folha de portugal - edição 582

24
EDIçãO Nº 582 Ano 12 15 a 21 fevereiro 2015 Edição Nacional e Ilhas Jornal de distribuição gratuita 67.000 exemplares folhadeportugal.pt Siga-nos no facebook! Diretor: João Filipe atualidade... PáG. 5 atualidade... PáG. 8 bem-estar... PáG. 12 Segundo a SPV, os portugueses enviaram para reciclagem uma quantidade recorde de embalagens, alcançando as 419 mil toneladas Angústia, ansiedade, insónias e alterações de memória são alguns dos sintomas mais frequentes que surgem depois dos 65 anos Cada vez mais as pessoas querem adotar um estilo de vida mais saudável, pelo que a alimentação assume um papel de destaque 419 mil toneladas recicladas Promover a atividade nos idosos 7 novas tendências de nutrição entrevista... PáG. 11 PUB Centro de Ajuda , defina hoje o que quer viver amanhã! TEMA CAPA... PáGS. 6/7 Não enalteça o que é externo, FORTALEÇA o seu interior O primeiro passo para a mudança é o fortalecimento interior, pois sentindo-se mais forte os seus passos serão também mais firmes e o seu caminho mais claro conquistasfinanceiras.pt Os desafios são sempre bem vindos!” O pastor Roberto vai iniciar na Turquia o trabalho evangelístico do Centro de Ajuda, levando auxílio a quem mais precisa

Upload: centro-de-ajuda

Post on 07-Apr-2016

225 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Não enalteça o que é externo, FORTALEÇA o seu interior.

TRANSCRIPT

Page 1: Folha de Portugal - Edição 582

Edição nº 582 ❚ Ano 12 ❚ 15 a 21 fevereiro 2015 ❚ Edição Nacional e Ilhas ❚ Jornal de distribuição gratuita ❚ 67.000 exemplares

f o l h a d e p o r t u g a l . p t

Siga-nos no facebook!

Diretor: João Filipe

atualidade... pág. 5atualidade... pág. 8 bem-estar... pág. 12

■ Segundo a SPV, os portugueses enviaram para reciclagem uma quantidade recorde de embalagens, alcançando as 419 mil toneladas

■ Angústia, ansiedade, insónias e alterações de memória são alguns dos sintomas mais frequentes que surgem depois dos 65 anos

■ Cada vez mais as pessoas querem adotar um estilo de vida mais saudável, pelo que a alimentação assume um papel de destaque

419 mil toneladas recicladas

Promover a atividade nos idosos

7 novas tendências de nutrição

entrevista... pág. 11

PUB

Centro de Ajuda, defina hoje o que quer viver amanhã!

tema capa... págs. 6/7

Não enalteça o que é externo, fortaleça o seu interior ■ O primeiro passo para a mudança é o fortalecimento interior, pois sentindo-se mais forte os seus passos serão também mais firmes e o seu caminho mais claro

conquistasfinanceiras.pt

“os desafios são sempre bem vindos!”

O pastor Roberto vai iniciar na Turquia o trabalho evangelístico do Centro de Ajuda, levando auxílio a quem mais precisa

Page 2: Folha de Portugal - Edição 582

DOMINGO  15 fevereiro 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.ptem foco « 2JOÃO FILIPE Diretor

Motivação

Tenha uma boa leitura!

OBJETIVA

NUVEM TÓXICA EM BARCELONA: Três bombeiros que acorreram ao local da explosão numa empresa química de Igualada tiveram de receber assistência hospitalar, o que eleva para seis o número de feridos ligeiros devido à nuvem tóxica libertada.

IVAN VALLS/ EPA

Diretor: João Filipe [email protected]: IurdRedação: Carla Vaz e Joana OliveiraCopydesk: Carla VazAssistente de Redação: Cláudia PereiraPaginação: Eliane Rosa , Paulo Cabral e Tiago Lopes Correio do Leitor / [email protected]

A FOLHA DE PORTUGAL NÃO SE RESPONSABILIZA NEM PELAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS CARTAS DOS LEITORES,

POIS ELAS NÃO EMITEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL, NEM PELA AUTENTICIDADE DOS ANÚNCIOS PUBLICADOS

FOLHA DE PORTUGAL Título registado no ERC com o nº 125046 Propriedade: IURD Sede administrativa: Praceta Professor Francisco Gentil, nº 3 - Póvoa de Santo Adrião - Lisboa NIPC: 592001679 Periodicidade: Semanal Impressão: Rafik Comunicação e Imagem Unipessoal, Lda. - Sítio da Bemposta, nº 1, 1A e1B, Longo da Vila - Mafra Tiragem: 67.000 exemplares Depósito Legal: 322699/11 Distribuição: Gratuita Circulação: Portugal Continental e Ilhas

FOLHA DE PORTUGAL Av. Marechal Gomes da Costa n.º 21- D1800-255 Marvila - LisboaTel: 219 016 650

Todas as fotografias e imagens que não estão devidamente identificadas, reservam-se os direitos de autor.Todas as fotografia respeitantes aos Centros de Ajuda são da responsabilidade dos mesmos.

FRENTE

■A Estradas de Portugal anunciou que as portagens na Via do Infante, que atravessa o Algarve, renderam 28,2 milhões de euros em 2014, representando uma subida de 4,5 milhões em relação ao ano anterior.

■Em 2014, 6.700 pessoas foram apoiadas pelo Fundo Social Solidário, que gastou mais de 447 mil euros para ajudar a pagar dívidas, a maior parte ligadas a rendas e empréstimos de casa.

VERSO

■Dois terços dos doentes com cancro em situação grave e incurável necessitam de cuidados paliativos. Mas só uma parte acaba por ter acesso a este tipo de cuidados especializados.

■Em 2014, as exportações portuguesas de bens aumentaram 1,9% (+4,5 em 2013) e as importações subiram 3,2% (+0,9 em 2013), determinando uma taxa de cobertura de 82,0% (83,1 em 2013), revelou o INE.

Verso

Frente

Este espaço pode ser seu!➔ 67 mil exemplares.Leitores de Norte a Sul de Portugal e Ilhas.Distribuição no estrangeiro, nomeadamente. na Suíça, França e Luxemburgo.

Contacte-nos: 219 016 657

[email protected]

EDITORIAL

PUB

IRISH CELTIC Uma homenagem à cultura irlandesa no mundo ■Em ”Spirit of Ireland”, os Irish Celtic prestam homenagem aos milhares de irlandeses que fugiram do país no século XIX em busca de uma vida melhor. Na bagagem levaram a música e o ritmo que os caracteriza. Espalhados pelo mundo, juntavam-se nos pubs para dançar. Ainda hoje o fazem e assim mantêm vivo o espírito da Irlanda.Espetáculos no CAE Figueira da Foz (19/2, às 21h30), Coliseu Porto (20/2, às 21h30) e CCB (21 e 22/2 às 21H).

SUGESTÕES∫

[11/02/15, 14:52:55] Joana: Leitores de Norte a Sul de Portugal e Ilhas. Distribuição no estrangeiro, nomeadamente na Suíça, França e Luxemburgo[11/02/15, 14:53:04] Joana: se tiveres espaço

Hoje em dia, este ponto é visto como uma referência para tudo o que uma pessoa deseja fazer. Mas será que sempre foi assim? No tempo dos nossos avós será que também eles necessitavam de motivação?

No passado, todas as pessoas tinham motivação para superar as dificuldades e para muitos a principal motivação era o objetivo a alcançar. Aqui está o maior problema dos nossos dias, a falta de objetivos, de uma meta a atingir. Por isso, muitas pessoas perdem a motivação para conseguir atingir algum objetivo.

Nos nossos dias, as pessoas desejam receber de alguém uma palavra de motivação ou algum benefício social ou financeiro, para, desta forma, fazerem a diferença. Mas se estes não surgirem, então, a pessoa anda desmotivada, não tem ideias, não é proativa, dito de uma outra forma, parece uma morta viva.

Normalmente, estas pessoas ainda se justificam, dizendo que não recebem motivação do chefe ou da direção da empresa.

O maior problema das pessoas dos nossos dias é não terem dentro de si a força interior, para que, desta forma, consigam superar as dificuldades que surgem no dia a dia, mas ainda assim consigam atingir os seus objetivos e metas.

Caro/a leitor/a, procure ter dentro de si a força maior, a Fé sobrenatural, pois, desta forma, encontrará a força e a motivação para conseguir alcançar todas as suas metas. Mesmo que ninguém nos dê argumentos para estarmos motivados, com esta força interior seremos mais fortes e capazes de chegar onde nos propomos.

Não espere receber a motivação externa, pois esta, um dia, deixa de produzir efeito. Para evitar ser uma pessoa de altos e baixos é necessário buscar o fortalecimento interior, por isso, comece por colocar em prática uma máxima importante: olhe para a frente, pois lá é que está a sua meta!

Page 3: Folha de Portugal - Edição 582

Sugestões da SemanaCake - Um Sopro de VidaGénero: Drama Classificação: M12Realização: Daniel Barnz

Na procura de respostas sobre a morte de uma mulher que mal conhecia, Claire explora os limites entre a vida e a morte, aban-dono e desgosto, perigo e salvação. Um filme com Anna Kendrick, Felicity Huffman e Jennifer Aniston.

Os Cartoonistas Género: Documentário Classificação M12 Realização: Stéphanie Valloatto

Retrato de doze formidáveis, loucos e trágicos cartoonistas dos quatro cantos do mundo que defendem a democracia com uma só arma: um lápis, correndo com isso, a cada desenho, risco de vida. A sua missão é apenas uma: defender a liberdade e a democracia, fazendo rir.

Relatos SelvagensGénero: Comédia Classificação: M12 Realização: Damián Szifron

Inspirado na série de televisão "Amazing Stories" (1985-1987) criada e produzida por Steven Spielberg, a história consiste em seis episódios que alternam entre a intriga, a comédia e a violência.

15/2/1564 Nasce o astrónomo italiano Galileo Galilei.

16/2/1959 Fidel Castro assume a presidência de Cuba, depois da tomada do poder a 1 de janeiro.

18/2/1930

É descoberto o planeta Plutão.

19/2/1988É aprovado o Plano de Modernização dos Caminhos de Ferro Portugueses.

17/2/1974É criada a Universidade do Minho.

20/2/1993

21/2/1925 Sai o primeiro número da revista norte- -americana The New Yorker.

marcas dotempo

Momentos Históricos de...

Início das emissões regulares da TVI/Canal 4, segundo canal privado de televisão em Portugal.

estudo

■As emoções que tornam as lembranças de constrangimento, vitória e deceção tão vívidas também podem voltar no tempo, reforçando a recordação de coisas aparentemente banais que, em retrospetiva, podem ser relevantes.

As conclusões do estudo, publicadas na revista Nature, corroboram, a teoria de que a memória é um processo adaptativo, que se atualiza constantemente, e que a memória humana, tem um

arquivo de reserva com visões, sons e observações aparentemente triviais, que podem vir a ser úteis posteriormente.

Contudo, os detalhes do processo ainda não são claros e ainda não se sabe se as lembranças passadas são desencadeadas por uma experiência emocional, até que ponto é possível retroceder no tempo ou se a memória suprime alguns detalhes.

Fonte: diariodigital.sapo.pt

■O Instituto Great Place to Work, que desde 2000 compila uma lista das melhores empresas para trabalhar, revelou o ranking de Portugal.

A Diageo, a Cisco Systems e a Microsoft são as melhores empresas para trabalhar em Portugal.

A primeira recebeu o prémio na categoria de empresas com menos de 100 trabalhadores, a Cisco ficou com a distinção na categoria entre 100 e 250 trabalhadores, enquanto que a Microsoft conquistou o galardão acima dos 250 trabalhadores.

Olhando para os resultados, é ainda possível encontrar nomes

como a Gatewit, a EMC Portugal, a OutSystems, AbbVie, ROFF e Teleperformance.

Fatores de diferenciaçãoMas o que faz de uma empresa um bom local para trabalhar?-Ética e honestidade dos executivos;

-Taxa de orgulho dos funcionários

em trabalharem para a empresa;-Resultados e impacto da empresa ao nível da comunidade; -Qualidade das instalações; -Comemoração de acontecimentos especiais; -Promoção da f lexibilidade de horário e do teletrabalho; -Possibilidade de adquirir experiência a nível internacional; -Possibilidade de fazer formações; -Existência de infraestruturas de apoio médico;-Período de licença de maternidade superior ao previsto na lei; -Cr iação de grupos de

responsabilidade social.

Diageo, Cisco Systems e Microsoft são as três melhores

As tecnológicas voltam a estar em destaque, mas há mais opções se quiser estar nos melhores ambientes de trabalho.

As melhores empresas para trabalhar em Portugal

Emoções ajudam a preservar a memória

>Cultura

DOMINGO  15 fevereiro 2015

folhadeportugal.pt 3» sete dias

Page 4: Folha de Portugal - Edição 582

DOMINGO  15 fevereiro 2015

folhadeportugal.ptsete dias « 5 cientistas portugueses receberam dez milhões de euros do Conselho Europeu de Investigação, para desenvolver os seus projetos em diferentes áreas da saúde.

Alienação parental Os casos estão a aumentar em Portugal e a justiça não tem capacidade para lidar com isso, alerta a Associação para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos.

ACP Kids recebeu o Prémio Europeu Excelência em Segurança Rodoviária 2015. Este programa já foi frequentado, desde 2012, por 100 mil crianças entre os 3 e os 9 anos.

9 em cada 10 obras de arte suas (pontes, viadutos ou túneis) estão em bom estado de con-servação, afirma a Estradas de Portugal, segundo as inspeções de 2014.

GENÉRICOS

Mercado estabilizou no ano passado■Segundo o diretor-geral da empresa de medicamentos Labesfal Genéricos, o mercado nacional de genéricos estabilizou durante 2014, contrastando com o crescimento verificado em 2013.

multaS

Carris e Metro de Lisboa contabilizam 5ME

■Mais de 30 mil processos por falta de bilhete de transporte foram instaurados pela Carris e pelo Metropolitano de Lisboa durante 2014, resultando em mais de cinco milhões de euros em multas. Segundo a Lusa, a Carris fiscalizou

1.139.293 passageiros, multando 18.236 infratores, enquanto o Metro de Lisboa fiscalizou 221.384 passageiros, autuando 11.796 infratores.

CaNCRO

Cigarro eletrónico pode ser mais cancerígeno■Aquecido ao máximo e aspirado profundamente, o vapor com nicotina dos cigarros eletrónicos poderá produzir formaldeído, uma substância que o torna entre 5 a 15 vezes mais cancerígeno do que um cigarro comum.

pelo mundoaconteceuANGOLA INVESTE NA ELETRICIDADE

❚o Governo angolano realizou um investimento de emergência de 164 milhões de dólares (146 milhões de euros) no reforço da potência elétrica na central termoelétrica que abastece a província de Cabinda.

pelo mundo

Curdos aPodEram-sE DE 101 ALDEIAS❚Os combatentes curdos da Síria apoderaram-se de 101 aldeias em redor de Kobane, junto à fronteira com a Turquia e estão a expandir o seu controlo em toda a região, anunciou o Observatório sírio dos direitos humanos.

JAPãO AGRAVOu DéFICE COmERCIAL ❚o país registou em 2014 um défice da balança comercial

equivalente a 97.100 milhões de euros, o pior valor desde que há registo, revelaram dados oficiais. o défice de 97.100 milhões de euros aumentou 11,4% face ao apurado em 2013.

10.000 muçuLmANOS RESIDEm Em mACAu

❚atualmente, Macau tem perto de 10.000 muçulmanos, uma comunidade que as associações islâmicas do território e de Hong Kong acreditam estar em pleno crescimento, em grande parte devido à chegada de empregadas domésticas da indonésia.

PUB

4

A queda continua na MundialA “igreja” de Valdemiro tem enfrentado muitas dificuldades, desde que perdeu os programas de televisão, por falta de pagamento, sofreu roubos dentro das suas portas e desfalques por parte dos seus chefes.

■Desde que deixou de conseguir pagar os programas de televisão que Valdemiro tem enfrentado muitos outros problemas, tais como a perda de arrecadação de dinheiro nas suas “igrejas”.

Enfrentou ainda um sem número de ações de despejo, por atrasar o pagamento das rendas dos seus locais religiosos, assim como tem enfrentado muitas dificuldades para pagar todos os processos de dívida que estão a surgir de todos os lados.

Recorreu mesmo à justiça para conseguir um plano de pagamento das

dívidas, que a “igreja”, que chefia, tem vindo a enfrentar nos últimos anos no Brasil, tal como tem sido noticiado em alguns meios de comunicação locais.

Problemas em São PauloAgora foi a vez da Mundial sentir problemas na capital paulista, segundo o site Belverde. Esta situação tem vindo a registar-se cada vez com mais força,

ou seja, os locais de encontro desta denominação têm vindo a diminuir a olhos vistos.

O colunista refere um artigo da revista Veja, afirmando que este fenómeno fica a dever-se ao facto de Valdemiro ter perdido tempo de antena para levar a cabo a propaganda da sua “igreja” nos canais de televisão.

Segundo o colunista do referido site, os locais que outrora eram da Mundial hoje já têm outro tipo de comércio a laborar, noutros casos, os espaços estão apenas fechados, mas os letreiros da Mundial foram retirados das fachadas das lojas em causa.

❙Valdemiro e Josivaldo estão alegadamente acusados do crime de abuso de uma criança na sua “igreja” em Lisboa

Page 5: Folha de Portugal - Edição 582

» atualidade 5

PUB

●●● ENVELHECIMENTO

Envelhecimento ativo pode evitar depressão nos idososAngústia, ansiedade, insónias e alterações de memória são alguns dos sintomas mais frequentes que surgem depois dos 65 anos.

■Muitas vezes associados ao envelhecimento, estes sintomas são uma realidade numa percentagem bastante significativa da população idosa em Portugal.

Contudo, apesar da sua frequência, muitos dos problemas de saúde mental dos idosos não são devidamente identificados, o que pode atrasar o diagnóstico de doenças psiquiátricas.

Depressão, ansiedade, demência, doença bipolar e esquizofrenia de início tardio são algumas das patologias que podem ser detetadas e tratadas depois de feito um diagnóstico correto e atempado.

Além de ajudar o idoso, este diagnóstico precoce pode ajudar também as famílias a lidarem com as diferentes situações, sendo disponibilizado um acompanhamento efetivo, feito por profissionais de saúde, durante todo o processo.

O predomínio de doenças

psiquiátricas associadas ao envelhecimento, a toma de vários medicamentos, o isolamento dos idosos e o luto são alguns dos principais fatores que indicam a necessidade de uma maior observação e acompanhamento naqueles idosos.

Envelhecimento ativoA Associação Portuguesa Conversas de Psicologia (APCP) pretende levar a cabo ações de formação a técnicos e estudantes da área da gerontologia, de modo a divulgar técnicas que estimulam o envelhecimento ativo.

Na maioria dos casos, as atividades são indicadas a quem já é ativo, mas é fundamental promover ferramentas e atividades junto da população idosa que não o é, que podem ser aplicadas em lares ou centros de dia ou até em projetos de voluntariado.

Na formação, serão ensinados “jogos de motricidade, pequenos movimentos que podem ser ministrados a pessoas com dificuldade de mobilidade ou

plataformas eletrónicas e informáticas para estímulo cognitivo, entre outras atividades”, explica à agência Lusa Ricardo Pocinho, autor do projeto e investigador na área da gerontologia.

A formação, que não existe a nível nacional, tem como público-alvo técnicos que trabalham na área do envelhecimento, estudantes de cursos técnico-profissionais e de licenciaturas

de áreas como a psicologia ou serviço social.

Lousã, Coimbra, Góis, Vila Nova da Barquinha, Aveiro e Covilhã, são as primeiras cidades a avançar com o projeto, que se poderá alargar a Viseu, Barcelos, Amarante ou Albufeira.

É fundamental promover mais atividades junto da população idosa

NÚMEROS

Há 400 mil idosos a viver sozinhos em Portugal

10% dos idosos portugueses sofrem de depressão

Idosos representam quase 20% da população residente em Portugal

60% dos idosos portugueses sofrem de solidão

CONQUISTASFINANCEIRAS.PT

Tudo o que precisa para os seus objetivos.

DOMINGO  15 fevereiro 2015

folhadeportugal.pt

Joana Marques [email protected]

Page 6: Folha de Portugal - Edição 582

DOMINGO  15 fevereiro 2015

folhadeportugal.pt tema capa « 6

Muitas situações ou acontecimentos na vida trazem-nos a sensação

de um mal irreparável e, por vezes, impossível de superar. Passam por um processo doloroso que envolve sofrimento, medo, revolta, raiva, mágoa, culpa, traumas, complexos, depressão, isolamento, desinteresse pelas atividades habituais, entre outros, que só podem ser ultrapassados se houver um fortalecimento interior.

O fator que marca a diferença e

que faz com que cada um consiga ter controlo sob as suas emoções é o autoconhecimento.

Quanto é que você se conhece? Muito? Pouco? A maior parte das

Sentindo-se mais forte, os seus passos serão mais firmes e a sua mente estará mais clara

Fortaleça o seuinterior para enfrentar o exterioro que é que faz com que algumas pessoas se-jam mais seguras de si e mais estáveis emocio-nalmente, enquanto outras se perdem e se de-sesperam quando surge algum problema?

pessoas acredita que se conhece, mas na verdade conhece-se muito pouco.

E como é possível acreditar mais em si se não acredita nas suas próprias capacidades? Como quer ir em busca dos seus sonhos se não acredita sequer ser capaz? E porque é que isso acontece? Porque não se conhece.

Po r e s s e m o t i v o , o autoconhecimento é fundamental para desenvolver o amor por si próprio e fortalecer a sua autoestima.

Para aumentar o autoconhecimento é preciso ter consciência de quem se é de verdade, avaliando os pontos positivos e os negativos.

Buscar no interiorÉ muito difícil alguém conhecer-se interiormente quando a busca está sempre naquilo que é externo, muito devido à sociedade de aparências na qual estamos inseridos. As pessoas procuram cuidar da pele, mudar o corte do cabelo, comprar roupas novas, carros topo de gama, eliminar alguns quilinhos que estão a mais... Mas esquecem-se quase sempre de que o caminho deve ser o contrário, de dentro para fora.

Quando uma pessoa está bem com ela própria, isso percebe-se não pela roupa que usa ou pelo carro que conduz, mas sim pelo brilho no seu

olhar, pelo sorriso no seu rosto e a paz no seu espírito.

Como é que alguém que dorme mal todas as noites pode sentir paz? E se está constantemente a criticar-se e a culpar-se, como poder ter amor próprio?

Isto acontece quando a principal fonte de autoestima está naquilo que faz pelo que é exterior a si, querendo sempre fazer algo à espera de aprovação e reconhecimento dos outros. Todo o seu valor é colocado nas opiniões e respostas dos outros.

Conhecer-se a si próprioO importante é ter a consciência de

Joana Marques [email protected]

Page 7: Folha de Portugal - Edição 582

DOMINGO  15 fevereiro 2015

folhadeportugal.pt» tema capa 7saber que o que faz é o reflexo de quem você é. Ao reconhecer os seus pontos negativos, poderá mudar um por um. Por outro lado, sabendo quais são os seus pontos positivos sentir-se-á mais confiante nas suas capacidades de conseguir o que quer que deseje, independentemente das críticas ou opiniões que terão sobre si.

Mudar não é uma tarefa fácil, mas não é preciso agir de uma forma impulsiva e mudar radicalmente tudo, sendo que o mais certo é arrepender-se depois.

Dê um passo de cada vez e acredite que o primeiro passo é o fortalecimento interior, pois sentindo-se mais forte os seus passos serão mais firmes, e a sua mente estará mais clara para escolher o seu caminho.

SinaiS de que a Sua autoeStima eStá em baixo:

✓insegurança✓inadequação✓Perfecionismo✓dúvidas constantes✓incerteza do que se é✓Sentimento de não ser capaz✓necessidade de agradar✓necessidade de ser aprovada e reconhecida pelo que faz

uma limPeza interior

✓Faça uma limpeza mental e emocional: recorra ao princípio da reciclagem. Reconheça quais os sentimentos e crenças que o impedem de caminhar: medo de errar, insegurança, comodismo, indecisão, falta de planeamento, fraqueza, tristeza, receio do que vão dizer, preguiça? Acha que os outros ou as circunstâncias externas é que têm que mudar para a sua vida melhorar?

✓reconhecer os obstáculos internos e lidar com eles: terapia, palestras, leitura, exercícios, cursos, meditação, reflexão... São formas de vencer os obstáculos e de se fortalecer.

✓desenvolver e estimular as qualidades positivas: coragem, determinação, entusiasmo, ação, paciência, organização, vontade, bom humor, otimismo, Fé e confiança.

o que é o Fortalecimento eSPiritual?

■ Trata-se de um fortalecimento no seu interior, tal como o próprio nome indica. O objetivo é o de que o indivíduo esteja qualificado para a luta externa do dia a dia, da vida, através do investimento interior. O ser humano pode ir buscar esse fortalecimento de várias formas, nomeadamente à Fé, que continua a ser um dos principais motores do indivíduo para vencer as diversas situações que o rodeiam diariamente, quer sejam de foro emocional, espiritual ou físico.Quando a pessoa é forte interiormente (ou espiritualmente), sabe que é capaz de superar as dificuldades, de responder às dúvidas e de resolver problemas, pelo que, as probabilidades de conseguir alcançar os seus objetivos são maiores, em qualquer área da sua vida.

Page 8: Folha de Portugal - Edição 582

■“Este é o valor mais elevado desde que a Sociedade Ponto Verde (SPV) foi criada para a gestão de resíduos de embalagens, em 1996”, salienta uma informação da entidade gestora a que a Lusa teve acesso, indicando que a quantidade total do peso do lixo urbano de embalagens desviado de aterro equivale ao peso de mais de 100 mil elefantes.

A nível do fluxo urbano, de origem doméstica, do pequeno comércio e de hotéis, restaurantes e cafés, a SPV evidencia o crescimento

do plástico, com mais 24 por cento do que em 2013, atingindo 87 mil toneladas. Já a recolha de papel e cartão aumentou 16,5 por cento, para 127 mil toneladas, e a de madeira cresceu 30 por cento, para

quatro mil toneladas. Por exemplo, a quantidade de madeira enviada para reciclagem permite evitar o abate de

folhadeportugal.pt

●●● ambiente

DOMINGO  15 fevereiro 2015

folhadeportugal.pt

Quantidade de embalagens recicladas bate recorde

No ano passado, os portugueses enviaram para reciclagem uma quantidade recorde de embala-

gens, alcançando as 419 mil toneladas, mais nove por cento do que em 2013. 160 mil árvores e o papel recolhido

é suficiente para embrulhar mais de 4.500 edifícios como a Torre de Belém, ilustrou a SPV.

Relativamente às embalagens de origem industrial e comercial foram recicladas 311,6 mil toneladas, uma quantidade semelhante à registada

no ano anterior. No total, a SPV enviou para reciclagem 730 mil toneladas de embalagens utilizadas, mais cinco por cento do que no ano anterior.

Missão ReciclarJá percorreu 140 localidades de 15 distritos de Portugal continental e distribuiu mais de 205 mil ecobags, três sacos reutilizáveis com as

cores dos ecopontos destinados à separação de embalagens domésticas usadas.

De acordo com a SPV, as empresas aderentes ao sistema ponto verde financiaram a recolha e triagem dos resíduos de embalagem em 600 milhões de euros, investiram 50 milhões de euros em comunicação e pagaram mais de 20 milhões de euros para que alguns materiais fossem reciclados.

❙ Desde 1996, a SPV já enviou para reciclar mais de 6,8 milhões de toneladas de resíduos de embalagens

Carla Vaz [email protected]

atualidade «

PUB

7 MARÇO ÀS 10H Palácio da ajudanadaaperder.eu

8

Quantidade de embalagens enviadas para reciclagem atingiu máximo em 2014

Page 9: Folha de Portugal - Edição 582

●●● ENCONTRO EMPRESARIAL

9DOMINGO  15 fevereiro 2015

folhadeportugal.pt» economia

A arte de bem comunicar para se para promover

■Atualmente, a comunicação é um fator importante para qualquer pessoa ou empresa. Com a globalização económica, financeira e informativa, comunicar passou a ser uma arte. Não basta apenas comunicar, pois se a empresa ou marca não conceber uma boa estratégia de comunicação arrisca-se a “despromover-se”, ou seja, não conseguirá divulgar a marca e, muito menos, ganhar quota de mercado.

Todas as empresas que desejam ter sucesso lutam para conseguir conquistar quota de mercado, ou seja, vender mais produtos e/ou serviços do que os seus concorrentes. Para o conseguir, muitas vezes, basta apenas saber passar a mensagem da sua empresa ou da sua marca. Aqui começa o problema de muitas empresas, uma vez que se a comunicação não for bem feita, em vez de crescer e ganhar quota de mercado, acaba por perder, o que leva muitas empresas a ter de fechar portas.

Comunicação empresarialO Encontro Empresarial continua o seu trabalho por todo país. Desta feita foi a cidade Invicta que recebeu este evento para todos os empresários do norte do país que desejam alcançar os seus objetivos, ou seja, terem as suas empresas fortes e bem-sucedidas, mas acima de tudo promover o maior ativo de cada organização, o/a empresário/a, que é o responsável pela empresa.

O orador Manuel Teixeira mostrou a todos os presentes a importância de comunicarem, mas

não basta apenas fazê-lo por fazer, é necessário que tal seja feito com critério e objetivos bem definidos.

Quando é bem utilizada, a comunicação pode tornar um negócio muito rentável, mas tal como tudo na vida existe também o reverso da moeda, ou seja, quando

A comunicação é uma área muito importante nos tempos atuais, pois quando esta é boa é meio caminho andado para se ser um/a vencedor/a.

■ “Participo no Encontro Empresarial no Porto e tenho sempre obtido uma experiência única e essencial para o meu desenvolvimento pessoal e como empresária. Estes encontros são recheados de informações e orientações essenciais não só para a criação de uma empresa diferente das demais no mercado, mas conferindo estrutura e estabilidade também a uma empresa já existente. São ensinamentos preciosos e eficazes, que quando colocados em prática geram frutos. Por isso, convido todos os empresários e todos os que o querem ser a não deixarem passar estas oportunidades”.

Mónica BarBosa, proprietária da eMpresa Mania dos eventos

João Filipe [email protected]

O orador Manuel Teixeira mostrou a todos os presentes a importância de comunicarem

é mal utilizada pode levar ao insucesso de qualquer organização.

Os presentes neste evento foram alertados para o facto de ter uma comunicação adaptada aos objetivos que são pretendidos pela empresa em questão. Foi referido ainda pelo orador que é importante que os participantes troquem experiências e opiniões entre si. Para o efeito, foi realizado um coffee break no fim do Encontro Empresarial, onde todos puderam confraternizar.

PUB

Para mais informações: conquistasfinanceiras.pt

O Encontro Empresarial é um investimento tanto individual como profissional

LISBOA

22. 02. 201517 horasHotel Altis Park(Av. Engenheiro Arantes e Oliveira nº9, Olaias)

PORTIMÃO

28. 02. 201518 horas(Largo Gil Eanes lote A)

PRÓXIMOS ENCONTROS EMPRESARIAIS:

depoimento

Page 10: Folha de Portugal - Edição 582

DOMINGO  15 fevereiro 2015

folhadeportugal.pt

●●● VIH E TUBERCULOSE

■A informação foi avançada à Lusa pelo secretário executivo do Comité de Coordenação e Combate à SIDA (CCS), Artur Correia, assinalando que o novo financiamento servirá para dar mais atenção aos grupos-chave, como homossexuais, consumidores de droga e profissionais do sexo.

“Há uma contribuição financeira nacional dos nossos parceiros

bilaterais para a luta contra a SIDA. Mas temos uma diferença de quase quatro milhões de euros para os próximos três anos e é esta proposta que estamos a discutir para podermos ter sucesso de financiamento junto do Fundo Global”, argumentou.

Melhorias Relativamente à situação da tuberculose e da SIDA, Artur Correia salientou que Cabo Verde se encontra no bom caminho, quer a nível da prevenção, do diagnóstico, dos tratamento e dos cuidados.

“Queremos reforçar a nossa proposta, pelo que traçamos algumas metas muito ambiciosas. Por exemplo, ao nível da transmissão

vertical (de mãe para filho) do VIH--SIDA, Cabo Verde passou de 15 por cento há alguns anos para três neste momento. E a nossa meta para os próximos três anos é conseguir uma percentagem menor que três de crianças positivas nascidas de mães seropositivas”, enfatizou.

Segundo o secretário executivo do CCS-SIDA, Cabo Verde apresenta uma taxa de prevalência da SIDA de 0,8 por cento, percentagem essa que o país quer manter ou diminuir nos próximos anos.

Ajudas Um dos fatores de ajuda tem sido a cesta básica atribuída às pessoas que vivem com

SIDA. Contudo, o Fundo Global assegurou que essa questão deixou de ser prioridade nas suas políticas, realidade que Artur Correia lamenta, mas afirma que o país deverá conseguir encontrar outros parceiros que ajudem. “Mesmo que o Fundo Global não nos financie essa componente, com certeza que iremos encontrar as soluções internamente, juntamente com os nossos parceiros para continuar a garantir as cestas básicas às pessoas que vivem com SIDA”, assegurou.

Cabo Verde solicitou um novo financiamento de quatro milhões de euros ao Fundo Global para combater o VIH/SIDA e a tuberculose no período 2015-2017.

Cabo Verde pede ajuda para combater doenças

O plano de combate à SIDA e Tuberculose para o período 2015-2017 está avaliado em oito milhões de euros

Carla Vaz [email protected]

PUB

reportagem « 10

-Desde 2012, Cabo Verde regista uma

taxa de um caso de tuberculose

por cada mil habitantes e a

intenção das autoridades de

saúde é erradicar a doença até 2016

Page 11: Folha de Portugal - Edição 582

●●● trabalho EVaNGElÍStICo

DOMINGO  15 fevereiro 2015

folhadeportugal.pt 11» entrevista

“Vamos chegar onde mais ninguém chegou”

Capital: AncaraMoeda: Lira turcaPopulação: 74,93 milhões (2013)Língua oficial: turcoReligião: Maioritariamente Islão

A Turquia é um país que faz fronteira com alguns dos países do Médio Oriente que estão em constante conflito. O pastor Roberto Azevedo vai iniciar ali o trabalho evangelístico do Centro de Ajuda.

Folha de Portugal (F.P. ): Como é que chegou ao Centro de Ajuda?

Pastor Roberto Azevedo (Pr. R. A.): Vim de um lar destruído, o meu pai era alcoólico e agredia a minha mãe, o que fez com que crescesse num ambiente de vícios e agressões. Mais tarde, também eu me tornei toxicodependente e estive envolvido com drogas dos 9 aos 19 anos. O consumo abusivo fez com que apanhasse VIH/SIDA e Hepatite C.

Numa tentativa de conseguir resolver o meu problema, envolvi-me no espiritismo. Contudo, a minha vida só piorou... Não consegui superar o vício das drogas, as doenças também não foram curadas e, no limite do desespero, tentei o suicídio.

Tinha 36 quilos, não tinha cabelo e o meu corpo estava

cheio de feridas. Tinha apenas 19 anos mas estava cansado

daquela vida e de todo aquele sofrimento. Um dia injetei-me com

drogas o dia todo para ganhar coragem e cometer suicídio. Depois, fiquei à espera

que passasse um autocarro e quando passou, saltei. Depois disso, não vi mais nada...

F.P.: Como se libertou de tudo isso?Pr. R. A.: Quando dei por mim estava no Centro de Ajuda. Houve alguém que me

segurou no momento em que me ia atirar para a frente do autocarro e que me levou até ali.

Passei por um processo de libertação e decidi sacrificar tudo, com o objetivo de me curar. Seis meses depois, comecei a ver o meu cabelo a crescer, as feridas a sararem, fui fazer análises e estava curado da Hepatite C e do VIH/SIDA.

Ainda hoje quando faço exames de sangue os médicos detetam o vírus, mas dizem que está adormecido. Quando refiro que o vírus já esteve ativo, não entendem como é que é

possível. Os próprios médicos dizem que o que aconteceu comigo foi um verdadeiro milagre!

F.P.: Como é que tem sido o seu percurso na obra?Pr. R. A. Comecei a usar drogas com 9 anos e nunca quis saber da escola. Até ali era analfabeto, não tinha emprego, não tinha nada. Aprendi a ler e a escrever no Centro de Ajuda e as palestras a que assistimos dão-nos visão, fazem-nos ter objetivos.

Nessa altura, decidi que ia ter uma profissão e que não ia ser empregado dos outros. Criei uma fábrica de vassouras, produzia e vendia, comecei a ganhar dinheiro e a ter pessoas que trabalhavam para mim e prosperei!

Entretanto, nasceu o desejo de dar às pessoas aquilo que eu tinha recebido. Fui obreiro no Centro de Ajuda e cheguei a pastor. Fui para o interior do Brasil, para uma localidade na zona do Pantanal. Depois disso fui para o Rio de Janeiro, onde fiquei até vir para Portugal há 11 anos atrás.

F.P.: E agora, como encara este desafio de ir para a Turquia?Pr. R. A.: É um país onde 98 por cento da população é islâmica, não vai ser fácil. Mas a ideia de ir para a Turquia começou há cerca de seis anos atrás.

Recebemos no Centro de Ajuda uma senhora que mais tarde, por motivos de trabalho, foi enviada para a Turquia durante dois anos.

Quando regressou, procurou-me e perguntou porque é que não existia nenhum Centro de Ajuda na Turquia. Eu respondi que, provavelmente, não existia nenhum pastor que falasse a língua. E ela sugeriu que eu aprendesse! A direção da Igreja concordou e tem sido todo um processo.

Estou a par das dificuldades que vou encontrar porque vamos começar tudo do zero! É um grande desafio, mas os desafios são sempre bem vindos!

Sempre quis ter a honra de começar o trabalho da Igreja num país... E, passados 20 anos, vou agora fazê-lo. Se é que podemos ter sonhos pessoais, o meu era o de começar o trabalho da Igreja num sítio onde ninguém tinha chegado ainda.

Nasceu em mim o desejo de dar às pessoas aquilo que eu tinha recebido

Joana Marques [email protected]

T U R Q U I A

Page 12: Folha de Portugal - Edição 582

coletiva dos membros da Geração Z é a de valorizar a simplicidade e saúde alimentar. Preferem, por exemplo, o fogão ao micro-ondas.

4. Dieta sem glútenJenna A. Bell, especialista em nutrição e diretor de Alimentos e Bem-Estar de Pol lock Communications, disse, por sua vez, que a dieta sem glúten (uma proteína encontrada nos cereais, como trigo, cevada, centeio e aveia) continuará a estar na moda este ano. Note-se que este tipo de dieta envolve a eliminação de todos os produtos derivados destes cereais, como pão, bolos, biscoitos, massas e cerveja.

5. Gorduras insaturadasOs nutricionistas dizem que, este ano, finalmente, as gorduras trans, que atualmente abundam na nossa

alimentação, vão começar a ser substituídas pelas gorduras “boas”, como as gorduras polinsaturadas e monoinsaturadas, que ajudam a reduzir os níveis do mau colesterol no sangue. De acordo com os nutricionistas, essas gorduras são normalmente encontradas nos peixes, nozes ou no azeite.

6. Preferência pelos produtos locaisOs consumidores valorizam cada vez mais os produtos locais, já que assim podem estar mais seguros de que são alimentos autênticos e frescos.

7. Alimentos naturaisOutra grande tendência da nutrição que nos espera em 2015 é a substituição da comida processada pelos alimentos naturais. Os nutricionistas chamam a atenção para a importância da cozinha tradicional, que dá primazia aos produtos e especiarias naturais, ajuda a melhorar a qualidade de vida e a reduzir o risco de sofrer de doenças crónicas. Fonte: greensavers.sapo.pt

DOMINGO  15 fevereiro 2015

folhadeportugal.ptbem-estar « 12

7 novas tendências de nutrição Cada vez mais as pessoas querem adotar um estilo de vida mais saudável, pelo que a alimentação assume um papel de destaque.

■ Phil Lempert, analista do setor dos alimentos e fundador do site supermarketguru.com, publicou no Huffington Post algumas das tendências alimentares para este ano.

1. Alimentos fumadosDe acordo com Lempert, a procura por alimentos fumados aumentou

depois de os chefes de cozinha começarem a fumar e a assar os ingredientes para dar sabor às alternativas vegetais à carne e até mesmo aos cocktails.

2. Alimentos fermentadosO especialista acredita que este ano também ganharão popularidade os produtos fermentados, como os produtos lácteos pobres em gordura, especialmente o iogurte. Segundo Lempert, estes alimentos são ricos

em probióticos que melhoram a nossa saúde digestiva, já que podem mudar a estrutura da flora intestinal e contribuir para a perda de peso.

3. Geração ZSão destacadas as preferências alimentares do grupo demográfico nascido depois de 1995, que traz um novo conjunto de valores. Tendo sido expostos desde cedo a uma variedade de sabores em comparação com as gerações anteriores, a atitude

Os consumidores valorizam cada vez mais os produtos locais

Não fazemos disfarçes,mas tratamos dos seus dentes

CLINICA DE MEDICINA DENTÁRIA

PUB

Joana Marques [email protected]

FUSILLI COM BRÓCOLOS E

SALMÃO

SEMANARECEITA DA

Preparação:Coloque água num tacho e leve ao lume. Assim que a água começar a ferver, adi-cione a massa e o sal. Coloque os lombos de salmão e os brócolos devidamente lavados e arranjados num recipiente próprio para cozer a vapor. Ponha por cima do tacho e tape.Deixe cozer a massa, os brócolos e o salmão durante oito minutos. Assim que a massa estiver al dente, retire, muito bem, a água da cozedura. Envolva os brócolos e o salmão cortados em pequenos pedaços com o fusilli cozido. Tempere com um fio de azeite, pimenta preta moída na hora, sumo e raspa de limão.

Ingredientes:� 2 lombos de salmão� 1 ramo de brócolos � 400g de massa fusilli

� 1 limão� Sal q.b.� Pimenta preta moída na hora q.b.

SAIBA COMO NOS ENCONTRARTel.: 218 051 520 Tlm.: 912 057 878 Site: confidente.eu E-mail: [email protected] na: Av. João II, lote 1.12.02, loja L, Edifício Adamastor - Parque das Nações

Page 13: Folha de Portugal - Edição 582

por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10. 9-10).

“Muitos entram pela porta da Igreja, mais não entram pela Porta--Jesus, hoje essa porta é o Espírito Santo. Porém, muitos deixam o diabo-ladrão roubar a sua Fé e o ser humano sem Fé é vulnerável”, explicou ainda o orador.

C olónia é a maior cidade do estado de Renânia do Norte-Vestfália, no oeste

da Alemanha. É um dos mais importantes portos fluviais alemães e é considerada a capital urbana, económica, cultural, administrativa e histórica da Renânia.

Com mais de um milhão de habitantes, é a quarta maior

cidade alemã e um grande centro cultural e turístico daquele país. 43 por cento dos habitantes são católicos, 18 protestantes e os

restantes 39 por cento dividem-se por outras religiões, com particular destaque para o islamismo, devido à forte imigração turca. De facto, a cidade acolhe uma das maiores

comunidades turcas fora da Turquia.

Trabalho evangelísticoRecentemente foi inaugurado mais um Centro de Ajuda na Alemanha,

FolhaSUPLEMENTO JORNAL FOLHA DE PORTUGAL ■ DOMINGO, 15 fevereiro 2015

Mais um Centro de Ajuda inaugurado na AlemanhaMais uma cidade que conta com a existência de um Centro de Ajuda (CdA) que irá auxiliar centenas de pessoas a encontrar o seu caminho.

¡Joana Marques [email protected]

“O ser humano sem Fé é vulnerável”

mais precisamente na cidade de Colónia. Mais de uma centena de pessoas estiveram presentes na reunião especial de consagração daquele espaço, algumas das quais pela primeira vez e outras que estavam afastadas e decidiram regressar.

“Hoje é um dia histórico, não só por causa da inauguração do CdA de Colónia, mas também pela sua vida que irá mudar também”, disse o pastor Amauri, iniciando assim a palestra.

O responsável consagrou o Óleo e, em seguida, o Altar, dizendo a todos aqueles que estavam presentes que o Altar que consagra a Igreja é o Altar que consagra o pastor, a oferta e a vida de cada um. Na ocasião, foi ainda realizada uma forte oração, onde várias pessoas foram curadas e libertas.

“Eu sou a porta. Se alguém entrar

❙ No final da reunião, o pastor atendeu individualmente cada uma das pessoas que o procurou

Se tem algum familiar ou amigo na cidade, convide-o a vir a este novo Centro de Ajuda

Procure-nos naBrüsseler Strasse, 100

❙ Momento da consagração do Altar, que consagra a Igreja, a oferta e a vida de cada pessoa

Page 14: Folha de Portugal - Edição 582

DOMINGO ■ 15 fevereiro 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

2i

centro de ajuda . superação

Tráfico de droga e burla a organizações

F oi o que aconteceu c o m E u r i c o q u e , com apenas 17 anos,

se envolveu com as pessoas erradas e entrou no mundo dos negócios ilícitos.

“Antes de chegar ao Centro de Ajuda (CdA), a minha vida estava completamente destruída em todos os aspetos.

A nível espiritual era uma pessoa muito perturbada e sentia dentro de mim um desejo muito grande de morrer. Pensava sempre que não ia conseguir superar as dificuldades e alcançar os meus objetivos e que devia desistir de tudo...

Em termos familiares havia uma grande desunião. Morava com os meus pais mas havia muitas discussões, muitos problemas e era um ambiente onde não havia amor, nem carinho. Decidi sair de casa e fui para a rua com apenas 17 anos.

Nessa altura, envolvi-me com más companhias. Entrei no mundo

dos negócios e comecei a ganhar muito dinheiro. Eram negócios ilícitos que envolviam tráfico de droga e burlas a organizações...”, conta.

A decisão“Quando cheguei ao CdA foi difícil mudar este tipo de vida. Apesar de estar a ouvir a palavra certa e de, no fundo, saber aquilo que deveria fazer e por que caminho deveria seguir, estive cerca de três anos em que não praticava, só ouvia.

Era aquilo que me sustentava, era um estilo de vida diferente e que só aquele tipo de negócios me podia proporcionar. Morava em boas casas, conduzia bons carros, tinha escritórios espalhados por todo o mundo, viajava muito... Tinha tudo do bom e do melhor. Tinha muitos relacionamentos amorosos e várias mulheres à minha volta mas existia um vazio dentro de mim.

Até que, um dia, perdi tudo.Foi nessa altura que decidi que

bastava daquilo e decidi dar o meu tudo e Sacrificar. Não conseguia

mais estar no Centro de Ajuda a ouvir uma palavra tão positiva, tão libertadora e eu continuar da mesma forma. Não fazia sentido.

Eu ouvia e via os testemunhos de outras pessoas no CdA, as pessoas que conseguiam prosperar e superar os problemas, enquanto a minha progressão era ilícita, não era correta. Foi aí que tive que tomar uma decisão”, destaca Eurico.

O corte com o passado“As pessoas vivem muito de aparências e eu ia deixar aquela vida de luxúria que tinha perante a sociedade. O corte com o passado foi complicado. Mudei de número de telefone, mudei de casa e regressei às minhas origens.

Hoje, um ano depois, desapareceu o medo que tinha das consequências. Deus deu-me a direção para que possa fazer tudo aquilo que sonhava fazer, que era, sobretudo, ser um empresário de sucesso e lícito.

Atualmente, tenho três empresas: uma na área de importação/

exportação, outra na área do investimento imobiliário e a terceira na área de fornecimento elétrico.

Todas estas conquistas foram um processo que teve que ser estruturado na rocha, ou seja, numa base sólida com Deus, na minha comunhão com o Espírito Santo, de modo a acabar com aquele vazio que sentia dentro de mim. Os sonhos estavam lá, mas não havia força interior para os levar adiante.

Foi a Campanha de Israel que me

levou a decidir de uma vez por todas ser correto, ter uma vida lícita e a enfrentar os problemas. Esta foi a minha primeira vitória. A partir daí comecei a fazer agir a minha Fé, a fazer os votos e a dar o meu tudo.

Não foi uma decisão fácil mas valeu a pena e a minha transformação interior foi enorme!”, garante.

Eurico SobralCdA caSal do Marco (av. da PontE, nº 43)

Numa sociedade que vive cada vez mais de aparên-cias, é cada vez mais comum as pessoas serem in-duzidas a ganhar dinheiro fácil e de uma forma ilícita...

Tinha tudo do bom e do melhor mas era tudo era conquistado de forma ilícita

¡Joana Marques [email protected]

aconteceu comigo!

JOÃO FILIPE

Page 15: Folha de Portugal - Edição 582

fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei” (Juízes 4.8).

Ela tinha o poder nas suas mãos e, embora fosse uma líder, não usava de presunção, orgulho ou altivez. A Bíblia leva-nos a crer que era submissa no sentido de não deixar que a sua doçura fosse ofuscada pelo cargo que ocupava: “Meu coração se inclina para os comandantes de Israel, que, voluntariamente, se ofereceram entre o povo...” (Juízes 5.9).

■No livro de Juízes, no capítulo 4, versículos 4 e 5, tem início a narrativa dessa mulher forte e corajosa: “Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela atendia debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo”.

Não sabemos de onde veio, contando a Bíblia apenas que, descontente em ver o povo de Israel nas mãos dos inimigos, Débora levantou-se para lutar por eles: “Ficaram desertas as aldeias em Israel, repousaram, até que eu, Débora, me levantei, levantei-me

por mãe em Israel” (Juízes 5.7).A sua história antes de ser juíza

é desconhecida, mas sabemos que conquistou o respeito do povo, que era temente a Deus e, para além de agir com sabedoria, agia, sobretudo, com amor.

Outra característica marcante desta mulher era ser segura e confiante. Tanto que Baraque, responsável pelo Exército de Israel, disse que só iria para a batalha se Débora fosse juntamente com ele: “Então, lhe disse Baraque: Se

❚ realizar casamentos❚ realizar batizados (adultos)❚ dar aconselhamento matrimonial❚ aconselhar e acompanhar indivíduos toxicodependentes❚ aconselhamento pastoral❚ participar na Santa Ceia❚ realização da unção com óleo❚ visitas ao domicílio❚ visitas a doentes no hospital❚ visitas a presidiários❚ distribuição de cestas básicas às famílias carenciadas❚ distribuição de bens (roupas, mobílias, eletrodomésticos, etc.) a pessoas carenciadas❚ acolher o Instituto Português do Sangue nas suas instalações para a doação de sangue❚ ajudar a manter o Lar de Idosos Universal❚ apresentação de crianças (não batiza crianças, somente adultos)❚ participar no Grupo de Jovens "Força Jovem"❚ a realização de orações❚ a entrada nas igrejas e participação nos cultos❚ participação em Concentrações, em locais como: Coliseu dos Recreios, Pavilhão Rosa Mota, estádios, Pavilhão Atlântico, etc.❚ ajudar a manter a Sociedade “Pestallozi” (presta assistência aos portadores da síndrome de Down)❚ manter a Fazenda Nova Canaã❚ a realização de cursos informáticos❚ aconselhar e apoiar na escolha de uma carreira profissional❚ atendimento telefónico pela linha amigo 24 horas❚ apoio a mulheres vítimas de abusos❚ apoio e aconselhamento a indivíduos dependentes alcoólicos❚ visitas a lares de terceira idade❚ dar alimento aos sem-abrigo❚ apoio em catástrofes❚ a realização de atividades lúdicas e desportivas com os jovens❚ aconselhamento e campanhas na prevenção do HIV❚ transporte de pessoas com dificuldades de locomoção❚ estacionamento no parque da Igreja❚ estudos Bíblicos realizados❚ entrada e participação no maior Congresso Financeiro do País❚ realização de funerais❚ distribuição do Óleo Santo de Israel❚ cursos de Teologia (IBURD)❚ milagres que acontecem em todos os Centros de Ajuda espalhados pelo Mundo.

Só ensina às pessoas a VERDADE. O dízimo, como também as ofertas, são mandamentos bíblicos.

O CENTRO DE AJUDA NÃO COBRA PARA D

DEFINA HOJE O QUE QUER VIVER AMANHÃ!

L ó, a sua mulher e as suas duas filhas foram alertados para fugirem depressa de Sodoma.

O anjo de Deus advertiu-os para não olharem para trás. Ló e as suas filhas obedeceram, mas a mulher de Ló não. Movida pela curiosidade e falta de temor à Palavra do anjo de Deus, olhou para trás. A sua desobediência custou-lhe a vida: tornou-se numa estátua de sal.

Porque é que ela insistiu em desobedecer à Palavra do Senhor? Porque não cria na punição. Achava que por ser mulher de Ló, sobrinho do amigo de Deus, e mãe das suas filhas nada lhe iria acontecer.

A bem da verdade, esta é a situação da maioria dos crentes evangélicos que creem no amor de Deus, na Sua compaixão, misericórdia e consideração, mas não acreditam na Sua Justiça.

Pensam que o Senhor irá atenuar o rigor da Sua Palavra com respeito à sua desobediência. A mulher de Ló também pensava assim.

Os rebeldes esquecem-se que a desobediência é uma clara demonstração da falta de Fé na Palavra. Por conta disso, são verdadeiras estátuas de sal dentro e fora das igrejas. Se sem Fé é impossível agradar a Deus, como é que eles pensam que vão herdar o Reino dos Céus?

Abraão era amigo de Deus não porque construía altares e Sacrificava. Mas porque Lhe

obedecia. “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu...” (Hebreus 11.8).

Jesus remete-nos para lembrar a mulher de Ló não apenas para nos alertar para a não olharmos para trás, mas, além disso, para não confiarmos em “pistolões” para entrarmos nos Céus; que o bom relacionamento de um ente querido com Deus não vai influenciá-Lo para nos livrar da morte se insistirmos na desobediência.

Os amigos do mundo desobedecem a Deus para satisfazerem ao mundo; os inimigos do mundo se rebelam contra ele para obedecerem ao Eterno. Por isso, “naquela noite da vinda do Filho do Homem um será tomado e o outro deixado”.

Sejam todos abençoados no Nome do Senhor Jesus Cristo!

DOMINGO ■ 15 fevereiro 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

3i

bispo Edir Macedo

Estátua de Sal

mensagem

centro de ajuda . reflexão

Os rebeldes esquecem-se que a desobediência é uma clara demonstração da falta de Fé na Palavra

curiosidades bíblicasDébora, a juíza (parte I )

Para os hebreus, desfazer-se do bem que Deus lhes dera era uma enorme desonra para com Ele e uma forma de as terras serem povoadas e a sua posse ser garantida, para que outros povos não avançassem.

-Com sabedoria, Débora escreveu o seu nome na história Bíblica como juíza, sem deixar de lado o amor à família e à humildade

23H¢ e também na IURDTV.eu, pelas 14H (hora de Lisboa)

àsdiar iamente

Bp. Macedo

LISBOA 107.7 FM

PORTO 95.5 FM

COIMBRA 92.6 FM

COIMBRA 98.7 FM e 107.8 FM

AÇORES 91.1, 91.0 e 94.0 FM

ÉVORA 90.4 e 95.5 FM

FUNCHAL 100.0 FM

LEIRIA 101.3 FM

PORTIMÃO 91.8 - 92.4 - 93.7 FM

Fonte: arcauniversal.com

Page 16: Folha de Portugal - Edição 582

U ma das histórias bíblicas que serviu de exemplo para ilustrar o poder que

existe dentro de cada um, de buscar apenas em Deus a força, a sabedoria e a direção para alcançar uma vida abençoada, na Sua presença e a Salvação foi a de Zaqueu, o publicano. Era um rico, cobrador de impostos, um judeu que conhecia a Palavra de Deus, mas não a vivia. Trabalhava para os romanos e ainda fazia uso indevido da sua autoridade para tirar do povo.

Ele sabia que estava errado e amaldiçoado, mas pensava que ao tornar-se rico seria feliz. Construiu a mansão dos seus sonhos e as pessoas quando passavam diziam: “ali mora o publicano Zaqueu, pequeno de estatura, mas uma grande ladrão”. Teve uma esposa e filhos que não o respeitavam e tinham vergonha de andar com ele.

Sem esperança“Entretanto, em Jericó, atravessava

Jesus a cidade. Eis que um homem, Zaqueu, maiorial dos publicanos e rico, procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura” (Lucas 19.1-3). Este homem tinha tudo para não ser perdoado, liberto, purificado e salvo, mas ele fez o que só ele podia fazer.

“Talvez o mesmo aconteça consigo que está aqui esta noite e que acha que não tem condições de ser salvo, perdoado e batizado com o Espírito Santo”, afirmou o orador, bispo Júlio Freitas.

É a sua vez!Existem dois tipos de pessoas:

aquelas que querem ver Jesus e as que querem ver os benefícios que Jesus proporciona. “Nós temos que buscar, acima de tudo, a Salvação, o Batismo com o Espírito Santo e a Nova Vida, que só Ele nos pode dar. Mas Ele só dá a quem O procura”, esclareceu o orador.

“Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-Lo, porque por ali havia de passar” (Lc 19.4). Foi justamente por causa de Zaqueu que Jesus foi à cidade de Jericó. Um homem que, mesmo no meio das suas limitações, procurava ver Jesus. “Não podemos estar aqui apenas para buscar os benefícios que Jesus nos proporciona por meio da Fé, mas, sobretudo, para buscar a Salvação, o Batismo com o Espírito Santo, a Nova Vida que só Ele pode dar. Mas Ele só dá para quem procura e busca ver quem é Jesus”, salientou.

“Por menor que seja a sua estatura, por menores condições que tenha, se se esforçar, você vai ver Jesus. O passado não importa, o que importa é o agora, é a sua vez!”, incitou o orador.

4i

depoimentos

DOMINGO ■ 15 fevereiro 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Visita Missionária

Chegou a sua vez de ver Jesus!

Busque e o resto lhe será acrescentado

Almada, Amadora e Baixa da Banheira foram os primei-ros locais a receber este evento de pura mudança. Os Centros de Ajuda destas localidades receberam todos aqueles que se encontravam ávidos por uma mensagem de Fé.

¡Carla Vaz [email protected]

Almada Amadora

Baixa da Banheira

❚“Esta visita missioná-ria do bispo Júlio aqui ao nosso Centro de Ajuda foi uma bênção! Com a mensagem passada, sin-to-me impulsionado a lu-tar e a vencer as lutas que por aí vierem”.

Erisvan, CdA da amadora (rua HErois da aviacao, nº2 C)

■“A visita do bispo Júlio ao CdA da Baixa da Banheira foi uma bênção em todos os sentidos, desde a busca do Espírito Santo à mensagem de Fé passada”.

vítor, CdA da Baixa da BanHEira (Estrada naCional 11, nº 243)

Page 17: Folha de Portugal - Edição 582

DOMINGO ■ 15 fevereiro 2015

5icentro de ajuda . Domingo da Purificação

se algo está mal......mantenha-se bem!

juliofreitas.com

E stava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto

à fonte, por volta da hora sexta” (João 4.6). Jesus foi até aquele poço porque Ele queria dar àquela mulher amargurada, religiosa, orgulhosa... a oportunidade de beber desta Água da Vida, do Espírito Santo.

Ele mandou que os doze discípulos fossem para a cidade comprar pão porque queria ficar a sós com ela, tal como Jesus o trouxe hoje ao Centro de Ajuda para você ficar a sós com Ele. O CdA é esse poço de Jacó, onde as pessoas têm sido curadas, libertas e abençoadas. Deus permite que nós cheguemos a este poço e fiquemos a sós com Ele.

“Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber”(Jo 4.7). Deus não precisa de nada mas Ele pede- -nos algo insignificante para Ele mas importante para nós. Aquela mulher dependia daquela água, mas Deus não, pois Ele é o Criador de todas as coisas. Contudo, Ele pediu porque quando você pede algo, você está a ser colocado à prova. Na reação de dar com alegria ou com tristeza, o melhor ou o que resta, revelamos em que nível espiritual estamos.

“Então, Lhe disse a mulher samaritana: Como sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana [porque os judeus não se dão com os samaritanos]?” (Jo 4.9). “Como é que o Senhor, sendo homem e judeu, me pede a mim, mulher e samaritana, água, quando sabe que judeus e samaritanos não se dão?” Ela mostrou, primeiro, o feminismo e, depois, o nacionalismo. Ela manifestou espíritos maus que impedem o Espírito de Deus de agir na pessoa, mesmo esta crendo em Deus. Esta mulher acreditava em Deus, cria na promessa de que o Messias viria, Ele estava diante dos seus olhos mas ela não conseguiu identificá-Lo. Tal como Jesus está aqui, agora, diante de si, falando consigo através da Sua Palavra e você não está a compreender porque tem uma lista de desculpas/problemas. O seu problema é tudo aquilo que você coloca entre você e Deus! E é você que tem que remover tudo isso.

Esta mulher já tinha tido cinco casamentos, fracassou em todos eles e agora era amante de um sexto homem. Ela estava amargurada, deprimida,

triste... mas ainda assim acreditava em Deus.

“Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu Lhe pedirias, e ele te daria água viva” (Jo 4.10). Jesus disse-lhe que a queria fazer Fonte da Água da Vida, mas para tal havia um preço a pagar: “Dê-me um pouco dessa água que você se nega a me dar”. Este copo com água que Jesus nos pede representa os nossos traumas, complexos, manias, fraquezas, enfim, tudo aquilo que nos limita como seres humanos.

“Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando Ele vier, nos anunciará todas as coisas” (Jo 4.25). Jesus estava-lhe a dizer o que Deus queria para ela e ela a pensar que deveria esperar ainda por outro, quando a oportunidade estava ali diante dos seus olhos. Portanto, não espere por outro dia ou oportunidade, a sua é esta! É hoje, é aqui e é agora! Agora, o que você tem de fazer é dar este copo com água, esteja ele com traumas, complexos, manias, fraquezas, mágoas, deceções, esteja você a ser amante, viciado, alcoólatra, ladrão...

“Quanto à mulher, deixou o seu cântaro...” (Jo 4.28).

Jesus pediu-lhe que chamasse o seu marido e ela respondeu que não tinha marido. Ao que Jesus respondeu: “uma coisa falaste certo, não tens marido porque o que tens não é teu”. Quer dizer, Jesus pediu e ela não se libertou; Jesus prometeu e ela não se libertou; Jesus ensinou-lhe que os verdadeiros adoradores de Deus O adorarão em Espírito e em Verdade e ela não se libertou; mas quando Jesus lhe disse o que ela estava a viver e que, por ter medo da solidão, se sujeitava a ser amante. Esta mulher estava confusa e a solução para os seus problemas estava diante dos seus olhos. Ela só se deu conta disso quando Jesus revelou o seu passado.

Jesus conhece o nosso passado e Ele não quer que você fique a olhar para ele, pois o que importa é o aqui, o agora, o já. Deixe o cântaro tal como essa mulher fez. O cântaro representa a vida, os sonhos, a segurança, as necessidades atendidas... e Jesus pede um pouco de água no copo, mas você e eu temos que deixar o cântaro. Essa é a condição para que recebamos o Espírito Santo.

“Dá-me de beber”

Bispo Júlio Freitas Por seu servo em Cristo,

D eus quer que sejamos batizados com o Seu Espírito. Mas porquê?

Para termos saúde? Para sermos realizados sentimentalmente? Para termos prosperidade e sucesso em tudo aquilo que fizermos? Para que a nossa família seja salva? “Não, porque tudo isso pode ser alcançado através do uso da Fé e do Sacrifício voluntário”, começou por explicar o bispo Júlio Freitas no passado domingo, pelas 9h30, na Sede do CdA da Europa.

O objetivo de Deus batizar alguém com o Seu Espírito é dar-lhe um novo coração, uma nova mente e transformá-lo por completo. “Por isso, você está aqui hoje e Ele o/a tem feito sentir os seus erros, as suas limitações e a necessidade de ter um encontro pessoal com Ele. O Espírito Santo não quer ficar apenas sobre si, Ele quer entrar dentro de si, transformá-lo/a, usá-lo/a...”.

Possuir, usar e transformar“O Espírito do SENHOR se apossará de ti, e profetizarás com eles e tu serás mudado em outro homem” (1 Samuel 10.6). Aqui nesta passagem bíblica, Deus revela três coisas: em primeiro lugar, Ele quer que cada um seja possuído pelo Seu Espírito. Quem não é possuído pelo Espírito de

Deus é possuído pelo seu próprio eu, sentimentos, emoções, fraquezas, manias, tradições... sendo facilmente manipulado pelos outros. Em segundo lugar, Deus quer que você seja usado por Ele, que profetize juntamente com os Seus servos, que O sirva em conjunto com os Seus servos. Em terceiro lugar, Deus quer os outros vejam em si essa transformação.

Então, se Deus prometeu essas três coisas porque é que Ele não as faz acontecer na vida de todos?

Porque a maioria das pessoas está preocupada não em ser possuída, usada e transformada pelo Espírito Santo mas sim com o seu casamento, a sua saúde, a sua vida económica, a sua vida sentimental... essas pessoas estão preocupadas em serem possuídas por outras coisas – saúde, fama, dinheiro – a fim de satisfazerem as suas vontades, caprichos, manias... querem ser transformadas para se sentirem melhores e superiores aos outros. E é por isso que mesmo Deus prometendo, querendo e podendo não o faz, porque o problema está na pessoa que tem a cabeça nos seu objetivos, sonhos ou problemas.

“A sua cabeça tem de estar no que Deus prometeu, pode e quer fazer! Primeiro possuir, segundo profetizar e terceiro transformar”, concluiu o orador.

Três simples mas fundamentais coisasDeus, como qualquer pai, quer o melhor para os Seus filhos e estes têm duas opções: ou escutam e obede-cem ou fazem-se de surdos e ignoram. Que filho você tem sido?

Com o batismo com o Espírito Santo vem a transformação completa da pessoa

¡Carla Vaz [email protected]

❙ Deixe-se possuir, usar e transformar pelo Espírito de Deus

Page 18: Folha de Portugal - Edição 582

O Centro de Ajuda tem vindo a espalhar-se pelo mundo, para

levar o Evangelho aos que mais necessitam, sem olhar a etnia, a cor, a idade ou a nacionalidade. O CdA encontra-se em Cabo Verde desde 1995 e, atualmente, existem mais de 50 portas abertas, dividindo-se em 20 igrejas e mais de 30 núcleos nas cidades da Praia, Sal, Monte, Boavista e Ilha do Fogo.

Ao contrário dos outros países do

continente africano, não há etnias em Cabo Verde. Em contrapartida, a trajetória histórica do país incluiu, desde o início, um processo de formação de classes sociais.

Os recursos económicos de Cabo Verde dependem, sobretudo, da agricultura, da riqueza marinha e do setor industrial, pelo que a grande maioria da população é constituída por agricultores e algum operariado.

A falta de recursos naturais e a escassez de chuva e, consequentemente, de água potável no arquipélago determinaram a

6iDOMINGO ■ 15 fevereiro 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Cabo Verde

O trabalhO dO Centro de AjudA

Todos os dias, o Centro de Ajuda é procurado por milhares de pessoas um pouco por todo o mundo, as quais buscam ajuda em diferentes áreas das suas vidas.

CabO VerDe¡Joana Marques [email protected]

Page 19: Folha de Portugal - Edição 582

7iDOMINGO ■ 15 fevereiro 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Cabo Verde

É muito sofrimento, as pessoas vivem num estado decadente de miséria

Trabalho evangelísticoO grupo de evangelização do Centro de Ajuda de Cabo Verde tem insistido em levar a Palavra de Deus às pessoas sofridas e tem visto os frutos dessa perseverança

ao receber dezenas de pessoas pela primeira vez, nas reuniões realizadas aos domingos, às 9h30.

Todos os sábados de manhã, o grupo realiza um “arrastão” evangelístico pelas ruas do país e a Palavra de Deus é levada àqueles que estão a sofrer e que não sabem que existe uma saída para todo e qualquer problema, para além dos ida de muitos cabo-verdianos para

o estrangeiro.O pastor José Silva assumiu,

recentemente, a responsabilidade do trabalho do Centro de Ajuda naquele país.

“Temos investido em conhecer a cultura, o povo, os problemas mais comuns e fazemos um trabalho ‘corpo a corpo’. É muito sofrimento, as pessoas vivem num estado decadente de miséria, desprezadas, desacreditadas, humilhadas, doentes, existem muitas mães

solteiras, vícios...”, elucida.Quanto ao seu trabalho, o

responsável sublinha que “o líder não tem que ter medo, tem que entender que não tem nada a perder em evangelizar, fazer núcleos, visitas, acompanhar os grupos, ir aos hospitais, prisões, fazer programas de televisão, rádio, atender o povo antes e depois das reuniões”. “Temos feito tudo o que está ao nosso alcance, com equilíbrio, sem deixar de cuidar dos pastores, das esposas e da Igreja em geral”, conclui.

recursos humanos que existem: Deus.

Em Cabo Verde, o trabalho do CdA é bem aceite, e o grupo de evangelização realiza um trabalho intenso nas ruas. Isso é um dos motivos que explica que, recentemente, tenham estado presentes mais de três centenas de pessoas numa reunião especial denominada “Descarrego a Céus Abertos”.

A assistência aos mais carentes,

distribuindo sacos de alimentos por

habitação e, à noite, nas ruas

da cidade, sopa para quem passa fome é uma das

atividades de cariz social que o CdA

leva a cabo

A ajuda espiritual através de visitas a

casas das pessoas e de hospitais, o trabalho

nas aldeias distantes, nas prisões e o trabalho

com as crianças, ajudando a investir

na educação são alguns dos exemplos do trabalho “corpo a corpo” que tem sido

desenvolvido em Cabo Verde pelo CdA

Através do grupo social Coração Universal, o Centro de Ajuda fez uma campanha solidária na Ilha do Fogo, onde, recentemente, entrou em erupção um vulcão, destruindo tudo à sua passagem. Foram angariadas e distribuídas nove toneladas de comida e roupa às famílias que viram as suas casas serem queimadas, perdendo tudo

-Esta foi apenas uma das centenas de casas que foram destruídas devido ao vulcão da Ilha do Fogo

Page 20: Folha de Portugal - Edição 582

A pós um ano em Malta, o Centro de Ajuda decidiu celebrar o seu primeiro

aniversário no país com uma doação de sangue. “Que presente melhor poderíamos dar, no nosso primeiro aniversário, a um povo que nos tem recebido de braços abertos? O CdA através de um trabalho inteligente e prático, durante as nossas reuniões diárias, mitiga as carências do espírito, mas, é claro, que não descuramos a vertente social. Sabemos que o sangue é

um dos melhores presentes que poderíamos dar a alguém e não nos custa nada, a não ser alguns minutos. No CdA, acreditamos que é da nossa

responsabilidade ajudar a salvar vidas através da doação de sangue“, esclareceu o responsável pelo CdA no país.

Ajudar o próximoPara além da doação de sangue, o CdA visita frequentemente a única prisão existente no país (Corradino Correctional Facility), um centro hospitalar psiquiátrico (Mount Carmel Hospital) e o Hospital Mater Dei. Existindo ainda uma linha de apoio, a Linha Amigo 24h, para aconselhar e ajudar todos os que precisam.

8iDOMINGO ■ 15 fevereiro 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Doação de Sangue

❙ Boa disposição e alegria marcaram o dia de quem quis dar um pouco de si

Ajudar de corpo e espíritoNem sempre é fácil implementar o trabalho evangelístico do CdA num novo país, por isso, este decidiu comemorar um ano de conquistas.

É preciso salvar almas e vidas

O real poder da PALAVRAA maioria das pessoas não tem a mínima noção do que uma simples frase ou palavra podem desempenhar na sua vida ou na daqueles que a rodeiam.

■No passado dia 7 de fevereiro, pelas 19 horas, na Terapia do Amor foi revelada a todas as pessoas presentes a quarta Fonte do Amor, a Palavra.

“Às vezes, as pessoas usam as palavras certas mas no momento errado ou, então, o contrário usam as palavras erradas no momento certo”, explicou o conselheiro do amor, bispo Carlos Rocha.

Em conjunto com a sua esposa, o orador orientou todos os presentes sobre a necessidade de saber a hora certa de falar e também como falar. Por vezes, no decorrer de um desentendimento, uma

palavra errada pode causar uma grande discussão, o que poderá levar a graves problemas num relacionamento. A palavra pode edificar ou destruir um relacionamento.

Mulher e homemO conselheiro do amor ressaltou ainda que homens e mulheres têm cabeças diferentes.

O homem, por vezes, está na sua “caixinha do nada”, já as mulheres sempre estão a pensar em alguma coisa. Mas cabe a ambas as partes respeitar o momento um do outro, a fim de não virem a ter problemas no futuro. c.v.

¡Carla Vaz [email protected]

Page 21: Folha de Portugal - Edição 582

9iDOMINGO ■ 15 fevereiro 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Coisas de Mulher

crónica Vivi Freitas

Deus pede algo tão simples e nós fazemos disso uma “tempestade”

eplicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber,

tu lhe pedirias, e ele te daria água viva” (João 4.10). Quando Jesus pediu àquela mulher samaritana que Lhe desse de beber, ela interrogou-O como lhe pediria tal coisa. E Ele respondeu--lhe: “...Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá--me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva”.

Ah, se você amiga, conhecesse o dom de Deus, o Seu presente; se conhecesse o

Deus maravilhoso que tenho para lhe dar, não interrogaria, mas diria: “Que mais o Senhor quer de mim? O Senhor pede-me toda a minha água – que é a minha vida – simples, que não é algo eterno, nada além de problemas, difi-culdades, fraquezas, erros, pecados... o que o Senhor quer mais de mim?”

Na realidade, quando Deus falava comigo através desta passagem, eu es-tava com lágrimas nos olhos. Porquê? Porque Deus pede algo tão simples e nós fazemos disso uma “tempestade”. Parece que quando Ele pede algo – e falo de mim – quando me pede algo “meu”,

às vezes, sinto-me como você se sente... que Deus está a pedir algo que me per-tence, que conquistei com tanto Sacri-fício e, agora, Ele pede aquilo que nem sequer tive o prazer de usufruir da for-ma como gostaria.

E quando li esta passagem, entendi isso, que aquilo que Ele nos pede, não é algo do “outro mundo”; aquilo que es-tou a sentir é que é algo do outro mun-do, sim! Porque os sentimentos são con-fusos, infernais e fazem uma confusão na nossa cabeça. Mas Ele pede apenas a sua “água”, o que tem para Lhe oferecer, daí as Suas Palavras: “Se conheceras

o dom de Deus...”. Ou seja: “Se soubesse que aquilo que te estou a pedir te bene-ficiaria... Aos seus olhos carnais não entende que será para o seu benefício, mas se apenas obedecer, conhecerá esse dom de Deus”.

Digo-lhe que eu sei que dom é este, mas, todas as vezes, que Deus me pede algo, há certas situações que me cus-tam muito. No entanto, quando conhe-cemos este Deus, pode custar-nos por alguns dias, mas aquilo não nos custa-rá por toda a vida, pois entenderemos o que nos pede e em troca nos dará a água viva!

Você não sabe... que o pedido de Deus a vai beneficiar (parte I)

visite: vivifreitas.me

PUB

●Quer descobrir como usufruir desta estação fria sem imprevistos? ●Então assista ao programa “Coisas de Mulher”, dia 19 de fevereiro, pelas 22 horas, na iurdtv.eu

Cuidados a ter Com o VESTUÁRIO

✓Tape as extremidades do corpo, mãos, pés e cabeça, com acessórios, tais como gorros, luvas e cachecóis✓Use diversas camadas de roupa em vez de uma só muito grossa✓Vista roupas de algodão e fibras naturais Fonte: online24.pt

Cuidados a ter Com o EXERCÍCIO FÍSICO✓Mantenha a prática de exercício físico, pois aumenta a produção de calor e a circulação de sangue✓Execute pequenos movimentos com os dedos, os braços e as pernas, visto evitarem o arrefecimento do corpo✓Beba água durante a atividade física para evitar a desidratação Fonte: online24.pt

Cuidados a ter Com a ALIMENTAÇÃO

✓Coma frequentemente ✓Coma mesmo que não sinta muita fome, sobretudo sopas e bebidas quentes ✓Inclua na sua alimentação alimentos calóricos, tais como

chocolates, azeite e frutos secos✓Evite bebidas alcoólicas ✓Ingira alimentos ricos em vitaminas e nutrientes que protegem contra infeções Fonte: online24.pt

COMO CUIDAR DE SI COM TANTO FRIO?Este Inverno tem sido es-pecialmente frio, daí a ne-cessidade de prestar mais atenção à forma como se expõe ao frio e de adotar algumas medidas.

¡Carla Vaz [email protected]

Page 22: Folha de Portugal - Edição 582

E você, sabe como usar a informação?

S ites, jornais, televisão, rádio, o boca a boca, as redes sociais, os blogues... Hoje

em dia, temos um sem número de formas de obter informação a toda a hora, em qualquer lugar. Mas, até que ponto a informação em excesso é produtiva?

Como avaliar a veracidade das informações, e mais, como organizar o volume de informação que recebe para selecionar o que é relevante?

O maior desafio é a mudança cultural, pois a tecnologia atual dá- -nos o poder necessário para analisar uma massa bruta de informação em tempo real. Resta- -nos depois decidir o que fazer com esta análise.

Contudo, o acesso a mais informação também dota as pessoas de um maior espírito crítico e de uma maior capacidade de análise que levam as pessoas a questionar-se sobre o que é verdadeiramente a informação,

qual a sua relevância e o que se pode fazer com ela.

O que é, verdadeiramente, informação?A informação pode ser um enredo de coisas, e é através dela que geramos muitos dos nossos conceitos e das nossas opiniões. Assim sendo, o ponto fundamental desta questão é saber qual é a fonte

da informação e se esta é credível.Gera-se uma informação

em cadeia, com a informação reproduzida nas redes sociais, em blogues, etc, e se a fonte errar, muitas pessoas erram também e, com a repercussão cada vez maior que algo que é partilhado na Internet tem, as coisas publicadas podem transformar erros em

verdades.Além de ser fundamental saber

qual a fonte, é essencial também ter um sentido crítico acerca da informação que estamos a receber. A relevância de cada informação tem, sobretudo, a ver com quem a recebe, uma vez que cada indivíduo decide qual o interesse que esta lhe suscita.

Informação é poder?Se a informação tem relevância, vem por canais de credibilidade e tem uma finalidade. Mais do que como poder, a informação pode ser usada para mover massas. Cuidado com o que escreve, diz, afirma ou conclui. A sua opinião com as informações erradas poderão ser bastante prejudiciais.

Numa altura em que é muito difícil alhearmo-nos de tudo o que é informação durante muito tempo, o mais importante é que cada um de nós tenha a consciência de que tem o poder e a capacidade de filtrar a informação que recebe através dos vários canais, podendo selecionar a boa ou a má informação.

Cada um tem o poder e a capacidade de filtrar a informação que recebe

¡Joana Marques [email protected]

Estamos inseridos numa sociedade onde a informação nasce a toda a hora e em todo o lado. Mas até que ponto isso é bom ou mau? Qual será o verdadeiro poder da informação?

PUB

10iDOMINGO ■ 15 fevereiro 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Informação

■ Maria Augusta casou muito cedo e apesar de amar o seu marido, três meses depois algo mudou. Tinha ciúmes doentios que levaram a discussões diárias e a que cresces-se um ódio dentro de si. Começou a ter dores de cabeça constantes e entrou numa depres-são ao ponto de não querer saber dos filhos. Foi a bruxos e tentou o suicídio duas vezes. Mas não de-sistiu! Depois de conhecer o CdA,

conseguiu ter paz no seu interior e hoje é feliz!

■ Isaurinda chegou ao CdA à procura da cura para o problema de asma do qual o marido sofria. Também ela não estava bem e trazia consigo uma depressão tão

profunda que até para tomar a medicação o marido tinha que a lembrar. Dentro dela existia um vazio e não conse-guia falar com ninguém. Contudo, não desistiu e, ao par-ticipar nas reuniões de libertação do CdA, a sua vida foi--se transformando. Hoje é feliz, tem alegria dentro de si e

o seu marido foi curado.

De terça-feira a sábado das 00H à 01H

■ Patrícia sofria desde criança com pro-blemas de saúde e na família. Tinha asma e nasceu com um sopro no coração, que mais tarde se agravou para uma arritmia. Via vultos e as discussões em casa eram constantes. Na escola não conseguia fazer amigos, pois sentia-se infe-rior. A mãe levou-a a bruxos mas a situação só piorou! Até que conheceu o CdA. Não desistiu! Fez as correntes de libertação e toda a sua situação se transformou. Hoje

está curada e é feliz.

CEDIDA

CEDIDA

CEDIDA

Page 23: Folha de Portugal - Edição 582

11iDOMINGO ■ 15 fevereiro 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . O Destaque

númeras vezes deixamo- -nos enredar pelas tarefas do quotidiano, seja o trabalho, o

marido, os filhos, a casa... e quando terminamos todas as nossas tarefas está na hora de ir dormir. Mas por mais cansado que estejamos há algo que não nos deixa pegar no sono tranquilos. O que será? A nossa consciência espicaçada pela nossa Fé, deixa-nos perceber que, afinal, esquecemos o mais importante e o que durará eternamente: a nossa relação com Deus.

É extremamente difícil escutar a Voz de Deus quando estamos rodeados por outras pessoas, ruídos constantes, distrações vindas de todas as direções...

Então, é no exato momento em que percebemos que estamos alheados do Mais Importante, que devemos fazer uma pausa e pensar no que temos feito da nossa vida. Será que por mais que tenhamos ou conquistemos, conseguiremos ser realmente felizes e preencher esse vazio que teima em nos atormentar? Não! Só conseguiremos a Felicidade Eterna e a plenitude interior quando formos batizados com o Espírito Santo.

Foi esse o propósito a que se dedicaram milhares de pessoas um pouco por todo o mundo, participando nos 21 Dias do Jejum de Daniel, em busca do batismo com o Espírito Santo.

No decorrer deste espaço de tempo, houve quem abdicasse das coisas do mundo para se concentrar em escutar uma única Voz.

Os 21 Dias da minha vida

■ “Tenho parti-cipado no Je-jum de Daniel e tenho estado a ter experiências

maravilhosas com Deus, peque-nos detalhes que têm feito uma enorme diferença na minha vida espiritual. Aprendi a buscar, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a Sua Justiça e todas as restantes coisas me serão acrescentadas”.

Filipe

■“Tenho partici-pado nestes 21 Dias do Jejum de Daniel e o que me tem chama-do mais a aten-

ção é que o facto de quando uma pessoa busca e quer mais de Deus, não há como Ele não atender. Deus fala com quem está em espírito. Neste Jejum, tenho-me Sacrifica-do ainda mais e tem sido uma bên-ção a cada dia que passa”.

■ “Neste Jejum de Daniel tenho percebido que o que faz des-viar a atenção

de Deus para nós é falarmos de Jesus para alguém. Deus agrada--Se de nós partilharmos aquilo que recebemos de graça. Ele é um verdadeiro líder porque não nos manda evangelizar, nós faze-mo-lo porque queremos”.

patrícia

■ “Durante este Jejum de Da-niel, tenho es-tado a ler o livro ‘Finas Joias’, que é muito

bom porque fala sobre sentimen-tos, os quais controlam a vida da maioria das pessoas. Eu era uma pessoa sentimental, chorava por tudo e por nada, pois tudo me magoava. Mas agora já não sou mais escrava dos sentimentos!” anaevanilson

Page 24: Folha de Portugal - Edição 582

Casos

7 DIAS para mudar a sua vida!

7H30 | 9H30A HORA DO MILAGRE

SeSSão do Desbloqueio | 15HMulhereS e hoMenS Sábios | 18H

Terapia do Amor | 19H

Para mais informações ligue para a linha:de Segunda a Sexta 7H, 10H, 12H, 15H E 20H

Sucesso e desenvolvimento da sua empresa, casos na justiça,pagamento de dívidas, desemprego, imigração

Restaurada

Doenças, dores, problemas de saúde persistentes...

ConquisTas Financeiras

Semana 15 a 21 fevereiro 2015

Agenda Semanal

DOMINGO

SÁBADO

Saúde

Cura Interior

Orientação para a resolução de conflitos familiares...

Cura dos Vícios e Família

Má sorte, maldições, energia negativa, insónia, pesadelos, inveja, bruxaria...

Limpeza Espiritual

Problemas sentimentais, falta de diálogo no relacionamento, discussões...

perdidos | 8H | 15H

f o l h a d e p o r t u g a l . p tD

ª

ª

ª

ª

ª

Facebook.com/folha.deportugal

estaque

Desenvolva a sua vida espiritual e força interior, através da leitura da Palavra de Deus...

ou no CdA MaiS próxiMo de Si!

Centros de Ajuda em Portugal Continental e Ilhas

Rua Dr. José Espírito Santo, 36 - Chelas (próximo da estação de metro)

Alameda D. Afonso Henriques, nº 35

Póvoa Stº. Adrião Rua General Alves Roçadas, nº 4

Benfica Av. Gomes Pereira, nº 39A

Pontinha Estrada Militar, s/n Amadora Rua Heróis da Aviação, nº 2C

ImpérioAlameda D. Afonso Henriques, nº35

Cacém Praceta da Fraternidade Universal, nº 28A

Mercês Rua Dr. João de Barros, nº 14

S. João do EstorilRua Sacadura Cabral, nº 102C

Rio de MouroCalçada da Rinchoa, lt. B1

Torres VedrasEdifício Choupal, bloco D, r/c

Santarém Largo Comendador, nº 01

Alverca Rua António de Sousa, nº 1 (Galeria do Choupal), lº andar

Caldas da Rainha Rua da Alegria, nº3

AlmadaAv. 23 de Julho, nº 14/16/18 Cova da Piedade

Cruz de Pau Rua da Cordoaria, Qt. das Cordas, nº 42 , Vale dos Gatos

Baixa da Banheira Estrada Nacional 11, nº 243

Montijo Rua da Indústria Corticeira, lt. 16E

Setúbal Avenida do Alentejo, nº 30 , Quatro Caminhos

Évora Av. São Sebastião, s/nº

Coimbra Rua do Sota, nº 20

LeiriaRua Capitão Mouzinho de Albuquerque, nº 105Castelo Branco

Rua Frei Roque Espírito Santo, nº 3, r/c

Aveiro

Av. D. Lourenço Peixinho, 181

ViseuRua Vila Lusitana, nº 15

Figueira da FozRua Vasco da Gama, nº 47, r/c

PortoRua Egas Moniz, nº 485

Matosinhos Av. Villagarcia de Arosa, nº 1038

Braga Av. Imaculada Conceição, nº 567

Famalicão Rua Atriz Amélia Rey Colaço, nº3000

Paredes Av. Comendador Abílio Seabra, entrada 7

Vila Nova de GaiaRua do Agueiro, nº 151 (Mafamude)

S. J. da Madeira Rua General Norton de Matos, nº 201

Rio Tinto Rua Fernão Magalhães, nº 306

Portimão Largo Gil Eanes, lt. A

Faro Largo de São Sebastião, nº 10

Madeira - FunchalRua Dr. Brito Câmara, nº 32

Funchal IRua D. Carlos I, nº 11

Ribeira BravaEd. D. Pedro - A, sítio da Murteira

Açores - Ponta DelgadaRua da Boa Nova, nº 5

Gra

nde L

isbo

a

MORADAS...

Zona

nor

teZo

na C

entr

o

Zona

suL

iLh

as

CdA Império

CdA Porto

Sede do CdA na Europa

abertaS 7 diaS por Semana | 365 diaS por ano

| várioS horárioS diariamente

+ de 122 igrejaS eSpalhadaS por todo o paíS

|

Rua Egas Moniz nº 485

CentroDeAjuda.pt