boletim nós podemos sc - nº 27 - janeiro 2015

12
BOLETIM INFORMATIVO - NÚMERO 27 - Dezembro 2014/Janeiro 2015 Tractebel e Unimed recebem Título de Embaixador ODM Página 9 Organizações são reconhecidas com Cerficado ODM 2014 Página 4 e 5 Jovens líderes se reúnem no Encontro Anual dos Objevos do Milênio e criam núcleo para discur o futuro dos ODM Força jovem para mudar Páginas 6 e 7

Upload: nos-podemos-sc

Post on 07-Apr-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Informativo mensal do Movimento Nós Podemos Santa Catarina. Destaques: Cobertura do Encontro Anual do Movimento, que aconteceu em dezembro de 2014, novos Embaixadores dos ODM em Santa Catarina e composição do núcleo jovem do MNPSC.

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim Nós Podemos SC - Nº 27 - janeiro 2015

BOLETIM INFORMATIVO - NÚMERO 27 - Dezembro 2014/Janeiro 2015

Tractebel e Unimed recebemTítulo de Embaixador ODM

Página 9

Organizações são reconhecidas com Certificado ODM 2014

Página 4 e 5

Jovens líderes se reúnem no Encontro Anual dos Objetivos do Milênio e criam núcleo para discutir o futuro dos ODM

Força jovem para mudar

Páginas 6 e 7

Page 2: Boletim Nós Podemos SC - Nº 27 - janeiro 2015

Editorial

EXPEDIENTE

Lutar, só se for pela paz!

Este boletim é uma publicação do Movimento Nós Podemos Santa Catarina (MNPSC)

Secretaria Estadual - Instituto Primeiro PlanoRua João Pinto, 30 – Ed. Joana de Gusmão sala 803 Centro – Florianópolis/SCCEP 88010-420 • Fone (48) 3025-1079/[email protected]

Edição E REdação: Carine Bergmann

PRoJEto GRáFiCo: Maria José H. Coelho

CaPa E diaGRaMação: ana oliveira

REviSão dE tExto: ana Carolina Paci

REviSão dE CoNtEúdo: Regina May de Farias

CoNSElHo EditoRial: ana Maria do vale Pereira (iva), ana Carolina Paci (FMSS), Cheila Zortéa (FMSS), João Batista thomé (UNivillE), Márcia Battistella (SdS), Mario Correa de Sá e Benevides (tractebel) odilon Faccio(iPP) e Regina May de Farias.

Encaminhe suas sugestões: [email protected]: 2.000Gráfica:MG

O ano apenas começou, e com ele a sensação de que precisamos fazer algo em nome da paz. O ataque do Boko Haram, na Nigéria, pode ter sido o maior já realizado pelo grupo extremista islâmico, chegando a dois mil civis mor-tos. Tivemos ainda o massacre no jornal Charlie Hebdo e sabemos que nada justifica essa violência.

Infelizmente, não é só o aumento da intolerância que nos preocupa. A NASA confirmou que 2014 foi o ano mais quente já registrado desde 1880. Não é novidade que esta tendência de aquecimento está relacionada às emis-sões de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa liberados por atividades humanas. O que fazer para mudar esse quadro? Uma das maiores coligações já realizada na sociedade civil lançou na primeira quinzena de janeiro a Action/2015, uma campanha global pedindo aos líderes mundiais ação ur-gente, em 2015, para o enfrentamento da pobreza e da mudança do clima. (p.10).

Em Santa Catarina, o Nós Podemos continuará a luta pelo alcance das Metas do Milênio. Uma das estratégias que acreditamos é a participação dos jovens no movimento, nossa matéria de capa (p. 6 e 7). Nas próximas páginas, você irá conferir a cobertura do Encontro Anual dos Objetivos do Milênio, realizado em Florianópolis em dezembro. Boa leitura!

odm destaque desta edição Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

2 BOLETIM INFORMATIVO - N.27 DEZEMBRO 2014/ JANEIRO 2015

AcompAnhe

www.nospodemos-sc.org.br

/NosPodemosSC @8jeitos

@NosPodemosSC Nós Podemos SC

Page 3: Boletim Nós Podemos SC - Nº 27 - janeiro 2015

oDm em Sc

Florianópolis sedia Encontro Anualdos Objetivos do Milênio

O Encontro Anual dos Objetivos do Milênio, uma iniciativa do Movimento Nós Podemos Santa Catarina, aconteceu nos dias 10 e 11 de dezembro em Florianópolis. No primeiro dia, os destaques foram a Mostra de Boas Práti-cas, a entrega do título para os novos embaixadores ODM (p.9), palestra sobre captação de recursos (p.8) e a formação do núcleo jovem (p.6 e 7).

No segundo dia, o evento contou com a apresentação do V relatório de acompanha-mento dos ODM na Região Sul, como uma mesa redonda

sobre o tema, e por um debate sobre a ótica dos Comitês Locais (p.12). Para finalizar, houve a entrega de certifi-cados para as organizações integrantes do Movimento (p.4 e 5).

O V relatório de acompan-hamento dos ODM na Região Sul foi apresentado pela Di-retoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pes-quisa Econômica Aplicada – IPEA, Luciana Mendes Santos Servo. Ela enfatizou a importância de discutir a municipalização dos ODM para o avanço dos indi-

cadores sociais. Na mesa redonda sobre

a atuação dos Estados da Região Sul em prol dos ODM, o Secretário Executivo do MNPSC João Batista Thomé afirmou que a prioridade atual é o envolvimento da juventude. O Secretário de Comunicação do Núcleo ODM-RS, Joaquim Proença Slaud, diz que o trabalho com os ODM nas escolas garante o protagonismo dos jovens fazendo avançar os desafios de políticas públicas. “Os jovens são grandes multiplicadores sociais”, destacou.

BOLETIM INFORMATIVO - N.27 DEZEMBRO 2014/ JANEIRO 2015 3 NÓS PODEMOS SANTA CATARINA

Da esq. para dir.: o Secretário de Comunicação do Núcleo ODM RS Joaquim Proença Sigaud, Secretário Executivo MNPSC João Batista Thomé e Secretário Institucional do MNPSC Dilmar Franchini, no painel sobre Região Sul.

O V relatório de acompanhamento dos ODM na Região Sul foi apresentado por Luciana Mendes Santos Servo, do IPEA.

Fotos Leonardo Latronico, Univali

Page 4: Boletim Nós Podemos SC - Nº 27 - janeiro 2015

Adelita Adiers – FaciscAline Moreira – Unimed do Estado de Santa CatarinaAline Serafini dos Santos – BAESA/ENERCANCamile Rebeca Bruns – Unimed Brusque Cooperativa de Trabalho MédicoClaudia Dreher – Instituto Martinelli

Composição da Comissão de Certificação ODM

51 organizações receberam o Certificado ODM 2014, no dia 11 de dezembro, no Encontro Anual dos Objetivos do Milênio. A iniciativa do Nós Podemos Santa Catarina visa incentivar as ações relacionadas ao alcance dos ODM no estado, realizadas pelos órgãos públicos, empresas e organizações não governamentais filiadas.

Segundo a Secretária

Adjunta Institucional do MNPSC Camile Rebeca Bruns, as organizações atingiram, juntas, R$ 142 milhões, atingindo com os seus projetos, ações e atividades cerca de 3 milhões catarinenses. “São números que nos fazem crer que a sociedade está bastante envolvida e motivada em relação à sua atuação em prol do atingimento das metas”, avalia.

4 BOLETIM INFORMATIVO - N.27 DEZEMBRO 2014/ JANEIRO 2015

Dia de reconhecer esforços paraatingir os ODM

NÓS PODEMOS SANTA CATARINA

certificADo oDm 2014

ObjetivOs Da CertifiCaçãO ODM

Reconhecer publicamente os investimentos realizados pelos três setores do Estado;

Dimensionar o impacto das ações na melhoria das con-dições de vida da população

catarinense e no atingimento das metas do milênio;

Verificar o cumprimento das condições do Termo de Adesão pelas instituições filiadas.

Camile Bruns - Secretária Adjunta Institucional do MNPSC apresentou os dados da Certificação ODM 2014

Dilmar Franchini (MNPSC) e Maria José Coelho (Instituto Primeiro Plano)

Olga Zanella (Associação Comercial e Industrial de Itajaí (ACII)/Instituto Crescer), Regina May (MNPSC) e Sandra Mara de Andrade (Instituto Crescer)

Page 5: Boletim Nós Podemos SC - Nº 27 - janeiro 2015

Confira mais fotos e a lista das organizações certificadas:

Ou

Por QR code

http://goo.gl/6Owu05

BOLETIM INFORMATIVO - N.27 DEZEMBRO 2014/ JANEIRO 2015 5 NÓS PODEMOS SANTA CATARINA

Aline Serafini (BAESA/ENERCAN), Vera Ottonelli Durli (AMA de Campos Novos) e Odilon Luís Faccio (MNPSC)

Dilmar Franchini (MNPSC) e Luiz de Freitas Melro Neto (CELESC Jaraguá do Sul)

Fotos Leonardo Latronico, Univali

Regina May (MNPSC) e Juliana Perini Wehmuth (AJORPEME)

Ana Paula Fliegner dos Santos (Católica de SC) e Regina May

Adelita Adiers (FACISC) e Joaquim Proença Sigaud (ODM-RS)

Dilmar Franchini (MNPSC) e Marcos Molinari (Associação Horizontes)

Vitor Warken Filho (CDI-SC) e Dilmar Franchini (MNPSC)

Ana Maria Warken do Vale Pereira (Instituto Voluntários em Ação) e Joaquim Proença Sigaud (ODM-RS)

Vanesa Pelenz Gruhs (Baumgarten Gráfica) e Regina May (MNPSC)

Bruna da Silva (Unimed Grande Florianópolis) e Odilon Luís Faccio (MNPSC)

Page 6: Boletim Nós Podemos SC - Nº 27 - janeiro 2015

6 BOLETIM INFORMATIVO - N.27 DEZEMBRO 2014/ JANEIRO 2015 NÓS PODEMOS SANTA CATARINA

Mais um passo para formar o núcleo jovem

Leonardo Latronico/Univali

o jovem no AlcAnce DoS oDm

Por Fernanda Justus*

A juventude brasileira está inquieta, buscando formas de solucionar os problemas. Temos um sonho maior, mudar o mundo. Para isso, precisamos nos comprometer. Para construir o futuro que queremos, temos que usar o poder de transformação que está ao nosso alcance. Temos energia de sobra e muita vontade, o que precisamos é de espaço nas discussões.

Dando um passo na constituição de um núcleo jovem, o MNPSC organizou uma mesa-redonda entre líderes da juventude durante o Encontro Anual dos Objetivos do Milênio, realizado em Florianópolis nos dias 10 e 11 de dezembro. Contamos com a presença de Evandro

Badin, diretor executivo da Junior Achievement de Santa Catarina, que tem como missão ‘inspirar o jovem a empreender’; Luiza Dalmollin, diretora de intercâmbios sociais da AIESEC em Florianópolis, que trabalha com desenvolvimento de liderança por meio

de experiências multiculturais e de trabalho voluntário; Victor Baldino, facilitador do Engajamundo, que visa ampliar a participação da juventude brasileira em negociações políticas internacionais; Rhuan Fernandes, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da

Univille e Dara Righi, jovem aprendiz na Petrobrás e aluna do Instituto Crescer. Foi ela quem sugeriu a criação de um núcleo jovem dentro no Movimento, durante sua fala no Fórum Estadual dos Objetivos do Milênio, realizado em agosto de 2014, também em Florianópolis.

Já participei de organizações como Centro Acadêmico e AIESEC e vejo como é importante criarmos um espaço de discussão e mobilização da juventude para o alcance dos Objetivos do Milênio. Dessa forma, fui facilitadora da mesa da juventude. O primeiro passo para a formação desse núcleo já foi dado e em 2015 vamos trabalhar para o crescimento da participação dos jovens nas discussões e decisões do MNPSC.

Secretária Administrativa do MNPSC Fernanda

Justus – facilitadora do painel jovem

*Secretária Administrativa do MNPSC

Page 7: Boletim Nós Podemos SC - Nº 27 - janeiro 2015

BOLETIM INFORMATIVO - DEZEMBRO 2014/ JANEIRO 2015 7 NÓS PODEMOS SANTA CATARINA

O jovem no alcance dos ODM

A temática ODM deve ser discutida em todas as esferas (universidades, escolas, empresas, setor público e terceiro setor). Está na hora de disseminar cada vez mais o tema e trazer um maior poder de transformação através dessas organizações, seus colaboradores e parceiros.

Univille e Dara Righi, jovem aprendiz na Petrobrás e aluna do Instituto Crescer. Foi ela quem sugeriu a criação de um núcleo jovem dentro no Movimento, durante sua fala no Fórum Estadual dos Objetivos do Milênio, realizado em agosto de 2014, também em Florianópolis.

Já participei de organizações como Centro Acadêmico e AIESEC e vejo como é importante criarmos um espaço de discussão e mobilização da juventude para o alcance dos Objetivos do Milênio. Dessa forma, fui facilitadora da mesa da juventude. O primeiro passo para a formação desse núcleo já foi dado e em 2015 vamos trabalhar para o crescimento da participação dos jovens nas discussões e decisões do MNPSC.

Luiza Dalmollin AIESEC

Rhuan Fernandes DCE Univille

Evandro Badin Junior Achievement

Dara RighiInstituto Crescer

Victor Baldino Engajamundo

O jovem tem papel fundamental. Traz a vontade de mudança, e a pró-atividade para melhorar cada vez mais.

O diálogo com a juventude permite que nossos anseios sejam discutidos, pensados e solucionados.

Para que a transformação aconteça, os jovens devem criar esse sentimento de pertencer, de ser a própria mudança.

Acredito na liderança jovem para alcançar novas propostas e interação com outras pessoas, potencializando o ser humano.

A liderança jovem é importante, somos a geração que executará o que for assinado pelos atuais líderes mundiais.

*Secretária Administrativa do MNPSC

Page 8: Boletim Nós Podemos SC - Nº 27 - janeiro 2015

Marcio Zeppelini*

A organização precisa planejar a captação de recursos para ser sustentável. Ser sustentável, conforme o relatório Brundtland, é “desenvolver o presente sem comprometer o futuro”. Desenvolvimento sustentável é o equilíbrio entre o que se capta e o que se gasta. Por isso, antes de fazer minha parte, devo pensar se a parceria é sustentável e se tenho a habilidade de

sustentar essa parceria.Toda relação humana

para ser sustentável, pauta-se em conforto e segurança. O doador precisa se sentir importante dentro da organização (conforto) e a segurança é a transparência, clareza; quanto mais conforto, mais eu tenho retorno; para que eu aumente o valor da relação tenho que aumentar o conforto e o status do doador. A estratégia passa por identificar o tipo de reconhecimento conferido ao doador. Este é o ponto principal.

A individualidade é o conjunto de experiências das pessoas - respeitar e sintonizar a individualidade do outro é a principal técnica de vendas. É preciso reconhecer e sintonizar a experiência do doador dentro do universo dele. É cíclico, você entende o que ele quer para pedir o que você precisa.

É importante colocar razão e emoção para trabalharem juntas, pois individualidades diferentes são necessidades e estratégias diferentes. Assim, há dois tipos de relacionamentos na captação de recursos: bidirecional e multidirecional.

Além do relacionamento face a face, o contato

precisa trazer um terceiro membro. Uma das estratégias é procurar as empresas que você conhece e fortalecer os vínculos, captar as pessoas que trabalham na

empresa e avaliá-las pelos princípios VIC: vínculo-interesse-capacidade. Para esses itens, primeiro deve-se medir a própria habilidade, a fim de se equilibrar com o desafio. Pois a habilidade é saber fazer, a motivação é querer fazer e a oportunidade é poder fazer.

*Presidente doInstituto Filantropia

8 BOLETIM INFORMATIVO - N.27 DEZEMBRO 2014/ JANEIRO 2015 NÓS PODEMOS SANTA CATARINA

pAleStrA

Captando recursos para realização de projetos

Ser sustentável é desenvolver o presente sem comprometer o futuro.

Carine Bergmann

Page 9: Boletim Nós Podemos SC - Nº 27 - janeiro 2015

A BAESA/Enercan desenvolve a formação educacional de

crianças e adolescentes nos municípios localizados no entorno das usinas hidrelétricas.

BOLETIM INFORMATIVO - N.27 DEZEMBRO 2014/ JANEIRO 2015 9 NÓS PODEMOS SANTA CATARINA

Unimed SC e Tractebel recebem o título de Embaixador

embAixADor oDm QueM sãO Os eMbaixaDOres

Há 53 anos o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul destaca-se pelo desenvolvimento econômico com compromisso socioambiental.

Dr. Jauro Soares Superintendente

Luciano Flávio AndrianiDiretor Administrativo

Nos esforçamos para contribuir com às metas estabelecidas nos ODM, principalmente nas questões ligadas a saúde. A Unimed prima pela qualidade e melhoria da saúde das pessoas.

Valorizar a mulher no ambiente de trabalho passa pela compreensão de que a obtenção de resultados, a competência, a inteligência não têm qualquer relação com o gênero”.

A Univali pretende estimular todos os setores sociais a formarem uma aliança para ações prioritárias na saúde de Santa Catarina.

Ainda há um ODM esperando por sua empresa. Interessou? Envie e-mail para [email protected]

Através do seu sistema associativista a FACISC busca exercitar a cidadania empresarial por meio do empreendedorismo local.

Como ser um embaixador?

Um dos requisitos da política do Sistema de Gestão Integrado da Portonave é a preservação do meio ambiente.

O Secretário Executivo do MNPSC João Batista Thomé entregou no dia 10 de dezembro, durante o primeiro dia do Encontro Anual dos Objetivos do Milênio, o título para os novos

embaixadores. A Unimed SC agora é embaixadora do ODM5 (Melhorar a saúde das gestantes) e a Tractebel Energia do ODM3 (Igualdade entre sexos e valorização da mulher).

Divulgação

Plinio B

ordin

Page 10: Boletim Nós Podemos SC - Nº 27 - janeiro 2015

nossa riqueza

Denise Cristina Basílio, Gerente de Responsabilidade Social da Eletrosul.

Reforçar a atuação social e intensificar os esforços para o alcance das metas dos

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Com o desenvolvimento de nossos projetos socioambientais, temos como principal resultado a incrementação da renda e a

consequente redução da pobreza.

Ações desenvolvidas pela Eletrosul que contribuem para o alcance dos ODM:

Patrocínios Sociais (ODM 1,2,7); Programa Voluntariado Corporativo (ODM 8), Casa Aberta (ODM 2,7) e Hortas Comunitárias (ODM 1, 7); Recursos Incentivados para Apoio aos Direitos da Criança e do Adolescente – FIA (ODM 1, 2, 7, 8); Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça (ODM 3).

A beleza da vida se multiplica cada vez que a gente partilha com alguém - Padre Fábio de Melo.

10 BOLETIM INFORMATIVO - N.27 DEZEMBRO 2014/ JANEIRO 2015 NÓS PODEMOS SANTA CATARINA

AgenDA

JANEIRO

FEVEREIRO

30 de janeiro . Acesse http://nospodemos-sc.org.br e conheça ações para contribuir com o ODM 8.

De 1 a 7 de fevereiro é marcada pela ONU como a Semana Mundial da Harmonia Inter-religiosa.

15 de janeiro uma campanha global foi lançada, para a redução da pobreza e combate à mudança climática.

Dias 4 e 5 de fevereiro a Coordenação do MNPSC estará reunida para definir as ações em 2015.

Dia da Não Violência

Tolerância Religiosa

#Action/2015

Planejamento Estratégico

MOtivaçãO

resultaDOs

frase

ações

Her

min

io P

ires

Nun

es

Page 11: Boletim Nós Podemos SC - Nº 27 - janeiro 2015

APP que incentiva a economia de água no planeta através de uma brincadeira muito útil: diminuição de tempo do seu banho. São três desafios com reduções de tempos diferentes e a meta é conseguir cumpri-las antes que uma música extremamente alta atrapalhe a tranquilidade do seu banho. O aplicativo ainda oferece estatísticas de consumo de água, tudo de forma gratuita.

INTEraTIvIDaDE

Dicas para o milênioReferências para se inspirar em prol dos ODM

Livro

Filme - O Documentário “Conectados Transformamos”

Aplicativos - Eco Charger e Sai Desse Banho SWU

Primeiro documentário do Social Good Brasil, conta histórias de pessoas que buscam resolver problemas sociais no Brasil. As tecnologias e as novas mídias são as principais ferramentas utilizadas para aumentar o impacto positivo dos projetos. Assista em http://goo.gl/KXNyc3

Quem nunca deixou o celular carregando depois dos 100%? Todos sabemos que, ainda ligado na tomada, ele consome energia, mas nos esquecemos disso frequentemente. O Eco Charger vai mandar uma notificação para o seu celular, quando isso acontecer, prevenindo um superaquecimento e uso desnecessário da energia.

O livro “Sustentabilidade para todos – Faça sua parte!” escrito por Alex Eckschmidt e Eduardo Beskow pretende desmistificar a Sustentabilidade. Apresenta alternativas e exemplos para empresas, organizações e pessoas que queiram adotar práticas sustentáveis. Editora Insular, 2014, 184 p.

BOLETIM INFORMATIVO - N.27 DEZEMBRO 2014/ JANEIRO 2015 11 NÓS PODEMOS SANTA CATARINA

Page 12: Boletim Nós Podemos SC - Nº 27 - janeiro 2015

Desafio dos Núcleos Municipais para impactar nos indicadores dos ODM

DeStAque DoS comitêS

este boletim é patrocinado por a secretaria do MNPsC tem patrocínio de Parceiros

Faça parte do Movimento você também!http://nospodemos-sc.org.br/institucional/comites-municipais/

Por Lauri Zen*

Os núcleos municipais têm muitos desafios pela frente, como transformar indicadores em resultados, ideias em projetos e canalizar a energia dos integrantes do colegiado para melhorar os índices de cada ODM em sua cidade. Além disso, transformar a visão global e as diretrizes da ONU em ações nos municípios, até porque o impacto e a qualidade de vida melhoram no âmbito local.

O primeiro desafio é ter um bom planejamento, para motivar e influenciar as organizações a aderirem e trabalharem em prol dos ODM. O segundo é estudar os oito objetivos, as 18 metas e os 48 indicadores que encerram seu ciclo em 2015. O terceiro é reunir os três

setores da sociedade através dos círculos que dialogam o desenvolvimento, priorizar e estabelecer alianças estratégicas para as ações e projetos a serem trabalhados em cada objetivo.

As reflexões debatidas no painel dos núcleos locais, durante o Encontro Anual dos Objetivos do Milênio, nos motiva a seguir lutando. Principalmente após conhecer histórias locais, como a de Jaguará do Sul, onde estão sendo feitas muitas adesões ao movimento e o poder público sendo influenciado. Criciúma, que focou o trabalho nos ODM produzindo uma cartilha de orientação à gestante e a partir de agora, um manual completo para melhorar os indicadores na cidade. Blumenau, onde já foram realizados sete Círculos de Diálogos sobre o

desenvolvimento reunindo cerca de 120 lideranças locais, resultando em projetos para trabalhar em cada ODM.

Transformar os sonhos em objetivos tornam as metas mais palpáveis. Fica mais fácil de atingir e visualizar as melhorias dos indicadores em nosso estado se cada núcleo local estiver atuando de forma estratégica para atingir os ODM. E o mesmo serve para os ODS, que sendo aprovados para 2016, continuarão a nos desafiar. A receita para atingir os resultados é simples: planejamento, organizações comprometidas, investimento de tempo e recursos, envolvimento da comunidade e realização de projetos que impactem positivamente. Nós Podemos!

*Secretário Executivo Núcleo ODM Blumenau 2014