leve e leia outubro 2014

68
Ano 8 - Setembro 2014 Um café por favor Pesquisas e estudos desenvolvidos em torno de uma das bebidas mais consumidas no mundo chegaram à mesma conclusão: desde que consumido com moderação, o café faz bem à saúde. L eve & Leia ® Numerologia para as crianças: Tempo de alegria, inocência, futuro e esperança. Variedades R$ 2,99 Você decide: “stress” é vilão ou seu aliado? Otimismo Ciência estuda sua força | Os 10 principais err que prejudicam a saúde oral Estam junt: Adote uma ponte Ano 8 - Outubro 2014

Upload: editora-sunshine

Post on 04-Apr-2016

254 views

Category:

Documents


20 download

DESCRIPTION

Leve e Leia de Outubro 2014: Stress é vilão ou aliado? - Café faz bem - Otimismo em foco - Numerologia - Vida Saudável - e mais, muito mais!

TRANSCRIPT

Page 1: Leve e Leia Outubro 2014

Ano

8 -

Sete

mbr

o 20

14

Um café por favorPesquisas e estudos desenvolvidos em torno de uma das bebidas

mais consumidas no mundo chegaram à mesma conclusão: desde que consumido com moderação, o café faz bem à saúde.

Leve & Leia®

Numerologia para as crianças: Tempo de alegria, inocência, futuro e esperança.

Variedades

R$ 2,99

Você decide:“stress” é vilão ou seu aliado?

OtimismoCiência estuda sua força

|Os 10 principais erros que prejudicam a saúde oral Estamos juntos: Adote uma ponte

Ano

8 -

Out

ubro

201

4

Page 2: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 2 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Mulheres que fazem a diferença.

Av. Dr. Cândido Motta Filho, 731 Center Shop Colina de São Francisco - Vila São Francisco Tel: 3766-6328 - Tamanhos P ao GG

Curta nossa fan page: www.facebook.com/fidelite.fidelitemodas Visite nosso site: www.fidelitemoda.com.br

Use sua melhor camisa branca

Dudalina e arrase!

Uma peça coringa para qualquer

mulher!

fidelite_out_v3.indd 1 24/09/2014 11:32:13

Page 3: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 3

A rotina estressante, as horas perdidas em congestionamentos nas grandes metrópoles e o acúmulo de tarefas são os grandes vilões da vida moderna. São eles, em grande maioria, os responsáveis por fazer com que as pessoas vivam estressadas. E as consequências dessa agitação já são conhecidas por muitos. Entre elas estão a falta de energia para realizar atividades que proporcionam o bem-estar, problemas de saúde e até mesmo dificuldade para se relacionar de forma afetiva com as pessoas. Os sintomas do estresse estão cada vez mais presentes na vida das pessoas e, diante disso, é importante buscar ações que auxiliem a lidar com o problema. Nesse sentido, uma das técnicas muito recomendadas é a prática da meditação. O exercício é capaz de libertar as pessoas das tensões diárias, pois ajuda a compreender quem somos, quem não somos e perceber claramente as nossas limitações. Com isso conseguimos ser mais atenciosos e cuidadosos com os demais seres vivos.

A partir do momento que nos tornamos praticantes da meditação, aprendemos a silenciar as vozes internas que nos perturbam. Geralmente, esses barulhos são consequências de conflitos e medos que enfrentamos diariamente. Isso resulta no aumento do autoconhecimento: a mente se torna mais lúcida e clara, nos libertamos da negatividade, a autoconfiança e autoestima se tornam sólidas, aprendemos a ter compaixão e empatia pelos outros e o nosso humor melhora, o que nos torna mais otimistas.

Existem diferentes métodos de meditação e do desenvolvimento da faculdade de concentração, mas o método mais simples e mais difundido é o da atenção na respiração, conhecido por Meditação da Respiração. Embora seja apenas uma etapa preliminar do exercício, ela pode ser muito poderosa. Inclusive, esse método foi usado do começo ao fim por monges do Zen-Budismo. Eles o chamam de Zazen, que é também o mais difundido por Buda. A maior parte dos budistas concorda que Buda atingiu o Nirvana, considerado o momento em que chegamos ao ponto mais alto do estado de libertação, com a Meditação da Respiração.

O método é simples e qualquer pessoa consegue fazer. Para isso, com a coluna ereta, sente-se em uma almofada ou cadeira, feche os olhos, inspire e expire e sinta o ar entrando e saindo. Observe o movimento do abdômen subindo quando o ar entra e descendo quando o ar sai. Escolha um ponto a ser desenvolvido (liberdade, paz interior, sabedoria, compaixão, claridade sobre a natureza do ser, amor ou concentração) e foque só nele - mentalize e observe sem interferir. Se você perder a concentração e se apegar a um pensamento, volte ao seu foco novamente.

Quando nos aperfeiçoamos nessa experiência, notamos que, com o simples controle mental, podemos sentir paz interior e satisfação, independentemente das condições exteriores.

No entanto, é muito importante lembrar que sem a sabedoria, a meditação perde totalmente o seu sentido. Como Buda disse em um de seus discursos: “não existe concentração sem sabedoria, não existe sabedoria sem concentração. Aquele que tem ambos, concentração e sabedoria, está mais próximo de Nibbana”. Isso nos ensina que ao meditar devemos desenvolver a concentração e o contentamento, que estimularão a sabedoria e, consequentemente, melhorará a concentração. Somente dessa forma poderemos dizer que a prática foi realizada por completo.

* Denise Dourado é autora do livro Dhyana e o guardião do portal e é professora de meditação. Desde 1996, ela se dedica aos estudos místicos e existenciais. A autora entrou para o universo da escrita por acreditar no poder de ajudar as pessoas a seguirem seus caminhos para evoluírem espiritualmente, aprendendo a pensar livremente, respeitando todas as crenças e trilhando pelo caminho da luz.

* Por Denise DouradoEncontre na meditação a sua paz interior

Comportamento

Page 4: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 4 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

05 ..............................................Editorial

06 ............................. Camargo Escreve

07 ............................ Um café por favor!

08 ................................................. Capa

13 ................. Estresse - vilão ou aliado?

14 ..........Suco de Romã: Viagra natural

15 ........................... O Bebê e a Música

16 .....Beleza: depilação para a família

20 .............Prevenindo a Rinite Alérgica

21 .......... Imponha limites aos invasores

22 ....................... Eles escolhem o Brasil

24 .Os óculos e o desempenho escolar

27 Inglês: Pré-requisito ou necessidade?

28 ................Queijos e Vinhos no Senac

32 .................................... Curtas e Boas

36 ......................... Otimismo em estudo

38 ..................................... Numerologia

41 ..................... Estilo: Camargo à Paris

47 .............................................Receitas

58 ....................................... Vida Animal

60 ............................ Horóscopo Mensal

Anuncie:4108.1691 4112.7723 Expediente

Leve & Leia Ano 8 – Nº 119 Outubro 2014

Comercial:Gleiva Vilela

[email protected]

Colaboradores nesta edição:Carlos Camargo, João Bidu,

Delfina Manente, Denise Dourado, Marcelo Cardoso, Mònica Ajej,

Ana Luiza D´Arcadia de Siqueira, Cris Bonini, Renata Loucada.

Redação:Carlos Camargo

MTB.: Reg [email protected]

Arte:Albert J. H. Huber

[email protected]

Assinaturas: 11 4108 - 1691

[email protected]

Atendimento ao leitor:11 4112.7723

O Leve & Leia é uma publicação da Editora Sunshine.

Abrangência:Butantã, Osasco, Lapa,

Vila São Francisco, Parque dos Príncipes,

Morumbi, Granja Viana.

Distribuição: veja nowww.leveleia.com.br/

distribuição e abrangência

Observação: O Leve & Leia não se responsabiliza por conceitos emitidos

em artigos assinados, que são de responsabilidades de seus autores e nem pelo conteúdo de anúncios ou espaços

publicitários.

*A inclusão do nome de colaboradores neste expediente não implica em vínculo

empregatício de qualquer natureza.

Foto capa: © Myphototime | dreamstime.com

Índice

36

14

55

43

Page 5: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 5

Editorial

Outubro é o mês da criança. Espero que todos os “adultos”, em al-gum momento, em meio aos olhares e sorrisos doces e inocentes das crianças deixem escapar algumas mostras de que ainda tem dentro de si o espírito daquelas gostosas travessuras infantis. E que tenham tempo para brincar de ser criança com as suas cri-anças, filhas, netas, afilhadas, bisnetas, vizinhas. Viverem juntos a alegria do ser criança, livre. E juntos saudar as professoras, do antigo primário às creches e fundamentais atuais, afinal dia 15 é o dia dedicado a homenageá-las.Outubro é, também mês de eleições, tempo de reativar esperanças e de pensar além do individual, analisar os candidatos pela capaci-dade e desejo de realizar anseios e atender necessidades e mel-horias. Vamos vibrar e gerar energia positiva para que os eleitos tenham consciencia do quanto realmente ainda precisa ser feito nos Estados e no País.Em vida saudável, falamos de estudos e pesquisas que foram desenvolvidos ao longo dos últimos anos em torno do café, uma das bebidas mais consumidas no mundo, com a mesma conclusão: o café faz bem à saúde. No entanto, já sabemos que se comer mui-to, ficaremos acima do peso; se escovar os dentes erradamente, te-remos problemas nas gengivas, e se tomar muito café, trocaremos benefícios por prejuízos à saúde... Como dizem os mais sábios, na vida tudo é um desafio pelo inesperado. Você se acha estressado?O brasileiro é o povo mais estressado do mundo. Esse foi o resul-tado de uma pesquisa que diz que 40% dos trabalhadores sofrem com esse mal em seu ambiente de trabalho - bem acima da média mundial de 11%. Na maioria das vezes trabalhamos com prazos curtos, temos que tomar decisões rápidas e assertivas. Mas os es-pecialistas explicam como podemos usar o estresse de forma posi-tiva, deixando de ser o vilão tão falado no dia a dia.O sorriso, com dentes bonitos e saudáveis, deve ser sempre o nos-so cartão de apresentação e o principal gesto de expressar boas emoções. Temos dicas importantes sobre isso. Especialistas no assunto nos aconselham a deixar de fazer coisas que achamos cor-retas, que porém, na realidade, não o são.

“Leve & Leia” está recheada com dicas de saúde, beleza e estética, um desfile de coisas úteis e gostosas. Afinal é a nova estação que chegou, trazendo o seu sempre colorido e alegre. Aproveitem!Que a natural alegria das crianças nos contagie, especialmente neste mês, para partilharmos, em comum, dias e tempos melhores.

Boa leitura, bom mês a todos!

Gleiva Vilela

Jeito Gostoso de ser Leve

© E

vgen

yata

man

enko

| D

ream

stim

e.co

m

Page 6: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 6 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Carlos Camargo Escreve

Cultura

A separação institucional é, quase sempre, política e, quase nunca, física. Nos tempos atuais, nem as guerras conseguem provocar a separação física, faltam espaços para as mudanças. E sem separação física, pouco ou nada muda, porque mudar o nome ou os pais não altera a essência, nem hábitos, nem costumes. Novos “pais”, outro nome, não garantirão que os seus sonhos serão realizados. É como um filho querendo sair da casa dos pais quando, na verdade, ele quer experimentar a liberdade de não precisar obedecer, mas sim usufruir do fazer o que quiser, quando quiser, sem razão e sem explicação. Quando adulto ele sabe que pode fazer isso, os pais até estimulam. As mães nem tanto, choramingam um pouco, afinal isso faz parte do papel de mãe: lamentar a ausência dos filhos mesmo quando eles estão em casa.

A liberdade é uma deusa abstrata que seduz pelo que não mostra e, quando envolvido, você se descobre num mundo de sentimentos complexos e desconhecidos.

Tem ônus, tanto material quanto emocional. Ficar aborrecido com a cobrança de disciplina por parte dos pais é mais barato do que pagar as contas do viver por sua conta. Em casa o pai cuida das contas e a mãe cuida do resto: alimentação, roupa e carinho. Quando se tem o colo da mãe disponível, pouco é usado. Mas quando não o temos, as paredes ficam frias, a comida destemperada, as roupas amarrotadas, o quarto fica escuro, o organismo fragilizado reclama em espirros, mal estares, calafrios noturnos... Os amores enfraquecem, o tempo cresce mais do que os afazeres, a cama fica grande e você pequeno, encolhendo a cada dia, até chegar a aquele momento em que você se olha no espelho e não se vê. Nem a sua imagem aceita ser sua companhia. Você esta só. Ao seu lado a tristeza e atrás da porta a depressão, pronta para entrar.

É uma situação natural que não prevemos porque vivemos ansiosos pelos dias melhores e esquecemos que eles têm de ser construídos, cuidados dos detalhes e atentos à adequação das peças para a realização do conjunto. A lição primeira é jamais esquecer que somos interdependentes, todas as espécies são grupais: este instinto estimulado pela auto preservação cria o coletivismo e anula a liberdade individual. Além do que ela pressupõe o viver solitário em espaço amplo para você não precisar se preocupar com regras e condutas de convivência, já que a sua liberdade não poderá limitar a liberdade dos demais.

Liberdade era slogan de militares estimulando patriotismo em tempos de ignorância política de guerras ideológicas. Liberdade era slogan dos jovens nos anos sessenta do século passado em defesa da paz e do amor. Liberdade é slogan gritado hoje para justificar movimentos que impedem a liberdade de seus contrários. Na realidade ninguém quer a liberdade na sua acepção, mas aquela retórica ideológica travestida. Cada qual quer condições para viver e conviver melhor e ser feliz.

Recentemente minha bisneta mais velha, de três anos, queria ir ao banheiro e sua mãe a avisou que estava ocupado, ela deveria esperar:

- Mas, mãe, e se não der tempo?

SEPARAÇÃO E LIBERDADE

© D

mitr

imar

uta

| Dre

amst

ime.

com

- E

scap

e C

once

pt

Phot

o

Page 7: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 7

Quer transformar um singelo bolo de pacote em um manjar dos deuses? Pois aqui está a receita. Dá um pouquinho de trabalho por conter duas massas. No entanto, o resultado é um esplendor. O melhor é fazer na véspera e deixar na geladeira. Você pode variar o tipo de noz, utilizando pecan ou amêndoas. Atente também para a boa qualidade do chocolate, essencial para um bom paladar. O sabor é vibrante, com o luxuoso auxílio de nosso expresso.

Ingredientes:Massa1 pacote de mistura para bolo de chocolate2 cápsulas de expresso Vibrante Três1 pacote de 150 g de cream cheese200 g de chocolate meio amargo derretido80 g de chocolate amargo derretido3 colheres (sopa) de leite150 g de açúcar granulado¼ de copo de óleo vegetal3 ovos grandes70 g de nozes picadas Cobertura 80 g de chocolate amargo derretido ½ copo de creme de leite

Modo de preparoMassaEm uma vasilha, coloque o cream cheese e o chocolate derretido. Misture bem. Acrescente o açúcar e o leite. Se necessário, use um mixer ou bate-deira. Reserve.Em outra vasilha, coloque a massa para bolo, o óleo, os ovos e o café. Misture bem com auxilio de um mixer ou uma batedeira elétrica. Coloque essa mistura em uma forma untada (pode ser com ou sem furo no meio). Adicione as nozes e a outra massa reservada. Coloque para assar em forno pré-aquecido a 180ºC. Tire do forno e espere esfriar antes de colocar a cobertura. Cobertura Leve o creme de leite ao fogo e, antes de levantar fervura, misture ao chocolate. Espalhe sobre o bolo já frio e coloque na geladeira.

Fonte: www.mexidodeideias.com.br - Fotos/site/divulgação - apenas ilustrativa

Bolo de cream cheese com expresso

Esta é uma excelente maneira de começar o seu dia. Energia instantânea, a sensação de rejuvenescimento e frescor fornecida por uma xícara de café não pode ser igualada por qualquer outra bebida. Forte aroma doce amargo e cor vibrante o torna um favorito imediato entre as pessoas - jovens e velhos. Vários tipos e sabores de sementes de café estão presentes, desta forma o consumidor pode escolher de acordo com seu

gosto. Café quente pode ser consumido pela manhã, para obter um aumento de energia; café frio no período da tarde para abater o calor. O consumo de café tem inúmeros benefícios para a saúde e, quando tomado em quantidade moderada pode ajudar na obtenção de mente, corpo e alma sãs. Nesta edição da Leve & Leia, vamos aprender mais sobre os benefícios e de quebra - porque ninguém é de ferro - uma receita super especial com o nosso café expresso.

Capa

Um café por favor! da Redação

Page 8: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 8 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Queridinho de todos, o cafézinho nosso de cada dia pode fazer coisas incríveis pelo

cérebro, pele e corpo. Confira!

Pode alterar o nível hormonal feminino

Um estudo descobriu que beber café e outras bebidas com cafeína pode alterar, por um período curto, os níveis de estrogênio. A pesquisa envolveu mulheres entre 18 e 44 anos de idade.Apesar de ter potencial para alterar os níveis de hormônio, o efeito varia de acordo com a raça. Em mulheres brancas, por exemplo, a cafeína parece diminuir os níveis de estrogênio. Já nas asiáticas ocorre o efeito inverso, com o aumento nos níveis do hormônio.Mas os cientistas afirmam que as mulheres em idade reprodutiva que tomam uma xícara de café todos os dias não precisam se preocupar.Os efeitos nas mulheres saudáveis são tão pequenos que a substância não influencia na ovulação ou no estado geral de saúde, pelo menos em curto prazo.

Evita a depressão feminina

Uma pesquisa da Harvard School of Public Health (HSPH) concluiu que mulheres que bebem café possuem menos chances de desenvolver a depressão.Segundo o estudo, o índice de manifestação da doença é 20% menor no grupo de mulheres que ingere quatro ou mais xícaras da bebida ao longo do dia.Os pesquisadores estudaram 50.739 mulheres, com idade média de 63 anos. Elas estavam livres da doença quando o estudo começou, em 1996.

Capa

da Redação

© E

lena

Sch

wei

tzer

| D

ream

stim

e.co

m

Page 9: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 9

Os milhares de estudos desenvolvidos ao longo dos últimos anos em torno de uma das bebidas mais consumidas no mundo chegaram à mesma

conclusão: o café faz bem à saúde.Desde que consumido com moderação, os benefícios do café são muitos e diversificados.

1 - Numa investigação realizada na conceituada Escola de Medicina de Harvard, onde foram observadas mais de 193,000 pessoas, chegou-se à conclusão que quem consumia café de forma regular tinha um risco menor de vir a desenvolver diabetes (tipo 2), do que aquelas pessoas que não consumiam café. Mesmo as pessoas que bebem descafeinado têm uma maior probabilidade de desenvolver diabetes do que aquelas que bebem café normal.

2 - Uma xícara de café contém cerca de 1 grama de fibra solúvel, o que significa que o seu consumo contribui para manter os níveis de colesterol baixos.

6 - Alguns estudos já foram mais longe e sugerem que o consumo regular e moderado de café pode diminuir o risco de uma pessoa vir a desenvolver doenças como pedra nos rins, cirrose, Parkinson’s, cancer no fígado, próstata e cólon.

7 - Além de ser um diurético natural, o café pode ser um aliado na luta contra o excesso de peso. Baixo em calorias, o café acelera o metabolismo o que, por sua vez, ajuda a queimar gordura e calorias indesejadas.

8 - O consumo diário e moderado de café pode ajudar a melhorar o estado de espírito e ainda combater a depressão. Em muitos casos, tomar um café também pode ajudar a aliviar uma dor de cabeça, aumentar os níveis de concentração e a memória. Adicionalmente, já foi ligado à demência, ou seja, o consumo de café reduz em cerca de 65% o risco de desenvolver esta doença psicológica.

9 - Vários estudos apontam para o fato do consumo moderado de café ser eficaz no controle da asma – basta saber que a maioria dos medicamentos existentes para o tratamento de asma contém elevadas doses de cafeína.

10 - Curiosamente, o café tem ainda benefícios para os dentes, ou seja, o composto Trigonellina, que confere ao café o seu aroma e sabor amargo, tem propriedades antibacterianas e anti-adesivas que previnem contra a formação de cáries dentárias.

11 - O café tem ainda uma ação descongestionante, sendo extremamente eficaz no combate às constipações, uma vez que alivia os tubos bronquiais e acelera a recuperação.

12 - A cafeína presente no café é um poderoso aliado no que toca à resistência e performance desportiva, quer seja um atleta de alta competição, quer seja um praticante regular de algum tipo de atividade física. Além disso, o café pode reduzir as dores musculares que muitas vezes sucedem ao exercício físico em cerca de 48%.

Então, qual a moral da história? O café é a melhor coisa de todos os tempos! Não deixe de beber seu cafézinho.

Com informações: exame.abril.com.br, chavena.com, www.dieta.blog.br, Vida e Saúde, Saúde da Mulher, Médico responde

3 - Alguns estudos sugerem mesmo que o café pode contribuir para a diminuição do risco de doenças cardíacas. O “American Journal of Clinical Nutrition” contém um estudo que alerta para o fato de que pessoas saudáveis com 65 anos ou mais que consumiam 4 ou mais xícaras de café por dia, tinham menos 53% de probabilidades de desenvolver uma doença cardíaca.

4 - O café contém magnésio, o que permite que as células do organismo se tornem mais sensíveis à insulina. O resultado? Uma maior sensibilidade à insulina significa manter os níveis de energia e de glicose no sangue saudáveis e equilibrados.

5 - Você sabia que uma xícara de café tem mais antioxidantes do que uma porção de mirtilos? Os antioxidantes são responsáveis por vários benefícios saudáveis, incluindo o processo de envelhecimento e o aumento da expectativa de vida. O poder anti-inflamatório dos antioxidantes é extremamente eficaz, o que se revela crucial na luta contra doenças cardíacas e diabetes.

Capa

Page 10: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 10 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Page 11: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 11

Page 12: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 12 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Capa

O tamanho da xícara influencia no sabor do café. Experimente preparar 2 doses de café exatamente da mesma maneira, com o mesmo tipo e a mesma quantidade de café e água. Sirva uma dose em uma xícara de café e a outra em uma xícara de chá e prove alternadamente. Existe ou não uma diferença no sabor?

Uma xícara de 50 ml de café tem menos cafeína que uma lata de refrigerante cola ou uma xícara de chá preto.

O Brasil produz cerca de 25% da produção mundial de café. Historicamente, somos o maior produtor e exportador e o segundo maior consumidor mundial de café.

Café é a segunda bebida mais consumida no mundo, fica atrás somente da água mineral.

Café espresso ou café expresso? Quando se refere ao café alguns têm adotado a

palavra espresso no lugar de expresso. Erro de ortografia? Não. A palavra espresso, usada na Europa, vem do italiano e sua raiz guarda relação com o verbo latino que, em português, deu origem a espremer. Não há registro de espresso nos dicionários de língua portuguesa. Então, fica a dúvida sobre a forma correta de escrever: café expresso ou espresso? Expresso significa rápido e um café “espresso” (de espremido em português), feito sob pressão. Espresso deve ser aceito, segundo especialistas, porque o vocabulário corrente admite palavras estrangeiras, como shopping, que é do ingles. E está errado dizer expresso? Não, porque de fato o café espremido (ou espresso) na máquina fica pronto entre 15 e 20 segundos, rápido e, portanto, expresso. Origem: Wikipédia.

Fica a dica:O pó de café usado (borra) é bom para retirar a oleosidade. Pode ser utilizado para lavar galheteiros, pias e utensílios com excesso de gordura.

Café e suas curiosidades

Curtidinhas gostosas no face

da Redação

© W

oo B

ing

Sie

w |

Dre

amst

ime.

com

Page 13: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 13

O brasileiro é o povo mais estressado do mundo. Esse foi o resultado de uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half, que diz que 40% dos trabalhadores sofrem com esse mal em

seu ambiente de trabalho - bem acima da média mundial de 11%.

Trabalhar com prazos curtos, ter que tomar decisões rápidas e assertivas, atuar em longas jornadas, participar de reuniões exaustivas e ter a habilidade de gerir pessoas, cada uma com sua personalidade. Essa é a rotina de um líder na maioria das organizações, e são eles os maiores responsáveis pelo resultado da pesquisa.

Antes de qualquer coisa, que tal desconstruirmos a imagem tão negativa que temos do “estresse”? No mundo moderno, dizer que está estressado tornou-se uma situação normal. Se temos, por exemplo, um dia corrido, cheio de afazeres, já concluímos que passamos por um dia estressante. O mesmo termo é dado às pessoas grosseiras e sem educação.

O estresse, segundo Dráuzio Varela, é “um mecanismo fisiológico do organismo sem o qual nós, nem os outros animais, teríamos sobrevivido. Se nosso antepassado das cavernas não reagisse imediatamente ao se deparar com uma fera faminta, não teria deixado descendentes. Nós existimos porque nossos ancestrais se estressavam, isto é, liberavam uma série de mediadores químicos (o mais popular é a adrenalina), que provocavam reações fisiológicas para que, diante do perigo, enfrentassem a fera ou fugissem”.

Sim, o estresse nos fez chegar até aqui, e também é responsável por tantos problemas de saúde e relacionamentos. O acúmulo de obstáculos, o dia a dia repetitivo, e todos aqueles fatores citados anteriormente somados a tantas outras adversidades, são situações estressoras que desequilibram a quantidade de mediadores químicos. E é então que vem o desgaste, alterações do humor, tensão muscular, ansiedade e outros sintomas.

Para um líder é de suma importância entender e identificar os fatores estressantes em sua organização. Dependendo do caso, há necessidade de um profissional especializado para analisar em qual ambiente este profissional está inserido e assim trabalharem juntos, utilizando os elementos negativos como trampolim para o sucesso.

Quando entendemos quais fatores nos estressam é mais fácil lidar com eles. Não é possível controlar os fatores estressantes, mas mudar a maneira que reagimos diante deles, sim. Um líder desequilibrado influencia negativamente toda sua equipe. Ele pode contribuir significantemente para a famosa rádio peão, para faltas, conflitos de ideias, baixa produção, comunicação falha e clima de incerteza.

Portanto, o profissional deve ser consciente e orientado, pautado nos objetivos da organização, de sua equipe e principalmente seus próprios. O líder deve ser firme em seus propósitos, consciente de que gestão de pessoas não é apenas comandar um monte de subordinados e sim gerir seres únicos, diferentes em sua concepção.

Vivemos em um mundo onde os estímulos “estressantes” estão em tudo. Se não soubermos como enfrentar nosso dia a dia com mais leveza, ficaremos doentes e contribuiremos com a doença do outro.

Por favor, não deixe de ser estressado, mas use toda a sua energia, para construir e contribuir. E que tal amanhã, quando estiver preso no trânsito, em vez de “se estressar”, aproveitar o momento e ouvir aquele CD de que tanto gosta? Se o estresse será um vilão ou aliado, quem decide é você!

Marcelo Cardoso é especialista em coaching, PNL (Programação Neuro Linguística) e fundador da Arco 7.

Começe mudando as atitudes mais básicas: Durma direito, desligue-se por um momento dos problemas, alimente-se melhor, faça atividades

físicas, crie e curta momentos de prazer. Arrume tempo para si e principalmente busque mudanças refletindo sobre a melhor maneira de enfrentar as adversidades.

Resolva seus problemas, pare de empurrar com a barriga.

Estresse: vilão ou aliado ?

*Por Marcelo Cardoso

Comportamento

da Redação

Page 14: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 14 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Vida Saudável

O suco de romã funciona como Viagra natural

Outros benefícios: Atua na diminuição do colesterol ruim (LDL) e do colesterol total;Ajuda na prevenção de patologias como diabetes, obesidade, hipertensão, entre outras, por ser ótima antioxidante, com mais de 80 fitoquímicos;Previne o envelhecimento celular, mantendo a pele firme e saudável por conta de sua ação antioxidante;Fortalece o sistema imunológico prevenindo o aparecimento de gripes e viroses, entre outras doenças;Diminui a inflamação celular, relacionada a patologias como a fibromialgia;É rica nos ácidos gálico, elágico e protocatequínico, com ação anticancerígena, por barrar as moléculas que danificam a estrutura celular e provocam o câncer.

Suco de romãIngredientes:- 2 litros de água- ½ xícara de mel

- 2 pedaços de canela em pau- 3 cravos-da-índia- 20 romãs maduras

Modo de preparo:Faça um chá com a água, o mel, a canela e o cravo. Coloque tudo junto em uma panela; ferva por uns dois minutinhos e, depois de esfriar, leve à geladeira.

Lave as romãs e role-as sobre uma superfície com um pouco de força como se faz com o limão, para quebrar suas fibras e ele soltar mais suco. Abra a romã e bata em seu fundo com uma colher de pau para que saiam os carocinhos. Descarte a parte branca (ela é amarga).

Coloque essas sementes em um pano de prato limpo e pressione-as para tirar o máximo de suco possível. Junte o líquido ao chá gelado, misture e sirva com gelo picado.

Da Redação

A superstição sempre avisou: romã traz fartura e fertilidade. E não é que a ciência comprovou mesmo a relação dessa fruta com o sexo? (Tem a ver com fertilidade, vai.). Mas não adianta só guardar as sementes na carteira. Se quiser sentir o poder afrodisíaco da romã, você vai precisar beber pelo menos um copo de suco por dia.

Um estudo realizado pela Universidade Queen Margaret, na Escócia, escalou 58 voluntários (homens e mulheres entre 21 e 54 anos) para beber um copo de suco de romã por dia, durante duas semanas. Após o período, o nível de testosterona dos participantes aumentou de 16% a 30%.

Se aumenta a quantidade de testosterona no corpo, cresce também a vontade de fazer sexo. E isso acontece tanto com homens quanto com mulheres.

Os pesquisadores ainda descobriram outros benefícios da romã. Eles mediram, antes e depois da dose diária de suco, os níveis de algumas emoções, como medo, tristeza, culpa, timidez e autoconfiança. Depois do teste, as emoções positivas aumentaram e as negativas diminuíram. Ah, e a romã ainda reduziu a pressão arterial dos voluntários!

Dica:De acordo com o herbário chinês, o suco de romã aumenta a longevidade. No

Brasil um chá à base de casca de romã está sendo consumido pelos seguidores da

medicina alternativa como antibiótico natural.

Fontes: Daily Mail, sonoticiasboas, viver bem

© C

hup

acab

ra47

| D

ream

stim

e.co

m

Page 15: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 15

Capa

Estudos comprovam que crianças que são estimuladas com Música de boa qualidade se tornam mais sociáveis, têm raciocínio lógico/matemático mais desenvolvido, lidam mais facilmente com algumas “dificuldades” durante o seu desenvolvimento emocional e ampliam o seu universo de conhecimentos, pois com a facilidade tecnológica atual, pode-se ouvir canções infantis do mundo todo e vivenciar diferentes estilos musicais. Dr Thomas Verny, psiquiatra infantil da cidade de Toronto – Canadá relata que existem três níveis de comunicação entre a mãe e o bebê nesta fase: fisiológico, comportamental e psicológico, e que a música é um poderoso instrumento de comunicação entre a mãe e o bebê e deve ser muito explorada durante a gestação.

Durante a infância o cérebro humano é mais maleável e os efeitos da aprendizagem são maiores do que em qualquer outra fase da vida. O desenvolvimento cognitivo musical nesta fase se dá em grande proporção. Sabe-se hoje que é entre o período do nascimento e o décimo aniversário que muitas das propriedades do som se desenvolvem e se tornam mais refinadas. É também nesta época que as crianças desenvolvem suas preferências e memórias musicais.

É cada vez maior a produção de CDs infantis, mas deve-se escolher com critério: música de boa qualidade, composta especialmente para crianças por pessoas que entendem o universo infantil e que enriqueçam o seu conhecimento

tratando de temas importantes do seu cotidiano. CDs que usam instrumentos com sons agradáveis e que tratam a criança como um ser pensante e não apenas como consumidora e receptora passiva são os mais indicados. Por todos estes motivos, a Música deve fazer parte da vida da mamãe e do bebê, tornando-se um momento prazeroso e de fortalecimento do vínculo mamãe-bebê. Mônica Ajej Psicóloga, pedagoga e educadora musical. Diretora do Conservatório Musical do ButantãTel.: 3731-7565www.cmbutanta.com.br

O bebê e a música

No processo de formação do bebê no útero, o primeiro sentido desenvolvido é a audição. Na cavidade uterina a criança está em constante contato com os ruídos internos (do corpo da mãe) e externos (do ambiente). Estudos indicam que os bebês reagem com movimentos ao ouvirem os sons que vêm do lado de fora do útero. Uma gestante que ouve música “suave” e canta, acalma o bebê por meio das ondas, das ressonâncias e das harmonias. Sons muito violentos desagradam os bebês. Reflexos desses desagrados são os pontapés e os movimentos bruscos que eles realizam no útero materno. O estímulo através da Música é um passo para o desenvolvimento de todos os outros sentidos e habilidades da criança. Através da Música pode-se trabalhar os reflexos, a lateralidade, a expressão corporal, a sociabilidade, as cores, noção de espaço e tempo, coordenação motora, atenção, concentração e principalmente equilíbrio emocional, entre outros. Por isso é importante estimular o seu bebê com Música desde muito cedo.

Está comprovado cientificamente que aos quatro ou cinco meses de vida “reconhecem” canções que suas mães cantavam quando ela estava ainda em seu ventre. “A quantidade e a qualidade da experiência precoce são a chave do futuro crescimento intelectual da criança (...) uma experiência precoce e apropriada para o bebê é de grande importância para ampliar o potencial do seu desenvolvimento.”, afirma o Dr. S. H. Jacob, no livro “Estimulando a mente do seu bebê”.A música faz parte do mundo infantil de todo o mundo. Embora as letras sejam diferentes, as canções de ninar têm melodias semelhantes em todos os povos. Após o nascimento, a Música continua fazendo parte da vida da criança. Através das canções, elas são capazes de associar uma quantidade enorme de informações. A melodia funciona como um fio condutor e, mesmo aquelas que ainda não aprenderam a falar, ao ouvirem a mãe ou outras pessoas cantando sabem que aquela música conta uma história que tem começo, meio e fim. Através das canções as crianças vivenciam pelo menos três propriedades do som: altura, que é a diferenciação entre o som agudo e o som grave, duração, diferenciação entre som longo e o som curto e a intensidade, que é a diferenciação entre o som forte e o som fraco.

“Durante a infância o cérebro humano

é mais maleável e os efeitos da

aprendizagem são maiores do que em

qualquer outra fase da vida”

* Por Mônica Ajej

© S

ubb

otin

a | D

ream

stim

e.co

m

Page 16: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 16 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Bem Estar

Cada dia mais buscamos procedimentos de saúde e beleza que tragam bem estar a nossas vidas. A depilação é um desses processos que quando começamos nunca mais conseguimos viver sem. Muito mais do que um processo de beleza é algo que pode ser realizado por toda a família: mãe, pai e filhos. Quanto mais

cedo começamos, melhores são os resultados ao longo do tempo.Muitas mães se perguntam: Qual é o melhor momento para começar a levar a minha filha para a depilação? Quando devo começar a fazer a sobrancelha? A resposta é muito simples. Quanto mais cedo, melhor. Quanto mais jovens, mais fácil é a retirada dos pelos e melhor serão os resultados ao longo do tempo.

Outro aspecto importante de ser abordado é sobre a dor no processo de depilar. A maioria das pessoas adultas, homens e mulheres cresceu com a ideia de que depilação significa dor. Na verdade a dor não acontece apenas pelo processo de depilar com cera. A dor se dá por causa do pelo grosso que tem uma raiz muito forte ou do pelo muito comprido, situações que poderiam ter sido evitadas se a depilação tivesse começado mais cedo.Peles acostumadas a depilar com lâminas, ou pessoas que deixam o pelo muito comprido tem uma tendência a sentir mais dor.

Sem falar no preconceito que muitos adolescentes sofrem por terem pelos demais. Isso não é apenas uma questão de vaidade. Estamos falando de sentir-se bem com seu corpo, sua pele. Esse momento da vida de um jovem é tão importante e os pais precisam estar atentos e ajudá-los. Muitas meninas nessa fase, já tem uma sobrancelha que precisa ser modelada para delinear o rosto e realçar a beleza. Muitos meninos começam a ter pelos

que podem atrapalhar o desenvolvimento em esportes, podem atrapalhar a limpeza da pele. Alguns começam a ter encravamento na barba por causa das lâminas.

O método de depilação expressa é a opção mais confortável para remoção dos pelos, pois a temperatura da cera facilita a extração e minimiza a dor. Pode ser usado em todas as partes do corpo que necessitam de depilação. Com o uso contínuo do método, o pelo se enfraquece e a tendência é que o crescimento retarde e que haja uma redução significativa na quantidade de pelos. Esse método permite a retirada até mesmo dos pelos mais curtinhos, por isso a aplicação pode ser feita logo que o pelo aparecer. Experimente depilar com os pelos curtos e perceba a diferença. Você sentirá bem menos dor.

É importante dar a liberdade aos jovens de experimentar os benefícios de uma pele sem pelos.

Depilar desde cedo só traz benefícios e bem estar a qualquer pessoa, independente do sexo e da idade.

Serviço:Posé Depilação ExpressaAv. Dr. Cândido Motta Filho, 862Vila São FranciscoFone: 3719 1551

Depilação para a família

Quem disse que a depilação é um processo exclusivo para mulheres

adultas?

Page 17: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 17

Reduz a goRduRa localizada,a celulite e a flacidez

Cuide aindamais do seu corpo comPowerShaPe Platform

trate ainda mais as suas formas com PowerShape Platform.

Trata suas formas, realça sua beleza.

onodera.com.br

BelezaCORPOVIDA

formasSAÚDE

Os tratamentos somente serão realizados em mulheres acima de 18 anos, e após aprovação médica. Os eventuais resultados dependerão das condições físicas e reações de cada cliente.

onodera Butantã - Rua Sapetuba, 86 | Tel.: 3031-7787agende sua consultoria estética gratuita

AF - 3577 B - Anúncio PowerShape - Butantã 27x30.indd 1 26/06/14 17:36

Page 18: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 18 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Saúde

Manter os dentes bonitos e saudáveis, portanto, é tarefa de praxe no dia a dia. Porém, por não possuir conhecimento ou acreditar em mitos, muitas pessoas cometem erros primários, desde a seleção da escova dental incorreta, escolha do momento ideal para escovar os dentes ou até mesmo o uso indiscriminado do enxaguatório oral. Por esse motivo, o Professor, Mestre e Doutor em Odontologia da UNIBAN Anhanguera, Dr. Hugo Lewgoy, destaca os dez principais erros que podem compremeter de forma incisiva o sorriso e a saúde oral. Confira:

*Utilizar uma escova com cerdas duras: ao longo do tempo as cerdas duras provocam o desgaste do esmalte dental e a retração gengival. Portanto, deve-se priorizar uma escova ultramacia e com grande quantidade de cerdas para alcançar a máxima eficiência sem machucar.

Os 10 principais erros que prejudicam a higiene oralDa Redação

Garantir a saúde e o sorriso bonito depende exclusivamente da rotina

de cuidados de cada pessoa.

Não é de hoje que se ouve falar que o sorriso, com dentes bonitos e saudáveis, é o

verdadeiro cartão de visitas e o principal gesto que expressa as emoções. No entanto,

se os dentes, que também são imprescindíveis para a perfeita mastigação dos

alimentos não forem bem cuidados, o ato de sorrir passa a ser um constrangimento,

principalmente quando surgem cáries ou outros problemas de saúde oral.

Page 19: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 19

Saúde

Os 10 principais erros que prejudicam a higiene oral*Utilizar uma força ou carga exagerada durante a escovação: o ato da escovação deve ser realizado sem o emprego de força. O que importa é a realização de uma técnica correta e a utilização de uma escova de boa qualidade com mais de cinco mil cerdas do tipo ultramacias. A “técnica de Bass”, por exemplo, recomenda que a escova seja apoiada suavemente sobre a superfície dos dentes em um ângulo de 45 graus, com a metade das cerdas recobrindo a superfície dental e a outra metade recobrindo a gengiva. Sem pressionar a cabeça da escova de forma exagerada, deve-se realizar movimentos vibratórios circulares durante aproximadamente cinco segundos em cada uma das superfícies dos dentes.

*Utilizar escovas velhas e desgastadas: o consumo de escovas dentais no Brasil é muito baixo. A média por habitante gira em torno de uma escova a cada um ano e meio. Escovas desgastadas fazem com que, de uma forma inconsciente, as pessoas aumentem a força e pressionem o cabo da escova durante a escovação. O ideal é que a escova dental seja trocada no máximo a cada dois meses.

*Escovar os dentes com uma frequência exagerada: O hábito de escovar os dentes é fundamental, porém, uma escovação excessiva também pode acabar prejudicando ao invés de ajudar. O importante é a qualidade e não a quantidade. Uma escovação bem feita demora cerca de dez minutos, de duas a três vezes ao dia.

*Escovar os dentes com uma grande quantidade de creme dental: deve-se utilizar pouca quantidade de pasta, pois, o que promove a desorganização da chamada placa dental, placa bacteriana ou biofilme oral, é a escova e não a pasta ou gel dental. O creme dental aplicado sobre as cerdas da escova deve ser do tamanho de uma ervilha e inserido no meio das cerdas para evitar que seja deglutido facilmente.

*Escovar os dentes com uma pasta de dentes abrasiva: o creme dental abrasivo e que faz muita espuma deve sempre ser evitado. A utilização de cremes dentais abrasivos e escovas duras provocam um fenômeno chamado hipersensibilidade dental e a necessidade do consumo de cremes dentais dessensibilizantes.

*Escovar os dentes imediatamente após as refeições: outro erro muito comum. Deve-se esperar, no mínimo, 30 minutos para escovar os dentes. É o tempo necessário para que a saliva possa agir e neutralizar o pH dos alimentos e bebidas. O ideal seria realizar a escovação antes das refeições e não após, pois a função da escovação é desorganizar o biofilme oral e não remover restos de alimentos.

*Fazer bochechos com água quando não há tempo de escovar os dentes: a água também pode ter um pH ácido e atrapalhar o trabalho da saliva. A manutenção de um pH oral neutro através de um processo chamado tamponamento salivar é uma proteção natural do organismo humano, porém, este processo não é imediato e demora de trinta minutos a duas horas para ocorrer. Para a remoção de detritos e restos de alimentos após as refeições, é melhor utilizar uma escova interdental ou fio dental. A escovação mais importante é a noturna, pois, durante a noite, a salivação diminui muito ou até é interrompida.

*Esquecer de escovar a região entre os dentes: as cáries e doenças gengivais normalmente iniciam nestes locais. O grande diferencial dos países que conseguiram erradicar estas doenças para aqueles que possuem uma grande incidência das mesmas é justamente a utilização da escova interdental Prime, sendo fundamental a sua utilização pelo menos uma vez ao dia. A escova interdental Prime consegue acessar esta área e desorganizar o biofilme oral que se acumula constantemente entre os dentes.

*Utilizar enxaguatórios orais de forma indiscriminada: muitas vezes, o enxaguatório é utilizado pela sensação de “hálito puro e refrescante”, porém, uma boa higienização é uma forma muito mais efetiva e natural de se alcançar a saúde oral. Os enxaguatórios devem ser utilizados sempre com orientação profissional e nunca devemos procurar o caminho da automedicação. Os enxaguatórios à base de clorexidina, apesar de muito eficientes, podem provocar a pigmentação dos dentes com o uso contínuo.

Com informações www.curaprox.com.br

Page 20: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 20 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Saúde & Viver Melhor

Da Redação

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 30% da população mundial sofre de algum tipo de alergia. Além disso, dados do Ministério da Saúde revelam que entre 10% a 25% da população brasileira tem rinite alérgica. O problema ocorre em função de um processo inflamatório da mucosa nasal, decorrente de uma reação exagerada a um ou mais alérgenos – substância capaz de desencadear uma hipersensibilidade e interpretada pelo sistema imunológico como agressora.

Dentre os principais sintomas de rinite estão as crises de espirros, obstrução nasal, coriza, dor de cabeça, lacrimejamento ou coceira no nariz, nos olhos, na garganta e no céu da boca. O que fazer então, para prevenir-se contra essas indesejáveis manifesta-ções do organismo?

Renata Federighi alerta para um cuidado simples, mas a que poucos indivíduos aten-tam: a troca regular dos travesseiros. Embora seja indispensável manter a casa sempre limpa e arejada para evitar o acúmulo de poeira, ácaros, fungos e pelos, o travesseiro também merece atenção especial. “O que poucas pessoas sabem é que, com o tempo, o produto acumula em seu interior microorganismos que se alimentam das secreções que eliminamos durante o sono pela boca (saliva), ouvidos (cerume), olhos (lágri-mas), nariz (coriza), cabelos (seborréia) e pele (suor e pele morta). Somando tudo isso às secreções artificiais, tais quais cosméticos, perfumes, tinturas e maquiagem, é possível avaliar a contaminação maciça diária a que o travesseiro é submetido”, previne.

Para se ter uma ideia, um travesseiro sem proteção antimicrobiana, com seis meses de uso, já contém cerca de 300 mil ácaros e, após dois anos, até 25% do seu peso pode ser formado por ácaros vivos, mortos e suas fezes. “Por isso, é essencial realizar a troca do produto a cada dois anos, prazo recomendado por especialistas”, orienta Renata.

É importante ressaltar também que, ao contrário do que se imagina, não é indicado expor os travesseiros ao sol, já que, o calor contribui para a criação de um ambiente favorável para a proliferação de ácaros no interior do produto. Além disso, a radiação ultravioleta oxida a superfície do material do travesseiro, deixando-a amarelada. “O ideal é arejar e ventilar o travesseiro, protegido por uma fronha, sempre sob luz indi-reta. Esta medida irá aumentar a durabilidade do produto. A lavagem deve ser feita apenas se o produto for realmente lavável e se for possível garantir a sua secagem completa, seguindo-se as instruções de limpeza. Se for lavar em lavanderias, que é o ideal, exija que essas instruções sejam totalmente observadas”, recomenda a con-sultora.

Lembre-se, manter os cuidados com a higiene dos travesseiros é um dos fatores fun-damentais para prevenir-se contra as alergias e, sobretudo, para proporcionar noites de sono mais tranquilas e saudáveis.

Com informações da Duoflex

Na primavera a rinite alérgica aumenta e pode prejudicar o seu sono

Cuidar da higiene do travesseiro é uma das formas de minimizar esse mal.

© A

ndre

y Po

pov

| D

ream

stim

e.co

m

Page 21: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 21

Certamente, você já sentiu de um leve incômodo com perguntas que invadem sua privacidade até uma forte indignação com pessoas que ultrapassam todos os limites do bom senso, tornando a convivência entre vocês insuportável.

“Note que o sentimento ruim foi crescendo com o aumento da invasão da privaci-dade, ou seja, na maioria das vezes, se você conseguisse impor limites na primeira investida, sutilmente, a situação não teria chegado ao extremo”, elucida Maria Apa-recida das Neves, psicóloga comportamental.

Ela diz que cada um tem um limiar diferente ao se sentir invadido, por isso, é preciso sinalizar o que se aceita ou não. E, além disso, é preciso agir para que haja respeito a si próprio. “Não adianta você querer ser indiferente à invasão ou agressivo a ela. Ambas as situações não surtem qualquer efeito positivo. É preciso aprender a lidar com cada situação que a vida nos apresenta e, assim, adquirir respeito por si mesmo e alta autoestima”, alerta.

Aqui, Maria Aparecida das Neves expõe algumas maneiras de se impor limites àque-les com quem convivemos e a promover o autoconhecimento, uma boa forma de entender o que nos faz bem ou mal:

- Conhecer-se bem ajuda a saber quais são os seus limites – Quem não se conhece, não consegue nem sequer saber quando seus limites começaram a ser ultrapassados. “Isso porque a pessoa nem sabe que existem limites aceitáveis. Um dia, vem uma pergunta invasiva. No outro, é um pedido que ela não quer atender, mas tem medo de ser mal interpretada, excluída de determinado grupo, e aí faz algo que a desagrada apenas para não dizer ‘não’. A bola de neve vai aumentando e, quando ela se dá conta, está em frangalhos”, resume a psicóloga.

Quando a pessoa se conhece melhor, sabe que precisa sinalizar quando se sente in-vadida e quando o outro passa dos limites aceitáveis para ela. E, como fazer essa sinalização? “Quando isso acontece, o ideal é parar e, no mesmo momento, sinalizar o que desagradou. Aprender a expressar uma insatisfação é o primeiro passo para não sofrer mais com a invasão do outro na própria vida”, ensina.

- Saber dizer não, uma atitude que começa aos poucos e torna-se natural – Quan-do uma pessoa aprende a dizer ‘não’, ela impõe limites. “Dizer não é algo que requer sabedoria, porque não significa que você será a pessoa ‘do contra’. Você se negará a fazer as coisas que o prejudicam; a contar aquilo que não precisa e não faz sentido; a falar sobre o que o magoa naquele momento. É algo que pode até causar descon-forto num começo, mas com gentileza e até firmeza, aos poucos será espontâneo e as pessoas aceitarão, de maneira cada vez mais natural”, diz Aparecida.

Ela exemplifica, dizendo que há casos muito comuns, em consultório, de pessoas que se sentem invadidas por perguntas de cunho altamente particular, mas que respondem porque outras não têm o menor pudor de falar. E isso é um erro porque você está se ferindo. “Quando um assunto não o agrada, numa roda de amigos, você pode ser educado o suficiente para falar que não gosta daquele tema. Por exemplo, se per-

guntam sobre o seu salário, sua vida afetiva, preferências sexuais ou algum assunto traumático de sua infância, você pode até mesmo brincar, dizendo que fala apenas com seu analista ou com os fiscais do imposto de renda sobre isso, e ir se servir de mais bebida ou comida. E, se as pessoas insistirem, você pode dizer que não fala sobre algo tão íntimo. Elas, certamente, entenderão”.

É importante colocar limites, mas sempre com educação e sem agressividade

A especialista ressalta que não é preciso agir de maneira rude ou extrema para estabe-lecer seus próprios limites, pois a agressividade só gera mais falta de respeito. E, se o objetivo é preservar-se, o ideal é parar com o processo destrutivo.

Muitas vezes, um olhar mais sério, uma expressão facial que demonstre o incômodo ou a inconveniência do outro já são suficientes. Mas, como nem todas as pessoas percebem essas indicações mais sutis, ela afirma que é possível verbalizar claramente o motivo do incômodo, de preferência em um tom mais leve, sem rudeza ou agressivi-dade. “Pergunte sinceramente para a pessoa que, na sua opinião, ultrapassou limites com você: ‘tem certeza de que isso é preciso?’. Mas, não coloque peso ou rancor na voz. Apenas pergunte”, sugere a psicóloga.

De acordo com ela, essa atitude simples pode frear no início situações que, ao longo do tempo, tornam-se incontroláveis e magoam profundamente. Para a especialista, esta é uma atitude saudável entre amigos, casais de namorados e familiares. E vale até mesmo para relações onde há uma hierarquia envolvida. Pais e filhos; alunos e pro-fessores; chefes e empregados também precisam deixar seus limites claros para que as relações hierárquicas não se contaminem com algo que pode ser entendido como falta de respeito e que pode ser levado para uma esfera pessoal.

- Mas, por que as pessoas invadem tanto minha vida? –Será que sou eu quem dá ao outro a liberdade de invadir minha privacidade? Qual foi o estopim do problema? “Em muitos casos, conscientemente ou não, realmente somos nós que damos ao ou-tro a chance de ir além dos limites. Isso se dá, em geral, quando nossa autoestima está muito baixa, temos medo de perder a liberdade ou de não sermos amadas”. Aparecida complementa dizendo que quem tem baixa autoestima se deixa subjugar, tem medo de se defender e sente-se vitimada. “A falta de respeito, muitas vezes, vem dela mesma”.

É por isso que olhar para dentro também é importante. “É claro que existem pessoas inconvenientes por natureza, mas elas são quase uma caricatura e todos fogem delas. O que incomoda é a invasão daqueles com quem convivemos constantemente e se a falta de limites do outro está incomodando e provocando sofrimento, é hora de procu-rar ajuda profissional, para fortalecer a autoestima, aprender a valorizar seus pontos positivos e não ter vergonha de expressar o que desagrada de uma forma adequada”, finaliza a psicóloga.

Maria Aparecida das Neves é psicóloga clínica.

Como impor limites às pessoas que tentam invadir nossa individualidade?

O limite de cada pessoa é individual e variável; a psicóloga Maria Aparecida das Neves explica como impedir que outros invadam nosso espaço sem causar conflitos.

Da Redação

Comportamento

Page 22: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 22 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Educação

Brasil: destino profissional de novos talentos

Por *Cris Bonini

Os principais motivos desta escolha, segundo os participantes, são as novas oportunidades que o País oferece; cultura, clima e pessoas; ambiente de negócios; e salário e benefícios. Não podemos deixar de observar que em um cenário de constante mudança, os jovens profissionais, incansáveis e inquietos, bus-cam novos desafios e crescimento profissional. Prova disso, apenas 21% dos respondentes disseram que é provável trabalhar na mesma empresa ao longo de toda a carreira, enquanto 35% acreditam que essa possibilidade é muito pequena.

Além disso, os estudantes têm se mostrado interessados em absorver cada vez mais bagagem cultural. O levantamento também aponta que 90% dos estudantes iniciantes nos negócios esperam trabalhar em pelo menos três a quatro países durante a carreira, enquanto 39% acreditam na possibilidade de trabalharem em até seis países.

Diante deste cenário, cabe às empresas se manterem atualizadas e proporcionarem as melhores condições para aproveitarem ao máximo o que esses jovens talentos têm a oferecer.

Nesse sentido, o grande desafio para as organizações é tornarem-se atraentes para esse público, entendendo suas necessidades e exigências. Para isso, oferecer programas de estágio e trainee, iniciativas de mobili-dade e cursos de especialização, são boas alternativas.

Mas uma empresa atraente não se resume a isso. Perspectivas de crescimento e efetivação, liderança e promoção de cargo por reconhecimento do trabalho desempenhado, premiações e remunerações extras, e uma carga de trabalho equilibrada que favoreça a conciliação entre a vida pessoal e a vida profissional, são fatores que provocam o interesse dos jovens e podem ser relevantes para reter e fazer do promissor talento o profissional ideal para a organização.

A oportunidade de intercâmbio profissional pode significar um diferencial no momento do retorno ao país de origem. Vivenciar outras rotinas, diferentes métodos de trabalho e de solução de problemas significam experiências únicas e podem garantir um leque de novas e diferenciadas atuações para as empresas que os contratarem.

Em contrapartida, para o Brasil, receber estes profissionais pode contribuir para reparar as deficiências do mercado nacional, uma vez que as organizações brasileiras também podem, e devem, observar os diferen-ciais que cada jovem tem a agregar em suas respectivas áreas.

Para o cumprimento desses objetivos é necessária uma mútua dedicação, tanto por parte do jovem es-trangeiro em demonstrar interesse, quanto por parte do empregador em oferecer oportunidades para que esses profissionais adquiram novos conhecimentos, especializações e experiências.

O Brasil continua se destacando por ser uma nação promissora e mantém sua grande visibilidade como polo de interesse comercial para outros países, o que, sem dúvidas, tem revelado o país como um excelente lugar para esse pontapé inicial na carreira.

*Cris Bonini é diretora de Gestão de Pessoas, Performance e Cultura da KPMG no Brasil.

Com informações da kpmg.com/BR

O Brasil vem se destacando em meio aos países emergentes, também, pela possib-ilidade de oferecer novas oportunidades para quem deseja desenvolver a carreira

profissional. Uma pesquisa realizada pela KPMG no Brasil durante a última edição do KICC – KPMG International Case Competition, campeonato internacional de carreira promovido anualmente pela empresa, revelou que 40% dos jovens talentos preferem o Brasil como destino profissional dentre os países que fazem parte do BRICS (Brasil,

Rússia, Índia, China e África do Sul).

Se você consegue ler isso, agradeça a um professor.

If you can read this, thank a teacher.

Si vous pouvez lire ceci, remerciez a un profésseur.

“Professor não é o que ensina, mas o que desperta no aluno a

vontade de aprender.” Jean Piaget

Page 23: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 23

Page 24: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 24 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Educação

A cada 20 crianças, uma sofre de algum problema de visão. Já na adolescência, os números assustam ainda mais: um em cada quatro alunos necessita de correção visual. Quanto mais cedo os pais levarem seus filhos ao oftalmologista, melhor. Afinal, muitas vezes a criança apresenta baixo rendimento escolar simplesmente porque não enxerga bem e ninguém a seu redor – nem os pais, nem professores – se deram conta do problema. Há as que não enxergam direito o que está escrito na lousa e outras que podem sentir dificuldade para ler livros, cadernos e apostilas que estão sobre a carteira.

O médico oftalmologista Renato Neves conta que já atendeu uma paciente de seis anos que enfrentava muita dificuldade na alfabetização e que já havia procurado até mesmo outros médicos, para ver se era déficit de aten-ção ou algum outro problema. “A criança tinha 12 graus de miopia em um só olho”, diz o médico – alertando a pais e professores que prestem mais atenção em alguns sinais que a criança mostra, como franzir os olhos para ler, afastar cadernos com as mãos para acomodar melhor a visão, etc.

Como a dificuldade para enxergar bem pode gerar um impacto bastante negativo na vida das crianças, compro-metendo não só o rendimento escolar como as relações sociais, Neves aponta sete vícios de comportamento que podem ter origem em problemas de visão. Vale a pena os pais ficarem por dentro:

1. Apertar os olhos para ler. “Quando a criança aperta um dos olhos para enxergar, pode ser que incons-cientemente esteja querendo melhorar o foco e usando o olho bom para ler com mais clareza. Trata-se de um sintoma clássico que deve ser avaliado”.

2. Reclamar de dor de cabeça. “Quando a queixa de dor de cabeça é frequente durante as aulas, ou quando a criança faz a lição de casa, é preciso investigar. Principalmente se reclama de ‘dor na testa’. Afinal, ela pode estar fazendo um esforço extra para enxergar direito”.

3. Sentar muito próximo à televisão. “Ainda que as telas dos televisores tenham aumentado bastante nos úl-timos anos, algumas crianças insistem em sentar bem próximas à TV, dando sinais claros de que talvez sofram de miopia. O mesmo acontece com games de bolso ou livros. Se o seu filho tiver o costume de aproximar os olhos de tudo o que precisa enxergar, é um sintoma claro de que precisa fazer um exame de visão”.

4. Acompanhar a leitura com um dedo. “Eis outro sinal perceptível durante a leitura. Se a criança não conseguir ler sem recorrer ao dedo indicador, pode não ser apenas uma mania, mas um caso de ambliopia – síndrome do olhinho preguiçoso – em que as letras e palavras parecem muito próximas, dificultando a leitura”.

5. Tapar um olho com a mão. “Há crianças que automaticamente tapam um dos olhos com a mão para en-xergar melhor com o ‘olho bom’. Isso pode acontecer durante as atividades escolares ou até mesmo de lazer. Tanto pode indicar um problema de ambliopia, como de estrabismo. Por isso, esse sintoma deve ser devida-mente investigado por um oftalmologista”.

6. Andar de cabeça baixa. “Há casos em que a criança estrábica ou com desequilíbrio no músculo ocular, acaba tendo dupla visão ao focar um objeto ou olhar para baixo. Para se sentir mais segura, passa a andar sempre com a cabeça baixa, na tentativa de prevenir problemas mais sérios como quedas”.

7. Coçar os olhos insistentemente. “Esse é um sinal clássico de fadiga ocular e deve ser investigado. Tanto pode ter origem em problemas de visão, como pode estar relacionado à conjuntivite. Nos dias em que a umida-de do ar está baixa, essa condição se intensifica tanto que pode até provocar lesões nas pálpebras”.

Fonte: Dr. Renato Augusto Neves, cirurgião-oftalmologista com mais de 60 mil cirurgias realizadas, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos (SP) e autor do livro Seus Olhos. (www.eyecare.com.br)

Óculos: correção visual pode melhorar desempenho escolar

Especialista aponta sete vícios de comportamento que podem ter origem em

problemas de visão.

Da Redação

Page 25: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 25

Educação

O intercâmbio cultural vem sendo cada vez mais procurado por brasileiros de diferentes faixas etárias. São muitas as razões que levam os alunos a correr atrás desse sonho: aprimorar um idioma, viver novas experiências, con-hecer uma nova cultura, fazer um curso específico em sua área de atuação, entre outros. Um dos maiores obstáculos enfrentados por quem quer fazer uma viagem de intercâmbio é deixar familiares, amigos próximos ou os companheiros para trás. Muitos adiam ou acabam por desistir dos planos. Mas desistir não é a única saída para driblar a saudade, especialmente quando se trata de relacionamento a dois. Para não sofrer com a distância, muitos casais se programam para fazer a viagem de intercâmbio juntos.

Este tipo de planejamento pode acontecer em diversas situações. Há casos em que um dos dois é transferido pela empresa ou precisa fazer um curso específico em sua área de atuação e o outro decide aproveitar para fazer um curso de idioma. Em outros casos, os dois já compartilhavam a vontade de morar fora do país e decidem embarcar juntos nessa experiência.

Uma viagem de intercâmbio em casal pode trazer muitos benefícios. Viajar com uma pessoa conhecida traz uma segurança muito maior. E claro que as vantagens vão muito além. É possível conhecer novos lugares, viajando durante as folgas com uma companhia especial. Outra vantagem é poder dividir a acomodação. Casais que via-jam juntos podem dividir quartos em residências estudantis ou buscar apartamentos para alugar pelo período de estadia no destino.

Mas uma viagem desse tipo também envolve algumas dificuldades, o que acaba se tornando um teste para a relação. A convivência contínua pode trazer problemas para casais que não conseguem respeitar o limite do outro, principalmente no caso daqueles que ainda não moram juntos. Também é preciso tomar cuidado para não se isolar, fazer apenas programas em casal e acabar não conhecendo novas pessoas, o que prejudica algumas das maiores vantagens de um intercâmbio que é conhecer novas culturas e praticar outros idiomas.

Os destinos procurados variam de acordo com o perfil. Irlanda e Austrália são muito procurados por aqueles que pretendem trabalhar para se manter durante o período fora do país. Mas há também uma grande procura por Inglaterra, Estados Unidos e Canadá. Alguns casais buscam lugares menos comuns para intercambistas como Malta ou África do Sul. O importante é que o local escolhido ofereça o curso procurado e que agrade o casal em relação ao clima, lazer, cultura, etc.

Viver uma experiência no exterior enriquece a bagagem cultural de um aluno. Quando é possível compartilhar esse momento com uma pessoa importante, este período pode ser ainda mais marcante. O importante é aliar os objetivos a um destino adequado aos interesses do casal. Fonte: www.globalstudy.com.br

Intercâmbio para casais: será que vale a pena?

Por Ana Luisa D’Arcadia de Siqueira

© A

ndre

sr |

Dre

amst

ime.

com

- C

oup

le T

rave

ling

by

Airp

lane

Pho

to

Page 26: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 26 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Bem aventuradoquem oferta saberdistribui seu tudoencanta a alma e modifica o mundo. Bem aventurado és tu

que tens a arte de moldartransformando o ser na sociedadeem sua sublime missãode educar...

Parabéns Professor!

© A

yele

tkes

het

| Dre

amst

ime.

com

Educação

15 de Outubro

Page 27: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 27

A língua inglesa tornou-se, com o passar dos anos, o idioma mais falado no mundo. Tornou-se base de referência linguística

para comunicação nos cinco continentes.

Nós, brasileiros, pertencentes a um país em sua maioria monolíngue, inseridos em um contexto em constante transformação, sentimos de forma gritante a necessidade de tornarmos a língua inglesa parte integrante de nossa rotina, diante da massiva invasão da cultura americana e europeia em nosso contexto através de palavras, programas de televisão, noticiários e televisão fechada.

Porém, quando lidamos com questões educacionais e cognitivas, enfrentamos alguns dilemas que nos obrigam a refletir sobre o aprendizado desta nova língua. Quando nos referimos às séries iniciais os ganhos cognitivos são mais perceptíveis e efetivos, partindo do pressuposto que a criança muito pequena encontra-se em processo de aquisição da língua materna, e se exposta a uma segunda língua (a qual mencionarei como L2), acaba por adquirir de forma simultânea signos e conceitos em ambos os idiomas. Nesta faixa etária, as crianças encontram-se em processo de desenvolvimento linguístico, neuropsicológico, cognitivo e sociocultural o que se torna um agente facilitador dentro deste processo.

Isso não anula a importância da educação bilíngue em séries subsequentes à educação inicial. Os alunos com idade superior a três anos dominam conceitos e regras linguísticas orais referência na língua materna, e imersos em um ambiente bilíngue realizam de forma natural o processo de transposição. Os alunos, através do processo de imersão, adquirem a capacidade de pensar e se comunicar nas duas línguas, não realizando o processo comum da aquisição do idioma na idade adulta que se faz através da tradução. O aluno bilíngue possui a habilidade de compreender, se fazer entender e interagir com assuntos diversos de maneira natural, como se dentro de si tivesse uma tecla “SAP”. Cria referenciais em ambas as línguas, o que permite uma comunicação efetiva e fluente na L1 e L2.

Com o passar dos anos esta exposição a esta nova língua permite aprimorar estas habilidades, o que resulta no domínio das cinco habilidades que envolvem o processo de aquisição de um novo idioma: ouvir, compreender, ler, escrever e falar.

As escolas bilíngues utilizam o inglês como instrumento de trabalho, e este não protagoniza o trabalho executado. A escola bilíngue não ensina o inglês, mas sim ensina os conteúdos programáticos através dele. É importante que dentro deste ambiente o trabalho com as duas línguas aconteça de forma simultânea. As línguas são trabalhadas em momentos diferentes, mas acabam por assumir o mesmo caráter de importância dentro do processo cognitivo.

Estabelecendo relações com o futuro de cada criança, a maior parte dos pais que procuram por essas instituições buscam oferecer aos seus filhos uma oportunidade única de ter o inglês como aliado. A promoção deste contato diário facilita alguns processos, que dentro da ótica paternal, será um facilitador para possíveis situações futuras como entrevistas de emprego, estudos no exterior...tornando-os mais aptos a participarem de processos seletivos garantidos pela excelência na fluência de um outro idioma.

Antes a língua inglesa era encarada por todos como artigo de luxo, ao qual nem todos tinham acesso ou interesse, porém os que a tinham destacavam-se dentro de um contexto monolíngue. Hoje inglês passou a ser pré-requisito. Ultrapassados são os que não o dominam, que acabam seguindo com o estigma de que serão sempre derrubados por aqueles que a possuem.

Inerente a essa importância está o ganho cognitivo e neurológico de uma criança exposta a este idioma. Crianças que participam de programas de imersão não só são capazes de realmente tornar-se bilíngues, mas obter as vantagens que vêm com o bilinguismo também. A exposição contínua a uma língua, bem como instruções sobre as estruturas formais da língua só devem melhorar as competências linguísticas no desenvolvimento dessas crianças.

“O bilinguismo tem sido demonstrado por vários estudos como um efeito significativo sobre aspectos do desenvolvimento cognitivo, especialmente em comparação com indivíduos monolíngues.” (Ellen Bialystok)

Renata LouzadaCoordenadora Pedagógica Amazing School Educação Infantil e Ensino Fundamen-tal Bilíngue

INGLÊS: Pré-requisito ou necessidade?

Educação

15 de Outubro

Page 28: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 28 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Um brinde à Primavera com queijos e vinhos

Na quinta feira dia 18/09 realizamos um Workshop de queijos e vinhos em parceria com o Senac Osasco. Passamos algumas horas super agradáveis em companhia de alguns de nossos clientes e leitores, pudemos aprender mais sobre queijos e como harmonizá-los com os vinhos corretos, em degustação liderada pelo somellier Fernando Diniz. A opinião geral foi que o evento foi um sucesso, e as informações passadas nos ajudarão a apreciar melhor os vinhos no dia a dia.

A iniciativa é da área de Atendimento Corporativo do Senac que propos essa parceria com a Editora. Os mais de 30 convidados da revista Leve e Leia puderam experimentar a harmonia entre um Sauvignon Blanc e o queijo brie, o casamento feliz de um Pinot Noir com o queijo gorgonzola e ainda saborear o parmesan e o gruyére regado ao branco Moscato D´Asti.

Durante e evento a docente do Senac, Vilma Ambrosio, apresentou aos presentes as soluções

educacionais para empresas oferecidas pela área corporativa do Senac. Para surpresa de muitos, soubemos que o Senac oferece soluções nas seguintes áreas de conhecimento: administração e negócios; gestão de pessoas e liderança; marketing e vendas; gestão de serviços de saúde; tecnologia da informação; desenvolvimento social; hospitalidade e meio ambiente, saúde e segurança do trabalho.

Saiba mais

O Atendimento Corporativo do Senac São Paulo é a área da instituição focada na customização de soluções educacionais para empresas privadas e do poder público no Estado de São Paulo. Nos últimos cinco anos, atendeu mais de 3 mil empresas capacitando mais de 260 mil pessoas de forma presencial ou a distância.

Com cursos desenvolvidos sob medida para cada cliente, o Senac atende as necessidades das empresas na melhoria de performance e de

Luiz Bitu do Senac e Gleiva Vilela.

Fernando Diniz – Sommelier do Senac e Paulo. Um espaço aconchegante com telão e flores.

Durval, Claudia, Rosana, e Carlos da Saint Carlo; brindam com Ana Maria e Reinaldo da Fortuna Imóveis

O Chefe de cozinha do Senac, Manoel Mattos dando aula sobre os queijos.

Luiz Bitu, Cristiano Rosa e José Junior da Kairós RH Alphaville e Vandercília da Página 5 Editora.

Albert Huber e Gleiva Vilela - agradecimentos ao Senac Osasco

Tudo pronto para iniciar as atividades.

Marcello J. Zocchio, executivo de contas do Senac e Adenor Serrano do Sesc Osasco.

Cristiane, Gleiva, Marcelo e Catherine, da Del Col Cosméticos.

Page 29: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 29

Um brinde à Primavera com queijos e vinhos

O Chefe de Cozinha do Senac Manoel Mattos .

Vera e Paulo da Associação Colina de São Francisco.

Detalhes da aula e Michelli da Imai Odontologia Especializada.

competitividade estratégica. Em 2013, o Senac ofertou mais de 1.300 turmas exclusivas para organizações privadas e públicas.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), 77% das empresas consideram o treinamento de lideranças obrigatório. O Atendimento Corporativo do Senac desenvolve programas específicos para líderes com foco em resultados e melhoria das relações com as equipes de trabalho. Além disso, é crescente a demanda por turmas exclusivas de pós-graduação focada na área de expertise da empresa.

Outra área bastante procurada pelas empresas é a de desenvolvimento social. Os especialistas do Atendimento Corporativo desenvolvem programas específicos que auxiliam o desenvolvimento local de comunidades – com foco em aprimorar conhecimentos e ampliar oportunidades de inclusão no mercado de trabalho - e podem ser aplicados em parceria com empresas privadas ou organizações

públicas. A busca por capacitação de funcionários e

o crescimento da abrangência das empresas, aliado com a forte presença da tecnologia no dia a dia das pessoas tem feito com que a demanda de cursos a distância cresça exponencialmente. Atualmente, o Senac integra diferentes mídias na aplicação de cursos e treinamentos, tornando a atividade mais versátil e capaz de atender aos diferentes níveis hierárquicos.

As soluções educacionais desenvolvidas pelo Atendimento Corporativo do Senac são criadas por especialistas de uma instituição educacional reconhecida pelos profissionais de Recursos Humanos e que conta com mais de 68 anos de experiência neste mercado.

Empresas interessadas em contatar o Atendimento Corporativo do Senac São Paulo têm à disposição um canal exclusivo: 0800 707 1027 ou o site www.sp.senac.br/atendimentocorporativo.

Tudo pronto: Brie, Gorgonzola, Parmesan e Gruyére.

As flores by Inova FlorDecor deram um toque chic.

Paulo, Rosana, Junior e Juliana da Vener Decoração de Interiores.

Telma da Thelma e Louize Salão de Beleza e Ricardo brindam com Flávia da Vaciclin e o marido Sérgio.

Os convidados ouvem breve explicação da Sra. Vilma Ambrosio, docente do Senac.

Vilma Ambrosio, docente do Senac, dá boas vindas a todos sob o olhar do sommelier Fernando.

Gleiva Vilela da revista Leve e Leia agradece a presença dos convidados.

Da Redação

Page 30: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 30 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.brLeve & Leia®

pg 32 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

© Y

uri A

rcur

s | d

ream

stim

e.co

m

COND. COLINA E VILLAS DE SÃO FRANCISCO E REGIÃO, PARQUE DOS PRÍNCIPES, JD. ADALGISA, JAGUARÉ, OSASCO E REGIÃO

DEPARTAMENTO JURÍDICO PRÓPRIO ASSESSORIA EM FGTS E FINANCIAMENTOWWW.FORTUNAIMOVEIS.COM.BR

IMÓVEIS NOS MELHORES CONDOMÍNIOS DA REGIÃO

V.

NOVIDADE!Estamos cadastrando

imóveis noMORUMBI!

Apartamentos à venda

na Vila São Francisco

• Cond. Allegra São Francisco

• Cond. Mais Jardim.

Confira!

fortuna_ago_2013.indd 1 26/7/2013 12:00:00

FEVEREIRO PRIMEIRA VERSAO AJHH.indd 32 29/01/2014 02:03:54

Page 31: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 31Veja nossa página: www.fortunaimoveis.com.br

COND.VILLA ALLEGRA APARTAMENTOS, COBERTURAS

E CASASApartamentos tipo, duplex e casas 2/3 dorms (1 suíte) ou 3 suítes de 58 a 188 m² privativos, 1/2 vagas. Com toda co-modidade para sua família, além da in-fraestrutura de lazer.

Oportunidades

Salas Comerciais Venda/ Aluga/Permuta Osasco

PrimeSalas comerciais, várias metragens, úni-co da região de OSASCO acesso tanto pela Av. dos Autonomistas como pela Av. Franz Voegeli.

Consulte nossos corretores:

11 3763.5544

OPORTUNIDADE DE LOCAÇÃO, 60m², 02 dorms, 02 wcs, armários, 01 vaga no subsolo. Lazer com piscina, sl festas, jogos e gi-nástica. Aceita fiador e seguro. Total R$ 2.200

Apartamento para LOCAÇÃO, Jardim Bonfiglioli, rua sem saída, excelente para es-tudante da USP, 58m², 02 dorms, 01 suíte, sala ampla com sacada, coz americana, 01 vaga no subsolo . Lazer completo. Aceita fiador, seguro fiança ou caução - Valor total R$1.700.

CONDOMÍNIO RESERVA MATARAZZO 03 dorms, 01 suíte, lavabo, dep. empregada, armários embutido, 02 vagas na garagem, depósito. Lazer com-pleto. Valores: 850.000 / 3.700.

CASA EM CONDOMÍNIO FECHADO, AC 90m², 2 dorms, 02 banhei-ros, 1 vaga, lazer com piscina, sl de festas e churrasqueira. Valor 500.000 / 1.800. OBS: Consulte também com 3 e 4 dorms.

CONDOMÍNIO ESCAPE, 80m², 03 dorms, 01 suíte, saca-da, armários, 02 vagas subsolo, lazer completo.

Valor 590.000 / 2.600.

LUXUOSO CONDOMÍNIO, lazer clube, a partir de 125m² e 3 suítes, vista para o campo de golf, varanda gourmet. Venha conhecer toda esta infraestrutura que sua família precisa!Consulte valores com nossos cor-retores!

COND SPAZIO CLUB Vende/permuta/aluga

2/3 dorms com 01 vaga. Lazer c/ piscina, 02 quadras, fitnees, chur-rasqueira, sl festas, jogos, brinque-doteca, sauna e pista de skate. Valores: R$ 330.000 / 1.450

OPORTUNIDADE no CO-LINA. COBERTURA, pisci-na, churrasqueira, forno, vários ambientes, 3 dorms, 1 suíte, 3 vagas.Lazer completo. ESTUDA PERMUTA.

APARTAMENTO COLINA, 104m², 03 dorms, 01 suíte, 02 vagas + depósito, Lazer com-pleto. Valor R$ 700.000/2.800.

Page 32: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 32 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Curtas e boas

A Drao Crias ARTE de Criança, a Vaciclin e o Colégio COC preparam um programa especial para pais e filhos celebrarem o dia das crianças: o “2° PIQUENIQUE NA VILA”, um encontro repleto de atividades brincantes que procura fortalecer a relação dos pais com os filhos de uma forma interativa, lúdica e criativa. Com uma programação diversificada, propõe um encontro para todas as idades. O evento é gratuito e acontece no dia 12 de outubro a partir das 13h na Praça da Vila São Francisco ao lado do Center Shop Colina. A Drao Crias pede que os pais levem uma toalha para sentar na grama, água, um lanchinho e roupas leves que possam sujar sem medo e aproveitar bem toda a brincadeira.

Beber café pode escurecer o esmalte, mas ajuda a conservar os dentes. Pesquisadores descobriram que uma xícara por dia pode afastar, inclusive, a gengivite, inflamação na gengiva que pode levar à perda dos dentes.

O autor principal do estudo, Nathan Ng, da Universidade de Boston, afirma: “Nós descobrimos que o consumo de café não tem um efeito nocivo sobre a saúde periodontal, e, em vez disso, pode ter efeito protetor contra a doença periodontal.”No estudo, publicado na edição de agosto do Journal of Periodontology, os pesquisadores concluíram que o consumo de café pode proteger contra a perda óssea periodontal em homens adultos - o grupo analisado no estudo. O cientista acredita que os antioxidantes são os responsáveis, mas ainda não tem certeza do real motivo.

“Este é o primeiro estudo de longo prazo do tipo que investigou a associação entre o consumo de café e doença periodontal em humanos”, acrescentou Ng.Os pesquisadores analisaram dados coletados de 1.152 homens nos Estados Unidos durante três anos e que frequentavam o dentista entre 1968 e 1998. Os homens eram 98% homens brancos, não-hispânicos, com idades entre 26 e 84 anos.Todos eles relataram o consumo de café.Os pesquisadores controlaram fatores de risco como o consumo de álcool, escolaridade, estado diabetes, índice de massa corporal, tabagismo, frequência de escovação, uso do fio dental e tratamento periodontal recente ou limpezas dentais.

Com informações do Daily Mail, so boas noticias

Café conserva os dentes e evita a gengivite

Em outubro na Vila São Francisco

Programação13H - Chegança brincante14H - Bloco Circo (7 a 12 anos)Pocket Show com Palhaças e Números Circenses; Oficina de Circo para pais e filhos: perna-de-pau, malabares, acrobacia em tecido.- Bloco Terra (4 a 6 anos)Pocket Show Vida de LixoHistória com Brincadeiras e Oficina de bonecos e formas animadas- Bloco BabyPocket Show

Instalação sensorial com bolhas de sabão, oficina de sensações, brincadeiras com tinta e canções16H - Despedida com Baque Animado

As crianças também são convidadas para participarem da Feira de Troca de Brinquedos. É fácil participar, basta trazer um ou mais brinquedos para trocarem com as outras crianças.O evento conta ainda com o apoio do Colégio Vital Brazil, Maple Bear Jaguaré, Lá de Casa Bolos, Brinquedoteca Toy Kids, Honey Bee, Balão Animado e da Associação de Moradores da Vila São Francisco e do Center Shop Colina.

Mais informações:Produção 2° Piquenique na Vila -11 95479-2806/ www.draocrias.com

“Que tal esse presente no dia das crianças?”

Curtimos no face:Estou aceitando colo,

cafuné, mas se nada der certo, aceito um café!!!

Page 33: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 33

Cheia de charme, um luxo - na Vila São FranciscoUma loja diferente de todas que você já viu! Na Vener Decoração de Interiores, você pode encontrar tudo o que precisa para decorar sua casa como: Arranjos florais, peças assinadas por designers, equipe de profissionais especializados em decoração, projetos de ambientação.É tanta coisa linda e de bom gosto que não tem como explicar, só indo lá. Um “must”!

Vener Decoração de InterioresRua Dr. Aires Martins Torres, 157 Fones: 11 2387-9692 / 2387-9693http://www.venerpresentes.com.br

Curtas e boasHá mais de cinco anos no mercado a Inova FlorDecor vem ganhando seu espaço pela beleza, harmonia, respeito, credibilidade e experiência em festas e eventos.“Hoje em dia, temos a liberdade de brincar com várias referências para tornar cada festa única e especial. Uma cor muito usada é o amarelo, em tons fortes ou mais lavadinhos - o amarelo sempre dá alegria ao ambiente. Usado com tons de branco e champagne, deixamos o tom mais clean; com laranja, uma explosão de cores! Também fica lindíssimo usado com o cinza ou prata, dupla muito usada fora do Brasil, que aos poucos vem sendo introduzido na nossa cultura,” explica Rosana Mendizabal Coelho - sócia proprietária da empresa.“São os pequenos detalhes que fazem toda a diferença no conjunto da obra”, complementa. A Inova FlorDecor é a escolha certa em matéria de eventos!Serviço: Inova FlorDecor Casamentos, Formaturas, Debutantes, BodasTel: 11 - 98795 3600.

Acerte nas escolhas

Ateliê Cláudia FreitasSempre buscando novas alternativas e novidades no mercado para fornecer o que há de melhor em festas e decorações, o ateliê Claudia Freitas tem grande variedade de serviços como: lembranças para maternidade, aniversários e eventos em geral. Além de bolos ceno-gráficos que também podem ser alugados. Um show esta idéia ein, meninas e meninos?Hah!! Outra maravilha: O ateliê também tem cursos de modelagem e oferece workshops em eventos e festas infantis. Super, super, amamos!!

Dê uma olhadinha no site:http://www.elo7.com.br/atelieclaudiafreitasContato: 11 98548 0664

Ambientação realizada por Vener Presentes

Page 34: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 34 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Curtas e boas

Da Redação

Lidar com as próprias finanças pode ser uma tarefa desafiadora para quem nunca pensou no assunto. No entanto, ganhar dinheiro, alcançar uma situação financeira confortável e até conquistar uma posição superi-or à da atual pode ser definida ao adquirir hábitos simples de economia e disciplina. O coaching, por ser um processo que trabalha com estabe-lecimento de metas para a conquista de objetivos, pode auxiliar também na organização financeira. Veja algumas dicas preparadas por Villela da Matta, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching.

1. Cada real economizado é um real ganho – Aqueles que têm uma condição mais confortável são os que mais poupam e empregam seu din-heiro em aquisições funcionais. “Esbanjar não é um hábito saudável fi-nanceiramente e é também pouco inteligente. Portanto, abandone este comportamento e passe a utilizar o dinheiro para alcançar seus objeti-vos”, aconselha Villela.

2. Por que economizar? – Para formar um capital cada vez maior é im-prescindível entender a importância de guardar cada real. “Pessoas que se habituam a gastar menos e guardar dinheiro, aumentando a quantia gradativamente, têm grandes chances de conquistar sua independência financeira e um poder aquisitivo muito maior do que as que não adquirem esse hábito”, conta o especialista. Por isso, se hoje é possível poupar 10% do que ganha, organize-se e esforce-se para que essa economia seja real-izada dentro de um período previamente estipulado, de acordo com a sua

meta. Se ainda está no vermelho, corte gastos desnecessários e poupe 1% até chegar a um valor mais expressivo.

3. A lei da atração – A partir do momento que você se propõe a gastar menos e cuidar melhor da vida financeira, a lei da atração começa a agir e começam a surgir com mais frequência bons negócios, investimentos, pagamentos de dívidas e outras oportunidades. Assim sendo, se convença que um hábito simples pode gerar mais benefícios do que você imagina.

4. Economizar não é sofrimento – É preciso romper com esse conceito e passar a acreditar nos benefícios que a economia lhe trará a médio e longo prazo. Além disso, procure pensar em formas mais baratas de se divertir, convide amigos para jantar em casa, faça atividades físicas ao ar livre em praias ou parques, verifique programas de descontos como meia entrada ou cupons e opte por shows e atrações gratuitas.

5. Reprograme seu cérebro e aumente seus lucros – Crie momentos em que se sinta satisfeito e feliz por ter economizado determinadas quantias no mês. Desse modo, o cérebro registra o quanto é importante e prazeroso repetir esse comportamento. Com passar do tempo, essa atitude se tornará natural.

Com informações da Sociedade Brasileira de Coaching

5 hábitos para economizar mais Da Redação

O programa Meu Pratinho Saudável, desenvolvido pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP em parceria com a LatinMed, faz um alerta aos pais sobre a importância de um café da manhã nutritivo para as crianças em idade escolar.

Segundo Elisabete Almeida, coordenadora do programa, a refeição logo ao acordar não deve ser esquecida, e é fundamental para melhorar o rendimento na escola, bem como a evitar o cansaço e a prevenir doenças.

“O comportamento alimentar mudou muito nos últimos anos e, com isso, observamos a diminuição do consumo do café da manhã, tanto por parte dos pais, que saem ‘correndo’ para o trabalho, quanto pelas das crianças, que acompanham o exemplo dos pais”, diz.

Pular o café da manhã, afirma a médica, além de aumentar o consumo de lanches calóricos (ricos em carboidratos e gorduras) durante o resto do dia, inviabiliza a elevação da glicemia aos níveis necessários às atividades matinais e favorece uma possível deficiência de cálcio, em razão da falta do consumo de leite e derivados.

A especialista afirma ser importante que a criança ingira, no café da manhã, proteínas como leite, queijo, iogurte e bebida de soja, carboidratos (pão integral, torrada, bolo caseiro), vitaminas e minerais (frutas, suco), gordura em pequena quantidade (creme vegetal ou manteiga) e fibras (cereais, pão integral, aveia, granola).

“Na escolha do cereal para as crianças, recomenda-se os matinais feitos com farinhas integrais, oleaginosas e açúcar mascavo, pois são fon-tes de carboidratos complexos, fibras, vitaminas e minerais”, conclui a coordenadora do Meu Pratinho Saudável.

Dois exemplos de café da manhã saudáveis para crianças em idade escolar:

- 250 ml de suco de laranja; uma banana com uma colher (sopa) de aveia; 150 ml de iogurte natural;

- 250 ml de iogurte batido; um pão francês integral com uma fatia de peito de peru e uma fatia de queijo mussarela quentes;

Com informações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Café da manhã ‘caprichado’ pode ajudar no rendimento escolar das crianças

Refeição nutritiva logo ao acordar também auxilia a evitar o cansaço e na prevenção de doenças, afirma coordenadora do programa ‘Meu Pratinho Saudável’.

Page 35: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 35

Estamos juntos

Adote uma Ponte

Para marcar o Dia Nacional sem Carro e a Semana da Mobilidade, organizações de ci-cloativistas e pedestres de São Paulo iniciaram a campanha “Adote uma Ponte”. O ob-jetivo é sensibilizar as autoridades e a opinião pública sobre os riscos que milhares de pessoas correm todos os dias ao cruzar a pé, de bike ou cadeiras de rodas as pontes da capital paulista.

Construídas originalmente para ligar ao centro de São Paulo as áreas que ficavam “do lado de lá” de rios e ferrovias, as pontes paulistanas se transformaram em perigosos obstáculos para a passagem de pessoas e veículos sem motor, como as bicicletas, carrinhos de trans-porte de carga e cadeiras de rodas.

A ideia, uma inciativa da Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo, é que as pessoas adotem voluntariamente uma ponte ou viaduto e enviem informações e imagens sobre as condições de circulação de pessoas não motorizadas nesses locais.

A campanha pretende produzir vídeos, fotos e textos que revelem as dificuldades en-frentadas por pedestres e ciclistas nessas estruturas e apontem sugestões para melhorar a segurança e o conforto nessas travessias.

Ao final, a documentação será entregue às autoridades com o objetivo de que sejam desenvolvidas ações para a superação dos problemas encontrados.

Pontes se tornam muros

Quem caminha - ou pedala - pela cidade conhece a dificuldade de atravessar as alças de acesso, nas extremidades das pontes. “Essas estruturas foram construídas a partir dos anos 1960 com o objetivo de aumentar a velocidade de chegada (e saída) dos veículos nas pontes. Era a lógica das rodovias de alta velocidade trazidas para dentro das ci-dades”, explica Carlos Henrique Lopes, diretor da Ciclocidade.

Assim, os veículos motorizados - carros, motos, ônibus e caminhões - circulam em alta velocidade e, como não existem faixas de pedestres, semáforos ou qualquer sinalização de advertência, as pessoas são obrigadas a aguardar uma brecha no trânsito e correr para chegar ao outro lado a salvo. A travessia se torna mais fácil nos horários de pico, quando os congestionamentos paralisam o trânsito nas pontes, mas o risco de atropelamentos continua existindo mesmo nessas condições.

A campanha “Adote uma ponte” pretende estimular a melhoria urbana integral das pontes, incluindo a manutenção de calçadas, iluminação pública e paisagismo, além da sinal-ização, de forma a estimular as pessoas a utilizarem mais essas travessias. “Parte da população tem medo de andar pelas pontes por conta do risco de atropelamentos, quedas e até assaltos, porque essas passagens em geral são mal iluminadas”, explica Carlos Henrique.

Para aderir é simples: basta acessar o site da campanha (www.ciclocidade.org.br/adoteu-maponte) navegar no mapa e escolher uma ponte ou viaduto, fazendo o seu registro. Ao se tornar colaborador, o voluntário poderá enviar informações sobre as dificuldades que enfrenta em relação a estrutura “adotada”. Valem fotos, vídeos, relatos ou dados sobre o uso e situação da ponte.

As pessoas que aderirem à campanha também poderão utilizar as ferramentas de mobi-lização da campanha, como panfletos, stêncil para produzir sinalização alternativa, lam-be-lambes com mensagens da campanha e, ainda, postagens para compartilhar nas redes sociais.

Serviço:Campanha Adote uma PonteInformações emwww.ciclocidade.org.br/adoteumaponteCarlos Henrique Lopes (Ciclocidade), tel. 99711-2696J.P. Amaral (Bike Anjo), tel. 99680-6781

Ação inédita quer eliminar as barreiras a pedestres e ciclistas nas pontes e viadutos de São Paulo.

DOARSANGUE,

EU CURTO ESSA IDEIA.

Procure uma Santa Casa

Page 36: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 36 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Seja Leve

Ciência estuda: A ciência começa a entender agora o que significa a crença de que “tudo vai dar certo”. E que ela é capaz de ajudar o corpo a se manter saudável. Estudos indicam que o pensamento positivo pode alterar a realidade ao redor.As conclusões estão no livro “Nothing: Surprising Insights Everywhere From Zero to Oblivion” (Nada: Sacadas Surpreendentes por Todos os Lados, do Zero ao Esquecimento, em tradução livre), recém-lançado nos Estados Unidos.Nele, dezenas de ensaios escritos por diversos cientistas de todo o mundo e compilados por Jeremy Webb, editor da consagrada revista norte-americana New Scientist, mostram como funciona a ciência por trás do otimismo.

É sabido que pensamentos negativos e estresse, por longos períodos, podem causar doenças como diabetes e certos tipos de demência, porque afetam o sistema nervoso.

Robert Hahn, do US Center for Disease Controland Prevention, em Atlanta, diz que alguns médicos, por exemplo, não gostam de operar pacientes que acreditam que vão morrer durante a operação, porque muitos de fato morrem.

Notícias ruins são veneno

“Notícias ruins desencadeiam psicologias ruins”, diz Clifton Meador, médico da Vanderbilt School of Medicine, nos Estados Unidos.

É de conhecimento científico que ler notícias ruins dispara o sistema límbico, liberando no organismo altas doses de glicocorticoide, um hormônio ligado ao estresse.

Altos níveis dessa substância no sangue prejudicam a digestão e aumentam a suscetibilidade a infecções.

Psicologicamente, a notícia ruim também tem impacto real: ao tomarmos conhecimento de uma tragédia, passamos a achar que a mesma coisa pode acontecer em nossas vidas e isso altera a realidade ao nosso redor.

Se ficamos sabendo que um avião caiu, no dia seguinte, a despeito do fato de as estatísticas não terem sido alteradas, sentimos mais medo de embarcar em uma corriqueira viagem de negócios.

Page 37: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 37

Sinta-se Leve

a influência do otimismoPesquisa Facebook

Para entender mais sobre como reagimos às notícias ruins, o Facebook fez uma pesquisa eticamente questionável. Entre 11 e 18 de janeiro de 2012, o site manipulou o algoritmo usado para distribuir os posts no feed de notícias. A intenção era a de verificar como o noticiário influi no humor.

Os pesquisadores pretendiam checar se o número de palavras positivas, ou negativas, nas mensagens lidas, resultaria em atualizações positivas, ou negativas, de posts nas redes sociais.

No final, descobriu-se que os usuários mudavam o humor de seus próprios posts depois de uma semana.

Portanto, é lógico que em ano de eleição, quando todo o tipo de especulação negativa a respeito do futuro parece nos inundar, aumentem os índices de pessimismo na população.

Lado bom

A boa nova é que, além de ser verdadeira, a boa notícia parece ser mais poderosa. Resultados de um estudo conduzido pela cientista e pesquisadora Taly Sharot, alguns anos atrás, sugerem que apontar seu pensamento futuro para lugares positivos é resultado da comunicação entre o córtex frontal, localizado atrás da testa, e regiões subcorticais localizadas em partes mais profundas do cérebro.

O córtex frontal é a parte do cérebro que evoluiu mais recentemente em humanos. Em matéria publicada na revista Time em 2011, Sharot explica que quando escutamos histórias boas, como a do inesperado sucesso de um garoto como Mark Zuckerberg, nosso cérebro faz uma anotação a respeito de como poderemos também nos tornar incrivelmente ricos um dia.

Por outro lado, saber que a chance de nos divorciarmos é estatisticamente uma em cada duas, não nos faz acreditar que nosso casamento pode fracassar.

Recentemente cientistas escanearam o cérebro de pessoas, enquanto elas recebiam informações positivas e negativas a respeito do futuro. O resultado explica muita coisa sobre esse otimismo irracional.

Ao serem informados sobre eventos futuros, os neurônios são capazes de codificar informações desejáveis, que aumentam o otimismo, mas fracassam na tentativa de incorporar as informações inesperadas e indesejadas, o que indica que o otimismo talvez seja mesmo uma arma evolutiva, como sugeriu Varki.

Com informações da Revista Galileu, Só notícias boas

©Damiano Poli | dreamstime.com

Page 38: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 38 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Capa

Page 39: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 39

Page 40: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 40 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

ParaísoSerá que Deus

Mora num sítio no céu?

Será que Ele

Ordenha nuvens pra chover?

A grama lá é toda azul?

Estrela é fruta de comer?

Será que Ele tem televisão?

Eu acho que não.

Eu acho que o sol é o seu fogão.

E a lua, seu lampião.

Bem- te - vi

Te vi cantarDe alegria, Te vi dormir De mansinho.

Vi, nesse mesmo dia, Dentro de ti, A alma colorida De um passarinho.Fonte:www.mensagenscomamor.com

Por Lalau e Laurabeatriz

Jeito gostoso de ser criança

Estilo

Page 41: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 41

Estilo

Paris Apresenta aModa sem Modos

Nada é tão rico em diversidade quanto a moda pela sua própria instabilidade gerada na semestralidade da sua vida que se refaz na primavera/verão e

no outono/inverno. Antes as mudanças eram programadas e aconteciam em grandes desfiles pautados pelas revistas especializadas como Vogue e Elle, atraindo celebridades e executivos de compras das maiores cadeias de lojas. A moda era ditada pela França e apresentada em Paris, trazendo as assinaturas de Coco Chanel, Lanvin, Yves Saint Laurent, Dior. Poucos

usavam os originais, muitos os copiavam e muitos mais os adaptavam às características do clima e biótipos da população dos seus países. A globalização revolucionou este cenário, universalizando a moda ao mostrar as particularidades dos padrões de tecidos, desenhos, cortes, misturas, usos. Os grandes estilistas foram surpreendidos pela existência de uma alta costura própria em diferentes países e as consumidoras entraram em período de repensar suas preferências. A moda foi redescoberta como um fato natural na vida das pessoas, com maior ou menor importância na

dependência dos seus momentos e suas companhias, tipos e características dos eventos a participar. A moda perdeu seu charme, o artifício do espetáculo, valorizou-se como necessidade e ampliou a sua importância como elemento de composição dos usos e costumes da espécie humana. E Paris continua sendo um grande palco desta moda sem modos, da variedade sem preconceitos, das burcas islamitas às bermudas de pernas tatuadas, de saias pequenas às bolsas grandes, num arco-íris de todas as cores de tecidos e pessoas. O espetáculo agora fica por conta dos tapetes vermelhos das cerimônias cinematográficas, rápidos fulgores no rebrilhar dos selfies de celulares, enquanto as redes sociais mostram a verdadeira moda de todos os dias dos humanos comuns desfilando pelas calçadas da avenue des Champs Elysées. É lá, no passeio do Rond Point ao arco do Triunfo, que milhares de turistas e apressados parisienses se misturam mostrando seus modos de vestir neste setembro/outubro quando a primavera/verão se despede na Europa. Enquanto isso as vitrinas começam a exibir modelos mais formais e suas cores mais sóbrias para receber o outono/inverno. Entre agasalhos, capas e sobretudos, calças compridas retas de corte clássico, jaquetas soltas, blusas de cores claras. O preto básico esta presente e as saias continuam acima dos joelhos.

Zara com as vitrinas do outono/inverno de manequins encasa-cados predominando o preto em contraste com o verão dos tu-ristas desfilando à vontade dos trajes leves harmonizando cores esmaecidas.

Valentino na vitrina outonal de modelos clássicos bem comportados, deixando as co-res por conta dos acessórios.

Happy 125 titula o re-trato do modelo de dé-cadas passadas como atração para o outo-no/inverno masculino do casual atual de cores sóbrias, calças retilíneas e sapatenis.

O casual e o social desfilam na Champs Elysées, realçando as bolsas grandes, para braços e ombros, coloridas e sóbrias e os calçados confortáveis combinando.

Modelo na vitrina destaca a bolsa e o calçado preto de solado grosso que se choca com o salto agulha.

Galeries Lafayette e seu sempre impressionante movimento.

Modelos em destaque no interior da Mark Spencer.

(textos e fotos de Carlos Camargo)

Page 42: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 42 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Vida Saudável

Sorvete de proteína: energia sem engordar

Chegou o sorvete para tomar sem culpa.Ele é rico em proteína - ideal para quem pratica atividade física - tem baixas calorias e promete vários benefícios à saúde.Os novos sorvetes de Whey Protein têm zero de açúcar, zero de gordura, e alto teor de fibras. O sorvete é enriquecido com Whey Protein Isolado, um tipo de proteína encontrada no soro do leite, com alta concentração de glutamina e BCAA.Ela tem rápida absorção, que auxilia na preservação e reparação do tecido muscular.Também controla os níveis de açúcar no sangue e sacia a fome mais rápido do que outras proteínas.A fórmula é uma combinação de proteínas, fibras e maltodextrina.

AprovadoA nutricionista Fernanda Faturetto, especializada em medicina esportiva, disse que os sorvetes de proteína realmente são uma opção de dieta. “Sorvete com “whey proteína” na composição acaba sendo uma saída interessante para quem se preocupa com a saúde e a forma física.”

A nutricionista confirma que esse tipo de produto possui um teor mais elevado de proteínas e uma quantidade menor de carboidratos, além de algumas marcas incluírem fibra na composição.

Adoçante

O único ponto negativo, segundo Fernanda, é que são adoçados com edulcorastes artificiais, o que acaba estimulando uma maior produção de insulina pelo nosso pâncreas. Quanto maior a produção de insulina, mais fácil o acúmulo de gordura corporal, principalmente na região abdominal.

Fernanda salienta que se o sorvete fosse fabricado com Stévia (adoçante natural), esse efeito não ocorreria e tornaria o produto excelente para o consumo.

No entanto, a sucralose, que está na composição dos sorvetes com proteína, é considerada “menos pior” entre os demais adoçantes.Com informações SóNotíciaBoa

Por Andréa Fassina

Page 43: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 43

Vida Saudável

Por Andréa Fassina

É comum homens e mulheres de diferentes idades sofrerem dores e descon-fortos na região lombar (parte inferior das costas), incapacitando a realização de atividades do dia a dia. No entanto, na maioria das vezes, o problema não é sério e pode ser tratado tranquilamente com um acompanhamento profissional de saúde e com a prática de exercícios de alongamento e fortalecimento mus-cular.

A lombalgia não é uma doença e sim um tipo de dor que pode ter diferentes cau-sas. Segundo a Fisioterapeuta do Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur, Tania Fleig, é importante que todos conheçam o conceito, as causas e o modo de prevenção, pois é comum as pessoas sentirem dores na região lombar em algum momento da vida. De acordo com estudos, a prevalência das lombalgias na população em geral é entre 50% a 80%.

“São muitas as causas para as dores na lombar, dentre elas a adoção de pos-turas inadequadas, sedentarismo, lesões ou doenças dos discos intervertebrais ou na coluna vertebral, estresse muscular, traumas na região, entre outros problemas”, explica a profissional.

Um dos tratamentos indicados é a termoterapia, através da aplicação do calor. “A aplicação do calor ao corpo resulta em aumento do fluxo sanguíneo local, promovendo relaxamento muscular e reduzindo a dor”. A termoterapia pode ser realizada através de bolsas térmicas de gel ou das tradicionais bolsas para água quente em borracha, por um período de aproximadamente 20 minutos, ou de acordo com a orientação de um profissional de saúde.

A fisioterapeuta reforça que são necessários alguns cuidados para tornar o uso destes recursos mais seguro, como não aplicar o produto diretamente sobre a pele e sim envolvê-lo em uma toalha ou capa, não utilizar água fervente no caso das bolsas para água quente e não deitar sobre os produtos.

A realização de exercícios de alongamento e fortalecimento muscular também são práticas indicadas para o tratamento da lombalgia. ‘’A redução da flexibi-lidade e da força dos músculos da região do tronco pode contribuir para uma maior sobrecarga na coluna vertebral, o que pode gerar dor. No entanto, como a lombalgia pode ter diferentes causas, é fundamental que haja o acompanha-mento de um profissional da saúde qualificado, que recomendará quais são os exercícios mais indicados para cada situação”, explica a profissional.

Exercícios com faixas elásticas são uma boa opção já que podem ser praticados tanto em casa, como ao ar livre ou na academia. Outras dicas são a utilização da Fisiobol Massagem para proporcionar relaxamento e a Bola de Cinesioterapia, que auxilia nos exercícios de fortalecimento e alongamento.

Veja ao lado algumas sugestões de exercícios:

Fonte: Mercur: www.mercur.com.br.

A aplicação de calor e exercícios de alongamento ajudam a aliviar os

sintomas da lombalgiaConhecida como dor nas costas ou dor na coluna, a lombalgia atinge homens e mulheres e pode ser

prevenida e tratada com exercícios de alongamento e fortalecimento muscular.

Com uma bola de cinesioterapia à frente, ajoelhada e com o bumbum encostado nos pés, deve-se alcançar a bola com os braços acima da cabeça e ficar com a coluna e os braços bem esticados, lembrando-se de deixar a região do pescoço relaxada. Manter a posição de alongamento por 15 a 20 segundos, repetindo três vezes o exercício.

Sentando na ponta de uma bola de cinesioterapia, com os pés firmemente no chão e com os braços cruzados na frente do peito, deve-se realizar o movimento de subir e descer o tronco, rea-lizando exercício abdominal. Realizar esse movimento por 15 vezes, descansando em seguida, repetindo por três vezes.

© S

ean

Nel

| D

ream

stim

e.co

m

© N

spim

ages

l | D

ream

stim

e.co

m

da Redação

Page 44: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 44 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Beleza

Page 45: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 45

Beleza

Para cabelos muito fragilizados, sem con-sistência e rigidez. Força, nutrição, resistên-cia, recuperação através do preenchimento do fio.O Ritual de Fiberceutic – injeção reconstru-tora molecular com Intra-Cylane™, que é um filler, ou preenchedor capilar, age no interior da fibra, levando nutrição, devolvendo força, vitalidade, resistência e saúde aos fios.A tecnologia Intra-Cylane™ atua no coração da fibra , ou seja, o “córtex” , camada den-tro da cutícula, enquanto a maioria dos hi-dratantes consegue penetrar somente até na cutícula. Quando esse interior do fio fica mui-to danificado é enfraquecido devido à perda de nutrientes. Com a aplicação do Intra-Cy-lane™ o fio molda-se ao formato original e penetra profundamente, criando uma estrutura flexível. O resultado é um toque aveludado e único.Como é realizado:Os cabelos são lavados com o shampoo ad-equado ao tipo de fio – mas de preferencia usamos o shampoo Pure Resource, que é al-tamente limpante.

Retira-se excesso de umidade com toalha.Aplica-se a ampola Sérum Powerdose Fiber-ceutic (mecha a mecha com auxílio da seringa aplicadora), os fios são massageados e deixa-dos em pausa de 3 a 5 minutos.Sem enxaguar, aplica-se sobre o Sérum a más-cara reconstrutora Fiberceutic, que é escolhida de acordo com a espessura da fibra – cabelos finos ou cabelos grossos. O produto age em uma pausa de 5 minutos, depois é enxaguado. Antes da secagem utiliza-se um Thermo ati-vo, no caso usamos o Thermo Cell Repair, da linha Absolut Repair, e finaliza-se com o Ste-ampod.O Steampod é uma Prancha a Vapor da Loréal Professional em parceria com a Arno, ferro desenvolvido com alta tecnologia no qual há emisão elevada e contínua de vapor, permitin-do um alisamento mais rápido e duradouro.

Serviço na região:Thelma e LouiseAv. Dr. Candido Motta Filho, 852Vila São FranciscoFone: 2365 5010 - 2365 9003

Madeixas mais saudáveis: Fibercutic

Chegar bem aos 60 é possível!

Dá pra chegar bem aos 60 anos, com o físico em forma e a cabeça boa?

A resposta é sim! Basta ver dois exemplos interna-cionais de beleza e profissionalismo: a atriz e cin-easta brasileira Bruna Lombardi, de 62 anos, e o ator irlandês Pierce Brosnan, de 61 anos. Claro que eles sempre foram belos, mas passaram dos 60 esbanjan-do charme e saúde.

E quanto mais rápido você se preparar para chegar lá, melhor será sua transição também..

As medidas que vamos ensinar abaixo também servem para quem já chegou lá a melhorar a qual-idade de vida. - Abandone um mau hábitoNunca é tarde demais para parar de fumar, perder peso e começar a fazer exercícios. Os benefícios são menos estresse, mais energia, suavização de seus problemas de saúde.

- Perdoe Perdoe quem cometeu uma injustiça com você e tam-bém peça perdão àqueles com quem você cometeu alguma injustiça. Poucas coisas geram tanta energia emocional negativa quanto um ressentimento. Tome a decisão de chegar aos 60 anos livre de rancores e ressentimentos. Prometa acertar os ponteiros com as outras pessoas e dê a você mesmo a dádiva da paz. - Retome atividade prazerosaVocê tinha alguma atividade que gostava de fazer e abandonou? Nunca é tarde para retomar o que te dava prazer! Volte a fazer algo que lhe deu alegria no passado.

- Cultive o otimismoTalvez você não seja otimista por natureza, mas ag-ora é um bom momento para começar a praticar aq-uilo que os otimistas fazem instintivamente: procu-rar soluções aos desafios, persistir mesmo quando as coisas não estão indo bem, compreender o poder da gratidão, assumir o controle da vida, ao invés de simplesmente reagir a ela. Os otimistas têm risco 50% menor que as pessimistas de sofrer o primeiro infarto, ou AVC. - Economize para o seu prazerNão espere chegar aos 60 anos para pensar como vai financiar uma viagem, ou algo que quer muito. Crie um plano de poupança agora que possibilite a você realizar uma parte maior de sua lista de desejos.

- AlimentaçãoNa questão física, procure beber mais água - e menos refrigerante - comer mais frutas, legumes e verdu-ras - e menos carne vermelha e gorduras - e procure caminhar pelo menos 1 vez ao dia. Meia hora é o suficiente pra começar bem a mudança.

Com informações do Brasil Post, SóNotíciaBoa e AjudarÉoM-elhorRemédio

Foto: internet/montagem/ Bruna Lombardi e Pierce Brosnan

da Redação

© S

ubb

otin

a | D

ream

stim

e.co

m

Page 46: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 46 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Serviços

Page 47: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 47

Receitas

Ingredientes:1 pacote de torradinhas para canapés 100 gramas de salmão defumado fatiado 1 pote de cream cheese em temperatura ambiente Raspas e suco de um limão siciliano Sal a gosto Folhas de dill fresco

Modo de preparo:Corte as fatias de salmão defumado em formato de triângulos; coloque o conteúdo do pote de cream cheese numa tigela e amasse com um garfo. Junte ao cream cheese amassado as raspas e o suco de limão siciliano. Mexa bem até obter uma mistura homogênea. Espalhe um pouco do creme de limão siciliano sobre as torradinhas. Enrole o triângulo de salmão defumado e arrume-o sobre o creme. Arrume as folhinhas de dill fresco no meio do rolinho de salmão. Pronto!Fonte:www.saboreart.art.br

Canapés de Salmão Defumado com cream cheese

Foto ilustrativa/divulgação

©B

arol

16 |

dre

amst

ime.

com

- C

anap

es w

ith S

mok

ed S

alm

on P

hoto

Page 48: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 48 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Receitas

Costelinha de porco com molho barbecue

Ingredientes:2 kg costelinhas de porco aferventadas em água quente 1 colher (sopa) óleo 2 colheres (sopa) cebola picada 1/2 xícara (chá) açúcar mascavo 1/2 xícara (chá) vinagre branco 2 colheres (sopa) molho inglês 2 xícaras (chá) catchup 1 folha de louro 1 colher (sopa) chilli em pó 1/2 xícara (chá) água Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Espalhe sal por toda a carne e coloque para ferver por 5 minutos em um panela com bastante água quente. Escor-ra a água, arrume as costelinhas em uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno baixo por 40 minu-tos. Em uma panela, refogue a cebola no óleo, acrescente o açúcar mascavo e o vinagre e deixe o açúcar dis-solver. Acrescente o molho inglês, o catchup, o louro, o chilli em pó e a água e cozinhe por 10 minutos ou até o molho engrossar. Tempere com sal e pimenta-do-reino, coe e reserve. Após os 40 minutos retire as costelinhas do forno, retire o papel alumínio e pincele com o molho. Aumente a temperatura do forno, asse as costelinhas por mais 10 minutos, pincele novamente com o molho, asse mais 5 minutos e repita mais uma vez esta operação. Sirva com fritas e mais molho à parte. Fonte:www.saboreart.art.br

Foto ilustrativa/divulgação

©N

ilsw

ey |

dre

amst

ime.

com

- D

elic

ious

Gril

led

Por

k Ri

bs

Phot

o

Page 49: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 49

Ceviche TradicionalIngredientes:100g de peixe branco em cubos 50g de cebola roxa em fatias finas 1 pimenta-dedo-de-moça sem sementes cortada em juliene (finos palitos) 5 folhas de coentro picadas suco de 4 limões 4 cubos de gelo 1 batata-doce cozida 2 minimilhos sal a gosto

Modo de preparo:Misturar o peixe, a pimenta, o coentro e o sal. Esprema os limões por cima e acrescente os cubos de gelo. Misture até ficar bem gelado. Tire os cubos de gelo e coloque a cebola roxa. Verifique o sal e sirva em um prato fundo com todo o caldo, a batata-doce e o milho. A receita tradicional pode receber decorações com outros frutos do mar cozidos, como camarão, polvo e lula.Fonte:www.saboreart.art.br

Receitas

Foto

ilus

trativ

a/di

vulg

ação

Ingredientes:1 colher (sopa) de margarina light Meia cebola picada 2 colheres (chá) de gengibre ralado Meio quilo de filé de frango cortado em cubos médios Meia xícara (chá) de vinho branco seco Meia xícara (chá) de água Meia xícara (chá) de salsão picado 1 maçã verde grande, com casca picada 1 xícara (chá) de maionese light

Modo de preparo:Em uma panela média, derreta a margarina light e refogue a cebola e o gengibre por 1 minuto. Acrescente o frango e refogue até dourar. Junte o vinho branco e a água. Cozinhe em fogo médio por 10 minutos ou até ficar macio. Adicione o salsão e a maçã. Cozinhe por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione a maionese light e misture.Fonte:www.saboreart.art.br

Frango com gengibre, salsão e maçã

Pudim de caramelo da vovó

Ingredientes175g de açúcar2 colheres (sopa) de água1/2 litro de leiteCasca de 1/2 limão4 ovos

Modo de preparoRetire 50g das 175g de açúcar, junte com a água e prepare um caramelo bem dourado. Forre o fundo de uma forma para pudim. Passe manteiga nos lados e reserve. Ferva o leite com a casca de limão. Reserve.Bata os ovos com o açúcar restante. Retire a casca do limão e vá colocando o leite bem quente sobre essa gemada. Pas-se pela peneira e coloque na forma reservada. Cozinhe em banho maria até ficar bem firme. Deixe esfriar, desenfor-me e leve à geladeira. Decore a seu gosto. Sirva em seguida. Fonte: Comida e Receitas - http://www.comidaereceitas.com.br/

Page 50: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 50 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Receitas

Ingredientes2 colheres (sopa) de azeite de oliva2 colheres (sopa) de vinagreSuco de 1 limão2 sachês de Tempero Sazón Amarelo1 e meia colher (chá) de tempero caseiro com pimenta4 tomates médios cortados em cubos pequenos1 pimentão vermelho cortado em quadrados2 pepinos japoneses em cubos5 rabanetes médios cortados em rodelas1 cebola média cortada em tiras10 folhas de alface lisa cortadas em tiras200 g de torradas de pão sírio

Modo de preparoEm uma tigela pequena, coloque o azeite, o vinagre, o suco de limão, o Tempero Sazón e o tempero caseiro, e misture bem. Reserve.Em uma saladeira, disponha os tomates, o pimentão, o pepino, o rabanete, a cebola e a alface. Regue com o molho e misture bem. Sirva em seguida, acompanhado das torradas de pão sírio.Dica: Sirva a preparação rapidamente para que a alface não murche, ou disponha-a ao redor da salada, sem misturar aos demais ingredientes. Substitua o pimentão vermelho por amarelo. Rendimento: 6 porções Fonte: Comida e Receitas - http://www.comidaereceitas.com.br

FatoucheIngredientes:1 berinjela (descascada) • 4 dentes de alho descascados e fatiados bem fininho 2 filés de anchova • 400g de massa (linguine ou espaguete) 1 punhado de manjericão 400g de tomates pelados (em lata) cortados em pedaços 1 colher de aceto balsâmico • 1 pedaço de manteiga Queijo parmesão ralado Azeite de oliva

Modo de preparo:Corte a berinjela em 4 pedaços no sentido do comprimento: se ela estiver fres-ca e firme, ótimo; se ela estiver fofa, remova as sementes. Corte, então os quar-tos de berinjela em pedaços de 1 cm e coloque-os em uma frigideira grande, com um pouco de azeite. Frite-os em fogo médio por 4 a 5 minutos, até que come-cem a dourar. Adicione o alho e os filés de anchova. Coloque uma panela gran-de com água e sal no fogo para cozinhar a massa. Assim que ferver, cozinhe o ma-carrão conforme o tempo especificado na embalagem. A massa deve ficar al dente. Enquanto isso, separe as folhas de manjericão dos talos. Reserve algumas para guarnecer e pique as outras grosseiramente. Adicione o tomate à berinjela com o suco da lata. Mexa e esmague os pedaços de tomate com a colher. Tempere à gosto e adicione o aceto balsâmi-co, a manteiga e as folhas de manjericão picadas. Coloque tudo no processador (ou liqui-dificador) e bata até obter um creme macio. Prove e adicione mais tempero se necessário. Volte o molho à frigideira e reserve. Escorra o macarrão, reservando um pouco da água do cozimento. Acrescente a massa à frigideira com o molho e mexa, adicionando um pouco de água do cozimento, se necessário. Despeje a massa com molho em uma tra-vessa, salpique-a com as folhas de manjericão reservadas e o queijo parmesão. Sirva em seguida.Fonte:www.saboreart.art.br

Macarrão com molho cremoso de berinjela

Ingredientes:2 xícaras de arroz para risoto (tipo arbóreo) 3 colheres de manteiga (reserve 1) 1 cebola picadinha 1 colher de (sopa) alho picadinho 1 xícara de funghi picado 1 xícara de água quente 1 xícara de creme de leite 1 xícara de vinho branco seco sal, pimenta e cheiro verde a gosto queijo ralado para polvilhar 2 litros de caldo de carne ou legumes (pode utilizar também tabletes prontos, dissovidos na água quente).

Modo de preparo:Deixe o funghi na água quente por alguns minutos. Numa frigideira grossa, derreta a manteiga e doure o alho e a cebola. Coloque o arroz e depois acrescente o funghi e o vinho. Deixe apurar. Acrescente a água do funghi (bem coada) e o caldo de carne ou legumes bem quente, concha por concha. Abaixe o fogo e mexa sempre com uma espátula. Deixe o arroz cozinhar até ficar al dente (firme) ou no seu ponto desejado de cozimento. Acerte os temperos com sal e pimenta. Finalize com o creme de leite e a manteiga reservada. Polvilhe queijo e cheiro verde. Sirva imediatamente! Fonte:www.saboreart.art.br

Risoto de Funghi com Costeleta de Cordeiro

Page 51: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 51

Receitas

Ingredientes:Para a massa: 1 xícara(s) (café) de água 2 unidade(s) de gema de ovo 1 colher(es) (café) de sal 150 gr de gordura vegetal hidrogenada 200 gr de margarina 500 gr de farinha de trigo Para o recheio: - 150g de manteiga, mais um pouco para untar - 100g de açúcar refinado, mais um pouco para polvilhar - 2 maças verdes cortadas em 16 cunhas cada uma - 4 maças vermelhas cortadas em 8 cunhas - 1 colher de sopa de talo de gengibre picado ou ralado em calda - 150g de amoras-pretas - 1 ovo grande - 1/2 colher (chá) de canela em pó

Modo de preparo:Para a massa: Abra uma cova no meio da farinha e junte todos os ingre-dientes. Misture com as pontas dos dedos, sem trabalhar muito a massa. Para o recheio: Pré- aqueça o forno a 180°C. Coloque a manteiga e o açúcar em uma panela e, quando a manteiga tiver derretido, adicione as maçãs, o gengibre e 1 colher (sopa) de calda de gengibre. Cozinhe por 15 minutos com a tampa, depois adicione as amoras, mexa e cozinhe por mais 5 minutos sem a tampa. Unte um refratário para torta com manteiga. Depois, abra 1/3 da massa até ficar com cerca de 1cm de espessura. Forre a forma deixando sobrar na borda e depois apare bem. Despeje o recheio na forma forrada pela torta, inclusive a calda for-mada. Pincele as beiradas da massa com com o ovo. Abra o restante da massa e cubra a torta. Mesmo se a “tampa” de massa não encostar no recheio, não empurre para baixo; deixe a massa só por cima. Apare as bordas e aperte-as com os dedos. Pincele o topo da torta com o restante do ovo batido, polvilhe generosa-mente com o açúcar e a canela e faça dois talhos no topo da massa para que o ar saia durante o cozimento. (Use uma faca de ponta fina bem afiada). Coloque o refratário da torta em uma assadeira, caso vase recheio, e deixe no for-no, ainda baixo, por 60 minutos, ou até que a massa fique crocante.

Torta de amoras pretas e maçãs

©M

arily

na |

dre

amst

ime.

com

Page 52: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 52 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Receitas

Salada waldorf

Ingredientes1/2 xícara (chá) de salsão (aipo) cortado em tirinhas1/2 maçã cortada em tirinhas3 colheres (sopa) de nozes ligeiramente tostadas1 laranja em gomos2 colheres (sopa) de suco de laranja1 colher (chá) de suco de limão3 colheres (sopa) de creme de leite Modo de preparoMisture todos os ingredientes, menos as nozes.Coloque numa tigela e polvilhe com as nozes na hora de servir.Rendimento: 2 porções Fonte: Comida e Receitas - http://www.comidaereceitas.com.br

©Pp

y201

0ha

| dre

amst

ime.

com

- W

ald

orf S

ald

Pho

to

Foto ilustrativa/divulgação

Page 53: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 53

Receitas

Restaurante e PizzariaUm dos melhores lugares para

se ter bons momentos.

www.babbogiovanni.com.brUnidade Vila São Francisco (Restaurante e Delivery)Av. Dr. Cândido Motta Filho, 545 / 731 - Lj 4 - São Francisco Center [email protected]

Unidade Vila Leopoldina (Somente Delivery)Rua Guaipá, 1255 - 3644-3390 ou [email protected]

APROVEITE:Jantar de segunda quinta-feira das 19h00 às 22h00: saladas, massas, filés, pratos kids e deliciosas sobremesas. Venha Conferir!

Delivery e Reservas: Vila São Francisco

3714.8242

Vila Leopoldina3644.3390 / 3644.4095

ExperimenteAlmoço executivo de 2ª a 6ª feira Aos Sábados Deliciosa Feijoada Aos Domingos Pratos Especiais

Page 54: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 54 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Receitas

©Fo

toca

t6 |

dre

amst

ime.

com

Foto ilustrativa/divulgação

Ingredientes1 maço de espinafre6 fatias de presunto cru2 colheres (sopa) de manteiga2 dentes de alho4 fatias de pão de forma cortado em cubinhosTomates cerejas cortados ao meio2 a 3 colheres (sopa) de vinagre1 colher (chá) de mostardaSal e pimenta-do-reino a gosto1 pitada de açúcar2 a 3 colheres (sopa) de azeite ou óleo Modo de preparoLave as folhas de espinafre e enxugue com papel absorvente. Retire a gordura das fatias de presunto e corte-as em tiras estreitas. Derreta a manteiga numa frigideira. Junte o alho amassado, a mostarda, o sal, a pimenta-do-reino, o açúcar e o azeite. Um pouco antes de servir, misture todos os ingredientes, deixando alguns cubinhos de pão e tiras de presunto para decorar. Rendimento: 6 porções Fonte: Comida e Receitas - http://www.comidaereceitas.com.br

Salada refrescante de

aipoIngredientes1 molho de aipo cortado2 maçãs cortadas em cubinhos1/2 xícara (chá) de passas2 colheres (sopa) de azeite2 colheres (sopa) de suco de limão1/2 lata de creme de leite light1/2 xícara (chá) de salsa picada Modo de preparoMisture todos os ingredientes em um recipiente.Sirva em seguida. Rendimento: 4 porções Fonte: Comida e Receitas - http://www.comidaereceitas.com.br

Salada de espinafre

Para sua Dieta:Uma xícara de espinafre tem quase 20% da RDA de fibra dietética, que auxilia na digestão, previne a constipação, mantém baixo nível de açúcar no sangue.

Visão: Os antioxidantes luteína e zeaxantina são espe-cialmente abundantes nos espinafres e protegem o olho de catarata, que é relacionada com a idade e a degeneração macular.

Pele:A elevada quantidade de Vitamina A no espinafre também promove a pele saudável, permitindo a re-tenção de umidade adequada na epiderme, comba-tendo, assim, a psoríase, queratinização, a acne e até mesmo rugas.

Ossos:Uma xícara de espinafre cozido fornece mais de 1000 % da RDA de Vitamina K, que pode evitar a ativação excessiva de osteoclastos (células que quebram ossos), assim como promover a síntese de osteocalcina, a proteína que é essencial para man-ter a força e densidade dos ossos.

Calcificação:Vitamina K é um componente crucial do processo chamado de carboxilação, que produz a proteína Gla de matriz que evita a formação de cálcio dire-tamente no tecido. Comer uma xícara de espinafre contribui para combater a aterosclerose, doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral.

Os benefícios do espinafre

Page 55: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 55

Receitas

Foto ilustrativa/divulgação©Ze

ped

roco

elho

| d

ream

stim

e.co

m -

Pud

din

g P

hoto

Pudim de Espresso VibranteIngredientesPudim400 ml de leite integral1 cápsula de Espresso Vibrante TRES80 g de café em grãos1 colher (sopa) de baunilha1 pitada de sal3 ovos e 4 gemas80 g de açúcar600 ml de creme de leite Caramelo120 g de açúcar4 colheres (sopa) de água

Modo de PreparoEm uma panela, misture o leite, o creme de leite, o café em grãos, o espresso, metade da baunilha e o sal. Mexa bem, e em seguida leve ao fogo. Antes de levantar fervura, apague e deixe descansar por 1 hora. Passado 45 minutos, comece o preparo do restante do pudim. Em uma vasilha, misture os ovos inteiros com o açúcar, batendo com um fouet. Vá acrescentando as gemas restantes, batendo sempre. Adicione o restante da baunilha. Prepare a calda, misturando bem o açúcar com a água e levando ao fogo sem mexer até ficar com cor de guaraná. Coloque a calda nas forminhas. Enquanto isso, passe no coador a mistura dos grãos de café e incorpore aos ovos batidos. Mexa bem e coloque nas forminhas. Leve para assar em banho-maria no forno pré-aquecido (180ºC), por aproximadamente 40 minutos.

Page 56: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 56 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Serviços

Page 57: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 57

PALESTRAS no GRUPO SOCORRISTA MARIA DE MAGDALA

18/10 - Sábado às 16:59LOURDES POSSATTO

tema: O DESAFIO DE SER VOCÊ MESMO

Quem é você? O que somos nós? Na busca do conhecimento de quem somos de fato, ou do eu verdadeiro de cada um, é preciso focar em três palavras: questionamento, flexibilida-de e autoconhecimento. É importante questionar para saber distinguir o que é nosso de fato daquilo que nos foi imposto. Depois, flexibilizar para sair dos papéis e valores tradicionais. E, por fim, proceder ao autoconhecimento para saber o que estamos sendo no momento e mudar nosso modo de agir sem esperar que alguém faça isso por nós. Neste O DESAFIO DE SER VOCÊ MESMO - VENCENDO BARREIRAS RUMO À REA-LIZAÇÃO PESSOAL, a psicóloga Lourdes Possatto, autora de diversos livros que vêm ajudando muitas pessoas, nos mostra o caminho, de forma fácil e acessível, para sermos pessoas mais autênticas e equilibradas, conquistando, desta forma, uma vida de paz e harmonia consigo mesmo e com os seus semelhantes.

Lançamento do livro.

22/11 sábado às 16:59MÁRIO MAS

tema: IMORTALIDADE E SUPERAÇÃO DOS CONFLITOS

(coerência e austeridade)

Rua Iquiririm, 316 - Vila IndianaButanta - SP(011) 3726-5134

Referência: Atrás do Sacolão OBA da Corifeu de Azevedo Marques, numero 1.000

Leitura recomendada:DHYANA e o Guardião do Portal

por Denise Dourado Oliveira.

A obra narra a trajetória de Dhyana, uma jovem escolhida

pelas sacerdotisas da Fraternidade da Rosa para ajudar na

manutenção do equilíbrio entre os três mundos: dos Mortais, das

Fadas e o da Escuridão.

Editora Perse

Page 58: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 58 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Vida Animal

Por Dayse Zulian

©Si

tikka

| d

ream

stim

e.co

m -

Ang

el S

tatu

e w

ith P

et A

nim

al P

hoto

Esta é uma questão importante e muito complicada para a maioria das pessoas, em especial crianças e idosos. Em grande parte dos lares do país, o animal é vis-to como alguém da família. O problema é que a expectativa de vida dos bichos, mesmo sendo maior hoje em dia, é curta em relação ao tempo que o dono viverá. Mais cedo ou mais tarde, ele terá que lidar com a perda do animal querido. A perda gera um sentimento de tristeza e desamparo. Para nós seres humanos que amamos os animais, independente da espécie (cão, gato, coelho, cavalo, furão, chinchila entre outros) a capacidade de aceitar a morte de um animal de esti-mação ainda não está bem elaborada e, quanto maior a conexão com o bichinho, maior será o sofrimento.

De acordo com psicólogos, há cinco fases de perda:

Negação: não acredito que meu cão esteja doente e/ou morto;Raiva: estou me sentindo traído porque meu cão está me deixando (me deixou); tenho raiva dos parentes que parecem não sentir o mesmo;Negociação: se eu gastar muito dinheiro em medicamentos veterinários, meu cachorro não morrerá. (Ou, se eu me enfiar no trabalho, não sentirei essa dor.);Depressão: estou tão triste, por que me importar em fazer outra coisa senão ficar deitado no sofá?Aceitação: meu cachorro está morrendo/morreu. Eu aceito isso.

Lembrar de nossos amigos com carinho e homenagea-lo ajudará no processo de cura: assim temos algumas dicas: escrever sobre seu animal ou criar um álbum de fotos, plantar uma árvore ou comprar um lugar onde os pássaros se banham para seu jardim como um memorial, fazer uma doação para uma instituição de caridade para animais (hoje em São Paulo e em todo o país temos diversas ONGs, Instituições, CCZs e Protetoras autônomas que necessitam muito de ajuda) e

também doar seu tempo para um grupo de resgate de animais sendo voluntário.

A dor da perda é enorme, mas precisa-mos seguir em frente por ele e por nós. Nossa consciência é fundamental para o processo de cura. A partir do momen-to que adotamos/compramos o animal, crescemos com ele, o amamos e cuid-amos dele até o seu ultimo minuto de vida, o nosso laço será eterno.

Adotar um novo animal será benéfico, mas só você saberá o momento certo para isto. Lembrando que um novo an-imal de estimação requer muito amor, carinho e dedicação. Eles não serão iguais, todos possuem sua personali-dade e característica diferentes. Assim seu coração deve estar pronto para este novo e especial momento.

Referências:-http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca-http://delas.ig.com.br/-http://www.galerapet.com.br/-http://www.eukanuba.com.br/pt-BR-www.petloss.com/munspg.htm

Como lidar com a morte de seu animal de estimação

Page 59: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 59

Vida Animal

Leitura recomendada:Terapia de Vidas Passadas em An-imais - Uma Abordagem Científica;

por Soraia Jorge.

O livro traz relatos de encarnações de animais captadas pelos seus

tutores. Trata de um assunto negligenciado pela humanidade.

Facebook:TerapiadeVidasPassa-dasemAnimais

Na clinica de pequenos animais a incidência de problemas cutâneos vem aumentando a cada dia. Estima-se que entre 20 e 75% de todos os animais examinados na prática clínica apresentam problemas de pele como queixa principal ou concomitante por parte do proprietário. É uma das causas mais comuns da visita do proprietário e de seu animal ao clinico medico veterinário.

Dentre os problemas de pele mais comuns na clinica temos: infecções bacterianas, ectoparasitoses (por ácaros, pulgas), alergias, infecções fúngicas e neoplasias (câncer). Visto que muitas das enfermidades podem apresentar lesões semelhantes, somente o médico veterinário poderá fazer o seu diferencial e trata-lo corretamente.

A seguir, um resumo das principais doenças cutâneas de cães e gatos.• Dermatite Alérgica a Picada de Pulga: doença de pele gerada pela saliva da

pulga em cães e gatos. A pulga é um inseto pequeno, hematófago, sem asas e com incidência maior em climas quentes. Os animais alérgicos podem desenvolver diversas lesões na pele, que pioram pela lambedura excessiva. O tratamento mais eficaz é a erradicação da pulga do ambiente e do animal.

• Sarna Demodécica: doença parasitária em cães e, raramente em gatos caracterizada pelo ácaro nos folículos pilosos e que levam a furunculose e infecção bacteriana secundária, podendo ser local ou generalizada. Com tendência genética, é necessária a retirada do animal da reprodução. Seu tratamento é prolongado mais eficaz.

• Sarna Sarcóptica: doença parasitária da pele de cães e mais rara em gatos, altamente contagiosa e com prurido (coceira) intenso causado por ácaro. Este ácaro provoca escavações superficiais da pele. Também pode infestar transitóriamente humanos. Tratamento com medicamentos específicos que levam à cura.

• Dermatofitose: Infecção fúngica da pele que pode acometer cães e gatos e envolvem camadas superficiais da pele, pêlos e unhas. O tratamento deve ser feito com medicamentos específicos para obter a melhora do quadro, podendo ser necessária a quarentena devido à natureza zoonótica da doença.

• Dermatite por Malassezia: Fungo normalmente encontrado em pequenas quantidades em determinadas regiões como pele, orelha e áreas mucocutâneas em cães e raras em gatos. Sua alteração pode estar relacionada a alergias, condições seborreicas e possivelmente a fatores hormonais e congênitos.

• Atopia: é uma doença geneticamente programada de cães, em que o paciente torna-se sensibilizado a substâncias inócuas como polens, bolores, poeira doméstica, ácaros, alérgenos epiteliais e outros alérgenos ambientais. O tratamento geralmente é por toda a vida e não existe a cura.

• Dermatoses Psicogênicas Caninas e Felinas: Podendo ocorrer por predisposição racial ou não. Existem raças que são emocionais e nervosas. O estilo de vida do animal pode ser causador ou contribuinte para esta doença. O tratamento correto e rápido se faz necessário para obtenção da cura ou controle.

• Neoplasias: São tumores malignos ou benignos cutâneos que podem acometer cães e gatos. A sua resolução pode ser cirúrgica ou quimioterápica dependendo do seu diagnóstico.

Na clínica de pequenos animais existe uma gama enorme de doenças de pele, fazendo-se necessário o diagnóstico preciso e precoce para que se tenha a melhor resposta ao tratamento, e assim a cura.

BibliografiaMiller, Willian H., Scott, Dabby W., Griffin, Graig E., Dermatologia de Pequenos Animais – Muller & Kirk – 5ªed – Interlivros.Medleau, Linda; Hnilica, Keith A., Dermatologia de Pequenos Animais – Atlas Colorido e Guia Terapêutico – 2ªed – Roca.Tilley, Larry P., Smith Jr, Francis W.K., Consulta Veterinária em 5 Minutos Espécie Canina e Felina – 2ªed – Manole.Medvet Dermato – Coletânea de Dermatologia – Revista de Educação Continuada em Dermatologia e Alergologia Veterinária – 2013.

Doenças de pele mais comuns em animais domésticos

Dayse Zulian é veterinária e atende na Anjos de Patas Clínica VeterináriaTel.: 3721-4360

Page 60: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 60 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Horóscopo Mensal Outubro de 2014ÁriesPode enfrentar desafios no trabalho. Nesta fase, dobre a atenção para evitar atrasos, extravio de documentos e

problemas de comunicação, inclusive em negócios e contratos. Pode faturar com produtos para beleza, decoração, artes ou ainda com atividades de conciliação e justiça. Os momentos em família serão animadíssimos. Com amigos, quanto mais agito, melhor! Se descuidar da alimentação, dormir mal e se estressar demais, o corpo vai reclamar. A dica para ficar bem é ter bons hábitos. Na vida a dois, sua felicidade estará estampada no rosto e vai se refletir em outros setores. Se existe alguma mágoa com seu bem, converse, esclareça tudo e enterre o assunto de vez. Lugares badalados e eventos esportivos trarão ótimas oportunidades de paquera: chegue em grande estilo e jogue charme!

TouroQuem procura emprego deve investir em novos contatos. No trabalho, atitudes gentis vão facilitar

o entrosamento com colegas, chefes e clientes. Seu sucesso no trabalho pode garantir bons lucros para você. Porém, controle bem sua grana, pois imprevistos podem ocorrer. O convívio com parentes promete animação. Já com amigos, o céu aconselha a não se abrir demais. O tempo vai mostrar quem merece confiança. Boa fase para disciplinar sua rotina e adotar hábitos mais saudáveis. Os astros enviarão ótimas energias para a vida a dois e prometem renovar os laços de amor e cumplicidade. Renda-se ao romantismo e mostre o quanto valoriza seu bem. Seu poder de sedução está a mil e vai deixar seu signo mais atirado na paquera. Se está a fim de alguém, chegue junto! Uma investida decidida pode agradar o alvo.

GêmeosO trabalho vai exigir dedicação. Dobre a atenção com documentos e prazos e evite acordos verbais.

Tarefas devem fluir melhor a partir do dia 23. O mês pode trazer instabilidade para o seu bolso. Há risco de esquecer prazos de pagamento ou apostar em negócios

que dão para trás. Evite dar opiniões em assuntos polêmicos da família. Na vida social, vá a lugares diferentes e conheça gente nova. Respeite os limites do seu corpo e alimente-se nas horas certas. A união será abastecida de alegria, otimismo e descontração. Seu único desafio será escolher bem as palavras para não brigar por bobagens. Se o seu coração acelerar por alguém, aproxime-se, puxe papo, mostre seu interesse e invista no jogo da sedução. Mas, sem pressa. Cuidado para não se afobar ou falar demais.

CâncerMarte deixará seu signo mais decidido no trabalho. Mostre iniciativa e assuma novos desafios para

crescer na carreira. A fase é de prosperidade e você terá habilidade para fazer acordos lucrativos. Pode faturar bem com uma sociedade ou prestação de serviços. Você poderá curtir momentos deliciosos ao lado de parentes e pessoas queridas. Convívio amistoso e harmonioso com amigos. Vai sentir enorme vigor e disposição, mas não deve abusar das suas forças. Você deve ter cautela para não se impor demais na relação, nem sufocar seu par com exigências e regras. É preciso ser flexível e saber conciliar os interesses de ambos para manter a harmonia. Procure se soltar e dê abertura para quem tenta se aproximar. Por mais que queira algo sério, a fase da paquera pede leveza e descontração. boas surpresas afetivas após o dia 22.

LeãoNo trabalho, explore seu espírito de liderança, mas com cuidado para não se impor demais. O

dinheiro virá como recompensa aos seus esforços. Dicas de parentes mais velhos podem ser úteis para você. Encontros com amigos prometem bons papos. Mas cuidado com fofocas. Para seu bem-estar, tente lidar com os problemas de modo mais relaxado. No romance, pode estar um tanto impaciente com quem ama, mas os astros ajudarão você a manter a serenidade. Aposte no diálogo e compartilhe mais a sua vida com o par. Na conquista, se já anda de olho em alguém, é só puxar papo e deixar rolar. Caso contrário, a dica é conhecer gente nova. Com Marte no seu

LÃS

AVIAMENTOS

ARTIGOS PARA

PATCHWORK

Av. Corifeu de Azevedo Marques, 734 - Butantã | Tels.: 3721-8862 / Fax: 3721-7115Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 9h às 18h e aos Sábados das 9h às 13h

[email protected]

Liberado oestacionamento

na Av. Corifeu até as 17h.

Page 61: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 61

entendidos talvez alterem seus planos, mas serão obstáculos passageiros. Com jogo de cintura, um novo lance tem tudo para decolar.

Peixes Período favorável para crescer na carreira ou buscar novos horizontes profissionais. O desejo de melhorar de vida

será enorme. Pode descobrir meios bem criativos de ganhar dinheiro. Em família, evite acirrar as discussões e tudo ficará bem. Com amigos, confiança e lealdade serão fundamentais. Corpo e emoções estarão em equilíbrio e você vai encarar a vida em altíssimo astral. Mês intenso no romance. Mostre sua lealdade e deixe o erotismo tomar conta dos momentos a dois. A partir do dia 5, se a relação vive uma crise, os problemas virão à tona e o melhor a fazer é conversar. Na paquera, sedução irresistível. Mas para aproveitar as boas energias deste mês, será preciso cortar vínculos com quem não merece seu amor, superar velhas mágoas e abrir espaço no seu coração para investir em novas experiências.

deve atravessar uma fase mais estável. Renda-se ao romantismo e aproveite o estímulo de Plutão para aprofundar ainda mais a cumplicidade, o amor e a sintonia com seu bem. Você vai esbanjar charme e poder de sedução, garantia de sucesso nas paqueras. Se seu objetivo for conquistar alguém, fará tudo que estiver ao seu alcance para atingir o alvo.

AquárioAgarre as chances de estudar, aprender, trocar experiências e se aprimorar. Tudo isso pode abrir novas

portas para a sua carreira e a realização de seus ideais. Atenção dobrada com acordos, contratos e parcerias. Aguarde momentos harmoniosos e cheios de carinho ao lado dos parentes. Nas amizades, você vai liderar a turma e pode até conquistar alguém. Humor e ansiedade serão os termômetros do seu bem-estar. Quanto mais paz e serenidade tiver, melhor vai se sentir. Agora carinho, companheirismo e romantismo vão abastecer a união de boas energias. Você terá prazer em se dedicar à relação e apoiar os projetos do par. Atrasos, divergências, fofocas e mal-

paraíso astral, há grande chance de pintar uma atração repentina e pode ser paixão à primeira vista. Deixe o destino surpreender você!

VirgemVocê vai ter determinação para dar duro no trabalho em busca de promoção ou aumento. Mas o céu recomenda

prudência. Reações impulsivas podem trazer problemas. Sua estrela vai brilhar no setor financeiro. Você poderá tomar a frente de algum assunto de família, mas evite atitudes autoritárias. Bons papos com amigos. Para aliviar a tensão, pode arejar a mente com atividades relaxantes. Astral tenso no romance. Preste atenção para não se estranhar com quem ama por medos, desconfianças e insegurança sem motivo. Se superar isso, vai correr tudo bem com o par. Os astros vão garantir coragem para tomar iniciativas na paquera. Mas mesmo que encontre alguém legal, vai sondar o terreno com cautela até sentir firmeza no lance. Só não seja exigente demais. Pode terminar o mês com uma nova paixão.

LibraO astral é perfeito para investir em cursos, entrevistas de emprego ou contatos que ajudem a abrir

novos horizontes para sua carreira. Só não entre em negócios duvidosos, pois os astros avisam que vai ser fria! Faça a sua parte para manter a harmonia com parentes. Evite atitudes autoritárias. Seu jeito amigável vai encantar a turma e deve atrair boas companhias. Vença a preguiça e faça sobrar tempo para arejar a mente. Um toque de aventura e novidade dará novo ânimo ao romance e evitará que se estressem com preocupações do dia a dia. Charme, sensualidade e atitudes gentis serão seus trunfos para atrair fãs ou ganhar de vez o coração de alguém especial. Mostre que está a fim. Vale até surpreender o alvo com uma declaração apaixonada, mas não apresse nada, deixe rolar.

EscorpiãoNo trabalho, invista no seu crescimento, faça cursos e busque tudo

que ajude a aprimorar seus talentos. O mês trará à tona seu lado mais ambicioso. Coloque a mão na massa para aumentar seus ganhos. Pode faturar bem com um novo projeto. Cuidado para não descontar tensões na família ou acirrar discussões na turma. Se respeitar os limites do seu corpo, você vai contar com boa disposição nesse mês. Com seu amor, você vai valorizar o companheirismo e, se sua dedicação for retribuída, nada terá força para abalar a união. Porém, há risco de se desentender com o par por fofoca de alguém. Quem busca um novo amor pode se sentir mais carente e deve ter cautela para não criar expectativa demais sobre a primeira pessoa que aparecer. Claro que você deve dar uma chance. Apenas evite entrar de cabeça.

SagitárioRetome os estudos e faça contato com gente experiente: é hora de crescer na carreira! Pode ter mais de uma

fonte de renda e, se decidir fazer seu pé-de-meia, saberá direitinho como engordar o bolso. Você pode ter a sensação de que a família está escondendo alguma coisa de você. Não faça julgamentos precipitados. Converse. Sua vida social será movimentada. Caso esteja pensando em investir numa dieta, é uma boa hora para começar. Na vida a dois, vocês terão a chance de aparar arestas. A energia da conciliação vai prevalecer na segunda quinzena e a união deve fechar o mês repleto de cumplicidade. Com a popularidade em alta e convites de todos os tipos para sair, vai ser fácil se aventurar em novos romances. Atração repentina e improvável por alguém da turma pode mexer com seu coração.

CapricórnioVocê vai traçar metas ambiciosas e bem definidas para a carreira e lutará com todo empenho

para atingir bons resultados. Se agir sem precipitações, tudo que fizer para progredir e prosperar trará bons resultados. Astral leve em família. Vai escolher seus amigos a dedo. Fofocas e mal-entendidos podem causar discussões, mas seu espírito pacificador deve falar mais alto. Valorize sua qualidade de vida e procure disciplinar melhor seus hábitos e horários. A união

Horóscopo Mensal Outubro de 2014Por João Bidu

Page 62: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 62 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Serviços

Page 63: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 63

Serviços

Page 64: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 64 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Serviços

“A melhor maneira de

tornar as crianças boas,

é torná-las felizes.”

Oscar Wilde

Seja Leve, Pega Leve, Sinta-se Leve

www.leveleia.com.br

Criança

Page 65: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 65

Anuncie sua empresa aqui!

Apenas R$ 50,00

por edição!

Serviços

Page 66: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 66 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Serviços

Como se livrar da mania de perseguição

A maneira como enxergamos a realidade pode ser determinante para o sucesso ou fracasso de nossas decisões, e isso inclui questões tanto pessoais quanto profissionais. O ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2002, Daniel Kahneman, concluiu, depois de mais de 30 anos de estudos, que quase todas as pessoas têm percepções distorcidas de como as coisas são, já que o cérebro humano é contaminado por expectativas e percepções irrealistas.

Alguns indivíduos se sentem injustiçados ao observar colegas que recebem boas propostas de trabalho, promoções ou que têm sucesso nos negócios. São pessoas que sofrem uma competição aparentemente injusta, a respeito das chances que supostamente só os outros recebem. Com isso, em vez de lutar por reconhecimento, preocupam-se mais com o sucesso alheio do que com o próprio desenvolvimento.

O problema de profissionais que pensam desta forma é que, quando algo dá errado, há uma tendência de culpar os outros ou circunstâncias externas, e dificilmente assumem parte da responsabilidade por eventuais falhas, além de julgar duramente o comportamento alheio. Em vez de dar o devido crédito ao esforço ou ao talento dos outros, perdem um tempo enorme procurando razões – muitas vezes ilusórias – sobre os próprios méritos.

Quem vê a realidade por esse prisma precisa desenvolver uma visão mais realista dos fatos, procurando responder sinceramente a questões, como: Por que sou “perseguido’? Quais resultados produzi nos últimos doze meses? Por que as pessoas não reconhecem minhas realizações?

Se a conclusão for a de que está produzindo pouco, será melhor reagir ao invés de ficar olhando o que os outros estão fazendo. Melhore o seu desempenho, estude mais, tenha iniciativa, procure fazer mais atividades e assuma novas responsabilidades. Com essa postura, os resultados positivos começarão a aparecer em poucos meses.

* Eduardo Ferraz é consultor em Gestão de Pessoas há 25 anos e especialista em treinamentos usando como base a Neurociência comportamental. Acumula mais de 30.000 horas de experiência prática em empresas de vários segmentos. É pós-graduado em Direção de Empresas e autor dos livros “Por que a gente é do jeito que a gente é?”, “Vencer é ser você” e “Seja a pessoa certa no lugar certo”, pela Editora Gente. Para mais informações, acesse:www.eduardoferraz.com.br;facebook.com/eduardoferrazconsultor

(*) Por Eduardo Ferraz

Page 67: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PGwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 67

Revista Impressa

Revista Eletrônica

Você pode folhear a revista em nosso site.

www.leveleia.com.br

Site e aplicativo

Informes Leve e Leia

porta a porta na

sua região

5x mais retorno para seu negócio

5Colina Magazine

A Revista Oficial da Associação dos Moradores

de 18 Condomínios na Vila São Francisco.

Perfil da Distribuição Leve e Leia

Anuncie! Ligue 4108.1691

Page 68: Leve e Leia Outubro 2014

Leve & Leia®

PG 68 Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br