folha de portugal – edição 652

25
EDIÇÃO Nº 652 Ano 13 19 a 25 junho 2016 Edição Nacional e Ilhas Jornal de distribuição gratuita 71.000 exemplares folhadeportugal.pt Siga-nos no facebook! Diretor: João Filipe TEMA CAPA... PÁGS. 6/7 A televisão está presente na vida das pessoas, como um meio de comunicação que traz com ela as mais variadas informações captadas pelos cidadãos. A influência da televisão na vida das pessoas CdA , vivemos o que ensinamos e sacrificamos pelo que sonhamos! atualidade... PÁG. 5 economia... PÁG. 10 Todos nós já passamos por provações na vida, o segredo para superar está na forma como se lida com elas. Para permitir que os empresários portugueses alcancem o sucesso foi realizado, em Lisboa, o Encontro Empresarial. Vencer as dificuldades Sucesso Empresarial PUB

Upload: centro-de-ajuda

Post on 02-Aug-2016

229 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

A influência da televisão na vida das pessoas. A televisão está presente na vida das pessoas, como um meio de comunicação que traz com ela as mais variadas informações captadas pelos cidadãos.

TRANSCRIPT

EDIÇÃO Nº 652 ❚ Ano 13 ❚ 19 a 25 junho 2016 ❚ Edição Nacional e Ilhas ❚ Jornal de distribuição gratuita ❚ 71.000 exemplaresEDIÇÃO Nº 652

f o l h a d e p o r t u g a l . p t

Siga-nos no facebook!

Diretor: João Filipe

TEMA CAPA... PÁGS. 6/7

■ A televisão está presente na vida das pes soas, como um meio de comunicação que traz com ela as mais variadas informações captadas pelos cidadãos.

A influência da televisão na vida das pessoas

CdA, vivemos o que ensinamos e sacrificamos pelo que sonhamos!

atualidade... PÁG. 5

economia... PÁG. 10

■Todos nós já passamos por provações na vida, o segredo para superar está na forma como se lida com elas.

■ Para permitir que os empresários portugueses alcancem o sucesso foi realizado, em Lisboa, o Encontro Empresarial.

Vencer as dificuldades

Sucesso Empresarial

PUB

DOMINGO ¡ 19 junho 2016

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

da Semana

Tenha uma boa leitura!

em foco « 2EDITORIALJOÃO FILIPE Diretor

“As crianças são o futuro de uma sociedade”, esta expressão é vista como um “chavão” usado muitas vezes de uma forma vazia, ou sem a devida importância que devia ter, pois é um facto verdadeiro.

Mas longe vão os tempos em que estas eram educadas apenas pelos seus progenitores, ou até mesmo pelos avós, ou familiares mais próximos, mas devido às correrias do dia a dia esta realidade tem vindo a alterar-se.

Muitas crianças começaram a ser deixadas a encargo de “amas”, estas perderam algum destaque com o surgimento de um aumento de colégios e creches, mas com o agudizar da crise, muitas famílias foram “obrigadas” a cortar algumas despesas.

Entre elas aconteceu o corte com gastos com creches e colégios, se não na totalidade, em parte, o que levou muitas crianças a ficar em frente a uma televisão, computador ou simplesmente envolvidos em redes sociais.

Todas estas mudanças contribuíram para as alterações na educação dos jovens e dos futuros adultos, o que gerou uma sociedade muito diferente, mas em muitos pontos não mudou para melhor.

A principal “educadora” de muitos jovens tem sido a televisão, pela qual os mesmos têm sido influenciados por muitos conteúdos que são transmitidos, até mesmo em conteúdos aparentemente inocentes, como os desenhos animados.

Mas, mesmo para os mais adultos a televisão não tem melhores exemplos, pois cada ano que passa surge um reality show que promove a perda de valores familiares e de boa índole.

Isto já para não falar no resto dos programas que faz com que a violência e os vícios sejam visto como coisas normais, as traições e por aí a fora. Por esta razão é necessário que cada pessoa aprenda a filtrar as informações recebidas, ou mesmo abster-se de consumir estes conteúdos.

Nova “educadora”

OBJETIVA

CONCENTRAÇÃO DE TRABALHADORES DA CAETANOBUS: Trabalhadores da Caetanobus manifestaram-se contra as condições salariais, junto à empresa, em Vila Nova de Gaia.

ESTELA SILVA/LUSA

OBJETIVA

ESTELA SILVA/LUSAESTELA SILVA/LUSA

Diretor: João Filipe [email protected]: IurdRedação: Joana MarquesAssistentes de Redação: Cláudia Pereira e Cemiclay SantosPaginação: Eliane Rosa , Paulo Cabral e Tiago LopesCorreio do Leitor / [email protected]

A FOLHA DE PORTUGAL NÃO SE RESPONSABILIZA NEM PELAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS CARTAS DOS LEITORES,

POIS ELAS NÃO EMITEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL, NEM PELA AUTENTICIDADE DOS ANÚNCIOS PUBLICADOS.

FOLHA DE PORTUGAL Título registado no ERC com o nº 125046 Propriedade: IURD Sede administrativa: Praceta Professor Francisco Gentil, nº 3 - Póvoa de Santo Adrião - Lisboa NIPC: 592001679 Periodicidade: Semanal Impressão: Lidergraf, Artes Gráfi cas, SA. - Rua do Galhano, n.º 15 - 4480-089 Vila do Conde, PortugalTiragem: 71.000 exemplares Depósito Legal: 322699/11 Distribuição: Gratuita Circulação: Portugal Continental e Ilhas.

FOLHA DE PORTUGAL Av. Marechal Gomes da Costa n.º 21- D1800-255 Marvila - LisboaTel: 219 016 650

Todas as fotografias e imagens que não estão devidamente identificadas, reservam-se os direitos de autor.Todas as fotografias respeitantes aos Centros de Ajuda são da responsabilidade dos mesmos.

SUGESTÕES∫

PUB

CULTURAISCULTURAISCULTURAISCULTURAIS

O DIA DA INDEPENDÊNCIA: NOVA AMEAÇAREALIZAÇÃO: ROLAND EMMERICHGÉNERO: AÇÃO CLASSIFICAÇÃO: MESTREIA: DE JUNHO

Através de tecnologia alienígena recuperada da primeira invasão, as nações da Terra têm colaborado em conjunto num enorme pro-grama para proteger o planeta. Porém, nada nos pode preparar para a força avassaladora e sem precedentes dos aliens.

OS ANARQUISTASREALIZAÇÃO: ELIE WAJEMANGÉNERO: DRAMA CLASSIFICAÇÃO: MESTREIA: DE JUNHO

Um polícia em início de carreira é convidado para se infi ltrar na or-ganização anarquista e passar informação. O processo correu sem inquietações, porém, o desenlace foi muito diferente do esperado para todos.

CENTRAL DE INTELIGÊNCIAREALIZAÇÃO: RAWSON MARSHALL THURBERGÉNERO: COMÉDIA CLASSIFICAÇÃO: MESTREIA: DE JUNHO

A história acompanha o regresso a casa de um geek que se tornou num letal agente da CIA, para uma reunião com ex-colegas do se-cundário. A investigar um caso secreto, ele recruta o “maior tipo do liceu”, agora contabilista.

■Guimarães regressa aos

primórdios da nacionalidade, de

23 a 26 de junho, com a Feira

Afonsina, que nesta edição

retrata o “Recontro de Valdevez”

e promete transformar o centro

histórico numa cidade medieval

com áreas temáticas, gastronomia

e espetáculos.

A sexta edição do evento terá

mais um dia do que as edições

anteriores, aumentando também

o número de mercadores de 99

para 112 e, segundo a organização,

espera receber “milhares de

visitantes” assumindo-se, por

isso, um “reforço” turístico e

económico para a cidade.

A recriação histórica que suporta

a Feira Afonsina deste ano, o

“Recontro de Valdevez”, retrata

o combate entre os exércitos de

D. Afonso Henriques contra o seu

primo D. Afonso VII de Castela,

contando com a participação do

município de Arcos de Valdevez,

outra das novidades da edição

deste ano.

CIDADE MEDIEVALFeira Afonsina

» sete dias DOMINGO ¡ 19 junho 2016

folhadeportugal.pt 3

■ Com os votos dos partidos de esquer-da, a reposição das 35 horas de trabalho semanal na administração pública, foi aprovada no Parlamento. Sem surpresas, o PSD e o CDS-PP votaram contra a deci-são, que entra em vigor a 1 de julho.

■O coordenador da Rede Nacional de Cui-dados Continuados Integrados revela que, a partir de 1 de julho, vão começar a abrir unidades de saúde mental em todas as regiões do país, que irão apoiar cerca de 300 pessoas.

■ A Polícia Judiciária apreendeu conten-tores de tabaco, provenientes do Oriente. Os maços de tabaco tinham como destino o mercado britânico. Os impostos não seriam cobrados, podendo o seu preço ascender os dois milhões de euros.

■ Trabalhar em excesso aumenta risco de Acidente Vascular Cerebral, são os resul-tados de um novo estudo que garante que o trabalho em excesso incrementa as hipóteses de desenvolver problemas coronários a AVC’s.

VERSO

marcas dotempo

Momentos Históricos de... 19/6/1862Abraham Lincoln apresenta proposta de emancipação dos escravos, nos EUA.

20/6/1875

Abre a linha de caminho de ferro entre Porto e Braga.

22/6/1972

O FBI inicia a investigação do Caso Watergate, com o interrogatório a James Colson.

23/6/2010José Manuel Barroso é eleito presidente da agência europeia de fotografia (EPA).

21/6/2002

A Organização Mundial de Saúde declara a Europa livre da poliomielite.

25/6/1951Primeira emissão de televisão a cores, pela emissora norte--americana CBS.

24/6/2006

A atleta Vanessa Fernandes conquista o terceiro título europeu consecutivo do triatlo.

portagens

Ex-SCUT do Interior e Via do InfanteO atual Governo quer centrar as redu-ções de tarifas de portagens à A23, A24 e A25, e também à Via do Infante, no Algarve, a A22.

■ Seg undo ava nça o Económico, o Governo pretende focar as prometidas reduções de tarifas de portagens às ex-SCUT do Interior e também à Via do Infante, fundamental para a economia local e para o turismo nacional e considerada uma via sem verdadeira alternativa.

Depois de a IP – Infraestruturas

de Portugal ter efetuado um estudo sobre a redução d e p o r t a g e n s nas autoestradas nacionais, entregue a o a n t e r i o r Executivo de Pedro Passos Coelho, o atual Governo de

António Costa decidiu realizar uma nova abordagem ao assunto.

O objetivo é fomentar as economias locais mais enfraquecidas do Interior e do Algarve e promover a coesão territorial, e não apenas obter um aumento de receitas a nível geral na cobrança de portagens nas concessionárias de autoestradas.

Ser feliz no trabalho é ser produtivoUm estudo realizado em território nacional, revela que ser feliz é o mesmo que ser produtivo.

■Os trabalhadores felizes faltam menos e mudam menos vezes de empresa. De facto, a felicidade é meio caminho andado para a produtividade.

Um estudo realizado pela universidade Atlântica, denominado Happiness Works, avaliou o grau de felicidade dos profi ssionais em Portugal e os resultados foram bastante positivos.

“Apenas com base no menos absentismo, se os profissionais portugueses fossem todos felizes, a produtividade em Portugal seria superior em 300 milhões de euros”, revela o estudo.

As informações deste ano, referentes a 2.359 respostas, de mais de 200 empresas, às quais o Destak teve acesso, indicam que aqueles que estão mais felizes com o trabalho faltam menos 36 por cento, e 45 por cento têm menos vontade de mudar de emprego.

Contudo, numa escala de zero a cinco, em que cinco se refere a um maior nível de felicidade, Portugal fi ca-se pelos 3,8, sendo ainda assim o melhor resultado dos últimos anos.

Além disso, são os chefes aqueles que se consideram mais felizes, em comparação com os restantes colaboradores.

Do que depende a felicidade no trabalho?Um trabalho tem de ser “desafi ante, útil, permitir que cresçamos e, na medida do possível, ser algo apaixonante para nos fazer felizes”, afirma Adelino Cunha, orador

motivacional.O primeiro passo para se sentir

bem no emprego é gostar de si, conhecer-se e acreditar nas suas capacidades, nos seus pontos fortes, vencer as suas fraquezas e aprender a lidar com as críticas.

A maior parte das pessoas trabalha para viver, mas a profi ssão não tem de ser necessariamente uma punição cuja única recompensa é o

salário no fi m do mês. Passamos uma grande parte do nosso tempo a trabalhar, por isso ser feliz no trabalho é meio caminho andado para atingirmos a felicidade plena.

FONTE: DESTAK E SAPO.LIFESTYLE.PT

Um trabalho tem de ser desafiante, útil e per mitir que cresçamos

FRENTEa sua carreira

sete dias « DOMINGO ¡ 19 junho 2016

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

■Não há garantias de que os produtos com cálcio previnam a osteoporose. A ef icácia dos produtos com cálcio na prevenção de fraturas não está provada e, por outro lado,

estes podem causar efeitos adversos, que precisam de ser investigados.E m a l g u m a s p e s s o a s podem causar problemas c a r d i o v a s c u l a r e s e gastrointestinais, pedra nos rins e prisão de ventre. Os doentes renais só os podem usar com acompanhamento médico.A o con t r ár io do que a publicidade dá a entender, n e m t o d a s a s p e s s o a s necessitam de complementar a alimentação com cálcio. Além disso, a sua eficácia para a população em geral está em debate.

Suplemento de cálcio

ESPAÇO DO CIDADÃOSAÚDE

PUB

aconteceu

FONTE: DECO

Mais de 20 mil pessoas obtiveram nacionalidade portuguesaSegundo dados do Eurostat, em 2014, 21.124 pessoas adquiriram nacionalidade portuguesa.

■O processo de imigração em Portugal passou por várias etapas, desde a fi xação de diferentes povos no processo de criação da nação portuguesa ao longo dos milhares de anos, à imigração proveniente das suas ex-colónias, até outros países da Europa.

As maiores comunidades imigrantes em Portugal continuam a ser os brasileiros, romenos, cabo-verdianos e angolanos.

Entre as pessoas que obtiveram a nacionalidade portuguesa, 95 por cento eram oriundas de países fora da União Europeia (UE), segundo

os dados divulgados pelo Eurostat.

Cidadania Portugal é um dos 15 Estados--membros onde pelo menos nove pessoas em cada dez das que obtiveram cidadania eram oriundas de países externos à UE, numa lista dominada pela Estónia (100 por cento), Bulgária ( 99 por cento), Espanha, Lituânia e Roménia (98 por cento), Grécia e Letónia ( 97 por cento), Dinamarca, Portugal e Eslovénia (95 por cento), Polónia (94 por cento), Itália (93 por cento), Reino Unido (92 por

cento), Croácia (91 por cento) e França (90 por cento).

No extremo oposto encontra-se o Luxemburgo (82 por cento) e a Hungria (77 por cento), onde a maioria das concessões de nacionalidade foram para cidadãos de outro Estado-membro e, no primeiro caso, 37,8 por cento eram

portugueses.Depois dos portugueses, a

segunda maior percentagem de cidadãos europeus a receberem nacionalidade luxemburguesa foram italianos (12,9 por cento), seguindo-se franceses (9,6 por cento).

Dos estrangeiros que adquiriam nacionalidade portuguesa em 2014, 22 por cento eram brasileiros, 15,7 por cento ucranianos e 15,1 por cento cabo-verdianos.

Na média da UE, o maior número de nacionalidades foi concedido a cidadãos marroquinos, num total de 92.700 pessoas.

FONTE: LUSA

Dia Europeu da MúsicaA música é um elemento essencial na vida de milhões de pessoas no mundo.

■Uns ouvem, outros cantam, tocam ou até dançam ao ritmo da mesma. Seja acompanhado ou sozinho, no Dia Europeu da Música deve ouvir ou tocar algumas das suas músicas preferidas. Partilhar os seus gostos musicais com outras pessoas ou relembrar-se das músicas que marcaram a sua vida, podem ser sugestões de celebração deste melodioso dia.

Os amantes de música desfrutam de descontos durante todo o fi m de semana da efeméride, as salas de espetáculos e os espaços culturais organizam concertos, gratuitos em alguns casos, que lhe permitirão usufruir do dia com harmonia.

Entre as pessoas que obtiveram a nacionalidade portuguesa, 95 % eram oriundas de países fora da UE

4

■O que seria de nós se tudo fosse fácil? As dificuldades são tudo aquilo que nos tentam impedir de concretizar algo, mas também o que nos faz tentar seguir por outro caminho para encontrar uma solução.

As adversidades não têm que ser encaradas com negatividade, mas sim como algo que nos ajuda a desenvolver a nossa capacidade de superação.

No entanto, existem pessoas para as

quais parece que só existem dificuldades e até que as mesmas se repetem vezes sem conta ao longo da vida. Há um motivo para esse excesso de dificuldades: a indisciplina.

De facto, apenas com disciplina poderá alcançar a excelência em tudo o que faz, tanto na vida, como nos relacionamentos. Veja o exemplo dos atletas: um atleta indisciplinado não consegue alcançar êxito algum, e isso acontece por algum motivo. A disciplina exige sacrifício, mas a maioria das pessoas não está disposta a fazê-los.

Como ser disciplinado?A escritora e palestrante Cristiane Cardoso, partilhou em universal.org, algumas atitudes que pratica para conseguir responder a todos os compromissos, cuidar de si mesma e do seu relacionamento tanto com Deus, como com a família.

Identificar as suas prioridades é o primeiro passo. “A prioridade é tudo aquilo que deve ocupar o primeiro lugar em tempo, ordem e dignidade, no fundo, que tem o poder de passar à frente de todos os outros compromissos”,

é referido. Depois, é preciso observar os sinais,

isto é, é preciso conhecer-se para perceber os sinais que dá a si mesmo. “Por exemplo, passa o dia irritado, com dificuldades em resolver os problemas mais simples e depois lembra-se que dormiu mal. A falta de descanso é um sinal de que vários problemas pequenos do dia a dia o estão a afetar, por isso, porque não descansar?”, exemplifica.

Outra das atitudes que deverá considerar é a criação de limites, pois uma pessoa disciplinada terá sempre

» atualidade 5●●● ADVERSIDADES

Por que temos tantas difi culdades na nossa vida?Quem nunca passou por dificuldades? Seja dor, desilusão ou conflitos, todos nós já passamos por provações na vida. O segredo para superar as dificuldades está na forma como se lida com elas.

✓Aceite que a adversidade é inevitável na vida

Quando se depara com alguma adversidade, não a aceitar só vai fazer com que persista. Aceitar que na sua vida irão surgir difi culdades, fará com que procure caminhos alternativos e siga em frente.

✓Construa recursos internosSe tiver um equilíbrio emocional e o

seu interior fortalecido, terá com certeza coragem e disciplina. Ao ter consciência de que as adversidades são inevitáveis, poderá preparar-se mentalmente para o facto de ter que as enfrentar, o que fará com que o faça de cabeça erguida.

A preparação para reagir, para

agir e saber como atuar em situações difíceis, é fundamental para superar as adversidades.

✓Construa recursos externosPor vezes existem situações que não conseguirá

ultrapassar sozinho. Ter uma boa rede de apoio à sua volta, baseada na família e nos amigos, é também muito importante.

Poderá apenas necessitar de conversar com alguém, desabafar e ter uma opinião vinda de outra perspetiva. Só o simples facto de saber que um amigo está lá quando precisa dele pode ser muito reconfortante e dar um novo ânimo.

Supere as adversidades

limites estabelecidos. A existência de limites na alimentação, nos horários das rotinas e até nos momentos de lazer são fundamentais.

Por fim, outra atitude fundamental para ser disciplinado é saber quando deve dizer não, algo que nem sempre é fácil de conseguir, mas que é extremamente necessário.

“Por exemplo, tem prazos para cumprir no trabalho, mas recebe um convite tentador para um café com as

amigas e sabe que não vai conseguir cumprir os prazos depois, então, é necessário saber dizer que não”, salienta.

Assim, a disciplina na sua vida é uma peça fundamental para que consiga superar as dificuldades que, certamente, lhe irão surgir. Encare-as com otimismo e saiba que todas as adversidades são possíveis de ultrapassar.

“Apenas com disciplina poderá alcançar a excelência em tudo o que faz tanto na vida como nos relacionamentos”

¡Joana Marques [email protected]

DOMINGO ¡ 19 junho 2016

folhadeportugal.pt

DOMINGO ¡ 19 junho 2016

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

A INFLUÊNCIA DA TELEVISÃO na vida das pessoasDo mais pequeno, ao mais crescido, a maioria dos indivíduos tem como companhia, no seu dia a dia, a televisão, que traz com ela boas ou más infl uências.

A televisão está presente na vida das pessoas, como um meio de

comunicação que traz com ela as mais variadas informações que, inconscientemente, os cidadãos captam, tomando para eles valores e ideologias cultuadas.

Os vários programas que são apresentados funcionam muitas vezes como ditadores de regras, estilos e modas adquiridas pelos seus telespetadores.

O poder de inf luência da televisão, hoje não é apenas transmitido pelo comum aparelho televisivo, mas também pelos novos dispositivos de comunicação, que difundem com rapidez a mensagem que tencionam transmitir.

D e ac ordo c om o s investigadores, a influência da televisão depende também do sentido crítico do telespetador, apesar de, atualmente, a grande

maioria sentar-se em frente a um aparelho de forma passiva e como forma de distração.

O papel da televisãoExiste uma articulação do poder económico, com grande foco no consumismo, que não está apenas

nas propagandas, mas também nas novelas, ou reality shows, que levam as pessoas a comprar o que é publicitado.

Os desenhos animados que prendem as crianças podem acarretar alguns transtornos, se os conteúdos não forem devidamente escolhidos, suscitando a violência, levando as crianças a uma ideia de competição e até de ser vencedor com a dor do outro.

São estes conteúdos que também podem desenvolver nas crianças uma ansiedade precoce, um elevado consumismo, tornando-os futuros adultos sem senso crítico e sem atitudes louváveis.

A televisão tornou-se, a par dos outros media e de outras instituições mediadoras, tais como a família e a escola, uma das principais geradoras

A televisão tornou-se uma janela aberta para o mundo e um meio de reafirmar os valores

¡Redação

tema capa « 6

A INFLUÊNCIA DA TELEVISÃO na vida das pessoas

O sucesso e as audiências dos canais de televisão

■Os reality shows e as telenovelas têm atingido um grande número de pessoas, através do registo de audiências das emissoras de televisão.

Para aqueles que estão por detrás das câmaras e que são responsáveis pela conceção destes conteúdos, esta realidade só é possível porque tanto as novelas como os reality shows, podem ser interpretados como o espelho da sociedade, ou seja, mostram a realidade de pessoas que “vivem ao seu lado”, que reconhece quando vai a passar na rua.

As discussões, as paixões e as várias reviravoltas que estes conteúdos televisivos apresentam comprovam que os telespetadores não são os únicos que passam por determinadas situações.

O seu público-alvo também é específico, sendo que no caso dos reality shows, os mais jovens são os mais atraídos pelos mesmos, pois mais uma vez, a capacidade de identifi cação e empatia com os participantes faz dos programas uma “cereja no topo do bolo”.

A exposição de vidaOs reality shows têm um impacto maior, pois para os

telespetadores está a ser retratada uma vida real e não apenas uma encenação, como é o caso de um fi lme ou de uma telenovela. Por este motivo, investigadores acreditam que a razão pela qual

as audiências nestes casos são elevadas, deve-se ao facto de o ser humano gostar, naturalmente, de conhecer a vida do outro e de, muitas vezes, refl etir-se na mesma.

Para o criador do “Big Brother”, um dos reality shows mais conhecidos, muitos entram nos programas com um objetivo errado.

“A maioria das pessoas tem o objetivo errado ao querer entrar para um reality show, que é tornar-se famoso e em poucas semanas ganhar dinheiro facilmente, após a sua participação. Mas a verdadeira razão para entrar no ‘Big Brother’ é, primeiro, ter uma grande experiência, aprender sobre si mesmo e conhecer-se melhor. Acho que hoje há pessoas mais reais que no começo”, explica John De Mol, em entrevista a revista brasileira IstoÉ.

A ideia de ser famoso continua presente na mente de muitos que participam, o que os leva a exporem a sua imagem e a sua vida, como forma de chamar a atenção e fi carem conhecidos pelo público, pois o comum nem sempre é atrativo, mas o fora do comum é o que fi ca em destaque.

A maioria das pessoas critica e outros até afi rmam não assistir este género de programas, mas são os que têm mais audiên-cias.

As novelas e os reality shows podem ser interpretados como o espelho da sociedade

de representações coletivas da envolvente social, sendo considerada como uma janela aberta para o mundo e um meio de reafi rmar os valores e os quadros de referência dos cidadãos.

A escolha de conteúdosA televisão não representa apenas o mundo em que vivemos, mas também defi ne cada vez mais o que ele é, por isso a mesma é considerada importante como geradora de conhecimento e de sentido.

Para vários investigadores na área da comunicação, a televisão e a educação não são incompatíveis, por isso a importância da escolha dos conteúdos que irá consumir como telespetador. Estes permitem a criação de efetivos quadros de formulação de opiniões. Esta relação pode ser descrita de duas maneiras: educar para o uso da televisão, através da formação de telespetadores críticos e ativos e, educar através da televisão,

principalmente, através da emissão e seleção de conteúdos geradores de conhecimento, a televisão pública é vista como um verdadeiro motor e promotor da indústria cultural.

O papel da escolha de conteúdos está tanto na responsabilidade da emissora televisiva, como do telespetador, pois a decisão de se colocar na posição de um agente passivo e apenas recetor de informação, sem a fi ltrar, cabe a cada um, e, no caso das crianças cabe aos pais ter em atenção aos conteúdos consumidos pelas mesmas, pois enquanto não têm a capacidade de crítica e de seleção a decisão terá de ser tomada pelos mesmos.

Os media ajudam a “formatar” a mentalidade do cidadão, podendo inf luenciar positivamente, ou negativamente, mas o poder de seleção, segundo os investigadores, está também nas mãos dos telespetadores, quando este s têm desenvolvida a sua capacidade crítica.

» tema capa 7DOMINGO ¡ 19 junho 2016

folhadeportugal.pt

folhadeportugal.pt

●●● SOCIEDADE

DOMINGO ¡ 19 junho 2016

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.ptatualidade « 8

PUB

■Idealmente não devíamos errar, mas é inevitável que isso aconteça ao longo da nossa vida. Claro que se forem recorrentes, há algo de anormal a acontecer na sua vida, mas se for capaz de aprender com eles, os erros podem mesmo impulsionar a sua vontade de fazer mais e melhor.

O desenvolv imento da personalidade de cada um passa por assumir alguns riscos, testar ideias e conceitos novos, experimentar e, quase garantidamente, cometer alguns erros.

Estes trazem consigo alguma inconveniência mas também oportunidades de aprendizagem. No entanto, esta só acontece se reconhecermos os nossos próprios erros e nos responsabilizarmos por eles. É fundamental refl etirmos sobre as suas causas, sobretudo quando originadas pelas nossas atitudes, pois só assim há, efetivamente, uma aprendizagem e a não repetição do mesmo erro. As falhas são normais, mas não as desperdice e aprenda ao máximo com a experiência.

Dicas para aprender com seus errosHá diversos tipos de erro, alguns

mais difíceis de negar e até de reparar, mas todos eles permitem melhorar o nosso caráter.

Aprender a superar é fundamental, pois nunca

aprenderá ou colherá frutos dos seus erros se não os tiver superado efetivamente. Coloque uma pedra no assunto e comece a aprender com o erro, nem que seja apenas

para nunca mais o repetir.É muito importante refletir

sobre o que correu mal e, de preferência, não distribuir a culpa pelos outros. Num trabalho de equipa, por exemplo, se algo corre mal, a culpa nunca deve ser atribuída apenas a uma pessoa, mas sim a todos. Afi nal de contas, os outros não viram aquela pessoa fazer algo errado. Nesses casos, os erros, assim como o sucesso, são coletivos.

Por fim, use o que aprendeu e essa é a parte mais positiva do erro. Seja honesto consigo próprio e reconheça que errou, saiba identificar onde e porque errou, saiba o que é que pode ser

melhorado da próxima vez e use essa aprendizagem para não errar novamente.

Quando as falhas são vistas como desafios que têm que ser vencidos, entram também em ação duas coisas essenciais na vida de todos nós: a força de vontade e a determinação. O facto de saber onde errou e como resolveu a situação, impede que se volte a cometer o mesmo erro em situações semelhantes.

Lembre-se de que muito mais importante do que superar um erro, é descobrir a capacidade de como o fazer, pois é isso que o vai acompanhar durante o resto do seu percurso de vida.

Ninguém gosta de cometer erros, mas a verdade é que todos nós os cometemos. No entanto, se conseguir aprender com eles, estes podem incentivá-lo a alcançar o sucesso.

Sabe como aprender com os seus erros?

Mais importante do que superar um erro, é descobrir a capacidade de como o fazer

¡Joana Marques [email protected]

É uma prova viva, irrefutável e incontestável de que algo aconteceu no passado, está a acontecer no presente ou irá acontecer futuramente

Quando estamos peran-te uma evidência, é im-

possível negá-la, escondê-la ou silenciá-la. Ela simples-mente tem vida própria, pois trata-se de uma cer-teza que se manifesta aos olhos de todos de forma clara e comprovada.Quando vamos a um hos-pital, o que mais fi ca em evidência? A doença, o sofrimento de quem ali se

encontra.Quando visitamos um orfanato, o que mais fi ca em evidência? O senti-mento de abandono dos que ali estão.Quando visitamos alguém na prisão, o que mais fi ca em evidência? Os crimes praticados pelas pessoas que ali cumprem pena, se-jam eles quais forem.Quando vamos a um bar,

discoteca ou pub... o que mais fi ca em evidência? Os vícios, o descontrolo, os excessos.

Cada pessoa, você inclusi-vamente, aprendeu a fazer a escolha certa. Agora, o que tem que fi car em EVIDÊNCIA na sua vida não é a doença, a miséria, a desunião familiar, a falta de entendimento entre o ca-

sal... mas sim o que escolheu, que foi a saúde, a paz, a alegria, a realização, a libertação e tudo aquilo que constitui uma boa es-colha para a sua vida!Para que seja verdadeira-mente feliz, t udo o que é bom, que lhe traz alegrias e realização,TEM QUE FICAR EM CLARA EVIDÊNCIA NA SUA VIDA!

POR ISSO, SE AINDA NÃO ESTÁ, PARTICIPE NA EVIDÊNCIA! TORNE-SE A PROVA DAS SUAS BOAS ESCOLHAS!

NO DOMINGO, DIA 26 DE JUNHO às 7H30 e às 9H30

Para mais informações:CENTRO DE AJUDA - IMPÉRIO: Alameda Dom Afonso Henriques, nº 35- Lisboa(em frente à estação de metro da Alameda)

CENTRO DE AJUDA - LISBOA: Rua Dr. José Espírito Santo, nº 36 - Chelas(próximo da estação de metro)

CENTRO DE AJUDA - PORTO: Rua Egas Moniz, nº 485

“Eu e minha esposa vivemos uma vida realizada”

Escreva o que quer que fi que em EVIDÊNCIA na sua vida e entregue no CdA mais próximo:

■ “Frequento o Centro de Ajuda desde criança, mas sempre estive de costas voltadas para Deus”, conta Gisela.“Era uma jovem depressiva e vazia, o que me levou a deixar em EVIDÊNCIA uma adolescência problemática e dependente da minha mãe.Tudo o que começava era incapaz de acabar, nunca conseguia conquistar nada, era muito insegura, chegando ao ponto da minha mãe ter de fi car do lado de fora do meu trabalho para que me sentisse segura”, confessa.A oportunidade sempre esteve diante dos seus olhos, mas teria de voltar a face para Deus, dado que estava de costas durante anos, sem enxergar a realidade.“A oportunidade surgiu através

da Fogueira Santa, eu vi que era a oportunidade de mudar de vida, e foquei-me em receber o Autor da Vida, o Espírito de Deus. Fui batizada com o Espírito de Deus e passei a ser uma jovem realizada e com o próprio Senhor Jesus dentro de mim”, afi rma.

O outro lado do SacrifícioDepois de receber o principal, Gisela viu que a sua vida sentimental também deveria ser completa, com um homem de Deus.Rui chegou ao Centro de Ajuda há três anos e meio, com a vida arruinada, pois desde os seus 14 anos que se envolvia no álcool e nas drogas.“Tinha um vazio dentro de mim muito grande e procurava no vício

e na vida boémia um refúgio. Tive a oportunidade de me libertar de todos estes vícios, mas faltava o mais importante, o Espírito de Deus. Foi na Fogueira Santa que me lancei e Deus concedeu-me o Seu Espírito.Após esse dia, tudo foi diferente, o meu caráter, a minha maneira de ser, a certeza de ter Deus comigo e o amor pelo próximo.Depois da conquista do mais importante, Deus deixou em EVIDÊNCIA as restantes áreas das nossas vidas. Hoje, eu e a minha esposa Gisela vivemos uma vida realizada, servimos a Deus como obreiros e partilhamos o mesmo objetivo, mas acima de tudo temos conforto e a certeza da nossa salvação”.

RUI E GISELA, RIO TINTO

PUB

DOMINGO ¡ 19 junho 2016

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

Folha de Portugal (F.P.): Como chegou ao mundo dos negócios?Maria dos Anjos Afonso (M.A.): A minha entrada no mundo dos negócios é recente e deve-se à conjugação de vários fatores externos. Numa conjuntura pouco favorável, fui despedida do meu emprego, na área da restauração. Nessa altura, uma amiga, que tinha um restaurante para alugar, fez-me uma proposta que não consegui recusar. Na altura era uma excelente oportunidade, visto que depois do meu despedimento não seria fácil arranjar emprego devido à minha idade. Era um projeto que sempre ambicionei, ter a minha própria empresa nesta área.

F.P.: Como estava a sua visão como empresária? M.A. : No que toca ao conhecimento específico na área, sempre fui acumulando nos meus anos de trabalho por conta de outrem vários conhecimentos e sempre quis montar o meu negócio. O desejo e o conhecimento estavam lá embora eu tivesse algum receio, porque a ideia de passar a ser a responsável por uma empresa, podia exigir de mim uma disponibilidade e riscos que eu não me sentia confortável a tomar.

F.P.: Em que consiste a sua empresa? M.A.: A empresa consiste num restaurante de comida típica e caseira que serve, neste momento essencialmente almoços. É um restaurante acolhedor, com comida feita no momento e bom atendimento.

O restaurante enquadra-se numa gama acessível em termos económicos, para o consumidor regular. Implementamos também uma segunda gama, em que durante as noites e em datas pré-reservadas oferecemos aos nossos clientes um serviço à carta, com maior requinte e atenção. Tentamos, pois, ter ao dispor do cliente a possibilidade de proporcionar uma experiência gastronómica diferente.

F.P.: Como é que o Encontro Empresarial a ajudou no sucesso como empresária? M.A.: O impacto do Encontro Empresarial é, sobretudo, a nível motivacional. É um sítio onde nos incentivam a aplicar as nossas ideias, a tomar a iniciativa e isso acaba por ser um catalisador importante. Não obstante, pontualmente, o Encontro Empresarial serve também como um lugar de partilha de informação e conhecimento.

F.P.: Que conselho dá a quem tem um projeto empresarial, mas tem medo de arriscar? M.A.: O conselho que posso dar ou pelo menos o feedback que posso partilhar, passa por essencialmente na primeira fase de implementação do projeto estar disponível mentalmente para um grande esforço. É difícil a entrada no mercado que por vezes pode ser muito competitiva. Nesses momentos, aliado a um plano bem traçado e estruturado, a resiliência é um factor decisivo para o sucesso.

MARIA DOS ANJOS AFONSO

“A RESILIÊNCIA É UM FACTOR DECISIVO PARA O SUCESSO”

ENTREVISTA

Ter Aptidão para ter sucesso EmpresarialMuitos empresários não conseguem obter o sucesso das suas organizações e, muitas vezes, não entendem o porquê de tanto insucesso.

●●● ENCONTRO EMPRESARIAL

■O tecido empresaria l português tem vindo a ser alterado, uma vez que as mudanças que surgem no mundo dos negócios são cada vez mais constantes.

Em Portugal a tendência já foi a de uma maior repartição de empresas, depois passou a uma maior concentração.

Mas, com o agravamento económico um pouco por toda a parte, estes problemas acabam por tornar-se maiores em economias pequenas e muito dependentes das suas exportações, como é o caso de Portugal.

Muitas grandes empresas, e não só, acabaram por fechar as suas portas o que levou muitas pessoas ao desemprego, ora isto

fez com que muitas famílias perdessem o poder de compra.

Esta situação levou muitas pessoas a lançarem-se no mundo dos negócios e a criarem a sua própria empresa, desta forma, surgiram muitas novas organizações e muitos trabalhadores independentes.

E s t a s , m u i t a s v e z e s começam sem preparação, o que não permite um bom desenvolvimento podendo levar ao seu encerramento, mesmo

antes de obterem o sucesso desejado.

Com o objetivo de permitir que os empresários portugueses alcancem o sucesso é que existe o Encontro Empresarial.

Aprender O orador, Manuel Teixeira, realizou o evento intitulado Encontro Empresaria l, na capital portuguesa, no passado dia 12 de junho pelas 18 horas, no hotel Altis, nas Olaias.

Neste evento participaram mais de duas centenas e meia de empresários, que estiveram presentes em mais um evento com o objectivo de ensiná-los a alcançar o sucesso desejado.

Neste mês, o tema abordado foi Aptidão Empresarial, sendo que todos os presentes puderam aprender de uma forma prática e inteligente como agir para alcançar o sucesso que tanto desejam.

O orador começou com uma pergunta: “O que faz falta para atingir o topo do sucesso?”

Desta forma, todos puderam fazer uma pequena meditação no que estaria a faltar para

conseguirem obter o sucesso.Foi ainda apresentada a

todos os presentes a fórmula de um empresário de sucesso: 10%+20%+70% = Sucesso, tendo sido explicado a todos a decomposição desta equação.

O orador, Manuel Teixeira, referiu que 10 por cento refere-se às Habilidades, ou seja, deixou claro para todos que devem procurar desenvolver um talento; 20 por cento ao Conhecimento, pois todos os empresários devem aprofundar o seu conhecimento; 70 por cento de Atitudes esta foi apontada como a primeira força que poderá determinar o sucesso ou o fracasso.

Assim, todos os presentes receberam ainda exemplos de outros empresários de outras regiões do país, o que mostra que este evento começa a dar frutos, ou seja, as empresas começam a alcançar o sucesso desejado.

Todos saíram com o desejo de voltar no próximo evento do mês de julho, pois cada tema representa um momento de motivação e aprendizagem.

“O que faz falta para atingir o topo do sucesso?”

10 economia «

PRÓXIMOS ENCONTROS25 JUNHO, 19H

Largo Gil Eanes, Lt A - Portimão

25 JUNHO, 19H

Rua das Maravilhas, nº 74 - Madeira

ACEDA: CONQUISTASFINANCEIRAS.PT

Tem a fi nalidade de conceder aos empresários as ferramentas necessárias para que estes possam alcançar o sucesso.

¡João [email protected]

❚“Ao ver a novela Os Dez Manda-mentos, passei a conhecer várias histórias da Bíblia que para mim eram desconhecidas, pois mos-trou-me a verdade através de cada detalhe dos episódios. Posso dizer que a mesma, retrata a própria Bíblia, transmite-me paz, por isso dá--me um imenso prazer assistir”. Odete

❚“A novela Os Dez Mandamentos dá-nos uma força interior muito grande , pois pas-sa-nos Fé a cada episódio assistido. De cada situação diferente que os personagens vivem e ultrapassam, consigo tirar sempre uma aprendizagem, e é impossível deixar de lado a principal mensagem que é, colocar a nossa Fé em prática.” SOraia

PUB

“Transmite-me paz” “ Dá-nos uma força interior”

bem-estar « 12

BROWNIES DE LIMÃO

SEMANARECEITA DA

Preparação:Pré-aqueça o forno nos 170º C. Derreta a manteiga em banho-maria ou no micro-ondas e reserve. Num recipiente, colo-que a farinha, o açúcar, o sal e a raspa de um limão. Adicione a manteiga e misture. Adicione 50 ml de sumo de limão e os ovos, batendo bem com a colher de pau entre cada adição.Forre com papel vegetal um tabuleiro com cerca de 30x20cm. Verta a massa no tabuleiro e alise com uma espátula.

Leve ao forno durante 20 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer durante dez minutos.Para a glacé, misture o açúcar em pó com a raspa da casca de meio limão e duas colheres de sopa de sumo. Bata com uma colher até obter uma pasta branca.Espalhe a glacé sobre o bolo ainda mor-no e deixe arrefecer completamente antes de retirar do tabuleiro e cortar em pequenos quadrados.

Ingredientes: �250g farinha de trigo com fermento�250g açúcar �250g manteiga sem sal�3 ovos

�2 limões �Sal q.b.Para a glacé�175g açúcar em pó�1 limão

PUB

DOMINGO ¡ 19 junho 2016

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

O exercício é o melhor remédioExistem modalidades desportivas mais indicadas para determinadas patologias, cujos efeitos são visíveis na melhoria dos sintomas.

■A prática regular de exercício físico faz parte de qualquer estilo de vida saudável. Várias investigações têm mostrado os seus efeitos positivos na nossa saúde física e mental. No caso das doenças crónicas, estes efeitos podem assumir uma importância ainda maior.

� DiabetesOs desportos coletivos e aeróbicos, como a corrida, o ciclismo e a natação são os desportos mais indicados, principalmente no caso da diabetes tipo II. Se tomar insulina, a dose desta deverá ser adaptada para evitar a queda exagerada dos níveis de açúcar no sangue.

Também o treino de resistência, pode diminuir os níveis de glicemia, além de tornar os ossos e músculos mais fortes, reduzindo o risco de osteoporose.

� HipertensãoPara estes casos, os desportos com predomínio aeróbico, são os mais indicados. Caminhada, corrida, natação ou hidroginástica, dança e ténis. Recomenda-se, ainda, as atividades gímnicas, como step, cardio ou mesmo crossfit, desde que se reduza a componente de pesos externos.

� Patologias cardiovascularesAs cardiopatias congénitas devem ser tratadas cirurgicamente, quando possível, antes de ser autorizada a prática desportiva. O basquetebol e

o futebol devem ser evitados porque aumentam a taxa de morte súbita.

Para melhorar a saúde cardiovascular global, o ideal é despender de 30 minutos por dia, cinco vezes por semana, para a prática de exercício moderado como a caminhada, corrida, natação ou ciclismo.

� ObesidadeOs doentes obesos, além de terem as suas articulações e a coluna vertebral sobrecarregadas, têm uma maior sobrecarga cardíaca, devido ao aumento da pressão arterial. Inicialmente, desporto aeróbico, como a marcha e o ciclismo, são as modalidades mais adequadas, porque não sobrecarregam as articulações, bem como a prática de natação.

� AsmaDepois de a situação clínica estar bem controlada e com os cuidados certos, é possível praticar exercício físico com regularidade. Os mais recomendados são os desportos realizados em ambientes de maior humidade e temperatura, como a natação, ou em que os esforços são intensos, de curta duração e intermitentes, como o judo ou a luta.

Os desportos que requeiram uma exposição prolongada ao ar frio e seco deverão ser evitados.

FONTE: LIFESTYLE.SAPO.PT

Para melhorar a saúde cardiovascular, o ideal é despender de 30 minutos por dia, cinco vezes por semana

¡Joana Marques [email protected]

“Você precisa do Espírito de Deus tanto quanto o ar que respira para sobreviver.”

Bispo Edir Macedo

centrodeajuda.pt/21dias

PUB

RAZÕES POR QUE ESTE JEJUM É PARA SI!

Porque é a única maneira de estar verdadeiramente seguro.

Porque a sua boa consciência confi rma que este Jejum é, de facto, para si!

Porque você quer o que é certo,verdadeiro e bom!

Porque você quer alcançar o domínio próprio nos seus pensamentos, palavras e ações.

Porque você é humilde diante de Deus!

Porque você coloca Deusem Primeiro Lugar!

16

1819191919202121

São 21 dias de completa entrega e dedicação a Deus, que ao terminar, não devem ser ignoradas as diferenças que deixam na sua vida, se houver uma dedicação e entrega completa.O segredo de obter resultados com o propósito de alcançar o Espírito de Deus, está na sua intenção no decorrer deste Jejum, pois se durante 21 dias não aproveitou a oportunidade, não desanime, nem desista, faça você a sua oportunidade, ainda há tempo de ter momentos dedicados a Deus, pois o Jejum de Daniel é mais do que os 21 dias, é uma educação espiritual para a sua vida, para que saiba separar o tempo para Deus, o tempo para si e o tempo para os outros.Se ao chegar ao fi m do Jejum foi batizado com o Espírito de Deus, não pense que fi ca por aqui, agora os frutos comprovarão a sua transformação, não para os outros, mas sobretudo para si e para Deus. Por outro lado, se não alcançou o objetivo principal, de ter o Espírito de Deus, ou de ser renovado, aplique-se, não pare por aqui, mostre a Deus e a si mesmo a sua verdadeira intenção e pode ter a certeza que a maior das bênçãos irá alcançá-lo.

É IMPOSSÍVEL FICAR INDIFERENTE À TRANSFORMAÇÃO!

O Jejum de Daniel é o marc o de transfor-mação de vida para todos os que aprovei-tam a oportunidade.

“Tenho paz e uma força interior irreconhecível”

“Descobri coisas em mim, que estavam escondidas”

■“Neste Jejum de Daniel, tenho dedicado o meu tempo aos assuntos relacionados com Deus, nomeadamente, falo mais com Ele, através da oração, oiço a Sua Voz, através da meditação na Sua Palavra e com estas atitudes diferentes sinto-me mais forte

espiritualmente e obtive uma paz dentro de mim.Consigo notar uma grande diferença em mim, pois antes de aceitar o desafi o de viver este propósito, eu era impaciente, pessimista, não tinha forças para vencer os meus obstáculos e ao longo destes dias, tudo mudou, tenho paz e uma força interior irreconhecível, que me faz vencer as adversidades.Aconselho a todos a participar, não é tarde, pois verão uma grande diferença de dentro para fora.” Diana, Leiria

■“Apesar de saber que é através da meditação na Bíblia que consigo alcançar as respostas de Deus, já não valorizava esta oportunidade. Passei a colocar a Palavra de Deus um pouco de parte, não na totalidade, mas deixei de lê-la com frequência.Com o propósito do Jejum de Daniel, fi z uma prova comigo, de

passar a ler a Bíblia pelo menos duas vezes ao dia, uma de manhã e outra à noite. Depois deste desafi o pessoal, encontrei paz e alegria dentro de mim, e decidi ir além, busquei o alimento espiritual também nos blogs do Centro de Ajuda e dediquei o melhor do meu tempo a assuntos relacionados com Deus. Hoje, é na bíblia que encontro respostas para situações que anteriormente não sabia resolver. Descobri coisas em mim, que estavam escondidas e que agora estão a vir ao de cima para serem resolvidas.” Cacilda, Coimbra

1515

17

nda na Minha pre-sença e sê perfeito” (Gênesis 17.1).

O conceito Divino sobre perfeição é diferente do conceito humano.Aos olhos do mundo, perfeito é aquele que não erra. Qual o ser hu-mano que não erra? Qual o herói da F é que não errou, mesmo sendo

tão usado por Deus? Não existiu. E como Deus exige perfeição de quem naturalmente é imperfeito? Será que Ele cobraria da Sua cria-tura algo impossível? É claro que não! Nesse caso, que tipo de perfei-ção Ele exige?

O facto é, quando se anda na pre-sença d Ele é como se andasse na Luz. Não há como não enxergar os perigos e evitá-los.

Não há como ver os próprios er-ros e não se corrigir. Não há como andar com Ele e ser mentiroso, mau caráter, corrupto, adúltero, traiço-eiro, perverso, dissimulado, enfi m, não há como andar com Ele e pra-ticar injustiças. Cada um tem seu

jeito de ser e, por conta disso, falha, erra e até faz o que não gostaria de fazer.

Mesmo o apóstolo Paulo confes-sou:

“Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto.

Ora, se faço o que não quero, con-sinto com a lei, que é boa.

Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim.

Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem ne-nhum , pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.

Porque não faço o bem que pre-firo, mas o mal que não quero, esse faço.

Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem faz, e sim o pecado que habita em mim.

Então, ao querer fazer o bem, en-contro a lei de que o mal reside em mim.

Porque, no tocante ao homem in-terior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros” (Romanos 7.15-23).

Ser perfeito para Deus é ser justo na forma de ser e de agir.

❚ realizar casamentos❚ realizar batizados (adultos)❚ dar aconselhamento matrimonial❚ aconselhar e acompanhar indivíduos toxicodependentes❚ aconselhamento pastoral❚ participar na Santa Ceia❚ realização da unção com óleo❚ visitas ao domicílio❚ visitas a doentes no hospital❚ visitas a presidiários❚ distribuição de cestas básicas às famílias carenciadas❚ distribuição de bens (roupas, mobílias, eletrodomésticos, etc.) a pessoas carenciadas❚ acolher o Instituto Português do Sangue nas suas instalações para a doação de sangue❚ ajudar a manter o Lar de Idosos Universal❚ apresentação de crianças (não batiza crianças, somente adultos)❚ participar no Grupo de Jovens "Força Jovem"❚ a realização de orações❚ a entrada nas igrejas e participação nos cultos❚ participação em Concentrações, em locais como: Coliseu dos Recreios, Pavilhão Rosa Mota, estádios, Pavilhão Atlântico, etc.❚ ajudar a manter a Sociedade “Pestallozi” (presta assistência aos portadores da síndrome de Down)❚ manter a Fazenda Nova Canaã❚ a realização de cursos informáticos❚ aconselhar e apoiar na escolha de uma carreira profissional❚ atendimento telefónico pela linha amigo 24 horas❚ apoio a mulheres vítimas de abusos❚ apoio e aconselhamento a indivíduos dependentes alcoólicos❚ visitas a lares de terceira idade❚ dar alimento aos sem-abrigo❚ apoio em catástrofes❚ a realização de atividades lúdicas e desportivas com os jovens❚ aconselhamento e campanhas na prevenção do HIV❚ transporte de pessoas com dificuldades de locomoção❚ estacionamento no parque da Igreja❚ estudos Bíblicos realizados❚ entrada e participação no maior Congresso Financeiro do País❚ realização de funerais❚ distribuição do Óleo Santo de Israel❚ cursos de Teologia (IBURD)❚ milagres que acontecem em todos os Centros de Ajuda espalhados pelo Mundo.

Só ensina às pessoas a VERDADE. O dízimo, como também as ofertas, são mandamentos bíblicos.

O CENTRO DE AJUDA NÃO COBRA PARA D

BISPO Edir Macedo

Anda na Minha presença e sê perfeito

CDA, VIVEMOS O QUE ENSINAMOS E SACRIFICAMOS PELO QUE SONHAMOS!

bispomacedo.com.br/ youtube.com/obispomacedo twitter.com/BispoMacedo facebook.com/BispoMacedoAcessos oficiais

E também na , pelas 14H (HORA DE LISBOA) ,

LISBOA

ÉVORA

COIMBRA

LEIRIA

PORTO

FUNCHAL

AÇORES

PORTIMÃO

107.7 FM

90.4 FM| 95.5 FM

92.6 FM| 98.7 FM| 107.8 FM

101.3FM

95.5 FM

100.0FM

91.1 FM| 91.0 FM| 94.0 FM

91.8 FM| 92.4 FM| 93.7FM

D I A R I A M E N T E 23H àsPALAVRA AMIGA Bp. Macedo

3i

centro de ajuda . Refl exãoDOMINGO ■ 19 junho 2016

visite-nos em centrodeajuda.pt

Paciente - Ele foi paciente o necessário para esperar pelo cumprimento da Promessa. “E assim, depois de esperar com paciência, obteve Abraão a promessa” (Hebreus 6.15).

Partiu do ponto A (sem filhos, sem terra e sem parentela...) para o ponto B (com um herdeiro legítimo, incontáveis riquezas, património e com o cognome de “Pai da Fé”). Quem era Abraão na verdade? Seria uma pessoa tão diferente de mim e de si? Ou será que a diferença estava não em quem ele era... mas o que estaria disposto a fazer para ser e ter o que mais queria?

19 JUNHO

que mais precisam uma ajuda física e também espiritual.

Nas ruas de LisboaLisboa foi o local escolhido pelos voluntários do grupo para poder ajudar, através da doação de alimentos, roupas, uma palavra verdadeira e uma oportunidade de

vida para cada uma das pessoas que se encontravam nas ruas, carentes de uma mão amiga.

Muitos não só procuram ajuda a nível físico, mas também emocional e espiritual, pois nem sempre têm com quem falar ou confiar as suas tristezas e dificuldades, que os leva a fugir de uma sociedade que consideram indiferentes às suas necessidades.

Os voluntários do grupo Anjos da Noite, provenientes dos Centros de Ajuda da Amadora, Benfica e Cruz de Pau, disponibilizaram o seu tempo previamente para preparar cada detalhe que suprisse as necessidades das pessoas que procuraram receber um alimento,

como uma sopa e uma peça de fruta, e até roupas para que os mesmos estivessem confortáveis.

A palavra certaEntre os voluntários, estão presentes pastores e obreiros, que dedicam a sua vida a dar de graça o que de graça receberam para obter a sua transformação de vida.

Estes estiverem não só a distribuir os elementos físicos, como também disponibilizaram o seu tempo para ouvir aqueles que mais precisam e

Pessoas que perderam as suas vidas a partir de uma esc olha errada

4iDOMINGO ■ 19 junho 2016

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Anjos da Noite

SE SOFRE DE ALGUMA DESTAS DOENÇAS CRÓNICAS, ASSINALE, RECORTE E ENTREGUE NO CDA MAIS PRÓXIMO:

� Epilepsia� Asma� Bronquite crónica/Enfisema� Cancro� Trombose� Diabetes� Insuficiência Renal Crónica

� Sida� Obesidade� Hipertensão� Deficiência Visual� Depressão� Esquizofrenia� Outra

Se a medicina já o desenganou, dizendo que nada mais pode fazer por si e que você terá de padecer dessa enfermidade para o resto da sua vida, então, venha participar no DIA DA CURA DAS DOENÇAS CRÓNICAS, e alcan-ce a superação que tanto deseja!Traga uma garrafa com água e receba a Gota do Milagre.

O dia da Cura das

A L C A N C E A S U P E R A Ç Ã O Q U E T A N T O D E S E J A !

CENTRO DE AJUDA - IMPÉRIO: Alameda D. Afonso Henriques, nº 35 - Lisboa(em frente à estação de metro da Alameda)

Para mais informações

Uma palavra e uma mão amiga para os mais carecidosNos dias de hoje, é difícil passar na rua e prestar atenção aos que mais precisam, ou até dar uma sim-ples ajuda a alguém que está à procura de um local.

C om a correria do seu quotidiano, ao entrar nos transportes públicos, ou até no

meio do trânsito, já não tem tempo para prestar atenção a quem está do seu lado. O principal foco passa a ser resolver o seu problema, a sua situação momentânea e, no fim do dia, poder chegar a casa e descansar.

Porém, nem todos têm conseguido um momento de descanso, ou os melhores resultados na sua vida, não por falta de esforço ou dedicação, mas principalmente porque não praticam a melhor dádiva descrita na Bíblia Sagrada, dar.

“Aquele que dá, recebe”, uma expressão comum de se ouvir, mas difícil de praticar.

O grupo Anjos da Noite, do Centro

de Ajuda, é composto por pessoas comuns, com os seus problemas, as suas dificuldades diárias, que não ignoram aquele que está do seu lado, mas sim dedicam parte do seu tempo a este trabalho voluntário, de levar aos

AMADORA

AMADORA

¡Redação

Ele quer fazer três coisas em si!

se algo está mal......mantenha-se bem!

Bispo Júlio Freitas Por seu servo em Cristo,

..mantenha-se bem!bispojulio.com

O Espírito de Deus sempre sus-citou uma certa “curiosidade” por parte do ser humano, pois

é O Deus que apenas conhecemos na Sua totalidade quando O temos a viver onde Ele pertence: dentro de cada um de nós!

Você já se perguntou: Por que é que Deus me Quer Batizar com o Seu Espírito, o Espírito de Deus? O que é que Deus Quer fazer em mim através do Espírito de Deus?

Qual será o Seu verdadeiro objetivo?Será:Curar?Libertar?Prosperar?Realizar sentimentalmente?Unir a família?

Não! A resposta é definitivamente não! E a prova é que Deus faz tudo isso e muito mais apenas através do uso da Fé-inteligente, através dos Sacrifícios-voluntários de cada um. Eu sou uma prova disso! Antes mesmo de ser Batizado nas Águas e de ser Batizado com o Espírito de Deus, eu tive experiências como o Poder de Deus na minha saúde e vida. Mas, experiência pessoal com Deus, só por meio do Batismo com o Espírito de Deus!

Observe o que Deus Revela e Orienta por meio da Sua Infalível Palavra:

“O Espírito do SENHOR se apossará de ti, e profetizarás com eles e tu serás mudado em outro homem.” (1 Samuel 10.6).

Repare que o Espírito de Deus Quer Fazer 3 Coisas em si!

1ª APOSSAR-SE DE SI (“APOSSAR--SE- Á DE TI”)

...que significa: apoderar-se; assenhorear-se; conquistar. Deus, melhor do que nós, Sabe que se não somos possuídos pelo Seu Espírito, somos possuídos pelo nosso “eu”. E aí reside o grande perigo, que à partida parece inofensivo, mas que é muito perigoso. Porque, os demónios só podem dominar, possuir alguém, depois que esta pessoa se deixa possuir pelo seu próprio “eu” (sentimentos, emoções, fantasias...).

2ª USAR A SUA MENTE, BOCA, CORPO

...para pensar, falar e viver como Ele Quer (“profetizarás com eles”), para que outras vidas sejam libertas, transformadas e salvas. Ele Quer que Trabalhe, profetize aos seus familiares, amigos, inimigos, incrédulos, ricos e pobres... juntamente connosco, Seus Servos. Mas, só pode profetizar quem vive o que está Escrito. Não basta conhecer o que está Escrito, é necessário praticar, e somente os Batizados com o Espírito de Deus têm este poder, força, disposição, coragem... Pois, quando se vive o que está Escrito, então, pode-se Profetizar e ver acontecer na vida dos ouvintes o que está a ser Profetizado!

3ª SEJA MUDADO-TRANSFORMADO...num novo homem/mulher

(“mudado em outro homem”). Quer dizer, que todos possam ver, perceber

e reconhecer que já não é mais a mesma pessoa de antes. Repare que Deus quer que os outros vejam esta Nova Pessoa. Sabe qual é o seu nome? Filho de Deus! Esta pessoa Transformada é a Imagem e Semelhança

do Deus-Vivo, o Filho de Deus. Todos devem ver e reconhecer o seu caráter, personalidade e vida como exemplo irrepreensível.

Mas, por que é que Ele “não tem conseguido” fazer isso em todos que se dizem Seus (de Deus)?

Se Deus Prometeu te Batizar com o Espírito de Deus.

Se Deus Quer te Batizar com o Espírito de Deus.

Se Deus Pode te Batizar com o Espírito de Deus.

Por causa das muitas preocupações que muitos têm trazido na mente. Preocupam-se com tantas coisas e deixam de se preocupar com O mais importante: O Espírito de Deus!

Por isso, tome a Decisão de deixar as suas preocupações, neste preciso momento, nas Mãos de Deus, pois se assim fizer, ainda hoje, o Espírito de Deus apossar-se-á de si, se você entregar-se a 100 por cento, para que Ele possa fazer de si um Filho d’Ele!

5i

centro de ajuda . Anjos da NoiteDOMINGO ■ 2119 junho 2016

visite-nos em centrodeajuda.pt

O dia da Cura das

A L C A N C E A S U P E R A Ç Ã O Q U E T A N T O D E S E J A !

Terça-�eira2 1 D E J U N H O

7H, 10H, 12H, 15H e 20H

CENTRO DE AJUDA - LISBOA: Rua Dr. José Espírito Santo, nº 36 - Chelas (próximo da estação de metro)

CENTRO DE AJUDA - PORTO:

Rua Egas Moniz, nº 485

PUB

ajudá-los através de uma palavra certa, de acordo com as difi culdades de cada um.

Pessoas que provêm de várias partes da cidade, do país e do mundo, que perderam as suas vidas a partir de uma escolha errada e, por vezes, de um orgulho, que difi cilmente pretendem quebrar para serem ajudados.

A palavra dada pelos voluntários serve para que estes tenham forças para superar não só as suas difi culdades físicas, mas sobretudo as suas maiores barreiras, as interiores que os impedem de evoluir.

Receberam com alegria e gratidão cada um dos elementos dados e foram desafi ados a colocar a sua Fé em prática para uma transformação de vida.

BENFICA

CRUZ DE PAU

“O Espírito de Deus apossar-se-á de si, se você se entregar a 100 por cento”

Um passeio temático e único no mundo. Os visitantes regressam ao passado para conhecer a réplica fi el do Tabernáculo de Moisés, entrar no Memorial dos Templos de Jerusalém e caminhar pelo Jardim das Oliveiras Centenárias.Um pedaço da Terra Santa no Brasil.

VIAGEM AO TEMPLO DE SALOMÃO

SÃO PAULO 2 a 7 SETEMBRO 2016

Para reservas / informações contactar: Sandra Silva - Tel: 218 646 528 email: [email protected]

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE

ÚNICA INSCRIÇÕES LIMITADAS

Consiga você também uma vida completamente transformada!Os problemas surgem na vida de todas as pessoas de uma forma inevitável. O segredo para lidar com eles, está em encontrar uma forma de os superar e vencer, transformando uma vida de sofrimento, doenças, depressão, problemas financeiros, etc, numa vida plena e realizada!

PUB

7i

centro de ajuda . Casos VerídicosDOMINGO ■ 219 junho 2016

visite-nos em centrodeajuda.pt

❚“Antes de chegar ao Centro de Aju-da (CdA), tinha problemas de saúde, na família e espirituais. Era uma pessoa triste, oprimida e desequilibrada. Sen-tia-me muito sozinha e queria encon-trar alguém para casar, pois acreditava que era isso que me ia fazer feliz. O pior momento foi quando entrei nu-

ma grande depressão, sentindo-me muito vazia. Estava desesperada.Conheci o CdA, através da televisão, ouvindo os testemunhos de pesso-as que tinham conseguido superar os seus problemas.Depois de ter assistido à primeira reu-nião, procurei um homem de Deus e através da oração que recebi, vi logo resultados nessa mesma noite! Foi ali que percebi onde estava a solução .Conquistei a minha libertação espiritu-al, a minha cura, os problemas familia-res resolveram-se e a paz hoje impe-ra na minha vida. Tudo mudou e tenho uma vida completamente diferente!”

Marta

❚“Era proprietário de uma papelaria, mas devido à falta de experiência e de maturidade acabei por contrair mui-tas dívidas, nomeadamente a fornece-dores, material que não estava pago, equipamentos, etc. Tive que acabar por fechar as portas e fiquei com uma dívi-da de mais de 70 mil euros.Senti vontade de desistir de tudo. A minha esposa trabalhava comigo e tí-nhamos uma criança pequena... Era

impossível conseguir ter essa quantia de dinheiro!Estas dificuldades trouxeram proble-mas ao nosso casamento, e chegámos mesmo a considerar a hipótese de se-paração. Havia muitas discussões e era muito stressante. Depois de participar nas palestras do Centro de Ajuda conseguimo-nos recompor. Tivemos orientações sobre como prosperarmos e as oportunida-des foram surgindo, até que come-çámos a pagar as nossas dívidas aos poucos.Hoje, temos outro negócio aberto e pa-gámos todas as nossas dívidas. Temos a nossa vida abençoada!”

Marco

Vencer os vícios Dívidas e vida arruinada

❚ “Perdi a minha autoestima, a relação com a minha família e amigos para o vício. Deixei de acreditar em mim e es-sa foi a maior perda que tive. Passei a ser dependente de substâncias e deixei de viver.Comecei com o tabaco, no qual estive viciado durante 25 anos. A seguir veio o haxixe e a erva e, durante algum tem-po, fui viciado na cocaína, ecstasy, LSD, e outras substâncias do género.

Esse processo de destruição afastou--me da minha família e dos verdadeiros amigos, e arranjei outros que tinham os mesmos vícios que eu e que não eram amigos, eram pessoas que tinham inte-resse em viciar-se connosco. O pior momento da minha vida foi quando me casei com uma pessoa toxi-codependente e convivi de perto com o vício da heroína.Conheci o Centro de Ajuda através de um convite de uma pessoa conhecida, que me mostrou que o nosso problema poderia ser resolvido ali.Consegui vencer todos os meus vícios e hoje sou uma pessoa realizada, feliz, e vivo em paz! Sou a prova viva de que o vício tem cura!” Edgar

❚ “Sofri com um problema de saúde, do foro intestinal, durante dez anos. Os médicos não sabiam o que era e já não tinham solução para mim. Comesse o que comesse, fosse arroz, pão, etc, tu-do me provocava dores de barriga hor-ríveis.Chegava a ir quatro vezes por semana para o hospital e o meu desespero era

tanto que tentei acabar com a minha vida duas vezes. Tomava muitos medi-camentos e todos eles pioravam a mi-nha dor.Perdia todos os trabalhos que tinha de-vido a este problema e a minha espo-sa trabalhava sete, oito a nove dias por mês para poder cuidar de mim. Con-traímos dívidas e houve momentos em que passámos fome, a minha família virou-me as costas e não me ajudou.Hoje, graças a ter feito tudo o que me foi indicado no Centro de Ajuda, su-perei esse problema. Consegui arranjar trabalho e as minhas dores desapare-ceram. Sou feliz e tenho uma paz enor-me na minha casa!”

João

Problemas de saúde Tristeza e desequilíbrio

Quando ouvi-mos que Deus nos concede as bênçãos maiores, normalmente, pensamos nas conquistas físi-cas, mas antes destas é necessário o mais importante.

A s Conquistas Financeiras é uma reunião dedicada, à todos aqueles que

pretendem alcançar mais na sua vida profissional e financeira, de forma a glorificar o nome de Deus.

Nem todos dão o mesmo valor a esta palestra motivacional, e ignoram a importância da Fé nestas situações. Para que conquiste financeiramente, não é preciso

apenas o uso da sua Fé, mas também ser da Fé.

O bispo Carlos Rocha, esteve presente no Centro de Ajuda de Almada, onde explicou a importância e a diferença de ter Fé e ser da Fé.

Os membros do Centro de Ajuda (CdA), tanto de Almada como de Montijo contaram também com a presença da Arca da Aliança representando a presença de Deus diante das suas batalhas e levando-os à vitória.

8iDOMINGO ■ 19 junho 2016

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Conquistas Financeiras

“Todos têm Fé, mas existem pessoas que para além de terem Fé, são da Fé”

Saiba se você apenas tem Fé ou é da Fé

essa Fé, é usá-la não apenas para benefício próprio, mas sobretudo para entregar-se a Deus”, explicou o bispo.

A Palavra de Deus afirma que quando conquistamos a presença de Deus dentro de nós, tudo o resto é

acrescentado, por isso a importância de reconhecer se tem Fé, apenas para conquistar as coisas que pretende e por isso está presente nas reuniões das Conquistas Financeiras, ou se é da Fé ,e por isso tudo o que conquista é um acréscimo para si.

“Quando somos da Fé, até lutamos para ter as coisas deste mundo, mas não nos deslumbramos pelas mesmas, porque quem é da Fé não permite que o seu interior seja cheio do que não é bom”, salientou o bispo Carlos Rocha.

Por isso, é uma prioridade descobrir se tem sido da Fé, ou se tem Fé.

Ser ou ter Fé?“Todos têm Fé, mas existem pessoas que para além de terem Fé, são da Fé”, afirmou o bispo Carlos Rocha, em visita missionária ao CdA de Almada.

A maioria das pessoas possui os seus bens físicos, como por exemplo, vários pares de sapatos, não usam todos ao mesmo tempo, mas apenas quando é necessário.

“Sabeis, pois, que os que são da fé é que são filhos de Abraão” (Gálatas 3:7).

“O ter Fé é usar a Fé quando precisa, para alcançar um benefício, por outro lado, ser da Fé é pertencer a

¡Redação

AlmAdA

montijo

crónica Vivi Freitas

“Por ter acolhido a verdade, não será destruída, vai ser salva por causa dessa Fé!”

ela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos es-

pias” (Hebreus 11:31).Raabe era uma meretriz, tinha

um passado marcado, mas ao aco-lher os espias em sua casa, ela te-ve a oportunidade de mudar a sua história para sempre, porque ela acolheu a eles com paz, isto é, ela sa-bia que corria riscos, talvez sentiu

medo, mas ela enfrentou e não deu ouvidos aos seus sentimentos, ela acolheu com paz, porque enfren-tou e a Fé traz a paz.

Mas existem muitas pessoas que têm medo de ouvir e enfren-tar a verdade, de “vasculhar” a sua própria vida, de resolver os seus problemas. Mesmo sabendo do que Deus é capaz, pois já ouviram falar da Sua grandiosidade: que perdoa o pecador e que os chama para Si.

Mesmo assim retêm, têm medo de ameaçar a sua própria convicção, de enxergar os seus erros, porque quando se fala dos mesmos, sem-pre dão alguma desculpa. É como tocar numa ferida, pois vê como uma humilhação.

Mas quando você acolhe com paz a verdade, e pensa: “Eu tenho este problema, sou uma pessoa cheia de pecados, estou cheia de imperfeições, mas eu aceito esta

oportunidade! Eu quero resolver o problema!”

Por ter acolhido a verdade, não será destruída, vai ser salva por causa dessa Fé! Ainda que o seu pas-sado tenha sido horroroso. Quando olha para o Deus que pode fazer o impossível na sua vida, então não tem medo de resolver e defender os preceitos de Deus na sua vida.

Como você acolhe a verdade?

visite: VivianeFreitas.com

Um grande abraço eaté a próxima semana!

9i

centro de ajuda . Coisas de MulherDOMINGO ■ 19 junho 2016

visite-nos em centrodeajuda.pt

Relacionamento entre sogra e noraFaz parte do processo evolutivo de cada mulher, que esta conheça outras pessoas, namore, case e passe a ter a família do seu marido como sua.

E ntre duas pessoas que se relacionam, existe um sistema de valores e uma

cultura própria que cada indivíduo traz consigo da sua família, o mesmo acontece consigo e com o seu marido.

Há quem diga, que quando se casa com alguém, casa-se também com a família da outra pessoa. O

irmão passa a ser o seu cunhado, o pai passa a ser o seu sogro e a mãe, a sua sogra. Nesta multiplicidade de papéis e funções, a sogra é quem carrega um estereótipo de múltiplas conotações, que, geralmente, suscita piadas, brincadeiras, e até comentários menos agradáveis.

Sogra VS. noraEstas duas mulheres desempenham um papel importante na vida do

homem, que tem uma como mãe e outra como esposa, desempenhando, consequentemente, dois papéis distintos.

A imagem de discórdia entre a nora e a sogra pode ser eliminada, só depende da sua atitude

¡Redação

Muitas vezes, a maneira preconceituosa como é vista essa relação pode dificultar o estabelecimento de vínculos entre sogra e nora.

O sogro normalmente, é visto como um segundo pai, um amigo; já a sogra é vista como “a chata, intrometida e intriguista”. O mesmo acontece com a nora, que é vista como a rival, que veio para roubar o seu filho, enquanto que o genro é tido como um filho, para quem a mãe faz os melhores doces e cozinhados.

Este ponto de vista, já pode até ser considerado um mito, na maioria das culturas, onde a imagem da sogra é associada à de uma pessoa inoportuna, que deve ser suportada por qualquer pessoa em algum momento da sua vida.

Vencer o estereótipoEsta imagem frequente de discórdia entre a nora e a sogra pode ser eliminada do seu posto de antiguidade, só depende da sua atitude, se é uma sogra ou uma nora, não espere pela atitude da outra, dê o primeiro passo.

Primeiramente, a ideia de que é impossível dar-se bem com a sua nora, ou com a sua sogra, que já vem do que ouve ou vê, deve ser ultrapassada. Se está no papel de nora veja como uma oportunidade de aprender e se a sua sogra tem um casamento exemplar, ou um caráter exemplar, de certo irá aprender muito com ela, não a julgue pelas atitudes, mas pelo que pode tanto aprender como ensinar através do exemplo.

Se é uma sogra, pense na sua nora como sua filha e como gostaria que a mãe do namorado da sua filha a tratasse, ensine-a, transmita-lhe valores que de certo com alguma experiência já adquiriu e veja o bom relacionamento entre as duas como um dos principais pilares para a felicidade do seu filho e da sua nora.

Busque em Deus um apoio, um conselho para que nunca aja segundo as suas emoções e vontade de salientar que ele gosta mais de si, não é uma guerra entre as duas, mas sim uma batalha diária que devem travar juntas.

PUB

1. Sede Nacional Genebra Rue de Genève 96 - 1226 Thônex

Informações: 022 348 80 29

2. PâquisRue du Prieuré 19 - 1202 Pâquis

Telefone: 022 731 41 47

3. Lausanne / GareAvenue Louis Ruchonnet 3 - 1003

Lausanne

Informações: 021 311 08 15

Lausanne / RiponneRue Madeleine 7 -1003

Informações: 021 544 70 50

4. SionRue des Cèdres 24 - 1950 Sion

Informações: 027 322 11 55

5. La Chaux-De-FondsAvenue Leopold Robert 60

2300 La Chaux -De-Fonds

Informações: 032 534 16 85

6.ZürichBaslerstrasse 30 - 8048 Zürich

MediaCampus bloco 2

(entrada pela Hardgutstrasse)

Paragem SBB - Werkstätte

Informações: 044 450 42 10

7. Saint Gallen Heiligkreuzstrasse 59 - 9008

Saint Gallen

Informações: 071 244 50 48

8. Luzern Baselstrasse 47 -

6003 Luzern

Informações: 041 240 0 6 88

9 . BaselWasgenring 57 - 4055 Basel

Informações: 061 681 40 72

10. BernThunstrasse 9 - 3005 Bern

Informações: 031 301 51 4 0

11. LuganoVia Giuseppe Cattori 3 - 6900

Paradiso

Informações: 091 980 49 59

12. LocarnoVia Antonio Ciseri 6 - 6600

Informações: 091 751 39 66

13. FribourgPlace de Notre Dame 4 - 1700 Fribourg

Todas as quintas-feiras às 19h30

Informações: 021 311 08 15

14. Biel/Bienne: Hotel Metropol

General- Dufour-Strasse 110

2502 Biel-Bienne

Todos os domingos às 16H

Informações: 041 240 06 88

18. Zug Sala de conferência Hilfszentrum

Universal (último sábado de cada mês,

às 16 H)

Informações: 041 240 06 88 /

078 669 58 84

120. Bellinzona: Viale Giuseppe Motta 7 (próximo

do estádio)–6500 Bellinzona

Todas os sábados às 18H

Informações: 091 980 49 59 /

079 17 1 42 05

ZURIQUE

NÚCLEOS DE ORAÇÃO

LAUSANNE

TICINO

CdA, vivemos o que ensinamos e sacrificamos pelo que sonhamos! centredaccueil.ch 022 348 80 29

Centro de Ajuda LisboaRua Dr. José Espírito Santo, nº 36 - Chelas(próximo da estação de metro)

Sede Nacional em Genebra

Rue de Genève 96 - 1226 Thônex

CENTROS deAJUDA na SUÍÇA

7 DIAS para mudar a sua vida!

Semana 19 A 25 JUNHO 2016

Agenda SemanalSemanal Semanal Semanal7 DIAS para mudar a sua vida!

8H | 9H30 | 18HO DIA DA DIREÇÃO

FORÇA Jovem | 14H30

CONQUISTAS Financeiras

D O M I N G O

S Á B A D O

SEGUNDA

Q U I N T A

S E X T A

T E R Ç A

Q U A R T A

SAÚDE Restaurada

ESTUDO Bíblico

LIMPEZA Espiritual

TERAPIA do Amor

CORRENTE DA Prosperidade

CORRENTE DA família

REUNIÃO DE Evangelização 10H

FORÇA

D estaquef o l h a d e p o r t u g a l . p t Facebook.com/folha.deportugal

estaque

Para mais informações ligue para a linha:

DE SEGUNDA A SEXTA 10H, 15H E 20H

022 348 80 29

GENEBRA

7 DIAS para mudar a sua vida!

7H30 | 9H30O DIA DA DIREÇÃO

SESSÃO DO Desbloqueio | 15H MULHERES E HOMENS Sábios | 18H

DE SEGUNDA A SEXTA 7H, 10H, 12H, 15H E 20H

CONQUISTAS Financeiras

DOMINGO

SEGUNDA

QUINTA

SEXTA

TERÇA

QUARTA

SAÚDE Restaurada

ESTUDO Bíblico

LIMPEZA Espiritual

f o l h a d e p o r t u g a l . p t Facebook.com/folha.deportugal

Centros de Ajuda em Portugal Continental e IlhasMORADAS...

Rua Dr. José Espírito Santo, 36 - Chelas (próximo da estação de metro)

Centro de Ajuda- L isboa

Portimão Largo Gil Eanes, lt. A

Coimbra Rua do Sota, nº 20

Alameda Dom Afonso Henriques, nº 35Lisboa (em frente à estação de metro da Alameda)

Centro de Ajuda- Império

CdA do PortoRua Egas Moniz, nº 485

Madeira - CdA do FunchalRua Dr. Brito Câmara, nº 32

CdA de V. N. de GaiaRua do Agueiro, nº 151(Mafamude)

Açores - Ponta DelgadaRua da Boa Nova, nº 5

| ABERTAS 7 DIAS POR SEMANA | 366 DIAS POR ANO

DIARIAMENTE

Para mais informações: Temos mais de 124

Centros de Ajuda em Portugal e mais de 8000 espalhados em 182 países

20H

20HTERAPIA do Amor

* Para saber em que CdA’s se realiza esta reunião contacte o Amigo 24H, através do 218 368 008

CORRENTE DA Prosperidade

CORRENTE DA família

SÁBADOCASOS Perdidos

FORÇA Jovem

8H

16.30H

Semana 19 A 25 JUNHO 2016

Agenda Semanal

Df o l h a d e p o r t u g a l . p t Facebook.com/folha.deportugal

estaque

Centro de Ajuda- ImpérioAlameda Dom Afonso Henriques, nº 35 - Lisboa (em frente à estação de metro da Alameda)

Rua Dr. José Espírito Santo, 36 - Chelas (próximo da estação de metro)

Centro de Ajuda- LisboaRua Egas Moniz, nº 485

Centro de Ajuda-Porto

11i

centro de ajuda . Casos VerídicosDOMINGO ■ 19 junho 2016

visite-nos em centrodeajuda.pt

Hoje em dia sou uma Patrícia transformada, alegre e cheia de vida... porém, antes das participações

nos Jejuns de Daniel e de ter o Batismo com o Espírito de Deus, era uma pessoa totalmente oposta, com muitos traumas causados por um historial familiar muito difícil. O meu pai era uma pessoa que agredia a minha família e perseguia-nos, passámos por muitas necessidades, chegando a viver sem luz durante muito tempo e havendo até ocasiões em que nem sequer existia o que comer. Para além disso, também sentia muita mágoa da minha irmã, pois ela batia-me constantemente... e todos esses traumas me acompanhavam”, revelaPatrícia, ressaltando o papel que o Jejum de Daniel veio a ter na sua vida.

“A primeira vez que participei no Jejum de Daniel foi muito difícil, mas, mesmo não cumprindo na totalidade, sentia-me mais leve e que a minha comunhão com Deus era mais intensa, especialmente nos meus momentos de fraqueza... todavia, com a minha participação gradual nos diferentes Jejuns, fui-me tornando mais forte, até que alcancei o meu objetivo. Sacrifi quei-me a 100

por cento e prescindi de tudo o que era distração para o meu espírito, até que fui batizada com o Espírito de Deus e sei que, para isso, cada um dos Jejuns de Daniel foram fundamentais!”

Há cerca de oito anos no Centro de Ajuda, Patrícia, em-bora jovem, já tem uma história de vida marcante para contar...

“Eis que a Mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o Seu Ouvido, para não poder ouvir.” (Isaías 59.1)

“Mais poder tem o sábio do que o forte, e o homem de conhecimento, mais do que o robusto.” (Provérbios 24.5)

“Eis aqui o Meu servo, a quem sustenho; o Meu escolhido, em quem a Minha alma se compraz; pus sobre ele o Meu Espírito, e ele promulgará o direito para os gentios.” (Isaías 42.1)

“Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes.” (Romanos 12.12)

“O vencedor herdará estas coisas, e Eu lhe serei Deus, e ele Me será fi lho.” (Apocalipse 21.7)

“Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e, luz para os meus caminhos.” (Salmo 119.105)

“Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.” (I João 5.12)

8 £

9 £

10 £

11 £

12 £

13 £

14 £

“Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo saiba que Tu, SENHOR, És Deus...” (1 Reis 18.37-38)

“Mas alguém dirá: Tu tens Fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua Fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha Fé.” (Tiago 2.18)

“Porque, quanto ao SENHOR, Seus Olhos passam por toda a terra, para mostrar-Se forte para com aqueles cujo coração é totalmente d'Ele” (2Crónicas 16.9)

“Congregai os Meus santos, os que Comigo fi zeram Aliança por meio de Sacrifícios.” (Salmos 50.5)

“E todas estas Bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a Voz do SENHOR, teu Deus…” (Deuteronómio 28.2)

“Só gritos vazios Deus não ouvirá, nem atentará para eles o Todo-Poderoso.” (Jó 35.13)

“Eu te oferecerei um sacrifício voluntário; louvarei o Teu Nome, ó Senhor, porque Tu És Bom.” (Salmos 54.6)

1 £

2 £

3 £

4 £5 £

6 £

7 £

“Sinto alegria em contar tudo aquilo por que passei...”

necessidades, chegando a viver sem luz durante muito tempo e havendo até ocasiões em que nem sequer existia o que comer. Para além disso, também sentia muita mágoa da minha irmã, pois ela batia-me

que a minha comunhão com Deus era mais intensa, especialmente nos meus momentos de fraqueza... todavia, com a minha participação gradual nos diferentes Jejuns, fui-me tornando mais forte, até que alcancei o meu objetivo. Sacrifi quei-me a 100

3ª SEMANA

Patrícia Monteiro

21 Diasde compromisso

Estamos na reta fi nal, mas esta é a se-mana onde poderá estar mais sujeito a tentações de todo o tipo para que venha a ceder, a falhar no cumprimendo do seu Jejum. Contrarie a sua carne, a tentação da qual tem sido alvo... mas como? Ore, jejue, leia mais ainda a Palavra de Deus e bus-que o Espírito de Deus, pois Ele, tal como você, quer fazer de si a Sua morada!

pessoa totalmente oposta, com muitos causados por um historial

familiar muito difícil. O meu pai era uma pessoa que agredia a minha família e perseguia-nos, passámos

necessidades, chegando a

que a minha comunhão com Deus era mais intensa, especialmente nos meus momentos de fraqueza... todavia, com a minha participação gradual nos diferentes Jejuns,

e havendo até ocasiões em que nem sequer existia o que comer. Para além

também sentia muita mágoa da minha irmã, pois ela batia-me constantemente... e todos esses traumas me acompanhavam”, revelaPatrícia, ressaltando o papel que o Jejum de Daniel veio a ter na sua vida. Jejum de Daniel veio a ter na sua vida. Jejum de Daniel

“A primeira vez que participei no Jejum de Daniel foi muito difícil, Jejum de Daniel foi muito difícil, Jejum de Danielmas, mesmo não cumprindo na totalidade, sentia-me mais leve e que a minha comunhão com Deus era mais intensa, especialmente nos meus momentos de fraqueza...

Sacrifi quei-me a 100

nos diferentes Jejuns, fui-me tornando mais forte, até que alcancei

família e perseguia-nos, passámos necessidades, chegando a

viver sem luz durante muito tempo e havendo até ocasiões em que nem sequer existia o que comer. Para além

também sentia muita mágoa da minha irmã, pois ela batia-me constantemente... e todos esses traumas

Patrícia, ressaltando o papel que o veio a ter na sua vida.

“A primeira vez que participei no foi muito difícil,

mas, mesmo não cumprindo na totalidade, sentia-me mais leve e que a minha comunhão com Deus era mais intensa, especialmente nos meus momentos de fraqueza... todavia, com a minha participação gradual nos diferentes Jejuns, fui-me tornando mais forte, até que alcancei o meu objetivo. Sacrifi quei-me a 100

Patrícia Monteiro

15 £

18 £

16 £

19 £

17 £

20 £

21 £

“Dá-me, fi lho Meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos Meus Caminhos.” (Provérbios 23.26)

“Porque Eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que Eu te ajudo.” (Isaías 41.13)

“Porque o Espírito Santo vos ensinará, naquela mesma hora, as coisas que deveis dizer.” (Lucas 12.12)

“Eu vos tenho batizado com água; Ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.” (Marcos 1.8)

“O Espírito de Deus me fez, e o Sopro do Todo-Poderoso me dá vida.” (Jó 33.4)

“Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.” (1 Coríntios 2.12)

“Orei ao SENHOR, meu Deus, confessei e disse: ah! Senhor! Deus Grande e Temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com os que Te amam e guardam os Teus Mandamentos.” (Daniel 9.4)

ESCREVA A EXPERIÊNCIA QUE TEVE NESTE JEJUM E AS MUDANÇAS QUE ACONTECERAM NA SUA VIDA:

“Naqueles dias, eu, Daniel, pranteei durante três semanas. Manjar desejável não comi, nem carne, nem vinho entraram na minha boca; nem me ungi com óleo algum, até que passaram as três semanas inteiras” (Daniel 10.2-3).

CENTRO DE AJUDA - IMPÉRIO: Alameda Dom Afonso Henriques,nº 35-Lisboa (em frente à estação de metro da Alameda)

Centro de Ajuda

CENTRO DE AJUDA MAIS PRÓXIMO:CENTRO DE AJUDA - LISBOA: Rua Dr. José Espírito Santo, nº 36 - Chelas(próximo da estação de metro)

CENTRO DE AJUDA - PORTO: Rua Egas Moniz, nº 485