

GRÁFICO: RED

E DEN

GUE- FIO

CRUZ

contraíram a doença dentro do estado também deixou a DIVE em alerta. Em oito anos, é a primeira vez que o número de pessoas moradoras de Santa Catarina que contraíram a doença em outros estados é menor daquelas que contraíram dentro do Estado. Segundo João Augusto Brancher Fuck, coordenador do Programa de Dengue no Estado, isso facilita a proliferação para outros locais e traz um risco maior para a população.

DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO AEDES AEGYPT

Dengue HemorrágicalÉ uma reação forte do

organismo ao vírus, po-dendo levar o paciente ao óbito em até 24 horas. Os sintomas são os mesmos da den-gue comum. Porém, o aparecimento de man-chas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, boca e gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos constantes podem indicar a evolução para a hemorrágica. O que desencadeia a

complicação é a pessoa contrair um vírus diferente pela segunda vez ou quando ela de-mora para buscar ajuda.

Febre ChikungunyalTambém é transmitida

pelo Aedes aegypt, além do mosquito Aedes albopictus, e os sintomas são febre de início repentino e dores intensas nas ar-ticulações, além de dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.

Page 8: Boletim Nós Podemos SC - Nº 28 - Fevereiro 2015

Muito além da folia: Carnaval e a igualdade de gênero

atividades do calendário de celebração Pequim+20, que busca apoio global ao cumprimento da Plataforma e do Plano de Ação de Pequim. Liderada pela ONU Mulheres, a campanha internacional Pequim +20 tem como lema “Empoderar as Mulheres. Empoderar a Humanidade. Imagine!” chegará ao espaço do samba. A Mangueira é uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro e foi fundada em 28 de abril de 1928. Foi a primeira escola a incluir mulheres na ala de compositores.

Para o carnaval 2015, a escola desenvolveu o enredo “Agora chegou a vez vou cantar, mulher brasileira em primeiro lugar”. Na Marquês de Sapucaí, mulheres do dia a dia, artistas e figuras históricas, entre elas: Teresa de Benghela, Dandara, Tia Ciata, Xica da Silva, Mãe Menininha Gantois, Chiquinha Gonzaga, Clara Nunes, Dalva de Oliveira, Elis Regina, Princesa Isabel, Imperatriz Leopoldina, Maria Quitéria e Maria Bonita.

Mulheres na Mangueira, a escola se engaja na rede em defesa dos direitos das mulheres.

“A partir dessa parceria, reforçaremos o trabalho da Mangueira em favor da igualdade de gênero no dia a dia de milhares de pessoas que estão envolvidas nos projetos sociais e na comunidade

como um todo. Estamos muito animadas com

o compromisso da escola em contar a

história das mulheres da Mangueira e do Brasil

na passarela do samba para milhões de pessoas”,

diz Nadine Gasman, representante da

ONU Mulheres Brasil.

O carnaval 2015 da

Mangueira é uma das

Em 2015, a Estação Primeira de Mangueira trouxe a Marquês de Sapucaí os direitos das mulheres e a luta delas pela igualdade de gênero, em parceria com a ONU Mulheres Brasil. Ao eleger 2015 como o Ano das

8 BOLETIM INFORMATIVO - N.28 FEVEREIRO DE 2015 NÓS PODEMOS SANTA CATARINA

IGUALDADE DE GÊNERO

Page 9: Boletim Nós Podemos SC - Nº 28 - Fevereiro 2015

A Presidente da Velha Guarda da Unidos da Coloninha Tania Maria Ramos explica porque o papel da mulher dentro de uma Escola de Samba, que vai muito além de colocar a escola do coração na avenida: “a mulher dentro da escola de samba é a pensadora. No nosso carnaval além de termos nossas lindas passistas, nós trazemos para as Escolas de Samba uma harmonia muito grande”, garante.

Além disso, Tania explica que a participação nas Escolas de Samba empodera as mulheres, pois as aproximam da comunidade e de projetos sociais de proteção à criança e ao adolescente. “Precisamos de mais mulheres na política e nas Escolas de Samba. É preciso criar espaços de debates, para discutir a questão de gênero, e entender que podemos ir muito além”, defende.

Ver esses temas tão importantes fazerem parte das pautas das Escolas de Samba não poderia ser pensado na década de 1960, quando o carnaval era muito mais controlado pelo poder público e até mesmo pela polícia. “Porque era uma coisa de negros, era uma coisa dos guetos, da comunidade, da periferia, então era muito controlado. Todos os enredos só podiam falar da história do Brasil. Eram enredos que falavam principalmente do rei, da princesa”, explica Graça Carneiro, Arte Educadora que tem 55 anos de Escola de Samba em seu currículo. Na Escola de Samba Consulado, foram 24 de atuação. Atualmente, atua no Transforma Arte Educação, projeto de contra turno escolar com sede em Florianópolis.

CARINE BERGM

ANN

GRAÇA CARNEIRO

Ala Mirim da Escola de Samba

Consulado

As poderosas da Escola de Samba Unidos da Coloninha: Tânia, Elizabeth, Rita, Cristiane e Josimere

BOLETIM INFORMATIVO - N.28 FEVEREIRO DE 2015 9 NÓS PODEMOS SANTA CATARINA

O lúdico do carnaval: o enredo como ferramenta didática

Os diversos papéis da mulher no carnaval

Page 10: Boletim Nós Podemos SC - Nº 28 - Fevereiro 2015

10 BOLETIM INFORMATIVO - N.28 FEVEREIRO DE 2015 NÓS PODEMOS SANTA CATARINA

Por Anderson Giovani da Silva*

A legislação brasileira, embora que de forma tímida, nos oferece algumas oportunidades de fazer doações com dedução fiscal. Essas oportunidades devem ser encaradas como uma chance de promover o relacionamento de interesse público e comum entre investidor e organizações da sociedade civil, e também como uma forma de chamar a atenção para a responsabilidade individual e organizacional sobre o que é de interesse público local.

Tenho a felicidade de assessorar empresas e famílias no início de suas jornadas rumo à participação social e cidadã na transformação de comunidades. Percebo que a possibilidade de incentivo facilita a tomada de decisão nesses primeiros passos. Mesmo que a dedução fiscal de uma doação no Brasil coloque na equação do investimento social privado o governo, ainda há

um campo fértil para o relacionamento entre o investidor e as organizações da sociedade civil.

Ao aproximar-se de iniciativas de impacto social, abre-se para o investidor um mundo de oportunidades: o relacionamento com empreendedores sociais e lideranças comunitárias leva a novas formas de compreender os desafios da administração pública e da vida comunitária. Empresas conseguem aproveitar esse contato com realidades locais para melhorar processos internos e ampliar o engajamento em questões voltadas ao desenvolvimento de bairros e cidades, que qualificam o ambiente de negócios. Os retornos de reputação, legitimidade, reconhecimento do papel de agente de transformação real e generosa, levam a investimentos diretos, sem deduções e sua consequente mediação do Estado na gestão dos recursos. Aí sim, falamos em recursos que permitem

ousar e inovar com alto impacto social.

Para as organizações sem fins lucrativos, fazer mobilização de recursos com a oferta de incentivo é uma oportunidade de alinhar ações com políticas em prol de mudanças sistêmicas e significativas. Para os investidores é importante alertar da responsabilidade pela tomada de decisão sobre recursos que são públicos. Que seja decisão desprendida, generosa e de interesse público, com o mesmo cuidado que queremos que o governo tenha com os investimentos feitos com nossos impostos. É a oportunidade de elevar o padrão de investimento em nossa sociedade e construir exemplos para pressionar por boa gestão pública no âmbito do Estado.

*Gerente Executivo do ICom – Instituto Comunitário Grande Florianópolis

PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Doação incentivada: um chamado à responsabilidade local

Page 11: Boletim Nós Podemos SC - Nº 28 - Fevereiro 2015

BOLETIM INFORMATIVO - N.28 FEVEREIRO DE 2015 11 NÓS PODEMOS SANTA CATARINA

Dicas para o milênioReferências para se inspirar em prol dos ODM

Livro

Aplicativos – Colab.re e Livox

Eleito o melhor Aplicativo Urbano do Mundo, o Colab.re é uma rede social para cidadania. Através do www.colab.re ou em aplicativos mobile, você é capaz de fiscalizar, propor e avaliar diversos pontos da sua cidade, estado e país. Atualmente, mais de 50 prefeituras já fazem o uso do aplicativo.

No livro, “Criando um Negócio Social” Muhammad Yunus mostra como esse tipo de negócio transforma vidas e oferece conselhos práticos para aqueles que querem criar seus próprios negócios sociais. Editora Elsiever, 2010, 220 p.

Filme - “Entre os muros da escola, de Laurent Cantet”

O filme francês expõe o choque cultural e social dentro de uma sala de aula, entre professor e alunos que vivem em constante conflito. Como sustentar um projeto pedagógico quando os estudantes não demonstram disposição e interesse é o foco da questão.

O Livox surgiu da necessidade de um pai e de uma mãe de se comunicarem melhor com sua filha deficiente física. É o primeiro software de comunicação alternativa para tablets em Português. Foi eleito no inicio de fevereiro como o Melhor Aplicativo de Inclusão Social do Mundo, segundo a ONU.

INTERATIVIDADE

Page 12: Boletim Nós Podemos SC - Nº 28 - Fevereiro 2015

Este boletim é patrocinado por A secretaria do MNPSC tem patrocínio de Parceiros

Faça parte do Movimento você também!http://nospodemos-sc.org.br/institucional/comites-municipais/

Por Regina May de Farias

O ano de 2015 será um marco para a Organização das Nações Unidas (ONU), pois fecha o ciclo de atuação pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Também é o ano em que a agenda pós 2015 será ratificada. Para o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós Podemos (MNCS) é o ano de balanço e avaliação do acerto de contas para a sociedade sobre as metas dos ODM que foram ou não alcançadas.

Também estamos nos preparando para a transição para os Objetivos de

Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) a partir de 2016. Os ODS, que estão sendo construídos desde a Conferência Rio +20 realizada em 2012 e conta com a participação dos governos, de todo o sistema ONU, de especialistas, empresas e sociedade civil, será um marco de ação para os esforços mundiais de desenvolvimento.

Por isso, a partir da próxima edição do Boletim Nós Podemos SC, iniciaremos uma série de reportagens e textos sobre cada um dos oito ODM. A cada mês, trataremos de um Objetivo, abordando os seus avanços e dilemas no país e em

Santa Catarina, e apresentando uma perspectiva de como cada temática será tratada quando estivermos falando dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Os ODS serão ratificados pelos países membros da ONU durante a Assembleia Geral das Nações Unidas que acontecerá em setembro deste ano. Assim, a cada mês traremos informações de como o País e o nosso Estado estão se preparando para os novos compromissos. E os dois últimos números do Boletim neste ano serão dedicados aos ODS e seus alvos de atuação.

Secretária Adjunta de Comunicação do Movimento Nós Podemos Santa Catarina

Um ano para ficar para a história

SÉRIE ODM/ODS

CRONOGRAMA DAS EDIÇÕES

Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro/Dezembro

Objetivos de Desenvolvimento

Sustentável