folha de portugal – edição 618

24
15 HORAS

Upload: centro-de-ajuda

Post on 24-Jul-2016

226 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Estaremos a abandonar o Evangelho? Vivemos numa sociedade que atravessa uma crise de ordem social, política e, sobretudo, moral. Estaremos a viver uma crise de valores potenciada pelo afastamento da Palavra de Deus?

TRANSCRIPT

Page 1: Folha de portugal – edição 618

SERÁ QUE SOFRE DE DEPRESSÃO?

15 HORAS

Page 2: Folha de portugal – edição 618

A depressão é uma das doenças do foro psiquiátrico mais frequentes nos nossos dias.São vários os acontecimentos que podem desencadear uma depressão, sendo os mais frequentes problemas familiares, o stress do dia a dia, a morte de um familiar

ou amigo próximo, uma doença ou até problemas financeiros graves.A doença pode afetar tanto homens como mulheres e não escolhe idades, nem extratos sociais, podendo, inclusivamente, afetar crianças.Muitas vezes, os sintomas podem ser entendidos como um período menos bom que a pessoa está a atravessar, mas a verdade é que a tendência é para se agravarem e a hipótese de estar a passar por uma depressão nunca deve ser posta de lado.A ida a um psicólogo ou psiquiatra poderá ajudar no diagnóstico e minimizar as consequências de uma depressão, mas será que as centenas de antidepressivos e reguladores de humor que existem no mercado são a melhor solução?

Tristeza, irritabilidade, ansiedade, cansaço, perda de interesse por tudo, incluindo o trabalho, perturbações no sono, variações de apetite, pessimismo e até pensamentos suicidas... São sintomas que não deve ignorar!

No Centro de Ajuda, milhares de pessoas já conseguiram encontrar a verdadeira cura para a depressão. Através de conselhos práticos e úteis, as pessoas que procuram ali um conselheiro que as ouve e orienta, conseguem encontrar o rumo certo e acabar de vez com a depressão que pode destruir as suas vidas.

Sofre ou tem algum familiar, amigo ou conhecido que sofra de depressão?

A DEPRESSÃO NÃO É UMA DOENÇA INCURÁVEL E A CURA ESTÁ AO SEU ALCANCE!

DIA 3 DE NOVEMBRO MARQUE PRESENÇA NA TERÇA-FEIRA CONTRA

A DEPRESSÃO!

● Portugal é o segundo país da Europa com maior taxa de depressão, estimando-se que um terço das pessoas com perturbações mentais graves não esteja tratada.

● Episódios de ansiedade, depressão e stress são cada vez mais associados ao uso de novas tecnologias e ao acesso fácil às redes sociais.

● A depressão afeta um em cada cinco portugueses e pode ser responsável por mais de 1.200 mortes por ano no país.

● A depressão é o principal propulsor para o suicídio.

● Entre setembro de 2009 e agosto de 2010, foram vendidas em Portugal 6.885 milhões de embalagens de antidepressivos e estabilizadores de humor.

LUTE CONTRA A DEPRESSÃO!T E R Ç A - F E I R A , D I A 0 3 D E N O V E M B R O

Page 3: Folha de portugal – edição 618

f o l h a d e p o r t u g a l . p t

Siga-nos no facebook!

Diretor: João Filipe

EDIÇÃO Nº 618 ❚ Ano 12 ❚ 25 a 31 outubro 2015 ❚ Edição Nacional e Ilhas ❚ Jornal de distribuição gratuita ❚ 67.000 exemplares

PUB

ACEDA:conquistasfinanceiras.pt

Centro de Ajuda, defina hoje o que quer viver amanhã!

Aprender a saber dizer “não” ■O evento “Saiba Dizer Não” tem tido um enorme sucesso por toda a Europa. O grupo Força Jovem Europa tem contribuído para orientar milhares de jovens nas suas escolhas, de modo a que estas sejam mais conscientes e saudáveis.

economia... pág. 9

Estrutura empresarial para o sucesso■ O tecido empresarial em Portugal tem sofrido algumas alterações e muitos empresários não conseguem obter o sucesso, uma vez que não conseguem criar uma estrutura sólida.

■ Os casos depressivos que derivam da desilusão e da deceção causadas pelas expetativas defraudadas do mundo virtual, por oposição ao mundo real, estão a aumentar progressivamente.

■ Os portugueses continuam a ser os que mais emigram na Europa, com números já superiores a 2 milhões. Os novos emigrantes são jovens e qualificados e vão, sobretudo, para o Reino Unido.

TEMA CAPA... págs. 6/7

Força Jovem Europa... págs. 10/11

atualidade... pág. 5 atualidade... pág. 8

Depressão real e mundo virtual

110 mil emigraram por ano

■Vivemos numa sociedade que atravessa uma crise de ordem social, política e, sobretudo, moral. Estaremos a viver uma crise de valores potenciada pelo afastamento da Palavra de Deus?

Estaremos a abandonar o Evangelho?

Page 4: Folha de portugal – edição 618

DOMINGO  25 outubro 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

O Lobo atrás da PortaRealização: Fernando CoimbraGénero: Drama Classificação: M12Estreia: 29 de outubro

O desaparecimento de uma criança faz com que os seus pais repor-tem o acontecimento numa esquadra de polícia. O caso fica a cargo do comissário, que rapidamente descobre que Bernardo tinha uma amante...

O DesconhecidoRealização: Dani de la TorreGénero: Thriller Classificação: M14Estreia: 29 de outubro

Carlos, um executivo bancário, começa a sua manhã, levando os filhos à escola. Mas assim que liga o carro, recebe uma cha-mada de um número anónimo que mostra saber tudo sobre ele e informando-o que tem uma bomba debaixo do seu banco.

Cavaleiro de CopasRealização: Terrence MalickGénero: Drama Classificação: M12Estreia: 29 de outubro

Rick é um escritor de comédia que vive em Santa Mónica e que an-seia por algo diferente. As mulheres parecem saber mais do que ele próprio. A estrada para Este estende-se diante dele. Será que vai avançar?

da Semana

em foco « 2

Muitas pessoas perguntam-se porque existe tanto sofrimento no mundo? Porque morrem muitos inocentes? Porque é que as crianças sofrem? Neste momento, muitos questionam se Deus existe mesmo, então porque permite tais atrocidade? Se é o Todo-O-Poderoso porque não resolve a vida das pessoas?

Todavia, é importante lembrar que Deus respeita o nosso livre arbítrio, ou seja, respeita as nossas escolhas, não nos obriga a nada, querendo isto dizer que se eu me volto para Ele, sou recebido de braços abertos e tratado como um filho, mas se O desprezar, não sou recebido, nem tratado como um filho.

Se um dos seus filhos sair de casa e começar a desprezá-lo, mesmo que esteja a passar por dificuldades na vida, que responsabilidade é que você terá numa situação destas? Nenhuma! Mas dirá mas vou--me preocupar, mas se o seu filho não aceitar a sua ajuda é porque não quer aceitar a disciplina.

Ora aqui está a razão pela qual muitas pessoas que se dizem religiosas não são beneficiadas por Deus, pois rejeitam a Sua disciplina, desprezam-No como Pai e Senhor, ou seja, querem ter uma “sociedade” com Deus, mas apenas querem os benefícios e rejeitam as obrigações.

Angela Merkel referiu que é preciso a Europa voltar à prática dos ensinamentos bíblicos, mas salientou também que é preciso coragem, pois não basta querer, visto que é necessária muita coragem para praticar os seus ensinamentos.

Só a título de curiosidade, os países que não têm a religião católica ou espírita como predominantes na sua sociedade são os mais desenvolvidos e prósperos, em regra. Será isto apenas uma coincidência? Claro que não!

Deixo-lhe aqui um desafio, volte-se para Deus, com a intenção de fazer a Sua vontade, com todo o seu entendimento para, que desta forma, consiga usufruir de todos os Seus benefícios.

EDITORIALJOÃO FILIPE Diretor

Voltaràs origens

Tenha uma boa leitura!

OBJETIVA

ROCK 'N' ROLL MARATONA DE LISBOA EDP: Os milhares de participantes atravessaram a Ponte Vasco da Gama, por cima do rio Tejo. O vencedor foi o queniano Asbel Kipsang.

PEDRO NUNES/ LUSA

Diretor: João Filipe [email protected]: IurdRedação: Carla Vaz e Joana MarquesCopydesk: Carla VazAssistente de Redação: Cláudia PereiraPaginação: Eliane Rosa , Paulo Cabral e Tiago Lopes Correio do Leitor / [email protected]

A FOLHA DE PORTUGAL NÃO SE RESPONSABILIZA NEM PELAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS CARTAS DOS LEITORES,

POIS ELAS NÃO EMITEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL, NEM PELA AUTENTICIDADE DOS ANÚNCIOS PUBLICADOS

FOLHA DE PORTUGAL Título registado no ERC com o nº 125046 Propriedade: IURD Sede administrativa: Praceta Professor Francisco Gentil, nº 3 - Póvoa de Santo Adrião - Lisboa NIPC: 592001679 Periodicidade: Semanal Impressão: Rafik Comunicação e Imagem Unipessoal, Lda. - Sítio da Bemposta, nº 1, 1A e1B, Longo da Vila - Mafra Tiragem: 67.000 exemplares Depósito Legal: 322699/11 Distribuição: Gratuita Circulação: Portugal Continental e Ilhas

FOLHA DE PORTUGAL Av. Marechal Gomes da Costa n.º 21- D1800-255 Marvila - LisboaTel: 219 016 650

Todas as fotografias e imagens que não estão devidamente identificadas, reservam-se os direitos de autor.Todas as fotografias respeitantes aos Centros de Ajuda são da responsabilidade dos mesmos.

LANÇAMENTOS Festival AmadoraBD

■A editora de banda desenhada Polvo está a preparar uma dezena de lançamentos de álbuns, entre outubro e novembro, coincidindo com o Festival Internacional AmadoraBD. Para Rui Brito, um dos fundadores e editor da Polvo, os festivais de banda desenhada, nomeadamente o AmadoraBD e o de Beja, dão visibilidade ao catálogo e são um ponto de encontro com os artistas, com exposições e sessões de autógrafos. Em 18 anos, a editora publicou 150 livros e, entre os mais vendidos, estão “O amor infinito que te tenho”, de Paulo Monteiro, e “Tu és a mulher da minha vida, ela a mulher dos meus sonhos”, de Pedro Brito e João Fazenda, ambos com tradução para outros países.

SUGESTÕES∫

PUB

CULTURAISCULTURAIS

Page 5: Folha de portugal – edição 618

■Seja por acharmos que o emprego não é adequado para nós, por não gostarmos das tarefas que desempenhamos, porque o chefe não é competente ou por não gostarmos dos colegas de trabalho, todos já sentimos que aquele emprego não é o mais indicado.

Queremos arranjar um emprego melhor mas nem sempre é possível, seja por vivermos numa economia em dificuldades, por termos compromissos familiares ou existirem oportunidades limitadas na nossa área. Nesse caso, que poderemos fazer enquanto estamos retidos no emprego errado?

�Olhe para si mesmo: estar ou não satisfeito com o seu emprego, tem muitas vezes a ver com a sua disposição, diz Sigal Barsade, professora de Gestão na Wharton School. Algumas pessoas têm uma inclinação natural para serem infelizes, enquanto outras veem a vida de uma maneira mais positiva. Antes de declarar que o seu emprego não é apropriado, olhe bem para si mesmo. Compreender isto talvez não o faça gostar mais do seu emprego, mas pode fazê-lo pensar duas vezes antes de procurar outro.

�Encontrar significado: a pesquisa de Speitzer mostra que encontrar mais significado pode melhorar muito a sua satisfação no trabalho. Barsade concorda e recomenda que olhe para as suas responsabilidades profissionais com lentes diferentes. Por exemplo, se a sua função envolve tarefas insignificantes, tente lembrar-se de que estas são degraus

para um objetivo a mais longo prazo e que não terá de as desempenhar para sempre.

�Altere aquilo que faz: se não é capaz de mudar a sua perspetiva, talvez possa mudar as suas responsabilidades no trabalho. E não tem necessariamente de mudar de departamento ou ser promovido para que isso aconteça. Spreitzer e Wrzesniewski sugerem a utilização de um exercício para redesenhar o seu trabalho de maneira a que se

adeque melhor às suas motivações, pontos fortes e paixões.

�Mude as pessoas com quem interage: se não é do trabalho que não gosta, mas sim das pessoas com quem trabalha, talvez também consiga modificar isso. Concentre-se em ter relações que lhe deem energia, em vez de lha extraírem. Procure pessoas que possam ajudá-lo a fazer melhor o seu trabalho.

Fonte: dinheirovivo.pt

Já teve a nítida sensação de estar num emprego que não é adequado para si?

a sua carreira

Odeia o seu emprego? Mude-o!

■A Irlanda foi o mais recente país a acabar com as pequenas moedas de um e dois cêntimos, que deixarão de circular já no final de outubro. As transações em dinheiro passam a ser arredondadas aos cinco cêntimos.

O Banco Central da Irlanda fez as contas e revela que a produção de uma moeda de um cêntimo custa 1,65 cêntimos,

enquanto a de dois cêntimos fica em 1,94 cêntimos. Ou seja, foram 30 milhões de euros gastos com o fabrico destas duas moedas, entre 2001 e 2012, justifica a instituição bancária.

A moeda de cinco cêntimos passa a ser, assim, a mais pequena para transações em dinheiro na Irlanda.

Fonte: economico.sapo.pt

Fim de moedas de um e dois cêntimos?As moedas já saíram de circulação na Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Hungria, Holanda, Suécia e Irlanda.

3» sete dias

25/10/1993 Investigadores da Universidade George Washington, EUA, realizam a primeira clonagem de embriões humanos.

26/10/1863É fundada em Londres a Football Association, a primeira associação de futebol do mundo e que controla o futebol inglês.

28/10/2009

Morre a primeira criança em Portugal, vítima da gripe A (H1N1), na sequência de uma malformação congénita cardíaca.

29/10/1863É fundada a Cruz Vermelha, movimento internacional para “proteção aos feridos e doentes de guerra”.

27/10/1904 É inaugurado o Metro de Nova Iorque, com a linha da Broadway, da rua 42, na Times Square, à rua 145.

31/10/1984A primeira--ministra indiana, Indira Gandhi, é assassinada, em Nova Deli.

marcas dotempo

Momentos Históricos de...

30/10/2010Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT), é eleita a primeira mulher Presidente do Brasil.

DOMINGO  25 outubro 2015

folhadeportugal.pt

■Em 2014, a dívida das autarquias portuguesas foi reduzida em quase 500 milhões de euros. Os municípios que estão “a gastar mais do que têm” são exceções. Este é o valor mais baixo dos últimos oito anos.

■Portugal bateu, pela primeira vez, o recorde de exportação diária de eletricidade e ultrapassou os 3.000 MW. Portugal exportou 48,7 GWh (Gigawatt/hora), o equivalente a cerca de 40% do consumo nacional.

■A osteoporose mata tanto quanto o cancro da mama, alerta o coorde-nador da Unidade de Reumatologia do Hospital Lusíadas Lisboa. Afeta a densidade e qualidade dos ossos e causa 40 mil fraturas ósseas por ano.

■As bolsas de mérito atribuídas aos melhores alunos do ensino superior não são pagas há três anos, estando ainda a decorrer o levantamento dos estudantes com melhores desempe-nhos escolares no ano passado.

Verso

Frente

Page 6: Folha de portugal – edição 618

sete dias « DOMINGO  25 outubro 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

PUB

aconteceu

ESPAÇO DO CIDADÃO

RESTAURAÇÃOIntoxicação alimentar ■Se ficar doente devido a um alimento contaminado servido num restaurante apresente queixa. Nas escolas, hospitais e outros estabelecimentos da administração pública, dirija a queixa à direção. Seja em que situação for, deixe registo no livro de reclamações.

ProvasGuarde a fatura do estabelecimento, com a descrição do pedido, e a cópia de queixas escritas no livro de reclamações; apresente relatórios médicos, cópias de receitas e comprovativos de internamento hospitalar, baixa laboral, diagnóstico ou tratamento.

Indemnização O valor depende do tipo de lesão e de como esta afeta a vítima, sobretudo os dias de baixa, despesas com consultas, tratamentos, medicamentos e situação familiar em caso de falecimento. A indemnização pode cobrir danos morais de quem não tenha sido diretamente afetado pela intoxicação. Fonte: deco.proteste.pt

Abusos sexuais em coral de irmão do PapaA Igreja Católica tem enfrentado diversos escândalos relativamente a abusos sexuais, sendo um dos mais recentes descoberto num coral dirigido pelo irmão do Papa Bento XVI.

■No início deste ano, o escândalo rebentou no prestigiado colégio jesuíta Canisius de Berlim. O reitor admitiu que muitos alunos tinham sido vítimas de abusos sexuais nos anos de 1970 e 1980, nos quais dois ex-professores jesuítas estiveram envolvidos.

O escândalo estendeu-se a outros estabelecimentos, como o de Ettal, na Baviera, e causou diversas demissões. Recentemente, o escândalo voltou a

eclodir num coro de meninos cantores de Regensburg, na Baviera, dirigido de 1964 a 1993 pelo bispo Georg Ratzinger, irmão de Bento XVI.

Entretanto, o bispado de Regensburg

reconheceu um caso de abusos sexuais que remonta ao início da década de 1950, mas mencionou que dispõe “de informações sobre vários casos de supostos abusos entre 1958 e 1973”.

O Vaticano “leva muito a sério qualquer assunto de escândalo sexual de pederastia na Alemanha”, confirmou à AFP o padre Ciro Benedettini, vice- -diretor da sala de imprensa do Vaticano. Fonte: br.noticias.yahoo.com

Os casos de abusos sexuais têm crescido na Igreja Católica

■Segundo uma investigação, publicada pela revista Sleep, as pessoas que não dormem o suficiente são quatro vezes mais propensas a vir a sofrer de gripe do que aquelas que descansam bem.

Foram estudados 164 voluntários expostos ao vírus da gripe, por investigadores que controlaram os seus hábitos de sono. Ao fim de uma semana, descobriram que aqueles que dormiam menos de seis horas por noite tinham 4,2 vezes mais hipóteses de serem infetados comparativamente com aqueles que dormiam mais de sete horas.

“A falta de sono é mais importante do que qualquer outro fator em predizer a probabilidade de contrair uma gripe”, esclareceu

a principal autora do estudo. “Não importa a idade, os níveis de stress, a raça, a educação ou os rendimentos. Não importa se é fumador. Mesmo tendo em conta todos estes parâmetros, a quantidade de sono foi o fator mais importante”, concluiu.

Dormir mais previne a gripe

4

Page 7: Folha de portugal – edição 618

» atualidade 5

●●● saúde

Depressão e redes sociais cada vez mais ligados Especialistas previnem ainda para a ausência de descanso do cérebro por causa do uso excessivo das redes sociais.

■“Atualmente são cada vez mais frequentes episódios de ansiedade, depressão, stress, fenómenos de dependência e de desenvolvimento de novas perturbações associadas ao uso das novas tecnologias e do fácil acesso a redes sociais”, alertou o diretor do Serviço de Psiquiatria do Hospital Gaia/Espinho à Lusa.

Os casos depressivos que derivam da desilusão e da deceção causadas pelas expetativas defraudadas do mundo virtual, por oposição ao mundo real, estão a aumentar progressivamente.

“A esfera digital e virtual tornou-se um catalisador de novas formas de voyeurismo e exibicionismo,

¡Carla Vaz [email protected]

PUBLICIDADE INSTITUCIONAL

acentua ndo efeitos d e i m i t a ç ã o d e c o m p o r t a m e n t o s autodestrut ivos nas camadas mais jovens, como a automutilação e o suicídio”, garantiu Jorge

Bouça à mesma agência noticiosa.Segundo o especialista, a perda de

fronteiras entre a vida privada e pública a que assistimos nas redes sociais, através da publicação de conteúdos e imagens íntimas, levanta questões éticas.

Outros temas como a radicalização, a violência e o apelo a causas “purificadoras” como o jihadismo também são preocupantes.

Cérebro e tecnologia“Pretende-se refletir e lançar pistas

sobre a interação entre a psiquiatria enquanto ciência médica, as emoções, o comportamento e o contexto social e humano onde se desenvolve o indivíduo”, salientou o psiquiatra no âmbito das VIII Jornadas da Saúde Mental.

O modo como o nosso cérebro reage ao excesso de utilização da tecnologia, impede o descanso e torna-se uma causa inevitável de stress.

50 mil pessoas a viver em casa ■De acordo com o Público, existirão em Portugal cerca de 50 mil pessoas acamadas a viver em casa. Nove anos após de ter sido criada a Rede Nacional de Cuidados Continuados e Integrados, esta dá res-posta a menos de 30 por cento das necessidades. O Relatório de Primavera de 2015 estima que existam no país 110.355 pessoas “dependentes no autocui-dado” no domicílio, o que significa que precisam de ajuda para atividades básicas, como alimentarem-se, tomarem banho, vestirem-se, usarem o sanitário, levantarem-se da cama, transferirem-se entre a cama e uma cadeira.

AcAmAdos

-Casos depressivos associados ao uso das redes sociais "são cada vez mais frequentes" entre todas as faixas etárias

DOMINGO ¡ 25 outubro 2015

folhadeportugal.pt

Há uma perda de fronteiras entre a vida privada e a pública

MUSEU DOS COCHES

+ 82 milSegundo dados oficiais a que a Lusa teve acesso, o Museu Na-cional dos Coches, em Lisboa, instalado no novo edifício, em maio de 2015, recebeu mais 82 mil visitantes nos primeiros três meses de funcionamento comparativamente com o mesmo pe-ríodo de 2014.Entre 23 de maio, data da inauguração do novo edifício, e 23 de agosto, mais de 146 mil pessoas visitaram o museu, registando um aumento superior a 82 mil pessoas face ao mesmo período do ano passado.

Page 8: Folha de portugal – edição 618

ter uma falsa ideia de liberdade. No entanto, a única coisa que consegue alcançar é o caos, sem uma referência do que é bom, correto e verdadeiro.

Crise de valores e crise cristãEntre as “grandes” religiões é o islamismo aquela que mais tem crescido, sendo um facto que os cristãos não souberam, na sua maioria, evoluir e adaptar-se às sociedades atuais.

O indivíduo urbano e moderno, passou a acreditar que podia experienciar Deus através dos sentimentos, do coração e das

emoções religiosas, em detrimento do uso da razão e de uma Fé- -Inteligente.

A prioridade das nações passou a ser a renovação do sentimento religioso. Mas onde é que se encaixa o Evangelho e a evangelização? A verdade é que, em vários aspetos, o Evangelho entra em contradição com o chamado sentimento religioso, com a religiosidade tida como “natural” nas pessoas.

Atualmente, os indivíduos já não são “obrigados” a seguir a crença dominante na sociedade, pelo menos nos países “liberais”.

No entanto, muitas vezes, as pessoas passam por uma crise de

valores, por uma “sede espiritual”, pois esse lado é descurado. A Bíblia, portadora da Palavra de Deus, é utilizada por muitos como uma reprodução dos valores sociais que vigoram, mas não deveria ser o oposto? Não deveria ser a Palavra de Deus a base dos valores sociais?

nunca negou a sua Fé.A responsável afirmou que a

melhor resposta que os europeus podem dar é terem “a coragem de ser cristãos, de fomentar o diálogo, de voltar à Igreja, de se aprofundar de novo na Bíblia”. Em vez de recearem pessoas de outra religião, Merkel sugere que se volte às raízes do continente europeu, relembrando que “a nossa tradição é assistir a um culto na igreja e aprender alguns fundamentos bíblicos”. Mas serão estes importantes na sociedade atual?

A importância da Fé na reorganização socialA globalização e a revolução tecnológica parecem ter deixado de lado a Fé, um elemento central na definição de civilizações, havendo, claramente uma tentativa de alterar os valores sob os quais a sociedade do Ocidente se edificou, os valores cristãos. Os próprios analistas sociais assumem o fator crença como sendo um dos principais componentes da reorganização social.

De facto, as ideologias que vão contra os valores cristãos não levaram a sociedade ou, até o mundo, a uma direção, antes pelo contrário, provocaram desordem e deixaram os indivíduos sem respostas concretas para os problemas atuais.

A crise de valores que atravessamos, e que inclui o desrespeito à vida, a desvalorização da família ou o desaparecimento da ética na política, por exemplo, é, em grande parte, fruto da negação do facto de Cristo ser a resposta para o mundo atual, ensinando a justiça, a moral e o caminho certo.

Rejeitando a Fé, o Homem pensa

A crise dos refugiados que se tem feito sentir na Europa, trouxe a debate em

quase todos os países europeus, a necessidade de respeitar e compreender a Fé dos outros. Sendo na sua quase totalidade islâmicos, os refugiados que procuram na

Europa abrigo, dão de caras com um continente essencialmente cristão, mas cuja proximidade à Palavra de Deus existe cada vez menos.

Recentemente, Angela Merkel, foi autora de uma afirmação polémica, da qual muito poucos estavam à espera. “Gostaria de ver mais pessoas a terem a coragem de dizer ‘eu sou cristão’”, disse a chanceler alemã que, sendo filha de um pastor,

DOMINGO  25 outubro 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

A reabilitação das raízes cristãs e a “coragem” de voltar à BíbliaAo fazer uma análise do que nos rodeia, não é difícil perceber que vivemos numa sociedade que atravessa uma crise de ordem social, política e, sobretudo, moral. Estaremos a viver uma crise de valores potenciada pelo afastamento da Palavra de Deus?

Joana Marques [email protected]

Em vários aspetos, o Evangelho entra em contradição com o chamado sentimento religioso

tema capa « 6

Page 9: Folha de portugal – edição 618

■É no seio da família que o ser humano adquire os seus primeiros valores. Criar os filhos dentro de uma perspetiva de formação de valores, de aceitação do outro, de tolerância e de busca pela justiça, deveria fazer parte das intenções de qualquer pai.

Hoje em dia, há uma nova geração que se diz moderna e com a mente aberta, de céticos, agnósticos e ateus, que apenas casam pelo civil, que não batizam os filhos e que nem sequer falam de Fé, desconsiderando, pura e simplesmente, a existência de Deus.

No entanto, isso não impede que os seus filhos venham a sentir necessidade de ter Fé, ou pelo menos de falar sobre isso.

Fé e crença em DeusA crença em Deus é um fator muito importante na educação de uma criança, assim como é importante que a criança conheça, sem fanatismos, a crença dos seus pais.

Valores como o amor ao próximo e a solidariedade são fundamentais e é essencial que façam parte dos nossos atos diários.

Ao crescer numa família onde isso está patente, a criança vai, certamente, aplicar esses valores e outros, no seu dia a dia.

O exercício da Fé pode mesmo ser fundamental na infância, tendo uma função tanto do ponto de vista social como psíquico.

É o fundamento da construção moral e ética da criança e, sem essa

base, a criança pode ficar perdida, sem um rumo a seguir.

Depois, na adolescência, é normal que os filhos procurem outras respostas e questionem aquilo que lhes foi transmitido em casa, faz parte do seu processo de crescimento e desenvolvimento intelectual.

Mas, a existência de valores éticos e morais, pode fazer com que seja menos vulnerável a comportamentos de risco, e que tenha uma estrutura emocional mais sólida.

Mais do que impor uma crença, enquanto pai, o mais importante a fazer é partilhar com as crianças a sua experiência e o seu testemunho de Fé e de crença. J.M.

O valor da fé na infânciaA crença em Deus, ajuda a formar a personalidade, tal como a família e a escola. Em última instância, faz a ligação do ser humano com o Divino.

“Ir ao Centro de Ajuda salvou a minha vida”Sandra não acreditava em Deus, até que as circunstâncias lhe mostraram que estava errada.

■“Desde criança que era uma pessoa muito doente. Tinha várias alergias na pele que me deixavam cheia de feridas, sofria de dores de cabeça desde os três anos e tinha asma. Depois de adulta, casei,

tivemos filhos e começaram a surgir os problemas em casa. O meu marido começou a beber muito e sempre que o via bêbado ficava muito nervosa e havia sempre discussões tão violentas que partíamos tudo em casa.

Um dia, fui visitar a minha avó e havia pessoas na rua a evangelizar. A minha avó, que já tinha ido ao Centro de Ajuda (CdA), incentivou-me a ir e disse que eu ia ficar bem. Na altura, disse que não acreditava em Deus mas fui. A verdade é que desde a primeira vez que coloquei os pés no CdA, tudo começou a mudar e eu quis esse Deus.

Aprendi que se entregasse a minha vida para Deus a 100 por cento, Ele iria restaurá-la. Ir ao CdA salvou a minha vida!”, conta Sandra.

fontes: servicioskoinonia.org e pantokrator.org.br

» tema capa 7DOMINGO  25 outubro 2015

folhadeportugal.pt

Page 10: Folha de portugal – edição 618

DOMINGO  30 novembro 2014

folhadeportugal.pt

DOMINGO  25 outubro 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.ptatualidade « 8

●●● EMIGRAÇÃO

■Com malas que agora quase viajam sozinhas e com outros destinos em vista, seja por vontade ou por necessidade, o facto é que a emigração em Portugal continua a crescer, atingindo agora números que só foram observados antes nas décadas de 60/70, aquando do boom da emigração.

Os novos emigrantes são jovens e mais qualificados, sendo que, a percentagem de licenciados do ensino superior que emigrou cresceu cerca de 50 por cento entre 2001 e 2011.

Entre 1960 e 2010, a percentagem de emigrantes portugueses a viver na Europa passou de 16 para 67 por cento. Em 2012 já tinham emigrado 95 mil portugueses e, dados mais recentes do Observatório da Emigração, estimam que a saída de portugueses em 2013 e 2014 tenha atingido as 110 mil pessoas por ano.

No entanto, o cenário pode ainda ser menos animador se for tido em conta que nem todos os portugueses que emigram se inscrevem nos consulados dos países de destino.

Entre 2008 e 2012, a Europa foi o destino escolhido por cerca de 80 por cento dos emigrantes portugueses e, no geral, os

portugueses a viver fora do país rondam números superiores a dois milhões.

Tendência para descerRui Pena Pires, do observatório da Emigração, referiu ao Público que os “números mostram que a criação de emprego não cresceu ao mesmo ritmo a que baixou o desemprego”.

O também professor universitário e sociólogo, acredita que em 2015 os números da emigração comecem a descer.

“A perspetiva era de que em 2014 a emigração tivesse baixado, porque o número de pessoas com disponibilidade para

emigrar também se esgota. Fiquei surpreendido que ainda se tenha mantido em 2014”, afirmou à agência Lusa.

“Os dados que foram colocados são provisórios, porque são feitos com informação disponível no final do primeiro semestre deste ano, faltando informação sobre a França e a Suíça”, acrescentou.

Quanto aos principais países para onde emigram os portugueses, Rui Pena Pires refere o Reino Unido, Suíça, França, Alemanha e Espanha, com o primeiro a destacar-se bastante dos outros, recebendo cerca de 30 mil pessoas por ano.

Dados do Observatório da Emigração mostram que a saída de portugueses estabilizou nos 110 mil por ano. Os portugueses continuam a ser os que mais emigram na Europa.

110 mil portugueses emigraram por ano

Em 2015 a emigração deverá começar a descer

Joana Marques [email protected]

-Atualmente, o Reino Unido é o país para onde emigram mais

portugueses

PUB

Page 11: Folha de portugal – edição 618

●●● ENCONTRO EMPRESARIAL

Estrutura empresarial para o sucesso Muitos empresários não conseguem obter o sucesso, uma vez que não conseguem criar uma estrutura.

■O tecido empresarial em Portugal tem sofrido algumas alterações, tudo devido à crise económica e financeira que o nosso país tem enfrentado desde meados de 2011.

Houve empresários que ficaram

bloqueados diante da crise, mas nem todos tiveram a mesma reação. Houve os que procuraram uma saída para relançar a sua empresa, conseguiram subsistir e até crescer.

Com o intuito de mudar o paradigma do fracasso financeiro e económico de uma empresa é que existe o Encontro Empresarial,

realizado pelo orador Manuel Teixeira. O último decorreu no hotel Altis Park, nas Olaias.

Estiveram presentes cerca de 280 pessoas, muitos empresários, outros a começar os seus projetos de vida e ainda pessoas que têm o sonho de iniciar o trabalho por conta própria.

As pessoas que participam

nestes eventos mensais na capital portuguesa, sentem-se mais capacitadas para enfrentar as dificuldades que surgem no dia a dia.

Como estruturar o negócio O orador Manuel Teixeira apresentou vários pontos, que servem para permitir a todos os

PUB

presentes obter as ferramentas necessárias para estruturarem o seu negócio.

Quando a empresa começa a entrar num momento de estagnação é necessário procurar soluções, mas estas devem ser ponderadas e bem estruturadas.

Foi dito a todos os presentes que devem procurar produtos ou negócios que possam permitir à empresa uma liquidez imediata, para assim poderem permitir à empresa uma estabilidade para poder desenvolver.

Atitudes de um vencedorO Encontro Empresarial contou nesta edição com a participação do orador principal Manuel Teixeira, de Jorge Bruno e de Luiza Alcançarenho.

Foram apresentados por Manuel Teixeira, sete pontos que ca rac ter i za m as atitudes de uma pessoa que quer ser vencedora, uma vez que não basta dizer-se que se é um vencedor.

O v e n c e d o r “assume o comando do sucesso”, “pensa grande”, “assume um compromisso”, “concentra-se nas oportunidades”...

Todos os participantes saíram com as suas forças e energias renovadas, com o desejo de que o próximo Encontro possa chegar o mais rápido possível, pois são sempre momentos de grande aprendizagem.

¡João Filipe [email protected]

9» economia DOMINGO ¡ 25 outubro 2015

folhadeportugal.pt

Folha de Portugal (F.P.): Como é que chegou ao mundo dos negócios? E em que consiste a sua empresa? Yana Pokrass (Y.P): Desde muito jovem que sonhava ter o meu próprio negócio no ramo do Turismo. Entrei na faculdade e, a partir desse momento, tornou-se na minha “paixão” profissional.

A empresa FAROL TRAVEL é um Operador Turístico recetivo. Aos nossos clientes oferecemos todo o serviço necessário em Portugal, desde reserva de hotéis, transferes, excursões até à criação de itinerários exclusivos ou feitos à medida do cliente.

Circuitos temáticos, de enoturismo, gastronómicos e culturais são os nossos produtos mais fortes. Para além disso, um dos nossos focos é o Turismo de Negócios. Criamos programas de incentivo e outros serviços para empresas, de acordo com o seu ramo e o objetivo da viagem. F.P. : Em que medida o Encontro Empresarial a ajudou no sucesso como empresária? (Y.P): Para mim, ser empresário é ser humilde, disponível para aprender coisas novas, ser flexível e querer atingir objetivos grandes.

O Encontro Empresarial tem-me ensinado tudo isso e muito mais. Não nascemos empresários, mas acredito que, com esforço e trabalho, podemos lá chegar.

Os temas que são abordados nas palestras ajudam não só crescer a nível profissional, mas também a nível pessoal.

Para mim, é um privilégio e uma grande oportunidade de poder assistir o Encontro

Empresarial, por isso, aconselho a todos que querem ser ou que até já são empresários para se juntarem a este grande apoio aos empresários. F.P.: Que projetos tem para o futuro?

(Y.P): A nossa empresa trabalha com mercados do Leste, nomeadamente com o russo, mas temos como objetivo começar a trabalhar com outros mercados.A nível da oferta de serviços, estamos sempre à procura de algo novo, diferente e exclusivo, com boa relação qualidade/preço. Pretendemos apostar mais no segmento de Turismo de Negócios.

Por isso, ainda este ano vamos participar na feira em Barcelona dedicada especificamente a este segmento. Além disso, há mais segmentos a desenvolver e mais produtos a criar, porque Portugal é um destino turístico maravilhoso que merece ser visitado e reconhecido como tal por todos. F.P.: Que conselhos dá a quem tem um projeto empresarial, mas tem medo de arriscar? (Y.P): Na minha opinião, em primeiro lugar, a pessoa tem de descobrir o que realmente gosta de fazer. Porque ser empresário exige muito trabalho, mas quando temos paixão e gozo pelo que fazemos torna-se mais fácil.

Em segundo lugar, acreditar em si próprio, nos seus talentos, no seu potencial, porque, de certeza, que nasceu para algo grande. E, é claro, passar à ação, porque tentar não custa, mas pode custar muito não tentar.

“Não Nascemos empresários, mas podemos lá chegar”

ENTREVISTA

Yana Pokrass, Diretora ComerCial

Com o intuito de mudar o paradigma do fracasso financeiro e económico de uma empresa é que existe o Encontro Empresarial

Page 12: Folha de portugal – edição 618

DOMINGO  25 outubro 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt 10 força jovem europa «

Aprender a dizer não a tudo o que é negativo

O grupo Força Jovem tem contribuído para orientar milhares de jovens nas suas escolhas, de modo a que estas sejam mais conscientes e saudáveis.

■O evento “Saiba Dizer Não” tem tido um enorme sucesso por toda a Europa. Recentemente, milhares de jovens compareceram ao encontro motivacional em vários países europeus, e aprenderam a dizer “não” a tudo aquilo que é negativo e que não contribui para um futuro brilhante.

Desporto, dança, música e teatro fazem parte dos atrativos do evento, sempre acompanhados de uma mensagem motivacional do responsável pelo trabalho do grupo Força Jovem Europa (FJE) em cada país.

A importância de dizer “não”Ucrânia, Moldávia, Bélgica e Rússia, foram alguns dos países que receberam o evento “Saiba Dizer Não” na Europa. Milhares de jovens participaram no encontro, partilhando entre si momentos agradáveis com muita diversão à mistura.

Na Ucrânia, as palavras motivacionais do responsável pelo

grupo Força Jovem, Rafael Pereira, levaram os participantes e entender a importância de dizer “não” a tudo aquilo que é errado, negativo e que os pode levar a grandes ruínas.

Cerca de 700 jovens, d i s f r ut a r a m na Moldávia, de um dia em cheio. Diogenes Santos, responsável pelo trabalho do FJE naquele país, orientou os jovens a pensarem sobre quais têm sido os

verdadeiros inimigos da juventude, apresentando um vídeo sobre as consequências dos vícios.

“Devido ao facto dos jovens não

saberem dizer ‘não’, muitos têm perdido o que têm de melhor como a beleza, a saúde, as verdadeiras amizades... além de destruírem as próprias vidas e as das suas famílias”, alertou o palestrante.

A cada dia que passa, o jovem afunda-se mais nos vícios e fica cada vez mais preso aos mesmos, sendo mais difícil libertar-se.

Todos os jovens presentes puderam entender que os vícios trazem sempre consequências

negativas, mas que é possível libertarem-se dos mesmos e encontrar um novo rumo para as suas vidas.

Na Bélgica, a participação do público presente foi bastante ativa e calorosa, superando todas as expetativas.

O responsável pelo trabalho evangelístico daquele país, o pastor Rafael Assunção, conscientizou os jovens acerca da importância de cada decisão tomada.

Todos os jovens puderam entender que os vícios trazem sempre consequências negativas

■ “A mensagem que quero retirar deste evento é aprender a dizer não às coisas que não são boas e que quero deixar. Por isso, aceitei o convite de participar no teatro que foi apresentado, para mostrar a todos que mesmo que a resposta não esteja na nossa frente, podemos encontrá-la quando confiamos em Deus”. Trésor

depoimentos

BÉLGICA

Na Figueira da Foz, o evento “Saiba Dizer Não” contou com a presença de mais de 1.600 jovens, que aprenderam a dizer “não” às drogas, às más compa-nhias, aos vícios e a tudo o que os impede de alcançar os seus objetivos.

Joana Marques [email protected]

Page 13: Folha de portugal – edição 618

11» força jovem europa DOMINGO  25 outubro 2015

folhadeportugal.pt

Aprender a dizer não a tudo o que é negativo

UCRÂNIA

RússIA

PUB

Page 14: Folha de portugal – edição 618

de desporto podem ser graves e comprometer a qualidade da visão. O uso de protetores oculares reduz o risco de lesão ocular em, pelo menos, 90 por cento.

Óculos de sol: os olhos devem ser protegidos com óculos de sol durante todo o ano e as lentes devem conter filtros para os raios UV. É importante lembrar que a luz solar está na origem de patologias graves como a catarata e degenerescência macular ligada à idade.

Hidratação ocular: a síndrome vulgarmente chamada de “olho seco”, é uma patologia inflamatória

que atinge 10 a 20 por cento dos adultos. Desconforto ocular, ardor, sensação de corpo estranho e olhos vermelhos são alguns dos sintomas de alerta.

Alergias: a conjuntivite alérgica, é uma doença inflamatória da superfície ocular externa que se manifesta através de prurido, sensação de ardor nos olhos, lacrimejo, olhos vermelhos,

fotofobia e edema da conjuntiva e das pálpebras. Deve prevenir-se o desencadear ou o agravamento evitando a exposição aos alérgenos.

Cuidados na infância: cerca de 20 por cento das crianças tem algum défice da função visual capaz de interferir com o rendimento escolar. A deteção precoce dos problemas visuais das crianças através de rastreios deverá começar a partir dos 2/4 anos.

Cuidados depois dos 40: depois dos 40 anos os cuidados com a visão devem redobrar-se e a visita ao oftalmologista deve ser feita pelo menos de dois em dois anos.

Cuidados redobrados com as lentes de contacto: quem usa lentes de contacto deve cumprir de uma forma rigorosa os cuidados de higiene aconselhados na manipulação e manutenção das mesmas. Deve ainda evitar dormir com as lentes de contacto colocadas, exposições ambientais agressivas e, caso surjam fenómenos de olho vermelho, deve removê-las de imediato.

Consulte o seu oftalmologista: os oftalmologistas são os especialistas médicos mais habilitados para diagnosticar e tratar as doenças dos olhos.

■Alimentação equilibrada e exercício físico: doenças relacionadas com a alimentação e o estilo de vida, como a hipertensão e a Diabetes tipo II, podem comprometer a saúde dos nossos olhos. A retinopatia diabética,

por exemplo, continua a ser uma importante causa de cegueira em Portugal.

Repouso ocular: quando realizamos tarefas que exigem esforço visual ao perto, como a leitura ou a utilização de computadores, deveremos fazer intervalos regulares para que possa

de novo haver um normal reflexo do pestanejo. Este está diminuído durante o estado de concentração aplicado à realização de tarefas de perto.

Proteção ocular na prática desportiva: as lesões oculares que ocorrem durante alguns tipos

bem-estar « 12

SEMIFRIO DE MARACUJÁ

Preparação:Prepare as gelatinas de ananás sepa-radamente e deixe arrefecer. Triture as bolachas, junte a margarina e misture até obter um granulado. Coloque numa forma de abrir, calque e espalhe bem pelo fundo. Leve ao congelador. Retire a polpa a metade dos maracujás e reserve. Coloque quatro folhas de gelatina a demolhar em água fria. Deite o leite condensado para o copo do liquidificador e uma das gelatinas de ananás fria. Escorra as folhas de gelatina e derreta-as no microondas, sem deixar ferver. Adicione-as ao pre-

parado de leite condensado e misture bem. Acrescente depois a polpa dos maracujás e bata mais um pouco.Deite o preparado na forma e leve ao frio até solidificar. Demolhe as restantes folhas de gelatina e retire a polpa ao resto dos maracujás. Escorra as folhas de gelatina, derreta-as e incorpore--as na outra gelatina de ananás já fria. Por fim, junte a polpa dos maracujás, misture e deite na forma sobre a primei-ra camada. Leve novamente ao frio até ficar bem solidificado. Desenforme e sirva bem fresco.

Ingredientes: � 2 saquetas de gelatina de ananás� 200g de bolachas integrais � 80g de margarina vegetal

� 20 maracujás pequenos� 8 folhas de gelatina� 1 lata de leite condensado magro

PUB

Em caso de dúvida, consulte sempre o seu oftalmologista

10 MANDAMENTOS PARA UNS OLHOS SAUDÁVEIS

DOMINGO  25 outubro 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

Hidratação, repouso e uma boa alimentação são essenciais para ter uns olhos saudáveis. As recomendações são da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.

Joana Marques [email protected]

SEMANARECEITA DA

Page 15: Folha de portugal – edição 618

FolhaSUPLEMENTO JORNAL FOLHA DE PORTUGAL ■ DOMINGO, 25 outubro 2015

Pág. 5i

bispo Júlio Freitas

Pág. 1i

O que você tem dito para Ele?

Quem é de Deus aceita a Disciplina

bispo Edir Macedo

Templo de Salomão homenageadoNos tradicionais prémios da Brasil Travel, o Templo de Salomão foi reconhecido entre “Os Dez Mais do Turismo”.

O s 56 metros de altura do Templo de Salomão foram cobertos com pedras

trazidas de Israel, impressionando pela resplandescência da obra. A construção diverge do que está ao seu redor, chamando a atenção de admiradores que transita pelo local.

Desde que foi inaugurado em julho de 2014, o Templo tornou-se um marco para a história do país e uma referência para pessoas do mundo inteiro. Foi por esse motivo que os tradicionais prémios internacionais “Os Dez Mais do Turismo”, promovidos pelo presidente do Grupo Travel News, Paulo Roberto Miranda, o homenagearam na categoria “Incentivo ao Turismo”.

Significado Desde a sua fundação, no bairro do Brás, em São Paulo, a construção reanimou a região, trazendo

pessoas do mundo inteiro, pelo que possui um grande significado para a população brasileira. Na

área exterior, existe o Memorial que recupera aspetos históricos, culturais e espirituais do povo hebreu, reproduzidos com fidelidade. São usados recursos tecnológicos de última geração para a exposição do conteúdo.

Uma grande obraApós a entrega da honraria, realizada exclusivamente pelo secretário de turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, e pela mestre de cerimónia na ocasião, Eduarda Miranda, o idealizador Paulo Miranda ressaltou a referência proporcionada pela construção. “O Templo de Salomão é uma obra muito importante para o turismo de São Paulo e ganhou este prémio de incentivo ao turismo pelo fluxo de pessoas que, independentemente de religião, vão conhecer a construção que é, realmente, uma grande obra. O Templo de Salomão está de parabéns”, sublinhou.

Encontro com DeusO representante do Templo, Miguel Peres, observou que o local simboliza algo espiritual. “Muito mais do que o turismo, o Templo de Salomão tem proporcionado a paz para as pessoas que têm entrado pelas suas portas, buscando ter um encontro com Deus”, salientou.

Fonte: sites.universal.org

O Templo tornou- -se um marco para a história do país e uma referência para pessoas do mundo inteiro

¡Carla Vaz [email protected]

-Roberto de Lucena, secretário de turismo

do Estado de São Paulo, Miguel Peres,

representante do Templo de Salomão,

Luan Vilvert, representante do

Templo de Salomão, e Paulo Miranda,

presidente da Brasil Travel News

❙ O Templo de Salomão foi reconhecido entre “Os Dez Mais do Turismo”

FOTOS: MARCELO ALVES

Page 16: Folha de portugal – edição 618

2i

centro de ajuda . Terapia do AmorDOMINGO ■ 25 outubro 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

Admire e seja digno de admiraçãoEntre um casal deve existir não só amor, mas sobretudo respeito e admiração mútuas. Se tal não suceder o que acontecerá a esse amor?

F oi na mais recente palestra da Nova Terapia do Amor, realizada no Templo

Maior, em Lisboa, que todos os presentes puderam compreender que aquele que ama dá glória àquele que é amado. Ou seja, quem ama orgulha-se do ser amado e faz-lhe sentir isso e vice versa.

Na Bíblia é dito: “...O homem não deve cobrir a cabeça, por ser ele imagem e glória de Deus, mas a mulher é glória do homem” (1 Coríntios 11.7).

O que cada um desejaA maioria dos homens deseja três coisas: glória, respeito e admiração. Embora, se diga por aí que os

homens só pensam em sexo, tal não corresponde à verdade. Existe o exemplo daqueles homens que contratam acompanhantes, não para terem sexo, mas apenas para serem elogiados e admirados.

Se um homem tiver do seu lado uma mulher que não o respeita, nem admira, este perderá todo o interesse nela. Por isso, a mulher deve admirar o homem que escolheu, não apenas pela beleza, porque esta um dia acaba, mas porque o admira e respeita.

Da mesma forma, o homem não deverá tentar impressionar a mulher com dinheiro ou beleza, nem escolher alguém apenas pela aparência física, porque se não houver admiração não irá resultar.

Como ser digno de admiraçãoPara qualquer mulher torna-se difícil

admirar um homem que não seja digno de admiração, por exemplo, se este for mal educado, mentiroso, mau exemplo...

Já se o homem tiver o caráter de Deus, visto que ele é a glória de Deus, terá o louvor, respeito e admiração da sua companheira, podendo assim ser feliz!

UM DIA, O AMOR CHEGA...

❚“Antes de começar a par t icipar na Terapia do Amor era uma pessoa triste, insegura, tudo porque tinha sofrido muito no meu passado a nível sentimental. Fui casada, durante cinco anos, e sofri muito, fiquei muito dececionada. A partir daí, disse que nunca mais casaria! Tinha muito medo que me voltasse a acontecer o que aconteceu da primeira vez que casei. Na Terapia, decidi começar a investir no meu interior porque sabia que precisava de mudar. E, quando menos esperava, comecei a reparar em alguém. Começámos uma amizade e as coisas foram acontecendo naturalmente. Casámos e somos felizes!” ArlindA e Arlindo

❚ “Separámo-nos ainda a minha filha tinha dois anos e meio. Tudo por causa de uma traição dele que eu não conseguia perdoar. Depois de cinco anos, cada um seguiu o seu caminho. Vivia com muito ódio, rancor e tristeza. Apesar de ter conhecido outras pessoas, nunca me identifiquei com ninguém. Como não confiava em ninguém, nunca iria conseguir ser feliz com outra pessoa. Entretanto, fui para Espanha e comecei a participar na Terapia do Amor. Aprendi a perdoar e a separar o sentimento da razão. Comecei a cuidar do meu interior e a priorizar-me. O meu marido começou o seu processo de conversão, libertou-se das drogas e dos vícios. Reatámos quando comecei a ver nele um homem de Deus!” nuno e JúliA

Aquele que ama dá glória àquele que é amado

29 out I 20h

É hora de priorizar VOCÊ!

N O I T E D E G A L A

“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano, o que Deus

tem preparado para aqueles que O amam.” (1 Coríntios 2.9)

¡Carla Vaz [email protected]

PUB

Page 17: Folha de portugal – edição 618

Corpo do Senhor é dis-ciplinado e trabalha em harmonia, pois há uma concordância entre si.

Não há distinção, já que todos os elementos são importantes porque fazem parte desse Corpo.

Há pessoas que estão na fila de hospitais à espera de um trans-plante de fígado porque o seu já não funciona. Eu pergunto: você quer ser transplantado, trocado ou arrancado à força? Nós identi-ficamos esses órgãos danificados para que sejam retirados do nosso meio. E isso não é injustiça. Hones-tamente, injustiça é permitir que este elemento continue a contami-nar todo o corpo. Isso é disciplina

dentro da Igreja.Se alguém permanece na indisci-

plina, então não faz parte do Corpo; mas é, sim, um corpo estranho.

Tem que ter a sensibilidade de que, acima de tudo, Deus tem que estar em primeiro lugar na sua vida, até mesmo acima da sua fa-

mília, apesar dela também ser im-portante. E se a esposa traz uma pa-lavra de dúvida, instigando o pastor contra a Igreja, então já não é mais auxiliadora, e o marido tem que guardar o seu coração e corrigi-la.

Tem de ter consciência de que é um homem de Deus. Obreiro, pas-

tor ou bispo são apenas títulos que lhe foram emprestados. Mas como homem de Deus, onde você estiver, Deus estará contigo. O que Ele es-pera de Seus servos?

Quando Deus chamou Josué falou assim: “Sucedeu, depois da morte de Moisés, SERVO do Se-nhor, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés dizendo...” (Josué 1.1).

Com Moisés, o Espírito Santo faz referência como servo do Senhor, já com Josué, inicialmente, como filho de Num. Na história universal de Deus, o nome do pastor, bispo ou obreiro está incluso. Mas será que está como servo de Senhor ou apenas como filho do próprio pai?

Após servir a Deus com a sua vida depois de ser chamado, ao nome de Josué, filho de Num, foi acrescido servo do Senhor, como está escrito: “Depois destas coisas, sucedeu que Josué, filho de Num, SERVO do Se-nhor, faleceu com a idade de cento

e dez anos” (Josué 24.29).Como servo, você é disciplinado

e sua natureza passa a ser discipli-nada também. Foi o Espírito Santo Quem fez isso. A disciplina nas-ceu dentro de si quando nasceu de Deus. E nós servimos uns aos outros porque fazemos parte do harmonioso Corpo do Senhor Je-sus. A pessoa que se rebela contra essa harmonia não é de Deus, não serve a Deus. Então, ela tem que ser expelida.

Mas por que é que existem pes-soas que estão há tanto tempo nas igrejas e não fazem parte do Corpo do Senhor Jesus? Ele diz: “Serpen-tes, raças de víboras! Como esca-pareis da condenação do inferno?” (Mateus 23.33).

Este é o único tipo de pessoa com quem Jesus se revolta: o falso, o hipócrita, o enganador. É aquela pessoa que aparenta uma coisa, mas dentro dela é outra; é fingida e mascarada.

❚ realizar casamentos❚ realizar batizados (adultos)❚ dar aconselhamento matrimonial❚ aconselhar e acompanhar indivíduos toxicodependentes❚ aconselhamento pastoral❚ participar na Santa Ceia❚ realização da unção com óleo❚ visitas ao domicílio❚ visitas a doentes no hospital❚ visitas a presidiários❚ distribuição de cestas básicas às famílias carenciadas❚ distribuição de bens (roupas, mobílias, eletrodomésticos, etc.) a pessoas carenciadas❚ acolher o Instituto Português do Sangue nas suas instalações para a doação de sangue❚ ajudar a manter o Lar de Idosos Universal❚ apresentação de crianças (não batiza crianças, somente adultos)❚ participar no Grupo de Jovens "Força Jovem"❚ a realização de orações❚ a entrada nas igrejas e participação nos cultos❚ participação em Concentrações, em locais como: Coliseu dos Recreios, Pavilhão Rosa Mota, estádios, Pavilhão Atlântico, etc.❚ ajudar a manter a Sociedade “Pestallozi” (presta assistência aos portadores da síndrome de Down)❚ manter a Fazenda Nova Canaã❚ a realização de cursos informáticos❚ aconselhar e apoiar na escolha de uma carreira profissional❚ atendimento telefónico pela linha amigo 24 horas❚ apoio a mulheres vítimas de abusos❚ apoio e aconselhamento a indivíduos dependentes alcoólicos❚ visitas a lares de terceira idade❚ dar alimento aos sem-abrigo❚ apoio em catástrofes❚ a realização de atividades lúdicas e desportivas com os jovens❚ aconselhamento e campanhas na prevenção do HIV❚ transporte de pessoas com dificuldades de locomoção❚ estacionamento no parque da Igreja❚ estudos Bíblicos realizados❚ entrada e participação no maior Congresso Financeiro do País❚ realização de funerais❚ distribuição do Óleo Santo de Israel❚ cursos de Teologia (IBURD)❚ milagres que acontecem em todos os Centros de Ajuda espalhados pelo Mundo.

Só ensina às pessoas a VERDADE. O dízimo, como também as ofertas, são mandamentos bíblicos.

O Centro de AjudA não cobra para D

definA hoje o que quer viver AmAnhã!

DOMINGO ■ 25 outubro 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

3i

centro de ajuda . Reflexão

bispomacedo.com.br/blog youtube.com/obispomacedo twitter.com/BispoMacedo facebook.com/BispoMacedoAcessos oficiais

23h às

diar iamenteBp. Macedo

LISBOA 107.7 FM

PORTO 95.5 FM

COIMBRA 92.6 FM

COIMBRA 98.7 FM e 107.8 FM

AÇORES 91.1, 91.0 e 94.0 FM

ÉVORA 90.4 e 95.5 FM

FUNChAL 100.0 FM

LEIRIA 101.3 FM

PORTIMÃO 91.8 - 92.4 - 93.7 FM

¢e também na , pelas 19h (hora de Lisboa)

bispo Edir Macedo

mensagem

Quem é de Deus aceita a disciplina

Como servo, você é disciplinado e sua natureza passa a ser disciplinada também

PUB

Page 18: Folha de portugal – edição 618

clamor. De mim te aproximaste no dia em que te evoquei lá na cova e disseste: Não temas! Pleiteaste SENHOR a causa da minha alma e remiste a minha vida”.

Foi atirado em muitas covas e, na última, invocou ao Senhor e Deus não escondeu o seu ouvido, escutando o seu lamento e clamor, aproximou-Se dele e lhe disse: “Não temas! Agora que Me invocou, eu vou-te tirar daí”. Ele percebeu que precisava de Deus não

só para o tirar da cova, mas sobretudo para cuidar da sua alma. Por isso, independentemente das necessidades que tenha, a mais importante é Salvação da sua alma, pois a sua vida depende da sua alma.

Ser perseverante“Não sabeis vós que os que cor-rem no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prémio? Correi de tal maneira que o alcan-ceis” (1 Coríntios 9.24). Todos nós, seres humanos, estamos na carreira da vida e estamos a correr por algum motivo. Mas só os mais rápidos alcançam o seu objetivo. “Nós que conhecemos hoje a Verdade, devemos correr para alcançar a Salvação e mantê-la em dia, que é a nossa comunhão com Deus. Mas antes de conhecermos a Verdade, corríamos atrás da vida que tínhamos planeado, não medíamos esforços, rendíamo-nos aos sentimentos, deixávamo-nos influenciar por tudo e por todos e acabámos feridos e dececionados, mas também magoámos os outros”, esclareceu o orador.

“Quem é que leva o prémio nesta carreira, segundo Jesus? Aquele que persevera até ao fim. Vence aquele que guarda a sua Fé, a sua comunhão com Deus e pratica a Sua Palavra até ao fim”, referiu o bispo Júlio Freitas.

Correr bem“A primeira condição para conseguir correr bem é estar hidratado. A segunda é ter a cabeça limpa. A terceira é estar livre de qualquer carga. A quarta é não

ter nada que o incomode. Mas existem pessoas que começam a fazer a carreira sem se perguntarem como estão espiritualmente diante de Deus, não analisando o que tem de ser removido e o que tem de ser acrescentado. Não podemos correr de qualquer maneira, mas sim de modo a que alcancemos o prémio, a nossa Salvação”, esclareceu o orador.

O incorruptível“Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incor-ruptível” (1Co 9.25). Quem iniciou a carreira da Fé tem que correr muito mais para alcançar uma coroa incorruptível, o Espírito Santo. Se um atleta despende anos de sacrifício para conquistar uma moeda ou taça de ouro, algo corruptível, imagine, então, quem inicia a carreira da Fé, tem de correr muito mais para

4iDOMINGO ■ 25 outubro 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Vigília no Porto

Destak iurd

Aquele que persevera até ao fim é quem recebe o prémio

O Encontro com O Mais Importante Todos os seres humanos tem carências para ser supridas, mas todas ficam em segundo lugar quando se inicia a corrida pela mais importante.

V ocê veio aqui hoje não para ver nenhuma das suas necessidades atendidas, mas

sim para alimentar a sua alma”, foi assim que o bispo Júlio Freitas deu início à última vigília realizada no Cenáculo do Porto.

“Das mais profundas covas, o SENHOR o evoquei, o Teu nome evoquei. Ouviste a minha voz desde a cova de onde te evoquei. Não escondas o ouvido aos meus lamentos, ao meu

¡Carla Vaz [email protected]

alcançar um prémio incorruptível, o Espírito Santo.

Corra por si mesmo!“Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desfe-rindo golpes no ar” (1Co 9.26). Cada um tem de estar consciente do que está a fazer, pois está na Igreja para buscar a Deus com sinceridade. Cada um tem que correr por si mesmo para alcançar a sua meta. “O Espírito Santo é dado para cada um servir!”, frisou o orador.

Faça a Sua Vontade“Mas esmurro o meu corpo e o re-duzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado” (1Co 9.27). “Deixe de fazer a sua vontade e livre-se de tudo o que o incomoda. Deixo de fazer a sua vontade e faça a d’Ele porque aí será livre”, concluiu o orador.

Page 19: Folha de portugal – edição 618

C onhecem as promessas, a sua fama, os seus feitos,

mas milhões, infelizmente, ainda não foram apresentados a Ele, desconhecendo qual o seu “verdadeiro nome”.

“Por isso, o Meu povo saberá o Meu nome; portanto, naquele dia, saberá que sou Eu quem Fala: Eis-Me aqui” (Isaías 52.6).

Não existe outra explicação, solução ou teoria: São apenas aqueles que provam a sua fidelidade a Deus, por meio da sua obediência materializada através do Batismo nas Águas, amando ao próximo como a si mesmo, evangelizando, dizimando e ofertando, que podem fazer uso do Poder e da Autoridade imbuídos no Nome do Senhor Jesus, pois, a quem prova a sua fidelidade, Ele Promete dizer: “Eis-Me aqui”.

Mas, por seu lado, muitos dizem: “Deus, faça-me isso e aquilo”, porém, é aos que provam a Ele o que são e que é a Fé que comanda a sua vida, por meio de atitudes como: “Eis-me aqui para Te servir”, a estes, Deus também diz: “Eis-Me aqui”. E saiba que, aonde Deus está, o mal tem que sair e o bem deve prevalecer, pois ambos não poderão coexistir!

“Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a Salvação, que diz a Sião: O teu Deus Reina!” (Isaías 52.7).

O que o ser humano mais preza é a sensação de segurança e muitos tentam encontrá-la no dinheiro, na acumulação de bens materiais, em títulos e conhecimento, ou seja, em tudo aquilo que lhes possa proporcionar e garantir o bem-estar neste mundo. Todavia, o lugar mais seguro onde alguma vez possamos estar, tanto espiritual como fisicamente é o Altar do Sacrifício ao Deus-Vivo. Mas porquê no Altar? Porque é no Altar que Deus faz a nossa vida transformar-se em formosa, ou seja, a pessoa passa a ter uma forma por meio da saúde, prosperidade, equilíbrio emocional, família, paz... uma

vida maravilhosa, por meio do Cumprimento das Suas Promessas nas nossas vidas!

É no Altar que os nossos pés estão firmes, pois é lá onde tomamos as decisões certas, baseadas nos Mandamentos e Promessas Divinas. Quem está no Altar da obediência, tem os seus pés Guiados por Deus, para anunciar as Boas-Novas, porque, na sua vida, tudo se fez novo! E é aqui que entra o papel importantíssimo do Dizimista e do Ofertante, pois são eles que proporcionam as condições físicas de nós, do Centro de Ajuda, levarmos as Boas-Novas da Palavra de Deus aos quatro cantos deste país e continente europeu. E não é justo que a vida dos fiéis não reflita a Grandeza, Bondade e Salvação do seu Deus-Vivo, que Reina nas suas vidas.

Todos aqueles que o conhecem, devem dizer: “O teu Deus Reina!”. Sim, tudo o que provém do nosso Deus e Pai, deve reinar nas nossas vidas. Por isso, pense comigo, o que tem reinado dentro de si? Na sua vida? A doença? A mágoa? O orgulho? As dívidas? A dúvida? Medite seriamente sobre este assunto, pois estes são os sinais de que Deus não reina em si! E por que motivo isto acontece? Porque, infelizmente, muitas pessoas não dizem “Eis-me aqui!” para Deus, quando Ele, por sua vez, quer dizer “Eis-me aqui!” para todos!

O que é, então, na prática, o Nome de Deus? É, nada mais, nada menos, que o Seu Poder em ação. O Nome de Jesus significa Libertação, Cura, Superação, Salvação, pois o Próprio disse: “...em Meu nome, expelirão demó-nios... se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados” (Marcos 16.17-18).

Porém, a nossa Fé tem que ser consciente e consistente e nunca emocional, ela tem que estar sobre o Nome de Jesus! E foi isso mesmo que Ele quis dizer quando afirmou: “...o Meu Povo saberá o Meu Nome...”, pois, JESUS CRISTO = PODER EM AÇÃO!

DOMINGO ■ 25 outubro 2015

5i

O que você tem dito para Ele?

se algo está mal......mantenha-se bem!

Bispo Júlio Freitas Por seu servo em Cristo,

bispojulio.com

centro de ajuda . O Dia da Direção visite-nos em centrodeajuda.pt

Vença primeiro o que está dentro de si Muitas pessoas lutam dia após dia contra todo o tipo de guerras, usando apenas a sua força. Mas será que não deveremos começar a batalhar no interior?

D e onde procedem guerras e contendas que há en-tre vós? De onde, senão

dos prazeres que militam na vossa carne?” (Tiago 4.1). A guerra que cada um enfrenta começa no seu interior, justamente na sua mente, entre o errado e o certo, a mentira e a verdade. “É dentro da sua cabeça que você trava a usa primeira batalha e dela depende toda a sua vida”, explicou o bispo Júlio Freitas aos pessoas presentes no Cenáculo de Vila Nova de Gaia.

Neste versículo, o Espírito Santo revela que há muitas contendas e que muitas pessoas não vencem as batalhas externas quanto mais as internas. Mas isso não quer dizer que a pessoa seja fraca, pois

todo o ser humano tem a capacidade de vencer as suas batalhas externas porque muitas delas foram geradas por derrotas internas. E quando é que começo a perder as batalhas internas? Quando opta por se render às emoções! A nossa batalha interna começa desde que acordamos até que adormecemos e é contra os nossos sentimentos”, alertou o orador.

O poder da palavra“Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter;

viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis...” (Tg 4.2). “Você cobiça algo do outro quando deveria cobiçar era em vencer as suas batalhas. Está escrito na Bíblia que quando guardo mágoa de alguém estou a ser assassino. Com palavras se mata, porque o poder da vida e da morte está na palavra.”, sublinhou o orador.

“Você tem que pedir a Deus para o ajudar a vencer as suas batalhas internas, esse egoísmo, essa timidez, essa acomodação, essa malícia...”, exortou.

Seja amigo d’Ele“...pedis e não recebeis, porque pe-dis mal, para esbanjardes em vos-sos prazeres” (Tg 4.3). Você só pede para o seu prazer, em vez de pedir a Deus para O receber, pois só aí você receberá o Espírito Santo!

“Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de

Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se ini-migo de Deus” (Tg 4.4). Quem é que decide se você será ou não amigo de Deus? É uma decisão pessoal! “Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que Ele fez habitar em nós?” (Tg 4.5). Quando se entrega ao ciúme deixa-se levar pelas contendas. Aí, o Espírito Santo fica com ciúmes de proteção de si. “Antes, Ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tg 4.6). “Seja humilde para reconhecer que enquanto não vencer a guerra interior, não vencerá a exterior. Seja humilde para reconhecer que mais importante do que tudo nesta vida é você ser morada do Altíssimo, ser batizado com o Espírito Santo”, concluiu o orador.

É você que tem de priorizar a sua comunhão com Deus

¡Carla Vaz [email protected]

PUB

❙ O bispo Júlio e sua esposa oraram pelas famílias de todas as pessoas presentes

Se algo está mal, MANTENHA -SE BEM

FAÇA A SUA PERGUNTA

O BISPO RESPONDE juliofreitas.com

Page 20: Folha de portugal – edição 618

atividades diárias, voltar ao convívio com os amigos ou a sociedade.

Doença e tratamento“O que mais me preocupa é quando a tristeza causada pela ausência não se vai embora, acompanhando os pais durante meses sem alívio. Ou,

então, quando a dor é maior que a felicidade de ver o filho crescido e independente. Isto pode tornar-se algo mais grave como uma doença”, esclarece a psicóloga.

É precisamente neste momento que pais e mães precisam retomar as suas vidas, procurando atividades que gostem de fazer. Já outros casais precisam de redescobrir a vida a dois, apostando em momentos de lazer juntos. Para além disso, conversar com os filhos sobre o que estão a sentir é importante porque isso ajuda a manter a relação.

A escolha é sua!Quando um filho decide sair de casa por um bom motivo, seja para casar, viajar para o estrangeiro ou trabalhar noutra cidade, a aceitação poderá ser mais fácil, mas não quer dizer que seja menos sofrida.

Fonte: parana-online.com.br

A chamada Síndrome do Ninho Vazio pode atingir tanto homens como

mulheres, mas costumam ser elas a demonstrar os sintomas com maior periodicidade. Para a psicóloga Simone Steilein Nosima, “geralmente, são as mães que abrem mão da vida pessoal ou do trabalho para ficar com as crianças, comportamento que, em algumas mulheres, pode gerar dependência dos filhos”. Ainda segundo a psicóloga, entre os sinais mais comuns desta síndrome encontram-se a sensação de vazio, tristeza, dificuldade em retomar as

6iDOMINGO ■ 25 outubro 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Coisas de Mulher

O coração é a fonte das emoções, então, tem que conhecer

como ele age e quem ele é! No livro de Jeremias 17.9-10, está escrito: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperada-mente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segun-do o seu proceder, segundo o fruto das suas ações”. Será que você conhece quem tem sido? Já prestou atenção ao

seu coração?O coração é o seu ser inte-

rior! Ou seja, quem você é e in-clui o que ocupa a sua mente e os seus pensamentos. O cora-ção também é a sua vontade, o que quer fazer e reflete a sua alma!

Da mesma forma, o coração tem memórias do passado. Vo-cê que sofreu muito no passa-do, foi rejeitada, o seu marido deixou-a, sofreu abusos; na sua família só existiam brigas dentro de casa, tem medos... todas estas memórias ficam guardadas no coração, que acaba por agir de acordo com as mesmas, consoante o que guardou e viu. Então, “prote-ge-se” para não se ferir, mas acaba por agir com maldade, ou seja, com maus olhos para com as outras pessoas, em vir-tude daquilo que passou.

Deus esquadrinha o cora-ção. Ele procura, busca, exami-na, pesquisa, ou seja, vê o que está a acontecer dentro de si! Então, independentemente de quem você seja, não importa a sua posição, o que importa é que todo o seu proceder vai ter consequências. E, então, irá receber de acordo com as suas escolhas.

Está realmente decidida a ter um novo coração? Então, este é o momento de resolver! Olhe para dentro de si, para a sua alma! Deus não vai descer do céu e converter o seu co-ração. O coração é converti-do por si! É você que tem que mudar e odiar o seu compor-tamento errado.

Enquanto estiver aqui, na Terra, terei que “correr atrás”, ser melhor, reparar o que está no meu ser, no meu interior, o que ocupa a minha men-te e tenta dominar a minha vontade. Reparar o que estou a “guardar” na memória do passado; reparar se existe ver-dade naquilo que conheço, ou seja: Eu conheço e pratico?; re-parar as minhas inclinações, onde estou sempre a cair e a cometer sempre os mesmos erros; reparar as emoções, a dúvida, o medo e a inseguran-ça que está dentro do meu ser. Tenho que reparar tudo isto, vigiando a todo o tempo!

E quando o faço, desenvol-vo, porque não olho para as pessoas, para os erros ou para as falhas de terceiros, mas sim em mim! Então, cabe-lhe a si fazer a sua parte! Repare em si mesma. Vai ser bom, pois vai conhecer de onde vem a sua fraqueza! Vai ver que tem uma alma e que precisa salvá-la! Co-mo? Vigiando e obedecendo à Palavra de Deus!

Quem conhece o coração?

crónica

Vivi Freitas

“Deus esquadrinha o coração. Ele procura, busca, examina, pesquisa, ou seja, vê o que está a acontecer dentro de si!”

visite: ViviFreitas.com

Quando os filhos chegam, a vida do casal costuma mudar completamente. Com o passar do tempo, estes crescem e quando deixam o lar, pais e mães acabam por se sentir abandonados.

¡Carla Vaz [email protected]

-Arranje novas ocupações,

sozinha e como casal, para que a casa se encha novamente de

vida e alegria

Como reagir na hora do adeus?

PUB

É preciso que pais e mães retomem as suas vidas

Page 21: Folha de portugal – edição 618

Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados

Para mais informações:

P

(N

OM

E C

OM

PLET

O)

TEMPLO MAIOR: Rua Dr. José Espírito Santo, nº 36, Chelas - Lisboa (próximo da estação de metro)

E no Centro de Ajuda mais próximo de si!

(Destaque e entregue na reunião de quarta-feira, dia 28 de outubro, às 20H, no Templo Maior)

Escreva o seu nome para depositar na sexta das 7 Colunas da Sabedoria: A HUMILDADE, para que você venha a edificar a sua vida de forma sábia!

HUM

ILDA

DE

Muitas vezes mal interpretada, a HUMILDADE é um dos maiores alia-dos do ser humano, pois, ajuda-o não só a compreender onde ele er-rou, mas oferece-lhe a capacidade de fazer sempre melhor no futuro.

Como seres humanos, por vezes é difícil manter o tempo todo, em todas as ocasiões, uma postura humilde, sincera, verdadeira, leal, per-severante, honesta, etc, pois debatemo-nos constantemente, entre fazer o que é certo e fazer a nossa própria vontade, contando, para isso, também com a atitude dos outros (que muitas vezes não ajuda).

Assim como a humildade é tida como uma das mais admiráveis qua-lidades do espírito, da mesma forma, o orgulho é visto como um dos seus maiores defeitos. A Bíblia diz que: “A soberba do homem o aba-terá, mas o humilde de espírito obterá honra” (Provérbios 29.23). Pois, quem procura exaltar-se a si mesmo, Deus acaba por lhe resistir, já que Ele mesmo nos aconselha a sermos como as crianças – puras e humildes – para que possamos herdar o Reino de Deus. Um espírito orgulhoso é um espírito intransigente.

Não é por acaso que a Humildade surge como a 6ª Coluna da Sabe-doria, pois só quem é humilde sabe, naturalmente, que depender de Deus é a única atitude verdadeiramente sábia e que ser orgulhoso é o princípio de se achar autossuficiente e de não necessitar de Deus para nada!

O orgulhoso pensa que a sua experiência é suficiente e, por isso, não reconhece os seus defeitos, tentando sempre aparecer e nunca ser!O orgulho pode ser mau, pois demasiado brio em si mesmo é sufi-ciente para destruir o positivo, como a arrogância pode tornar uma existência árida.

O humilde, ao contrário do orgulhoso, está sempre disposto a apren-der com os seus erros, pois vê nas suas falhas a oportunidade de se aprimorar e fazer ainda melhor.

A humildade foi o primeiro ensinamento que o Senhor Jesus Se preo-cupou em dar aos Seus discípulos e ao povo, quando iniciou o Seu mi-nistério terreno: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus” (Mateus 5.3). Aqui, podemos entender que a humildade tem que estar no espírito da pessoa, por isso ELE disse “humilde de espírito”.

Todavia, não basta apenas fazer, mas, sim, entregar-se ao seu objetivo de corpo e alma e estar disposto a ser humilde para aceitar as críticas e aprender com os erros. E ser humilde não é ser “o coitadinho” como muitas pessoas preferem acreditar, trata-se de uma escolha diária e consciente, pois passa por, constantemente, fazer por onde para se estar e manter em contacto com o nosso mais íntimo, aceitando os alertas da nossa consciência e, especialmente os de Deus!

VI. HUMILDADE

Page 22: Folha de portugal – edição 618

7 DIAS para mudar a sua vida!

7H30 | 9H30O DIA DA DIREÇÃO

SeSSão do Desbloqueio | 15H MulhereS e hoMenS Sábios | 18H

de Segunda a Sexta 7H, 10H, 12H, 15H E 20H

Conquistas Financeiras

DOMINGO

SEGUNDA

QUINTA

SEXTA

TERÇA

QUARTA

Saúde Restaurada

eStudo Bíblico

Limpeza Espiritual

f o l h a d e p o r t u g a l . p t Facebook.com/folha.deportugal

Destaque

Centros de Ajuda em Portugal Continental e Ilhas

Rua Dr. José Espírito Santo, 36 - Chelas (próximo da estação de metro)

MORADAS...

Portimão Largo Gil Eanes, lt. A

Coimbra Rua do Sota, nº 20

Baixa da Banheira Estrada Nacional 2, nº 243 (em frente ao Lidl)

Almada Av. 23 de julho, nº 14/16/18 Cova da Piedade

Cenáculo do PortoRua Egas Moniz, nº 485

Madeira - Cenáculo do FunchalRua Dr. Brito Câmara, nº 32

Cenáculo de V. N. de GaiaRua do Agueiro, nº 151 (Mafamude)

Açores - Ponta DelgadaRua da Boa Nova, nº 5

| abertas 7 dias por semana | 365 dias por ano

diariamente

Para mais informações: Temos mais de 124

Centros de Ajuda em Portugal e mais de 8000 espalhados em 182 países

20H

20Hterapia do Amor

* Para saber em que CdA’s se realiza esta reunião contacte o Amigo 24H, através do 218 368 008

Corrente da Prosperidade

Corrente da família

SÁBADOCasos Perdidos

Força Jovem

8H

16.30H

semana 25 a 31 outubro 2015

Agenda Semanal

Page 23: Folha de portugal – edição 618

“ERA ACOMPANHADO POR UMA PSICOLOGAE UMA PSIQUIATRA!”“Era uma pessoa muito triste, com muitos problemas psico-lógicos, desde os meus 18/20 anos, altura em que comecei a sair a noite, a envolver-me com a bebida, com as drogas e com o tabaco, foi quando começaram os meus problemas do foro psicológico.Fiz a minha licenciatura sempre com muito esforço, acompanha-do por uma psicóloga e uma psiquiatra, tomava medicação para controlar a minha depressão e a minha ansiedade, sentia sem-pre um grande vazio dentro de mim, não me conseguia realizar. Os meus pais até tinham uma vida bastante desafogada, nunca me faltou nada, mas eu sentia que me faltava tudo.Por intermédio do meu sogro, conheci o Centro de Ajuda e foi lá que começou a minha libertação. Através das reuniões práticas, comecei a aplicar no meu dia a dia o que aprendia e começaram a haver diferenças notórias na minha maneira de ser. Deixei os médicos e os medicamentos para a depressão também foram colocados de lado. Os vícios foram desapare-cendo, deixei de ter necessidade de fumar, de beber. Hoje, sou plenamente realizado, no casamento e em termos profissionais. A minha vida passou a ter sentido!”

Liberato Matos

“AFETAVA-ME NOS ESTUDOS E A NIVEL FAMILIAR”“Sofria de depressão na adolescência, uma doença que me afetou em todas as áreas da vida, especialmente nos estudos e a nível familiar. Encontrei a cura no Centro de Ajuda através da apresentação de uma nova mentalidade. Consegui superar a depressão e todas as debilidades que esta me causava. Hoje, sou uma jovem realizada e feliz em todas as áreas da minha vida!”.

Ana Belo

ELES SUPERARAM A LUTA CONTRA A DEPRESSÃO

Page 24: Folha de portugal – edição 618

SERÁ QUE SOFRE DE DEPRESSÃO?Assinale, da lista de sintomas abaixo descritos, aqueles que identifica na sua vida, na de um familiar, amigo ou conhecido.

¢Tristeza¢ Pessimismo¢ Baixa autoestima¢ Perda de interesse¢ Distúrbios no sono¢ Falta de apetite¢ Ansiedade¢ Fadiga¢ Sentimentos

de culpa¢ Falta de energia¢ Problemas de concentração¢ Apatia perante a vida¢ Irritabilidade¢ Quebra de rendimentono trabalho¢ Raciocínio mais lento

¢ Perda de memória¢ Pensamentos suicidas¢ Frustração¢ Desânimo¢ Angústia¢ Incapacidade de lidar com obstáculos¢ Cansaço

Compareça terça-feira, dia 3 de novembro às 10H, 15H ou 20H, no Templo Maior – Rua Dr. José Espírito Santo, nº 36 - Chelas (próximo da estação do Metro) ou no CdA mais próximo de si e procure um pastor ou

obreiro, levando consigo esta lista devidamente preenchida.

Para mais informações:

CdA mais próximo de si!