folha de portugal – edição 627

24

Upload: centro-de-ajuda

Post on 25-Jul-2016

225 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

O mundo em retrospetiva São vários os acontecimentos mundias, que marcaram o ano de 2015. Momentos que podemos recordar e acompanhar em sete passos de uma rotação global. Recordá-los permitirá fazer um balanço global para superar em 2016.

TRANSCRIPT

Edição nº 627 ❚ Ano 12 ❚ 27 dezembro 2015 a 2 janeiro 2016 ❚ Edição Nacional e Ilhas ❚ Jornal de distribuição gratuita ❚ 67.000 exemplares

f o l h a d e p o r t u g a l . p t

Siga-nos no facebook!

Diretor: João Filipe

Tema Capa... págs. 6/7

PUB

Centro de Ajuda, defina hoje o que quer viver amanhã!

■ Dar e ajudar os outros sem pedir nada em troca é um dos maiores lemas do Centro de Ajuda. A ajuda e a solidariedade são bem-vindas por quem mais precisa.

atualidade... pág. 5

Trabalho social em 2015

Retrospetiva Força Jovem■ Um ano de constante movimento, novidades e oportunidades de chegar a vários jovens em toda a Europa. Eventos, saídas, encontros especiais e muito mais.

atualidade... pág. 8

■ São vários os acontecimentos mundias, que marcaram o ano de 2015. Momentos que podemos recordar e acompanhar em sete passos de uma rotação global. Recordá-los permitirá fazer um balanço global para superar em 2016.

O mundo em retrospetiva

coisas de mulher... pág. 6i

O Folha de Portugal deseja-lhe um feliz 2016, com todos os seus

sonhos realizados!

Um ano de 2016 cheio de planos

■ o ano a terminar e questiona-se sobre o porquê da não realização de todos os seus planos. o facto de ter definido algumas metas sem estabelecer uma estratégia, pode ser a explicação.

em foco «

Mais um ano que termina e, por inerência outro que começa. Esta é uma época de balanços e de desejos para concretizar, e a maioria das pessoas fazem planos para o novo ano, e querem corrigir os erros que cometeram no ano que termina.

O que permanece como um grande mistério é porque é que as pessoas começam com muita força e uma grande vontade de mudar, mas ao fim de poucas semanas do novo ano ter começado as forças dos projetos começam a desvanecer.

Quando nos propomos a mudar de vida é necessário fazer um plano, quer seja dos objetivos a alcançar, como também das várias etapas necessárias para conseguir obter os resultados desejados.

O que muitas vezes acontece é que na emoção, as pessoas tomam resoluções que muitas vezes parecem alcançáveis, mas com o decorrer do ano tudo começa a parecer impossível.

As decisões que são tomadas com base nas emoções, normalmente, dão mau resultado. As pessoas determinam metas muito elevadas que se tornam difíceis de conseguir.

Por este motivo, as determinações devem ser feitas com base na razão e as metas deverão ser muito concretas, para que se sinta motivado a alcançá-las.

Por isso, mais do que desejar um bom ano a todas as pessoas que nos rodeiam, é necessário primeiro proceder a uma mudança interior, uma mudança de mentalidade, pois sem esta será apenas mais um ano.

É necessário tomar atitudes diferentes, começar por dar uma oportunidade para que Deus possa tomar o comando da sua vida. Com esta decisão, com certeza que as probabilidades de ter um ano novo com uma vida nova serão muito maiores.

Os votos da equipa deste seu jornal Folha de Portugal é que consiga realizar todos os seus sonhos e desejos!

editorialJoão Filipe Diretor

Votos de ano novo

Tenha uma boa leitura!

OBJETIVA

MUral Para oS reFUGiadoS: Um mural com a frase “Bem-vindos a Berlim” foi pintado na capital alemã como uma forma de dar as boas-vindas aos refugiados.

KAY NIETFELD/ EPA

diretor: João Filipe [email protected]: Iurdredação: Joana Marquesassistentes de redação: Cláudia Pereira e Cemiclay SantosPaginação: Eliane Rosa , Paulo Cabral e Tiago Lopes Correio do leitor / [email protected]

a FolHa de PortUGal NÃo Se reSPoNSaBiliZa NeM PelaS iNForMaÇÕeS CoNtidaS NaS CartaS doS leitoreS,

PoiS elaS NÃo eMiteM NeCeSSariaMeNte a oPiNiÃo do JorNal, NeM Pela aUteNtiCidade doS aNÚNCioS PUBliCadoS

FolHa de PortUGal título registado no erC com o nº 125046 Propriedade: IURD Sede administrativa: Praceta Professor Francisco Gentil, nº 3 - Póvoa de Santo Adrião - Lisboa NIPC: 592001679 Periodicidade: Semanal impressão: Rafik Comunicação e Imagem Unipessoal, Lda. - Sítio da Bemposta, nº 1, 1A e1B, Longo da Vila - Mafra tiragem: 67.000 exemplares depósito legal: 322699/11 distribuição: Gratuita Circulação: Portugal Continental e Ilhas

FolHa de PortUGal Av. Marechal Gomes da Costa n.º 21- D1800-255 Marvila - LisboaTel: 219 016 650

Todas as fotografias e imagens que não estão devidamente identificadas, reservam-se os direitos de autor.Todas as fotografias respeitantes aos Centros de Ajuda são da responsabilidade dos mesmos.

MUSEU DE NOTÍCIASAtividades para os mais novos■Há um novo museu a nascer em Sintra, no antigo Museu do Brinquedo. Chama-se News Museum e tem abertura prevista para março de 2016. O espaço vai ser dedicado a notícias, à comunicação e à história da evolução dos media. O município cedeu o imóvel no centro histórico, por 20 anos, à associação de Acta Diurna para a instalação do News Museum, num investimento estimado de 1,8 milhões de euros. Até dia 23 de dezembro os mais pequenos puderam ser verdadeiros repórteres por um dia, simular reportagens e fazer diretos televisivos.

SUgESTõES∫

PUB

CUlTUrAISCUlTUrAIS

doMiNGo  27 dezembro 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

Creed: O legado de rockyGénero: Drama Classificação: M12Realização: Ryan CooglerEstreia: 31 janeiro Adonis Johnson nunca conheceu o seu famoso pai, o campeão mundial de pesos pesados Apollo Creed, que morreu antes de ele nascer. Ainda assim, é inegável que o boxe lhe corre no sangue e dirige-se para a Filadélfia, onde o lendário Rocky Balboa será o seu treinador.

Diário de uma criada de quartoGénero: Drama Classificação: M14Realização: Benoît JacquoEstreia: 31 janeiro

Célestine é uma jovem criada de quarto que acaba de chegar à pro-víncia, vinda de Paris, para trabalhar com a família Lanlaire. Entre os avanços do patrão e o punho de ferro Senhora Lanlaire, conhece Joseph, um misterioso jardineiro, por quem fica fascinada.

Foxfire - raparigas de FogoGénero: Drama Classificação: M12 Realização: Laurent CantetEstreia: 31 de janeiro

Nova Iorque, 1953 e um bairro de operários. Numa cultura pós-guer-ra e controlada pelos homens, um grupo de raparigas adolescentes forma uma irmandade de sangue: as Raposas de Fogo, uma socieda-de secreta. Esta é a adaptação do romance premiado homónimo de Joyce Carol Oates.

da Semana

Fonte: New iN TowN

2

■As experiências na faculdade são, geralmente, marcantes e constroem valores, paixões e opiniões pessoais que estarão presentes para o resto da vida. Porém, mesmo perante estas experiências, a faculdade não ensina tudo e não faz de si um profissional perfeito.

Atualmente, existem jovens competentes do ponto de vista técnico, mas pouco preparados para a realidade do trabalho numa empresa.

Mas nem tudo é culpa da formação académica, pois existem competências que só vêm com a maturidade e a experiência, pelo que, existem falhas que precisam ser identificadas e corrigidas.

✔ Inteligência emocionalNão é o forte de muitas pessoas, mas profissionais resilientes e capazes de administrar os próprios sentimentos e de outros, em diferentes situações, são os mais disputados. Esta capacidade permite que aguente a pressão no mundo laboral e, como

uma mola da caneta que é apertada até ao limite, depois de tirada a pressão volta ao estado normal.

✔ Visão para o negócioSegundo especialistas, cursos ligados ao mundo empresarial, tais como administração, contabilidade, ou gestão, raramente capacitam os seus futuros profissionais para encarar os negócios como realmente são. Esta

competência poderá ser adquirida com a experiência.

✔Liderança e trabalho em equipaNa faculdade era sempre o “chefe” dos trabalhos de grupo ou dos grupos de estudo, mas esta experiência não

o capacita para liderar ou trabalhar em equipa. O clima de amizade que existe, normalmente, entre os colegas de curso, faz com que estas experiências tenham pouca relação com a realidade do mundo de trabalho.

✔ NetworkingPode ser visto como o “ingrediente mágico”, para subir na sua carreira, ou sobreviver às situações de despedimento. A boa gestão da rede de contatos profissionais, não costuma ser ensinada na faculdade, mas deve ser tida em conta.

✔ LínguasNão é uma competência comportamental, mas o domínio de idiomas é extremamente importante para uma progressão na carreira, a nível internacional. Se este for o seu objetivo, saiba que mesmo que na faculdade só tenha aprendido um idioma, deve investir em mais.

» sete dias

marcas dotempo

Momentos Históricos de...

DOMINGO  27 dezembro 2015

folhadeportugal.pt

■Os trabalhadores que terminaram o ensino secundário a partir de um curso profissional, têm, em média, vencimentos no início da carreira superiores aos que concluem cursos do ensino regular.

■O presidente da Associação dos Indignados e Enganados em Papel Comercial, Ricardo Ângelo, disse à Lusa que o Governo criou um grupo de trabalho para negociar uma solução para os lesados do BES.

■Sete barras do Continente estiveram fechadas à navegação e outras duas condicionadas devido à previsão de agitação marítima. Foram previstas ondas de até quatro metros, de acordo a Marinha portuguesa.

■Um incêndio numa habitação no concelho do Sabugal, provocou a morte de um homem de 87 anos. No local estiveram 27 bombeiros das corporações do Sabugal, Belmonte e Gonçalo.

Verso

Frente

27/12/1733

Portugal e Inglaterra assinam o Tratado de Methuen que abre as fronteiras às mercadorias inglesas.

28/12/1983É inaugurada a primeira central telefónica digital europeia para ligações internacionais, em Lisboa.

30/12/1942

Estreia de Frank Sinatra, cantor e ator americano no Paramount Theatre de Nova Iorque, iniciando a sua carreira musical.

31/12/1821

É criado o Banco de Lisboa, o primeiro banco emissor português, dando lugar ao Banco de Portugal.

29/12/1959 É inaugurado o Metro de Lisboa, cuja rede era composta por duas linhas em forma de Y, com 11 estações.

02/01/2007 O sul-coreano, Ban Ki- -moon sucede a Kofi Annan, como Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas.

01/01/1987

Início de atividade da agência noticiosa portuguesa, Lusa, a maior agência de língua portuguesa.

Existem competências que só vêm com a maturidade e a experiência

A faculdade será sempre o local importante para o seu desenvolvimento profissional e pessoal, mas existem coisas que a mesma não ensina.

a sua carreira

Cinco competências que não aprende na faculdade

■A missão espacial europeia que irá estudar o lado escuro e invisível do Universo, contará com a participação de portugueses.

Os testes preliminares da missão foram feitos e aprovados, segundo a Agência Espacial Europeia ESA e o Instituto de

Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Em comunicado, o IA informa que a missão Euclid, com lançamento previsto para dezembro de 2020, “passou com sucesso a rigorosa avaliação do seu projeto preliminar”, no qual está

envolvida uma equipa de quatro investigadores do instituto português.

As perspetivas para a missão são as melhores, pois segundo a IA, o projeto prel iminar “comprovou que a missão conseguirá produzir a enorme quantidade de dados proposta”.

Fonte: tvi24.iol.pt

Missão espacial com portugueses Missão espacial para estudar o lado escuro do Universo leva portugueses.

ciência

❙ As relações de amizade impedem que aprenda a trabalhar em equipa

Fonte: exame.com

3

sete dias « DOMINGO  27 dezembro 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

ESPAÇO DO CIDADÃO

aconteceu

FIADORDireitos e deveres

■Um fiador é considerado o principal pagador do devedor em caso de incumprimento e, poderá ter de entregar o seu património para garantir o pagamento de uma dívida de outra pessoa. Em caso de incumprimento, serão os fiadores chamados a liquidar a dívida. Mesmo quando o titular da mesma possa ter pedido insolvência, esta pode

continuar a ser cobrada aos fiadores.No entanto, os fiadores, para proteger o seu património, se necessário podem tomar algumas medidas que implicam por exemplo a alteração do nome de bens, ou caso estejam em situação económica difícil, recorrer a um processo especial de revitalização (PER). Fonte: iOnline

PUB

■O líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, foi recebido recentemente em Jerusalém, pelo primeiro-ministro daquele país, Benjamin Netanyahu.

O encontro entre os dois foi reservado e sem a presença da imprensa, e entre os assuntos estiveram a relação da Igreja Universal com o povo judeu e com o Estado de Israel.

Netanya hu destacou a importância do trabalho realizado pela Igreja Universal no Brasil e no mundo, e afirmou que é fundamental aprimorar as relações entre Brasil e Israel.

O líder israelita cumprimentou ainda Edir Macedo pela construção do Templo de Salomão, em São

Paulo, afirmando tratar-se de uma obra única e de um projeto magnífico, deixando ainda a promessa de visitar em breve o Brasil para conhecer a obra.

Estreitar relações entre Israel e o BrasilNetanyahu é conhecido pela sua boa relação com diferentes líderes cristãos do mundo, e sublinhou ser fundamental o aprimoramento das relações entre o Brasil e Israel.

Shaul Ravid, vice-presidente do fundo de ajuda a Israel, que participou da reunião, sublinhou que, mesmo antes do Templo de Salomão, a Igreja Universal já era conhecida pelos laços com Israel, garantindo que as relações entre a

Igreja e o país serão intensificadas.Ravid destacou também que o

primeiro-ministro agradeceu o trabalho do bispo Edir Macedo pelo esclarecimento e causa israelita.

“Estou muito otimista em que, num futuro próximo, possamos fazer vários tipos de projetos em parceria”, afirmou.

O Templo foi inaugurado em julho de 2014 com a presença de diversas autoridades brasileiras e israelitas, tendo, inclusivamente,

sido ouvido o hino de Israel. Um ano e meio depois, o Templo de Salomão tornou-se num dos principais pontos de referência no Brasil. Fonte: nOticias.r7.cOm

4

Dia Mundial da PazComeçou a ser assinalado em 1968 e todos os anos a celebração repete-se.

■O Dia Mundial da Paz, inicialmente chamado apenas Dia da Paz, é comemorado no primeiro dia do ano civil, 1 de janeiro.

A intenção é a de que no início do calendário que mede a vida humana no tempo, seja a Paz a dominar. Assim, é como se no início de cada ano tudo voltasse ao zero, tudo pode ser esquecido e perdoado, uma condição essencial para a Paz.

Numa época onde imperam os conflitos, a desigualdade e o sofrimento, o novo ano surge também como uma possibilidade de fazermos tudo diferente e de uma forma melhor. Além da Paz no mundo e na sociedade em que vivemos, é fundamental não nos

esquecermos que também é preciso cultivar a Paz dentro de nós e nas nossas relações pessoais.

Fonte: Wikipeda

Edir Macedo recebido em Jerusalém pelo primeiro--ministro israelita

Netanyahu considera fundamental aprimorar relações entre o Brasil e Israel

Benjamin Netanyahu, destacou a obra da Igreja Universal e prometeu visitar o Templo de Salomão.

» atualidade 5

●●● trabalho Social

AjudA e solidAriedAde para quem mais precisaDar e ajudar os outros sem pedir nada em troca é um dos maiores lemas do Centro de Ajuda. Idosos, crianças, sem-abrigo, mulheres vítimas de violência doméstica... qualquer que seja o grupo da sociedade mais carenciado, há, com certeza um grupo de apoio a ele dedicado.¡Joana Marques [email protected]

DOMINGO ¡ 27 dezembro 2015

folhadeportugal.pt

■ O Coração Universal, um projeto sem fins lucrativos, apoia dezenas de famílias com dificuldades financeiras

extremas. De Norte a Sul do país, a distribuição de alimentos, de roupas e até de mobiliário, marcam o trabalho deste projeto que decorre a nível nacional.

Ao longo dos anos, a instituição tem ainda realizado diversas campanhas de sensibilização e de recolha de sangue em todo o país, em parceria com o Instituto Português de Sangue.

■O projeto tem o objetivo de ajudar um segmento da população em situação de

risco e é um dos parceiros do Coração Universal. Surgiu da necessidade de apoiar os sem-

-abrigo e começou apenas em Lisboa, estando hoje ativo em várias cidades do país.

Todas as terças-feiras à noite, os voluntários deslocam-se aos locais onde, frequentemente,

estão os sem-abrigo, levando--lhes comida, roupa, calçado e cuidados de saúde.

A ajuda espiritual é tão ou mais importante, pelo que levam também uma palavra de conforto e de ânimo, carinho e afeto aos que sofrem, fazendo também orações, com o objetivo de mostrar às pessoas o caminho da Salvação.

PrOjeTO rAABeLAr UNIVerSAL■O Lar Universal é um projeto, cujo intuito é o de dar dignidade aos idosos numa fase da vida em que, por vezes, não têm o apoio dos filhos ou de familiares mais próximos.

recebem visitas dos integrantes do projeto Bela juventude, dedicado também aos séniores, proporcionando assim tardes divertidas e agradáveis para uma população muitas vezes esquecida.

■Mensalmente são realizados encontros cujo objetivo é mostrar a todas as mulheres que têm valor e força para vencer a tudo e a todos.

O Projeto raabe tem à disposição das mulheres, apoio social, médico, psicológico, jurídico e espiritual, de modo a conseguir que estas voltem a recuperar a sua autoestima e força para lutar.

■24 horas por dia de apoio para pessoas que estão a passar por senti-mentos de angústia ou desespero, incluindo aqueles que podem levar ao suicídio. Este é o trabalho do Amigo 24h.

A linha de apoio recebe uma média de 150 chamadas, o que em números redondos representa mais de quatro mil chamadas por mês, um número que continua a crescer todos os dias.

tema capa « 6 DOMINGO  27 dezembro 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

O mundo está sempre em atividade, e hoje em dia já é possível ver, viver e conviver à distância. São vários os acontecimentos mundiais que marcaram o ano de 2015, que podemos re-cordar em sete simples passos de uma rotação global.

O mundO em retrOspetiva: Sete mOmentOS para recOrdar

ntre bons e maus momentos vividos no ano de 2015, há que recordá-los para

que seja possível fazer um balanço da situação global e reconhecer as principais batalhas a serem enfrentadas no futuro ano de 2016.

Os portugueses conseguiram alguns destaques no mundo, a Europa foi surpreendida pela crise e por ataques terroristas, a crise

humanitária atingiu uma grande escala, e 2015 foi ainda um ano de decisões importantes, para todas as nações.

redação

ataque à liberdade de expressão marca paris

Cristiano Ronaldo vence Bola de Ouro

■ a 7 de janeiro, o terror instaurou--se em paris, desta vez contra a li-berdade de expressão, que a todos cabe como um direito.

O jornal semanário satírico fran-cês, Charlie Hebdo, foi atacado por homens armados, em resposta às representações do profeta mao-mé, que foram interpretados por alguns muçulmanos como uma ofensa religiosa.

em demonstração de solidarie-dade, cerca de 3,7 milhões de pes-soas participaram em manifes-tações antiterrorismo, em todo o mundo, sendo usada efusivamen-te a frase “Je suis charlie”.

■ a 12 de janeiro, o jogador português consegue pela terceira vez a distinção de melhor jogador do mun-do, relativamente ao ano de 2014.

ronaldo já tinha ven-cido em 2013 e em 2008 e levou a melhor sobre Lionel messi e manuel neuer. este ano, está tam-bém entre os nomeados, mas não é provável a sua vitória, pois faltam alguns prémios coletivos.

■ Após a eleição de Alexis Tsi-pras, como primeiro-ministro grego, com uma plataforma anti-austeridade, instaura-se a confusão na Grécia para o pagamento da dívida a tem-po acordado.

Os credores queriam que o país não pagasse a dívida e saísse da União Europeia, uma medida que colocaria o

futuro dos gregos em jogo. A 5 de julho, foram a votos, votando maioritariamente “não”, num referendo, rejei-tando os termos oferecidos no resgate. No entanto, oito dias depois, Tsipras aceitou o resgate de 86 biliões de eu-ros, que exigiria cortes mais rigorosos nas aposentado-rias e aumento dos impostos.

» tema capa 7DOMINGO  27 dezembro 2015

folhadeportugal.pt

O mundO em retrOspetiva: sETE mOmENTOs pArA rEcOrdAr

Grécia vota “não” e não sai da Zona Euro

Nelson Évora é medalhado de bronze■ com 31 anos e após recuperação de uma lesão, Nelson Évora mostra que ainda consegue ganhar medalhas a nível mundial no triplo salto.

com o resultado de 17,52m na sexta jornada dos mundiais de atletismo de pequim, após dois anos, o atleta consegue a meda-lha de bronze a 27 de agosto, representando assim portugal com uma elevada nota artística.

Queda do XX Governo Constitucional de Portugal

Recorde no número de pessoas refugiadas

Atentados de 13 de novembro em Paris

■ A coligação portugal à Frente, vence as eleições legislativas de 2015, com 36,38 por cento dos votos dos portugueses, e uma abstenção de 43,07 por cento, sendo interpretada como a maior de sempre.

sem vitória com maioria absoluta, pela primeira vez em portugal, é assinada uma oposição conjunta, pelos partidos (ps, pEV, pcp e BE), ao programa do XX Governo causando assim a sua queda, a 6 de novembro.

■ A crise humanitária, marcou o ano de 2015, em todo o mundo, principalmente na Euro-pa, devido ao seu crescimento exponencial.

segundo números que constam de um relatório do Alto comissariado das Nações Unidas para os refugiados (AcNUr), o ano de 2015 deverá bater um novo recorde de deslocados e refugiados no mundo, depois de em 2014 ter sido fixado em 59,5 milhões de pessoas.

■ Vários atenta-dos terroristas coordenados instalaram o ter-ror em paris. Fo-ram diversos os locais atacados, que incluíram a sala de espetáculos Bataclan e as imediações do Estádio de paris, dando origem a cente-nas de mortos e feridos graves. Os atentados foram reivindica-

dos pelo Esta-do Islâmico, a França fechou as frontei-ras e retaliou com bom-bardeamen-tos ao Estado

Islâmico, na síria.Um atentado classificado pe-

lo presidente François Hollande como “um ato de guerra, come-tido por um exército terrorista”. associated Press

■“Dentro de mim carrego uma alegria, vontade de viver, vontade que não existia. Existe em mim um grande valor, que nem ouro, nem dinheiro vale mais que o amor, devo a ti todo o meu progresso, graças a ti eu sou o que sou, obrigada Força Jovem, não te posso perder”, são estas as palavras cantadas por um dos integrantes do Força Jovem de Portugal, agradecendo assim, a oportunidade dada pelo grupo.Relembre os momentos marcantes do ano.

Muda Tua MenteO Muda Tua Mente, evento que se realizou em toda a Europa e teve o seu pontapé de saída em janeiro, primeiro em Portugal, seguindo depois para os restantes países na Europa, contou com a participação de milhares de jovens. O evento teve várias apresentações de dança, música e teatro revelando assim os vários talentos existentes entre os jovens.

Papo Jovem Sem Papas na LínguaRealizado em toda a Europa, este é um encontro temático dedicado especialmente às raparigas, no qual

todas têm a oportunidade de expor as suas dúvidas, de acordo com os temas abordados.

AcampaverãoUm acampamento realizado pelos integrantes do Força Jovem Europa, respetivamente em cada país e região. Durante três dias, os integrantes dirigem-se para um destino previamente escolhido, para poderem desfrutar da companhia de outros jovens, de forma consciente.

Olimpíadas AquáticasAs Ol impíadas Aquát icas decorreram a 19 de julho, em Lisboa com competições como natação sincronizada, estafetas, polo aquático e voleibol. Foram várias as regiões vencedoras.

Saiba Dizer NãoRealizado em vários países da Europa e também em Cabo Verde, foi o evento que contou com o maior número de jovens, com várias atrações, ensinando os jovens a dizer

não ao que lhes é prejudicial. Em Cabo Verde, estiveram presentes 50 mil jovens na praia de Gamboa, na cidade de Praia.

Desporto no Força Jovem EuropaEste ano, foi Rio Tinto que levou a taça para casa, no Apito Final, o Campeonato de Futebol em Portugal. Por toda a Europa, as modalidades foram diversificadas, sendo que o Futsal Cup, ainda se encontra a decorrer.

Duelo dos GigantesApós um ano em constantes competições, as regiões de Lisboa mostraram o seu melhor. Mas foi a Pontinha que saiu vencedora desta quarta edição do Duelo dos Gigantes.

No próximo ano“Em 2016 faremos com que o grupo, os projetos e os eventos sejam feitos com excelência e algumas novidades estão para vir, sendo que uma delas é o projeto Conexão Jovem na sua casa.

No Força Jovem, temos integrantes de várias idades e com histórias diferentes, mas todos têm uma coisa em comum: descobriram o verdadeiro jeito de ser jovem”, esclarece o coordenador do Força Jovem na Europa, Gelson Luís.

DOMINGO  30 novembro 2014

folhadeportugal.pt

DOMINGO  27 dezembro 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

Retrospetiva: um grupo emgrande evoluçãoSão jovens diferentes, que querem partilhar a alegria e a vontade de viver, tornando assim possível o trabalho do grupo Força Jovem Europa e a existência de grandes momentos em 2015.

Os eventos foram realizados em vários países da Europa, com a presença de milhares de jovens

●●● FORÇA JOVEM EUROPA

Desporto

Olimpíadas Aquáticas

Saiba Dizer Não

Papo Jovem Sem Papas na Língua

Duelo dos Gigantes

Acampa Verão

Muda Tua Mente

Redação

atualidade « 8

9» economia DOMINGO  27 dezembro 2015

folhadeportugal.pt

●●● ENCONTRO EMPRESARIAL ENTREVISTA

Aprender a expandir o negócio para vencerAs empresas portuguesas enfrentaram a mais dura crise desde de meados de 2011. Muitas conseguiram superar as dificuldades através da expansão para novos mercados.

■O tecido empresarial português alterou-se substancialmente nos últimos anos, facto que fica a dever-se tanto à crise como à globalização.

Esta última tem um efeito muito grande tanto nas empresas como nas economias, pois ao mesmo tempo que aumenta a circulação de pessoas e capitais, que facilita a expansão, traz também muitas empresas para Portugal, o que obriga outras a adaptarem-se a novas realidades.

Isto obriga os empresários a estarem atentos às alterações do mercado, para que as empresas possam estar sempre prontas a realizar mudanças, de forma a que o seu negócio possa conquistar cada vez mais quota de mercado.

Com a finalidade de contribuir para a evolução de muitas empresas, existe o Encontro Empresarial, para que o empresário seja motivado e consiga

alcançar os seus objetivos.Muitos empresários que participam

nestas palestras conseguiram aprender e ter acesso a ferramentas que lhes permitiram relançar ou abrir novas empresas.

ExpansãoQuando uma empresa consegue um grande contrato, é motivo de satisfação, mas este traz consigo não só benefícios como também responsabilidade, ou seja, mais compras e mais encargos com a produção.

Com o intuito de fornecer ferramentas aos empresários da região de Lisboa, o tema do Encontro Empresarial realizado na capital portuguesa foi a expansão empresarial. Nesta palestra, o orador principal, Manuel Teixeira, teve a colaboração de César Ribeiro.

Os dois abordaram vários pontos necessários para que a expansão seja

uma realidade, assim como, a forma de minimizar os riscos de uma determinada atividade.

Antes do empresário procurar expandir a sua empresa, deve procurar expandir a sua mente e usá-la de forma racional, tendo sido este um dos tópicos da palestra.

Foram apresentados a todos os presentes alguns passos a ter em conta no momento de querer expandir a empresa: avaliar a viabilidade do projeto; avaliar a capacidade de resposta a novos mercados; certificar-se de que está à altura do projeto de expansão; conhecer as forças e fraquezas da sua empresa; conhecer bem os recursos financeiros e humanos necessários; ter capacidade de produção e logística adequada.

No fim da palestra todos os empresários e comerciantes tiveram oportunidade de confraternizar, fazendo trocas de contactos para futuros negócios.

Folha de Portugal (F.P.): Como chegou ao mundo dos negócios? António Carvalho (A.C.): Estava no desemprego, totalmente derrotado, pois a empresa para a qual trabalhava faliu sem remunerar, devidamente, todos os funcionários. Tive a oportunidade e a coragem de negociar com os ex- -proprietários, que neste caso eram a minha entidade patronal, ficando com o negócio. Contudo, não consegui prosperar.

Posteriormente abrimos a nossa atual empresa, Cozinha de Bairro, que festeja o seu quarto aniversário agora, simbolizando Sacrifício, Atitude e Ousadia.

F.P.: Em que consiste a sua empresa?A.C.: A Cozinha de Bairro pretende proporcionar a todos os clientes um ambiente idêntico ao que temos no nosso lar, com funcionários afáveis, bem dispostos, comida caseira e tranquilidade.

F.P.: Como estava a sua visão como empresário?A.C.: Tínhamos uma postura leviana com toda a burocracia que exigia o nosso negócio. A nossa atitude não era de todo positiva para com os funcionários e julgávamos que eles estavam sempre errados, o que não correspondia à realidade. Não acreditávamos no nosso potencial enquanto gestores pois o medo do fracasso consumia qualquer tipo de ideia que pudesse surgir e culpávamos a crise pelo insucesso.

F.P.: Como é que o Encontro Empresarial o ajudou?A.C.: O Encontro Empresarial ajudou-nos essencialmente a acreditar que somos capazes, que realmente somos bons naquilo

em que nos especializámos. Percebemos que as dificuldades irão sempre existir, mas a nossa atitude perante as mesmas tem de ser obrigatoriamente positiva, de forma a mudar, positiva e radicalmente, os resultados que queremos atingir. Friso dois ensinamentos fundamentais: a atitude positiva gera maravilhas e, o sacrifício, a dedicação e a Fé dão-nos a capacidade de lidar com praticamente todas as situações negativas que vão surgindo no nosso caminho, de uma forma tranquila.

A visita que fizeram ao nosso estabelecimento motivou-nos, de forma a colocar em prática tudo aquilo que já tínhamos outrora pensado, mas, por medo e inércia, não tínhamos tido a coragem de fazer.

F.P.: Qual é a sua visão para o futuro?A.C.: No futuro queremos expandir o nosso negócio, tanto a nível territorial como comercial inovando em sabores e produtos exclusivos e na abordagem ao nosso cliente.

F.P.: Que conselhos dá a quem tem um projeto empresarial, mas tem medo de arriscar? A.C.: Participe nas palestras do Encontro Empresarial. Depois, avalie a situação da sua empresa de forma humilde, de modo a perceber as fraquezas e as forças do negócio a que se propõe. Crie estruturas diferenciadas e criativas e acredite que é capaz. Ousem, criem e acreditem!

“Ousem, criem e acreditem!”

PUB

João Filipe [email protected]

DOMINGO  27 dezembro 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

●●● ELEIÇÕES EM ESPANHA

■O Partido Popular (PP) de Mariano Rajoy obteve o seu pior resultado desde 1989 e o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), de Pedro Sánchez o pior resultado desde que há democracia em Espanha (1977).

O Partido Popular conseguiu a maioria dos votos, 28,7 por cento, aos quais correspondem 123 deputados, menos 63 assentos parlamentares do que nas eleições de 2011.

Em segundo lugar ficou o PSOE, com 91 lugares e 22,19 por cento dos votos. O Podemos (esquerda radical) é agora a terceira força

política, com 59 deputados e 20,61 por cento dos votos. O Ciudadanos surge em quarto lugar, com 40 deputados e 13,8 por cento dos votos.

No entanto, o facto de não ter conseguido maioria nas eleições, vai dificultar a vida de Mariano Rajoy, que terá que negociar para poder continuar a governar.

Podemos é a terceira força políticaO secretário-geral do Podemos, Pablo Iglesias, reafirmou que os resultados das eleições gerais em Espanha indicam “o fim do bipartidismo” e considerou como prioridade do seu partido, uma reforma constitucional ampla.

“Hoje nasceu uma nova

Rajoy vence eleições mas Espanha poderá estar ingovernávelAs eleições do passado dia 20 deixaram tudo em aberto em Espanha, e um clima de incerteza sobre o novo Governo a pairar no ar. O PP ganhou mas Mariano Rajoy não terá a vida facilitada.

Espanha. Inaugura-se uma nova etapa política no país. As forças da mudança obtiveram mais de 20 por cento dos votos, mais de cinco milhões de votos em todo o país”, afirmou, numa referência ao seu partido e às formações que apoiou.

O Podemos foi a força política mais votada na Catalunha e no País Basco, e a segunda mais votada em comunidades como Madrid e Galiza.

“Acabou-se o sistema da rotação [de poder] em Espanha, acabou-se o bipartidismo. Somos a única força política de âmbito estatal capaz de liderar um acordo plurinacional que respeite as forças da mudança” que os espanhóis pedem, disse Pablo Iglesias, citado pela agência Lusa.

Espanha ingovernável?Num panorama de incertezas, é certo que Mariano Rajoy vai ter de negociar alianças e agora, o Ciudadanos e, sobretudo, o Podemos têm uma palavra a dizer.

É pouco provável que se repita o que aconteceu em Portugal, uma vez que para isso, o PSOE, o segundo partido mais votado, teria que tentar uma aliança com os restantes partidos de esquerda e com os nacionalistas, mas teria de ser sempre um acordo com mais de três partidos, muito mais difícil do ponto de vista pragramático e ideológico do que no caso português. As diferenças entre o PSOE e o Podemos são drásticas, nomeadamente na questão do referendo na Catalunha.

Rajoy, por sua vez, precisa de uma maioria parlamentar de 176 assentos, que mesmo com uma hipotética união ao Ciudadanos, não consegue, pelo que terá que tentar aliança com um terceiro partido.

Os media espanhóis utilizaram a expressão “ingovernável” para caracterizar o cenário político que se verificou depois do fecho das urnas e, de facto, os resultados indicam que a formação de Governo será muito difícil no país de “nuestros hermanos”.

A formação de Governo será muito difícil em Espanha

Joana Marques [email protected]

-PP: O Partido

Popular de Mariano Rajoy

foi o mais votado em

Espanha, com 28,7% dos votos e 123

deputados. Ainda assim,

foi um resultado muito afastado da maioria absoluta.

-PSOE: Os socialistas ficaram em

segundo lugar com 91 deputados e

22,2% dos votos. Estes

foram os piores resultados do PSOE de Pedro

Sánchez desde que há democracia em

Espanha.

-Podemos: O partido de

Pablo Iglesias é a terceira

força política em Espanha,

com 20,6% dos votos e

69 deputados no parlamento.

Na Catalunha e no País Basco

ficou à frente do PP.

-Ciudadanos: Conseguiu

40 assentos parlamentares

e 13,9% dos votos. É a

quarta força política e,

juntamente com o Podemos,

o partido de Albert Rivera tem agora uma palavra

a dizer.

10 internacional «

BOMBA FALSA EM VOO DA AIR FRANCE❚Um casal de passageiros do voo da Air France Maurícias--Paris, a bordo do qual foi descoberto um objeto suspeito, foi detido em Paris. A Air France apresentou uma queixa contra desconhecidos, após a descoberta de um objeto suspeito a bordo. A descoberta do objeto, forçou o voo AF462 com 459 passageiros e 14 tripulantes, a aterrar de emergência no Quénia.

DESLIZAMENTO DE TERRAS NA CHINA❚As autoridades chinesas declaram cerca de 91 desaparecidos devido a um deslizamento de terras, numa zona industrial, que enterrou mais de 30 edifícios num mar de lama. O deslizamento, deveu-se à excessiva acumulação de resíduos de construção e terra. O acidente provocou uma rotura num gasoduto e consequente explosão, que deixou 10 hectares de terra cobertos de escombros.

CERCA DE 50 FOGOS NAS ASTÚRIAS❚Um incêndio florestal, nas Astúrias, Espanha, obrigou a guarda civil a encerrar vários troços de estradas e a ligação por caminho-de-ferro entre as Astúrias e a Galiza, devido ao fumo intenso. O incêndio, atingiu cinco habitações e um bairro. Na região registam-se cerca de 50 fogos, o que levou o Governo Regional a declarar o nível um do Plano de Incêndios Florestais do Principado das Astúrias.

TURQUIA RETIRA TROPAS DO IRAQUE❚A Turquia anunciou que “continuará” a retirar as suas tropas do Iraque, um dia após o Presidente norte-americano, Barack Obama, ter sugerido essa medida ao Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan. Obama insistiu na necessidade de Ancara “respeitar a soberania e integridade territorial do Iraque”, segundo um comunicado divulgado pela Casa Branca, e aconselha Ancara a agir o mais depressa possível.

pelo mundo

Não perca a oportunidade de ser um patrocinador!

bem-estar « 12

Mousse de liMão e Morango

semanareceita da

Preparação:Triture os morangos, e reserve alguns para decorar. Numa taça, misture o puré de morangos, o sumo dos dois limões e o leite condensado. Bata as natas e vá misturando aos poucos e com cuidado (para não baixar) ao preparado anterior. Distribua por copinhos transparentes ou taças e deixe repousar no frigorífico, no mínimo durante duas horas.

Ingredientes: � 1 lata de leite condensado �2 limões �250g de morangos �½ litro de natas para bater

PUB

DOMINGO  27 dezembro 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

Pequenas mudanças que vão reduzir o stresse na sua vidaAno novo, vida nova... Se acha que o seu 2015 foi muito stres-sante e está empenhado em fazer algumas mudanças em 2016 para que isso não acon-teça, aqui ficam algumas dicas.

■O trabalho, as contas, a família, os amigos, nós próprios... Existem mil e uma coisas para fazermos no dia a dia e, por vezes, o tempo parece que não chega. Saiba que há alguns comportamentos simples que pode adotar e que vão tornar a sua vida mais fluída, menos stressante e mais feliz.

Pare de correr para todo o lado - Costumamos ter pressa em todos os lugares e a realizar todas as tarefas. Tente passar um dia em que não se queira despachar em lado nenhum. Leve mais tempo para fazer tudo. Desfrute do dia a um ritmo calmo. Pare para conversar, conduza devagar e em segurança. Vai ver que no final do dia valeu a pena.

diminuem o risco de diabetes e tornam o seu coração mais forte. O exercício também pode ajudar a combater a depressão devido à libertação de endorfinas, as hormonas do bem-estar.

Saia com amigos - Tire um final de tarde e divirta-se com os amigos. Distraem-nos, ajudam-nos a colocar os problemas em perspetiva e muitas vezes até nos dão as soluções com

meia dúzia de palavras. Saia, relaxe e aproveite os seus amigos.

Dormir é o segredo para todos os males - Deite-se antes das 23 horas e durma pelo menos oito. É importante que tenha uma noite tranquila e sem problemas, pois dormir é fundamental para controlar a produção hormonal, um fator essencial na regulação do stresse. Fonte: lifestyle.sapo.pt

Joana Marques [email protected]

Tente introduzir ritmos e estilos de vida calmos no seu dia a dia.

Chegue cedo - Lembre-se que há trânsito e acidentes na estrada todos os dias ou que pode surgir um imprevisto. Acorde com tempo

para tudo isso. Tente ser o primeiro a chegar ao trabalho e verá que isso lhe vai dar alguma sensação de conforto e ajudá-lo a estar mais calmo o resto do dia.

Crie uma rotina saudável - Se acorda a discutir com o marido/mulher, a gritar com os filhos e a arranjar o que devia ter preparado na noite anterior é normal que o resto do dia fique estragado. Escolha a roupa, prepare a carteira ou mochila, escolha o almoço,

esvazie a máquina da loiça antes de se deitar... Faça o que puder

para que a manhã seguinte seja mais tranquila.

Pratique mais desporto - Exercícios como a corrida, caminhada, natação ou a dança, ajudam a que se sinta melhor,

Tire um final de tarde e divirta-se com os amigos

FolhaSUPLEMENTO JORNAL FOLHA DE PORTUGAL ■ DOMINGO, 27 dezembro 2015

Pág. 5i

bispo Júlio Freitas

Pág. 3i

Tire a cara do chão!

Para mudar de vida

bispo Edir Macedo

2iDOMINGO ■ 27 dezembro 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

“Sofri de bullying”❚ “Frequentava o Centro de Ajuda (CdA) desde pequena, mas com o tempo fui-me afastando porque pen-sava que as crianças não precisavam de Deus. Aos nove anos comecei a sofrer de bullying sem causa apa-rente, uma situação que se prolongou até aos 13, tendo ido, inclusi-vamente, parar ao hospital uma vez. Tinha depressão, ataques de pânico, ouvia vozes, via vultos, tinha medo da morte, medo de mim mesma... sentia revolta, confusão, isolava-me, tinha complexos, pe-sadelos, falta de apetite... Cheguei a um ponto em que tentei o suicídio”.

O fruto do Sacrifício“Decidi voltar para o CdA e com o tempo vi mudanças, mas não era uma transformação. Tomei a decisão de me libertar e não foi algo fá-cil. Depois de conseguir, batizei-me nas águas, mas ainda me faltava preencher algo. Antes mesmo de chegar o Jejum de Daniel, já esta-va na Fé e vivia cada dia intensamente.No último dia do Jejum, cobrei o cumprimento da promessa e do fru-to de todo o meu Sacrifício e aconteceu aquilo que tanto buscava. A partir de então houve a transformação. Deixaram de existir em mim, os complexos, as angústias e a tristeza e tudo isso, foi substituído por uma paz, uma alegria e uma compaixão, que até hoje só aumenta!”

Cláudia

Deprimida e sem objetivos❚ “Antes de receber o Espírito Santo era uma pessoa deprimida, frustra-da e sem objetivos, pois pensava que não havia mais solução para minha vida.No último Jejum de Daniel, agarrei a oportunidade de me ver livre de todos esses sentimentos e receber o Espírito Santo.Entreguei-me ao Senhor Jesus de Corpo, Alma e Espírito, e durante esse período pedi que Deus tivesse misericórdia de mim. Percebi a sua presença na minha vida, ao sentir uma Paz muito grande dentro de mim.Aprendi a perdoar e hoje estou livre de todos os sentimentos que me aprisionavam. Passei não só amar a minha Alma, como tam-bém a do meu próximo”.

lígia

Daniel era um ser humano que tinha preocupações, problemas, anseios e crenças, tal como cada um de nós. Porém, este homem fez uma escolha para o seu, aparentemente, problema de impossível resolução... separou-se, dedicando três semanas (21 dias) ao jejum e à oração, os quais culminaram na visitação do Espírito do Senhor com uma revelação para este escolhido de Deus.

Esta sua atitude, na verdade, acabou por lhe salvar a vida e Daniel viu a sua comunhão com Deus ser intensificada de tal forma que ele se distinguia entre os demais: “Então, o mesmo Daniel se distinguiu... porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava em estabelecê-lo sobre todo o reino” (Daniel 6.3).

O que diferenciou Daniel foram as escolhas que foi capaz de fazer: teve força suficiente para se separar daquilo que não lhe convinha, pois priorizava sempre, acima de tudo, a sua relação com Deus!

“Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se” (Daniel 1.8).

E esta mesma escolha tem sido feita por milhões de pessoas no mundo inteiro, quando participam no JEJUM DE 21 DIAS, do qual Daniel foi pioneiro. E estas mesmas pessoas foram então transformadas, superaram traumas, complexos, manias, vícios, fraquezas, fantasias, e porque muitas se sentiam frias, viram a sua comunhão com Deus sofrer um avivamento sem precedentes!

Faça a escolha inteligente, no curso de 21 dias, separe-se da informação secular totalmente dispensável à sua relação com Deus. Termine 2015 da forma correta e lance-se em 2016 totalmente livre das algemas que têm prendido o seu espírito!

NO CENTRO DE AJUDADE 28 DE DEZEMBRO A 17 DE JANEIRO

“Só pensava nos problemas”❚ “Antes do Jejum de Daniel era uma pessoa muito nervosa. Quando bus-cava o Espírito Santo na Igreja, a mi-nha cabeça estava sempre noutro lu-gar, nos problemas e naquilo que tinha para resolver.Deixei de ver televisão, deixei de ouvir música e comecei a ter mais tempo para ler a Palavra de Deus. No meu dia a dia, afastei-me de to-das as notícias do mundo e o meu pensamento está sempre em Deus”.

Entrega a 100%“Dentro do Centro de Ajuda, quando oiço a Palavra de Deus já não me foco nas coisas do mundo. No meu casamento também estou muito melhor. Era uma pessoa que me irritava muito com o meu ma-rido e agora isso já não acontece. Através do Jejum, obtive sabedoria para lidar com o meu marido. No que respeita à saúde, deixei de to-mar medicamentos. Espiritualmente, sinto-me mais forte, houve uma transformação no meu interior, recebi o Espirito Santo e estou 100 por cento no Altar.”

Tânia

centro de ajuda . Superação

As pessoas costumam pensar que se tives-sem ou viessem a acontecer determina-

das coisas, as suas vidas mudariam. Muitos casam-se, jogam na lotaria, estudam, mudam de cidade, rou-bam e até matam com o intuito de possuir uma determinada pessoa, objeto ou condição que acreditam ter o poder de mudar as suas vidas.

Mas, como podem mudar de vida se o que controla as suas atitudes e dirige as suas escolhas não for mu-dado? Como podem desfrutar do novo se a forma de lidar com o que recebem permanece antiga?

O segredo para mudar de vida é mudar de mente. Se quer ter uma

nova vida, precisa absorver novos pensamentos. Só assim estará apto para tomar novas atitudes, e, conse-quentemente, terá novas oportuni-dades e novos resultados.

Foi o que Gideão fez. Primeiro mudou de pensamento – pensou em ter mais ao invés de se contentar. De-

pois, mudou de atitude – foi malhar o trigo no lagar ao invés de ficar na caverna. Logo, teve uma nova opor-tunidade – a de sacrificar para Deus. E, por fim, obteve novos resultados

– libertou Israel da opressão dos mi-dianitas e ficou riquíssimo.

Tudo o que acontece no ambiente, primeiro aconteceu na mente de al-guém. Nada pode ser realizado ou concretizado se antes não for assi-milado e processado pelo raciocínio. Por isso, se quer que algo aconteça no seu exterior, primeiro ele deve acontecer no seu interior. Se quer mudar o que está fora, é preciso mudar o que está dentro. Caso con-trário, a mudança nunca ocorrerá de fato.

Se quer algo novo, mas não está a ver isso acontecer, veja se os seus pensamentos permanecem antigos dentro de si. Talvez carregue um pensamento antigo sobre o Sacri-fício – que já sacrificou no passado, sobre a sua própria vida – que ela já mudou muito – e até sobre Deus – que Ele fez isso ou aquilo em outros tempos.

Atualize sua mente como Gideão, quando ele disse:

“(...) E que é feito de todas as Suas maravilhas que nossos pais nos contaram(...)? Porém, AGORA, o SENHOR nos desamparou e nos en-tregou nas mãos dos midianitas” (Juízes 6.13).

Ou seja, ele não se satisfez com o antigo, com o que Deus fez no pas-sado; queria resultados atualizados e novos para contar.

Você tem a nova oportunidade de sacrificar. Mas, se lidar com essa nova oportunidade da forma antiga, com pensamentos velhos, não vai funcionar.

Troque os seus pensamentos anti-gos por novos, para trocar a sua vida antiga por uma nova. Troque o “eu já fiz isso” por “eu vou fazer aquilo”; o “isso já aconteceu” por “aquilo vai acontecer”; e até mesmo o “eu fui isso” por “eu serei aquilo”. Para mudar de vida, você precisa fazer isso. Atualize a sua mente e tenha o seu testemunho tão atual quanto a Palavra de Deus.

❚ realizar casamentos❚ realizar batizados (adultos)❚ dar aconselhamento matrimonial❚ aconselhar e acompanhar indivíduos toxicodependentes❚ aconselhamento pastoral❚ participar na Santa Ceia❚ realização da unção com óleo❚ visitas ao domicílio❚ visitas a doentes no hospital❚ visitas a presidiários❚ distribuição de cestas básicas às famílias carenciadas❚ distribuição de bens (roupas, mobílias, eletrodomésticos, etc.) a pessoas carenciadas❚ acolher o Instituto Português do Sangue nas suas instalações para a doação de sangue❚ ajudar a manter o Lar de Idosos Universal❚ apresentação de crianças (não batiza crianças, somente adultos)❚ participar no Grupo de Jovens "Força Jovem"❚ a realização de orações❚ a entrada nas igrejas e participação nos cultos❚ participação em Concentrações, em locais como: Coliseu dos Recreios, Pavilhão Rosa Mota, estádios, Pavilhão Atlântico, etc.❚ ajudar a manter a Sociedade “Pestallozi” (presta assistência aos portadores da síndrome de Down)❚ manter a Fazenda Nova Canaã❚ a realização de cursos informáticos❚ aconselhar e apoiar na escolha de uma carreira profissional❚ atendimento telefónico pela linha amigo 24 horas❚ apoio a mulheres vítimas de abusos❚ apoio e aconselhamento a indivíduos dependentes alcoólicos❚ visitas a lares de terceira idade❚ dar alimento aos sem-abrigo❚ apoio em catástrofes❚ a realização de atividades lúdicas e desportivas com os jovens❚ aconselhamento e campanhas na prevenção do HIV❚ transporte de pessoas com dificuldades de locomoção❚ estacionamento no parque da Igreja❚ estudos Bíblicos realizados❚ entrada e participação no maior Congresso Financeiro do País❚ realização de funerais❚ distribuição do Óleo Santo de Israel❚ cursos de Teologia (IBURD)❚ milagres que acontecem em todos os Centros de Ajuda espalhados pelo Mundo.

Só ensina às pessoas a VERDADE. O dízimo, como também as ofertas, são mandamentos bíblicos.

O CENTRO DE AJUDA NÃO COBRA PARA D

DEFINA HOJE O QUE QUER VIVER AMANHÃ!

DOMINGO ■ 27 dezembro 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

3i

bispomacedo.com.br/blog youtube.com/obispomacedo twitter.com/BispoMacedo facebook.com/BispoMacedoAcessos oficiais

23H às

diar iamenteBp. Macedo

LISBOA 107.7 FM

PORTO 95.5 FM

COIMBRA 92.6 FM

COIMBRA 98.7 FM e 107.8 FM

AÇORES 91.1, 91.0 e 94.0 FM

ÉVORA 90.4 e 95.5 FM

FUNCHAL 100.0 FM

LEIRIA 101.3 FM

PORTIMÃO 91.8 - 92.4 - 93.7 FM

¢e também na , pelas 14H (hora de Lisboa)

bispo Edir Macedo

Para mudar de vida

Troque os seus pensamentos antigos por novos, para trocar a sua vida antiga por uma nova

centro de ajuda . Reflexão

4iDOMINGO ■ 27 dezembro 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

Qual o tipo de Fé que realmente agrada a Deus?Há várias formas de manifestar a Fé, mas nem todas agradam a Deus. Se quer ouvir a voz de Deus de modo a conseguir uma resposta para as suas preces, então medite na Sua Palavra.

D e visita missionária por Portugal, o bispo Edir Macedo tem percorrido

diversos Centros de Ajuda do país, ministrando reuniões especiais em cada um.

No passado dia 20, esteve no Templo Maior, em Lisboa, com mais de duas mil pessoas a assistir à palestra.

O orador frisou a diferença entre orar a Deus e meditar na Sua Palavra, e sublinhou ainda os elementos essenciais que devem existir na Fé que agrada a Deus.

“Quando oramos a Deus, falamos com Ele e depois de terminada a oração, ficamos na expetativa da Sua resposta. Quando meditamos na Palavra de Deus, quando raciocinamos, Ele fala connosco. O que é que é mais importante, você falar com Ele ou Ele consigo? Aqui está a grande diferença e é por isso que muitas pessoas vêm à Igreja e pedem, pedem, pedem... Mas nunca sabem o que é que Deus quer delas. Querem uma resposta mas só pedem. Quando se quer uma resposta tem que se meditar na Palavra de Deus pois é através desta que Ele fala connosco. Quer ouvir a voz de Deus? Então medite na Sua Palavra”, frisou o bispo Edir Macedo.

A Fé que agrada a Deus“De fato, sem Fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11.6).

Há várias formas de manifestar a Fé, mas nem todas agradam a

Deus. “Um muçulmano terrorista que coloque um cinto de bombas e se faça explodir matando várias pessoas, está a manifestar a sua fé, a fé em que acredita... Será que a fé do muçulmano terrorista agrada a Deus? Um católico que vai ao Vaticano ver o Papa está a expressar a sua fé, mas será essa a fé que agrada a Deus?

Será a fé do evangélico que vai à Igreja, faz as suas ofertas, ora, mas mantém dentro de si uma mágoa contra outra pessoa, que agrada a Deus?”, questionou o palestrante.

“É uma Fé que abrange Justiça, ou seja, tenho que viver uma vida justa, correta, íntegra, não posso mentir nem enganar, tenho que ter um caráter justo; a minha Fé tem que envolver a Misericórdia, isto é, tenho que olhar para as outras pessoas

como se olhasse para mim, ajudar os outros, querer o melhor para eles como quero para mim; tem que ter também a Certeza, a convicção de que Deus é comigo”, esclareceu.

Justiça, Misericórdia e FéAssim, a Fé tem que estar apoiada na Justiça, Misericórdia e na própria Fé.

“A justiça diz respeito a Deus. Deus é Justiça, é o justo Juiz; a misericórdia diz respeito ao Deus-Filho. Jesus manifestou a Sua misericórdia vindo ao mundo, dando a Sua vida para nos salvar; e, finalmente, a Fé, que é o Espírito da Fé, o Espírito que vem

¡Joana Marques [email protected]

A Fé que agrada a Deus é acompanhada de obras, atitudes, Sacrifício e perdão

centro de ajuda . Nacional

DOMINGO ■ 27 dezembro 2015

5i

Tire a carado chão!

se algo está mal......mantenha-se bem!

Bispo Júlio Freitas Por seu servo em Cristo,

bispojulio.com

Q ueremos tanto, mas tanto... mas sabemos que vai doer e não é pouco...

se pudermos tentamos evitar, isso é certo, mas, para quem sabe mesmo o que quer, o Sacrifício não é uma imposição, é uma necessidade.

Gideão já vivia com medo e, literalmente, com a cara no chão, devido à miséria extrema em que se encontrava juntamente com toda a sua família e por conta da opressão a que era submetido por parte dos midianitas e os amalequitas, como também os povos do Oriente, que subiam contra ele... porém, ele teve uma escolha, assim como, mesmo hoje em dia, permanecer com medo dentro de uma caverna escura, com a cara no chão, é uma escolha, uma decisão de cada um de nós.

Quantas não são as pessoas, nos dias que correm, que vivem com medo de perder a pouca saúde que têm, a família (ainda que disfuncional e desunida), o trabalho que só lhes rende o salário mínimo, ou os poucos bens que lhes restam? Infelizmente, a grande maioria!

Gideão, quando “escondeu” o poste-ídolo, o altar de Baal e o segundo boi, oferecendo o que ele queria e não o que Deus queria e depois pediu, acabou por ficar ainda mais com a cara no chão e, ainda por cima, com medo de morrer.

Quem fica com a cara no chão e com medo de morrer, mesmo estando diante do Anjo-Verdade (como Gideão estava), é porque está a tentar “esconder”, está a negar a Deus a sua entrega total, materializada por meio do seu Sacrifício voluntário.

Agora, foquemos “a cara no chão” dos que já estão fora da caverna (já conhecem a Verdade, foram iluminados), mas estão com a cara no chão, devido a doenças não curadas, vícios,

traumas, complexos, manias não superadas, vida sentimental não realizada, vida conjugal frustrada, vida financeira endividada, vida familiar separada ou vida espiritual fraca...

Quando esta pessoa se entrega totalmente por meio do Sacrifício voluntário, oferecendo o que Deus quer, então, fica de pé para enfrentar seja o que for e vencer! Ainda que tenha que enfrentar as ameaças, críticas e insultos de toda a sua família, da própria nação e ainda que tenha 135 mil problemas, ela vai enfrentar e VENCER, porque não está com medo nem com a cara no chão.

Depois do Sacrifício feito como pedido e inspirado pelo Próprio Deus, tal como Gideão fez, a pessoa passa a estar com a Espada (Palavra) na mão e com a revolta no coração (Fé-Consciente).

Esta é a realidade: sabemos o que temos que fazer e que é impossível não Sacrificar voluntariamente o que Deus quer e pede, porém, precisamente por ser extremamente difícil é que, muitas vezes, tentamos “esconder”.

Agora, reflita comigo, onde é que Gideão conseguiu o touro se os inimigos destruíam tudo em Israel? Eles tinham aquele animal escondido!

Gideão fez o que muitos continuam a fazer, tentam “esconder” de Deus o que lhes dá uma certa esperança, segurança!

Mas, para fazer o que Deus está a pedir, precisa de usar a Fé-Revoltosa, pois, só essa faz a pessoa deixar de “esconder” e de se esconder!

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Visita Missionária

Para quem sabe mesmo o que quer, o Sacrifício não é uma imposição, é uma necessidadeClamor pelos pedidos

no Vale Gideão A Fogueira Santa, tem como um dos principais passos a apresen-tação dos pedidos de cada um dos participantes deste propósito a Deus, num local santo.

■O clamor foi feito no Vale de Gideão, dirigido pelo bispo Edir Macedo e com a presença de vários bispos, responsáveis pelo trabalho evangelístico em vários países.

“Aqui estão os pedidos de ponta a ponta deste mundo, de Norte a Sul, de Este a Oeste. Assim como o Senhor disse: se o meu povo não me honrar, as próprias pedras clamarão, e as pedras, têm-se juntado a nós todos os anos e nós nos juntamos às pedras para clamar pelo teu povo em redor do mundo”, afirmou o bispo Edir Macedo.

Os pedidos provêm de todo o mundo, trazidos por cada um dos bispos responsáveis, de forma a que ninguém perca a oportunidade de ver a solução nas suas vidas.

“Não sei quais são as necessidades do Seu povo, os seus problemas, mas creio, meu Pai, que aqui estão

os pedidos, clamores, súplicas, gemidos, de almas que têm estado no teu Altar, para que o teu Espírito venha a recebê-las”, orou o bispo.

Unidos num só objetivo, os bispos clamaram em prol da concretização de cada um

dos pedidos.A oração pelos dizimistas foi

também realizada em Gilgal pelo bispo Edir Macedo.

de Deus, a Fé-Viva”, disse.A Fé que agrada a Deus é dirigida,

orientada, inspirada pelo Espírito Santo. “Por exemplo, quando se convence finalmente de que a sua vida depende da sua entrega total no Altar, quando se despoja de si mesmo, essa atitude é do Espírito Santo, é uma revelação d´Ele para si. É uma direção, uma inspiração, que vem do Espírito Santo e essa é a Fé que agrada a Deus e que traz a resposta imediata.

A pessoa toma consciência de que, se quer uma vida nova, terá que entregar a vida velha no Altar pois não pode viver as duas vidas, tem que morrer para o mundo e nascer para Deus”, acrescentou ainda o orador.

A Fé que agrada a Deus tem a ver com uma atitude que vai de acordo com o caráter de Jesus.

“Tem a ver com justiça, com o que é correto, com verdade, honestidade, tem a ver com compaixão, misericórdia... É uma Fé acompanhada de obras, de atitudes, de Sacrifício, de perdão. A sua vida não depende de Deus, depende da sua Fé que Ele já distribuiu para todos. O que é que tem feito com a sua Fé? Esta vai de acordo com o que está escrito ou com os seus interesses pessoais? Se não moldar a sua vida de acordo com essa Fé, esta não agrada a Deus e, consequentemente, vai ser igual aos outros todos e a sua vida não vai mudar”, concluiu o bispo Edir Macedo.

6iDOMINGO ■ 27 dezembro 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Coisas de Mulher

crónica Viviane Freitas

“Quando vê Deus dar uma resposta a alguém, é quando ela raciocinou”

Já a outra parte, deve confiar em Deus, pois quando há con-fiança n’Ele, não há medo, per-

turbação ou insegurança. Está segura, sabe que nada vai dar er-rado, porque Deus é consigo! Faço a minha parte, e se houve algum erro, vou aprender com ele. Con-fie, conserte-se, resolva-se!

Ao longo das crónicas, pode perceber que estamos a falar do que está dentro de si, não simples-mente do que faz exteriormen-te, ou seja, o que importa é estar

diante de Deus, aproveitar bem as situações, pois estas são as suas oportunidades de reparar os seus erros, os seus inconvenientes, levando-a a sentir a dor por ser injusta para com Deus.

E é assim que Ele faz algo dentro de mim!

Eu não chego a Deus e Ele me atende quando só quero que Ele faça a Sua parte, mas quando reparo em mim mesma, no meu procedimento, nas minhas atitu-des e com dor, quero oferecer-Lhe

algo justo! Quando chego a Ele e falo, “derramo-me”, não há como não chorar, porque quando me vejo injusta, vejo que Deus não merece essa minha oferta.

Quando a minha oração de en-trega é real, porque digo o que está a acontecer dentro de mim, não importa o que o Pastor este-ja a dizer, o que os outros dizem, o que importa é ser sincera, en-tregar tudo, expor tudo o que há dentro de mim a Deus.

Minha amiga, seja racional!

Quando vê Deus dar uma respos-ta a alguém, é quando ela racio-cinou.

Aquilo que é ilusório, passagei-ro, que é “conversa fiada”, Ele não responde. Todos podem ter uma “conversa fiada”, mas a conversa séria e sincera, expondo tudo o que está dentro de si, nem todos o fazem.

E quando o seu coração fica irado, o que fazer? (PARTE II)

visite: VivianeFreitas.com

Um grande abraço.

Na próxima semana

estaremos de volta!

Um ano de 2016 cheio de planosO ano novo está a chegar e cada pessoa já tem os seus planos para o futuro, mas estes planos serão realizáveis? Quais devem ser as suas prioridades?

O ano novo está a começar e o velho a terminar, e questionamo-nos sobre

o porquê de não termos conseguido concluir os planos definidos no ano anterior.

Na verdade, o grande problema não está nos planos que foram efe-tuados, mas sim, no facto de termos

definido algumas metas, sem pla-near ou pensar na estratégia mais correta para que se tornem reais.

No início do ano, são muitos os

planos que fazemos, como, comprar ou trocar o carro, emagrecer, pou-par dinheiro, ser uma melhor pro-fissional, dentre outros desejos que ano após ano, nos propomos a rea-lizar, porém nem sempre consegui-mos obter sucesso. O segredo para começar o ano novo com sucesso, será passar do desejo para a ação.

Como fazer com que os planos resultemO psicólogo Richard Wisemen, realizou uma pesquisa com três mil participantes, na qual todos apresentaram as suas resoluções de final de ano. No início do ano, 52 por cento dos participantes estavam altamente confiantes no sucesso dos seus planos, mas no fim das contas, 88 por cento falharam e apenas 12 por cento das pessoas conseguiram alcançar as suas metas.

Mas o que falhou? O que poderá

melhorar e evitar para alcançar os seus objetivos?

Para que aumente as suas possibilidades de conseguir colocar em prática as suas resoluções de ano novo e tornar os seus desejos reais, aumentando assim o número de “heroínas” em 2016, será preciso ter atenção a dois pontos: Atitude e Organização.

Ao fazer planos, devemo-nos comprometer a um plano específico para quando e onde irá realizar cada um dos objetivos traçados. Quanto mais determinada e organizada for, maior será a possibilidade de obter êxito na realização das suas metas.

As possibilidades de um plano de sucesso, diminuem quando a sua atitude e o seu esforço diminuem, por isso passe para a ação e não tenha medo de falhar. Comece já, pois dos erros vêm os grandes sucessos!

Coloque em prática as suas resoluções de ano novo e torne--se uma “heroína” em 2016

¡Redação

ElEMENtOs EssENCIaIs para UM plaNO bEM-sUCEDIDO¡ Especificar exatamente o que quer fazer e em que situação (onde e quando);¡Os planos devem estar sob o seu controlo e não depender das ações de outras pessoas;¡Incluir na sua lista oportunidades específicas e situações prováveis de acontecer, para atingir as suas metas;¡Concentre-se num objetivo que esteja motivado a realizar e imagine--se a realizar e a completar as suas tarefas, pois imaginar tem um efeito semelhante sobre o cérebro como realmente fazer.

Conseguiu realizar todos os seus planos do ano 2015? Quais são e como pretende realizar os de 2016?

Não perca o programa “Coisas de Mulher”, dia 31 de

dezembro, às 22 horas na

PUB

Quinta-feira, dia 31 de dezembro, às 22h30Templo Maior ou no CdA mais próximo!

TEMPLO MAIOR - LISBOA:Rua Dr. José Espírito Santo, 36, Chelas (próximo do metro)

“O nome dos que se apartam de Mim será escrito no chão.” (Jr 17.13)

Não se aparte de Quem lhe proporciona oportunidades incontáveis para que você venha a transformar a sua vida! Venha entrar no Novo Ano com os princípios certos, mudando aquilo que sabe que o tem mantido aprisionado ao chão e sem possibilidades de se reerguer!

Aguardamos por si, nesta que não será mais uma “Passagem de Ano”, mas aquela que modificará a sua vida, que o tirará, de uma vez por todas, do chão!

Tanto você como eu, certamente perdemos muitas oportunidades e cometemos muitos erros neste ano de 2015, mas, se você se apresentar a Deusna Sua Casa de Oração nesta passagem de velho ano para Novo Ano, tudo se fará novo!!! Basta você vir, pois Deus e nós te esperamos de braços abertos!

❚ “É um prazer iniciar o ano na presença de Deus, com novas metas e objetivos. Fazendo uma avaliação do que passou, es-tou grata por conhecer o Deus Vivo que transformou a minha vida. Entrar no novo ano no Centro de Ajuda, é uma garan-tia de que todos os dias serão de perseverança e foco, no ob-jetivo de ser feliz!”

SuSana Palha,CenáCulo do Porto

8iDOMINGO ■ 27 dezembro 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

A Arca da Aliança continua no Norte do país Na mesma certeza do povo judeu, no passado, o povo português também participou numa cerimónia na qual a Arca da Aliança esteve presente.

❚ “A minha experiência ao participar nas Conquis-tas Financeiras, tem sido muito boa. Costumava dizer que se fizesse muitos negócios a ganhar 200 euros era uma mulher rica e apenas num negócio de arrendamento ganhei 2.000!Só fechava negócios que permitiam ter ganhos muitos pequenos mesmo a nível de vendas, mas consegui aumentar, e hoje posso dizer que tive um ano de sucesso!”

Florinda Fernandes, almada

❚ “Comecei a participar nas Conquistas Financeiras e no propósito do Candelabro. As portas começaram a abrir-se, e muitas pessoas ficaram admiradas pois os clientes começaram a multiplicar-se!Para mim foi um ano de muita prosperidade, e conse-gui ter clientes novos diariamente, o que nos ajuda a superar a crise. Foi-me ainda proposto um novo pro-jeto e, apesar das vozes contrárias, perseverei e esse projeto está a ser um sucesso!”

Pedro, almada

❚ “Quando cheguei ao Centro de Ajuda estava na miséria, tinha cancro da mama e a minha vida estava completamen-te destruída. Ao aprender e praticar a Fé que me foi ensina-da, conquistei a minha saúde e restaurei o meu casamento.Hoje tenho uma empresa que está a prosperar e eu que passava fome, hoje posso comer no melhor restaurante. Faço as viagens que quero, vou para onde quero e aprendi nas reuniões das Conquistas Financeiras a vencer na vi-da financeira.”

maria soares, rio TinTo

O s Centros de Ajuda no Norte do país nomeadamente, Rio

Tinto e Braga, receberam a Arca da Aliança, como símbolo da presença de Deus.

Na região de Rio Tinto, os presentes puderam apresentar as suas dificuldades na área financeira. Todas as pessoas t iveram a oportunidade de participar na palestra motivacional das Conquistas Financeiras, promovida pelo Centro de Ajuda e voltada para ajudar cada pessoa a alcançar uma vida melhor.

BragaO Centro de Ajuda de Braga também recebeu a Arca da Aliança, sendo que todos os presentes puderam aprender como alcançar uma vida melhor, no que diz respeito à vida financeira.

Por sua vez, também aprenderam como obter uma vida transformada por meio de uma aliança válida com Deus e, desta forma, alcançar todas as respostas necessárias para a sua vida.

Os Centros de Ajuda de Rio Tinto e Braga receberam a Arca da Aliança

¡João Filipe [email protected]

depoimentos

centro de ajuda . Conquistas Financeiras

7 dias para mudar a sua vida!

7h30 | 9h30o dia da direção

SeSSão do Desbloqueio | 15H MulhereS e hoMenS Sábios | 18H

de Segunda a Sexta 7h, 10h, 12h, 15h e 20h

Conquistas Financeiras

DOMINGO

SEGUNDA

qUINtA

SExtA

tERÇA

qUARtA

Saúde Restaurada

eStudo Bíblico

Limpeza Espiritual

f o l h a d e p o r t u g a l . p t Facebook.com/folha.deportugal

Destaque

Centros de Ajuda em Portugal Continental e Ilhas

Rua Dr. José espírito Santo, 36 - Chelas (próximo da estação de metro)

Moradas...

Portimão Largo Gil Eanes, lt. A

Coimbra Rua do Sota, nº 20

Baixa da Banheira Estrada Nacional 2, nº 243 (em frente ao Lidl)

Almada Av. 23 de julho, nº 14/16/18 Cova da Piedade

Cenáculo do PortoRua Egas Moniz, nº 485

Madeira - Cenáculo do FunchalRua Dr. Brito Câmara, nº 32

Cenáculo de V. N. de GaiaRua do Agueiro, nº 151 (Mafamude)

Açores - Ponta DelgadaRua da Boa Nova, nº 5

| abertas 7 dias por semana | 365 dias por ano

diariamente

Para mais informações: Temos mais de 124

Centros de Ajuda em Portugal e mais de 8000 espalhados em 182 países

20H

20Hterapia do Amor

* Para saber em que CdA’s se realiza esta reunião contacte o Amigo 24H, através do 218 368 008

Corrente da Prosperidade

Corrente da família

SÁBADOCasos Perdidos

Força Jovem

8H

16.30H

semana 27 dez 2015 a 2 jan 2016

Agenda Semanal