folha de portugal – edição 624

24
folhadeportugal.pt Siga-nos no facebook! Diretor: João Filipe TEMA CAPA... PáGS. 6/7 atualidade... PáG. 5 reportagem... PáG. 10 Bairros periféricos de Lisboa Cascais, capital da juventude São conhecidos como bairros de exclusão social, onde a miséria é atroz e os direitos humanos violados. Mas, por detrás das paredes, escondem-se histórias de vida. Depois de Braga em 2012, a vila de Cascais foi escolhida para ser a capital da juventude em 2018. Com a candidatura portuguesa concorriam outras 20 cidades europeias. EDIÇÃO Nº 624 Ano 12 6 a 12 dezembro 2015 Edição Nacional e Ilhas Jornal de distribuição gratuita 67.000 exemplares PUB Centro de Ajuda , defina hoje o que quer viver amanhã! CONFORMISTA OU UM INCONFORMADO? Os motivos que levam as pessoas a conformarem- -se com o que as rodeia, ainda que estejam descontentes, são vários. Será que devemos optar apenas por um dos comportamentos ou é possível tirar partido dos dois?

Upload: centro-de-ajuda

Post on 24-Jul-2016

229 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

CONFORMISTA OU UM INCONFORMADO? Os motivos que levam as pessoas a conformarem- -se com o que as rodeia, ainda que estejam descontentes, são vários. Será que devemos optar apenas por um dos comportamentos ou é possível tirar partido dos dois?

TRANSCRIPT

f o l h a d e p o r t u g a l . p t

Siga-nos no facebook!

Diretor: João Filipe

TEMA CAPA... págs. 6/7

atualidade... pág. 5

reportagem... pág. 10

Bairros periféricos de Lisboa

Cascais, capital da juventude

■ São conhecidos como bairros de exclusão social, onde a miséria é atroz e os direitos humanos violados. Mas, por detrás das paredes, escondem-se histórias de vida.

■ Depois de Braga em 2012, a vila de Cascais foi escolhida para ser a capital da juventude em 2018. Com a candidatura portuguesa concorriam outras 20 cidades europeias.

EDIÇÃO Nº 624 ❚ Ano 12 ❚ 6 a 12 dezembro 2015 ❚ Edição Nacional e Ilhas ❚ Jornal de distribuição gratuita ❚ 67.000 exemplares

PUB

Centro de Ajuda, defina hoje o que quer viver amanhã!

CONFORMISTA OU UM INCONFORMADO?■ Os motivos que levam as pessoas a conformarem- -se com o que as rodeia, ainda que estejam descontentes, são vários. Será que devemos optar apenas por um dos comportamentos ou é possível tirar partido dos dois?

DOMINGO  6 dezembro 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

Umrika- Em busca do El DoradoRealização: Prashant NairGénero: Drama Classificação: M12Estreia: 10 de dezembro

Um jovem habitante de uma aldeia, descobre que o irmão que to-dos supõem estar na Améria, está, na verdade, desaparecido. Para evitar que a mãe fique preocupada, passa a escrever cartas em nome do irmão, enquanto o procura.

Love the CoopersRealização: Jessie NelsonGénero: Comédia Classificação: M12Estreia: 10 de dezembro

Quatro gerações da família Cooper juntam-se para celebrar o Natal. Seguem-se uma série de visitas inesperadas e acontecimentos im-prováveis, que levam à redescoberta de laços familiares que trans-formarão a noite natalícia.

DifretRealização: Zeresenay MehariGénero: Suspense Classificação: M12Estreia: 10 de dezembro

Uma jovem de 14 anos, é vítima de tentativa de rapto, por um grupo de homens. Acaba por conseguir defender-se, mas dispara contra o seu prometido. Onde vive, na Etiópia, o rapto de jovens é comum para forçar o casamento.

da Semana

em foco « 2EDITORIALJOÃO FILIPE Diretor

Todos nós queremos ter uma vida bem sucedida, uma família boa, enfim ter uma vida boa.

Mas muitas pessoas não conseguem alcançá-la e por isso arranjam álibis para o seu fracasso, como: “nasci numa família desestruturada”, “não tenho estudos”, “nunca ninguém me deu uma oportunidade”... e tantas outras “desculpas” para não ter sucesso.

O que muitas pessoas não analisam são dois fatores que podem fazer a diferença, o conformismo e o inconformismo. No primeiro caso, a pessoa vive uma vida conformada com a sua situação, ou seja, habitua--se, aprende a viver com a situação que se depara diante dela. Desta forma, o tempo passa e o sucesso não chega.

Já a pessoa inconformada, tem outra atitude, não aceita as circunstâncias que se colocam na sua frente como se fossem fatalidades, nem aceita os álibis naturais, não se detém diante das barreiras que surgem... É a pessoa que está sempre à procura de um caminho para obter os resultados que quer para a sua vida.

Mas qual desta atitudes devemos ter? Sermos inconformados! Mas não basta sê-lo apenas nos momentos em que alguém nos motiva para tal. É necessário que estejamos sempre com esse espírito dentro de nós, sem nunca ter medo de errar, porque nos erros aprendemos muito mais do que nos acertos, pois percebemos qual o caminho a nunca seguir.

Todas as grandes conquistas da humanidade partiram de pessoas inconformadas, que não aceitaram os fracassos.

Está nas nossas mãos escolher ser conformados ou inconformados mas, devemos estar certos de que cada um colhe os frutos da sua escolha.

Ser inconformado

Tenha uma boa leitura!

OBJETIVA

CHOCALHOS PORTUGUESES: À semelhança do Cante Alentejano e do Fado, os chocalhos alentejanos conseguiram o título de Património Imaterial da Humanidade, atribuído pela UNESCO.

NUNO VEIGA/ LUSA

Diretor: João Filipe [email protected]: IurdRedação: Joana MarquesAssistentes de Redação: Cláudia Pereira e Cemiclay SantosPaginação: Eliane Rosa , Paulo Cabral e Tiago Lopes Correio do Leitor / [email protected]

A FOLHA DE PORTUGAL NÃO SE RESPONSABILIZA NEM PELAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS CARTAS DOS LEITORES,

POIS ELAS NÃO EMITEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL, NEM PELA AUTENTICIDADE DOS ANÚNCIOS PUBLICADOS

FOLHA DE PORTUGAL Título registado no ERC com o nº 125046 Propriedade: IURD Sede administrativa: Praceta Professor Francisco Gentil, nº 3 - Póvoa de Santo Adrião - Lisboa NIPC: 592001679 Periodicidade: Semanal Impressão: Rafik Comunicação e Imagem Unipessoal, Lda. - Sítio da Bemposta, nº 1, 1A e1B, Longo da Vila - Mafra Tiragem: 67.000 exemplares Depósito Legal: 322699/11 Distribuição: Gratuita Circulação: Portugal Continental e Ilhas

FOLHA DE PORTUGAL Av. Marechal Gomes da Costa n.º 21- D1800-255 Marvila - LisboaTel: 219 016 650

Todas as fotografias e imagens que não estão devidamente identificadas, reservam-se os direitos de autor.Todas as fotografias respeitantes aos Centros de Ajuda são da responsabilidade dos mesmos.

CINEMA 8º Ciclo de cinema israelita■O melhores acontecimentos, no último ano, no cinema israelita, foram selecionados para uma apresentação até 9 de dezembro, no Cinema City Alvalade.São vários os filmes que serão apresentados, entre eles: The Dove Flyer, um filme que marcou o ano de 2014 e está de volta, a exibição de Rabin, The Last Day. Para estrear em Portugal, Sabena Hijacking: My Version, Atomic Falafel, Day, Apples from the desert, Fire Birds e The Kind Words, são os sete filmes selecionados. Os filmes estarão em exibição, com várias sessões diárias, em dois géneros distintos, comédia e drama, sendo a entrada gratuita até ao limite de lugares.

SUGESTÕES∫

PUB

CULTURAISCULTURAIS

Vai ficar a trabalhar em casa e não sabe o que fazer para continuar com a mesma produtividade?

a sua carreira

5 dicas para conseguir trabalhar em casa

■O Sporttable Box foi criado por Gil Carpalhoso, professor de Educação Física em Leiria, que se deparou com a necessidade de encontrar uma solução para os seus alunos do 1.º ciclo quando chovia e não podiam ter aulas na rua.

“Quis criar um jogo que pudesse ser utilizado numa sala de aula. Começou por ser uma ferramenta de trabalho e depois

desenvolvi-o para poder ser usado numa componente comercial”, conta à Lusa Gil Carpalhoso.

O jogo desenrola-se num tabuleiro com peões, dados e cartas, que lançam desafios físicos à medida que se avança na partida. Saltar, andar ao pé-coxinho, malabarismos com a mão ou pontaria, são exemplos de tarefas que o jogador poderá ser chamado a realizar.

Jogo de tabuleiro e exercício físicoFusão entre jogos de tabuleiro e atividade física, quer obrigar as pessoas a saírem do sofá.

■Os empregos home office são cada vez mais comuns no mercado de trabalho, mas nem sempre é fácil manter o mesmo ânimo, empenho e produtividade. Conheça cinco dicas que deve seguir, caso comece a trabalhar em casa.

1 –Tenha um espaço reservado para o efeitoReserve um lugar para realizar o seu trabalho. Se vive com outras pessoas, faça com que o seu espaço não fique num lugar de passagem. Além disso, é importante que a sua mesa tenha tudo o que precisa para poder trabalhar sem ser interrompido ou sem ter que sair para procurar o que quer que seja.

2–Trabalhe em horários “normais”Muitas pessoas têm mais facilidade em trabalhar e produzir de madrugada, por exemplo. No entanto, o horário mais comum de trabalho é das 9 às 18h. Tente ficar acordado e ativo durante o horário de emprego da maior parte das outras pessoas, será mais fácil conseguir manter o ritmo.

3 – Tenha uma rotinaÉ importante que tenha uma rotina clara. Mesmo trabalhando em casa, terá sempre outras tarefas a realizar, e não pode deixar que elas atrapalhem a sua produtividade. Organize os seus horários para cada uma das suas tarefas.

4 –Tire pausasIndependentemente do seu local de trabalho, as pausas são importantes. Não trabalhe durante muito tempo seguido para conseguir acabar as suas tarefas mais rapidamente. Tal como no escritório, é fundamental descansar para depois voltar ainda mais produtivo. 5 – Não vista pijamasQuando estiver a trabalhar em casa, não permaneça de pijama o dia todo, caso contrário, vai sentir-se demasiado confortável e o seu cérebro pode achar que está de folga. A roupa pode fazer toda a diferença na sua predisposição para trabalhar.

3» sete dias

6/12/1865É abolida a escravatura, nos Estados Unidos, com a aprovação da 13ª Emenda à Constituição.

7/12/1941Ataque japonês a Pearl Harbor, a maior base naval norte-americana do Pacífico. Os EUA entram na II Guerra Mundial.

9/12/1854

Morre o escritor e político Almeida Garrett, fundador do Conservatório Nacional e do Teatro D. Maria II.

10/12/1996 Nelson Mandela promulga a nova Constituição da África do Sul, terminando com o Apartheid.

8/12/1932

Nasce o primeiro bebé na Alfredo da Costa, três dias depois da maior unidade do país ter aberto.

12/12/1976Realizam-se as primeiras eleições para as autarquias locais portuguesas após o 25 de Abril.

marcas dotempo

Momentos Históricos de...

11/12/1999Um avião da SATA despenha-se no Monte da Esperança, nos Açores, matando 35 pessoas.

DOMINGO  6 dezembro 2015

folhadeportugal.pt

■No arquipélago dos Açores as fa-mílias com dois filhos em ama, cre-che ou jardim-de-infância na região, passam a beneficiar de um desconto de 30% nas mensalidades.

■Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar são finalistas da Bola de Ouro de 2015, prémio que distingue o me-lhor futebolista do ano. O português volta a estar entre os três finalistas do prémio.

■A poluição do ar causou mais de 6.000 mortes prematuras em Por-tugal, em 2012, e no ano seguinte continuavam a registar-se algumas concentrações de poluentes acima dos limites.

■A Newshold vai despedir dois ter-ços dos trabalhadores dos jornais i e Sol. De acordo com o Expresso, os dois títulos poderão, a médio prazo, ser substituídos por um novo projeto.

Verso

Frente

Fonte: universia.pt

sete dias « DOMINGO  6 dezembro 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

■O Mycook Touch é o um robô de cozinha, que acaba de ser lançado para facilitar a suas experiências culinárias.Basta escolher a receita no telemóvel e enviá-la diretamente para o painel do robô. As receitas aparecem passo a passo no ecrã digital, sendo possível acompanhar o processo de confeção através do seu smartphone.O dispositivo tem também receitas

gratuitas no portal Mycook, escolhidas no smartphone, tablet ou computador, deixando assim os seus livros de receitas, ou receitas pagas à parte. Já se encontra disponível em Espanha, mas talvez não seja acessível a todos.A um preço mais acessível poderá também adquirir, o Chef Express no Pingo Doce, ou a Yammi, no Continente.

Robô de cozinha com ligação à Net

ESPAÇO DO CIDADÃOMYCOOK TOUCH TAURUS

PUB

Fonte: deco

aconteceu

O Cante Alentejano e o Fado como Património da HumanidadeO Cante Alentejano e o Fado comemoram aniversários como Património da Humanidade.

■O Fado comemora já o seu quarto aniversário, após a data da classificação como Património da Humanidade, enquanto o Cante Alentejano celebra o primeiro.

O canto coletivo, sem recurso a instrumentos, denominado Cante Alentejano, foi classificado a 27 de novembro de 2014 como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, graças a uma candidatura apresentada pela

câmara de Serpa e pela Entidade Regional de Turismo.

A classificação trouxe um reconhecimento do Cante à escala mundial e aumentou a responsabilidade na salvaguarda daquele bem.

Consequências culturaisNo setor económico, o Cante também veio trazer uma nova perspetiva, já que se transformou “num produto

turístico e numa mais-valia, que contribui para o reconhecimento e o desenvolvimento do Alentejo do ponto de vista do turismo”, explicou Paulo Lima, à Lusa.

Enquanto isso, o Fado, celebra o quarto aniversário da atribuição do mesmo título, sendo que, o Museu do Fado anunciou recentemente que, “muito em breve, estará disponível o Arquivo Digital de Fado, uma base de dados online”.

Dia da Declaração Universal dos Direitos HumanosO reconhecimento da dignidade constituí o fundamento da liberdade, da justiça e da paz, em todo o mundo.

■A revolta contra a tirania e a opressão, foi um dos principais motivos que levaram a criação deste dia, comemorado mundialmente, a 10 de dezembro, que permite aos povos das Nações Unidas proclamarem, de novo, a sua fé nos direitos humanos.

A dignidade, o valor da pessoa humana e a igualdade de direitos dos homens e das mulheres, passam a ser os principais marcos para a luta por um progresso social e a instauração de melhores condições de vida, compreendida numa liberdade mais ampla.

Comportamentos retificadosA Declaração Universal dos Direitos do Homem é um ideal comum a atingir por todos os povos e todas as nações, a fim de que todos se

esforcem pela educação e por desenvolver o respeito desses direitos e liberdade.

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”, diz o Art. nº1, da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

4

» atualidade 5●●● SOCIEDADE

GNR de Braga com menos criminalidade

Portugueses são os que mais vão às urgências

■A Unidade Territorial da GNR de Braga foi a que registou maior redução da criminalidade em 2014, com menos 3.588 crimes do que no ano anterior.Para estes resultados, o comandante daquele Comando Territorial, refere fatores como “a aposta na especialização, novas tecnologias, formação e uma nova visão estratégica que pretende transformar a GNR numa força de segurança próxima, humana e de confiança”.

■Mais de 70 em cada 100 portugueses foram admitidos entre 2001 e 2011 numa urgência hospitalar, fazendo de Portugal o país da OCDE com mais atendimentos nos serviços de urgência per capita, avança o jornal Público.A média da OCDE é de 31 atendimentos por 100 habitantes, e acima destes números es-tão Portugal (70), Espanha (57), Chile (57), Canadá (48), Grécia (45) e Estados Unidos (44).

Criminalidade Saúde

Robô de cozinha com ligação à Net

Cascais vai ser Capital Europeia da Juventude em 2018Depois de Braga em 2012, a vila de Cascais é o segundo concelho português a organizar a Capital Europeia da Juventude, prevendo-se vários eventos direcionados para os mais jovens.

■A vila de Cascais foi anunciada como Capital Europeia da Juventude 2018, sendo esta a segunda vez que um município português é escolhido para organizar o evento europeu, informou a autarquia.

Com a candidatura portuguesa concorriam outras 20 cidades europeias, como Manchester no Reino Unido, ou Perugia em Itália.

O município foi o primeiro a criar um Gabinete de Estágios Profissionais, tem atualmente 38 associações de jovens, a taxa de

desemprego jovem mais baixa do país, a menor percentagem de abandono escolar e cerca de 1.600 jovens voluntários que participam anualmente em iniciativas municipais.

“Cascais estava a concorrer com cidades fortíssimas. Nunca fomos a candidatura com mais recursos financeiros, tão pouco a mais próxima do centro da Europa onde tudo se decide”, salientou o presidente da autarquia, Carlos Carreiras, em comunicado enviado à agência Lusa.

Entre os argumentos do município estavam temas como o

desemprego jovem, a mobilidade, a educação e qualificação, o direito à família e à felicidade.

“Hoje os jovens carregam etiquetas por vezes pouco abonatórias. Contestámos isso. Olhámos para a história e vimos que, em todos os tempos, são os jovens a mola do progresso cívico, social e económico. É essa centralidade da juventude na vida coletiva que queremos recuperar”, acrescentou o autarca.

O que é?A Capital Europeia da Juventude é uma iniciativa do Fórum Europeu da Juventude e, no período de um ano, o município escolhido

pode mostrar a sua faceta jovem em diferentes iniciativas de âmbito cultural, social, político e económico destinadas aos jovens.

O objetivo é desenvolver um programa multifacetado que se torne numa herança para o futuro. A primeira Capital Europeia da Juventude foi Roterdão, na Holanda, em 2009, e a iniciativa já decorreu também em Turim em Itália, Antuérpia, na Bélgica e Braga em 2012.

A vereadora da Juventude na

câmara de Cascais, Catarina Marques Vieira, recebeu o título da organização e prometeu para 2018 “a melhor Capital Europeia da Juventude de sempre”.

Além do Fórum Europeu da Juventude, o júri é ainda composto por representantes do Parlamento Europeu, Conselho da Europa, International IDEA, Euractiv, Microsoft, Conselho das Autarquias e Regiões da União Europeia, a Assembleia das Regiões, Comité das Regiões e Universidade de Cagliari.

O objetivo é desenvolver um programa multifacetado que se torne numa herança para o futuro

¡Joana Marques [email protected]

2.270 toneladas de alimentos foram recolhidas du-rante a campanha realizada pelo Banco Alimen-tar com a ajuda de mais de 42.000 voluntários. A campanha decorreu em cerca de 2.000 su-perfícies comerciais e coincidiu com iguais operações organizadas pelos 264 Bancos Alimentares Contra a Fome em atividade por toda a Europa.

DOMINGO ¡ 6 dezembro 2015

folhadeportugal.pt

Marcas

DOMINGO  6 dezembro 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt tema capa « 6

É um conformista ou um inconformado?Os motivos que levam as pessoas a conformarem-se com o que as rodeia são vários. Será que devemos optar apenas por um dos comportamentos ou é possível aliar os dois?

O s i g n i f i c a d o d e conformismo prende-se com a tendência do

indivíduo se conformar com as circunstâncias que surgem na sua vida aceitando, muitas vezes sem se opor, situações indesejadas.

A pessoa conformista, aceita normas e valores já estabelecidos e não se incomoda em confrontar os outros. A necessidade de ser aceite num grupo e de interagir com outros é, na maioria das vezes, a causa por detrás do comportamento conformista.

Por exemplo, um grupo de amigos vai ao cinema. No final até pode não ter gostado do filme mas, se todos os outros tiverem uma opinião positiva do filme, é provável que fique em silêncio ou se sinta pressionado a concordar.

Nem sempre o conformismo deve ser encarado como algo depreciativo e, o facto de se conformar frequentemente com o que o rodeia, não significa que

seja conformista.Este comportamento permite--

nos aceitar e desfrutar do que ocorre na nossa vida, sem que estejamos sempre a questionar ou a lamentar o que não conseguimos mudar.

Por outro lado, o conformismo pode ser uma limitação na vida do indivíduo se, com frequência, este se resignar a tudo mesmo não estando satisfeito.

Liberte-se do conformismoO que marca a diferença e é fundamental, é a pessoa analisar o que a levou a ter um

comportamento conformista e, no caso de ter sido por medo, covardia ou acomodamento, então

sim deve preocupar-se. Nestes casos, o indivíduo anula-se a si mesmo, renuncia aos seus próprios

Superar o medo e a resignação é o grande passo para se libertar do conformismo

interesses e acaba por bloquear o seu caminho.

Depois de descobrir o que o leva a optar pelo conformismo, é essencial saber que é possível superá-lo.

Superar o medo e a resignação e admitir que existe a possibilidade de ter algo melhor na sua vida, é o grande passo para se libertar do conformismo.

Em alguns casos, este está tão enraizado, que vencê-lo é um verdadeiro desafio pessoal.

No caso das empresas, é um comportamento cada vez mais recorrente e verifica-se que existe

um problema comum a muitas delas: o espírito conformista dos colaboradores.

Com o passar dos anos, acomodam-se e tornam-se verdadeiros bonecos humanos, incapazes de inovar, de ter ideias ou de realizar de forma diferente uma tarefa, trazendo até sérios prejuízos ao desempenho da empresa.

O conformismo, se não for bem analisado, pode levar o indivíduo a submeter-se às opiniões, regras e normas dos outros, sem as questionar, o que pode gerar o atrofio de uma sociedade.

Joana Marques [email protected]

-o conformismo pode ser uma

limitação na vida do indivíduo se

este se resignar a tudo mesmo não

estando satisfeito com o rumo

desta

■ A o c o n t r á r i o d o conformismo, o inconformismo é, por um lado, a atitude de não seguir o que está estabelecido socialmente como regra para uma determinada situação e, por outro, não aceitar de forma passiva o modo de agir ou pensar das pessoas que o rodeiam.

À partida, o inconformismo é positivo e pode até ser socialmente vantajoso, pois leva à alteração de normas que tendem a ficar obsoletas, ao progresso e à inovação.

Contudo, é importante sublinhar que ser inconformista não significa ser um marginal ou desrespeitador, pois nesse caso estamos perante os efeitos negativos do inconformismo.

Os cuidados a ter com o inconformismoEsse é, de facto, o lado preocupante

deste tipo de comportamento. O inconformismo leva-nos a lutar por aquilo em que acreditamos mas, se acreditarmos em algo que é social ou até humanamente incorreto, essa luta passa a ser negativa e até prejudicial.

O caso de maior preocupação, surge associado ao inconformismo político, tomando como exemplo a política Nazi, perpetuada por Adolf Hitler. Considerado um inconformista, a luta pelas suas ideologias levou ao extermínio de milhares de pessoas.

Resumindo, o comportamento inconformista pode ser tido como um fator fundamental para o progresso da sociedade, pois incentiva a mudança, mas deve ser visto com algum cuidado para não se tornar num elemento de retrocesso no desenvolvimento, quer a nível social, quer político ou até cultural. j.m.

» tema capa 7DOMINGO  6 dezembro 2015

folhadeportugal.pt

COMO COMBATER O ESPÍRITO CONFORMISTA:

●Não deixe o medo exagerado impedir a sua trajetória de vida porque todos nós estamos expos-tos a riscos, desde o momento em que nos levantamos, diariamente, ao acordar.

●Não aceite a derrota antes de lutar e excluir todas as possibilida-des de conquistar a vitória.

●Não tenha medo de errar, porque cada erro cometido pode ser um degrau para a sua subida.

●Não viva ansiosamente pornada, porque tudo acontecerá no tempo oportuno.

●Seja sempre otimista em qualquer circunstância.

Fonte: rhportal.com.br

O inconformismo é certo ou errado?A tendência para não aceitar circunstâncias que nos são desfavoráveis é entendida como inconformismo. Mas este pode ser positivo ou negativo.

●●● ENCONTRO EMPRESARIAL

9» economia DOMINGO  6 dezembro 2015

folhadeportugal.pt

O que determina o sucesso ou o fracasso é a ATITUDE

■Numa altura em que várias empresas fecham portas, é fundamental saber como se distinguir dos outros para ser um empresário de sucesso.

Com o intuito de orientar os empresários para que consigam obter cada vez melhores resultados, bem como ajudar quem quer entrar no mundo dos negócios, foi criado o Encontro Empresarial, realizado semanalmente em vários pontos do

país, incluindo as ilhas.Recentemente, foram os

empresários do Algarve a receber a palestra dedicada a quem quer ter um negócio de sucesso, realizada pelo orador Manuel Teixeira.

A importância da atitudeA atitude é vista como uma forma de se posicionar e estar posicionado diante do seu negócio em particular e do mundo dos negócios no geral.

Qual tem sido a sua postura diante dos clientes, das negociações, dos

problemas inerentes à sua atividade ou perante a falha de algo? Assume o comando da situação ou esconde-se, e procura um culpado?

Muitos empresários ficam pelo caminho e nem sequer chegam a colocar em prática os seus projetos porque lhes falta atitude.

Sucesso ou fracassoA nossa atitude é o primeiro elemento que determinará se vamos ter sucesso ou fracasso e é fundamental saber qual é a atitude

correta perante uma determinada situação.

Quando um empresário é capaz de compreender que é a sua atitude que o define junto dos seus

colaboradores, fornecedores ou clientes, percebe finalmente o poder que tem em mãos.

Atitudes avessas à mudança ou inovação, levam a uma estagnação do negócio, enquanto que atitudes positivas e inovadoras ajudá- -lo-ão a desenvolver o potencial da sua empresa.

Ser vencedor no mundo dos negócios, não depende de ser dotado de uma inteligência excecional, de ter um QI muito elevado ou de ter muito talento mas, depende sobretudo de saber ter atitude e de saber usá-la, pois a falta desta atitude leva à frustração.

Para ser um empresário de sucesso é necessário investimento, criatividade e conhecimento mas, acima de tudo, é fundamental ter atitude e saber como a utilizar.

■O evento contou com a presença de empresários de vários setores da economia e o tema desenvolvido incidiu sobre a Ideia, pois ela é a base para um desenvolvimento

económico sustentável.Durante o Encontro, os

empresários tiveram a oportunidade de partilhar algumas ideias que tiveram e que ajudaram no

desenvolvimento dos seus negócios.Rentabilizar o tempo, menos

esforço físico e uma maior economia, foram alguns dos exemplos de ideias dadas como a de José Manuel, proprietário de um terreno, que desenvolveu e adaptou num trator, uma pá que ajuda na colheita das uvas, que faz em menos tempo o

trabalho de seis homens.Arminda foi uma das participantes,

que à saída do Encontro comentou que já ia com novas ideias para desenvolver imediatamente. Durante o Encontro Empresarial, muitos puderam esclarecer dúvidas e compartilhar experiências.

Se é empresário e vive na Suíça,

pode-se inscrever para participar do próximo evento através do email [email protected].

Além da Suíça, o Encontro Empresarial chegou também à Ucrânia, reunindo vários empresários que querem saber como começar ou melhorar o seu negócio. j.m.

Encontro Empresarial além fronteirasDecorreu no passado dia 22 de novembro, o primeiro Encontro Empresarial na Suíça.

Joana Marques [email protected]

A falta de atitude leva à frustacao, por isso seja ativo

PUB

DOMINGO  6 dezembro 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt 10 reportagem « pelo mundo

BOMBA EXPLODE PERTO DO METRO DE ISTAMBUL

❚Uma bomba artesanal poderá estar na origem de uma explosão que atingiu uma zona perto de uma estação do metro de Istambul.Fontes próximas dos serviços de segurança, afirmaram que a explosão foi provocada por um engenho escondido num tubo, e colocado junto a um viaduto de passagem para a estação de metro de Bayrampasa. A 10 de outubro, a Turquia sofreu um atentado que matou 103 pessoas.

REINO UNIDO QUER BOMBARDEAR ESTADO ISLÂMICO

❚Na Câmara dos Comuns, Cameron reconheceu a complexidade da situação síria, mas insistiu que o Reino Unido enfrenta uma ameaça que se relaciona com a segurança nacional provocada pelo crescimento da organização extremista.O envolvimento da Royal Air Force nos bombardeamentos tem sido contestado pelo líder do Partido Trabalhista.

FORMAÇÃO EM EMPREENDEDORIS- -MO EM CABO VERDE ❚Cerca de 4.500 alunos do ensino secundário de Cabo Verde estão a receber formação em empreendedorismo, ao abrigo de um programa lançado há um ano e cofinanciado pela cooperação portuguesa em cerca de 400 mil euros.O Programa , envolve alunos dos 9.º, 10.º e 12.º anos do ensino geral e técnico. No ano letivo 2014-15, as aulas de empreendedorismo foram ministradas em 12 escolas.

5 MIL ME POR CRIME AMBIENTAL NO BRASIL

❚O Brasil processou a Samarco, empresa controlada por duas multinacionais, em 5 mil milhões de euros, pela destruição de 80 km2 de terra e todo um rio, noticia a Visão.A lama tóxica das barragens operadas pela empresa, percorreu todo o caudal do rio Doce, com mais de 600 km, e chegou ao mar. Só agora o governo brasileiro decidiu instaurar um processo.

Bairros periféricos em Lisboa: uma outra visãoSão conhecidos como bairros de exclusão social, onde a miséria é atroz e os direitos humanos violados. Mas, por detrás das paredes, existem histórias de vida que escondem a miséria espiritual.

■A vida das pessoas que ali moram não mudam de todo. Os novos bairros sociais, constituídos por casas camarárias, retiram--nas de locais precários e sem condições de higiene, mas não deixam de passar dificuldades, de procurar apoios sociais ou de não encontrarem um emprego que sustente a sua família.

São vários os casos de violência doméstica, tráfico de droga ou roubo, que caracterizam os bairros periféricos, tendo como justificação destas atitudes, a falta de condições financeiras e a frustração pessoal.

Ficam localizados em zonas periféricas de Lisboa ou mais isoladas em relação à restante sociedade, o que leva à segregação social, que consequentemente poderá impedir o crescimento pessoal do ser humano, como cidadão.

A visão das autoridades Fernando Correia, agente da PSP

em Chelas, esclarece-nos que nos bairros periféricos que fazem parte da Freguesia de Marvila, normalmente é chamado para ocorrências, como casos de violência doméstica, furtos, situações de burla ou indivíduos sem carta de condução.

Conta que em situações de

violência doméstica, nem sempre é fácil convencer as mulheres vítimas a denunciarem os seus agressores e, por vezes, são os vizinhos que chamam a polícia.

“As situações de miséria são várias, desemprego, e outras situações que levam muitos a consumirem excessivamente bebidas alcoólicas, causando alguns distúrbios. Somos muitas vezes chamados para manter a ordem, acabar com diversos conflitos em bares e até mesmo em habitações”, salienta Fernando Correia.

Situações que fazem histórias de vidaNo bairro da Quinta do Mocho, em Sacavém, as situações de tiroteios com o intuito de vingança, fizeram parte da história do mesmo e as rixas entre gangues deixaram marcas nas ruas e nas famílias.

Cátia Tavares, 25 anos, viúva e mãe, não pode usufruir muito tempo da sua família. Depois de ser mãe, o seu marido foi assassinado, por um tiro que não era para ele. Um carro preto passava pelas ruas do bairro, a alta velocidade, e alguém disparava pela janela sem parar. “Há quem diga que não teve nem tempo para respirar”, salienta Cátia.

Passou a viver numa barraca, onde nem sempre havia luz, a água passou a ser escassa e a impossibilidade de trabalhar, devido à idade do filho, tornaram as condições mais complicadas.

A verdade está diante dos nossos olhos, as condições são adversas e as periferias são abandonadas pelas minorias que concentram poder e riqueza.

As rixas entre gangues deixaram marcas nas ruas e nas famílias

Redação

A SUA DOENÇA NÃO TEM CURA?

Este é o diagnóstico que milhares de pessoas recebem, e muitas até aprendema conviver com a doença. Mas não tem de

ser assim!

A art r i te reumatoide afeta mais de se is mi lhões de pessoas em todo o mundo.

Um dos s intomas mais comuns é a in f lamação das art icu lações, doença

para a qual d izem ainda nãoexist i r cura.

A osteoporose é uma doença que at inge mais de 800 mi l portugueses.

Esta doença é responsável por 40 mi l f raturas ósseas por ano em Portugal e, em todo o mundo, uma em cada

t rês mulheres sofre uma f ratura.

O QUE POSSO FAZER?

A Medicina pouco ou nada me tem ajudado, então, onde posso

receber a ajuda de que tanto necessito?

TERÇA-FEIRA8 DE DEZEMBRO

ÀS 10H, 15H* E ÀS 18H*ESPECIALMENTE AS 15H

Venha buscar a sua cura na Tarde dos Milagres e receba o lenço

humedecido nas águas do Rio Jordão

TEMPLO MAIOR - LISBOA:Rua Dr. José Espírito Santo, 36, Chelas (próximo do metro)

CENÁCULO DO ESPÍRITO SANTO - PORTO:Rua Egas Moniz, 485 (em frente ao Quartel Militar da Constituição)

E NO CENTRO DE AJUDA MAIS PRÓXIMO

Para mais informações:

■Nem todas as pessoas sofrem do mesmo e numa caminhada com amigos, por exemplo, perante um ataque de mosquitos, apenas alguns são mordidos. Mas por que razão isso acontece?

Estudos afirmam que os mosquitos são mais atraídos pelo sangue tipo O, o que não quer dizer que se o seu tipo for A ou B não possa ser picado.

O tipo de sangue pode ser uma das razões, porém, temos a alimentação como uma das principais explicações para a preferência dos mosquitos entre umas pessoas e outras.

Este tipo de insetos preferem pessoas com a pele rica em sacarídeos, ou seja, hidratos de carbono de sabor doce.

Os sacarídeos só exercem esta atração por alimentarem outros animais que atraem os mosquitos.

Existem alimentos ricos em sacarídeos e hidratos de carbono,

que poderá evitar para combater o ataque dos mosquitos.

Alimentos que atraem os mosquitos�CervejaUma cerveja pode aumentar consideravelmente a probabilidade de ser picado. O que torna tudo pior, é que o álcool é a única substância que ameniza a irritação de uma picada.�Alimentos ricos em potássio O potássio, ao ser ingerido excessivamente, causa o aumento de secreção de ácido láctico no organismo, tornando assim o

sangue mais atraente aos mosquitos, que gostam muito deste ácido.�DocesOs mosquitos escolhem aromas e são especialmente atraídos por aromas doces, o que significa que eles não pousarão apenas nos doces, como também quererão o seu sangue que, por uma ingestão elevada de doces, também será

mais doce.�Vegetais em conservaPepinos, cenouras em conserva e outro tipo de condimentos azedos são um prato cheio para os mosquitos. Estes alimentos não produzem ácido láctico no nosso organismo, mas estão simplesmente cheios destas substâncias.

Como evitar as picadas de mosquitoAo comer mais alimentos ricos em vitamina B1, poderá evitar as picadas de mosquito, pois estes ajudam a melhorar o metabolismo dos hidratos de carbono.

As sementes de girassol, flocos de aveia, levedura de cerveja em pó, gérmen de trigo ou a castanha, podem ser alimentos que, quando consumidos na quantidade adequada, poderão ajudar a evitar o ataque de mosquitos.

O manjericão, com o seu cheiro forte, ao ser plantado ou colocado no local certo em sua casa, também poderá espantar os mosquitos.

Procure evitar ou reduzir os alimentos em excesso que tem consumido e que atraem os mosquitos, deixe os vegetais em conserva e escolha os alimentos saudáveis.

bem-estar « 12

SANDWICH DE CAMARÃO,

MANGA E CEBOLINHO

SEMANARECEITA DA

Preparação:Numa tigela misture o iogurte com a manga, cebolinho e chut-ney. Prove e tempere a gosto com sal e pimenta. Barre cada fatia com o molho de manga e cubra com folhas de rúcula.

Ingredientes: � 1 chávena de iogurte grego natural � 1 manga madura mas firme, cortada aos cubos� 2 c. de sopa de cebolinho picado� 1 c. de sopa de chuntney de manga� 16 camarões grandes cozidos e descascados� 8 fatias de pão rústico� 1 mão de rúcula

PUB

Alimentos ricos em vitamina B1, poderão evitar as picadas de mosquito

Sabe porque é que os mosquitos o picam?

DOMINGO  6 dezembro 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

Os mosquitos não são o tipo de insetos mais agradáveis, seja pelo seu zumbido incómodo, seja pela picada, que deixa marca e dá uma terrível comichão.

Redação

FolhaSuplemento jornal Folha de Portugal ■ Domingo, 6 dezembro 2015

QUAL É A SUA REVOLTA?

2i

Realização

A ação de Realização, leva o seu agentea realizar, ou seja, efetuar, tornar real e efetivo algo, ou uma idealização pessoal.Mas o verbo RealizaR também implica um cumprimento das obrigações, o que faz de si o principal responsável pela sua atitude e o seu futuro.

a Revolta realiza a sua ação, não espeRe mais!

Revolta

a Revolta pode ser definida como uma rebelião contra uma autoridade, um sentimento de reprovação ou uma grande perturbação moral.Todas estas definições irão depender do cenário de guerra em que o indivíduo se encontra, que o obrigará a adaptar a sua Revolta. Mas, no fim de tudo, o agente da Revolta será sempre o revoltado, que revoluciona, ou causa conflito.

“Não via os frutos do meu trabalho”■“Era uma pessoa que explodia por tudo e por nada. Trabalhava muito e não via frutos do meu trabalho, e mesmo sendo licenciado em engenharia não trabalhava na área. Na saúde, tinha que ser operado a um joelho pois tinha dores insuportáveis.Não tinha vida sentimental. Queria ser alguém que não era e queria que as outras pessoas fossem como eu, o que fazia com que todos os meus relacionamentos fracassassem. Cheguei a estar casado mas divorciei-me.”

O Sacrifício“Cheguei ao Centro de Ajuda e não acreditava no poder do Sacrifício, não fazia sentido para mim. Uns meses depois, mudei completamente de opinião e decidi participar na Fogueira Santa. Dei o meu tudo no Altar e recebi o Espírito Santo, que mudou completamente a minha vida! Transformou-me interiormente e transformou a minha vida sentimental pois hoje sou casado com uma mulher de Deus. Além disso tenho saúde, e nem precisei de ser operado. A vida financeira está estável, e nunca pensei que a minha vida se transformasse tanto!”

Hugo, Aveiro

“tiNha uma paralisia”■“Tinha uma paralisia e a minha mãe, tentou ajudar-me levando-me a uma bruxa. Contudo, as coisas só pioraram. A vida financeira ficou um caos, perdi todos os clientes e não conseguia trabalho. Vivia do subsídio de desemprego, com contas para pagar e dois filhos para sustentar. Era uma vida miserável. Sofria também com fortes dores de cabeça.”

Alcançar a realização“Cheguei ao Centro de Ajuda, disposta a ver Deus agir na minha vida. Fui orientada e lancei-me na Fogueira Santa com o meu tudo, ficando na completa dependência de Deus.A partir daí as coisas começaram a mudar. Rapidamente surgiu uma oportunidade de abrir a minha loja, e Deus deu-me sabedoria, abriu a minha visão e hoje estou a prosperar! Tenho muitos clientes no meu salão de cabeleireiro, os meus filhos estão bem e temos harmonia familiar. Deixei de ter dores de cabeça ou qualquer problema de saúde. Hoje sou uma pessoa feliz e com paz!”

MAriA Alice, PAredes

DOMINGO ■ 6 dezembro 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

3i

centro de ajuda . Reflexão

Atitude Sacrificial

bispo Edir Macedo

Muitos questionam-se sobre o que fazer para conseguirem resolver

os problemas que surgem nas suas vidas. Para os resolver contamos com a Fé ativa, corajosa, praticada. Praticada como? Tendo uma ati-tude de Fé.

Jesus disse ao cego depois de untar a sua vista com lodo “vai e lava-te lá no tanque de Siloé”, ou seja, o cego teve que ir a um local íngreme e de difícil acesso para se poder lavar, mas obedeceu e teve uma atitude Sacrificial.

Porque é que Jesus não o curou naquele momento? Não seria mais fácil? Assim nós pensamos. Quere-

mos o caminho mais fácil, andar no meio de facilidades.

O cego não tinha Fé para ser curado naquele momento e Jesus queria que ele aprendesse a usar a Fé, para que pudesse cuidar da sua própria vida a saber como deveria agir a sua Fé.

É isso também que Deus tem feito connosco. Não é que não queira dar, mas espera que venha-mos a aprender com as nossas ati-tudes de Fé. Quando tomamos ati-tudes de Fé, estamos a manifestar a nossa Fé, a nossa crença, o que vai trazer os benefícios.

Porém, se não queremos sacrifi-car, se queremos facilidades, então não vamos receber, nunca.

A Fé exige Sacrifício e quando recusamos e resistimos ao mesmo, então aí a Fé não funciona.

A nossa Fé é a chama e não po-demos deixar que se apague. Mas, para evitar isso, temos que sacrifi-car, que estar vigilantes 24 horas por dia, e a exercitar a Fé continu-amente, para que esta possa, então, trazer a Luz e os benefícios.

O apóstolo Tiago, diz que a Fé sem obras, sem atitude, é como um corpo sem espírito, é morta. Muitas pessoas têm essa fé morta, que não funciona. Alegam crer em Deus, mas a sua Fé está adorme-cida e não funciona, atribuem os seus fracassos ao seu destino ou aos seus pecados.

Pois saiba que não tem nada a ver com isso. Quando manifesta a

Fé prática, o pecado desaparece e torna-se merecedor. É preciso ter consciência disso para que a sua Fé não seja morta e não venha a ser um fracassado.

Porque é que existe a Fogueira Santa duas vezes por ano? Porque estamos a ativar a nossa Fé ao ex-tremo, levando-a ao limite. Há uma convicção e os resultados são vi-síveis.

Colocamos toda a nossa força e tudo o que nós temos, somos e pretendemos ser no Altar, porque há uma Fé latente que faz com que sacrifiquemos sem medo e sem dúvida.

As pessoas que não sacrificam são fracassadas porque têm uma fé emotiva, tradicional, que não funciona e não traz qualquer bene-fício. Cuide da sua Fé pois só assim terá vida e a sua vida depende da sua Fé prática.

Cuide da sua Fé pois só assim terá vida

❚ realizar casamentos❚ realizar batizados (adultos)❚ dar aconselhamento matrimonial❚ aconselhar e acompanhar indivíduos toxicodependentes❚ aconselhamento pastoral❚ participar na Santa Ceia❚ realização da unção com óleo❚ visitas ao domicílio❚ visitas a doentes no hospital❚ visitas a presidiários❚ distribuição de cestas básicas às famílias carenciadas❚ distribuição de bens (roupas, mobílias, eletrodomésticos, etc.) a pessoas carenciadas❚ acolher o Instituto Português do Sangue nas suas instalações para a doação de sangue❚ ajudar a manter o Lar de Idosos Universal❚ apresentação de crianças (não batiza crianças, somente adultos)❚ participar no Grupo de Jovens "Força Jovem"❚ a realização de orações❚ a entrada nas igrejas e participação nos cultos❚ participação em Concentrações, em locais como: Coliseu dos Recreios, Pavilhão Rosa Mota, estádios, Pavilhão Atlântico, etc.❚ ajudar a manter a Sociedade “Pestallozi” (presta assistência aos portadores da síndrome de Down)❚ manter a Fazenda Nova Canaã❚ a realização de cursos informáticos❚ aconselhar e apoiar na escolha de uma carreira profissional❚ atendimento telefónico pela linha amigo 24 horas❚ apoio a mulheres vítimas de abusos❚ apoio e aconselhamento a indivíduos dependentes alcoólicos❚ visitas a lares de terceira idade❚ dar alimento aos sem-abrigo❚ apoio em catástrofes❚ a realização de atividades lúdicas e desportivas com os jovens❚ aconselhamento e campanhas na prevenção do HIV❚ transporte de pessoas com dificuldades de locomoção❚ estacionamento no parque da Igreja❚ estudos Bíblicos realizados❚ entrada e participação no maior Congresso Financeiro do País❚ realização de funerais❚ distribuição do Óleo Santo de Israel❚ cursos de Teologia (IBURD)❚ milagres que acontecem em todos os Centros de Ajuda espalhados pelo Mundo.

Só ensina às pessoas a VERDADE. O dízimo, como também as ofertas, são mandamentos bíblicos.

O CENTRO DE AJUDA NÃO COBRA PARA D

DEFINA HOJE O QUE QUER VIVER AMANHÃ!

bispomacedo.com.br/blog youtube.com/obispomacedo twitter.com/BispoMacedo facebook.com/BispoMacedoAcessos oficiais

23H às

diar iamenteBp. Macedo

LISBOA 107.7 FM

PORTO 95.5 FM

COIMBRA 92.6 FM

COIMBRA 98.7 FM e 107.8 FM

AÇORES 91.1, 91.0 e 94.0 FM

ÉVORA 90.4 e 95.5 FM

FUNCHAL 100.0 FM

LEIRIA 101.3 FM

PORTIMÃO 91.8 - 92.4 - 93.7 FM

¢e também na , pelas 14H (hora de Lisboa)

4iDOMINGO ■ 6 dezembro 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Visita Missionária

ALTAR – Lugar alto de SacrifícioA reunião de domingo, no Centro de Ajuda, tem como principal objetivo a transformação de pessoas. Não poderá ter uma família realizada se a sua vida e a dos seus familiares for frustrada.

A o participar numa reunião, o Altar é o local mais alto do salão, mas não por uma

questão de estética, ou de melhor localização. “O Altar é um lugar alto, um local de Sacrifício, é nele que se deposita toda a vida e se encontra a resposta”, explicou o bispo Edir Macedo, que realizou a reunião do passado domingo, no Templo Maior, em Lisboa.

O Altar representa Deus, é onde as pessoas têm a oportunidade de resolver os seus problemas, sejam eles simples ou mais complicados. Qualquer que seja o seu problema, o Altar é o local onde se encontra com Deus.

Ele deu-nos o Altar, o local do Sacrifício, e com o Altar deu-nos

a Fé para conseguir sacrificar. Mas resolver os problemas e colocar a Fé em prática, depende de cada pessoa, pois cada um faz a sua parte, cada um sacrifica por si próprio.

Do Altar vêm as experiências com DeusTodas as vezes, que os homens da Fé tiveram uma experiência com Deus, ela surgiu da atitude de edi-

ficar um altar e sobre ele apresentar o Sacrifício.

A título de exemplo de experiên-cia com Deus, que provem do Altar, temos o cego, a quem foi Jesus que

despertou a sua Fé mas não foi a ati-tude d’Ele que o curou.

“Dito isso, cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, apli-cou-o aos olhos do cego, dizendo--lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele foi, lavou-se e voltou vendo” (João 9.6-7).

“Jesus despertou a Fé do homem cego, mas quem o curou não foi a atitude de Jesus, mas sim a sua própria Fé, pois ele teve de ir até ao tanque e lavar-se e só depois de o fazer, voltou a ver. O mesmo acontece connosco, todos nós temos essa Fé, mas nem todos temos a co-ragem de subir no Altar e sacrificar, porque nem todos estamos desespe-rados”, esclareceu o orador.

O local de entrega totalMuitos pensam em acabar com a

¡Redação

5i

centro de ajuda . . Visita Missionária DOMINGO ■ 6 dezembro 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

Bispo Júlio Freitas Por seu servo em Cristo,

N ão é um mar de rosas... na verdade, implica tomar a consciência racional do

próprio estado e querer revertê-lo, doa a quem doer.

“Respondeu-lhe Gideão: Ai Senhor meu! Se o Senhor é connosco, por que nos sobreveio tudo isto?” (Juízes 6.13).

Esta exclamação de Gideão, vai diretamente aos ouvidos dos que comparam a sua vida com as Promessas e Feitos Maravilhosos do Deus-Vivo. Mas, repare que a primeira expressão de Gideão foi de dor, angústia e aflição, foi um profundo e revoltoso: “AI...!!!”

Gideão conhecia bem as Maravilhas que Deus fizera no passado, mas, ao mesmo tempo, vivia uma vida extremamente humilhante e miserável. E a forma como Deus o abordou e falou com ele por meio do Seu Anjo, só indica duas coisas:

Deus não fica sensibilizado apenas por saber que conhecemos as Suas Promessas e Maravilhas do passado;

Ele também não fica sensibilizado com a nossa situação de miséria, dor, opressão e humilhação.

O QUE TOCA O DEUS-VIVO, É A NOSSA FÉ REVOLTOSA EM AÇÃO!

“E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito?”

E foi assim, logo a seguir ao seu “AI!!!”, que Gideão começou por questionar a sua condição presente e, enquanto ele expressava a sua Fé--Revoltosa, Deus, por meio do Seu Anjo, o encarava, porém, quando ele saiu da Fé-Revoltosa e entrou na fé-religiosa, começando a falar do passado e da história do seu povo, o Anjo do Senhor deu-lhe as costas, não por desprezo, mas porque não era momento para falar do passado e sim AGIR! Pois o Senhor, por meio

do Seu Anjo, fez uma declaração no presente: “... É contigo...!” Não Falou nada sobre o passado.

“Porém, agora, o Senhor nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas.”

Observe atentamente o perigo que existe em sair da Fé-Revoltosa e entrar na fé-religiosa, pois, quando o fazemos, acabamos por culpar a Deus pelas nossas desgraças e infortúnios, a exemplo de Gideão, que quando saiu da Fé-Revoltosa, afirmou que Deus os havia desamparado, quando, na verdade, tinham sido eles a desamparar ao Senhor.

“Então Se VIROU o Senhor para ele e disse: Vai nessa tua

força e livra Israel da mão dos midianitas...” (Juízes 6.14).

Na realidade, D e u s , n a Sua inf inita Mi ser icórdia , Pac iênc ia e

Justiça, ficou de costas para este “blá-blá-blá”, desabafos religiosos de Gideão, mas, quando ele atribuiu as suas desgraças a Ele, Deus virou-se numa atitude de: “Isso não! Pare de atribuir as suas desgraças a Mim!!!” e deu a Gideão e a todos os sinceros, mais uma Oportunidade – pois, logo em seguida, Deus lhe deu a Ordem de: “VAI e LIVRA!” “... porventura, não te enviei Eu?”

Quando Deus nos envia para o Altar – Sacrifício Voluntário – fá-lo, porque não há livramento, solução, superação, resposta ou Milagre, se não Sacrificarmos com a Fé-Revoltosa.

Por isso, deixou claro que, quem nos envia, não é o nosso eu, a nossa necessidade ou os outros, e sim Deus, por meio da Fé-Revoltosa!

Está revoltado com a sua situação física, sentimental, familiar, económica, profissional, espiritual, ministerial??

Então, pare de exclamar ‘ai’, e use a sua Fé-Revoltosa, participando nesta Fogueira Santa de Israel!

Atenda ao “vai!” e sairá do “ai”!

se algo está mal......mantenha-se bem!

bispojulio.com

Aceda ao blogue do bispo Júlio Freitas e esclareça TODAS AS SUAS QUESTÕES!

.com

PUB

sua vida quando se deparam com um panorama de vida desesperante, mas “antes de tomar a iniciativa de se matar, entregue a sua vida no Altar de Deus, nas mãos de Deus e aguarde a resposta. Será o seu tudo, pelo tudo de Deus”, sublinhou o bispo Macedo.

Deus quer a sua vida, mas a en-trega é voluntária e completamente individual, pois foi Ele que trouxe a vida, e Ele quer que a sua vida glori-fique o Seu nome.

O Sacrífico total não depende da quantidade do que entrega para Deus, mas sim do que essa entrega simboliza para si.

“Se a sua vida se resume a uma banana, então este é o seu Sacrifício, pois é o mais importante para si”, explica o orador.

Mas para que seja completo, sem defeitos, tal como o Sacrifício exi-gido antigamente, é necessário apa-

gar e esquecer o passado, olhando para a frente, pois o passado, se-gundo o orador, neutraliza a Fé.

Não há livramento, solução, superação, resposta ou Milagre, se não Sacrificarmos com a Fé-Revoltosa

6i

DOMINGO ■ 6 dezembro 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Bela Juventude

¡Joana Marques [email protected]

De idoso para idoso, uma visita cheia de animaçãoO projeto Bela Juventude realiza, todos os meses, um encontro com os idosos de todo o país. Em novembro, os voluntários deslocaram-se ao Lar Universal.

P ortuga l é um país envelhecido, e grande parte dos nossos idosos,

por diversos motivos, enfrentam depressões, solidão e sentem-se desanimados.

O projeto Bela Juventude, é um projeto de âmbito social do Centro de Ajuda, e tem feito um trabalho admirável junto dos idosos, quer a nível nacional como também internacional.

Todos os encontros se revelam muito proveitosos para os participantes, que acabam por desfrutar de tempo de qualidade. O objetivo é ajudar aqueles que se encontram com a autoestima em baixo a aprender a valorizarem-se, tornando-se pessoas positivas e determinadas.

Os voluntários, através de diversas atividades e de palavras de conforto e ânimo, mostram aos idosos que é possível terem dias melhores e uma vida com mais qualidade,

independentemente da idade.

Visita ao Lar UniversalRecentemente, os voluntários do projeto Bela Juventude do Centro de Ajuda do Império, visitaram o Lar Universal. Cerca de 39 voluntários deslocaram-se felizes por visitarem

este Lar, levando com eles o que de melhor podem oferecer: DAR.

Além dos presentes físicos que incluíam um kit de higiene e um ramo de flores, preparados pelos voluntários do projeto, estes levaram também uma mensagem que transmitiu ânimo e força aos

residentes do Lar Universal.O palhaço do projeto Bela Juven-

tude foi uma figura muito solicitada por todos os idosos e também ajudou à festa, acompanhado da figura da idosa “Ifigénia” que também deliciou os utentes do Lar.

No final da visita, era notória a

alegria estampada tanto no rosto dos idosos como dos voluntários. “Brincámos com eles, cantámos, dançámos, e oferecemos aos residentes do Lar Universal uma tarde diferente. Eles adoraram e agradeceram muito”, refere uma das voluntárias.

O projeto Bela Juventude tem feito um trabalho admirável junto dos idosos

❙ Tanto os utentes do Lar Universal como os voluntários do projeto Bela Juventude, desfrutaram de uma tarde animada e feliz

7i

centro de ajuda . Terapia do AmorDOMINGO ■ 6 dezembro 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

Noite da Reconstrução – A 15ª verdade sobre o Amor

E ncontrar a pessoa que ama e construir uma relação é algo simples para a

maioria das pessoas, mas manter a chama acesa do relacionamento é mais complicado e exige esforço e renúncia.

Ao longo de uma relação, vão sempre surgir problemas, obstáculos, dificuldades, acomodação, rotina e discussões, e tudo isso pode acabar por destruir um lar que antes era feliz.

Muitos desistem e seguem em frente para outro relacionamento, e outro a seguir a esse, e depois outro.... e assim sucessivamente. O que fica são apenas ruínas de um amor que antes era feliz e que ficou totalmente destruído.

Mas acredite que, na maioria dos casos, o caminho a seguir é o da Reconstrução!

Casamento de três elementos“O verdadeiro Amor, envolve Corpo, Alma e Espírito. Deus exige de nós amor total e, por isso, o amor entre duas pessoas também tem que envolver essas três áreas. O problema de muitas pessoas, é que a escolha do seu parceiro não envolve o amor total. Tem que haver um casamento dos três elementos, do Corpo, da Alma e do Espírito. Onde é que muitas vezes as pessoas erram? Justamente porque antes de fazer a sua escolha, não existe esse cuidado”, explicou o orador Rui Bacala, responsável pela palestra da Terapia do Amor, no Templo Maior, em Lisboa.

No que respeita ao Corpo, tem que haver uma atração física, gostar do aspeto físico da outra pessoa, caso contrário, no futuro irá, naturalmente, olhar para outras pessoas. “Não significa que a sua escolha seja baseada unicamente no corpo, pois este, com o passar do tempo também muda, mas é

importante”, referiu.Depois, tem que casar com a

Alma, ou seja, gostar da companhia da pessoa, da conversa, perceber se a outra pessoa é carinhosa, se há cumplicidade... “Daí a importância do namoro, que é um período de avaliação que permite conhecermos o outro, para depois decidirmos se é com aquela pessoa que queremos passar o resto dos nossos dias”, acrescentou.

Há uma outra área que também tem que casar, o Espírito. “Tem que existir o mesmo Espírito, a mesma Fé, os mesmos objetivos e isso é uma condição fundamental. Estes três ingredientes são fundamentais para existir um casamento sólido e feliz”, sublinhou o orador.

Vida sentimental realizadaDurante a palestra, foram ainda transmitidas algumas dicas para que solteiros e casados possam ter uma vida sentimental realizada.

“No caso dos solteiros, devem-se alinhar com a pessoa que tem ao seu lado, para perceber se existe compatibilidade, não se deixando levar pelo sentimento. Esse é o segredo se quer ser feliz e realizado.

Quanto àqueles que já são casados, muitas esposas ou maridos sentem-se usados pois em muitos casos, não existe amor e só a parte física interessa. Para um relacionamento feliz, tem que haver a entrega total nas três áreas, não descuidando de nenhuma, descobrir qual é a parte que está ‘deficiente’ e trabalhar nela”, concluiu o pastor Rui Bacala.

Corpo, Alma e Espírito, são os três elementos fundamentais de uma relação feliz

¡Joana Marques [email protected]

Não perca a oportunidade de ser um patrocinador!

PUB

No passado dia 26 de novembro, centenas de pessoas tiveram o privilégio de participar na Gala da Terapia do Amor, dedicada à reconstrução da vida sentimental.

DOMINGO ■ 6 dezembro 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Força Jovem Europa

8i

Mudar a Mente é um imperativoNos dias que correm muitas pessoas reclamam que os jovens estão a perder os valores básicos de civismo. O que é certo parece ultrapassado, o que é errado parece normal.

O Força Jovem Europa (FJE) desenvolve um trabalho de apoio aos

jovens, realizado tanto em Portugal Continental e ilhas, como também por toda a Europa, com a finalidade de permitir que os jovens possam começar a estruturar a sua vida num rumo diferente ao que parece ser norma nos dias atuais.

O FJE realizou em vários lugares, o evento Muda a Tua Mente (MTM), com a intenção de mostrar a todos os jovens que existem muitas formas sadias de viver a vida de um modo digno.

São MiguelOs jovens desta ilha do arquipélago dos Açores, puderem participar de um evento que tem permitido a

muitos jovens mudarem a mente, diante das dificuldades que surgem.

Este evento, organizado pelo FJE, contou com quase três centenas de jovens, que puderam participar num torneio de Futsal tanto masculino como feminino, e ainda assistir às atuações de grupos de dança e outros momentos culturais.

Além da descontração, todos os

participantes puderem ouvir uma mensagem motivadora, para os ajudar a alcançar os seus objetivos e sonhos.

PortoOs Jovens do Norte “aprenderam” a dizer não. Na cidade do Porto, foi realizada a quarta edição do evento Saiba Dizer Não (SDN), no qual o grupo FJE do Norte do país esteve

presente em força.Ne s t e e ve nto , for a m

apresentadas várias atuações culturais, que envolveram muitos jovens, integrantes e não integrantes do grupo FJE.

Neste SDN participaram mais de 1.500 jovens, que usufruíram de uma tarde com muitas atuações de dança e música. Os participantes puderam ainda

ouvir uma história de superação de uma jovem e receberam uma orientação motivacional, que os consciencializou sobre a importância de dizer não para os caminhos da droga.

Todos os jovens saíram deste evento com o sentimento de terem passado uma boa tarde, onde aprenderam a conviver com alegria e boa disposição.

■ Na bela capital francesa, Paris, foi realizado o evento Muda Tua Mente (MTM), realizado pelo For-ça Jovem Europa (FJE).

A cidade enfrentou, recente-mente, uma situação muito grave devido aos atentados terroristas mas, mesmo com este cenário, o evento foi realizado para ajudar

os jovens a sair de caminhos me-nos corretos.

Tiveram lugar apresentações de âmbito cultural, que incluíram dança, música e teatro, atividades contribuíram para cativar todos os presentes.

Foram ainda apresentadas du-as histórias de superação, de jo-

vens que conheceram o trabalho do FJE e conseguiram mudar o rumo da sua vida.

Os cerca de 2.000 jovens que participaram neste evento tive-ram um momento surpreendente e, desta forma, adquiriram “ferramentas” para mudar a sua mente.

Paris recebeu o Muda Tua Mente

¡João Filipe [email protected]

A nossa vida diz mais sobre nós do que aquilo que à primeira vista podemos

pensar. Uma casa desarrumada, por exemplo, diz mais sobre si do que aquilo que imagina. A desorganização, seja ela de que tipo for, rouba tempo, um bem cada vez mais precioso nos dias que correm.

É comum que uma pessoa desorganizada reclame da vida no geral, pois ao acumular os afazeres torna o dia menos produtivo, mais cansativo e menos motivante.

Muitas pessoas até querem mudar e arrumar tudo, mas nem sempre conseguem. É como se existisse uma resistência à organização que não conseguem explicar, e que pode revelar alguns aspetos das suas vidas com os quais não conseguem lidar.

Por exemplo, se tem as finanças num caos pode, inconscientemente, evitar organizá-las com medo de se aperceber de que está com problemas financeiros; quando se recusa a deitar fora ou a doar coisas antigas e que já não utiliza, poderá ser por não conseguir deixar o passado para trás e ter alguma relutância em aceitar que a vida mudou e em seguir em frente.

Por detrás da desorganização podem-se esconder problemas emocionais como a ansiedade, a depressão, o apego ou a frustração.

A importância da FéMuitas pessoas enfrentam, diariamente, barreiras nas suas vidas que as impedem de serem felizes. Alguns desistem e acomodam-se, atribuindo a culpa ao destino ou aos

erros que cometeram no passado e pelos quais acreditam “ter que pagar”.

São os que se regem por uma fé religiosa, tradicional, que não traz benefícios nem resolve os problemas. A vida mantém-se um caos, as dificuldades acumulam-se em várias áreas, surgindo cada vez mais e mais barreiras à felicidade e à realização pessoal.

Por outro lado, existem aqueles

a quem surgem também problemas e dificuldades ao longo tempo, mas que sabem qual o caminho certo para os resolver, para mudar a direção das suas vidas.

Na vida dessas pessoas está presente uma Fé-Inteligente, racional, que traz resultados positivos para as suas vidas. Aprendendo a usar a Fé racional, c o n s e g u e m mudar a situação difícil pela qual estão a passar

e ultrapassar os problemas que surgem, seja em que área for.

A vida de alguém que se rege por uma Fé racional espelha organização, realização pessoal, união familiar, saúde e uma vida financeira equilibrada.

Reflita sobre o estado em que se encontra a sua vida, associe-a ao tipo de Fé que pratica e verá que uma Fé racional traz muito mais benefícios do que uma fé religiosa.

9i

centro de ajuda . Coisas de MulherDOMINGO ■ 6 dezembro 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

¡Joana Marques [email protected]

Viviane Freitascrónica

Qual é o tipo de Fé a que recorre e quais os resultados que esta traz para a sua vida?

Não perca o programa “Coisas de Mulher”, dia 10 de dezembro,

às 22 horas, na iurdtv.eu

PUB

O que a sua vida diz sobre si Seja qual for o tipo de Fé que tem presente na sua vida, este é responsável pelos bons ou maus resultados que vê nela.

Aprendendo a usar a Fé racional, consegue ultrapassar os problemas que surgem

Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santi-ficação, que vos abs-

tenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santifica-ção e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu ir-mão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, por-quanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. Dessarte, quem rejeita estas coisas não rejei-ta o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo” (1 Tessalonicenses 4.3-8).

Quando vive no pecado, sem-pre vai existir a dúvida, a acusa-ção, o medo, uma inconstância da sua parte que não lhe per-mite sentir-se segura. Por isso, a vontade de Deus é que esteja-mos “separados” do pecado, em santificação. E quem faz isto é a

própria pessoa!Relações sexuais antes do

casamento; adultério; homos-sexualidade; lesbianismo, e até mesmo relação sexual com animais, tudo isto não agrada a Deus! Quando Ele diz para se santificar e separar-se da pros-tituição e desses desejos car-nais, é para o seu próprio bem! Estas atitudes, além de erradas, trazem-lhe doenças. Você é a responsável pelo seu próprio corpo, e se faz o que não é agra-dável a Deus, está a “manchar--se”, com a consciência pesada e não alcança a honra.

Há muitas pessoas solteiras,

ou até mesmo casadas, que es-tão interessadas em alguém. Então vestem-se de uma for-ma sensual, para chamarem a atenção. O desejo de lascívia, é isso! Desejar o que é proibido, como a sensualidade... Quando a pessoa vive em lascívia e na prostituição, a sua mente, o seu pensamento, estão voltados pa-ra um objetivo. Qual? Satisfazer---se a si própria! Aos seus desejos carnais. Naturalmente, todo o ser humano tem a sua natureza mas, se ela nutre aqueles desejos e provoca a sensualidade, não está a agradar a Deus!

Quer receber o Espírito San-to, ter a consciência limpa? Tem que se afastar do que é errado, do que é “sujo”, do que tira a sua honra, do que a faz perder os seus méritos diante do diabo! Santifique-se! É você que tem que “possuir” o seu próprio corpo em santificação e honra, e não para algo desagradável e desonroso. Você terá de “pagar” esse “alto preço”, pois o Espírito Santo não é para aqueles que

querem viver a sua vida apoia-dos nos seus desejos, mas para os que querem sacrificar! Que “trocam” tudo o que possuem, por aquilo que é divino, honroso e respeitável, que é o Espírito de Deus na sua própria vida!

Tem o desejo de servir a Deus? Então “tire da sua cabeça” os pensamentos que a separam Dele! Se é o desejo de chamar a atenção, é porque não está com o objetivo de servir a Deus. Tudo depende daquilo que quer!

Um grande abraço. Até à próxima!

visite: VivianeFreitas.com

Quer receber o Espírito Santo? Tem que se afastar do que é errado

E quando o seu corpo tem desejos?

10i DOMINGO ■ 6 dezembro 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Superação

Casamento à beira da destruiçãoMuitas vezes deixada para trás, a vida sentimental é uma das áreas fundamentais para a felicidade do ser humano.

C resci num lar onde havia desunião, com os meus pais sempre a discutir

e onde as agressões mútuas e os desentendimentos eram uma constante. Não tinha como me espelhar num exemplo de casamento feliz e desenvolvi muitos medos e complexos.

Comecei a namorar na adolescência, e apesar da minha primeira experiência não ter sido boa, tentei com aquela relação superar todos os traumas que trazia da minha infância.

E s s e m e u p r i m e i r o relacionamento foi um fracasso e em seguida vieram mais traumas, medos e desilusões. Na tentativa de superar essa frustração, comecei a ter outros relacionamentos, sempre sem sucesso. Cada vez estava mais desiludida e frustrada na minha vida sentimental, acabando até por prejudicar todas as restantes áreas da minha vida”, conta Marta.

Os frutos do Sacrifício“Cheguei ao Centro de Ajuda (CdA) completamente de rastos, prestes a destruir novamente mais um relacionamento. Na altura, ouvi falar da Fogueira Santa e sacrifiquei para transformar a minha vida sentimental. No final desse mesmo ano, restaurei o meu relacionamento

e casei. Durante alguns anos, mantive

uma vida sentimental feliz, realizada e longe de todos os traumas do passado.

No entanto, o meu marido afastou-se do CdA e de Deus, e aí

começaram a surgir os problemas conjugais. O nosso casamento começou a passar por situações desagradáveis e estávamos a destruir todo o bem-estar que tínhamos alcançado.

Não aceitei essa situação e

sacrifiquei para que o meu marido voltasse para o CdA. Sabia que ali, com os ensinamentos eficazes que aprendemos, de certeza que superaríamos todos os nossos problemas.

Após o meu Sacrifício, o meu marido, sem eu insistir, começou a frequentar o CdA de novo, e resolvemos os nossos problemas conjugais. Passámos a estar mais unidos, acabaram-se os desentendimentos, e o meu casamento ficou ainda melhor do que estava inicialmente.

O meu marido começou a colocar em prática todos os ensinamentos que aprendemos diariamente no Centro de Ajuda. Em conjunto, lutamos e vencemos todos os nossos obstáculos. Somos uma família feliz e realizada graças ao poder do Sacrifício”, garante Marta.

Somos uma família feliz e realizada graças ao poder do Sacrifício

A família é o melhor e maior investimento que se faz

¡Joana Marques [email protected]

“Casaria com a Sílvia todos os dias”

O pastor Pedro Alvarenga e a sua esposa Sílvia, estão casados há sete anos. Hoje contam-nos como

tudo começou e como é o seu casamento.“Conheci a Sílvia no Centro de Ajuda

(CdA) e nasceu uma amizade que evoluiu para um interesse maior, de compromisso sério. O que mais me cativou nela foi ser uma pessoa de garra, honesta e que transmitia muita seriedade naquilo que fazia”, conta o pastor.

“O Pedro fazia a obra de Deus na Igreja que eu frequentava, no Porto. Ajudava-o sempre a preparar as coisas para as suas reuniões”, conta Sílvia.

“Quando olhei para a Sílvia, a sua beleza despertou a minha atenção. Gosto de tudo nela, é linda! Além disso, é uma mulher discreta, simples, respeitadora e dava-se ao respeito. Fui-me apercebendo que tinha os mesmos objetivos espirituais que eu, ou

seja, a preocupação de que as pessoas menos favorecidas estejam bem”, acrescenta o pastor Pedro.

“O que me despertou no Pedro foi a

sua postura e o seu espírito forte. Vi nele o caráter de homem de Deus. Conforme nos íamos conhecendo melhor, percebi que era exatamente o que tinha pedido a Deus, uma

pessoa humilde, verdadeiro e transparente, definido e predisposto para o Sacrifício”, diz Sílvia.

“É muito importante respeitar as etapas, ou

seja, o namoro, noivado e casamento, a base de um relacionamento é o respeito e a fidelidade, só assim garantimos a vida de sucesso. No namoro devemos estar muito atentos para perceber a vontade de Deus para nós, pois não conseguimos conhecer a pessoa a 100 por cento, mas Deus conhece”, sublinham.

“Quando se pratica as bases do casamento, temos que ter condições de fazer autocríticas e não podemos ser egoístas, há que sacrificar um pelo outro.

Para quem deseja constituir família, deve começar por respeitar-se a si próprio, procurar ser especial e ser uma pessoa melhor. A família é o melhor e maior investimento que se faz”, acrescentam.

“Vamos fazer sete anos de casados e casaria com ela todos os dias”, conclui o pastor Pedro Alvarenga.

Pastor Pedro e sílvia alvarenga

7 DIAS para mudar a sua vida!

7H30 | 9H30O DIA DA DIREÇÃO

SeSSão do Desbloqueio | 15H MulhereS e hoMenS Sábios | 18H

de Segunda a Sexta 7H, 10H, 12H, 15H E 20H

Conquistas Financeiras

DOMINGO

SEGUNDA

QUINTA

SEXTA

TERÇA

QUARTA

Saúde Restaurada

eStudo Bíblico

Limpeza Espiritual

f o l h a d e p o r t u g a l . p t Facebook.com/folha.deportugal

Destaque

20H

20Hterapia do Amor

* Para saber em que CdA’s se realiza esta reunião contacte o Amigo 24H

Corrente da Prosperidade

Corrente da família

SÁBADOCasos Perdidos

Força Jovem

8H

16.30H

Centros de Ajuda em Portugal Continental e Ilhas

Rua Dr. José Espírito Santo, 36 - Chelas (próximo da estação de metro)

MORADAS...

Templo Maior–Lisboa

Portimão Largo Gil Eanes, lt. A

Coimbra Rua do Sota, nº 20

Baixa da Banheira Estrada Nacional 2, nº 243 (em frente ao Lidl)

Almada Av. 23 de julho, nº 14/16/18 Cova da Piedade

Cenáculo do PortoRua Egas Moniz, nº 485

Madeira - Cenáculo do FunchalRua Dr. Brito Câmara, nº 32

Cenáculo de V. N. de GaiaRua do Agueiro, nº 151 (Mafamude)

Açores - Ponta DelgadaRua da Boa Nova, nº 5

| abertas 7 dias por semana | 365 dias por ano

diariamente

Para mais informações: Temos mais de 124

Centros de Ajuda em Portugal e mais de 8000 espalhados em 182 países

semana 6 a 12 dezembro 2015

Agenda Semanal

TEMPLO MAIOR: Rua Dr. José Espírito Santo, nº 36 - Chelas (próximo do metro)