licenciamento ambiental

28
Acadêmicos: Cesário Jorge Fahd Júnio Leonardo Welliton Lopes Lago

Upload: leonardo-welliton

Post on 16-Feb-2017

29 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Licenciamento ambiental

Acadêmicos:Cesário Jorge Fahd JúniorLeonardo Welliton Lopes Lago

Page 2: Licenciamento ambiental

Conceito de Licenciamento Ambiental

Constituição Federal previu, em seu art. 225, que

“todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

Com isso, o meio ambiente tornou-se direito fundamental do cidadão, cabendo tanto ao governo quanto a cada indivíduo o dever de resguardá-lo.

Page 3: Licenciamento ambiental

O licenciamento é também um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), cujo objetivo é agir preventivamente sobre a proteção do bem comum do povo - o meio ambiente – e compatibilizar sua preservação com o desenvolvimento econômico-social.Ambos, essenciais para a sociedade, são direitos constitucionais.A meta é cuidar para que o exercício de um direito não comprometa outro igualmente importante.

Conceito de Licenciamento Ambiental

Page 4: Licenciamento ambiental

A Resolução Conama 237/97 traz o seguinte conceito de licenciamento ambiental:

Procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras; ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso.

Conceito de Licenciamento Ambiental

Page 5: Licenciamento ambiental

A licença ambiental é definida pela Resolução Conama 237/97 como:“Ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.”

Conceito de Licenciamento Ambiental

Page 6: Licenciamento ambiental

A licença ambiental é, portanto, uma autorização emitida pelo órgão público competente. Ela é concedida ao empreendedor para que exerça seu direito à livre iniciativa, desde que atendidas as precauções requeridas, a fim de resguardar o direito coletivo ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.O licenciamento é composto por três tipos de licença: prévia, de instalação e de operação. Cada uma refere-se a uma fase distinta do empreendimento e segue uma sequência lógica de encadeamento.

Conceito de Licenciamento Ambiental

Page 7: Licenciamento ambiental

Características dos Empreendimentos que Necessitam

de Licenciamento AmbientalAs licenças não são exigidas para todo e qualquer empreendimento. A Lei 6.938/81 determina a necessidade de licenciamento para as atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva e potencialmente poluidoras, bem como as capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental.A definição legal do termo poluição é a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades humanas. O termo degradação é traduzido pela legislação como a alteração adversa das características do meio ambiente.Caberá consulta ao órgão ambiental para determinar se o empreendimento necessita de licenciamento.

Page 8: Licenciamento ambiental

Tipos de Licença Ambiental

Para cada etapa do processo de licenciamento ambiental, é necessária a licença adequada:

Licença Ambiental Simplificada (LS);

Licença Prévia (LP);

Licença de Instalação (LI);

Licença de Operação (LO);

Licença de Operação para Pesquisa (LOP); e

Licença Ambiental de Regularização (LAR).

Page 9: Licenciamento ambiental

Ato administrativo pelo qual o órgão ambiental emite uma única licença estabelecendo as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor para:

Localizar, Instalar, Ampliar e Operar empreendimentos ou atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas de baixo impacto ambiental.

Licença Simplificada – LS

Page 10: Licenciamento ambiental

A LP deve ser solicitada na fase preliminar do planejamento da atividade. Sua finalidade é definir as condições com as quais o projeto torna-se compatível com a preservação do meio ambiente que afetará. É também um compromisso assumido pelo empreendedor de que seguirá o projeto de acordo com os requisitos determinados pelo órgão ambiental.Durante o processo de obtenção da licença prévia, são analisados diversos fatores que definirão a viabilidade ou não do empreendimento.

Licença Prévia – LP

Page 11: Licenciamento ambiental

É nessa fase que: São levantados os impactos ambientais e sociais prováveis do empreendimento; São avaliadas a magnitude e a abrangência de tais impactos; São formuladas medidas que, uma vez implementadas, serão capazes de eliminar ou atenuar os impactos;

Licença Prévia – LP

Page 12: Licenciamento ambiental

São ouvidos os órgãos ambientais das esferas competentes;São ouvidos órgãos e entidades setoriais, em cuja área de atuação se situa o empreendimento;São discutidos com a comunidade, caso haja audiência pública, os impactos ambientais e respectivas medidas mitigadoras e compensatórias;É tomada a decisão a respeito da viabilidade ambiental do empreendimento, levando-se em conta sua localização e seus prováveis impactos, em confronto com as medidas mitigadoras dos impactos ambientais e sociais.

Licença Prévia – LP

Page 13: Licenciamento ambiental

Licença de Instalação – LI

Após a obtenção da licença prévia, inicia-se então o detalhamento do projeto de construção do empreendimento, incluindo nesse as medidas de controle ambiental determinadas. Antes do início das obras, deverá ser solicitada a licença de instalação junto ao órgão ambiental, que verificará se o projeto é compatível com o meio ambiente afetado.

Page 14: Licenciamento ambiental

Ao conceder a licença de instalação, o órgão gestor de meio ambiente terá:

Autorizado o empreendedor a iniciar as obras;Concordado com as especificações constantes dos planos, programas e projetos ambientais, seus detalhamentos e respectivos cronogramas de implementação;Verificado o atendimento das condicionantes determinadas na licença prévia;Estabelecido medidas de controle ambiental, com vistas a garantir que a fase de implantação do empreendimento obedecerá aos padrões de qualidade ambiental estabelecidos em lei ou regulamentos;Fixado as condicionantes da licença de instalação (medidas mitigadoras e/ou compensatórias).

Licença de Instalação – LI

Page 15: Licenciamento ambiental

Licença de Operação – LO

A licença de operação autoriza o interessado a iniciar suas atividades. Sua concessão é por tempo finito. A licença não tem caráter definitivo e, portanto, sujeita o empreendedor à renovação, com condicionantes supervenientes.O ideal é que esse prazo termine quando terminarem os programas de controle ambiental, o que possibilitará uma melhor avaliação dos resultados bem como a consideração desses resultados no mérito da renovação da licença.O pedido de renovação deverá ser publicado no jornal oficial do estado e em um periódico regional ou local de grande circulação.

Page 16: Licenciamento ambiental

A licença de operação possui três características básicas:

1. É concedida após a verificação, pelo órgão ambiental, do efetivo cumprimento das condicionantes estabelecidas nas licenças anteriores (prévia e de instalação);2. Contém as medidas de controle ambiental (padrões ambientais) que servirão de limite para o funcionamento do empreendimento ou atividade; e 3. Especifica as condicionantes determinadas para a operação do empreendimento, cujo cumprimento é obrigatório, sob pena de suspensão ou cancelamento da operação.

Licença de Operação – LO

Page 17: Licenciamento ambiental

O licenciamento é um compromisso, assumido pelo empreendedor junto ao órgão ambiental, de atuar conforme o projeto aprovado. Além disso, o órgão ambiental monitorará, ao longo do tempo, o trato das questões ambientais e das condicionantes determinadas ao empreendimento.

Licença de Operação – LO

Page 18: Licenciamento ambiental

Licença de Operação para Pesquisa (LOP): Autorizar a exploração de lavra experimental para pesquisa. Licença Ambiental de Regularização (LAR): É um processo onde não existem a Licença Prévia ou Licença de Instalação e a exigência de documentos é maior. Quando as etapas preliminares não são executadas, o empreendimento precisa pedir sua regularização, que consiste de encaminhar ao órgão ambiental local as informações da atividade para adequação ambiental.

LOP e LAR

Page 19: Licenciamento ambiental

Instrumentos de Licenciamento e Controle Ambiental

Além das Licenças Ambientais existem outros Instrumentos de Licenciamento e Controle Ambiental, destacados a seguir:Consulta Prévia Ambiental (CPA): Consulta submetida pelo interessado ao órgão ambiental, para obtenção de informações sobre a necessidade de licenciamento de sua atividade ou sobre a viabilidade de localização de seu empreendimento. Termo de Responsabilidade Ambiental (TRA): Declaração firmada pelo empreendedor cuja atividade se enquadre na Classe Simplificada, juntamente com seu responsável técnico, perante o órgão ambiental, mediante a qual é declarada a eficiência da gestão de seu empreendimento e a sua adequação à legislação ambiental pertinente.

Page 20: Licenciamento ambiental

Instrumentos de Licenciamento e Controle Ambiental

O licenciamento é um compromisso, assumido pelo empreendedor junto ao órgão ambiental, de atuar conforme o projeto aprovado. Além disso, o órgão ambiental monitorará, ao longo do tempo, o trato das questões ambientais e das condicionantes determinadas ao empreendimento.

Page 21: Licenciamento ambiental

Atividades Licenciáveis

Indústria de Transformação (ex.: cimento);Indústria de Metalúrgica;Indústria Mecânica;Indústria de Material Elétrico e Comunicações;Indústria de material de transporte;Indústria de Madeira;Indústria de Mobiliário; Indústria de Papel e Papelão;

Page 22: Licenciamento ambiental

Atividades Licenciáveis

Indústria de Borracha;Indústria de Couro e Peles;Indústria de Produtos Farmacêuticos e Veterinários;Indústria Têxtil;Indústria Editorial Gráfica Indústrias Diversas;Indústria de Fumo;Serviços/Indústrias de Utilidade Pública;Indústria Química.

Page 23: Licenciamento ambiental

Setor agropecuário: Criação de animais confinados: bovinos, equinos, bubalinos, muares, ovinos, caprinos;Suinocultura, avicultura, cunicultura, aquicultura;Irrigação;Beneficiamento de café;Exploração econômica de madeira ou lenha.

Atividades Licenciáveis na Indústria Alimentícia

Page 24: Licenciamento ambiental

Indústria de Bebidas e Álcool Etílico: Fabricação e engarrafamento de aguardente, vinho, licor, cerveja, chope, malte e outras bebidas alcoólicas;Fabricação de sucos, refrigerantes e outras bebidas não alcoólicas.

Atividades Licenciáveis na Indústria Alimentícia

Page 25: Licenciamento ambiental

Fécula, amido e seus derivados;Balas, caramelos, gomas de mascar, pastilhas, drops, bombons e chocolates;Vinagre;Produtos de laticínios;Massas alimentícias e biscoitos;Produtos de padaria, confeitaria e pastelaria;Sorvetes, tortas geladas e coberturas;Leveduras;Gelo;

Atividades Licenciáveis na Indústria Alimentícia

Page 26: Licenciamento ambiental

Rações balanceadas de alimentos preparados para animais, farinha de carne, sangue, osso, peixe e pena;Produtos alimentares de origem animal, embutidos, derivados, distribuição e vendas;Refeições conservadas, conservas de frutas, legumes e outros vegetais;Preparação de sal de cozinha;Refino e preparação de óleos e gorduras vegetais, produção de manteiga de cacau e gorduras de origem animal destinados a alimentação;

Atividades Licenciáveis na Indústria Alimentícia

Page 27: Licenciamento ambiental

Atividades Licenciáveis na Indústria Alimentícia

Abate de bovinos ou outros animais em abatedouros, frigoríficos e charqueados e preparação de conservas de carnes;Beneficiamento e comércio de pescado e outros animais de pequeno porte;Comércio de pescado e outros animais de pequeno porte;Pasteurização, distribuição de leite, inclusive UHT.

Page 28: Licenciamento ambiental

Obrigado Pela

AtençãoDúvidas? [email protected]