folha de portugal – edição 638

24
folhadeportugal.pt Siga-nos no facebook! Diretor: João Filipe bem-estar... PÁG. 12 Quem nunca teve aquela sensação de “garganta arranhada”? Saiba que existem formas de tratar e prevenir as dores de garganta. Previna as dores de garganta PUB TEMA CAPA... PÁGS. 6/7 Atentados, epidemias e imigração são os principais motivos para a mudança do mapa turístico mundial. Milhares de viajantes escolhem os destinos na tentativa de evitar os riscos. Trajetória turística mundial está a mudar atualidade... PÁG. 8 O clima e a alimentação Sabe-se que as mudanças climáticas influenciam o desenvolvimento da espécie humana por serem um fator determinante nos alimentos. reportagem... PÁG. 10 Os perigos do consumo O consumo de todo o tipo de produtos faz parte do quotidiano de todos nós. Mas será que estamos alertados para os perigos dos mesmos? atualidade... PÁG. 5 Suicídios nas autoridades Em 2015 registaram-se 15 suicídios na PSP e na GNR, na maioria dos casos com recurso à arma de serviço, o que levou à tomada de medidas. CdA , vivemos o que ensinamos e sacrificamos pelo que sonhamos! EDIÇÃO Nº 638 Ano 13 13 março a 19 março 2016 Edição Nacional e Ilhas Jornal de distribuição gratuita 71.000 exemplares

Upload: centro-de-ajuda

Post on 26-Jul-2016

222 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Trajetória turística mundial está a mudar Atentados, epidemias e imigração são os principais motivos para a mudança do mapa turístico mundial. Milhares de viajantes escolhem os destinos na tentativa de evitar os riscos.

TRANSCRIPT

Page 1: Folha de portugal – edição 638

f o l h a d e p o r t u g a l . p t

Siga-nos no facebook!

Diretor: João Filipe

bem-estar... PÁG. 12

■ Quem nunca teve aquela sensação de “garganta arranhada”? Saiba que existem formas de tratar e prevenir as dores de garganta.

Previna as doresde garganta

PUB

TEMA CAPA... PÁGS. 6/7

■ Atentados, epidemias e imigração são os principais motivos para a mudança do mapa turístico mundial. Milhares de viajantes escolhem os destinos na tentativa de evitar os riscos.

Trajetória turística mundial está a mudar

atualidade... PÁG. 8

O clima e a alimentação■Sabe-se que as mudanças climáticas influenciam o desenvolvimento da espécie humana por serem um fator determinante nos alimentos.

reportagem... PÁG. 10

Os perigos do consumo■O consumo de todo o tipo de produtos faz parte do quotidiano de todos nós. Mas será que estamos alertados para os perigos dos mesmos?

atualidade... PÁG. 5

Suicídios nas autoridades■Em 2015 registaram-se 15 suicídios na PSP e na GNR, na maioria dos casos com recurso à arma de serviço, o que levou à tomada de medidas.

CdA, vivemos o que ensinamos e sacrificamos pelo que sonhamos!

EDIÇÃO Nº 638 ❚ Ano 13 ❚ 13 março a 19 março 2016 ❚ Edição Nacional e Ilhas ❚ Jornal de distribuição gratuita ❚ 71.000 exemplares

Page 2: Folha de portugal – edição 638

DOMINGO ¡ 13 março 2016

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

A Senhora da FurgonetaREALIZAÇÃO: NICHOLAS HYTNERGÉNERO: DRAMA CLASSIFICAÇÃO: MESTREIA: DE MARÇO Miss Shepherd, uma mulher de origem incerta, estaciona a sua fur-goneta no pátio da casa de Londres de Alan Bennett e aí fi ca a viver durante 15 anos. O que começa por ser um favor à força, transfor-ma-se num relacionamento que irá mudar as suas vidas.

Jardins SelvagensREALIZAÇÃO: VIVIENNE DE COURCYGÉNERO: DRAMA CLASSIFICAÇÃO: MESTREIA: DE MARÇO

A história verídica de uma jovem designer paisagística irlandesa que é aceite para concorrer na prestigiada Exposição de Flores de Chelsea. Mary Reynolds cria um jardim que evidencia aqui-lo que a Natureza tem de melhor e acaba por vencer o prémio.

Feira IntendenteWELCOME PRIMAVERALARGO DO INTENDENTE MARÇO, DAS H ÀS H

Feira bairrista onde o artesanato, a gastronomia e artigos de segun-da mão/retro mostram a multiculturalidade do Bairro do Intendente. O evento decorre sempre ao segundo domingo de cada mês, na Rua dos Anjos e no Largo do Intendente.

da Semana

em foco « 2

Na passada quarta-feira, tomou posse 20º Presidente da República Portuguesa, mas apenas o quinto desde que a ditadura foi vencida pelos Capitães de Abril.

Todas as pessoas “conhecem” o professor Marcelo Rebelo de Sousa, pois durante muitos e muitos anos foi comentador aos domingos à noite, ora na TVI, ora na RTP e novamente na TVI.

Nem o “animal” político José Sócrates conseguiu retirá-lo do primeiro lugar aos domingos à noite. “O professor” não ficava acanhado fosse com que tema fosse, muito pelo contrário, “varria” tudo, mesmo que tivesse de criticar o “seu” PSD ou membros do Governo apoiado por este partido.

Na tomada de posse quebrou algumas regras do protocolo, logo na chegada à Assembleia da República fê-lo a pé, falando mesmo com alguns jornalista e populares que encontrou pelo caminho.

Parece que vamos ter um Presidente mais interventivo, também não era preciso muito dizem alguns. Marcelo apresenta como tema forte do seu mandato “Os Afetos”, e prevê-se que seja uma presidência mais próxima da população.

Mas ninguém espere que “O professor” venha a criar instabilidade, pois no seu discurso de tomada de posse referiu que tem a intensão de sarar as feridas abertas da ultima disputa eleitoral para a eleição do último Governo.

Marcelo Rebelo de Sousa vai ter um mandato que não se avizinha nada fácil, pois vai ter de manter a estabilidade política. Num cenário em que o Orçamento de Estado não resulte, se forem necessárias medidas de austeridade e os partidos que apoiam o governo PS quebrarem o acordo, como será? O PSD já anunciou que não dará a “mão” ao G overno.

EDITORIALJOÃO FILIPE Diretor

Novos ventos!

Tenha uma boa leitura!

OBJETIVA

TOMADA DE POSSE DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA: O novo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (E), cumprimenta o ex-Presidente Aníbal Cavaco Silva (D), acompanhado pelo Presidente da Assembleia, Eduardo Ferro Rodrigues (C), durante a cerimónia da tomada de posse.

ANTÓNIO COTRIM/EPA

OBJETIVA

ANTÓNIO COTRIM/EPAANTÓNIO COTRIM/EPA

Diretor: João Filipe [email protected]: IurdRedação: Joana MarquesAssistentes de Redação: Cláudia Pereira e Cemiclay SantosPaginação: Eliane Rosa , Paulo Cabral e Tiago LopesCorreio do Leitor / [email protected]

A FOLHA DE PORTUGAL NÃO SE RESPONSABILIZA NEM PELAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS CARTAS DOS LEITORES,

POIS ELAS NÃO EMITEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL, NEM PELA AUTENTICIDADE DOS ANÚNCIOS PUBLICADOS

FOLHA DE PORTUGAL Título registado no ERC com o nº 125046 Propriedade: IURD Sede administrativa: Praceta Professor Francisco Gentil, nº 3 - Póvoa de Santo Adrião - Lisboa NIPC: 592001679 Periodicidade: Semanal Impressão: Lidergraf, Artes Gráfi cas, SA. - Rua do Galhano, n.º 15 - 4480-089 Vila do Conde, PortugalTiragem: 71.000 exemplares Depósito Legal: 322699/11 Distribuição: Gratuita Circulação: Portugal Continental e Ilhas.

FOLHA DE PORTUGAL Av. Marechal Gomes da Costa n.º 21- D1800-255 Marvila - LisboaTel: 219 016 650

Todas as fotografias e imagens que não estão devidamente identificadas, reservam-se os direitos de autor.Todas as fotografias respeitantes aos Centros de Ajuda são da responsabilidade dos mesmos.

ANIMAÇÃOMonstra volta a Lisboa

SUGESTÕES∫

PUB

CULTURAISCULTURAISCULTURAISCULTURAIS

■O festival de animação mais popular de Lisboa decorre até 13 de março com a exibição prevista de mais de 600 fi lmes. Parte da programação irá depois a mais nove cidades do país e aos cinco continentes.A 15ª edição do festival decorre em oito espaços diferentes, sendo o cinema São Jorge o seu palco principal.Embora a vocação para agradar aos mais pequenos seja óbvia, a Monstra traz também muito cinema para adultos.“Todos os anos mostramos ao público que não existem só fi lmes da Disney e da Pixar. Com a diversidade fi camos mais ricos em conhecimento de outros povos, de outros olhares, para além de verifi carmos que, muitas vezes, são semelhantes aos nossos”, observa o diretor Fernando Galrito.

Page 3: Folha de portugal – edição 638

a sua carreira

■Ao olharmos ao nosso redor, se estivermos num local público e rodeados de pessoas, que de preferência aquela seja a cor natural do seu cabelo, de certo encontraremos pessoas com uma cor mais escura que o outro, ou mais ondulada. Outros, que já apresentam um cabelo grisalho antecipadamente, e alguns que estão a ganhar com o passar do tempo, ou até mesmo a fi carem calvos.

Toda esta dinâmica está ligada à atividade dos genes das células do folículo capilar. Um estudo genético populacional associou vários genes a características do cabelo e da barba. Entre eles, está o gene IRF4, que foi associado pela primeira vez ao aparecimentos dos cabelos br ancos. O estudo provem da revista científica Nature Communications, e pode ajudar no desenvolvimento da cosmética.

Gene do cabelo branco

investigação

■No fi nal do dia de trabalho, o nosso estado de espírito, depende muito da infl uência do ambiente onde passamos a maior parte do nosso dia.

A escolha acertada de cores pode tornar o ambiente de trabalho mais agradável ou reduzir as consequências das condições menos favoráveis, como a monotonia das tarefas, o que consequentemente potencia o entusiasmo e maior dinamismo.

Segundo os especialistas, para tornar o espaço de trabalho mais entusiasmante, pode recorrer a cores como o laranja e o vermelho.

Mas não pense que terá de pintar uma parede completa, ou todas as

paredes do seu local de trabalho, pode optar por inseri-las em áreas de passagem, em pequenos apontamentos como objetos de decoração, ou optar por pintar apenas uma das paredes. Sem esquecer que, em excesso, o uso destas tonalidades pode desenvolver

sentimentos de intranquilidade e comportamentos mais agressivos.

Outras opçõesSe já é dinâmico e o seu principal problema é o excesso de stresse, a cor verde, por exemplo, está associada a uma diminuição da tensão nervosa, sendo ideal para pessoas com elevados níveis de stresse. Combinado com tons pastéis ou claros, ajuda a criar um ambiente mais estabilizador.

O aumento da sua produtividade, vem muitas vezes dos tons usados no seu ambiente de trabalho, podendo suavizar problemas da estrutura física ao modificar a percepção do ambiente, tornando-o aparentemente maior, mais amplo, mais alto ou mais claro.

Por outro lado, tenha também em conta que a cor das peças de roupa que usa infl uenciam a forma como os outros o percepcionam.

Por isso em entrevistas de emprego, opte pelo vermelho mas não exagere, este tom transmitirá confiança. Em reuniões escolha o verde, é uma boa opção para momentos de tomadas de decisão.

FONTE: LIFESTYLE.SAPO.PT

3» sete dias

marcas dotempo

Momentos Históricos de...

DOMINGO ¡ 13 março 2016

folhadeportugal.pt

■A Federação Nacional da Educação aplaude fim da Bolsa de Contratação de Escola mas quer revisão mais profunda, e defende a necessidade de serem criadas condições para negociar com os sindica-tos uma alteração mais profunda na colo-cação dos docentes.

■Vodafone deixa de cobrar roaming na Europa. Para que isso seja possível, é pre-ciso aderir a um novo tarifário, sendo que a comissão europeia impôs que a partir de meados de 2017 não se pague qualquer taxa adicional.

■Quatro jovens, entre os 16 e 17 anos, são suspeitos de roubar, extorquir e ameaçar outros jovens de várias escolas, em Gaia. O grupo foi detido, e em comunicado à Lusa, a GNR referiu que os quatro já foram sentenciados.

■O Ministério Público acusou um auxiliar de ação educativa de um estabelecimen-to de ensino do concelho de Ponta Delga-da, nos Aç ores, de 76 crimes de abuso se-xual de crianças e de um crime de ameaça agravada.

VERSO

FRENTE

13/03/1957O cinema português estreia-se na RTP com o filme Fado, Histórias de uma Cantadeira, de Perdigão Queiroga.

14/03/1879Nasce o cientista Albert Einstein, fundador da Teoria Geral da Relatividade, Nobel da Física.

16/03/1825Nasce Camilo Castelo Branco, autor de Amor de Perdição, A Queda de Um Anjo, A Corja.

17/03/1969Toma posse a primeira-ministra israelita Golda Meir, que militou no sindicato Histadrut.

15/03/1975É nacionalizado o setor português dos seguros, um dia depois da nacionalização da Banca.

19/03/1992O escritor Miguel Torga recebe o Prémio Vida Literária, da APE e é eleito Personalidade do ano.

18/03/1875É fundado o Ginásio Clube Português, em Lisboa. Um clube vanguardista com uma tradição de 140 anos.

A cor pode afetar a sua produtividade?Investigadores garantem que o cor pode reduzir a taxa de acidentes e de abstencionismo nas empresas.

A escolha certa da cor pode tornar o ambiente de trabalho mais agradável

Page 4: Folha de portugal – edição 638

sete dias « DOMINGO ¡ 13 março 2016

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

■Mesmo sem realizar qualquer operação, o saldo da conta bancária vai diminuindo periodicamente pois a maior parte dos bancos portugueses continua a cobrar comissões de manutenção das contas bancárias.Se procura bancos que não cobram comissões de manutenção, tem o Atlântico Europa e os chamados bancos online, como o ActivoBank, o Banco BIG e o BestBank.

A lei que entrou em vigor em outubro, proíbe a cobrança de comissões sempre que o banco não associa a prestação de um serviço a essa despesa e manter uma conta não deve, só por si, custar dinheiro. Domiciliar o ordenado ou utilizar uma conta-base, poderão ser duas formas de evitar as despesas de manutenção de conta. No entanto, peça sempre informações no seu banco primeiro. FONTE: DECO.PROTESTE.PT

ESPAÇO DO CIDADÃOCONTA À ORDEMComo evitar comissões

PUB

aconteceu

4

Os Dez Mandamentos – O fi lme, ultrapassa a bilheteria de Star Wars

■De acordo com o portal de notícias R7, no primeiro final de semana de exibição, a superprodução atraiu mais de dois milhões de pessoas nas salas de cinema de todo o Brasil, contra os 1,9 milhões de espetadores que viram o fi lme Star Wars – O Despertar da Força.

Mas os números não param por aí. Segundo os últimos dados ofi ciais apurados, em apenas quatro semanas Os Dez Mandamentos – O fi lme, já foi visto por 7.6 milhões de espetadores, contra 6.667 milhões que viram o sétimo fi lme da saga Star Wars, em cartaz no Brasil desde

17 de dezembro de 2015.“A nova marca deve ser

encarada como um incentivo para procurar outros caminhos para o cinema brasileiro. Parece que fi ca demonstrado que vale a pena ousar em formatos distintos e linguagem própria das produções nacionais. A resposta do público é um estímulo para quem quer produzir no Brasil”, afi rma Douglas Tavolaro, produtor executivo do fi lme.

À frente nas bilheteirasA saga bíblica é já a segunda maior bilheteria nacional desde o regresso

do cinema brasileiro, em 1995.Os Dez Mandamentos superou também outros fi lmes como Snoopy

e Charlie Brown - Peanuts, o fi lme; O Bom Dinossauro da Disney; e fi lmes de Hollywood, como Joy - O Nome do Sucesso, A Grande Aposta e Creed: Nascido Para Lutar.

FONTE: CENTRODEAJUDA.PT

Desde a estreia de Os Dez Mandamentos – O fi lme, nos grandes ecrãs, o número de bilhetes vendidos têm batido recordes sucessivamente.

Os direitos do consumidorA 15 de março assinala-se o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.

■Este dia foi instituído por John F. Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos, em 1962. O intuito era o de defender quatro direitos fundamentais dos consumidores: o direito à segurança, à informação, à escolha e a ser ouvido.

Em Portugal, os direitos do consumidor encontram-se consagrados na Constituição da República Portuguesa e pela Lei de Defesa do Consumidor, e englobam o direito à proteção da saúde e segurança; o direito à qualidade dos bens ou serviços; o direito à proteção dos interesses económicos; direito à prevenção e à reparação de prejuízos; o direito à formação e à educação para o consumo; o direito à informação

para o consumo; o direito à representação e consulta e o direito à proteção jurídica e a uma justiça acessível e pronta.

Sempre que descontentes com o serviço prestado, os consumidores podem reclamar recorrendo ao Livro de Reclamações, obrigatório em todos os estabelecimentos públicos e privados, ou online, no site do portal do consumidor.

Em algumas semanas o filme foi visto por mais de 7 milhões de pessoas

Page 5: Folha de portugal – edição 638

■São treinados para lidar com situações de confl ito, mas nada leva a pensar, que estes virariam a arma que usam para defender, contra si mesmos.

Na maioria dos casos de suicídio nas forças de segurança, a arma de serviço que os acompanha, sensivelmente, 24 horas por dia, é o elemento usado para tomar uma decisão sem retorno.

Depois de um ano dramático, manchado de negro nas esquadras e quartéis onde autoridades puseram fim à própria vida, o Governo responde com ajustes no plano de prevenção.

Os principais motivos“Praticamente a totalidade dos suicídios é cometida com a arma de serviço, colocando a questão sobre os procedimentos a adotar quanto à restrição do porte de arma perante vulnerabilidades psíquicas que possam indiciar elevado risco de suicídio. Mas

esta matéria é complexa, já que a restrição pode ser interpretada como vexatória ou de desqualificação da função de polícia”, explica Carlos Braz Saraiva, psiquiatra que participou na elaboração do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio, ao Expresso.

Os motivos para cometerem o suicídio podem ser vários, desde problemas económicos, afastamento de casa e, sobretudo, a desagregação familiar. Porém a principal questão deve-se ao facto mencionado pelo psiquiatra, o porte de arma que alegadamente pode facilitar o acesso à morte.

Medidas a tomarSegundo o diretor nacional da PSP, em declarações ao Expresso, o falhanço da estratégia de prevenção e combate a esta situação, é reconhecido.

“Não obstante os meios e mecanismos existentes e acessíveis a todos os polícias e das 10.500 consultas de avaliação psicológica já realizadas, verifica-se que,

» atualidade 5●●● AUTORIDADES

O Hospital Moriah apresenta o

Programa Internacional de Acolhimento para estrangeiros ou brasileiros residentes fora

do Brasil que desejam realizar procedimentos cirúrgicos em um dos hospitais mais modernos da América Latina.

Com uma filosofia que une a mais alta tecnologia e

atendimento diferenciado, o Hospital Moriah tem no relacionamento com o paciente o seu grande diferencial,

além de oferecer excelente custo-benefício.

O serviço de Concierge está preparado para organizar todos os detalhes da estadia, garantindo

aos pacientes e acompanhantes uma estrutura moderna e acolhedora, além de uma equipe altamente capacitada

que só um hospital de vanguarda pode oferecer.

Para mais informações:

55 11 5080 7854 [email protected]

• Check-up Completo• Cirurgia Cardíaca

• Cirurgia minimamente invasiva• Cirurgia Neurológica• Cirurgia Ortopédica

• Cirurgia Plástica

Qualidade queatravessa fronteiras

@hospitalmoriah hospital.moriahwww.hospitalmoriah.com.br

Dr. Alexandre Teruya Diretor técnico médico

CRM/SP 90.741

PUB

Suicídios nas forças de segurança preocupam ministériosPor detrás de uma farda que demonstra a autoridade, existe um ser humano capaz de sentir e de se tornar frágil. No ano de 2015 registaram-se 15 suicídios na PSP e na GNR, o que levou à tomada de devidas medidas.

infelizmente, continuam a ocorrer suicídios entre a família policial”, diz Luís Farinha.

As medidas por parte do ministério,

já foram tomadas e, segundo a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, será realizado um estudo

para avaliar, com maior rigor, as causas do suicídio e o reforço de psicólogos para a GNR e PSP.

¡Redação

DOMINGO ¡ 13 março 2016

folhadeportugal.pt

Praticamente a totalidade dos suicídios é cometida com a arma de serviço

PÚBLICO

Page 6: Folha de portugal – edição 638

DOMINGO  13 março 2016

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

O s acontecimentos mais recentes, nas cidades mais procuradas pelos

turistas, têm mudado o destino dos mesmos para passar as suas férias. Os principais critérios de escolha, continuam a ser a beleza do local, a curiosidade por uma cultura diferente, uma ótima gastronomia, mas a todos estes critérios junta-se agora o fator segurança.

Não quer dizer que nunca foi um fator presente na escolha do destino, mas cada vez mais rápido o mapa do turismo mundial muda, com o objetivo de tentar evitar os atentados, as epidemias e as crises migratórias.

Consequências dos atentadosAs alterações da trajetória turística, em que os visitantes têm países que são mais conhecidos e por isso estes também os pretendem visitar, altera também o setor económico do país.

Como exemplo de uma consequência económica no setor em 2015, foi a Tunísia, cuja a economia sofreu uma grande queda, após os atentados contra estrangeiros, que resultaram em vários mortos e as praias e os hotéis ficaram vazios.

Por sua vez, em Paris, França, foi notória a redução do número de turistas, após os atentados de 13 de novembro de 2015.

O medo ou a precaução podem ser os principais motivos para estas

mudanças radicais a nível turístico. Por sua vez, a ideia pré-concebida

de que os muçulmanos são terroristas, faz com que outros países de tradição muçulmana também sejam afetados.

Devido a um efeito dominó, “todos os países de tradição muçulmana sofrem, em diferentes medidas, inclusive destinos muito seguros como Omã”, explicou Jean François Rial, presidente da agência francesa Voyageurs du Monde à AFP (Agence France-Press).

Epidemias e fluxos migratóriosO turismo mundial ainda tem em vista a América Latina e, em particular, a Colômbia, o Peru, o México e a Argentina, destinos que, no contexto mundial de insegurança, oferecem exotismo.A questão é como é que isto vai afetar a propagação do vírus Zika nestes locais, sendo que as epidemias também são um fator que prejudica o setor, como ocorreu com o Ébola em África, o chikungunya no Caribe e o vírus mers na Coreia do Sul.

Por outro lado, os f luxos migratórios, que têm sido uma questão ainda por resolver, também se repercutem nos turistas. A exemplo do que aconteceu na ilha grega de Kos que, entre janeiro e agosto de 2015, sofreu 178 mil cancelamentos de reservas pela onda de refugiados que chegaram às suas costas. Muitos cruzeiros eliminaram a escala em Mitilene, a capital da ilha de Lesbos, também na Grécia, segundo dados da Euromonitor.

tema capa « 6

■ Redação

Trajetória turística mundial muda por motivos de segurançaAtentados, epidemias e imigração são os principais motivos para a mudança do mapa turístico mundial. Milhares de viajantes escolhem os destinos na tentativa de evitar os riscos.

-Após vários ataques em Paris, aumentou o nível

de segurança

Page 7: Folha de portugal – edição 638

» tema capa 7DOMINGO ¡ 13 março 2016

folhadeportugal.pt

■Portugal é um dos países turísticos benefeciados, com o clima de insegurança na região do Médio Oriente. Dados do Instituto Nacional de Estatística, confi rmam 2015 como o melhor ano de sempre para o turismo português, um efeito que gera consenso entre empresas e entidades do setor.

Entre os principais indicadores do setor, destaca-se o número de hóspedes que atingiu os 17,4 milhões, mais de 8,6 por cento face a 2014, enquanto as dormidas

ascenderam a 48,9 milhões.A tendência positiva na

generalidade das regiões turísticas portuguesas também é sublinhada

pelo administrador do grupo PortoBay, Bernardo Trindade,ao Económico.

“Os números dos Açores

[cresceu 19,6 por cento em dormidas] refletem a entrada em rota da Rayanair e Easyjet”, identifi ca, também o crescimento de Lisboa que resulta da “continuada afirmação desta importante capital europeia”. O administrador, salienta ainda “a atenuação da sazonalidade algarvia, nomeadamente, nos meses de abril e novembro” e “a interessante evolução da atividade no Porto e Norte, Centro, Alentejo e Madeira”.

Com as alterações dos destinos de férias, perante os fatores de insegurança, há que procurar outras opções.

Portugal como um dos principais destinos

ILHA DOS AÇORES❚Portugal existe para além do continente, e a ilha dos Açores é reconhecida pela sua beleza natural. Os Açores destacam-se pelo aumento significativo de visitantes, que normalmente descrevem a ilha como “um campo com paisagens rurais”. Para melhorar, encontra o desafi o de subir o Pico.

TORRE DE BELÉM❚Um dos monumentos mais expressivos da capital portuguesa, localizada na margem do rio Tejo, em Belém. Para além de contemplar e conhecer este monumento, poderá também comer os famosos pastéis de nata, pois a gastronomia portuguesa também deve ser experimentada.

RIO DOURO ❚Nasce em Espanha, mas as melhores vistas pode ter em Portugal, onde conhece as lindas vindimas do Douro. Conhece assim as suas histórias e as histórias das suas gentes. O vinho português é de boa fama, por isso aproveite para conhecer as suas origens.

fatores de insegurança, há que procurar outras opções.

TRÊS DESTINOS EM PORTUGAL

2015 como o melhor ano de sempre para o turismo português

77

TRÊS DESTINOS EM PORTUGAL

-Vários países na América Latina

são afetados por epidemias

-Ataque terrorista em hotéis na Tunísia, faz 21 mortos, 17 dos quais turistas

Page 8: Folha de portugal – edição 638

■Em 2050 estima-se que tanto a qualidade como a quantidade da comida disponível a nível mundial diminua, e leve tanto a um aumento de doenças do coração como de casos de cancro relacionados com a alimentação.

O aquecimento global tem sido uma constante, sempre em linha crescente, o que dá origem à ocorrência de fenómenos climáticos extremos, com consequências a nível alimentar.

Um estudo recente da universidade de Oxford, revela que a partir de 2050, mais de meio milhão de pessoas podem morrer por ano, devido à falta de comida.

“Os prejuízos para a saúde decorrentes das alterações climáticas são muito maiores do que pensávamos”, sublinha Peter Scarborough, um dos participantes no estudo citado pelo Expresso.

Normalmente, quando se fala em aquecimento global do planeta, este é associado à paisagem ou árida

e seca, ou com terrenos inundados e glaciares derretidos. Mas há que ter em conta também os efeitos na nossa alimentação.

Menos frutas e vegetaisDevido às alterações climáticas, a biosfera é afetada e, em 2050 estima-se que haverá menos quatro por cento de frutas e vegetais disponíveis para o consumo da

população. O mesmo deverá ocorrer com três por cento das calorias totais e 0,7 da carne processada.

Embora já exista hoje em dia uma tendência para que os consumidores sejam mais conscientes em relação tanto à alimentação como à biosfera, a contínua emissão de carbono para a atmosfera reduz, substancialmente, o efeito positivo

que essa consciencialização poderá ter.

Fatura paga na saúdeEstas alterações na alimentação poderão levar a um aumento dos casos de doenças do coração, bem como ao surgimento de um

maior número de casos de cancro relacionados com os alimentos ingeridos.

Em alguns casos também se pode verificar alguns efeitos positivos. Com menos alimentos disponíveis, na América Central e na África do Sul, pode haver uma

redução de mortes por obesidade e complicações a esta associadas.

Segundo o mesmo estudo, ainda que fossem tomadas agora medidas para parar com as emissões nocivas de carbono, haveria 154 mil mortes em 2050, relacionadas direta ou indiretamente com a alimentação.

DOMINGO  30 novembro 2014

folhadeportugal.pt

●●● ALIMENTAÇÃO

Meio milhão de mortes em 2050 devido a mudanças na alimentação

DOMINGO  13 março 2016

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

PUB

Alterações climáticas podem mudar a nossa alimentaçãoAs mudanças climáticas sempre fizeram parte da evolução do planeta, e sabe-se hoje que influenciam o desenvolvimento da espécie humana por serem um fator determinante na comida disponível.

Joana Marques [email protected]

atualidade « 8

Page 9: Folha de portugal – edição 638

●●● ENCONTRO EMPRESARIAL

Folha de Portugal (F.P.): Como é que chegou ao mundo dos negócios? Katia Félix (K.F.): Sempre idealizei ter meu próprio negócio e, por isso, nunca medi esforços para alcançar o meu objetivo. O esforço e a determinação ajudaram-me a olhar para meu objetivo, mesmo sabendo que alcançá-lo não seria fácil. Finalmente aconteceu tudo! As experiências pelas quais passei até aqui, serviram para aprender e desenvolver e por isso, agora estou aqui.

F.P.: Como estava a sua visão como empresária?K.F.: Apesar de saber onde queria chegar não vou negar que tive algum medo. O que é novo assusta precisamente por ser desconhecido, mas decidi vencer o medo e dar um passo maior, o que implicou deixar de fazer algumas coisas para fazer muitas num espaço só meu.

F.P.: Em que consiste a sua empresa?K.F.: A Essência da Beleza, localizada em Coimbra, consiste no cuidado apropriado para estética de unhas e corporal. Unhas de gel, verniz gel, verniz normal e nails art, depilação e

massagens. Existe o cuidado de analisar primeiro qual é o serviço mais apropriado para cada cliente, para poder dar um acompanhamento personalizado. F.P.: Como é que o Encontro Empresarial a ajudou no sucesso como empresária?K.F.: O Encontro Empresarial ajudou-me a vencer o medo, a projetar o que queria e qual o caminho para lá chegar.

F.P.: Qual é a sua visão para o futuro?K.F.: Agora a minha visão é desenvolver a minha empresa, com qualidade, e procurando sempre o melhor para oferecer. O objetivo é que cada serviço seja único assim como cada cliente é, dando a opção d e um serviço diferenciado dos demais.

F.P.: Que conselhos dá a quem tem um projeto empresarial, mas tem medo de arriscar?K.F.: O meu conselho para quem tem um projeto mas tem medo, é acreditar em si mesmo. Dedique-se e vá em frente porque certamente dará certo. Se conciliar com o Encontro Empresarial terá, sem dúvida, a receita para o sucesso.

“O ENCONTRO EMPRESARIAL É ESSENCIAL PARA TODOS OS EMPRESÁRIOS”

ENTREVISTA

PUB

KATIA FÉLIX

9» economia DOMINGO ¡ 13 março 2016

folhadeportugal.pt

A importância de divulgar a sua empresaO Encontro Empresarial pretende dar um estímulo diferente ao tecido empresarial português, incentivando os empresários a abrirem a sua visão a novos caminhos e a novas estratégias.

■Em Portugal, a visão da maioria dos gestores ficou estagnada ou evoluiu muito pouco. O mercado está em constante mudança e é essencial estar a par de como se movem os empresários de outros negócios para que possa adaptar os novos passos à realidade da sua empresa.

A abertura ao que de melhor se faz noutras empresas é essencial, e ter alguém que o oriente para o caminho do sucesso, é uma ajuda preciosa.

Ao longo do tempo, é isso que o orador Manuel Teixeira tem feito nos Encontros Empresariais que decorrem um pouco por todo o país e, mais recentemente, também noutros países da Europa.

A importância destas palestras é inegável, sobretudo se olharmos para o número cada vez maior de participantes e para a quantidade de novos negócios que surgiram e de outros já existentes que melhoraram

a sua presença no mercado.Manuel Teixeira, orienta os

participantes do Encontro sempre no sentido de os estimular e incentivar a fazer mais e melhor pelas suas empresas, assim como divulga todas as semanas novas estratégias para que os empresários consigam aumentar as suas vendas e melhorar os serviços prestados.

Já pensou em formas de divulgar a sua empresa?Divulgar a sua empresa e fazer com que as pessoas saibam da sua existência, é fundamental para que esta alcance o sucesso. Se ninguém

souber que serviços pode prestar, ninguém o vai procurar. É preciso tornar o seu produto ou serviço, procurado e atrativo e, por isso, a publicidade é essencial para chamar a atenção de potenciais clientes.

Além disso, os descontos e as promoções não devem ser vistos como algo mau, como acontece na visão na maioria dos empresários portugueses, mas sim como uma forma de atrair pessoas para o seu negócio ou produto.

O Encontro Empresarial assume cada vez maior importância na vida dos empresários e gestores portugueses, que veem nestas palestras uma ajuda fundamental para encontrar o melhor caminho de chegar ao sucesso.

E porque o networking também é importante, no final de cada Encontro, todos os participantes têm oportunidade de participar num convívio, no qual podem trocar impressões sobre o que foi dito, partilhar ideias e até estabelecer contactos para futuras parcerias.

Divulgar a sua empresa é fundamental para que esta alcance o sucesso

¡Joana Marques [email protected]

Page 10: Folha de portugal – edição 638

■São alguns os exemplos que temos encontrado no nosso dia a dia, que por vezes, até podem ser assustadores. Produtos que, normalmente, usa e que muitas vezes são indispensáveis para o decorrer da sua vida, seja um produto higiénico, alimentício, de vestuário, e entre outros.

Contudo, surpreendentemente, vê uma

notícia, ou ouve algum conhecido dizer, que o seu desodorizante não é o mais adequado, pois tem propriedades cancerígenas, é inevitável o susto, e, consequentemente, a precaução.

Mas, perante tantos elementos que têm vindo a ser identifi cados como “maus”, será que corre o risco de fi car sem consumir?

É impossível deixar de consumir, pois precisa de viver, mas os vários perigos que aparecem, deixam-no mais alerta, ou até nem têm tanto em conta o que acontece, pois

como se costuma dizer, “tudo é perigoso porque é feito pelo

Homem”.

Consumo perigosoRecentemente, alguns casos de elementos que alegadamente poderiam pôr em causa a vida do

consumidor foram motivo de preocupação.

Em Portugal, foram recolhidos chocolates Mars e Snickers por questões de precaução. Os chocolates são um doce que muitos

apreciam e consomem, mas para sua surpresa, a recolha foi desencadeada por ter sido encontrado plástico numa das barras, por um consumidor alemão. Em comunicado ao Jornal Negócios, uma fonte da empresa produtora de chocolates no país, referiu que a medida foi tomada

por “precaução”.Por sua vez, nos Estados

Unidos, um júri do Missouri condenou a empresa de cosméticos Johnson & Johnson a pagar uma indeminização de 72 milhões de dólares (cerca de 65 milhões de euros) à família de Jacqueline Fox, que morreu vítima de cancro nos ovários. A família alega que a causa da morte da mulher, foi a utilização de um pó de talco da marca, que contém elementos cancerígenos.

A empresa foi também acusada de ignorar durante anos o aviso

de que alguns dos seus produtos continham elementos prejudiciais à saúde do consumidor.

Defesa do consumidorMediante estes exemplos, o consumidor tem o direito de estar atento e precaver a escolha dos seus produtos, mas também deve ter em conta que os exemplos não significam que as empresas não corrijam os seus erros, pois pode servir para os mesmos prestarem mais atenção e melhorarem a qualidade.

Mas, a leitura dos rótulos que contêm os compostos dos produtos é de extrema importância. Eles são apresentados, por isso também devem ser verifi cados, pois a sua defesa como consumidor começa por si.

Todavia, em Portugal o consumidor é a lertado e protegido por uma entidade, a DECO – Associação de Defesa do Consumidor, que em casos que são analisados, representa o consumidor, questiona por si e deixa claros os perigos, os benefícios e os cuidados a ter para que não viva sem os seus produtos de seleção.

DOMINGO ¡ 13 março 2016

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

vê uma perigos que aparecem, deixam-no mais alerta, ou até nem têm tanto em conta o que acontece, pois

como se costuma dizer, “tudo é perigoso porque é feito pelo

Homem”.

Consumo perigosoRecentemente, alguns casos de elementos que

O que consome no seu quotidiano pode ser perigosoQuando menos espera, é um caso diferente, alguém que foi diagnosticado com uma doença, ou que encontrou um elemento fora do comum no produto que consome. Mas tudo é arriscado para usar?

A leitura dos rótulos com os compostos dos produtos é importante

¡Redação

10 reportagem «

POLÍTICA EM ESPANHA❚O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy defendeu que, na nova etapa aberta, “há que pôr fi m ao espetáculo” político e exigiu ao líder socialista, Pedro Sánchez, que o deixe governar se recusar a “oferta” de uma grande coligação. A exigência foi feita horas depois de o pleno do congresso ter “chumbado” a segunda votação para a tomada de posse do líder socialista.

LIBERDADE EM ANGOLA

❚A União dos Escritores Angolanos garante que há liberdade de criação no país. No dia em que é retomado o julgamento dos ativistas, inclusive o de Luaty Beirão, presos desde junho de 2015. Em entrevista à TSF, o escritor e secretário-geral da União dos Escritores Angolanos, Carmo Neto, garante que a liberdade no país não está posta em causa.

pelo mundo

REFUGIADOS NA TURQUIA❚A Turquia está disponível para aceitar a reposição dos migrantes chegados à Europa através do país sem direito a asilo. Porém, apresenta uma condição para que isso seja feito. A condição, consiste no levantamento da obrigação de vistos aos turcos que queiram deslocar-se à União Europeia. É previsto que a Turquia volte a readmitir migrantes “económicos”.

LULA DETIDO NO BRASIL❚Após a detenção do ex--presidente brasileiro, Lula da Silva, a atual presidente do Brasil, Dilma Rousseff, em comunicado afi rmou estar “inconformada” com a ação da Polícia Federal. O ex-presidente teve de prestar depoimentos às autoridades brasileiras no âmbito das investigações da operação Lava Jato. A presidente defende o cumprimento da Constituição, como a única via segura.

Page 11: Folha de portugal – edição 638

PUB

❚Lauri acompanhou na te-levisão a novela bíblica Os Dez Mandamentos pe-la Rede Record brasileira mas queria rever as cenas que impactaram a sua Fé. “Na cena da semente da

tamareira aprendi que às vezes passamos por situ-ações que não entende-mos, mas quando confia-mos em Deus, Ele faz o que quer fazer, que com certeza é o melhor. O filme ensi-

nou-me sobre Fé, e quan-do acreditamos, o milagre acontece, mesmo que tudo não pareça favorável, ou pareça até impossível.”

LAURI MARTINELLI

❚Lauri acompanhou na te- tamareira aprendi que às nou-me sobre Fé, e quan-

“O FILME ENSINOU-ME A IMPORTÂNCIA DA FÉ”

Page 12: Folha de portugal – edição 638

bem-estar « 12 DOMINGO ¡ 13 março 2016

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

TORTILHA COM CHOURIÇO

SEMANARECEITA DA

Preparação:Descasque as batatas e a cebola e corte em meias luas. Leve ao lume uma frigi-deira com o azeite, deixe aquecer, junte as batatas e a cebola. Tempere com um pouco de sal e deixe cozinhar em lume brando até as batatas ficarem tenras. Retire a pele ao chouriço e corte-o em rodelas. Leve as rodelas de chouriço ao lume numa frigideira sem juntar gordura e deixe cozinhar até ficarem douradas. Retire e escorra.Junte a mistura das batatas e da cebola, o pimento grelhado, as rodelas do chou-riço, a salsa e misture. De seguida, bata os ovos com uma pitada de sal e pimenta, acrescente ao preparado anterior e envolva bem.Leve a tortilha ao lume, e deixe cozinhar em lume sempre brando até o ovo come-çar a solidificar. Depois, vire a tortilha com a ajuda de um prato e deixe-a cozer do outro lado até ficar dourada. Retire para o prato e sirva.

Ingredientes:�750g de batatas�1 cebola �160g de pimento grelhado�1 chouriço

�6 ovos�Salsa�Azeitonas pretas�1,5 dl de azeite extra virgem�Sal e pimenta q.b.

PUB

Dor de garganta: como tratar e prevenirCertamente já teve aquela sensação de “garganta a arder” ou “garganta arranhada”, ao que habitualmente chama dor de garganta. Existem formas de tratar e prevenir esta dor incómoda.

■Com o tempo frio, as dores de garganta tendem a ser mais comuns, podendo manifestar-se com sintomas mais leves que não passam de um incómodo persistente, ou mais graves, como a difi culdade em engolir alimentos sólidos e até líquidos.

Normalmente, estas dores não exigem imediatamente uma ida ao médico, e podem ser tratadas ut i l izando medicamentos recomend ados por u m farmacêutico ou até recorrendo a tratamentos caseiros. Quem nunca ouviu falar do leite quente com mel? E do chá de limão?

No entanto, quando os sintomas já atingem a difi culdade em engolir a própria saliva, e persistem, convém consultar o médico.

A maioria das dores de garganta são provocadas por infeções virais, típicas de gripes e constipações, mas podem ter diversas origens e cada pessoa pode reagir de um modo diferente.

A maioria das vezes, as dores de garganta são causadas por infeções virais no trato respiratório, podendo também ser causadas por fatores externos como a humidade, poluição no ar ou alergias.

FONTE: LIFESTYLE.SAPO.PT

PREVENIR

● Evite tudo o que lhe possa causar irritações, co-mo fumar, ambientes poluídos, falar muito alto ou alterações de temperatura;● Reduza o número de cigarros que fuma e evite o fumo de outros fumadores;● Respire através do nariz pois este é um excelente filtro de bactérias e outros agentes irritantes;● Coma bem: a fruta e os vegetais contêm vita-minas fundamentais para ajudar a reforçar o seu sistema imunitário;● Engula regularmente pois a nossa saliva ajuda a “limpar” a garganta.

TRATAR

● Beba muitos líquidos, à temperatura ambien-te, para manter um nível elevado de hidratação no seu organismo;● Evite beber álcool. A ingestão de álcool pode cau-sar mais irritação do que alívio da dor de garganta;● Engula frequentemente. Engolir é um dos sin-tomas dolorosos mas é uma das melhores coisas que pode fazer porque a saliva é um lubrificante natural, ajudando a aliviar a dor de garganta;● Se já passou por isso, e utilizou alguma pastilha re-comendada pelo médico ou farmacêutico, recorra ao mesmo método numa primeira fase;● Se os sintomas persistirem ao fim de dois dias, ou se notar que evoluem de forma negativa, con-sulte um médico.

¡Joana Marques [email protected]

Page 13: Folha de portugal – edição 638

FolhaSUPLEMENTO JORNAL FOLHA DE PORTUGAL ■ DOMINGO, 13 março 2016

Pág. 5i

BISPO Júlio Freitas

Pág. 3i

Porque é que Deus nos deu o Seu nome?

Parceria com Deus

BISPO Edir Macedo

O projeto IntelliMen consiste na junção de duas palavras em inglês: intelligent

(inteligente) e men (homens). A finalidade é a de ajudar a formar homens inteligentes.

Para quem é este projeto? Para todos os homens que desejam ser melhores. Para participar no IntelliMen deve entrar no site do projeto, ler o manifesto e tomar a decisão de começar.

Depois de ler o manifesto e tomar a decisão de começar o projeto IntelliMen, deve escolher um parceiro, que esteja também focado em concluir os desafi os semanais, assim como os treinos de disciplina mensais.

Este trabalho está a ser desenvolvido para que os homens se possam tornar mais inteligentes e, dessa forma, sejam cada vez melhores, sendo que os resultados são evidentes.

Os treinosO ano de 2016 está designado como o ano da disciplina, o que tem servido para que os homens que participam neste projeto treinem e possam tornar-se disciplinados.

No mês de janeiro, o treino

permit iu que os homens compreendessem o que é necessário para serem mais disciplinados frisando a organização, quer seja dos seus pertences pessoais, ou mesmo no seu trabalho. Cada homem foi ainda instruído a cuidar mais do seu aspeto físico.

No mês de fevereiro, o treino incidiu em incentivar cada um a observar melhor as suas fraquezas, para que dessa forma possa alcançar os objetivos a que se propõe para ser um homem melhor.

Já no mês de março, o treino do projeto IntelliMen consiste em fazer com que os homens sejam mais disciplinados com as suas fi nanças, pois cada um deve ter o controlo da sua vida económica e não pode ser “escravo” do dinheiro.

No passado dia 5 de março, foi realizado o terceiro encontro deste projeto em Portugal, e serviu para que todos os homens se reunissem e recebessem as instruções para se superarem e serem homens melhores.

O projeto IntelliMen existe como forma de permitir que os homens sejam melhores, como maridos, pais e cidadãos, isto porque não pode ser um “macho”, mas sim um homem com H grande.

APRENDER a ser DISCIPLINADO

Este trabalho está a ser desenvolvido para que os homens se possam tornar mais inteligentes

¡João [email protected]

Templo Maior

Coimbra

Cenáculo do Funchal

Cenáculo do Porto

Portimão

Page 14: Folha de portugal – edição 638

DOMINGO ■ 13 março 2016

visite-nos em centrodeajuda.pt

2i

O COMBATE À DOENÇA

Combater a doença não é algo que apenas se “faça”, na verdade, este ato requer todo um processo de aprendizagem, concentração e empenho e, por isso, convidamo-lo a participar na primeira etapa do verdadeiro, único e efi caz combate à doença!

Conheça-se a si mesmo, as suas capacidades e armas para esta batalha, conheça a sua doença, o motivo de ela o debilitar tanto, mas também os pontos fracos da mesma e por onde você a poderá atacar e, a seu tempo, destruir!

“Combati o BOM COMBATE, completei a carreira...” (2Tm 4.7)

Terça-feira, dia 15 de março, às 7h, 10h, 12h, 15h e 20h

Templo Maior - Lisboa: Rua Dr. José Espírito Santo, nº 36 - Chelas (próximo da estação de metro)

Escreva o nome da doença ou problema que vai combater:

Procure o pastor ou obreiro do Centro de Ajuda mais próximo, e entregue o destacável.

CentroDeAjuda.pt

� Superação

“Tomava 30 comprimidos por dia e não vencia a depressão!”O combate às doenças nunca é fácil e muitas pessoas não veem resultados mesmo quan-do recorrem à medicina. Mas há uma forma de restaurar a sua saúde, quer saber qual?

T eresa era uma pessoa muito depressiva, padecia de várias doenças e já não

acreditava que a sua saúde pudesse ser restaurada e voltasse a ter uma vida normal e feliz. Quando se apercebeu, estava com uma depressão crónica e tinha chegado ao fundo do poço.

“Tinha muitas doenças, era depressiva e não acreditava em nada. Recorri a vários médicos e o diagnóstico era sempre o mesmo: depressão crónica. Acabava sempre por ir para a ala de psiquiatria do hospital.

Tenho duas fi lhas e nessa altura quem cuidava delas era a minha mãe porque eu não tinha condições para o fazer.

Tomava 30 comprimidos por dia, todos para controlar o sistema

nervoso mas nada resultava.Numa determinada altura,

surgiu uma doença cardíaca e foi-me diagnosticado um aperto mitral, que fazia com que o meu coração trabalhasse ou a mais, ou a menos, o que me debilitava completamente”, conta Teresa.

A solução“Como não conseguia encontrar uma solução para a minha vida, a certa altura desisti e tentei o suicídio com uma dosagem muito grande de medicamentos.

Nessa altura, um vizinho meu teve conhecimento da situação em que me encontrava e falou-me sobre um programa de televisão no qual referiam o Centro de Ajuda (CdA).

Como já tinha recorrido a tantos sítios e a vários médicos, sempre sem encontrar nenhuma solução, ainda pensei que no CdA me iria

acontecer o mesmo. Contudo, resolvi procurar e encontrei o tal programa de televisão.

Tudo o que o pastor dizia era como se fosse direcionado para mim, como se fosse uma resposta às minhas necessidades e aos meus problemas.

A partir desse dia comecei a participar nas reuniões do CdA, e os resultados foram-se somando a cada dia em minha vida.

Combati a doença, venci a depressão e hoje sou uma mulher totalmente feliz e realizada! Os 30 medicamentos que tomava por dia fi caram para trás, não preciso de fazer nenhum tipo de tratamento e o meu coração é saudável de novo! Deus restaurou totalmente a minha saúde e a minha vida e hoje sou uma mulher feliz!”

TERESA COSTA, CDA DE PORTALEGRE(AV. DAS DESCOBERTAS, Nº 23, CAVE)

¡Joana Marques [email protected]

Page 15: Folha de portugal – edição 638

S eja forte o seu entendi-mento enquanto lê este texto! Porque o Espírito

do SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, meu Deus, faz isso AGORA!

Saiba que o Espírito da Sabedo-

ria tem oferecido a Sua Palavra para os que almejam sabedoria e entendimento e, através disso, ve-nham SABER (não sentir), e então ESCOLHER (semear) o que é justo e reto, aos olhos de Deus, para o futuro promissor (colheita).

“Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fi el; foste fi el no pouco, sobre o muito te co-locarei; entra no gozo do teu senhor” (Mateus 25.23).

A bênção de Deus COMEÇA com pouquinho... Mas, por conta da fi -

delidade (exercício da sabedoria e entendimento) do servo, o SE-NHOR multiplica o pouquinho e o faz MUITO para usufruir o GOZO DO SENHOR.

Numa parceria com Deus, nunca há abundância de início (veja a minha história), salvo a plenitude do Espírito Santo. Mas, pouco a pouco, com lutas, difi cul-dades, PRATICANDO A OBEDIÊNCIA e trocando a vontade própria pela Vontade de Deus a cada dia, a SEU TEMPO, OS FRUTOS COMEÇAM A

APARECER.Isso aprende-se exercitando o

raciocínio, o intelecto, a inteligên-

cia, a capacidade de que temos de pensar os pensamentos Divinos (a Sua Palavra).

❚ realizar casamentos❚ realizar batizados (adultos)❚ dar aconselhamento matrimonial❚ aconselhar e acompanhar indivíduos toxicodependentes❚ aconselhamento pastoral❚ participar na Santa Ceia❚ realização da unção com óleo❚ visitas ao domicílio❚ visitas a doentes no hospital❚ visitas a presidiários❚ distribuição de cestas básicas às famílias carenciadas❚ distribuição de bens (roupas, mobílias, eletrodomésticos, etc.) a pessoas carenciadas❚ acolher o Instituto Português do Sangue nas suas instalações para a doação de sangue❚ ajudar a manter o Lar de Idosos Universal❚ apresentação de crianças (não batiza crianças, somente adultos)❚ participar no Grupo de Jovens "Força Jovem"❚ a realização de orações❚ a entrada nas igrejas e participação nos cultos❚ participação em Concentrações, em locais como: Coliseu dos Recreios, Pavilhão Rosa Mota, estádios, Pavilhão Atlântico, etc.❚ ajudar a manter a Sociedade “Pestallozi” (presta assistência aos portadores da síndrome de Down)❚ manter a Fazenda Nova Canaã❚ a realização de cursos informáticos❚ aconselhar e apoiar na escolha de uma carreira profissional❚ atendimento telefónico pela linha amigo 24 horas❚ apoio a mulheres vítimas de abusos❚ apoio e aconselhamento a indivíduos dependentes alcoólicos❚ visitas a lares de terceira idade❚ dar alimento aos sem-abrigo❚ apoio em catástrofes❚ a realização de atividades lúdicas e desportivas com os jovens❚ aconselhamento e campanhas na prevenção do HIV❚ transporte de pessoas com dificuldades de locomoção❚ estacionamento no parque da Igreja❚ estudos Bíblicos realizados❚ entrada e participação no maior Congresso Financeiro do País❚ realização de funerais❚ distribuição do Óleo Santo de Israel❚ cursos de Teologia (IBURD)❚ milagres que acontecem em todos os Centros de Ajuda espalhados pelo Mundo.

Só ensina às pessoas a VERDADE. O dízimo, como também as ofertas, são mandamentos bíblicos.

O CENTRO DE AJUDA NÃO COBRA PARA D

DOMINGO ■ 13 março 2016

visite-nos em centrodeajuda.pt

3i

centro de ajuda . Refl exão

BISPO Edir Macedo

Parceria com Deus

O Senhor multiplica o pouquinho e o faz Muito

CDA, VIVEMOS O QUE ENSINAMOS E SACRIFICAMOS PELO QUE SONHAMOS!

bispomacedo.com.br/ youtube.com/obispomacedo twitter.com/BispoMacedo facebook.com/BispoMacedoAcessos oficiais

E também na , pelas 14H (HORA DE LISBOA) ,

LISBOA

ÉVORA

COIMBRA

LEIRIA

PORTO

FUNCHAL

AÇORES

PORTIMÃO

107.7 FM

90.4 FM| 95.5 FM

92.6 FM| 98.7 FM| 107.8 FM

101.3FM

95.5 FM

100.0FM

91.1 FM| 91.0 FM| 94.0 FM

91.8 FM| 92.4 FM| 93.7FM

D I A R I A M E N T E 23H àsPALAVRA AMIGA Bp. Macedo

“É por isso que os malvados nos perseguem porque somos do BEM e fazemos o BEM como ninguém”BJF

Page 16: Folha de portugal – edição 638

4iDOMINGO ■ 13 março 2016

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Bela Juventude

Nunca é tarde para fazer novas amizadesTodos os meses o projeto Bela Juventude reúne centenas de idosos por todo o país e além fronteiras, com o objetivo de conseguir que cada um entenda o seu valor na sociedade.

T odos os dias somos bombardeados por notícias que nos dão conta de idosos

abandonados nos hospitais, em lares de terceira idade sem as mínimas condições, ou até mesmo nas suas casas, completamente sozinhos e entregues a si mesmos.

Se antes uma pessoa mais velha era tida em grande consideração e a opinião dela infl uenciava a decisão de uma família inteira, hoje dia isso não acontece.

Criou-se o estigma de que os velhos não sabem o que dizem,

estão desatualizados do que se passa no mundo e, por isso, a sua opinião não é válida. A sua função é apenas a de parar e esperar o fi m da vida.

Apesar de esta ser uma realidade em grande parte das famílias, sobretudo em Portugal, não signifi ca que seja verdade.

Ter mais de 65 anos não é, nem pode ser, um impedimento para concretizar sonhos, levar adiante projetos e viver uma vida repleta de felicidade.

A importância da amizadeÉ neste sentido que todos os meses, o projeto Bela Juventude, levado a cabo por voluntários do Centro de Ajuda, existe, mostrando que é possível não desistir de viver. No passado mês de fevereiro, um pouco por todo o

país, foi dada particular relevância à amizade e à importância desta, para o bem-estar de cada um.

Com o passar dos anos vivemos traições e sofremos decepções por parte de familiares e amigos, e isso faz-nos bloquear para novas amizades.

No Bela Juventude é possível perceber a necessidade de estar aberto a novas amizades e o quão bem nos faz, até para saúde, o convívio e socialização.

É preciso estar aberto a novas amizades, ao convívio e à socialização

CENÁCULO V.N. DE GAIA

AVEIRO

CASTELO BRANCO

RIO TINTO

COIMBRA BARCELOS POMBAL

Page 17: Folha de portugal – edição 638

M u i t a s p e s s o a s desconhecem, ao certo, o que devem fazer com

ele... mas Deus deu-nos o Seu nome para que obtenhamos uma única coisa... Justiça!

Absorva com total intensidade o que lhe vou dizer em seguida: O NOME DE JESUS É A JUSTIÇA DE DEUS! É este O MEIO, O MÉTODO a utilizar, para que a Justiça de Deus aconteça! Pois, do contrário, seria muito injusto que o homem, criado à Imagem e Semelhança de Deus, a Sua obra-prima, fosse para sempre condenado à morte eterna ou fosse templo de doenças, traumas, vícios, nervosismo, depressão, desejo de suicídio...

Sim, seria uma completa injustiça que o homem, feito à Imagem e Semelhança de Deus, fosse vítima de injustiças (mentiras, prostituição, roubo, v iolência , incredulidade...)! Então, para prevenir, impedir ou reverter essa realidade, Deus deu-nos o Seu Nome. O Seu Nome serve exatamente para esse propósito: para que a Justiça seja feita!

“... em Meu Nome, expelirão demónios...” (Marcos 16.17).

Foi a primeira orientação que o Senhor Jesus deixou para os que assumiram a sua Fé-Consciente n’Ele como o seu Único e Suficiente Salvador, fizéssemos uso do Seu Nome, ou seja, para expulsar o diabo, o maior de todos os injustos, pois a ele tudo foi dado... mas ele escolheu rebelar-se, resistir, desobedecer a Deus, tornando-se o “pai da injustiça”, da maldade e da mentira!

Então, como já referi, o nome do Senhor Jesus foi-nos revelado com este único intuito, para que a Justiça Divina seja feita! E não pense que a Justiça Divina é a mesma que é “feita” pelos tribunais humanos...

não, a Justiça Divina só pode ser encontrada no Altar do Sacrifício, que é o Seu Tribunal, e só aí podemos, então, receber justiça em cada aspeto da nossa vida, senão, observe:A doença é injustiça; A SAÚDE É JUSTIÇA;A misér ia é injust iça ; A PROSPERIDADE É JUSTIÇA;A mentira é injustiça; A VERDADE É JUSTIÇA;A violência é injustiça; A PAZ É JUSTIÇA;A condenação é injustiça; O PERDÃO É JUSTIÇA;

“E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei” (João 14.13).

Duas vezes seguidas o Senhor Jesus referiu o mesmo, para que ficasse bem claro que apenas no

nome d’Ele existe Justiça! E, por esse mesmo motivo, Este Nome nunca deverá ser pronunciado vulgarmente ou de qualquer maneira. Ele deverá ser usado apenas quando necessário, ou seja, quando usamos a nossa Fé, quando O assumimos e estamos dispostos a fazer o que for necessário! Este é o caminho para vencer a injustiça!

Sim, amigo leitor, Deus criou-nos à Sua Imagem e Semelhança e quer que sejamos Seus filhos, porém, isto só acontece por meio do Nome de Jesus, pois, só através deste Nome somos de facto ouvidos, respondidos, libertos, perdoados, transformados, realizados e Salvos!

5i

“O nome do Senhor Jesus foi-nos revelado para que a Justiça Divina seja feita”

Por que é que Deus nos deu o Seu nome?

se algo está mal......mantenha-se bem!

Bispo Júlio Freitas Por seu servo em Cristo,

..mantenha-se bem!bispojulio.com

centro de ajuda . Doação de DOMINGO ■ 13 março 2016

visite-nos em centrodeajuda.pt

Dê o seu sangue para salvar vidasDar sangue é um ato voluntário, seguro e simples, e que pode fazer toda a diferença na vida daqueles que precisam.

A solidariedade pode-se traduzir na doação de roupas, calçado, alimentos

ou até dinheiro, mas não existe ato mais solidário do que darmos a outros um pouco de nós.

É esse o espírito que move os milhares de dadores de sangue espalhados um pouco por todo o país e que têm aumentado consideravelmente nos últimos anos.

No Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, por exemplo, o número de dadores de sangue aumentou 27,4 por cento em 2015, ano em que registou mais 184 novos dadores do que em 2014.

Aqueles que necessitam de sangue, necessitam mesmo, e o seu sangue pode salvar uma vida.

Poderá perguntar se o sangue doado não lhe irá fazer falta. A resposta é não, pois num adulto normal existem entre cinco e seis litros de sangue e uma pessoa saudável pode dar sangue regularmente sem que isso

prejudique a sua saúde.Em Portugal, o Centro de Ajuda

(CdA) tem sido um importante parceiro do Instituto Português do Sangue (IPS), realizando várias recolhas ao longo do ano, e promovendo a importância de ser dador.

Recentemente, os Centros de Ajuda de Benfica e da Pontinha acolheram nas suas instalações uma equipa do IPS, para a realização de dádivas de sangue.

Salvar vidasA Benfica chegaram pessoas de vários locais de Lisboa, para participarem de mais uma das ações de solidariedade que o CdA tem apoiado e desenvolvido por todo o país.

Cerca de 60 pessoas participaram neste movimento, demonstrando assim o amor pelo próximo, com a atitude louvável de salvar a vida de outra pessoa através da doação de sangue.

Também na Pontinha o IPS marcou presença para mais uma colheita de sangue, e vários membros do CdA disponibilizaram-se a doar sangue para salvar vidas.

“É um prazer poder doar sangue, pois talvez um dia também nós precisemos e com certeza outras pessoas também irão doar para nos salvar”, sublinharam alguns dos dadores presentes.

No fi nal da doação, o sentimento de todos era o de dever cumprido, pois ao doar sangue poderão estar a salvar uma vida.

Ao doar sangue poderão estar a salvar uma vida

Se temos saúde e há alguém que não tem e que precisa de sangue para ter uma vida com mais qualidade, porque não dar um pouco de nós para essa pessoa? Doar sangue é algo muito bom!”

MARGARIDA NUNES,PONTINHA

¡Joana Marques [email protected]

PUB

Page 18: Folha de portugal – edição 638

6iDOMINGO ■ 13 março 2016

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Internacional

A importância de Crer, um pouco por todo o MundoO Centro de Ajuda desenvolve o seu trabalho um pouco por todo o Mundo. Desta vez, Guadalupe, Guiana Francesa e Martinica, foram as três ilhas que receberam o evento “Creia”.

A economia de Guadalupe, nas Caraíbas, sofreu um forte abalo, existindo

atualmente uma taxa de desemprego muito elevada e uma sobreposição das importações às exportações. O país subsiste essencialmente da agricultura, com a cana-de-açúcar e a banana a destacarem-se. Contudo, o cultivo de fruta e hortaliças não consegue satisfazer as necessidades dos habitantes.

Já na Guiana Francesa, a economia é baseada sobretudo na pesca e na extração mineral de ouro e bauxita. Além disso, o centro espacial de Kourou é conhecido por hospedar a base de lançamento de foguetes e satélites da Agência Espacial Europeia, que tem contribuído bastante para o desenvolvimento económico do país.

Também nas Caraíbas, a ilha de Martinica tem a sua economia alicerçada no comércio. A agricultura representa seis por cento do PIB do país e o setor industrial 11 por cento. Há um défi ce na balança comercial devido à grande importação de carne, legumes e grãos. A maioria da população trabalha nos setores de serviços e administração.

Crer para ter uma vida plenaAs ilhas, ex-colónias francesas e atualmente departamentos ultramarinos franceses, recebem de braços abertos os eventos levados a cabo pelo Centro de Ajuda, reconhecendo a importância de Crer.

Nas três ilhas, participaram pela primeira vez no evento “Creia”, cerca de meio milhar de pessoas, que tiveram a oportunidade de assumirem o nome que está acima de todos os nomes, Jesus, bem como de buscarem a Sua Justiça.

Crer é ter atitude, é o que permite

a todos aqueles que estão prestes a desistir dos seus sonhos, projetos, objetivos ou até mesmo de viver, tomar posse da libertação e da cura, através da Fé.

Efetivamente, o segredo para ter uma vida fi rme e equilibrada é agir sob a Palavra de Deus, e foi essa mensagem que foi transmitida a todos os que estiveram presentes neste evento.

O Crer, quando usado com inteligência pelo Homem, traz os resultados esperados e permite que tenhamos uma vida cheia de realizações.

Centenas de pessoas tiveram a oportunidade de buscarem J ustiça

¡Joana Marques [email protected]

PUB

Guadalupe

Guiana Francesa

Martinica

Page 19: Folha de portugal – edição 638

7i

centro de ajuda . EvangelizaçãoDOMINGO ■ 13 março 2016

visite-nos em centrodeajuda.pt

Anunciar as boas novas nas ruas holandesasOs membros do Centro de Ajuda (CdA), não apenas recebem uma direção ou uma palavra amiga, como também se disponibilizam a levar a outros o que têm a oportunidade de receber.

PUB

T odos os sábados pela manhã, os voluntários do grupo de Evangelização do

CdA saem às ruas para levar àqueles que mais necessitam a possibilidade de lutarem contra os seus problemas.

Acontece em toda a Europa, e desta vez, foi a Holanda que decidiu fazer uma evangelização especial, pondo toda a força numa cidade específica, Eindhoven. Existem vários Centros de Ajuda espalhados pelo país e cada um tem um grupo de Evangelização, constituído por voluntários dispostos a levar a verdade àqueles que a desconhecem.

As pessoas são abordadas nas ruas, onde os voluntários aproveitam para dar atenção às mesmas. Ouvem os seus problemas e dão conselhos adequados às suas necessidades, mas sobretudo convidam-nas a conhecer o Deus-Vivo que faz a diferença nas suas vidas.

Frutos do trabalhoOs frutos do seu trabalho surgem sempre de acordo com aquilo que

planta, e as ações do grupo de Evangelização são um bom exemplo disso.

A evangelização realizada na cidade de Eindhoven, teve como principal objetivo convidar as pessoas a estarem presentes na reunião de Domingo, onde poderiam encontrar a resposta para muitas das suas questões, bem como perceber onde procurar forças para lutar pela resolução dos seus problemas.

Assim, a reunião especial

realizada pela tarde, contou com a presença de mais de uma centena de pessoas, das quais algumas dezenas estavam ali pela primeira vez.

Para o grupo de Evangelização, os resultados do trabalho realizado, são de extrema importância, pois conseguem dar aos outros a oportunidade que um dia também a eles lhes foi dada.

¡Redação

Os frutos do seu trabalho, surgem sempre de acordo com aquilo que planta

PARA MAIS INFORMAÇÕES DIRIJA-SE AO CENTRO DE AJUDA MAIS PRÓXIMO DE SI!

Page 20: Folha de portugal – edição 638

trabalho de um pastor do Centro de Ajuda consiste em dar a sua vida para permitir

que os que estão a sofrer consigam alcançar uma vida nova, sendo este o maior desejo de um homem de Deus.

No passado mês de fevereiro teve lugar na capital francesa um momento que serviu para consagrar pastores ao ministério, um ato que representa a aprovação de Quem sacrificou a sua própria vida em favor dos mais sofridos.

Este evento contou com a

presença de centenas de pessoas na cidade de Paris, que tiveram a oportunidade de aprender como ter

uma vida que agrade a Deus.O orador Serafim Esteves,

responsável pelo trabalho evangelístico em França, disse a

todos os presentes que, “não basta ter capacidade física e mental para servir a Deus, mas temos necessidade de ter um coração

disposto em Servi-Lo”, utilizando o exemplo bíblico do Rei Davi para ilustrar.

A ConsagraçãoMesmo sendo um evento voltado para a aprovação ministerial de pastores que servem a Deus, o orador levou a todos os presentes a necessidade de entregarem a sua vida nas mãos de Deus, para que

desta forma possam ter uma v ida plena.

Este foi um momento importante para cada

8iDOMINGO ■ 13 março 2016

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Consagração

A “Reunião da Unção” em ParisQuando um homem entrega a sua vida no Altar do Deus Vivo, passa a viver uma vida de renúncia e de entrega Àquele que o arregimentou para a Ceara.

Cada um que recebeu esta “Unção”, recebeu também a responsabilidade de servir mais e melhor ao Senhor

¡João [email protected]

cristão presente, pois representa um momento de intimidade com Deus, que é fundamental para o desenvolvimento da vida espiritual de cada um.

Foi depois realizada a consagração dos pastores para o ministério, sendo chamados ao Altar o pastor e a sua respetiva esposa, recorrendo-se ao exemplo de um texto bíblico de 1 Timóteo, onde são apresentados os deveres que cada pastor deve ter em consideração, mas que representa o motivo da referida consagração.

Os pastoresCada um que recebeu esta “Unção”, recebeu também a responsabilidade de servir mais e melhor ao Senhor que o chamou para o trabalho de ganhar almas.

Foram consagrados quatro casais: dois de nacionalidade brasileira, o pastor André Santos e Elisabete Santos, com 19 anos de ministério e 14 de casados, o pastor Carlos Ferreira e Vivian Ferreira com 10 anos de ministério e 14 de casados; um pastor de nacionalidade portuguesa, Bruno Coelho e a sua esposa Joana Coelho, com 17 anos de ministério e 14 de casados; e ainda um pastor de nacionalidade camaronesa/francesa com 12 anos de ministério e 10 de casado.

-Quatro pastores de várias nacionalidades e as suas respetivas esposas foram consagrados em Paris, França

Page 21: Folha de portugal – edição 638

PUB

CRÓNICA Vivi Freitas

Verifique se a sua Fé é “insignificante”, isto é, uma Fé que é pequena

Pela Fé, também, a pró-pria Sara recebeu poder para ser mãe, não obs-tante o avançado de sua

idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa” (Hebreus 11.11).

Veja que a Fé permite-lhe ser “mãe”, ou seja, dá-lhe poder para gerar, produzir. Não fica apenas em si.

Quando passa a ser mãe e cria filhos, passa a ser alguém que en-sina, que cuida, alguém que tem

“crédito” com o seu filho. Porque quando usa o poder da sua Fé, não alcança apenas as suas conquis-tas, mas as pessoas passam a ter respeito pela sua Fé, independen-temente da sua idade!

Ou seja, ao manifestar a Fé e alcançar as promessas de Deus, dá testemunho; outros ouvem, incentivando-os a usar também esse tipo de Fé. Isso é produzir frutos da sua Fé!

No caso de Sara, ela recebeu poder para ser mãe, indepen-

dentemente, da sua idade que já era muito avançada, por ser fiel a Deus, Àquele que havia feito a promessa.

Verifique se a sua Fé é “insignifi-cante”, isto é, uma Fé que é peque-na, apenas para as necessidades e não para algo que a leva além, que lhe permite multiplicar.

E você, será que tem D eus por fiel à Sua promessa? Será que tem sido fiel às promessas que fez para com Ele? Será que é fiel ao apresentar-se como uma oferta

viva no Altar de Deus?Se é fiel em oferecer-se como

oferta viva no Altar, então, conse-quentemente, quer ser mãe, isto é, quer gerar, fazer nascer de si!

Eu espero que tenha obtido a resposta que procurava ou um alvo, a fim de alcançar algo com maior qualidade do que tem plane-ado na sua vida.

Um grande abraço eaté à próxima semana!

Recebe poder para Ser Mãe

9i

centro de ajuda . Coisas de Mulher

visite: VivianeFreitas.com

DOMINGO ■ 13 março 2016

visite-nos em centrodeajuda.pt

A mulher interesseiraAo ouvir falar de uma mulher interes-seira, provavelmente, lembra-se à pri-meira, do interesse fi nanceiro. Porém, existem outras situações que podem caracterizar este tipo de mulher.

D e certo, que já se deparou com alguma situação na sua vida,

em que determinadas pessoas se comportaram como seus amigos, apenas com interesse e no

momento em que mais precisou, elas desapareceram. Ou talvez, já teve essa atitude, ou é esse tipo de pessoa.

Mas na verdade, quem é esta mulher interesseira? O que a caracteriza?

As mulheres interesseiras, contrariamente, ao que pretendem

transparecer, não são pessoas seguras, nem cheias de autoestima. Geralmente, são frustradas em várias áreas da sua vida e por isso pretendem encontrar respostas a partir de outros, mostrando-se prestáveis, amigas, mas sempre com um interesse intrínseco.

InteressesEste género de mulher, pode ter vários interesses: crescimento a nível fi nanceiro, progressão de carreira, ter amigos, fi lhos, uma vida sentimental feliz, crescer a nível pessoal, entre outros. Aparentemente, nenhum destes objetivos são errados, pois a maioria das mulheres também desejam almejar o mesmo. Mas o problema está no meio e na forma usada para alcançá-los.

Interesses todas devem ter,

mas quando os mesmos, passam a depender de usar alguém negativamente para os atingir, sendo perigosas, calculistas e lutando pelo que quererem com unhas e dentes, tendo até de os usar para passar em cima de outros, estes interesses são

uma grande perda de tempo.As mulheres interesseiras

gastam mais de metade do seu dia, preocupadas em saber mais sobre aquela pessoa, para poderem agradar. Tudo com o objetivo de atingirem o seu fi m.

Algumas características � Preocupada com fantasias de sucesso, poder, brilho e beleza ilimitadas ou com um amor ideal;� Acredita que é “especial”, única e que apenas pode ser entendida por pessoas ou instituições de alto status; � Quer que os outros tenham uma admiração excessiva por ela;� Possui pouca empatia, ou seja, não está disposta a reconhecer ou identifi car-se com os sentimentos e necessidades dos outros;� Geralmente, tem inveja ou acredita que as outras pessoas têm inveja dela.

Identifi que os sinais, e aprenda a lidar com os mesmos, contudo, se for uma mulher interesseira, reconheça e decida mudar, pois cedo ou tarde será descoberta e desiludirá a si e aos que a rodeiam.

As mulheres interesseiras são perigosas e calculistas

¡Redação

PUB

amigos, apenas com interesse e no contrariamente, ao que pretendem Interesses todas devem ter, atingirem o seu fi m. que a rodeiam.

Page 22: Folha de portugal – edição 638

10iDOMINGO ■ 13 março 2016

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Conquistas Financeiras

2016é o seu ano!

PUB

O MEU O MEU

SEGUNDA-FEIRA7h, 10h, 12h, 15h e 20h

Se este é o seu caso, traga o seu Projeto e venha

passar pela Porta do Sucesso Financeiro!

Cenáculo de V.N. de Gaia

Mais informações:

ano!

Por esta altura, é normal que já tenha estabelecido as suas metas para este ano e tenha delineado o

seu próprio Projeto.

“Trabalhei numa papelaria durante oito anos, tendo-me

sido dado uma cargo de chefia. Mas chegou um momento em que comecei a ser humilhada no meu local de trabalho. Ao

participar nas Conquistas Financeiras, descobri o meu

potencial e abri a minha própria papelaria.” PAULA

A Arca da Aliança continua a percorrer o paísEste elemento bíblico tem um forte simbolismo para as pessoas que mantêm uma Fé-Viva no Deus da Bíblia. Caldas da Rainha e Santarém receberam-na recentemente.

T odas as segundas-feiras existe uma palestra no Centro de Ajuda

intitulada Conquistas Financeiras, com a fi nalidade de contribuir para que os que nela participam sejam impelidos a lutar para conquistar os seus sonhos.

No final do mês de fevereiro a cidade das Caldas da Rainha recebeu a Arca da Aliança, contando com muitas pessoas, que estiveram presentes no Centro de Ajuda, com a intenção de deixar todos os seus problemas na mão de Deus.

O orador levou aos presentes uma mensagem que serviu para os motivar, a investir nos seus sonhos, com muita perseverança.

O mundo profissional e em particular dos negócios, é cada vez mais competitivo e existem muitas dificuldades. Por este motivo, as pessoas foram encorajadas a usar a Fé-Inteligente e a manter

a perseverança, para que assim consigam alcançar os seus objetivos.

Santarém Na primeira segunda-feira do mês de março, a cidade de Santarém recebeu a Arca da Aliança, com o mesmo propósito que tem sido uma constante em todas as cidades por

onde esta já passou.Na palestra das

Conquistas Financeiras daquela cidade, várias pessoas puderam estar presentes, com o objetivo de superar todas as difi culdades que surgem no dia a dia, tanto em quem gere uma

empresa como a quem trabalha por conta de outrem.

O orador levou uma mensagem a todos os presentes, que consistiu em incentivar cada pessoa que deseja alcançar os projetos aos quais se propôs, a estar focada a cem por cento, uma vez que, só assim, poderá superar as dificuldades que surgem para tentar impedir a realização dos projetos.

Todas as segundas-feiras existe uma palestra no Centro de Ajuda intitulada Conquistas Financeiras

¡João [email protected]

SANTARÉM CALDAS DA RAINHA

Page 23: Folha de portugal – edição 638

f o l h a d e p o r t u g a l . p t Facebook.com/folha.deportugal

Df o l h a d e p o r t u g a l . p t Facebook.com/folha.deportugal

estaque

Semana 13 A 19 MARÇO 2016

Agenda Semanal7 DIAS para mudar a sua vida!

7H30 | 9H30O DIA DA DIREÇÃO

SESSÃO DO Desbloqueio | 15H MULHERES E HOMENS Sábios | 18H

DE SEGUNDA A SEXTA 7H, 10H, 12H, 15H E 20H

CONQUISTAS Financeiras

DOMINGO

SEGUNDA

QUINTA

SEXTA

TERÇA

QUARTA

SAÚDE Restaurada

ESTUDO Bíblico

LIMPEZA Espiritual

20H

20HTERAPIA do Amor

* Para saber em que CdA’s se realiza esta reunião contacte o Amigo 24H, através do 218 368 008

CORRENTE DA Prosperidade

CORRENTE DA família

SÁBADOCASOS Perdidos

FORÇA Jovem

8H

16.30H

Centros de Ajuda em Portugal Continental e Ilhas

Rua Dr. José Espírito Santo, 36 - Chelas (próximo da estação de metro)

MORADAS...

Portimão Largo Gil Eanes, lt. A

Coimbra Rua do Sota, nº 20

Baixa da Banheira Estrada Nacional 11, nº 243 (em frente ao Lidl)

Almada Av. 23 de julho, nº 14/16/18 Cova da Piedade

Cenáculo do PortoRua Egas Moniz, nº 485

Madeira - Cenáculodo FunchalRua Dr. Brito Câmara, nº 32

Cenáculo de V. N. de GaiaRua do Agueiro, nº 151(Mafamude)

Açores - Ponta DelgadaRua da Boa Nova, nº 5

| ABERTAS 7 DIAS POR SEMANA | 366 DIAS POR ANO

DIARIAMENTE

Para mais informações: Temos mais de 124

Centros de Ajuda em Portugal e mais de 8000 espalhados em 182 países

MORADAS...

Quinta-feira, 31 de março, 20hTEMPLO MAIOR: Rua Dr. José Espírito Santo, nº 36 - Chelas (próximo da estação de metro)

T E R A P I A D O A M O R . P T

Page 24: Folha de portugal – edição 638

PARA MAIS INFORMAÇÕESTEMPLO MAIORLISBOA: Rua Dr. José Espírito Santo,nº 36 - Chelas (próximo da estaçãode metro)

“Indo os discípulos e tendo feito como Jesus lhes ordenara, trouxeram a jumenta e o jumentinho. Então, puseram em cima deles as suas vestes, e sobre elas Jesus montou. E a maior parte da multidão estendeu as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, espalhando-as pela estrada” (Mateus 21.6-8).

A Entrada Triunfal de Jesus acontece cerca de uma semana antes da Sua Ressurreição. Jesus chegou, montado num jumento, a Jerusalém e o povo lançou os mantos à Sua frente, assim como pequenos ramos de árvores. Neste evento, o Senhor é celebrado como o “Príncipe da Paz”, merecedor de grandes honras.

VENHA HONRÁ-LO, NO DOMINGO DE RAMOS, DATA QUE ANTECEDE O DOMINGO DA RESSURREIÇÃO. NA OCASIÃO, ESTAREMOS A ABENÇOAR OS RAMOS E TODAS AS FAMÍLIAS.

Domingo de RamosDia 20 de marçoDia 20 de março, às 7h30, 9h30 e 15h