informativo da prefeitura de coaraci

8
ANO I, EDIÇÃO Nº 2 COARACI - BAHIA MAIO / JUNHO / JULHO DE 2009 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - São João em Coaraci muita alegria e tradição Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Coaraci e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), possibilitou inicialmente a construção de 57 banheiros no bairro Maria Gabriela, no Bi- rimbau, na Colina e Cemitério beneficiando famílias carentes. As melhorias sanitárias domiciliares tem o objetivo de atender às necessidades básicas de saneamento por meio de instalações sanitárias mínimas, relacionadas ao uso da água e ao destino adequado dos esgotos no domicílio. In- cluem a construção de módulos sanitários, banheiro, tanque séptico, sumidouro, tanque de lavar roupa e reservatório de água. Uma unidade chega a custar R$3 mil. Parceria com a Funasa garante construção de banheiros nos bairros A prefeita fiscaliza as obras Cumprindo uma promessa, a prefeita Josefina Castro, através da Diretoria de Cultura, com apoio da CDL e dos artis- tas da terra realizou uma das melhores festa de São João do Sul da Bahia. Mesmo diante das dificuldades fi- nanceira que vêm enfrentando os mu- nicípios, os funcionários municipais receberam o pagamento antecipado promovendo ainda mais a alegria dos comerciantes. “A festa foi nota10, em organiza- ção, em vendas, em tudo”, disse a proprietária de bar no circuito da fes- ta, Mandelane Souza Santos (Madé). PAGINA 6 Compra de dois carros 0 Km para atender a população EM BREVE EM COARACI Recursos Próprios A construção de casas populares em Coaraci tem sido perseguida pelo manda- to da prefeita Josefina Castro, que está se empenhando para trazer, tão logo 100 uni- dades para os distritos de Itamutinga, São Roque e o povoado de Marcos Sacramen- to. Ela conta com o apoio do governador Jaques Wagner e a orientação do líder do governo na Assembléia Legislativa da Bahia, Valdenor Pereira para conseguir os recursos do programa dias melhores. Que tem como objetivo construir 100 mil casas populares na Bahia até 2010. “A nova lei de habitação e interesse social demonstra a prioridade do Governo Wagner em promover uma po- lítica voltada para pessoas de baixa renda inclusive as do município de Coaraci quem tem uma prefeita competente, minha amiga particular, Josefina Castro “, salienta o líder do governo. Casas populares é prioridade no governo da Cidadania O Dep. Waldenor Pereira, a prefeita e o Sec. de De- senvolvimento Urbano (SEDU), Afonso Florence

Upload: rewson-ribeiro

Post on 09-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Informativo da Prefeitura de Coaraci Edição n2

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo da Prefeitura de Coaraci

ANO I, EDIÇÃO Nº 2 COARACI - BAHIA MAIO / JUNHO / JULHO DE 2009 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA-

São João em Coaraci muita alegria e tradição

A nova sede está localizada na Rua Antônio Teixeira

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Coaraci e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), possibilitou inicialmente a construção de 57 banheiros no bairro Maria Gabriela, no Bi-rimbau, na Colina e Cemitério beneficiando famílias carentes. As melhorias sanitárias domiciliares tem o objetivo de atender às necessidades básicas de saneamento por meio de instalações sanitárias mínimas, relacionadas ao uso da água e ao destino adequado dos esgotos no domicílio. In-cluem a construção de módulos sanitários, banheiro, tanque séptico, sumidouro, tanque de lavar roupa e reservatório de água. Uma unidade chega a custar R$3 mil.

Parceria com a Funasa garante construção

de banheiros nos bairros

A prefeita fiscaliza as obras

Cumprindo uma promessa, a prefeita Josefina Castro, através da Diretoria de Cultura, com apoio da CDL e dos artis-tas da terra realizou uma das melhores festa de São João do Sul da Bahia. Mesmo diante das dificuldades fi-nanceira que vêm enfrentando os mu-nicípios, os funcionários municipais receberam o pagamento antecipado promovendo ainda mais a alegria dos comerciantes. “A festa foi nota10, em organiza-ção, em vendas, em tudo”, disse a proprietária de bar no circuito da fes-ta, Mandelane Souza Santos (Madé). PAGINA 6

Compra de dois carros 0 Km para atender a população

EM BREVE EM COARACI

Recursos Próprios

A construção de casas populares em Coaraci tem sido perseguida pelo manda-to da prefeita Josefina Castro, que está se empenhando para trazer, tão logo 100 uni-dades para os distritos de Itamutinga, São Roque e o povoado de Marcos Sacramen-to. Ela conta com o apoio do governador Jaques Wagner e a orientação do líder do governo na Assembléia Legislativa da Bahia, Valdenor Pereira para conseguir os recursos do programa dias melhores. Que tem como objetivo construir 100 mil casas populares na Bahia até 2010. “A nova lei de habitação e interesse social demonstra a prioridade do Governo Wagner em promover uma po-lítica voltada para pessoas de baixa renda inclusive as do município de Coaraci quem tem uma prefeita competente, minha amiga particular, Josefina Castro “, salienta o líder do governo.

Casas populares é prioridade no governo da Cidadania

O Dep. Waldenor Pereira, a prefeita e o Sec. de De-senvolvimento Urbano (SEDU), Afonso Florence

Page 2: Informativo da Prefeitura de Coaraci

AÇÕES SOCIAIS/EDUCAÇÃO

O Governo da Cidadania e a Secretaria de Ação Social estão distribuindo todos os dias o Leite para centenas de crianças de nossa cidade. Graças à parceria com o governo do Estado estão sendo entregues diariamente 500 litros de leite. Osbeneficiáriosjáforamrecadastradoseacoordenaçãoestá zelando para que a distribuição permaneça regular eparaquemrealmenteprecisa.ForambeneficiadaspeloPro-gramadoLeite,criançasde2a7anosqueintegramfamíliascomrendapercaptamensaligualouinferiorameiosaláriomínimoematriculadosemcrechesepré-escolas. Sãoatendidasatéduascriançasporfamília.Cadaumarecebe gratuitamente um litro de leite. O município estáaguardando o aumento de Cotas pelo Governo do Estado, para o atendimento de mais crianças.

0,5 mil litros de leite distribuidos por dia

Estiveram reunidos no Centro Comunitário SantaBernadete no dia 14 de maio de2009,aPrefeitaJosefinaMaria Castro dos Santos, ve-readores e outras autorida-desparaaberturaoficialdoIICiclodoProJovemAdoles-cente, na oportunidade fo-ram apresentados os Orien-tadoresSociaisquevãoestaràfrentedoPrograma. Foi servido um deliciosocoqueteldandoassimasboasvindas aos jovens e adoles-

centes participantes deste programaquevisaorientaraformaçãodacidadaniadessagaratoda. Os monitores Harlan Nery, Heber Maia, Valmir Vila Nova, SandraCristina,JonatanCas-tro coordenam as atividades em dois turnos. Dezenas deplacas foram colocadas nasruas e nas margens do Rio Almada orientando a preser-vação do Meio Ambiente essa éumadasaçõesjádesenvo-vidas pelo grupo.

PROJOVEM inicia atividades

2

JORNAL INFORMATIVO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE COARACI

ANO I - Nº 2 - MAIO / JUNHO DE 2009DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

JOSEFINA CASTRO SÉRGIO FRAIFE Prefeita Vice - Prefeito

PABLO NASCIMENTO, MARADONA Dir. de Comunicação

REWSON RIBEIRO Projeto Gráfico

REWSON RIBEIRO e ROSALVO BORGES (BÊA)Produção Editorial

PABLO NASCIMENTO, BÊA, MARADONA Fotos

Curso capacitanovos garçons e cozinheiras

OCentrodeReferênciadeAssistênciaSo-cial (CRAS) ofereceu cursos para garçons ecozinheiros,ministradopeloprofessoregas-trônomo, Marcos Figueiredo. Formado pelaADMHotelaria–CEATEL-SP(CentrodeEstu-dos de Administração em Turismo e Hotelaria), emGastronomiapelaGlionInstituteofHigherEducationSwitzerlandnaSuiçasendotambéminstrutordaáreadehotelariatendoexperiên-ciaprofissionalde20anosnoServiçoNacionaldeAprendizagemComercial (SENAC) ,emSãoPauloenaBahia. Ocursocomeçoudia15de junhoe ter-minou no dia 26 de julho, 40 alunas fazen-docursodeculináriae20alunos fazendoocursodegarçon.Aprioridadeforampessoasusuárias doBolsa Família eo cursoobjetivacapacitar estes usuários para omercado detrabalho.Adonadacasa,MariaEluisaVitoriadosSantos,reconheceaoportunidade“comesse curso poderemos trabalhar emgrandeshotéiserestaurantes.Agradeçoatodosdessegoverno”. A festa de entrega dos certificados foimarcadaporumjantardegalapreparadope-losrecémformadoscozinheiroseservidoemgrande estilo pelos novos garçons. O evento contoucomaparticipaçãodosfamiliaresdosconcluintes, autoridades e representação de váriosseguimentosdasociedadeorganizadade Coaraci.

ASecretariadeAçãoSocial, juntoaoProgramaBolsa Família, está realizando o recadastramento2009das3.549famíliasbeneficiáriasdomunicípio. ORecadastramentoiniciou-senomêsdeMaioevaiatéomêsdeAgosto.Paranãoocorreraglomeraçãoetumultosaatividadeestásendorealizadanosbairos.JáforamrecadastradosmoradoresdobairrooJardimCajueiro,Centro,BelaVista,Cemitério,Berimbau,Co-lina,SantoAntonio,JóiadoAlmadaeMariaGabriela. Os Distritos e a Zona Rural, serão recadastrados no própriolocal.AequipedoBolsaFamíliaestarádeslo-cando-seeempenhando-separaqueesterecadastra-mentoaconteçaatéodia16deagostoeapartirdodia17estaráadisposiçãopararecadastrarosqueficarampedentes.“Lembrandoque,aquelesqueaindanãoes-tãorecebendoobenefício,tambémprecisamatualizarosseusdadosatravésdorecadastramento”observaacoordenadora Maria das Graças.

Recadastramento do Bolsa Família termina em agosto

Concluinte agradece o Governo da Cidadania pelo curso

Prefessor Marcos ao lado da Sec. Araci Chaussê e da Coordenadora do CRAS, Selma Pinto

Alunos diplomados pronto para o mercado de trabalho

Prof. Marcos Figuereido e alunos no curso de cozinha

Page 3: Informativo da Prefeitura de Coaraci

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Coaraci está de sede nova. A prefeita Josefina Castro antes mesmo da sua posse foi informada que o prédio do antigo Fórum onde funcionava a antiga sede seria devolvido, uma vez que aquele imóvel pertence ao poder judiciário. Ao assumir o cargo de prefeita providênciou a locação de um imóvel com capacidade adequada para instalar a nova sede do CRAS. Algumas reformas foram feitas adap-tando o ambiente para melhor atender aos

benefiários. Essa unidade é destinada à prestação de serviços e programas so-cioassistenciais de prote-ção social básica às famí-lias e indivíduos. A nova sede está localiza-da na Rua Antônio Teixeira, nº 26 com espaços ade-quados até mesmo para re-alização de cursos. Uma vez que algumas ações da pro-teção social básica devem ser desenvolvidas necessa-riamente nos CRAS, como o Programa de Atenção Inte-gral as Famílias (PAIF). O público que tem prioridades são as pessoas em situação de vulnera-bilidade social decorrente

da pobreza, privação ou ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públi-cos, com vínculos familiares, comunitários e de pertencimento fragilizados e vivenciam situações de discriminação etária, étnica, de gênero ou por deficiências, entre outros. O Governo da Cidadania deu a nova sede o nome da educadora Maria de Lourdes Ramos da Silva, que fez história na cidade de Coaraci prestando relevantes serviços sociais à comu-nidade, sendo a fundadora do Colégio Educan-dário Pestalozzi.

Inaugurada a nova sede do CRASESPORTE / AGRICULTURAAÇÕES SOCIAIS / OBRAS

Nasceu em 03/07/1925 na cidade de São Luis - Maranhão e faleceu em 30/05/1999 na cidade do Rio de Janeiro – RJ. Fez o curso primário em sua cidade natal e o curso gina-sial em Recife-PE. Cursou o Pedagógico-Religioso, também na cidade de Recife, em 1948. Graduou-se em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Ita-buna – Bahia, em1964. Casou-se na cidade de Recife-PE, com o Pastor Jessé Maria da Silva, nascendo-lhes a filha Gentília em 1954, Elton em 1957 e Elbert em 1959. Passou a residir em Coaraci em novembro de 1956, quando o esposo assumiu o pastorado da Primeira Igreja Evangélica Batista em Coaraci. Começando com os membros da igreja, deu início a um tra-balho de assistência social, socorrendo os carentes, ajudando os enfermos, inclusive com a participação do Dr. Themístocles Azevedo, distribuindo medicamentos “amostra grátis” para os que não dispunham de recursos. Os casos mais graves a profes-sora encaminhava para os hospitais em Itabuna onde solicitava ajuda para os carentes, pois nessa época Coaraci ainda não dispunha de hospital. Com transporte solicitado à prefeitura, inclusive os que sofriam de debilidade mental eram encaminha-dos para tratamento em Feira de Santana. A professora Maria de Lourdes Ramos da Silva recorria ao Rotary Clube para atender com alimentação as famílias mais carentes. Participou da Legião de Combate a Tuberculose, além de abrigar em sua casa pes-soas infectadas até que estivessem completamente curadas. Foi Secretária do Ginásio de Coaraci a partir de fevereiro de 1957 a setembro de 1959. Em janeiro de 1960 viajou para a cidade de Recife para complementar o Curso Pedagógico-Reli-gioso onde permaneceu por um ano, vindo em casa nas férias de junho. Para garantir a boa qualidade do ensino no município, ingressou na Faculdade de Filosofia de Itabuna, graduando-se em 1964 em Pedagogia. Foi eleita pela Fundação Educadora Co-araciense diretora do Curso Primário em fevereiro de 1962; em 1963, Diretora do Curso Ginasial e em 1970, Diretora do Curso Normal. Em março de 1962, organizou-se o Educandário Pestalozzi onde foi diretora até 1976, mudou-se definitivamente para a cidade do Rio de Ja-neiro onde já residia parte de sua família e em 30/05/1999, foi chamada pelo SENHOR DEUS, a quem sempre serviu, para finalmente descansar em seu regaço.

Dados Biográficos, preparado e enviado pela família.

Maria de Lourdes Ramos da Silva

3

Page 4: Informativo da Prefeitura de Coaraci

SAÚDE / IPTU 2009 5Municipalização do HGC será um benefício á população

A decisão da Secretária de Saúde do Esta-do da Bahia de repassar para alguns municípios a administração dos hospitais que estão sob o comando da gestão estadual tem gerado dúvi-das. A intenção inicial é transferir a responsa-bilidade das unidades hospitalares tiverem uma quantidade inferior a 50 leitos. O Governo da Cidadania, junto com a

Câmara de Vereadores, realizou o I Fórum de Saúde de Coaraci, com o objetivo de elucidar os princípios do SUS, o novo modelo de ges-tão, além de proporcionar um amplo debate acerca do assunto em foco. Além da presença da prefeita Josefina Castro, da secretária municipal de saúde Alessandra Borges e de vereadores do município, o evento contou com a participação de representantes do Go-verno do Estado, como o Superintendente da Atenção Integração à Saúde, Alfredo Boa Sorte Jr e o Assessor de Gabinete, Edmilson Pereira dos Santos.

Novo modelo de gestão O novo sistema implica na efetiva muni-cipalização da saúde pública através do for-talecimento do sistema de atendimento bási-co e da transferência para os municípios do controle orçamentário dos serviços prestados. Como defende o estado, é totalmente diferente da velha estratégia de montar um sistema de oferta de serviços hospitalares e ambulatoriais hierarquizados e regionalizado, que nunca fun-cionaram.

Diante deste fato, a nova idéia é concen-trar os esforços do governo no financiamento e no controle desses serviços, ao invés do seu oferecimento direto pelo Estado. Para o supe-rintendente Alfredo Boa Sorte, “os programas colocados em prática com a descentralização já apresentam resultados positivos. Há índices de melhoria da saúde na Bahia”. E aponta o Programa de Saúde da Família (PSF), como o mais significativo desse processo. A equipe do PSF é composta por um médi-co, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Cada equipe fica responsável pelo atendimento de um certo número de famílias, realizando consultas mé-dicas, consultas de enfermagem, visitas domi-ciliares, acompanhamento de gestantes. A pre-tensão é que essas ações preventivas melhorem os indicadores de saúde, como a redução da mortalidade infantil, maior numero de atendi-mentos no pré-natal diminuição no número de internações. “A gestão plena poderá trazer benefícios desde que sejam formuladas ações como a contratação de mais servidores públicos. Outra medida é que a verba disponibilizada seja in-vestida somente no setor, sem que haja desvio para outras áreas”, ressaltou Alfredo Boa Sorte. Cabendo ao Conselho Municipal de Saúde, aos governantes, ao ministério público e à popu-lação fiscalizar e punir o uso inadequado do dinheiro público, principalmente o que deve ser gasto na saúde.

A mesa do I Fórum de Saúde de Coaraci foi composta por representantes estaduais e municipais

Serviço Odontológico recuperado e funcionando

A Coordenação de Saúde Bucal tem trabalhado intensa-mente, desde o inicio do atual governo para reverter o quadro de abandono e descaso, no qual o Serviço de Odontologia no município se encontrava com os equipamentos sucateados e a falta de material de consumo, levando toda a equipe a ficar sem trabalhar por falta de condições materiais. Sendo assim a comunidade a maior vítima da não oferta deste serviço. Os equipamentos foram recuperados, o material de con-sumo comprado e todas as equipes do Serviço de Odonto-logia estão trabalhando integralmente. Ressalta-se a impor-tância que este governo dedica ao distrito de Itamotinga e ao bairro Maria Gabriela. Em Itamotinga, existia um consultório odontológico que há 3 anos estava sem funcionar e agora, já se encontra em pleno funcionamento, inclusive contando com um aparelho de raios X, o que evitará o deslocamento da comunidade para Coaraci quando necessitarem de uma radiografia odontológica. Em relação ao bairro Maria Gabriela, apesar de ser a Unidade de Saúde da Família mais antiga do município, ainda não conta com um consultório odontológico e que será instalado no bairro dentre em breve, pois o Governo da Cidadania através da Secretaria de Saúde já comprou o equipamento iniciando assim o resgate social daquela co-munidade. Além do mais, todas as equipes da Saúde Bucal já iniciaram o programa de prevenção a cárie nas escolas, mediante a realização de atividades educativa, escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor e distribuição de 8.000 kits de higiene bucal.

Alfredo boa Sorte, Josefina Castro, Alessandra Borges e Edmilson Pereira dos Santos

O Clube Social ficou lotado para ouvir os palestrantes

ATOS ADMINISTRATIVOS

Coordenador da Sáude Bucal, Dr. Rui atentendo em Itamutinga

Page 5: Informativo da Prefeitura de Coaraci

AGRICULTURA / EDUCAÇÃO 6

Veja as ações da Secretária de Agricultura Implantação dos viveiros para produção de mudas em convênio com a Secretaria de Agricultura, EMBRAPA, EBDA e Associações. Tem como objetivo a implantação de dois viveiros com a tecnologia de Embrapa, sendo que o da Associação da Cruzinha produzirá mudas de Mandioca (através do método de micro-propagação) de elevada pro-dutividade e resistentes à podridão da raiz. Já a Associação da Mangueira terá um viveiro de Frutíferas, de maracujá, abacaxi e banana resistente às sigatoka negra e amarela. Coaraci será a única cidade do Sul e Extremo Sul da Bahia que produzirá mudas com alta tecnologia da Embrapa. Esse projeto é desenvolvido pelo pesquisador da Embrapa Dr. Alberto Santana, que não mediu esforços para trazer esse investimento para Coaraci, através do PAC/EMBRA-PA e MDA, do Governo Federal.

Continuidade das reuniões de implantação do Pro-jeto de Melhoramento da cadeia produtiva de Leite da região do Almada. Onde já foi providenciado o terreno para a construção do tanque de resfriamento de leite em Itamutinga. Tendo como objetivo principal atender a agri-cultura familiar produtores de leite, melhorando sua pro-dutividade com garantia de preço justo. A produção será destinada para atender às prefeituras através do programa FOME ZERO do Governo Federal, bem como fornecer leite pasteurizado a toda a região.

Visitas ao Bairro Maria Gabriela, para implanta-ção do Projeto de Hortas e Flores Tropicais nos quintais. Será desenvolvida uma ação em parceria com os jovens daquele bairro para além de melhorar o habito alimen-tar, o excedente será vendido na feira municipal em um espaço específico para este projeto. Quanto às flores, as jovens receberão treinamento de confecção de arranjos, para que possam comercializar os produtos acabados, no mercado local.

Participação do Secretário Venâncio Leal, junta-mente com o Vice-Prefeito Sérgio Fraife, no Curso de Capacitação para Gestores Ambientais do Estado da Bahia, realizado em duas etapas, com o objetivo de criar o SISMUMA (Sistema Municipal de Meio Ambiente), que habilitará o município a fazer licenciamento ambien-tal de grau 01.

O Conselho e Fundo Municipal de Meio Ambiente, já foi tramitado na Câmara e a Prefeita Josefina dentre breve implantará a sede do Conselho onde o mesmo já recebeu, em convenio com a Petrobrás, atreves da ABARÀ, um kit de informática, composto por um computador, uma mesa com cadeira e uma máquina fotográfica digital. A Secretaria Municipal de Agricultura realizou em

parceria Ceplac, através do chefe do Escritório Local, Sr. José Carlos Santana, do dia de Gerente Rural, onde os produtores de cacau puderam receber treinamento de como administrar melhor suas propriedades nos momen-tos de crise que teve como instrutor o Eng. Agrônomo da Ceplac Ednaldo Ribeiro Bispo, Chefe do NUCEX. Além da parte teórica houve a aula prática na Fazenda Bom Sossego, da Srª Brígida.

A Secretaria de Agricultura em parceria com a CE-PLAC, realizou uma palestra sobre Reserva Legal, cons-cientizando os agricultores sobre a Importância de Pre-servar o Meio Ambiente.

O Secretário de Agricultura, o Eng. Agrônomo Ve-nâncio Leal, juntamente com o Chefe do Escritório Local da EBDA, Eng. Agrônomo Joel Pimenta e a Presidente da COOAFBA, Sr. Maria do Carmo participou do lança-mento do Projeto Mata Verde, na cidade de Uruçuca/BA, com a presença do Secretário de Agricultura do Estado da Bahia, Dr. Roberto Muniz, onde foram traçadas as metas para distribuição de Mudas de Seringueira, garantindo a participação de Coaraci neste projeto. Toda a estrutura está sendo preparada para receber as mudas, inclusive com realização de Dia de Campo onde os agricultores re-ceberão instruções práticas do cultivo da planta.

Alunos com deficiência ganham espaço especializado

Os alunos com necessi-dades educacionais especiais tem agora um espaço para atendimento individualizado. O atendimento é feito na Es-cola Jairo de Araújo Goés de segunda a sexta, nos turnos matutino e vespertino. Os alunos são atendidos pela coordenação especifica, de deficientes mentais, visu-ais e auditivos e problemas com a fala. Este atendimento é coordenado por Celice Sil-

va, Ana Maria Bibiano e Aurora Bomfim. “Este trabalho não se trata de um reforço escolar, mas de uma nova visão de Educação Inclusiva com o objetivo de in-cluir todos os alunos do mu-nicípio no processo do ensino regular para que possam ul-trapassa as barreiras que lhes são impostas pelas limitaço-es”, ressalta o Secretário de Educação de Coaraci, Valdir Carvalho.

A diretora do colégio, Marta Barbosa ao lado das professoras Celice Silva e Ana Maria Bibiano

Dia do Agricultor foi comemorado em Coaraci

O Dia do Agricultor foi comemorado com uma novidade apresentada pela Secretaria de Agricultura, o 1º Dia de Campo que mostrou através de uma palestra pelo Eng. Agrônomo e Secretário de Agricultura, Vênancio Leal e uma aula de campo pelo Eng. Agrônomo Chefe do EBDA de Coaraci, Joel Pimenta., as vantagens da implantação do SAF (Sistema Agro florestal): cacau-seringueira. O sistema do SAF envolven-do cacau e seringueira é uma das opções técni-cas e economicamente viáveis para promover o

desenvolvimento da região, por ser um modelo capaz de maximizar o uso da terra e agregar receitas com um só custo de produção. O 1º Dia de Campo foi realizado na Fazen-da Ponto Central, de propriedade de Dona Zely Fraife e terminou com um almoço no restau-rante do Posto Atalaia II, onde os produtores e convidados degustaram uma deliciosa fei-joada. A prefeita Josefina Castro esteve pre-sente ao evento e parabenizou os agricultores pelo seu dia.

120 JOVENS COARACIENSE ESTÃO SE PREPARANDO PARA O

VESTIBULAR 2010

Papo de agricultores no 1º Dia de

Campo. “A agricul-tura de Coaraci está

de parabéns. Nunca vimos

antes tantas ações realizadas po r essa

secretária.

Page 6: Informativo da Prefeitura de Coaraci

SÃO JOÃO 20094

São João em Coaracifoi um sucesso

Beijo Apimentado

Só Rocha

Moreno no Kapricho

Quadrilha Cheiro Verde

São Roque Ferinha

Itamutinga

A prefeita Josefina Castroe a Banda Trio da Huama

Page 7: Informativo da Prefeitura de Coaraci

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃOCONFERÊNCIA MUNICIPAL

DE ASSISTÊNCIA SOCIALSÃO JOÃO 2009

AÇÕES EM FOTOS8

A mudança está acontecendo.

VACINAÇÃO

IDOSO APRESENTAÇÃO DA SELEÇÃO

SÃO JOÃO 2009

DI A DO

GARÌPREMIAÇÃO

PRESTAÇÃO DE CONTAS

CONFRATERNIZAÇÃO

PROJOVEM

SÃO JOÃO NAS ESCOLASI FEST SAÚDE

CONFRATERNIZAÇÃO DO CRAS

SÃO JOÃO NAS ESCOLASENTREGA

DE COBERTORES

SÃO JOÃO NAS ESCOLAS

Page 8: Informativo da Prefeitura de Coaraci

Os campeonatos de futebol movimentaram o primeiro semestre em Coaraci, todos eventos conta-ram com organização da Diretoria de Esporte. O Campeonato Interbairros, o Torneio do Trabalhador, o Cam-peonato Infanto Juvenil e a seleção sub-17, contaram com o apoio total do Governo da Cidadania. O XIV Campeonato Interbairros

de Caoraci contou com a participa-ção de 12 equipes, com a realização de jogos aos domingos pela tarde, com a presença marcante do público. O time campeão foi o time do Maria Gabriela que venceu o time da Bar-ragem nos pênaltis. O Governo também buscou va-lorizar os jovens talentos do futebol com a realização do inédito Cam-

peonato Infanto Juvenil. Na cate-goria até 15 anos a equipe campeã foi a Escolinha Nova Geração, do professor Aloisio Nunes e a vice Escolinha Nova Esperança, do pro-fessor Fanta. Já o Torneio do Trabalhador ocorreu no dia 1 de maio de 2009, valorizando o trabalhador do mu-nicípio. Os jogos foram disputado

no Estádio Barbosão, contou com a participação de mais de 600 atletas distribuídos em mais de 30 equipes, a equipe campeã foi o time da Padaria Maná e o vice foi o time da Aveni-da Itapitanga. Entre os participantes esteve presente os times tradicionais dos velhos caxeirais, Roque Santeiro e Turma do Dominguinho que fizeram a alegria da torcida.

Futebol destaque no primeiro semestre

Seleção de Coaraci preparada em busca do bi

A seleção de futebol de Coaraci está garantida IL Campeonato Intermunici-pal, graças à parceria com a Prefeitura de Municipal e a Liga Coaraciense de Futebol foi possível fazer a inscrição da equipe no campeonato e montar uma equipe forte. Com objetivo de conquistar o segundo titulo da competição a seleção intensifi-cou os treinamentos de preparação física e tática. A equipe conta com 30 jogadores no elenco que estão treinando no estádio Barbosão em período integral. A comis-são técnica é formada pelo técnico Netão, auxiliar técnico Guinho, preparador físico Fábio Barreto, supervisor Aloisio Nunes, massagista Cuca, treinador de goleiros Agnaldo, roupeiros Bigo e Jabuti. No dia 11 de julho de 2009, no hotel Tropical da Bahia, em Salvador, o pre-sidente da Liga Coaraciense de Futebol

José Martins (Dedé) participou do XII Congresso do Campeonato Intermunici-pal de Futebol, realizado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) que contou com a presença do presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues. “Encontramos uma divida de R$ 3.170, na Federação deixada pela gestão pas-sada que impediria a inscrição da equipe no intermunicipal. Mas, graças à prefeita Josefina, conseguimos pagar a divida e montar um boa equipe para lutar pelo titulo”, diz o presidente. da Liga Coara-ciense de Futebol. Na etapa de preparação, a seleção vem apresentando um bom desempe-nho, dos cinco jogos disputados, ganhou dois, empatou dois e perdeu apenas uma partida que fora de casa quando teve três pênaltis duvidosos marcados contra nossa seleção.

O preparador físico Fábio Barreto, acompanhando o aquecimento dos atelas

Maria Gabriela campeã do XIV Interbairros 2009

Nova Geração campeã do I Campeonato Infanto Juvenil

ESPORTE / IPTU 2009 7