leve e leia fevereiro 2015

64
Ano 8 - N o. 123- Fevereiro 2015 - www.leveleia.com.br R$ 2,99 Um Jeito Gostoso de ser Leve Chegou o momento da decisão: ficar com o bebê ou retomar a carreira? Nem sempre é fácil, mas dá para enxergar melhor o futuro se analisar o presente com o pé no chão. Competência técnica ou comportamental: o que é mais importante na hora de conquistar um emprego? Numerologia: Mês para aproveitar as boas oportunidades da vida e do amor L eve & Leia ® E agora? Psicoterapia, massagens, pilates e dieta são aliados importantes contra a obesidade Dieta detox faz bem para a fertilidade feminina a licença maternidade acabou

Upload: editora-sunshine

Post on 07-Apr-2016

258 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Revista Leve e Leia edição Fevereiro 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Leve e Leia Fevereiro 2015

Ano 8 - No. 123- Fevereiro 2015 - www.leveleia.com.br

R$ 2,99

Um Jeito Gostoso de ser Leve

Chegou o momento da decisão: ficar com o bebê ou retomar a carreira? Nem sempre é fácil, mas dá para enxergar melhor o futuro se analisar o presente com o pé no chão.

Competência técnica ou comportamental: o que é mais importante na hora de conquistar um emprego?

Numerologia: Mês para aproveitar as boas oportunidades da vida e do amor

Leve & Leia®

E agora?

Psicoter

apia,

massagen

s, pila

tes e

dieta

são aliados im

portantes

contra

a

obesidade

Dieta detoxfaz bem para afertilidade feminina

a licença maternidade acabou

Page 2: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 2 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizar

Page 3: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 3

Água: sempre é tempo de economizar Água: sempre é tempo de economizar

Page 4: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 4 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizar

05 ..............................................Editorial

06 ............................. Camargo Escreve

08 ....................... Capa: Competências

10 ..................... Vida Saudável: Inhame

11 Uma abordagem para a obesidade

14 .......... Dieta detox para a fertilidade

16 ....... Acabou a licença maternidade

20 .......Se organize nesse início de ano

21 ..................... Você pode se reciclar!

22 ......Atenção aos acidentes oculares

24 .........Destino: Castelo Park Aquático

26 7 dicas: estimulando o aprendizado

28 ....... Reinvente-se, e faça acontecer

30 ................... Visite: Parques Estaduais

32 ..........Ano novo, promessas antigas?

36 ............Tendência: o “Lumbersexual”

38 ..................................... Numerologia

40 .............................................Receitas

50 ...................Moda: Chique e Fashion

60 ............................ Horóscopo Mensal

62 ....................................... Vida Animal

Anuncie:4108.1691 4112.7723 Expediente

Leve & Leia Ano 8 – Nº 123 Fevereiro 2015

Comercial:Gleiva Vilela

[email protected]

Colaboradores nesta edição:Carlos Camargo, João Bidu,

Delfina Manente, Alessandra Vieira Martins, Eduardo Shinyashiki,

Christian Barbosa, Eduardo Ferraz,Heloísa Capela, João Guilherme S. Ometto,

Lorraine Dias, e Ariovaldo Caodaglio.

Redação:Carlos Camargo

MTB.: Reg [email protected]

Arte:Albert J. H. Huber

[email protected]

Assinaturas: 11 4108 - 1691

[email protected]

Atendimento ao leitor:11 4112.7723

O Leve & Leia é uma publicação da Editora Sunshine.

Abrangência:Butantã, Osasco, Lapa,

Vila São Francisco, Parque dos Príncipes,

Morumbi, Granja Viana.

Distribuição: veja nowww.leveleia.com.br/

distribuição e abrangência

Observação: O Leve & Leia não se responsabiliza por conceitos emitidos

em artigos assinados, que são de responsabilidades de seus autores e nem pelo conteúdo de anúncios ou espaços

publicitários.

*A inclusão do nome de colaboradores neste expediente não implica em vínculo

empregatício de qualquer natureza.

Foto capa: © Raul Bercht

Índice

50

36

11

16

60

Page 5: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 5

Água: sempre é tempo de economizar Água: sempre é tempo de economizar Editorial

Ao contrário da crença brasileira que o ano só começa depois do Carnaval, muitos entraram em 2015 a todo vapor e com boas perspectivas. Aliás, começar qualquer coisa de forma positiva é o primeiro passo que nós empreendedores devemos praticar para ter sucesso nesse mercado inconstante e cheio de obstáculos chamado Brasil.

Começamos o ano com dois problema sérios: água e luz.E a nossa vontade de saber: Vai continuar faltando luz? Vai continuar faltando água? O que deveria ter sido feito e não foi? Por que chegamos a essa situação? E agora, o que fazer?

Pesquisas recentes nos jornais mostram os números que cada aparelho consome de energia, e consequentemente de água; enquanto o assunto toma contornos po-líticos com os partidos culpando uns aos outros pelos problemas, a nós, consumi-dores, só resta uma saída: economizar.

Mas falemos de momentos doces e gostosos - nossa capa desta edição traz uma criança linda que nos inspira a vida, alegria, esperança, paz - que nos encoraja a continuarmos lutando com todas as nossas forças por um mundo melhor, mais harmonioso e de igualdade. Para muitas mamães após o término da licença ma-ternidade, é o momento da decisão - ficar com o bebê ou retomar a carreira? Espe-cialistas dão algumas dicas para analisar o momento e descobrir a melhor maneira de resolver esta questão: se você estiver antenada com o mercado e com sua atual situação, tudo sempre dará certo, seja qual for a sua escolha.

Fertilidade: um assunto que a cada dia está mais presente na mídia, de uma forma geral. E não são mais somente notícias sobre a gravidez de alguém conhecido, mas infelizmente está cada vez mais comum o desafio de casais com dificuldades para ter filhos. O Dr. Assumpto Iaconelli Jr. fala sobre o importante papel do selênio na fertilidade feminina - antioxidante natural, o selênio é encontrado em alimentos ricos em proteínas, como carne vermelha, frutos do mar e oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, avelãs etc.), e é fundamental para o bom funcionamento do organismo – especialmente para aumentar a imunidade e equilibrar a produção de hormônio da tireoide. Chama atenção especial para sua capacidade de desintoxicar o corpo dos agentes químicos agressivos. Saiba mais sobre isso na página 14.

Explorando mais o tema da saúde, entrevistamos Myriam Habib que há mais de 32 anos atua como psicoterapeuta na área de estética com uma abordagem diferente, eficaz e interessante sobre a obesidade, que, segundo pesquisas, avança a cada dia e atinge as camadas mais jovens da população.

A Leve & Leia de fevereiro destaca para você, assuntos importantes para o ano que se inicia com a volta as aulas, à rotina e às correrias do dia a dia.

Selecionamos para você querido leitor, um verdadeiro desfile de serviços e produtos da região Oeste onde a qualidade e o atendimento estão sempre em primeiro lugar.

Bom mês a todos, sucesso!

Fevereiro de esperanças

“Só nos damos conta do valor da água quando ela não cai ao

abrirmos a torneira!Marcos Costa De Siqueira Joao

© G

eorg

es K

yrill

os |d

ream

stim

e.co

m

Gleiva Vilela

Page 6: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 6 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizar

Carlos Camargo Escreve

Cultura

Recentemente foram divulgados dados sobre a expectativa de vida do brasileiro, que orientam o planejamento do governo sobre serviços e recursos para atendimento das necessidades desta população. E, para nós, importantes no agendamento de projetos futuros: Qual o tempo dis-ponível estimado para mim? Quais compromissos a atender? Sonhos a realizar? Livros a escrever?

Os recentes dados divulgados referem-se a 2013 e indicam a melhoria da nossa expectativa de vida que passou de 74,6 em 2012 para os atuais 74,9. No aspecto social global, maravilha. Pelos jovens da minha família, netos e bisnetos, que isso se prolongue ainda mais. Pelos filhos, parabéns, ganham mais tempo. E para mim?

Bem, ai é diferente. Já cheguei ao além... Além deste tempo. Pelos da-dos oficiais a minha expectativa de vida futura já acabou. Estou pagando juros! Mesmo regionalizando, SP tem expectativa de 77,2 anos, eu já fui. Mas não estou preocupado com isso, minha preocupação é que eu ainda não fiz as malas.

Neste tipo de viagem o fazer as malas não é juntar as coisas para le-var, ao contrário, é se desfazer das coisas. Para onde se vai, não se leva nada, nem o corpo, que isso é carga para funcionários da funerária que, no meu caso, são funcionários do crematório. Não se leva nem o espírito, mesmo que seja “de porco”, porque ele vai antes, subindo aos céus em seu jatinho particular à procura do seu lugar.

O desfazer das suas coisas, dos seus bens, não é fácil. Cada coisa que você junta em vida teve alguma razão para você guardar, então como vai deixar? Pra quem? Foi para você que significou algo, não para outro alguém. Lembranças? Morto não tem lembranças, se não tem nem vida, como teria lembranças? Ao morrer, você é o primeiro a se esquecer.

O retrato do casamento? Você está esquecendo o que esta velha já aprontou? Sei, sei... Sei que você a ama, sei que ela o ama. Sei mais, sei que ela gostaria de ir com você, mas não pode. Não existe caixão de casal. Vocês contrataram serviços de cremação para cada um, não para os dois e, pelo que eu sei, na churrasqueira do crematório não cabem dois ao mesmo tempo. De mais a mais, depois de tê-lo aguentado vivo todos estes anos, não acho que sua velha vai querer te aguentar também depois de morto? Justo quando ela, finalmente, poderá descansar? Nem em pesadelo!

Vai logo desfazer suas malas, você não, mas elas vão continuar vivas e podem ser úteis para outras pessoas. Vai logo porque agora é oficial, o IBGE informou que seu tempo já está esgotado. Vai logo, antes que alguém venha cobrar seu tempo extra.

PREPARANDO A VIAGEM

© A

vava

|dre

amst

ime.

com

Page 7: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 7

Água: sempre é tempo de economizar Água: sempre é tempo de economizar

Page 8: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 8 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizarCapa

Competência técnica ou comportamental:

© P

hoto

gra

phe

rlond

on |d

ream

stim

e.co

m

Page 9: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 9

Água: sempre é tempo de economizar Água: sempre é tempo de economizar Capa

Através do seu comportamento o ser humano expressa características da sua personalidade, mesmo que de forma inconsciente. Antigamente, demonstrar sentimentos não era bem visto no ambiente de trabalho, especialmente se a demonstração partisse de funcionários do sexo masculino.

Esses tinham que se mostrar duros na queda. Capazes de manter o equilíbrio emocional em qualquer circunstância e dar de ombros para a pressão diária para atingir resultados. Já para as mulheres, consideradas mais suscetíveis a emoções e sentimentos, havia certa complacencia.

A verdade é que o mundo corporativo vem exigindo cada vez mais pessoas com caracteristicas comportamentais que favoreçam um ambiente de trabalho dinamico e equipes harmoniosas, que consigam mesmo em meio às divergências, encontrar as melhores soluções e conquistar com entusiasmo os melhores resultados.

A habilidade de relacionar-se no ambiente de trabalho se faz necessária e precisa ser valorizada tanto quanto as competências técnicas. Geralmente, quando vai participar de um processo seletivo, o candidato se prepara para falar sobre suas habilidades técnicas, mas o comportamental está sendo observado desde o aperto de mão.

Perguntas como: “Quais são seus principais defeitos e como você lida com eles?” e “Você prefere trabalhar sozinho ou em equipe?”, são muito comuns nas entrevistas de emprego. Sendo assim, é importante se conhecer e saber quais são as características mais (e menos) marcantes da sua personalidade para não ser pego de surpresa.

Algumas competências comportamentais estão em alta no mercado de trabalho e podem fazer total diferença quando o selecionador fica em dúvida entre um candidato e outro. São elas:

Autoconhecimento: para aprimorar suas competências, o profissional não deve esperar a iniciativa da empresa. Ele é o principal responsável pelo seu desenvolvimento e precisa buscar ferramentas que o auxiliem nessa tarefa.

Compartilhar ideias e conhecimentos: trocar conhecimentos, ideias e valores é uma atitude esperada e apreciada por gestores. Compartilhar é a melhor forma de aumentar o potencial da equipe.

Otimismo: otimismo interessa a todo mundo. Pessoas otimistas enxergam uma gama de possibilidades, mesmo em situações adversas. São perseverantes e contribuem para deixar o ambiente mais leve e agradável.

Flexibilidade: ser capaz não só de aceitar mudanças, mas também de se adaptar. Ser flexível é ter a mente aberta para aceitar opiniões e se reinventar diante das necessidades.

Trabalho em equipe: trabalhar em equipe não é apenas trabalhar em conjunto, requer compartilhamento de conhecimentos e ideias. A interação da equipe favorece também a capacidade de agregar valor e de gerar confiança.

Inovação: inovar é sempre importante para o desenvolvimento da empresa. Buscar e sugerir soluções e alternativas é essencial para oferecer aos clientes diferenciais competitivos.

Comunicação: praticar e valorizar a comunicação é fundamental para o trabalho em equipe. Falar e escutar na hora certa (bom senso e observação) também é importante para manter um ambiente de trabalho agradável e produtivo.

Administrar conflitos: é importante saber lidar com os conflitos. Além das divergências com os colegas de trabalho, é preciso saber lidar com clientes difíceis. É preciso desenvolver a habilidade de conversar, argumentar e principalmente conciliar.

Assertividade: uma pessoa assertiva tem habilidade para expressar ideias, posicionamentos e até mesmo emoções. Através da assertividade é possível evitar conflitos desnecessários que geralmente afetam negativamente a rotina.

Ética: profissionais éticos e que valorizam a integridade, são desejados por empresas que desejam ver seus valores respeitados e propagados. Disposição para aprender: é essencial ter vontade e iniciativa de se manter continuamente atualizado, buscar informações da sua área de interesse e conhecimentos gerais. Vale lembrar que a capacitação não se limita às atividades acadêmicas. É fundamental saber aproveitar as oportunidades de aprendizado que o dia a dia no ambiente de trabalho proporciona.

Inúmeras habilidades comportamentais são desejadas por dez entre dez selecionadores, mas a que traduz melhor o que as empresas realmente buscam é a capacidade de se comprometer. Comprometer-se com seu trabalho e com os resultados derivados dele, comprometer-se com o futuro que está criando para si e para seus colegas de trabalho e comprometer-se também com os valores e objetivos da empresa.

O comprometimento contribui para o fortalecimento e desenvolvimento da empresa, bem como ao seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional. É muito mais do que “fazer porque é sua função”. Comprometer-se é assumir as responsabilidades daquilo que se faz, é dar sempre o “algo mais”, é colocar emoção, buscar os melhores recursos e, as melhores alternativas.

Quem se compromete experimenta o trabalho como ele é e com tudo que ele pode oferecer, com seus altos e baixos, alegrias e tristezas, realizações e fracassos. Certamente os resultados colhidos serão enriquecedores e surpreendentes!

Alessandra Vieira Martins é gestora de recursos humanos e gerente comercial na Perfil Humano RH, empresa especializada em recrutamento e seleção. www.perfilhumanorh.com.br

Por Alessandra Vieira Martins

o que é mais importante na hora de conquistar um emprego?

Page 10: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 10 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizar

Há muito tempo, o inhame tem sido usado na cura de diversas doenças.

Ele é um excelente depurativo do sangue e nos protege também de doenças transmitidas por mosquitos como a malária, dengue e febre amarela.

E muitas mulheres usam com sucesso o inhame para tratar dos males da TPM, pois ele alivia os sintomas e regula o fluxo menstrual.

O inhame contém fósforo, ferro, cálcio, vitaminas B1 e B5. Ele fica delicioso em caldos, sopas e tem uma textura muito gostosa.Valor calórico: 100gr de inhame nos fornece 70 calorias.

Ajuda no controle de pesoOs hidratos de carbono e a fibra do inhame retardam a taxa com que os açúcares são liberados e absorvidos pela corrente sanguínea. Além disso, por ser rico em fibras, quando ingerido dá uma sensação de saciedade. E mais uma vantagem, o inhame é uma boa fonte de manganésio, um mineral que ajuda no metabolismo dos hidratos de carbono e é um cofator de várias enzimas importantes na produção de energia e de defesas antioxidantes.

Limpa o sangueÉ um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século, já se usava elixir de inhame para tratar sífilis.

Reduz o risco de doença cardíacaO inhame é uma boa fonte de vitamina B6. A vitamina B6 é necessária para o corpo a eliminar uma substância chamada homocisteína, que pode danificar as paredes dos vasos sanguíneos. Uma ingestão frequente de vitamina B6 reduz o risco de doença cardíaca. O inhame é uma boa fonte de potássio, um mineral que ajuda a controlar a pressão arterial. A baixa ingestão de alimentos ricos em potássio, especialmente quando combinada com uma alta ingestão de sódio, pode provocar hipertensão.

Fortalece o sistema imunológicoOs médicos orientais recomendam comer inhame

para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico.

Ajuda contra espasmosSeus usos tradicionais incluem o tratamento de cólicas, espasmos musculares, asma. As suas propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias tornam-no útil para tratar cãibras no estômago.

Ajuda sintomas na menopausaMuitos consumidores têm encontrado produtos de inhame selvagem ou de extratos de inhame selvagem no mercado, como substâncias que podem ajudar a proporcionar uma alternativa natural para reposição hormonal em mulheres que tenham atingido a idade da menopausa. Muitos desses produtos são fornecidos na forma de cremes que podem ser aplicados topicamente. Também gostaríamos de acrescentar algumas informações sobre o inhame e a vitamina B6. A vitamina B6 tem sido um suplemento popular que diz respeito à síndrome pré-menstrual (TPM) em mulheres, especialmente em conjunto com a depressão que pode ser desencadeada pela TPM. Uma xícara de inhame em cubos cozidos contém 15,5% do valor diário da vitamina B6 e, por isso, consideramos o inhame como uma “boa” fonte dessa vitamina.

Sugestões de consumo:SucoIngredientes1 maçã, 1 limão, 1 inhame pequeno ou metade de um médio da variedade conhecida como japonês ou paulista.Meio litro de água.Se quiser adoçar, use mel ou açúcar mascavo.

PreparoEsprema o limão, pique o inhame e a maçã.Bata tudo no liquidificador e sirva com ou sem gelo.O suco pode ser consumido diariamente.

(Se der coceira nas mãos na hora de descascar, passe um pouco de óleo ou lave com água bem salgada e não use esse inhame, pois ele não serve para ser consumido cru.)

Salada de InhameRale um inhame cru e tempere com sal marinho e limão ou com molho de soja.

Purê de inhame - Depois de cozinhar os inhames no vapor ou na água, solte a casca e amasse com um garfo; junte um pouquinho de manteiga e de sal marinho, ou molho de soja, e misture bem. Só precisa ir ao fogo de novo se for para esquentar.

Engrossando o caldo - Cozinhe um ou dois inhames junto com o feijão. Eles desmancham e o caldo fica bem grosso.

Fontes: Cura pela natureza, Sua saúde, Vida Saudável

As maravilhas que o inhame pode fazer por sua saúde Da Redação

Vida saudável

Page 11: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 11

Água: sempre é tempo de economizar Água: sempre é tempo de economizar Saúde & Beleza

Psicoterapia, massagens, pilates e dieta são aliados contra a obesidade

Da Redação

Enquanto alguns países admitem que a obesidade já toma contornos de epidemia, em outros o problema ainda nem é considerado de saúde pública. A obesidade avança a cada dia e atinge as camadas mais jovens da população. Enquanto isso, vemos surgir dietas diferentes a cada semana. Sem fazer muito esforço podemos

lembrar das mais recentes: a dieta dukan, detox, dos pontos, da proteina, da ... muitas prometem resultados a curtíssimo prazo, outras são menos radicais.A maioria das pessoas já fez pelo menos uma dieta na vida, e concorda que há um denominador comum em todas as tentativas: após atingir o peso desejado e ter parado a dieta, a pessoa voltou a engordar. Porque não se consegue completar a “reeducação alimentar” apenas com a dieta? Entrevistamos Myriam Habib, que há mais de 32 anos atua como psicoterapeuta de grupo, e hoje faz um trabalho voltado para sobrepeso e obesidade no Instituto Kora através de atendimento multidisciplinar integrado.

Leve & Leia: Porque a obesidade aumentou tanto?Myriam Habib - “A indústria alimentícia, aliada à propaganda estão muito ligados à questão do aumento de obesidade. Estudos mostram que a combinação de gordura, açúcar e sal ativa uma área do cérebro que somente opiáceos (morfina e ópio) ativam. Portanto, geram dependência química, e transformam os alimentos a ponto de os tornarem altamente palatáveis. Isto é feito visando apenas o aumento de consumo, produzindo um alimento muito engordativo e de baixa qualidade alimentar. Existem muitos alimentos “prontos” que apresentam essa combinação em sua composição. A propaganda sem controle é muito prejudicial também. Associar, por exemplo, um “Danoninho a um bifinho”, tem uma enorme repercussão. A propaganda, que deveria ser informativa, deixa de cumprir seu papel e fica a serviço de aumentar o consumo. Não se come para se alimentar, se come para ser feliz! Alie a esses fatores a falta de atividade física, má alimentação, stress, e está aí a explicação pelo aumento da obesidade a nível mundial, inclusive em países menos desenvolvidos. O custo mundial da obesidade é de 2,8% de tudo que a economia global produz. Se a tendência se mantiver, 50% da população mundial sofrerá de sobrepeso até 2015. Hoje, 2,1 bilhões de pessoas são obesas ou tem sobrepeso, 250% a mais que os subnutridos, isto porque a obesidade avançou nesses países”.

Leve & Leia: Diante desse quadro, que tipo de dieta você recomenda?Myriam Habib - “A escolha da dieta que um paciente faz é baseada em um objetivo deste paciente. Este objetivo pode ser consciente ou não. Há dietas que prometem um emagrecimento rápido. São as dietas muito restritivas. O paciente que escolhe este tipo de dieta, em geral, o faz porque quer emagrecer rápido para poder depois voltar a comer (muito). Sim, você pode estranhar isto, mas é o pensamento inconsciente que está por trás de se fazer uma dieta assim. Há dietas em que você não reduz o volume daquilo que come, mas muda a qualidade dos alimentos. Nestas dietas, o paciente também vai reengordar, porque ao voltar a ingerir os alimentos proibidos, como não transformou o volume do que come, volta a engordar. O fato é que as pessoas que tem uma questão com a comida não querem ou não conseguem abrir mão do que comem. Emagrecer não é simplesmente parar de comer. É muito mais do que isto. Emagrecer é resolver um sintoma. E sintoma não depende apenas de esforço ou de força de vontade. Um sintoma necessita de tratamento, e no caso, de tratamento psicológico. Precisa ser olhado com atenção e por especialistas. Na maioria das vezes, a obesidade não é um problema alimentar e por isto fazer dieta não resolve, há que se olhar para tudo isto com outros olhos.”

Leve & Leia: Você poderia explicar melhor esse “sintoma”? Myriam Habib - “Pedir para pessoas acima do peso que parem de comer é como pedir a alguém que tem fobia para deixar de ter medo. Estar acima do peso é um sintoma e deve ser tratado e respeitado como tal. A pessoa que come muito encontrou um equilíbrio com isto. Um sintoma sempre representa uma solução escolhida. Só que a solução que o sintoma dá é uma solução que traz junto com ela um desconforto. Não adianta ir contra o sintoma. Quando fazem isto, as pessoas obesas conseguem ficar um tempo se restringindo mas depois reengordam. Isto prova que o problema foi mal resolvido. E se o problema foi mal resolvido, o culpado não é o obeso. É a solução que ele achou que não foi adequada para o seu caso, deixando-o na maioria das vezes com a auto-estima abalada e sem vontade de começar um novo processo para emagrecer. A gordura é um sintoma muito visível, o que agrava ainda mais esta dinâmica. Tem pessoas com sintomas seríssimos, mas como não são visíveis, parece que os únicos que tem problemas são os obesos.”

A obesidade está se tornando um problema endêmico no mundo todo. Com base nas estatísticas atuais, calcula-se que em

2050 um terço de todos os homens e a metade das mulheres serão obesos.

Da Redação

© P

atric

k |d

ream

stim

e.co

m

Page 12: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 12 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizar

“ as pessoas comem por motivos que na maioria das vezes não estão

relacionados a se alimentar ”

Leve & Leia: Você está dizendo que a obesidade não é um problema alimentar?Myriam Habib - “Alguns indivíduos utilizam o alimento como objeto das relações pessoais. A consequencia dessa relação é que o alimento perde seu papel essencial de nutrição, passando a servir como instrumento que alivia os sofrimentos emocionais de ansiedade, medo, depressão, rejeição, raiva, entre outros. Quem tem uma questão com a comida não consegue abrir mão de comer. Há que parar de pedir às pessoas acima do peso que parem de comer, porque isto não é justo e as colocam em uma situação que acaba gerando depressão”.

Leve & Leia: Então você concorda que “fazer dieta engorda”?Myriam Habib - “As pessoas que falam isto são em geral as magras. Quem faz dieta? Uma pessoa com excesso de peso ou obesa, certo? Porque ela engorda? Porque ela tem uma questão com a comida que ultrapassa a questão alimentar. E como sua verdadeira questão não é tratada, fica parecendo que dieta engorda.Mas também é verdade que fazer dietas muito restritivas alternadas com excessos alimentares faz mal à saúde. É de conhecimento medico que dietas muito restritivas podem levar à compulsão. O objetivo de nosso trabalho é que o paciente obeso que emagreceu nunca mais faça dieta. Isto é possível”.

Leve & Leia: De onde veio a idéia de desenvolver um atendimento multidisciplinar para as pessoas acima do peso?Myriam Habib -- “O que acontece, é que a abordagem feita para tratar a obesidade está equivocada. Trata-se da obesidade com parâmetros médicos enquanto que é uma doença psíquica. É como procurar algo no lugar errado. Se, por exemplo, você dá várias batidinhas no seu carro porque ele tem um problema no freio, não adianta levar o carro no funileiro com a esperança de que não vai mais bater, porque de fato o problema não foi resolvido. Com a comida é igual. A pessoa que come muito tem um problema no freio. Ela não dá conta de frear este impulso. E, na maioria das vezes, não adianta fazer dieta achando que a dieta vai resolver o problema. O terrível deste equívoco no entanto recai sobre quem? Quem é que carrega o ônus do fracasso na busca pela magreza? A sociedade? O médico? Não! É o próprio paciente, que além de não conseguir emagrecer ou se manter magro, ainda carrega o onus de se sentir e ser tachado como fracassado, desleixado e sem força de vontade.A obesidade prejudica a saúde, sim, mas seu tratamento tem que contemplar o trabalho conjunto de psicólogos e nutricionistas. E é esta nossa proposta: aliar o trabalho referente à nutrição com um trabalho de base de psicoterapia. O lema no Kora é fazer a última dieta da vida, emagrecer e se manter para nunca mais precisar voltar a fazer dieta. Uma pessoa magra não faz dieta, não é necessario “dietar” para se manter magro. E nosso plano alimentar é pensado com este enfoque. A dieta tem 5 fases, e a pessoa gradativamente aprende a se alimentar. E isto, é claro, é combinado com um trabalho psicoterápico com enfoque na questão alimentar. Os atendimentos são em grupo, o que potencializa e acelera o processo. Os encontros são muito ricos e sempre muito interessantes”, complementa Myriam.

Leve & Leia: Como funciona o sistema Kora?Myriam Habib – “Eu gosto de uma analogia que é possivel ser feita entre o funcionamento de uma pessoa acima do peso e a linguagem do computador. Pode-se dizer que uma pessoa que tem uma questão com a alimentação tem 3 virus em seu arquivo: o vírus da quantidade do que come, o da qualidade do que come, e o da frequencia em que come. Temos que fazer um trabalho para remover estes 3 virus. Também temos que mudar o nome do arquivo. Não será mais o arquivo “comer”, mas sim o “alimentar-se”. Comer deve se tornar algo mais trivial e não tão fundamental. Este trabalho é acompanhado de uma dieta elaborada especificamente para a manutenção. Não é uma dieta apenas para emagrecer. É uma dieta para se manter e nunca mais precisar fazer dieta. Sair do círculo vicioso infernal de muitas pessoas que fazem longos períodos de restrição alimentar alternados por episódios de muita comilança, e de muita ginástica para compensar a comilança. Este círculo vicioso tem de acabar porque ele também foi instaurado com o motivo inconsciente de comer muito. Nosso trabalho tem uma grande ênfase nos aspectos psicológicos que levam a pessoa a comer excessivamente. E é na ausência da comida que aparecem as questões que estão por trás do comer muito. Estas questões precisam ser trabalhadas. Eu costumo dizer para meus pacientes que vamos colocar o pensamento no lugar do impulso de comer. Para sustentar a magreza, o ato de se alimentar tem que ser tranquilo, e não uma batalha. O objetivo do trabalho psicoterápico é transformar o comer que está super investido. As pessoas comem por muitos motivos que não estão relacionados a alimentar-se; e é isto que engorda. Enquanto o comer for para aguentar coisas que estão difíceis, a pessoa não muda o que está difícil, não resolve seu problema, e acaba criando outro, que é o excesso de peso... Comer muito é um vício, um vício é um hábito mecânico repetitivo, automatizado. Há que se transformar o vício numa virtude, e ao invés de carregar 3 vícios, teremos 3 virtudes: comer saudavelmente, regradamente e suficientemente. E as questões psicológicas, agora elaboradas, abrem o horizonte de um novo destino.”

Saúde & Beleza

Page 13: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 13

Água: sempre é tempo de economizar Água: sempre é tempo de economizar

Vejam o que dizem alguns de seus pacientes:“Pra mim, foi fundamental perceber se sou eu que mando na comida ou se é ela que manda em mim. Eu domino a comida ou ela me domina? Quando vejo que a comida me domina, dou um jeito e não deixo! Isto fez muita diferença pra mim!” - C.L (emagreceu 8 quilos)

“Eu fiz terapia a vida inteira, Freudiana, psicanálise. Nossa, se eu tivesse começado no Kora antes! Quanto tempo teria ganho. Este negócio de terapia de grupo é muito bom. Eu nunca podia ter imaginado.” - P.A (ainda não começou a dieta, mas já consegue controlar bem mais)

“Meu marido não entende porque estou no Kora. Ele fala que sou magra. Eu sou magra sim, mas tenho cabeça de gorda! Se eu como algo eu fico depois malhando durante horas. Sei que tem algo errado, e aqui encontrei o meu lugar.” - E.S. (emagreceu 4 quilos, está quase na meta)

“Eu estou muito satisfeita de ter encontrado o Kora. O grande diferencial para mim são as terapias. Isto é novo, e isto é altamente necessário. Eu tenho uma grande intimidade com a comida, eu nunca achava que poderia abrir mão e conseguir o que estou conseguindo.” - S.M. (emagreceu 15 quilos em 3 meses).

“Eu fazia terapia individual, mas percebo que nunca realmente entrei no assunto, eu controlava muito a terapia, aqui estão aparecendo coisas que estão fazendo muito sentido para mim.” - G.B ( emagreceu 8 quilos)

“Eu já tinha perdido a esperança de conseguir emagrecer. Eu tinha desistido de mim. De noite, eu sentia muita angústia por estar muito gorda, mas de dia, a angústia ia embora e eu comia muito. Quando fazia dieta, sustentava 3, 4 dias, e ai reengordava tudo e mais um pouco. Resolvi então parar de fazer qualquer dieta. Foi um desastre. Engordei 16 quilos, além de todos os quilos de excesso que já tinha. Percebi que não daria certo não fazer nada. Procurei o Kora pensando em emagrecer somente uns 20 quilos, e não tudo que eu precisava. Estou no caminho, percebi que minha angústia se transformou em esperança. Tenho confiança de que vou conseguir porque estou abordando meu problema de forma que nunca fiz. Nunca alguém me ajudou a pensar ao invés de comer.” - M.L. de A. (emagreceu 15 quilos)

“Quando eu estava acima do peso, ou melhor, obesa, eu nunca me permitia comer algo que realmente gostasse. Parece absurdo, né! Mas é verdade. Eu sempre pensava que estava acima do peso e então não podia comer. Engordava de comer muito, mas não daquilo que gostava. Por exemplo, na Páscoa eu pensava: não vou comer ovo de chocolate porque estou gorda. E não comia. Outra coisa que também acontece com as pessoas acima do peso, é que elas comem, e negam para si mesmas que estejam comendo. Isto faz com que o comer seja quase que automático, sem um real desfrutar. Hoje, eu decido que vou comer. É um gesto assumido, pensado, consciente, e mais que tudo, permitido. Eu tenho posse do gesto. Escolho com cuidado aquilo que gosto, e como com o maior prazer, sem culpa e sem me esconder. Então a sensação é de que como muito mais doce agora que estou magra do que quando estava acima do peso”.M.H - emagreceu 50 quilos com a reeducação alimentar

Cada vez que ia comer algo que gostava como tapioca, bolo de aipim e sorvetes, eu pensava: quando emagrecer, eu como. Com este pensamento fiquei anos me privando de coisas que gostava de comer - conclusão: nunca comia o que gostava pelo simples fato de ter medo de engordar. Consegui fazer uma reeducação alimentar emagrecendo 12 quilos - descobri que posso comer tudo e hoje me alimento muito melhor. GNPV

“Eu numca comi tanto doce quanto agora que

estou magra”

Saúde & Beleza

Myriam Habib é psicóloga, formada pela PUCSP em 1983, psicanalista, psicodramatista, membro da IAGP (Internacional Association for Group Psychotherapy and Group Processes). Instituto Kora: 3501.3440

© P

atric

k |d

ream

stim

e.co

m

Page 14: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 14 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizar

Da Redação

Pesquisadores da Universidade de Adelaide (Austrália) comprovaram pela primeira vez o importante papel do selênio nas primeiras etapas da fertilidade feminina. Antioxidante natural, o selênio é encontrado em alimentos ricos em proteínas, como carne vermelha, frutos do mar e oleaginosas (nozes, castanhas,

amêndoas, avelãs etc.), sendo fundamental para o bom funcionamento do organismo – especialmente para aumentar a imunidade e equilibrar a produção de hormônio da tireoide. Mas os estudiosos chamam atenção especial para sua capacidade de desintoxicar o corpo dos agentes químicos tão agressivos.

De acordo com Melanie Ceko, PhD em Química na universidade australiana, o selênio desempenha um importante papel no ovário, contribuindo para o desenvolvimento de folículos saudáveis – responsáveis pela produção de óvulos durante toda a vida fértil da mulher. “Já sabíamos da importância do selênio para a fertilidade masculina, mas agora estamos certos de que as mulheres também se beneficiam muito com esse antioxidante poderoso. Por outro lado, essa substância em excesso pode ser tóxica. Como a infertilidade é um problema significativo em nossa sociedade, precisamos de mais pesquisas para compreender exatamente como os níveis de selênio podem ser otimizados no sentido de aumentar as chances de gravidez.” Na opinião de Assumpto Iaconelli Junior, especialista em Medicina Reprodutiva e diretor do Fertility Medical Group, enquanto a ciência estuda o papel de substâncias como o selênio, é importante que as mulheres saibam avaliar se estão se alimentando corretamente ou não. Uma dieta inadequada, repleta de exageros e erros de julgamento

em relação a determinados alimentos, pode comprometer a realização do sonho de se tornar mãe. Principalmente quando essa mãe está em tratamento de fertilização assistida.

“Uma condição nutricional adequada é determinante para se alcançar uma função reprodutiva normal. O déficit nutricional representa um importante fator na maioria dos problemas associados à infertilidade. Ainda há poucos estudos relacionando os hábitos alimentares e a composição de massa corporal de mulheres que procuram tratamento especializado, mas já é possível afirmar que seguir uma dieta personalizada, elaborada de acordo com o perfil da paciente, pode aumentar em duas vezes as chances de ter uma gravidez bem-sucedida”, diz o médico.

De acordo com o especialista, pacientes que passaram a consumir mais alimentos integrais, frutas e vegetais, abolindo do cardápio tudo o que comprometia o bom funcionamento do organismo e a saúde como um todo, obtiveram sucesso mais rapidamente. “É a composição desses alimentos, como os minerais, aminoácidos essenciais e vitaminas antioxidantes que influencia muito positivamente o metabolismo, resultando numa resposta também muito positiva ao tratamento de fertilização”.

Mais do que adotar uma ‘dieta detox’, o médico recomenda evitar o consumo de café, álcool, refrigerante, frituras, açúcar e sal em excesso. “Qualquer pessoa pode muito bem substituir esses alimentos por algo mais saudável, como aumentar a ingestão de água e de frutas no cardápio. Faz bem para a saúde, aumenta as chances de engravidar e faz muito bem para o bebê também”, afirma Iaconelli.

Dieta detox faz bem para a fertilidade

femininaDa Redação

Vida saudável©

Mar

y K

athe

rine

Wyn

n |d

ream

stim

e.co

m

Page 15: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 15

Água: sempre é tempo de economizar Água: sempre é tempo de economizar

Receita de Lentilhas com Especiarias

Esta receita leva uma combinação de cinco temperos que são maravilhosos tanto para acrescentar um toque diferente na comida rotineira, quanto dão um grande suporte para minimizar sintomas de TPM e outros desequilíbrios hormonais femininos, incluindo problemas com a fertilidade.

Você pode usar a variedade mais comum, marrom grande, ou também explorar outras variedades como a francesa, a rosa, e a beluga. Você pode também usar a pré-cozida, caso precise de mais praticidade. E pode usar a mesma receita para dar uma cara nova ao feijão de todo dia. Lembrando que as leguminosas também tem um efeito muito benéfico para os hormônios, a fertilidade, e para ajudar o corpo a lidar com o estresse.

Ingredientes1 xícara de lentilhas cozidas; 2 dentes de alho médios picados; ½ a 1 cebola pequena picada;1 colher de chá de canela em pó; 1 colher de chá de cúrcuma; ¼ de colher de chá de sementes de cominho; 1 colher de sopa de óleo de coco; 1 colher de sopa de vinagre de maçã orgânico;sal marinho não refinado a gosto; pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Modo de preparar:Em uma panela funda, esquente em fogo médio o óleo de coco e refogue as especiarias (canela em pó, cúrcuma, e sementes de cominho) até começar a soltar aroma. Acrescente a cebola, mexendo bem para incorporar os sabores, até quase começar a dourar. Acrescente o alho, refogue por 30 segundos, e adicione a lentilha. Refogue bem para incorporar todos os temperos, salpicando sal e pimenta. Diminua o fogo, e deixe cozinhando por alguns minutos, mexendo sempre e acrescentado um pouco de água ou caldo de legumes caseiro, se necessário.Desligue o fogo, e tempere com o vinagre de maçã, mexendo bem para as lentilhas absorverem o sabor. Sirva salpicando salsa ou coentro picados para dar mais sabor e mais saúde.Tempo de preparo: 5 min | Tempo de cozimento: 15 min | Serve 1 pessoa

“Todos os dias esse assunto de fertilidade parece estar na boca do povo. E não é mais somente notícias sobre a gravidez de alguém conhecido, como, infelizmente cada vez mais comum, também sobre os desafios de casais com dificuldades para ter filhos.

Quando falamos de fertilidade feminina, não estamos falando apenas de ovários e úteros capazes de fecundação, estamos falando de um organismo apto a gerar, desenvolver e sustentar essa vida nova vida sem detrimento da saúde que a carrega.Dessa forma, quando percebemos um corpo com dificuldades de engravidar, tempos que pensar que esse é apenas um sintoma de desequliíbrios mais profundos, tanto hormonais, quanto sistêmicos, tanto físicos quanto emocionais,” explica.

“A alimentação é ponto-chave e um bom ponto de partida para quando buscamos garantir ou melhorar nossa fertilidade. Claro que há diversas condições específicas que podem estar atrapalhando sua fertilidade, como miomas, endometriose, ovário policístico e ciclos não-ovulatórios, e questões emocionais, entre outros.

E todos eles podem se beneficiar de alimentos que apóiam o organismo na dinâmica hormonal. Acredito que os mais fáceis de incluirmos na nossa alimentação no dia-a-dia são os temperos. Não apenas eles trazem mais sabor e diversidade nos pratos que preparamos em casa, como são simples de levar quando comemos fora de casa,” completa.

Confira aqui alguns deles e seus benefícios para a fertilidade e para a saúde:

Canela: esse tempero tem sido apontado como um aliado importante na regulação dos níveis de glicose e insulina do sangue. Esse equilíbrio é fundamental para um sistema endócrino e uma produção de hormônios sexuais saudáveis.

Vinagre de maçã: além de também contribuir para harmonizar os níveis de açúcar no sangue, é um excelente depurativo do fígado, apoiando no processo de desintoxicação de toxinas ambientais, da alimentação e do excesso de hormônios, que são algumas principais causas da dificuldade de engravidar e da infertilidade. O orgânico é o mais recomendado.

Cúrcuma: tem inúmeros benefícios para o organismo por sua ação antioxidante poderosa, incluindo o combate aos danos causados pelo estresse e o excesso de cortisol. Além disso, tem ação direta na produção de progesterona, hormônio feminino responsável por manter o ambiente propício no útero para o óvulo fecundado se desenvolver.

Cominho: atua combinando os benefícios descritos acima, além do seu efeito de limpeza diretamente no útero, muito conhecido na tradição da medicina Ayurvédica.

Óleo de coco extravirgem: suas gorduras combinam ação antioxidante e antinflamatória, e são ingredientes essenciais para a produção de hormônios sexuais e seu equilíbrio no organismo.

Além de saborosos, especiarias e temperos também podem ser aliados no equilíbrio hormonal

Na fertilidade, o selênio contribui para o desenvolvimento de folículos saudáveis responsáveis pela produção de óvulos durante toda a vida fértil da mulher, porém, é preciso cuidado já que com excesso pode ser tóxico.

Precisa-se ainda de mais estudos em relação a quantidade apropriada.

A dieta detox entra como fator predominante nesse processo. Pacientes que con-somem alimentos integrais, frutas e vegetais apresentam melhores resultados. É

a composição desses alimentos, como os minerais, aminoácidos essenciais e vi-taminas antioxidantes que influencia o metabolismo, que resultam na resposta ao tratamento de fertilização.

Fonte: Dr. Assumpto Iaconelli Junior, médico ginecologista e obstetra, especializado em Reprodução Humana, diretor do Fertility Medical Group (www.fertility.com.br)http://www.melissasetubal.com.br

Vida saudável

Page 16: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 16 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizarComportamento

A licença maternidade acabou. E agora?

Chegou o momento da decisão: ficar com o

bebê ou retomar a carreira? Nem sempre é

fácil, mas dá para enxergar melhor o futuro se

analisar o presente com o pé no chão

Para muitas mulheres, a maternidade é um sonho. Mas, meses depois do bebê nascer, especialmente para aquelas que não deixam de lado a vida profissional, é hora de voltar à realidade.

São raras as mulheres que podem ou querem dedicar-se exclusivamente ao bebê. E, por estas razões, o fim do período da licença maternidade é motivo de muitas angústias, dúvidas e inseguranças, que, para a psicóloga comportamental Maria Aparecida das Neves, é uma fase pela qual todas passam.

“Não importa se a mulher ficou sem trabalhar quatro, seis ou oito meses – quando ela consegue emendar dois períodos de férias na licença maternidade. O sofrimento de ter que afastar-se do bebê é igual para todas”, afirma.

Para que este período de readaptação – e de acúmulo das funções de mãe e profissional – seja atravessado da melhor maneira possível, a psicóloga acredita que a palavra-chave é conforto. “A nova situação tem que deixar a mãe confortável para voltar ao trabalho. E isso se consegue quando a mãe sabe que seu bebê está em segurança e tem estrutura para ser cuidado na sua ausência”, defende.

Apesar de afirmar que “não existe manual, pois cada caso é único”, Maria Aparecida dá algumas dicas para quem está passando por esta situação:

Crie uma estrutura confiável: com isso, você saberá que a criança está em segurança e conseguirá trabalhar mais despreocupada. Entre uma creche, uma escolinha ou os cuidados de um parente, muitas vezes esta última é a melhor opção. “O inconveniente é que ele não vai conviver com outras crianças, mas isso só traz um benefício maior depois dos 3 ou 4 anos de idade”, diz.

Busque ajuda: para escolher com quem deixar a criança, vale pedir conselhos para outras mães, pessoas conhecidas, amigos e até o pediatra. “Visitar todos os locais e descobrir com qual deles você mais se identifica também é importante”, diz a especialista. Se a escolinha escolhida ficar perto de sua casa, mas longe do trabalho, é importante ter sempre alguém com quem contar para buscar o bebê em uma eventual ausência sua – seja por atraso no trabalho, no transporte etc.

© F

oto

Fern

and

o C

apel

lato

- w

ww

.fern

and

ocap

ella

to.c

om.b

r

Da Redação

Page 17: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 17

Água: sempre é tempo de economizar Água: sempre é tempo de economizar Comportamento

Amamente o quanto puder: mesmo que precise deixar mamadeiras prontas, faça-o com leite materno e ofereça o peito sempre que for possível. “A criança sempre vai procurar o aconchego do peito da mãe”, encoraja Maria Aparecida.

Entenda que os primeiros dias são um período de exceção: Logo depois de retomar a rotina de trabalho, a jornada dupla pode pesar. O cansaço é inevitável, graças às noites mal dormidas, a necessidade de ter hora para acordar, ao cansaço natural da jornada de trabalho somada às obrigações maternas. Mas, garante a psicóloga, esse período é passageiro e logo a rotina se normaliza.

Tenha uma boa conversa com seu companheiro: Explique, antes mesmo de voltar a trabalhar, que, quando isso acontecer, a divisão de tarefas será ainda mais fundamental para que você consiga dar conta de assumir os dois papéis: mãe e profissional. Faça uma lista de tarefas, peça ajuda e divida as responsabilidades.

Converse sobre o que vai acontecer com o bebê: por menores que sejam, as crianças entendem o que acontece ao seu redor. Antes de ocorrer essa mudança, converse com a criança nos dias que a antecedem, explicando o que vai acontecer, como será a nova rotina, quais serão os benefícios desse novo modelo. “Se a criança for um pouco maior, fale sobre como será divertido conhecer outras crianças, fazer amiguinhos, brincar na nova escola. E nunca deixe de dizer que, enquanto ela estará lá, você estará trabalhando, mas que voltará para buscá-la todos os dias”.

Tenha maturidade para enfrentar a situação: é normal que a criança chore nos primeiros dias ao se separar da mãe. Mas a mãe não deve mostrar tristeza ou arrependimento neste momento. “Muitas mães choram quando levam as crianças à escola e elas entram felizes. As mães sentem que seus filhos não as amam tanto, mas isso não é verdade. Se a criança não chora, é um bom sinal; significa que ela está preparada para enfrentar aquela situação”

........................................................................................................

Uma tendência conhecida como work at home moms, que já é forte na Inglaterra, no Japão, Canadá e nos Estados Unidos. Nesses países, atualmente há inúmeros blogs, sites e serviços feitos por e para mulheres

que mudaram o rumo profissional depois da maternidade. Entre as brasileiras, o movimento também vem ganhando corpo, já que a maioria das empresas não prevê horários flexíveis nem outros benefícios para as mães além da licença-maternidade. “A mulher moderna é cobrada para ser uma mãe presente, educadora competente e profissional eficaz. Tudo isso em tempo integral. E mais: não pode descuidar da aparência, precisa estar bem emocionalmente e ainda tem que ganhar dinheiro para ajudar no orçamento. Só que o suporte que recebe para exercer essas múltiplas funções não evoluiu quase nada”, analisa a psicóloga Sheila Skitnevsky-Finger, do Instituto Mãe Pessoa, que presta consultoria para quem está envolvida com o desafio de equilibrar filhos e carreira. Se você está sentindo essa pressão na pele, veja o que deve avaliar antes de tomar uma decisão.

Orçamento familiarUma coisa é certa: quando seu salário é indispensável para fechar as contas da casa, a decisão de correr o risco é mais complicada e exige um planejamento cuidadoso. Para a mulher que tem um parceiro com salário fixo, sem dúvida pode ser mais fácil deixar de trabalhar e curtir a maternidade, mesmo tendo que abrir mão de algumas comodidades. Tudo isso precisa ser analisado e, de preferência, conversado com seu marido. Benefícios concedidos“Em alguns países, como Canadá e Estados Unidos, trabalhar meio período

ou ir à empresa apenas duas vezes por semana já é realidade para quem tem filhos pequenos”, afirma Cristiana D. Baptista, planejadora financeira da Personal – Planejamento Pessoal e Financeiro, em São Paulo. No Brasil, ainda são raras as companhias que viabilizam horários flexíveis, mas muitas já têm um novo olhar para a profissional que se torna mãe. Por isso, antes de dar um passo definitivo, é fundamental conversar e descobrir que tipo de ajuda seu empregador está disposto a oferecer nessa fase. Caso não tenha jeito, comunique sua decisão à empresa apenas no último mês da licença, no contato de praxe com o departamento de recursos humanos. Mas não deixe para a última hora. “Essa é uma postura ética e responsável que a ajudará a manter as portas abertas para o futuro”, diz a psicóloga Renata Perrone, gerente de consultoria da Ricardo Xavier Recursos Humanos, em São Paulo.

O que pode ser negociadoAntes de pedir demissão, esgote todas as possibilidades, pois manter um vínculo empregatício, de fato, gera conforto e estabilidade. Em primeiro lugar, tente negociar uma licença maior para ficar com o bebê, ainda que seja sem remuneração. Não tenha medo de propor trabalhar meio período ou ir à empresa uma ou duas vezes por semana e, nos outros dias, cumprir as tarefas profissionais em casa. “Quanto mais especializada for sua função e mais alto o cargo que ocupa, maior a chance de encontrar uma boa alternativa para ficar com o bebê sem sair da empresa”, afirma Vanessa Alves, psicóloga responsável pela área de seleção e sócia da Inter Talentos Recrutamento e Consultoria em RH, em São Paulo. As motivações reaisCuidado com os fantasmas que rondam esse período: medo de não ser capaz de cuidar do bebê, de não ser boa como mãe e profissional, de deixar o filho nas mãos de estranhos, de perder o marido por não ter disposição para mais nada... Esses e outros temores típicos do momento são um gatilho para decisões precipitadas. Antes de mais nada, pergunte a si mesma: “Será que realmente quero ser mãe em tempo integral ou procuro uma rota de fuga para não encarar o desafio de conciliar maternidade e carreira?”, sugere Sheila. Quanto mais honesta for a resposta, mais chance você terá de se realizar na vida pessoal e também na profissional. Além de sofrer com as próprias dúvidas, muitas mulheres ainda têm de lidar com pressões do marido, dos pais e até dos amigos, que rotulam como “maluca” a ideia de se afastar da carreira para ficar 24 horas com o bebê. Ouvir seu coração e pensar nas suas reais necessidades é o caminho mais curto e seguro para evitar arrependimentos e se sentir plena e firme, seja qual for sua escolha.

“No Brasil, ainda são raras as companhias

que viabilizam horários flexíveis, mas muitas já

têm um novo olhar para a profissional que se torna

mãe”.

Page 18: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 18 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizarComportamentoSua relação com a carreiraTambém é preciso se questionar e responder com sinceridade: “Qual é a minha relação com o trabalho?” Se gosta do que faz e considera a profissão tão importante para o desenvolvimento pessoal quanto a realização como mãe, saiba que é possível conciliar ambos. É só se organizar para incluir a educação e os cuidados com a criança no seu ritmo de vida. O tempo do afastamentoCaso resolva dar uma parada, saiba que, dependendo da área, passar mais de um ano fora do mercado pode diminuir a chance de recolocação. “Setores estratégicos, como planejamento, economia e vendas, requerem profissionais constantemente conectados com o mundo dos negócios”, avisa Vanessa. A pressão é menor, porém, para quem trabalha em áreas de suporte, como administração ou marketing, que não exigem um relacionamento tão contínuo com o cliente. Se quer mudar, aproveitePara quem estava insatisfeita com o trabalho mesmo antes de o bebê nascer, a licença-maternidade é uma oportunidade de se reinventar profissionalmente. Há muitas histórias inspiradoras no site Cia. das Mães (www.ciadasmães.com.br), que funciona como loja virtual e rede social para mães empresárias. A ideia surgiu há um ano, quando a jornalista Daniela Buono, 36 anos, mãe de Clara, 5 anos, de São Paulo, conheceu a violinista Roberta Marcinkowiski, 37 anos, mãe de Julia, 5 anos. Uma se desdobrava para dar conta da rotina puxada em uma emissora de TV, enquanto a outra cuidava das apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. As duas não estavam conseguindo afinar a carreira e a maternidade e, depois de muita conversa, procuraram a consultoria da advogada Kátia Raele, mãe de Gabriela, 4 anos, para montar uma loja virtual. “Fiquei apaixonada pela ideia e me ofereci como sócia”, conta Kátia. Detalhe: os artigos para gestantes e crianças que comercializam são produzidos por outras 58 mães que também resolveram investir na autonomia. Quando quiser voltarSe você já deu um tempo e agora quer retomar a carreira, a psicóloga Renata Perrone ensina o caminho.

• Nas entrevistas, os selecionadores tentarão perceber se você tem condições de conciliar os deveres de profissional e de mãe. Por isso, deixe claro que já se organizou para a volta, falando da sua estrutura de apoio (marido, creche, babá ou avós) para cuidar do bebê.

• Dependendo da área, a disponibilidade para cumprir horários flexíveis ou viajar conta pontos. Se for questionada a respeito, seja honesta sobre suas possibilidades de fazer horas extras e sair da cidade ou do país.

• Quem dá o tom à entrevista é o candidato. Mostre claramente que o desejo de ficar em casa depois da licença foi seu, mas que se preparou durante esse tempo para regressar ao mercado. Segurança ao falar dos seus objetivos é uma postura positiva.• O ideal é que, mesmo em casa, você não tenha descuidado da aparência e continue com o hábito de se produzir diariamente. Sua autoestima deve estar alta no momento de ir à luta por um novo emprego.

Para não ficar para trásEstar em casa não significa se fechar para o mundo. Depois do segundo mês, você pode planejar uma rotina e voltar a “trabalhar” em casa. Reserve duas horas pela manhã e duas à tarde, por exemplo, e aproveite esse período para pesquisar sobre temas de sua área e se manter atualizada. Não esqueça que mudanças acontecem todos os dias e, se pretende retomar suas atividades dentro ou fora de casa, é importante manter-se informada. Uma boa ideia é aproveitar a pausa para iniciar uma especialização ou um curso de

idiomas, investindo no seu aprimoramento profissional. Cursos de reciclagem também podem entrar nos seus planos. Assim, além de se manter antenada com as novidades de sua área, você poderá encontrar um novo caminho para a carreira e, em futuras entrevistas para recolocação, mostrará que seu currículo não ficou no freezer enquanto você cuidava do bebê.

Com informações: Maria Aparecida das Neves é psicóloga clínica; bebe.abril.com.br; Psicóloga Renata Perrone; Cristiana D. Baptista, planejadora financeira da Personal – Planejamento Pessoal e Financeiro; Psicóloga Sheila Skitnevsky-Finger, do Instituto Mãe Pessoa, (www.ciadasmães.com.br)

“A 19 dias do nascimento, hoje vim trabalhar já nostálgica. Muitos detalhes no trabalho já encaminhados, num papel já mais ausente, apenas revisando os processos, tudo funcionando. Que estranho. Já sinto saudades. A maioria das mães que conheço anseia a licença mais do que nunca, eu temo.Não me entendam mal, não estou dizendo que acho que serão fáceis esses primeiros meses em que passamos totalmente em função do baby, pelo contrário. A questão é outra, é o desapego a aquilo que você ama fazer, no meu caso, trabalhar.Descobri aos 17 anos que uma das minhas grandes paixões é o trabalho. Desde então, sinto prazer em tudo que fiz e faço, vivo o trabalho intensamente. Visto a camisa, a causa, os planos, amo executar, amo as pessoas. E como passar meses sem isso?Chamem-me de louca ou qualquer outra definição, e eu sei que grandes sonhos exigem muita dedicação e abnegação de certos prazeres, e entre tantos, do trabalho, eu, certamente sentirei falta...!”

A magia da maternidade: E para quem é workaholic assumida?!

Luar Huber Bercht escreveu Fotos: Fernando Capellato

Page 19: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 19

Água: sempre é tempo de economizar Água: sempre é tempo de economizar

Page 20: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 20 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizar

Depois das promessas de ano novo, das festas e férias, voltar ao escritório não é uma das tarefas mais fáceis e agradáveis para muita gente. Nas primeiras semanas de trabalho do ano, muitas tarefas estão acumuladas, algumas urgências já estão gritando e a sensação de estresse e correria começa a aparecer.

Se você é uma dessas pessoas que se identifica com o cenário acima e está tentando organizar o seu trabalho e cumprir a sua agenda, não se desespere, é possível organizar seu tempo e colocar sua agenda em dia. Você precisará reservar um tempinho para se planejar, utilizando uma agenda ou software de sua preferência para escrever tudo que deve ser feito.

Se você não consegue mensurar tudo que deve ser feito, fica impossível gerenciar seu tempo, então, não negligencie a anotação das suas prioridades. Nunca deixe na cabeça o que deve ser feito. Para ajudá-lo em seu planejamento e aliviá-lo das mil prioridades e pendências a resolver, sugiro algumas formas de organização:

Foque nas urgências – A maioria dos cursos de administração de tempo dá o equivocado conselho de focar primeiro no importante e depois na urgência. Na prática, se você fizer isso vai matar sua agenda, pois urgências não resolvidas crescem e tomam conta do seu tempo. Foque em resolver tudo que for problema de uma vez, para depois ter tempo de trabalhar no importante. Mas cuidado, isso não pode ser um estado permanente, ou indicará a existência de algo muito errado com seu planejamento e essa dica será invalidada.

Planejamento x Priorização – Esses dois termos ainda causam uma certa confusão e algumas dúvidas sobre sua aplicação. Dia não se planeja, se prioriza! O que se planeja é o futuro, a antecedência para prevenir que as coisas se tornem urgentes. Planejar o dia é uma ilusão, pois é impossível evitar que as circunstâncias e urgências ocorram tentando definir tudo em cima da hora. O planejamento deve ser feito para no mínimo três dias para frente. O dia é resultado desse planejamento prévio e deve ser priorizado, com uma ordem numérica de execução de tudo que deverá ser feito.

Cuide do seu e-mail – Se você voltou de férias, seu e-mail deve estar lotado. Então, é necessário reservar de uma a três horas para lidar com ele. Neste período, tenha em mente o objetivo de esvaziar sua caixa de entrada. Para isso só existem três alternativas possíveis para cada e-mail: MOVER (informações importantes para pastas específicas); AGIR (crie tarefas ou reuniões, com datas específicas do que precisa ser feito e delete o e-mail); LIXO (se não servir para nada, apague o e-mail, sem dó!).

Deixe de lado o ritmo de férias – Se você ainda está no ritmo de festas, praia e comemoração, a preguiça e a procrastinação podem te prejudicar. Realmente leva um tempo para voltar ao ritmo habitual, por isso comece priorizando as coisas mais fáceis, simples e de rápida execução. Isso vai ajudar você a começar a entrar no ritmo.

Não perca tempo, mas não pegue pesado – Na volta das férias, atividades circunstanciais (aquelas que não trazem resultados, só fazem você perder tempo) como navegar na internet à toa, fofoquinhas com colegas de trabalho e brincadeiras causam desvio de atenção ao profissional. Uma vez perdido seu foco, leva-se muito tempo para voltar à plena concentração e dar continuidade à tarefa com êxito. Quanto mais focado estiver, melhor será o resultado do seu trabalho e mais produtivo será o seu dia. Agora no começo, não pegue pesado com você, não lote seu dia de atividades, distribua atividades de lazer ao longo da semana, procure retomar aos poucos seu ritmo.

Coloque entre as suas metas de Ano Novo ser mais produtivo e aproveite o seu tempo com sabedoria. Administrar bem seu tempo é ter maior disposição, mais qualidade de vida e mais realizações para você!

Fonte: www.triadps.com.br e www.maistempo.com.br

Christian Barbosa

Organize suas prioridades no início do ano

O ser humano parece viver insatisfeito. Essa insatisfação quase que crônica muitas vezes se transforma em indiferença, desinteresse, apatia, descaso por si mesmo e pelo mundo. Quais efeitos podem ter esses sentimentos na relação com o mundo, com a própria vida e com o trabalho?

Quando o entusiasmo é eliminado da vida de uma pessoa e é substituído por indiferença, passividade e falta de motivação e consciência, a vida se torna somente fadiga e tédio. A falta de entusiasmo pode inibir a ação, destruir planos e programas e nos deixar insensíveis aos acontecimentos da vida.

O que nos rouba o entusiasmo pela vida e sufoca a nossa alma, segundo o filósofo Spinoza, é provavelmente não conseguir cumprir o único objetivo da vida, que é ser e viver aquilo que somos e ser capazes de evoluir e de nos tornar aquilo que podemos ser, expandir o nosso potencial.

Isso quer dizer conhecer a nós mesmos e ir em direção aos nossos sonhos e objetivos, tornando-nos a pessoa que queremos ser e encontrando as respostas para as perguntas: o que eu quero de verdade? E o que eu quero fazer com a minha vida?

Muitas pessoas têm objetivos gerais, involuntários, superficiais e isso leva a viver decepções, insatisfação e muito estresse. Se passamos de uma ação a outra sem uma clara direção e significado, perdemos, a longo prazo, energia, tempo, motivação e especialmente entusiasmo.

Uma vida de sucesso começa com uma sucessão de dias de sucesso, vividos em direção àquilo que é essencial para nós mesmos. O importante é que nossas ações nos coloquem em conexão com algo especial dentro de nós, algo significativo que nos leve a oferecer o melhor de nós para o mundo, pois aquilo que fazemos e a forma como fazemos fala muito de nós e de quem somos.

Ao reconhecermos que os nossos sonhos e anseios têm valor e são preciosos e significativos para nós, criamos uma motivação muito poderosa, uma força interior a nosso favor que nos faz movimentar e agir para realizá-los, criando assim um entusiasmo dentro de nós.

O convite para estabelecer objetivos e realizar aquilo que somos e evoluir para aquilo que podemos ser é sempre uma meta atual e entusiasmante.

É importante definir de forma clara e precisa os propósitos e organizar a vida em harmonia com a sua realização, para isso, é útil lembrar o maravilhoso pensamento de Lao Tse, que diz que quem é consciente do próprio objetivo se sente forte e essa força permite que ele seja sereno, e essa serenidade assegura a paz interior. Só a paz interior permite a reflexão profunda e a reflexão profunda é o ponto de partida para o sucesso.

Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, especialista em comportamento humano e no Desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes. Presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos, Eduardo também é escritor e autor de importantes livros como Transforme seus Sonhos em Vida, da Editora Gente, sua publicação mais recente. www.edushin.com.br.

Entusiasmo para alcançar metas

Por Eduardo Shinyashiki

Curtas e Boas

Page 21: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 21

Água: sempre é tempo de economizar Água: sempre é tempo de economizar Curtas e Boas

Está pensando em como fazer de 2015 um ano verdadeiramente especial? Pois a palavra de ordem é: Reciclar. Reciclar é transformar o velho em novo. No caso dos comportamentos, esse processo leva você a um modo diferente de funcionar.

Existem duas reciclagens fundamentais que auxiliam nessa mudança, elas são ferramentas poderosas do autoconhecimento. Uma se refere ao estado emocional e a outra à parte prática do novo comportamento. Uma muda o estado de espírito, e a outra atua direto na parte prática do novo comportamento.

Quando você deseja apenas mudar as emoções precisa buscar mecanismos que ativem outras áreas do seu cérebro e ajudem a tirar foco do seu problema. Em vez de ficar remoendo uma mágoa durante todo o seu dia, comece por fazer algo simples e de que você gosta. O quê? Não se espante, as dicas são simples: ouvir uma música (claro, não vá escutar a que deixa você mais deprimido!), ler um livro, assistir a um vídeo ou filme, fazer atividade física ou mesmo cantar, por exemplo.

Há uma riqueza muito grande nesta simplicidade. Você precisa, de fato, acionar outra área do seu cérebro, pois não funciona apenas repetir para si: “Não vou me torturar”, “não irei mais me aborrecer”, “não falarei mais sobre isso”... O que acha que seu cérebro está fazendo neste momento? De nada adianta colocar o “não” na frase, porque seu cérebro está registrando as palavras “tortura”, “aborrecer”, “falar sobre isso” e ativará conexões neurais que têm ligação direta com elas.

Mudar o estado emocional leva você a alterar sentimentos, entretanto, não necessariamente, muda comportamentos. Para isso, você precisará de exercício prático, treino e treino. Pode ser, inicialmente, um pequeno passo, mas no qual você faça realmente algo diferente, e que prossiga continuamente até dar passos mais largos e internalizar um novo hábito.

Sim, nada acontecerá se você não se dedicar. Aqui a mudança só acontece com a ação. Você vai começar a fazer ginástica todo dia de manhã? Pegue-se pelo seu colarinho e vá! É uma reciclagem, está colocando outro hábito em vez de ficar dormindo ou ficar na depressão, por exemplo. Ou, então, comece treinando a imaginação: visualize-se por um tempo fazendo esta atividade, durante uns dez dias: veja o relógio despertar, você está acordando, num determinado momento abre a janela e vai se exercitar. Subconscientemente, está contribuindo com informações emocionais no seu cérebro, isso ajuda a iniciar a mudança, mas não adianta ficar só por aí. Parta para a ação e seja feliz!

Tem algo de diferente que você gostaria de fazer e está protelando? Pegue sua lista de pendências, escolha a mais fácil de ser resolvida e proponha-se a realizá-la de hoje até uma semana. Se é algo que demanda tempo maior, comprometa-se a realizar o primeiro passo e a demarcar todas as próximas ações. Em uma semana! Sem enrolação!

E a cada passo que der, do fácil ao mais difícil recompense-se! É isso mesmo! É fundamental que você se abasteça de motivação se deseja mudanças em sua vida. Afinal, a felicidade não está no objetivo final, ela está no decorrer do caminho que percorre para alcançá-lo. Então, presenteie-se com o que lhe dá prazer, seja uma massagem, assistir a um filme, viajar ou mesmo procurar pela simplicidade de uma xícara de chocolate quente. O importante é descobrir o que faz você feliz no aqui e agora! Vá em frente!

*Heloísa Capelas é autora do livro recém-lançado, o Mapa da Felicidade (Editora Gente). Especialista em Autoconhecimento e Inteligência Comportamental, atua no desenvolvimento do potencial humano há cerca de 30 anos.

Você também pode se reciclar

Bom atendimento fideliza clientes

Atualmente, os consumidores vão as compras e esperam um atendimento de qualidade para que haja bons negócios. Apenas com nossas

experiências pessoais, já se pode notar a enorme defasagem existente na área de atendimento.

Dentre os principais erros que observamos está a má vontade no atender, confusão em relação aos pedidos, erros nos valores e falta de informações sobre os produtos, todos esses detalhes podem em maior ou menor grau prejudicar a sua empresa.

Toda organização necessita de um cuidado especial no atendimento ao público, sendo fundamental que a área de recursos humanos se atente a esta questão, levando aos seus profissionais qualificação para o atendimento.

Dentre os pontos fundamentais estão:

Cuidados na comunicação verbal – Essa precisa ser persuasiva e objetiva, tem que se preocupar com uma boa dicção para cativar o ouvinte;

Cuidado com comunicação escrita – Muitas pessoas pensam apenas na fala, mas e-mails se tornam cada vez mais sinônimos de negócios e infelizmente, há quem trate essa comunicação com negligência. Um único cuidado poderia evitar a maioria dos problemas: ler o que acabou de escrever;

Otimizando reuniões de negócios - Se o atendimento ao cliente for em uma reunião, essa deve ser otimizada, com pauta e tempo definido;

Conheça o que vende – Para uma boa venda é fundamental conhecer o assunto com a maior profundidade que puder, esclarecendo dúvidas que possam aparecer e melhorando o diálogo com o cliente;

A prática leva a perfeição – Não deve haver timidez e a prática deve ser constante. Todas as oportunidades para se falar diante das pessoas devem ser aproveitadas.

Acredite em você – É fundamental identificar seus pontos positivos e ter confiança, mostrando-se pró-ativo em relação à venda.

Em caso de dificuldades e desconfortos, o profissional se sentirá melhor com um roteiro das informações que irá expor, o importante é falar um pouco mais devagar para não deixar que seu desconforto seja percebido.

Por Ricardo Barbosa

(*) Heloísa Capelas

Fonte: Innovia Training & Consulting

Page 22: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 22 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizarSaúde - Bem Estar

Anualmente, cerca de 250 mil crianças com menos de 15 anos sofrem algum tipo de acidente envolvendo os olhos. De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia, 41% das ocorrências oculares acontecem

entre 10 e 14 anos – como resultado de brincadeiras com armas de brinquedo, flechas, bastões e bolas. “Qualquer coisa que puder atingir os olhos, certamente vai atingir os olhos. Não dá para obrigarmos as crianças a usar capacetes de motociclista o tempo todo”, diz David Hunter, médico oftalmologista e porta-voz da instituição.

O médico comenta que uma aparentemente simples brincadeira de “guerra de toalhas” pode resultar numa catástrofe se uma das pontas atingir a córnea. Outra coisa muito comum entre as crianças bem pequenas é brincar com cavalinhos de madeira – já que as chances de a criança se atrapalhar e se chocar contra o bastão são muito grandes. Apesar de graves, esses exemplos nem são os mais comuns quando comparados aos acidentes com produtos de limpeza – que queimam, ardem, agridem, irritam e cortam os olhos das crianças. Hunter diz que nas salas de emergência ocular é muito comum encontrar como causa do acidente lençóis, garrafas, cintos, livros, vassouras, pauzinhos, luzes de árvore de Natal, lápis, chaves, clipes, grampeadores, zíperes etc.

Na opinião de Renato Neves, cirurgião-oftalmologista e presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, é preciso que os pais estejam mais bem informados sobre os riscos escondidos dentro de casa e imponham limites de acordo com a faixa etária da criança. “É muito importante usar o bom senso e seguir seus instintos. Ou seja, se acha que determinada brincadeira pode acabar mal, é porque pode mesmo. Os brinquedos de propulsão, como as armas de ar, de água ou até mesmo aquelas de jato de tinta, oferecem grandes chances de ocorrer

um acidente. Abrasão da córnea, aumento da pressão ocular e até mesmo uma catarata traumática podem resultar desse tipo de acidente”, diz o médico.

Estudo realizado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) pelo especialista demonstrou que a própria agressividade de crianças entre seis e dez anos de idade eleva a ocorrência de acidentes. Neves diz que a primeira recomendação, nesses casos, especialmente quando envolvem a visão, é procurar com urgência um serviço especializado, a fim de que os olhos sejam examinados com mais detalhes e tratados sem perda de tempo – o que, em alguns casos, pode significar a preservação do sentido. Enquanto o paciente é levado ao médico, é recomendável usar compressas geladas no local contundido, sem massagear ou esfregar. Já em caso de perfurações, o ideal é colocar uma proteção ao redor dos olhos, como um copo plástico, sem fazer pressão no olho afetado.

Neves alerta, também, que os olhos costumam ser muito afetados nos acidentes com aerossol, quando a criança está tentando utilizar ou brincar com desodorantes, perfumes, produtos de limpeza, tintas, repelentes ou até mesmo com o protetor solar. “Quando a criança aponta o spray em sua própria direção, as irritações são as consequências mais frequentes, seguidas de queimaduras químicas, arranhões e ferimentos no globo ocular provocados por coceira. Os danos dependem do produto borrifado nos olhos. Por isso, dependendo da gravidade, é importante enxaguar bem os olhos da vítima e recorrer a uma clínica oftalmológica, tomando o cuidado de levar a embalagem do produto para que o médico saiba exatamente que medida tomar”.

Fonte: Dr. Renato Neves, cirurgião-oftalmologista, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos - Mais informações: www.eyecare.com.br

Acidentes oculares aumentam durante férias escolares

Especialista ensina o que fazer em casos graves e reforça a importância dos pais na prevenção de acidentes

Da Redação

Page 23: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 23

Água: sempre é tempo de economizar Água: sempre é tempo de economizar Saúde - Bem Estar

Da Redação

Nas Olimpíadas de Londres, em 2012, uma pesquisa revelou que 18% dos atletas acreditam que problemas odontológicos exerceram impacto negativo nos seus resultados e 46,5% afirmaram não ter feito qualquer tratamento dentário no ano que antecedeu o evento. Desde então, há um consenso de que a saúde bucal tem de ser parte integrante da atenção que os atletas recebem em termos de saúde e bem-estar geral. Afinal, não é possível concentrar todos os seus esforços no esporte quando se está com dor de dente, inflamações ou infecções bucais.

De acordo com Hilton Tiba, coordenador técnico do Ministério dos Esportes, que vai tratar do tema “Aplicação e importância da Odontologia dos Esportes em atletas de alto rendimento” no evento do CIOSP, a atenção em saúde bucal é algo especializado para os atletas, podendo afetar radicalmente sua performance quando negligenciada. “Atletas de elite exigem muito tempo e investimento com formas acessórias de melhorar seu desempenho. Através de cuidados odontológicos preventivos, que exigem pouco ou nenhum esforço extra, os ganhos marginais de desempenho são consistentes. Coisas como usar determinados cremes dentais – com mais flúor ou ainda específicos para dentes sensíveis – já faz diferença, assim como aumentar os cuidados com a higienização bucal e o uso dos fios e fitas dentais. Em inúmeros casos, a diferença entre a medalha de ouro e a de prata foi uma dor de dente e suas consequências, como uma noite mal dormida”.

Outro ponto importante destacado por Tiba é que a rotina de treinos e a dieta alimentar desses atletas de alto rendimento podem contribuir para o surgimento de doenças orais. “Boca seca é um problema recorrente e

que pode comprometer demais a saúde bucal, já que a saliva ajuda a proteger os dentes de cáries e erosões. Outro inimigo do sorriso saudável são as bebidas energéticas, que têm alto teor de açúcar e acidez. Elas agem na erosão do esmalte que protege a polpa do dente (dentina), resultando em aumento de sensibilidade e dor. Nesse caso específico, não é necessário abrir mão de se hidratar, mas adotar medidas para proteger os dentes de seus efeitos”.

Na opinião do especialista, uma boa solução é substituir as bebidas ácidas por água. Mas quando isso não é possível, o ideal é fazer bochechos com água em abundância logo após a ingestão dos isotônicos ou recorrer às gomas de mascar com açúcares alternativos, como o xilitol. “Atletas olímpicos, por exemplo, devem passar por um check-up odontológico a cada 12 meses, consultando um cirurgião-dentista especialista no esporte nesse ínterim em caso de dor ou desconforto. Há técnicos que preferem que as consultas aconteçam sempre na pré-temporada, quando normalmente todas as outras especialidades (medicina, fisiologia do exercício, nutrição, psicologia, fisioterapia etc.) com atuação no esporte devem atuar concomitantemente. De modo geral, nosso papel é manter o atleta livre de cáries e dores orofaciais, doenças na gengiva, problemas relacionados ao dente do siso e erosão do esmalte – além de valorizar a estética do sorriso. Afinal, tudo isso gera um impacto muito grande na rotina de treinos, na concentração, no desempenho e na recuperação do atleta”.

Fonte: Dr. Hilton Tiba, cirurgião-dentista, coordenador técnico do Ministério dos Esportes

Saúde bucal precária compromete o desempenho de atletas de elite

Estudo publicado no British Journal of Sports Medicine afirma que medidas simples, como estimular o uso de fio dental e uma escovação mais frequente dos dentes, tem um impacto muito positivo na saúde bucal dos atletas, contribuindo para aumentar seu desempenho profissional.

©D

anm

org

an12

| D

ream

stim

e.co

m

Page 24: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 24 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizarDestinos

Da Redação

Localizado a 175 da capital paulista e bem pertinho de Campinas e Sorocaba, em Cesário Lange, o Castelo Park Aquático tem uma infraestrutura completa com equipe de monitores treinados, praça de alimentação com capacidade para 400 pessoas, lanchonetes, quiosques, restaurante, sorveteria, vestiários amplos e modernos, guarda volumes, ambulatório, estacionamento gratuito e diversas atrações para a família.

A pequenina e bucólica Cesário Lange é uma cidade pacata e interiorana. Lá, o turista encontrará paisagens de tirar o fôlego, hípicas bem estruturadas para quem busca lazer, hotéis fazenda e ótimo clima.

O Castelo Park Aquático começou suas atividades há exatamente 6 anos. Em 2012 foram 33 mil visitantes, Em 2013, o empreendimento recebeu 66 mil turistas, dobrando o crescimento e em 2014, mesmo com a crise econômica, a expectativa era de 80 mil visitantes. As águas que abastecem o parque são parcialmente sulfurosas e além de serem ótimas para a pele, são leves e dão uma sensação de relaxamento. São 4 milhões de litros de vazão de água diariamente.

O Tratamento de Água do Castelo é um projeto em parceria com a UNESP de Bauru que consiste no tratamento de esgoto ecológico por sistema de alagados construídos através de plantas (papiros) com boa reciclagem de nutrientes, a remoção de matéria orgânica e a diminuição dos micro-organismos patogênicos presentes nas águas residuárias. Junto com o tratamento ecológico, o visitante terá a oportunidade de conhecer a área verde com belos jardins e lagos com carpas coloridas.

Dez atrações e boa estrutura de serviçosO Castelo Park Aquático oferece área completa de 208 mil metros quadrados e tem área construída de

aproximadamente 8.000 mil metros quadrados. Tem capacidade para receber até 3.500 turistas diariamente. No total são 10 atrações mais loja de conveniência, área de descanso e estacionamento para cerca de 650 veículos e 30 ônibus.

Atrações para todas as idadesO Half Pipe é similar a uma rampa de skate, com diferencial de ter 12 metros de altura por 4 metros de largura. Completando a adrenalina, a descida é feita em dupla numa boia especial. Para quem gosta de ser radical é um bom teste para suas emoções.

O Lago do Tubarão está num ambiente temático que conta com tubarão e peixes em 3D, numa piscina de 300mts por 60cm de profundidade, não bastando ainda possuir diversões aquáticas como: cortinas de água, cestos suspensos com água que quando menos se espera levamos um banho refrescante, e para completar a alegria da criançada, um toboágua de 6mts de altura com descida em caracol, tudo com total segurança e monitoramento.

Para quem gosta de banho de cachoeira o Castelo Park Aquático tem uma com 6m de altura por 8m de largura em uma piscina com 395m quadrados, sendo 14m de largura por 28m de comprimento, tendo sua profundidade de 1,10m. Quem nunca teve vontade de passar embaixo de uma cachoeira sentado numa boia, nadando, mergulhando ou simplesmente andando?

Verdadeira diversão para a família toda, a Piscina de Bolhas possui 255m quadrados com 1,20m de profundidade, esguichos de água laterais e motores que produzem bolhas de ar que saem do fundo da piscina, fazendo massagem e proporcionando relaxamento para toda a família.

A Piscina de Ondas é uma deliciosa piscina com 900m quadrados de pura adrenalina e agito. Sua profundidade começa a zero e ao adentrar vai aumentando até a marca máxima de 1,60m. Claro que não podia faltar as ondas para completar a diversão, à isso adicionamos motores de 100cv de potência e uma turbina de ondas, gerando excelentes ondas. São mais de 16 tipos de movimentos e uma sensação deliciosa de puro lazer e descontração.

O Rio de Correnteza localizado na região central do Park dispõe de um circuito de 200m com 3m de largura e profundidade de 1,10m, oferece aos nossos visitantes momentos divertidos inesquecíveis, como passagens sob pontes, jatos de água, rampas de acesso ao quiosque, coqueiros e um cenário digno de um paraíso, tudo podendo ser feito a nado, boiando ou sobre uma boia deixando a correnteza te levar. Traga sua família e amigos para viver esses momentos.

Toboágua. Quem curte friozinho na barriga cheio de adrenalina tem que experimentar este toboágua com 21m de altura equivalente a um prédio de 8 andares e 60m de descida. Desperta as mais variadas sensações.

Além do toboágua radical, o Castelo conta com uma atração composta por dois toboáguas sendo o Azul com 6m altura onde o visitante tem 50m de descida em linha reta de pura emoção, e o Vermelho que está a 9m de altura com uma descida de 60m fazendo logo na saída um caracol, adicionando mais adrenalina e terminando em uma piscina de 200m quadrados com 70cm profundidade. Experimente ambos, garantimos que a chegada será bem molhada!

Sem esquecer os pequenos, o parque conta com uma atração maravilhosa para eles, são 280m quadrados divididos em duas piscinas de 60cm de profundidade.

Castelo Park HotelQuase ao lado do Castelo Park Aquático se encontra um projeto diferente e inovador, o Castelo Park Hotel. São 60 suítes de decoração moderna, oferecendo um ambiente confortável e sofisticado. O Hotel oferece ainda playground, piscina com cascata, campo de futebol, completa sala de jogos e restaurante para até 200 pessoas.

www.casteloparkhotel.com.br

Preços e condições especiais.Na bilheteria os ingressos custam a partir de R$ 50,00 por pessoa durante a semana, sendo R$ 25,00 – estudantes, professor da rede pública e idosos acima de 60 anos. Crianças acima de 1.05 de altura tem cortesia na entrada, e no dia das crianças, a garotada ganha Sorvete Movins de graça. Aniversariantes não pagam suas entradas no dia do seu aniversário comprovando a data de seu nascimento. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail [email protected] ou pelos telefones (15) 32461137/ 32463587

uma nova opção de lazer para adultos e crianças em Cesário Lange

CASTELO PARK AQUÁTICO:

Page 25: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 25

Água: sempre é tempo de economizar Água: sempre é tempo de economizar

uma nova opção de lazer para adultos e crianças em Cesário Lange

D.A.D ModasAv. Otacílio Tomanik, 34 - Jd. Bonfiglioli

Fone: 3731.5062

Av. Eng. Heitor A. Eiras Garcia, 640 - Jd. Bonfiglioli Fone: 3735.2916

Tamanhos P ao plus size

D.A.D Modas

dadmodas

Esta com calor?Nós temos a solução:

Vestidos a partir de R$ 79,90Bermudas Jeans a partir de R$ 79,90

Blusas a partir de R$ 29,90e mais: bijuterias, acessórios,

moda jovem, tamanhos plus size.

©Va

lua

Vita

ly |

Dre

amst

ime.

com

Page 26: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 26 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizarEducação

Logo mais acabam as férias escolares e as crianças voltam à rotina de estudos que, para muitas, inclui o aprendizado do inglês como segunda língua.

Mas, como estimular as crianças, desde o início do ano, a dedicar-se ao estudo do idioma? “Uma criança de cinco ou seis anos não sabe a função que o inglês terá em sua vida. Ela não consegue ver a importância desse idioma no futuro, pois ele ainda é muito distante. Passar no vestibular, ter boa colocação profissional, tudo isso é muito abstrato”, explica Sylvia de Moraes Barros, diretora geral do The Kids Club no Brasil – rede especializada no ensino de inglês para crianças dos dois aos 12 anos. Por isso, ela defende que são os pais quem devem decidir sobre a educação das crianças. “Se os pais acham que aprender inglês é importante, não precisam perguntar à criança a opinião dela, pois ela não saberá responder. Cabe a eles matriculá-la em uma escola que atenda a criança de maneira adequada. E isso significa mais que ensinar; é o aprendizado de uma maneira divertida e prazerosa”, diz. Para a especialista, uma aula motivante e divertida é o suficiente para a criança ser atraída para o aprendizado

do idioma. E, para que a criança use a língua além dos limites da escola, basta que os pais demonstrem interesse na atividade dos filhos. “Os pais não precisam saber inglês, nem precisam ensinar a criança; este é o papel da instituição”, reforça Sylvia. A seguir, a especialista dá sete dicas de como mostrar interesse pelo aprendizado e estimular as crianças a gostarem ainda mais de estudar inglês. 1) Repare se a criança gosta de frequentar o ambiente da escola de inglês. Este é o mais importante indicador de que o ensino está sendo divertido e prazeroso - e, portanto, eficaz; 2) Brinque com seus filhos com jogos em inglês. Escolas especializadas fornecem atividades para serem feitas em casa, como jogo da memória e músicas para que a criança cante junto; 3) Quando estiver com a criança, coloque músicas em inglês que despertem a atenção dela. Não é necessário que sejam as músicas aprendidas na escola. Se a música interessar à criança, ela vai querer saber de qual assunto trata - e será estimulada a aprender mais; 4) Até os quatro anos de idade, as crianças não têm resistência a novas palavras e outros idiomas. Por isso, aproveite esse tempo e coloque-a para assistir a seus desenhos preferidos em português e inglês; 5) Sempre relacione o idioma a atividades divertidas, prazerosas e fáceis. Se a criança se sentir forçada a aprender, vai desenvolver resistência à língua e criar um bloqueio de aprendizado; 6) Evite perguntar, fora de contexto, a tradução de uma palavra em português para o inglês, pois isso bloqueia o aprendizado natural, que acontece sem que a criança decore informações; 7) Se a criança for desinibida, vale sugerir que ela apresente para visitas ou parentes músicas ou atividades que aprendeu na escola de inglês. Mas se a criança não quiser entrar na brincadeira, não force, para que ela não se sinta obrigada.

Fonte: The Kids Club

7 dicas para estimular as crianças a aprenderem

inglês Para ela, o ensino da nova língua deve ser

relacionado a atividades divertidas, prazerosas e fáceis. Se a criança se sentir forçada a aprender, vai desenvolver resistência à língua e criar um

bloqueio de aprendizado

©A

ndre

ykuz

min

| D

ream

stim

e.co

m

Page 27: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 27

Água: sempre é tempo de economizar Água: sempre é tempo de economizar Educação

Para reduzir o aquecimento global, cada país teria de fazer investimentos equivalentes a apenas 0,06% de seu PIB. É muito pouco, em especial se considerarmos a gravidade das mudanças climáticas e suas consequências. Todo o mundo será afetado, em especial as nações mais pobres, e poderá haver graves riscos à segurança alimentar, além do surgimento de novos bolsões de miséria.

Os alertas, incluindo informações de que a presença de dióxido de carbono na atmosfera é a maior em 800 mil anos, feitos na recente apresentação, em Copenhague, Dinamarca, do relatório síntese do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), tornam decisivas as próximas negociações, que precisam ir muito além de acordos bilaterais, como o recém-firmado por China e Estados Unidos, que é importante, mas insuficiente. O entendimento e adoção de providências são impreteríveis, pois o fenômeno, se não for controlado logo, aumentará a probabilidade de impactos severos, invasivos e sem volta para os ecossistemas.

É instigante a ponderação feita pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na apresentação do documento do IPCC, de que se não forem tomadas as providências necessárias, a oportunidade de manter o aumento da temperatura global abaixo da meta de dois graus Celsius não será mais possível em menos de 10 anos. O novo relatório, considerado o mais abrangente sobre o tema até hoje realizado, mostra que, mesmo cessando as emissões de carbono de imediato, ainda levaria um bom tempo para normalizar a situação do clima.

Em contrapartida, é alentadora a conclusão dos especialistas de que há boas condições para se concretizar um planeta mais sustentável, com ações rápidas e uso de tecnologias e ferramentas já disponíveis. Nesse sentido, todos concordam que as energias renováveis, cada vez mais competitivas economicamente, são uma das soluções indispensáveis. Isso reafirma a importância do Brasil na luta da humanidade contra as mudanças climáticas, o que deve colocar o etanol, o biodiesel, os biocombustíveis em geral e a hidroeletricidade dentre as pautas prioritárias do País nos próximos anos. Independentemente do pré-sal, é preciso olhar com muita atenção para as demais fontes energéticas presentes em nossa generosa natureza.

Por outro lado, é prudente salientar uma ressalva feita pelo secretário-geral da ONU em Copenhague, que não teve a devida atenção: as nações mais pobres e vulneráveis, as maiores vítimas do aquecimento global, são as que menos contribuíram para potencializar o problema. Por isso, é justa a proposta que vem sendo defendida pelo Brasil, de que o acordo a ser firmado na Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP 21), em Paris, no mês de novembro de 2015, considere as ações já realizadas e estabeleça metodologia para quantificar e qualificar as responsabilidades anteriores pelas emissões de carbono.

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), que concorda com essa posição e espera que ela seja acolhida, participa oficialmente das COPs desde 2009. Defende, ainda, que as decisões ligadas à agropecuária garantam a segurança alimentar e os sistemas produtivos, mas sem medidas disfarçadas que permitam a adoção de barreiras ao comércio. Além de engajada a essa agenda internacional, a entidade realiza numerosas ações voltadas a contribuir para a sustentabilidade ambiental, social e econômica da indústria.

O relatório síntese do IPCC é taxativo: a inércia custará muito caro à humanidade. As soluções existem e permitem a continuação do desenvolvimento econômico. Porém, é essencial a vontade de mudar!

*João Guilherme Sabino Ometto, engenheiro (Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP), é vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo São Martinho, vice-presidente da FIESP e coordenador do Comitê de Mudanças Climáticas da entidade.

Mudanças climáticas exigem ação urgente

João Guilherme Sabino Ometto*

“as nações mais pobres e vulneráveis, as maiores vítimas do aquecimento

global, são as que menos contribuíram para potencializar

o problema”

Page 28: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 28 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizarEducação

Reinvente-se, organize-se e

Da Redação

©Fa

mve

ldm

an |

Dre

amst

ime.

com

Page 29: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 29

Água: sempre é tempo de economizar Água: sempre é tempo de economizar Educação

O futuro não parece muito promissor. Especialistas das mais diversas áreas alertam que 2015 será um ano delicado em termos econômicos. Mas, Alexandre Prates, coach

de líderes, e autor de “A reinvenção do profissional - Tendências Comportamentais do Profissional do Futuro” (Editora Novo Século), é uma voz dissonante. “As empresas aceitaram o baixo desempenho em 2014 porque tivemos eventos como Copa do Mundo e eleições. 2015 é o ano do resultado e da produtividade. É preciso fazer as coisas acontecerem agora, sem esperar o futuro”, avalia.

Segundo ele, assim como as empresas precisam ser mais assertivas para acertar o alvo, os profissionais precisam estar atentos à sua própria produtividade, agindo de maneira rápida e eficiente para conquistar resultados. “O único caminho para conquistar bons resultados é a reinvenção. Isso significa acompanhar o que o mercado impõe e desafiar-se a ir além e colocar novos comportamentos em jogo”, diz. Veja as sete dicas do especialista:

1) Desenvolva novas competências – Aprender coisas novas e realizá-las – sejam elas relacionadas ou não diretamente com seu trabalho –, assumindo a responsabilidade total por seus sucessos e fracassos, sem colocar a culpa em nenhum agente externo, é um começo promissor. De acordo com Prates, “o maior inimigo do sucesso, a longo prazo, é o sucesso a curto prazo”. Por isso, é necessário que o profissional, constantemente, aperfeiçoe suas habilidades e potencialize suas competências, para que não se torne obsoleto.

2) Planeje-se e esqueça-se do resultado! – Como conseguir tempo para reinventar-se, com o objetivo de alcançar melhores resultados? Para Prates, a palavra-chave é planejamento. Para começar, anote tudo o que precisa ser feito em um caderno ou em uma planilha. Inclua objetivos profissionais, pessoais, afetivos, emocionais, financeiros e familiares. O segredo, diz o consultor, é distribuir o desempenho e a evolução pretendida em pequenos passos diários, semanais ou mensais. “Para se chegar a um bom resultado, a primeira coisa a fazer é esquecer o resultado”, provoca Prates. Ele explica que, ao ficar pensando o tempo todo no resultado macro, atingir aquele grande objetivo pode parecer quase impossível. Por isso, o ideal é estabelecer uma meta e focar-se no desempenho durante o percurso para atingi-la. “Coloque o foco no planejamento das ações, porque as mudanças bruscas são renegadas em qualquer sistema”, diz. O especialista defende que o resultado é uma consequência natural de ações realizadas com um bom desempenho e de maneira disciplinada. “Muita gente não dá o primeiro passo

porque fica perplexo diante do resultado que precisa atingir. Mas é possível dividir o problema em pequenas partes”, ensina.

3) Faça-o imediatamente – Não deixe para segunda-feira ou para depois do carnaval. Comece hoje! Dê o primeiro passo, resolvendo tudo o que estiver em suas mãos e que depender exclusivamente de você. Tem uma dívida? Vá ao banco e informe-se como quitá-la. O chefe exige que fale um outro idioma? Vá hoje a uma escola e matricule-se. “Quando você deixa para amanhã, está dando um recado para o seu sistema de que aquele objetivo não é tão importante assim”.

4) Desafie sua zona de incompetência – Atreva-se a fazer sempre algo que você sabe que não tem competência para fazer. Isso o estimulará a conhecer novas saídas e o incentivará a ir além do que pensa que poderia. As pessoas só se desenvolvem quando se desafiam. Mas, isso não significa ter de viver em constante alerta ou estado de estresse. O coach é adepto do que chama de “incômodo produtivo” e acredita que tudo deve ser feito de maneira organizada.

5) Mantenha a disciplina – Disciplina é uma prática, algo que se consegue com o tempo. Prates afirma que, ainda que seja necessário agir com rapidez e eficiência, não se pode ter pressa para atingir o resultado final. “Conseguir a satisfação de um cliente é consequência de um conjunto de ações bem-feitas e não de medidas desesperadas”, alerta. O coach também acredita que quem quer realizar uma mudança deve fazê-lo sem se importar com a opinião alheia. “Qualquer mudança causa estranhamento. Mas se ela for repetida diversas vezes, como consequência da disciplina, passará a ser considerada trivial”. Ele diz, ainda, que é preciso encontrar a motivação real daquela mudança para que se desempenhe cada ação de maneira focada e com disciplina. “É preciso fazer por você, não pelo outro, não por uma razão externa”.

6) Divirta-se – Prates defende que o caminho para se alcançar um resultado deve ser prazeroso. Por isso, cada pessoa terá sua própria “receita” e fará o que precisa ser feito de uma maneira diferente. “Se você achar um jeito mais gostoso de desempenhar suas ações, as fará com mais facilidade”, incentiva.

Sobre Alexandre Prates: atua desde 2008 no mercado de palestras e treinamentos. São mais de 400 apresentações ao redor do Brasil, que impactaram mais de 100 mil pessoas, com temas como “A Reinvenção do Profissional”, “Inovação na Alma”, “Inteligência Empreendedora em Vendas”, “A Ciência do Novo Líder” e “Transformando Clientes em Seguidores”.

Da Redação

. . . faça acontecer

Page 30: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 30 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizarFica a dica

Se até o sol aproveita por mais tempo o verão, porque não aproveitar também? Mergulhe de cabeça em uma aventura refrescante! Além de rios e trilhas, os parques estaduais oferecem a oportunidade de aprender sobre meio ambiente e preservação das florestas

Estamos no auge do verão e com esse calor, só mesmo um bom mergulho em praias e cachoeiras para refrescar um pouco. É nessa estação alaranjada que os dias são mais longos que as noites, um ótimo motivo para desfrutar e conhecer lugares em meio à natureza.

São dezenas de parques espalhados por todo o estado de São Paulo, muitos deles com cachoeiras belíssimas e alguns com praias paradisíacas, com muita água pura, mata preservada e cenários deslumbrantes.

Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Itutinga Pilões O Parque Estadual Serra do Mar é a maior unidade de conservação do estado de São Paulo, com grande riqueza ecológica. Para administrar este grande patrimônio natural, o parque é dividido em 10 núcleos.

Um deles é o Núcleo Itutinga-Pilões, onde existe uma diversidade de atividades ecoturísticas. A Cachoeira Passareúva você encontra depois de uma caminhada de duas horas pela Trilha Passareúva, com acompanhamento de monitor. São 3 km por um trajeto repleto de belezas naturais, até chegar às águas claras do rio. Já a Trilha do Rio Pilões guarda história e uma diversidade incrível. Ela te leva até uma piscina natural do rio, o Poção. São 600 metros, 30 minutos onde podem ser vistos plantios, ações de recuperação ambiental, além de ruínas antigas da Vila de Itutinga.

O Núcleo Itutinga Pilões fica na Estrada Elias Zarzur, Km 8, s/nº - Água Fria - Cubatão - SP. A visitação funciona das 9h às 17h, terça-feira a sexta-feira, somente mediante agendamento prévio. Aos sábados das 9h até às 12h. Agendamento por e-mail: [email protected] ou por telefone (013 33618250). Os pré-agendamentos por telefone devem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h com antecedência mínima de 5 dias úteis. Para mais informações ligue: 13 3377-9154 / 13 3361-8250 ou mande e-mail para: [email protected]

Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo CunhaO Núcleo Cunha está localizado no extremo norte do PESM. Seu bioma é constituído pela Mata Atlântica. Em suas trilhas, passando por grandes árvores, é possível chegar a belas e refrescantes cachoeiras. Para chegar até a Cachoeira da Laje é preciso caminhar pela Trilha do Rio Bonito. São quatro horas de caminhada, em 7,6 km em meio à mata fechada e nível de dificuldade alto, passando por dentro da água e subindo em pedras. É uma trilha circular, no fim você volta para o mesmo lugar que saiu.

A trilha das Cachoeiras te leva a um lugar lindo, com quatro quedas d´água, ótima para se refrescar. São 14,4 km ida e volta, a primeira metade é feita de carro e a segunda a pé, a caminhada é tranquila, pois é uma estrada sem muitos obstáculos. Já a trilha do Rio Paraibuna é autoguiada, e pode ser feita de 40 a 50 minutos.

Para conhecer as trilhas Rio Bonito e Cachoeiras, é necessário agendamento prévio, pois é preciso um guia para acompanhar. O Núcleo Cunha fica na Estrada do Paraibuna, no km 20, Bairro Sertão do Paraibuna / Cunha - A visitação funciona das 8h às 17h, segunda-feira a domingo. Para mais informações ligue: (12) 3111-2353 / (12) 3111-1818 ou mande e-mail para: [email protected]

Parque Estadual Caverna do Diabo (PECD)O PECD está localizado ao Sul do estado de São Paulo, na região do Vale do Ribeira. O parque possui um rico ecossistema. Encontram-se cachoeiras, rios e uma grande diversidade de fauna e flora, como espécies ameaçadas de extinção o cedro, o palmito juçara e onça parda. As cachoeiras do parque são de nível fácil, acompanhadas por monitores. A Trilha que te leva para a Cachoeira do Araçá tem 680 m de extensão. Com 40 minutos de caminhada, chega-se a uma pequena cachoeira que forma um poço de água cristalina. A Cachoeira Dito Salú tem 691m de extensão, sua queda d’água é de aproximadamente 70 metros de altura.

O PECD fica na Rodovia SP 165 km 111 – Eldorado/SP. A visitação funciona das 8h às 17h, de terça-feira a domingo. O ingresso no Parque custa R$ 12,00, mais R$ 11,00 por pessoa para o serviço de monitoria ambiental obrigatória para visitar o interior da Caverna do Diabo. Crianças até 12 anos, adultos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência não pagam. Estudantes pagam meia-entrada. Para mais informações ligue: (13) 3871-1242 e (13) 3871-3318 (13) 3871-0259 ou mande e-mail para:[email protected] .

Não se esqueçaPara fazer qualquer trilha, de nível fácil a difícil é muito importante estar bem alimentado, levar água, repelente, protetor solar, boné e óculos de sol, usar calçados confortáveis e antiderrapantes, calça e roupas de banho para ter uma caminhada agradável e tranquila.

No link: (http://fflorestal.sp.gov.br/unidades-de-conservacao/parques-estaduais/parques-estaduais/ ) você encontra diversas opções de parques abertos à visitação, com informações sobre horários de funcionamento, principais atrativos e localização. Veja algumas sugestões de unidades de conservação onde é possível espantar o calor com um bom mergulho.Fonte: Fundação Florestal

Neste verão, passeios em Parques Estaduais são opções para espantar o calorDa Redação

Page 31: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 31

Água: sempre é tempo de economizar Água: sempre é tempo de economizar

Especialista afirma que prevenção ainda é o melhor remédio

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) faz um alerta para as altas temperaturas e as chuvas fortes, cenário perfeito para o mosquito da dengue se reproduzir, pois as fêmeas procuram locais quentes e úmidos para eclosão dos ovos.

O inseto é característico de áreas urbanas com grande população, até porque é nesse ambiente que o mosquito encontra seus criadouros em recipientes onde se acumulam água limpa, como vasos de plantas, cisternas, garrafas pet, bebedouros de animais, pneus, caixas d’agua, calhas entupidas, entre outros.Para evitar esta situação, é preciso adotar medidas permanentes para o controle do mosquito transmissor, durante todo o ano, a partir de ações preventivas de eliminação de focos, como manter recipientes fechados com tampas, evitar vasilhas ou similares que retenham água.

“O agente etiológico da dengue é um vírus RNA, arbovírus do gênero Flavivirus. É transmitido pela picada dos mosquitos do gênero Aedes. A espécie A. aegypti é a mais importante na transmissão da doença e também pode ser transmissora do vírus da febre amarela urbana e do vírus chikungunya”, explica o médico do Programa Prevenir Iamspe Dr. Milton Morales Filho, especialista em Medicina Preventiva e Social.

Ao contrário do mosquito comum, que se alimenta somente durante a noite, o Aedes aegypti age durante o dia e à noite. Tem como característica listras bancas e pretas no dorso, pernas e cabeça. O médico lembra que, até o ano de 2013, são conhecidos quatro sorotipos da doença: DENV 1, DENV 2, DENV 3 e DENV 4.

A imunidade é permanente para um mesmo sorotipo (homóloga). Entretanto, a imunidade cruzada (heteróloga) é temporária por dois a três meses. Logo, se a pessoa for contaminada por outro tipo após esse período, terá adquirido novamente a doença por outro sorotipo.

Ele acrescenta que, embora a maioria dos pacientes se recupere sem complicações, uma pequena parte progride para doença grave com choque, com ou sem hemorragia, podendo evoluir para o óbito. O período de incubação até o início dos sintomas varia de 4 a 10 dias. Sintomas da doença Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39 a 40°C) de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, mialgia, artralgia, prostração, dor retro-orbital (olhos), erupções na pele. Falta de apetite, náuseas e vômitos também são comuns. Nessa fase inicial da doença, pode ser difícil diferenciá-la de outras doenças febris.

“O tratamento deve ser principalmente a hidratação adequada. Devem ser levados em consideração os sinais e sintomas apresentados pelo paciente para decidir condutas, bem como o reconhecimento precoce dos sinais de alarme, como dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosa ou outra hemorragia, aumento progressivo do hematócrito, queda abrupta das plaquetas, entre outros”, afirma o especialista.

Com informações: www.iamspe.sp.gov.br - facebook.com/iamspesp

Da Redação

Risco de contrair dengue é maior nessa época de chuvas e calor

Curtas

A implantação da sacola verde no comércio deve ser realizada com responsabilidade, caso contrário irá criar um desequilíbrio no segmento, segundo o presidente do Sincovaga (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo), Alvaro Furtado. “Não discutimos tratar-se de uma prática ecologicamente correta e de educação ambiental, que será benéfica a todos, mas é preciso avaliar algumas condições para que a lei que determinou a adoção da sacola verde seja válida e eficaz”, afirma.

A entidade representa cerca de 40 mil empresas no Estado, como hipermercados, supermercados, autosserviços, mercados, mercadinhos, lojas de conveniência, quitandas, mercearias, empórios, laticínios e sacolões.

A padronização do modelo de sacolas plásticas atende à regulamentação da Lei nº 15.374/2011, conferida pelo Decreto nº 55.827/2015, e passa a valer a partir de 05 de fevereiro de 2015 no município. Para o presidente do Sincovaga, o ponto prioritário a ser debatido e modificado é justamente o prazo para adequação dos estabelecimentos, que ele classifica como exíguo.

“Mesmo que o supermercado queira comprar, não há tempo suficiente para a indústria de plástico fabricar as novas sacolas, tendo em vista o grande número de estabelecimentos no município. Além disso, não foi definido quanto ela custará, nem o que será feito do estoque de sacolas descartáveis que os supermercados possuem.” Para ele, o ideal seria que a lei entrasse em vigor 180 dias a partir do dia 05 de fevereiro de 2015 e que a fiscalização nesse período tivesse o caráter de orientação.

O porta-voz do Sincovaga também destaca o modelo sugerido de sacola, cujo tamanho único é grande para quem compra pequenas quantidades nos supermercados. “O ideal seria oferecê-las em dois tamanhos. Assim é possível atender às necessidades do consumidor sem desperdício de material.”

Alvaro Furtado também avalia como exagerado o valor da multa prevista, que pode chegar a R$ 2 milhões, segundo o grau de dano ao meio ambiente. “Este valor deveria ser único. Sem contar que não há fiscais na Prefeitura preparados tecnicamente para avaliar o dano ambiental causado pela distribuição de uma sacola”, afirma.

Segundo o especialista, é preciso definir também o tratamento diferenciado que deve ser oferecido às micro e pequenas empresas, em face de mandamento constitucional e de sua peculiar condição econômica.

Como forma de manifestar a posição de entidades ligadas ao comércio sobre o tema, o presidente do Sincovaga esteve no dia 20 de janeiro de 2015 em audiência com o Secretário Municipal de Serviços da Prefeitura Municipal de São Paulo em exercício, Renato Afonso Gonçalves, oportunidade em que a FecomercioSP formalizou, por meio de uma carta, as condições que o segmento entende serem essenciais para que a lei seja aplicada, sem prejuízo do setor e da sociedade.

A expectativa é que os argumentos sejam expostos ao Prefeito, Fernando Haddad, e que haja mudança, prioritariamente, no prazo para adequação à lei.

Com informações do Sincovaga

Da RedaçãoImplantação das sacolas verdes no varejo

Da Redação

Page 32: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 32 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizar

Sempre que se inicia um novo ano, vem a renovação de energia e a esperança que neste ano vamos cumprir aqueles objetivos tão sonhados.

Agora que já entramos no mês de fevereiro, o que você fez para alcançar esses sonhos? Não vamos esperar dezembro para nos arrependermos do que não fizemos! Que tal realmente fazer alguma coisa para termos sucesso?Pegue aquela sua lista do dia 1º de janeiro e analise. Se não tem lista, então monte ela agora, aproveite que ainda está fresco na memória. Agora revise-a, porque normalmente nossas listas são genéricas: especifique e detalhe como você vai chegar aos seus objetivos.

Para facilitar, vamos usar um exemplo:Objetivo: Emagrecer 5kg.- O que vou fazer?1 – Fazer exames e passar no médico para saber como está a minha saúde.2 – Fazer uma reeducação alimentar.3 – Fazer Exercícios. - Como vou fazer?1 – Ir ao médico, realizar os exames e retornar para saber detalhes de minha saúde.2 – Parar de beber refrigerante, ir ao Mc Donalds uma vez a cada 2 meses, levar lanche natural e frutas para o trabalho. Para esse item, também vou consultar o nutricionista.3 – Fazer 30min na esteira e 30 min na bicicleta.4 – Pedir ajuda de um Coaching.- Quanto vai custar e como vou pagar?1 – Para os médicos e exames o convênio tem cobertura.2 – A consulta no nutricionista, convênio tem cobertura, e para a nova dieta, preciso fazer uma pesquisa.3 – Para os exercícios, como tem a academia no condomínio, não terei custo.4 – No Coaching eu preciso pesquisar um bom profissional, ainda não sei o preço.- Em quanto tempo vou atingir a minha meta?03 mesesViu como é simples o roteiro, faça isso para todas as metas. O importante é colocar metas reais e possíveis de atingir. Quando concluir o seu plano, você tem que ter a sensação que já realizou o sonho. Caso não tenha essa sensação, deve estar faltando especificar algum passo. Revise! A ajuda profissional vai fazer toda a diferença. Nesse exemplo de emagrecimento, é questão de saúde, e a estética acaba sendo uma boa consequência. Ter acompanhamento médico e profissionais qualificados vai ajudar a evitar o “efeito sanfona”. Seja qual for a nossa meta, sempre teremos pessoas competentes que vão nos ajudar a realizar o nosso sonho.

Agora, mãos à obra, vamos começar a executar os planos, atingir meta por meta, porque em 31 de dezembro de 2015, vamos ser as pessoas mais felizes do mundo porque atingimos todos os objetivos e aí vamos traçar os novos, porque no próximo ano será: “Ano Novo, Promessas novas”!

(*) Lorraine Dias, consultora de recursos humanos, sócia-diretora da Diferente Recursos Humanos, Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Practitioner de PNL pelo Instituto Nacional de Excelência Humana, MBA em Gestão de Pessoal pela Fundação Getúlio Vargas.

Por *Lorraine Dias

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em agosto de 2010 (Lei nº 12.305), tem dois eixos principais, que são o fim dos lixões em 2014 e a implantação da Logística Reversa, esta voltada a equacionar o destino final dos restos do consumo, incluindo eletrônicos, lâmpadas, pneus e baterias. Independentemente do atraso no cronograma de implementação dos projetos, que precisam ser agilizados, há algo crucial, mais importante até mesmo do que as ações do poder público: a consciência da sociedade quanto à atitude de cada indivíduo, família, condomínio e empresa para a consolidação de uma nova cultura no trato da questão dos resíduos sólidos.

É premente que todos entendam, como princípio fundamental, a necessidade de, por um lado, não sujar o ambiente urbano e, de outro, dispor todo o lixo produzido de modo ambientalmente correto. Esse avanço implica mudança de hábitos de todas as pessoas, em casa, na escola e no trabalho. Tais posturas cívicas e comportamentais são decisivas para que nossas cidades fiquem mais limpas.

Em primeiro lugar, é necessário rever o anacrônico conceito de que a sociedade paga impostos ao setor público para que este limpe as ruas e as cidades e se encarregue de coletar, transportar e dar destino final aos resíduos sólidos. Já passou da hora de avançarmos para um conceito mais contemporâneo de que é responsabilidade de cada um não sujar as ruas nas quais transita e a cidade na qual vive. Do mesmo modo, efetuar corretamente a deposição do lixo para a coleta é um compromisso de cada residência, condomínio, empresa, escola e instituição pública ou privada.

Cada pessoa deve ser um agente proativo do processo e não mais um usuário reativo do trabalho dos serviços de limpeza, varrição e coleta do lixo produzido pela sociedade. Todos devem comprometer-se com a meta de que o Brasil tenha cidades mais limpas e um habitat humano mais saudável e agradável. Qualidade ambiental é uma responsabilidade de todos.

O mesmo raciocínio aplica-se à questão da logística reversa, que objetiva dar solução adequada aos produtos no final de sua vida útil. Esse item da Política Nacional de Resíduos Sólidos é o que define a responsabilidade compartilhada das distintas cadeias de suprimentos e da sociedade quanto à restituição, reaproveitamento, reciclagem ou destinação final ecologicamente correta dos bens de consumo e suas embalagens. Porém, por mais eficazes que sejam as estruturas de coleta seletiva, estratégias e programas de devolução em pontos de venda e centros de recepção das indústrias e importadores, nada será viável sem a participação e engajamento da população.

Isso é fundamental para o Brasil vencer o grande desafio da salubridade ambiental e qualidade da vida. No enfrentamento desse problema urbano, é necessária sinergia entre indústrias/importadores, distribuidores, comércio e consumidores brasileiros. Todo cidadão deve sentir-se participante e responsável. Cabe ao Ministério do Meio Ambiente e ao de Cidades coordenar os Grupos Técnicos Temáticos encarregados de desenvolver modelos, normas e procedimentos para a logística reversa, para que se costurem acordos setoriais e se cumpra a legislação.

Nada, contudo, será factível se cada cidadão não participar, com adequado comportamento quanto à coleta seletiva, ou na devolução dos rejeitos nos postos de coleta das respectivas cadeias produtivas.

Como se observa, civismo e educação ambiental são elementos imprescindíveis para que a Política Nacional de Resíduos Sólidos tenha êxito. Ao fazer a sua parte e dar o exemplo, a sociedade também ganha mais força política para cobrar o poder público municipal, estadual e federal quanto à execução dos projetos e recuperação dos atrasos. Consciência, portanto, é o paradigma basilar da salubridade ambiental urbana!

*Ariovaldo Caodaglio, cientista social, biólogo, estatístico e pós-graduado em meio ambiente, é presidente do SELUR (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo).

* Por Ariovaldo Caodaglio

Consciência e cidadaniapara um Brasil mais limpo Ano novo, promessas antigas

Comportamento

Page 33: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 33

Água: sempre é tempo de economizar Água: sempre é tempo de economizar Mercado

Uma onda de empreendedorismo tem tomado conta do Brasil nos últimos anos. De acordo com a Serasa Experian, entre janeiro e julho de 2014 foram criadas em todo o Brasil 1.115.630 empresas, número que representa um avanço de 2,9%

em relação ao mesmo período de 2013. Isso tudo, apesar de um ano com a economia estagnada.

Para 2015, a perspectiva continua pessimista. A principal dica, neste caso, é ter cautela. O ano será difícil e antes de pensar em abrir qualquer negócio é preciso ter uma reserva financeira para suportar alguns meses com baixo faturamento, o que é normal em uma empresa recém aberta. Por outro lado, as crises também podem sinalizar boas oportunidades, como o lançamento de produtos adequados à determinada demanda, como a falta de água em muitas regiões do país. Você pode se recolher em um abrigo ou aproveitar uma onda gigante para surfar.

Outra dica importante, antes de abrir qualquer negócio é fazer uma análise bastante criteriosa sobre alguns pontos essenciais. O primeiro deles é ter perfil para empreender, já que nem todo mundo tem personalidade para administrar um negócio próprio.

O que isso quer dizer na prática? Que a pessoa precisa ter jogo de cintura para trabalhar com uma estrutura mínima, que aceite correr riscos, que seja multitarefas (vai ter que comprar, vender, produzir e fazer ajustes constantes) e principalmente, muita perseverança. Ou seja, características de personalidade que ajudarão muito no sucesso do negócio.Além disso, é preciso fazer um planejamento detalhado para compensar a falta de experiência no ramo que vai atuar. A falha mais comum é o excesso de improviso, já que muitos empreendedores confiam demais em sua intuição e atuam na base da tentativa e erro olhando apenas para o curto prazo. Outro erro é misturar as finanças particulares com as despesas do dia a dia da empresa. É recomendável ter contas bancárias separadas, definir uma retirada mensal fixa e ter disciplina para não usar o caixa da empresa para fins pessoais.

Será importante, também, manter o foco, pois é comum que depois de alguns meses a empresa comece a atuar em áreas que não têm absolutamente nada a ver com o negócio original. Isso acaba dividindo a atenção e prejudicando a melhoria do principal serviço ou produto da empresa. Por fim, é preciso paciência e dedicação, já que ter um negócio próprio exige, principalmente no começo, trabalho dobrado. A conclusão é que para ter seu próprio negócio, é preciso muita perseverança, bom senso e principalmente determinação.

Dicas para quem pensa abrir o próprio negócio em 2015Eduardo Ferraz

“ é necessário ter jogo de cintura para trabalhar com uma estrutura mínima, que aceite correr riscos, que seja

multitarefas (vai ter que comprar, vender, produzir e fazer ajustes constantes) e principalmente, muita

perseverança.”

Page 34: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 34 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizar

Page 35: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 35

Água: sempre é tempo de economizar Água: sempre é tempo de economizar

Page 36: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 36 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizarBeleza

Da Redação

“Lumbersexual”a nova

tendência masculina

Uma nova tendência comportamental vem sendo adotada por alguns homens, que assim como

os ‘Metrossexuais’, preocupam-se muito com a aparência, porém buscando um visual mais rústico e

casual.

Page 37: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 37

Água: sempre é tempo de economizar Água: sempre é tempo de economizar Beleza

Nomeada como ‘Lumbersexual’, essa nova tendência faz referência aos antigos lenhadores (lumberjack) e um fiel representante ‘Lumber’ apresenta visual básico composto por barba grande ou por fazer e cabelo

cheio, camisa de flanela xadrez folgada, botas e, em alguns casos, tatuagens.

Dr. Thiago Bianco Leal (CRM-SP 125.407), cirurgião da restauração capilar e diretor médico da Vinci Hair Clinic no Brasil, conta que o ‘Lumbersexual’ colaborou muito para o aumento dos transplantes de barba na Europa e agora no Brasil, país que participa em tempo real de todas as tendências de comportamento e moda. “De 2013 para cá, houve um aumento de 70% em relação ao número de transplantes de barba realizados em nossa unidade no Brasil, igualando-se ao número de transplantes realizados na nossa unidade em Londres.”, diz Dr. Thiago.

O homem que procura o transplante de barba possui um perfil que varia dos 25 aos 50 anos, apresenta ausência total de pelos no rosto ou em pouca quantidade, com falhas ou baixa densidade, impossibilitando que adotem um estilo de barba cerrada quando desejam mudar o visual. Assim como em transplantes capilares, sobrancelhas e cílios, este transplante começa a apresentar resultados após 3 meses do procedimento.

A CirurgiaO transplante de barba é realizado sob anestesia local, o que garante muito mais segurança ao procedimento e possibilita a alta no mesmo dia. O paciente precisa realizar todos os exames pré-operatórios, avaliação cardiológica e durante o procedimento permanece com todos os seus parâmetros vitais monitorados. A recuperação é muito rápida, uma vez que paciente é liberado para atividades profissionais que não envolvam esforço físico no terceiro dia de pós-operatório.

O transplante pode ser realizado em qualquer época do ano, porém no inverno, como a exposição solar é menor, os cuidados pós transplante são mais tranquilos, além disto, no inverno a sudorese é menor, o que causa menos desconforto. “Os pelos transplantados serão permanentes, e como os pelos da barba também não tem tendência a cair, o resultado do transplante de barba será estável”, comenta Dr. Thiago Leal.

CuriosidadesNão há uma idade ideal, porém o procedimento não é realizado em pacientes com menos de 18 anos, salvo em casos de reconstrução, como por exemplo pacientes com cicatriz de lábio leporino, onde é possível realizar o transplante de bigode para cobrir a cicatriz, queimaduras, traumas e cicatrizes profundas de acne.

Segundo Dr. Thiago, entre as unidades da Vinci Hair Clinic, as que mais realizam transplante de barba e bigode são em ordem decrescente, Londres, Brasil e Dubai, Espanha. Sendo que nos últimos meses o Brasil se emparelhou com Londres. “Com o aumento da divulgação e os excelentes resultados alcançados, a tendência é que o transplante de barba se popularize ainda mais neste próximo ano, tornando-se o ‘must have’ entre os homens”, finaliza o cirurgião.

Dr. Thiago Bianco Leal (CRM-SP 125407) Médico graduado, pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Marília, realizou especialização em cirurgia geral e trauma na Faculdade de Medicina de Marília, posteriormente realizou sua especialização em transplantes capilares na Europa, onde adquiriu expertise nas técnicas FUT e FUE. Atualmente é um dos cirurgiões com maior experiência na técnica FUE no país.http://www.vinciclinicacapilar.com.br/

Page 38: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 38 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizar

Page 39: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 39

Água: sempre é tempo de economizar Água: sempre é tempo de economizar

Page 40: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 40 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizarReceitas

Ingredientes1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem1 cebola picada2 dentes de alho amassados1 colher de chá de gengibre rala-do2 colheres de sopa de farinha de coco2 colheres de sopa de arroz inte-gral cozido 1 peito de frango picado1 punhado de salsinha picada1 punhado de agrião picado com talo1 cenoura raladaSal a gosto1/2 litro de água

Modo de PreparoEm uma panela, colocar o azeite, a cebola, alho, frango, cenoura e sal. Refogar e despejar a água fervente. Deixar cozi-nhar por 20 minutos e acrescentar o restante dos ingredientes, menos a salsinha. Cozinhar por mais 10 minutos e salpicar a salsinha.Rende 6 porções (50g).http://www.dratelmawaki.com/

Arroz termogênico

Ingredientes5 colheres (sopa) de azeite, 1 cebola picada, 2 dentes de alho picados ou triturados, 1/2 xícara de pimentão amarelo picado, 1 tomate sem pele e sem semente picado, 1/3 xícara (chá) de salsinha picada, 200 ml de leite de coco, 3 colheres (sopa) de molho de tomate industrializado, 1 embala-gem de 500g de postas de bacalhau, 20 discos de massa de pastel tamanho aperitivo

Modo de PreparoCozinhe o bacalhau já dessalgado em água fervente. Retire a pele e a espinha, desfie manualmente ou use um processador. Refogue a cebola no azeite, acrescente o alho e mexa por alguns minutos. Junte o tomate e refogue bem para que ele solte água e fique desmanchando. Some o pimentão, o bacalhau e a salsinha. Mantenha no fogo, mexendo sempre, para secar por completo os líquidos que se formarem. Junte o molho de tomate e o leite de coco. Adicione sal e pimenta de acordo com o seu gosto. Reserve. Acomode a massa de pastel em forminhas de alumínio e leve para assar em forno preaquecido a 200C até começar a dourar as bordas. Retire do forno, desenforme e deixe esfriar. Recheie com o creme de bacalhau apenas na hora de servir para não amolecer a massa.

http://www.dratelmawaki.com/

Cestinha de Bacalhau

Ingredientes100g de abacate, 1 banana nanica madura, Suco de 1 li-mão cravo, 1 xícara (chá) de água, ½ xícara (chá) de se-mentes de chia

Modo de PreparoPique o abacate e a banana. Bata com os outros ingre

dientes no liquidificador. Coloque em formas para picolé e leve ao congelador por 2 a 3 horas. Espete os palitos quando o picolé ainda não estiver totalmente congelado para evitar que os palitos grudem no fundo da forma. De-pois de colocar os palitos, leve de volta ao congelador e deixe por mais 8 a 10 horas.

Picolé Detox

Anuncie sua empresa aqui!

Apenas R$ 50,00

por edição!

Page 41: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 41

Água: sempre é tempo de economizar Água: sempre é tempo de economizar Receitas

Novo site da Secretaria oferece aos pais o passo a passo sobre como fazer os quitutes servidos nas escolas e que contribuem para a boa alimentação

A Secretaria da Educação do Estado tem uma novidade para os 4 milhões de alunos e também para os pais e responsáveis. A equipe de nutrição da Pasta elaborou um novo site interativo que oferece mais de 100 receitas saudáveis e fáceis de fazer, todas presentes nas escolas estaduais. O novo guia virtual ajuda os estudantes a manterem uma dieta equili-brada mesmo no período de recesso escolar.

O serviço virtual separa as receitas por tipo e tema. São opções divididas entre sobre-mesas, datas comemorativas, bebidas, saladas, guarnições, pratos-base, pratos principais e sopas. Por meio dele, é possível sugerir receitas, avaliá-las e compartilhar nas redes sociais. Mais informações no Portal da Educação www.educacao.sp.gov.br - Consulte o cardápio interativo no portal.

O guia é mantido pelo Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno (DAAA) da Secretaria, órgão responsável por gerenciar a logística de abastecimento da merenda nas escolas e também por disponibilizar uma equipe técnica de nutricionistas que seleciona quais receitas serão incluídas no cardápio escolar.

“A alimentação saudável é um hábito que melhora a qualidade de vida do aluno dentro e fora da escola. Por isso, todas as 5 mil unidades de ensino recebem produtos exclusivos, elaborados com baixo teor de sódio, de gordura e ricos em vitaminais. Os profissionais que trabalham na manipulação dos alimentos também recebem treinamento específico”, afirma o secretário a Educação, professor Herman Voorwald.

Confira algumas sugestões:Smoothie de Banana e Morango (Porção individual, ideal para lanches no final da tarde)

Ingredientes 1 xícara de leite semidesnatado, 1 banana, 3 morangos grandes, 1 colher (sopa) de iogurte sabor baunilha, 1 colher (chá) de mel

Modo de preparoEm um liquidificador, junte todos os ingredientes. Bata até a mistura ficar homogênea. Despeje-a para uma taça e sirva em seguida.

Panquecas Coloridas: (Traz o benefício da farinha integral, que aumenta a sacie-dade e reduz a absorção rápida de glicose)

Ingredientes para a massa½ xícara de chá de farinha de trigo integral, ½ xícara de chá de farinha de trigo branca 1 xícara de chá leite, 1 ovo, 1 pitada salPara a coloração rosa: um pedaço de beterraba

Modo de preparoBata todos os ingredientes da massa no liquidificador até formar uma massa homogênea. Aqueça uma frigideira pequena, unte com uma gota de azeite e espalhe com papel-toalha. Despeje um pouco da massa e espalhe uniformemente na frigideira. Espere um pouco e vire a massa. Assim que virar a massa acrescente o recheio de sua preferência e feche a massa ao meio. Doure a massa dos dois lados, e sirva.

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - www.educacao.sp.gov.br

A Casa da BisaUm jeito gostoso de almoçar

Rua Albuquerque Maranhão,71 Cambuci - São Paulo

fone: 3277 1928

Comida caseira de 2a. a 6a. cardápio variado todos os dias

Rua Artur de Azevedo, 874 , PinheirosFones: (11) 3085-0589 | 3064-8644

[email protected]

O melhor Restaurante de

comidas nordestinas do Brasil só poderia

ter um cardápio variado, repleto de petiscos de todos os sabores, para todos

os gostos.

O Restaurante Andrade valoriza

os ingredientes brasileiros e vai

levar você e seus convidados à uma

deliciosa experiência gastronômica com o verdadeiro sabor brasileiro. Venham

conferir.

Quitutes para a merenda

“Na guerra pela vida só uma

bandeira nos estimula:

a esperança.” Carlos Camargo

Seja Leve, Pega Leve, Sinta-se Leve

Page 42: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 42 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizarReceitas

Ingredientes500 g de lentilhas secas50 ml de azeite extravirgemSal e pimenta-do-reino a gosto250 g de bacalhau dessalgado2 colheres (chá) de tomilho fresco picado150 g de cebolas em anéis 10 tomates-cereja10 azeitonas pretas picadas50 g de amêndoas torradas e laminadas

Modo de preparoCozinhe as lentilhas até ficarem al dente. Tempere-as com azeite, sal e pimenta. Cozinhe o bacalhau por 15 minutos e escorra. Adicione o tomilho e refogue em azeite. Deixe esfriar. Doure a cebola em óleo bem quente. Em uma tigela, misture todos os ingredientes. Sirva em taças individuais.http://www.dratelmawaki.com

Salada de lentilha com bacalhau

Ingredientes2 Kg de lombo suíno1 dente de alho bem socado1 folha de louro1 cebola grande picada½ copo de vinho branco seco250g de ameixas pretas sem caroço1 colher de sopa de manteiga ou margarina culinária1 a 2 colheres de sopa de óleo de milhoSal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparoTempere o lombo com sal, a pimenta, o alho, o óleo, o louro e o vinho branco. Deixe macerando durante mais ou menos 2 horas, depois deste tempo corte o lombo em 2 partes iguais, no sentido do comprimento. Arrume as ameixas pretas em cima de uma das partes do lombo e cubra com a outra parte. Amarre-o bem com linha, unte bem com manteiga ou margarina, coloque numa assadeira e leve ao forno quente. Asse mais ou menos por 1h30 ou até que fique dourado, retire do forno, tire a linha e corte em fatias. Decore com farofa de sua preferência..http://www.dratelmawaki.com

Lombo de porco com ameixas pretas

Ingredientes5 potes de iogurte grego zero

1 caixa de morangos2 mangas

1 xícara de suco de laranja12 gotas de adoçante (opcional)

Modo de Preparo

Lave e limpe os morangos, bata-os no liquidificador com ½ xícara de suco de laranja e 6 gotinhas de adoçante até formar um purê.Descasque e corte a manga, bata-a no liquidificador com ½ xícara de suco de laranja e 6 gotinhas de adoçante até formar um purê.Para montar coloque uma camada de iogurte, purê de mo-rango e purê de manga. Enfeite com uma folhinha de hor-telã.

Fonte: www.maisequilibrio.com.br

Creme de Iogurte de Frutas

Page 43: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 43

Água: sempre é tempo de economizar Água: sempre é tempo de economizar Receitas

© M

alliv

an |

Dre

amst

ime.

com

Ingredientes Massa:1 ovo1 pote de Iogurte Semidesnatado1 colher (sopa) de óleo¾ de xícara (chá) farinha de trigo1 colher (sopa) de semente de linhaçaRecheio:1 colher (sobremesa) de azeite1 cebola descascada e picada em cubos pequenos2 dentes de alho amassados1 tomate picado em cubos1 peito de frango cozido e desfiado (aproximadamente 300g)1 xícara (chá) de cogumelos frescos picados (paris, shimeji, shitake)2 potes de Iogurte Semidesnatado1 colher (café) de salPimenta-do-reino preta moída a gosto1 colher (sopa) de cebolinha picadaMolho:3 xícaras (chá) de molho de tomates natural ou tomate peladoFolhas de manjericão1 pitada de açúcar½ colher (café) de sal

Modo de preparoMassa:No liquidificador, bata todos os ingredientes da massa até obter uma mistura homogênea;Unte a frigideira com óleo e espalhe um pouco de massa (1 concha) em uma frigideira quente, quando estiver cozida de um lado, vire e cozinhe do outro; repita a operação com toda a massa e reserve.Recheio:Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho, junte o tomate, o frango e os cogumelos e refogue mais;Junte os iogurtes, tempere com sal, pimenta e finalize com cebolinha;Recheie cada um dos discos com o recheio e enrole (panquecas). Reserve.Molho:Aqueça o molho de tomate, adicione o manjericão, o açúcar e o sal;Regue as panquecas com o molho e sirva.

Fonte: www.maisequilibrio.com.br

Panqueca de Frango com Cogumelos

Page 44: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 44 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizar

“Na guerra pela vida só uma

bandeira nos estimula:

a esperança.” Carlos Camargo

Seja Leve, Pega Leve, Sinta-se Leve

Receitas

Smoothie VerdeIngredientes

1 maçã cortada em pedaços2 xícaras de couveSuco de 1 limão

1 punhado de coentro½ xícara de suco de laranja

2 colheres de chá de gengibre1/2 xícara banana picada

Modo de PreparoMisture todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Despeje em um copo e sirva com um canudo.Fonte:www.maisequilibrio.com.br

Ingredientes

½ xícara de quinoa1 colher de sopa de azeite

1 xícara de água1 ovo

4 dentes de alho trituradotempero de sua preferência

½ xícara de queijo da sua escolha ou o recheio que preferir

Modo de preparoPrepare a quinoa da maneira que preferir e reserve. Em um recipiente coloque o azeite, o alho triturado, o ovo, o sal e a pimenta, acrescente a quinoa e misture bem. Com a aju-da das mãos espalhe a massa sobre uma assadeira e leve-a ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 15 minutos ou até ficar dourada. Retire do forno e coloque o recheio que quiser, volte a receita ao forno por mais 5 - 10 minutinhos e sirva.Fonte:www.maisequilibrio.com.br

Pizza de quinoa, queijo e alho

© F

orty

fork

s | D

ream

stim

e.co

m

Page 45: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 45

Água: sempre é tempo de economizar Água: sempre é tempo de economizar Receitas

Mini quiche vegetarianoIngredientes

Massa150g de margarina light sem sal

1 pitada de sal1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo

Recheio3 colheres de sopa de azeite

2 tomates1 couve-flor1 brócolis1 cebola

1 dente de alho1 pimentão amarelo

1 pimentão vermelho1 lata de creme de leite light

200g de palmito picadoSal e pimenta do reino a gosto

Cobertura:4 ovos (utilizar 2 gemas e 4 claras)1 pacote de queijo cottage (200g)

1 lata de creme de leite lightModo de Preparo

Massa:Numa vasilha coloque a margarina e o sal. Adicione a farinha até dar o ponto da massa. Se for necessário, acrescente um pouco de água. Deixe a massa descansando por cerca de 15 minutos.

Recheio:Corte todos os ingredientes em cubos. Numa panela aquecida coloque todos os ingredien-tes e refogue. Menos o creme de leite. Depois de tudo refogado, coloque o creme de leite.

Cobertura:Bata todos os ingredientes da cobertura no liquidificador até obter uma mistura cremosa.

Para polvilhar:2 colheres de sopa de queijo ralado light

Montagem:Abra a massa em uma mesa enfarinhada. Forre as forminhas untadas com óleo e farinha e coloque a massa. Depois jogue o recheio, a cobertura e por fim, polvilhe com o queijo ralado. Asse em forno médio a 180 C, pré-aquecido, por cerca de 30 minutos, ou até a co-bertura ficar firme e dourada.Fonte:www.maisequilibrio.com.br

© Ig

ortu

din

a | D

ream

stim

e.co

m

Page 46: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 46 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizarReceitas

Sanduíche GratinadoIngredientes

- 1 pacote de pão sírio light- 150g de peito de peru defumado light em fatias

- 150g de mussarela light fatiada- 350ml de leite desnatado

- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo- 2 colheres (sopa) de margarina light

- ½ colher (chá) de noz-moscada- 20g de queijo parmesão ralado

- Sal e pimenta-do-reino branca a gosto

Modo de PreparoEm uma forma refratária coloque uma camada de pão, o peito de peru, outra camada de pão, a mussarela e finalize com outra camada de pão. Reserve. Em uma panela, leve ao fogo brando o leite, a farinha, a margarina e mexa até engrossar. Polvilhe noz moscada e acerte o sal e a pimenta conforme seu paladar. Despeje o molho sobre o sanduíche, polvilhe parmesão ralado e leve ao fogo até gratinar. Sirva a seguir.Fonte:www.maisequilibrio.com.br

Ingredientes1 colher (chá) de azeite de oliva ; 1/2 xícara (chá) de cebola picada

1 1/2 xícara (chá) de espinafre cozido e picado2 ovos; 1 1/2 xícara (chá) de ricota fresca

2 colheres (chá) de farinha de trigo; sal a gostonoz -moscada ralada a gosto

pimenta-do-reino branca a gostopáprica doce a gosto

Modo de PreparoEm uma panela, coloque o azeite e refogue a cebola, junte o espinafre e cozinhe rapida-mente. Reserve. Em uma tigela, bata os ovos, junte a ricota e a farinha. Tempere com sal, a noz-moscada e a pimenta-do-reino. Adicione o espinafre refogado e misture bem. Unte um refratário com margarina e coloque nele a mistura. Espalhe a páprica por cima e leve ao forno médio por 30 minutos, ou até ficar assada.Fonte:www.maisequilibrio.com.br

Sanduíche de forno lightIngredientes

1 colher de sopa de cream cheese light; 1 colher de café de mostarda4 fatias de tomate maduro; 10g de azeitona preta1 colher de chá de azeite; 1 pão francês; orégano

Modo de PreparoCorte o pão francês ao meio no sentido do comprimento e retire o miolo. Em uma panela anti-aderente misture o cream cheese e a mostarda, leve ao fogo baixo até formar uma mistura cremosa. Distribua este creme entre as fatias de pão, por cima de cada, coloque 2 fatias de tomate, azeitonas fatiadas, sal, orégano e regue azeite. Coloque em uma assadei-ra e leve ao forno quente por 5 minutos.Fonte:www.maisequilibrio.com.br

Torta de espinafre

Page 47: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 47

Água: sempre é tempo de economizar Água: sempre é tempo de economizar Receitas

Torta Light de Alho-poróIngredientes

Massa- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

- 1 colher (chá) de sal- 2 gemas

- 100 g de margarina lightRecheio

- 1 colher (sopa) de margarina light- 1 cebola ralada ou picada

- 2 alhos-porós médios em fatias finas- 1 copo de leite desnatado

- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo- noz-moscada e sal a gosto

- 1 lata de creme de leite light

Modo de PreparoAmasse bem todos os ingredientes da massa até dar liga. Se precisar, adicione gotas de água até adquirir uma boa consistência para abrir a massa com o rolo. Forre uma forma ou um refratário pequeno, comprimindo a massa até as bordas da fôrma. Para o recheio: refogue o alho-poró e a cebola na margarina até murchar. Acrescente o leite previamente misturado com a farinha de trigo, a noz-moscada e o sal. Deixe engrossar e então acrescen-te o creme de leite conservando o recheio no fogo até ficar bem seco. Coloque o recheio (frio) sobre a massa e por cima do recheio pincele uma gema. Leve ao forno por aproxima-damente 20 minutos. Deixe sobrar um pouco da massa e faça tiras decorando a seu gosto.Fonte:www.maisequilibrio.com.br

Ingredientes- 1 xícara de agrião cortado em tiras- 1 e ½ xícaras de milho verde ralado- 1 e ½ xícaras de cenouras raladas- 1 colher (sopa) de canela em pó- 1 colher (chá) de noz moscada

- 1 dente de alho- 1 xícara de leite desnatado

- 2 ovos- 2 colheres (sopa) de mussarela light ralada

- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo- Sal e pimenta a gosto

Modo de PreparoBata no liquidificador a farinha, os ovos, a noz moscada, a canela, o leite, a mussarela, o alho, o sal e a pimenta, até criar espuma. Desligue o liquidificador e misture o milho, a cenoura e o agrião. Coloque em uma assadeira para assar até ficar dourado.Fonte:www.maisequilibrio.com.br

Os benefícios do agrião para saúde incluem o aumento da imunidade e prevenção do cân-cer. Além disso o agrião é excelente fonte de vitaminas e minerais, tais como: Vitamina C, Cálcio, Ferro, ácido fólico, Vitamina A, vitamina B6, vitamina B12, magnésio, fósforo e outros nutrientes que são necessários para a manutenção de uma boa saúde.

Torta de Milho Verde, Cenoura e Agrião

Conheça alguns benefícios do agrião

Page 48: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 48 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizar

Filé de Frango com Molho Pesto de Iogurte

Receitas

Ingredientes6 filés de frango grossos temperados com sal; Pimenta branca; Mostarda; Vinho branco

Recheio6 fatias de presunto; 6 fatias de queijo curado

Pesto1 colher (sopa) de azeite; 1 dente de alho socado; 1 xíca-ra (chá) de folhas frescas de manjericão; 1/4 xícara (chá) de nozes moídas; 1/2 xícara (chá) de parmesão ralado; 2 colheres (sopa) de requeijão cremoso; 2 potes de Iogurte Grego; 1 envelope de caldo de galinha; Sal; Molho de pi-menta; Temperos a gosto

Como fazerTempere os filés e deixe marinarpor 30 minutos. Faça uma abertura na lateral de cada filé e recheie com presunto e queijo. Refogue em manteiga e vinho branco ou empane em farinha de trigo, ovo batido e farinha de rosca. Frite em óleo quente.

PestoAqueça o azeite, junte a mistura de todos os ingredien-tes e deixe ferver. Espalhe sobre os filés de frango e sirva com arroz branco, maçãs chips e tomates cereja cortados ao meio.Fonte:www.maisequilibrio.com.br

Ingredientes- 1 peito de frango desossado cozido e desfiado

- 1 xícara (chá) de ervilha- 1 xícara (chá) de aveia em flocos

- 2 ovos cozidos e picados- sal a gosto

- 2 colheres (sopa) de queijo ralado- 2 colher (sopa) de manteiga- 1 colher (sopa) de salsinha- 500 g de purê de batatas

Modo de Preparo

Forre o fundo de um refratário com o purê de batatas e, por cima, espalhe o frango, as ervilhas e os ovos cozidos. Cubra a torta com uma mistura de aveia, sal, queijo ralado, a manteiga e a salsinha. Leve ao forno médio por aproxi-madamente 40 minutos.

Fonte:www.maisequilibrio.com.br

Torta de Frango com Purê de Batata e Aveia

©O

ksan

a W

ilson

| d

ream

stim

e.co

m

Page 49: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 49

Água: sempre é tempo de economizar Água: sempre é tempo de economizar

©Ya

sony

a | d

ream

stim

e.co

m

Receitas

Sanduíche de Peito de Peru com Rabanete e Cottage

Ingredientes

- 1 pão de beirute- 4 folhas de alface

- 2 colheres (sopa) de cenoura ralada- 1 colher (sopa) de rabanete ralado

- 100g de peito de peru defumado fatiado- 1 colher (sopa) rasa de maionese light

- 2 colheres (sopa) de cottage

Modo de preparoAbra o pão, acomode as folhas de alface. Distribua em

camadas o peru, a cenoura, o rabanete, o cottage e cubra com a maionese light.

Fonte: www.maisequilibrio.com.br

Bolo Salgado de Camarão LightIngredientes

Massa- 4 colheres (sopa) de margarina light

- 4 gemas- 4 claras em neve

- 1/2 xícara (chá) de leite desnatado- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo- 1 colher (sopa) de fermento em pó

- 1 pitada de salRecheio

- 3 tomates médios picadinhos sem sementes- 1 cebola média picadinha- 2 dentes de alhos socados

- 300 gramas de camarão médios temperados e cozidos

- orégano e salsinha a gosto- 100 g de requeijão light- 1 colher (sopa) de azeite

- sal e pimenta a gosto.

Modo de Preparo

MassaBata a margarina light e as gemas. Adicione o lei-te, intercalando com os ingredientes secos. Junte as claras em neve e misture. Despeje a massa na forma untada e polvilhada. Junte o refogado e cubra com o requeijão light. Asse em forno pré-aquecido (200ºC) por 30 minutos aproximadamente ou até dourar. Cor-te em quadrados.

RecheioRefogue o alho e a cebola no azeite. Misture os toma-tes, o camarão, a salsa, orégano, sal e pimenta. Deixe descansar por 10 minutos e passe por peneira, para retirar o líquido formado.

Fonte: www.maisequilibrio.com.br

Page 50: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 50 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizar

Av. Dr. Cândido Motta Filho, 852 Vila São Francisco

2365.5010 2365.9003

Marsala, um vinho puxado pro marrom, foi a cor selecionada pela Pantone como uma das principais tendências de 2015. O tom forte e elegante pode ser facilmente

traduzido para a moda, tanto para homens como para mulheres. E marcas como Crawford, Damyller, Dimy, Jo de

Mer, Loungerie, Mandi, Maria.Valentina, Memove, Nautica e Rapsodia já aderiram à cor e trazem às suas araras, variadas

opções de peças.

Marsala pode ser considerada uma cor democrática, pois cai bem em todos os

tipos de peles e para homens e mulheres de todos os estilos, dos clássicos aos

modernos. É uma ótima opção para sair da mesmice do preto para quem gosta de

tons sóbrios e chiques.

Chique e fashiom.!Estilo

Balizza para Zattini - R$79,90

Rapsodia - R$589,00

Nautica - R$169,00

Felipe Krein para Zattini - R$299,90

Jo de Mer - R$313,00

Mandi - R$179,00

Crawford - R$79,90

Page 51: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 51

Água: sempre é tempo de economizar Água: sempre é tempo de economizar Estética

Você encontra esses e outros produtos bem bacanas da That Girl na Body & Beauty, no Center Shop Colina de São Francisco, ao lado da academia Runner - Fone: 3768-3361

Av. Dr. Cândido Motta Filho, 731 - loja 15

Ganhe 10% de desconto em toda linha da That Girl (*)(*) ao mencionar esta página da Revista Leve & Leia

(*) o desconto não é válido para outros produtos em promoção

That Girl: “Salva vidas” da mulher

That Girl Caneta Removedora de Manchas - Remova

instantâneamente manchas de café, vinho, chocolate,

maquiagem ou qualquer outro tipo de mancha em suas roupas.

That Girl Silicone - Evita situações embaraçosas não deixando o “farol aceso” ! Por ser bem fino e ter total aderência, proporciona

conforto e resolve um problema bem comum no universo feminino

Quase invisível, a That Girl Fashion tape resolve os incovenientes do dia-a-dia da mulher antenada, que não tem tempo a perder e preza pelo conforto acima de tudo. São 36 fitas adesivas dupla face descartáveis que você pode usar da da

maneira que quiser (ou precisar).

Chega de decotes impróprios nos lugares errados. That Girl tapa decote é o acessório imprescindível para as

mulheres. Delicado, esse acessório se prende ás alças do sutiã impedindo o

desconforto daquele decote indesejado.

Protetores de axilas para não pagar mico e ficar com a pizza embaixo do braço!

Pare tudo, Ou melhor, não pare.A That Girl chegou exatamente para ajudar você, mulher moderna, antenada e que

vive correndo, a manter o ritmo sem perder a pose. Nada de farol aceso, alça de sutiã aparecendo, barra mal feita, de cores que mostram mais do que devem.

Page 52: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 52 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizarServiços

Page 53: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 53

Água: sempre é tempo de economizar Água: sempre é tempo de economizar

A mão se estendee o sorriso nasce

Veja alguns lugares onde sua ajuda ou presença pode fazer uma grande diferença.

Anjo de LuzA Associação de Apoio a Crianças e Adolescentes com Câncer – Anjo de Luz,

localizada no Jardim Esther Yolanda (zona Oeste de São Paulo), é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que visa apoiar e dar assistência a crianças e adolescentes em seu tratamento hospitalar. A casa recebe semanalmente pessoas de baixíssima renda, portadores de câncer e outras enfermidades graves, vindas de regiões muito pobres do Brasil e países vizinhos. Maiores informações so-bre doações (dinheiro e/ou produtos) através do site: www.anjodeluz.org.br, pelo e-mail: [email protected] ou pelos telefones: (11) 2537-5229.

Centro de Convivência Infantil (CCI). O CCI é uma casa de apoio a crianças com sorologia HIV/AIDS, infectadas pela mãe durante o período gestacional, oferecendo um tratamento adequado, combinado com alimentação balanceada em um ambiente acolhedor e seguro. Mantém-se por meio de do-ações de pessoas físicas e pessoas jurídicas, bem como projetos sociais com pa-trocinadores e órgãos governamentais. Atualmente atende não só crianças com HIV mas também com vulnerabilidades sociais (crianças com pais dependentes químicos, negligentes e casos de violência doméstica). O CCI fica na Praça José Salvador Silva, 45, Jardim Maria Rosa – Taboão da Serra. A casa necessita de todos os tipos de doações e também de voluntários. Para maiores informações, acesse o site: www.larcci.org.br ou ligue para (11)- 4787-2830.

Solidariedade

© W

ebsu

bst

ance

| D

ream

stim

e.co

m

PALESTRAS NO MAGDALA

FEVEREIRO: PALESTRA CANTADA

Grupo Eurípedes Barsanulfo

Coordenação : Thereza Golvetti

Tema: Maria de Magdala

Data: Sábado dia 21/02/2015 às 16.59

MARÇO: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Palestrante: Sílvia Navarropsicóloga e palestrante espírita

Data: Sábado dia 14/03/2015 às 16.59

Local: Maria de Magdala, Rua Iquiririm, 316 - Vila MarianaTel.: 11 3726.5134 | 98788.6608

Ponto de Referência: Sacolão OBA! e Banco Itaú da Av. Corifeu de Azevedo Marques, 1100

Se você puder doe 1 quilo ou mais de alimento

PASSO O PONTOno Butantã.

Loja reformada, 70 m2, cozinha, banheiro, prateleiras, gôndolas e

balcões, escritório com mezzanino.

Tratar: 99141.5588

Em Fevereiro:50% de desconto na matrícula

Page 54: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 54 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizarServiços

Chame os BeterraBas

para tocar e cantar na sua

festa:Bailes de debutantes

casamentos - bailes dançantes eventos musicais - aniversários

Fone: 3726-4743 Cel. [email protected]

Anuncie sua empresa aqui!

Apenas R$ 50,00

por edição!

Page 55: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 55

Água: sempre é tempo de economizar Água: sempre é tempo de economizar Serviços

Page 56: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 56 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizarServiços

Anuncie sua empresa aqui!

Apenas R$ 50,00

por edição!

Page 57: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 57

Água: sempre é tempo de economizar Água: sempre é tempo de economizar Serviços

VENDO LOJA

na Vila São Francisco.

Carteira com muitos clientes.

Informações: Tel.: 98202.2011

Page 58: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 58 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizarServiços

Page 59: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 59

Água: sempre é tempo de economizar Água: sempre é tempo de economizar Serviços

Anuncie sua empresa aqui!

Apenas R$ 50,00

por edição!

Page 60: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 60 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizarHoróscopo Mensal FEVEREIro de 2014ÁriesI m p r e v i s t o s , atrasos e falhas de comunicação podem ocorrer e tumultuar sua rotina no início do mês. Dobre a

atenção. Sinal verde para começar algo novo e lucrativo. Fase agitada para sua vida social. Aceite os convites, mas reserve um tempo para curtir a família. Cuidado ao testar novas terapias, dietas e produtos divulgados na internet. Antes de usá-los, descubra se são realmente seguros para sua saúde. Você estará ao lado do seu bem para o que der e vier. Se seu par retribuir a atenção, vocês vão curtir momentos de grande cumplicidade. Se está só, atividades em grupo serão ótimas oportunidades de conhecer gente nova e paquerar. Seu charme vai ganhar reforço ao longo do mês e você vai conquistar quem quiser.

TouroVocê fará o que estiver ao seu alcance para conquistar uma posição melhor na carreira. Pode ter apoio de alguém

influente. Um negócio pode ser desfeito ou uma grana esperada talvez atrase. Só conte com o dinheiro depois que estiver nas suas mãos, ok? Reserve algum tempo para a família ou pode ouvir cobranças. As amizades recebem ótimas vibrações. Evite remoer aborrecimentos, pois isso pode baixar sua imunidade. Com o par, compartilhe seus sonhos para o futuro a dois. A cumplicidade vai aproximar o casal, Agora, se a relação anda estremecida, convém ter cuidado com uma atração tentadora por outra pessoa. A paquera ganha novo ânimo a partir do dia 12. Pode se interessar por alguém da turma ou do trabalho.

GêmeosO Sol desperta o desejo de crescer e aprender. Aproveite para fazer cursos, investir no seu aperfeiçoamento e

abrir novos seus horizontes na carreira. Os astros acentuam sua ambição, mas avisam que é preciso ser realista com

seu dinheiro. Reforce a amizade com os parentes. Pode ter surpresas com a turma. Pressa e distração podem causar acidentes: concentre-se no que for fazer. O segredo para ficar em paz com seu bem é não perder o bom humor. Em vez de discutir, adapte-se aos imprevistos, isso é o que seu signo faz de melhor! Vênus deixará seu signo mais ousado e atirado nas paqueras a partir do dia 20. Tome a iniciativa! Há grande chance de se encantar por uma pessoa bem de vida ou que ocupe cargo de destaque.

CâncerProcure definir prioridades e concentre-se em uma tarefa de cada vez. Mesmo com muito serviço, não deixe de

ajudar os colegas. Você pode ter ideias brilhantes para reforçar o orçamento. Você fará tudo para agradar as pessoas queridas, inclusive os amigos. Na saúde, cuidado com tratamentos mirabolantes. Na vida a dois, boa semana para esclarecer de vez qualquer assunto complicado ou mal resolvido. Mas não guarde rancor. Converse, resolva o que incomoda e enterre o assunto de vez para começar um novo ciclo com seu bem. Seu coração não vai se contentar com lances superficiais e, se decidir conquistar alguém, é para entrar de cabeça. A paixão pode surpreender você numa viagem ou no trabalho.

LeãoNo trabalho, agir em parceria vai incentivar você a mostrar o seu melhor nas tarefas.

Escolha pessoas com quem tem mais afinidade. O mês começará instável e você pode ter preocupações com atraso no salário, gastos inesperados ou mal-entendidos. Trocar ideias com parentes pode ser muito produtivo. Já com amigos, convém ter cautela com as palavras, pois há risco de mal-entendidos. Plutão dará força de vontade para vencer um vício ou abandonar velhos hábitos nocivos. Você vai curtir momentos deliciosos com quem ama. Tudo que fizerem juntos será mais prazeroso. Pode

Page 61: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 61

Água: sempre é tempo de economizar Água: sempre é tempo de economizar

Confie no seu taco e não tenha medo de assumir novos desafios. Agora, seu brilho pode despertar rivalidades

e inveja. Não comente seus planos. Hora de correr atrás de coisas que ajudem a reforçar seu orçamento. Mal-entendidos podem causar discussões em família. Tente fugir das polêmicas. Nas amizades, você dará mais valor à confiança. Saúde boa, mas deve maneirar na alimentação. Na relação amorosa, dúvidas e insegurança podem incomodar você. Evite desabafar com terceiros, a menos que seja alguém de sua total confiança. Fora isso, não dê ouvidos a comentários maldosos. Se você está a fim de alguém, crie as oportunidades de aproximação e mostre seu interesse. Se a atração for recíproca, a paixão vai esquentar.

esquentar entre quatro paredes. Conheça gente nova, puxe papo, fale um pouco de você. Isso ajudará a descobrir afinidades com as pessoas e, quem sabe, encontrar uma que tope concretizar tudo isso ao seu lado.

AquárioNo trabalho, pode se destacar com ideias criativas, soluções inteligentes e rápidas para os problemas. Seu sucesso no

trabalho pode garantir um bom aumento de salário. Mas você também pode reforçar seus ganhos com um serviço extra. Muito carinho no convívio com parentes. Nas amizades, prepare-se para lidar com contratempos. O Sol garante doses extras de disposição física e mental. Se depender do seu astral, a união será repleta de amizade, companheirismo e diálogo, mas sem cobranças. Na paquera, não pensará duas vezes para dar o primeiro passo e se aproximar do alvo. Papos inteligentes serão seus trunfos para chamar atenção e despertar interesse. Os astros só aconselham a conter a sua afobação.

Peixes

ficar confiante demais nas paqueras. Cuidado para não ser imprudente ou se envolver em aventuras complicadas.

VirgemBoa fase para retomar um assunto ou projeto de trabalho que ficou na gaveta. A partir do dia 12, será mais fácil

convencer: defenda suas ideias. Vênus ajudará você a usar a criatividade para esticar o salário e reforçar sua intuição para identificar investimentos lucrativos. Seu signo pode estar muito autoritário com os parentes. Controle-se para não se desentender com a família. Já com os amigos, você vai revelar seu lado mais leal e prestativo. Período de muita energia e grande bem-estar. Você terá prazer em cuidar de quem ama e fará o que estiver ao seu alcance para ver seu bem feliz. Na paquera, você vai querer emoções intensas e entrega total na paixão. Dificilmente vai se satisfazer com encontros sem envolvimento afetivo.

LibraVocê vai mostrar muita iniciativa e determinação no trabalho. Pode cair nas graças dos chefes

e até conseguir uma promoção. Você terá mais sorte em seus investimentos. Quem trabalha por comissão terá facilidade para agradar a clientela e pode engordar o faturamento. Sua lista de amigos deve aumentar. Alegria e alto-astral vão proteger sua saúde. Como seu poder de sedução vai aumentar, há risco de deixar seu par inseguro, o que pode abalar a união. Procure envolver mais a pessoa amada nos seus interesses e valorize a companhia dele. Se está só, vai despertar muitas paixões. Mas, com tanto brilho, será preciso ter cuidado para não parecer esnobe e convencida. O amor pode estar ao seu lado: olhe bem!

EscorpiãoNo trabalho, fique de olho nas mudanças que ocorrem ao seu redor para aproveitar

as oportunidades. Pode assumir novos desafios e liderar equipe a partir do dia 19. Você terá que batalhar para melhorar seus ganhos. Você terá prazer em reunir parentes e pessoas queridas em casa. Sua vida social ganha novo ânimo. Procure lidar melhor com os momentos de estresse e ansiedade no dia a dia. Na vida a dois, momentos de privacidade vão encher seu coração de alegria. Aproveite para trocar carinho, fazer juras de amor e relaxar nos braços de quem ama. Prepare-se, pois pode ser fisgada pela paixão e pode ser amor à primeira vista. Romance iniciado agora tem tudo para ser repleto de carinho e dedicação.

SagitárioA curiosidade fará você se envolver e mostrar mais interesse no trabalho. Boa fase para expor

novas ideias. Talvez tenha que cortar gastos para ter mais folga no orçamento. Tende a se aproximar bastante de parentes, colegas e gente conhecida. Tudo bem na saúde, só precisa controlar melhor o que come. O astral vai deixar você mais individualista e isso pode acirrar discussões no romance. Mas o Sol estimulará o diálogo e, com um pouco de boa vontade e jogo de cintura, você conseguirá esclarecer as coisas e se entender com seu bem. Pessoas antenadas, que possam ensinar coisas novas para você terão mais chance de chamar a sua atenção. Seu charme ganha reforço e pode se apaixonar!

CapricórnioDedique-se às tarefas que domina e invista sua energia em projetos concretos. Antecipe o que

puder, pois imprevistos podem causar atrasos de última hora. Boa época para repensar seus gastos e ficar de olho nas oportunidades de ampliar sua renda. Procure ser mais paciente com a família. Nas amizades, você vai escolher a dedo quem merece sua confiança. Imprevistos e de trabalho podem estressar e mexer com seu organismo. Você vai se dedicar ainda mais à relação se tudo estiver bem. A partir do dia 19, o clima deve

Horóscopo Mensal FEVEREIro de 2014Por João Bidu

CAJEC NECESSITA DE

DOAÇÃO DE SANGUE

A Cajec – Casa de Apoio à Criança com Câncer José Eduardo Cavichio necessita com urgência de doação de sangue para alguns de seus assistidos. Para ajudar as crianças da Cajec, as pessoas deverão com-parecer aos locais de coleta, dos respectivos hospitais, portando documento de identifi-cação original com foto, ter idade entre 18 e 60 anos, pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e, principalmente, levar o nome do paciente. Informações Alô Pró-Sangue: 0800 55 0300. www.cajec.org.br. Novos telefones: 4701-4194 ou 4787-7149.

Tatiane Soster da Silva - Paciente do Hos-pital AACD – Posto de Coleta – Banco de Sangue Paulista: Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 46 – 14º. andar ou na Rua Igua-tinga, 382 – Santo Amaro. De 2ª. à Sábado das 8 às 12 e das 13 às 16 horas. Fechado aos domingos e feriados. Telefone para in-formações: 3048-8969.

Terezinha Cândido Correa – Paciente do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – Posto de Coleta – Av. Dante Pazzanese, 500 – Ibirapuera. De 2ª. à 6ª, das 8 às 17 horas. Sábados, das 8 às 16 horas. Fechado aos domingos e feriados. E, também, os postos do Hemocentro.

Emanuel Soares da Costa e Pedro Henri-que Sungaila Souto – Pacientes do Hospital Itaci – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil.

Postos de Coletas do Itaci – Todos os postos do Hemocentro – Informações Alô Pró Sangue – 0800 55 0300 Posto Hospital das Cllínicas - Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 – 1º. Andar – Cerqueira César. De 2ª. à 6ª , das 7 às 19 horas. Sábados e feriados, das 8 às 18 horas. Fechado aos do-mingos.Posto Dante Pazzanese – Av. Dr. Dante Paz-zanese, 500 – Ibirapuera. De 2ª. à 6ª, das 8 às 17 horas. Sábados, das 8 às 16 horas. Fechado aos domingos e feriados.Posto Mandaqui - Rua Voluntários da Pátria, 4227 – Mandaqui. De 2ª à 6ª, das 12h45 às 18 ho-ras. Fechado aos sábados, domingos e feriados.Posto Osasco - Rua Ari Barroso, 355 – Pre-sidente Altino – Osasco. De 2º À 6ª, das 8 às 16H30. Sábados, 1º, 3º, e 5º de cada mês, das 8 às 16 horas. Fechado nos demais sábados, do-mingos e feriados. Posto Barueri – Rua Angela Mirella, 354 – Tér-reo – Jd. Barueri – Barueri. De 2ª. à 6ª , das 8 às 16 horas. Fechado aos sábados, domingos e feriados. Posto Pedreira – Rua João Francisco de Moura, 251 – Vila Campo Grande – SP. De 2ª. à 6ª , das 7h30 às 12h30. Sábados, 1º, 3º, e 5º de cada mês, das 7h30 às 16h30. Fechados nos demais sába-dos, domingos e feriados.

Page 62: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 62 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizarVida Animal

Equem pode resistir aqueles grandes olhos castanhos com cara de “pidão”? Pode uma pequena recompensa da mesa realmente fazer mal ao seu cão? Bem, isso depende do que é, e o que está nela. Um doritos com

guacamole (patê de abacate) pode causar ao seu cão problemas sérios. Na verdade, há um monte de comida de gente que seu cão nunca deve comer. E não é só por causa do peso. Alguns alimentos são realmente perigosos para cães - e alguns destes alimentos comuns podem surpreendê-lo.

AbacateNão importa quão bom você acha que é abacate, você não deve dar a seu cão. Os abacates contêm uma substância chamada Persin. É inofensivo para os seres humanos que não são alérgicos. Mas é altamente tóxico na maioria dos animais, incluindo cães. Apenas uma pequena quantidade pode fazer seu cão vomitar e a ter diarréia. E, se acontecer de você ter pé de abacate plantado em casa, mantenha seu cão afastado da plantação. O Persin está nas folhas, sementes, e cascas, assim como nos frutos.

ÁlcoolCerveja, vinho, licor, alimentos que contenham álcool - nada disso é bom para seu cão. Isso porque o álcool tem o mesmo efeito sobre o fígado e cérebro de um cachorro que ele tem sobre os seres humanos. Mas é preciso muito menos para fazer o seu dano. Apenas um pouco pode causar

vômitos, diarréia, depressão do sistema nervoso central, problemas de coordenação, dificuldade respiratória, coma e até morte. E, quanto menor o cão, maior o efeito.

Café, chá, cafeína e outrosA cafeína em quantidades suficientes pode ser fatal para um cachorro. E, não há antídoto. Os sintomas de intoxicação da cafeína incluem agitação, respiração acelerada, palpitações, tremores musculares, convulsões e sangramento. Além de chá e café - a cafeína pode ser encontrada no cacau, chocolate, refrigerantes e bebidas estimulantes, como a Red Bull. E também se encontra em alguns medicamentos para resfriado e analgésicos.

Uvas e passasUvas e passas têm sido frequentemente utilizados como comida para cães. Mas não é uma boa idéia. Ainda não está claro porque, uvas e passas podem causar falência renal em cães. E, apenas uma pequena quantidade pode fazer um cão adoecer. Vômitos seguidos e hiperatividade são os primeiros sintomas. Dentro de um dia, o cão vai tornar-se letárgico e deprimido. A melhor prevenção é manter as uvas e passas longe do seu cão.

O leite e outros produtos lácteos Em um dia quente, pode ser tentador para partilhar a sua casquinha de sorvete com seu cão. Mas se seu cão pudesse,

o obrigaria a não fazê-lo. Leite e produtos derivados do leite podem causar diarréia e outros problemas digestivos, bem como causar alergias alimentares (que muitas vezes se manifestam como coceira).

Doces e GomasGoma de doces, pasta de dentes, produtos de panificação, e alguns alimentos diet são adoçados com xylitol. O Xylitol pode causar um aumento na insulina que circula através do corpo do seu cão. Isso pode diminuir o açúcar do sangue do seu cão e levar à insuficiência hepática. Os sintomas iniciais são vômitos, letargia e perda de coordenação. Eventualmente, o cão pode ter convulsões e uma insuficiência hepática pode ocorrer dentro de poucos dias.

ChocolateA maioria das pessoas sabem que o chocolate faz mal para os cães. O agente tóxico no chocolate é a teobromina. É em todos os tipos de chocolate, mesmo o chocolate branco. O tipo mais perigoso, porém, são de chocolate amargo e chocolate sem açúcar fermentado. Comer chocolate, mesmo que apenas lamber uma tigela, pode fazer um cão vomitar, ter diarréia, e ter sede excessiva. Ela também pode causar alteração do ritmo cardíaco, tremores, convulsões e morte.

Da redaçãoAlimentos humanos tóxicos aos cães

Page 63: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 63

Água: sempre é tempo de economizar Água: sempre é tempo de economizar Vida Animal

Leitura recomendada:Terapia de Vidas Passadas em An-imais - Uma Abordagem Científica;

por Soraia Jorge.

O livro traz relatos de encarnações de animais captadas pelos seus

tutores. Trata de um assunto negligenciado pela humanidade.

Facebook:TerapiadeVidasPassa-dasemAnimais

Carne gorda e ossosEm cima da mesa frequentemente ha carne gorda que uma pessoa não quis comer e ossos. Ambos são perigosos para os cães. Gorduras de carnes cozidas e cruas podem causar pancreatite em cães. E, embora pareça natural dar a um cão um osso, pode sufocá-lo. Os ossos também podem lascar e causar uma obstrução ou lacerações do sistema digestivo do seu cão.

Caquis, pêssegos e ameixas O problema com estas frutas são as sementes ou caroços. As sementes de caqui podem causar a inflamação do intestino delgado em cães. Elas também podem causar obstrução intestinal. A obstrução é também uma possibilidade, se um cão come o caroço de um pêssego ou ameixa. Além disso, o caroço do pêssego e ameixa contém cianeto, que é venenoso para os seres humanos e cães. A diferença é que os humanos sabem que não se pode comer. Os cães não.

Ovos crusHá dois problemas com os ovos crus para dar ao seu cão. O primeiro é a possibilidade de intoxicação alimentar por bactérias como a E. coli ou Salmonella. A segunda é que uma enzima em ovos crus interfere com a absorção de vitamina B em particular. Isso pode causar problemas de pele, bem como problemas com a pelagem do seu cão

Carne e peixe cru A carne crua e peixe cru, como ovos crus, podem conter bactérias que causam intoxicação alimentar. Além disso, certos tipos de peixes como o salmão, truta e esturjão podem conter um parasita que causa a “doença dos peixes.” Se não for tratada, a doença pode ser fatal dentro de 2 semanas. Os primeiros sinais da doença são vômito, febre e gânglios linfáticos grandes. Cozinhar muito bem o peixe vai matar o parasita e proteger o seu cão.

SalNão é uma boa idéia compartilhar alimentos salgados, como batatas fritas ou biscoitos com seu cão. Comer muito sal também pode provocar sede excessiva, urinar, e levar a intoxicação por íons de sódio. Os sintomas de muito sal também incluem vômitos, diarréia, depressão, tremores, temperatura corporal elevada e convulsões. Ela pode até mesmo causar a morte.

Alimentos e bebidas açucarados Muito açúcar pode fazer a mesma coisa para os cães que ele faz aos seres humanos. Ele pode levar à obesidade, problemas dentários, e até mesmo diabetes.

Fermento de MassasAntes de ser cozida, a massa do pão deve subir. E, é exatamente o que ela faria no estômago do seu cão se ele a comesse. Como ele incha dentro, a massa pode esticar o abdômen do cão e causar dor severa. Além disso, quando

a levedura fermenta a massa para fazê-lo subir, produz álcool, que pode levar à intoxicação por álcool.

Seu MedicamentoReação a uma droga geralmente prescrita para humanos é a causa mais comum de intoxicação em cães. Assim como você faria por seus filhos, mantenha todos os medicamentos fora do alcance seu cão. E, nunca dê ao seu cão qualquer medicamento sem receita, a não ser se instuído para fazê-lo por seu veterinário. Ingredientes como acetaminofeno ou ibuprofeno são comuns em analgésicos e antigripais. E, podem ser fatais para o seu cão.

O cão pode comerVocê pode garantir o seu cão tenha uma dieta saudável e equilibrada, pedindo ao seu veterinário recomendar uma ração de qualidade. Uma alimentação bem projetada dá a seu animal de estimação todos os nutrientes de que necessita para uma vida ativa e saudável. Mas isso não significa que você não pode, por vezes, dar ao seu cão a alimentação humana como um tratamento especial - desde que as porções sejam limitadas, e os alimentos sejam cozidos, puros e não gordurosos ou muito temperados. Mas se você está olhando para a alimentação humana como um substituto de refeição, converse com seu veterinário sobre quantidades e frequência.

Fonte: Pet Health Center

Page 64: Leve e Leia Fevereiro 2015

Leve & Leia®

PG 64 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Água: sempre é tempo de economizar