boletim nós podemos sc n. 25 outubro 2014

12
BOLETIM INFORMATIVO - NÚMERO 25 - OUTUBRO - 2014 p.6 e 7 Dicas do Milênio: Malala, livro ganhador no Nobel da Paz p. 11 8 Jeitos de Mudar o Mundo: projetos estão em execução p. 4 e 5 ODM nos municípios

Upload: nos-podemos-sc

Post on 06-Apr-2016

220 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Informativo do Movimento Nós Podemos SC Destaques: ODM nos Municípios - eventos para formação de novos comitês municipais 8 Jeitos de Mudar o Mundo: destaque para os projetos que estão em execução

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim Nós Podemos SC n. 25 outubro 2014

BOLETIM INFORMATIVO - NÚMERO 25 - OUTUBRO - 2014

p.6 e 7

Dicas do Milênio: Malala, livro ganhador no Nobel da Pazp. 11

8 Jeitos de Mudar o Mundo: projetos estão em execuçãop. 4 e 5

ODM nos municípios

Page 2: Boletim Nós Podemos SC n. 25 outubro 2014

2

BOLETIM INFORMATIVO - NÓS PODEMOS SANTA CATARINA. No25 OUTUBRO 2014

Este boletim é uma publicação do Movimento Nós Podemos Santa Catarina (MNPSC)

Secretaria Estadual - Instituto Primeiro PlanoRua João Pinto, 30 – Ed. Joana de Gusmão sala 803 Centro – Florianópolis/SC CEP 88010-420 • Fone (48) 3025-1079/3025-3949 [email protected]

EDIÇÃO E REDAÇÃO: Carine Bergmann

PROJETO GRÁFICO: Maria José H. Coelho

DIAGRAMAÇÃO: Paulo Rocha

CAPA: Paulo Rocha

REVISÃO DE TEXTO: Ana Carolina Paci

REVISÃO DE CONTEÚDO: Regina May de Farias

CONSELHO EDITORIAL: Ana Maria do Vale Pereira (IVA), Ana Carolina Paci (FMSS), Cheila Zortéa (FMSS), João Batista Thomé (UNIVILLE), Márcia Battistella (SDS), Mario Correa de Sá e Benevides (Tractebel), Odilon Faccio (IPP), Rafael Gué Martini e Regina May de Farias.

Encaminhe suas sugestões: [email protected]: 2.000Gráfica: Agnus

EXPEDIENTE

EDITORIAL

@NosPodemosSC /NosPodemosSC

www.nospodemos-sc.org.br

Nós Podemos SC @8jeitos

O fim do ano começa bater em nossas portas e olhando para trás percebemos o quão intenso foi 2014! Tivemos a copa do mundo, eleições e toda a rotina de trabalho que nos acompanha diariamente. Mas isso não impediu que o Movimento Nós Podemos Santa Catarina seguisse atuante e perseguindo seus Objetivos de De-senvolvimento do Milênio (ODM). Mais do que nunca, queremos que os bons resultados conquistados pela Nação sejam refletidos em cada localidade do nosso estado. É isso que trata a nossa matéria de capa, que traz o tema da “Municipalização”, onde o movimento defende que é articulando ações locais que poderemos sentir ainda mais forte o progresso global.

Essas ações locais têm sido desenvolvidas com afinco em municípios como Blumenau, Brusque e Rio do Sul, que nos contam um pouco como as cidades têm ido além dos processos de municipalização, criando ricos espaços de diálogos, programas de certificação e fortes comitês locais (p. 08). Quem também têm muito a mostrar, são as organizações da sociedade civil que estão desenvolvendo os projetos do edital “8 Jeitos de Mudar o Mundo”. É o que vamos apresentar

nos projetos em destaque (p. 04 e 05).Com a chegada de 2015, encerra o prazo para o

alcance dos ODM. E com isso, começa um grande esfor-ço para a transição dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Uma oportunidade de aumentar a efetividade das ações e estender as metas para onde os índices mostram que ainda é preciso mais atenção e esforço de todos os setores da sociedade. Essa é a reflexão que Odilon Faccio, representante do Movi-mento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, nos apresenta em seu artigo (p. 10 e 11).

Mas se você acha que estamos falando de 2015 porque as atividades desse ano já se encerraram, longe disso. Ainda temos muito trabalho pela frente, com seminários de municipalização por acontecer, um encontro nacional e ainda a Certificação ODM 2014. Esses e outros eventos, você confere na nossa agenda (p. 03). Vamos em frente, porque ainda há muito a ser feito e cada fica mais claro que é somando esforços e adaptando cada objetivo à realidade local, que con-seguiremos avançar numa melhoria da qualidade de vida para todos. Juntos, Nós Podemos!

Ação local para avançar

Siga-nos

Page 3: Boletim Nós Podemos SC n. 25 outubro 2014

3

BOLETIM INFORMATIVO - NÓS PODEMOS SANTA CATARINA. No25 OUTUBRO 2014

Encontro Nacional3, 4 e 5/11 - 4º Encontro Nacional do Movimento Nacional Pela Cidadania e Solidariedade, em Belo Horizonte / MG.

Reunião dos Embaixadores dos ODM 26/11 - Itajaí

Fóruns14/11 - Fórum Municipal dos ODM, em Joinville.

Certificação27/11 - Certificação do Programa Selo Social, em Brusque. 10/12 - Certificação ODM SC 2014, em Florianópolis.

Motivação“O que me motiva a ser voluntário, tanto na ACCT quanto no MNPSC, é a pro-posta de desenvolvimento da sociedade civil. No meu ponto de vista, a maior riqueza dos ODM é alinhar Responsabilidade Social às ações das empresas, dos governos (municipal, estadual e federal) e do terceiro setor. Saber que estamos em consonância com mais de 190 países, na expectativa de um mundo cada vez melhor, é fantástico. Fazer parte desse grupo é, para mim, motivo de honra.”

Ações Desenvolvidas“A frente da Coordenação da ACCT, desenvolvemos ações de capacitação por meio de seminários: durante o ano, realizamos 21 regionais e dois estaduais, em São José e São Lourenço. No primeiro, contamos com representantes da Secretaria Geral da Presidência da República para falar dos ODM. O próximo será o XII Encontro Estadual de Formação para Agentes Operadores do Sistema de Garantias dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, realizado em Criciúma nos dias 17, 18 e 19 de novembro (acct.org.br). Em todos os seminá-rios, temos o compromisso de colocar os ODM na pauta, pois abraçamos o nº 8 - Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.”

Resultados“Como resultado, temos a disseminação dos ODM nas 295 cidades do estado, pois a ACCT tem conselheiros em todos os municípios. Com isso, consolidamos a questão da municipalização porque em todos os seminários contamos com a presença dos conselheiros.”

Frase“Comemorar a vida todas as manhãs” Herbert José de Souza.

NOSSA RIQUEZA

DILMAR FRANCHINISecretário Institucional do Movimento Nós Podemos Santa Catarina (MNPSC) e Membro da Coordenação Estadual da Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares – ACCT.

| As pessoas que fazem o Nós Podemos SC

Créd

itos:

Arq

uivo

pes

soal

AGENDA

Page 4: Boletim Nós Podemos SC n. 25 outubro 2014

4

BOLETIM INFORMATIVO - NÓS PODEMOS SANTA CATARINA. No25 OUTUBRO 2014

O Projeto Mudando o Mundo, Pre-venindo e Evitando Deficiências objetiva melhorar a saúde materna e prevenir deficiências por meio da orientação, do esclarecimento e do fortalecimento de parcerias, além de divulgar os trabalhos desenvolvidos pela APAE Joaçaba, dentre eles o setor de avaliação e estimulação. O projeto começou em agosto de 2014 e já atingiu 9.500 pessoas diretamente e, indiretamente, outras 28.000. Joaçaba, Herval d´Oeste, Luzerna, Lacerdópolis,

Ibicaré, Treze-Tílias e Erval Velho estão entre os municípios atendidos. Em pouco tempo de execução, já regis-tra resultados significativos, como o aumento na busca de informações no setor de avaliação, tanto por parte de profissionais, quanto pela comunidade em geral. Os efeitos aparecem a partir das informações recebidas através dos materiais informativos, palestras ou mesmo por indicação dos profissio-nais dos setores de saúde, educação e assistência social.

CAMPANHA

8 Jeitos de Mudar o MundoConheça os projetos selecionados pelo Edital

Pedagogia da Bola é uma ação realizada pela ONG Moradia e Cidadania, no bairro Bela Vista, em São José. Há dois anos, o projeto beneficia cerca de 120 crianças e adolescentes entre seis e 16 anos, no contraturno escolar. A instituição utiliza como in-dicadores de sucesso a permanência e o rendimento escolar. Em 2013, o projeto obteve 98% de sucesso em relação à evasão e 80% em relação

às notas. Por meio do futebol e de pa-lestras com partici-pação de jogadores profissionais, além de apresentações, competições com

outros projetos e visitas a escolinhas, o Pedagogia da Bola visa empoderar os participantes. As ações contemplam cidadania, companheirismo, respei-to, autoestima e fortalecimento de vínculos entre colegas, professores e familiares.

Cinco crianças do Pedagogia da Bola já receberam convites para participar das escolinhas do JEC - Joinville Esporte Clube e do Figueirense.

O Saúde Criança Florianópolis trabalha para reestruturar e promover a qualida-de de vida das famílias com crianças doentes em risco social, provenientes das unidades públicas de saúde. A organização utiliza uma metodologia de inclusão que foi desenvolvida e validada pelo Saúde Criança Rio de Janeiro ao longo dos últimos 23 anos, o Plano de Ação Familiar (PAF). As famílias acolhidas são atendidas pelo programa e acompanhadas ao

longo de dois anos por uma equipe multidisciplinar nas áreas da saúde, educação, moradia, profissionalização, geração de renda e cidadania plena. O Projeto Eu Sou Saudável visa melhorar a saúde e o estado nutricional das crianças e adolescentes atendidos na instituição, conseguir ao menos 90% de adesão nos tratamentos médicos e nos atendimentos oferecidos pelo Saúde Criança e diminuir o índice de reinternações hospitalares.

Page 5: Boletim Nós Podemos SC n. 25 outubro 2014

5

BOLETIM INFORMATIVO - NÓS PODEMOS SANTA CATARINA. No25 OUTUBRO 2014

O Autismo é uma disfunção global do desenvolvimento, uma alteração que afeta a capacidade de comunicação, de socialização e de comportamento do indivíduo. A Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Campos Novos (AMA) desenvolveu um projeto para aquisição de materiais adaptados, com a meta de disseminar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista

(TEA), que engloba o Autismo, a Síndrome de Asperger e o Trans-torno Global do De-senvolvimento Sem Outra Especificação.

A busca pela inclusão e permanência no ensino regular de crianças e ado-lescentes diagnosticados com o TEA fez a entidade fornecer gratuitamente assessoria aos pais e professores e um contraturno com atendimento educa-cional especializado.

A missão do Programa Verde Vida - Oficina Educativa, de Chapecó, é proporcionar aos adolescentes em situação de risco social uma for-mação cidadã, através de oficinas socioeducativas, de compromisso com a educação ambiental, a pro-fissionalização e a prática da reci-clagem. O Projeto Compostagem e Horta Comunitária: uma forma de reciclagem está contribuindo para o

alcance de sua missão. Com ele, o Verde Vida pretende despertar nos adolescentes a atenção e o cuidado com o desperdício, estimular a prá-tica de separação de lixo, implantar uma horta comunitária e incentivar a prática da agricultura doméstica na comunidade do entorno. O objetivo é encontrar alternativas criativas e viáveis, que amenizem os impactos ambientais.

CAMPANHA

A Associação Cam-p o n o v e n s e d e Apoio aos Deficien-tes Auditivos e Visu-ais atende cerca de 45 pessoas, de um a 65 anos. Com o pro-jeto selecionado, a ACADAV está adquirindo equipamen-tos para proporcionar a prática regu-lar de exercícios físicos, promovendo assim diversos benefícios aos usuá-rios. Segundo a Associação, a grande maioria dos cidadãos de Campos Novos com deficiência visual perma-

necia em casa, sem mobilidade alguma e já apresentava problemas de saú-de em função do sedentarismo. Por meio de atividades orientadas por pro-

fissionais, o projeto visa melhorar o preparo físico e proporcionar um aumento na qualidade de vida dos participantes, permitindo desen-volver uma rotina de prevenção e recuperação da saúde do corpo e da mente.

Tecnologia de informação e comunicação é um excelente aliado no desenvolvimento de pessoas com TEA.

O sedentarismo é a principal causa do aumento da incidência de doenças como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, entre outras.

Page 6: Boletim Nós Podemos SC n. 25 outubro 2014

6

BOLETIM INFORMATIVO - NÓS PODEMOS SANTA CATARINA. No25 OUTUBRO 2014

Municipalizações: ação local para promover a mudança global

Para que o desenvol-vimento humano esteja ao alcance de todos, o Movi-mento Nós Podemos preten-de inserir as metas dos Obje-tivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) nas agendas locais, adaptando-as con-forme as características de cada município. O Brasil tem aperfeiçoado as condições de vida de seus cidadãos e é hoje referência mundial para o alcance das medidas, mas ainda persistem problemas em muitas localidades.

Segundo o Secretá-rio Executivo Adjunto do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Odilon Luís Faccio, “o país vai alcançar ou superar as metas em quase todos os ODM. Agora, a prioridade é levá-los aos municípios, com o objetivo de elevar os indica-dores locais aos patamares que a Nação alcançou. Uma das formas de fazer isso é por meio das municipali-zações”, explica Faccio.

Dados do Relatório Nacional de Acompanhamento, divulgado em maio de 2014 pelo Governo Fe-deral, mostram que o Brasil foi um dos países que mais contribuíram para o alcance global, ao reduzir a pobreza extrema a menos de um sétimo do nível de 1990. O portal ODM traz dados do IBGE que mos-tram o município de Cerro Negro, na região serrana de Santa Catarina, com 28,8% de sua população vivendo com renda domiciliar per capita inferior a R$ 140 mensais. Em 2000, o número era de 44%.

Mesmo apresentando uma redução de 35% no período, 1.027 pessoas continuam na condição de pobreza. A cidade comprova a motivação do MNPSC em adotar as municipalizações como uma de suas principais estratégias para mobiliza-ção em prol dos oito objetivos.

Para João Batista Thomé, Se-cretário Executivo do Movimento no estado, a meta é levar a causa dos ODM as 295 cidades catarinenses. “Quanto mais municípios estiverem envolvidos com a questão, melhor. O objetivo é mobilizar a sociedade em relação aos ODM e criar comitês locais para ir além das atividades de municipalização, que podem ser eventos como seminários e reuni-ões”, afirma. A ideia garante que a temática continue sendo objeto de conversas, ações e atividades, anima-

da por instituições públicas, iniciativa privada e terceiro setor.

Um dos pontos de atenção é a constituição de comitês no Meio Oeste e Planalto (Norte e Serrano), onde os índices e indicadores têm um desempenho mais baixo compa-rado com municípios de outras regi-ões. Para a Secretária de Mobilização Adjunta, Adelita Adiers, o comprome-timento em levar informações e auxi-liar os municípios na constituição de núcleos locais objetiva compartilhar em rede as boas práticas e somar es-forços por objetivos que são de todos. “Os processos de mobilização dos ODM representam um avanço no que tange a comunicação e envolvimento dos três setores para que efetiva-mente ações concretas possam ser medidas, monitoradas e planejadas em conjunto” completa Adelita.

36,8% 63,1%

Conclusão no ensino fundamental e médio em cerro negro

Região serrana- sc

dados odm educação

em 2010 - ensino médio 18 a 24 anos

conclusão no ensino fundamental e médio no estado de santa

catarina

Fonte: Portal ODM e IBGE.

Conclusão no ensino fundamental e médio em Urussanga

Sul - sc

O maior desafio da educação está na conclusão do ensino médio. Em 2000, dos jovens de Cerro Negro de 18 a 24 anos,apenas 4,1% acabavam o ensino médio. Em 2010, este valor aumenta para 36%. Já no estado, em 1990 apenas 18,5% terminavam o ensino médio. Em 2012, este valor aumenta para 63,1%.

48% alcance da meta 3em cerro negro

alcance da meta 3em Santa Catarina75,2%

Meta 3: Garantir que, até 2015, todas as crianças, terminem o ensino fundamental.

MUNICIPALIZAÇÃO

Page 7: Boletim Nós Podemos SC n. 25 outubro 2014

7

BOLETIM INFORMATIVO - NÓS PODEMOS SANTA CATARINA. No25 OUTUBRO 2014

Unidos por um mesmo ideal

No último Fórum Estadual dos Objetivos do Milênio “Os desafios da Municipalização em Santa Catarina”, realizado no dia 26 de agosto em Florianó-polis, a Federação Catarinense de Municípios (FECAM) aderiu ao MNPSC. Com a adesão, o Movimento espera ter um ganho de escala: “Essa parceria vem somar, pois o acesso à rede de associações de municípios

vai ampliar a participação dos órgãos administrativos. Porém, ainda temos desafios a superar, já que a ideia é mobilizar, além do poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor”, explica Thomé. No dia 7 de novembro, o MNPSC terá um segundo encontro com a Federação, para palestrar sobre os ODM às instituições parceiras da FECAM, no projeto Sexta da Comunicação.

Novos comitês

Concórdia, Itajaí e Navegantes são os novos mu-nicípios a constituir comitê. O núcleo de Itajaí segue em fase de planejamento: dia 22 de outubro foi realizada a primeira reunião para a atividade.O Secretário Insti-tucional Dilmar Franchini afirma que o importante na

constituição desses comitês são as funções que cada um vai designar na execução, mobilização e comunica-ção dos ODM nesse município. “Além disso, o funcio-namento dos comitês permite a formação de parcerias e oportuniza espaços de interação”, explica Franchini.

Evento de municipalização realizado em Chapecó.

Créditos: Arquivo Comitê Chapecó

MUNICIPALIZAÇÃO

Page 8: Boletim Nós Podemos SC n. 25 outubro 2014

8

BOLETIM INFORMATIVO - NÓS PODEMOS SANTA CATARINA. No25 OUTUBRO 2014

Palestra Limpa BrasilO Movimento Nós Podemos

Rio do Sul, por meio de suas três secretarias administradas por repre-sentantes da Unimed Alto Vale, JCI Rio do Sul e Prefeitura Municipal, re-alizou no dia 23 de outubro o Fórum Municipal dos Objetivos do Milênio, no Parque Universitário Norberto Frahn. O evento contou com o apoio de diversas instituições rio--sulenses e com a presença de 400 pessoas, entre elas representantes do setor privado, universitários, líderes comunitários e integrantes da própria sociedade.

Dentro da programação do evento de municipalização, houve a palestra “Limpa Brasil: Uma História de Superação e Empreendedo-rismo.” Proferida pelo ex-catador de materiais recicláveis do Rio de

Janeiro, Tião Santos. Ele teve sua vida mudada após participar de um documentário premiado no OSCAR, no ano de 2011.

“O intuito do Fórum foi divulgar os Objetivos de Desen-volvimento do Milênio por meio de um evento com programação voltada para o ODM 7 (Garantir a Sustentabilidade Ambiental), tendo em vista a grande preocupação da cidade com as causas ambien-tais, principalmente a questão das cheias que vem assolando a região”, explica Priscila Rachadel, coordenadora do Movimento em Rio do Sul. O ingresso cobrado foi 1 kg de alimento não perecível. Ao todo foram arrecadados 256 quilos, que serão destinados para institui-ções locais.

Selo Social em BrusqueRealizado para reconhecer publicamente as

organizações que contribuem com os ODM na cidade de Brusque, a 4ª edição do Programa Selo Social já está na reta final.

“Passamos pela fase de formações em maio. Após essa etapa, todos os participantes receberam assessorias individuais de junho a outubro. As ações aconteceram para subsidiar a elaboração dos projetos sociais”, explica

a coordenadora da atividade Danielly Vieira de Souza.

De 20 de outubro a 14 de novembro, a comissão do Selo Social será formada por representantes da so-ciedade civil, órgãos públicos e entidades empresariais para iniciar a fase de avaliação. No dia 27 de novembro ocorre a Certificação do Programa Selo Social. Após este evento, começa um novo ciclo, com as inscrições para a 5ª edição do Programa, já confirmada para 2015.

Certificação ODM 2014Iniciativa do Movimento Nós

Podemos Santa Catarina (MNPSC) para incentivar e valorizar as ações relacionadas aos 8 Objetivos do Milênio realizadas pelos órgãos públicos, empresas e organizações não governamentais filiadas ao Mo-

vimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A Certificação ODM serve também como verificação dos compromissos assumidos por essas instituições no momento de sua filiação ao MNPSC. A ação acontece anualmente e está franqueada a to-

dos os filiados do movimento. Este ano, 48 instituições realizaram suas inscrições. O evento de entrega será dia 10 de dezembro, em Flo-rianópolis. Em breve divulgaremos o local. Acompanhe em: http://nospodemos-sc.org.br

Créd

itos:

Arq

uivo

Nós

Pod

emos

Rio

do

Sul

DESTAQUES DOS COMITÊS

Page 9: Boletim Nós Podemos SC n. 25 outubro 2014

9

BOLETIM INFORMATIVO - NÓS PODEMOS SANTA CATARINA. No25 OUTUBRO 2014

O município de Na-vegantes já conta com o seu próprio comitê do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidarieda-de e do Movimento Nós Podemos Santa Catarina. A formação do núcleo aconteceu em reunião realizada na ACIN (As-sociação Empresarial de Navegantes), dia 28 de outubro.

Cerca de 20 pes-soas participaram do en-contro que apresentou os Objetivos de Desenvolvi-mento do Milênio (ODM). Na ocasião, foram abor-dadas as possibilidades de os ODMs serem adotados em planos de governo e de organizações do Terceiro Setor, e para que sejam balizadores de planos de Responsabilidade Social das empresas de Navegantes. O seminário teve o apoio da ACIN, da FACISC (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina), da ACCT (Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares) e da Portonave – Terminais Portuários de Navegantes.

A formação do comitê municipal – que será cha-

mado Nós Podemos Navegantes – foi definida pelos participantes do seminário e tem o envolvimento de empresas, organizações não governamentais e demais entidades.

Embaixadora do Objetivo do Milênio ODM 7 – Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente, a Portonave é a única empresa signatária dos Objetivos do Milênio em Navegantes e procura estimular mais instituições a aderirem ao Movimento em prol da me-lhoria do bem-estar das pessoas.

Seminário mobiliza Navegantes em prol dos objetivos do Milênio

Comitê Nós Podemos Navegantes

Secretaria Executiva - Gert Christian (Representante do Restaurante Chica Rainha)

Secretaria Executiva Adjunta - Newton Kostztzer (Corretor de imóveis)

Secretaria de Mobilização - Cristiano Moreira (Representante do Instituto Caracol)

Secretaria de Mobilização Adjunta - Gustavo Moritz (Representante da Associação Catarinense de Conse-lheiros Tutelares - ACCT)

Secretaria de Comunicação Adjunta - Karina Batista (Representante da Associação Comercial e Industrial de Navegantes – ACIN)

Secretaria de Comunicação - Maiara Campestrini (Representante da Prefeitura Municipal - Sec. da Criança, Adolescente e Juventude)

Créditos: Tairine Trainotti

DESTAQUES DOS COMITÊS

Page 10: Boletim Nós Podemos SC n. 25 outubro 2014

10

BOLETIM INFORMATIVO - NÓS PODEMOS SANTA CATARINA. No25 OUTUBRO 2014

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Estamos na etapa final das metas dos ODM, que encerra no final de 2015, e dando início aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Devemos ficar felizes por termos colaborado para que o Brasil se tornasse uma referência mundial para o alcance dos objetivos, conquista fruto de políticas públicas que alinharam suas ações aos ODM, e da participação ativa da sociedade civil e de empresas.Apesar dos avanços, os bons resultados sociais em termos de indicadores ainda não chegaram a vários estados e municípios. Por isso estamos priorizando a municipalização dos ODM, que devem ter conti-

nuidade mesmo quando os ODS entrarem em vigor.Os ODS podem ser entendidos como um guia

global para orientar as políticas públicas e os projetos das empresas. A novidade é o seu caráter universal: uma agenda para os países desenvolvidos e em de-senvolvimento. Os temas e suas respectivas metas ampliaram sobremaneira, agora serão 17. O lema uni-versal adotado pela ONU e pelos países signatários da Conferência Rio+20, a ser perseguido e praticado, é que ninguém pode ficar de fora, principalmente àqueles segmentos sociais que muitas vezes ficam esquecidos das políticas públicas.

Por ODILON FACCIO*

ODS 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;

ODS 2. Acabar com a fome, alcançar segurança alimentar e melhorar a nutrição, e promover a agricultura sustentável;

ODS 3. Garantir vida saudável e promover o bem-estar para todos em todas as idades;

ODS 4. Garantir educação inclusiva e de quali-dade e promover oportunidades de aprendiza-do ao longo da vida para todos;

ODS 5. Alcançar igualdade de gênero e empo-derar todas as mulheres e crianças;

ODS 6. Garantir disponibilidade e manejo sus-tentável da água e saneamento para todos;

ODS 7. Garantir acesso à energia barata, confi-ável, sustentável e moderna para todos;

ODS 8. Promover crescimento econômico sustentável e inclusivo e emprego produtivo, decente e completo para todos;

ODS 9. Promover a industrialização sustentável, infraestrutura resiliente e promover a inovação;

ODS 10. Reduzir a desigualdade entre os paí-ses e em todos os países;

ODS 11. Tornar as cidades e os aglomerados humanos inclusivos, seguros, resistentes e sustentáveis;

ODS 12. Certificar (ou garantir) os padrões de consumo e produção sustentáveis;

ODS 13. Tomar medidas urgentes para comba-ter as mudanças climáticas e seus impactos;

ODS 14. Conservar e promover o uso susten-tável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;

ODS 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, a gestão sustentável das florestas e o combate à desertificação, bem como deter e reverter a degradação do solo e a perda de biodiversida-de;

ODS 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;

ODS 17. Fortalecer mecanismos de implemen-tação e revitalizar parcerias em nível global para o desenvolvimento sustentável.

Metas de Desenvolvimento Sustentável

Os desafios para 2015

* SECRETÁRIO EXECUTIVO ADJUNTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE

ODS

Page 11: Boletim Nós Podemos SC n. 25 outubro 2014

11

BOLETIM INFORMATIVO - NÓS PODEMOS SANTA CATARINA. No25 OUTUBRO 2014

Se o seu objetivo é mudar o mundo, o Changemakers te ajuda a enxergar o melhor caminho, a desviar de obstáculos e conseguir combustível, além de te apresentar possíveis parceiros de viagem. É uma comunidade global online que orienta empreendedores e inovadores sociais.

www.changemakers.com

Site

Filme

Livro

O Hand Talk App é um tradutor mobile para smartphones e ta-blets, que converte, em tempo real, conteúdos em português para Libras, seja ele digitado, falado ou até fotografado. Elei-to o melhor aplicativo social do mundo pela ONU, foi tam-bém destaque na App Store e selecionado pelas empresas Apple e Positivo para vir junto com os próximos smartphones fabricados no Brasil. Para fazer o download gratuitamente, basta acessar www.handtalk.me/app e escolher entre as lo-jas Google Play (Android), App Store (iPhone, iPod e iPad) e BlackBerry World.

Por que as crianças sempre pedem um brinquedo novo? De onde vem esse constante desejo de consumo? Criança, a alma do negócio mostra como as crianças se tornaram o alvo preferencial de publicidade. Assista na íntegra: http://mff.com.br/filmes/crianca-a-alma-do-negocio

Criança, a alma do negócio

Aplicativo

Com apenas 17 anos, a jovem paquistanesa Malala Yousafzay ganhou o Nobel da Paz por sua luta pelo direito à educação de meninas e adolescentes de seu país. Ela se tornou conhecida em todo o mundo após ter sido baleada na cabeça por talibãs, grupo extremista contrário à educação de mulheres. No livro, ela conta sua história.

Eu sou Malala – Yousafzai, Ma-lala; Lamb, Chistina. Ed. Compa-nhia das Letras.

Eu sou Malala

Hand Talk

Changemakers da Ashoka

Dicas para o milênio

INTERATIVIDADE

Page 12: Boletim Nós Podemos SC n. 25 outubro 2014

12

BOLETIM INFORMATIVO - NÓS PODEMOS SANTA CATARINA. No25 OUTUBRO 2014

Filie-se ao Movimento Nós Podemos Confira o contato dos comitês municipais dos ODM em Santa Catarina

Comitê Coordenador Telefone

Blumenau Lauri Zen(47) 9962.5007(47) 9978.1887

Instituição E-mail

JCI Blumenau-Garcia [email protected]

BrusqueDanielly Vieira de Souza

(47) 9166.4835 (47) 9660.8422 (47) 3251.1833

Prefeitura Municipal de Brusque / Selo Social

[email protected] Rebeca Bruns

Unimed Brusque

[email protected] [email protected]

(47) 3251.2461 (47) 9607.0568

Caçador Ana Carolina IFSC Caçador [email protected] (49) 3561.5700

CanoinhasPatrícia Bobko R. Gulicz

Unimed Canoinhas [email protected] (47) 3622.2144

ChapecóJuciele Marta Wrublewski

Unimed Chapecó [email protected] (49) 3361.1855

CriciúmaJuliana Galli Da Rolt

CELESC [email protected]

Jaraguádo Sul

Cátia M. B. Hoeft Unimed Jaraguá do Sul [email protected](47) 2106.2220(47) 8831.2067

Joinville Darcilene Araújo Consulado da Mulher [email protected]

Rio do Sul Priscila Rachadel Unimed Alto Vale [email protected](47) 3531.3347(47) 9106.8175

São Migueldo Oeste

Julio Draszewski Oestebio [email protected] (49) 8402.2482

Tubarão Maria Claudia Unimed Tubarã[email protected]

(48) 3261.0250

(47) 8472.2404(47) 3433.3773

Concórdia Mônica F. Costa Unimed Concó[email protected]

(49) 3441.1770

Itajaí Sandra AndradeAssociação comercial e Industrial de Itajaí - ACII [email protected] (47) 3247.5598

Navegantes Gert Christian Restaurante Chica Rainha [email protected] (47) 9263.1790

Para se filiar ao Movimento entre em contato com a Secretaria Executiva pelo e-mail [email protected] e telefone (48) 3025-1079, ou procure um dos comitês municipais.

ONDE ESTAMOS

ParceiroEste boletim é patrocinado por A secretaria do MNPSC tem patrocínio de