folha de portugal – edição 625

24
EDIÇÃO Nº 625 Ano 12 13 a 19 dezembro 2015 Edição Nacional e Ilhas Jornal de distribuição gratuita 67.000 exemplares folhadeportugal.pt Siga-nos no facebook! Diretor: João Filipe TEMA CAPA... PáGS. 6/7 Doenças de inverno bem à distância! Com a chegada do frio e da chuva, vem também a tosse, os espirros, a garganta irritada e o nariz a pingar. Com alguns cuidados, é possível manter as doenças de inverno longe. PUB Centro de Ajuda , defina hoje o que quer viver amanhã! Mais de uma dezena de sem- -abrigo do Porto participaram num projeto-piloto com resultados animadores, que incluiu contrato de trabalho para alguns. atualidade... PáG. 5 Projeto com sem-abrigo Exploração sexual, laboral ou serviços forçados, servidão ou remoção de órgãos... Muitas vezes, os traficantes são pessoas próximas das vítimas. reportagem... PáG. 10 Tráfico de seres humanos coisas de mulher... PáG. 9I Internet, vício do momento A distância deixou de ser um problema, mas a comunicação presencial, passou a ser um obstáculo. A Internet já deixou de ser novidade para muitos. Muitos relacionamentos, começam o divórcio desde o namoro, pois os sinais de que o amor é apenas sentimento tornam-se evidentes e, sem saber a verdadeira essência do amor, tudo pode ser destruído. O amor não resiste quando não existe sacrifício. O amor não é só um sentimento. Conhece a sua verdadeira essência? bem-estar... PáG. 12

Upload: centro-de-ajuda

Post on 24-Jul-2016

235 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

O amor não é só um sentimento. Conhece a sua verdadeira essência? Muitos relacionamentos, começam o divórcio desde o namoro, pois os sinais de que o amor é apenas sentimento tornam-se evidentes e, sem saber a verdadeira essência do amor, tudo pode ser destruído. O amor não resiste quando não existe sacrifício.

TRANSCRIPT

Page 1: Folha de portugal – edição 625

EDIÇÃO Nº 625 ❚ Ano 12 ❚ 13 a 19 dezembro 2015 ❚ Edição Nacional e Ilhas ❚ Jornal de distribuição gratuita ❚ 67.000 exemplares

f o l h a d e p o r t u g a l . p t

Siga-nos no facebook!

Diretor: João Filipe

TEMA CAPA... págs. 6/7

Doenças de inverno bem à distância!■ Com a chegada do frio e da chuva, vem também a tosse, os espirros, a garganta irritada e o nariz a pingar. Com alguns cuidados, é possível manter as doenças de inverno longe.

PUB

Centro de Ajuda, defina hoje o que quer viver amanhã!

■ Mais de uma dezena de sem- -abrigo do Porto participaram num projeto-piloto com resultados animadores, que incluiu contrato de trabalho para alguns.

atualidade... pág. 5

Projeto com sem-abrigo

■ Exploração sexual, laboral ou serviços forçados, servidão ou remoção de órgãos... Muitas vezes, os traficantes são pessoas próximas das vítimas.

reportagem... pág. 10

Tráfico de seres humanos

coisas de mulher... pág. 9i

Internet, vício do momento■ A distância deixou de ser um problema, mas a comunicação presencial, passou a ser um obstáculo. A Internet já deixou de ser novidade para muitos.

■ Muitos relacionamentos, começam o divórcio desde o namoro, pois os sinais de que o amor é apenas sentimento tornam-se evidentes e, sem saber a verdadeira essência do amor, tudo pode ser destruído. O amor não resiste quando não existe sacrifício.

O amor não é só um sentimento. Conhece a sua verdadeira essência?

bem-estar... pág. 12

Page 2: Folha de portugal – edição 625

DOMINGO  13 dezembro 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

Star Wars: The Force AwakensRealização: J. J. Abrams Género: Ficção Científica Classificação: M12Estreia: 17 dezembro

Este é o sétimo filme da saga, cuja história decorre aproximada-mente 30 anos depois de “O Regresso de Jedi” e aborda a luta da Resistência (antiga Aliança Rebelde) contra a Primeira Ordem (antigo Império Galáctico).

BAJIRAO MASTANIRealização: Sanjay Leela BhansaliGénero: Romance Classificação: M12Estreia: 18 dezembro

Na Índia do século XVI, a história do heroico e destemido guerreiro Bajirao Ballal e do seu amor impossível pela princesa Mastani, tor-na-se numa verdadeira lenda, que se perpetuou até à atualidade. Um romance a não perder.

The Peanuts MovieRealização: Steve MartinoGénero: Animação Classificação: M12Estreia: 24 dezembro

Charlie Brown, Snoopy, Lucy, Linus e o restante gang dos “Peanuts” fazem a sua estreia no grande ecrã. Snoopy, embarca na sua maior missão e vai até aos céus perseguir o seu maior inimigo, o Barão Vermelho.

da Semana

em foco « 2

Existem muitas teorias sobre o Amor, para todos os gostos, e se perdermos algum tempo vamos encontrar uma panóplia de razões para se entender o Amor.

Normalmente, as pessoas encaram o amor como um sentimento, responsável por manter uma relação, a famosa “voz do coração”.

Por esta razão, são escritos romances, peças de teatro, realizados filmes e criadas músicas, tudo apelando ao sentimento do Amor. Mas será apenas um sentimento ou mais do que isso?

Quando observamos com atenção algumas pessoas, nomeadamente figuras públicas por estarem mais expostas, percebemos que este sentimento parece estar completamente banalizado. Ama-se e “desama-se” com uma facilidade muito grande, tornando o Amor banalizado.

Mas o que está por detrás da palavra Amor? Um sentimento? Com certeza que este é a base de um relacionamento sólido.

A questão que se impõe, é a de como criar essa base, em cima de um sentimento, puro e duro, e esta é a razão pela qual muitos relacionamentos não conseguem “vingar”, porque estão alicerçados num sentimento, ou seja, hoje sente-se e amanhã não.

O Amor é algo muito mais profundo, não é apenas um sentimento, mas é uma atitude racional, e traduz-se numa entrega incondicional de uma pessoa à outra, sem esperar nada em troca.

Por esta razão, deve-se analisar friamente se a pessoa está disposta a sacrificar-se pela outra, pois uma relação entre duas pessoas começa justamente aí, no que uma está disposta a sacrificar pela outra.

Contudo, este Sacrifício não deve ser feito a pensar nos benefícios que daí possam advir, mas sim porque visamos o bem- -estar da outra pessoa e, se as duas partes do casal tiverem a mesma intenção, o relacionamento tem tudo para resultar.

EDITORIALJOÃO FILIPE Diretor

A vida de amor!

Tenha uma boa leitura!

OBJETIVA

ELEIÇÕES NA VENEZUELA: O “chavismo” perdeu as eleições. Num resultado histórico, as eleições deram a maioria parlamentar aos opositores de Nicolás Maduro, que já reconheceu a derrota.

MIGUEL GUTIÉRREZ/ EPA

Diretor: João Filipe [email protected]: IurdRedação: Joana MarquesAssistentes de Redação: Cláudia Pereira e Cemiclay SantosPaginação: Eliane Rosa , Paulo Cabral e Tiago Lopes Correio do Leitor / [email protected]

A FOLHA DE PORTUGAL NÃO SE RESPONSABILIZA NEM PELAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS CARTAS DOS LEITORES,

POIS ELAS NÃO EMITEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL, NEM PELA AUTENTICIDADE DOS ANÚNCIOS PUBLICADOS

FOLHA DE PORTUGAL Título registado no ERC com o nº 125046 Propriedade: IURD Sede administrativa: Praceta Professor Francisco Gentil, nº 3 - Póvoa de Santo Adrião - Lisboa NIPC: 592001679 Periodicidade: Semanal Impressão: Rafik Comunicação e Imagem Unipessoal, Lda. - Sítio da Bemposta, nº 1, 1A e1B, Longo da Vila - Mafra Tiragem: 67.000 exemplares Depósito Legal: 322699/11 Distribuição: Gratuita Circulação: Portugal Continental e Ilhas

FOLHA DE PORTUGAL Av. Marechal Gomes da Costa n.º 21- D1800-255 Marvila - LisboaTel: 219 016 650

Todas as fotografias e imagens que não estão devidamente identificadas, reservam-se os direitos de autor.Todas as fotografias respeitantes aos Centros de Ajuda são da responsabilidade dos mesmos.

ASSOCIAÇÕES CULTURAIS BUS Paragem Cultural

■A zona dos Anjos, em Lisboa, está a mudar, com associações culturais dinamizadas por jovens a proliferarem. Entre outros exemplos, está a associação Bus Paragem Cultural, criada há pouco mais de um ano. O aumento da população residente mais jovem, parte dela composta por estudantes de Erasmus, mas também a procura cada vez maior de alternativas aos circuitos noturnos habituais, são fatores que justificam a maior afluência de pessoas.Segunda-feira é dia de cinema, à quarta há quiz, além das aulas de guitarra, ioga e lindy hop abertas a todos. Ao fim de semana, a agenda inclui concertos e peças de teatro.

SUGESTÕES∫

PUB

CULTURAISCULTURAIS

Fonte: TimeOuT LisbOa

Page 3: Folha de portugal – edição 625

a sua carreira

■O projeto “Alterações cerebrais na doença de Alzheimer: A retina como espelho do início e progressão da doença?”, liderado por António Ambrósio, investigador da Universidade de Coimbra, tem como objetivo tentar relacionar os danos que vão surgindo na retina dos doentes de Alzheimer com a evolução desta patologia neurodegenerativa.

A equipa vai usar técnicas de imagem e de electrofisiologia para fazer esta ligação entre olhos e cérebro, estudando os processos em ratos geneticamente

modificados e pessoas com a doença de Alzheimer entre os 50 e 75 anos.

O projeto será financiado pelo Prémio Santa Casa Neurociências, atribuído pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Fonte: Santa CaSa da MiSeriCórdia de LiSboa

a descoberta

A retina como espelho da doença AlzheimerSerá possível analisar a doença de Alzheimer observando a retina?

3» sete dias

marcas dotempo

Momentos Históricos de...

DOMINGO  13 dezembro 2015

folhadeportugal.pt

■Ao visitar o mercado Chinês, Rui Ri-beiro, produtor de vinho no Dão, des-cobriu que o seu vinho foi falsificado. Para combater a situação, descobriu o selo “Made in Portugal Auntentic”, elaborado em França.

■Lisboa está em 14º lugar do mundo, como uma das melhores cidades com menores custos para um estudante estrangeiro tirar um curso. A aces-sibilidade financeira, passa a ser o principal critério para esta posição.

■A sobretaxa no Natal e no Ano Novo, aplicada pela TAP, serve para a proteção dos passageiros. Estes passageiros deixam de não ter lugar devido às reservas retidas, e os bilhe-tes passam a ser mais caros.

■As mulheres portuguesas, ganham em média, menos 178 euros por mês que os homens, revelam os indicado-res da Pordata. A igualdade salarial, segundo o Fórum económico, só será atingida em 2095.

Verso

Frente

13/12/1570

A Dinamarca reconhece a independência da Suécia.

14/12/2001A região do Alto Douro Vinhateiro é classificada de Património Mundial, pela UNESCO.

16/12/1985Amália Rodrigues é distinguida com dois discos de platina, com a música “Estranha Forma de Vida”.

17/12/1990Os ministros dos transportes da antiga CEE aprovam a rede europeia de TGV.

15/12/1939Estreia o filme “E Tudo o Vento Levou”, de Victor Fleming, em Atlanta, nos EUA.

19/12/2001Portugal aprova a ratificação do Protocolo de Quioto.

18/12/1965É criado o Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia, a partir do Museu Etnográfico.

■Hoje em dia, o motivo que leva muitas pessoas a perderem o emprego já não se encontra maioritariamente no desempenho ou incompatibilidade com a direção, mas sobretudo nas reestruturações, fusões e aquisições de empresas.

Mas existem alguns sinais que o podem alertar do perigo de despedimento.

Por exemplo, s e era frequentemente chamado para reuniões e, de repente, passa a ser esquecido, cuidado; se a secretária do seu chefe costumava recebê-lo com sorrisos e, sem mais nem menos, se comporta de outra maneira, atenção; se os seus colegas de trabalho, com o mesmo tempo de casa estão a ser promovidos e as suas funções continuam as mesmas, preste atenção, pois poderá também

ser um sinal.Perante estes sinais, faça uma

autoavaliação ao seu trabalho, tire a ideia de que a idade é um fator de risco, ou que o tempo de casa é uma garantia, e passe a aumentar a produtividade.

O despedimento como oportunidadeExistem várias formas de ser despedido, umas mais rudes e outras menos, mas a forma como lidará com a situação fará toda a diferença.

Entre palavras gentis, abraços, desejos de boa sorte dos colegas, ali está um ser humano a ser despedido, deixado à sorte para encarar uma nova realidade, com uma família para sustentar e a ter que se preparar para uma nova oportunidade

de trabalho. Apesar do incómodo, poderá

servir como um período de aprendizagem, basta estar aberto às mudanças.

Aproveite a situação e reflita profundamente sobre a sua carreira. Comece pela última experiência relevante, escreva as realizações e

fracassos detalhadamente, quais as suas principais competências, pontos fortes e fracos, etc. Pense em si como um produto e elabore o seu plano de divulgação.

Fonte: dicasprofissionais.com.br

Quando o despedimento se transforma em oportunidadeNum primeiro impacto, ficar desempregado deixa em pânico qualquer um. Mas também poderá fazer do despedimento uma oportunidade na sua vida.

O desemprego poderá ser um período de aprendizagem

-Ver numa suposta derrota,

uma vitória, não é uma

atitude que todos tenham normalmente,

mas se for capaz de a ter, criará

a oportunidade a partir do

inesperado

Page 4: Folha de portugal – edição 625

sete dias «

■As lojas aumentaram os preços antes da “Black Friday”, para depois apresentarem um desconto considerável ou, mesmo, vender mais caro, denuncia a DECO.A DECO analisou 1.862 produtos de sete lojas com venda a retalho e online, entre 16 e 27 de novembro, a sexta-feira dos grandes descontos e concluiu que aumentaram o preço de 10

por cento dos produtos.O estudo partiu de reclamações dos consumidores com relatos de aumentos de preços em vésperas de descontos ou saldos. Os três casos mais flagrantes foram detetados na Worten e na Rádio Popular. Os portugueses gastaram cerca de 700 milhões de euros na semana da “Black Friday”.

DECO diz que há fraude

espaço do cidadão“BLACK FRIDAY”

aconteceu

IURD absolvida em Angola por morte de fiéisO Tribunal Provincial de Luanda absolveu a IURD da acusação de dez crimes de homicídio voluntário em 2012, em Angola.

PUB

Dia Internacional dos MigrantesAssinala-se a 18 de dezembro desde 2000.

■Numa altura em que a migração está na ordem do dia, o Dia Internacional dos Migrantes, assume particular importância.

As Nações Unidas lembram que embora vivamos na era da maior mobilidade humana de sempre, a migração continua a ser vista de forma negativa quer pelas populações, quer pelos media.

Por esse motivo, é urgente que

exista uma mudança radical na forma como se fala de migração. O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon e a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pilay, apelam aos Estados que ratifiquem a Convenção Internacional para a proteção dos direitos dos Trabalhadores Migrantes e suas famílias.

Fonte: unric.org

Fonte:dn

■Seis líderes e responsáveis da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD)em Angola tinham sido acusados de dez crimes de homicídio voluntário, pelo incidente ocorrido na denominada vigília “Dia do Fim”, em 2012.

Segundo a imprensa angolana, o tribunal considerou que não reuniu “elementos suficientes para afirmar com juízo de certeza” que os réus, um dos quais julgado à revelia, terão cometido os crimes de que estavam acusados e pronunciados.

No entanto, o Ministério Público angolano, que promoveu a acusação,

já anunciou que vai recorrer da decisão do tribunal.

Inércia das entidades policiaisO caso refere-se a um culto da Igreja naquele país, na véspera do ano novo, que levou dezenas de milhares de pessoas a concentrarem-se no interior e exterior do Estádio da Cidadela, na capital angolana.

O evento designado “Dia do Fim”, tinha como finalidade ajudar todos os participantes a dar um fim a todos os seus problemas, nomeadamente, doenças, miséria, desemprego, inveja,

problemas na família, etc.As vítimas mortais e os cerca de 120

feridos, resultaram, alegadamente, de asfixia e esmagamento.A defesa alegou sempre que os arguidos não comentaram estes crimes e que “socorreram as vítimas, prestaram-lhes assistência moral, espiritual e material”, indo, inclusivamente, aos “funerais de todas as vítimas, fruto da inércia das entidades policiais”, referiu a advogada Ana Paula Godinho, no arranque do julgamento, no passado mês de outubro.

Fonte: tvi24.iol.pt

DOMINGO  13 dezembro 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt4

Page 5: Folha de portugal – edição 625

» atualidade 5●●● SEM-ABRIGO

■Um grupo de voluntários do Centro de Ajuda sai à rua todas as terças-feiras à noite, para entregar os alimentos físicos que muitos não possuem, assim como o espiritual que, nos dias de hoje, é cada vez mais difícil de obter.

De Norte a Sul do país, deslocam-se aos locais onde se encontram grupos de população mais desprotegidos, na sua maioria sem-abrigo, levando roupa, agasalhos e comida, bem como, palavras de conforto e ânimo.

O projeto tem tido uma aceitação muito grande junto da população que vive no limiar da pobreza e este trabalho de cariz humano e social tem feito a diferença.

No Norte do país, o grupo de aproximadamente 80

voluntários concentra-se numa cidade (Paredes, Famalicão, Braga, Gaia e o centro do Porto), disponibilizando parte do seu tempo em prol dos necessitados.

O trabalho procura chegar, principalmente, aos sem--abrigo, mas também aos toxicodependentes, levando-lhes

alimento, cobertores e roupas.Muitos dos sem-abrigo são

ainda encaminhados a centros de acolhimento e abrigos através do grupo.

Recentemente, o grupo Anjos da Noite visitou o centro da cidade de Gaia, levando todo o apoio aos necessitados daquela área. j.m.

DOMINGO  13 dezembro 2015

folhadeportugal.pt

Projeto-piloto no Porto com resultados positivosMais de uma dezena de sem-abrigo do Porto participaram num projeto-piloto do IEFP, com resultados animadores, tendo conseguido formação, contrato de trabalho, tratamento ou reabilitação.

■Quatro sem-abrigo foram integrados em processo de contrato de emprego de inserção, um foi integrado num contrato de trabalho, outro num curso de educação e formação de adultos e um outro ainda está num processo de enriquecimento e valorização de certificação de competências.

Há também três sem-abrigo integrados numa comunidade terapêutica para tratamento e outros dois que foram reencaminhados para um centro de reabilitação profissional.

Estes são, para já, os resultados do projeto-piloto do Curso de Competências para a Integração do IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), que está a ser levado a cabo no Porto.

O objetivo é utilizar o conceito de formação profissional para retirar as pessoas da rua.

“A ideia não era formar para uma profissão, era que utilizassem

o conceito de formação profissional para tirar as pessoas da rua, da inatividade e sentirem-se úteis e elementos participativos na sociedade”, explicou à agência Lusa César Ferreira, delegado regional do Norte do IEFP.

Aposta na relação interpessoal e na comunicaçãoPara conseguir chegar aos sem- -abrigo, os formadores trabalharam a relação interpessoal das pessoas, a comunicação e a assertividade interpessoal, uma vez que são

pessoas que têm uma dificuldade muito grande de conviver em grupo.

Também se trabalhou a organização pessoal, a gestão de

tempo e a formação, apostando-se na componente prática, porque aquelas são pessoas com “dificuldade em estar oito horas fechados em salas de aula”, justificou César Ferreira.

O trabalho não fica por aqui, e César Ferreira adiantou que em 2016 o objetivo é ter até quatro

turmas, quadruplicando assim este tipo de formação para pessoas sem-abrigo.

“A ideia é não ficar por aqui. Queremos envolver a comunidade neste projeto, trazer mais empresas, porque precisamos que estas depois deem oportunidade e essas pessoas de fazerem uma parte da formação

prática em contexto de trabalho”, acrescentou.

O projeto agrega organizações públicas, privadas e voluntários, no sentido de identificar, avaliar, acompanhar e, sobretudo, promover a inserção laboral de pessoas sem-abrigo com perfil e/ou indicadores de empregabilidade.

Em 2016 o objetivo é quadruplicar este tipo de formação para pessoas sem-abrigo

Joana Marques [email protected]

As palavras de conforto e de ânimo levadas pelos Anjos da Noite fazem a diferença na vida de quem mora na rua.

Anjos da Noite, voluntários que fazem a diferença

Page 6: Folha de portugal – edição 625

que a mulher ou o homem, maioritariamente a mulher, pretende chamar a atenção do seu companheiro, através de um novo penteado, uma roupa diferente e este não consegue dar atenção ao outro, porque tem as suas tarefas para concluir, ou o nível de um jogo para alcançar. Este amor egoísta, acaba por gerar mais

egoísmo se não houver uma atenção de ambos, ou pelo menos de uma

das partes que é capaz de lutar por uma verdadeira demonstração de

amor, que se constrói e parte de um dos lados.

Mas essa atenção, também deve ser usada para não tolerar

acontecimentos que demonstram um futuro sem saída para o casal.

“Infelizmente, a maioria dos divórcios já começa no namoro, com as más escolhas e a cegueira para com os sinais de incompatibilidade que já se apresentam durante essa fase, mas não são notados”, esclarece o autor do livro Casamento Blindado, Renato Cardoso.

DOMINGO  13 dezembro 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

O Amor normal-mente é identifi-cado como um sentimento, do qual a imagina-ção e o prazer de viver, devem fazer parte. Por outro lado, apa-rece mascarado, muitas vezes, da forma que mais nos agrada, mas que poderá ser a que mais nos desilude.

Os filmes, as músicas, as telenovelas e os livros, relatam um

amor arrebatador, que tudo pode, que supera todos os sentimentos contrários. Mas, a verdade é que este género de amor, tem as suas consequências, que maioritariamente não são medidas devido à emoção do momento.

Muitas pessoas procuram encontrar este amor sentimento, que chega de repente, sem pedir licença, e toma todo o seu ser, que o faz ouvir os pássaros a cantar, mas o que esperam não tem acontecido, ou, quando aparentemente acontece, existe algo que atrapalha este momento tão esperado.

O amor não existe apenas entre homem e mulher, ele apresenta-se de várias formas: o amor paterno ou materno, o amor físico, o amor à vida, o amor fraterno, entre outros.

Mas o amor não resiste quando não existe sacrifício, quando não se está disposto a dar o braço a torcer por um objetivo comum: amarem-se.

E quando o amor não é atentoSeja qual for o tipo de amor que existe entre duas ou mais pessoas, ele precisa de ser atento, não para criticar, não para acabar sem tentar lutar, mas para saber agir de forma adequada.

Muitos relacionamentos, começam o divórcio desde o namoro, pois os sinais de que o amor é apenas sentimento tornam-se evidentes e, sem saber a verdadeira essência do amor, tudo pode ser destruído.

São várias as situações em

Ele não é um sentimentoA verdadeira essência do Amor.

Redação

tema capa « 6

Uma verdadeira demonstração de amor, deve partir de um dos lados

Page 7: Folha de portugal – edição 625

O amOr como mandamento

Usar o amor corretamenteDos vários tipos de amor, também temos o amor-próprio, aquele que permitirá o controle das restantes manifestações de amor.

O amor-próprio será útil se for bem usado, pois perante conflitos durante o namoro, falta de atenção, ou até o desprezo do seu próximo, será necessário valorizar-se para

■O amor, contrariamente ao que muitos pensam, não é um sentimento, mas sim um mandamento, e as Sagradas Escrituras comprovam esta afirmação.

“(...) Amarás o Senhor, Teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo teu entendimento; e: amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Lucas 10.27).

Segundo o livro mais lido em todo o mundo, a Bíblia, encontramos um m a n d a m e n t o acerca do amor, que o define, não apenas como algo que se sente, mas sobretudo se idealiza e é gerido segundo o entendimento, ou seja, não apenas com o coração, mas com a cabeça, com o raciocínio.

Muitos deixaram de usar a mente no que toca

ao amor, e por isso perderam a capacidade de o controlar e de perceber o seu verdadeiro significado, que não se rege em sentir, mas sobretudo analisar e praticar, segundo um raciocínio lógico.

Parece difícil, mas vendo o amor como um mandamento, entendemos que ele deve ser dado como a nós próprios, logo sem egoísmo,

sem pressão, sem ment i ra , com atenção e sem querer que seja avassalador, mas consciente, para que os resultados sejam

os melhores.Tudo o que é um mandamento exige sacrifícios,

por isso o amor ao deixar de ser um sentimento, conta com o sacrífico de ambas as partes para a sua permanência.

❙ O amor exige sacrífico que o leva a ser livreque, ao reconhecer o seu valor não se deixe menosprezar.

Em excesso, poderá fazer com que sofra do “síndroma de narcisismo”. Este, faz com que exija ser amado como um deus, um salvador, ou em oposição, como um destruidor, egoísta, à espera que os outros ajam de acordo com os seus anseios.

Ele não é um sentimento

» tema capa 7

O seu verdadeiro significado, não se rege em sentir

DOMINGO  13 dezembro 2015

folhadeportugal.pt

Page 8: Folha de portugal – edição 625
Page 9: Folha de portugal – edição 625

■Para muitos empresários portugueses, os últimos anos têm trazido muitas dificuldades, pois a carga fiscal e a baixa de consumo interno levou a que muitas empresas passassem por dificuldades, e algumas fecharam mesmo.

Apesar das muitas dificuldades, muitas empresas estão a vencer e a superá-las, muitos empresários iniciariam as suas atividades e com sucesso, mesmo num tempo de crise.

Neste momento, Portugal está a passar por uma transição política, o que representa uma mudança de políticas económicas, que podem permitir a algumas empresas voltar a “respirar”.

O Encontro Empresarial, é um evento realizado com a finalidade de permitir que os empresários se sintam motivados para superar as dificuldades que surgem no dia a dia. É feito em Portugal Continental e nas ilhas, e começou agora a ser realizado também na Suíça e Ucrânia.

A Invicta A cidade do Porto recebeu o Encontro Empresarial no mês de dezembro, com o tema “Expansão Empresarial”, que pode fazer com que um negócio possa ser bem sucedido ou fracassado.

Muitas empresas começam bem, com um desenvolvimento muito grande numa primeira fase. Mas passado algum tempo

começam a entrar num período de estagnação. É nesse momento que o empresário deve tomar medidas para salvaguardar o seu negócio.

Muitas empresas estão restritas a um distrito, concelho ou mesmo cidade, e não têm perspetivas de desenvolver o seu negócio. Contudo, esta pode ser a alternativa para salvar a empresa.

O orador Manuel Teixeira levou a todos os presentes uma direção, pois expansão não significa sempre aumentar o número de unidades mas, acima de tudo, apresentar alternativas aos produtos vendidos e aos serviços prestados.

Mesmo que a expansão seja apenas no aumento da oferta, deve ser bem planeada. O orador explicou a todos os presentes que deve existir um bom plano de negócios, para minimizar os riscos.

Após a palestra na qual os empresários receberam instruções práticas, estes puderam participar de um momento de confraternização, onde trocaram contactos para possíveis negócios e parcerias.

●●● ENCONTRO EMPRESARIAL

Folha de Portugal (F.P.): Como chegou ao mundo dos negócios?Sérgio Torres (S.T.): Desde sempre tive muita vontade de ter uma empresa e uma grande paixão pela área da construção. Ao perceber que tinha essa capacidade pensei abrir a minha própria empresa e avancei.

F.P.: Em que consiste a sua empresa?S.T. : A minha empresa, a Requinte ao Quadrado Unipessoal, Lda., com sede em Santo Tirso, consiste na construção de todo o tipo edifícios, restauros, pinturas, coberturas, isolamentos, capoto e trabalhos em alvenarias.

F.P.: Como estava a sua empresa e a sua visão como empresário?S.T.: Tinha uma empresa que estava mal em alguns aspetos. Tinha medo, falta de atitude e de motivação para com os meus funcionários, sentia-me incapaz e desanimado. Como empresário, tinha falta de atitude e muito pouca visão.

F.P.: Como é que o Encontro Empresarial o ajudou no sucesso como empresário?S.T.: O Encontro Empresarial ajudou-me a perceber que era possível mudar a situação da minha empresa e acreditar mais em mim, e ensinou-me a promovê-la.

Houve um ensinamento muito importante que mudou tudo: a forma como devo falar com os clientes. Agora sei que

lhes devo mostrar que sou honesto e entendido na área que exerço. A visita que fizeram à minha empresa foi excelente pois pude tirar todas as dúvidas.

Na área da contabilidade consegui perceber que estava a cometer erros em relação aos orçamentos, lucros, gestão de mão-de-obra e material. Aprendi a controlar as entradas e saídas de dinheiro para podermos perceber se realmente estamos a ter lucros ou não.

F.P.: Qual é a sua visão para o futuro?S.T.: No futuro quero crescer, ter uma empresa bem equipada a todos os níveis, certificada, expandir a nível nacional e internacional, inovar a empresa para poder estar sempre em primeiro e assim ser reconhecido pelos outros como uma empresa de topo.

F.P.: Que conselhos dá a quem tem um projeto empresarial, mas tem medo de arriscar?S.T.: Avancem, não tenham medo, sejam positivos e tenham certeza do que realmente querem fazer. O medo estará sempre presente. No entanto, vençam-no e tomem atitudes cientes dos riscos. No trajeto irão perceber que encontrarão sempre uma saída e serão capazes de ir em frente. Grandes empresários começaram do nada, portanto há que avançar. Além disso, tenham o Encontro Empresarial como parceiro, tal como eu.

“Vençam o medo e tomem atitudes cientes dos riscos”

ENTREVISTA

Expandir é uma solução?Muitas empresas, diante de um problema ou de uma profunda crise fecham, outras reinventam os seus negócios, e existem outras que apostam na expansão.

Mesmo que a expansão seja apenas no aumento da oferta, deve ser bem planeada

¡João Filipe [email protected]

PUB

9» economia DOMINGO ¡ 13 dezembro 2015

folhadeportugal.pt

Page 10: Folha de portugal – edição 625

DOMINGO  13 dezembro 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt 10 reportagem «

SÓ 1% PAGA IMPOSTOS EM MOÇAMBIQUE

❚Apenas 40 mil contribuintes dos 4 milhões cadastrados no sistema fiscal de Moçambique pagam impostos, ou seja 1% do total, segundo dados da Autoridade Tributária. Apenas 0,5% desses fazem parte da população ativa. O Orçamento do Estado depende ainda em cerca de 30% da ajuda externa, sendo urgente aumentar as receitas internas. A economia moçambicana enfrenta várias ameaças.

ALERTA VERMELHO DE POLUIÇÃO EM PEQUIM

❚Pela primeira vez, a cidade de Pequim, emitiu um “alerta vermelho” por causa dos elevados índices de poluição no ar. O alerta impõe uma série de medidas extremas para reduzir os índices de poluição, entre estas a proibição de funcionamento de empresas consideradas altamente poluentes, a paralisação de obras públicas e a recomendação para que as pessoas evitem sair de casa.

pelo mundo

TEMPESTADE FAZ DOIS MORTOS NO REINO UNIDO

❚ Duas pessoas morreram na sequência da tempestade que se fez sentir no sábado passado, no Reino Unido, e que causou cheias no Norte do país. Um homem de 90 anos, morreu atropelado em Londres depois de uma rajada de vento o empurrar contra um autocarro e, um outro idoso terá caído ao rio. A Universidade de Lancaster cancelou as aulas até janeiro.

SALÁRIO MÍNIMO PARA TODOS NA FINLÂNDIA

❚O país admite garantir a cada cidadão um salário mensal, livre de impostos, de 800 euros. A quantia substituiria todos os outros benefícios sociais e seria paga a todos os adultos, independentemente de auferirem outro rendimento.A medida pretende incentivar as pessoas a voltarem a trabalhar, quando o país se depara com níveis recorde de desemprego, uma taxa superior a 10%.

Tráfico de seres humanos: o perigo pode estar ao ladoEm 60 por cento dos casos conhecidos em Portugal, as vítimas de tráfico de seres humanos conheciam o traficante. Muitas vezes, os traficantes são pessoas próximas das vítimas e até familiares.

■Exploração sexual, laboral ou serviços forçados, escravatura, servidão ou remoção de órgãos. Estes são os tipos de exploração que a Europa considera nos casos de tráfico de seres humanos. Em Portugal, este só passou a estar tipificado no Código Penal em 2007.

Até setembro deste ano, o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), sinalizou 29 vítimas, 17 das quais para exploração laboral e quatro para servidão doméstica. No total, decorriam 28 investigações de tráfico, relacionadas com mendicidade, exploração laboral e sexual.

À agência Lusa, fonte da Polícia Judiciária, sublinha que este é um tipo de investigação bastante complexo e difícil de levar a cabo, uma vez que as vítimas estão numa situação de exploração, coação e privação de liberdade, o que faz com que seja complicado fazerem queixa.

Entre 2001 e 2014, foram condenadas 36 pessoas por tráfico de seres humanos em Portugal, onde há já algumas zonas problemáticas identificadas.

Aumentam casos de mendicidadeO número de crianças vítimas de tráfico tem vindo a aumentar, estando sobretudo ligadas à mendicidade. As crianças são utilizadas para pedir esmola, muitas vezes ao serviço de redes organizadas, que se servem também de mulheres grávidas, pessoas com deficiências e idosos.

O cenário mais frequente é ver as vítimas serem tratadas como imigrantes ilegais ou criminosos. Na maioria das vezes, não recebem a proteção devida por não serem identificadas como vítimas.

O Observatório do Tráfico de Seres Humanos apela para que tal aconteça, de modo a que possam

receber abrigo, autorização de residência e direito a compensação, algo que nem sempre é conhecido pelas vítimas, ou mesmo, pelos agentes no terreno.

Quando o perigo mora ao ladoO tráfico de seres humanos não é feito apenas por grupos organizados. Um trabalho de investigação do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais, revela que em 60 por cento dos casos, as vítimas

conheciam o traficante.M ig uel Sa ntos Neves ,

coordenador científico do estudo, explicou à Lusa que o perfil do traficante é heterogéneo, e pode incluir pessoas que mobilizam e recrutam membros da família ou amigos.

“As relações de confiança são a base de recrutamento e as pessoas não têm noção de que o perigo está ali ao lado, estão muito menos atentas e muito mais vulneráveis”, sublinha.

Quando o perigo está mais próximo, as pessoas estão menos preparadas para lidar com ele e a tendência para desconfiar de uma proposta de um familiar ou amigo é quase inexistente.

Em 60 por cento dos casos, as vítimas conheciam o traficante

Joana Marques [email protected]

Page 11: Folha de portugal – edição 625

Não perca a oportunidade de ser um patrocinador!

Page 12: Folha de portugal – edição 625

bem-estar « 12

MAC & CHEESE COM ABÓBORA

SEMANARECEITA DA

Preparação:Coza a abóbora em pedaços pequenos, num tacho com água e sal, escorra bem e esmague com um garfo.Noutra panela coloque a manteiga a derreter e junte a farinha mexendo bem. Aos poucos adicione o leite e vá mexendo até ficar sem grumos. Mantenha em lume brando, sempre a mexer, até o molho engrossar. Junte o queijo Cheddar e a mos-tarda já fora do lume e mexa até estarem completamente incorporados.Enquanto isso coza a massa até ficar al dente. Escorra e reserve alguma da água da cozedura. Junte a abóbora esmagada e o queijo Feta desfeito, à massa e envol-va. Adicione depois o molho, envolvendo, e alguma água da cozedura da massa, para tornar o preparado menos espesso.Coloque o preparado da massa com molho num tabuleiro e rale parmesão a gosto por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC de 30 a 35 minutos. Retire, salpique com folhas de tomilho fresco a gosto e mais parmesão ralado. Sirva de imediato.

Ingredientes: �450g de abóbora�300g de macarronete ou penne �75g de queijo Feta�50g de manteiga�50g farinha

�500 ml de leite�1 c. de chá de mostarda Dijon�125g queijo Cheddar ralado�Parmesão ralado q.b.�Tomilho fresco q.b. �Sal q.b.

PUB

DOMINGO  13 dezembro 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

Mantenha as doenças de inverno à distância

Com a chegada do frio e do tempo mais húmido, vem também a tosse, os espirros, a garganta irritada e o nariz a pingar. Com alguns cuidados, é possível manter as doenças de inverno longe.

■Uma gripe ou constipação, é um cenário comum nos meses de inverno, sendo estas duas das principais doenças respiratórias desta época do ano.

Alguns dos sintomas são semelhantes, o que faz com que muitas vezes as duas sejam confundidas. Além destas, laringites, bronquites, bronquiolites

e pneumonias também ocorrem muitas vezes.

Sejam vírus ou bactérias, a entrada no organismo é a mesma: as vias respiratórias. Os agentes infeciosos percorrem o mesmo circuito: das mãos para a boca ou para o nariz continuando, até chegar, por vezes, aos pulmões.

Espirros, olhos lacrimejantes, nariz entupido ou a pingar, tosse,

dores de garganta, febre, dores no corpo... Estes sintomas podem ser mantidos à distância com alguns gestos no dia a dia simples mas eficazes.

●Fortalecer as defesas do organismoAlimentação : tenha uma alimentação equilibrada, reforçando as doses de alimentos que fornecem vitaminas e sais minerais como a vitamina C, por exemplo.Hidratação: beba líquidos em abundância: água, chás, sumos, sopas... Os mucos das vias respiratórias tornam-se mais fluídos e libertam-se mais facilmente.Dormir: dormir uma quantidade de horas razoável é fundamental.Fumar: com as vias respiratórias a serem afetadas é fundamental que evite fumar.Temperatura: evite mudanças bruscas de temperatura e mantenha

a casa arejada e um ambiente ameno, sem estar demasiado aquecido.

●Higiene das mãosLavar as mãos: as mãos são um dos potenciais focos de infeção. Lave-as com frequência, sobretudo antes de mexer em alimentos e depois de ir à casa de banho.Tossir ou espirrar: coloque a mão à frente do nariz ou da boca se espirrar ou tossir e lave as mãos de imediato, protegendo-se a si e aos

outros.Olhos: evite levar as mãos aos olhos, esta é a principal forma de contágio das conjuntivites.Desinfeção: desinfete regularmente objetos que sejam usados por várias pessoas, como telefones, puxadores das portas, teclados dos computadores, comandos de televisão ou interruptores.

Fonte: Revista pH

Joana Marques [email protected]

Page 13: Folha de portugal – edição 625

FolhaSUPLEMENTO JORNAL FOLHA DE PORTUGAL ■ DOMINGO, 13 dezembro 2015

PUB

Projeto Raabe contra qualquer tipo de violênciaAs mulheres que sofrem de abusos ficam com traumas que as podem marcar durante toda a vida.

C om o intuito de valorizar e ajudar as mulheres que estão a passar por

situações de violência doméstica e familiar, e que precisam de ajuda psicológica ou emocional, nasceu o Projeto Raabe, apoiado pelo Centro de Ajuda.

Durante o ano de 2015, foram realizados cursos para a Cura Interior, para que as mulheres vítimas de qualquer tipo de violência, fossem ajudadas a superar os seus traumas, e aprendessem o seu verdadeiro valor.

Essas mulheres contaram com o acompanhamento pessoal das conselheiras do projeto, mulheres que elas próprias venceram os seus traumas, e hoje podem ajudar outras a superá-los, pois sentiram na pele, a dor que as mulheres que chegam até o Projeto Raabe têm carregado dentro de si.

Ao longo do ano, não foram poupados esforços pelo grupo de voluntárias para chegar a todas as mulheres que não têm conhecimento acerca do

projeto, para que pudessem ter a oportunidade de mudar de vida.

Foram feitas evangelizações mensais com todo o grupo unido, que saiu para as ruas, onde fizeram, inclusivamente, atendimento.

Em 2016, o grupo estará ainda mais focado em chegar até às mulheres que sofrem e ainda não conhecem o Raabe, pois todas devem ter a oportunidade de mudar a história das suas vidas. Por esse motivo, o tema para o Projeto Raabe em 2016 será “Raabe em Ação!”

Espírito, Alma e Corpo A área sentimental é uma das mais importantes na vida de qualquer pessoa, mas muitas não têm em consideração que quando nos unimos com alguém, essa união vai além de dois corpos.

Recentemente, as voluntárias do Projeto Raabe foram ensinadas a

terem atenção na altura de escolher uma pessoa, pois a união verdadeira dá-se com o Espírito, a Alma e o Corpo. Hoje em dia, muitos casais

sofrem porque não cuidaram desse sentido.

O Projeto Raabe, para além de ensinar às mulheres a importância

de cuidar da sua vida sentimental, também atendeu de forma intensiva todas as mulheres que quiseram um atendimento mais personalizado.

¡Joana Marques [email protected]

Lisboa

Algarve

Espanha

Inglaterra

Porto

Bélgica

França

IrlandaTodas as mulheres devem ter a oportunidade de mudar as suas vidas

-Todos os trabalhos têm

sido realizados em Portugal e em

alguns países da Europa

Page 14: Folha de portugal – edição 625

2i

“Eu e a minha esposa vivemos uma vida realizada”

Gisela e Rui escolheram a parte mais importante, a superação dos seus problemas e a receção do Espírito Santo. Após esta conquista, juntos, viram o resto da sua vida ser completada por Deus.

F requento o Centro de Ajuda desde criança, mas sempre estive de costas voltadas para

Deus”, conta Gisela.“Era uma jovem depressiva

e vazia, o que me levou a viver uma adolescência problemática e dependente da minha mãe.

Tudo o que começava era incapaz de acabar, nunca conseguia conquistar nada, era muito insegura, chegando ao ponto da minha mãe ter de ficar do lado de fora do meu trabalho para que me sentisse segura, pois caso contrário teria ataques de pânico”, confessa.

A oportunidade sempre esteve diante dos seus olhos, mas teria de voltar a face para Deus, dado que estive de costas durante anos, sem ver a realidade.

“A oportunidade surgiu através da Fogueira Santa. Vi que era a oportunidade de mudar de vida, e foquei-me em receber o Autor da Vida. Fui batizada com o Espírito Santo e passei a ser uma jovem realizada e com o próprio Senhor Jesus dentro de mim”, afirma.

O outro lado do SacrifícioDepois de receber o principal, Gisela viu que a sua vida sentimental também deveria ser completa, com um homem de Deus.

Rui chegou ao Centro de Ajuda há três anos e meio, com a vida arruinada, pois desde os seus 14 anos que se envolvia no álcool e nas drogas.

“Tinha um vazio dentro de mim muito grande e procurava no vício e na vida boémia um refúgio. Tive a oportunidade de me libertar de todos estes vícios, mas faltava o mais importante, o Espírito Santo. Foi na Fogueira Santa que me lancei e Deus concedeu-me o Seu Espírito.

Após esse dia, tudo foi diferente,

o meu caráter, a minha maneira de ser, a certeza de ter Deus comigo e o amor pelo próximo.

Depois da conquista do mais importante, Deus completou as restantes áreas das nossas vidas. Hoje, eu e a minha esposa Gisela vivemos uma vida realizada, servimos a Deus como obreiros e partilhamos o mesmo objetivo, mas acima de tudo temos conforto e a certeza da nossa salvação”. Rui e Gisela, CdA Rio TinTo

(Rua FeRnão MaGalhães, nº 306)

DOMINGO ■ 13 dezembro 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Superação

¡Redação

Deus completou as restantes áreas das nossas vidas

Page 15: Folha de portugal – edição 625

DOMINGO ■ 13 dezembro 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

3i

centro de ajuda . Reflexão

O que o seu Sacrifício representa

bispo Edir Macedo

No Altar, entrega tudo o que tem, que não é tudo o que gostaria de ter, para receber

tudo o que ainda não tem, mas que é tudo o que quer ter. Sendo assim, o Sacrifício que oferece no Altar re-presenta a vida que não quer mais.

Nega-se a continuar a viver nesta situação, por isso, a entrega para Deus. Os exemplos de Fé mostram como isso acontece.

TUDO o que Abraão tinha era

um filho, mas ele queria ser pai de um povo numeroso. Por isso, entre-gou o seu filho (que representava a vida que ele não queria mais: ser pai de uma só pessoa), para ser pai de uma grande nação (a vida que queria ter).

TUDO o que Gideão tinha era um boi, mas ele queria provar das ma-ravilhas de Deus. Por isso, entregou o boi (que representava a vida que ele não queria mais: ter só um boi como sustento) para receber a ma-ravilhosa fartura e paz (a vida que queria ter).

TUDO o que a viúva pobre tinha eram duas moedas, mas ela queria a vida abundante. Por isso, entre-gou as duas moedas (que repre-

sentavam a vida que ela não queria mais: ter apenas duas moedas) para receber a abundância (a vida que queria ter).

É por isso que somente os revol-tados sacrificam e se entregam: eles são os únicos que rejeitam a

vida que vivem no momento. As-sim como Abraão, Gideão e a viúva pobre, não se conformam com o que consola, mas perseguem o

que impressiona.Já quem não sacrifica nem se

entrega, no fundo, deseja conti-nuar a viver a mesma vida. Não se importa em passar o resto dos seus dias com as mesmas limitações, os mesmos problemas, as mesmas situações, as mesmas condições... É uma questão de lógica: se o Sacrifício representa a vida que não quer mais, se não sacrifica, está a dizer que está satisfeito com a vida que tem. E, se está satisfeito com sua vida, como e por que é que ela mudaria?

Para os revoltados: qual é o tudo que tem hoje, mas que não gostaria que fosse o seu tudo? Sacrifique-o no Altar.

Somente os revoltados sacrificam e se entregam

❚ realizar casamentos❚ realizar batizados (adultos)❚ dar aconselhamento matrimonial❚ aconselhar e acompanhar indivíduos toxicodependentes❚ aconselhamento pastoral❚ participar na Santa Ceia❚ realização da unção com óleo❚ visitas ao domicílio❚ visitas a doentes no hospital❚ visitas a presidiários❚ distribuição de cestas básicas às famílias carenciadas❚ distribuição de bens (roupas, mobílias, eletrodomésticos, etc.) a pessoas carenciadas❚ acolher o Instituto Português do Sangue nas suas instalações para a doação de sangue❚ ajudar a manter o Lar de Idosos Universal❚ apresentação de crianças (não batiza crianças, somente adultos)❚ participar no Grupo de Jovens "Força Jovem"❚ a realização de orações❚ a entrada nas igrejas e participação nos cultos❚ participação em Concentrações, em locais como: Coliseu dos Recreios, Pavilhão Rosa Mota, estádios, Pavilhão Atlântico, etc.❚ ajudar a manter a Sociedade “Pestallozi” (presta assistência aos portadores da síndrome de Down)❚ manter a Fazenda Nova Canaã❚ a realização de cursos informáticos❚ aconselhar e apoiar na escolha de uma carreira profissional❚ atendimento telefónico pela linha amigo 24 horas❚ apoio a mulheres vítimas de abusos❚ apoio e aconselhamento a indivíduos dependentes alcoólicos❚ visitas a lares de terceira idade❚ dar alimento aos sem-abrigo❚ apoio em catástrofes❚ a realização de atividades lúdicas e desportivas com os jovens❚ aconselhamento e campanhas na prevenção do HIV❚ transporte de pessoas com dificuldades de locomoção❚ estacionamento no parque da Igreja❚ estudos Bíblicos realizados❚ entrada e participação no maior Congresso Financeiro do País❚ realização de funerais❚ distribuição do Óleo Santo de Israel❚ cursos de Teologia (IBURD)❚ milagres que acontecem em todos os Centros de Ajuda espalhados pelo Mundo.

Só ensina às pessoas a VERDADE. O dízimo, como também as ofertas, são mandamentos bíblicos.

O Centro de AjudA não cobra para D

definA hoje o que quer viver AmAnhã!

bispomacedo.com.br/blog youtube.com/obispomacedo twitter.com/BispoMacedo facebook.com/BispoMacedoAcessos oficiais

23h às

diar iamenteBp. Macedo

LISBOA 107.7 FM

PORTO 95.5 FM

COIMBRA 92.6 FM

COIMBRA 98.7 FM e 107.8 FM

AÇORES 91.1, 91.0 e 94.0 FM

ÉVORA 90.4 e 95.5 FM

FUNChAL 100.0 FM

LEIRIA 101.3 FM

PORTIMÃO 91.8 - 92.4 - 93.7 FM

¢e também na , pelas 14h (hora de Lisboa)

Page 16: Folha de portugal – edição 625

4i

DOMINGO ■ 13 dezembro 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Visita Missionária

De que adianta ter tudo e viver com medo e sem Paz?

M i lhares de pessoas participaram na reunião especial que decorreu

no Cenáculo do Porto, onde foi sublinhado que, se o Senhor Jesus não for o primeiro na sua vida, então, Ele não faz parte dela.

Deus não nos impõe nada, mas ensina e orienta-nos. Depois, cada um de nós, de acordo com a sua própria consciência, com a sua própria Fé, com a sua consideração para com Ele, obedece ou não.

“Quando obedece, Deus promete mudar a situação que a pessoa está a

viver e quer dar-nos bênçãos infinitas, e quando cumpro a minha parte, tenho o direito de cobrar a parte d’Ele na minha vida. É esta consciência que tem que ter”, sublinhou o bispo Edir Macedo.

Quando honra o Senhor em primeiro lugar, não significa que Ele vá fazer magia na sua vida, mas enche-o da Glória que é o Seu Espírito, que lhe dá força, Fé, coragem, ânimo, que remove os seus medos, as suas dúvidas e fraquezas.

Medo de perder tudo“Quando dá atenção à opinião dos outros é porque tem medo, não tem segurança, não sabe o que quer, não se definiu. Mas, quando agarra o Espírito da Fé, o Espírito do Altíssimo, o mundo inteiro pode estar contra si, que você vai em frente e vai conquistar”, explicou o orador.

“Quando honra a Deus, Ele honra-o também com o Espírito d’Ele, e assim você vai além dos

limites. Jesus disse: ‘Deus não nos dá o espírito por medida’, ou seja, o Espírito de Deus quando vem, vem em toda a sua Glória, em toda a Sua grandeza e majestade, e o infinito desce sobre o finito, que somos nós.

E eu pergunto: o que nos é impossível a partir de então? O que é impossível para uma pessoa quando recebe o Espírito de Deus? Não tem medo.

Existem profissionais, advogados, médicos, dentistas, professores, engenheiros, pessoas licenciadas, capazes e inteligentes... Mas, se não têm o Espírito de Deus, carregam dentro de si o medo, medo de perder”, acrescentou o orador.

Viver em paz e sem medoVivemos numa sociedade injusta, onde os valores estão invertidos, e as pessoas não honram a sua palavra e trocam, vendem e fazem uma confusão enorme na sociedade, por causa da falta de honra.

De visita missionária a Portugal, o bispo Edir Macedo realizou uma reunião especial no Cenáculo do Porto, no passado dia 6 de dezembro, para milhares de pessoas.

¡Joana Marques [email protected]

Page 17: Folha de portugal – edição 625

V ocê tem autoridade sa-cerdotal de um escolhido de Deus, para fazer com

que no seu lar, na sua casa, na sua família reine a bênção, a Paz, a Luz e a Salvação.

Eles podem resistir, mas não podem impedir Deus de agir e Ele está a agir na mente, no subconsciente, no intelecto, no coração e no espírito deles. O que não pode fazer é duvidar, blasfemar, murmurar.

“... se algum irmão tem mulher incrédula, e esta consente em morar com ele, não a abandone; e a mulher que tem marido in-crédulo, e este consente em viver com ela, não deixe o marido. Por-que o marido incrédulo é santifi-cado no convívio da esposa, e a esposa incrédula é santificada no convívio do marido crente...” (1Coríntios 7.12-14).

Quem tem a Luz é você e esta dissipa as trevas. Não tenha medo, pois onde abundou o pecado, vai superabundar a Graça de Deus, mas para isso você tem que exercitar o poder de autoridade sacerdotal e abençoar.

Não amaldiçoe, abençoe! Seja uma mulher ou um homem de Deus, abençoe porque você é o sacerdote da sua casa, e tem uma grande responsabilidade, mas também uma grande autoridade. Não abra mão disso pois não precisa de títulos para ter essa unção, precisa é de Fé e essa você tem.

A Fogueira Santa é uma oportunidade única para superar problemas, ou realizar sonhos que parecem ser humanamente impossíveis de realizar também.

Este propósito tem como objetivo dar às pessoas, estejam elas no Centro de Ajuda há apenas algumas semanas, meses ou décadas, a oportunidade de superar os seus problemas impossíveis e de realizar os seus sonhos, desde que estejam a buscar a Deus de forma sincera e bíblica. Como é possível? Através da Fé Sacrificial.

E o que é a Fé Sacrificial? É o oposto da fé religiosa. Quem pratica a fé religiosa, pensa “eu creio em Deus, faço caridade, sou honesto, não faço mal aos outros,

e isso basta”, e fica com uma falsa sensação de esperança que a situação mude sem fazer por isso.

Quando se revolta contra um problema, com uma determinada situação, o que é que faz? Senta-se, cruza os braços, e espera? Não! Levanta-se e toma uma atitude diferente! Ou seja, há uma materialização da revolta.

Quando dizimamos estamos a materializar a nossa honra, a nossa palavra e fidelidade; quando fazemos ofertas voluntárias, estamos a materializar o nosso amor, a nossa gratidão e consideração; quando sacrificamos materializamos a dependência, a revolta, a exigência do cumprimento da Palavra de Deus nas nossas vidas. Ao fazer isso, está a entregar-se a Deus

voluntariamente, de Espírito, Alma e Corpo, é a trindade do ser humano. Quando se revolta, junta o amor, a fidelidade e o Sacrifício, a dependência.

É aí que Deus se manifesta para si, e lhe dá uma direção tal como fez com Gideão.

“Tornou-lhe o SENHOR: Já que eu estou contigo, ferirás os mi-dianitas como se fossem um só homem” (Juízes 6.16).

Ainda que tenha milhares de problemas, estes não são nada diante do poder do nosso Sacrifício para Deus.

Quer resultados diferentes? Então faça também algo diferente! Um Sacrifício verdadeiro, que o faça ficar na dependência de Deus e que o vai fazer vencer!

Fé Sacrificial

se algo está mal......mantenha-se bem!

bispojulio.com

Bispo Júlio Freitas Por seu servo em Cristo,

centro de ajuda . Visita Missionária

5i

DOMINGO ■ 13 dezembro 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

Se falta a Fé e esta vem pelo Espírito da Fé, quando Ele vem, então não interessa a opinião alheia. Vamos em frente porque quem queremos que acredite em nós, está dentro de nós e é Esse quem importa.

Todo o dinheiro do mundo não consegue comprar a Paz, uma vez

que, se não tem segurança e se tem medo, não tem paz. Quem é que tem paz e medo ao mesmo tempo? Ninguém!

“Quantas pessoas dizem que têm tudo, menos paz? Mas quando o Espírito do Altíssimo, que é o Espírito da Paz também, desce, Ele faz de si uma nova criatura, não uma pessoa melhor, mas uma nova criatura.

Mas isso só acontece quando O honra primeiro. Ele tem que ser o primeiro na sua vida.

Não se trata de religião, nem de Igreja. Aqueles que creem são abençoados e os que não creem ficam

para trás, essa é a realidade. Ou você crê ou não crê. Quem crê obedece, pratica, assume a sua crença. Quando crê, não é por ser uma pessoa mais inteligente, mas sim porque o Espírito da crença, da Fé, está a agir dentro de si, e é isso que precisa, mais do que tudo no mundo”, concluiu o bispo Macedo.

Se Deus nos dá o Espírito sem medida, o que é que Ele quer de cada um de nós? Que demos também sem medida, e é aí que entra o Sacrifício. Só é possível Ele nos dar todo o Seu Espírito, se nós também Lhe entregarmos a vida.

Se Deus nos dá o Espírito sem medida, também nós temos que dar sem medida

Quer resultados diferentes? Então faça também algo diferente!

PUB

Page 18: Folha de portugal – edição 625

N o encontro mais recente, todos os idosos foram sentados em círculo e

foi-lhes atribuída uma folha para que fosse amassada. Depois disso, deviam tentar fazer com que ficasse lisa de novo, mas ninguém conseguiu.

“A folha representa as nossas palavras, que uma vez ditas, não podem ser consertadas, por isso devemos ter cuidado ao falar, para não magoar o próximo, pois uma vez aberta a ferida, será difícil cicatrizar”, explicou o orientador.

A importância de ter cuidado com as palavrasFoi colado um pedaço de papel nas costas de todos os participantes, e pedido que cada um andasse pela sala e escreve-se uma palavra nas costas dos seus colegas, para assim definir cada um. O orientador mostrou que é errado, apesar de muito mais fácil, dizer as coisas pelas costas em vez de admitir o que pensa ou quer dizer.

Foi depois pedido que cada um retirasse o papel das suas costas e lesse as qualidades ou defeitos escritos, guardasse consigo as características boas e tentasse melhorar as más.

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para a edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que

ouvem” (Efésios 4.29).Quantas palavras saem da nossa

boca no final do dia? Mas quantas delas são verdadeiramente positivas e encorajadoras?

“É importante termos cuidado com o que dizemos e com a forma como dizemos, para não magoar ninguém, nem trazer sentimentos maus ao coração dos outros. Além

disso, não devemos julgar e devemos saber perdoar também quem nos ofende. Devemos ser portadores de ‘boas novas’ e não maldizentes”, foi ainda referido.

6i

Nunca é tarde para sonharO grupo Bela Juventude, um projeto social desenvolvido pelo Centro de Ajuda, realiza, mensalmente, um encontro com os idosos em Portugal e noutros países da Europa.

É importante termos cuidado com o que dizemos e com a forma como dizemos

¡Joana Marques [email protected]

Caldas da Rainha Berlim

Paredes

Matosinhos

Reguengos de Monsaraz

Tavira

Cenáculo do Porto

Cenáculo do Funchal

Império

Machico

Estugarda

❙ O encontro decorreu também na Alemanha, onde foi sublinhada a importância dos sonhos e referido que nunca é tarde para sonhar

DOMINGO ■ 13 dezembro 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Bela Juventude

Page 19: Folha de portugal – edição 625

7i

centro de ajuda . Cura dos VíciosDOMINGO ■ 13 dezembro 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

Não substitua um vício por outro vícioMuitas são as vozes que afirmam que a única forma de superar o vício é substituí-lo por outro vício. Mas no Centro de Ajuda o panorama dos vícios é diferente, e foi a vez de Milão conhecer esta outra perspetiva.

A Caravana da Cura dos Ví-cios, é uma reunião prática com o intuito de ensinar

todos aqueles que reconhecem a sua dependência física de algo, como os jogos, o tabaco, o álcool, a prostitui-ção ou as drogas, a combater estes problemas de forma eficaz.

Para que seja possível vencer os vícios, é necessário também entender que existe uma força espiritual negativa por detrás dos mesmos.

Depois de ter percorrido vários países, foi a vez de Itália aprender a vencer os vícios que têm vindo a destruir os indivíduos, que perante a situação não conseguem encontrar respostas, nem formas de superar as suas dependências, vendo-se obrigados a conformarem-se com

as mesmas. A reunião realizada em Milão,

contou com a presença de milhares de pessoas, sendo dirigida pelo bispo Rogério Formigone.

Números importantesA Itália encontra-se entre os países com o maior número de fumadores no mundo, que iniciaram a prática desde jovens e dificilmente

conseguem parar na fase adulta. Cerca de 44,8 por cento dos fumadores, na faixa etária dos 30 anos, começaram a fumar entre os 14 e 17, sendo que muitos afirmam já terem tentado parar, mas a recaída foi evidente.

S e g u n d o o s últimos dados do

Instituto Nacional de Estatística italiano, entre dezembro de 2004 e

março de 2005, o número de fumadores na Itália era

de 11.221 milhões, o equivalente a 22,3 por cento da população, tendo

em conta que o número tem vindo a crescer de forma progressiva.

A Lei Sirchia, que proíbe o fumo em lugares públicos fechados, em Itália, foi criada em janeiro de 2005, passando a amenizar a situação.

A solução encontrada na Caravana da Cura dos VíciosA principal questão a ser respondida é:como ajudar aqueles que já tomaram todas as medidas para largar qualquer vício, mas não têm conseguido?

O especialista no assunto, o bispo Rogério Formigone, não fala apenas de um tema que tem conhecimento na teoria, mas sobretudo na prática, pois também ele venceu os vícios através de uma atitude radical e contínua, que o transformou num novo homem.

“Apenas quando me lancei em Deus de cabeça, consegui sair do submundo. E no meu caso, este lançar, constituiu ir à Igreja praticamente todos dias, obedecer a tudo o que o homem de Deus dizia no Altar e que lia na Bíblia”, esclarece o especialista.

Ao longo do encontro, inúmeras pessoas decidiram abandonar a dependência que traziam consigo há anos e colocar a vida a cem por

cento nas mãos de Deus.O livro A Última Pedra, do

bispo Rogério Formigone, também foi uma tomada de atitude, pois muitos adquiriram o livro para poder ter como base uma história de superação, e outros para darem a oportunidade a pessoas viciadas, que ainda não tiveram a oportunidade de aprender a vencer o vício.

Ao longo do encontro, inúmeras pessoas decidiram abandonar os vícios

¡Redação

Page 20: Folha de portugal – edição 625

DOMINGO ■ 13 dezembro 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Conquistas Financeiras

8i

O Norte de Portugal recebeu a Arca da Aliança

N um momento em que muitas pessoas não têm motivos de se alegrar

porque as dificuldades são muitas, o Centro de Ajuda tem uma palestra com o intuito de permitir que os seus participantes possam aprender a enfrentar e superar as adversidades da vida.

As dificuldades que se colocam para os empresários e/ou trabalhadores por conta de outrem, são cada vez mais e maiores, uma vez que, a competitividade é cada

vez maior e mais feroz.O Norte de Portugal recebeu no

final do mês de novembro a Arca da Aliança, que esteve no Altar do Centro de Ajuda.

Cenáculo do PortoO primeiro Altar a receber a Arca da Aliança foi o do Cenáculo do Porto. Este evento foi a oportunidade que todos os participantes tiveram para apresentar os seus objetivos e sonhos para a realização da sua vida financeira e profissional.

Foi realizado um forte clamor em favor de todos os que estiveram presentes no Cenáculo do Porto. Assim como para o povo de Israel a Arca da Aliança era símbolo de vitória, representa o mesmo nos dias que correm.

Todos os presentes na palestra

saíram com a sua Fé renovada e com a certeza de que realmente a vitória é possível.

Cenáculo de Vila Nova de GaiaA cidade de Vila Nova de Gaia recebeu também a Arca da Aliança, numa palestra motivacional das Conquistas Financeiras.

As várias centenas de pessoas presentes no Cenáculo, tiveram a oportunidade de celebrar um pacto com Deus para que, desta forma, Ele pudesse assumir o comando da sua vida.

Foi salientado que, para poder obter o sucesso empresarial ou profissional, é necessário manter algumas características importantes como a sinceridade e a honestidade.

MatosinhosO último Altar a receber a Arca da Aliança como símbolo da comunhão entre Deus e o seu povo, foi o Centro de Ajuda de Matosinhos.

Todos os presentes foram alertados para o uso da Fé acompanhada de Revolta, pois estes dois ingredientes são fundamentais para as conquistas financeiras.

Todos os participantes do Norte do país tiveram a oportunidade de renovar a sua aliança com Deus, e cada pessoa pôde ver a sua Fé ser renovada.

A Arca da Aliança é um símbolo da presença de Deus e, para o povo de Israel, representava essa mesma presença no meio deles. Recentemente, alguns CdA do Norte do país receberam-na.

O Norte de Portugal recebeu no final do mês de novembro a Arca da Aliança

¡João Filipe [email protected]

Cenáculo do Porto

Cenáculo de V. N. de Gaia

Matosinhos

Page 21: Folha de portugal – edição 625

C omo filhos da obedi-ência, não vos amol-deis às paixões que tí-

nheis anteriormente na vossa ignorância; (...) por amor de vós que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressusci-tou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa Fé e esperança estejam em Deus” (1 Pedro 1.14-21).

Quando se está apaixonada, pensa-se na pessoa a todo o mo-mento. Arranja-se para encon-trá-la, vive em prol desse mo-mento, pois o seu pensamento está voltado para chamar a sua atenção, sempre mostrando uma boa imagem. Já quando a sua cabeça está em Deus é to-talmente diferente. Tudo está relacionado aos seus interesses!

Quando se está interessada em receber o Espírito Santo ou em desenvolver o seu relacio-namento com Deus, então o seu pensamento também tem que estar voltado para Ele. Isso é exatamente o oposto à paixão, pois ela vive para o momento, já o amor a Deus não se limita a um “encontro” numa reunião apenas, mas faz com que você se prepare para Ele.

Quando está apaixonada, desvia-se do seu foco e coloca todas as suas forças nesse sen-timento, fazendo-a ficar dividi-da e impedindo-a de dar o seu melhor para Deus.

E perguntará: “Mas Viviane, então eu nunca vou gostar de ninguém? Vou estar sempre a pensar nas coisas de Deus e nunca vou namorar ou casar com a pessoa?!”

Vai chegar o momento! Mas precisa priorizar a sua vida es-piritual que está acima de qual-quer outra coisa. Vai ceder às suas emoções e à sua carne? Vai deixar a Fé em virtude de uma necessidade e carência sua?

Isso também é para si que es-tá a namorar. Não tem que se “moldar” diante do rapaz, mas sim diante de Deus, pois é para Ele que tem que se preparar. Quando estiver moldada para Deus, vai ter as características e qualidades que Ele aprecia e não outro alguém. Isso acon-tece quando não aceita pensa-mentos que a fazem afastar-se de Deus; que a fazem olhar para o seu próprio egoísmo.

Tem que manifestar a Fé e não sentimentos, pois estes não estão a resolver a sua “questão”. Se resolvessem, não estaria fra-ca, cheia de dúvidas, medos e inseguranças. É o momento de manifestar a Fé. E manifestamo--la quando sacrificamos em prol daquilo que cremos!

Se Jesus deu o Seu precioso sangue, será que você não pode dar o Sacrifício da sua vontade em prol d’Ele, que a comprou?

Tenha a sua mente “santa”; santifique o seu corpo, pois foi chamada para ser “santa” com Ele, e assim Deus abençoará a sua vida sentimental. Vai ver! Aconteceu comigo: Quando priorizei a Deus e tirei o foco do meu egoísmo, Ele abençoou--me, mas para isso tive que me render por completo e abando-nar toda e qualquer necessida-de minha, para O agradar.

E se o fizer, verá como sairá um peso de si... o que Ele lhe pede não é algo mau, mas sim para o seu próprio bem! Já basta o tempo em que esteve envolvi-da com o seu coração. Agora é o momento de dar tudo! Perca as suas próprias vontades para servir a Deus e vai ver, nesta vi-da, o bem que Ele lhe fará, não apenas momentâneo, mas para sempre.

Um grande abraço para vocês.

Até à próxima.

Estou apaixonada, como sair desta situação?

Viviane Freitas

visite: VivianeFreitas.com

crónicaO vício do momentoO acesso à Internet traz-nos inovações, e vários benefícios. Só que tanta modernidade tem trazido malefícios principalmente aos jovens. Como é que de forma tão subtil a Internet se tem transformado num vício?

S egundo um relatório da União Internacional das Telecomunicações, mais de

um terço da população mundial tem hoje acesso à Internet. São agora cerca de 3,2 biliões de pessoas online.

Aos poucos, a tecnologia, foi ganhando espaço na casa e na vida das pessoas. Chegou como uma forma de unir pessoas distantes, e estreitar os laços entre amigos, mas hoje em dia tem-se tornado um vilão na vida de muitas pessoas, que não têm encontrado equilíbrio na hora de usar os meios que têm hoje ao seu dispor.

Quando se torna um vícioPara muitas pessoas a vida real tem-se tornado secundária, e a vida que se vive através das redes sociais, é a que realmente lhes importa.

As pessoas vivem como verdadeiros personagens, onde a aprovação dos outros que os rodeiam e das pessoas que acompanham os seus perfis é que importa, esquecendo-se de investir naquilo que são, nas suas capacidades intelectuais, na leitura de bom livro, e deixando de viver as suas próprias vidas.

Este problema está a tornar-se cada vez mais grave, e para alguns casos tem sido necessário tratamento psicológico.

Vários investigadores já

consideram o vício da Internet tão nocivo como o do tabaco, do álcool e do jogo. Este vício pode levar a consequências muito graves e em

alguns casos até mesmo à morte, quando as pessoas se isolam de tal forma que descuidam da saúde.

A Internet tem benefícios quando usada para o nosso proveito em termos de trabalho, por exemplo, ou até mesmo para algumas atividades lúdicas ou falar com familiares e amigos distantes, e não quando nós nos tornamos dependentes dela.

O vício dá-se quando somos dependentes da Internet

¡Redação

PUB

9i

centro de ajuda . Coisas de Mulher DOMINGO ■ 13 dezembro 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

Page 22: Folha de portugal – edição 625

10i

DOMINGO ■ 13 dezembro 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . EBI

Dia do Amigo comemorado em Cabo Verde

O rganizado pela Educação Bíblica Infanto-Juvenil ( E B I ) , d e c o r r e u

recentemente o evento “Dia do Amigo”, em Cabo Verde.

Educadoras e esposas, prepararam com muita antecipação e ansiedade, o grande dia, recheado com muitas surpresas e animação.

Centenas de crianças vieram de todos os lados, acompanhadas pelos seus familiares, para passar em família uma tarde especial.

C om os e spaços bem compartimentados, foram realizadas várias atividades que incluíam jogos divertidos, nos quais as crianças podiam dar largas à sua imaginação.

Insuf láveis, pinturas faciais, muita música e apresentações feitas pelo grupo TF Teen, foram algumas das atrações deste dia, entre muitas outras.

Para além do espaço destinado ao divertimento, foi montado um outro espaço, reservado para comida e bebida, onde estava disponível uma grande variedade de iguarias como cachupa, cachorros quentes, bifanas, salgados e muitos doces, pipocas, algodão doce e muito mais.

A importância do amor para com os mais novosErmelinda levou os seus filhos e também o filho de uma vizinha, e mostrou-se muito satisfeita com a ação promovida. “Tudo está muito lindo!”, afirmou.

No final do dia, as brincadeiras, a cor, as músicas, os doces e as apresentações fizeram com que no “Dia do Amigo” fosse muito mais fácil e divertido fazer amigos.

“O evento superou as nossas expetativas, e foi um verdadeiro sucesso. Mostrámos a importância de dar amor e carinho às crianças, e procurámos resgatar aqueles valores que muitas vezes se perdem na sociedade, como o amor ao próximo ou o respeito pela mãe e pai.

Nós coordenadoras temos esse objetivo, o de mostrar às crianças a importância de sermos amigos uns dos outros, sempre amando e respeitando o próximo”, afirmou a coordenadora da EBI, Fernanda da Silva.

Depois de ter sido realizado em Portugal, o evento “Dia do Amigo”, dedicado às crianças, chegou a Cabo Verde pela primeira vez.

Centenas de crianças vieram de todos os lados, acompanhadas pelos seus familiares

¡Joana Marques [email protected]

Page 23: Folha de portugal – edição 625

11i

centro de ajuda . Força Jovem Europa DOMINGO ■ 13 dezembro 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

De lés a lés, tem sido o percurso do evento Muda Tua Mente, com o objetivo de levar uma mente nova e capaz a cada jovem da Europa.

Numa volta pela Europa

A Europa tem tido ao longo destes anos, a oportunidade de conhecer o trabalho

desenvolvido pelo grupo Força Jovem Europa, através dos vários eventos realizados nos diferentes países europeus.

O Muda Tua Mente é um evento que foi criado no início deste ano, com o intuito de dar a conhecer a todos os participantes, uma nova forma de aplicar os seus pensamentos e até de os mudar para uma vertente mais correta.

São vários os jovens que têm vindo a fazer parte destes eventos, cativados pelas distintas atrações apresentadas, desde teatro, dança, sorteios, música, entre outros, que fazem parte de uma diversão consciente e saudável.

Os eventos têm sido realizados em locais de fácil acesso, como teatros, anfiteatros, coliseus e pavilhões desportivos, para que os jovens tenham o maior conforto possível e a oportunidade de absorverem a mensagem com a maior atenção.

O ano está a terminar e para que ninguém perdesse a oportunidade de mudar a sua mente, foi a vez de Malta e Suíça receberem o evento.

Muda Tua Mente na Suíça“Para quê carregar pesos desnecessários?” Esta foi a questão que gerou a mensagem principal, transmitida a cada jovem de forma a que possam mudar as suas mentes.

O evento foi realizado em Genebra, Lugano e Zurique, e contou com várias apresentações, talentos revelados, que vieram animar o decorrer do evento.

Entre as várias apresentações, as histórias de superação e o tema

abordado, foi o que chamou mais a atenção das centenas de participantes.

“Hoje talvez o seu coração viva apertado e os seus pensamentos sejam sempre de preocupações, dado que carrega em si lembranças

e sentimentos de pessoas e situações que lhe fizeram mal. Decida livrar-se deste peso, e deixar de procurar justificações para a sua situação, mas sim, soluções”, esclareceu o coordenador do grupo Força Jovem na Suíça, Jonas Emílio.

Muda Tua Mente em MaltaO evento Muda Tua Mente, também foi apresentado a mais de 200 jovens, em Malta, sendo a maioria jovens que pela primeira vez participavam

numa atividade do grupo Força Jovem Europa.

A presença de várias escolas de dança do país, foi vivida com grande relevância, pois puderam apresentar o seu trabalho e, consequentemente, conhecer o trabalho do Força Jovem.

Atuações musicais e a apresentação de uma peça teatral, elaborada pelos jovens do Força Jovem de Malta, também fizeram parte do cartaz, que deixou a todos os presentes cativados pelo trabalho.

¡Redação

O Muda Tua Mente é um evento recente que já correu a Europa

Malta

Genebra Lugano Zurique

Page 24: Folha de portugal – edição 625

7 DIAS para mudar a sua vida!

7H30 | 9H30O DIA DA DIREÇÃO

SeSSão do Desbloqueio | 15H MulhereS e hoMenS Sábios | 18H

de Segunda a Sexta 7H, 10H, 12H, 15H E 20H

Conquistas Financeiras

DOMINGO

SEGUNDA

QUINTA

SEXTA

TERÇA

QUARTA

Saúde Restaurada

eStudo Bíblico

Limpeza Espiritual

f o l h a d e p o r t u g a l . p t Facebook.com/folha.deportugal

Destaque

20H

20Hterapia do Amor

* Para saber em que CdA’s se realiza esta reunião contacte o Amigo 24H

Corrente da Prosperidade

Corrente da família

SÁBADOCasos Perdidos

Força Jovem

8H

16.30H

Centros de Ajuda em Portugal Continental e Ilhas

Rua Dr. José Espírito Santo, 36 - Chelas (próximo da estação de metro)

MORADAS...

Templo Maior–Lisboa

Portimão Largo Gil Eanes, lt. A

Coimbra Rua do Sota, nº 20

Baixa da Banheira Estrada Nacional 2, nº 243 (em frente ao Lidl)

Almada Av. 23 de julho, nº 14/16/18 Cova da Piedade

Cenáculo do PortoRua Egas Moniz, nº 485

Madeira - Cenáculo do FunchalRua Dr. Brito Câmara, nº 32

Cenáculo de V. N. de GaiaRua do Agueiro, nº 151 (Mafamude)

Açores - Ponta DelgadaRua da Boa Nova, nº 5

| abertas 7 dias por semana | 365 dias por ano

diariamente

Para mais informações: Temos mais de 124

Centros de Ajuda em Portugal e mais de 8000 espalhados em 182 países

semana 13 a 19 dezembro 2015 Agenda

Semanal