folha de portugal - edição 590

24
conquistasfinanceiras.pt EDIÇÃO Nº 590 Ano 12 12 a 18 abril Edição Nacional e Ilhas Jornal de distribuição gratuita 67.000 exemplares folhadeportugal.pt Siga-nos no facebook! Diretor: João Filipe TEMA CAPA... PáGS. 6/7 Diga olá à primavera e adeus às alergias! Com a chegada da estação mais florida do ano, chegam também as alergias. Mas grande parte dos espirros, prurido e irritações podem ser evitados. Empresas sustentáveis no mercado global economia... PáG. 9 Num mundo dos negócios cada vez mais competitivo, é importante que os empresários aprendam a ter ou a criar empresas sustentáveis. Senhorios vão passar recibo eletrónico atualidade... PáG. 8 bem-estar... PáG. 12 A partir de maio, os senhorios que recebam rendas superiores a 70 euros por mês, terão de passar recibos eletrónicos mensais aos seus inquilinos. PUB PUB Depois de quase oito anos à frente da autarquia de Lisboa, António Costa apresentou a sua renúncia, agradecendo aos lisboetas e garantindo que deixa “a casa arrumada”. Sucede- -lhe agora o número dois, Fernando Medina. Pub. Nada a Perder Coimbra ANTÓNIO COSTA entrega as chaves da cidade lisboeta Centro de Ajuda , defina hoje o que quer viver amanhã! ESTELA SILVA/LUSA

Upload: centro-de-ajuda

Post on 21-Jul-2016

234 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

ANTÓNIO COSTA entrega as chaves da cidade lisboeta. Depois de quase oito anos à frente da autarquia de Lisboa, António Costa apresentou a sua renúncia, agradecendo aos lisboetas e garantindo que deixa “a casa arrumada”. Sucede-lhe agora o número dois, Fernando Medina.

TRANSCRIPT

Page 1: Folha de Portugal - Edição 590

conquistasfinanceiras.pt

EDIÇÃO Nº 590 ❚ Ano 12 ❚ 12 a 18 abril ❚ Edição Nacional e Ilhas ❚ Jornal de distribuição gratuita ❚ 67.000 exemplares

f o l h a d e p o r t u g a l . p t

Siga-nos no facebook!

Diretor: João Filipe

TEMA CAPA... págs. 6/7

Diga olá à primavera e adeus às alergias!■ Com a chegada da estação mais florida do ano, chegam também as alergias. Mas grande parte dos espirros, prurido e irritações podem ser evitados.

Empresas sustentáveis no mercado global

economia... pág. 9

■ Num mundo dos negócios cada vez mais competitivo, é importante que os empresários aprendam a ter ou a criar empresas sustentáveis.

Senhorios vão passar recibo eletrónico

atualidade... pág. 8

bem-estar... pág. 12

■ A partir de maio, os senhorios que recebam rendas superiores a 70 euros por mês, terão de passar recibos eletrónicos mensais aos seus inquilinos.

PUB

PUB

■ Depois de quase oito anos à frente da autarquia de Lisboa, António Costa apresentou a sua renúncia, agradecendo aos lisboetas e garantindo que deixa “a casa arrumada”. Sucede--lhe agora o número dois, Fernando Medina.

Pub. Nada a Perder Coimbra

ANTÓNIO COSTAentrega as chaves da cidade lisboeta

Centro de Ajuda, defina hoje o que quer viver amanhã!

ESTE

LA S

ILVA

/LU

SA

Page 2: Folha de Portugal - Edição 590

DOMINGO  12 abril 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.ptem foco « 2

Este ano é bastante importante para a política em Portugal, uma vez que, entre setembro e outubro, realizar-se-á a eleição do novo Governo português.

No início de 2016 haverá a eleição do Presidente da República, e já existem mais movimentações para este ato eleitoral do que para as legislativas.

O panorama eleitoral parece um pouco embrulhado e os partidos que estão no poder em Portugal têm feito tabu sobre se vão concorrer coligados ou em separado, mas quer-me parecer que vão “juntinhos”.

O Governo enfrentou o pior período, uma vez que teve de aplicar um programa de ajustamento assinado pelo anterior Governo. Além disso, ainda tomou medidas além das exigidas pela Troika mas, ninguém consegue identificar as tão faladas reformas profundas no Estado.

Apesar das dificuldades que o país enfrenta começam a surgir sinais de recuperação, ainda que muito ligeiros, mas o desemprego está em valores absurdos, assim como o êxodo de pessoas licenciadas que saíram do país.

Tendo como base as sondagens, parece que os portugueses não acreditam muito na oposição. O PS, o de Seguro ou o de Costa, não consegue descolar dos partidos do Governo e continuam longe da maioria absoluta.

Surgiram ainda alguns movimentos/partidos políticos. Os que mais se destacam são o Livre, que conta com alguns dissidentes do Bloco de Esquerda, e o Agir, criado por algumas pessoas que entretanto saíram do primeiro.

Além disso surgiu um novo partido liderado por Marinho e Pinto, ex-Bastonário da Ordem dos Advogados, que promete baralhar as contas.

Cabe a cada um de nós escolher os governantes, por isso pense numa coisa: a sua abstenção não dá a ideia ‘os outros que decidam’.

EDITORIALJOÃO FILIPE Diretor

Política em Portugal

Tenha uma boa leitura!

OBJETIVA

ECLIPSE LUNAR TOTAL EM BALI: Na Indonésia, como em outros pontos do globo, a Lua cheia tornou-se vermelha durante o mais recente eclipse lunar.

MADE NAGI/ EPA

Diretor: João Filipe [email protected]: IurdRedação: Carla Vaz e Joana OliveiraCopydesk: Carla VazAssistente de Redação: Cláudia PereiraPaginação: Eliane Rosa , Paulo Cabral e Tiago Lopes Correio do Leitor / [email protected]

A FOLHA DE PORTUGAL NÃO SE RESPONSABILIZA NEM PELAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS CARTAS DOS LEITORES,

POIS ELAS NÃO EMITEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL, NEM PELA AUTENTICIDADE DOS ANÚNCIOS PUBLICADOS

FOLHA DE PORTUGAL Título registado no ERC com o nº 125046 Propriedade: IURD Sede administrativa: Praceta Professor Francisco Gentil, nº 3 - Póvoa de Santo Adrião - Lisboa NIPC: 592001679 Periodicidade: Semanal Impressão: Rafik Comunicação e Imagem Unipessoal, Lda. - Sítio da Bemposta, nº 1, 1A e1B, Longo da Vila - Mafra Tiragem: 67.000 exemplares Depósito Legal: 322699/11 Distribuição: Gratuita Circulação: Portugal Continental e Ilhas

FOLHA DE PORTUGAL Av. Marechal Gomes da Costa n.º 21- D1800-255 Marvila - LisboaTel: 219 016 650

Todas as fotografias e imagens que não estão devidamente identificadas, reservam-se os direitos de autor.Todas as fotografia respeitantes aos Centros de Ajuda são da responsabilidade dos mesmos.

FRENTE

■A central de compras da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, criada para possibilitar às entidades aderentes bens e serviços a preços mais competitivos, já permitiu poupar cerca de 186.000 euros.

■Portugal conquistou a 66.ª Taça das Nações em hóquei em patins, depois de vencer a Espanha, em Montreux, Suíça, por 3-2, alcançando o seu quarto título seguido e o 18.º da história. A Itália ficou em 3º lugar.

■Os trabalhadores estão em greve desde 2 de abril para reclamar o cumprimento da decisão dos tribunais sobre o pagamento dos complementos nos subsídios desde 1996. Cerca de 95% das bilheteiras da CP estavam encerradas.

■60% das empresas de restauração e hotelaria nacional estão em alto risco de falência, de acordo com um relatório da Comissão Europeia. A culpa é da elevada carga fiscal após a entrada da Troika no país.

Verso

Frente

FEIRAS

Feira de Arte e Antiguidades de Lisboa

■Entre 11 e 18 de abril, a Cordoaria Nacional recebe mais uma edição da Feira de Artes e Antiguidades de Lisboa, promovida pela Associação Portuguesa de Antiquários. Este ano, aquele que é o mais importante certame de Arte e Antiguidades a nível nacional, reúne 17 expositores associados, entre antiquários e galerias de arte e design. Com o objetivo de promover as melhores antiguidades do país junto ao mercado internacional, os negociantes mostram as suas peças, que vão desde mobiliário a tapeçaria, passando por escultura, artes decorativas, pintura, entre outras.

SUGESTÕES∫

PUB

Coloque o seu anúncio 67 mil exemplares. Leitores de Norte a Sul de Portugal e Ilhas. Distribuição no estrangeiro, nomeadamente na Suíça, França e Luxemburgo.Contacte-nos:

219 016 657 [email protected]

Page 3: Folha de Portugal - Edição 590

12/4/1945Morre o 32º presidente dos EUA, Franklin D. Roosevelt, 63 anos. Sucede-lhe Harry Truman.

13/4/1846 É inaugurado o Teatro Nacional de D. Maria II, em Lisboa, criado por Almeida Garrett.

15/4/1923A insulina é colocada em circulação para uso generalizado dos diabéticos.

16/4/1972Lançamento da nave espacial norte-americana Apollo-16.

14/4/1912O paquete Titanic embate num iceberg e afunda-se, durante a viagem inaugural. Morrem 1.513 pessoas.

18/4/1955Morre o físico e matemático Albert Einstein, fundador da Teoria Geral da Relatividade.

marcas dotempo

Momentos Históricos de...

17/4/2006A judoca Telma Monteiro ascende ao primeiro lugar do ranking mundial na categoria até 52 kg.

Sugestões da SemanaFESTIN 2015Festival Itinerante de Língua Portuguesa8 a 15 abril

O programa da 6ª edição do FESTin inclui 82 filmes lusófonos pro-venientes de Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambi-que e Portugal. O festival faz, este ano, uma homenagem a Timor--Leste e celebra também os 50 anos da TV Globo.

38ª CORRIDA DA LIBERDADEAR LIVRE25 abril | 10h30

Nos 41 anos do 25 de abril, a alegria e festa coletiva descem mais uma vez à rua com a “Corrida da Liberdade”. A prova é aberta a toda a população, incluindo os que praticam desporto adaptado. Inscrições abertas e gratuitas até dia 18 de abril.

The Water DivinerRealização: Russell CroweGénero: Drama Classificação: M12

Connor viaja para Istambul para descobrir os seus filhos, desapa-recidos em combate, e estabelece uma relação com uma mulher turca, dona do hotel onde fica hospedado. Connor parte numa viagem pelo país, para descobrir a verdade sobre os seus filhos.

>Cultura

■Lisboa regista um nível de congestionamento geral de 29 por cento, enquanto o do Porto se situa nos 23. Os níveis de congestionamento à tarde ascendem aos 61 e 47 por cento, respetivamente.

Os portugueses passam, por ano, no trânsito em hora de ponta, cerca de 80 horas a mais em relação ao tempo normal das viagens. A conclusão é de um estudo sobre Tráfego

Global Anual, apresentado recentemente.

A empresa responsável pelo estudo fez uma análise do tráfego rodoviário em 218 cidades do mundo, abrangendo 36 países. De acordo com os dados do Índice de Tráfego, a hora de ponta da parte da tarde é o momento mais congestionado do dia, tanto a nível mundial como no plano nacional.

Estudo sobre tráfego rodoviário avaliou 218 cidades de 36 países.

DOMINGO  12 abril 2015

folhadeportugal.pt 3» sete diasa sua carreira

estudo

■ Não existe uma receita única para se conseguir um emprego nem uma fórmula mágica, mas existem algumas dicas que o/a podem ajudar.

✓Autoanálise: um dos primeiros passos que pode dar ao iniciar uma pesquisa de oportunidades de emprego é fazer um exercício de perceber o quer atingir.

Definir os seus objetivos, focando-se e ganhando tempo e produtividade. Faça uma lista das profissões que gostaria de desempenhar e tente perceber se está preparado/a.

✓Formação: a formação permite a melhoria de competências em áreas específicas, bem como a aquisição de novos conhecimentos, o que contribui para uma valorização do

profissional no mercado de trabalho. Através de formação, pode tornar-se mais apto a desempenhar novas profissões, funções e tarefas.

✓Utilizar a rede de contactos: outra das dicas para quem está a interessado em conseguir um emprego é aproveitar a sua própria rede de contactos.

Ao longo dos anos vamos acumulando vários contactos de pessoas que nos podem ajudar nesta tarefa: amigos, familiares, antigos colegas, professores, etc.

✓Persistência: as ações que realizar para conseguir um emprego podem muitas vezes não ter um resultado imediato. Encare-as como um investimento que gera resultados mais tarde.

✓Disciplina: de modo a ajudar a manter a persistência pode utilizar rotinas diárias para criar disciplina e garantir uma boa gestão do seu tempo.

✓Apresentação e imagem: a imagem que transmite através do contacto com os outros causa uma impressão que pode ser decisiva em todo o processo. Essa imagem não se limita à forma de vestir em entrevistas de emprego, tudo o que faz desde o momento em que interage com alguém revela detalhes sobre o seu perfil e potencial de trabalho.

Dicas para conseguir um empregoConseguir um emprego pode ser um grandedesafio, quer seja no início de carreira ou no regressoà atividade profissional.

Tudo o que faz desde o momento em que interage com alguém revela detalhes sobre o seu perfil

Page 4: Folha de Portugal - Edição 590

RECEITAS DOS CASINOS DE MACAU VOLTAM A CAIR

❚ As receitas dos casinos de Macau caíram em março 39,4 por cento, para 21.487 milhões de patacas (cerca de 2.494 milhões de euros), cumprindo o décimo mês consecutivo de diminuição homóloga das receitas.

DOMINGO  12 abril 2015

folhadeportugal.ptsete dias «

pelo mundoaconteceuPOSSÍVEL ATAQUE DEIXA TURQUIA SEM ELETRICIDADE

❚ Mais de 40 províncias ficaram sem eletricidade. O Governo diz que nenhuma das possíveis causas desta falha está excluída, incluindo a de um eventual ataque terrorista. Transportes públicos e outros serviços e indústrias foram afetados.

pelo mundo

MASSACRE NO QUÉNIA MARCA A PÁSCOA

❚ A semana da Páscoa ficou marcada pelo massacre no Quénia, com cerca de 150 mortos, a maioria estudantes e cristãos, assassinados a tiro dentro de uma universidade por extremistas islâmicos.

MORREU A MULHER MAIS VELHA DO MUNDO

❚ Misao Okawa morreu num lar em Osaka, no oeste do Japão, onde residia. Desde fevereiro de 2013, que era reconhecida como a mulher mais velha do mundo pelo Guinness Book of Records. Tinha 117 anos.

PUB

Airbus As seguradores da Germanwings têm destinados 279 milhões de euros para as famílias das ví-timas. As equipas recolheram, até agora, mais de quatro mil peças do aparelho.

Acidentes Seis pessoas mor-reram e 18 ficaram feridas com gravidade em mais de 600 acidentes nas estradas portuguesas, durante a Operação Páscoa, na qual estiveram 4.500 militares.

50 esquadras Desde o início da legislatura foram concluídas insta-lações para 35 esquadras, estando prestes a iniciar-se trabalhos para mais 52, um investi-mento de cerca de 60 ME.

5,5 milhões Em 2014, 5,5 milhões de utilizadores únicos estiveram em sites de comércio eletrónico, num total de 31 milhões de horas, revelam dados apurados pela Marktest.

ESPAÇO DO CIDADÃO

■Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE) a propósito do Dia Mundial da Saúde, assinalado na passada terça-feira.

Os números divulgados indicam que, em 2002, existiam 28.733 camas de internamento nos hospitais públicos, um número que baixou para 25.029 em 2013.

Pelo contrário, as camas nos hospitais privados cresceram de 8.429 para 10.474, no mesmo período, ou seja em 2013, os hospitais oficiais tinham aproximadamente menos 3.700 camas de internamento do que em 2002 e os privados mais 2.000 camas. Ao todo, as camas de

internamento passaram de 37.162 em 2002 para 35.503 em 2013, menos 1.659 camas.

DivergênciasDe acordo com o INE, em 2013 quase 90 por cento das camas de internamento dos hospitais oficiais

eram enfermarias, enquanto no caso dos hospitais privados, a percentagem de camas de internamento em enfermarias, apesar de maioritária, não atingia 60.

Nos hospitais privados, os quartos semiprivados e privados representavam cerca de um terço das camas de internamento (3.512), enquanto que nos hospitais oficiais eram 254.

O INE refere ainda que, em 2012, existiam em Portugal 387 centros de saúde, dos quais 94 com Serviço de Urgência Básica ou Serviço de Atendimento Permanente ou Prolongado e 17 com internamento.

O número de camas de internamento diminuiu nos hospitais públicos e aumentou nos privados, entre 2002 e 2013.

Menos camas nos hospitais públicos e mais nos privados

Em 2013 quase 90 por cento das camas de internamento dos hospitais oficiais eram enfermarias

VEJA A REALIDADE PARA ALÉM DO

SEU OLHAR

4

■Ao ajudar quem precisa, através de uma instituição, contribui para uma causa justa e pode usufruir de benefícios fiscais. Tente conhecer o trabalho da

instituição, entre outros cuidados.Na consignação do imposto, em vez de dar dinheiro ou bens, desvie parte do imposto que iria para os cofres do Estado para uma instituição à sua escolha.

Esta ação não tem custos para o contribuinte: 0,5% são retirados do imposto total que o Estado liquida, e não do que será devolvido ao contribuinte, caso tenha direito à restituição de IRS.

Retire uma fatia ao Estado por uma boa causa

IRS

PÚBLICO

Page 5: Folha de Portugal - Edição 590

Junte-se a todas as mulheres e homens de valor e participe nesta

luta pelarecuperação da AUTORIDADE

sobre a sua própria vida!

1 8 d e a b r i l , à s 1 6 h

Conselhos valiosos de como construir um casamento forte, técnicas para saber como vencer traumas e complexos, aprender a valorizar-se a si mesma e muito mais é o que as participantes têm acesso neste evento anual e muito especial!

O VALOR DA MULHER!Para uma mulher conhecer e

atingir o seu pleno potencial, é importante que ela vença os traumas do passado, o orgulho, os ressentimentos e o ódio, e, o mais importante, começando por pedir ajuda, o apoio necessário para se tornar 100% livre!

O Dia M!Infelizmente, hoje em dia, muitas pessoas, tanto

mulheres quanto homens, têm deixado a autoridade sobre a sua vida, que deveria estar nas suas próprias mãos, em mãos alheias. Carreira, família, vida interior, sentimental e espiritual... é necessário identificar as áreas em que cada pessoa sabe que precisa de recuperar o domínio total da sua existência!

Dia da mulheruniversal

E é exatamente isto que faremos no SÁBADO, DIA 18 DE ABRIL, pois iremos celebrar O DIA UNIVERSAL DA MULHER.

MAIS DE 13 MIL MULHERES PARTICIPARAM EM TODA A EUROPA E CERCA DE 2 MILHÕES NO MUNDO INTEIRO!

AÇORES – PONTA DELGADARua da Boa Nova, nº 5 Ponta Delgada(Em frente ao Estabelecimento Prisional e

perto do Sol Mar) (15 horas)

LISBOA - TEMPLO MAIOR Rua Dr. José Espírito Santo, 36, Chelas (próximo do metro)

PORTO - Rua Egas Moniz, nº 485(Próximo ao Quartel Militar da Constituição)

PORTIMÃO Largo Gil Eanes, Lt A(Próximo da estação de comboios)

MADEIRA – FUNCHAL Rua Dr. Brito Câmara, nº 32(Em frente à rotunda dos bombeiros municipais)

CentroDeAjuda.pt

Dia 18, às 16 horas

Page 6: Folha de Portugal - Edição 590

DOMINGO  12 abril 2015

folhadeportugal.pt

Joana Marques [email protected]

A ntónio Costa renunciou ao mandato enquanto presidente da câmara de

Lisboa, agradecendo e garantindo que deixa “a casa arrumada”.

O autarca socialista justificou a decisão dizendo que se deve concentrar em servir Portugal e os portugueses.

“É meu dever concentrar-me agora, como fiz há oito anos, com o mesmo espírito de serviço, energia e determinação, em servir Portugal e os portugueses”, afirmou na curta declaração feita para anunciar a renúncia ao cargo, cita a agência Lusa.

António Costa disse ainda que “este é o tempo para começar um novo ciclo, no município e no país”, considerando que nos

últimos sete anos do seu mandato, a capital portuguesa “recuperou a sua autoestima”.

Um obrigado aos lisboetasCosta começou o seu discurso a fazer vários agradecimentos, o

primeiro dos quais aos munícipes. “Agradeço aos lisboetas a confiança com que me honraram em três sucessivas eleições autárquicas”, cita a Lusa.

Depois, passou em revista o trabalho feito durante os seus anos de mandato, realçando que, neste período, foram equilibradas as contas da autarquia. “Saneámos as finanças municipais e dinamizámos a economia da cidade; introduzimos rigor no planeamento e na gestão urbanística; investimos na educação, cultura e direitos sociais, na qualidade do espaço público e na reabilitação urbana”, destacou.

Costa sai assim da autarquia da capital ao fim de quase oito anos de mandato. Foi eleito pela primeira vez em 2007, numas eleições municipais intercalares motivadas pela demissão de Carmona Rodrigues.

tema capa « 6

O ADEUS DE ANTÓNIO COSTA A LISBOA: “A casa está arrumada”O presidente da câmara de Lisboa, António Costa, apresentou a sua renúncia após oito anos à frente da autarquia, com três mandatos marcados pela reforma administrativa da capital e pela aliança com movimentos de cidadãos.

Costa agradeceu aos lisboetas a confiança com que o honraram em três sucessivas eleições autárquicas

-Após quase oito anos

à frente da câmara de

Lisboa, Costa sai para se

dedicar a servir Portugal

ESTELA SILVA/LUSA

STEVEN GOVERNO/LUSA

STEVEN GOVERNO/LUSA

MÁRIO CRUZ/LUSA

ESTELA SILVA/LUSA

Page 7: Folha de Portugal - Edição 590

Fernando Medina assume câmara de Lisboa

Vice-presidente sucedeu a António Costa no passado dia 6 de abril, numa cerimónia nos Paços do Concelho.

■Fernando Medina é agora presidente da câmara de Lisboa, depois de em 2013 ter deixado o parlamento e ter sido eleito para a autarquia, na qual assumiu então a vice-presidência e as pastas de Finanças, Recursos Humanos e Turismo.

No seu discurso de despedida, António Costa sublinhou que “o município [fica] em boas mãos, numa transição preparada e planeada”, feita a cerca de seis meses das eleições legislativas.

Quem é o novo autarca?Fernando Medina Maciel Almeida Correia, 42 anos, licenciou-se em Economia na Faculdade de Economia da Universidade do Porto e tem um mestrado em Sociologia Económica pelo Instituto Superior de Economia e

Gestão (ISEG) de Lisboa.O economista foi assessor

do primeiro-ministro António Guterres, para as áreas da Educação, Ciência e Tecnologia entre 2000 e 2002 e é quadro da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal desde 2003.

Paralelamente, entre 1999 e 2001, foi membro do Conselho Consultivo da Porto 2001, Capital Europeia da Cultura.

Entre 2005 e 2009, durante o primeiro mandato de José Sócrates como primeiro- -ministro, foi secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional.

No segundo mandato, entre 2009 e 2011, foi secretário de Estado-Adjunto, da Indústria e do Desenvolvimento.

Entre 2011 e 2013 ocupou o lugar de vice-presidente do grupo parlamentar do PS na Assembleia da República, integrando a Comissão de Orçamento e Finanças e a Comissão Eventual de Acompanhamento do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal. Em outubro de 2013 deixou o Parlamento para assumir funções autárquicas.

Nos últimos meses, foi já Fernando Medina quem falou publicamente sobre vários assuntos em representação da câmara de Lisboa, nomeadamente na apresentação do orçamento municipal para 2015 e do acordo entre a ANA-Aeroportos de Portugal e a autarquia relativamente à taxa turística. j.m.

REFORMA ADMINISTRATIVA

❚António Costa, deixa o município após ter definido, com o PSD, uma reforma administrativa que reduziu as freguesias de 53 para 24. Uma delas, o Parque das Nações, que integra a parte do bairro anteriormente pertencente ao município de Loures, que contestou a mudança, mas sem sucesso. O novo mapa foi aprovado no parlamento em junho de 2012.Em março de 2014, concretizou-se formalmente a transferência de competências para as juntas de freguesia, outra vertente da reforma. Estas autarquias ganharam a gestão de piscinas municipais, bibliotecas e equipamentos desportivos e a limpeza das ruas, além de mais meios financeiros.A transferência de trabalhadores que pertenciam à câmara foi alvo de vários protestos, sobretudo de sindicatos, por considerarem que não há funcionários suficientes em nenhuma autarquia. Outra das críticas sindicais recai sobre a recolha do lixo, que se manteve na câmara, no âmbito da reforma administrativa.

PROCESSOS PENDENTES

❚Foi feita a revisão do PDM e ficou concluído o processo Bragaparques, quando a Assembleia Municipal autorizou a câmara a pagar 101 ME para a aquisição dos terrenos da antiga Feira Popular e do Parque Mayer. Na origem deste processo está a permuta de parte dos terrenos da antiga Feira Popular, então propriedade municipal, pelos do Parque Mayer que, por sua vez, pertenciam à Bragaparques.A câmara anunciou também o entendimento com o Governo relativo a terrenos à volta do aeroporto da Portela, permitindo ao município um encaixe de cerca de 300 milhões de euros.

TAXA TURÍSTICA

❚Perto da saída, anunciou ainda a Taxa Municipal Turística, que afinal será suportada pela ANA-Aeroportos.

POLÍTICAS AMBIENTAIS

❚A presidência de António Costa fica também marcada por políticas de incentivo ao transporte público, nomeadamente a construção de ciclovias, o fecho ao trânsito das laterais no Terreiro do Paço, alterações na circulação da rotunda do Marquês de Pombal e a criação de Zonas de Emissões Reduzidas, no centro, onde são proibidos carros anteriores a 2000.António Costa, que durante quase três anos teve o gabinete instalado no Intendente, para incentivar a reabilitação da zona, defendeu ainda que a rodoviária Carris e o Metro de Lisboa devem estar sob gestão do município.Com a transferência de zonas ribeirinhas do Estado para a câmara, em dois momentos distintos, foi possível, por exemplo, a requalificação da Avenida Ribeira das Naus, reforçando-se, com esta e outras obras, a aposta no turismo.

MEDIDAS QUE MARCARAM A “ERA” COSTA

DOMINGO  12 abril 2015

folhadeportugal.pt» tema capa 7

PEDRO NUNES/LUSA

Page 8: Folha de Portugal - Edição 590

DOMINGO  30 novembro 2014

folhadeportugal.pt

●●● ARRENDAMENTO

DOMINGO  12 abril 2015

folhadeportugal.pt

Joana Marques [email protected]

■A partir de maio, os senhorios que recebam, no conjunto do ano, rendas superiores a 838,44 euros, o equivalente a cerca de 70 euros por mês, terão de passar recibos eletrónicos mensais aos seus inquilinos, emitidos através do Portal das Finanças.

A notícia foi avançada pelo Jornal de Negócios, e dá conta de que com a reforma do IRS, sempre que os rendimentos de categoria F do ano anterior forem superiores a duas vezes o Indexante de Apoios Sociais (os tais 838 euros), os recibos eletrónicos são obrigatórios.

Até aqui eram obrigatórios os recibos de renda em papel, sendo que os senhorios declaravam, posteriormente, as rendas recebidas nas declarações de IRS e os inquilinos que pudessem deduziam parte do que pagavam ao seu próprio imposto.

Agora, existem apenas duas exceções aos recibos eletrónicos: os senhorios com 65 ou mais anos ou os contratos de arrendamento rural, e aqueles que tiverem rendas anuais inferiores a 838,44 euros, estando obrigados a entregar nas Finanças, até 31 de janeiro do ano seguinte, uma declaração anual.

A Autoridade Tributária calcula que serão excluídos apenas 60 mil arrendamentos.

Reforma do IRS trouxe novas obrigações Estas novas regras surgem no âmbito da Reforma do IRS, que entrou em

vigor a 1 de janeiro deste ano. Apesar de a obrigação do recibo eletrónico começar apenas a partir de maio, todos os senhorios terão de passar um recibo único onde declaram todas as rendas cobradas desde o início de 2015.

Todo o processo é tratado através do Portal das Finanças e terá efeitos práticos na declaração entregue em 2016.

Além disso, para a declaração do próximo ano foi também alargado

o campo das despesas elegíveis para os rendimentos prediais, passando a deduzir-se todos os gastos indispensáveis à obtenção de rendimentos, com exceção de encargos financeiros, artigos de decoração, electrodomésticos e mobiliário, segundo o mesmo jornal.

Passam também a ser dedutíveis as obras de reparação, conservação e manutenção efectuadas nos 24 meses anteriores ao início do arrendamento, desde que o prédio não tenha sido utilizado para outros fins.

Dificuldades à vistaÀ Renascença, o presidente da Associação Lisbonense de Proprietários considerou que a obrigatoriedade de um recibo eletrónico irá causar “algumas dificuldades”, principalmente aos proprietários mais idosos.

“Muitos destes senhorios são pessoas idosas e com algumas dificuldades informáticas. Vão ser obrigados a recorrer a algum auxílio para cumprir essa obrigação”, afirmou.

O recibo electrónico será emitido em duplicado, sendo um para entregar ao inquilino e outro para o proprietário guardar. As Finanças vão criar um espaço no Portal, onde os senhorios poderão entrar com a sua palavra passe habitual, preencher e enviar o recibo.

De salientar ainda que além das rendas, o recibo eletrónico deverá ser passado no caso de cauções, adiantamento ou reembolso de despesas.

Quem não passar recibo eletrónico terá de entregar uma declaração anual ao fisco

Senhorios obrigados a passar recibo eletrónico a partir de maioAqueles que não passarem recibo eletrónico terão de entregar uma declaração anual ao fisco.

JOANA MARQUES

PUB

atualidade « 8

Page 9: Folha de Portugal - Edição 590

●●● ENCONTRO EMPRESARIAL

9DOMINGO  12 abril 2015

folhadeportugal.pt» economia

Como ter um negócio sustentávelMuitas pessoas não conseguem perceber o motivo pelo qual o seu negócio não consegue florescer, mesmo quando têm um produto de boa qualidade

■O mundo dos negócios é um tremendo mistério, uma vez que, muitas pessoas conseguem vencer, enquanto outros vão colecionado fracassos, numa área em que as coisas mudam com uma rapidez estonteante.

Muitas pessoas têm o sonho de criar um negócio próprio, fundar uma empresa, com o objetivo de que a sua ideia consiga alcançar bastante sucesso. Contudo, na realidade muitos não conseguem.

Existem muitos fatores que podem determinar o sucesso ou fracasso de uma empresa e/ou comércio. Se for uma empresa prestadora de serviços estes tem de ser de boa qualidade, mas convém que exista um bom controle dos custos; quando a empresa se dedica à compra e venda de produtos é necessário saber comprar para rentabilizar as vendas. Como é claro, existem muitos outros fatores responsáveis pelo sucesso ou insucesso.

A sustentabilidade é um assunto na ordem do dia, tanto de um

estado como de uma organização, quer seja grande, média ou pequena, pois se a empresa não for sustentável dificilmente conseguirá vencer no mundo dos negócios.

Sustentabilidade O Encontro Empresarial é um evento que tem a finalidade de valorizar o maior ativo de uma empresa e/ou comércio, que é o empresário, ou seja, se este não se der valor dificilmente conseguirá vencer. O objetivo é ajudar a que os empresários tenham ferramentas para vencer.

O orador Manuel Teixeira deu

início a mais uma temática para motivar e ajudar os empresários a alcançar o sucesso empresarial, sendo que o tema deste mês é a Sustentabilidade Empresarial.

O orador apresentou a todos os empresários presentes a importância da sustentabilidade tanto a nível pessoal como empresarial.

“Uma empresa sustentável tem que depender dela própria, ter ‘pernas’ para andar sem depender de terceiros no que concerne ao êxito da mesma”, disse Manuel Teixeira durante a palestra.

Todos os par t ic ipantes aproveitaram esta oportunidade, e demonstraram já vontade para que o próximo Encontro Empresarial aconteça.

O Encontro Empresarial tem a finalidade de valorizar o maior ativo de um negócio, o empresário

João Filipe [email protected]

Folha de Portugal (F.P.): Como é que chegou ao mundo dos negócios?José Regenga (J. R): Com apenas 21 anos era empresário mas sem perspetiva de futuro, tinha nome mas não tinha o aproveito desejado.

Desde que comecei a participar nas palestras das Conquistas Financeiras a minha visão abriu-se e tem vindo a crescer. F.P. : Em que consiste a Cantarias Reguenga?J.R.: A Cantarias Reguenga é uma empresa de transformação de todo o tipo de pedras, nomeadamente mármores e granitos.

Operamos no mercado português e durante todos estes anos a empresa têm apostado na modernização dos seus equipamentos, tendo em vista melhorar a qualidade dos produtos e suprir as necessidades dos clientes.

Primamos pela qualidade das nossas pedras e do trabalho final, através da seleção criteriosa dos nossos fornecedores e principais

colaboradores.

F.P.: Em que medida é que o Encontro Empresarial o ajudou no seu sucesso como empresário?J.R.: No encontro empresarial debatemos vários temas que me proporcionam uma direção aliada à Fé, de como superar situações que surgem no dia a dia empresarial.

F.P.: Que projectos tem para o futuro?J.R.: O meu projeto é modernizar os equipamentos e aumentar as instalações para poder também aumentar o número de funcionários.

F.P.: Que conselho dá a quem tem um projeto empresarial, mas tem medo de arriscar?J.R.: O conselho que dou a todos os que têm um projeto empresarial é que venham aos Encontros Empresariais, pois aqui receberão ensinamentos práticos para o desenvolvimento do seu projeto, bem como a força necessária para o executar.

PRÓXIMOS ENCONTROS EMPRESARIAIS:

PUB

Para mais informações: conquistasfinanceiras.pt/apoio-direto/

LISBOA

19.04.201518 HORAS

Hotel AltisPark (Av. Eng.Arantes e Oliveira, nº9, Olaias)

PORTIMÃO

25.04.201518 HORAS

Largo Gil Eanes, Lt. A

"Aqui receberão vários ensinAmentos práticos"

ENTREVISTA

PONTA DELGADA

25.04.201518 HORASHotel The Lince Av. D. João III nº 29

Page 10: Folha de Portugal - Edição 590

DOMINGO  12 abril 2015

folhadeportugal.pt

■ A religião Católica tem enfrentado muitos escândalos na sua história, sendo que o mais grave e o que a afeta mais são os crimes de pedofilia. Muitas crianças por todo o mundo têm sofrido este crime.

No passado, não muito longínquo, existia uma exigência dos padres em relação aos fiéis, cada família tinha que dar à igreja um dia de ordenado, para que desta forma fosse formado o ordenado do pároco. Chamava-se côngrua e dizem os representantes da religião tradicional que esta foi abolida mas, na verdade, continua a

ser exigida em algumas paróquias.Antes, o ordenado dos padres era

variável conforme o rendimento de cada igreja, ou seja, se fosse uma igreja com melhores condições o padre era um sortudo, pois ia ganhar um bom ordenado mas se, por sua vez, fosse

uma paróquia mais pobre o ordenado era mais reduzido.

Além desta contribuição todos os restantes serviços “espirituais” e serviços sociais são pagos por quem os solicita.

Por exemplo, se um fiel desejar mandar celebrar uma missa em honra de um familiar vivo ou já falecido esta é paga.

Na época da Páscoa existia uma tradição que dizia que na Sexta- -feira Santa ninguém poderia comer carne. Segundo a religião tradicional as pessoas deveriam dedicar-se ao

jejum ou a refeições mais leves, mas este princípio, que à primeira vista até parece bastante espiritual, tinha algumas nuances, uma vez que, os mais abastados pagavam uma contribuição e desta forma podiam comer o que quisessem.

EscândaloO padre da pequena paróquia de Freixiosa, concelho de Mangualde, foi protagonista de um verdadeiro escândalo, recusando-se a realizar a cerimónia fúnebre de um homem de 68 anos.

A postura do padre ficou a dever-se ao facto do senhor que faleceu ter uma dívida para com a paróquia de 375 euros, ou seja, o senhor que faleceu não pagava a côngrua, e o padre não mostrou uma postura muito “cristã” ao não perdoar esta dívida e, desta forma, celebrar a referida cerimónia.

Este caso traz à luz essa obrigatoriedade exigida na Igreja Católica Apostólica Romana aos seus fiéis. Na diocese de Lisboa, o nome de Côngrua foi substituído pelos chamados direitos paroquiais. Ainda é dado um envelope com um texto escrito “Renúncia da Quaresma”, assim como, uma frase do Papa Francisco: “Desconfio da esmola que não custa nem dói”.

A religião tradicional Romana cobra pelos serviços de casamento, batizados, funerais e outros serviços que presta à comunidade onde está inserida.

A religião Romana Católica exige

Padre não realizou um funeral por causa de uma dívida para com a paróquia de 375 euros

João Filipe [email protected] -D. Ilídio Leandro,

bispo da diocese de Viseu

10 atualidade « ●●● RELIGIÃO

Page 11: Folha de Portugal - Edição 590
Page 12: Folha de Portugal - Edição 590

DOMINGO  12 abril 2015

folhadeportugal.ptbem-estar « 12

TARTE DE ESPINAFRES E REQUEIJÃO

Pré-aqueça o forno a 220º. Numa frigi-deira deite o azeite e os alhos picados e refogue. Junte os espinafres cortados ao bocados e tempere com sal e pi-menta a gosto. Tape e aguarde. Junte os cogumelos e tape durante uns mi-nutos. Deixe arrefecer e depois junte o requeijão desfeito e misture. Deite esta

mistura numa tarteira e espalhe para ficar uniforme. Bata os ovos inteiros juntamente com as natas. Tempere com sal e pimenta e deite por cima dos espinafres. Enrole para dentro a massa para ficar ao nível do líquido. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno 40 minutos.

� 1 embalagem de massa folhada fresca�2 dentes de alho�1 cebola média�250gr de cogumelos frescos�2 requeijões

�1 pacote de natas �Queijo a gosto�Azeite�6 ovos �Sal e pimenta q.b.

SEMANARECEITA DA

■Com a chegada da estação mais florida do ano, chegam também as alergias. Quando falamos de alergias, pensamos em espirros, nariz a pingar, olhos vermelhos, tosse, falta de ar, cansaço e comichão na pele.

De facto, estas são algumas das manifestações mais frequentes e incómodas da reação alérgica, reação esta que, de acordo com a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, “é uma das consequências possíveis do funcionamento do nosso sistema imunológico”.

Diagnosticar, prevenir e controlar são os pilares fundamentais para a resolução da maioria das alergias.

O problema da primavera para quem tem alergias é ser o pico da polinização na maioria das plantas mais alergénicas. Em Portugal as principais causas de alergia a pólen

são as gramíneas, fenos. Estas começam a polinizar no início da primavera e atingem o pico entre Maio e Junho.

Como saber que está a ter uma alergia?A alergia aos pólenes e aos ácaros

do pó da casa pode ter três manifestações: pode afetar nariz e garganta e aí os sintomas mais comuns são a irritação, pingo no nariz e espirros, é a chamada rinite alérgica; pode afetar os olhos, com comichão e inflamação, a conjuntivite alérgica; e pode ser também causa de asma, quando se manifesta com pieira, dificuldade em respirar e dor no peito.

Muitas vezes , a s t rês

manifestações possíveis surgem conjugadas e os sintomas de uma alergia distinguem-se de os de uma constipação porque, se não forem controlados, vão manter-se toda a época de polinização.

O que fazer?-Descubra se é alérgico sem saber: se suspeita ter uma alergia respiratória (devido a sintomas como espirros, prurido nasal, tosse

e fadiga), deve ir ao especialista. -Não se resigne: há uma falsa noção de que as alergias respiratórias têm pouca importância, no entanto, cerca de 50 por cento dos pacientes apresentam limitações na sua vida diária.-Siga o tratamento indicado: existem medicamentos muito seguros e eficazes, que não dão sono, não alteram o apetite e dominam a alergia. Existem também vacinas antialérgicas que podem modificar o curso das alergias e quase que podem levar à sua cura.-Escolha o exercício adequado: exceto quando está sob uma reação asmática, é bom praticar desporto para melhorar a resistência do organismo. A natação é uma boa opção.

50 por cento dos pacientes apresentam limitações na sua vida diária

Joana Marques [email protected]

FONTE: lifestyle.sapo.pt

Alergias de primaveraMilhões de pessoas sofrem com este distúrbio imunológico, sobretudo na primavera. Mas grande parte dos espirros, prurido e irritações poderiam ser evitados.

Ingredientes:

Preparação:

Confie no seu Sorriso

Ortodontia . Dentisteria Restauradora e

Estética . Reabilitação Oral . Odontopediatria

. Odontogeriatria . Oclusão . Cirurgia oral .

Motivação e Conscientização para a

Higiene Oral

Tel.: 218 051 520 Tlm.: 912 057 878 Site: confidente.eu E-mail: [email protected] Estamos na: Av. João II, lote 1.12.02, loja L, Edifício Adamastor - Parque das Nações

CLINICA DE MEDICINA DENTÁRIA

PUB

Page 13: Folha de Portugal - Edição 590

A grande maioria das pessoas nunca está satisfeita com a vida que tem e reclama

por tudo e por nada, passando o tempo a murmurar contra tudo e contra todos. Mas não nos podemos esquecer de que foi a insatisfação que sempre fez com que os israelitas se revoltassem contra Moisés, Arão e o próprio Deus. Foi essa insatisfação que impediu que entrassem na Terra Prometida e os fez andar pelo deserto, longe da terra que manava leite e mel.

É a insatisfação que deforma o rosto do ser humano, estraga o ambiente no local de trabalho, na vizinhança e na comunidade. É ela que deixa uma sociedade completamente esgotada e um povo destruído. O seu fruto é a discórdia e surge quando não existe paz no interior do ser humano, afastando-o do seu Criador.

O que mais se ouve?Reclamações, reclamações e mais reclamações! Algumas pessoas podem até assegurar que têm razões graves para se queixarem da vida, já outras nem motivos

possuem e mesmo assim insistem em murmurar.

A murmuração pode ser algo natural aos descrentes, mas para os

cristãos não o deveria ser, pois não é o exemplo que devem dar ao mundo. O crente nunca deveria murmurar, independentemente da gravidade das aflições.

Quanto mais um povo se afasta de Deus, mais insatisfeito fica

Estas são três armas utilizadas pelo mal para levar o descrente e até mesmo o crente a questionar e até a abandonar a sua Fé, desistindo de viver.

¡Carla Vaz [email protected]

�Porque evidencia a falta de Fé: as murmurações do povo foram a evidência da sua falta de Fé, mesmo após terem sido libertos do cativeiro egípcio, com inúmeras manifestações do poder de Deus. Apesar de tudo isso, não creram e come-çaram a murmurar. Mas Deus supriu as necessidades do povo para mais uma vez lhe mostrar que Ele era o Senhor, o Deus deles. Este é também o nosso Deus! Mas apesar dos sinais de Seu poder nas nos-sas vidas, passamos o tempo a murmurar contra Ele porque agimos como incrédulos e aca-bamos por duvidar da sua pro-visão.�Porque não é a solução: quando o povo murmurava contra Moisés, vemos que essa atitude era, na verdade, contra Deus. E o que fez Moisés? Cla-mou ao Senhor e Ele atendeu o seu pedido, mostrando uma árvore para que ele a lançasse nas águas, tornando-as doces

para poder dar de beber ao po-vo. Então, qual foi a solução pa-ra o problema? As queixas do povo ou o clamor de Moisés? A atitude correta que o povo deveria ter tomado era pedir a Deus. Por isso, quando for re-clamar, lembre-se da miseri-córdia de Deus e peça-Lhe em oração.�Porque há consequências: o povo de Israel presenciou a provisão de Deus em atos po-derosos e mesmo assim mur-murou. Mas isso teve conse-quências, pois aquela geração que saiu do Egito não entrou na Terra Prometida por ter desa-gradado a Deus.As reclamações e os outros pecados do povo de Israel ti-veram as suas consequências. Num só dia morreram vinte e três mil idólatras e praticantes de imoralidades (1 Coríntios 10.7-8) e outros pereceram pe-las mordeduras das serpen-tes por terem posto o Senhor à prova (1 Co 10.9).

NÃO DEVEMOS MURMURAR...

Insatisfação, reclamação e murmuração

FolhaSUPLEMENTO JORNAL FOLHA DE PORTUGAL ■ DOMINGO, 12 abril 2015

Pág. 5i

bispo Júlio Freitas

Pág. 3i

Qual é o problema da sua Fé?

A Fé atrevida de Abraão

bispo Edir Macedo

-A murmuração, para além de nos afastar de Deus,

também nos afasta das outras

pessoas

Page 14: Folha de Portugal - Edição 590

A ntes de entrar para o Centro de Ajuda (CdA) fui viciada no álcool

durante vários anos e chegava a beber um garrafão de cinco litros de vinho em dois dias.

Vim de uma infância muito complicada. O meu pai era alcoólatra e tratava muito mal a minha mãe e eu presenciava todos os maus tratos.

Conheci aquele que se viria a tornar meu marido e na altura, em parte para fugir à situação que se vivia na minha casa, fui viver com ele. Mas tudo aquilo que eu vi acontecer no casamento dos meus pais aconteceu comigo.

Tive duas filhas e maltratava-as exatamente como a minha mãe também fez, talvez por também ela ser maltratada pelo meu pai, tal como eu também o era pelo meu marido.

Descarregava a minha frustração nas minhas filhas. Depois arrependia-me e quando não estava com elas tinha saudades, fazia planos para chegar a casa e passar tempo com elas, mas fazia exatamente o oposto. Até que o

meu casamento, ao fim de cerca de 30 anos, acabou em divórcio.

Saí várias vezes de casa com o intuito de pôr um fim à minha vida... Mas depois pensava nas minhas filhas e não tinha coragem. Mais tarde percebi que já era Deus a guardar-me”, conta Maria Mónica.

O processo de libertação“A primeira vez que ouvi falar no Centro de Ajuda foi através de um programa de rádio. Comecei a participar nas reuniões e aos poucos comecei a libertar-me. O vício do álcool foi vencido quase de imediato!

Também tinha vários problemas de saúde. Era uma pessoa muito

nervosa e tomava calmantes, mas nem assim conseguia dormir e as insónias eram uma constante.

Tinha problemas de vesícula e muitas hemorragias e, quando cheguei ao CdA, uns dias depois deixei de ter as hemorragias.

Depois aos poucos os problemas na vesícula desapareceram também e já não precisei sequer de ser operada. As insónias deixaram de fazer parte das minhas noites e comecei a conseguir dormir sem precisar de tomar calmantes.

Decidi participar na Fogueira Santa para mudar o meu interior e receber o Espírito Santo. Via as outras pessoas darem o seu testemunho e apercebia-me que essas pessoas tinham outra forma de encarar as coisas e de vencer os problemas, que eu não tinha e queria ter.

Hoje sou uma pessoa completamente diferente! Só conseguimos uma verdadeira mudança se, além de ouvirmos a Palavra e as orientações que nos são dadas, sacrificarmos no Altar”, garante.

Maria Mónica, CdA de Trajouce(Lg. do rossio Pequeno, nrº 2,

s. doMingos de rana)

DOMINGO ■ 12 abril 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

2i

centro de ajuda . Superação

Joana Marques [email protected]

aconteceu comigo!

Só conseguimos uma verdadeira mudança se sacrificarmos no Altar

Muitas vezes, o ambiente familiar em que crescemos molda-nos e faz de nós pessoas iguais aquelas que tanto criticamos...

“Tratava mal as minhas filhas”

JOÃO FILIPE

■ “Os livros são muito bons! Tu-do o que é es-crito pelo bispo Edir Macedo é

interessante e ajuda-nos a ter uma outra visão sobre as coisas, há uma partilha de experiências muito útil para toda a gente!”

josé goMes, CdA de aLverca, MoTorisTa

■ “Esta trilo-gia biográfica do bispo Edir Macedo é um grande exem-

plo de Fé. No meu dia a dia ajudou-me a ser mais forte e a não desistir de lutar por alcançar os meus objetivos!”

renaTa, CdA de évora, esTudanTe

PUB

Page 15: Folha de Portugal - Edição 590

❚ realizar casamentos❚ realizar batizados (adultos)❚ dar aconselhamento matrimonial❚ aconselhar e acompanhar indivíduos toxicodependentes❚ aconselhamento pastoral❚ participar na Santa Ceia❚ realização da unção com óleo❚ visitas ao domicílio❚ visitas a doentes no hospital❚ visitas a presidiários❚ distribuição de cestas básicas às famílias carenciadas❚ distribuição de bens (roupas, mobílias, eletrodomésticos, etc.) a pessoas carenciadas❚ acolher o Instituto Português do Sangue nas suas instalações para a doação de sangue❚ ajudar a manter o Lar de Idosos Universal❚ apresentação de crianças (não batiza crianças, somente adultos)❚ participar no Grupo de Jovens "Força Jovem"❚ a realização de orações❚ a entrada nas igrejas e participação nos cultos❚ participação em Concentrações, em locais como: Coliseu dos Recreios, Pavilhão Rosa Mota, estádios, Pavilhão Atlântico, etc.❚ ajudar a manter a Sociedade “Pestallozi” (presta assistência aos portadores da síndrome de Down)❚ manter a Fazenda Nova Canaã❚ a realização de cursos informáticos❚ aconselhar e apoiar na escolha de uma carreira profissional❚ atendimento telefónico pela linha amigo 24 horas❚ apoio a mulheres vítimas de abusos❚ apoio e aconselhamento a indivíduos dependentes alcoólicos❚ visitas a lares de terceira idade❚ dar alimento aos sem-abrigo❚ apoio em catástrofes❚ a realização de atividades lúdicas e desportivas com os jovens❚ aconselhamento e campanhas na prevenção do HIV❚ transporte de pessoas com dificuldades de locomoção❚ estacionamento no parque da Igreja❚ estudos Bíblicos realizados❚ entrada e participação no maior Congresso Financeiro do País❚ realização de funerais❚ distribuição do Óleo Santo de Israel❚ cursos de Teologia (IBURD)❚ milagres que acontecem em todos os Centros de Ajuda espalhados pelo Mundo.

Só ensina às pessoas a VERDADE. O dízimo, como também as ofertas, são mandamentos bíblicos.

O CENTRO DE AJUDA NÃO COBRA PARA D

DEFINA HOJE O QUE QUER VIVER AMANHÃ!

DOMINGO ■ 12 abril 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

3i

bispo Edir Macedo

A Fé atrevida

de Abraão

mensagem

centro de ajuda . Reflexão

N ão temas, Abrão, Eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande”

(Génesis 15.1).A revolta de Abraão era tamanha

que desconsiderou mais essa promessa de Deus. Apesar dos seus inúmeros privilégios, ainda assim estava revoltadíssimo com a sua situação humilhante.

Ele era o abençoado do Senhor por onde quer que fosse; ninguém se atrevia a mexer com ele, porque o Todo-Poderoso era seu Escudo; quem o abençoava, era abençoado; quem o amaldiçoava, era amaldiçoado.

Abraão era invencível, intocável e inabalável porque contava com o Deus Altíssimo. Após ter prevalecido sobre quatro reis, que haviam vencido outros cinco reis, Abraão ficou receoso de que a sua fama se espalhasse e suscitasse a ira e a inveja de todos os povos daquelas terras.

Ele contava apenas com 318 homens nascidos em sua própria casa. Quando o Senhor lhe aparece numa visão e o anima dizendo para ele não temer os inimigos e lhe garante galardão muito grande, Abraão manifestou revolta pela sua situação humilhante de ainda não ter tido um filho, pelo menos. Ou

seja, ele não considerou a promessa de galardão sobremodo grande.

Quando se manifesta a Fé atrevida, não há nada a perder. Esse é o tipo de Fé que violenta o inferno, arrasa as dúvidas e impõe o querer. O atrevimento da Fé de Abraão agradou ao Todo-Poderoso e por isso, lhe deu a visão do céu estrelado e lhe prometeu descendência inumerável.

O Altíssimo é assim mesmo. Está sempre pronto “para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o Seu poder que opera em nós” (Efésios 3.20).

23H¢ e também na IURDTV.eu, pelas 16H (hora de Lisboa)

às

diar iamente

Bp. Macedo

LISBOA 107.7 FM

PORTO 95.5 FM

COIMBRA 92.6 FM

COIMBRA 98.7 FM e 107.8 FM

AÇORES 91.1, 91.0 e 94.0 FM

ÉVORA 90.4 e 95.5 FM

FUNCHAL 100.0 FM

LEIRIA 101.3 FM

PORTIMÃO 91.8 - 92.4 - 93.7 FM

bispomacedo.com.br/blogyoutube.com/obispomacedo

twitter.com/BispoMacedo

facebook.com/BispoMacedo

Acessos oficiais do bispo Macedo

curiosidades bíblicas

■“Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, regozijai-vos no SENHOR, vosso Deus, porque Ele vos dará em justa medida a chuva; fará descer, como outrora, a chuva temporã e a serôdia” (Joel 2.23). Chuva serôdia e chuva temporã em alusão tanto à precipitação pluviométrica, como ao derramamento das bênçãos de Deus e do Espírito Santo sobre nós.

Nos tempos bíblicos, para além das chuvas na sua temporada normal do ano, havia duas precipitações muito bem recebidas pelos homens do plantio.

Chuvas temporãsAs chuvas temporãs ocorriam antes da temporada chuvosa normal e preparavam o solo para a

semeadura, deixando-o húmido e mais fofo, adequado ao manuseio. A nível espiritual, a chuva temporã simboliza o primeiro derramamento do Espírito Santo, que preparou o mundo para a semeadura do Evangelho.

Chuva serôdiaA chuva serôdia acontecia tardiamente, depois da estação chuvosa normal, de forma mais suave, porém, abundante. Preparava a cultura para a colheita.

Espiritualmente, representa o derramamento final do Espírito, ainda por vir, como citado em Apocalipse. “Amadurecerá” o povo cristão para a “colheita” que o Senhor fará na Terra.

Chuva temporã e serôdiaA precipitação fora da temporada nor-mal garantia melhores resultados aos agricultores.

-Os homens no tempo de Jesus,

viviam do que colhiam da terra

Page 16: Folha de Portugal - Edição 590

4iDOMINGO ■ 12 abril 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Saiba Dizer Sim

Qual é a Cruz que temos que carregar?O motivo pelo qual o Senhor Jesus morreu na Cruz foi para fazer Justiça Divina, perdoando e salvando a todos que cressem n’Ele como o único Salvador.

H á mais de dois mil anos atrás, Jesus levou sobre Si todas as maldições,

dores e enfermidades, dando a Sua própria vida na Cruz.

A Sexta-feira Santa é para muitas pessoas sinónimo de lembrança de morte, mas quando aprendemos a usar a Fé de forma prática e inteligente, entendemos que significa vitória.

Vitória porquê? Porque neste dia ficou marcado o triunfo do Criador sobre o mal, que nos deu autoridade para superar todos os problemas. Através do seu sofrimento, Deus deu-nos paz e o Seu Sacrifício tornou-nos livres.

No Templo Maior, em Lisboa, o pastor Pedro Alvarenga deu início à reunião especial da Sexta-feira Santa explicando o simbolismo do

lençol sobre a Cruz.“Quando o Senhor foi levado da

Cruz, envolveram-no num lençol que foi colocado sobre as suas feridas, sobre o seu corpo dilacerado e foi sepultado envolvido naquele lençol. Ao terceiro dia quando lá chegaram para O ir buscar, no túmulo não havia nada a não ser o lençol. O lençol ficou ali pousado, exatamente com estava o corpo de Jesus. O corpo ressuscitou pelo Espírito Santo mas o lençol ficou ali e foi a primeira testemunha de que Jesus está vivo e de que o Espírito Santo O ressuscitou”, explicou o orador, convidando todos os presentes a tocar no lençol.

A Cruz e a vidaO diabo roubou aquilo que é seu: levou a sua paz, a sua alegria, a sua prosperidade, a sua realização e, sobretudo, aprisionou a sua alma, através da dor e do sofrimento.

Qual é a verdadeira Cruz?“Quando decidi seguir Jesus comecei a deixar algumas práticas, de uma forma natural, sem ninguém me mandar. E, em vez de me aplaudirem e de me lisonjearem, aconteceu exatamente o contrário e começaram a criticar-me, a falar mal, a perseguir-me, a fazer de tudo para eu voltar aos vícios, à má vida, à vida noturna, à delinquência...

A Cruz é você dizer ‘não’ para o seu eu e para aquilo que o/a afasta de Deus. E quando é que tem que carregar a sua Cruz? Quando mesmo sendo odiado/a perdoa aqueles que o/a ofenderam, quando opta pela verdade mesmo que saia prejudicado/a ou quando resiste a uma mulher ou homem bonitos por respeito ao seu casamento. Isso sim é carregar a Cruz”, explicou o orador Pedro Alvarenga, recorrendo

“Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si” (Isaías 53.4).

Jesus veio e devolveu-nos, através da Cruz, a paz e a vida. Na Cruz do Calvário Ele trouxe a nossa felicidade, a nossa paz e a nossa vida e levou o que o diabo tinha trazido.

Muitas pessoas pensam que Deus castiga, que coloca uma cruz sobre o ser humano, as próprias religiões

incutem isso. Mas, na verdade, o castigo que

nos traz a paz, estava sobre Ele, pois foi Ele que carregou a Cruz e o castigo para que nós não tivéssemos que o fazer.

“Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Marcos 8.34).

¡Joana Marques [email protected]

Almada

Templo Maior

Cenáculo do Porto

Baixa da Banheira

Page 17: Folha de Portugal - Edição 590

DOMINGO ■ 12 abril 2015

5icentro de ajuda . Saiba Dizer Sim

se algo está mal......mantenha-se bem!

juliofreitas.com

Bispo Júlio Freitas Por seu servo em Cristo,

Qual é a Cruz que temos que carregar?ao seu próprio exemplo.

A Fé-inteligente vai ajudá-lo/a a fazer as escolhas mais acertadas, vai proteger o seu futuro e vai guardá--lo/a.

“Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova

o seu próprio amor para connosco pelo facto de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5.6-8).

“Talvez você diga que morreria pelos seus filhos, pela justiça, mas morrer pelo injusto, dar a vida pelo pecador, foi a maior prova de amor que alguém podia dar. Todos são pecadores, ninguém é perfeito. Mas pelo sangue de Jesus fomos reconciliados com Deus e é por isso que tem que assumir a Fé n’Ele. A partir do momento em que assume, você passa a ser salvo/a”, concluiu o orador.

Funchal

Cabo Verde

Portimão Coimbra

PUB

Qual é o problema da sua Fé?

É um dos fardos mais pesados que o ser humano pode carregar e que, infelizmente,

a grande maioria das pessoas não conhece a melhor maneira de se livrar do mesmo.

Sentem-se consumidas, dia após dia, questionando-se sobre o que fazer para resolverem os seus dilemas... Mas, que fardo tão pesado é este que milhares de pessoas carregam e do qual não se conseguem livrar?

“Eu creio em Deus, vou ao CdA, faço as minhas orações, sou um dizimista fiel, sou aplicado no que faço, sou uma pessoa honesta e só me acontecem problemas. Como é que pode ser? Procuro fazer tudo certo e dá tudo errado?! Meu Deus, qual é o meu problema? Por que é que a minha Fé não funciona? Por que é que o Senhor não me ouve? Por que é que o Senhor não se importa comigo?” – É ESTE O FARDO QUE ELAS CARREGAM!

A questão é que não há problema algum com a sua Fé (se a mesma está no Deus-Vivo, através da obediência à Sua Palavra). Mas, não é por sermos honestos, crermos e buscarmos a Deus, por nos desviarmos do mal, que tudo vai ser um mar de rosas.

Escrevi, recentemente, no Instagram: “Quem quer colher rosas, deve suportar os espinhos. Quem quer desfrutar da primavera, deve suportar o inverno”.

Quer dizer, todos nós gostamos do bom e do fácil, mas, muitas vezes esquecemo-nos do que acontece anteriormente. Por isso, não é porque você está a enfrentar problemas, porque algo deu errado, está ser

injustiçado, tentado, pressionado, odiado pelo mundo... que alguma coisa está errada com a sua Fé.

A sua Fé não está em Jesus? Na Palavra de Deus? Nos Seus Mandamentos? Então, ela está certa! Você não tem a sua consciência limpa? Então, você está bem! Nesse caso, por que é que as coisas não estão a acontecer? PORQUE TODOS ENFRENTAMOS PROBLEMAS!

Abraão não enfrentou problemas? Inúmeros! O seu filho Isaque não enfrentou problemas? E Jacó? Tantos que perdemos a conta. E José? Todos se lembram de José e, quando se lembram, recordam-se que ele foi vendido pelos próprios irmãos. E Moisés, o grande líder? Com certeza que sim e são bem conhecidos! E Josué? E Débora? E Rute? E Ana? E Ester? E Daniel? Compreendem?

Haveria algo de errado com a Fé destas pessoas? NÃO! Mas, não foi por elas terem enfrentado problemas, dificuldades e as coisas não terem acontecido como elas esperavam, que blasfemaram, que se entregaram às deceções, tentações, problemas e deram as costas para a Fé. Não! Pelo contrário, foi aí que mais se firmaram, ficaram avivados, obedeceram e buscaram, deixando- -nos um exemplo a seguir.

O seu problema, assim como os meus, não são para nos destruir e sim para que sejamos fortalecidos!

Demora? Às vezes sim. Não quero dizer que a sua honra vai demorar 14 anos, mas uma coisa é certa, quando ela chega, os 5, 10, 14 anos ou o tempo que for, são reduzidos a absolutamente nada!Em Cabo Verde, o evento

"Saiba Dizer Sim" reuniu mais de 15 mil pessso-as nas várias ilhas do arquipélago

Page 18: Folha de Portugal - Edição 590

C om o intuito de ajudar nesse sentido, o Centro de Ajuda promoveu

um evento intitulado “A Noite do Fortalecimento”.

O encontro foi realizado em Portugal continental e nas Ilhas, e milhares de pessoas puderam receber uma orientação sobre como superar as dificuldades que muitas vezes parecem insuperáveis.

O ser humano para se manter forte fisicamente “basta” fazer

uma alimentação equilibrada, e se a pessoa não a fizer é certo que vai entrar em défice físico, o que pode causar vários problemas, incluindo a anorexia ou a obesidade.

Em todos os aspetos da nossa vida deve existir um equilíbrio, pois só assim a pessoa poderá enfrentar as dificuldades e conseguir ter força para as superar, uma vez que, ninguém que viva neste mundo está isento ou imune

a problemas. A diferença é a forma como cada pessoa consegue superá-los, e aqui está também a diferença entre cristãos.

O coordenador dos Obreiros de Portugal, Rogério Silva, dirigiu o evento com o intuito de dar ferramentas para que todos os participantes possam superar os momentos de fraqueza que surgem no dia a dia.

Exemplos a seguirO orador usou a citação bíblica “E que mais direi? Certamente me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de

Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas...” (Hebreus 11.32), para mostrar exemplos de que no seu tempo também enfrentaram dificuldades, mas que através do uso de uma Fé-inteligente e prática conseguiram superá-las à medida que surgiam.

Todos os participantes deste

evento tiveram a oportunidade para buscar este fortalecimento, uma vez que, para vencer no mundo espiritual é necessário que o espírito esteja forte, mas este só poderá ser fortalecido se for bem alimentado.

Este alimento reside no facto de a pessoa se envolver com assuntos espirituais, como dedicar-se à

oração, ao jejum, à leitura da Bíblia e desviar-se de tudo o que possa enfraquecer o seu espírito.

Foi transmitido ainda pelo coordenador Rogério Silva que nenhum soldado vai para uma guerra sem que primeiro possa preparar-se, desta forma todos os “soldados” espirituais devem estar preparados para as pequenas

“guerras” que enfrentam no seu dia a dia, livrar-se dos sentimentos e usar a Fé-inteligente e racional.

Todos os participantes saíram com a alegria estampada no rosto, uma vez que, se sentiram fortalecidos e deram por bem empregue o tempo que passaram no Templo Maior do Centro de Ajuda.

6iDOMINGO ■ 12 abril 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Noite do Fortalecimento

Muitas pessoas enfrentam vários problemas no seu quotidiano, chegando muitas vezes a não sentir forças para superar as dificuldades que surgem na sua vida.

Nenhum soldado vai para uma guerra sem que primeiro possa preparar-se

Quem não precisa de Força?

¡João Filipe [email protected]

Cenáculo do Porto

Viseu

Alverca

Portimão

Olhão

Caldas da Rainha

Coimbra

Templo Maior

Page 19: Folha de Portugal - Edição 590

7iDOMINGO ■ 12 abril 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Filhos de Deus

Cenáculo de V. N. Gaia

A s palestras ministradas pelo bispo Júlio Freitas, responsável pelo trabalho

evangelístico do Centro de Ajuda (CdA) na Europa, contaram com a presença de centenas de pessoas. O orador ensinou a todos os presentes a diferença entre receber e conhecer o Senhor Jesus.

De uma forma geral, é normal que, quando recebemos uma pessoa importante, fiquemos preocupados, tensos, e até mesmo ansiosos, porque são muitas coisas a serem tratadas (limpeza, arrumação, comida...), enfim, temos a consciência de que essa pessoa é importante e queremos demostrar consideração, carinho e atenção.

Só que esses sentimentos podem comprometer essa visita, porque, às vezes, as coisas não saem como esperávamos e ficamos aborrecidos, angustiados, irritados e acabamos por perder a paz. Aquela visita que deveria ser motivo de alegria, convívio, de união, acaba por ser destruída.

Marta e MariaAconteceu isso com duas irmãs que

receberam o Senhor Jesus em sua casa. As irmãs prepararam-se para a visita, só que quando Ele chegou, uma das irmãs ficou aos Seus pés com a intenção de aprender com Ele o que fazer para guardar o mais importante que ela tinha alcançado – a sua Salvação.

A outra, Marta, preocupou-se e manteve essa preocupação em receber o Senhor Jesus. Maria também se preocupou em recebê-Lo, mas uma vez que Jesus chegou, ela não tinha mais essa preocupação, pois Ele já estava ali. Agora, a sua

preocupação era em conhecê-Lo.Não podia perder a oportunidade

de Jesus sair da sua casa e ela continuar a ser a mesma Maria de antes, insegura e vazia. Ela queria permanecer com aquela mesma alegria, paz, segurança, definição, coragem, com aquele mesmo poder

que ela tinha quando Jesus estava ali, próximo dela.

Deixar a ansiedade“Todos temos uma Marta e uma Maria dentro de nós. E quem é que vai prevalecer? Quem você determinar! Quando digo Maria e Marta refiro-me à Fé. Todos nós podemos usar a Fé de apenas querer receber Jesus, como muitos aceitaram o Senhor Jesus, mas ficaram por aí, e alcançaram alguns benefícios. Mas outros foram além, tal como fez Maria. Ela queria conhecer o Senhor Jesus. Deixe a ansiedade e a preocupação do lado de fora, esqueça o que aconteceu, o que importa é o aqui e o agora, você tem que conhecê-Lo naturalmente, sem religiosidade”, aconselhou o orador.

Marta, representa a nossa preocupação, a ansiedade, o egoísmo, o materialismo, as nossas necessidades. Não deixe essa Marta atrapalhar, não fique apenas a preparar-se para receber.

Escolha a boa parte, ouça o que Jesus tem para lhe ensinar e receba o que Ele tem para lhe dar!

*Com centrodeajuda.pt

Todos temos uma Marta e uma Maria dentro de nósRealizou-se recentemente no Cenáculo de Vila Nova de Gaia e na Sede Regional do Centro de Ajuda de Rio Tinto, uma reunião especial intitulada “Filhos de Deus”.

Ouça o que Jesus tem para lhe ensinar e receba o que Ele tem para lhe dar

Rio Tinto

Cenáculo de V. N. Gaia

Page 20: Folha de Portugal - Edição 590

As pessoas sentem-se muitas vezes desacreditadas devido às circunstâncias da vida e aos obstáculos do dia a dia, carregando o peso do “não posso... não consigo... não sou capaz...”, empurrando-se cada vez mais para o fundo e tornando mais difícil erguer-se e voltar a acreditar nas suas capacidades. Por esse motivo, muitos são aqueles que alimentam dentro de si o pensamento de não serem capazes de realizar os seus objetivos e desistem... Mas saiba que consegue, que é possível dar a volta e por isso, NÃO DESISTA!

De terça-feira a sábado, das 00H à 01H na TV RECORD

PUB

■ Elisabete era angustiada e a sua vida não tinha sentido. Vivia escondida atrás de um falso sorriso e tinha traumas que vinham da infância, fruto das dis-cussões entre os pais. Tornou-se uma pessoa revol-tada, instável e agressiva. No primeiro casamento sofreu várias agressões físicas e verbais. Mas não desistiu! Depois de conhecer o CdA a sua vida foi completamente transformada! Hoje o seu sorriso é verdadeiro, tem um casamento abençoado e uma família unida!

CEDIDA

■ Ludovina sofreu muito. Era uma pessoa triste, va-zia e tinha medo de ficar sozinha em casa pois sentia uma presença. A sua filha mais velha era muito pro-blemática: era rebelde, não obedecia e tinha compor-tamentos estranhos que vieram a revelar o vício em drogas. Quando começou a frequentar o CdA, deci-diu não desistir! Lutou pela filha, fez as correntes de libertação e a sua vida mudou completamente! A fi-lha deixou o vício das drogas e ela é uma pessoa feliz!

CEDIDA

■ Paulo era uma pessoa bem sucedida. Casou e tinha o seu próprio negócio, mas depois transformou-se noutra pessoa. Bebia muito e frequentava festas sem a sua esposa, traindo-a com várias mulheres. Aca-bou por se separar e uma das amantes fê-lo perder o negócio, a dignidade, a confiança e até a vontade de viver. Mas não desistiu! Frequenta o CdA, deixou as festas e o vício da bebida, recuperou a vontade de

CEDIDA

■ Desde bebé que Paula perdia os sentidos e ficava sem reação, como se estivesse morta. Mais tarde os médicos suspeitaram de crises de tonturas e epilepsia, mas os exames nunca acusavam nada. A minha mãe recorreu a bruxos, mas as coisas só pioraram e as cri-ses começaram afetar a minha vida pessoal. A minha mãe não desistiu e foi até ao CdA, onde depois de lutar por mim, fiquei livre de todas as crises! Eu própria frequento as reuniões do CdA e hoje sou uma pessoa feliz, realizada e muito abençoada!

CEDIDA

A sua vida vai mudar!

Page 21: Folha de Portugal - Edição 590

9iDOMINGO ■ 12 abril 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Coisas de Mulher

crónica Vivi Freitas

“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados que eu vos aliviarei”

O lá caros leitores, gostaria de ler um comentário que uma in-ternauta, deixou no meu

blogue. Vou ler e mostrar o que é verda-deiramente sede... Esta pessoa ilustra e de-talha a sua agonia e a forma sedenta em que se encontra.

“Olá D. Viviane! Gostaria de tirar uma dúvida consigo. Sou uma jovem de 21 anos, não namoro, pois não tenho cora-gem de ter um relacionamento com nin-guém sem antes de ter o Espírito Santo e, para ser sincera, o que quero é estar salva para salvar.

Não sou a mesma de antes, mudei em muitas coisas, o mundo já não me atrai mais, só que o meu maior problema está dentro de mim... São deceções do passado

que até hoje me fazem agir de uma ma-neira que não gosto. Importo-me muito com a opinião dos outros, pois se faço o que é certo sou criticada, se não o faço tam-bém o sou, sinto-me inferior e penso que para que Deus me faça nascer d’Ele tenho que ser certinha.

Quando erro sinto-me a pior das cria-turas,. Os meus pais são separados, não sei o que é ter uma família de verdade, não sei demonstrar carinho e acho-me uma pes-soa ‘seca’. Perdi a confiança no meu pai e o pior é que não sei disfarçar. Não acredito nele, fico sempre com o pé atrás.

Sou o oposto do que gostaria de ser e a verdade é que de Deus não tenho nada. Cansei de hipocrisia e de fingir algo que não sou. Quero Deus de verdade, não que-

ro viver no engano, quero ser nascida de Deus verdadeiramente (...)” - Suzane.

Olá Suzane! Tenho a certeza que já passou por um processo de libertação, de conversão, mas agora está no processo em que tem que conhecer Jesus. E tudo o que expôs no comentário, quando refere que o problema está dentro de si, como as de-ceções do passado, o facto de já ter tentado perdoar o seu pai, mas é desconfiada, não é carinhosa, o sentir-se “seca”... revela que olha para si mesma e não vê a figura que quer e crê, de acordo com o que é certo.

Sabe, tem ouvido falar na Igreja sobre o certo e o errado e assim detetado as suas imperfeições, o que é um ótimo sinal pois é desta forma que chegamos até Jesus.

E aquilo que escreve, é isso que deve apresentar para Deus, não de maneira emotiva, condenando-se, mas de forma racional. As coisas que tem praticado, e to-das as leitoras que se identificam com este comentário, são injustas.

Deus não merece essa oferta, de quem tem sido, de viver essa deceção, de se preo-cupar com o que os demais pensam de si, de se sentir inferior, de achar que Deus a quer perfeita...

Ele disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados que eu vos aliviarei” Ele não pediu pa-ra que viesse perfeita, senão nunca tería-mos como chegar até Ele. (...)

(Continua...)

Ter verdadeiramente sede (parte 1)

visite: vivifreitas.me

O corpo perfeito, roupa sexy e da últ ima moda, maquilhagem

provoc a nte , consu m ismo de marcas de alta-costura, independência financeira, são algumas características que, para muitas mulheres, definem a mulher poderosa.

A verdade é que a mulher tem muita influência sobre os outros, e muitas, são aquelas que usam o seu poder para chamar a atenção de um homem ou para se sentirem desejadas.

Outras investem em si, na sua aparência, na sua roupa, em usar as marcas mais caras, não para chamar a atenção de um homem, mas sim para competir com outras mulheres, alimentando assim cada vez mais o seu ego.

Tanto investimento no seu

exterior serve, na verdade, para preencher o vazio que está no seu interior. Porém, muitas que tentam ser essa mulher poderosa de que muitos falam, carregam dentro de si a falta de amor-próprio.

São até reconhecidas pelos outros, pela sua aparência, pela vida que levam, pela fama, dinheiro e beleza, mas, ao olhar-se ao espelho vêem o reflexo de uma mulher triste em busca de algo para lhe proporcionar a verdadeira felicidade.

Dimensão EspiritualA mulher que não reconhece o poder que tem dentro de si, acaba por se

tornar fraca, pois seus problemas passam a ter domínio sobre a sua vida. Assim sendo, quando a mulher usa a Fé-inteligente, dentro de si nasce uma força imensurável e ela consegue ver que até agora foi a única culpada por não ter ainda

causado uma revolução na sua vida.Reconhecendo a sua força

interior, imediatamente isso é visível no seu exterior e, consequentemente, a mulher poderosa torna-se capaz de fazer o que ela pensou que jamais faria.

A mulher poderosa é aquela que muda a sua vida, no entanto, muitas mulheres não estão a fazer uso desse poder para o fazer.

A Poderosa

A Fé-inteligente é o poder que há dentro dela para ultrapassar os seus maiores obstáculos.

¡Joana Marques [email protected]

●Mas será possível ser uma mulher poderosa de verdade? Será que o poder da mulher está apenas no seu exterior? Quais serão as suas caraterísticas?

Não perca este tema no próximo “Coisas de Mulher”, dia 16 de abril, às 22 horas, na iurdtv.eu

PUB

Page 22: Folha de Portugal - Edição 590

10iDOMINGO ■ 12 abril 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . A História de Alberto

Baseado numa História Verdadeira

(capítulo 2)

Depois de ter entrado no seminário, Alberto teve que ir a casa pois a sua mãe adoeceu gravemente e pediu para o ver antes de morrer... Quando chegou, deparou-se com um cenário de loucura e alucinações...

Acompanhe todas as

semanas neste jornal, a

história de Alberto, um ex-

-padre e religioso devoto,

que abandonou o Vaticano

para seguir a Cristo.

❾❽

Page 23: Folha de Portugal - Edição 590

11iDOMINGO ■ 12 abril 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . O Destaque

Escreva tudo aquilo em que quer TRIUNFAR:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

SEXTA-FEIRA, DIA 17 DE ABRIL

A Cruz para a Vitória Absoluta!

Há acontecimentos na vida que são capazes de mudar tudo à nossa volta!A Morte e Ressurreição de Jesus Cristo superou todos esses eventos... pois Ele CARREGOU todos os nossos

problemas, TRIUNFOU em tudo aquilo que desejamos e CONSUMOU de forma absoluta a nossa VITÓRIA!

“TRIUNFAR” significa a vitória absoluta e incontestável, aquela que é conhecida por todos os que nos rodeiam e que não deixa margem para dúvidas. Podemos afirmar que o triunfo, em todas as áreas da sua vida, é o grande objetivo do ser humano, pois será o único meio de o tornar 100 por cento realizado. Esta é a sua oportunidade de determinar tudo aquilo em que deseja triunfar na vida, da mesma forma como o Senhor Jesus, na Cruz, TRIUNFOU sobre todo o mal!

“...e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, TRIUNFANDO deles na

Cruz” (Colossenses 2.15).

Page 24: Folha de Portugal - Edição 590

Casos

7 DIAS para mudar a sua vida!

7H30 | 9H30A HORA DO MILAGRE

SeSSão do Desbloqueio | 15HMulhereS e hoMenS Sábios | 18H

Terapia do Amor | 19H

de Segunda a Sexta 7H, 10H, 12H, 15H E 20H

Sucesso e desenvolvimento da sua empresa, casos na justiça,pagamento de dívidas, desemprego, imigração

Restaurada

Doenças, dores, problemas de saúde persistentes...

ConquisTas Financeiras

Semana 12 a 18 abril 2015

Agenda Semanal

DOMINGO

SÁBADO

Saúde

Cura Interior

Orientação para a resolução de conflitos familiares...

Cura dos Vícios e Família

Má sorte, maldições, energia negativa, insónia, pesadelos, inveja, bruxaria...

Limpeza Espiritual

Problemas sentimentais, falta de diálogo no relacionamento, discussões...

perdidos | 8H | 15H

f o l h a d e p o r t u g a l . p tD

ª

ª

ª

ª

ª

Facebook.com/folha.deportugal

estaque

Desenvolva a sua vida espiritual e força interior, através da leitura da Palavra de Deus...

ou no CdA MaiS próxiMo de Si!

A Cruzpara a Vitória Absoluta!

SEXTA-FEIRA

17 ABRIL7H,10H,12H,

15H, 20H

Centros de Ajuda em Portugal Continental e Ilhas

Rua Dr. José Espírito Santo, 36 - Chelas (próximo da estação de metro)

MORADAS...

Templo MaioremLisboa

Portimão Largo Gil Eanes, lt. A

Coimbra Rua do Sota, nº 20

Baixa da Banheira Estrada Nacional 2, nº 243 (em frente ao Lidl)

Almada Av. 23 de julho, nº 14/16/18 Cova da Piedade

Cenáculo do PortoRua Egas Moniz, nº 485

Madeira -Cenáculo do FunchalRua Dr. Brito Câmara, nº 32

Cenáculo de V. N. de GaiaRua do Agueiro, nº 151 (Mafamude)

Açores - Ponta DelgadaRua da Boa Nova, nº 5

|abertaS 7 diaS por Semana |365 diaS por ano

diariamente

Para mais informações: centrodeajuda.pt

Temos mais de 122 Centros de Ajuda em Portugal e mais de 8000 espalhados em 182 países