o evangelizador 120 - janeiro 2009

8
120•DIOCESE DE JUNDIAÍ•SALTO/SP•JANEIRO/2009•ANO 10 O Evangelizador Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí, entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para adiante vai ser diferente. (Carlos Drumond de Andrade) FELIZ ANO NOVO!!! FELIZ 2009!!! Na noite do último dia 24, véspera de Natal, fiéis da paróquia São Benedito celebra- ram o nascimento do menino Jesus. O momento de grande importância para a igreja aconteceu tanto nas comunidades quanto na Matriz, que também celebrou missa no dia 25, pela manhã. Em sua homilia, dentre outras coisas, padre Edélcio Fran- cisco ressaltou o significado do Natal. Em síntese, ele afirmou que para todos os cristãos, a data não deve ser encarada como tempo de consumo e confraternizações, mas sim como sendo uma segunda Páscoa do Senhor. Dinâmica – A entrada da imagem do Menino Jesus foi realizada com crianças, caracterizadas como Maria e José e levaram a imagem até o presépio, onde permaneceu até o último dia 6. (F.F) Fotos: Fabiana Franco Matriz e comunidades celebraram o Natal Bendita Maria bênção creem! , uma para aqueles que A Missa do dia 31 de dezembro na Matriz São Benedito teve inicio às 20h. Embora o templo estivesse lotado a "simplicidade" de Maria tomou conta do recinto. Durante a homilía Padre Edélcio enfatizou muito bem a importância de darmos espaço para que a ação de Deus possa se fazer sentir em nossas vidas. “Pessoas como Maria e José entenderam muito bem isso e não guardavam tal disponibilidade para si, ao contrário, partilhavam-na com o próximo”, disse. Porém, como bem explicou nosso Pároco, para que isto aconteça devemos nos abrir, colocando-nos a serviço do outro, à oração, à partilha e sempre com humildade, pois quando nos enchemos de nós, não conseguimos dar espaço para o outro e muito menos para Deus. Finalizando a homilia, Pe. Edélcio destacou o despojamento de Maria, explicou o sentido de toda bênção, que é receber benéficios, mas também requer compromisso no sentido de disposição e acolhimento. Em seguida, com a assembléia em pé, cantou-se "Nossa Senhora" para professarmos o Credo de uma maneira tão celeste, proporcionando aos fiéis o entendimento do que é CRER, como Maria, a arca da aliança, acreditou e acolheu o Senhor! "Deus o abençoe e guarde! Deus lhe mostre seu rosto e lhe conceda a paz!" (Núm.6,23-26) (Aparecida Dalla Vecchia Alves) Foto: Bia Alves

Upload: paroquia-sao-benedito-salto-sp

Post on 20-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: O Evangelizador 120 - Janeiro 2009

N º 1 2 0 • D I O C E S E D E J U N D I A Í • S A L T O / S P • J A N E I R O / 2 0 0 9 • A N O 1 0

O Evangelizador

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí, entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para adiante vai ser diferente. (Carlos Drumond de Andrade)

FELIZ ANO NOVO!!! FELIZ 2009!!!

Na noite do último dia 24, véspera de Natal, fiéis da paróquia São Benedito celebra-ram o nascimento do m e n i n o J e s u s . O momento de grande importância para a igreja aconteceu tanto nas comunidades quanto na Matriz, que também celebrou missa no dia 25, pela manhã.

Em sua homilia, dentre outras coisas, padre Edélcio Fran-cisco ressaltou o significado do Natal. Em síntese, ele afirmou que para todos os cristãos, a data não deve ser encarada como tempo de consumo e confraternizações, mas sim como sendo uma segunda Páscoa do Senhor. Dinâmica – A entrada da imagem do Menino Jesus foi realizada com crianças, caracterizadas como Maria e José e levaram a imagem até o presépio, onde permaneceu até o último dia 6. (F.F)

Fotos: Fabiana Franco

Matriz e comunidades celebraram o Natal

Bendita Maria bênção creem!, uma para aqueles que A Missa do dia 31 de dezembro na Matriz São Benedito

teve inicio às 20h. Embora o templo estivesse lotado a "simplicidade" de Maria tomou conta do recinto. Durante a homilía Padre Edélcio enfatizou muito bem a importância de darmos espaço para que a ação de Deus possa se fazer sentir em nossas vidas. “Pessoas como Maria e José entenderam muito bem isso e não guardavam tal disponibilidade para si, ao contrário, partilhavam-na com o próximo”, disse. Porém, como bem explicou nosso Pároco, para que isto aconteça devemos nos abrir, colocando-nos a serviço do outro, à oração, à partilha e sempre com humildade, pois quando nos enchemos de nós, não conseguimos dar espaço para o outro e muito menos para Deus. Finalizando a homilia, Pe. Edélcio destacou o despojamento de Maria, explicou o sentido de toda bênção, que é receber benéficios, mas também requer compromisso no sentido de disposição e acolhimento. Em seguida, com a assembléia em pé, cantou-se "Nossa Senhora" para professarmos o Credo de uma maneira tão celeste, proporcionando aos fiéis o entendimento do que é CRER, como Maria, a arca da aliança, acreditou e acolheu o Senhor!"Deus o abençoe e guarde! Deus lhe mostre seu rosto e lhe conceda a paz!" (Núm.6,23-26) (Aparecida Dalla Vecchia Alves)

Foto: Bia Alves

Page 2: O Evangelizador 120 - Janeiro 2009

Cantinho do Pe. Edélcio

e-mails: [email protected] / [email protected]

Diretor Responsável: Pe. Edélcio Francisco Ferreira Neto

Jornalista Responsável: Valdir Líbero - MTB 20.420

Produção: Pastoral da Comunicação Social - Coordenadora: Fabiana Franco

Revisão: Diácono José Carlos Pascoal - Colaboração: Anderson R. Gessoli /

Cidinha D. V. Alves / Luis Carlos Alves e Bia D. V. Alves / Tatiane Pantaleão

Tiragem: 1.500 exemplares / Diagramação e Impressão: Grafsalto.

O EvangelizadorE X P E D I E N T E D O Ó R G Ã O I N F O R M AT I V O D A PA R Ó Q U I A S Ã O B E N E D I TO

N º 1 2 0D I O C E S E D E J U N D I A ÍS A L T O / S P / J A N E I R O2 0 0 9 • A N O 1 1

E d i t o r i a lC a n t i n h o P e . E d é l c i o

2O Evangelizador

É bonito, mas, também é cômodo, é lugar comum dizer: “Ano Novo, Vida Nova”. Se o final do ano é tempo de fazermos a retrospectiva do ano que passa, início de ano é tempo de novas idéias, novos empreendimentos.

Estamos no meio de uma crise econômica que atinge todos os países do mundo, a começar pelas potências, estamos também diante de uma crise de fé muito grande. O “ter”, “querer”, “ p o d e r ” , o c o n s u m i s m o desenfreado, o individualismo, tudo parece tomar conta da sociedade, das pessoas. Há uma desconfiança geral que atinge não somente as situações, mas também as pessoas de um modo geral.

O Tempo de Missão, proposto pela Igreja, não poderia chegar em melhor hora. É preciso anunciar com poder, é preciso resgatar a fé, a esperança e a caridade. As Missões Populares deverão ter seqüência, as pessoas precisam receber o anúncio evangélico em seus lares, seus locais de trabalho. Anunciar em todos os ambientes: eis a proposta do Documento de Aparecida.

Esperamos que sejam cumpridas as metas estabelecidas em nossa Paróquia: levar o Evangelho a todas as pessoas, todos os lares. Os pequenos grupos de reflexão, chamados de

Até o primeiro bimestre de 2009, haverá mudanças no clero da Diocese de Jundiaí. São padres que sairão de suas paróquias para assumir novas missões em outras comunidades. Padres são figuras públicas e muito queridas por grande número de pessoas. É normal que, chegado o período de mudanças, os fiéis sintam-se tristes com o clima de despedida.

Há quem pense que a decisão de tirar um sacerdote daqui, para alojá-lo acolá, tenha por motivo algum castigo ou reconhecimento. Não é por aí. Seguindo as necessidades pastorais da Igreja, os bispos têm necessidade de fazer mudanças periódicas em relação ao clero e às comunidades. Trata-se de uma decisão de caráter administrativo, pastoral, espiritual e missionário, para o bem do Povo de Deus, frente a circunstâncias que vão surgindo. Embora os bispos tenham o poder de realizar tais transferências por si só, normalmente eles consultam o Conselho Presbiteral, tomam opiniões com outros sacerdotes e tratam o assunto previamente com os que serão transferidos, verificando se eles têm alguma objeção plausível. Assim tem agido nosso bispo diocesano, sempre com muita paternalidade tanto em relação aos padres como em relação às comunidades.

Os sacerdotes, de sua parte, são homens de fé e não estão apegados a nada. Como Cristo, estão sempre livremente disponíveis à vontade do Pai.

Na vida da Igreja e das comunidades a substituição de párocos traz a oportunidade para que, com seus diversos dons e maneiras de liderar os fiéis, os sacerdotes possam melhorar sempre mais o trabalho pastoral e contribuir para um serviço que não cessa nunca, graças à ação do Espírito Santo.

Infelizmente, algumas pessoas têm tendência a achar pêlo em ovo. As mudanças no clero são, às vezes, acompanhadas de “tititis” em certas paróquias. Procura-se uma razão excepcional para algo que é muito natural. Parece que alguns acreditam em teorias conspiratórias e segredos de bastidores, em vez de enxergar a dinâmica da vida da Igreja como parte da Providência Divina.

É errado mandar cartas e abaixo-assinados solicitando ao bispo que “não tire o padre Fulano daqui”. É errado trocar de paróquia, deixando de lado a comunidade na qual participa a fim de seguir o sacerdote que foi transferido. É errado condicionar a prática da fé a este ou aquele padre, pois todos representam em seu ministério o sacerdote supremo: Jesus Cristo.

É errado não permanecer na paróquia de origem para acolher o sacerdote que chega. Também ele está em nova missão, enfrentando o desafio das novidades em meio a um povo que ainda não conhece. É errado fazer comparações, por mais inocentes e “bem intencionadas”, já que cada um tem seu estilo. É errado ser antipático ao padre recém-chegado. É até mesmo uma falta de caridade com o próximo.

Quando ingressei na Igreja, foi na Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, em Itu. Monsenhor Camilo Ferrarini era o pároco de então. Depois dele, aprendi a conviver com sacerdotes muito diferentes entre si: frei Clemente Costa Neves, monsenhor Antonio Spoladori e monsenhor Durval de Almeida. Alguém duvida que essas figuras, com seus méritos e limitações, são muito diferentes entre si? Pois foi um grande aprendizado conhecer cada um, poder ajudá-los na comunidade, saber respeitar sua autoridade, compreender seus defeitos e mesmo assim admirá-los pela decisão de entregar a vida à causa do Evangelho.

Ter um novo pároco deve ser causa de alegria para a comunidade, não motivo de desconfianças e incertezas. É a oportunidade de encarar um desafio: o de continuar caminhando nas estradas da vida, cultivando uma amizade a mais.

Salathiel de Souza, jornalista.

Publicado em O Verbo, da Diocese de Jundiaí, Dezembro de 2008 - 2ª QUINZENA - N° 286

Mudanças no Clero: “PEQUENAS COMUNIDADES” têm a missão de visitar, anunciar e acompanhar os evangelizados. O material de reflexão da nossa diocese é excelente.

A evangelização, a missão já tem produzido frutos. A procura por informações no Atendimento Paroquial tem aumentado, bem como a procura de informações sobre os sacramentos. Assim que tivermos a definição do planejamento catequético de 2009, com certeza veremos os frutos da missão com maior clareza.

Fi ca t ambém um apelo: precisamos de catequistas para Batismo, Primeira Eucaristia e Crisma. Pessoas que busquem a formação, que se doem com coração à missão de catequizar. Há catequistas que pararam no tempo, não se preocupam ou a c h a m d e s n e c e s s á r i a a formação. Acham que basta o conhecimento e a experiência adquirida com o tempo. Hoje a realidade é outra. A doutrina é a mesma, o modo de formar e informar é outro. É preciso a c o m p a n h a r a s n o v a s metodologias de ensino. Está cada vez mais difícil dialogar com crianças, adolescentes e jovens. Não basta a boa vontade de catequizar, é preciso conhecer os novos métodos. Coragem! Em frente!!!

Certo e Errado?

• 06/02/2009 – 20h, Matriz São Benedito: Anderson Aparecido dos Santos e Pâmela Juliana da Silva • 07/02/2009 – 16h, Igreja de Sant'Ana e São Joaquim: Adalberto Aparecido Carrara Sotilo e Michele Bianca Costa • 14/02/2009 – 16h, Igreja de Sant'Ana e São Joaquim: Rogério Fernando de Freitas e Celiane Aparecida Rubinato • 20/02/2009 – 20h, Matriz São Benedito: Almir de Lima Cabeça e Graciela Valencio da Luz • 28/02/2009 – 15h, Matriz São Benedito: Vanderson Costa e Denise da Silveira

Se alguém souber de algum impedimento, manifeste-se na forma da lei.

PROCLAMAS DE CASAMENTOS

ROUPAS PARA TODA A FAMÍLIA EM

A LOJA BARATEIRA

DA CIDADE!

Rua 9 de Julho, 505 - Centro - Salto

3 PAGAMENTOSC/ CARTÃO OU CHEQUE

TEL.: 4029-4231

* R E V E L A Ç Ã O E M 1 H O R A

* F O T O S P A R A D O C U M E N T O S

* F O T O S A É R E A S ,

* I N D U S T R I A I S E D I G I T A I S

R. Rui Barbosa, 473 - Salto - Tel.: 4028-7752

Page 3: O Evangelizador 120 - Janeiro 2009

N o t í c i a s d a C l e r o 3O Evangelizador

A data solene foi comemorada com Missa na Matriz São Benedito no dia 19 de dezembro, com participação do Diácono Antonio Cruchello, agentes das pastorais e dos Conselhos das Comunidades e familiares. O Diácono Pascoal esteve ausente por problemas de doença.

A Missa foi presidida pelo Padre Edélcio que iniciou a Celebração pedindo orações pelos D i á c o n o s q u e t a m b é m comemoraram aniversários de Ordenação em dezembro: Diác. Pascoal, 10 anos no dia 04, e Diácono Antonio Cruchello, 18 anos no dia 09.

Diácono Antonio, na homilia, parabenizou Padre Edélcio pelos 15 anos de Presbiterado e agradeceu em nome de todos os paroquianos pelos quase três anos em nosso meio. Falou da importância de termos um Padre em nosso meio, um Pai Espiritual. “Todos nós somos seus filhos espirituais, precisamos de um Pastor. Quero destacar a frase que o senhor sempre pronuncia: Duvidem de tudo, mas nunca duvidem de Deus”, disse o Diácono. Padre Edélcio agradeceu a presença de todos e disse que sua família está nesta comunidade. Fez questão de dar a benção um a um a todos que estavam presentes, com gesto carinhoso de imposição das mãos.. Após a celebração Padre Edélcio e o Diácono Cruchello foram homenageados com uma confraternização no Centro Comunitário São Benedito. Parabéns!!!

(Texto e fotos: Tereza Cruz)

PADRE EDÉLCIO COMEMOROU 15 ANOS DE SACERDÓCIO

Linha completa de produtos de limpezae descartáveis para o brilho do seu lar!

R. Marechal Deodoro, 2711 - Jd. das Nações - Salto - SPDepósito: Rua Japão, 88 - Jd. das Nações

Tel.: 4028-5544 e 4021-3499 - Tel/Fax: 4028-5543

Tel.: 4029.5009 - Fax: 4028.0835Rua Benjamin Constant, 294 - SALTO - SP

Indústria Mecânica Ltda.

Desenvolvimento de Peças Especiais,Usinagem de precisão p/ ManutençãoIndustrialCORTI

CLERO DIOCESANO REALIZOU REUNIÃO FESTIVAA reunião aconteceu no Clube de Campo do SENAI, no Bairro da Roseira em Jundiaí, e contou

com a participação de quase todos os presbíteros e muitos diáconos, além dos seminaristas que cursam Teologia.

Dom Gil Antonio, Bispo Diocesano, presidiu a reunião que teve uma extensa pauta. Rosângela e Paulo, da Equipe Diocesana da Campanha da Fraternidade, expuseram o objetivo da C.F. 2009, que terá como tema “Fraternidade e Segurança Pública. Dom Gil disse que a campanha foi lançada oficialmente nessa reunião do Clero. No dia 4 de fevereiro, haverá a reunião com os coordenadores paroquiais da CF, no Anfiteatro da Cúria Diocesana.

Padre Venilton Calheiros, Secretário de Pastoral e Coordenador do COMIDI anunciou que a próxima Assembléia Diocesana de Pastoral será realizada em 31 de outubro de 2009, antecedida pelas assembléias paroquiais e regionais, entre maio e junho. O Bispo Diocesano anunciou que as ordenações presbiterais dos diáconos transitórios Alberto e Felipe, e ordenações diaconais dos seminaristas Leandro, Milton, Márcio e Paulo Eduardo serão em 15 de fevereiro, às 15:30h no Ginásio Esportivo “Bolão” de Jundiaí. A instalação da nova Paróquia São Paulo Apóstolo de Jordanésia (Cajamar) será no dia 25 de janeiro, com a posse de seu primeiro pároco, Padre Marcelo dos Santos. Também será criada a Paróquia de Santo Antonio de Ivoturucaia em Jundiaí.

A reunião terminou com delicioso churrasco, servido no local.

Page 4: O Evangelizador 120 - Janeiro 2009

D í z i m o n a P a r ó q u i a 4O EvangelizadorMensagem da Pastoral do Dízimo

Coordenação Paroquial da Pastoral do Dízimo

A casa de Deus é a comunidade.E neste lugar abençoado por Deus, somos

convidados a partilhar o que temos e somos como a vida, as alegrias, as tristezas e também o nosso Dízimo.

Um pouco daquilo que temos para o bem de todos na comunidade.

Dízimo não é "imposto", "mensalidade" ou "tarifa". Dízimo é antes de tudo uma devolução a Deus, uma partilha gratuita, consciente, dada de coração com sinceridade e generosidade.

"Eu e minha família serviremos o Senhor" (Js 24,15).

Regina Polo - Comunidade São José Operário

Os voluntários do Projeto “Koinonia e Solidariedade” se reuniram para celebrar a Palavra na residência dos irmãos Artur e Tânia, no Jardim Santa Teresinha. O casal de irmãos, que não fazem parte dos assistidos pelo Projeto, acolheu os voluntários com muito carinho e falaram da expectativa em receber para a Celebração da Palavra, convidando também seus vizinhos. “Desde que foi lançada a idéia, tínhamos a intenção de receber o pessoal do Projeto para celebrar em nossa casa”, disseram.

Embora pequeno, o grupo de participante testemunhou a fé e a solidariedade, em celebração preparatória para o Natal do Senhor. Os voluntários do Projeto “Koinonia e Solidariedade” agradecem aos irmãos Artur e Tânia, pedindo a bênção de Deus.

KOINONIA E SOLIDARIEDADE

O Núcleo de Teologia “Santo Tomás de Aquino” e a Pastoral Catequética de Salto promoverão a Semana Teológica Catequética, com total apoio das Paróquias. O evento se dará nos dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2009, no Centro Comunitário “Nossa Senhora do Monte Serrat”, das 19h30 às 21h. Eis os temas que serão expostos:

• 28 de janeiro: Exposição da Catequese em Salto – Histórico da Catequese na cidade, com o tema “Renovando a Comunidade” – Padre Lúcio Savietto. • 29 de janeiro: 50 anos de catequese renovada no Brasil - A catequese na Diocese, com o tema “Porque do Ano Catequético” – Padre José Raimundo Lucas Prazer.• 30 de janeiro: Conclusões do 8º COMLA (Congresso Missionário Latino Americano) a partir do Documento de Aparecida, com o tema “Conclusões catequéticas missionárias sobre o COMLA” – Irmão Nery.

SEMANA TEOLÓGICA CATEQUÉTICA DE 2008

P a d r e J o ã o Baptista Mezzalira Filho, conhecido como Padre Joãoz inho , esteve visitando seus familiares e amigos no final de 2008 e início de 2009. Presidiu c e l e b r a ç õ e s n a s P a r ó q u i a s S ã o Benedito e Nossa Senhora do Monte Serrat, inclusive nas

Vigílias do Natal e ano Novo, e para as Comunidades Neo-catecumenais.

No dia 05 de janeiro, Padre Joãozinho viajou para Roma, onde estudará durante dois anos no Pontifício Lateranense, hoje Instituto João Paulo II. Fará curso de Mestrado em Teologia Moral, com especialização em Moral Familiar Matrimonial.

PADRE JOÃOZINHO EM ROMA

FELIZ ANO NOVO!!!Aproveite a luz dessa época para enxergar um novo

caminho, uma nova oportunidade, um novo rumo para um novo

ano. Muitas realizações e muito sucesso. Feliz 2009! (Autor anônimo)

PARCERI COM AACP L F FÁCIL

Rua Prudente de Moraes, 750 - SALTOFone: 4029-5534 - Fax 4029-2851

Aeroportos, executivos, transportede funcionários e alunos.Conforto, segurança e qualidadeem micro-ônibus e vans.

Endereço: R. Rodrigues Alves, 515Centro - Salto/SPFone: 4028.0831Celular: 9989.5200e-mail: [email protected]

O importante encontro de espiritualidade foi realizado

no dia 15 de dezembro de 2008 na Sala Madre Tereza de

Calcutá do Centro Comunitário São Benedito, para ex-oficinistas

e fiéis que vieram conhecer a espiritualidade dessa Nova

Evangelização proposto pelas Oficinas de Oração e Vida.

A Sessão de Perseverança teve como tema “Seguir as

pegadas de Jesus”.

OFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA

REALIZARAM SESSÃO DE PERSEVERANÇA

Page 5: O Evangelizador 120 - Janeiro 2009

J u v e n t u d e M i s s i o n á r i a 5O Evangelizador

JOVENS DO COMIJU FIZERAM NOVENA DO NATALSob a coordenação de Rosana dos Reis, Irmã Lia e André

Pantaleão, o Conselho Missionário da Juventude da Paróquia São

Benedito refletiu a novena de Natal com jovens e adolescentes, sendo

formados vários grupos nas Comunidades “Divino Espírito Santo”,

“Santo Inácio de Loyola”, “Santa Terezinha do Menino Jesus”,

“Sant'Ana e São Joaquim” e “São José Operário”.

O encerramento aconteceu durante encontro realizado na

Sala “Madre Tereza de Calcutá” do Centro Comunitário São

Benedito, no dia 21 de dezembro. Além de Rosana e Irmã Lia,

participaram representantes das comunidades “Divino” e “Santa

Terezinha”, e jovens das Oficinas de Oração para jovens da

Comunidade Matriz. O encontro foi assessorado pelo Diácono

Pascoal, com dinâmicas de canto e oração por parte de Édipo

Sanches e André Pantaleão.

Os participantes testemunharam os frutos dos encontros da

Novena do Natal com jovens, que revelaram espírito de

espiritualidade, fraternidade e perseverança. “É preciso formar

líderes, para evangelizar jovens”, destacou Irmã Lia.

Os jovens missionários participaram da Missa das 18h30 da

Matriz, onde foram recebidos pelo presidente da Celebração, Padre

Joãozinho Mezzalira. Como principal desafio para 2009, os jovens

irão responder pela Liturgia das Celebrações dominicais das 18h30,

a partir de fevereiro de 2009, com formação litúrgica para monições

e leitores.

ESCOLA DE ARTES MUSICAIS“SOM MAIOR”

Profª Maria de Lourdes Vicente Mezzalira

CURSOS DE: Violão Popular e Clássico, Piano, Teclado, Orgão, Guitarra, Bateria, Percussão,Saxofone, Violino, Iniciação Musical I e II (crianças à partir de 4 anos), Teoria Musical e Solfejo,

Canto Livre e Flauta Doce. NOVOS CURSOS: Cavaquinho, Contrabaixo, Musicalização infantil paracrianças de 3 a 5 anos, musicalização para bebês de 8 meses a 2 anos, Coral Infantil e de Adultos.

EMAIL: [email protected] - SITE: www.somaior.com.br

R. 7 DE SETEMBRO, 476 - TEL.: 4028-0204 - SALTO - SP

BÍBLIAS • ARTIGOS RELIGIOSOSLIVROS EM GERAL

RUA PRUDENTE DE MORAES, 730 - CENTRO - SALTO - FONE: (11) 4029-5897

A SUA LIVRARIA CATÓLICA

“Temos gr nd ari dade de material escolar.a e v e Pr ç s a essíveis com desc to. Venh conferir”

e o c on a

O JOVEM CRISTÃO E O NAMORO“Vós fostes chamados á liberdade, irmãos. Entretanto, que

a liberdade não sirva de pretexto para a carne, mas pela caridade, colocai-vos a serviço uns dos outros. Amarás a teu próximo como a ti mesmo”.

Nós, os jovens, muitas vezes fazemos mal uso da liberdade que Deus nos dá, entramos no modismo da sociedade, onde tudo está banalizado e a partir daí embarcamos na onda do tudo é permitido, e nos enganamos diante do que realmente é o amor. Hoje a onda do momento é FICAR, e assim vai se levando a vida “numa boa”, não tendo coragem de assumir verdadeiramente um relacionamento, de conhecer alguém.

O namoro é tempo de conhecimento, amadurecimento, onde abençoados por Deus se tem a oportunidade de exercitar a capacidade de Amar. O diálogo é uma peça primordial, ele revela o nosso ser e nos ajuda a conhecer, a rir, a chorar, a aconselhar, às vezes a ouvir e também a opinar. Nós somos humanamente seres de desejo e buscamos na nossa vida satisfazer nossas vontades, e naturalmente chega um momento em que todos nós buscamos estar com alguém ao nosso lado. E Deus viu que isso era bom, e na criação do mundo já disse: Não é bom que o homem esteja só (Gn 2,18), e nos criou a sua imagem e semelhança para sermos felizes. Queridos, essa felicidade não se resume em ter alguém por alguns segundos, minutos ou horas, e depois cada um por si, sem se importar com seus gostos, sua história, suas emoções, e estar limitado ao desejo da carne, buscando somente o seu próprio prazer.

Busquem o namoro, pois através dele se aprende partilhar, compreender as diferenças e semelhanças. Conhecer o outro e conhecer a si mesmo, porque no convívio, podemos colocar o outro na verdade e a partir daí procurar a felicidade do outro e não só a nossa. Mas compreender que mesmo fortalecidos no Amor de Deus, terás dificuldades, mas é nas dificuldades e nas divergências que temos a certeza de amamos o outro como ele é, com suas limitações, erros, diferenças.

No namoro cristão, é preciso acreditar no amor, que suporta tudo, que tudo crê... espera... Quando se vive a castidade no namoro, ele se santifica, porque não tem cobrança e não deixa confusão entre o sentimento. No namoro casto a entrega é incondicional. Não é fácil com certeza, é uma batalha diária, que precisa ser vivida em comunhão entre o casal, através da amizade, do laço de carinho, da aceitação do outro.

“A castidade é um carisma de amor a Deus, amor a vida e de amor ao próximo, que só pode brotar de uma decisão adulta, livre e consciente. Quem conseguir viver e vencer essa batalha que o faça” (Site: “Solteiros da Ave Maria”).

“O amanhã depende muito de como se vive o hoje da juventude. Tendes uma vida que desejamos seja longa; mas é uma só, é única: Não a deixeis passar em vão, não a desperdiceis. Vivei com entusiasmo, com alegria, mas, sobretudo, com senso de responsabilidade”. (Bento XVI).

Rosana dos Reis – Catequese da Crisma e Conselho Missionário da Juventude

Page 6: O Evangelizador 120 - Janeiro 2009

WWW

C a t e q u e s e e M e n s a g e m 6O Evangelizador

Rir é muito bom!!!by Bia Dalla Vechia

NA ESCOLA DA FÉ

A BÍBLIA pastoralnossa

DESTAQUE DESTAQUE do MÊS!do MÊS!

Discretamente, procuram deixar tudo em ordem para as

celebrações, seja a Eucaristia ou Celebração da Palavra; seja

Batismo ou Matrimônio. Estão sempre atentas a todos os detalhes,

por menores que sejam. Preocupam-se com os adornos, arranjos

de flores, sinais litúrgicos e sinais sagrados.

São as primeiras a chegarem à Igreja e as últimas a

deixarem o Templo. As Ostiárias são as homenageadas deste

mês.

ESTE É O DESTAQUE PASTORAL DO MÊS.

CONVERSA DIVINA: O homem, no céu, conversava com Deus:- Senhor Deus, que são, para vós, mil anos? - Um minuto. - E cem mil reais?- Um centavo.

- Senhor, dai-me um centavo.- Pois não, espere um minuto.

MÉDICO TEM CADA UMA: Numa consulta ao médico, o paciente queixou-se de roncar tão alto que acordava até a si mesmo.- Sugiro que tente dormir em outro quarto – recomendou o médico.

TREM PORTUGUÊS: - Não tome o último vagão – aconselhou o chefe da estação ao viajante -, pois se houver acidente, esse vagão será o mais danificado. - Nesse caso – retrucou o passageiro – por que o colocam no trem?

Para iniciarmos o estudo da Bíblia, é essencial, compreender as

noções de Inspiração, Revelação e Veracidades das Escrituras.

Inspiração é o carisma (dom do Espírito Santo), mediante o qual Deus, iluminando a mente do escritor sagrado (hagiógrafo), comunica-lhe sua Palavra. Contudo, não se trata de algo mágico, onde o hagiógrafo age inconscientemente. O carisma da Inspiração não suplanta seus conhecimentos, sua habilidade de escritor, sua personalidade.

Sabemos que a Bíblia não caiu pronta do céu, mas foi produzida, gerada, escrita no solo fecundo do povo e da cultura de Israel. O carisma da Inspiração, portanto, não se deu de uma hora para outra.

Antes de ser escrita, a Bíblia foi vivida, transmitida e celebrada nas liturgias do povo de Deus. Daí que a Inspiração é fruto de um longo processo que pode ser didaticamente dividido em três etapas.

À primeira fase dá-se o nome de Inspiração Pastoral. Trata-se de um fato histórico, de uma intervenção de Deus, mediante um líder (patriarca, pastor ou profeta) para realizar um ato de libertação para o povo eleito.

Posteriormente, esse mesmo fato será celebrado e narrado às gerações futuras vindouras; ser-lhes-á transmitido oralmente. Essa narrativa é chamada de Inspiração Oral ou Profética, pois se trata da transmissão verbal, da pregação, do anúncio da ação salvífica de Deus.

Finalmente, esse fato histórico vivido, narrado e celebrado, é grafado, escrito, ao que damos, evidentemente, o nome de Inspiração Escriturística. Contudo, não se pode precisar com exatidão o tempo necessário para o desenvolvimento de cada uma dessas etapas, nem a distância entre elas. Verdade é que entre a fase inicial (Fato) e a final (Escrita), na maioria dos casos, foram precisos muitos anos (e até séculos).

Assim sendo, precisamos, pois, ter sempre presente que Bíblia não é obra de um só autor, nem se trata de um relato exato dos fatos como estes se deram.

Fonte: Curso de Evangelização Católica – Diocese de Jundiaí

NOÇÕES PARA O ESTUDO DA BÍBLIA

1. INSPIRAÇÃO

Entrará no ar nos últimos dias de janeiro o remodelado s i t e d a P a r ó q u i a S ã o B e n e d i t o www.sbenedito.diocesedejundiai.org.br. Criado pela empresa D&D Consultoria, de Salto, o site traz muitas informações com novidades, com seção de fotos e o informativo “O Evangelizador” online. Visite, aprecie e faça suas críticas e sugestões.

SITE DA PARÓQUIA REMODELADO

Óptica e Relojoaria

ÓCULOS - JÓIAS - RELÓGIOS

Rua 9 de Julho, 198 - Centro - CEP 13320-000 - Salto/SPFone: (11) 4029-1046

CIRURGIÕES DENTISTASDra. Susana M. V. S. Barbosa

Dr. Sérgio A. BarbosaO D O N T O P E D I A T R I A

O R T O D O N T I A

R u a I t a p i r ú , 3 8 3 - C e n t r o - S a l t o - Te l . : ( 1 1 ) 4 0 2 8 - 0 1 0 5

Page 7: O Evangelizador 120 - Janeiro 2009

da socialcomunicaçãonotas pastoralda

N o t a s d a P a s c o m 7O Evangelizador

Iniciamos mais um ano que com certeza é novo, pois velho

é o homem que trazemos dentro de cada um de nós, pois Deus

faz novas todas as coisas cotidianamente. Agora vamos ás

atividades paroquiais deste mês:

CANTO LITÚRGICO: A Pastoral do Canto Litúrgico tem

programado para o dia 18 de janeiro, às 14h, na Comunidade

de Santa Terezinha um ensaio para as celebrações do Tempo

Comum. E no dia 15 de fevereiro, também às 14h, na

Comunidade Santo Inácio de Loyola, o ensaio será para as

celebrações do Tempo do Quaresma.

MISSA DA SAÚDE: A Missa da Saúde neste ano de 2009

continuará sendo sempre nas terceiras quartas-feiras de cada

mês. Portanto, no mês de janeiro a missa acontecerá no dia 21

de janeiro, às 15h., sempre na Matriz de São Benedito.

SÃO BRÁS: No dia 03 de fevereiro celebramos são Brás.

Na Matriz de São Benedito, às 19h, haverá Missa com bênção

da garganta.

CATEQUISTAS DE CRISMA E DE ADULTOS: No dia 14 de

fevereiro, no Centro Comunitário São Benedito, às 14h30,

haverá Encontro para Formação de Catequistas da Crisma e de

adultos.

PASTORAL DA SAÚDE: No dia 11 de fevereiro celebramos

o DIA DOS ENFERMOS, dia que veneramos Maria com o titulo

de Nossa Senhora de Lourdes. Neste dia haverá Missa

celebrando o DIA MUNDIAL DOS ENFERMOS, às 19h, na

Matriz de São Benedito;

GANHADOR DO PRÊMIO DO CARNÊ DA AMIZADE DE

DEZEMBRO/2008 - O ganhador foi o colaborador MICHEL

BARBOSA, com o carnê nº 081. Parabéns e obrigado.

TEOLOGIA PARA LEIGOS – O Núcleo de Teologia “Santo

Tomás de Aquino” abriu inscrições para 2009. Informações e

inscrições nas Secretarias das Paróquias da Região 08 de

Pastoral (Salto).

“Soluções Inteligentes”

Rua 9 de Julho, 709 - Salto/SP Fone: (11) 4029 2949

[email protected] RuaJosé de Almeida Teixeira, 568 - Jd. Maria José - Salto - SP - CEP 13320-000

Fone/Fax: (11) 4028-1564 - Celular: (11) 9944-6766 / 9944-6765e-mail: [email protected]

Câmeras e Micro-Câmeras de TV / Centrais de Alarme Nacional e Importada / Cercas EletrificadasCentrais Telefônicas / Porteiro Eletrônico e Vídeo Porteiro / Automação de Portas e Portões e Industrial

INSTELECOMÉRCIO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOSMONITORAMENTO 24h C/ ATENDIMENTO DE VIATURAS

Padre Wagner Marques, indicado para administrar a Paróquia São Roque, cuja Matriz fica no Jardim das Nações, tomará posse no dia 25 de janeiro, às 0 9 h , e m M i s s a solene presidida por Dom Gil Antonio Moreira. Padre Wagner, quando seminarista, t r a b a l h o u n a P a r ó q u i a S ã o B e n e d i t o e n a c o m u n i d a d e d o Jardim das Nações,

então pertencente à Paróquia São Benedito. Foi ordenado presbítero em 19 de maio de 2002. Atualmente é Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no Bairro Jundiaí Mirim, de Jundiaí. Será substituido pelo Padre João Brito.

POSSE DO NOVO PÁROCO DA “SÃO ROQUE” EM JANEIRO

O Conselho Econômico da Comunidade Matriz realizou um sensacional “Show de Prêmios” nos dias 12 e 13 de dezembro de 2008, no Espaço Missionário Festivo.

Com musica ambiente, os colaboradores puderam partilhar lazer e amizade, além de saborear os quitutes e bebidas do serviço de lanchonete. Os prêmios foram relativos ao proposto no regulamento do Carnê da Amizade. O próximo “Show de Prêmios” será realizado nos dias 13 e 14 de fevereiro.

SHOW DE PRÊMIOS DO CARNÊ DA AMIZADE

Foram arrecadadas 18 toneladas de alimentos,

totalmente doados às famílias assistidas pelas Pastorais Sociais.

A Cáritas Interparoquial de Salto agradece ao Comitê

Sindical, aos jovens da Nação Hip Hop, aos agentes das

Pastorais Sociais das Paróquias de Salto e voluntários que se

juntaram ao grupo nessa maravilhosa demonstração de

solidariedade.

As maiores arrecadações aconteceram nas Paróquias

Cristo Rei e Nossa Senhora Aparecida, uma demonstração que

nos bairros periféricos a disponibilidade e solidariedade são

maiores.

Feliz Ano Novo Diretoria da Cáritas Interparoquial de Salto.

CAMPANHA “NATAL SEM FOME”

Page 8: O Evangelizador 120 - Janeiro 2009

• 01: Silvia Helena Masson – Pastoral da Liturgia – Santo Inácio;• 02: Juliana Roberta Cequine – Canto Litúrgico – Matriz;• 02: Maria Benedita A. Souza – Pastoral da Saúde – São José Operário;• 02: Santino Rodrigues – Pastoral da Saúde – Matriz;• 03: Lúcia Gomes – Canto Litúrgico – Santa Ana;• 04: Marli Glória da Silva – Pastoral da Acolhida – Divino;• 05: Benedita de Jesus F. Bonardi – Mãe Peregrina – Matriz;• 05: Damião Alves da Hora – Grupo de Oração “Divino”;• 06: Antonio Tarciso Benvenutto – Ministro da Palavra – São José Operário;• 07: Marli B. Dalla Vecchia – Mãe Peregrina – Matriz;• 07: Sidnei Soares Ramos – Pastoral da Acolhida – Santa Teresinha;• 09: Evelyn Xavier – Canto Litúrgico – Divino;• 09: Jair Vieira da Costa – Ministro da Palavra – Divino;• 10: Amezinda G. de Oliveira – Pastoral da Criança – Santo Inácio;• 10: Edson Zacharias – Canto Litúrgico – Divino;• 11: Nilzete S. Cipriano – Grupo de Oração “Divino”;• 11: Jordalino Ferreira Lisboa – Pastoral da Liturgia – Santa Teresinha;• 12: Ana Lúcia M. Stocco – Pastoral da Criança – São José;• 12: Sileide Fernandes do Nascimento – Pastoral da liturgia – Divino;• 13: Evanilce Aparecida Blanco – Pastoral da Saúde – Matriz;• 13: Jonathan V. Moraes – Pastoral da Acolhida – Divino;• 14: Rosana Aparecida N. Barbosa – Pastoral do Dízimo – Matriz;• 14: Sérgio Masson – Ministro da Comunhão – Santo Inácio;•16: Perciliana Maria Leão – Caminho Neo-catecumenal;

• 16: Helena E. Oliveira – Pastoral da Liturgia – Santo Inácio;• 17: Izilda Modesto da Silva – Catequese Familiar - Matriz;• 18: Marta Teixeira – Grupo de Oração “Divino”;• 20: Ari Mauricio Romão – Liturgia - Santa Teresinha;• 20: Nivaldo de Arruda – Liturgia - Divino;• 21: Jorge Antonio Ferreira – Apostolado da Oração - Divino;• 22: Dinadéia Aparecida L. Morais – Pastoral da Liturgia – Matriz;• 23: Carlinda de Souza Damasceno – Liturgia - São José Operário;• 24: Helena E. Oliveira – Pastoral da Mãe Peregrina - Santo Inácio;• 24: Marieta Rodrigues da Silva – Pastoral da Saúde - Santo Inácio;• 25: Marco Aurélio de Carvalho – Caminho Neo-catecumenal;• 25: Geraldo Causo – Grafsalto;• 25: Rita de Cássia Pavanelli – Pastoral do Batismo - Matriz;• 25: Neusa Salete S. Rodrigues – Pastoral da Acolhida - Divino;• 25: Maria Angélica Gonçalves – Canto Litúrgico - Matriz;• 27: Fabiana Bottoni – Liturgia - Santa Teresinha;• 27: Cristiane Antonia do Nascimento – Liturgia - Divino;• 27: Renata Maciel de Lima – Liturgia - Santa Teresinha;• 27: Joseane Gonçalves da Costa – Liturgia - Santa Teresinha;• 29: Aparecida Dalla Vecchia Alves – Pascom;• 30: Delza Zotti Caleffo – Catequese Familiar - São José Operário;• 30: Gisele Zanoni Garcia – C.E.C. - Divino;• 31: Gislaine – Pastoral do Terço – Santa Teresinha;M

ês

de J

aneir

oA

niv

ersa

ria

ntes

A n i v e r s á r i o s e C a t e q u e s e e A r t e 8O Evangelizador

ANIVERSÁRIOS DE CASAMENTO• 13 de janeiro: José Roberto e Eli Aparecida Camargo;• 14 de janeiro: João Bernardino e Maria Helena dos Santos;• 18 de janeiro: Emilio e Antonia Toaliari;• 21 de janeiro: João Alberto e Maria P. Bertolli Faciolli;• 21 de janeiro: Pedro Lourenço e Letícia Coelho A. Lourenço;• 27 de janeiro: Nivaldo Batista e Terezinha Maria A. Leme;• 28 de janeiro: Fernando e Mariana Mezzalira Passoni;• 29 de janeiro: Marcos Aurélio e Taís H. Carvalho;

INVESTIDOS NOVOS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO

Após intensa preparação por parte do Pároco Padre

Edélcio Francisco e Diáconos Cruchello e Pascoal, com

colaboração do candidato ao Diaconado Edison Palagi,

foram investidos os novos Ministros e Ministras

extraordinários da Comunhão Eucarística, que prestarão

serviço nas Celebrações da Paróquia e levarão a Sagrada

Comunhão aos enfermos.

Eis os novos ministros: Comunidade Matriz – Maria

Inês de Arruda Leite, Paulo da Silva e Antonia Sombini da

Silva; Comunidade Santo Inácio de Loyola – José Carlos

Marques Caldeira, Silvana. Rodrigues Marques Caldeira e

Maria José da Silva Peron; Comunidade Sant'Ana e São

Joaquim – Aluisio Longatti e Joseli Aparecida Pólo Longatti;

Comunidade Santa Teresinha – Hilda da Silva Coelho

(Ostiária) e Jesuína A de Souza dos Santos; Comunidade

Divino Espírito Santo – Roberto Donizete Cipriano, Adão

Luiz Bigotto, Maria Guinodice Carvalho de Lima e Maria

Silva Fernandes.

Os novos Ministros extraordinários para o Caminho

Neo-catecumenal aguardam data para investiduras.

Ministros das comunidades “Divino” e “Santo Inácio” foram investidos em celebração na igreja do Divino

Foto: Gisele Z. Garcia

Catequese e Arte

O coral do Projeto “Catequese e Arte” da comunidade Divino Espírito Santo sob a regencia de Edson Zacharias, teve atuação destacada na Missa da Vigília do Natal, 24 de dezembro, presidida pelo Padre João Baptista Mezzalira Filho.

O coral apresentou uma série de músicas natalinas e foi aplaudido pela assembléia.

O Projeto “Catequese e Arte” conta ainda com equipe de teatro e liturgia.

É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca.

(Dom Hélder Câmara)

Foto: Gisele Z. Garcia