folha de portugal - edição 584

24
folhadeportugal.pt Siga-nos no facebook! Diretor: João Filipe nacional... PáG. 5I TEMA CAPA... PáGS. 6/7 Comunicar é essencial para vencer economia... PáG. 11 Na era da informação, tudo pode mudar em segundos, daí a importância de os empresários modernos saberem usar a arte da comunicação. atualidade... PáG. 8 Violência no namoro aumenta A PSP revelou que recebeu 1.549 participações de violência no namoro em 2014, mais 499 do que em 2013, quando deram entrada 1.050. Fármaco para hepatite C no SNS Depois de toda a polémica, o medicamento Sofosbuvir para o tratamento da hepatite C é agora comparticipado a 100% pelo Serviço Nacional de Saúde. atualidade... PáG. 5 Neve e montanhas são cartaz da Serra da Estrela Casas típicas, acolhedoras, lareira, boa comida regional e pistas de ski para os mais aventureiros completam um cenário que, pintado de branco, é digno de qualquer postal. Centro de Ajuda , defina hoje o que quer viver amanhã! EDIÇÃO Nº 584 Ano 12 1 a 7 março 2015 Edição Nacional e Ilhas Jornal de distribuição gratuita 67.000 exemplares CentroDeAjuda.pt PUB Faça Like no Facebook das Conquistas Financeiras e esteja sempre atualizado! facebook.com/conquistas.financeiras Prevenir as pessoas sobre o real motivo que está por detrás dos seus muitos problemas, dificuldades e obstáculos é uma das funções dos homens e mulheres de Deus. Os atalaias de hoje

Upload: centro-de-ajuda

Post on 08-Apr-2016

232 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Neve e montanhas são cartaz da Serra da Estrela

TRANSCRIPT

Page 1: Folha de Portugal - Edição 584

f o l h a d e p o r t u g a l . p t

Siga-nos no facebook!

Diretor: João Filipe

nacional... pág. 5i

TEMA CAPA... págs. 6/7

Comunicar é essencial para vencer

economia... pág. 11

■Na era da informação, tudo pode mudar em segundos, daí a importância de os empresários modernos saberem usar a arte da comunicação.

atualidade... pág. 8

Violência no namoro aumenta■A PSP revelou que recebeu 1.549 participações de violência no namoro em 2014, mais 499 do que em 2013, quando deram entrada 1.050.

Fármaco para hepatite C no SNS■ Depois de toda a polémica, o medicamento Sofosbuvir para o tratamento da hepatite C é agora comparticipado a 100% pelo Serviço Nacional de Saúde.

atualidade... pág. 5

Neve e montanhas são cartaz da Serra da Estrela■Casas típicas, acolhedoras, lareira, boa comida regional e pistas de ski para os mais aventureiros completam um cenário que, pintado de branco, é digno de qualquer postal.

Centro de Ajuda, defina hoje o que quer viver amanhã!

EDIÇÃO Nº 584 ❚ Ano 12 ❚ 1 a 7 março 2015 ❚ Edição Nacional e Ilhas ❚ Jornal de distribuição gratuita ❚ 67.000 exemplares

CentroDeAjuda.pt

PUB

Faça Like no Facebook das Conquistas Financeiras e esteja sempre atualizado! facebook.com/conquistas.financeiras

■ Prevenir as pessoas sobre o real motivo que está por detrás dos seus muitos problemas, dificuldades e obstáculos é uma das funções dos homens e mulheres de Deus.

Os atalaias de hoje

Page 2: Folha de Portugal - Edição 584

DOMINGO  1 março 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.ptem foco « 2

Muitas vezes, temos abordado nas páginas do nosso jornal temas sobre violência, seja esta doméstica ou entre jovens. Muitas pessoas podem perguntar-se porque falamos tanto sobre estes assuntos e a resposta é muito simples, porque são situações que continuam a acontecer com cada vez mais frequência e violência.

Ao denunciarmos estes casos, estamos a mostrar para quem sofre estes atos cobardes que têm todo o direito de denunciar, pois os que cometem estas atrocidades devem pagar pelos seus crimes.

Esta semana, noticiamos uma situação que tem vindo a aumentar nos últimos tempos, as agressões ainda na fase do namoro. Se, numa fase em que o compromisso ainda não existe de uma forma efetiva, em que as pessoas ainda se estão a conhecer e a aferir afinidades para saber se existem condições de constituir uma família no futuro, já existe este tipo de atitudes tal quererá dizer que a probabilidade de estas acontecerem a seguir ao casamento é ainda muito maior.

Não existe nada que possa justificar uma situação destas, pois o que acontece é que esta é a forma que muitas pessoas encontram para se fazerem de fortes, ou melhor, de acharem que são fortes.

A pessoa que está a enfrentar esta realidade, tanto na fase do namoro, como no casamento, deve tomar uma atitude de se impor contra esta brutalidade e denunciar estes “monstros” que vivem a manipular as suas vítimas.

Mesmo que a Justiça pareça branda com estes casos de violência é preciso que cada vez mais estas situações sejam denunciadas, para que, através destas atitudes, os agressores possam observar que o sistema legal é cada vez mais operante. As denúncias têm também a vantagem de tornar o sistema judicial mais sensível a este flagelo.

eDItOrIalJoão Filipe Diretor

Violência

Tenha uma boa leitura!

OBJETIVA

BOMBeIrOs “eM fOGO”: Bombeiros seguram um cartaz dizendo “em memória do senhor secretário de estado e da admi-nistração local”, numa manifestação para contestar a “indiferença da classe política em relação às reivindicações da classe”.

josé s. goulão/ lusA

Diretor: João Filipe [email protected]: Iurdredação: Carla Vaz e Joana OliveiraCopydesk: Carla Vazassistente de redação: Cláudia PereiraPaginação: Eliane Rosa , Paulo Cabral e Tiago Lopes Correio do leitor / [email protected]

a fOlHa De POrtUGal NÃO se resPONsaBIlIZa NeM Pelas INfOrMaÇÕes CONtIDas Nas Cartas DOs leItOres,

POIs elas NÃO eMIteM NeCessarIaMeNte a OPINIÃO DO JOrNal, NeM Pela aUteNtICIDaDe DOs aNÚNCIOs PUBlICaDOs

fOlHa De POrtUGal título registado no erC com o nº 125046 Propriedade: IURD Sede administrativa: Praceta Professor Francisco Gentil, nº 3 - Póvoa de Santo Adrião - Lisboa NIPC: 592001679 Periodicidade: Semanal Impressão: Rafik Comunicação e Imagem Unipessoal, Lda. - Sítio da Bemposta, nº 1, 1A e1B, Longo da Vila - Mafra tiragem: 67.000 exemplares Depósito legal: 322699/11 Distribuição: Gratuita Circulação: Portugal Continental e Ilhas

fOlHa De POrtUGal Av. Marechal Gomes da Costa n.º 21- D1800-255 Marvila - LisboaTel: 219 016 650

Todas as fotografias e imagens que não estão devidamente identificadas, reservam-se os direitos de autor.Todas as fotografia respeitantes aos Centros de Ajuda são da responsabilidade dos mesmos.

■O Governo autorizou a celebração de contratos-programa que irão permitir a instalação de mais 150 camas em unidades de cuidados paliativos, aumentando assim para 325.

■Durante cinco anos, o Governo quer dar um incentivo de mil euros por mês aos médicos que se fixem no interior do país, onde existe falta de profissionais de saúde, noticiou o site tvi24.iol.pt.

❚Só uma das três entidades gestoras que devem assegurar o tratamento, reciclagem e eliminação dos resíduos de pilhas e acumuladores recolhidos de automóveis em Portugal cumpriu as respetivas metas em 2013.

❚Obras no valor de 268 milhões de euros foram realizadas na Madeira, na sequência do temporal que assolou a ilha a 20 de fevereiro de 2010, estando ainda por fazer projetos avaliados em 100 milhões, divulgou a Lusa.

Frente

Verso

sugestões∫

PUB

conquistasFinanceiras.pt

Tudo o que precisa para alcançar os seus objetivos.

4ª eDIÇÃO

“MERCADO GOURMET & VINHOS”

■Mais de cem produtores nacionais mostram, entre 6 e 8 de março, os seus queijos, enchidos, doçaria, vinhos, entre muitos outros produtos selecionados por especialistas e premiados pelo mundo inteiro. Recriar o espírito dos antigos mercados portugueses é o propósito do Campo Pequeno, ao aproximar os melhores produtores nacionais do público em geral. Este ano, no primeiro andar da Praça de Touros do Campo Pequeno, é revelada a oferta de vinhos, digestivos, licores, gins e cervejas artesanais nacionais.

nuno AlegriA/ lusA mário cruz/ lusA

Page 3: Folha de Portugal - Edição 584

E os vencedores são...

Melhor Filme● Birdman ou (A Inesperada Virtu-de da Ignorância)-Boyhood – Momentos de uma Vida-O Jogo da Imitação-Grand Budapest Hotel-Selma – A Marcha da Liberdade-Sniper Americano-A Teoria de Tudo-Whiplash – Nos Limites

Melhor Realizador● Alejandro González Iñárritu (Birdman)-Richard Linklater (Boyhood)-Bennett Miller (Foxcatcher)-Wes Anderson (Grand Budapest Hotel)-Morten Tyldum (O Jogo da Imitação)

Melhor Ator-Steve Carell (Foxcatcher)-Bradley Cooper (Sniper Americano)-Benedict Cum--berbatch (O Jogo da Imitação)-Michael Keaton (Birdman)● Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo)

Melhor Atriz-Marion Cotillard (Dois Dias, Uma Noite)-Felicity Jones (A Teoria de Tudo)● Julianne Moore (O Meu Nome é Alice)-Rosamund Pike (Em Parte Incerta)-Reese Witherspoon (Livre)

Melhor Ator Secundário-Robert Duvall (O Juiz)-Ethan Hawke (Boyhood)-Edward Norton (Birdman)-Mark Ruffalo (Foxcacther)-J.K. Simmons (Whiplash)

Melhor Atriz Secundária● Patricia Arquette (Boyhood)-Laura Dern (Livre)-Keira Knightley (O Jogo da Imitação)-Emma Stone (Birdman)-Meryl Streep (Caminhos da Floresta)

Melhor Argumento Original-Birdman-Boyhood-Foxcatcher-Grand Budapest Hotel-Nightcrawler

1/3/1925 Começam as primeiras emissões regulares de rádio, por iniciativa de Abílio Nunes dos Santos Júnior.

2/3/1821Extinção da censura prévia, em Portugal, no âmbito da Constituição Liberal, em elaboração.

4/3/2001Cai o tabuleiro da ponte que liga Entre-os-Rios a Castelo de Paiva. Morrem 59 pessoas.

5/3/1932Morre, em Lisboa, Manuel de Arriaga, primeiro presidente da República Portuguesa.

3/3/2002A Suíça aprova, em referendo, a adesão à ONU.

6/3/1851

7/3/1957

Início das emissões regulares da RTP, nos Estúdios do Lumiar, em Lisboa.

marcas dotempo

Momentos Históricos de...

Nasce o médico português Miguel Bombarda, pioneiro da psiquiatria.

a sua carreira

■Há que ter algum cuidado para que uma conversa inocente não fira a suscetibilidade da outra pessoa ou venha a prejudicar o bom ambiente de trabalho. Aqui ficam algumas dicas sobre assuntos que deverão, se possível, ser mantidos fora do local de trabalho.✓De cariz pessoal: é normal que desabafe com alguém, mas tem de traçar uma linha entre a vida profissional e a pessoal. ✓Disse que disse: criar ou passar

boatos no local de trabalho é uma atitude muito pouco profissional. ✓Finanças: qual o seu ordenado, se gostava de ganhar mais ou comparar salários, não deverão ser tema de conversa ente colegas. ✓Política: é sempre suscetível de causar uma discussão. ✓Religião: algumas pessoas podem sentir-se ofendidas se sentirem que as suas crenças estão a ser colocadas em causa. ✓Desejo de mudar de emprego:

antes de começar a lamentar-se sobre a insatisfação que sente acerca da sua carreira e de ter vontade de mudar de emprego, pense bem.

Fonte: emprego.sapo.pt

A vida pessoal de cada um deve ser deixada fora do trabalho

Atenção às conversas no local de trabalhoÉ no local de trabalho que a grande maioria das pessoas passa grande parte do seu dia.

■São entregues anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, como reconhecimento à excelência de profissionais da indústria cinematográfica. A cerimónia oficial, na qual os prémios são entregues, é uma das mais importantes do mundo e celebra-se desde 1929.

“Birdman”, realizado por Alejandro González Iñárritu,

recebeu o Óscar de Melhor Filme e ainda foi distinguido por mais três categorias, numa cerimónia inédita onde foram distribuídos prémios pelos oito filmes nomeados.

“Birdman” é vencedor dos ÓscaresUma noite de talento e glamour, conduzida este ano por Neil Patrick Harris.

DOMINGO  1 março 2015

folhadeportugal.pt 3» sete dias

>Óscars 2015

Page 4: Folha de Portugal - Edição 584

I M P O S T O E S P EC I A L S O B R E TRANSFERÊNCIAS ANGOLANAS

❚ O Governo angolano vai criar uma contribuição especial sobre operações cambiais, como transferências privadas entre o território nacional e o estrangeiro, com base na proposta de revisão do Orçamento Geral do Estado para 2015.

DOMINGO  1 março 2015

folhadeportugal.ptsete dias « Infarmed As parafarmácias vende-ram um quinto dos Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica comprados em 2014, segundo dados do Infarmed.

1.600 A clínica de saúde oral da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário realizou 1.600 consultas gratuitas, em 2014.

200 A Câmara do Porto divulgou o início de uma enorme mudança política no centro histórico, onde espera recuperar mais de 200 casas municipais.

Bolsas O Centro de Estudos Sociais da universidade de Coimbra recebeu duas bolsas do Conselho Europeu de Investigação, no valor de dois milhões de euros cada.

SAÚDE

29 mil escolheram não ter médico de família ■O primeiro relatório sobre o “número de utentes inscritos nos cuidados de saúde primários”, a que o Público teve acesso, revela que existem ainda 1,3 milhões de pessoas sem médico de família e que só 28,8 mil renunciou a esse direito.

CANCRO

FALTA DE ACESSO a cuidados paliativos

■Dois terços dos doentes com cancro em situação grave e incurável precisam de cuidados paliativos. Contudo, apenas uma parte acaba por ter acesso a este tipo de cuidados especializados. Segundo o presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, para além destes, um terço necessitava de cuidados de elevada complexidade.

MEDICAMENTOS

10.500 fármacos e produtos de saúde recolhidos■O Banco Farmacêutico comunicou à Lusa que os portugueses doaram 10.500 fármacos e produtos de saúde na campanha de recolha de medicamentos que decorreu, recentemente, em 132 farmácias de todo o país.

AS 7 CARACTERÍSTICAS

Acompanhe o estudo:

pelo mundoaconteceu

Os erros da Igreja Mundial do Poder de Deus são revelados semana após semana, com os responsáveis da “igreja” a serem apanhados sucessivamente em vários escândalos

■Recentemente, um cidadão foi detido em flagrante a comprar droga num bairro associado ao tráfico. José Divano Barbosa Turíbio, 42 anos, juntamente com outras pessoas, foi levado para uma esquadra da polícia, onde foi detido por uso, posse e consumo de drogas ilegais.

José foi identificado como “pastor” da Mundial e, mesmo envolvido neste escândalo, afirmou que “uma vez ‘pastor’, ‘pastor’ para sempre”. Este “pastor” da Mundial reconheceu que está completamente envolvido e viciado em drogas, confessando que é um problema muito antigo, uma vez que desde

muito novo que recorre ao uso de estupefacientes.

Problemas e mais problemasA Mundial continua a sofrer a cada dia que passa por dificuldades financeiras, as quais já a fizeram perder horários de programação televisiva, aviões particulares e

outros bens, tudo para tentar fazer face às muitas dívidas que tem acumulado.

Valdemiro, o líder da denominação, tem passado por muitas situações complicadas na sua “igreja”, sendo a mais grave o facto de perder a cada dia que passa mais pessoas.

Desde sempre que os altos cargos desta denominação, “bispos” e “pastores” estão evolvidos em várias situações ilícitas, desde o tráfico de armas, “pastores” que roubam e que vivem em situação muito degradantes e acusações de orgias e violações no seio da “igreja”.

❙Valdemiro e Josivaldo estão alegadamente acusados do crime de abuso de uma criança na sua “igreja” em Lisboa

MAIS CIVIS MORTOS OU FERIDOS NO AFEGANISTÃO

❚ O número de civis mortos ou feridos no Afeganistão aumentou 22 por cento em 2014, segundo dados da Organização das Nações Unidas. No ano passado morreram 10.548 civis, contra os 8.637 registados em 2013.

pelo mundo

EXÉRCITO NORTE-COREANO PRONTO PARA A GUERRA

❚ O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, instou o seu exército a estar “totalmente preparado” para a guerra, numa reunião do Partido dos Trabalhadores, de acordo com a agência estatal KCNA.

ESTRANGEIROS RESGATADOS POR AUTORIDADES MEXICANAS

❚ As autoridades mexicanas recuperaram, em duas ações distintas, 77 estrangeiros que se dirigiam para os EUA, dos quais 54 seguiam a bordo de num veículo de carga em condições desumanas.

PUB

“Bispos” e “pastores” da Mundial estão envolvidos em situações ilícitas

“Pastor” detido em flagrante a comprar droga

4

Page 5: Folha de Portugal - Edição 584

» atualidade 5

■No final de uma reunião com todos os presidentes dos conselhos de administração e os diretores clínicos dos hospitais que tratam a hepatite C em Portugal, o Infarmed e o Governo, Eurico Castro Alves, presidente do Infarmed, adiantou à agência Lusa, que o medicamento será administrado a todos os doentes que necessitarem.

O acordo com o laboratório do medicamento inovador Sofosbuvir com vista a conseguir baixar o preço do medicamento foi assinado, permitindo a comparticipação a 100 por cento pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A partir de agora, explicou o responsável, será acionado um mecanismo de tratamento da doença que passa pela introdução, por parte dos médicos, de informações sobre os doentes e os tratamentos num registo informático (portal da hepatite) criado pelo Infarmed.

No prazo de cinco dias, a comissão de farmácia e terapêutica do hospital onde o doente é tratado, juntamente com o conselho de administração, irão “validar a decisão e dar o medicamento ao doente”, acrescentou.

13 mil pessoas infetadas em PortugalO ministério da Saúde autorizou até agora 802 tratamentos para a hepatite C, dos quais 633 com os medicamentos mais recentes. Com este procedimento, 95 por cento dos doentes deverão ficar curados com o Sofosbuvir ou outros semelhantes, estando previsto para os restantes cinco por cento o recurso a autorizações de utilização excecional, que o Infarmed se propõe responder em dois dias.

A questão da hepatite C e dos medicamentos para a doença foi recentemente polémica, depois de uma doente ter morrido enquanto esperava autorização para a toma de um novo fármaco e dos protestos de outro doente numa comissão parlamentar na qual estava o ministro da Saúde.

A farmacêutica Gillead chegou a pedir 48 mil euros para curar cada doente com hepatite C através de um medicamento inovador, o Sofosbuvir.

●●● SAÚDE

Fármaco para hepatite C é comparticipado a 100%

O QUE É HEPATITE C?

■É uma doença viral que leva à inflamação do fígado e raramente desperta sintomas. A maioria das pessoas não sabe que tem hepatite C e, muitas vezes, descobre através da realização de exames de rotina, ou quando aparecem os sintomas de doença avançada do fígado.De acordo com o Fundo Mundial para a Hepatite da Organização das Nações Unidas, cerca de 500 milhões de pessoas no mundo estão infetadas com os vírus B e C, e apenas cinco por cento sabe que tem a doença.

Sintomas de Hepatite CA maioria das pessoas que está infetada com o vírus tem hepatite C crónica, pois a doença geralmente não manifesta sintomas na sua fase inicial.Os sintomas que podem ocorrer com a doença do fígado avançada

são:-Dor abdominal-Inchaço abdominal-Sangramento no esófago ou no estômago-Urina escura-Fadiga-Febre-Icterícia-Perda de apetite-Náuseas e vómitos

¡Joana Marques [email protected]

Depois de muita polémi-ca, o medica-mento inova-dor Sofosbuvir para o trata-mento da he-patite C é agora comparticipado a 100 por cento pelo Estado.

Este espaço pode ser seu!

➔67 mil exemplaresLeitores de Norte a Sul de Portugal e Ilhas.

Distribuição no estrangeiro, nomeadamente na Suíça, França e Luxemburgo.

Contacte-nos: 219 016 657 [email protected]

-A hepatite C é a mais

mortífera dos três tipos,

apresentando sintomas já numa fase crónica da

doençaA farmacêutica Gillead pedia 48 mil euros para curar cada doente

DOMINGO ¡ 1 março 2015

folhadeportugal.pt

Page 6: Folha de Portugal - Edição 584

inauguração será dia 21 de março”, explica à Lusa o empresário Jorge Pessoa, que está à frente do projeto com a mulher Elga Correia e com Nuno Dias.

DOMINGO  1 março 2015

folhadeportugal.pt

Novos projetos mexem com o turismo de invernoEmpreendimentos de luxo, turismo de natureza, pistas de ski, frio e neve, proporcionam a milhares de pessoas umas férias diferentes.

O sol, a praia e os dias longos e quentes são o grande cartaz turístico de Portugal. No

entanto, cada vez mais as famílias procuram alternativas e a Serra da Estrela tem sido cada vez mais procurada nas férias de inverno.

Casas típicas, acolhedoras, lareira, boa comida regional e pistas de ski para os mais aventureiros, completam um cenário que, pintado de branco, é digno de qualquer postal.

A vontade de apostar na região foi crescendo paralelamente ao aumento da procura e, hoje em

dia, a Serra da Estrela e toda a zona envolvente conseguem dar uma resposta de qualidade aos turistas que por ali passam.

Exemplo d isso é um empreendimento de luxo que deverá ser inaugurado até ao final de março na Serra da Gardunha, Fundão.

“Se todos os prazos forem cumpridos e não tivermos nenhum contratempo de última hora, a

Natura GlampingMesmo sem experiência no setor do turismo, os três avançaram com o investimento de cerca de 300 mil euros, cofinanciado a 60

por cento.O conceito inovador e de

qualidade, pretende aliar o campismo de luxo com a natureza e a biodiversidade.

Sete tendas de luxo serão distribuídas por 500 m2 na Serra da Gardunha

Joana Marques [email protected]

tema capa « 6

Page 7: Folha de Portugal - Edição 584

Inserido na Rede Natura 2000, a nova estrutura foi pensada de modo a respeitar a natureza e a ter um impacto o mais baixo possível quer a nível de paisagem, quer a nível ambiental.

São sete tendas de luxo, uma das quais com 100 metros quadrados destinada a eventos, num espaço de 500 metros quadrados de área de implantação, que serão instaladas no concelho do Fundão.

“Encontrámos no município um parceiro muito dinâmico, que nos passou a responsabilidade de dar vida a este lugar extraordinário e que tem um grande valor afetivo para os fundenses”, concluíram os sócios à Lusa.

Corte de estradas atrapalha o turismoApesar de ser um ponto de referência, todos os invernos milhares de turistas são impedidos de subir ao topo da Serra da Estrela.

■No inverno, quando a Serra é atingida por fortes nevões, as estradas são cortadas, por vezes, durante vários dias, impedindo milhares de pessoas de chegar à zona mais alta da montanha.

“Temos um atrativo único no país, mas depois não criamos condições para o aproveitar. É um contrassenso que se reflete não só no valor económico que não é gerado, como também na imagem do país”, afirma Emídio Góis, diretor--geral de operações da Turistrela, à agência Lusa.

A empresa defende a colocação de telecabines para o acesso ao topo da montanha como a solução ideal para superar os constrangimentos provocados pelo encerramento das estradas, um velho problema que acaba por prejudicar o turismo na Serra da Estrela.

“Para acabar com os problemas de uma vez por todas, defendemos que a solução ideal passaria pela colocação de telecabines: uma que fizesse a ligação da zona dos Piornos até à Torre e outra da Lagoa Comprida à Torre”, disse o responsável.

226 horas de estradas encerradasA estrada de acesso ao maciço central da Serra da Estrela, a que é mais vezes encerrada devido à neve, esteve cortada 226 horas entre novembro e 29 de janeiro, segundo informações da Estradas

de Portugal (EP).Os trabalhos de limpeza das

estradas da Serra da Estrela são assegurados por 16 colaboradores que estão 24 horas por dia no Centro de Limpeza de Neve, localizado nos Piornos, o qual conta ainda com o coordenador operacional do distrito da Guarda.

Os funcionários trabalham divididos por dois turnos, auxiliados por cinco limpa-neves, duas ‘fresias’, uma giratória, uma retroescavadora e três viaturas de apoio.

Questionada pela Lusa, a EP esclarece que “só na zona do Maciço Central da Serra da Estrela a EP gasta durante a época invernal, cerca de 1.200 toneladas de sal-gema por ano”.

Melhor gestão do Centro de Limpeza de NeveAlém de acessos alternativos, tanto a Turistrela como os autarcas da região, exigem uma melhor gestão do Centro de Limpeza de Neve dos Piornos, considerando que “poderia contribuir para que as estradas da Serra da Estrela estivessem encerradas menos tempo”. j.m.

226 horasde estradas encerradas no acesso ao maciço central da Serra da Estrela

1.200 toneladasde sal-gema são gastas por ano para deixar as estradas transitáveis

5 limpa-nevesestão disponíveis 24 horas por dia, no Centro de Limpeza de Neve

75 mil hectaresde área compõem a Serra da Estrela

1.993 metrosde altitude fazem daquela a região mais alta de Portugal Continental

6 municípiossão abrangidos pela Serra da Estrela

OS NÚMEROS

A estrada de acesso ao topo da Serra da Estrela esteve cortada 226 horas

-As telecabines poderiam ser uma

opção para o acesso ao topo da montanha

quando as estradas são cortadas

DOMINGO  1 março 2015

folhadeportugal.pt» tema capa 7

Page 8: Folha de Portugal - Edição 584

■“Entre a comunidade juvenil, de 2013 para 2014, observou-se um aumento das situações de violência no namoro, facto corroborado pelo aumento de, aproximadamente, 50 por cento das participações registadas na área de responsabilidade da PSP”, referiu aquela força de segurança à Lusa, justificando esta subida com a “desocultação do fenómeno”.

Em 2014, das 1.549 queixas que deram entrada na PSP, 699 foram

denunciadas por estudantes e em 1.457 dos casos as vítimas eram estudantes. As queixas apresentadas pelos estudantes têm vindo a intensificar-se, passando de 576, em 2013, para 699, em 2014, representando um aumento de quase um quarto.

De acordo com a PSP, a violência no namoro praticada entre os jovens

adota, tal como entre os adultos, as vertentes física e psicológica, salientando-se “particularmente a violência social”.

Mais ações de sensibilizaçãoA PSP definiu como “primeira

prioridade” para o ano letivo 2014/2015 a intervenção na violência no namoro, tendo em conta que a exposição a fenómenos de violência doméstica em ambiente familiar é propiciador de replicação entre os mais jovens nas relações de namoro e, no futuro, nas relações mais próximas de conjugalidade

Nesse sentido, a PSP aumentou, nas escolas, as ações de sensibilização sobre bullying, violência escolar e no namoro, tendo realizado 1.470 em 2014, mais 590 do que em 2013.

DOMINGO  30 novembro 2014

folhadeportugal.pt

●●● VIOLÊNCIA NO NAMORO

DOMINGO  1 março 2015

folhadeportugal.pt

❙ As vítimas são, normalmente, estudantes tal como a maioria dos agressores

A Polícia de Segurança Pública (PSP) recebeu 1.549 par-ticipações de violência no namoro no ano passado, mais 499 do que em 2013, quando deram entrada 1.050.

A violência social destaca- -se no namoro

Carla Vaz [email protected]

Queixas na PSP aumentaram 50% em 2014

“Quem te ama, não te agride!”

■ O Governo, através da secretaria d e E s t a d o d o s A s s u n t o s Parlamentares e da Igualdade e da secretaria de Estado do Desporto e da Juventude, apresentou, recentemente, uma campanha de sensibilização contra a violência no namoro, que terá continuação nos meses seguintes.

Em declarações à Lusa , a secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade explicou que a campanha nasceu da “necessidade de passar uma mensagem forte aos rapazes e raparigas que aceitam a violência e que são agressores e agressoras no namoro, no sentido de que esse não é um caminho saudável

nos seus relacionamentos e que não devem aceitar como normais determinados comportamentos”.

Os despor t istas William Carvalho (jogador de futebol internacional A), Vasco Ribeiro (campeão do mundo em juniores de surf), Diogo Chen (campeão da europa de ténis de mesa) e Ivo Oliveira (campeão do mundo em juniores de ciclismo em pista), e as atrizes e apresentadores/as de televisão, Sílvia Alberto, Cláudia Semedo, Lucília Raimundo, Raquel Oliveira, Maria Leite, Teresa Tavares e João Paulo Sousa protagonizam a nova campanha.

Fonte: cig.gov.pt

Recuse ser uma vítima

PUB

Linha de Apoio: 961228927Procure Ajuda

atualidade « 8

Page 9: Folha de Portugal - Edição 584

●●● ENERGIAS

■A mudança na lei permite que as pessoas que possuam fontes de captação e produção de energia possam utilizar essa energia para o próprio consumo. Esta alteração da lei permite que qualquer pessoa consiga obter uma independência no que diz respeito ao consumo de energia elétrica, ou seja, poderá obter uma redução muito grande na fatura de consumo elétrico.

Com esta mudança, uma pessoa que utilize painéis fotovoltaicos poderá começar a produzir energia para alimentar os eletrodomésticos da sua própria habitação.

Energia solarA produção de energia através de painéis fotovoltaicos, ou seja, através do sol, é considerada umas das formas de energias mais limpas que podem ser produzidas.

O impacto ambiental deste género de energias é muito baixo,

o que permite obter energia e ainda reduzir os gastos financeiros. Apesar do investimento ser relativamente elevado, este pode pagar-se a si mesmo.

Quando uma pessoa vendia a energia produzida para a rede pública de energia elétrica, este investimento já se pagava a si mesmo, mas com a possibilidade a poder consumir também este género de energia, este investimento poderá ser mais rapidamente recuperado.

A legislação no que diz respeito às energias renováveis foi alterada. Se até aqui toda a energia que os particula-res produzissem teria de ser vendida à rede nacional de energia, agora já não é bem assim.

Os portugueses podem produzir eletricidade

QUANTO POSSO POUPAR?Poderá poupar até 500 euros por ano com os kits.

¡João Filipe [email protected]

fonte: boaenergia.pt/maintenance

PUB

9DOMINGO ¡ 1 março 2015

folhadeportugal.pt» atualidade

Page 10: Folha de Portugal - Edição 584

vendidos em poucas horas em sete eventos realizados em simultâneo, tendo este sido o resultado das mais de 120 mil pessoas que quiseram um exemplar assinado da autobiografia do bispo Edir Macedo, fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus.

Mais vendidoSão Paulo fecha o ciclo de lançamentos da obra que já vendeu, nos eventos até agora realizados, 1.141.152 milhão de exemplares. A obra ocupou o primeiro lugar entre os livros mais vendidos no Brasil em 2014 e nas primeiras semanas de 2015 nas categorias “Geral e Não Ficção”. Fonte: nadaaperder.org

■A trilogia de “Nada a Perder” traz-nos a história do bispo Edir Macedo. O primeiro livro, “Nada a Perder – Momentos de Convicção que Mudaram a Minha Vida”, revelou os obstáculos superados pelo maior líder do segmento evangélico do Brasil e ultrapassou um milhão de exemplares vendidos.

O segundo volume, “Nada a Perder 2 – Meus Desafios Diante do Impossível”, relata o caminho de conquista da Rede Record, percurso que envolveu grandes dilemas e confrontos.

O último livro da série, “Nada a Perder 3 – Do Coreto ao Templo de Salomão: a Fé que Transforma”, contém relatos comoventes de quem superou todos os tipos de adversidades e conquistou milhões de fiéis nos lugares mais remotos do planeta. O livro revela ainda um pouco da vida do bispo Edir Macedo como pai e marido.

São PauloNo passado dia 17 de fevereiro, cinco cidades do Estado de São Paulo receberam o lançamento de “Nada a Perder 3”: Campinas, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo e São Paulo.

O lançamento em São Paulo da autobiografia do bispo Edir Macedo, escrita em coautoria com Douglas Tavolaro, vice- -presidente de Jornalismo da Rede Record, já contava com milhares de pessoas nas filas, horas antes do

início das sessões de autógrafos. Autografaram o livro, o bispo e apresentador Renato Cardoso, que representou o bispo Edir Macedo, e o bispo Domingo Siqueira.

Ao todo, foram 308.579 livros

DOMINGO  1 março 2015

folhadeportugal.pt

●●● SUCESSO DE VENDAS

“Nada a Perder 3” da autoria de Edir Macedo vendeu mais de 300 mil exemplares em poucas horas e encabeça a lista dos livros mais vendidos em 2014 neste país.

Final da trilogia bate recordes no Brasil

Só os dois primeiros livros venderam mais de 4 milhões de cópias em todo o mundo

PUB

14 MARÇO ÀS 10H PALÁCIO DA AJUDAnadaaperder.eu

Carla Vaz [email protected]

❙ Ao todo, os três volumes da obra já venderam mais de 7 milhões de exemplares em todo o mundo e foram traduzidos para seis idiomas

RANKING DE VENDASNada a Perder 3 encheu livrarias e vendeu milhares de exemplares

reportagem « 10

Page 11: Folha de Portugal - Edição 584

●●● ENCONTRO EMPRESARIAL

No mundo da informação, tudo pode mudar num segundo, por isso, todos os empresários têm de saber utilizar a arte de comunicar.

O poder da comunicação para vencer

■No dia 22 de fevereiro, pelas 17 horas, no hotel Altis Park, nas Olaias, em Lisboa, realizou-se mais um Encontro Empresarial, onde mais de duas centenas de empresários puderam receber mais um ensinamento importante para seu o desenvolvimento pessoal e empresarial.

O orador, Manuel Teixeira, trouxe um assunto que é um dos maiores problemas dos nossos dias: a comunicação, uma ferramenta fundamental para poder alcançar o sucesso em qualquer atividade de negócio.

Saber como comunicar com os funcionários, os clientes, os fornecedores e o Estado é algo precioso para conseguir solucionar os problemas, sejam eles mais ou menos graves.

Muitas vezes, há empresários ou gestores que não comunicam da melhor forma, o que pode originar situações evitáveis no desenrolar da sua atividade empresarial. Se existir uma dívida ao Estado, por exemplo, por não pagamento de um imposto, o empresário não deve ficar à espera que a situação seja transformada num “monstro”, mas sim tentar esgotar todas as possibilidades de criar um plano de pagamento.

ComunicarO empresário deve acreditar, em primeiro lugar, nas suas potencialidades, e o orador alertou

todos os presentes para o facto de que quando um problema surge, este nasce, normalmente, por parte da própria pessoa. Logo, a solução também só poderá chegar por meio dela própria.

Foi notório, neste Encontro

Empresarial, o interesse que o tema levantou diante dos presentes, uma vez que foram colocadas diversas dúvidas sobre como agir em determinadas situações.

Alguns dos participantes puderam contribuir com algumas experiências vividas.

Os participantes mostraram um forte interesse em participar no próximo encontro, deixando já a certeza de que no dia 22 de março irão estar novamente presentes no mesmo local, pelas 17 horas, para mais uma motivadora palestra do Encontro Empresarial.

A origem e a solução de um problema estão na própria pessoa

PRÓXIMOS ENCONTROS EMPRESARIAIS:

PORTO

07.03.2015 18 horas

R. Egas Moniz, nº485

COIMBRA

21.03.201518 horas

Hotel Tivoli

LISBOA

22.03.201517 horas

Hotel AltisPark (Av. Eng. Arantes e Oliveira, nº9, Olaias)

PORTIMÃO

28.03.201518 horas

Largo Gil Eanes, lt. A

Para mais informações: conquistasfinanceiras.pt

PUB

DOMINGO  1 março 2015

folhadeportugal.pt 11» economia

Folha de Portugal (F.P.): Como é que se introduziu ao mundo dos negócios?Luísa Alcaçarenho (L.A.): Desde sempre, a minha carreira profissional tem tido um peso na minha realização pessoal e, a dada altura, recebi um convite para frequentar as palestras das “Conquistas Financeiras”.

Em cada palestra ia nascendo o desejo de ter o meu próprio projeto. Estava numa fase da minha carreira em que já tinha atingido os objetivos que tinha traçado na empresa onde trabalhava, ou seja, entrei para faturar, lutei pelo cargo de direção financeira, atingi, lutei de seguida pela direção-geral e atingi. Apesar de gostar muito do que fazia e de a minha remuneração ser acima da média, havia algo que me estava a incomodar muito porque o meu foco era, acima de tudo, o trabalho, eu vivia para o trabalho!

Ao frequentar as palestras e seguir as orientações, iniciei o meu próprio projeto e comecei no mundo dos negócios.

F.P.: Em que é que consiste o INBIZ? L.A.: O INBIZ surge no meio da crise, de forma a responder a várias necessidades das empresas que são realçadas em tempos de dificuldades, nomeadamente, reduzir custos fixos e torná-los variáveis. Ou seja, o escritório e a estrutura administrativa da empresa sempre foram vistos como um “monstro” nos mapas financeiros. Então, a ideia foi tornar este custo que, em tempos parecia impossível de ser variável, com a mesma estrutura de um escritório tradicional. O INBIZ disponibiliza espaços para reunir, postos de trabalho partilhados ou um escritório isolado com chave na mão. O espaço tem Internet, luz, água, sala de reuniões, gestão de correspondência, rececionista, copa, equipamento de telefone e multifunções e o

cliente apenas paga o que utiliza. Traz duas grandes mais valias: estar muito bem localizado num edifício de escritórios de luxo que, dificilmente, uma empresa pequena “sozinha” conseguiria lá chegar; e a possibilidade de os seus membros usufruírem de Networking.

A troca de contatos é uma constante. Damos por nós a “vender” constantemente os serviços uns dos outros e o próprio INBIZ organiza eventos onde reúne 50 ou 60 empresários em cada evento, única e exclusivamente para alavancar o negócio de todos os membros.

F.P.: Em que medida é que o Encontro Empresarial ajudou no seu sucesso como empresária?L.A.: Em cada Encontro Empresarial, aprendo e cresço enquanto pessoa e profissional mais um pouco. Enquanto as palestras das “Conquistas Financeiras” para mim são como uma “injeção de motivação e de direção”, o Encontro Empresarial leva-me a ter uma consciência mais profunda sobre cada tema que é falado.

Todos os temas têm-me ajudado muito, mas recordo um deles que fez mais diferença do que todos os outros, o do “Foco Empresarial”.

Quando estamos numa posição de líder, facilmente começamos a ser bombardeados e ou somos focados ou nos perdemos completamente. Devido às relações profissionais, frequento, muitas vezes, formações e eventos, mas os Encontros Empresariais fazem toda a diferença! Não porque são mais eruditos mas porque me conseguem passar um espírito muito diferente de todos os outros!

F.P.: Que projetos tem para o futuro?L.A.: Confesso que tenho por hábito traçar objetivos muito específicos, que normalmente não revelo ao pormenor, pois já é sabido que “o segredo é a alma do negócio”.

Quero fazer crescer o centro de escritórios, para mais do dobro num futuro próximo e ser uma empresa de referência na área da auditoria e contabilidade.

F.P.: Que conselhos dá a todas as pessoas que têm um sonho, um projeto empresarial, mas têm medo de arriscar?L.A.: Partilharia três frases que li e que expressam os conselhos que eu poderia dar: - Vai em frente e se der medo? Vai com medo! - O esforço supera o dom!- Insista, persista e não desista!

João Filipe [email protected]

Page 12: Folha de Portugal - Edição 584

DOMINGO  1 março 2015

folhadeportugal.ptbem-estar « 12

Fisicamente- Potencia a respiração;- Favorece a drenagem linfática;- Reduz a fadiga muscular e diminui o cansaço;- Estimula o sistema nervoso de forma eficaz;- Relaxa a beneficia o sono;- Melhora a elasticidade da pele, a circulação sanguínea, o sistema imunológico e a tonificação muscular;- Estimula e equilibra o sistema digestivo;

- Ajuda a combater a pressão arterial elevada.

Psicologicamente- Bem-estar imediato;- Estimula os sentimentos positivos e mantém os negativos sob controlo;- Aumenta a energia e estimula o intelecto;- Relaxa o corpo e a mente;- Melhora a imagem que uma pessoa tem de si mesma e, consequentemente, a autoestima.

AyurvédicaAlia movimentações vigorosas com manobras de tração e alongamento e estimulação de pontos e órgãos vitais. Deve ser realizada sobre um pequeno colchão, colocado no chão. Utiliza óleos naturais aquecidos, escolhidos de acordo as características de cada pessoa. É recomendada principalmente para relaxamento, sendo também muito benéfica como terapia auxiliar na recuperação de problemas físicos.

SuecaDeriva das antigas formas de massagem aplicadas na Grécia e consiste em fazer pressão, sempre

no sentido do fluxo sanguíneo, em diferentes pontos do corpo. Recorre-se também a técnicas de fricção para melhorar o retorno do sangue ao coração. É destinada a todas as pessoas que procurem o efeito do relaxamento.

ShiatsuÉ uma técnica que combina a massagem com a pressão, através das mãos, joelhos, cotovelos, pés e até o peso do corpo do próprio terapeuta em determinados pontos, para desbloquear e estimular a energia. De uma forma geral, visa a recuperação e manutenção da saúde, através do alinhamento energético do corpo.

FONTE: lifestyle.sapo.pt

FONTE: lifestyle.sapo.pt

HAMBÚRGUERES DE LEGUMES

SEMANARECEITA DA

Preparação:Coza os espinafres em água a ferver durante dois minutos. Escorra bem e seque-os com papel absorvente. Aqueça azeite numa caçarola e salteie o alho-francês e o alho. Junte os res-tantes ingredientes, exceto o pão rala-do, e cozinhe durante 5-7 minutos, até os legumes estarem macios. Acres-cente os espinafres e cozinhe mais um minuto.Passe a mistura para uma trituradora

e triture durante 30 segundos até ficar homogénea. Coloque numa tigela e junte o pão ralado, mexendo bem, e deixe arrefecer o suficiente para poder amassar o preparado. Com as mãos enfarinhadas, transforme a mistura em quatro hambúrgueres de tamanho igual. Leve ao frigorífico durante 30 mi-nutos. Depois frite-os durante 8-10 mi-nutos, numa frigideira, com uma colher de sopa de azeite.

Ingredientes:�100g de espinafres�1 c. de sopa de azeite�1 alho-francês picado�2 dentes de alho esmagados�100g de cogumelos picados

�300g de tofu picado�1 c. de chá de piripiri em pó�1 c. de chá de caril em pó�1 c. de sopa de coentros picados�75g de pão integral ralado no momento�1 c. de sopa de azeite

Existem diferentes modalidades de massagens, que recorrem a técnicas diferenciadas para atingir objetivos, muitas vezes, comuns.

Os benefícios das massagens

■O corpo está constantemente a enviar-nos sinais, aos quais nós, por causa da vida stressante que temos, não damos a devida atenção. Começa com um pequeno sintoma (muitas vezes uma simples contratura) e continua com algo mais interno e profundo que se pode tornar num problema mais sério.

Uma opção fácil e natural para solucionar estes incómodos é a massagem, provavelmente, a

ferramenta terapêutica mais antiga utilizada pelo homem.

Trabalhar com energiasA massagem é uma troca de energias entre dois corpos. Esta energia é transmitida desde o corpo de quem dá a massagem até à pessoa que a recebe. Através de técnicas de deslizamento, fricção, batimento e amassamento, trabalha-se o sistema circulatório, linfático, nervoso e subtil ou energético, eliminando, desta forma, a fadiga, tanto mental como física.

Como escolher a massagem certa

Quais os seus benefícios?

Joana Marques [email protected]

SAÚDE ORAL AO ALCANCE DE TODOS!

SAIBA COMO NOS ENCONTRARTel.: 218 051 520 Tlm.: 912 057 878 Site: confidente.eu E-mail: [email protected] na: Av. João II, lote 1.12.02, loja L, Edifício Adamastor - Parque das Nações

CLINICA DE MEDICINA DENTÁRIA

PUB

Page 13: Folha de Portugal - Edição 584

FolhaSuplemento jornal Folha de Portugal ■ Domingo, 1 março 2015

Pág. 5i

bispo Júlio Freitas

Pág. 3i

É possível mudar, sim!

O Sono da Morte

bispo Edir Macedo

Passamos uma grande parte da nossa vida a pensar ape-nas em nós. Os tempos em que vivemos são marcados por um tipo de amor distorcido e egoísta.

Amar o próximo como a nós mesmos

A mar a Deus implica obedecer-Lhe e guardar os Seus mandamentos,

retribuindo assim o amor que Ele demonstra por nós. Para os que amam a Deus, não é difícil fazer a Sua vontade; é algo que lhes dá prazer.

“... amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22.39) e “... que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei” (João 15.12) são algumas das passagens bíblicas onde é possível identificar os mandamentos de Deus referentes ao amor ao próximo.

Infelizmente, o contrário é cada vez mais comum e a indiferença para com o próximo é cada vez mais um sentimento normal.

Os outros, incluindo mesmo os familiares e amigos, acabam por ser apenas peças que utilizamos para a concretização dos nossos sonhos e anseios, para a realização das nossas vontades.

A maioria das pessoas não o fará propositadamente, o que ainda torna a situação mais grave, pois prova que a capacidade de utilizar os seus semelhantes para

a concretização das suas vontades é uma característica inata no ser humano.

Um ato gratificanteContudo, a vida não se desenrola em linha reta e, quando menos esperamos, surge-nos um obstáculo,

por vezes, difícil ou até impossível de ultrapassar. É nessa altura que somos obrigados a repensar a nossa forma de ser e de estar.

Passamos a dar mais valor à vida e, consequentemente, àquilo que a constitui, o próximo. Dar amor ao próximo é um ato gratificante, que

pode trazer também mais sentido à nossa própria vida.

Existe muito sofrimento no mundo e cabe-nos a cada um de nós tentar ter um efeito minimizador no sofrimento dos que nos rodeiam.

Apesar de muitos só se darem

conta disso quando necessitam, o espírito de entreajuda e de amor ao próximo é essencial ao ser humano.

Estender os braços, abrir as

mãos e amar o próximo fará com que a sua vida e a dos outros, seja menos pesada, menos sofrida e mais gratificante.

Estender os braços, abrir as mãos e amar o próximo fará a sua vida mais gratificante

Amar é...�Não julgar.�Não criticar sem antes olhar para dentro de si mesmo.�Ajudar aquele que precisa, mesmo que não

o conheçamos.�Andar de mãos dadas com a compaixão.�Não acreditar que o outro mereça o mal que está a re-

cair sobre ele.�Cultivar amores fraternos e eternos.�Compreender as atitudes do outro.�Não infligir sofrimento ao outro.�Ver-se com humildade.�Encher o coração de felicidade para não sobrar espaço

algum para a raiva.�Ter paciência com a vida.

¡Joana Marques [email protected]

Page 14: Folha de Portugal - Edição 584

DOMINGO ■ 1 março 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

2i

centro de ajuda . superação

Havia um choque muito grande entre os dois... Não sabia o que fazer

Um lar à beira da destruiçãoSão vários os casos de famílias que se afastam devido a conflitos entre pais e filhos. A desunião familiar é um dos principais motivos de sofrimento.

E ste era o caso de Anabela, que tinha que lidar diariamente com discussões

e conflitos entre o seu marido e o seu filho, que a levavam ao desespero.

“Apesar de não ter problemas graves de saúde, tinha um problema muito grave dentro da minha casa entre pai e filho. Estava numa posição muito delicada, pois, por um lado, era esposa e tinha que ficar do lado do meu marido e dar--lhe atenção mas, por outro lado, também era mãe e tinha que apoiar o meu filho. Não sabia o que fazer...

Havia um choque muito grande entre os dois. O meu filho não obedecia ao que o pai lhe dizia e entravam em conflito” conta, amargurada, Anabela.

O caminho da mudança“Foi no Centro de Ajuda (CdA) que encontrei a solução para a situação conturbada que o meu lar estava a atravessar. Uma funcionária convidou-me a ir ao CdA e eu fui, com o objetivo de aprender a lidar com a situação e ter paz na minha casa.

Fui atendida e acompanhada por um pastor, que me transmitiu orientações e indicou o caminho por onde seguir para poder ajudar tanto o meu marido como o meu filho.

Ao colocar em prática os ensinamentos, vi logo mudanças. É um processo longo mas, apesar de ainda não terem uma relação a 100 por cento, já não se compara com a que eles tinham antes. Inclusivamente, as pessoas que estão habituadas a lidar com eles

comentam comigo que a relação deles está diferente!”, conta.

A oportunidade“Também na vida financeira tenho

conseguido prosperar bastante. Fui abençoada com uma vida financeira estável. Recentemente, os meus votos foram para renovar a frota de carrinhas da nossa empresa, pois as antigas estavam com problemas. Agora vamos ter novas viaturas!

Na Campanha de Israel vejo a oportunidade de nos lançarmos e de darmos o nosso tudo. É o momento em que Deus faz acontecer algo de diferente na vida de todos aqueles que estão dispostos a dar o seu tudo.

Na última Campanha pedi a transformação do meu marido e, não só, já estou a ver mudanças nele como, inclusivamente, ele próprio já quis ir comigo visitar o Templo de Salomão, em São Paulo!

Depois da visita, disse que não tinha palavras para descrever aquele local. Ainda hoje ele diz que se lembra como se fosse hoje dos momentos em que esteve lá, de tudo aquilo que foi dito e que foi um momento que ficou marcado na vida dele”, partilha Anabela.

AnAbelA FrAngão,CdA de AlmAdA (Av. 23 de julho, nº 14/16/18 – CovA dA PiedAde)

Sem direção na vidaBruna não tinha uma direção por onde seguir, o que a tornava uma pessoa muito infeliz.

■ “Antes de chegar ao Centro de Ajuda estava totalmente destruída. Não tinha paz, não tinha direção na minha vida e não era uma pessoa feliz.

Tinha muito medo de morrer e havia alturas em que entrava mesmo em pânico por esse motivo. Além disso, era uma pessoa frustrada na minha vida sentimental. Tinha vários relacionamentos para preencher toda aquela tristeza que existia em mim e nada me fazia feliz.

Vinha de um lar completamente

destruído. Os meus pais discutiam muito e levavam uma vida de vícios. Ao crescer com aqueles maus exemplos também os levei para a minha vida, o que me fazia sentir ainda mais frustrada”, confidencia Bruna.

Vida transformada“Comecei a frequentar o CdA e, de lá para cá, a minha vida foi transformada! Já não tenho mais medo da morte. Além disso, numa altura em que a crise se faz sentir,

em apenas uma semana consegui arranjar emprego, graças às orientações dadas nas palestras das ‘Conquistas Financeiras’.

A Campanha de Israel chegou numa fase em que já não via mais nenhuma direção para a minha vida, foi a minha última oportunidade. Entreguei-me totalmente e vi a resposta! Hoje sou uma pessoa realizada em todos os aspetos da minha vida”, garante. j.m.

brunA gouveiA, CdA de AlmAdA(Av. 23 dejulho,nº 14/16/18 – CovA dA PiedAde)

¡Joana Marques [email protected] aconteceu comigo!

aconteceu comigo!

JOÃO FILIPE

JOÃO FILIPE

Page 15: Folha de Portugal - Edição 584

❚ realizar casamentos❚ realizar batizados (adultos)❚ dar aconselhamento matrimonial❚ aconselhar e acompanhar indivíduos toxicodependentes❚ aconselhamento pastoral❚ participar na Santa Ceia❚ realização da unção com óleo❚ visitas ao domicílio❚ visitas a doentes no hospital❚ visitas a presidiários❚ distribuição de cestas básicas às famílias carenciadas❚ distribuição de bens (roupas, mobílias, eletrodomésticos, etc.) a pessoas carenciadas❚ acolher o Instituto Português do Sangue nas suas instalações para a doação de sangue❚ ajudar a manter o Lar de Idosos Universal❚ apresentação de crianças (não batiza crianças, somente adultos)❚ participar no Grupo de Jovens "Força Jovem"❚ a realização de orações❚ a entrada nas igrejas e participação nos cultos❚ participação em Concentrações, em locais como: Coliseu dos Recreios, Pavilhão Rosa Mota, estádios, Pavilhão Atlântico, etc.❚ ajudar a manter a Sociedade “Pestallozi” (presta assistência aos portadores da síndrome de Down)❚ manter a Fazenda Nova Canaã❚ a realização de cursos informáticos❚ aconselhar e apoiar na escolha de uma carreira profissional❚ atendimento telefónico pela linha amigo 24 horas❚ apoio a mulheres vítimas de abusos❚ apoio e aconselhamento a indivíduos dependentes alcoólicos❚ visitas a lares de terceira idade❚ dar alimento aos sem-abrigo❚ apoio em catástrofes❚ a realização de atividades lúdicas e desportivas com os jovens❚ aconselhamento e campanhas na prevenção do HIV❚ transporte de pessoas com dificuldades de locomoção❚ estacionamento no parque da Igreja❚ estudos Bíblicos realizados❚ entrada e participação no maior Congresso Financeiro do País❚ realização de funerais❚ distribuição do Óleo Santo de Israel❚ cursos de Teologia (IBURD)❚ milagres que acontecem em todos os Centros de Ajuda espalhados pelo Mundo.

Só ensina às pessoas a VERDADE. O dízimo, como também as ofertas, são mandamentos bíblicos.

O Centro de AjudA não cobra para D

definA hoje o que quer viver AmAnhã!

Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro ou o Santuário que santifica o ouro?” (Mateus

23.17). Nunca me dei conta dessa revelação gloriosa. Pensava comigo, o Senhor reprovava aqueles sacerdotes hipócritas porque eles não estavam nem aí para a importância do Altar. Na mesma proporção em que os seus olhos espirituais estavam bloqueados, os seus olhos físicos estavam abertos e vidra-dos no que se depositava no Altar. Esse tem sido o motivo maior de a maioria cristã evangélica, em especial, pastores estarem atolados nos seus pecados e, pior, fazendo vista grossa aos pecados dos seus respetivos membros.

Não se trata apenas do foco na oferta, mas sim da consideração para com o Próprio Senhor e Salvador.

Quem considera o ouro mais importante do que o Altar tem os olhos na oferta e desdenha

o ofertante;Quem considera o ouro mais

importante do que o Altar nunca nasceu do Espírito! Ou, no mínimo, apagou-O, priorizando o material e desprezando o espiritual;

Quem considera o ouro mais

importante do que o Altar está fixado no número de membros e pouco se importa com o número de almas salvas.

O pastor “caído” pelo brilho do ouro (oferta) assemelha-se a Lúcifer quando andava no brilho das pedras

(Ezequiel 28).Deus conhecia muito bem Abraão.

Mesmo assim provou-o. O mesmo acontece em relação a cada um de nós. Ele conhece-nos bem, por dentro e por fora. Entretanto, ainda assim, permite sermos testados para que nos venhamos a conhecer. Conhecer o estado real da nossa Fé, canal de comunhão com o Senhor.

Enquanto o rei Davi se perdia nos delírios do pecado, a sua alma agonizava em tristeza de estar longe da Salvação.

Não estou a julgar ninguém, apenas procuro alertar os pastores com respeito ao estado deplorável das suas ovelhas em virtude de focarem o ouro e relaxarem com o Altar.

Que o Espírito do Altíssimo desperte os sinceros do sono da morte e faça acontecer um avivamento na Sua Igreja.

DOMINGO ■ 1 março 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

3i

bispo Edir Macedo

O Sono da Morte

mensagem

centro de ajuda . reflexão

bispomacedo.com.br/blogyoutube.com/obispomacedo

twitter.com/BispoMacedo

facebook.com/BispoMacedo

Acessos oficiais do bispo Macedo

“Pois qual é maior: o ouro ou o Santuário que santifica o ouro?”

23h¢ e também na IURDTV.eu, pelas 15h (hora de Lisboa)

às

diar iamente

Bp. Macedo

LISBOA 107.7 FM

PORTO 95.5 FM

COIMBRA 92.6 FM

COIMBRA 98.7 FM e 107.8 FM

AÇORES 91.1, 91.0 e 94.0 FM

ÉVORA 90.4 e 95.5 FM

FUNChAL 100.0 FM

LEIRIA 101.3 FM

PORTIMÃO 91.8 - 92.4 - 93.7 FM

Experiências no Templo de Salomão

Nos últimos meses, pessoas de vários países, culturas e línguas têm-se interessado em conhecer o único Deus, o Deus de Israel.

■Recentemente, o Templo de Salomão, em São Paulo, recebeu a visita de um casal de israelitas. A esposa estava nervosa, fumava e tinha um ar angustiado. Durante a visita ambos questionavam muito sobre a fé dos membros da Igreja Universal em Yeshua, existindo um turbilhão de dúvidas.

Contudo, ela era diferente dos outros judeus que se deslocaram até ali, pois disponibilizou-se a deixar uma oferta no memorial do Templo.

Quando o casal foi conduzido para conhecer o interior do Templo, o santuário, o silêncio que se fez sentir foi absoluto. Era como se o próprio Deus estivesse a falar com ela e, com certeza, era.

A esposa foi convidada a escrever um pedido ao Deus de Israel e fazer uma oração e aceitou. No final da oração, as lágrimas da mulher foram inevitáveis.

Dias depois, a mesma mulher mostrou interesse em conhecer a obra da Igreja Universal em Tel Aviv.

cedida

Page 16: Folha de Portugal - Edição 584

4iDOMINGO ■ 1 março 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Tratamento de Luz

■ Natércia tinha um relacionamento frustrado, cheio de discussões. Tomava comprimidos para dormir mas ainda as-sim sofria de insónias, estava deprimida e sentia uma grande tristeza dentro de si.

Fumava quase dois maços de tabaco por dia e teve vontade de se suicidar. Mas não desistiu e, através das reuniões do CdA e das correntes de libertação, alcançou a transformação total! Hoje é feliz, foi curada das doenças e deixou de sentir aquele vazio interior.

De terça-feira a sábado, das 00H à 01H

■ Afonso era uma pessoa fracassada e a sua vida estava destruída. Vivia rode-ado de complexos e medos, principal-mente da morte. Não tinha paz interior e isso começou a refletir-se com os

problemas no casamento. A sua mulher era muito nervosa, agressiva e ciumenta. O seu casamento esteve à beira do fim! Não desistiu e, depois de pôr em prática os ensinamentos aprendidos no CdA, a sua vida foi transformada! As doenças foram curadas e o seu casamento é uma bênção.

■ Sheila era casada com um joga-dor de futebol, que estava sempre lesionado, e ela era uma pessoa tris-te, sem autoestima, negativa e com problemas em engravidar. Mas não

desistiu e hoje é uma outra pessoa! O seu marido fechou um grande contrato, está a jogar, os dois são felizes e têm duas filhas.

Passagem pelo Portal de Luz

O que separa uma vida de trevas, marcada pelos azares, problemas, tragédias, amarrações e

bloqueios de uma vida iluminada, plena de sorte, desenvolvimento, progresso e sucesso é um Portal

VENHA PASSAR ESTE DOMINGO PELO PORTAL DE LUZ

Exclusivamente:Lisboa (Rua Dr. José Espírito Santo, nº 36 – Chelas)

Porto (Rua Egas Moniz, nº 485)Coimbra (Rua do Sota, nº 20)

Portimão (Largo Gil Eanes, lote A)

“Nas minhas mãos abriam rachas e deitava muito sangue, o mesmo acontecia também no meu corpo. Nada curava este problema! Mas desde que fiz o Tratamento de Luz, fui curada”.

AnA PAulA

“Trabalho com desenvolvimento e expansão empresariais mas os meus caminhos estavam bloquea-dos. Sei que todos os empresários que me procuravam, eu ajudava-os a enriquecer mas nunca obtinha o meu retorno. Depois do primeiro dia em que comecei a fazer o Trata-mento de Luz, consegui fechar um contrato de 40 mil euros por mês”.

FrAnces Pires

“O meu pai desde o início de ja-neiro que mal conseguia andar e precisava de ajuda para tudo. Mas desde que fez o Tratamento de Luz já consegue andar normalmente”.

FrAncisco

“Quando aqui cheguei nem um euro tinha na carteira, nem no banco. Para além disso, não tinha clientes no consultório. Mas des-de que fiz o Tratamento de Luz, tudo começou a mudar. Agora, num só dia ganhei 550 euros! Ti-nha uma dívida nas Finanças que andava a tentar negociar para pagar em prestações e sempre me tinham dito que não. Mas, en-tretanto, já recebi uma carta para parcelar o pagamento da minha dívida”.

MAriA conceição

CEDIDACEDIDACEDIDA

Page 17: Folha de Portugal - Edição 584

DOMINGO ■ 1 março 2015

5icentro de ajuda . Evangelização

se algo está mal......mantenha-se bem!

juliofreitas.com

L onge de ser a epítome da perfei-ção, Jacó sempre foi conhecido e apontado, inicialmente,

pelos seus defeitos. Mas como seria Jacó antes de ser transformado num novo homem?

Jacó, desde o seu nascimento, ficou com a marca de usurpador. Ele queria, a todo o custo, ter direito, mesmo ao que não era seu de forma legítima, como a bênção do seu pai Isaque, que, pela tradição, deveria ser transmitida ao primogénito, no caso, Esaú. Por isso, desde cedo Jacó criou uma imagem totalmente contrária à de um típico herói da Fé. Atente às suas características: Era visto, descrito e tratado por todos como um enganador; Nem o próprio pai cria nele; O irmão não o respeitava e odiava-o de morte; O seu sogro e patrão, primos e cunhados, não confiavam nele; Era visto como um enganador...

O ponto de viragem: “...ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia. Vendo este que não podia com ele, tocou--lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem. Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares. Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. Então, disse: Já não te chamarás mais Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. Tornou

Jacó: Dize-me, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali. Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva. Nasceu-lhe o sol, quando ele atravessava Peniel; e manquejava de uma coxa” (Génesis 32.24-31).

Você sabe como ficou Jacó depois de ser Transformado num Novo Homem? Foi chamado pelo Próprio Deus de: Forte; Corajoso; Príncipe; Vencedor; Foi reconhecido como verdadeiro Filho primogénito da Fé de Abraão, seu avô, e Isaque, seu pai; Foi reconhecido pelo irmão como o Abençoado de Deus; O sogro e primos pediram-lhe perdão e pediram que fizesse aliança com eles, porque viram que ele andava com Deus; Foi visto e reconhecido como príncipe do Deus-Vivo.

Observe que Jacó teve que “ir ao fundo do poço”, humilhar-se diante de Deus, reconhecendo os seus erros, limitações, fracassos por culpa própria, pedir perdão a quem ele falseou e entregar-se a uma luta com o Próprio Deus para ser Abençoado, transformado na pessoa que sempre quis ser, mas não sabia como, procurando sempre meios duvidosos para o conseguir.

Na verdade, Jacó, à semelhança de todos nós, só conseguiu ser tudo, a partir do momento em que, diante de Deus, reconheceu que não era nada!

É possível mudar, sim!

Bispo Júlio Freitas Deus é contigo e eu também!

¡Carla Vaz [email protected]

Os atalaias do presenteAlertar as pessoas para a verdadeira realidade que se encontra por detrás dos seus muitos problemas, dificul-dades e obstáculos é uma das funções destes homens e mulheres de Deus.

D iz a Bíblia que o dever do atalaia é anunciar a presença do inimigo,

quando este se aproxima. Atualmente, as pessoas têm sido atacadas impiedosamente por doenças, vícios, problemas económicos, familiares, sentimentais e espirituais, desconhecendo o motivo para tanta tragédia nas suas vidas. É, por isso, que para muitos, a morte surge como a única saída possível.

Tendo conhecimento da situação em que se encontra o povo português, os exércitos evangelístico dos diversos Centros de Ajuda do país colocam-se como atalaias, a fim de anunciarem uma saída para o desespero em que muitas pessoas

se encontram, sempre através da Fé. É verdade que embora algumas não acreditem que, através da Fé, pode haver uma restauração nas suas

vidas, já outras ouviram “o soar das trombetas” e abriram os olhos para o verdadeiro motivo do seu sofrimento.

❙ Foi feita uma evangelização na Lourinhã, com 423 pessoas ajudadas

❙ Evangelistas saíram ao encontro dos portuenses sofridos, libertando os que se encontram em cativeiro e salvando as suas almas da amargura

❙ Quatro equipas percorreram quatro regiões do concelho, evangelizando 302 pessoas novas e afastadas

❙ Em três pontos distintos, os grupos do CdA evangelizaram 675 pessoas

Vila Nova de Gaia

Paredes Templo Maior

Madeira Torres Vedras

Famalicão Rio Tinto

Funchal 1

S. João da Madeira

Porto

PUB

Page 18: Folha de Portugal - Edição 584

A cidade de Zurique reuniu centenas pessoas oriundas do norte do país num evento único e especial, capaz de transfor-mar vidas.

6iDOMINGO ■ 1 março 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . internacional

O bispo Júlio Freitas, responsável pelo trabalho evangelístico do Centro

de Ajuda na Europa, foi o orador deste encontro especial trazendo às mais de mil pessoas presentes uma mensagem de Fé e Poder libertador e transformador. “Antes da pessoa crer em Deus, ela tem que crer nela mesma! Existem seis poderes que todo o ser humano possui, por isso, não tem como não alcançar a realização em todas as áreas da sua vida se tomar conhecimento deles e os praticar”, esclareceu o orador.

6 poderes O primeiro poder é crer, em nós mesmos e em Deus.

O segundo poder é imaginar, pois quando imaginamos aquilo que desejamos alcançar, usamos esse poder para realizar.

O terceiro poder é amar, primeiro temos que nos amar a nós mesmos, para depois podermos amar os que estão ao nosso redor.

O quarto poder é perdoar, começamos por nos perdoar a nós mesmos, para depois podermos perdoar ao próximo. Quando perdoamos, libertamo-nos e livramo-nos do mal que estava dentro de nós.

O quinto poder é Sacrificar, em prol de algo que desejamos muito. Todos temos problemas, objetivos e sonhos, mas, através do Sacrifício e da Fé-inteligente, tomaremos posse

daquilo que tanto desejamos.O sexto poder é o Sexto Sentido,

a FÉ, o poder de decisão. “O que não podemos realizar através dos cinco primeiros poderes, poderemos agora através do sexto sentido, a Fé”, salientou o bispo.

Entrega e libertaçãoO orador intercedeu ainda por todos os presentes, para que estes alcançassem a libertação de tudo o que os impedia de serem pessoas realizadas. Houve ainda tempo para escutar dois casos verídicos de vidas transformadas.

Perto do término do evento, bispos e pastores oraram, determinando que a vida de todos jamais fosse a mesma. Para finalizar, o bispo Júlio Freitas, com toda a sua entrega e Fé, impôs as suas mãos sobre todas as pessoas presentes.

¡Carla Vaz [email protected]

MObIlIza Suíça

-Todos os presentes aprenderam a usar os 6 poderes que transformarão as suas vidas

Page 19: Folha de Portugal - Edição 584

C o m 1 7 0 . 7 5 4 . 0 0 0 quilómetros quadrados, a Rússia é o país com maior

área do planeta, cobrindo mais de um nono da área terrestre. É também o nono país mais populoso, com 142 milhões de habitantes e a oitava maior economia do mundo.

O cristianismo, o islamismo, o budismo e o judaísmo são as religiões tradicionais do país, sendo a ortodoxia russa a religião dominante, com 100 milhões de cidadãos a considerarem-se cristãos ortodoxos russos.

Consagração Foi no passado dia 15 de fevereiro, no CdA em Moscovo, que o pastor Rafael Machado e a sua esposa Livia foram consagrados. Ao serviço de Deus há já 12 anos, o pastor completou neste dia sete anos de trabalho evangelístico neste país.

No decorrer da reunião, o pastor

Eder Figueiredo, responsável pelo trabalho evangelístico na Rússia, sublinhou o valor do Altar, baseando-se na Bíblia: “...Pois qual é maior: a oferta ou o altar que santifica a oferta?” (Mateus 23.19).

“Para onde é que a pessoa vai quando está com problemas? Como é que consegue resolver os seus problemas? Como recorrer a Deus? No Altar! O Altar é o lugar da entrega, da nova vida!”, esclareceu o orador.

Sem olharem para as dificuldades, para o frio, para o facto de deixarem a sua família, estes homens de Deus valorizaram o Altar, entregando a sua juventude como Sacrifício ao Deus Vivo. Portanto, a consagração significa Deus a aprovar o seu ministério, através da dedicação, humildade, obediência, caráter, temor a Ele e amor ao próximo.

7iDOMINGO ■ 1 março 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Consagrações

O Altar é o lugar da entrega, da nova vida!

❙ O pastor Rafael e a sua esposa foram consagrados pelo responsável pelo trabalho evangelístico no país

O trabalho do Centro de Ajuda (CdA) neste país tem sido marcado por dificuldades e obstáculos, mas muitas pessoas sofridas têm sido salvas.

Um raio de esperança no meio da fria Rússia

PUB

Não perca os seguites programas:�"Não Desista "�"IURD News"�"Hora de Acertar"

Veja a vida com outros olhos!

■No passado dia 18 de fevereiro, no término do “Jejum de Daniel”, foi realizada uma vigília que contou com a presença do bispo Júlio Freitas, onde o povo do Norte fez questão de estar presente.

No final do encontro, ocorreu um momento e único e especial na vida daqueles que servem a Deus:

a consagração do pastor Ronaldo Val e da sua esposa. O bispo Júlio mostrou que o que Deus espera de nós para que sejamos aprovados é exatamente o que este casal havia apresentado. Após a cerimónia, o casal intercedeu pelos presentes, que tal como eles, desejavam serem usados por Deus.

Aprovados e consagrados

¡Carla Vaz [email protected]

Rússia

V. N. de Gaia

Page 20: Folha de Portugal - Edição 584

O frio, a solidão, a fome, a falta de amparo, o choro, a sensação de que

se bateu no fundo e de que não há como se levantar... Só conhece, verdadeiramente, esta realidade, quem, em alguma altura da sua vida, já viveu nas ruas.

As pessoas a quem a associação Coração Universal e o grupo Anjos da Noite se dirigem estão sempre à espera de uma mão amiga, não apenas para lhe dar de comer, mas também para lhes transmitir uma mensagem de Fé e de esperança e uma palavra de conforto. Dois grupos voluntários do Centro de Ajuda que fazem a diferença na vida de várias pessoas.

Refeições com carne, peixe, pão com queijo e fiambre, café, chá, leite e até bolos podem ser banais para a maioria das pessoas mas, para

outras, são um verdadeiro banquete, ao qual de outro modo não teriam acesso.

O trabalho é voltado para reintegração das pessoas que vivem na rua para a sociedade e conta também com um atendimento médico onde as pessoas podem, entre outras coisas, medir a tensão arterial.

Muitas daquelas pessoas já consideram os voluntários como verdadeiros amigos, contando- -lhes as suas histórias e partilhando testemunhos de vida. “Gostamos de falar convosco. Sentimo-nos gente, pois somos tratados como tal”, dizem.

“Temos a consciência que não podemos mudar tudo, mas podemos ajudar em alguma coisa”, garantem os voluntários.

Ajudar o próximoQuem se encontra numa situação de total desamparo ou desespero,

por vezes não espera e nem pede muito, mas apenas o suficiente para suportar mais uma noite.

A missão dos Anjos da Noite é exatamente essa e todas as terças- -feiras à noite, um grupo de pessoas desloca-se aos locais onde se encontram os grupos mais sofridos e desamparados da sociedade.

É o caso de Amaia, que vive na rua desde os onze anos e que deixou o seu testemunho de vida para ajudar outros a refletir.

“Tenho 43 anos e vivo na rua desde os onze. Saí de casa devido às discussões e aos desentendimentos com os meus pais. Queriam que fizesse as coisas de uma forma, mas

eu achava que eu é que estava certa e não aceitava as regras que me impunham. Saí de casa. Andei por várias cidades de Espanha, fui para a Jugoslávia, depois estive na Madeira e, por fim, vim para Lisboa. Há 14 anos que estou em Portugal.

A minha procura por uma vida nova não foi bem-sucedida.

Envolvi-me com todo o tipo de drogas e com álcool, tive vários problemas com a polícia e cheguei mesmo a estar presa...

Recentemente, roubei um carro e tive um acidente que matou o dono do veículo e me deixou numa cadeira

de rodas. Quando somos novos temos uma rebeldia dentro de nós e julgamos saber tudo, mas no fundo não sabemos nada. Arrependo-me de tudo aquilo que fiz. Ter este tipo de atitudes e de vida não vale a pena e hoje estou sem perspetivas...” conta.

8iDOMINGO ■ 1 março 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Obra Social

Ajudar a quem precisa é a missão

Uma mensagem de conforto e ânimo, para que os mais necessitados tenham força para se levantar

¡Joana Marques [email protected]

Se desejar, procure o pastor do CdA que frequenta e informe-se como poderá auxiliar ou patrocinar este grupo com esta missão tão especial! Mais informações, através da Linha Amigo 24H: 218 368 000

Todas as terças-feiras a associação Coração Universal e os Anjos da Noite saem à rua para ajudar quem mais precisa.

Page 21: Folha de Portugal - Edição 584

O stress do dia a dia pode ser sentido como uma influência positiva que

estimula a capacidade de reação e de trabalho, mas quando este se prolonga no tempo, acaba por se tornar num problema crónico, causando falhas no sistema imunitário e deixando-a mais sensível ao aparecimento de doenças. Para além disso, poderá ainda afetar negativamente a sua vida privada, as

suas relações quer com o seu marido, quer com os seus filhos.

Stress crónicoBreves e frequentes crises de stress podem desgastar um casamento,

fazendo com que o casal passe menos tempo junto, tornando a

sua interação mais difícil e atreita a discussões. O stress crónico pode minar a capacidade de comunicar e de resolver os problemas da relação.

SoluçãoNão deixe que o stress se torne um caso clínico, fazendo exercício, dormindo bem, evitando a cafeína, definindo as suas prioridades, planeando o dia de forma prudente, passando mais tempo com os amigos e pensando de modo positivo. O segredo é ser capaz de decidir o que se consegue fazer e o que se pode

9iDOMINGO ■ 1 março 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Coisas de Mulher

Há sempre muito que fazer mas o dia só tem 24 horas

crónica Vivi Freitas

“E talvez você seja uma pessoa também cheia de questões”

amos falar acerca de como o Senhor Jesus lhe vai dar a água viva. É a grande pergun-ta que muitos fazem: Como é

que Ele me vai dar o Espírito Santo?“Respondeu-lhe ela: Senhor, tu

não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu, porventura, maior do que Ja-có, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim,

seus filhos, e seu gado?” (João 4.11-12). Aquela mulher samaritana não conseguia entender que água viva poderia o Senhor Jesus conceder-lhe. E talvez você seja uma pessoa também cheia de questões: “Como é que Jesus me vai dar água viva?” Se já é ba-tizada com o Espírito Santo, então, talvez pergunte o que o Senhor Jesus lhe vai dar mais, uma vez que já tem o Seu Espírito.

Quero chamar a atenção de todos, pois tanto aquele que já recebeu o Espírito San-

to, quanto aquele que não O recebeu ain-da, têm que vigiar! Têm que encontrar a água viva. E porquê? Porque você é um ser humano e não vive como os anjos num corpo incorruptível, mas tem um corpo corruptível, que sente o que não deve e usa os seus cinco sentidos, inclinando-se, desta forma, para os sentimentos. E estes não a levam à Fé!

Normalmente, a pessoa pensa que tem que sentir ou ver Deus, assim como aquela

mulher samaritana olhou para o Senhor Jesus, e vendo que Ele não tinha nenhum balde para tirar água do poço, se ques-tionou como poderia Ele ter água viva, quando nem vaso ou “copo” tinha em Suas mãos. E é o que talvez pergunte: “Como o Senhor Jesus me vai dar, se nada vejo em Suas mãos?”; “Como O segurarei se Ele é in-visível e o que tenho que fazer para que essa água viva venha a fazer parte da minha vida?”.

Como o Senhor vai dar água viva? (parte I)

visite: vivifreitas.me

CONSEQUÊNCIAS

✓Irritabilidade✓Estado depressivo✓Dores de estômago, cabeça e insónias✓Alergias✓Pressão sanguínea elevada✓Cardiopatias coronárias

COMO PREVENIR

✓Sono regular

✓Exercício físico✓Alimentação saudável e racional✓Evitar bebidas alcoólicas✓Evitar o tabaco✓Gerir bem o tempo disponível✓Pensamento positivo

“Stressada, eu?!?”Por vezes, você nem se apercebe mas leva o stress quotidiano do trabalho para casa, afetando a sua vida pessoal e familiar.

deixar para outro dia, conservando assim o equilíbrio entre o corpo e a mente.

Stress e casamentoNão deixe o stress profissional entrar no seu lar. Quando chegar a casa, olhe para o seu companheiro e

recorde-se do que a fez apaixonar-se por ele. Pense e respire fundo antes de responder ao seu cônjuge e tente ser o mais simpática possível. Pergunte pelo seu dia e oiça-o. Incentive-o a passar alguns momentos a sós consigo e seja carinhosa.

Fonte: idade maior

¡Carla Vaz [email protected]

●Quer aprender a deixar o stress de lado?

PUB

●Então, assista ao programa “Coisas de Mulher”, na iurdtv.eu

No próximo dia 5 de março, pelas 22 horas

-Sabemos que estamos sob stress quando nos deparamos com problemas que não conseguimos solucionar

Page 22: Folha de Portugal - Edição 584

10iDOMINGO ■ 1 março 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Força Jovem Europa

“Muda Tua Mente” reúne centenas de jovens

D epois de já ter sido realizado noutros locais, no mês de fevereiro,

o evento “Muda Tua Mente” decorreu na região da Cruz de Pau. Os grupos Força Jovem da Cruz de Pau, Casal do Marco e Quinta do Conde contribuíram para o mesmo se realizar.

O evento alcançou números nunca antes vistos num evento a nível regional, contando com a presença de mais de três centenas de jovens. Nas atrações principais estiveram “Os Massabá”, “Mana Eskila”, BeatBoxer, um humorista, entre outros.

O coordenador da Força Jovem Regional da Cruz de Pau, Ruben Inácio, transmitiu a todos os jovens presentes, a consciência necessária a ser alcançada pelos mesmos, para que estes possam ter uma identidade própria e não serem influenciados pelos outros, uma vez que muitos jovens têm vivido presos nos seus grupos, como se fossem marionetas, sem ter o poder de decisão e a viver com medos e inseguros.

“Foi extraordinário, algo nunca visto na Força Jovem da Cruz de Pau. Todos estavam extremamente satisfeitos e tivemos mais de 300 jovens novos. Os jovens estavam ao rubro e esperam já o próximo evento em maio. Toda a agitação foi importante e muito agradável,

Muitos jovens têm vivido presos nos seus grupos, como se fossem marionetas. O evento pretendeu mostrar que existe uma alternativa.

mas o principal foi a consciência que lhes foi transmitida, para que pudessem Mudar de Mente e, por consequência, de vida”, referiu o responsável.

Mudar de mente e de vidaO movimento foi organizado por cada grupo Força Jovem a nível local, com o objetivo de mudar a forma de pensar dos jovens em relação à Fé, ao próprio Deus e à vida. É transmitida aos jovens a ideia de como podem ter as suas vidas realizadas.

Mudar a mente é passar a usá-la constantemente em decisões, atitudes e comportamentos e é disto que depende uma vida promissora e feliz.

“O evento, antes de ajudar os jovens, ajudou primeiramente o grupo Força Jovem da Cruz de Pau a crescer, estando a organização de

parabéns. Desde a parte da cultura que soube escolher muito bem os grupos conhecidos entre os jovens, passando pelo bar que angariou fundos para cobrir os custos do evento, aos Uniforças que souberam ter a postura necessária em todas as situações e às jovens que, incansáveis, ajudaram a recolher o nome e o

número dos jovens. Foi possível recolher mais de 200 nomes e números para podermos continuar em contacto com os jovens”, concluiu o responsável Ruben Inácio.

A segunda edição do evento acontecerá em maio.

Mudar a mente é passar a usá-la em decisões, atitudes e comportamentos

¡Joana Marques [email protected]

"Muda Tua Mente" Aveiro, Coimbra, Marinha Grande, Pontinha, Figueira da Foz, Montijo, Pombal e Vila Nova de Gaia foram outras regiões que, recentemente, levaram a cabo o evento “Muda Tua Mente”. Música, teatro e dança foram algumas das atividades demonstradas através de atuações de vários jovens.

Pontinha

Cruz de Pau

MontijoMarinha Grande

Pombal

Figueira da Foz

V. N. de Gaia

CoimbraAveiro

Page 23: Folha de Portugal - Edição 584

“O SENHOR me respondeu e disse: Escreve a Visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo.” (Hc 2.2)

Será que você tem VISÃO?Nunca lhe tinham feito semelhante pergunta? Você próprio/a nunca se tinha interrogado acerca disso? Então, como está a sua vida?

■É completamente impossível e incompreensível viver a vida, sobretudo na área financeira, com a ausência de VISÃO. Mas, o que é, na realidade, TER VISÃO? Com certeza que não estamos a falar da visão física, que nos permite ver o

ambiente que nos rodeia, ou seja, o meio envolvente, guiando-nos aonde quer que vamos.

A VISÃO da qual falamos é um sonho, na verdade, é mais uma previsão ou ideia de que existe uma necessidade imperiosa de projetar,

delinear o futuro no campo económico, pois disso carece uma vida financeira bem-sucedida!

Qual é a sua? Agora que já sabe do que se trata, saiba que isso vai exigir de si uma

atitude, pois, ao longo de 7 semanas, mais precisamente 7 segundas- -feiras, você irá aplicar-se, trabalhar para que a SUA VISÃO SE TORNE REAL!

Como? Faça a sua parte, começando por escrevê-la, pois, o

seu cumprimento não tardará! Ao longo de 7 semanas, você

participará num processo de “tratamento da sua VISÃO”, para que a mesma seja recuperada, expandida e você consiga alcançar tudo aquilo que se proponha!

7 passos para expandir a sua visÃo

02março

atitudes baseiam-se em decisões e decisões traduzem-se em atitudes, uma não existe sem a outra. Comece por decidir corretamente, pois, só assim a sua atitude será a mais eficaz para modificar a sua vida financeira!

EscrEva, nas linhas abaixo, a sua visão:

Templo maior lisboa: Rua Dr. José Espírito Santo,

nº 36 - Chelas (próximo da estação de metro)

março

Page 24: Folha de Portugal - Edição 584

Casos

7 dias para mudar a sua vida!

7h30 | 9h30A HORA DO MILAGRE

SeSSão do Desbloqueio | 15HMulhereS e hoMenS Sábios | 18H

Terapia do Amor | 19H

Para mais informações ligue para a linha:de Segunda a Sexta 7h, 10h, 12h, 15h e 20h

Sucesso e desenvolvimento da sua empresa, casos na justiça,pagamento de dívidas, desemprego, imigração

Restaurada

Doenças, dores, problemas de saúde persistentes...

ConquisTas Financeiras

Agenda Semanal

DOMINGO

SÁBADO

Saúde

Cura Interior

Orientação para a resolução de conflitos familiares...

Cura dos Vícios e Família

Má sorte, maldições, energia negativa, insónia, pesadelos, inveja, bruxaria...

Limpeza Espiritual

Problemas sentimentais, falta de diálogo no relacionamento, discussões...

perdidos | 8H | 15H

f o l h a d e p o r t u g a l . p tD

ª

ª

ª

ª

ª

Facebook.com/folha.deportugal

estaque

Desenvolva a sua vida espiritual e força interior, através da leitura da Palavra de Deus...

ou no CdA MaiS próxiMo de Si!

Semana 1 a 7 março 2015

Centros de Ajuda em Portugal Continental e Ilhas

Rua Dr. José Espírito Santo, nº 36 - Chelas (próximo da estação de metro)

Rua do Sota, nº 20

Póvoa Stº. Adrião Rua General Alves Roçadas, nº 4

Benfica Av. Gomes Pereira, nº 39A

Pontinha Estrada Militar, s/n Amadora Rua Heróis da Aviação, nº 2C

ImpérioAlameda D. Afonso Henriques, nº35

Cacém Praceta da Fraternidade Universal, nº 28A

Mercês Rua Dr. João de Barros, nº 14

S. João do EstorilRua Sacadura Cabral, nº 102C

Rio de MouroCalçada da Rinchoa, lt. B1

Torres VedrasEdifício Choupal, bloco D, r/c

Santarém Largo Comendador, nº 01

Alverca Rua António de Sousa, nº 1 (Galeria do Choupal), lº andar

Caldas da Rainha Rua da Alegria, nº3

AlmadaAv. 23 de Julho, nº 14/16/18 Cova da Piedade

Cruz de Pau Rua da Cordoaria, Qt. das Cordas, nº 42 , Vale dos Gatos

Baixa da Banheira Estrada Nacional 11, nº 243

Montijo Rua da Indústria Corticeira, lt. 16E

Setúbal Avenida do Alentejo, nº 30 , Quatro Caminhos

Évora Av. São Sebastião, s/nº

Coimbra Rua do Sota, nº 20

LeiriaRua Capitão Mouzinho de Albuquerque, nº 105Castelo Branco

Rua Frei Roque Espírito Santo, nº 3, r/c

Aveiro

Av. D. Lourenço Peixinho, 181

ViseuRua Vila Lusitana, nº 15

Figueira da FozRua Vasco da Gama, nº 47, r/c

PortoRua Egas Moniz, nº 485

Matosinhos Av. Villagarcia de Arosa, nº 1038

Braga Av. Imaculada Conceição, nº 567

Famalicão Rua Atriz Amélia Rey Colaço, nº3000

Paredes Av. Comendador Abílio Seabra, entrada 7

Vila Nova de GaiaRua do Agueiro, nº 151 (Mafamude)

S. J. da Madeira Rua General Norton de Matos, nº 201

Rio Tinto Rua Fernão Magalhães, nº 306

Portimão Largo Gil Eanes, lt. A

Faro Largo de São Sebastião, nº 10

Madeira - FunchalRua Dr. Brito Câmara, nº 32

Funchal IRua D. Carlos I, nº 11

Ribeira BravaEd. D. Pedro - A, sítio da Murteira

Açores - Ponta DelgadaRua da Boa Nova, nº 5

Gra

nde L

isbo

a

Moradas...

Zona

nor

teZo

na C

entr

o

Zona

suL

iLh

as

CdA Coimbra

Cenáculo V. N. de Gaia

Templo Maior

Rua do Agueiro, nº 151 (Mafamude)

“O SENHOR me respondeu e disse: Escreve a Visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo.” (Hc 2.2)

conquistasfinanceiras.pt

7 segundas-feiras, Às 7h,10h,12h,15h e 20h

OlhãoAv. Conserveira Sul, nº 12 F

| abertaS 7 diaS por Semana | 365 diaS por ano

| várioS horárioS diariamente

+ de 122 igrejaS eSpalhadaS por todo o paíS

No Centro de Ajuda mais próximo de si!