leve & leia maio 2014

64
R$ 2,99 sucesso Ano 7 - Maio 2014 O Paulistano está mais regionalista do que nunca, revela pesquisa Ivete Sangalo L eve & Leia ® 8 Dicas para ter mais a mulher mais poderosa do showbiz Friozinho pede fragâncias mais intensas Brownie de Chocolate sem glúten |

Upload: editora-sunshine

Post on 16-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Leve e Leia de Maio 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Leve & Leia Maio 2014

R$ 2,99

sucessoA

no 7

- M

aio

2014

O Paulistano está mais regionalista do que nunca, revela pesquisa

IveteSangalo

Leve & Leia®

8 Dicas para ter mais

a mulher mais poderosa do showbiz

Friozinho pede fragâncias mais intensasBrownie de Chocolate sem glúten |

Page 2: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PG 2 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Mulheres que fazem a diferença

Nesse dia das Mães, surpreenda com um lindo presente!

Page 3: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 3

Mulheres que fazem a diferença

Vestidos para realçar a feminilidade da mulher!Porque ninguém pode negar que toda mulher

fica linda quando usa um vestido com caimento perfeito. Presenteie nesse Mês das Mães!

Av. Dr. Cândido Motta Filho, 731 Center Shop Colina de São Francisco Vila São Francisco - Tel: 3766-6328 - Tamanhos P ao GG

Curta nossa fan page: www.facebook.com/fidelite.fidelitemodas

Visite nosso site: www.fidelitemoda.com.br

Page 4: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PG 4 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

05 ..............................................Editorial

08 ............................. Camargo Escreve

10 .......A pele jovem e corpo em forma

12 ......................... Capa: Ivete Sangalo

17 ........................8 Leis para o Sucesso

22 .........O custo da Qualidade de Vida

24 .. Pesquisa: o Paulistano e seu bairro

26 ........... Saúde: Audição e depressão

30 .............. Celso Tracco: Vale a Pena?

31 ....................O Bullying nas Empresas

32 ................. Pele perfeita para Casar!

35 ..........Existe idade para engravidar?

36 ................... Moda Kids: Lançamento

38 ......................... Perfumes de Inverno

40 ............................... Sucos Vermelhos

41 .................... Hidrate-se nos dias frios

43 ................................ Lista de Desejos

44 .............................................Receitas

53 .............. Saúde Pública - Vacinação

57 Vacine seu cão contra a Cinomose

60 ............................ Horóscopo Mensal

Anuncie:4112.7723 4108.1691 Expediente

Leve & Leia Ano 7 – Nº 113 Maio 2014

Comercial:Gleiva Vilela

[email protected]

Colaboradores nesta edição:Carlos Camargo, João Bidu, Claudio

Tomanini, Eduardo Ferraz, Mario Luiz Brusque, Francisca Paris, Eduardo

Carmello.

Redação:Carlos Camargo

[email protected]

Arte:Albert J. H. Huber

[email protected]

Assinaturas: 11 4108 - 1691

[email protected]

Atendimento ao leitor:11 4112.7723

O Leve & Leia é uma publicação da Editora Sunshine.

Abrangência:Butantã, Osasco, Lapa,

Vila São Francisco, Parque dos Príncipes,

Morumbi, Granja Viana.

Distribuição: veja nowww.leveleia.com.br/

distribuição e abrangência

Observação: O Leve & Leia não se responsabiliza por conceitos emitidos

em artigos assinados, que são de responsabilidades de seus autores e nem pelo conteúdo de anúncios ou espaços

publicitários.

*A inclusão do nome de colaboradores neste expediente não implica em vínculo

empregatício de qualquer natureza.

Índice

60

35

12

17

44

Page 5: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 5

Às mães, o coração de maio, desta nossa edição que tem mais, como as leis fundamentais do sucesso, onde especialista mostra como pessoas e empresas buscam continuamente a superação e se tornam ven-cedores. E outros temas e assuntos de interesse em nossas seções, textos que apresentam aspectos úteis e as belas imagens que ilustram nossas páginas com as cores da beleza.

A revista Leve & Leia deseja a todas as mães um mês super especial, com muito amor e carinho e aos seus reconhecidos, apresentamos sugestões de va-riados presentes para que ofereçam às suas mães. Que, reprisamos, são também mulheres com vida e sentimentos próprios, com todas as sensações que sentimos de vaidade e de orgulho, de carências ra-cionais e emocionais, que também gostamos de coi-sas novas e de novidades, de preparar uma boa re-feição e de comer fora, de ver novela, receber men-sagens, saber do que acontece e de ver e ouvir Ivete Sangalo. Roupas, calçados, eletrônicos, flores, joias, passeios, mas também livros são presentes, e um cd da Ivete também! Mães, mulheres, amor, crianças, famílias, um retrato da vida de todos nós.

Grande abraço

Gleiva Vilela

EditorialSomente Ivete Sangalo para abrir este mês de maio com chave de ouro.

A energia e o alto astral dessa baianidade em pessoa representa bem o que deseja-mos para todas as mamães. É dessa adrenalina pura que precisamos para este mês tão especial.

Ivete Sangalo, assim como muitas mulheres divide seu tempo como mãe, esposa, cantora, apresentadora, carnavalesca, multitarefada porque multitalentosa. Mulher que irradia energia e alegria, símbolo da crença no amanhã de todos os dias, de todas as gentes. Isso é ser mãe, porque mãe precisa ter e ser para atender todas as carências de todos e, se possível, a sua própria porque também é humana. Ivete é, e mais, é emoção que transborda dos microfones, dos palcos, das cenas, dos discos e dos poros.

Minha mãe foi e me fez assim, nossas mães fazem o seu milagre diário de nos proporcionar vida. Usam desta energia se multiplicando nos afazeres, em qualquer canto de tantos e todos os cantos geográficos deste universo da qual são estrelas, como a nossa estrela chamada terra, das mães nativas, altivas. Daquelas que são mães e também executivas, profissionais multiplicadas em todas as áreas geren-ciais e operacionais, da garimpeira das ruas às que limpam os males do nosso corpo como especialistas da saúde, das balconistas às motoristas, das engenheiras às diaristas. Elas se encontram no olhar dos seus filhos. Se recompensam no sorriso dos netos, mães duplicadas... Multiplicadas.

Page 6: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PG 6 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br ©Li

lkar

| d

ream

stim

e.co

m

Page 7: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 7

Page 8: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PG 8 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Carlos Camargo EscreveCultura

– Foi um tombo ridículo. Fosse dia claro e certamente teria público gargalhando da cena, com a acrobacia de braços e pernas se enrolando a um corpo já alquebrado pelo tempo. Mas era noite e chovia. E a causa não poderia ser mais prosaica. Tudo começou quando Márcia, Maísa, Cesar e eu saímos para jantar e tentar definir o roteiro da viagem a Lucélia para o casamento do Sidy. Estávamos em Santos e fomos ao Veneza, onde o Zé Luis já tinha reservado a “minha” mesa, aliás, uma vantagem do frequentador fiel é que a equipe funcional conhece os seus hábitos. No Veneza, sabem qual é a “minha” mesa, qual a carne, o ponto de cozimento, que bebo cerveja sem gelo, e gosto de polenta e mandioca crocantes. E, tudo foi observado. Comemos e bebemos gostosamente, sem pressa.

A noite continuava chuvosa, levamos Maísa e Cesar ao apartamento deles. Nos despedimos e seguimos em direção ao nosso, um trajeto que dura cerca de vinte minutos. Márcia dirigindo, a chuva caindo, o limpador do para-brisa prá lá e pra cá, o cd de Miles Davis tocando, o carro andando. E a vontade de fazer xixi aumentando: “Bem, vamos ter de parar onde tiver um banheiro.” – “Não dá pra aguentar? Estamos chegando.” – “Não, bem, não dá.” – Alguns metros depois: “Ali, bem, ali tem um banheiro.” - Faltavam uns duzentos metros para o nosso apartamento, mas não dava tempo. Ela encostou o carro perto da guia, eu desci, fechei a porta, virei e comecei a andar. No chão a calçada e, separada por guia elevada, a ciclovia, outra guia e um gramado. Apenas a iluminação pública de um poste alto. E um agravante: eu uso óculos para perto e estava com eles equilibrado sobre o nariz. E chovia.

Tropecei. Não vi mais nada, apenas senti. A cabeça despegou do pescoço e saiu girando desgovernada, o nariz levou um direto do Tyson seguido de uma cotovelada na maça da face direita, o ombro direito foi atropelado por um tanque de guerra e o joelho bateu numa das guias. Tentei me levantar, mas a grama molhada dificultava os movimentos. Não havia nada no lugar, músculos, nervos, ossos, juntas, não se entendiam. Pareciam peças de videogame.

Cheguei ao banheiro, claro que molhado, afinal chovia... Olhei para o espelho e me assustei com a figura ensanguentada, suja, molhada e alquebrada olhando pra mim. Lavei a cara e onde havia sangue. Sai feito bailarino bêbado em direção ao carro. Abri a porta, a luz interna acendeu e ela berrou. Queria chamar a policia, a ambulância, me levar para o pronto socorro, queria tudo... Eu só queria ir pra casa, tomar um banho morno, me deitar, dormir e acordar bem. Ficou no querer porque foi uma noite de gemidos e estalidos dos meus pedaços tentando se reorganizar. Não consegui me livrar de ser levado ao pronto socorro e ao médico, exames, chapas, injeção, comprimidos, receitas e sermão: “Criança

é ensinada e aprende a andar e se movimentar durante toda a infância, mas vocês velhos não aprendem a viver como velhos. Deveriam existir creches para idosos.”

- Temos um casamento pra ir, doutor. É em Lucélia, tudo bem? - perguntou minha mulher. – “Não senhora, nada bem. A senhora me traz o seu marido neste estado e fala em viagem? O seu marido já era velho quando se arrebentou no chão, e não ficou mais moço depois disso, pelo contrário, piorou. Mande flores ou champanhe aos noivos e que eles, e o seu marido, sejam felizes. E, outra coisa, mantenha o seu velho em casa sossegado, assim ele pode fazer seu xixi num lugar conhecido e a hora que quiser, mesmo

de madrugada!.

CAINDO NA VIDA

O local do acidente

©Lj

upco

Sm

okov

ski |

dre

amst

ime.

com

Page 9: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 9

Page 10: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PG 10 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Tratamentos ajudam mamães a manter a pele jovem e o corpo em forma

“Pensei que fossem irmãs.” Qual mãe não gosta de ouvir isso na comparação com as filhas? Pois para receber um elogio como esse, as mulheres contam com um arsenal de aparelhos modernos e tratamentos cada vez mais eficientes para ajudar a manter a pele do rosto perfeita, o corpo na medida certa e a aparência naturalmente jovem. “A medicina passa por uma evolução constante e os resultados obtidos com os novos tra-tamentos são cada vez melhores”, diz a dermatologista Silvia Kaminsky, diretora do Centro Dermatológico Skinlaser, de São Paulo, e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Para o rosto, um dos tratamentos mais modernos é o Ulthera, segundo a especialista. “Ele proporciona um efeito lifting, mas a vantagem é que o procedimento não é invasi-vo e isso faz com que a recuperação seja bem mais rápida”, diz a médica. O aparelho tem uma tecnologia de ultrassom microfocado que atinge a pele em uma profundidade suficiente para estimular a produção do colágeno, proteína que dá sustentação ao tecido, diminuindo a flacidez. O procedimento é realizado em até uma hora e, de acordo com a dermatologista, em muitos casos, basta uma única sessão para obter um ótimo resulta-do, que pode durar até um ano.

No entanto, a especialista reforça a necessidade de alguns cuidados simples que de-vem ser tomados no dia a dia. “Em casa, antes de dormir, é indispensável fazer uso de cremes à base de ácido retinóico, ácido glicólico ou de outras substâncias que também

ajudam a estimular o colágeno”, recomenda a dermatologista. Silvia também lembra da importância de proteger a pele com bloqueador solar antes de sair para a rua. “Deve ter FPS 15, no mínimo. E não esqueça de reaplicar depois de algumas horas, para ga-rantir a proteção”, avisa. Outra dica é beber até 2 litros de água por dia.

Já para manter o corpo livre das indesejáveis gordurinhas localizadas e modelar a silhueta, a Criolipólise é um dos tratamentos mais procurados atualmente: indicada especialmente para a região do abdome inferior e superior e também para os flancos, os famosos ‘pneuzinhos’. “O aparelho promove a quebra das células de gordura do or-ganismo por meio de uma técnica de resfriamento, realizada lentamente. Essas células morrem e depois são expelidas do corpo pelos vasos linfáticos”, conta a diretora do Centro Dermatológico Skinlaser.

Ao final de cada sessão, que pode durar de uma a duas horas, dependendo da região tratada, as pacientes ainda são submetidas a uma outra técnica, que combina ultrassom com radiofrequência. “O Ultrassom Cavitacional tem a mesma ação de uma massagem de drenagem linfática, mas com uma intensidade maior, potencializando os efeitos da Criolipólise”, diz a médica. Por fim, vale lembrar que antes de realizar qualquer proce-dimento, as pacientes precisam passar por uma avaliação médica para identificar exa-tamente os tratamentos mais indicados para cada caso e também o número de sessões que devem ser feitas.

Da redação

Beleza

©Lu

ba

V N

el |

dre

amst

ime.

com

Page 11: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 11

Dona

Venha conhecer a linda coleção

de camisas

A moda é manifestação do que somos, revela nossa

personalidade.

“Uma loja para a mulher moderna, que gosta de se vestir com praticidade e

conforto sem abrir mão de estar segura e feminina.”

Av. Corifeu de Azevedo Marques, 25 - Butantã - Estacionamento no Local Tel.: 3721.3889Tamanhos P ao GG

Aqui tem opresente para

sua mãe!

Dona_pg_maio_V4.indd 1 24/04/2014 10:32:35

Page 12: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PG 12 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

“Sou uma mulher de

poucas vaidades, mas de

muita responsabilidade.

Tudo que diz respeito

ao meu trabalho depende

diretamente da minha força

de vontade e dedicação.”

Capa

Page 13: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 13

A música toca e os acordes são conhecidos. A melodia envolve e, com certeza, começa a vontade de dançar. A voz marcante só faz confirmar o que já se sabia desde o início: é uma musica de Ivete Sangalo. Essa baiana de Juazeiro, conquistou o Brasil em seus 20 anos de carreira. E agora parte para conquistar o mundo. Muita coisa aconteceu nesse período e que tornou a juazeirense uma das celebridades mais marcantes do Brasil. Além da agenda de shows, com cerca de oito apresentações por mês, Ivete Sangalo é, atualmente, a garota propaganda de sete campanhas publicitárias em rede nacional. Ao longo de sua carreira, mais de 40 marcas já tiveram a baiana estrelando suas peças.

A carreira estável, personalidade marcante e a capacidade de se comunicar com os mais diversos e diferentes públicos com a mesma naturalidade, colocaram a cantora em as cinco personalidades mais confiáveis pelo povo brasileiro, de acordo com uma pesquisa realizada pelo jornal Folha de São Paulo em 2010.

Mas essa é só uma faceta dessa baiana que ama mesmo é a musica e estar perto da sua legião de fãs conquistados ao longo da sua carreira.

Ao longo dos 20 anos de carreira a baiana já gravou 16 álbuns (seis na Banda Eva e dez na carreira solo – fora as coletâneas), quatro DVDs, totalizando mais de 300 canções (sem contar as participações especiais). Já vendeu mais de 12 milhões de cópias, ganhou dois Grammy Latinos e recebeu mais de 150 prêmios nacionais. Realiza uma média de 8 shows por mês, e tem mais de 16 milhões de seguidores em suas redes sociais.

É uma das artistas mais completas, bem pagas e requisitadas do país. Poderosa, carismática e dona de uma energia avassaladora. Com certeza, é nessa disposição desenfreada que reside a sua capacidade de administrar uma agenda lotada de compromissos, que ainda lhe permite ser mãezona de Marcelo, de 4 anos, esposa apaixonada do nutricionista Daniel Cady, empresária e Embaixadora da ONU. De quebra está gravando sua participação no mais novo programa dominical da TV Globo: o Superstar.

Ivete abraça também outras causas sociais, como a implantação de uma clinica ambulante que conscientiza as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Salve Ivete, salve!Diva, musa, estrela, furacão, mainha, a baiana mais querida do Brasil. Tantos

nomes e adjetivos só caberiam em uma pessoa: Ivete Sangalo. Ou apenas Ivete,

o suficiente para o país (e boa parte do mundo) saber de quem se trata.

Capa

Da redação - Fotos: © divulgação

Page 14: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PG 14 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

A veia artística dessa autêntica e arretada baiana surgiu cedo, ainda na infância em juazeiro, onde nasceu e morou até os sete anos de idade. Alsus, o pai, tocava violão, Maria Ivete, a mãe, cantava. Instrumentos musicais variados e discos de Nelson Gonçalves, Jacó do Bandolim, Caetano Veloso, Zé Ramalho, e João Gilberto ficavam espalhados pela casa e de repente, sem se darem conta, “do nada” estavam os oito (pais e os seis filhos) em um sarau animado.

Depois que o pai faleceu, vítima de um infarto fulminante quando Ivete tinha 16 anos, as dificuldades surgiram. A situação piorou com a morte do irmão em um acidente de carro apenas seis meses depois. A família ficou desestruturada, e sem saber como sustentá-la a mãe começou a fazer quentinhas e as filhas saiam - de ônibus - para vender.

Na época a sua irmã Mônica já cantava em bares de Salvador e a levava a tiracolo. Não demorou para que Ivete começasse a realizar os seus próprios shows agendados pelo irmão Ricardo. Dos bares, surgiram os convites para participar de eventos, como a micareta em Morro do Chápeu (na Chapada Diamantina, BA). Sem numca ter subido em um trio elétrico, ela encarou a platéia focada no cachê que pagaria a conta do telefone, que estava cortado. Além do dinheiro extra, o saldo foram as vaias e o ônibus da banda quebrado. E foi retornando de carona para Salvador que aconteceu o encontro que marcaria sua carreira.O Produtor e percussionista Jonga da Cunha se encantou com a sua voz potente e a incentivou a participar do prêmio Dorival Caymmi - que Ivete ganhou como artista revelação - e depois a integrar a banda que estava sendo formada. Á frente do Eva, Ivete cantou hits como Arerê, Pegue aí, Beleza Rara e Flores, e chegou a realizar trinta shows por mês.

Rotina que se manteve quando optou pela carreira solo, mas que diminuiu consideravelmente com a chegada do filho. Nada que faça os fãs morrerem de saudades, afinal ela já afirmou que a sua adrenalina vem dos aplausos da platéia. Entre o ano passado e o primeiro semestre desse ano, ela fez diversas apresentações, incluindo o Rock in Rio em 2013. Em dezembro do ano passado, em comemoração às duas décadas de carreira, Ivete gravou o DVD na Arena Fonte (Salvador/BA) - E ela tem muito a comemorar. “Eu me delicio com a minha história” diz Ivete em suas entrevistas.

O Brasil inteiro também, e quer ver e ouvir mais! E, como diria Ivete: é uma trajetória massa!

“Eu me delicio

com a minha

história”

Capa

Page 15: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 15

Page 16: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PG 16 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Depois de gravar na Arena Fonte Nova o seu quinto DVD, que tem lançamento previsto para o primeiro semestre de 2014, o fenômeno espalha sua alegria pelo Brasil. O repertório mescla as musicas do Real Fantasia (último álbum lançado pela artista) e sucessos de Ivete, alguns com novos arranjos. O ballet também apresenta novas coreografias, tanto para as musicas inéditas, quanto para canções já conhecidas.

“O meu objetivo é fazer música, porque eu gosto de música. Faço porque gosto, por que amo. Quando eu canto, sempre imagino as pessoas ouvindo e captando a mensagem, da forma que tem que ser”, diz Ivete Sangalo. Entre a banda e a equipe técnica a turnê conta com 40 pessoas na estrada e dois caminhões com equipamentos. Os shows em trios elétricos também participarão da turnê, com novo repertório, figurino e um novo projeto de iluminação. O show tem direção artística da própria Ivete Sangalo e direção musical de Radamés Venâncio. O figurino foi elaborado por Patrícia Zuffa e Clara Lima.

Sobre Música – “Ainda lembro da primeira vez que entrei no estúdio e a emoção que senti quando ouvi minha primeira musica tocar no rádio. Estava em casa com minha mãe e pulávamos feito loucas”, diz Ivete. E a emoção continua até hoje. E nós ouvintes e fãs, dividimos nossa emoção entre ouvir esta voz maravilhosa e curtir e dançar e sentir a emoção dela... e saber sempre que Ivete Sangalo é nossa!!! É do Brasil!!!

Ivete Sangalo leva sua alegria e reforça sua brasilidade

Lá vem ela!Capa

Page 17: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 17

Comportamento

8 Leis fundamentais para o sucesso

profissional

• Pensar Grande

• Objetivo

• Planejamento

• Disciplina

• Preparação

• Atitude

• Relacionamento

• Estilo

©Martinmark | dreamstime.com

“As oportunidades estão sempre à nossa frente,

depende apenas de nossa visão para

enxergá-las.”

Page 18: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PG 18 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

No mundo de hoje, competir no mercado global exige muito mais conhecimento e habili-dade do profissional. A evolução é um processo implacável. A começar pela mão de obra. Por exemplo, entre muitos casos, os números “0-800” dos Estados Unidos são atendidos na Índia; o biquíni do Brasil é fabricado na China, e por aí vai.

Tudo é possível com foco e determinação. Pensar no futuro abre a mente e a torna mais eficaz. As 8 leis fundamentais do sucesso são um caminho eficaz - todas as pessoas que as seguiram obtiveram sucesso em algum momento de suas vidas. Quem busca estar à frente tem mais “sucesso” - pessoas (e empresas) que buscam continuamente a superação são profissionais (e organizações) imbatíveis.

1. “PENSAR GRANDE’’

Cientificamente, o “pensar grande” ativa as áreas superiores do cérebro. A ambição é uma virtude espiritual e portanto, positiva. Quem pensa grande e estabelece objetivos de longo prazo chega mais longe profissionalmente e pessoalmente.

Hoje em dia a competição é grande e cada dia mais complexa. Se o indivíduo ficar com a cabeça no passado será ultrapassado sem perceber. A produtividade aumenta a passos largos, principalmente em função da automação - tornando a mão de obra um conjunto de atividades simples, que não exigem raciocínio e muito repetitivas.

As crianças de hoje vão ultrapassar o atual líder empresarial mais avançado do mercado, porque elas estão com o pensamento correto: “pensam no futuro”.

Com a globalização, pensar apenas no país é algo obsoleto! A equipe de uma fábrica de biquínis no Brasil pode ficar feliz e comemorar por ter tido um ganho de produtividade de 20%; mas ao mesmo tempo a empresa corre o risco de falir porque outra fábrica na China teve um ganho maior, de 50%! Estar à frente é uma decisão de caráter e não depende das circunstâncias. “O caráter determina o destino” (Efésio: filósofo grego).

2. OBJETIVO

O objetivo determina a percepção das oportunidades e a capacitação.

Quando você estabelece um objetivo, você realinha corpo e mente. O objetivo altera a visão. Faça a experiência: se uma pessoa está no 20o andar de um edifício, acima de uma avenida com trânsito engarrafado, e essa pessoa tem como objetivo comprar um carro “X”; ela verá vários deles lá embaixo, mesmo que haja uma quantidade superior de carros “Y” e “Z”. A pessoa simplesmente não enxerga os outros tipos de automóvel. No entanto, se alguém chama a atenção para um carro “Z”, a pessoa imediatamente muda sua percepção e passa a vê-los. Isso demonstra o benefício e ao mesmo tempo o perigo da influência. Cientificamente, só vemos aquilo no que pensamos. As oportunidades estão sempre à nossa frente, depende apenas de nossa visão (o objetivo define a percepção) para enxergá-las.

O objetivo deve ser concreto - “quero ser isso”; e não algo mais abstrato como um sonho. A partir do objetivo concreto estabelecido, a pessoa deve manter um caderno para desen-volver a sua estratégia de “como alcançar o objetivo”.

Esse é o poder do PROJETO: Se queremos atingir um objetivo, devemos fazer um proje-to; assim como se faz com uma casa, um edifício ou uma ponte. Isso dá menos margem à dispersão.

Por Cláudio Tomanini

Comportamento©

3dar

t123

| d

ream

stim

e.co

m

“O “pensar grande” ativa as áreas superiores do cérebro”

Page 19: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 19

3. PLANEJAMENTO

Um estudo desenvolvido em Harvard - um acompanhamento feito durante 10 anos entre 1.000 alunos - mostrou que apenas 2% das pessoas faziam um planejamento por escrito para as suas vidas. O resultado: esses 2% tinham mais riqueza do que os 98% restantes. Eles tinham mais alegria no que faziam, estavam bem casados, melhor relacionados com os filhos, e tinham uma vida social mais ativa.

Por isso eu digo a todos os meus alunos: fazer um planejamento escrito aumenta em muito a produtividade. A mente humana é dispersa, e um plano definido e escrito elimina grande parte das ações irrelevantes. Sabendo onde queremos chegar, estabeleceremos varias ações para nos preparar para chegar lá. Planeje a meta final, o objetivo de cada ano, de cada mês e por fim a agenda do dia.

4. META E DISCIPLINA

Saber refletir e tomar boas decisões é a tarefa mais difícil para qualquer ser humano.

Manter o foco é muito difícil! A conquista de seus sonhos é sempre um processo com-plexo e por isso exige objetividade para que possa dar resultado. O planejamento e a meta organizam a mente e colocam o foco na ação - treinar a mente para ter disciplina é a virtude mais importante para qualquer profissional. É fundamental dar uma sequência às atividades e ter um check list à mão. É importante, no seu planejamento, qualificar a importância e a urgência das tarefas.

O mundo está em evolução e precisamos constantemente nos atualizar e inovar. Todos querem mais tecnologia, beleza e capacidade produtiva.

O principio da liderança é estar com o pensamento sempre à frente. A empresa precisa funcionar bem, ter bom conhecimento do seu mercado, dos seus competidores, dos seus produtos e dos produtos dos concorrentes; precisa promover a integração das funções internas, a automação de processos (piloto automático) e conseguir gerar integração com o mundo à sua volta, para estar “sempre à frente”.

5. PREPARAÇÃO E EMPENHO

A pessoa que cumpre com suas obrigações, tem um objetivo de longo prazo bem definido e planejamento para alcançar suas metas, organização e disciplina; tem muita sorte! Esse é o segredo da bola de cristal.

A competição é, por natureza, feroz. A evolução é um processo impessoal e implacável. O tempo é justo e igual para todos. O conhecimento científico é a essência da evolução: se tirarmos todo o conhecimento científico do mundo, voltaremos para a idade da pedra.

O Brasil se acha independente, mas toda a tecnologia do país vem de fora: lâmpadas, turbinas de avião, televisores, internet, usinas nucleares, satélites. Pense nisso!

O que impulsionou o homem a passar do modelo social da “TRIBO” para “IMPÉRIO”, em seguida para o “CAPITALISMO” e agora para o “GOVERNO PLANETÁRIO” foi o nível de tecnologia reinante.

Quem quer ser médico, precisa estudar medicina - nada cai do céu. Em toda atividade é fundamental ter como objetivo obter conhecimento acima da média geral, para poder fazer a diferença e atingir as metas. Nesse momento milhares de pessoas ocultas ao seu olhar estão se preparando para se superarem.

Todos dão preferência ao mais competente - a quem tem mais conhecimento, que sabe fazer as coisas com maestria e que tem uma atitude positiva, interessada e responsável. Para chegar a esse nível, precisamos organizar nosso aprendizado: o formal das escolas, com a leitura diária e estar em contato com as noticias relevantes de cada dia.

No dia a dia, a preparação para uma reunião, uma apresentação de negócio, um fechamen-to de contrato: tudo tem resultado melhor com preparação. Sim, devemos também ter a FÉ do piloto de avião. Mas, independente da reza, não nos esquecamos que ele confere o avião todo, vê o combustível, a potência, vai para a cabeceira da pista e aciona a manete de potência ao máximo. A tecnologia, associada ao trabalho primoroso feito em cima das leis da física criadas por Deus, permite ao avião decolar. A segurança na aviação é forte exatamente por isso: porque é norma fazer um check list e exigir que tudo esteja em ordem.

©Se

vinc

Ozt

urk|

dre

amst

ime.

com

Comportamento

“A conquista de seus sonhos é sempre um processo complexo e por isso exige objetividade para

que possa dar resultado.”

Page 20: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PG 20 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

©Ra

wp

ixw

limag

es |

dre

amst

ime.

com

6. ATITUDE

Quem você gostaria de encontrar? Uma pessoa entusiasmada que conhece muito o seu negócio, ou alguém que está ali apenas para “cumprir tabela”? Uma pessoa organizada e que conhece muito bem o seu trabalho deixa você falar à vontade e ouve com interesse e atenção, ou o contrario? Dá mais prazer encontrar com alguém que tem muito conheci-mento do seu assunto e ama o que faz, ou o contrário?

Nós trabalhamos para a evolução do planeta. Um milionário sozinho na floresta vai ser miserável, pois o seu ganho é em função do conjunto da sociedade, funcionários e consu-midores, tecnologia e educação das pessoas. Até mesmo os concorrentes fazem parte do seu negócio.

A mente pensando, afinada com o “espírito” correto, aumentarão sua eficácia. Mantenha sua reflexão no cotidiano sobre a necessidade objetiva das empresas, dos consumidores, dos métodos de inovar e de se aprimorar. O mundo está em constante evolução; e as crises são pontuais.

É importante para o bom funcionamento da mente se sentir bem. A física quântica já pro-vou que se sentimos raiva, as moléculas de água do corpo ficam pontiagudas como cristais e se entrechocam; se sentimos amor e bem estar, elas fluem como numa peça de ballet.

7. RELACIONAMENTO

O melhor da vida são os relacionamentos.

Profissionalmente, cada pessoa é um elo na organização social. As pessoas ao redor pre-cisam conhecê-lo (saber que você existe) e conhecer a sua competência. Isso gera uma cadeia produtiva de confiança. O importante é saber respeitar as pessoas, saber que todos querem crescer e que sozinhos não fazemos nada. Principalmente, precisamos sempre pertencer ou fazer parte de um time, para termos um ganho regular e crescente.

No mundo corporativo não precisamos ser amigos íntimos, mas precisamos ser uma fonte humana agradável de casos, novidades e informação. E mais, temos que ter consciência de que todos querem se sentir amados. Assim como você deve planejar seus fins de sema-na, até nos relacionamentos pode manter uma caderneta com fatos e casos interessantes.

Amor é usar as leis naturais para o bem estar da humanidade. A gravidade atua na super-fície da represa, o magnetismo transforma a força das turbinas em energia que aciona a luz e os elevadores na cidade. Amar é transformar as leis naturais em trabalho útil para a sociedade.

©D

mitr

iy S

hiro

noso

v | d

ream

stim

e.co

m

Comportamento

Page 21: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 21

8. O ESTILO PESSOAL

Para se realizar, a pessoa precisa ter CARÁTER. As empresas de moda de maior valor do mundo tem seu caráter: para a Ralph Loren é “raiz nobre”; na Gucci é “I am a star”; a Donna Karan é o “zen urbano”; a Louis Vuitton é o “formal moderno”; já a Victoria Secrets é a “era vitoriana”. Estilo, caráter e espírito são facetas da essência do ser.

Estilo é espírito com integridade de caráter. Imagine todo mundo com a mesma cara, como se fossem clones de Adão e Eva. É o caráter, e não as circunstâncias que determi-nam o destino; é no caráter que vem a origem da percepção e da motivação.

Se você perguntar a uma criança de 2 anos se ela prefere um hambúrguer ou uma bolsa de estudos de PhD na Inglaterra, ela preferirá o hambúrguer.

A essência do caráter é o espírito: o espírito aventureiro, o espírito conservador, o espírito esportivo, o espírito clássico, o espírito científico, o espírito empreendedor, o espírito rebelde, o espírito idealista, entre outros. Assuma o seu caráter e o assuma como fazem as empresas de moda e você terá muito mais sucesso, mas tome cuidado porque o estilo exige coerência. O guarda não pode colocar um nariz de palhaço, e nem o palhaço uma arma na cintura.

A pessoa sem caráter não tem vontade própria - ela é como um robô e pode ser trocada facilmente. A personalidade forte tem instinto, desejos e gosto pela vida. As pessoas preferem se relacionar com profissionais que tenham projetos próprios e gosto pela vida.

Cláudio Tomanini é Palestrante, Gestor de Marketing em Vendas e Professor de MBA da FGV

©A

nton

Op

arin

| d

ream

stim

e.co

m

Comportamento

Page 22: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PG 22 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

©D

arre

n B

aker

| d

ream

stim

e.co

m

Um estudo da consultoria EY feito em todos os países do BRIC - Brasil, Rússia, Índia e China, apontou que os brasileiros almejam, em primeiro lugar, um emprego que ofereça qualidade de vida e como segunda meta mais importante na carreira, ter estabilidade no emprego. O desejo de ser líder, ou comandar outras pessoas, ficou em sétimo lugar na preferência. Ou seja, um número expressivo de brasileiros tem como principal objetivo um trabalho que lhes dê qualidade de vida e segurança.

O problema é que na maioria das vezes esta conta não fecha, pois muita gente quer o bônus do conforto, mas não quer pagar o ônus do esforço.

O que é melhor? “Dar o sangue” no início da carreira e colher os frutos mais tarde ou levar uma vida mais simples e com menos estresse desde o começo? Seja qual for a escolha, será preciso se preparar para as consequências. Cito um caso para exemplificar:

Recentemente coordenei a seleção de uma equipe de trainees para uma grande empresa e ao entrevistar os candidatos, jovens entre 20-25 anos, perguntei o que eles mais desejavam ao se inscrever para a vaga. Para minha surpresa, vários responderam “qualidade de vida”, corroborando os dados da pesquisa. Nada mais justo que uma pessoa desejar ter uma vida confortável após ter batalhado muito, mas almejar isso na faixa dos 20 anos é, sinceramente, muito prematuro e provavelmente custará caro no futuro.

A pessoa que acaba de se formar deve ter como prioridade trabalhar duro para depois pensar em se estabilizar. A juventude, a disposição e a necessidade de aprender são as melhores aliadas de quem está começando. Nessa fase da carreira, o profissional que pretende ser bem sucedido, precisa se dispor a trabalhar algumas horas a mais, às vezes de graça, estudar por conta própria, e usufruir ao máximo o conhecimento dos mais experientes, nem que para isso tenha que abrir mão de conforto e bem estar. Agindo dessa forma, estará adquirindo bagagem e plantando para alcançar em 10-15 anos um posicionamento profissional que permita optar por mais qualidade de vida, segurança e estabilidade.

Raríssimos são os que conseguem em pouco tempo ganhar bem, trabalhar no que amam e ainda ter conforto. O preço de uma carreira medíocre na juventude será a estagnação, a insatisfação e a sensação de ter ficado para trás. Por isso, pense bem e plante agora para colher no futuro. A grande verdade é que na vida profissional não existe bônus, sem ônus.

* Eduardo Ferraz é consultor em Gestão de Pessoas há 25 anos e especialista em treinamentos usando como base a Neurociência comportamental. Acumula mais de 30.000 horas de experiência prática em empresas de vários segmentos. É pós-graduado em Direção de Empresas e autor dos livros “Por que a gente é do jeito que a gente é?”, “Vencer é ser você” e “Seja a pessoa certa no lugar certo”, pela Editora Gente.

Quanto custa ter “qualidade de vida”?Por Eduardo Ferraz

Comportamento

Page 23: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 23Condomínios e Casas na Vila São Francisco Parque dos Príncipes - Jaguaré - Osasco e Região - Jardim Adalgisa

Av. Dr. Martin Luther King 2.220 - Vila São Francisco(11) 3763.5544

Compra - Venda - Troca - Departamento Jurídico Próprio - Assessoria em FGTS e Financiamento -

Aluguel por Temporada ->

Fortuna_maio_v2.indd 1 28/04/2014 13:34:22

Page 24: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PG 24 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Pesquisa da Hibou revela que o paulistano tem novos hábitos e quer cada vez menos se deslocar do bairro onde mora ou trabalha.

Em meio à frenética São Paulo, os moradores desta cidade que nunca para, estão se can-sando de tanto vai-e-vem. Por isso, está ocorrendo uma descentralização de comércio, entretenimento, escolas e de infra-estruturura em geral, para que o acesso a tudo que se precisa esteja mais perto de casa. É o que aponta pesquisa realizada pela Hibou, empresa de monitoramento de mercado, com mais de 500 entrevistados, entre 10 e 20 de março, que moram em São Paulo. “Após diversos levantamentos na cidade, percebemos que os moradores estão cada vez mais buscando opções de entretenimento nas suas regiões de moradia.” Explica Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa.

A pesquisa revela que o paulistano nos últimos anos tem “dividido” a cidade em duas regiões: a região onde mora e a região onde trabalha. “Observamos que para se divertir ou fazer suas compras, os entrevistados querem realizar tudo nestas duas localizações, onde acabam se sentindo mais seguros e conseguem se deslocar mais facilmente” com-plementa Ligia Mello.

Entretenimento por região Desde decoração de natal até shows e serviços, o paulistano opta agora por programações em seu bairro de moradia. 73% dos entrevistados gostariam de mais atrações em locais públicos, como praças e parques de seus bairros. Já 66% afirmam não participarem de atividades públicas em outras regiões da cidade que não sejam as suas, pois demandariam

muito tempo de deslocamento. “Um exemplo que a maioria citou foi o circuito de Natal e os shows que acontecem no centro da cidade. Eles preferem algo mais no seu entorno e menos lotado” diz Lígia.

80% dos paulistanos entrevistados consideram a localização do evento como decisiva na escolha da programação do final de semana. Nesta localização engloba-se: 54% acesso, 67% segurança e 45% infra da região para comer e beber. “Além disso, o paulistano não gosta de sair sozinho, 66% preferem estar acompanhados de amigos ou da família (59%)” completa Ligia.

Eventos Sociais e Culturais

69% dos entrevistados gostariam de participar mais de atividades sociais da cidade, con-tribuindo para criação, produção, ou organização de eventos, como preparar uma agenda cultural ou social para sua região. Inclusive, 61% acreditam que uma agenda local em espaços públicos para eventos sociais pode ser uma solução. Apenas 15% dos paulistanos disseram não se interessar pelo assunto.

Além dos eventos sociais e culturais, o paulistano acredita que ter wi-fi gratuito (44%) e barracas de comida e bebida (44%), atrativos tecnológicos (20%) e performances (24%), podem ampliar a duração destes eventos. A locomoção também foi citada. 57% conside-ram o uso do transporte público essencial para os eventos.

Sair ou não sair do Bairro?78% dos entrevistados se sentem mais seguros nos seus bairros para eventos noturnos e aos finais de semana. Já 53% afirmam que pagam menos para comer fora em seus bairros de moradia do que em seus bairros de trabalho. Outros 66% buscam não sair de suas regiões aos finais de semana para compras nem para entretenimento como cinema, teatro ou show. “Quanto às compras, notamos que as lojas de bairro estão agradando mais. 48% de nossos entrevistados disseram que conseguem preços melhores nas lojas de ruas de seus bairros.”

Uma ilha na Zona Oeste

Situada no alto da colina que se estende desde a Avenida Escola Politécnica e vai até a fronteira de São Paulo com Osasco, o bairro da Vila São Francisco tem ruas bonitas e agradáveis para um passeio ao ar livre. Quem sobe a Rua Dr. Cândido Motta Filho, prin-cipal rota de acesso ao bairro, logo vê o efeito da chegada do progresso aos bairros: todas as casas ao longo da extensa ladeira já se transformaram em estabelecimentos comerciais.

No alto da colina, o comércio local se estende desde o “mall” onde ha uma grande acade-mia rodeada de lojas e restaurantes com estacionamento conveniente; até, do outro lado da rua, farmácias, cursos de linguas, creches e escolas infantis, além dos “spas” e estúdios de pilates, e é claro, opções de salões de beleza para todos os gostos e idades.

O bairro vem se valorizando muito ao longo dos últimos anos, devido a fatores como esse comércio próximo que oferece variedade de opções; a proximidade de shoppings como o Continental, o União de Osasco e o Fantasy Shopping no começo da Av. dos Autonomistas. O bairro ainda ostenta sua área verde - conta com o Parque Colina de São Francisco, área de 49.000 m2 que atende ao público diariamente das 6h ás 18h. Outra atração do bairro é a Capela de São Francisco de Assis, construção singela que fazia parte da fazenda da família Matarazzo, que no passado abrangia toda a região. Um excelente lugar para se viver!Com informações da: www.lehibou.com.br

O Paulistano está mais regionalista do que nunca Da redação

Pesquisa

Page 25: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 25

Consulte nossos corretores:

11 3763.5544

APARTAMENTO VENDA/ LOCAÇÃO/ PERMUTA - COND

INNOVAREF 636 - NOVOS, 2/3 dorms (suíte), sacada, e 1 vaga. LAZER completo. Aceita FGTS e financiamento.

APARTAMENTO PARA LOCAÇÃO COLINA

OPORTUNIDADE!!! 116m², 03 dorms (01 suíte), lavabo, dependência de em-pregada, sacada, armários embutidos em todos os ambientes. Lazer completo, 02 vagas+ depósito. CONFIRA!Valor da locação R$ 2.800,00

Veja nossa página: http://www.imove-lweb.com.br/imobiliaria/fortunaimo-veis746267

COND RESERVA MATARAZZO - VENDA/LOCAÇÃO

Ref 2431- OPORTUNIDADE de morar bem! condomínio super ARBORIZADO, com toda infraestrutura de lazer. Apartamentos com 121/141m² - 03/04 dorms (1/2 suítes), lavabo, sacada, dep de empregada. 02 vagas + depósito no subsolo.

APARTAMENTO PARA LOCAÇÃO - VILA SÃO FRANCISCO

Ref 646 - EXCELENTE opção - ÓTIMA localização, 90m², 3 dorms (01 suíte), sa-cada, dep de empregada, armários. Lazer completo. 02 vagas cobertas. AGENDE SUA VISITA!Valor da locação 2.200,00

COND.VILLA ALLEGRA - APAR-TAMENTOS, COBERTURAS E

CASASRef.2477 Apartamentos tipo, duplex e ca-sas 2/3 dorms (1 suíte) ou 3 suítes de 58 a 188 m² privativos, 1/2 vagas. Com toda comodidade para sua família, além da in-fraestrutura de lazer.

APARTAMENTO VILA SÃO FRANCISCO PARA VENDA

REF 2149 LUXUOSO apartamento, com varanda gourmet e LINDA VISTA! hall privativo, 145 m², MODERNO e DECO-RADO. Opção de vender com toda a mo-bília! Condomínio com lazer completo! vagas de garagem demarcadas e depósito no subsolo. Valor de venda a partir R$ 950.000,00

APARTAMENTO - VILA SÃO FRANCISCO VENDA /LOCAÇÃO

REF.: 2377 - Fino apartamento, 125m², 3 dorms, sendo 01 suíte, elevador privativo, armários planejados em todos os ambien-tes, 02 vagas paralelas+ amplo depósito. Valor da venda 790.000,00

FLAT para temporada de FRENTE PARA O MAR!

Oportunidades

Se você prefere passar a copa em Natal, veja essa

oportunidade!

COND ARVOREDOVENDA/LOCAÇÃO

Ref: 556 - APARTAMENTO LUXUOSO, Torre ÚNICA, 180m², 03 suítes, sendo 01 master com hidro, sala AMPLA toda em vidro, varanda GOURMET com churras-queira, lavabo, cozinha planejada. 03 Va-gas + depósito no subsolo.

Page 26: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PG 26 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Saúde

Atualmente, a Odontologia Brasileira e, em especial, a Ortodontia não deve nada à Americana ou à Europeia. E o que nos distanciava não era a qualidade dos profissionais, mas sim a tecnologia da aparatologia ortodôntica .

A indústria americana sempre foi pioneira. Hoje em dia, com a abertura do mercado temos acesso a todos os aparatos a preços competitivos e acessíveis.

Temos os aparelhos estéticos e os não estéticos (metálicos).Opções de Estéticos: Aparelhos de cerâmica, aparelhos de

safira e invisalign. Alguns destes, com tecnologia desenvolvida em parte pela NASA, são os aparelhos autoligados, que não necessitam de elásticos em volta do braquete. A diminuinção do atrito do fio com a superfície do braquete resulta em um tratamento mais rápido.

A Odontologia Futura trabalha com todos estes tipos de aparelhos, mas reforçamos que o mais importante é o diagnostico e o plano de tratamento realizado pelo profissional escolhido.

odonto_futura_setembro_2013.indd 1 24/8/2013 16:27:05

Da redação

Segundo dados da OMS, estima-se que 360 milhões de pessoas no mundo sofrem de per-da auditiva. Destes, um total de 165 milhões é formado por indivíduos acima de 65 anos e 32 milhões correspondem a crianças e adolescentes com idade igual ou inferior a 15 anos. De acordo com o relatório da OMS, adultos acima de 75 anos podem desenvolver a doença. No entanto, a perda auditiva não tratada pode contribuir para a evolução de problemas como depressão, isolamento social, perda de memória e até demência.

“O tratamento da perda auditiva pode ser a melhor forma de minimizar os impactos psicossociais que ela provoca, como a depressão”, alerta Maria do Carmo Branco, fo-noaudióloga.Em situações sociais, quando envolvem a comunicação, a participação de pessoas com perda auditiva pode ficar reduzida e isso pode provocar isolamento e problemas de auto-estima. Com a reabilitação auditiva, por meio do uso de aparelhos auditivos e aconselha-mento adequado, é possível proporcionar à pessoa o retorno a essas atividades sociais, sejam elas profissionais ou familiares, o que faz com que a pessoa se sinta melhor e mais participativa.

“Escutar os sons do dia a dia novamente e, principalmente, voltar a participar de con-versas e de ambientes sociais, pode ser um excelente estímulo para que a pessoa melho-re”, ressalta a fonoaudióloga. Ainda, segundo a especialista, em grande parte dos casos, os resultados positivos com o uso de aparelhos auditivos para reestabelecer a função auditiva refletem na melhora dos sintomas de uma depressão, caso esta esteja diretamente relacionada ao impacto negativo da perda auditiva.

De acordo com a fonoaudióloga, a reintegração da pessoa a situações que, possivelmente, ela estava afastada por conta da dificuldade de comunicação, pode ser de grande impor-tância para minimizar o quadro depressivo. Além disso, a família também exerce um pa-pel fundamental nesse processo, devendo se esforçar ao máximo para inserir o portador de perda auditiva na comunicação do dia a dia.

Sobre a perda auditivaA perda auditiva pode ser congênita ou adquirida. A exposição a sons fortes por períodos prolongados, o avanço da idade, doenças durante a gestação, má formações, traumatis-mos e o uso de remédios prejudiciais à audição são apenas algumas das possíveis cau-sas da perda auditiva. Perdas auditivas que acometem a orelha média (porção média do sistema auditivo) e a orelha externa, muitas vezes, podem ser revertidas com tratamento medicamentoso ou cirúrgico. Uma numerosa parte das perdas auditivas, porém, estão localizadas na orelha interna e estas são irreversíveis. O tratamento para as perdas auditi-vas irreversíveis é o uso de amplificação sonora individual, ou seja, aparelhos auditivos.

A detecção precoce é de suma importância para que o tratamento obtenha melhores re-sultados. Seguir as orientações médicas e realizar acompanhamento periódico, também pode auxiliar no sucesso do tratamento e, até mesmo, evitar uma progressão da perda auditiva. Os cuidados com a saúde auditiva também envolvem evitar exposição prolon-gada a sons fortes e usar protetores auriculares quando essa exposição for inevitável, no caso de pessoas que trabalham no ruído, por exemplo. Deve-se evitar também o uso de remédios sem orientação médica, pois alguns medicamentos são prejudiciais à audição.

Para mais informações, acesse o site www.microsom.com.br

Especialista recomenda tratamento auditivo em pessoas com depressãoDeficiência auditiva não tratada pode levar à depressão e a outras consequências para a saúde

Page 27: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 27

A pesquisa, que acaba de ser apresentada pelo canadense Raymond Lam durante o 10º Congresso Internacional do Cérebro, Comportamento e Emoções, revelou que pacientes depressivos, sem associação sazonal, que receberam tratamentos por meio da fototera-pia, tiveram melhoras mais expressivas.

O experimento do pesquisador da Universidade de British Columbia dividiu os pacien-tes em quatro grupos, cada um recebendo um tipo de tratamento. Os melhores resultados foram constatados nos indivíduos que receberam cuidados combinados, com fotote-rapia e o uso de antidepressivos. Os pacientes submetidos apenas à medicação, sem a exposição à luz com intensidade de dez mil lux (unidade de luz), apresentaram piores desempenhos.

De acordo com Lam, um dos motivos que pode levar a esses resultados é o funcio-namento do ciclo circadiano – período de 24 horas que determina o funcionamento biológico. Além do relógio interno do corpo, o ciclo também é regulado pelo ambiente externo e influencia o ritmo corporal e psicológico. Por isso, fatores como poucas ou muitas horas de sono, alimentação inadequada e falta de prática de exercícios assim como insuficiente exposição à luz podem causar uma disfunção no ciclo e acentuar quadros de depressão. Estudos que investigam a eficácia do tratamento luminoso podem trazer uma nova perspectiva para pacientes que apresentam o problema.

Entenda a depressão sazonalA depressão sazonal acontece com mais frequência durante os meses frios do ano. Isso porque os dias têm curtos períodos de luminosidade, afetando a liberação de melatoni-na. “A luz suprime o hormônio, que é responsável por regular o sono e é produzido no escuro”, explica Mário Juruena, pesquisador da Faculdade de Medicina da USP. As con-dições climáticas também levam à diminuição da serotonina, responsável por regular o humor, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal e outras funções do corpo. O nível do neurotransmissor é elevado a partir da exposição à luz brilhante. Juruena destaca que a patologia é mais frequente nas partes do mundo afastadas da linha do Equador. “No sul do Brasil também existem casos de depressão sazonal, já que os dias de inverno são mais curtos”, afirma.

Sobre o CongressoNeste ano, o 10º Congresso Internacional do Cérebro, Comportamento e Emoções foi realizado em Montreal, no Canadá, e reuniu cerca de 2 mil profissionais de saúde, de vários países, para compartilhar experiências, conhecer realidades diferentes e interagir com as principais referências em neurologia e psiquiatria da atualidade. Durante os três dias de discussão, os congressistas apresentaram o que a ciência oferece de mais atual e promissor para áreas como Alzheimer, depressão, envelhecimento cerebral saudável, fatores de risco para o desenvolvimento de doenças relacionadas à saúde mental, o im-pacto do trauma na infância, além de outros assuntos relevantes para a qualidade de vida da população.

Fototerapia também é eficaz em depressões não sazonais, revela estudo

Saúde

Da redação

Tratamento luminoso combinado com uso de antidepressivos apresenta resultados superiores no tratamento da doença. Exposição à luz fluo-rescente, em doses corretas, surte efeito positivo também em quadros de depressão não relacionados aos tipos sazonais.

Page 28: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PG 28 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Saúde

Fique alerta para não sofrer com doenças respiratórias

Asma é uma doença crônica que afeta os pulmões e causa chiado, dificuldade para respirar e tosse. Quando uma crise de asma ocorre os brônquios, que levam o ar até os pulmões, diminuem seu calibre tornando a respiração mais difícil. Uma crise de asma acontece quando algo irrita os pulmões, como fu-maça, mofo, poeira ou pelos, por exemplo.

A pessoa com asma deve estar atenta sempre e evitar os fatores que possam potencializar uma crise e se precaver, principalmente se, na família há casos de pessoas com problemas respiratórios. Os médicos costumam fazer um teste simples, chamado espirometria para verificar como os pulmões estão funcio-nando. Esse teste possibilita a mensuração de quanto de ar o paciente conse-gue expirar após realizar uma inspiração profunda.

O tratamento da asmaAlguns medicamentos de uso contínuo podem ajudar a prevenir crises de asma, mas não ajudam durante as crises. Medicações de ação rápida podem aliviar os sintomas; e o mais recomendado é que o paciente se submeta a um plano de tratamento personalizado, orientado por um especialista ou médico de confiança, que possa orientar sobre como e quando usar corretamente as medicações, além de como realizar os ajustes necessários. Nas crises de asma, o mais indicado é que se procure um serviço de pronto atendimento imedia-tamente caso se esteja com dificuldade para respirar, mesmo após o uso de medicações.

Para um paciente que sofre com crise de asma a melhor recomendação é que ele mantenha-se distante de fatores que possam desencadear o problema. Evi-tando ambientes com poeira, ficando longe da fumaça de cigarro, de animais e ar muito frio ou seco. O interessante é se manter distante do cigarro: evite fumar ou ficar perto de quem fuma.

Transforme sua casa em um ambiente à prova de Asma, com as seguintes dicas:Prefira o piso frio – não use carpete;Lave sempre as cortinas; Vire sempre o colchão e se possível coloque os travesseiros para tomar sol e assim evitar que os ácaros se proliferem;Mantenha o quarto bem arejado e limpo;Cuidado com os bichos de pelúcia;Evite ambientes úmidos ou com pouca luminosidade.

Mário Luiz Brusque (CRM 117208) é médico Clínico Geral e Geriatra. Formado pela Faculdade de Medicina do ABC, onde fez residência em Clinica Médica. Especializa-do em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, fez residência na Santa Casa de São Paulo. É membro do American College of Physicians e é médico contratado no Hospital Israelita Albert Einstein – unidade Alphaville e atua também em consultório.

Por Mário Luiz Brusque

Page 29: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 29

Educação

Em abril de 2013, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 12.796, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996. Entre as principais mudanças propostas no documento, estão que pais ou responsáveis passam a ser obrigados já neste ano a matricular as crianças na escola mais cedo, com quatro anos de idade, e nela garantir sua permanência até os 17. A determinação antecipa a obrigação em dois anos, já que, até então, os pais deviam matricular os pequenos a partir dos 6 anos, sendo que o ensino fundamental era a única fase escolar obrigatória. E os Estados e municípios terão até o ano de 2016 para garantir a inclusão dessas crianças na escola pública.

Ainda como parte das novidades da lei está a regra de que haverá controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, antes restrito aos ensinos fundamental e médio. Agora, passa a ser exigida a presença de pelo menos 60% do total de horas na pré-escola, enquanto que para os maiores a frequência mínima obrigatória é de 75%. A lei define, também, que ‘haverá avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental’, mas sem reprovação nessa primeira etapa de ensino.

É claro que a iniciativa é válida, porque reforça o compromisso da família com a educação já na pré-escola e a importância de valores como pontualidade e assiduidade, que devem ser ensinados desde cedo. Porém, só controlar, sem nenhuma proposta educativa a respeito do valor de se frequentar regularmente a escola ou até mesmo uma medida punitiva, em casos mais sérios, não faz sentido. E por que definir a frequência mínima em 60%? Se 75% já é pouco para os alunos maiores, visto que implicitamente passamos o recado de que de cada 100 aulas que damos, 25 são dispensáveis, o que dizer quando o índice é ainda menor?

A educação infantil, assim como as outras etapas da educação básica, tem currículo e objetivos, sendo o principal deles o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade, em conjunto com a família e a sociedade. Portanto é essencial a presença constante do aluno para que sejam

realizadas as atividades propostas e para que ele construa desde cedo suas relações sociais “além casa”, incluindo aí os professores e as outras crianças.

É essencial garantir o acesso cada vez mais cedo da criança ao ambiente escolar, porque são nos primeiros anos de vida que ela mais aprende e se desenvolve. Porém, ao ser tão permissivo em relação às faltas, é como se disséssemos às famílias que praticamente metade das aulas que damos são inúteis, quando, na verdade, cada minuto na escola, seja dentro ou fora da sala de aula, é essencial para o desenvolvimento da criança. Isso porque, contando em dias, a lei permite que o aluno falte até 80 vezes em seus 200 dias letivos, o equivalente a se ausentar duas vezes por semana durante 10 meses de aula.

A parte positiva da lei é que ela também fixa um prazo de seis anos para que os novos professores da educação básica com formação em nível médio na modalidade normal, sem curso técnico, concluam seu curso de licenciatura de graduação plena, em nível superior. Esse é um bom incentivo à capacitação dos professores, visto que a principal forma de qualificar a educação é valorizar o docente. Claro que caberá ao governo adotar mecanismos para facilitar o acesso e a permanência dos docentes nos cursos superiores - por meio da concessão de bolsas de iniciação à docência, por exemplo -, além de também garantir a formação continuada dos profissionais já formados via cursos de educação profissional ou de pós-graduação.

Infelizmente, a educação em nosso país tem sido fortalecida de trás para frente, do ensino superior à educação infantil. Temos universidades de excelência, enquanto nossas crianças e jovens ainda estudam em escolas com péssima infraestrutura, professores mal pagos e sem laboratórios e bibliotecas. Já passou da hora de voltar os olhos para a infância, atacando, de uma vez por todas, a origem de todas as doenças: a falta de prioridade com que nós, como nação, sempre tratamos a educação de nossas crianças e jovens.

(*) Francisca Paris é pedagoga, mestra em Educação e diretora de serviços educacionais da Editora Saraiva

Por (*) Francisca Paris

O ensino infantil agora é também obrigatório, a partir dos 4 anos.

Será que a brincadeira começará a ser levada a sério?

Mãe - obrigado pelo seu amor!

“Viver é sempre dizer aos outros

que eles são importantes. Que nós os amamos, porque um dia

eles se vão e ficaremos com a impressão de que não os amamos o

suficiente.”Chico Xavier

da redação

Page 30: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PG 30 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Vale a pena?

Atitudes na vida, uma ref lexão

* Por Celso Tracco

Na chamada sociedade pós moderna, o valor dado às pessoas, em geral é vinculado aos valores de mercado, ao sucesso financeiro, ao status, ao poder, ao consumismo desenfreado e ao culto à personalidade cada vez mais evidente e incentivado pelas redes sociais, por exemplo. É preciso ter uma enorme quantidade de “amigos” para que a pessoa se sinta importante, participativa e querida, ainda que seja virtualmente. Mas, para que serve realmente, tudo isso? A primeira reflexão nos leva de imediato a pensar que, se alguém fala mal de algo do qual todos “curtem”, essa pessoa é retrógrada, ultrapassada, fora da realidade. É uma característica humana, viver sob o “efeito de manada”; se todos estão fazendo tal coisa, eu devo estar lá também.

Longe de mim, negar os avanços tecnológicos de nossa sociedade, eles são, em geral muito bem-vindos, facilitam nossa vida, proporcionam atalhos para nossos caminhos, descobrimos novas formas de ver o mundo, e por aí vai. É fascinante ver uma pessoa de idade mais avançada, não afeita ao mundo digital, aprender a navegar na internet, assim como um ser recém alfabetizado, ler um livro de ficção; é um universo que se abre para esses indivíduos, é como sair das trevas da caverna onde tudo é cinza e descobrir a vida colorida pelos raios de sol. Maravilha!

O problema, não está na tecnologia, mas na importância que damos a ela. Parece que estamos perdendo a condição de seres comunitários, gregários, que se alegram, se entristecem, que brigam e que se amam em conjunto. Não posso concordar que uma reunião de comunidade se faça virtualmente porque o trânsito é caótico. Por que devemos aceitar o trânsito caótico? Não posso aceitar que o cumprimento via rede social tenha o mesmo significado de um cumprimento real. Isso acirra nossa indiferença, vamo-nos acostumando a ficar isolados, a resolver nossa vida pela internet, sem contato com o mundo real.

O problema, a meu ver, está em nos tornarmos escravos da tecnologia e perdermos nossa condição humana básica: viver em uma comunidade real, viva e não virtual.

*Celso Tracco - economista, administrador de empresas e teólogo. Palestrante e consultor na área de comportamento profissional e de relacionamentos. Co-autor dos livros: Vencendo nos Relacionamentos - a arte de lidar com as pessoas; O Jogo não acabou - um projeto de vida para o amanhãwww.palavraeprece.com.br

http://ctracco.blogspot.com.br email - [email protected] - [email protected] Twitter- @traccocel

Para Refletir

Page 31: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 31

Mercado

Muitos acreditam que o assédio moral, ou bullying, tem uma só mão de direção, ou seja, vai do chefe para o subordinado. No entanto, uma pesquisa realizada pelo Instituto de Bullying no Trabalho, dos Esta-dos Unidos, e divulgada em 2014, mostra que o bullying no trabalho também é praticado entre colegas. De acordo com essa pesquisa, pelo menos 72% dos empregados norte-americanos foram vítimas, estão sendo alvo ou conhecem casos de bullying no trabalho. Do total de empregados pesquisados, ao menos 28% relataram que o bullying par-tiu de um colega ou de colegas de trabalho e não propriamente dos chefes:

“Esse é um fenômeno ainda invisível nas empresas, ou seja, quando as pessoas sofrem assédio por parte de colegas. E, por incrível que pareça, esse tipo de bullying tem a ver com o fato de, via de regra, a vítima ser um bom profissional, ter ótimo desempenho e começar a incomodar os colegas, que se sentem ameaçados”, explica Eduardo Carmello, Diretor da Entheusiasmos, empresa especializada em gestão de talentos.

Considerado um dos 5 mais importantes palestrantes de temas de ges-tão de pessoas do Brasil, Carmello assinala que, em pelo menos em 90% das empresas brasileiras, o empregado que faz mais, que é pró--ativo e que busca superar as expectativas, é mal visto pelos colegas, o que leva a uma situação que fatalmente termina no bullying:

“Frequentemente escuto queixas de bons talentos nas empresas que raramente são reconhecidos e, pior, costumam ser perseguidos por outros grupos de empregados que deixam claro que o bom desempe-nho deles evidencia claramente o mau desempenho de todos os de-mais, daí porque costumam intimar os bons profissionais a ‘baixarem a bola’”, alerta Carmello.

Outra informação surpreendente da pesquisa do Instituto de Bullying no Trabalho diz respeito ao perfil da vítima. De acordo com os dados, 37% daqueles que mais sofrem esse tipo de perseguição são conside-rados gentis e dotados de compaixão; outros 22% costumam ter jogo de cintura, ou seja, atuam para alcançar um acordo e 19% são coope-rativos. Ao contrário do que se imagina, os agressivos, com 15%, e os abusivos, com 6%, não são as principais vítimas.

“Esses dados são muito reveladores, pois evidenciam claramente as razões pelas quais muitos bons profissionais deixam as empresas, ou seja, falta de reconhecimento e perseguição por parte de colegas que buscam esconder sua incompetência perseguindo quem tem bom desempenho e uma visão mais humanitária da empresa”, alerta Car-mello.De acordo com o consultor, quando um clima como esse se instala na empresa, os grandes derrotados são a própria organização e o empre-gado com desempenho excepcional, que se torna vítima do bullying. Nesse sentido, a empresa que não agir para conter esse problema vai perder as pessoas que fazem a diferença junto ao cliente e manter jus-tamente aqueles acomodados, que são incapazes de gerar bons resul-tados:

“Como evitar que isso aconteça? É fundamental que as empresas te-nham sistemas de competência e de meritocracia que reconheçam os bons empregados, que ajudem a desenvolver as pessoas medianas e que gerem consequências para aqueles que têm baixo desempenho. Hoje, a maioria das empresas brasileiras faz exatamente o oposto, ou seja, trata da mesma forma bons e maus profissionais, com um agra-vante: aquele que trabalha muito e bem acaba conseguindo apenas mais trabalho, ou seja, acaba fazendo aquilo que os empregados de baixo desempenho deixam de fazer”, assinala Carmello.

Para o bom profissional, ganhar o mesmo que todos os demais e ainda ter que fazer mais do que os outros, explica Carmello, é um fator de desmotivação e a principal razão para que essa pessoa deixe a organi-zação:

“Se não quiser ficar apenas com os medianos, as empresas precisam agir para eliminar o bullying. A pesquisa do Instituto de Bullying no Trabalho mostra que ele existe e que ele pode simplesmente dizimar os bons profissionais das organizações”, alerta Carmello.

Saiba mais: Eduardo Carmello, é consultor de liderança, palestrante e diretor da Entheusiasmos Consultoria em Talentos Humanos. Autor do Livro Gestão da Singu-laridade: alta performance para equipes e líderes.Você pode assistir entrevistas com o especialistas sobre diversos temas de gestão e liderança no canal da Entheusiasmos no Youtube: www.youtube.com/user/Humanos-Talentos

Bons profissionais também são vítimas de bullying nas empresas

Por Eduardo Carmello

Page 32: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PG 32 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Considerado o mês das noivas, maio costuma ser o período preferido dos casais que desejam oficializar a união. Por esta razão, um dermatologista e um cirurgião plástico indicam os tratamentos que podem ser incluídos na agenda, a partir de agora, para amenizar as rugas, manchas, acne, flacidez e gordura localizada.

Planejar e organizar todos os detalhes do casa-mento não é uma tarefa nada fácil. Os preparati-vos começam muitos meses antes; normalmente, a partir do momento em que a data foi definida: a escolha do local, do convite, do vestido, da deco-ração, dos padrinhos, dos doces..., enfim, apesar de prazeroso, todos esses detalhes provocam ten-são, nervosismo e insônia, causando consequên-cias na beleza da pele, que podem se manifestar de forma mais incisiva nas semanas seguintes.

Já pensou se surge uma espinha bem no dia do ca-samento? Certamente, essa é uma convidada in-conveniente. Por isso, para que este ou qualquer outro contratempo não ocorra, o dermatologista Dr.Jardis Volpe, recomenda começar um progra-ma de cuidados com a pele antes da grande data. “A dermatologia está altamente avançada e pode oferecer tratamentos eficazes e rápidos, até mes-mo no mesmo dia da cerimônia. Por isso, vale a pena agendar uma consulta para avaliação fa-cial e corporal com objetivo de traçar as metas de tratamento necessárias durante as semanas posteriores. Na primeira consulta, deve-se levar em consideração quais são as necessidades do paciente (acne, linhas de expressão, manchas, flacidez ou gordura localizada) e indicar os pro-cedimentos adequados à idade, fototipo e no tem-po hábil”, observa o dermatologista.

Pele perfeita para o casamento

Page 33: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 33

Não há desculpas para a noiva chegar ao dia do casamento insatisfeita com a pele, pois, quem preferir, ainda tem à disposição as técnicas da cirurgia plástica, que tam-bém oferece procedimentos extremamente modernos e menos invasivos, ou seja, poucas cicatrizes devido à menor necessidade de cortes e longos períodos de recu-peração. O Cirurgião Plástico e Cosmiatra, Márcio Castan, de Porto Alegre (RS), Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), também confirma que há tratamentos que podem ser feitos até mesmo no dia. “A cirurgia plástica moderna oferece técnicas que nos possibilitam realizar intervenções na face e no corpo sem deixar o paciente com aspecto de quem foi operado. Na primeira consulta, veri-ficamos o que é possível fazer de imediato e já solicitamos os exames de praxe”, confirma o cirurgião.

Independente da área escolhida, é de comum acordo dos profissionais orientar a pa-ciente a reforçar os exercícios e controlar a alimentação. “A atividade física ajuda na formação de massa magra e na perda de massa gorda, diminuindo o IMC (índice de massa corporal), associada a uma dieta rica em proteínas, com baixo consumo de sal e açúcar, além da ingestão de carboidratos, grãos e alimentos integrais. Desta forma, a dieta e os exercícios aliados aos tratamentos deixarão a pele mais firme, músculos desenhados, além de proporcionar a redução progressiva da celulite e gor-dura localizada”, confirma o Dr. Volpe.

As dicas a seguir podem ser usadas junto com os tratamentos que a noiva já está fazendo. Confira!

DermatologiaNa faceUm mês - Manter o protocolo de tratamento corporal iniciado há dois meses com equipamentos, sem esquecer de associar atividade física e dieta. Neste momento, também é indicado o uso de nutricosméticos para manter a pele, cabelo e unhas sau-dáveis.Uma semana - Limpeza de pele para retirar os cravos. Suspender o uso de ácidos para evitar escamação ou qualquer sensibilidade da pele. Reforçar a ingestão de vita-mina C 500 mg, com um comprimido ao dia.Um dia - Fazer uma boa drenagem linfática e estimulação facial muscular, o que promoverá o “efeito cinderela”, seguida de uma máscara de ouro, ou pérolas ou co-lágeno.No dia - Realizar drenagem linfática manual facial para drenar os líquidos, princi-palmente na área dos olhos e deixar a pele pronta para receber o tensor e a base.

No corpoUm mês - Manter o protocolo de tratamento com equipamento iniciado na clínica, sem esquecer de associar atividade física e dieta. Neste momento, também é reco-mendado o uso de nutricosméticos para manter a pele, cabelos e unhas saudáveis.Uma semana - Esfoliação corporal para remoção das células mortas e uma hidrata-ção com cataplasma de óleos essencias e cremes nutritivos. Além disso, utilizar um autobronzeador até obtenção da cor desejada, antes de fazer uma sessão de bronzea-mento artificial que deixará a pele mais dourada.Um dia - Fazer uma massagem relaxante com pedras quentes ou óleos essencias.No dia - Apenas relaxar com terapias antiestresse. Além disso, antes de se vestir, aplicar um bom creme misturado a um óleo de boa qualidade como o “Nuxe Hulie Prodigieuse Or” para promover o efeito de luminosidade e brilho para difundir a luz e deixar a pele com coloração homogênea.

Cirurgia PlásticaNa faceUm mês - Toxina Botulínica para tratar rugas de expressão. O procedimento tem duração média de seis meses, necessita de apenas 4 horas de repouso. Pode-se, tam-bém, fazer preenchimento com ácido hialurônico para tratar rugas ou sulcos mais profundos, até mesmo tratamento de olheiras.Uma semana - Máscara de veneno de serpente para proporcionar um efeito tensor na pele ou máscara de hidratação com argilas terapêuticas.Um dia - Massagem relaxante com esfoliante enzimático, pois não há descamação, deixando a pele com boa luminosidade e tônus.No dia - Uso de primers para disfarçar as imperfeições, diminuir os poros e a oleo-sidade da pele. Deve ser usado antes da maquiagem, que também pode conter ativos com “efeito cinderela” (efeito tensor).

No corpoUm mês - Massagem redutora com cremes específicos de redução de medidas.Uma semana - Massagem relaxante com movimentos firmes e suaves sobre o cor-po, o que proporciona relaxamento muscular, melhoria da circulação sanguínea, alí-vio de tensões no pescoço e ombros.Um dia - Drenagem linfática para ajudar na eliminação de líquidos, de preferência com ativos específicos.No dia - Uma nova sessão de massagem relaxante para proporcionar maior sensação de bem-estar, além de acalmar e aliviar a tensão.

Fontes: Dr. Jardis Volpe, dermatologista; Diretor Clínico da Clínica Volpe (São Paulo). Formado pela Universidade de São Paulo (USP); Especialista em Dermatologia pela Sociedade Bra-sileira de Dermatologia; Membro da Sociedade Americana de Laser, da SBD e da Academia Americana de Dermatologia; Pós-graduação em Dermatocosmiatria pela FMABC; Atualização em Laser pela Harvard Medical School. - www.clinicavolpe.com.brDr. Márcio Castan – Cirurgião Plástico – Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Pós-graduado em Dermatocosmiatria. - www.marciocastan.com.br

Pele perfeita para o casamentoda Redação

Page 34: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PG 34 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Dicas

A chegada de um bebê é muito aguardada e a preparação do seu quartinho faz parte deste momento divino. Nada me-lhor do que conhecer várias ideias para se inspirar antes de montar o seu! Já as roupinhas de cama e banho podem e devem fazer parte da decoração, de cada canto, de cada momento! Foi pensando nisso que a Rosa Amarela criou seu ateliê onde produzem peças exclusivas como toalhas, lençóis, almofadas, colchas, paninhos de boca, além de lembrancinhas. Um luxo.

Você pode encomendar estas fofuras através dos telefones 2537.4595 ou 99455.0919

Alto teor de fofura!

Page 35: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 35

Mulheres que desejam preservar sua fertilidade podem recorrer à técnica de conge-lamento de óvulosO sonho da maternidade, até bem pouco tempo, se concretizava quando a mulher estava na faixa etária dos 20 anos, período considerado fisicamente ideal para a gra-videz. Hoje, no entanto, essa escolha vem sendo prorrogada cada vez mais. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somente nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, por exemplo, um em cada dez partos realizados envolve mulheres com idade entre 35 e 39 anos. Mas, será que exis-te uma idade apropriada para engravidar? Na faixa dos 20 anos? Dos trinta? Quando o corpo estará realmente preparado para a chegada de um bebê?

A maior vantagem em engravidar, aos 20 e poucos anos, diz respeito à saúde. Isto porque, os riscos de doenças como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia são menores nesta fase. “Entretanto, levando em consideração que, atualmente, existe um prolon-gamento da adolescência, a falta de maturidade pode atrapalhar em algumas situa-ções”, destaca a ginecologista especialista em Reprodução Humana da Criogênesis, Dra. Alessandra de Souza Barbeiro Munhoz. Já por volta dos trinta anos, é o período mais prático para engravidar. Ainda que os óvulos sejam um pouco mais velhos, a estabilidade financeira e emocional faz com que a mulher aproveite e curta muito mais a maternidade, influenciando o bem-estar, tanto dela, quanto do bebê. “Além disso, nesta fase, a futura mamãe pode se dar ao luxo de cuidar-se muito mais, com massagens, tratamentos, exercícios físicos apropriados, entre outros”, acrescenta.E quando a mulher tem mais de 35 anos? Nessa idade, os obstetras já consideram a gestação de risco e ainda alertam para a queda significativa da fertilidade feminina. “Ao nascer, a menina já perde 80% dos óvulos e na puberdade restam de 300 a 500 mil. Em 30 anos de vida reprodutiva, estima-se que apenas 500 óvulos serão sele-cionados para serem ovulados. E, depois dos 35 anos, tanto a quantidade, quanto a qualidade dos óvulos diminui, levando a menores chances para engravidar”, explica a ginecologista.

A medicina reprodutiva, no entanto, oferece alguns recursos para ajudar as mulheres que adiam a gravidez, dentre eles, o congelamento de óvulos e a técnica de fertiliza-ção in vitro. A médica explica que o congelamento dos gametas femininos possibilita à mulher estocar e preservar seus óvulos jovens antes de perderem a qualidade, ou an-tes da perda total da função ovariana, possibilitando que, mais tarde, quando estiver decidida, obtenha sucesso na gravidez. “A criopreservação dos óvulos é realizada por meio de vitrificação, que protege a célula e mantém suas funções. Por serem células grandes e cheias de água em sua composição, elas são desidratadas e depois imersas em um meio crioprotetor para serem congeladas”, explica.

Quando a mulher decidir utilizar os seus óvulos, eles serão descongelados e fertili-zados com espermatozoides. Por isso, o tratamento deve ser sempre a fertilização in vitro (FIV). “Os embriões formados serão transferidos para o útero e o teste de gra-videz é feito 12 dias após”, esclarece a médica. A questão da idade é um dos fatores preponderantes para uma gravidez. Por isso, as mulheres devem estar atentas a esse detalhe, sobretudo, se pretendem ter filhos mais tarde.

Com informações da www.criogenesis.com.br

Qual a idade apropriada para engravidar? Na faixa dos 20? Dos 30? Quando o corpo estará realmente preparado para a chegada de um bebê? Confira abaixo com a ginecologista especialista em Reprodu-ção Humana da Criogênesis, Dra. Alessandra Munhoz.

Existe a idade ideal para engravidar?Alto teor de fofura!

Page 36: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PG 36 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Da redação

Kids

O outono chegou e as duas vertentes da mod1a infantil Didinha apresenta suas coleções, para aquecer e abrilhantar a estação! Feita para meninas de 1 a 12 anos, a marca traz duas vertentes de estilos: o mais ousado e o romântico

Na estação que pede glamour, brilho e cores que enriqueçam a beleza das meni-nas, a Didinha pensou nos estilos mais procurados pelas mães. As mais ousadas, e que gostam de brilho e imaginam sua menina uma verdadeira estrela, vão se encantar com a coleção Rock College.

De geração para geração o rock é como a moda, se modifica, celebra hits de sucesso e nunca fica fora do top das paradas. A equipe de estilo ousou nos aces-sórios, criando peças ricas em aplicações. Tachas e “spikes” não faltaram - afinal são eles que dão o toque de glamour e brilho que não podia faltar.

A coleção foi criada pensando no lado versátil e moderno, para que toda menina use belas peças e incorpore o lado ousado de se vestir!

Já para quem tem o estilo cortês e delicado, a escolha perfeita é a linha Le Petit, feita para as meninas mais românticas e meigas. Os “looks” foram inspirados no mundo de sonhos, contos de princesas, e um “closet” que remete à moda pari-siense - toda mãe gosta de vestir a filha como uma verdadeira menina da realeza.

A leveza do ballet também ilumina o universo rosa da marca, que cada vez mais destaca o lado menina romântica que fala por si só.

Neste inverno a Didinha combina plush, poá e paetê para deixar as meninas lindas e com o estilo da estação.

Sobre a Didinha Inspirada pelo amor de mãe (Marília Debellis) e filha paulistana (Thais De-bellis), a Didinha foi criada em 2012, com o sonho de transformar o conceito de moda casual. Seu universo é especializado no vestuário das pequenas, onde o principal ingrediente é o toque de carinho e atenção da equipe para cada etapa do desenvolvimento das coleções.

Serviço : Loja da Didinha

Av. Padre Arlindo Vieira, 1552 - Vila das Mercês - São Paulo/SP - Loja 8 no Outlet da Vila

Funcionamento Segunda a Sábado | Atendimento das 10h ás 19h

Redes Sociais

Facebook e Youtube /didinhameninas Instagram @didinha_oficial

www.didinha.com.br

Inspirada em estilos musicais, a Didinha apresenta sua coleção Outono/Inverno

Page 37: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 37

Presentes para aquecer o coração

Fidélité ModasAv. Dr. Cândido Motta Filho, 731 Center Shop

Colina de São Francisco Vila São Francisco - Tel: 3766-6328

Tamanhos P ao GGCurta nossa fan page:

www.facebook.com/fidelite.fidelitemodasVisite nosso site: www.fidelitemoda.com.br

www.dudalina.com.br

Estilo

Page 38: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PG 38 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Presentes

Perfumes: No outono-inverno predominam notas olfativas amadeiradas (sândalo, vetiver e patchouli), de frutas vermelhas (cassis, framboesa), orientais (mais adocicadas) e gourmand (chocolate e caramelo).

Com a chegada do outono e uma brisa cada vez mais geladinha, as fragrâncias tendem a acompanhar o clima, tornando-se um pouco mais intensas. A compo-sição dos perfumes para esta época do ano é mais opulenta, com predomínio de notas amadeiradas (sândalo, vetiver e patchouli), de frutas vermelhas (cassis, framboesa), orientais (mais adocicadas) e gourmand (chocolate e caramelo). A medida que o inverno se aproxima, é possível abusar um pouco mais da concen-tração e das notas mais marcantes, indo para as deo-colônias (10% a 15%) e os Eau de Parfum (18% a 25%).

As dicas são de Márcia Sant’Ana, especialista em fragrâncias e professora do curso de pós-graduação “A Cultura do Perfume”, oferecido pela Faculdade Santa Marcelina, FASM. “Em cada estação do ano há uma nota em evidência. No outono/inverno, nos perfumes femininos predominam as flores, como a rosa, com facetas mais modernas. Essa característica está presente nos últimos lan-çamentos de Carolina Herrera 212 VIP Rose, que mistura rosa com pêssego e toques amadeirados, Repetto de Pepetto, Si de Giorgio Armani e Cartier Pan-there. Flores brancas, como a tuberosa e a flor de laranjeira, estão presentes em Dolce & Gabbana pour femme Intense e o mel em Marc Jacobs Honey. Nos masculinos predominam o couro e o patchouli, em marcas como Gucci Made to Measure e Bottega Veneta Pour Homme”, aponta.

Márcia explica que não há um clássico que se destaca no outuno/inverno, mas alguns perfumes são bastante conhecidos por caírem bem nesse período do ano. Para o público feminino ela cita Angel de Thierry Mugler (oriental gourmand), Flower by Kenzo (Oriental Floral), Miss Dior Cheri (Chipre Frutal). Entre os masculinos, One Million (Oriental Amadeirado), Malbec (Amadeirado Espe-ciado), Bleu de Chanel estão entre as mais marcantes e envolventes. “Marc Jacobs lançou fragrâncias com o apelo de outono”, explica. “Em 2006, Autu-mn Splash Amber for women trouxe notas refrescantes de anis e gengibre em contraste com a vanilla e madeira de cashmere; Autumn Splash Ivy for women reúne sândalo, camurça e couro; e ainda Jean Paul Gaultier Classique Autumn Winter com sua nota oriental floral. Em 2010, surge Autumn Splash Violet for women com notas de violeta e caramelo.”

A indústria nacional também lança vários perfumes neste período, com edições especiais de inverno e Mês das Mães. Márcia destaca que hoje a perfumaria brasileira não deixa nada a desejar para a internacional. Os mesmos perfumis-tas que trabalham para as renomadas empresas no exterior como Gucci, Prada, Dolce & Gabanna, Victoria´s Secret, Givenchy, também atuam no país com Natura, Boticário, Avon, Jequiti, entre outras.

Além de mais intensas, as notas olfativas que marcam este período proporcio-nam sensação de conforto e hidratação ao corpo em dias de temperaturas mais baixas. “É tempo de notas mais elegantes. As orientais são mais adocicadas (baunilha), as amadeiradas mais envolventes (sândalo, vertiver, patchouli) e as chipres trazem uma combinação exótica de musgo de carvalho, cítricas e patchouli”, descreve. Com informações da Faculdade Santa Marcelina

Da redação - fotos divulgação

Page 39: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 39

Presentes

Confira alguns

lançamentos

outono/inverno

nos Estados

Unidos e Europa

e já disponíveis

no Brasil:

Femininos:1. Modern Muse Estée Lau-der - Floral Flores Brancas como jasmim e tuberosa; 2. 212 CH Vip Rose – com rosa, pêssego e toques ama-deirados;3. Dolce & Gabbana pour femme Intense – flores bran-cas como tuberosa e flor de laranjeira, com sândalo;4. Cartier Panthere - chipre floral – Rosas;

Masculinos:5. Acqua Essenziale – Sal-vatore Ferragamo – notas cítricas e aromáticas do ale-crim e lavanda com madeiras marcantes como o patchouli e vétiver;6. Kaiak Extremo – Edição Limitada – aromático fresco;

Friozinho pede fragrâncias mais

intensas

1

34

65

212 CH Vip Rose – com rosa, pêsse-go e toques amadeirados

2

Page 40: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PG 40 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Os sucos feitos a partir de frutas vermelhas, conhecidas também como “berries”, estão se tornando opções atraentes para manter pele e unhas bonitas, controlar o açúcar no sangue e o índice de colesterol ruim (LDL), além de fazer bem ao coração.

Uma pesquisa realizada pelo Hospital Brigham and Women, instituição afiliada à Uni-versidade de Harvard, nos Estados Unidos, apontou o efeito protetor das frutas verme-lhas para as doenças crônicas. Segundo a nutricionista Camila Gracia, do HCor, cada fruta tem antioxidantes diferentes e nem todos ainda foram estudados com profundidade. “Porém, todas as frutas vermelhas mostram um importante efeito protetor para as do-enças cardíacas e na prevenção de alguns tipos de câncer”, afirma a nutricionista.

As frutas vermelhas contribuem para o bom funcionamento dos órgãos, além de auxiliar na restauração dos cabelos e unhas. O morango e a acerola, especificamente, são ótimos aliados para a pele. Como são ricas em vitamina C, morango e acerola têm importante papel na formação do colágeno e ajudam a retardar o processo do envelhecimento.

O suco vermelho pode ser incluído diariamente na alimentação e substituir uma das por-ções de frutas recomendadas ao dia. “Suco de melancia com capim limão e de morango com água de coco são boas pedidas”, indica Camila. Contudo, ela alerta para as calorias contidas nas vitaminas. “Suco não é água, tem que beber na medida certa, como parte de uma alimentação equilibrada”, enfatiza.

Suco vermelho tem efeito rejuvenescedor

As pessoas que praticam atividades físicas na época do outono/inverno gozam de vantagens únicas, como a melhora do apetite e do sono, além de ficarem mais saudáveis e correrem menos riscos à saúde, porque os exercícios e as atividades físicas tornam o cora-ção menos vulnerável a doenças.Com o clima mais frio, o corpo queima mais calorias para se man-ter aquecido, aumentando seu próprio calor. Desta maneira, as pessoas que pretendem eliminar peso podem beneficiar-se com as mudanças fisiológicas do corpo geradas pelo frio, pois o mesmo pode potencializar os exercícios e aumentar seus efeitos.

Alguns cuidados são necessários antes de fazer exercícios em dias frios:

a) Mesmo com o clima frio, o ideal é usar roupas leves como calça e casaco de moletom. Abafar o corpo com muita roupa deixa a pessoa sujeita aos mesmos problemas que teria no calor.

b) O corpo em repouso leva mais tempo para atingir a tempera-tura ideal para a atividade física, por isso é importante aquecer e alongar.

c) Hidratação antes, durante e depois é essencial, pois como no verão seu corpo também perde líquido através da transpiração.

Dicas para não deixar de praticar exercícios mesmo com o frio:

a) Se você pratica atividades físicas ao ar livre, uma boa opção é trocar esse espaço pelas academias e clubes que possuem climati-zação e piscinas aquecidas;

b) Em geral é uma época em que os abusos com chocolates e co-midas calóricas acontecem, e isso é mais um motivo para deixar a preguiça de lado;

c) Faça um grupo de amigos com o mesmo objetivo ou chame aquela amiga que sempre a convida, mas você inventa desculpas;

d) Começando agora, dá para chegar no próximo verão bem me-lhor e mais em forma que o verão passado.

O frio não pode ser uma desculpa para não praticar atividades físi-cas e sim um estímulo a mais, pois com a temperatura mais fresca não nos sentimos tão castigados (as). Então meninos e meninas, o mais difícil é sair do sofá, depois de quinze minutos na esteira tudo fica muito mais fácil - vamos nos mexer!!!

Com informações do http://saude.ig.com.br, vida e saúde, Equilíbrio

Vamos nos aquecer na academia

Receita deixa a pele mais bonita, além de renovar unhas e ca-belo. Frutas vermelhas também são ricas em antioxidantes, que ajudam a evitar doenças do coração.

Vida Saudável

válido até 30/05/2014

Page 41: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 41

Quando o inverno chega, a sensação de sede praticamente desaparece, fazendo com que o consumo de água se torne mais escasso. Essa situação pode colocar a saúde em risco, já que ela é essencial para manter o organismo funcionando plenamente.

De acordo com especialistas, o corpo humano é formado predominantemente por água. Trata-se de um elemento indispensável para o bem-estar. Para se ter ideia, o líquido auxilia na regulação da temperatura corporal, ajuda na eliminação de toxi-nas por meio da urina e da transpiração, ajuda a moldar o bolo fecal, é utilizado no processo de respiração e carrega muitos nutrientes a todas as partes do corpo.

Sendo assim, independente da estação do ano, a recomendação é a mesma: um adul-to saudável precisa beber aproximadamente dois litros de água por dia – ela pode ser obtida em sua forma pura e também com a ajuda de alimentos que a apresentam em sua composição, como frutas verduras, legumes, sucos, sopas, chás, etc. “Esse valor pode variar de acordo com alguns fatores, como realização de atividades fí-sicas, temperatura do ambiente e presença de doenças”, ressaltam os especialistas.

Água: hidratação de dentro para foraQuando a ingestão do líquido não chega perto daquela considerada ideal – qua-dro conhecido como desidratação – um dos grandes perigos é sobrecarregar o rim, órgão responsável pelo trabalho de eliminação de toxinas e resíduos. “A água é fundamental nesse processo. Em sua ausência, o rim não tem condições ideais para realizar a filtração. Assim, muitas doenças renais podem aparecer”, observam.

Atletas: cuidados redobradosDurante os exercícios físicos, a transpiração (que nada mais é do que a evaporação da água) serve para que os níveis de temperatura do corpo se mantenham seguros. Como ela parece ser menos intensa no inverno, muita gente acha que a hidratação não é tão importante nessa época, o que é um grande erro. “Beber água é fundamen-tal durante a malhação. Em alguns casos, quem faz exercícios deve hidratar-se até seis vezes mais do que uma pessoa sedentária”, avisam os especialistas

Abuse do hidratantePara escapar do ressecamento, caracterizado principalmente por descamação e coceira, é fundamental apostar em bons hidratantes. “Nessa época é melhor usar cremes com substâncias mais oleosas, já que essas ajudam a reter a água na pele. Já nas áreas com tendência ao desenvolvimento de espinhas, como rosto e costas, o ideal é passar produtos com ativos que ‘puxem’ a água das camadas profundas para as mais superficiais”, indica a dermatologista Andréia Mateus, responsável pelo departamento de cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Mas a regrinha não serve para todo mundo. Quem já tem a pele naturalmente oleosa, por exemplo, precisa investir em cremes específicos para essa característica. “Por isso é preciso contar com o acompanhamento de um dermatologista. Sem contar que muitos cremes disponíveis atualmente servem mais para perfumar do que hi-dratar a pele”, frisa a médica.

Com informações do http://saude.ig.com.br, Bem Estar, Saúde e Beleza

Hidrate-se nos dias frios

Água e hidratante mantêm o corpo protegido e bonito na época mais fria do ano

Vida Saudável

Page 42: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PG 42 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Estilo

LÃS

AVIAMENTOS

ARTIGOS PARA

PATCHWORK

Av. Corifeu de Azevedo Marques, 734 - Butantã | Tels.: 3721-8862 / Fax: 3721-7115Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 9h às 18h e aos Sábados das 9h às 13h

[email protected]

Liberado oestacionamento

na Av. Corifeu até as 17h.

Page 43: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 43

Lista de desejos

D.A.D ModasAv. Otacílio Tomanik, 34 - Jd. Bonfiglioli

Fone: 3731.5062

Av. Eng. Heitor A. Eiras Garcia, 640 - Jd. Bonfiglioli Fone: 3735.2916 - Tamanhos P ao GG

Estilo

Page 44: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PG 44 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Ingredientes

Massa:2 ovos • 2 xícaras de trigo integral1 xícara de leite1/2 xícara de óleo de girassol1 xícara de aveia fina1 colher de sopa de fermentosal a gosto

Recheio:1 cebola picada • 1 tomate picado2 ovos cozidos picados2 lata de atum natural moído1 colher de cheiro-verdesal e pimenta a gosto

Modo de preparoMassa: Coloque todos os ingredientes no liquidificador menos o fermento e bata tudo até ficar bem homogêneo. Depois acrescente o fermento e bata rapidamente só para misturar a massa com o fermento.Recheio: Misture todos os ingredientes numa tigela e mexa ate todos se incorporaremEm uma forma média untada com azeite, coloque metade da massa, espalhe o recheio todo por ela; acrescente o restante da massa. Polvilhe, se quiser, orégano por cima para dar um gostinho especial. Leve ao forno médio por mais ou menos 40 a 45 minutos

Torta integral de

atum

Ingredientes:500 grs de jiló250 ml de água250 ml de vinagre de vinho branco – ou outro que seja claro1/4 xícara (chá) de azeite de oliva2 dentes de alho cortados em lâminas½ pimenta dedo de moça sem as sementes picada1 colher (sopa) de orégano desidratado1 ou 2 folhas de louroSal a gosto

PreparoDepois de bem higienizados corte cada jiló ao meio no sentido do comprimento. Leve uma panela com água ao fogo e deixe até ferver, junte então o jiló e cozinhe até que fique macio, porém ainda firme. Escorra e passe-os por água gelada para interromper o cozi-mento e para que voltem a ter uma bonita cor verde. Escorra novamente e passe-os para um recipiente que tampe bem e reserve.Leve ao fogo em outra panela a água, o vinagre, as folhas de louro, o alho e sal a gosto. Quando atingir o ponto de fervura marque 2 minutos, desligue e aguarde esfriar. Junte então o azeite, a pimenta picada e orégano, misture e despeje o molho sobre o jiló. Mexa delicadamente, tampe bem e deixe repousar pelo menos 12 horas antes de servir.

Dicas da ChefCom o passar dos dias a salada conserva de jiló vai ficando cada vez melhor, mas se tiver pressa em servi-la procure prepará-la da manhã para a noite ou vice-versa.Se não for consumi-la toda de uma só vez, retire apenas a porção que desejar. E evite levar a salada que sobrou da refeição de volta ao recipiente onde ela está armazenada.Use medidas padrão, xícaras de 240 mlCom informações do www.tuasreceitas.com.br

Conserva de JilóReceitas

Page 45: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 45

Receitas

Ingredientes:Massa:2 xícaras (250 g) de farinha de trigo1 colher (chá) de sal3/4 xícara (160 g) de banha de porco6 colheres (sopa) de água gelada

Recheio:1/2 xícara (120 g) de manteiga1/2 xícara (60 g) de farinha de trigo1 colher (chá) de salPimenta-do-reino a gosto2 colheres (sopa) de cebola picada3 xícaras (720 ml) de caldo de galinha1 1/2 xícara (100 g) de cogumelos fatiados3 colheres (sopa) de manteiga3 xícaras (420 g) de frango cozido, picado2 cenouras picadas2 talos de aipo picados2 batatas descascadas e cortadas em cubos

Modo de Preparar:Massa:Misture a farinha e o sal numa tigela.Vá colocando e misturando a banha aos poucos, até formar uma farofa grossa.Coloque a água e misture até formar uma massa homogênea.Divida a massa na metade e faça duas bolas.Embrulhe-as em plástico e leve à geladeira por no mínimo 4 horas.Abra cada bola de massa com um rolo num tamanho que dê para cobrir com sobra um refratário redondo de 23 cm de diâmetro.Coloque uma das metades da massa no refratário, pressionando contra o fundo e as late-rais, e reserve a outra metade.

Recheio:Preaqueça o forno em temperatura alta (200°C).Derreta 1/2 xícara de manteiga numa panela grande.Adicione a farinha, o sal, pimenta e a cebola.Acrescente aos poucos o caldo de galinha e cozinhe, mexendo constantemente, até en-grossar.Numa outra panela, refogue o cogumelo em 3 colheres de manteiga e junte com o caldo na outra panela.Adicione o frango, a cenoura, o aipo e a batata.Misture bem e coloque dentro da massa no refratário.Montagem:Cubra com a outra metade da massa, corte as beiradas e aperte bem as bordas.Faça furinhos na massa com um garfo para ventilar.Leve ao forno e asse por 30 minutos ou até dourar.Sirva quente.

Com informações do www.tuasreceitas.com.br

Torta de Frango com Cogumelo

Page 46: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PG 46 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Receitas

Ingredientes 2 tabletes de fermento biológico fresco (30 g)½ xícara (chá) de leite (120 ml)½ xícara (chá) de açúcar (90 g)2 ovos ( 110 g)½ xícara (chá) de margarina sem sal, à temperatura ambiente (100 g)1 colher (chá) de essência de baunilha (3 g)3 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo tradicional (420 g) 1 colher (café de sal (1 g)1 pote de creme de avelã (200 g)

Farinha de trigo tradicional para polvilharLeite para pincelar

Modo de Preparo1. Ao bojo da vasilha de uma batedeira, leve o fermento para dissolver no leite morno. 2. Adicione o açúcar, os ovos, a margarina, a essência de baunilha e leve para bater na velocidade média por 1 minuto. 3. Adicione aos poucos, a farinha de trigo com o sal e, quando tiver sido absorvida, passe para a velocidade alta e bata por mais 10 a 15 minutos ou até obter uma massa lisa e enxuta (se necessário acrescente mais um pouco de farinha). 4. Retire da batedeira, faça uma bola, coloque em um recipiente, cubra com um pano e deixe crescer por aproximadamente 1h30 ou até que dobre de volume. 5. Em superfície lisa, polvilhada com um pouco de farinha de trigo, coloque a massa. 6. Amasse-a ligeiramente, de forma a retirar o ar. 7. Estenda a massa na forma de 2 retângulos (40x30cm), espalhe sobre cada uma das massas uma boa camada de creme de avelã e enrole-as no formato de rolos. 8. Corte cada rolo em 6 partes ou mais. 9. Em duas formas redondas, forradas com papel manteiga, coloque as rodelas de massa com o corte virado para cima e deixe fermentar por 45 a 60 minutos. 10. Pincele com leite, coloque-as em assadeira e leve para assar, em forno preaquecido à temperatura de 180ºC, por 25 a 30 minutos.

Grau de dificuldade: Médio Serve 12 unidades de 90 g Tempo de preparo: 1h30 (+2h30 de fermentação)Fonte: Bunge Brasil

Créditos: ARA Fotografia

Rosca de chocolate

Fotos Ara

Page 47: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 47

Receitas

Ingredientes:Massa1 1/2 xícaras de nozes moídas1 xícara de açúcar5 ovos2 xícaras de farinha de rosca1 colher de sopa de farinha de trigo

Creme de Ovos3 gemas2 xícaras de leite1 colher de sopa de maisena1/2 xícara de açúcarbaunilha1/2 xícara de nozes moídas

Merengue3 claras1 xícara de açúcar1/2 xícara de água

Modo de Preparo:MassaBater as gemas com o açúcar. Juntar as nozes, as farinhas de rosca e de tri-go, misturando bem. Adicionar as claras em neve firme, delicadamente. Untar duas formas de 22 centímetros e dividir a massa entre as duas. Assar em forno pré-aquecido durante 15 minutos. Retirar as duas camadas de massa (não ficam muito altas) e rechear com creme de ovos.

Creme de OvosBater as gemas com o açúcar e a baunilha. Adicionar o leite misturado com a maisena. Levar ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Colocar as nozes, amalgamando bem. Rechear a torta e cobrir com merengue.

MerengueLevar o acúcar e a água ao fogo para formar uma calda em ponto de fio. En-quanto isso, bater as claras em neve firme com 2 colheres de açúcar. Sem parar de bater, virar aos poucos a calda quente sobre o merengue. Bater até ficar bem espesso e firme. Cobrir a torta e enfeitar com nozes.

receitascomidas.com.br

Fotos divulgação

Torta de

Nozes

Page 48: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PG 48 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Receitas

Ingredientes: Massa:200g de Margarina 1 ovo batido Sal a gosto100ml de creme de leite 300g de Farinha de Trigo

Recheio:3 colheres (sopa) de Margarina100g Cebola picada 1 dente de alho picado 400g de palmito pupunha picado em conserva 1 xícara (chá) de requeijão 3 ovos cozidos e picados Salsinha picada a gosto Cebolinha picada a gosto Sal a gosto Ovo batido para pincelar

Modo de PreparoMassa:1. Coloque na batedeira a margarina e bata na velocidade lenta usando o globo;2. Acrescente o sal e aos poucos os ovos ba-tidos;3. Adicione creme de leite e bata até montar um creme;4. Misture a farinha de trigo até formar uma massa homogênea;5.Resfrie por 1(uma) hora antes de abrir.

Recheio:1.Refogue o palmito com a cebola picada e o alho na margarina e em uma tigela o pal-mito refogado, o requeijão, os ovos picados, a salsinha picada e a cebolinha. Acerte o sal. Reserve.2.Com 0,350kg de massa cubra o fundo e la-teral de uma assadeira para tortas com fundo removível com diâmetro de 20 cm e 4,5 cm de altura.3.Preencha com o recheio e usando o restan-te da massa cubra e decore a torta.4.Pincele ovo batido sobre a massa.5.Asse em forno pré-aquecido a 160ºC por aproximadamente 45 minutos.

Grau de dificuldade: fácilFonte: Bunge Brasil

Torta de Palmito PupunhaFotos Ara

Page 49: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 49

Page 50: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PG 50 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Receitas

Quiche LorraineIngredientes:1 copo de farinha de trigo100g de manteiga1 pitada de sal4 colheres de sopa de água

Recheio3 ovos250g de creme de leite6 fatias de bacon2 colheres de sopa de manteiga3 colheres de sopa de queijo gruyère (ou parme-são) raladosal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:Misturar a farinha, a manteiga, o sal e a água, tra-balhando a massa com a mão até ligar bem. Fazer uma bola e deixar repousar na geladeira durante 1 hora. Moldar a massa com a mão numa forma untada, deixando uma beirada para colocar o re-cheio. Furar com o garfo várias vezes.

RecheioRefogar na manteiga o bacon picado. Distribuir os pedacinhos de bacon frito sobre a massa. Bater os ovos com o sal, a pimenta e misturar o creme de leite e o queijo. Derramar sobre a massa e le-var ao forno médio durante 20 minutos. Diminuir a temperatura e assar por mais 10 minutos.

O bacon pode ser substituído por alho-poró corta-do em rodelas e refogado na manteiga.receitascomidas.com.br

BriochesIngredientes:1/2 kg de farinha de trigo250g de manteiga4 ovos1 tablete de fermento para pão1 colher (sopa) de açúcar1/2 xícara (chá) de leite morno1/2 xícara de água morna1 gema1 pitada de sal

Modo de Preparo:Esfarelar o fermento numa tigela e colocar 1 co-lher de açúcar, 1 colher de farinha e água morna (sem mexer).

Deixar levedar durante 10 minutos. Em outra ti-gela, misturar a farinha, a manteiga amolecida, os ovos, o sal, o leite e o fermento levedado.

Trabalhar a massa com a mão até ficar lisa. Dei-xar descansar em lugar abafado (como o forno do fogão desligado), coberto com um pano.

Fazer pequenos pães redondos, colocar em for-minhas untadas para empada, enfeitando com uma bolinha de massa no meio.

Deixar descansar em lugar abafado por mais 30 minutos. pincelar com gema, misturada a uma colher de água, e assar em forno quente durante 15 minutos.

receitascomidas.com.br

Torta MousseIngredientes:400 g de leite120 de açúcar150 g de gema (pesar as gemas)25 g de maisena25 g de gelatina em pó ou em folha800 g de chocolate meio amargo1,6 kg de chantillyCobertura 1 kg de chocolate meio amargo1 kg de creme de leite200 g de mateiga400 g de água100 g de cacau em pó100 g de glicose de milho

Modo de Preparo:Misture o leite, o açúcar, a maisena e as gemas e leve ao fogo até ferver. Adicione a gelatina hidra-tada (se for em pó, hidrate em 3 a 4 vezes o peso da gelatina em água gelada; se em folha, umedeça as lâminas) Pique o chocolate e derrame sobre ele o creme ainda quente. Deixe esfriar. Acrescente o chantilly batido, misture bem e leve para gelar.

Para a cobertura, aqueça 800g de creme de leite e a manteiga. Junte o chocolate picado e deixe co-zinhar mexendo sempre, por 2 a 3 min. Reserve.

Ferva a água com o açúcar, o restante do creme de leite e a glicose. Quando ferver, junte o cacau em pó e deixe cozinhar por 4 min. Tire do fogo, acrescente a mistura de chocolate e leve para ge-lar. Desenforme a mousse e cubra com o creme de chocolate. Decorar com raspas de chocolate.receitascomidas.com.br

Page 51: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 51

Receitas

Torta de Abobrinha semIngredientes:500g de abobrinha1 cebola média picada ou ralada40g de margarina50g de queijo ralado (e um pouco mais para polvilhar)1 pitada de noz moscada raladaSal a gosto2 colheres de sopa de salsinha picada6g de amido de milho (1 colher de sopa rasa)130g de queijo tipo muzzarella ralado4 ovos batidos

Modo de PreparoLavar e depois ralar as abobrinhas no ralo grosso.Derreter a margarina e colocar a cebola. Deixar dourar levemente e colocar as abobrinhas. Misturar bem e deixar refogar um pouco. Salgar a gosto, colocar a noz moscada.Deixar evaporar a água. Colocar a salsinha, os 50g de queijo ralado e o ami-do de milho. Misturar e desligar rapidamente. Deixar esfriar um pouco.Enquanto isso, aquecer o forno e untar uma forma refratária (25cm de diâ-metro) com margarina.Ao refogado morno, acrescentar a muzzarella, de preferência ralada no ralo grosso e misturar rapidamente. Colocar os ovos (salgar pouco), misturar uniformemente e despejar na forma.Polvilhar com queijo ralado a gosto.Levar ao forno médio (180 graus) durante 40 minutos (depende de cada forno) até dourar por cima.

Dicas:1- Não salgue muito o refogado porque os queijos já são salgados.2- Pode-se também acrescentar pedaços de queijo branco fresco e/ou presun-to picado.3- Se misturar a muzzarella ao refogado muito quente, fica difícil deixar uniforme porque o queijo derrete.Com informações da www.vidasemglutenealergias.- Villa Natus Produtos Naturais e Orgânicos - Vila São Francisco Fone: (11) 2613-8516

Por Vera Paim.

Fotos divulgação

Glúten, muito Saborosa!

Page 52: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PG 52 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Receitas

Foto

: div

ulgç

ão

Brownie de Chocolate sem Glúten

Farinha sem glúten feita em casa:60grs de polvilho doce (1/2 xícara de chá)60 grs de farinha de arroz (1/2 xícara de chá)4grs de Goma Xantana (2 colh. rasas de chá) Misturar os três ingredientes.

Brownie (Ingredientes):4 ovos inteiros250grs de açúcar (2 xícaras de chá)120grs de margarina sem lactose (1xícara de chá)100grs de chocolate em barra Ouro Moreno * (derreter em banho-maria)124grs de farinha sem glúten (use a receita toda acima)1 colher de chá de baunilha200grs de nozes grosseiramente picadas (peso sem a casca)1 colher de café de fermento em póModo de Fazer

Bater a manteiga com o açúcar e depois colocar os ovos. Bater bem.Colocar o chocolate derretido. Bater mais um pouco.Acrescentar a farinha sem glúten, a baunilha. Misturar bem.Colocar as nozes picadas e o fermento em pó. Misturar delicadamente.Ligar o forno para pré aquecer o forno por 10 minutos no máximo.Enquanto o forno é pré aquecido, untar generosamente uma assadeira (20cm x 30cm – medida interna) com margarina. Despejar a massa.Assar em forno médio (180graus) entre 30 e 40 minutos – depende de cada forno.Cortar em quadradinhos e desenformar quando morno.

O Chocolate usado nessa receita foi o Chocolate Ouro Moreno que é feito sem leite, sem glúten e sem soja. Ele é vendido em barras de 20grs. Nesse caso, seriam 5 barras. Caso não encontrem pode ser de outra marca sem glúten e sem lactose, de preferência meio amargo.Com informações da www.vidasemglutenealergias.- Villa Natus Produtos Naturais e Orgânicos - Vila São Francisco Fone: (11) 2613-8516

Page 53: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 53

Vacina influenza da Sanofi Pasteur chega ao Brasil

O vírus da influenza circula durante todo o ano, mas é a partir do outono que os casos e as hospitalizações começam a aumentar gradualmente e se tornam mais graves. Com o início da estação, chega também a vacina influenza, contendo duas cepas de influenza A e uma B, para oferecer a melhor proteção à população. A partir desta semana, a vacina atualizada para 2014 da Sanofi Pasteur começa a ser disponibilizada para as clínicas de vacinação de todo o país. A vacina é indicada para todas as pessoas com mais de seis meses de idade, e sua disponibilização nas clinicas privadas permite que indivíduos de 5 a 59 anos, sem comorbidades (duplo diagnóstico - ex.: hipertensão e diabetes), também possam se proteger contra a doença e suas complicações.

Com alta contagiosidade e uma transmissão fácil e rápida em todas as faixas etárias e classes sociais, anualmente, o vírus influenza atinge entre 5% e 10% da população, pro-vocando de três a cinco milhões de casos graves no mundo e levando a óbito entre 250 mil a 500 mil pessoas, sendo que crianças, idosos e portadores de doenças crônicas são os grupos mais afetados, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Este ano as pessoas serão protegidas contra os vírus A/California/7/2009 (H1N1)pdm09-like virus; A/Texas/50/2012 (H3N2)-like virus; B/Massachusetts/2/2012-like vi-rus A, tipos circulantes no segundo semestre de 2013, período em que a OMS define a formulação necessária para que a vacina do próximo ano seja efetiva. Como a proteção conferida pela vacina dura, no máximo um ano, mesmo que o indivíduo já tenha sido imunizado nos anos anteriores, é necessário que se vacine novamente para que esteja pro-tegido, independentemente de haver ou não mudanças na composição das cepas incluídas na vacina.

Os esforços para conscientizar a população sobre os benefícios da vacinação já geram bons resultados. Segundo o Dr. Dr. José Cássio de Moraes - Professor adjunto da Faculda-de de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - a cada ano, 80% da população brasi-leira acima dos 60 anos é vacinada. “A vacinação não previne apenas a gripe, ela também evita que outras doenças sejam desencadeadas, como os eventos cardiovasculares graves que são reduzidos em 48%”, conclui.

O impacto da influenza em escolaresTodos os anos, 30% das crianças são afetadas pela gripe. Cada vez que uma criança

adoece e falta à escola, seus pais faltam ao trabalho, resultando em perdas econômicas substanciais para a família e a sociedade.

Para a Dra. Lucia Bricks, Diretora de Saúde Pública da Sanofi Pasteur Brasil, a cada episódio de gripe, a criança falta entre 3 e 12 dias na escola, fazendo com que seus pais cheguem a perder até 6 dias de trabalho para cuidar dos filhos. “Além da criança adoecer os pais também correm o risco de serem contaminados e contrair a doença. Anualmente, 39% das faltas do trabalho são ocasionadas pela gripe. Quando esse quadro é analisado, entendemos que os adultos saudáveis são a faixa etária que é mais afetada por custos diretos e indiretos da doença”, complementa a médica.

Nos EUA, atualmente, a influenza causa mais hospitalizações em crianças do que qualquer outra doença que é passível de prevenção por vacinas. No Brasil, segundo o Mi-nistério da Saúde, em 2013, 4.396 crianças entre um e quatro anos foram hospitalizadas com influenza, até o mês de novembro. Medidas de higiene, distanciamento social e uso de máscaras podem reduzir a transmissão dos vírus.

A vacinação é a melhor forma de prevenção da gripe. Embora as autoridades de saúde tenham como prioridade a vacinação de grupos de alto risco para complicações, buscando reduzir o número de mortes e hospitalizações, a vacinação de pessoas saudáveis reduz significativamente o impacto da doença, contribui para aumentar a cobertura nos grupos de risco e gera benefícios socioeconômicos, principalmente se considerarmos os custos de absenteísmo ao trabalho e a proteção indireta dos grupos não vacinados.

Quanto maiores as coberturas vacinais, menores as chances de disseminação dos vírus e maiores os benefícios para a comunidade. O vírus influenza pode ser transmitido por meio de tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. “Como crianças não conseguem ter todos esses cuidados, acabam transmitindo a doença com mais facilidade. Além disso, essa faixa etária começa a disseminar a doença um dia antes dos sintomas aparecerem até dez dias depois”, comenta a Dra. Rosana Ritchmann - Infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e Membro do CPAI - Comitê Permanente em Imunização da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

O aumento da vigilância

Com o objetivo de identificar os vírus circulantes no país e a partir daí subsi-diar a vacina contra a gripe, o Brasil triplicou o número de centros de vigilância sentinela para doenças respiratórias desde 2010. Hoje, o País possui 219 unida-des contra 60 naquele ano, sendo que as regiões sul e sudeste, as duas mais frias e normalmente com o maior número de casos, concentram juntas 127 unidades, 76 de SG - síndrome gripal - e 51 de SRAG - síndrome respiratória aguda grave.

Assim como os outros países, o Brasil possui essa rede de vigilância para coletar dados e monitorar a demanda de atendimento gerada pela doença. Esses centros são os responsáveis por monitorar o comportamento do vírus e munir o Ministério da Saúde com informações para que o órgão tome decisões cada vez mais assertivas na luta contra o vírus.

“Os centros sentinela colhem as amostras e as encaminham para os labo-ratórios referência que analisam o material e informam a rede laboratorial de vigilância no Brasil. A análise genética e de identificação das cepas são reali-zadas para que a vacina contenha as que mais circulam e causam a doença”, explica a Dra. Dra. Isabella Ballalai - Presidente da Comissão de Revisão de Calendário e Consensos da SBIM - Sociedade Brasileira de Imunização.

Importante: Vacinação é a única forma realmente efetiva de prevenir a gripe

Saúde

Para mais informações consulte: www.sanofipasteur.com ou www.sanofipasteur.us.

Page 54: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PG 54 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Serviços

Page 55: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 55

Novidade

A circulação dos vírus influenza é muito variável, mesmo em países da mesma re-gião. Os eventos de massa, como a Copa do Mundo, facilitam a importação de vírus que podem se disseminar, causando surtos e epidemias, mesmo fora do período de maior sazonalidade da doença. Ambientes aglomerados como estádios de futebol, grandes fes-tas ou até mesmo voos comerciais podem ser locais de alta contaminação pelo vírus influenza.

Um estudo realizado com 54 passageiros de um voo da Nova Zelândia mostrou que 72% desenvolveram síndrome gripal, sendo que das 31 pessoas que fizeram teste de cultura, 8 casos (25%) foram confirmados e dos 22 que fizeram testes de sorologia, 20 pessoas (91%) apresentaram o vírus.

Com a vinda de milhares de turistas e aumento do trânsito interestadual no País, a diversidade de cepas circulantes também aumentará. Outro fator agravante é a realização do evento no inverno, época em que há maior circulação dos vírus e aumento do número de casos de influenza. Para que a doença não se torne um problema ainda maior, a única opção para aumentar a proteção é vacinar o maior número de pessoas.

Sobre a SanofiA Sanofi, líder global e diversificado em saúde, pesquisa, desenvolve e oferece soluções tera-

pêuticas com foco nas necessidades dos pacientes. A Sanofi possui pontos fortes na área da saú-de com sete plataformas de crescimento: soluções em diabetes, vacinas humanas, medicamentos inovadores, doenças raras, medicamentos sem prescrição, mercados emergentes e saúde animal.

A Sanofi Pasteur, a divisão de vacinas da Sanofi, fornece mais de 1 bilhão de doses de vacinas todos os anos, permitindo imunizar mais de 500 milhões de pessoas no mundo. Líder mundial na produção de vacinas, a Sanofi Pasteur oferece a mais ampla gama de vacinas, prote-gendo contra 20 doenças infecciosas. A experiência da empresa na área de vacinas remonta há mais de um século

Para mais informações consulte: www.sanofipasteur.com ou www.sanofipasteur.us.

A gripe e a Copa do Mundo

Palestra no MagdalaSábado dia 17/05 às 16:59Palestra: “Maternidade e paternidade é missão” (c/ base na pergunta 582 Livro dos espíritos). Palestrante: Deusa M. Samú Psicóloga Clinica Hospitalar

Local: Grupo Socorrista Maria de MagdalaRua Iquiririm, 316 - vila indiana - Butantã - SP(11) 3726-5134 -- (11) 98788-6608Ponto de Referência: Sacolão OBA! - Banco ItaúAv. Corifeu de Azevedo Marques, 1.100

Se você pude Colabore doando 01 kilo ou mais de alimentos.

Vem aí a Festa Junina!

07 e 08de

Junho

Ligue : 3726-5134

Page 56: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PG 56 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Vida Animal

É hora de vacinar seu cão contra a cinomose

Page 57: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 57

Vida Animal

Maio, junho e julho são meses com alta incidência de cinomose, uma do-ença grave e altamente contagiosa entre os cães. Causada por um vírus e, inicialmente, com sintomas parecidos com o de uma gripe, a cinomose ocorre através da inalação de partículas virais presentes no ar ou nas secre-ções de outros cães infectados. Para prevenir que os cães sejam infectados, o melhor remédio é a vacinação.

Segundo o Médico Veterinário e gerente Técnico da MSD Saúde Animal, Andrei Nascimento, o vírus infecta cães de todas as idades, mas a inci-dência é maior nos filhotes, pelo simples fato deles ainda não terem sido vacinados adequadamente. “90% dos animais que desenvolvem a doença morrem”, alerta.

Para evitar a infecção, a recomendação é vacinar os filhotes e revacinar os cães adultos anualmente. As vacinas NOBIVAC® PUPPY DP e NOBI-VAC® Canine, da MSD Saúde Animal, conferem altos níveis de proteção além de permitir que Médicos Veterinários optem pelo protocolo mais con-veniente para cada animal.“A primeira dose de vacina de um programa de imunização de filhotes deve ser aplicada por volta da 6ª semana de vida e, idealmente, conter

somente os componentes essenciais para essa fase da vida (cinomose e parvovirose). Depois dela, há mais, pelo menos, duas doses que devem ser dadas com intervalos de 21 dias cada e que além dos vírus da cinomose e da parvovirose também deverão conter outros componentes que irão pro-teger os cães de doenças como a hepatite, a traqueobronquite, a leptospi-rose, entre outras”, esclarece Nascimento.

De acordo com o médico veterinário, os cães se infectam mais frequen-temente em locais com grande circulação e ou concentração de animais, como parques, praças, feiras de animais, etc. Por isso a importância dos fi-lhotes permanecerem confinados dentro de casa até o término do protocolo de vacinação do filhote, ressalta.

Os principais sintomas da doença são: febre, apatia, secreção nasal e ocu-lar, vômito, diarreia, incoordenação motora e convulsões.

Para mais informações, visite www.msd-saude-animal.com.br. Fan page no Facebook: www.facebook.com/msdsaudeanimalTwitter: www.twitter.com/msdsaudeanimal

É hora de vacinar seu cão contra a cinomoseDa redação

No inverno a incidência dessa grave doença aumenta significativamente

Page 58: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PG 58 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Serviços

Page 59: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 59

Dicas

Baixe seu aplicativo gratuitamente emqualquer desses:

Leve & Leia para Tablet e Smartphones

ou vá ao NOVO site www.leveleia.com.bre curta todas as novidades!

Page 60: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PG 60 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Horóscopo Mensal Maio de 2014ÁriesO desejo de ganhar dinheiro será um bom incentivo para você dar duro no trabalho. A partir do dia 7,

criatividade, facilidade para aprender e se comunicar serão grandes aliadas do seu progresso. Pode se dar bem em entrevistas de emprego. Controle bem os seus impulsos na hora das compras. Momentos em família serão repletos de alegria. Amigos também vão notar seu carinho. Pode se estressar à toa e irritação demais só trará dores de cabeça. Alivie as tensões nos esportes. Segure a onda para não brigar por besteira nem sufocar quem ama com ciúme. Se usar seu charme, em vez de discutir, seu bem fará o que você quiser. Na paquera, vai escolher seu alvo a dedo. Agora, se tiver alguém na mira, aproxime-se mais.

TouroMarte dará mais vigor para correr atrás do sucesso no trabalho. A partir do dia 20, um projeto novo e ousado

pode mudar a sua carreira. Pode ter ideias supercriativas para faturar nas horas livres. A segurança de estar em casa com a família fará bem a você. Fará tudo para apoiar e agradar os amigos. Caso queira iniciar um tratamento ou mudança saudável, aguarde o dia 20: sua determinação estará no auge! A dois, evite tomar decisões por impulso: valorize o diálogo, abra-se com quem ama, fale das suas preocupações e busquem as melhores soluções. Na paquera, terá todo apoio astral para chegar junto. Tome a iniciativa, proponha encontros animados e aposte em conversas descontraídas para se conhecerem melhor.

GêmeosNo trabalho, evite reclamar pelos cantos ou descontar sua irritação nos colegas. Faça uma autocrítica e

avalie o que você pode fazer para melhorar. Júpiter trará boas oportunidades de ganhar dinheiro. Pode lucrar com turismo, importações e ideias criativas. O convívio com parentes ficará leve e animado do jeito que você gosta. Nas amizades, todos

vão querer a sua companhia. Para ficar bem, procure se desligar das preocupações depois do expediente. Na vida a dois, cuidado com reações explosivas. Se tiver algo “entalado” na garganta, converse, mas numa boa. Na paquera, você terá ousadia em dobro para tomar a iniciativa nas paqueras. Porém, pise no freio até o dia 19, pois há risco de assustar o alvo com atitudes apressadas.

CâncerO bom entrosamento com colegas, chefes e clientes será seu ponto forte no trabalho. Vai administrar seu

dinheiro com mãos de ferro. Talvez você queira tomar a frente em questões de casa ou família. Mostre iniciativa, mas sem “atropelar” os parentes. Nas amizades, todos vão querer sua companhia. Nada vai abalar a sua saúde, a menos que cometa extravagâncias. A dois, novidade trará alívio às preocupações. Agora, se o romance está em crise ou desgastado pelo tempo, cuidado para não sufocar seu par com críticas ou reabrir feridas do passado. Será exigente nas paqueras e só dará chance a quem mostrar que quer compromisso e veio para ficar. Só não vale exagerar e construir uma muralha em torno do coração.

LeãoInsatisfações com o emprego podem despertar um desejo enorme de buscar novos desafios. Avalie

os riscos para não se arrepender, mas foque em seus objetivos e corra atrás. Você terá facilidade para enxugar gastos e fazer sobrar um dinheirinho para a poupança. Parentes mais velhos podem ter grande influência em suas decisões. Nas amizades, a agitação deve aumentar na segunda semana. Procure relaxar mais, sem sobrecarregar seu organismo com excesso de trabalho ou preocupações. Na relação amorosa, alguns astros vão despertar sua possessividade .Controle-se para não exagerar nos mimos nem sufocar quem ama com ciúme e cobranças. Na paquera, se estiver a fim de alguém, fará tudo para demonstrar seu interesse.

Page 61: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 61

PeixesMostre sua força de vontade no trabalho. Se está em busca de emprego, espalhe currículos. Pode

ter ótimos resultados em entrevistas e concursos. A grana pode surgir de onde você nem imagina, inclusive ganho de causa na Justiça. Você contará com ótima resistência física. Se fizer um tratamento, terá disciplina para seguir as orientações médicas. Bom período para falar do futuro, ouvir as ideias de seu par e definir planos para o casal. Prepare-se para um mês bem movimentado na paixão. Saia com a turma ou com parentes e conheça gente nova. Aposte em papos animados para revelar seu charme e mostrar a ótima companhia que você é. Paquera que começar numa viagem ou com alguém de outra cidade promete fortes emoções.

AquárioVontade de aprender e progredir fará você se destacar ainda mais no emprego. Você precisa

ter pulso firme para controlar os gastos se não quiser ter problemas. Ótimo astral para curtir a família. Nas amizades, sua lealdade será invejável. Desacelere! Se respeitar os limites do seu corpo, nada abalará sua saúde. O Sol vai deixar seu signo exigente e um tanto possessivo nas primeiras semanas. Cuidado para não assustar seu par com cobranças, perguntas e cenas de ciúme. Controle suas emoções e evite brigar com quem ama por besteira. Se já está de olho em alguém, Vênus ajudará você a escolher as palavras certas, então, se sentir que é hora, declare-se! Se você ainda não tem ninguém na mira, será exigente na escolha.

VirgemVocê terá facilidade para aprender e sua garra vai agradar os chefes, com chance de promoção. Proteja seu

dinheiro ou pode ter prejuízos. O convívio com parentes e amigos será repleto de carinho, alegria e bom humor. Se quiser iniciar um tratamento ou mesmo uma dieta, a hora é essa, pois os astros vão duplicar a sua força de vontade. O romantismo tomará conta da união amorosa e você fará o que estiver ao seu alcance para ver a pessoa amada realizada e feliz. Plutão incentiva você a encerrar romances superficiais, curar velhas feridas e seguir em outras direções. O Sol avisa que pode ter ótimas surpresas em viagens, cursos ou passeios diferentes. Abra-se a novas oportunidades na paquera.

LibraMarte deixa seu signo cheio de iniciativa e disposição para o trabalho. A criatividade também será uma

ótima aliada. A grana anda curta e será preciso lacrar o bolso para não se enrolar com as despesas. Evite remoer o passado e cuidado para não ser exigente demais com os parentes. Nas amizades, vai preferir qualidade a quantidade: só os amigos leais e confiáveis terão sua atenção. Você estará mais sensível e as emoções vão influenciar bastante o seu organismo. O desejo de fugir da rotina e buscar novos estímulos para a relação será enorme e incentivará você a tomar algumas iniciativas para agitar o romance. Se estiver a fim de alguém, terá coragem e determinação de sobra para tomar a iniciativa e chegar junto.

EscorpiãoO mês anuncia novas e surpreendentes o p o r t u n i d a d e s profissionais para você. Mudanças totalmente

inesperadas podem ocorrer e alavancar o seu sucesso. Você vai lidar bem com dinheiro, terá facilidade para economizar e engordar a poupança. Tome as iniciativas e convide os parentes para sair da rotina. Na vida social, puxe papo, conheça pessoas

e divirta-se. Controlar a impaciência e o estresse ajudará muito a manter o seu bem-estar. Sintonia e proteção não vão faltar para a união do casal. Até o dia 6, Mercúrio facilitará o diálogo e as conversas serão esclarecedoras. Na paquera, olhe ao redor, pois o amor pode chegar de mansinho. Só não espere encontrar uma pessoa perfeita ou viver um conto de fadas.

SagitárioSeu pique para o trabalho será s i m p l e s m e n t e invejável. Mostre seus talentos, deixe tudo

em dia e busque soluções criativas para as tarefas. Com seu dinheiro, é hora de abrir mão de alguns luxos e prazeres se não quiser ficar no vermelho. Busque aconchego, carinho, mas não aceite interferências da família na sua vida pessoal. Nas amizades, você vai liderar a turma. O Sol renova suas energias e dificilmente você terá problemas com a saúde, mas não exagere. Romantismo e sensualidade darão um tempero delicioso à união. A partir do dia 7, seu bom humor ganhará reforço e vai contagiar quem ama. Seu charme vai brilhar com força total e você fará sucesso absoluto nas paqueras. As estrelas indicam novidades e surpresas deliciosas.

CapricórnioVocê terá enorme facilidade para agradar e convencer as pessoas, garantia de sucesso com clientes, colegas

e chefes. Se enxergar uma oportunidade de aumentar seus ganhos, você usará toda determinação que puder para isso. Você vai cobrir a família de atenção e carinho, mas também pode querer impor as suas vontades. Evite atritos, ok? Na vida social, vai escolher a dedo as suas companhias. Você vai encarar a vida com otimismo, o que fará super bem à sua saúde. Descontração e bom humor serão as marcas do romance. Viagens e estudos a dois farão o casal evoluir ainda mais. Tomará a iniciativa nas paqueras. Papos descontraídos e inteligentes serão o primeiro passo para a conquista.

Horóscopo Mensal Maio de 2014 Por João Bidu

Page 62: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PG 62 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

DELIVERY

DISK EMBALAGENS:3721.5010

Grátisa partir de R$ 100,00

Embalagens DiversasDescartáveis em GeralProdutos de Limpeza

Vendas on line: www.kingembalagens.com.br Av. Corifeu de A. Marques, 1.013 - Butantã

Serviços

Page 63: Leve & Leia Maio 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 63

Vendo Moldes de soproFrascos em PET de Embalagens

para Cosméticos

Quantidade: 25 Moldes

Valor: R$ 6.000,00 cada molde

Falar com Carlos/Jacqueline

Cel.: 11 7703.8712 Nextel

[email protected]

Serviços

Page 64: Leve & Leia Maio 2014

Nas compras acima de R$ 8.000,00 reais ganhe de brinde uma

coifa de 600 cm.

(*) Promoção valida enquanto durar o estoque - instalação por conta do cliente .

(11) 4551-9222 | 4551-9111 | 98940-1774Rua dos Manacás, 228 - Granja Viana - Cotiapróximo a churrascaria BEM-TE-VI - Km25 da Rod. Raposo Tavares

Mande a planta de sua casa ou apartamento para [email protected]

Cozinhas • Dormitórios • Home Theaters Home Offices • Banho • Área de Serviço

Integrados

O DESIGN EUROPEU COM A PRECISÃO ALEMÃ

8Anos de Garantia de Fábricacom Certificado

www.fingerdagranja.com.br

finger_maio_4.indd 1 28/04/2014 12:12:40