folha de portugal – edição 636

24
A volta do Simplex EDIÇÃO Nº 636 Ano 13 28 fevereiro a 5 março 2016 Edição Nacional e Ilhas Jornal de distribuição gratuita 71.000 exemplares folhadeportugal.pt Siga-nos no facebook! Diretor: João Filipe economia... PÁG. 9 TEMA CAPA... PÁGS. 6/7 A falta de rastreios em várias regiões do país é um dos fatores mais apontados para o aumento do número de casos de cancro diagnosticados, assim como para a sua cura. Há 44 mil novos casos de cancro nos portugueses por ano atualidade... PÁG. 5 atualidade... PÁG. 8 reportagem... PÁG.10 Muitos defendem a eutanásia como um direito fundamental à vida e à dignidade, porém há quem não a encare dessa forma. No seu décimo aniversário, o programa está de volta com o principal objetivo de simplifi car as áreas administrativas e da banca. A depressão pode atingir o bebé desde os seus primeiros dias de vida e, normalmente, tem origem no ambiente que o rodeia. Eutanásia, um direito? Depressão nos bebés PUB CdA , vivemos o que ensinamos e sacrificamos pelo que sonhamos! Criatividade para vencer Os empresários da região de Lisboa receberam a palestra do Encontro Empresarial, que lhes deu uma ferramenta preciosa para alcançar o sucesso: a criatividade.

Upload: centro-de-ajuda

Post on 26-Jul-2016

233 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Há 44 mil novos casos de cancro nos portugueses por ano. A falta de rastreios em várias regiões do país é um dos fatores mais apontados para o aumento do número de casos de cancro diagnosticados, assim como para a sua cura.

TRANSCRIPT

Page 1: Folha de portugal – edição 636

A volta do Simplex

EDIÇÃO Nº 636 ❚ Ano 13 ❚ 28 fevereiro a 5 março 2016 ❚ Edição Nacional e Ilhas ❚ Jornal de distribuição gratuita ❚ 71.000 exemplaresEDIÇÃO Nº 636

f o l h a d e p o r t u g a l . p t

Siga-nos no facebook!

Diretor: João Filipe

economia... PÁG. 9

TEMA CAPA... PÁGS. 6/7

■ A falta de rastreios em várias regiões do país é um dos fatores mais apontados para o aumento do número de casos de cancro diagnosticados, assim como para a sua cura.

Há 44 mil novos casos de cancro nos portugueses por ano

atualidade... PÁG. 5

atualidade... PÁG. 8

reportagem... PÁG.10

■ Muitos defendem a eutanásia como um direito fundamental à vida e à dignidade, porém há quem não a encare dessa forma.

■ No seu décimo aniversário, o programa está de volta com o principal objetivo de simplifi car as áreas administrativas e da banca.

■ A depressão pode atingir o bebé desde os seus primeiros dias de vida e, normalmente, tem origem no ambiente que o rodeia.

Eutanásia, um direito?

Depressão nos bebés

PUB

CdA, vivemos o que ensinamos e sacrificamos pelo que sonhamos!

Criatividade para vencer■ Os empresários da região de Lisboa receberam a palestra do Encontro Empresarial, que lhes deu uma ferramenta preciosa para alcançar o sucesso: a criatividade.

Page 2: Folha de portugal – edição 636

DOMINGO ¡ 28 fevereiro 2016

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

A Força da VerdadeREALIZAÇÃO: PETER LANDESMANGÉNERO: DRAMA CLASSIFICAÇÃO: MESTREIA: DE MARÇO

A luta de Dr. Bennet Omalu, neuropatologista forense de renome, contra a National Football League (NFL), para que fossem reconhe-cidos os elevados riscos cerebrais a que os jogadores de futebol americano estão sujeitos. Um fi lme com Will Smith no elenco.

Assalto a LondresREALIZAÇÃO: BABAK NAJAFIGÉNERO: THRILLER CLASSIFICAÇÃO: MESTREIA: DE MARÇO

O funeral do primeiro-ministro britânico é um evento imperdível para os líderes do mundo ocidental. O que começa como o evento mais protegido, transforma-se numa trama mortal para matar os líderes mais poderosos do mundo. Um fi lme com Morgan Freeman.

The Boy – Segue as RegrasREALIZAÇÃO: WILLIAM BRENT BELLGÉNERO: SUSPENSE CLASSIFICAÇÃO: MESTREIA: DE MARÇO

Greta vai trabalhar como babysitter numa pequena localidade in-glesa, na casa da família Heelshire, para cuidar de Brahms. Mas mal chega, descobre que o menino é um boneco de porcelana em tama-nho real. Greta acaba por descobrir que afi nal não é só um boneco...

da Semana

em foco « 2EDITORIALJOÃO FILIPE Diretor

Portugal está a viver uma nova esperança com os recentes debates sobre o Orçamento do Estado. O Governo de António Costa diz ter apresentado a melhor proposta, e entre o aumento dos impostos indiretos e a diminuição dos diretos, as famílias vão ter mais 600 milhões de euros.

As “claques” do governo rejubilam com este orçamento mas, por sua vez, as “claques” da oposição assobiam e contestam; vamos esperar para ver quem ganha este “braço de ferro”, seria muito bom que fosse a população, digo eu!

Começou o debate na generalidade mas parece-me que o assunto mais debatido foi se este é melhor que os anteriores. A oposição fala de um orçamento de erratas, como se os que fizeram nunca as tivesse.

Diz ainda que este orçamento terá um retificativo em abril, isto porque o do anterior Governo nunca sofreu... Bom, em vez de se falar das medidas do orçamento, os deputados, eleitos para defender o povo, vão-se distraindo a recitar versos de canções dos nossos melhores “canta autores”.

Por mim, digo deste orçamento o que dizia dos anteriores, vamos deixar o Governo executá-lo, no fim do ano logo se avalia a sua ação. Mas, em Portugal fazer oposição significa criticar e atacar tudo o que é proposto, ainda que exista alguma coisa boa.

António Costa está numa situação muito complicada e, se este orçamento por algum motivo falhar, qual será o plano B? Diz o primeiro--ministro que não existe, mas quem acredita nisto? Eu não!

O pior é que este deve ser um pouco mais doloroso, e se faltar o apoio dos parceiros de esquerda como será? Será que o estado de graça da união da esquerda portuguesa vai resolver? Ou terá de tentar um “affair” com o PSD e CDS? E estariam estes dispostos a ajudar?

Assim vai a política neste jardim à beira mar plantado!

Os debatesda nação

Tenha uma boa leitura!

OBJETIVA

UMA CASA AO CONTRÁRIO: No Taiwan existe uma casa que foi construída de pernas para o ar. A casa atrai centenas de turistas por ano que fi cam maravilhados com a construção.

RITCHIE B. TONGO/ EPA

OBJETIVA

RITCHIE B. TONGO/ EPARITCHIE B. TONGO/ EPA

Diretor: João Filipe [email protected]: IurdRedação: Joana MarquesAssistentes de Redação: Cláudia Pereira e Cemiclay SantosPaginação: Eliane Rosa , Paulo Cabral e Tiago LopesCorreio do Leitor / [email protected]

A FOLHA DE PORTUGAL NÃO SE RESPONSABILIZA NEM PELAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS CARTAS DOS LEITORES,

POIS ELAS NÃO EMITEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL, NEM PELA AUTENTICIDADE DOS ANÚNCIOS PUBLICADOS.

FOLHA DE PORTUGAL Título registado no ERC com o nº 125046 Propriedade: IURD Sede administrativa: Praceta Professor Francisco Gentil, nº 3 - Póvoa de Santo Adrião - Lisboa NIPC: 592001679 Periodicidade: Semanal Impressão: Lidergraf, Artes Gráfi cas, SA. - Rua do Galhano, n.º 15 - 4480-089 Vila do Conde, PortugalTiragem: 71.000 exemplares Depósito Legal: 322699/11 Distribuição: Gratuita Circulação: Portugal Continental e Ilhas.

FOLHA DE PORTUGAL Av. Marechal Gomes da Costa n.º 21- D1800-255 Marvila - LisboaTel: 219 016 650

Todas as fotografias e imagens que não estão devidamente identificadas, reservam-se os direitos de autor.Todas as fotografias respeitantes aos Centros de Ajuda são da responsabilidade dos mesmos.

NATUREZA12 grutas para visitar em Portugal

■Existem 12 grutas turísticas em Portugal. Esta é a conclusão de Hugo Araújo, que está a desenvolver um doutoramento sobre o tema, na Universidade de Lisboa. Se é apreciador deste tipo de passeios, deixamos-lhe a sugestão de visitar uma destas 12 grutas, ou, porque não, todas. Grutas de São Vicente, Madeira; Grutas da Moeda, São Mamede; Grutas de Mira de Aire, Porto de Mós; Grutas de Santo António,Porto de Mós; Grutas dos Alvados, Porto de Mós; Algar do Carvão, Terceira; Gruta do Carvão, Ponta Delgada; Gruta das Torres, Pico; Gruta do Natal, Terceira; Furna do Enxofre, Graciosa; Algar do Pena, Alcanede; e Gruta do Escoural, Montemor--o-Novo.

FONTE: NIT – NEW IN TOWN

SUGESTÕES∫

PUB

CULTURAISCULTURAISCULTURAISCULTURAIS

Page 3: Folha de portugal – edição 636

■Não é para já que se poderá reverter, ou anular os sintomas e características do autismo no ser humano, mas já esteve mais longe.

Neurocientistas nos EUA, entre os quais uma investigadora portuguesa, conseguiram pela primeira vez reverter algumas das graves perturbações comportamentais associadas ao autismo.

O teste foi feito em ratos adultos, mas os resultados poderão um dia permitir desenvolver tratamentos contra esta doença humana, que

atualmente não tem cura.Uma das características mais

surpreendentes deste estudo, é que apesar do autismo ser uma doença do desenvolvimento do cérebro, nos ratos algumas das suas manifestações foram revertidas em idade adulta.

“Isto sugere que, mesmo no cérebro adulto, existe até certo ponto uma profunda plasticidade”, diz Guoping Feng, do Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT) e líder do estudo, num comunicado daquela inst ituição, narevista Nature.

Autismo revertido

a descoberta

3» sete dias

marcas dotempo

Momentos Históricos de...

DOMINGO ¡ 28 fevereiro 2016

folhadeportugal.pt

■Anel vaginal reduz em cerca de 30 por cento o risco de infeção com HIV. Inspira-dos nos anéis utilizados para contraceção ou tratamentos hormonais, tem o antiviral experimental Dapirivine, e deve ser troca-do todos os meses.

■Os filhos dos funcionários públicos com menos de 30 anos vão beneficiar do sub--sistema de saúde da ADSE. O ministério da Saúde confirmou este alargamento ao Público e ao Jornal de Negócios. As regras atuais abrangem até aos 26 anos.

■Numa operação inédita, intitulada como Fizz, o antigo procurador do DCIAP, foi de-tido por suspeita de corrupção. A Polícia Judiciária deteve, Orlando Figueira, inves-tigado por alegadamente receber dinheiro para arquivar processos. ■A administração do Diário Económico admitiu à comissão de trabalhadores que, depois de não ter obtido uma resposta do comprador, o cenário de insolvência é co-locado em cima da mesa. Mas a direção continua à procura de uma solução.

VERSO

FRENTE

28/02/1859 Nasce o médico Alfredo da Costa, pioneiro da assistência materno--infantil em Portugal.

29/02/1947A ONU aprova o plano de divisão da Palestina em dois territórios, um judaico e outro palestiniano, dando origem ao Estado de Israel.

02/03/1972

É lançada a nave espacial norte--americana Pioneer-10, com destino a Júpiter, em missão espacial.

03/03/1995

O Observatório Astronómico de Lisboa é integrado na Faculdade de Ciências.

01/03/1996

Morre o escritor Vergílio Ferreira, autor de Para Sempre e Manhã Submersa, duas vezes Grande Prémio da APE.

05/03/1932É criada a Academia Nacional de Belas--Artes, a partir das de Lisboa e Porto.

04/03/1852

Almeida Garrett toma posse como secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, no Governo.

Cheguei ao topo! E agora, será que não existe mais para fazer?Após anos de carreira, todos os seus objetivos profi ssio-nais foram concluídos. Focou-se e alcançou, mas deverá parar por aqui?

■É possível gerir o sucesso de forma a conseguir ainda mais do que já atingiu, pois segundo Winston Churchill, “sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo”. Por isso, se somos humanos, a perfeição nunca será alcançada, estamos sujeitos a erros e,por mais que estejamos satisfeitos, há onde corrigir e melhorar.

Não basta chegar ao topo, pois ao fi nal do dia, este não se alimenta sozinho. A sociedade procura conhecer e compreender quem tem atingido o sucesso, como também, o reconhecimento social que faz com que alguém que é bem-sucedido seja um produto que gera lucros.

Temos exemplos como Cristiano Ronaldo, José Mourinho, Bill Gates, Mark Zuckerberg ou Steve Jobs, nomes conhecidos, cujo seu percurso profi ssional se resume ao esforço, empenho e ao nunca parar de evoluir. Todos podem pensar que o que estes têm é suficiente, mas

eles não param de investir, pois se o fi zerem, o suposto topo alcançado, será perdido.

Conselhos para subirna carreiraEsteja focado no seu objetivo e delimite um prazo para o atingir;Compreenda a sua realidade e das pessoas que lidera, faça dos seus

colaboradores, os seus aliados;Exponha as suas próprias fraquezas e valias, respeitando as habilidades e paixões dos outros;Desenvolva a sua equipa, faça-os ver que sair da zona de conforto é possível e desafi ante;Alcance os melhores resultados, pois é o que torna um líder notável;Observe o seu adversário, saiba o que fazer de diferente e junte as peças;Invista nas áreas que mais gosta e veja de que forma as pode tornar relevantes.E não se esqueça, o caminho para o topo é percorrido todos os dias!

a sua carreira

Não basta chegar ao topo, pois ao final do dia, este não se alimenta sozinho

Page 4: Folha de portugal – edição 636

Gatos fazem bem à saúdeQuase metade das casas portuguesas têm um ou vários animais de estimação.

sete dias « DOMINGO ¡ 28 fevereiro 2016

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

■Se vive em união de facto e quer que o seu companheiro herde os seus bens depois de morrer, tem de lhos deixar em testamento, caso contrário, este só terá o direito de usufruir da casa de família durante cinco anos.Quem vivia em união de facto tem direito às prestações por morte, como a proteção social em caso de morte do beneficiário e às prestações por morte resultante de acidente de trabalho. A união de facto prova-se por qualquer meio legalmente admissível. Por exemplo, para

efeitos de IRS, o casal tem de partilhar há dois anos, pelo menos, o mesmo domicílio fi scal. No caso de ser por declaração da junta de freguesia, o documento deve ser acompanhado de declaração do casal, sob compromisso de honra, de que vivem em união de facto há mais de dois anos.

Unidos de facto só herdam com testamento

ESPAÇO DO CIDADÃO

UNIÃO DE FACTO

PUB

FONTE: DECO.PROTESTE.PT

aconteceu

Portugueses criam máquina que mede sal da comida

■A primeira versão do protótipo integra um ecrã semelhante ao dos smartphones, pesa 250 gramas, tem 10 centímetros de comprimento e pode ser levado para qualquer cozinha para medir a quantidade de sal das refeições, seja em cantinas de escolas, infantários, hospitais, lares de idosos ou restaurantes.

No futuro, esta máquina poderá ser uma espécie de robô para registar o teor de sal das refeições.

“Está previsto fazermos uma espécie de um ‘robozinho’ para este tipo de análise de uma forma mais automática e requerer menos tempo do utilizador. O objetivo final é ter um equipamento que automaticamente faça a análise dos alimentos e dê orientações para quem está na cozinha saber qual a percentagem de sal e contribuir para o bem-estar das pessoas”, explicam os responsáveis pelo protótipo à agência Lusa.

A ingestão de sal não deve ultrapassar cinco gramas por dia, mas há crianças em

Portugal a consumir 17 gramas de sal por dia e adolescentes a consumir 22 gramas através de ‘pizzas’, chourição e pastelaria, indicam estudos recentes.

Combate ao excesso de salPara combater o excesso de consumo de sal, que está relacionado com o desenvolvimento de hipertensão arterial e com alguns tipos de cancro, como o do estômago, investigadores da Faculdade de Ciências da Nutrição Alimentação e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) inventaram esta máquina que promete revolucionar a forma de comer dos portugueses.

O aparelho vai permitir, por exemplo, avisar a cozinheira com “um sinal

vermelho” que aparece no ecrã, que a sopa tem sal a mais e que pode corrigir o excesso acrescentando água de forma a não ficar com a sopa salgada e prejudicial para a saúde.

O aparelho está desenhado para responder à alimentação dos portugueses e, portanto, tem em conta as principais categorias da alimentação da população, permitindo analisar desde salsichas, pão, ou outros produtos de cafetaria e restauração que fazem parte dos cardápios nacionais.

Investigadores da Universidade do Porto patentearam este mês uma máquina que mede o sal na comida em três minutos.

■Sabia que ter um gato em casa faz bem à saúde?

Os animais de estimação são incomparáveis companheiros de brincadeira e, as pessoas que têm cães ou gatos, geralmente, apresentam melhor saúde do que aqueles que não têm, sobretudo porque melhoram o sistema imunitário.

Os gatos ajudam a diminuir os sinais de autismo, uma doença caracterizada pela dificuldade de interação social e comunicação com pessoas. O contacto com animais de estimação pode ter um efeito positivo

e transformador em crianças autistas.Quem tem um gato em casa tem

30 por cento menos risco de sofrer um ataque cardíaco, uma vez que ter um felino em casa é relaxante e alivia o stress.

Relacionar-se com animais de estimação, como cães e gatos, desde os primeiros anos de vida ajuda a reduzir o risco de alergias a pelos de animais.

Além disso, os gatos ajudam a melhorar a autoestima, afastam os pensamentos negativos, diminuem a ansiedade e reduzem a solidão.

FONTE: LIFESTYLE.SAPO.PT

4

Page 5: Folha de portugal – edição 636

» atualidade 5●●● SAÚDE

O Hospital Moriah apresenta o

Programa Internacional de Acolhimento para estrangeiros ou brasileiros residentes fora

do Brasil que desejam realizar procedimentos cirúrgicos em um dos hospitais mais modernos da América Latina.

Com uma filosofia que une a mais alta tecnologia e

atendimento diferenciado, o Hospital Moriah tem no relacionamento com o paciente o seu grande diferencial,

além de oferecer excelente custo-benefício.

O serviço de Concierge está preparado para organizar todos os detalhes da estadia, garantindo

aos pacientes e acompanhantes uma estrutura moderna e acolhedora, além de uma equipe altamente capacitada

que só um hospital de vanguarda pode oferecer.

Para mais informações:

55 11 5080 7854 [email protected]

• Check-up Completo• Cirurgia Cardíaca

• Cirurgia minimamente invasiva• Cirurgia Neurológica• Cirurgia Ortopédica

• Cirurgia Plástica

Qualidade queatravessa fronteiras

@hospitalmoriah hospital.moriahwww.hospitalmoriah.com.br

Dr. Alexandre Teruya Diretor técnico médico

CRM/SP 90.741

PUB

Perturbações no quotidiano, falta de cuidados ou até mesmo a saúde mental da mãe durante a gravidez ou no pós-parto, podem levar a que o bebé sofra de depressão.

■A depressão pode atingir o bebé desde os primeiros dias de vida e, normalmente, tem origem no ambiente que o rodeia.

“Para qualquer indivíduo deprimir, apenas necessita de ter cabeça. E os bebés não só têm cabeça como são muito mais competentes do que se pensa”, diz à revista Pais & Filhos o pedopsiquiatra Pedro Caldeira da Silva, responsável pela Consulta de Bebés Irritáveis, disponível na Unidade de Primeira Infância (UPI) do Hospital D. Estefânia, em Lisboa.

O serviço é procurado por cerca de 250 famílias todos os anos, que levam bebés que choram

incessantemente e com muitas difi culdades em conciliar o sono e retomar a calma, o que pode levar a família ao desespero.

Por vezes é difícil transmitir às famílias a necessidade de ajudar a criança envolvendo a pedopsiquiatria. “Na esmagadora maioria dos casos em que a consulta é solicitada pelo médico de família, os pais não aparecem. Só o fazem por eles próprios, e quando concluem que a situação não é mais suportável: passados os primeiros meses, o bebé não dá sinais de acalmar, a desculpa das cólicas já não pega, e parece que se esgotou a paciência e os recursos a toda a gente”, explica o responsável.

Como se manifesta?De todos os bebés que são observados na UPI, 10 a 15 por cento são diagnosticados com depressão. Pedro Caldeira da Silva estima mesmo que um quinto das crianças até aos três anos que frequentam consultas de primeira infância em Portugal apresentem sinais de depressão.

Os bebés com depressão apresentam alguns sinais clássicos que podem ir do desinteresse à apatia, mas não só. Um bebé com tristeza profunda pode chorar inconsolavelmente, fazer birras quando é contrariado ou não tolerar colo ou festas, por exemplo.

Contudo, o pedopsiquiatra deixa a salvaguarda: “nem todos os bebés irritáveis estão deprimidos”.

DOMINGO ¡ 28 fevereiro 2016

folhadeportugal.pt

Sabia que os bebés também podem estar deprimidos?

Tristeza in uteroExiste uma relação estreita entre as características de quem cuida da criança e a sua saúde mental. A psicoterapeuta Lídia Craveiro diz, na mesma revista, ser possível que um bebé comece a fi car deprimido ainda dentro do útero. “Sabemos

que as sensações maternas passam para o feto. Logo, se a mãe está deprimida, não deseja aquele fi lho por qualquer razão ou padece de alguma doença física debilitante, o bebé tem hipóteses de nascer deprimido”, conclui.

Apatia e choro compulsivo são alguns dos sinais

¡Joana Marques [email protected]

Page 6: Folha de portugal – edição 636

DOMINGO  28 fevereiro 2016

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

CANCRO EM PORTUGAL: faltam rastreios e a alimentação tem cada vez mais impactoPor ano, são detetados 44 mil novos casos de cancro nos portugueses, números do Registo Oncológico Nacional, que revelam o mapa da doença no nosso país.

O s números são de 2009 mas são os mais recentes e que melhor permitem

fazer um retrato das doenças oncológicas em Portugal. O relatório é um estudo anual, que permite perceber quais são os tumores mais frequentes no nosso país e de que forma têm evoluído, bem como distribuí-los espacialmente.

A falta de rastreios em várias regiões do país é um dos fatores mais apontados com consequências nos casos de cancro diagnosticado, com um grande impacto, nomeadamente, no que diz respeito a tratar e salvar doentes.

Na lista dos cancros mais frequentes em Portugal, o da mama lidera a tabela, com 6.027 novos casos por ano, seguido do da próstata com 5.433, cólon com 4.951 casos e brônquios e pulmão a afetar 3.512 portugueses.

Há ainda a destacar os tumores na bexiga, gandula tiroideia e linfoma não-Hodgkin que também são bastante comuns, com cerca de 1.000 a 2.000 novos casos por ano.

Falta de rastreios em algumas regiõesA falta de rastreios ao cancro organizados pelas autoridades de saúde, é ainda um problema crónico, e grave.

Ana Miranda, coordenadora do Registo Oncológico Nacional, explica como é que a falta de rastreios é um fator prejudicial,

cancro do cólon, tendo em conta que poderia ser muito mais reduzido se fossem realizados rastreios.

“São onze pessoas que morrem por dia em Portugal, devido a esta doença, e isso é dramático num país europeu, em 2016. A política preventiva deve substituir a curativa”, referiu à agência Lusa, acrescentando que, para além de salvar vidas, os rastreios permitem ainda que o Estado poupe dinheiro.

A influência da alimentaçãoNa última década, o número de casos de cancro do cólon aumentou, o que para Ana Miranda, em muito

se deve à mudança de hábitos alimentares.

Hoje em dia, assiste-se ao abandono da dieta mediterrânica, e os alimentos processados, refinados, com mais açúcares e hidratos de carbono fazem parte da nossa alimentação, em detrimento do consumo de fruta, peixe e legumes.

O Registo Oncológico Nacional, permite também perceber que os hábitos alimentares influenciam o aparecimento de cancros como o do cólon e reto, com taxas de incidência mais elevadas nas grandes cidades e periferias, e mais baixas nas regiões litorais e agrícolas.

com o exemplo concreto do cancro do colo do útero, que tem uma taxa de incidência muito mais elevada na região Sul, comparativamente com o resto do país.

A responsável sublinha que não existe um rastreio organizado para esta doença na região de Lisboa e Vale do Tejo, o que justifica em parte os números. Também noutros cancros como o do cólon e do reto, a falta de rastreios na região de Lisboa tem influência, não só na incidência da doença, como também no estado em que esta é detetada, afetando a possibilidade de tratamento com cura.

Vítor Neves, presidente da Associação de Apoio ao Doente com Cancro Digestivo, considera “dramático” o número de pessoas que morrem por dia devido ao

tema capa « 6

Os hábitos alimentares influenciam o aparecimento de cancros como o do cólon e reto

Joana Marques [email protected]

Page 7: Folha de portugal – edição 636

VEM AÍ UMA NOVA ARMA PARA COMBATER O CANCRO

Novo tratamento faz crescer a espe-rança, depois de 90 por cento de doen-tes terminais terem revertido o avanço do cancro.

REUTERS

■As coisas têm a importância que lhes atribuímos. No caso de doenças graves como as oncológicas por exemplo, pode parecer impossível que assim seja, mas não são raros os casos em que a força de vontade e a atitude de querer combater a doença fazem toda a diferença na hora de vencer.

“Não sou uma ‘doente’ oncológica, sou uma ‘paciente’ oncológica. A forma de pensar e tentar definir o que é ter um cancro ajuda a entender o sentido da vida. Há alturas que ficamos cegos e a mente fecha-se para qualquer definição seja do que for. Há quem diga que depois de sobreviver a um cancro passamos a dar valor à vida. Eu não penso assim, sempre dei valor à vida. Apenas ‘acordei’ para certos valores e, mais do que nunca, procuro viver da melhor forma cada minuto.

Encarei cada etapa, exames, cirurgias, tratamentos,

com muita disposição e alegria, afinal é o caminho para a cura, mesmo que por momentos tenha passado por períodos desagradáveis. Vale a pena acreditar e para se chegar à vitória é preciso antes desejar vencer”, garante Mónica Sousa, um dos muitos testemunhos reais partilhados na plataforma online da Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama.

Quer queiramos ou não, as adversidades fazem parte da vida e superá-las é um dos maiores obstáculos que enfrentamos. Os problemas, maiores ou menores, surgem durante toda a nossa a vida, e só depende de nós termos a força de vontade necessária para os ultrapassar. J.M.

■ Os investigadores alertam para a fase ainda precoce da descoberta e para a falibilidade do método, mas poderá estar a surgir um novo tratamento para o cancro. Para já, em 90 por cento dos casos de doentes terminais, o método travou o alastramento da doença.Este consiste em remover as células T (um tipo de glóbulos brancos) do sangue do doente, modificá-las em laboratório e reinseri-las na corrente sanguínea do paciente, explica o jornal Expresso.Embora os resultados sejam para já promissores, os investigadores falam ainda de um passo muito pequeno, sendo que a toxicidade existe e dois pacientes morreram devido a uma resposta imunitária excessiva.

Um medicamento para toda a vidaO tratamento reforça o sistema imunitário recorrendo a defesas naturais do corpo para combater tumores, e atua também de forma preventiva para o resto da vida, funcionando como uma espécie de “medicamento vivo”, que fica desperto para o eventual regresso do cancro, combatendo-o instantaneamente.Os pacientes em fases avançadas de cancro, com uma expectativa inferior a cinco meses de vida, têm respondido bem ao tratamento e não mostram sinais de agravamento da doença ao fim de 18 meses.Numa amostra de 35 pacientes com leucemia linfoblástica aguda, 90 por cento dos indivíduos reverteram o avanço da doença.Num outro ensaio, que envolveu 40 doentes com linfoma não- -Hodgkin ou leucemia linfocítica crónica, mais de 80 por cento dos pacientes responderam positivamente ao tratamento.O novo tratamento é, em muitos casos, a última oportunidade de doentes com pouca esperança de vida e, apesar de ainda existir um longo caminho pela frente, os cientistas estão confiantes de que este poderá ser um método revolucionário no tratamento do cancro.

» tema capa 7

Em 90% dos casos terminais, o método travou o avanço da doença

DOMINGO  28 fevereiro 2016

folhadeportugal.pt

PUB

As adversidades fazem parte da vida e superá- -las só depende de nós

Força de vontade é fundamental para vencer a doençaSeja qual for a doença, a força de vontade em querer vencê-la é fundamental para que o consiga.

Page 8: Folha de portugal – edição 636

■O primeiro programa foi apresentado em 2006, e surgiu da necessidade de dar resposta à crescente exigência dos cidadãos, mais informados e mais interessados pela qualidade dos serviços públicos que, por sua vez, se demonstram cada vez mais predispostos a contribuir para a sua transformação.

Desta forma, o novo Simplex, que é um compromisso do XXI Governo para a modernização administrativa do Estado, privilegia a participação dos cidadãos e das empresas, na definição de prioridades e na formulação das medidas, através da realização da “Volta Nacional Simplex”.

Principais objetivosSegundo Maria Manuel Marques, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, o programa terá como prioridade o “impacto real na vida dos cidadãos, empresas e associações”, explicou à agência Lusa.

Por outro lado, foi referida também pela mesma, a urgência de resolver o problema da emissão de cartas de condução e de abrir Lojas de Cidadão junto das mais numerosas comunidades de emigrantes portugueses, bem como, o de integrar na estratégia de simplificação os serviços de utilidade pública e a banca.

A “Volta Nacional Simplex”, acontece no ano em que o programa cumpre o seu décimo aniversário,

tendo como um dos principais exemplos das suas medidas o cartão de cidadão, que inclui cinco documentos num só.

O programa que resultou de uma estratégia de modernização

administrat iva t ransversa l, envolvendo todos os ministérios e serviços da administração pública central e a administração local, tornar-se-á público até o início de maio e será executado durante um ano, ou seja, até maio de 2017.

DOMINGO  30 novembro 2014

folhadeportugal.pt

●●● ADMINISTRAÇÃO

O programa privilegia a participação dos cidadãos e das empresas

DOMINGO  28 fevereiro 2016

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

PUBSimplex 2016, “quanto mais simples, melhor”É um programa de simplificação administrativa e legislativa, para tornar mais fácil a vida dos cidadãos e das empresas.

■ Redação

atualidade « 8

Page 9: Folha de portugal – edição 636

●●● ENCONTRO EMPRESARIAL

Folha de Portugal (F.P.): Como chegou ao mundo dos negócios?Mário Escobar (M.E .) : Trabalhava para uma empresa como freelancer e sentia a necessidade de evoluir para melhor. Daí surgiu a ideia da própria empresa. F.P.: Como estava a sua empresa e a sua visão como empresário?M.E.: A minha empresa evoluiu até ao ponto de estagnação e queria dar o próximo passo mas não tinha estrutura para tal. Tive de encontrar os colaboradores

certos para evoluir, e agora sim ter uma visão mais ampla dos objetivos a alcançar. F.P.: Em que consiste a sua empresa?M.E. : Principalmente em climatização de espaços comerciais e também domésticos, como o ar condicionado e sistemas e energias renováveis de aquecimento a biomassa, complementando agora com sistemas AVAC - Sistema VRV, Bombas de Calor e Chillers - Utans e Utas, Ventilação e Tratamento de Ar, Eletricidade, iluminação LED e energia fotovoltaica. Temos ainda um excelente Serviço de Assistência Técnica (SAT). F.P.: Como é que o Encontro Empresarial o ajudou no sucesso como empresário?

M.E.: O Encontro Empresarial vem-nos motivar e abrir a nossa visão. Ajudou-me a encontrar os erros e a remover tudo o que estava a mais na empresa, impedindo o seu progresso. Hoje entro em setores do mercado que julgava ser impossível. F.P.: Qual é a sua visão para o futuro?M.E.: Tenho como objetivo a expansão da empresa a nível nacional com a abertura de novos showroom’s e SAT. F.P.: Que conselhos dá a quem tem um projeto empresarial, mas tem medo de arriscar?M.E.: Defina o seu projeto, adquira o má ximo de conhecimento na sua área e acima de tudo acredite em si mesmo pois você quer, pode e consegue.

MÁRIO ESCOBAR

“ACREDITE EM SI MESMO!”

ENTREVISTA

PUB

Inovar para ser um empreendedor vencedor

■O conceito de inovação é algo que está na ordem do dia e todos os empresários ou gestores têm a vontade de manter a sua empresa num patamar elevado de inovação.

Mas a verdade é que ter uma organização, produto ou serviço num alto nível, muitas vezes envolve custos elevados, fazendo disso um assunto que fi ca guardado na gaveta do empresário.

Mas é preciso que cada gestor consiga promover a inovação na sua organização, para que desta forma a

consiga levar ao sucesso económico e fi nanceiro.

Com a intenção de alterar estas ideias que muitas vezes limitam os horizontes do empresário, existe o Encontro Empresarial, que dá aos empresários portugueses ferramentas úteis para alcançar o sucesso.

Em Portuga l ex iste um pensamento bastante limitado, muitas vezes devido ao facto de estarem a operar num país que não é visto como uma grande potência a nível económico ou fi nanceiro, o que de certa forma restringe as opções

de expansão. Contudo, existem já muitas empresas portuguesas que estão num patamar muito elevado no panorama internacional.

Inovar para vencerO orador Manuel Teixeira, no Encontro Empresarial da cidade de Lisboa, que decorreu no hotel Altis Park nas Olaias, referiu-se a este como sendo um tema muito importante e útil para todos os que desejam obter sucesso empresarial.

O orador apresentou uma questão a todos os presentes: “O seu negócio é criativo ou obsoleto?”, que serviu de mote para mostrar várias formas do empresário olhar para a sua empresa.

Para um gestor que queira inovar na sua empresa, é necessário ser criativo, e “a criatividade representa o aparecimento de algo único e original”, referiu.

Este Encontro realiza-se em Portugal continental e ilhas, e começa a dar os primeiros passos em alguns países da Europa. Uma palestra motivacional que tem produzido frutos, pois muitos empresários conseguiram superar as difi culdades e relançaram as suas empresas, e várias pessoas obtiveram ali a motivação necessária para começar o seu próprio negócio.

Após a palestra, todos os presentes participaram de um momento onde puderam confraternizar, trocar contactos e daí poder estabelecer parcerias ou mesmo negócios entre si.

Ter um negócio, produto ou serviço inovador, pode ser o segredo e fazer a diferença entre ser bem ou mal sucedido.

¡João [email protected]

Para inovar na sua empresa é necessário ser criativo

9» economia DOMINGO ¡ 28 fevereiro 2016

folhadeportugal.pt

Page 10: Folha de portugal – edição 636

DOMINGO   28 fevereiro 2016

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

Eutanásia: um direito fundamental para morrer?

■A eutanásia pode ser vista por uns como “a escolha que não é escolha”. Para outros, como a possibilidade de escolha, em que a pessoa se autodetermina sobre a mesma, porém para muitos que seguem o sentido do direito à vida, pode ser vista, como suicídio, ou um ato imoral de contrariar a vida ou antecipar a morte.

É importante diferenciar eutanásia de suicídio assistido, pois estes são, normalmente, confundidos. Na eutanásia, a morte do doente é provocada por um terceiro, enquanto que no caso do suicídio assistido, se trata da própria pessoa com a ajuda e conveniência de alguém, a pôr termo a própria vida.

Nos últimos anos, quatro residentes em Portugal procuraram a ajuda da associação suíça, Dignitas, para pôr termo à vida, e vinte portugueses que pediram para morrer na Suíça, estão na lista de espera.

São estes, e outros números, que

fazem do suicídio assistido e da eutanásia, com a intervenção direta de um profissional de saúde, temas que regressam à discussão pública no nosso país, já levados a debate no Parlamento.

Morte como um direito Para aqueles que consideram contra a ética a prática da eutanásia, é comum o uso de argumentos como o facto de hoje em dia possuirmos uma rede de cuidados paliativos para que a pessoa possa ser assistida, nas melhores condições, na última etapa da vida.

Por outro lado, os que são a favor, acreditam que esta é uma escolha pelo direito à dignidade e à autodeterminação.

A doutrina divide-se sobre a classificação deste direito, ou se este deve ser considerado um direito, pois é importante salientar que

um direito não deve ser alvo de um referendo.

O direito à vida “é inviolável quando é ameaçado contra a vontade da pessoa”, afirma o constitucionalista Costa Andrade, ao jornal SOL.

O referendoNenhum dos partidos, nem o novo

Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, contavam com a discussão do tema eutanásia, por isso, não consta do programa eleitoral dos mesmos.

A opção de ser realizado um referendo é uma das principais questões atualmente colocadas na mesa, sendo que mais de 700 pessoas já assinaram a petição pela despenalização da eutanásia, criada

pelo movimento cívico “Direito a morrer com dignidade” e dirigida à Assembleia da República.

O tema continua a ser polémico, as opiniões divergentes são imensas, mas são vários os organismos e personalidades que defendem um debate mais profundo a um tópico que (aparentemente) se tem evitado discutir.

10 reportagem «

QUEDA DA LIBRA NA UE❚A libra registou a maior descida face ao dólar, desde 2009. A incerteza quanto ao resultado do referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia, está a penalizar o valor da moeda britânica. A mesma caiu para mínimos de quase sete anos face ao dólar. Em relação ao euro, também se regista um recuo, mas em menor proporção. A libra passou a valer 1,4058 dólares.

CASAL OBAMA NOS EUA❚Desde 2004 que Virgínia Mclarin, de 106 anos, começou uma campanha para conhecer o casal Obama. O desejo de conhecer o primeiro presidente negro norte-americano era muito grande, e por isso não desistiu até conhecê-lo. O sonho da mulher foi realizado que no momento festejou a dançar de alegria com o casal. Foi divulgado um vídeo na Internet que se tornou viral.

EXPLOSÕES NA SÍRIA❚Duas das explosões que ocorreram na Síria, foram causadas por terroristas suicidas e as outras duas tiveram origem num carro bomba ou noutro artefacto. O primeiro balanço das vítimas aponta para 31 mortos e dezenas de feridos, sendo que, de acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos, o número de mortos pode aumentar, tendo em conta a gravidade dos feridos.

EPIDEMIA EM ANGOLA❚Surto de febre amarela em Angola, causou até agora 99 mortes, de um total de 461 casos suspeitos notificados desde o início da epidemia, em dezembro de 2015, segundo dados do boletim epidemiológico do ministério da Saúde. Atualmente, decorrem buscas ativas de casos em hospitais e centros de saúde em Luanda e nas províncias com casos suspeitos, sendo já imunizadas 1,8 milhões de pessoas.

pelo mundo

Em Portugal, a eutanásia não é permitida mas, depois de terem ocorrido vários pedidos para que a mesma fosse realizada, o tema volta a estar em debate.

■ Redação

Vinte portugueses estão na lista de espera para pôr termo à vida na Suíça

Page 11: Folha de portugal – edição 636

PUB

❚“O meu filho estava afastado do Centro de Ajuda há mui-to tempo e nada daquilo que eu fazia o conseguia fazer voltar. Fiz propósitos com o objetivo de o trazer de novo para a obra, convidei-o várias vezes mas nada resultou.Agora, com o lançamento do filme Os Dez Mandamen-tos, tudo mudou! Dei-lhe o convite para ir assistir ao fil-me e no dia seguinte ele já estava a participar na reunião!Estou muito feliz com esta mudança de atitude do meu filho, e tudo foi possível graças ao filmeOs Dez Mandamentos”.

MARIA DO PILAR

“O meu filho estava afastado do Centro de Ajuda há mui-to tempo e nada daquilo que eu fazia o conseguia fazer voltar. Fiz propósitos com o objetivo de o trazer de novo para a obra, convidei-o várias vezes mas nada resultou.

Os Dez Mandamen-, tudo mudou! Dei-lhe o convite para ir assistir ao fil-

me e no dia seguinte ele já estava a participar na reunião!Estou muito feliz com esta mudança de atitude do meu filho, e tudo foi possível graças ao filme

MARIA DO PILAR

“O meu fi lho mudou de atitude!”

Page 12: Folha de portugal – edição 636

■O limão tem imensos benefícios na saúde, que englobam limpeza, depuração e revigoração.

¡Melhora a digestão e problemas de obstipaçãoOs limões são potentes agentes ant ibacterianos. As suas propriedades destroem as más bactérias e permitem que outras mais benéficas façam o seu trabalho e que ajudem na digestão e em problemas de obstipação.

¡Destrói parasitasOs parasitas vivem em ambientes ácidos e a melhor forma de nos podermos ver livres deles é com um sistema digestivo alcalino. Pelas suas propriedades alcalinas, o limão torna-se um forte aliado no combate aos parasitas que vivem no nosso organismo.

¡Melhora a concentraçãoEstudos científicos revelam que o limão tem um efeito calmante,

melhorando ainda a concentração, pelo que pode ser uma excelente opção num dia mais agitado.

¡Melhora a saúde oralSe sofre de mau hálito ou problemas de gengivas, o limão pode ser um forte aliado no combate destes

problemas. Aplicar limão fresco nas zonas com problemas diminui as dores muitas vezes associadas a estes problemas.

¡Purifi ca o fígadoDe acordo com os naturopatas, os antioxidantes presentes no limão ajudam na função renal e hepática. O sumo do limão funciona como diurético ajudando o corpo a livrar-se da retenção de líquidos

desnecessária e de várias toxinas do nosso organismo.

¡Capacidade exfolianteA vitamina C presente no limão, além de promover benefícios de saúde também ajuda na saúde da pele. É um ingrediente chave em muitos produtos de beleza, dada a sua capacidade de neutralizar os radicais livres e estimular a renovação de células. Use uma fatia de limão para exfoliar a sua pele removendo as células mortas.

¡Melhora a pressão arterialA pectina presente no limão ajuda na redução do colesterol que pode causar pressão arterial elevada. Os flavonoides presentes no limão, ajudam ainda no fortalecimento das veias.

¡Reduz o acneSe sofre de problemas de acne o sumo de limão pode funcionar como um excelente tratamento natural. Molhe um cotonete em sumo de limão e aplique nas zonas problemáticas.

bem-estar « 12

GELADO DE CACAU

SEMANARECEITA DA

Preparação:Retire a casca do abacate, corte aos cubos e leve ao congelador. Depois de congelado, coloque o abacate nu-ma picadora ou num copo para utilizar com a varinha mágica. Triture, junte o

Ingredientes: � 1 abacate maduro � 4 c. de sopa de cacau em pó � 2 c. de sopa de açúcar � 1 c. de sopa de leite condensado

PUB

DOMINGO ¡ 28 fevereiro 2016

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

cacau, o leite condensado e o açúcar e pique novamente até ficar homogé-neo. Sirva de imediato com raspas de chocolate negro salteados.

bem-estarbem-estar «12

O que o limão pode fazer por siUm copo de sumo desta fruta é uma ótima fonte de cálcio, potássio e vitamina C. Além dos muitos benefícios que já conhece, existem outros dos quais, provavelmente, ainda não ouviu falar.

FONTE: LIFESTYLE.SAPO.PT

¡Joana Marques [email protected]

Page 13: Folha de portugal – edição 636

FolhaSUPLEMENTO JORNAL FOLHA DE PORTUGAL ■ DOMINGO, 28 fevereiro 2016

Pág. 5i

BISPO Júlio Freitas

Pág. 3i

No leme nunca deve ir a emoção

O convencimento do Espírito

BISPO Edir Macedo

Tem o controle da sua vida ou deixa que esta o controle?O ser humano está programado para agir de acordo com determinados objetivos e metas, que são delineadas ao longo da vida. Mas e quando não consegue atingi-los, deixa que tomem controle da sua vida?

T odos nós temos metas traçadas e patamares na nossa vida que queremos atingir, acreditando

que nos irão proporcionar um futuro melhor.

Ser promovido no emprego, ser uma boa dona de casa, comprar um carro, uma casa, aprender a cozinhar... Todas estas metas despertam em nós a motivação necessária para não perdermos o foco.

Contudo, por vezes, os objetivos que traçamos para a nossa vida acabam por controlá-la. O nosso tempo, as nossas ações e as pessoas com quem nos relacionamos acabam por ser condicionadas pelo rumo que queremos que a nossa vida tome. Quando se apercebe, em vez de estar a tentar caminhar no sentido de realizar os seus objetivos, está às voltas com a sua vida em função dos mesmos, acabando por ser controlado por estes.

A importância de controlar a sua vidaO seu presente não pode depender das metas que quer alcançar no futuro, e esta é uma regra fundamental para dar o rumo que pretende à sua vida.

Quando se trata de traçar objetivos para a sua vida, existem alguns cuidados que pode ter para impedir que a sua vida o controle a si.

Seja realista nos objetivos: para alcançar um objetivo, a primeira coisa a fazer é “não dar um passo maior do que a perna”. Reflita acerca da sua capacidade e habilidade, bem como sobre a oportunidade, vontade e motivação para alcançar uma determinada meta.

Foque-se em dias e não em anos: alguns dos objetivos que pretendemos atingir, demoram muito tempo a ser

alcançados. De tão grandes e complexos, acabam por nos engolir. Pense neles como sendo um conjunto de várias

metas mais curtas, que conseguirá realizar num período de tempo mais pequeno.

Aproveite as pequenas vitórias: quando o pensamento está focado em algo maior, a tendência é a de ignorar as pequenas coisas. Não se esqueça de que são os pequenos passos que o levarão ao sucesso, pelo que não devem ter menos importância.Não desmotive com os insucessos: uma derrota não deve ser encarada como uma falha total no seu percurso. Se se deixar abater no primeiro insucesso, a sua motivação terá uma influência negativa e pode até acabar por desistir do seu objetivo.Não deixe de apreciar o presente: seja qual for o seu objetivo, não deve viver em função deste. Ao se dedicar ao presente, conseguirá atingir os seus objetivos, que lhe trarão o futuro tão desejado.

O presente não depende das metas que quer alcançar

❙ Todos devemos ter alvos para atingir no nosso percurso de vida, mas não devemos deixar que estes controlem as nossas ações

¡Joana Marques [email protected]

Page 14: Folha de portugal – edição 636

DOMINGO ■ 28 fevereiro 2016

visite-nos em centrodeajuda.pt

2i

O COMBATE À DOENÇA

Combater a doença não é algo que apenas se “faça”, na verdade, este ato requer todo um processo de aprendizagem, concentração e empenho e, por isso, convidamo-lo a participar na primeira etapa do verdadeiro, único e efi caz combate à doença!

Conheça-se a si mesmo, as suas capacidades e armas para esta batalha, conheça a sua doença, o motivo de ela o debilitar tanto, mas também os pontos fracos da mesma e por onde você a poderá atacar e, a seu tempo, destruir!

“Combati o BOM COMBATE, completei a carreira...” (2Tm 4.7)

Terça-feira, dia 1 de março, às 7h, 10h, 12h, 15h e 20h

Templo Maior - Lisboa: Rua Dr. José Espírito Santo, nº 36 - Chelas (próximo da estação de metro)

Escreva o nome da doença ou problema que vai combater:

Procure o pastor ou obreiro do Centro de Ajuda mais próximo, e entregue o destacável.

CentroDeAjuda.pt

� Superação

“Já não aguentava tanto sofrimento!”Todos os dias os problemas de saúde afetam a vida de milhares de pessoas, que sofrem com dores, mal-estar, e julgam não conseguir ultrapassá-los.

G abriela sofria com hemorragias e tinha dores insuportáveis. Ia

constantemente ao hospital, fazia exames e fazia tratamentos mas nada

resolvia e o sofrimento continuava.“Tinha muitas hemorragias e tinha

que ir constantemente ao médico. Quando fui fazer ecografias, estas mostraram que tinha um mioma bastante grande, que era o que causava as hemorragias.

Sentia muitas dores, não conseguia dormir e estava muito perturbada devido ao mal-estar que sentia. Ia para o hospital, vinha para casa, sempre com aquela dor forte. Eu bem ia ao médico mas não via o meu problema resolvido” conta.

O combate à doençaGabriela teve o apoio de alguns dos seus familiares, que lhe davam toda a ajuda possível, mas nada fazia desaparecer a sua doença.

“Um dia, uma sobrinha que já não conseguia ver o meu sofrimento, convidou-me para ir ao Centro de Ajuda.

Participei nas reuniões de terça-feira, fiz as correntes da saúde, fui ungida com o Óleo Sagrado, e aí comecei a notar diferença em mim.

Fui fazer novas ecografias e estava curada! O mioma tinha desaparecido!

Além disso, tinha também muitos GABRIELA ANDRADE, CENÁCULO DO FUNCHAL

(RUA DR. BRITO CÂMARA, 32)

caroços no peito que também desapareceram. O milagre aconteceu!

Combati a doença com a Fé e estou curada! Por isso, convido todas as pessoas que têm doenças de qualquer

tipo, a participar das reuniões de terça--feira para restaurarem a sua saúde tal como eu fiz!”

¡Joana Marques [email protected]

ANTES

DEPOIS

Page 15: Folha de portugal – edição 636

Não é novidade que a maioria das pessoas vive uma vida aquém dos Mandamentos de

Deus. Sabemos que os incrédulos costumam julgar as Orientações do Altíssimo como desnecessárias, uma vez que consideram comum tudo aquilo que Deus condena.

Mas por que isso acontece? Por que as pessoas do mundo não con-sideram o pecado como pecado? Por que confundem a justiça com a injustiça? E por que não creem no Juízo de Deus?

Todas as perguntas têm apenas uma resposta: porque o Espírito

Santo não as convenceu do que são essas três coisas.

É por isso que muitas pessoas que frequentam as igrejas vivem na libertinagem e pensam que a graça de Deus irá livrá-las do in-ferno. Pelo mesmo motivo, vários religiosos pensam que Deus irá

abrir uma exceção para eles, por exercerem algum cargo ou terem algum título em certa denomina-ção. É também pela falta desse convencimento que a sociedade vive como se nunca fosse prestar contas das suas obras a Deus.

Mas vale a pena lembrar que não

é pelo facto de o Espírito Santo não ter convencido essas pessoas que a culpa pela perdição delas seja de Deus. O Senhor tem todo o poder para convencer, mas somos nós que damos as condições para que Ele o faça.

Afi nal, está escrito que Deus não faz acepção de pessoas (Atos 10.34), mas que devido à dureza e à falta de arrependimento, os incrédulos acumulam contra eles mesmos a ira (Romanos 2.5). O facto de não ser convencido por Deus é a maior prova de que falta o desejo sincero de querer conhecê-Lo.

Se convive com esse tipo de pes-soa e já tentou convencê-la da ver-dade, provavelmente não obteve sucesso. E nunca obterá. Mas não fi que chateado com isso, porque não é esse o seu papel – esse é o papel do Espírito Santo. E, se por acaso, conseguiu fazer alguém

mudar de opinião, pode ter certeza de que esse não se converteu de facto, porque foi convencido por um ser humano, e não por Deus. E o primeiro que vier com um ar-gumento melhor do que o seu con-seguirá convencê-lo do contrário novamente.

Por isso, nunca se esqueça de fa-zer do seu coração um lugar pro-pício à ação de Deus. Não permita que a humildade que manifestou no início se perca com o passar do tempo.

Combata diariamente toda raiz de orgulho, de egoísmo e autossufi -ciência. Enquanto assim proceder, estará convencido acerca de toda a Palavra do Altíssimo e trilhará o ca-minho da Fé. Caso contrário, será convencido pelo diabo, porque o seu coração estará propício à ação dele, e, a passos largos, correrá pelo caminho da morte.

❚ realizar casamentos❚ realizar batizados (adultos)❚ dar aconselhamento matrimonial❚ aconselhar e acompanhar indivíduos toxicodependentes❚ aconselhamento pastoral❚ participar na Santa Ceia❚ realização da unção com óleo❚ visitas ao domicílio❚ visitas a doentes no hospital❚ visitas a presidiários❚ distribuição de cestas básicas às famílias carenciadas❚ distribuição de bens (roupas, mobílias, eletrodomésticos, etc.) a pessoas carenciadas❚ acolher o Instituto Português do Sangue nas suas instalações para a doação de sangue❚ ajudar a manter o Lar de Idosos Universal❚ apresentação de crianças (não batiza crianças, somente adultos)❚ participar no Grupo de Jovens "Força Jovem"❚ a realização de orações❚ a entrada nas igrejas e participação nos cultos❚ participação em Concentrações, em locais como: Coliseu dos Recreios, Pavilhão Rosa Mota, estádios, Pavilhão Atlântico, etc.❚ ajudar a manter a Sociedade “Pestallozi” (presta assistência aos portadores da síndrome de Down)❚ manter a Fazenda Nova Canaã❚ a realização de cursos informáticos❚ aconselhar e apoiar na escolha de uma carreira profissional❚ atendimento telefónico pela linha amigo 24 horas❚ apoio a mulheres vítimas de abusos❚ apoio e aconselhamento a indivíduos dependentes alcoólicos❚ visitas a lares de terceira idade❚ dar alimento aos sem-abrigo❚ apoio em catástrofes❚ a realização de atividades lúdicas e desportivas com os jovens❚ aconselhamento e campanhas na prevenção do HIV❚ transporte de pessoas com dificuldades de locomoção❚ estacionamento no parque da Igreja❚ estudos Bíblicos realizados❚ entrada e participação no maior Congresso Financeiro do País❚ realização de funerais❚ distribuição do Óleo Santo de Israel❚ cursos de Teologia (IBURD)❚ milagres que acontecem em todos os Centros de Ajuda espalhados pelo Mundo.

Só ensina às pessoas a VERDADE. O dízimo, como também as ofertas, são mandamentos bíblicos.

O CENTRO DE AJUDA NÃO COBRA PARA D

DOMINGO ■ 28 fevereiro 2016

visite-nos em centrodeajuda.pt

3i

centro de ajuda . Refl exão

BISPO Edir Macedo

O convencimento do Espírito

Nunca se esqueça de fazer do seu coração um lugar propício à ação de Deus

CDA, VIVEMOS O QUE ENSINAMOS E SACRIFICAMOS PELO QUE SONHAMOS!

bispomacedo.com.br/ youtube.com/obispomacedo twitter.com/BispoMacedo facebook.com/BispoMacedoAcessos oficiais

E também na , pelas 14H (HORA DE LISBOA) ,

LISBOA

ÉVORA

COIMBRA

LEIRIA

PORTO

FUNCHAL

AÇORES

PORTIMÃO

107.7 FM

90.4 FM| 95.5 FM

92.6 FM| 98.7 FM| 107.8 FM

101.3FM

95.5 FM

100.0FM

91.1 FM| 91.0 FM| 94.0 FM

91.8 FM| 92.4 FM| 93.7FM

D I A R I A M E N T E 23H àsPALAVRA AMIGA Bp. Macedo

Page 16: Folha de portugal – edição 636

O Dia dos Namorados foi celebrado numa reunião especial da Terapia do

Amor, onde os presentes puderam entender o verdadeiro sentido do mesmo.

A reunião foi preparada detalhadamente, de forma a que cada um pudesse sair elucidado da escolha certa a fazer.

A celebração, decorreu em simultâneo em Lisboa, Coimbra, Porto, Algarve e Funchal. Na oportunidade, em cada Centro de Ajuda, foi falado acerca do amor inteligente e da importância de perdoar para que pudesse entrar num novo relacionamento e de observar com atenção, fazendo do tempo uma vantagem e não um motivo para viver ansioso, pois o tempo pode passar a ser seu aliado.

O amor inteligentePara clarifi car a mente dos presentes, tanto casados como solteiros, foram apresentados ensinamentos básicos e inteligentes num vídeo, no qual o bispo Júlio Freitas respondeu a várias questões, para que pudesse evitar errar e sim acertar na escolha da pessoa que pretende ao seu lado.

Os conselhos foram dirigidos, principalmente, àqueles que vivem sós e muitas vezes não priorizam estas indicações com o pensamento

de que não necessitam, no momento, delas.

Segundo o bispo, enfrentar tentações é algo a que todos estamos sujeitos. O próprio na sua juventude foi alvo de tentações dentro e fora da Igreja, porém deixou a seguinte mensagem para todos: “Deus não permite que sejamos tentados além das nossas capacidades de resistir a todas elas, ou seja por mais que esteja a ser tentado, tem a força e o poder de resistir”, esclarece.

Mas para que possa vencer as tentações, para além de reconhecer as suas capacidades, será também necessário ser inteligente, pois só consegue vencer as tentações aquele que age segundo um amor inteligente e não emocional.

A pessoa certaNão há necessidade de errar na escolha da pessoa certa, se souber guardar a palavra verdadeira,

e começar a pensar na vida sentimental no tempo adequado. Para que estes erros sejam evitados, o segredo também foi divulgado.

“Não cometa o erro de ser do seu jeito, pois se não impuser a sua vontade e não for no seu tempo, mas no tempo de Deus, irá acertar. Deixe que Deus escolha por si, para não escolher errado”, salienta o bispo Júlio Freitas.

Para clarifi car esta escolha, foi apresentada também uma peça de teatro, tanto no Templo Maior, em Lisboa, como no Cenáculo do Funchal, realizada pelo grupo Força Jovem, de cada um dos locais, onde estes interpretaram de uma forma original a escolha da pessoa certa.

“Para que possa encontrar a pessoa certa é necessário ser primeiro a pessoa certa”, esclareceu o pastor Alexandre Santos, no Templo Maior, em Lisboa.

Por sua vez, em Coimbra, o bispo Rodrigo Silva, explicou aos presentes, a importância de não considerarem o seu parceiro um troféu, pois poderão causar danos no seu relacionamento.

Priorize o espiritualNão escolher pela aparência é uma medida a ser tomada, pois por mais que a capacidade intelectual seja superior, ou a beleza da pessoa seja muito atrativa, estas não são as principais características a ter em

4iDOMINGO ■ 28 fevereiro 2016

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Terapia do Amor

Ao confiar em Deus, Ele conceder--lhe-á o melhor

Dia dos Namorados celebrado na Terapia do AmorÉ um dia que para muitos poderia ser comemorado todos os dias, mas que para outros deveria ser esquecido. Po-rém, não há motivos para este ser um dia triste.

Cenáculo do Funchal

Mosaico Beit AlfaAqueduto de Herodes

Cenáculo do Porto

Templo Maior

■ Redação

Page 17: Folha de portugal – edição 636

5i

No leme nuncadeve ir a emoção

se algo está mal......mantenha-se bem!

Bispo Júlio Freitas Por seu servo em Cristo,

..mantenha-se bem!bispojulio.com

E xiste um enorme perigo que ameaça a sua família e que pode destruir a sua

vida por completo...Quero falar-vos de algo muito

importante, que provavelmente tem acontecido na sua vida, sem sequer se dar conta: sobre o perigo de deixar que as emoções como pais, filhos ou irmãos governem a sua família, e, consequentemente, destruam por completo a sua vida!

Sim, é uma realidade. Sabia que as emoções, como a insegurança, os ciúmes, o medo, a raiva, o orgulho, a ansiedade, a tristeza, o egoísmo, as mágoas, entre outras, são 100 por cento venenosas, e, a curto ou a longo prazo têm vindo a destruir milhões de casamentos, famílias e até mesmo países ao longo da existência da raça humana?

Mas, porquê?Porque as pessoas têm deixado

que as suas emoções controlem as suas ações, decisões e atitudes, quando deveria ser justamente o contrário. O nosso grande desafio como seres humanos é que, apesar de sentirmos (e muitas vezes de forma extremamente intensa) não devemos tomar decisões, agir ou reagir sobre elas, porque isso comprometerá os nossos relacionamentos tanto a nível conjugal, como familiar, social ou

profissional.Como combatê-las?Só existe uma maneira de

combater as emoções, que é usando a Fé-Consciente nos Mandamentos e Promessas do Deus Vivo-Jesus.

Repare que todas as vezes que nos deixamos levar pelas emoções, acabamos por nos ferir a nós próprios ou, eventualmente, decepcionamos a alguém profundamente... mas, de todas as

vezes que usamos a nossa razão com respeito, amor, consideração, gratidão, esperança... ajudamos o nosso familiar a superar uma dificuldade e a evitar outros problemas.

Então, agora responda-me com sinceridade: no seio familiar, tem usado as emoções ou a razão?

“Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito” (Romanos 8.5).

centro de ajuda . Terapia do Amor DOMINGO ■ 28 fevereiro 2016

visite-nos em centrodeajuda.pt

conta. A beleza de um homem ou de uma mulher de Deus é espiritual, ou seja, está no seu relacionamento com Deus.

A sua prioridade não é a sua vida sentimental, mas sim a espiritual,

pois ao confiar em Deus, Ele conceder-lhe-á o melhor.

“Não se compare com os outros, não observe o facto destes namorarem, ou casarem e você não, pois ao comparar-se com os outros

fica vulnerável aos sentimentos, podendo fi car deprimido. Por isso resista à ansiedade, pois ela é inimiga da confi ança em Deus e assim Ele vai prover a pessoa certa, na hora certa”, sublinhou o bispo para os solteiros.

Dia dos Namorados celebrado na Terapia do Amor

PUB

"Apesar de sentirmos não devemos tomar decisões, agir ou reagir sobre as emoções"

PUB

Mosaico Beit AlfaTabernáculo

Templo Maior

Cenáculo do Porto

Cenáculo do Funchal

Coimbra Algarve

Page 18: Folha de portugal – edição 636

equipas vencedoras, como também naquelas que não chegaram até à final, pois o principal objetivo destes eventos realizados pelo Força Jovem, para além de desenvolver um desporto específico, é sobretudo dar a oportunidade a novos jovens de se integrarem no grupo, que conhecem através destas atividades.

Os vencedoresMas em todas as competições, apesar de serem descobertos vários talentos, existe

sempre um vencedor.Neste caso, a taça foi levada pela região

da Amadora e de Rio de Mouro, que mostraram ser os merecedores do título e da oportunidade de representar Lisboa.

Mais vencedores serão descobertos nas outras regiões a nível nacional, mas por Lisboa já se sabe quem irá vestir a camisola para os representar na final a nível nacional deste campeonato, que será realizada no dia 5 de março, com a presença das equipas e dos seus apoiantes.

N o passado dia 13 de fevereiro, decorreu a final do Futsal CUP, onde apenas quatro

regiões (Amadora, Estoril, Pontinha e Rio de Mouro), puderam disputar o grande prémio tanto feminino como masculino.

O confronto foi entre a Amadora e o Estoril, na categoria masculina, enquanto que na feminina encontraram-se na final, Pontinha e Rio de Mouro.

Apenas dois vencedores poderiam sair deste campeonato, para que futuramente representassem Lisboa no confronto nacional, onde estarão presentes as várias regiões do país, desde o Centro, ao Norte, Sul e até as ilhas.

O principal objetivoDesde a fase inicial, muitas foram as regiões que se destacaram e que se esforçaram para alcançar a taça almejada por todos. Neste decorrer do tempo, não foram apenas encontrados talentos nas

6iDOMINGO ■ 28 fevereiro 2016

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Força Jovem Europa

A taça foi levada pela região da Amadora e de Rio de Mouro

Final do Campeonato Futsal CUP do Força Jovem em Lisboa O campeonato decorreu durante cerca de três meses, e várias regiões do Força Jovem Europa, puderam disputá-lo para representar a grande Lisboa a nível nacional.

¡Redação

Page 19: Folha de portugal – edição 636

7i

centro de ajuda . Visita Missionária

Deus só se lembra de alguém, quando este se faz presente e próximo

DOMINGO ■ 28 fevereiro 2016

visite-nos em centrodeajuda.pt

PUB

Seja próximo de Deus e salve a sua famíliaA família é a unidade básica da formação do nosso ser, e o amor pelos mesmos é incon-dicional. Porém, existem cada vez mais famílias destruídas que procuram a solu-ção para voltarem a estar unidas.

Centro de Ajuda (CdA) da Reboleira, no passado dia 21 de fevereiro, teve a oportunidade

de receber o bispo Carlos Rocha, que realizou uma reunião especial, dedicada às famílias. Os membros do CdA receberam-no com todo o privilégio e estavam expectantes por encontrar a resposta para os problemas familiares.

Hoje em dia, os problemas existentes

abrangem várias vertentes da vida de muitos, que se deparam com o filho problemático, o marido violento, ou até um irmão com quem não falam há anos, após terem uma discussão.

Mas, os problemas existem não para serem suportados, mas sim vencidos, e foi exatamente esta a mensagem de esperança que o bispo levou aos presentes.

A intimidade com DeusNa sua família, normalmente, existe alguém com quem se dá melhor, que está mais próximo, porque este se aproxima.Segundo o bispo, o mesmo acontece com Deus. “Ele só se lembra de alguém, quando este se faz presente e próximo, mesmo que Ele conheça a todos”, explica o orador.

O mesmo aconteceu com Noé, que mediante tantos erros humanos, se destacou por ser temente e amigo de Deus, ou seja, Noé fazia-se próximo. Por isso Deus, quando decidiu causar o dilúvio, salvou toda a sua família, porque o mesmo era próximo de Deus e Ele não se esqueceu dele. Assim, pode acontecer com a sua família se estiver presente e próximo de Deus.

¡Redação

Page 20: Folha de portugal – edição 636

8iDOMINGO ■ 28 fevereiro 2016

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Bela Juventude

Ter coragem para enfrentar tudo em qualquer idade

N o encontro mensal da região de Lisboa, os participantes tiveram a

oportunidade de assistir ao fi lme Quarto de Guerra, com o qual puderam aprender a usar a Fé de forma inteligente e eficaz. Para muitos deles, esta foi a primeira vez

que tiveram uma tarde de cinema, com direito a pipocas e sumos.

Além disso, realizaram também algumas peças de artesanato que a maioria adorou fazer, desde fazer rendas, a pintar molduras de quadros. Este tipo de atividades faz com que os idosos se sintam úteis, cumprindo assim o objetivo da criaçãodeste projeto.

A importância da coragemEm todos os Centros de Ajuda, foi sublinhada a importância de não se abandonarem os sonhos, independentemente da idade de cada um.

“Não se deve fi car a olhar para a situação pela qual está a passar ou para a idade, mas deve enfrentar-se primeiro a si mesmo, no seu interior.

O maior inimigo de muitas pessoas da terceira idade é achar que não é mais capaz. E temos provas de que isso não é verdade”, sublinharam as responsáveis pelas atividades do grupo Bela Juventude.

O segredo está em manifestar a Fé e ter coragem para enfrentar todas as situações que vão surgindo, bem como, para iniciar os projetos

e alcançar os objetivos que desejam, seja em que área da vida for.

Muitas vezes, o motivo dos objetivos frustrados é a falta de coragem em acreditar em si próprio, para assim ver resultados positivos.

Todos os participantes fi caram animados e muito motivados para continuar a viver as suas vidas com coragem, ânimo e Fé.

O Bela Juventude pretende fazer com que as pessoas mais velhas não se sintam incapazes e abandonadas,mas sim motivadas para aceitar o que a vida lhes reserva.

¡Joana Marques [email protected]

-Uma tarde de cinema, seguida de um convívio no

qual todos aprenderam a vencer os seus obstáculos

Algés Almada Carregado

Évora

Sacavém

Montijo

Pontinha

S. João da Talha

Cascais

Império

Cacém

Alverca

Templo Maior

Caldas da Rainha

Page 21: Folha de portugal – edição 636

mulher é conhecida, como “multifacetada”, capaz de fazer várias coisas ao mesmo

tempo, o que é visto como um benefício. Contudo, também pode ser uma característica negativa no que toca ao raciocinar antes de fazer, pois respirar é sempre necessário.

Costuma estar sempre atarefada e acha que esta é uma característica útil para a sua vida, pois para si, não existe tempo perdido. Mas será que este pensamento é sempre correto ou existem momentos em que não é adequado?

Parar não é desistirAo contrário do que costuma ouvir dizer, parar não é sinónimo de desistência quando é feito na hora certa.

Quando anda stressada, por exemplo, parar pode ser a melhor opção, a fim de controlar o resultado prático das suas escolhas do dia a dia.

Não seja autossuficiente, deixe de pensar que está tudo bem, que tudo o que faz é correto, pois existe a hora do STOP. Todo o ser humano é limitado e previsível, por isso é necessário estar em alerta a determinados hábitos e rotinas que a médio, ou longo prazo se revelam

disfuncionais.São exemplos a falta de sono,

a alimentação incorreta, a falta de disponibilidade para se relacionar com os outros, a irritabilidade, a impulsividade, a inexistência de relacionamentos positivos e de confiança.

Ninguém consegue reparar nestas disfuncionalidades e, se não parar para pensar e cuidar de si, de certo, outro não o fará, pois se afirmar estar bem, todos acreditarão que está bem.

A pressa atrapalhaPensar refere-se a ideias, conteúdos, raciocínios e atividades. Todas nós, ambicionamos possuir o discernimento necessário que nos permita simplifi car e resolver os problemas da vida, pois já costumamos ouvir que somos complicadas.

Normalmente, conservamos o momento mais intenso ao final de um episódio e as sensações negligenciam a preferência pelo prazer longo, por isso deixamos de parar quando necessário, para aproveitar o máximo.

Porém, chegou a hora de dizer basta, de parar, ordenar os nossos pensamentos e refletirmos sobre o per íodo em que realmente somos mais felizes e corrigir os erros que nos autodestroem.

PUB

9i

centro de ajuda . Coisas de Mulher

A oração revela a minha comunicação com Deus. Logo, a mesma

não pode direcionar-se apenas para as conquistas. Se assim for, certamente, a minha ora-ção ou o meu relacionamento com Deus não terá qualidade.

Devo orar e comunicar a Deus tudo o que está a aconte-cer no meu interior, tenho de expor até aquilo de que tenho vergonha, que é “sujo” e fútil de pronunciar.

Isso é o que impede muitas pessoas de receberem o Espíri-

to Santo, porque esperam que Deus faça tudo! Contudo, pa-ra que o Espírito Santo venha sobre a minha vida eu tenho que entregar tudo o que está dentro de mim. Ou seja, falta falar de si, mostrar e assumir o que realmente é, e dizer tudo a respeito de si mesma.

Minha amiga, não sei como você é. Talvez quando falou ou tentou expor algo, de repente, foi “apedrejada”; o que disse não foi bem visto ou talvez a tenham entendido da forma errada, o que a fez ficar frus-trada. E então deixou tudo dentro de si, ou seja, aquele peso, aqueles sentimentos que fazem com que exista uma “luta” interior!

Talvez isso aconteça consi-go quando está a orar, a falar com Deus. Por vezes comenta coisas superficiais, apenas cita o que pretende alcançar. Por exemplo: “Quero ser uma mulher de Deus; Senhor conta comigo!” Mas não refere o mo-

tivo de querer ser uma mulher de Deus e o que está a aconte-cer por não se ver como uma mulher de Deus! Ou seja, não expressa a sua identidade. Lo-go, fica à espera de Deus mas não se entrega totalmente para Ele.

Mas talvez diga: – “Viviane eu tenho vergonha!! É tão fú-til, tão “sujo”, é tão vergonho-so, que apenas em pronunciar fico incomodada.” Quando há esse medo e essa vergonha, é porque não existe Fé.

“Ora, a Fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de factos que se não veem” (Hebreus 11.1).

Quando há certeza, não tem receio nem medo. Quando crê em Deus, mos-tra-Lhe essa crença. Mas

para isso, tem de ser transpa-rente, ou seja, tem de Lhe dizer a verdade. E aí está o segredo! É o segredo de conhecer a Deus, crer que Ele fará o impossível na sua vida, o que não pôde fazer sozinha até então.

Por exemplo, não pode mu-dar a si mesma, arrancar essas dores, esse passado, marcas que tem tido durante este tem-po todo. Mas no momento em que decide expor tudo, visan-do o seu objetivo, o que quer alcançar e não olhando para as suas fraquezas, se assim o fizer, não sairá de igual modo ao término da sua oração, não será igual e nem o resultado vai ser o mesmo. Mas sim, te-rá confirmado dentro de si a resposta, a paz, a certeza, refletindo-se na sua conduta, que se tornará alegre.

Não tem que ver, tocar ou sentir nada. Apenas ter a certe-za dentro de si. Assim é usar a Fé e orar de forma inteligente.

Oração inteligente e transparente

CRÓNICA

Viviane Freitas

“Q uando há esse medo e essa vergonha, é porque não existe Fé”

visite: VivianeFreitas.com

Parar não é sinónimo de desistência quando é feito na hora certa

DOMINGO ■ 28 fevereiro 2016

visite-nos em centrodeajuda.pt

PUB

Hora do STOP. Parar é necessário?Geralmente, ouvimos dizer que parar é morrer e por isso ignoramos os momentos de pausa ou de silêncio, que podem ser úteis para o nosso progresso.

¡Redação

Até à próxima semana!

Page 22: Folha de portugal – edição 636

Ajudar quem vive nas ruas Jovens, idosos, homens, mulheres, com maior ou menos nível de escolaridade... Este é um fl agelo que permanece na sociedade e ao qual não podemos ser indiferentes.

J ardins, estações de comboio ou de metro, paragens de autocarro, estacionamentos,

passeios, viadutos, pontes e abrigos de emergência, são alguns dos lugares que servem de casa a quem não tem um teto para morar.

Há ainda os que vivem em prédios devolutos e que também entram nas quase cinco mil pessoas sem abrigo em Portugal.

Em 2011, os Censos indicavam 696 pessoas a viver nas ruas, mas agora o número é bem maior. Para isso contribui também o facto de os sem-abrigo mudarem rapidamente

de sítio, ou de fugirem a quem realiza os inquéritos, por exemplo, sendo difícil estimar o número exato de pessoas a viverem nestas circunstâncias.

Contudo, o aumento de sem-abrigo não signi f ica necessariamente um agravamento desta realidade, mas pode também

dever-se à existência de um maior conhecimento da situação.

O trabalho que faz a diferençaA maioria das vezes sentimo-nos incomodados com a sua presença e impotentes, por não conseguir ajudar. Neste âmbito, surge o projeto Anjos da Noite, levado a cabo pelo

Centro de Ajuda (CdA), cujos voluntários atuam sobretudo, junto deste segmento da população.

Pão, sopa, chá quente e fruta, são alguns dos alimentos que confortam o corpo de quem não sabe quando terá a sua próxima refeição e, as palavras de motivação enchem o espírito de quem pensa, não poucas vezes, em desistir de tudo.

Recentemente, os voluntários dos Anjos da Noite da região de São João do Estoril, deslocaram-se ao Rossio, em Lisboa, para dar uma assistência especial aos moradores de rua

através da distribuição de alimentos, agasalhos e aconselhamento a todos necessitados.

Este trabalho também foi levado a cabo no Porto pelos voluntários do CdA de Rio Tinto, um esforço que pode não mudar por completo uma vida, mas que é um alento para quem não tem nada.

Os voluntários f icaram maravilhados em poder estender a mão a quem precisa, sendo difícil distinguir se a alegria maior era da parte de quem recebia ajuda ou de quem ajudava.

¡Joana Marques [email protected]

10iDOMINGO ■ 28 fevereiro 2016

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Anjos da Noite

Os voluntários dos Anjos da Noite atuam junto dos sem-abrigo, muitas vezes esquecidos pela sociedade

Porto

Lisboa

Page 23: Folha de portugal – edição 636

11iDOMINGO ■ 28 fevereiro 2016

visite-nos em centrodeajuda.pt centro de ajuda . Conquistas Financeiras

depoimento

■ “Tinha uma loja de flores já há al-gum tempo, mas agora, com o pro-pósito da Porta Aberta, consegui abrir mais um espaço um pouco maior do que aquele que já tinha. Este propósito tem--me abençoado pois agora tenho duas lojas! Vendia flores na rua e Deus abriu-me duas portas.s.Mesmo no meio da crise que o nosso país está a enfrentar, pos-so dizer que tenho vencido e pros-perado, pois tenho colocado em prática os ensinamentos que re-cebo nas Conquistas Financeiras”.

■ “Tinha emprego mas estava insa-tisfeita. Ao mesmo tempo, tinha medo de deixar aquele e não conseguir outro. Nesta situação, parti para o Altar e fiz o meu pedi-do a Deus, a direção de como agir nesta situação. Ele deu-me a dire-ção de deixar aquele emprego e, no mesmo dia, ligaram-me e arranjei outro muito melhor. Hoje estou a ga-nhar quase o dobro do que recebia anteriormente. A minha filha também estava desempregada e porque não acei-tei aquela situação e somos fiéis a Deus, também ela arranjou um trabalho e tem um bom ordenado. O rendimento que entra na nossa casa hoje é três vezes superior”.

NEUZA

Aprender a superar as DIFICULDADES O Centro de Ajuda, realiza todas as segundas-feiras uma palestra intitulada Conquistas Financeiras, que tem servido para muitas pessoas aprenderem a ser realizadas na sua vida profi ssional.

Muitas pessoas enfrentam dificuldades no seu dia a dia, quer seja no

comando das suas empresas, ou por não conseguirem obter o sucesso profissional enquanto funcionários.

Para se poder observar o sentimento que paira na sociedade portuguesa, basta estarmos atentos às notícias que podemos ver nos meios de comunicação. Percebemos de imediato que o pessimismo está bastante infiltrado na mente de muitas pessoas.

Por este motivo, existe a palestra das Conquistas Financeiras, que tem servido para criar uma “revolução” de mentalidades de várias pessoas que, ao participarem têm obtido resultados positivos no seu trabalho ou nas suas empresas.

Os resultados são evidentes, pois das pessoas que participam nestas palestras semanais, muitos são os casos de superação que têm sido alcançados através do uso da Fé-Inteligente.

Esta palestra serve para pessoas que estão desanimadas, que não veem uma saída para a situação da sua empresa, e que estão sem perspetiva para a sua vida económica e/ou financeira.

¡João [email protected]

“Consegui prosperar no meu negócio”

“Consegui um emprego melhor”

MARIA LUÍSA

ENTÃO, CHEGOU O MOMENTO DE PARAR E RECOMEÇAR RUMOAO SUCESSO!

Por causa da Fé de um homem, o sol e a lua pararam e assim também sucederá no dia 29 de fevereiro. O desemprego, a crise, o endividamento, a falta de clien-tes, os negócios mal sucedidos, as dívidas, o salário defraudado, os prejuízos…vão PARAR neste dia!

Segunda-feira, 29 de fevereiro7h, 10h, 12h, 15h e 20h

“Não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, tendo o SENHOR, assim, atendi-do à voz de um homem; porque o SENHOR pelejava por Israel.” (Josué 10.14)

CENÁCULO DE V.N.DE GAIA: Rua do Agueiro, nº 151, Mafamude

Escreva aquilo que quer parar na sua vida:

A SUA VIDA TEM SIDO MARCADA POR TODO O TIPO DE PROBLEMAS FINANCEIROS? SENTE-SE INJUSTIÇADO(A) PELO ESTADO EM QUE A SUA VIDA ECONÓMICA ESTÁ?

Para mais informações

PUB

Page 24: Folha de portugal – edição 636

ELA COMEÇA POR SI, MAS APLICA-SE EM TUDO O QUE FAZ... ELA É MANTIDA POR SI E PODERÁ LEVÁ-LO AO SUCESSO ABSOLUTO, DESDE QUE

A DESENVOLVA, DIA APÓS DIA...

Tudo começa pelos seus próprios pensamentos, estendendo-se à sua conduta diária e à maneira como escolhe fazer as coisas... sim, é acima de tudo uma escolha racional e pessoal, constantemente feita no seu dia a dia. Na verdade, é por aqui que se inicia a disciplina: pela nossa própria mente... pois, se não começamos por disciplinar o nosso próprio EU, nunca alcançaremos a disciplina total, a que está em perfeito equilíbrio, pois: CORPO + ALMA + ESPÍRITO = DISCIPLINA TOTAL

E porque desistir é uma palavra que não faz parte do nosso vocabulário, no mês de março, no Projeto INTELLIMEN, iremos continuar na senda da DISCIPLINA. Se tem vindo a participar nas palestras desde o início do ano, não falte a esta em que será dado o ensinamento que fortalecerá ainda mais o seu espírito e se ainda não faz parte deste Projeto que promete revolucionar a sua vida, por que não experimentar uma alternativa diferente? Começando por uma mudança radical de mentalidade, em que passará a ser mais disciplinado na forma de conquistar as suas metas! Participe e verá que fará toda a diferença!

SÁBADO, 5 DE MARÇO, ÀS 18HNO TEMPLO MAIOR, PARA MAIS INFORMAÇÕES:

Paulo Pereira“Entrei no Intellimen através de

um convite e, desde que comecei, desenvolvi muito em todas as áreas e a cada desafi o que faço descubro

capacidades que não sabia que tinha. Tenho-me tornado um homem

mais atento à minha esposa, mais prestativo, competente e responsável

no trabalho. Tenho tido atitudes mais inteligentes, as quais trazem

resultados positivos.”

7 DIAS para mudar a sua vida!

7H30 | 9H30O DIA DA DIREÇÃO

SESSÃO DO Desbloqueio | 15H MULHERES E HOMENS Sábios | 18H

DE SEGUNDA A SEXTA 7H, 10H, 12H, 15H E 20H

CONQUISTAS Financeiras

DOMINGO

SEGUNDA

QUINTA

SEXTA

TERÇA

QUARTA

SAÚDE Restaurada

ESTUDO Bíblico

LIMPEZA Espiritual

f o l h a d e p o r t u g a l . p t Facebook.com/folha.deportugal

Df o l h a d e p o r t u g a l . p t Facebook.com/folha.deportugal

estaque

Centros de Ajuda em Portugal Continental e Ilhas

Rua Dr. José Espírito Santo, 36 - Chelas (próximo da estação de metro)

MORADAS...

Portimão Largo Gil Eanes, lt. A

Coimbra Rua do Sota, nº 20

Baixa da Banheira Estrada Nacional 11, nº 243 (em frente ao Lidl)

Almada Av. 23 de julho, nº 14/16/18 Cova da Piedade

Cenáculo do PortoRua Egas Moniz, nº 485

Madeira - Cenáculodo FunchalRua Dr. Brito Câmara, nº 32

Cenáculo de V. N. de GaiaRua do Agueiro, nº 151(Mafamude)

Açores - Ponta DelgadaRua da Boa Nova, nº 5

| ABERTAS 7 DIAS POR SEMANA | 366 DIAS POR ANO

DIARIAMENTE

Para mais informações: Temos mais de 124

Centros de Ajuda em Portugal e mais de 8000 espalhados em 182 países

20H

20HTERAPIA do Amor

* Para saber em que CdA’s se realiza esta reunião contacte o Amigo 24H, através do 218 368 008

CORRENTE DA Prosperidade

CORRENTE DA família

SÁBADOCASOS Perdidos

FORÇA Jovem

8H

16.30H

Semana 28 FEVEREIRO A 5 MARÇO 2016

Agenda Semanal

MORADAS...