o evangelizador 124 - maio 2009

8
124•DIOCESE DE JUNDIAÍ•SALTO/SP•MAIO/2009•ANO 10 O Evangelizador Com a impossibilidade de usar a Concha Acústica, tradicional evento religioso terá ponto alto no Estádio Alcides Ferrari. este ano, a organização da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, Corpus N Christi, em Salto, está sob a responsabilidade da Paróquia São Benedito. Após várias reuniões – coordenadas por Edson Palagi, com assessoria do diácono Antonio Cruchello – que envolveu não só membros das equipes da São Benedito, mas também das demais paróquias da Região 08 de Pastoral, foram implantadas algumas mudanças em relação aos anos anteriores. O percurso da procissão, por exemplo, e o local da Missa Solene sofrerão alterações, sobretudo pela impossibilidade de utilizar a Concha Acústica, local já tradicional para o grande evento religioso católico. Com isso, o ponto alto da celebração de Corpus Christi acontecerá no Estádio Alcides Ferrari, da Associação Atlética Saltense, no Centro da cidade, no dia 11 de junho, adotando o seguinte tema: “Como discípulos de Jesus, caminhamos para a Paz”. A programação do dia 11 começará às 14h30 com a concentração de fiéis no Largo de São Benedito, onde terá início a procissão na Igreja de São Benedito, às 15h. O trajeto a ser ornamentado, portanto, envolve o próprio Largo São Benedito, passando pelas ruas Campos Salles, 9 de Julho e José Revel, até o Estádio da Saltense. Naquele local, haverá a celebração da Missa, presidida pelo Padre João Benedito Pires das Neves, Administrador Paroquial de São Benedito e Pároco de Cristo Rei, tendo como concelebrantes os Presbíteros de todas as Paróquias da cidade, além dos Diáconos Permanentes.(V. Lb.) Sob responsabilidade da Paróquia de São Benedito, celebração de Corpus Christi será na Saltense Fotos: Fabiana Franco - Arquivo Pascom i 9 Ma o de 19 9 - Maio 2009 10 Anos da Pastoral da Mãe Peregrina d l A e a Pastora da Comunicação - PAR BÉNS!!! i m i pág. 6 Le a a r a na .

Upload: paroquia-sao-benedito-salto-sp

Post on 28-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

N º 1 2 4 • D I O C E S E D E J U N D I A Í • S A L T O / S P • M A I O / 2 0 0 9 • A N O 1 0

O Evangelizador

Com a impossibilidade de usar a Concha Acústica, tradicional evento religioso terá ponto alto no Estádio Alcides Ferrari.

este ano, a organização da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, Corpus N

Christi, em Salto, está sob a responsabilidade da Paróquia São Benedito. Após várias reuniões – coordenadas por Edson Palagi, com assessoria do diácono Antonio Cruchello – que envolveu não só membros das equipes da São Benedito, mas também das demais paróquias da Região 08 de Pastoral, foram implantadas algumas mudanças em relação aos anos anteriores.

O percurso da procissão, por exemplo, e o local da Missa Solene sofrerão alterações, sobretudo pela impossibilidade de utilizar a Concha Acústica, local já tradicional para o grande evento religioso católico.Com isso, o ponto alto da celebração de Corpus Christi acontecerá no Estádio Alcides Ferrari, da Associação Atlética Saltense, no Centro da cidade, no dia 11 de junho, adotando o seguinte tema: “Como discípulos de Jesus, caminhamos para a Paz”.A programação do dia 11 começará às 14h30 com a concentração de fiéis no Largo de São Benedito, onde terá início a procissão na Igreja de São Benedito, às 15h. O trajeto a ser ornamentado, portanto, envolve o próprio Largo São Benedito, passando pelas ruas Campos Salles, 9 de Julho e José Revel, até o Estádio da Saltense. Naquele local, haverá a celebração da Missa, presidida pelo Padre João Benedito Pires das Neves, Administrador Paroquial de São Benedito e Pároco de Cristo Rei, tendo como concelebrantes os Presbíteros de todas as Paróquias da cidade, além dos Diáconos Permanentes.(V. Lb.)

Sob responsabilidade da Paróquia de São Benedito, celebração deCorpus Christi será na Saltense

Fotos: Fabiana Franco - Arquivo Pascom

i 9Ma o de 19 9 - Maio 2009

10 Anos da Pastoral da Mãe Peregrina

d lA

e a Pastora da Comunicação - PAR BÉNS!!!i m té i pág. 6

Le a a r a na .

e-mails: [email protected] / [email protected]

Diretor Responsável: Pe. Edélcio Francisco Ferreira Neto

Jornalista Responsável: Valdir Líbero - MTB 20.420

Produção: Pastoral da Comunicação Social - Coordenadora: Fabiana Franco

Revisão: Diácono José Carlos Pascoal - Colaboração: Anderson R. Gessoli /

Cidinha D. V. Alves / Luis Carlos Alves e Bia D. V. Alves / Tatiane Pantaleão / Tereza Cruz

Tiragem: 1.500 exemplares / Diagramação e Impressão: Grafsalto.

O EvangelizadorE X P E D I E N T E D O Ó R G Ã O I N F O R M AT I V O D A PA R Ó Q U I A S Ã O B E N E D I TO

N º 1 2 4D I O C E S E D E J U N D I A ÍS A L T O / S P / M A I O2 0 0 9 • A N O 1 1

E d i t o r i a l 2O Evangelizador

Neste tempo litúrgico da Páscoa são inúmeras as referencias bíblicas e os estímulos à meditação que nos são oferecidos para aprofundar o significado e o valor da Páscoa. A Via-Sacra, que no Tríduo Santo repercorremos com Jesus até ao Calvário revivendo a dolorosa paixão, na solene Vigília Pascal tornou-se confortadora Via-da-Luz. Visto a partir da Ressurreição, podemos dizer que todo este caminho de sofrimento é c a m i n h o d e L u z e d e renascimento espiritual, de paz interior e de esperança firme. Depois do pranto, depois da desorientação da Sexta-Feira Santa, seguido pelo silêncio cheio de expectativa do Sábado Santo, na alvorada do primeiro dia depois do sábado ressoou com vigor o anúncio da Vida que derrotou a morte: O Senhor da Vida estava morto; mas agora, vivo, triunfa. A novidade perturbadora da ressurreição é tão importante que a Igreja a proclama ininterruptamente, prolon-gando a sua recordação,

A Ressurreição de Jesus

Aeroportos, executivos, transportede funcionários e alunos.Conforto, segurança e qualidadeem micro-ônibus e vans.

Endereço: R. Rodrigues Alves, 515Centro - Salto/SPFone: 4028.0831Celular: 9989.5200e-mail: [email protected]

Óptica e Relojoaria

ÓCULOS - JÓIAS - RELÓGIOS

Rua 9 de Julho, 198 - Centro - CEP 13320-000 - Salto/SPFone: (11) 4029-1046

sobretudo ao domingo: de fato, todos os domingos são Dias do Senhor e Páscoa semanal do povo de Deus.

Portanto é funda-mental para a nossa fé e para nosso testemunho cristão proclamar a ressurreição de Jesus de Nazaré como acontecimento real, histórico, confirmado por muitas e respeitáveis testemunhas. Afirma-lo com vigor porque, também neste nosso tempo, não falta quem procura negar a sua historicidade reduzindo a narração evangélica a um mito, a uma visão enganadora dos apóstolos.

Para nós cristãos essa é a grande Verdade, histórica e real: Cristo ressuscitou, e essa ressurreição de Jesus funda a nossa firme esperança e ilumina toda a nossa p e r e g r i n a ç ã o t e r r e n a , inclusive o enigma humano do sofrimento e da morte. A fé em C r i s t o c r u c i f i c a d o e ressuscitado é o âmago de toda a mensagem evangélica, o núcleo do nosso Credo.

E s t a m o s n o A n o Catequético Nacional, que tem como um de seus objetivos o despertar nos cr is tãos o amadurecimento na fé. A Igreja nos convida a abrir os olhos para a realidade, o que está ao nosso lado, ou seja, necessitamos de um reencantamento da fé, de uma catequese que fale ao coração das pessoas!

A n e c e s s i d a d e e urgência de as paróquias partirem para a prática da C a t e q u e s e , c o m o m e i o privilegiado na reconstrução da instituição familiar, não surgiu de algum pároco visionário, ou de algum leigo preocupado com as atuais transformações na chamada «Igreja doméstica» (Ef. 5). O problema é antigo e, há muito, vem sendo sentido por boa parte dos pastores da Igreja Católica. Foi, porém, o Papa João Paulo II que, logo no início de seu longo pontificado, ao analisar os rumos que a sociedade estava tomando, teve a santa coragem, de em dois documentos de extraordinária importância, chamar a atenção de toda a Igreja, para este assunto de suma importância: a FAMÍLIA.

O s e g r e d o d o extraordinário dinamismo pedagógico da Catequese de Preparação para a Primeira Eucaristia está na perfeita integração que ela cria entre Pais/Responsáveis, Catequistas e Crianças. Também é um ótimo meio na preparação e formação de futuras lideranças. Os dois anos de contato próximo e direto com os pais e responsáveis constituem-se em excelentes oportunidades, não só para descobrir os carismas de cada um dos participantes, mas

também para incutir neles o zelo necessário para que esses carismas sejam postos em a ç ã o . A l é m d i s s o , a reconstrução das famílias, a cumplicidade entre pais e filhos torna-se evidente o verdadeiro encontro pessoal com Jesus Cristo, nosso Mestre.

E s t amos t ambém entrando no mês dedicado a Mar ia ! Aque la que fo i escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus e nossa Mãe. Aquela que passou a fé ao próprio Cristo menino e O acompanhou durante toda Sua missão na Terra! Ela que bem soube educar e catequizar Seu Filho através de seu amor, doçura, seu exemplo, sua coragem e que assumiu com discernimento a maternidade de toda a humanidade. Permanece hoje a nos ensinar e a interceder por todos nós junto de Deus Pai e de Seu Filho Jesus Cristo. Maria: catequista, discípula, nossa pedagoga e mãe. Consagramos a ti nossa missão de Igreja Viva e Evangelizadora!

Assim, convidamos a todas as famílias que tem seus filhos a partir de 8 anos completos a efetuarem suas inscrições para a Preparação da Primeira Eucaristia em nossa Paróquia, até o dia 17/05, na Secretaria Paroquial, nas comunidades, ao final das celebrações dos finais de semana. Contamos com a vossa inestimável cooperação e com vossas orações! Esperamos vocês!!!

Cecília Vicente Mezzalira da RochaCoordenadora Paroquial da Catequese

da 1ª Eucaristia

CATEQUESE PARA FORMAÇÃO DE NOVAS COMUNIDADES

O Caminho Neo-catecumenal da Paróquia São Benedito está programando catequeses para f o r m a ç ã o d e n o v a s comunidades do Movimento. Para tanto, está convidando jovens (a partir de 14 anos), adultos, casais e famílias a participarem.O início das catequeses está

marcado para 20 de maio, 20h, prosseguindo às quartas-feiras e sextas-feiras, no Centro Comunitário São Benedito. “A Boa Notícia é destinada a todos”.

F e s t a s n a Pa r ó q u i a 3O Evangelizador

ESCOLA DE ARTES MUSICAIS“SOM MAIOR”

Profª Maria de Lourdes Vicente Mezzalira

CURSOS DE: Violão Popular e Clássico, Piano, Teclado, Orgão, Guitarra, Bateria, Percussão,Saxofone, Violino, Iniciação Musical I e II (crianças à partir de 4 anos), Teoria Musical e Solfejo,

Canto Livre e Flauta Doce. NOVOS CURSOS: Cavaquinho, Contrabaixo, Musicalização infantil paracrianças de 3 a 5 anos, musicalização para bebês de 8 meses a 2 anos, Coral Infantil e de Adultos.

EMAIL: [email protected] - SITE: www.somaior.com.br

R. 7 DE SETEMBRO, 476 - TEL.: 4028-0204 - SALTO - SP

CIRURGIÕES DENTISTASDra. Susana M. V. S. Barbosa

Dr. Sérgio A. BarbosaO D O N T O P E D I A T R I A

O R T O D O N T I A

R u a I t a p i r ú , 3 8 3 - C e n t r o - S a l t o - Te l . : ( 1 1 ) 4 0 2 8 - 0 1 0 5

No feriado de 1º de maio a Comunidade São José Operário celebrou a festa do Padroeiro com procissão e Missa Solene, presidida pelo Padre João Benedito.

A procissão percorreu várias ruas do Jd. Maria José. Após a Missa foi entregue aos fiéis uma lembrança com a imagem de São José Operário, sendo que no verso da mesma havia uma oração pelos trabalhadores e desempregados. Foi distribuido tambem pães benzidos. Logo após, houve quermesse no salão da igreja.

Como preparação para a festa ocorreu o Tríduo nos dias 28, 29 e 30.

Tatiane Pantaleão

No dia 25 de abril a comunidade Santo Inácio de Loyola comemorou 25 anos de fundação. A programação religiosa teve início com Adoração ao Santíssimo Sagramento às 9h00, seguida do Terço meditado às 15h00.

Às 18h30, foi celebrada a Missa Solene em comemoração aos 25 anos, presidida pelo Pe. José Renilton Fontes, com a participação dos diáconos Antônio Cruchello e Pascoal.

Durante a celebração houve agradecimento aos colaboradores de cada pastoral, sendo que no Ofertório um integrante de cada pastoral entrou com o símbolo que a representava. C o m o lembrança foi dado para os participanter um imã de geladeira com a imagem de Santo Inácio de Loyola. Após a missa houve confraternização.

Tatiane Pantaleão

C u r s o d e E v a n g e l i z a ç ã o 4O Evangelizador

BÍBLIAS • ARTIGOS RELIGIOSOSLIVROS EM GERAL

RUA PRUDENTE DE MORAES, 730 - CENTRO - SALTO - FONE: (11) 4029-5897

A SUA LIVRARIA CATÓLICA

r a e d a c“Temos grande va ied d e materi l es olar.s e t r

Preço acessíveis com d scon o. Venha conferi ”

* R E V E L A Ç Ã O E M 1 H O R A

* F O T O S P A R A D O C U M E N T O S

* F O T O S A É R E A S ,

* I N D U S T R I A I S E D I G I T A I S

R. Rui Barbosa, 473 - Salto - Tel.: 4028-7752

Estiveram na Paróquia São Benedito, no Salão D. Gabriel do Centro Comunitário da Matriz, nos dias 17, 18 e 19 de abril, para o Curso de Evangelização Católica II, os Seminaristas de Jundiaí: Edmilson de Abreu Silva, Júlio de Freitas e Rodrigo de Oliveira Silva, preparados pelo, hoje, Arcebispo de Juiz de Fora D. Gil Antonio Moreira e pelo Padre José Raimundo Lucas Prazer.

O CEC II dá continuidade ao Curso realizado em 2008, e tratou de partes doutrinais da Igreja Católica, Apostólica, Romana; explicações sobre a leitura Bíblica com passos da Lectio Divina: Invocação ao Espírito Santo, leitura, meditação, oração e contemplação.

Foram três dias de muito aprendizado, orações, louvor e Adoração ao San t í s s imo Sac ramen to . No encerramento houve homenagem a Nossa Senhora Aparecida. A acolhida, em nome do Administrador Paroquial Padre João Benedito Pires das Neves, foi feita pelo Diácono José Carlos Pascoal, que também presidiu a Celebração da Palavra, no domingo as 07h. O Diácono Antonio B. Cruchello também participou ativamente do Curso.

Os participantes foram acolhidos no Espaço Festivo Missionário pela Equipe de Cozinha da Pastoral Matrimonial, com lanches e o almoço no sábado. TESTEMUNHOS:“Participar do Segundo Curso de Evangel ização Catól ica foi muito importante, pois atualizamos os nossos conhecimentos, não só da Sagrada Escritura, como nos ensinamentos da Igreja. Com isso vamos amadurecendo na fé, para anunciar Jesus Cristo no nosso cotidiano. Amém!” Antonio Tadeus Bergamo.

“Tivemos a oportunidade de participar do Curso de Evangelização, CEC II, na Paróquia São Benedito. Essa iniciativa da

Diocese de oferecer formação para os paroquianos foi muito boa. Pudemos aprender muito sobre as orientações e diretrizes da Igreja. O estudo do documento Lumen Gentium (Luz dos Povos), de uma maneira mais aprofundada, nos deu uma visão melhor de como a igreja se organiza, que faz com que entendamos melhor e tenhamos mais facilidade para desempenhar nossas funções pastorais. Outra experiência rica no curso foi poder realizar a Lecto Divina (Leitura Orante), que nos mostra que alem de se preocupar com nosso embasamento teórico, a igreja se preocupa e investe na nossa espiritualidade. Melhor de tudo, foi poder participar do curso em família: estávamos eu, minha esposa Márcia e minha filha Rosana, e com certeza, além de conhecer melhor a Igreja, aprendemos e valorizamos a importância da família. Paz de Cristo!” Cícero, Márcia Regina e Rosana dos Reis.

“A iniciativa do Curso de Evangelização Católica vai de encontro ao sentido concreto da missão. Não é possível evangelizar retirando pequenas porções da Sagrada Escritura e mantê-las decoradas para uso futuro. A Palavra de Deus é mensagem viva, e como tal deve ser inserida com fé no nosso cotidiano. Nesse sentido, o que fez Dom Gil Antônio com a participação ativa dos seminaristas da nossa diocese, foi alargar o nosso conhecimento da Palavra de Deus, permitindo um maior amadurecimento da nossa fé. O uso da Lectio Divina em momentos de oração, garantiu ainda mais a tão necessária proximidade com o Senhor através da Palavra. Foi mais um grande momento da nossa paróquia.” Edison e Maria José Palagi.

(Tereza Cruz)

J o r n a d a M i s s i o n á r i a 5O Evangelizador

Linha completa de produtos de limpezae descartáveis para o brilho do seu lar!

R. Marechal Deodoro, 2711 - Jd. das Nações - Salto - SPDepósito: Rua Japão, 88 - Jd. das Nações

Tel.: 4028-5544 e 4021-3499 - Tel/Fax: 4028-5543

JORNADA MISSIONÁRIA DA JUVENTUDE NA PARÓQUIA Jovens e diversos agentes de pastorais da

Paróquia São Benedito, em especial da Pastoral da Acolhida, participaram da Primeira Jornada Missionária da Juventude, no dia 26 de abril. Estavam assessorando o Diácono Pascoal, Irmã Lia e os coordenadores do Conselho Missionário da Juventude da Matriz e das Comunidades: Rosana dos Reis, André Pantaleão, Wellington, José Carlos e Silvana Caldeira. Também esteve presente Eduardo de Freitas, da Comunidade Aliança de Misericórdia.

A Jornada começou com Concentração as 08h30 no Largo São Benedito, seguida com a Missa de envio presidida pelo Administrador Paroquial Padre João Benedito. Em seguida houve a caminhada: primeiro até a Igreja Divino Espírito Santo, que recepcionou os missionários juntamente com a equipe da Acolhida da comunidade Santana e São Joaquim; em seguida, caminhada até a Igreja Santo Inácio de Loyola, finalizando na Igreja Santa Teresinha, que recepcionou os peregrinos juntamente com a comunidade São José Operário.

Nas Igrejas houve momentos de cantos, orações, dinâmicas, leituras bíblicas, louvor e Adoração ao Santíssimo Sacramento. Os jovens foram exortados com a narrativa da vocação de São Paulo Apóstolo, inspirada no Ano Paulino. “A finalidade é de que os jovens aprendam para ensinar, portanto, jovem evangelizando jovem, e a serem 'Soldados de Cristo' e levar a palavra de Deus”, disseram os coordenadores. Os participantes foram acolhidos nas comunidades com Ágape.

A Jornada terminou às 16h com testemunhos e a bênção pelo Diácono Pascoal, que lançou um desafio: criar na Matriz e nas comunidades grupos de jovens dispostos a servir no Exército de Cristo. Participaram 60 pessoas. Com certeza foram momentos maravilhosos e inesquecíveis.

(Tereza Cruz)

Jovens e adultos dão depoimentos sobre as “Oficinas de Oração” (Parte II)Damos sequência nesta edição à publicação dos

depoimentos de fiéis que já passaram pelas chamadas “Oficinas de Oração”, que a cada dia ganha mais adeptos.

Conf ira mais t rês resumidos testemunhos, respectivamente apresentados por participantes das Oficinas de Oração e Vida para jovens (os dois primeiros) e adultos:

“Desde que eu comecei a fazer a Oficina para Jovens a minha vida mudou muito. Eu comecei a pensar antes de reagir. Resumindo, eu mudei.” (João Victor)

“A Oficina para Jovens funcionou como pilares que me

mantiveram de bem com a vida, com paz no coração e amiga de Jesus. Foi maravilhoso, uma experiência fantástica, que com certeza irá se repetir mais vezes.” (Kamila)

“Na Oficina de Oração e Vida descobri que cada vez mais sou amado por Deus. Estive mais com minha família, pois descobri que eles e Deus me fazem ser um homem digno no dia-a-dia, sempre pensando em ajudar o próximo, não fazendo o mal. A Oficina é um exemplo para nossa vida, não podemos deixar coisas boas passarem. Quem ainda não fez, faça!” (José Maria)

V. Lb.

20/06/09, 15h, Matriz São Benedito: Anderson Rodrigues e Flaviane Aparecida de Paula.

26/06/09, 20h, Matriz São Benedito: Reginaldo Galdino dos Santos e Ana Paula de Brito.

04/07/09, 20h, Matriz Cristo Rei: Marcelo Pereira da Silva e Cimara Crucelle.

Se alguém souber de algum impedimento, manifeste-se na forma da lei.

C a t e q u e s e 6O Evangelizador

Rir é muito bom!!!by Bia Dalla Vechia

NA ESCOLA DA FÉ

A BÍBLIA

ROUPAS PARA TODA A FAMÍLIA EM

A LOJA BARATEIRA

DA CIDADE!

Rua 9 de Julho, 505 - Centro - Salto

3 PAGAMENTOSC/ CARTÃO OU CHEQUE

TEL.: 4029-4231Tel.: 4029.5009 - Fax: 4028.0835Rua Benjamin Constant, 294 - SALTO - SP

Indústria Mecânica Ltda.

Desenvolvimento de Peças Especiais,Usinagem de precisão p/ ManutençãoIndustrialCORTI

A Tradução Grega dos LXX, monumental versão, contendo tanto a tradução do texto original hebraico para

essa língua quanto livros já inspirados diretamente em grego, foi concluída em Alexandria do Egito, por

volta do ano 250 a.C. É também denominada Septuaginta, por ser, conforme antiqüíssima tradição, autoria de setenta sábios judeus. Essa versão foi, então, aprovada por Jerusalém, e considerada fiel aos originais.

No tempo de Jesus, a tradução dos LXX era utilizada pelos judeus da diáspora e, por isso, foi adotada na pregação apostólica, dirigida ao mundo Greco-romano.

Ora, os judeus – ao constatarem o avanço do cristianismo entre seus próprios membros, radicados fora da Palestina, onde se adotara, por orientação dos próprios mestres de Jerusalém, a tradução grega dos LXX – decidiram voltar atrás e rever seu cânon. Para tanto, no ano 90 d.C, em Janânia, cidade próxima a Jerusalém, realizaram um concílio, e, a partir de então, decidiram reconhecer como divinamente inspirado o original hebraico das Escrituras.Dessa forma, rejeitaram, após quase três séculos e meio de freqüente uso por eles mesmos autorizados, a “Septuaginta” ou “Tradução Grega dos LXX (setenta)”.

A Igreja Católica, entretanto, sempre considerou a LXX tão inspirada por Deus quanto o texto original hebraico. Prova disto é que, por volta do ano 400 d.C, quando São Jerônimo compôs a Vulgata, versão latina da Bíblia, por determinação do Papa Damaso I, nela incluiu também os livros gregos de “Judite”, “Tobias”, “Sabedoria”, “Eclesiástico”, “Baruc” e “Macabeus I e II e trechos de “Daniel” (3,24-90; 13-14) e de “Ester” (1-16).

Mais tarde, em 1517, os defensores da Reforma protestante, influenciados pelos amigos judeus de Lutero, adotaram para sua tradução do AT o mesmo cânon judaico do ano 90 d.C. Sendo assim, excluíram também os sete livros gregos e os fragmentos helênicos supracitados.

Em resposta, o Concílio de Trento (1545-1563) reafirmou a inspiração divina dos sete livros gregos bem como dos acréscimos gregos a Daniel e a Ester, no chamado “Decreto da Vulgata”, no qual declarou esta versão autêntica, ou seja, oficial, para o uso teológico e eclesiástico.

Fonte: Curso de Evangelização Católica – Diocese de Jundiaí

A DEFINIÇÃO DO CÂNON DAS SAGRADAS ESCRITURAS

PROCLAMAS DE CASAMENTOS

RAIZES: - Dois amigos conversavam sobre as histórias de suas famílias quando um deles lamentou saber muito pouco sobre suas raízes.- Sempre quis que investigassem a história de minha família – disse -, mas não posso pagar por isso. Alguma sugestão?

- Claro - retrucou o amigo. – Candidate-se a um cargo público.

CAMUFLAGEM: Certa noite aconteceu uma tremenda festa exclusiva, somente para asteriscos. Vírgulas, pontos, ponto e vírgulas, pontos de exclamação, ninguém mais podia entrar. Lá pelas tantas, no auge da festa, toca a campainha... Todos se perguntam: “Quem poderá ser? Todos os “asteriscos” estão aqui!”

O anfitrião, intrigado, dirige-se à porta. Do lado de fora, um ponto aparece. O anfitrião olha para o ponto e diz: - A festa é exclusiva para asteriscos. Por favor, queira se retirar!

O ponto, esperto, esclarece: - Mas você não está me reconhecendo? Sou eu! É que passei gel nos cabelos!

10 O E AN S DM PASCO

S O ED OÃ BEN IT

da socialcomunicaçãonotas pastoralda

N o t a s d a Pa s c o me D í z i m o 7O Evangelizador

Mensagem da Pastoral do DízimoCoordenação Paroquial da Pastoral do Dízimo

RuaJosé de Almeida Teixeira, 568 - Jd. Maria José - Salto - SP - CEP 13320-000Fone/Fax: (11) 4028-1564 - Celular: (11) 9944-6766 / 9944-6765

e-mail: [email protected]

Câmeras e Micro-Câmeras de TV / Centrais de Alarme Nacional e Importada / Cercas EletrificadasCentrais Telefônicas / Porteiro Eletrônico e Vídeo Porteiro / Automação de Portas e Portões e Industrial

INSTELECOMÉRCIO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOSMONITORAMENTO 24h C/ ATENDIMENTO DE VIATURAS

PARCERI COM AACP L F FÁCIL

Rua Prudente de Moraes, 750 - SALTOFone: 4029-5534 - Fax 4029-2851

• Comissão Diocesana de Liturgia – Encontro “Celebrar o Tempo Comum”, para as equipes de Celebração, Canto Litúrgico, Ostiárias, Ministros extraordinários, Acolhida e Acólitos, no dia 15 de maio, 20h, na Cúria Diocesana de Jundiaí. Inscrições pelo site www.diocesedejundiai.org.br ou na Cúria Diocesana com Maria Laura – fone: (11) 4583 7474.

• Romaria ao Santuário da Mãe Peregrina em Atibaia – Será no dia 17 de maio, reunindo missionários de Salto, Itu, Cabreúva e Itupeva. A Missa será presidida pelo Padre João Benedito Pires das Neves.

• Encontro da Pascom Diocesana – dia 17 de maio, das 09h às 17h. O encontro terá como assessora Ir. Helena Corazza, religiosa paulina - mestra em comunicação, atualmente diretora do SEPAC (Serviço à Pastoral da Comunicação), membro da equipe de reflexão da Comissão de Comunicação da CNBB, além de ser uma das pioneiras do trabalho da Pastoral da Comunicação no Brasil.

• Encontro de Noivos - Será realizado no Centro Comunitário São Benedito, de 15 a 17 de Maio, preparado pela Pastoral Matrimonial.

• Missa das Gestantes - No dia 31 de maio, às 9h, Solenidade de Pentecostes, será celebrada a Missa pelo DIA DAS GESTANTES, na Matriz de São Benedito.

• Dedicação da Matriz de São Benedito - Estaremos celebrando no dia 04 de junho, o aniversário da DEDICAÇÃO DA MATRIZ DE SÃO BENEDITO, com uma Missa de Ação de Graças, às 19h.

A experiência do povo de Deus em suas relações com o seu Senhor é retratada em seus detalhes na Sagrada Escritura. Essa relação amorosa, em muitas passagens, transparece como atitude de gratidão e justiça e é transformada em gesto concreto na oferta do dízimo. O dízimo é bíblico e redescoberto pela Igreja tornou-se ao longo da história o meio mais digno para manter suas atividades de culto, de caridade e de missão.

O forte apelo da Igreja é para que sejamos missionários. É necessário levar a Boa Nova a todos os lugares. A nossa paróquia vive esse contexto missionário em suas ações. É necessário sair em missão, ir além, ter contato direto com as necessidades do próximo, quer elas sejam materiais, quer sejam espirituais. Na evangelização e nos sacramentos a Igreja alimenta a vida espiritual do povo de Deus; na caridade promove a vida com a assistência material aos pobres e necessitados. É nosso dízimo transformado em vida; é a porção de vida ofertada no dízimo que nos dá a alegria da participação real e definitiva. Quando saímos em missão, quando saímos em busca de novos discípulos de Jesus, quando convidamos nossos irmãos e irmãs a participarem conosco da vida eclesial, convidamos a estarem conosco em “nossa casa”, e não há nada melhor do que percebermos que ao chegar à casa de alguém, esse alguém a preparou em seus mínimos detalhes para nos receber.

É nesse sentido que dízimo e missão se misturam num gesto concreto de carinho, de acolhida e partilha. É manter a casa sempre arrumada para aqueles que chegam, ou que retornam à casa paterna. Ao entregar o dízimo estamos “dando” dos frutos pelos quais dedicamos parte de nossa vida trabalhando. Ele é, portanto um pouco de nós mesmos em favor da Igreja, em favor do próximo, em favor do mundo.

Edison da Silva Palagi - coordenador paroquial.

Dízimo e Missão

Acontece nas segundas e quartas- feiras, as 14h30, no Salão Dom Gabriel do Centro Comunitário São Benedito, o Curso de Alfabetização para adultos de um dos núcleos de alfabetização em nossa cidade, oferecidos pelo Rotary Club de Salto, que oferece todo material necessário para os alunos interessados em se alfabetizar.

Os alunos que freqüentam o Curso de Alfabetização têm condições de prosseguir para o estudo fundamental. O trabalho é feito pela professora voluntária Rosely Milanez Romitelli(centro, na foto). Telefone para contato: 4029-2039.

(Tereza Cruz)

CURSO DE ALFABETIZAÇÃO PARA ADULTOS

A Celebração da Palavra ocorreu na residência de Dona Jovenilia Leite Cardoso, da Comunidade Santa Teresinha, que é assistida pela Pastoral da Saúde e por Ministros da Comunhão Eucarística. Foi presidida pelo coordenador Edison Palagi.

KOINONIA E SOLIDARIEDADE

!02: Roseli Aparecida S. Fávero – Pastoral da Saúde – São José Operário.!03: Luiz Ataíde Sobrinho – Caminho Neo-catecumenal.!04: Maria Guadalupe A. B. Castro – Pastoral da Liturgia – Santo Inácio.!04: Leonor Briotto Ferrarezi – Pastoral da Acolhida – Matriz.!05: Maria Cristina Floriano – Pastoral da Acolhida – Santa Teresinha.!05: Antonio Rosa S. Cruz – Pastoral da Saúde – Matriz.!05: Auzeny Ferreira Lima – Pastoral da Acolhida – Matriz.!06: Ivone B. Nicoletti – Ministra da Comunhão – Santo Inácio.!06: Pérsia Regina Barbi – Catequese da Crisma – Matriz.!07: Ednir Figueiredo Pereira – Pastoral da Mãe Peregrina – Santo Inácio.!07: Severino Cabral da Silva – Pastoral do Dízimo – São José Operário.!08: Noeli Divina Carvalho – Pastoral da Mãe Peregrina – Santo Inácio.!08: Edmar Barbosa Fidêncio – Pastoral da Liturgia – Matriz.!08: Carlos da Rosa – Pastoral da Acolhida – Santo Inácio.!08: Maria das Dores Lopes Camargo – Pastoral da Saúde – Matriz.!09: Jandyra Cruz Baldini – Pastoral da Criança – São José Operário.!10: Renan Moreira L. Assis – Canto Litúrgico – Santo Inácio.!10: Doroti Aparecida Honório – Pastoral da Liturgia – Matriz.!11: Dandara de Arruda – Canto Litúrgico – Matriz.!11: Marcos Anísio Danieli – Canto Litúrgico – Santo Inácio.!12: Mônica Juliani – Pastoral da Liturgia – Santo Inácio.!12: Danizete de Fátima Vaz Pinto – Grupo de Oração “Divino Espírito Santo”.!12: Kátia Aparecida S. Ceolin - Pastoral de Casais em Segunda União.!13: Neuci Lourdes A. Oliveira – Ministra da Comunhão – São José Operário.!14: Juliana Druzian – Canto Litúrgico – Matriz.!15: Graziela Domingues Vieira – Canto Litúrgico – Divino.!16: Maria Aparecida Travain – Pastoral da Saúde – Santo Inácio.

!16: Valdevina Maria da Silva – Pastoral da Saúde – Santo Inácio.!16: Vanusa de Fátima S. Camargo – Ostiária – Santo Inácio.!16: Umbelina Nascimento Nogueira – Pastoral da Saúde – Matriz.!16: Salete Aparecida M. Grivol – Ministra da Comunhão – Matriz.!17: Clara Teresa S. F. Silva - Grupo de Oração “Divino”.!18: Maria Sebastiana R. Nicolau – Ministra da Comunhão – Santo Inácio.!18: Gisele Fernandes – Pastoral da Liturgia – Santo Inácio.!18: Luiz Carlos Alves – Pascom.!20: Geraldina S. V. Pereira – Pastoral da Liturgia – Santo Inácio.!21: José Carlos Andretta - Pastoral de Casais em Segunda União.!23: Marcos Antonio de Oliveira Moreira – Canto Litúrgico – Divino.!23: Wilma D. B. Manso – Pastoral da Acolhida – Santa Teresinha.!24: Flávia M. Gaspar – Pastoral do Batismo – São José Operário.!25: Maria Benedita Aguiar – Pastoral da Criança – Santo Inácio.!25: Adalgisa G. S. M. Souza – Grupo de Oração “Divino”.!25: Adriana Ribeiro Aguiari – Canto Litúrgico – Divino.!26: Maria Cecília D. Lopes – Pastoral da Liturgia – Divino.!26: José Antonio de Lima – Ministro da Comunhão – Divino.!26: Michel Stringhi – Leitor – Santa Ana.!26: Silvana R. Marques Caldeira – Pastoral da Acolhida – Santo Inácio.!27: Marta B. Camargo – Pastoral da Criança – São José Operário.!27: Vera Lúcia R. Luz – Pastoral do Batismo – Matriz.!28: Maria de Fátima N. Lorençon – Ostiária – São José Operário.!28: Ana Carolina Kiel – Pastoral do Batismo – Matriz.!29: José Carlos da Silva – Pastoral da Liturgia - Divino.!30: André Ricardo S. Pantaleão – Leitor – Santa Teresinha.!31: Rosemari B. Lima Oliveira – Ministra da Comunhão – Divino.

Mês

de M

aio

Aniv

ersa

ria

ntes

A n i v e r s á r i o s e D e s t a q u e 8O Evangelizador

pastoralnossa

DESTAQUE DESTAQUE do MÊS!do MÊS!

Sua cidade de origem é Joaquim Távora, Paraná. Esteve em muitas regiões do país em missão da Congregação das Franciscanas da Mãe Dolorosa. Retornou a Salto em agosto de 2008, quando o pároco Padre Edélcio Francisco Ferreira Netto a convidou para participar do Conselho Missionário da Juventude na Paróquia São Benedito, em outubro de 2008. Tendo aceitado o convite, passou a organizar o COMIJU, juntamente com a coordenadora Rosana dos Reis e o Diácono Pascoal.

Participa do COMIPA – Conselho Missionário Paroquial. Auxilia na formação de catequistas de Primeira Eucaristia e Crisma. Ajuda nos trabalhos com crianças da Comunidade Divino Espírito Santo, em especial no Projeto “Catequese e Arte”. Participa dos encontros de liturgia, para preparar os jovens que assumiram os trabalhos litúrgicos da Missa das 18h30 do domingo, na Matriz.

É uma pessoa extrovertida, dinâmica e cativa todos com quem convive. IRMÃ LIA É O DESTAQUE PASTORAL DO MÊS.

Para ela não se tem como dizer: - Não basta ser mãe, tem que participar. Porque Mãe é tudo e tudo se inicia naquele ventre.

Mãe já participa desde o inicio, e desde então já vai abrindo mão de uma série de coisas, pois sabe que está dando vida a uma outra vida!

Após os nove meses, não se acabam as renúncias. Vida de mãe é feita de renúncias. Mãe acalenta, afaga, banha, alimenta. Mãe ri, sorri... até gargalha. Porém, se preciso for engole as lágrimas no silêncio, com o coração transpassado por uma espada. Maria, nossa Mãe que o diga!

Por incrível que possa parecer, Mãe repreende, sim! Porém, Mãe não se cansa de aninhar sua cria, pois se esta se angustia, se aflige, aquela sente

e se angustia e se aflige junto, mesmo que haja distância física entre as partes.

Resumindo: o que seria da humanidade se não fosse à maternidade!

Para nós cristãos: o que seria o mundo sem MARIA, aquela que nos trouxe a salvação. Pois é... até Deus quis ter uma Mãe, pois sem ela o Verbo não viria habitar entre nós feito carne. E assim humano veio para que todos pudessem ter vida e te-la em abundância

A PASCOM deseja muitas bênçãos a todas as Mães e que o Espírito Santo possa semear no coração das jovens mu lhe re s a m i s são da MATERNIDADE, o SIM pela vida!

(colaboração: Cidinha Dalla Vecchia Alves)

• 02: Valter Pereira e Maria Dorli Perón da Costa.• 05: Adrião Ferreira e Edileni Torquato de Souza.• 07: Mario Sérgio e Ângela Alves Pereira Viana.• 12: Doroteu e Salete Aparecida de Moraes Grivol.• 19: Eduardo Bispo e Silvia Maria dos Santos.• 20: Damiano Antonio e Lourdes de Fátima Z. Bottari.• 20: Olimpio Antonio e Izilda Modesto da Silva.• 21: Valdomiro e Maria Inês Arruda Leite.• 22: Ailton Tadashi e Meiri H. I. Hasimoto.• 25: Francisco e Elide Degan Crucelle.• 25: Luis Carlos e Adriana Ribeiro Aguiari.• 26: Antonio e Janice Boldarin Salvadori.• 27: José Carlos e Elza da Silva.• 28: Jurandir Pavão e Célia Regina M. Bergantin.• 31: Osvaldo Matsuo e Clarice de Paula R. Matsumoto.• 31: Damião Alves e Maria Lúcia Marinho.

No Dia 24 de Maio, na Missa das 9h00, o Pe. João Benedito investirá novos leitores e salmistas para as Comunidades da Paróquia São Benedito.

Foram preparados por Edison Palagi, Conselho do Canto Liturgico e Diácono Pascoal com colaboração da Comissão Diocesana de Liturgia

INVESTIDURAS NA PARÓQUIA