boletim nós podemos sc - agosto 2014

12
BOLETIM INFORMATIVO - NÚMERO 24 - JULHO/AGOSTO - 2014 Avanços da municipalização p. 10 e 11 Ações dos embaixadores dos ODM em SC p. 12 Acompanhamento do edital 8 Jeitos de Mudar o Mundo p. 8 Um dia para pensar o futuro que queremos

Upload: nos-podemos-sc

Post on 04-Apr-2016

222 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Boletim informativo do Movimento Nós Podemos Santa Catarina - Edição nº 24 - julho/agosto 2014.

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim Nós Podemos SC - agosto 2014

BOLETIM INFORMATIVO - NÚMERO 24 - JULHO/AGOSTO - 2014

Avanços da municipalização p. 10 e 11

Ações dos embaixadores dos ODM em SC p. 12

Acompanhamento do edital 8 Jeitos de Mudar o Mundop. 8

Um dia para pensar o futuro que queremos

Page 2: Boletim Nós Podemos SC - agosto 2014

...2

BOLETIM INFORMATIVO - NÓS PODEMOS SANTA CATARINA. No24 JULHO/AGOSTO 2014

Este boletim é uma publicação do Movimento Nós Podemos Santa Catarina (MNPSC)

Secretaria Estadual - Instituto Primeiro PlanoRua João Pinto, 30 – Ed. Joana de Gusmão sala 803 Centro – Florianópolis/SC CEP 88010-420 • Fone (48) 3025-1079/3025-3949 [email protected]

EDITOR Rafael Gué Martini (Mte/SC 02551-JP)

REDAÇÃO Maga Colonetti

PROJETO GRÁFICO: Maria José H. Coelho

DIAGRAMAÇÃO: Paulo Rocha

CAPA: Leonardo Latronico/ UNIVALI

REVISÃO: Ana Carolina Paci

CONSELHO EDITORIAL: Ana Maria do Vale Pereira (IVA), Ana Carolina Paci (FMSS), Cheila Zortéa (FMSS), João Batista Thomé (UNIVILLE), Márcia Battistella (SDS), Mario Correa de Sá e Benevides (Tractebel), Odilon Faccio (IPP), Rafael Gué Martini e Regina May de Farias.

Encaminhe suas sugestões: [email protected]: 2.000Gráfica: Agnus

EXPEDIENTE

EDITORIAL

Parceiro

Este boletim é patrocinado por

@NosPodemosSC www.facebook.com/NosPodemosSCwww.nospodemos-sc.org.br/

nospodemos sc instagram.com/8jeitos

A secretaria do MNPSC tem patrocínio de

Em 2015 encerra-se o prazo combinado para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Mi-lênio (ODM). No Brasil e em Santa Catarina nem todos objetivos terão suas metas cumpridas, mas o caminho para chegar até elas já proporcionou muitos avanços.

No estado houve uma grande mobilização social que resultou no fortalecimento e consolidação do Movimento Nós Podemos SC, como um fórum de representação social capaz de discutir a temática socio-ambiental e agregar força. Prova disso são as mais de 100 organizações filiadas e os 13 comitês municipais espalhados pelo estado.

Soma-se a esta rede os esforços de cada uma das organizações envolvidas. Destacamos, em especial, as ações dos nossos embaixadores estaduais dos ODM, saudando também o BRDE, que se juntou recentemente

a este grupo. São exemplos de empenho com a nossa causa que incentivam outras organizações e chamam a atenção para as metas a serem alcançadas.

Metas discutidas em nosso Fórum Estadual dos ODM, cujo foco é a municipalização, para que os re-sultados gerais alcançados no mundo, no Brasil e em Santa Catarina, possam também ser reproduzidos em cada município. Um trabalho importante, pois ainda não chegamos ao final do prazo e há chances de al-cançarmos mais metas do milênio, se conseguirmos coordenar nossos esforços. Além disso, depois de 2015, seguiremos cada vez mais unidos, para vencer os novos desafios que serão apresentados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Não deixe de nos acompanhar neste novo começo.

Prazo para o novo começo

Page 3: Boletim Nós Podemos SC - agosto 2014

...3

BOLETIM INFORMATIVO - NÓS PODEMOS SANTA CATARINA. No24 JULHO/AGOSTO 2014

To r n a r o s O b j e t i v o s do Milênio mais conhecidos e iniciar ações no maior número de municípios de Santa Catarina vem sendo o principal objetivo do Movimento Nós Podemos Santa Catarina. Esse é um passo muito importante para que aconteça a interiorização do movimento. “Hoje já somos mais de 140 instituições. O que já representa, só no corrente ano, um crescimento no Movimento da ordem de mais de 20% em relação ao ano de 2013”, explicou o Secretário Executivo João Batista F. Thomé.

Dia 26 de setembro Seminário de Municipalização em ConcórdiaHorário: 9h às 12hLocal : Auditório da UNIMED Concórdia Dia 17 de outubroFórum Municipal dos Objetivos do Milênio de Joinville - com promoção do Comitê Nós Podemos JoinvilleHorário: 9h às 12hLocal: a definir

AGENDA

Municipalizações e Fóruns programados para setembro e outubro

EventoEm Florianópolis, dia 25 de setembro acontece o Seminário Governança e Legislação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento começa às 14h no Plenarinho da ESAG/Udesc. É gratuito e as inscrições são feitas pelo [email protected]

Page 4: Boletim Nós Podemos SC - agosto 2014

...4

BOLETIM INFORMATIVO - NÓS PODEMOS SANTA CATARINA. No24 JULHO/AGOSTO 2014

ODM SC

Um dia para pensar o futuro que queremosFórum Estadual dos Objetivos do Milênio 2014: os desafios da municipalização

A tarefa de analisar o que foi já foi feito faz parte das indicações do relatório sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) divulgado pelas Nações Unidas em 2013. No documento, o Secretáro-Geral Ban Ki-moon afirma que “foram alcançados progres-sos significativos e substanciais no cumprimento de muitas das metas”. Conferir os resultados é um movimento natural, já que 2015 está chegando e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) serão as novas metas a partir de então. Nesse sentido, o Movimento Nós Podemos Santa Catarina analisa os números do estado e do Brasil.

Segundo Odilon Luís Faccio, Secretário Executivo Adjunto do Movimento Nacional pela Cidada-

nia e Solidariedade, os resultados nacionais são extremamente posi-tivos. “Vamos alcançar ou superar as metas em quase todos. Um exemplo marcante é a redução da

extrema pobreza, que caiu de 25,6% da população em 1990 para 3,5% em 2012. Permanece como desafio, principalmente no ODM5, a meta de reduzir a mortali-dade materna”, explicou. O principal motivo do sucesso foi a escolha correta de po-líticas públicas e a forte par-ticipação da sociedade. Nos estados e municípios, entre-tanto, é preciso avançar mais . “Por isso, priorizamos levar os ODM para os municípios, objetivando elevar os indi-cadores locais, no mínimo aos patamares que o Brasil alcançou. Esta prioridade é uma ação de longo prazo, que deve ser estendida e ampliada na etapa que vai vigorar os ODS”, concluiu.

Uma análise parecida, mas dessa vez relacionada com Santa Catarina, também foi feita por Nena Lentini, Coordenadora de Po-líticas Sociais do PNUD no Brasil, na palestra “O Estado de Santa Catari-na e o Brasil em relação aos ODM e a perspectiva dos ODS pós 2015”. A conversa foi uma das ações do Fórum Estadual dos Objetivos do Milênio no dia 26 de agosto, em Florianópolis. O encontro teve como principal objetivo analisar e divulgar os ODM no estado. Na palestra, Nena observou que possi-velmente Santa Catarina alcançará praticamente todas as metas. E as parcerias entre os três setores (privado, público e sociedade civil) têm papel preponderante nesse avanço. A meta que exige mais esforços está relacionada ao ODM 5. A taxa de mortalidade materna atual é de 36,1 para cada 100 mil nascidos vivos, segundo a Orga-nização Pan-Americana da Saúde (OPAS), quando a meta seria 20 por cada 100 mil nascidos vivos.

Foto: Leonardo Latronico/ UN

IVALI

Foto

: Leo

nard

o La

troni

co/

UN

IVAL

I

Page 5: Boletim Nós Podemos SC - agosto 2014

...5

BOLETIM INFORMATIVO - NÓS PODEMOS SANTA CATARINA. No24 JULHO/AGOSTO 2014

ODM SC

Ideias compartilhadas e a promessa de um núcleo jovem

O painel Enfoques de atua-ção local e estadual em relação aos ODM iniciou o Fórum mostrando que a oportunidade de trocas de ideias seria o grande destaque do encontro. Outros dois momentos enfatizaram isso de informação e ideias: a apresentação dos projetos selecionados na Campanha 8 Jeitos de Mudar o Mundo e dos finalistas e premiados pelo 5º Prêmio ODM Brasil. Após cada apresentação, foi aberto um espaço para perguntas e análises. Em um desses mo-mentos, após a apresentação de Dara, a representante do Instituto Crescer - Movimento Cidadania e Juventude, de Itajaí, surgiu a indagação: quais ações são feitas para os jovens e com os jovens?

Neste momento, João Batista Thomé, Secretário Executivo do Movimento Nós Podemos Santa Ca-tarina, interviu e comentou sobre a criação do Núcleo Jovem. “Não se trata de uma promessa apenas, em função da fala da Dara, mas de uma percepção de que devemos buscar envolver esse público nessa discussão, até mesmo porque os ODS, que estão vindo a seguir, têm muito a ver com eles”, explicou. Thomé afirmou que a ideia come-ça agora a ser estudada dentro do Movimento e que com certeza se tornará uma realidade em breve. “Quem sabe no próximo Fórum, em 10 de dezembro deste ano, estejamos lançando formalmente nosso Núcleo Jovem”, finalizou.

Fotos: Leonardo Latronico/ UN

IVALI

Page 6: Boletim Nós Podemos SC - agosto 2014

...6

BOLETIM INFORMATIVO - NÓS PODEMOS SANTA CATARINA. No24 JULHO/AGOSTO 2014

PROJETOS EM DESTAQUE

A transformação da realidade por meio de iniciativas conjuntas em Brusque Municipalização é uma das ações do ODM 8

Brusque também é destaque no ODM 1 ao receber prêmio nacional pela merenda escolar

A qualidade da merenda escolar foi reconhecida pela orga-nização Ação Fome Zero e recebeu o prêmio Gestor Eficiente da Me-renda Escolar, que chega a sua 10ª edição premiando 26 municípios que fazem a diferença. A premiação será em Brasília, em dezembro. Para a Secretária de Educação de Brusque, Gleusa Luci Fischer, o re-conhecimento chega como um co-roamento de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2009.

Representantes de 13 cidades participaram do Seminário de Municipalização dos ODM em Brusque. A transformação por meio de iniciativas conjuntas foi um dos temas abordados no encontro para promover a integração e o engajamento de todos junto ao Movi-mento Nós Podemos Santa Catarina. Durante o evento, o prefeito da cidade, Paulo Eccel, apresentou o progra-ma Selo Social, que certifica empresas, órgãos públicos e organizações não-governamentais por seus projetos

em prol dos objetivos. “Se analisarmos bem, veremos que já fazemos muitas ações que estão de acordo com os ODM. Basta nos unirmos e nos organizarmos para termos mais força”, avaliou. A proposta brusquense foi elogiada pelo secretário executivo do Movimento Nós Podemos SC, João Batista Thomé, ao ressaltar que o objetivo da iniciativa é unir os três setores para a melhoria da qualidade de vida da comunidade e para a transformação social.

Durante a primeira reunião dos Embai-xadores Catarinenses dos ODM, no dia 1º de agosto, o BRDE recebeu o título de Embaixador do ODM1. Dr. Renato de Mello Vianna, Diretor Financeiro, é o representante da instituição e, assim como os demais representantes presen-tes, aproveitou o encontro para falar sobre as ações que executa em prol dos ODM. A próxi-ma reunião dos embaixadores acontece dia 6 de novembro, em Itajaí, na Univali.

BRDE é o embaixador do ODM1

Page 7: Boletim Nós Podemos SC - agosto 2014

...7

BOLETIM INFORMATIVO - NÓS PODEMOS SANTA CATARINA. No24 JULHO/AGOSTO 2014

PROJETOS EM DESTAQUE

Fórum e Círculos de Diálogos movimentaram BlumenauNos encontros foram criados projetos que estão em fase de planejamento

Uma das principais ações do Movimento Nós Podemos em Blumenau foi o 1ª Fórum Municipal rea-lizado em abril, na Fundação Fritz Müller. No encontro, os três setores da sociedade se reuniram para debater os ODMs. O primeiro painel contou com a palestra ‘Os ODMs para melhorar a vida das pessoas’, ministrada pelo Secretário Adjunto do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade Odilon Faccio. Em seguida, foram discutidos os ODMs na Comunidade, em um painel facilitado por Valther Ostermmann (da RBS Blumenau).

Durante o evento, também foi realizado um cír-culo de diálogos com a participação de 120 lideranças. Com boa interação entre os participantes, o círculo será reeditado em agosto, no dia 28, na Fundação Fritz Müller. “Temos o desafio de alinhar os projetos estraté-gicos em andamento e os que estão em planejamento,

para que consigamos atender os objetivos do milênio e, principalmente, melhorar a qualidade de vida da gente blumenauense”, analisou Paulo Costa, Secretário Municipal de Gestão Governamental.

ODM 1

ODM 2

ODM 3

ODM 4 e 5

ODM 6

ODM 8

Geração de trabalho e renda para a comunidade, por meio da Cozinha Comunitária

Escola, essencial para a vida! Programa de incentivo aos alunos para permanecerem na escola e ações de valorização da prática pedagógica

Encaminhamento do Projeto de Lei para criação do Conselho Municipal da Mulher

Mais saúde, mais vida! Sensibilização para os cuidados da saúde da gestante, criançase adolescentes

Diagnóstico precoce! Ações de sensibilização para práticas de prevenção e promoção da saúde

Atuar no combate contra as drogas. Segurança Pública, um direito de todos

ODM 7 Água: Qualidade e Quantidade! Como cuidar e melhorar o nosso Planeta

Confira os projetos e ações prioritárias definidas nos Círculos de Diálogos de Blumenau:

Page 8: Boletim Nós Podemos SC - agosto 2014

...8

BOLETIM INFORMATIVO - NÓS PODEMOS SANTA CATARINA. No24 JULHO/AGOSTO 2014

Três projetos brasilei-ros foram contemplados no prêmio global da ONU que re-conhece projetos inovadores no combate à pobreza e na promoção do desenvolvimen-to sustentável. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 26 de junho, durante um en-contro em Seul, na Coreia do Sul. Foram homenageadas 19 iniciativas de 14 países: África do Sul, Áustria, Barein, Brasil, Camarões, Cingapura, Coreia do Sul, Espanha, Índia, Marro-cos, Omã, Tailândia, Turquia e Uruguai. “A celebração anual do Dia das Nações Unidas para o Serviço Público destaca as valiosas contribuições dos funcionários públicos e administradores em nossos esforços para construir um mundo melhor para todos”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Entre os brasileiros premiados, estão o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão e à Secretaria--Geral da Presidência da República, com a iniciativa “Fórum Interconselhos”, que estimula a participação social no monitoramento dos Planos Plurianuais (PPA).

Já o governo estadual gaúcho foi premiado com o projeto “Central do Cidadão, Transparência e Acesso à Informação: uma política de Estado no Governo do Rio Grande do Sul”. A Secretaria Estadual de Saúde de Per-nambuco recebeu a premiação pelo projeto “Programa Mãe Coruja Pernambucana”, cujo objetivo é garantir uma boa gestação e um bom período posterior ao parto, além de promover o direito das crianças a um nascimento e desenvolvimento saudável.

CAMPANHA

Os 40 dias para os seis projetos contemplados pelo edital alcançarem a meta de captar R$ 2mil e mobilizar cinco parceiros de apoio encerrou em julho. Cinco conseguiram executar a tarefa. São eles: OSCIP Moradia e Cidadania SC (São José), Associação Saúde Criança Florianópolis (Florianópolis), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Joaçaba), Verde Vida Programa Oficina Educativa (Chapecó) e Associação

dos Pais e Amigos dos Autistas – AMA (Campos Novos). Com isso, A Associação Camponovense de Apoio aos Deficientes Audiovisuais – ASCADAV (Campos Novos) terá agora 40 dias para mobilizar a comunidade e captar R$ 2 mil. Os projetos que já concluíram essa meta irão assinar um termo de cooperação com o MNPSC, receberão os recursos e iniciarão a execução dos projetos em agosto.

Edital 8 jeitos de Mudar o MundoConfira o andamento dos projetos selecionados

ODM MUNDO

Iniciativas brasileiras vencem prêmioda ONU de serviço público

Page 9: Boletim Nós Podemos SC - agosto 2014

...9

BOLETIM INFORMATIVO - NÓS PODEMOS SANTA CATARINA. No24 JULHO/AGOSTO 2014

INTERATIVIDADE

O acompanhamento da gravidez pelo celularA tecnologia pode ser uma boa aliada neste momento cheio de perguntas e questio-namentos. O aplicativo Ges-tação Semana a Semana foi desenvolvido para o iPhone e indica todo o desenvolvimen-to do bebê semana a semana, além de apontar as principais transformações no corpo da gestante em cada etapa.

Ele é gratuito e pode ser bai-xado aqui: http://migre.me/kG33y.

Dicas para o milênioAplicativo Filme

Livro

Que tal tirar suas dúvidas sobre reciclagem?A Recicloteca é um Centro de Informações sobre Reciclagem e Meio Ambiente criado pela ONG EcoMarapendi. Foi plane-jada com o objetivo principal de difundir informações sobre reaproveitamento e reciclagem de resíduos. Uma das platafor-mas de acesso ao conteúdo disponibilizado é o site da organização. São dezenas de páginas com conteúdo de autoria da equipe. A Reciclo-teca recebe visitantes em sua sede, atende gratuitamente a consultas por telefone e cor-reio eletrônico. Realiza ainda palestras, seminários, cursos e oficinas. Acesse e saiba mais: www.recicloteca.org.br.

Eis um filme para crianças – e adultos – assistirem. O tema principal é a preservação da natureza. A his tória é uma adaptação do conto clássico do Dr. Seuss, sobre uma criatura da floresta que compartilha o eterno poder da esperança. A aventura animada conta a jornada de um rapaz que procura pela única coisa que poderá fazer com que ele conquiste a afeição da garota de seus sonhos: uma árvore de verdade. Para encontrá-la, ele terá

que descobrir a história do Lorax, a zangada, porém charmosa, criatura que luta para proteger seu mundo.

Assista o trailer: http://migre.me/kG4Ye.

O Lorax - Em Busca da Trúfula Perdida

Site

A dica aqui são dois livros da Jô Ramos, jornalista fundadora do Movi-mento Defesa da Mulher que pretende contribuir para aprofundar o debate sobre violência, aborto, direitos e lutas das mulheres.

No www.defesadamulher.com.br você conhece melhor o projeto e também pode encomendar os livros “A Mulher e Seus Direitos”, lança-do em 2013, e “Violência contra Mulheres – Dê um basta!”, de 2012. Boa leitura!

Pelos direitos das mulheres e contra a violência

Page 10: Boletim Nós Podemos SC - agosto 2014

...10

BOLETIM INFORMATIVO - NÓS PODEMOS SANTA CATARINA. No24 JULHO/AGOSTO 2014

MUNICIPALIZAÇÃO

Filie-se ao Movimento Nós Podemos Confira o contato dos comitês municipais dos ODM em Santa Catarina

Comitê Coordenador Telefone

1) Blumenau Lauri Zen(47) 9962.5007(47) 9978.1887

Instituição E-mail

JCI Blumenau-Garcia [email protected]

2) BrusqueDanielly Vieira de Souza

(47) 9166.4835 (47) 9660.8422 (47) 3251.1833

Prefeitura Municipal de Brusque / Selo Social

[email protected]) BrusqueCamile Rebeca Bruns

Unimed Brusque

[email protected] [email protected]

(47) 3251.2461 (47) 9607.0568

3) Caçador Ana Carolina IFSC Caçador [email protected] (49) 3561.5700

4) CanoinhasPatrícia Bobko R. Gulicz

Unimed Canoinhas [email protected] (47) 3622.2144

5) ChapecóJuciele Marta Wrublewski

Unimed Chapecó [email protected] (49) 3361.1855

6) CriciúmaJuliana Galli Da Rolt

CELESC [email protected]

7) Jaraguádo Sul

Cátia M. B. Hoeft Unimed Jaraguá do Sul [email protected](47) 2106.2220(47) 8831.2067

8) Joinville Darcilene Araújo Consulado da Mulher [email protected]

9) Rio do Sul Priscila Rachadel Unimed Alto Vale [email protected](47) 3531.3347(47) 9106.8175

10) S. Migueldo Oeste

Julio Draszewski Oestebio [email protected] (49) 8402.2482

11) Tubarão Maria Claudia Unimed Tubarã[email protected]

(48) 3261.0250

87

12

11

6

3

4

5

10

(47) 8472.2404(47) 3433.3773

9

Page 11: Boletim Nós Podemos SC - agosto 2014

...11

BOLETIM INFORMATIVO - NÓS PODEMOS SANTA CATARINA. No24 JULHO/AGOSTO 2014

O Núcleo de Sustentabilidade ACIJS-APEVI se reuniu no final da primeira quinzena de junho para debater diversos assuntos, dentre os quais os Objetivos de Desenvol-vimento do Milênio. Catia Hoeft, do Núcleo de Promoção a Saúde e Responsabilidade Social da Unimed, falou sobre o Comitê Nós Podemos Jaraguá e destacou a meta de alcan-çar os ODM até 2015. Catia ressaltou que a transição para os Objetivos de Sustentabilidade, a partir do próximo ano, não altera as metas.

Na reunião, também foi de-finida a parceria que possibilitou a realização da 12ª edição do Semi-nário Gestão e Qualidade e Susten-tabilidade, no dia 20 de agosto. A palestra magna foi apresentada por Artur Ximenes, Pós-Graduado em Marketing Empresarial pela Universi-

dade Estácio de Sá-RJ, que falou so-bre “Sustentabilidade exige gestão comprometida com a qualidade”. Após a abertura, os grupos de sus-

tentabilidade e gestão da qualidade seguiram com os temas específicos de “Ética” e “Círculos de Controle de Qualidade” (CCQ), respectivamente.

MUNICIPALIZAÇÃO

Os 8 Objetivos do Milênioreforçados em Jaraguá

Caçador passa a ter um ComitêNós Podemos

“O dia 25 de junho de 2014 é histórico para Caçador, pois é a data da composição do comitê municipal do Movimento Nós Podemos Caçador”, disse Dilmar Franchini, Secretário Institucional do Movimento Nós Podemos Santa Catarina, durante o Seminário ocorrido na reitoria da Universidade Alto Vale do Rio do Pei-xe (Uniarp), em Caçador. Franchini aproveitou para detalhar os Objetivos do Milênio e frisou a importância das metas. “Os ODMs são uma plataforma para sair da oratória e colocar ações em prática para um mundo melhor”, disse ele.

O Comitê provisório é composto por três secretarias: Secretaria Executiva, assumida pela Uniarp, Secretaria de Comunicação, cuja responsabi-lidade será do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Caçador, e Secretaria de Mobilização, repre-

sentada pela Gerência de Educação (GERED), Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Associação de Micro e Pequenas Empresas (AMPE). Na próxima reunião se pretende oficializar as instituições responsáveis.

Page 12: Boletim Nós Podemos SC - agosto 2014

...12

BOLETIM INFORMATIVO - NÓS PODEMOS SANTA CATARINA. No24 JULHO/AGOSTO 2014

PROJETOS EM DESTAQUE

Embaixadora do ODM 8 em Santa Catarina, a FACISC - Federação das Associações Empre-sariais de Santa tem como principal destaque o programa DEL – Desenvolvimento Econômico Local que institui um modelo de gestão capaz de contribuir para o desenvolvimento do município

de Fraiburgo. Os resultados já são perceptíveis. “O primeiro impacto foi a união. Houve uma per-cepção geral que o processo poderia ser desenca-deado unindo as forças econômicas e sociais do município”, explicou Fernanda Rosa, executiva da ACIAF - Associação Empresarial de Fraiburgo.

FACISC alia o cumprimento de sua missão institucional e ações

A Portonave, embaixadora do ODM 7, tem um programa de recolhimento e gerenciamento de lixo reciclável através de seis Ecopontos espa-lhados pela cidade de Navegantes. Outro projeto é o programa de gerenciamento de coleta de re-síduos em três escolas públicas da cidade. A ideia é incentivar a reciclagem e a educação ambiental desde cedo. As escolas Rosa Maria Xavier de Araú-jo, Profª Eni Erna Gaya e Maria Teresa Leal recebe-

ram também uma cartilha educativa e um jogo de tabuleiro para ensinar as crianças a separar o lixo reciclável. Todo o resíduo recolhido volta em di-nheiro para a unidade investir em equipamentos e materiais. Nesses três anos de projeto, mais de 43 toneladas de resíduos foram recolhidos. As ações também renderam dois prêmios Fritz Müller, que reconhecem os principais projetos e trabalhos na área ambiental desenvolvidos em Santa Catarina.

Portonave investe na preservação ambiental

Embaixadoras do ODM 2, a BAESA e a ENERCAM lançaram no início deste ano a Campanha de Doação de Livros e, até o momento, arrecadaram 667 publicações. Eles foram entregues para escolas e bibliotecas de Celso Ramos e para bibliotecas em Abdon Batista, Cerro Negro e Campo Belo do Sul. As empresas agora se comprometeram a repassar outras 667 obras literárias, dobrando a doação para 1.334 exemplares. Elas também apoiam outros projetos educacionais relevantes, como o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e o projeto Escolas de Futsal e Voleibol.

Campanha de Doação arrecada centenas de livros

Pelo sétimo ano consecutivo, a Fundação Universidade do Vale do Itajaí, embaixadora do ODM 6, recebeu o Selo Social por ter trabalha-do em prol dos oito objetivos do milênio. A entrega aconteceu em junho, durante cerimô-nia que destacou 61 organizações do município que comprovaram investimentos em políticas de desenvolvimento social em 2013. A certifica-ção é promovida em parceria entre o Município e a ACII (Associação Empresarial de Itajaí) como forma de reconhecer os investimentos efetu-ados pela iniciativa privada que promovam a melhoria da qualidade de vida do funcionário ou da comunidade na qual está inserida.

Univali recebeu o Selo Socialem Itajaí