mecanismos das instituições financeiras unidade i noções de economia e finanças

16

Upload: adriano-pedroso-azeredo

Post on 07-Apr-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Mecanismos das Instituições Financeiras

Unidade I

Noções de Economia e Finanças

Política Econômica: Objetivos

• Promover o desenvolvimento econômico,Promover o desenvolvimento econômico,

• Garantir o pleno emprego e sua estabilidade, Garantir o pleno emprego e sua estabilidade,

• Equilibrar o volume financeiro das transações Equilibrar o volume financeiro das transações econômicas com o exterior, a estabilidade de econômicas com o exterior, a estabilidade de preços e o controle da inflaçãopreços e o controle da inflação

• Promover a distribuição das riquezas e das Promover a distribuição das riquezas e das rendas.rendas.

POLÍTICA POLÍTICA ECONÔMICAECONÔMICA

POLÍTICAPOLÍTICAMONETÁRIAMONETÁRIA

POLÍTICAPOLÍTICAFISCALFISCAL

POLÍTICAPOLÍTICAEXTERNAEXTERNA

POLÍTICAPOLÍTICADE RENDASDE RENDAS

Política Econômica: Desdobramento

Política Monetária: Conceito

• Pode ser definida como o Pode ser definida como o controle da oferta da controle da oferta da moedamoeda e e das taxas de jurosdas taxas de juros que garantam a que garantam a liquidez ideal de cada momento econômico, ou liquidez ideal de cada momento econômico, ou seja, é a maneira como o Estado controla a seja, é a maneira como o Estado controla a quantidade de dinheiro que circula na economia. quantidade de dinheiro que circula na economia.

Política Monetária: Objetivo

• Expansão econômica e pleno emprego;Expansão econômica e pleno emprego;• Minimizar a inflação;Minimizar a inflação;• Equilibrar a balança de pagamentosEquilibrar a balança de pagamentos

Política Monetária: Executor

• Banco Central do BrasilBanco Central do Brasil

– Emissão de Moeda– Depósito compulsório;– Open Market.– Redesconto;– Controle da taxa de juros– Meios de pagamento e Base monetária

Política Fiscal

• É a política de receitas e despesas do governo.É a política de receitas e despesas do governo.

• Envolve a definição e a aplicação da carga Envolve a definição e a aplicação da carga tributária exercida sobre os agentes tributária exercida sobre os agentes econômicos, bem como a definição dos gastos econômicos, bem como a definição dos gastos do governo, que têm como base os tributos do governo, que têm como base os tributos captadoscaptados..

Política Fiscal: Objetivos

• Função alocativa (fornecimento de bens Função alocativa (fornecimento de bens públicos),públicos),

• Função distributiva (ajustes na distribuição de Função distributiva (ajustes na distribuição de renda de forma justa), renda de forma justa),

• Função estabilizadora (uso da política Função estabilizadora (uso da política econômica para aumentar o nível de empregos, econômica para aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços e obter uma taxa estabilizar os preços e obter uma taxa apropriada de crescimento).apropriada de crescimento).

ARRECADAÇÃOARRECADAÇÃO

GASTOSGASTOSPÚBLICOSPÚBLICOS

ARRECADAÇÃOARRECADAÇÃO

GASTOSGASTOSPÚBLICOSPÚBLICOS

SUPERÁVIT FISCALSUPERÁVIT FISCALPRIMÁRIOPRIMÁRIO

DÉFICT FISCALDÉFICT FISCALPRIMÁRIOPRIMÁRIO

Política Fiscal: Conceitos

ARRECADAÇÃOARRECADAÇÃO

GASTOSGASTOSPÚBLICOS +PÚBLICOS +JUROSJUROS

ARRECADAÇÃOARRECADAÇÃO

GASTOSGASTOSPÚBLICOS + JUROSPÚBLICOS + JUROS

SUPERÁVIT FISCALSUPERÁVIT FISCALNOMINALNOMINAL

DÉFICT FISCALDÉFICT FISCALNOMINALNOMINAL

Política Fiscal: Conceitos

Política Externa

• Representa um conjunto de medidas que tem Representa um conjunto de medidas que tem por objetivo manter o equilíbrio do balanço de por objetivo manter o equilíbrio do balanço de pagamentos do país, proteger setores em pagamentos do país, proteger setores em desenvolvimento e desenvolver as relações desenvolvimento e desenvolver as relações comerciais com outros paísescomerciais com outros países..

– POLÍTICA CAMBIALPOLÍTICA CAMBIAL

– POLÍTICA COMERCIALPOLÍTICA COMERCIAL

Política Cambial

• Está, fundamentalmente, baseada na Está, fundamentalmente, baseada na administração da taxa de câmbioadministração da taxa de câmbio e no e no controle controle das operações cambiais. das operações cambiais.

• Embora indiretamente ligada à política Embora indiretamente ligada à política monetária se destaca desta por atuar mais monetária se destaca desta por atuar mais diretamente sobre todas as variáveis diretamente sobre todas as variáveis relacionadas às transações econômicas do país relacionadas às transações econômicas do país com o exterior.com o exterior.

Política de Rendas

• Representa o conjunto de medidas que têm por Representa o conjunto de medidas que têm por objetivo a redistribuição da renda, a garantia de objetivo a redistribuição da renda, a garantia de renda mínima a determinados setores ou renda mínima a determinados setores ou classes sociais, a redução do nível das tensões classes sociais, a redução do nível das tensões inflacionárias, etc. inflacionárias, etc.

• São exemplos da política de rendas adotadas São exemplos da política de rendas adotadas no Brasil: a política de preços mínimos – no Brasil: a política de preços mínimos – utilizada na área rural e que garante um preço utilizada na área rural e que garante um preço mínimo aos produtos agropecuários – política e mínimo aos produtos agropecuários – política e controle de preços, política salarial, programas controle de preços, política salarial, programas de Renda Mínima, etcde Renda Mínima, etc

Conclusão

• É importante notar que as medidas adotadas no É importante notar que as medidas adotadas no âmbito de cada uma dessas políticas âmbito de cada uma dessas políticas (monetária, fiscal, externa, e de rendas) acabam (monetária, fiscal, externa, e de rendas) acabam influenciando as demais e gerando reflexos na influenciando as demais e gerando reflexos na área de atuação de cada uma delas.área de atuação de cada uma delas.

Veja um exemplo:

• Quando ocorre uma queda na taxa de juros Quando ocorre uma queda na taxa de juros (política monetária), essa queda pode influir na (política monetária), essa queda pode influir na cotação do câmbio, (política externa), pois o cotação do câmbio, (política externa), pois o país ficará menos atrativo aos capitais país ficará menos atrativo aos capitais estrangeiros. estrangeiros.

• Por outro lado, o recuo das taxas de juros Por outro lado, o recuo das taxas de juros poderá aquecer a economia (política de poderá aquecer a economia (política de expansão ou expansionista), mas, também expansão ou expansionista), mas, também incentivará o consumo, levando pressões incentivará o consumo, levando pressões inflacionárias (política monetária).inflacionárias (política monetária).